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Questão 01 - Matemática - Módulo 7 - Semelhança - Exercício 2 - BY NC 3.0BR

Observe a foto do Cristo Redentor, estátua que representa um dos símbolos da cidade do Rio de Janeiro, localizada no topo do morro do Corcovado.

a) A altura real da estátua, sem contar o pedestal, é 30 metros. Se a foto foi impressa em uma escala 1 : x, determine, com auxílio de sua régua, o valor aproximado de x.

b) Determine a altura real aproximada da estátua, incluindo seu pedestal.

Resposta:

a) Medindo a altura da estátua na foto, sem contar o pedestal, obtemos 4 cm. Como sua altura real é 30 m, que equivalem a 3 000 cm, a escala da foto é dada por:

Portanto, x = 750.

b) Medindo a altura da estátua na foto, contando o pedestal, obtemos 5 cm. Assim, sendo H a altura total da estátua, temos:

Portando a altura real da estátua, contando seu pedestal, é de aproximadamente 37,5 metros.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - Revisão das classes gramaticais (II) - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Leia o editorial abaixo e responda à questão seguinte.

O que queremos para os jovens da atualidade?

E o tempo vai passando, as culturas se modificando, as brincadeiras de adolescentes deixam de ser brincadeiras e passam a ganhar novos rumos aos 12, 13 e 14 anos. O brincar de jogar bola e o pique esconde deram lugar ao celular, internet, bebidas e, infelizmente, às drogas, que levam ao vandalismo, à prostituição, ao roubo...

A sociedade está vivendo uma era diferente de 10, 20 anos atrás. […]

Nesta edição, algumas matérias chamam a atenção pela idade dos envolvidos e atos realizados em bens públicos que levam a entender que as culturas estão se modificando, que as crianças e jovens não se distraem com coisas de suas idades e já entendem, ou pensam que entendem, as situações vividas no cotidiano de grandes cidades e que batem à porta também das pequenas cidades, como as drogas, o vício, o roubo.

[...] Se os cuidados não vêm de casa, provavelmente o que eles aprenderem nas ruas será a filosofia de vida que levarão para o resto dos dias, até se tornarem adultos, entrarem para o mundo do crime, serem presos ou perderem a vida para o tráfico de drogas, afinal, esses são destinos que acompanhamos todos os dias nos noticiários nas grandes cidades, mas que aos poucos vão invadindo as pacatas cidades do interior.

O que passa na cabeça de um jovem que necessita do álcool e da droga para se satisfazer? Será que eles não pensam que o futuro pode não chegar? Que o destino é incerto, mas o deles provavelmente já está traçado, pois se tiverem dinheiro e a família abrir os olhos a tempo, poderão ir para clínicas de reabilitação, mas e se não tiverem? Cabe a cada um refletir que futuro quer para seus filhos e para os jovens da sociedade atual, e juntar forças para combater o mal que assombra a realidade dos jovens da atualidade.

O QUE queremos para os jovens da atualidade? Jornal Correio dos Lagos, 2 mar. 2017. Disponível em: . Acesso em: 15 jul. 2019.

Cada texto apresenta uma linguagem e uma estrutura. A tipologia textual relaciona-se com a estrutura, a forma e o conteúdo: narração (história contada por um narrador), descrição (visualização do ser descrito), dissertação (análise e defesa de tese) e injunção (comandos ou instruções com viés de ordem ou conselho). Qual é a tipologia textual predominante no gênero textual editorial?

Resposta:

Dissertação argumentativa.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 3 - Morfologia x sintaxe - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia o poema a seguir para fazer a atividade proposta. 

Humano

A alma se desespera, mas o corpo é humilde; ainda que demore, mesmo que não coma, dorme.

PRADO, Adélia. Miserere. Rio de Janeiro: Record, 2013.

Adélia Prado nasceu em Divinópolis, no interior de Minas Gerais, em 1935. É poeta, contista, cronista e romancista. Costuma trabalhar, em sua obra, a condição feminina levando em conta o cotidiano doméstico e a sexualidade.

Nesse poema, o eu lírico opõe dois seres. Marque a alternativa correta a respeito de como são mencionados esses seres na construção do poema.



( a )

Os substantivos que designam esses seres têm função de sujeito, um para o primeiro verbo do poema e o outro para o segundo.

( b )

Os substantivos que designam esses seres têm função de sujeito, um para o penúltimo verbo do poema e o outro para o último.

( c )

Esses seres são apenas sugeridos pelas desinências verbais. 

( d )

Apenas um desses seres é mencionado no poema e tem função de sujeito para o primeiro verbo. 

( e )

Não há oposição no poema.  

Questão 01 - Matemática - Módulo 3 - Cálculo algébrico - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Sejam p o preço de uma pera e m o preço de uma maçã. Nessas condições, faça o que se pede.

a) Qual é a expressão algébrica que representa o preço de uma dúzia de peras?

b) Indique o preço de três peras e quatro maçãs usando uma expressão algébrica.

Resposta:

a) 12p

b) 3p + 4m

Questão 01 - Matemática - Módulo 3 - Cálculo algébrico - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Felipe construiu uma estrutura de madeira para usar como base de uma mesa para sua sala de jantar. A estrutura tem o formato de cubo, e ele vai dispor sobre ela um vidro para servir como tampo da mesa. O vidro deve ter 50 cm de sobra em todos os lados, para que as pessoas possam se sentar em torno da mesa sem dificuldade. Com base nas medidas indicadas na figura, responda às questões.

a) Que expressão algébrica representa, em centímetros cúbicos, o volume da estrutura construída por Felipe?

b) E que expressão indica, em centímetros quadrados, a área do tampo de vidro?

Resolução

a) A estrutura construída por Felipe é cúbica, e sua aresta mede a. Então, seu volume é igual ao cubo da medida da aresta. Portanto, a expressão algébrica que representa o volume da estrutura, em cm3, é a3.

b) Como o tampo de vidro deve ter 50 cm de sobra em todos os lados, podemos representá-lo pela figura:

Desse modo, o tampo de vidro terá o formato de um quadrado, cujo lado mede:

50 + a + 50 = a + 100

Portanto, a expressão que indica a área do tampo de vidro, em cm2, é (a + 100)2.

Questão 01 - Matemática - Módulo 4 - Monômios e introdução a polinômios - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Para consertar seu computador, Mateus contratou um técnico que cobra uma taxa de y reais pela visita técnica e 0,3y reais por hora de trabalho. Sabe-se que o técnico levou 3 horas para consertar o computador e ainda gastou 2,4y reais na compra de peças para reposição. Quanto Mateus pagou pelo conserto?

Resposta:

Para calcular o valor total pago pelo conserto, precisamos adicionar a taxa da visita técnica, o valor cobrado por hora vezes o tempo de duração do conserto e o valor gasto com as peças para reposição.

Como o técnico levou 3 horas para realizar o conserto, temos:

y + 3(0,3y) + 2,4y = y + 0,9y + 2,4y = 4,3y

Logo, Mateus pagou 4,3y reais pelo conserto.

Questão 01 - Matemática - Módulo 4 - Monômios e introdução a polinômios - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Determine o coeficiente de cada monômio a seguir.

a) 

b) 

c) 

d) 

e) 

Resposta:

a) 

b) 

c) 

d) 

e) 

Questão 01 - História - Módulo 1 - A Revolução Industrial - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Apesar dos grandes avanços alcançados em decorrência da Revolução Industrial, isso não garantiu uma vida digna aos trabalhadores das fábricas, nem uma remuneração justa por seu trabalho.

● Você sabia que a exploração de pessoas em condições sub-humanas de trabalho persiste até hoje? Leia a matéria abaixo que trata desse assunto e discuta-o com os colegas.

O que é o trabalho escravo atualmente?

O termo escravidão logo traz à tona a imagem do aprisionamento e da venda de africanos, forçados a trabalhar para seus proprietários nas lavouras ou nas casas. Essa foi a realidade do Brasil até o final do século 19, quando, por fim, a prática foi considerada ilegal pela Lei Áurea, de 13 de maio de 1888.

Mais de um século depois, porém, o Brasil e o mundo não podem dizer que estão livres do trabalho escravo atualmente. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que existam pelo menos 12,3 milhões de pessoas submetidas a trabalho forçado em todo o mundo, e no mínimo 1,3 milhão na América Latina.

A mobilização internacional para denunciar e combater o trabalho escravo começou quatro décadas após a assinatura da Lei Áurea. Com base nas observações sobre as condições de trabalho em diversos países, a OIT aprovou, em 1930, a Convenção 29, que pede a eliminação do trabalho forçado ou obrigatório.

Mais tarde, em 1957, a Convenção 105 foi além, ao proibir, nos países que assinaram o documento, “o uso de toda forma de trabalho forçado ou obrigatório como meio de coerção ou de educação política; como castigo por expressão de opiniões políticas ou ideológicas; como mobilização de mão de obra; como medida disciplinar no trabalho; como punição por participação em greves; ou como medida de discriminação”.

O Brasil, que assina as convenções, só reconheceu em 1995 que brasileiros ainda eram submetidos a trabalho escravo. Mesmo com seguidas denúncias, foi preciso que o país fosse processado junto à Organização dos Estados Americanos (OEA) para que se aparelhasse para combater o problema.

De acordo com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), entidade ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e responsável pelas primeiras denúncias de trabalho escravo no país, são escravizados a cada ano pelo menos 25 mil trabalhadores, muitos deles crianças ou adolescentes. Apesar dos esforços do governo e de organizações não governamentais, faltam estimativas mais precisas sobre o trabalho escravo atualmente, até por se tratar de uma atividade ilegal, criminosa.

[...]

Em dezembro [de 2003], o Congresso aprovou uma alteração no Código Penal para melhor caracterizar o crime de “reduzir alguém a condição análoga à de escravo”, que passou a ser definido como aquele em que há submissão a trabalhos forçados, jornada exaustiva ou condições degradantes, e restrição de locomoção em razão de dívida contraída, a chamada “servidão por dívida”.

O crime de trabalho escravo atualmente deve ser punido com prisão de dois a oito anos. A pena pode chegar a 12 anos se o crime for cometido contra criança ou por preconceito. A iniciativa acompanhou a legislação internacional, que considera o trabalho escravo um crime que pode ser equiparado ao genocídio e julgado pelo Tribunal Penal Internacional.

Porém, passados mais de seis anos, a legislação praticamente não foi aplicada, deixando no ar a sensação de impunidade, apontada pela OIT como uma das principais causas do trabalho forçado no mundo. Tanto que já há propostas no Congresso que aumentam a pena e tentam definir de maneira mais precisa o crime da escravização contemporânea.

O QUE é o trabalho escravo atualmente? Em discussão! Brasília, 14 jul. 2011. Disponível em: . Acesso em: 26 jul. 2019.

Resposta:

A reportagem ao lado denuncia sérios problemas relacionados à exploração dos trabalhadores atualmente. Afirmar que essa exploração acontece em decorrência da Revolução Industrial significa ignorar as explorações que grupos exerceram sobre outros ao longo da história humana.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Produção de Texto - Módulo 6 - Artigo de divulgação científica - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir com atenção para responder à questão.

O céu está ficando menos azul

1 Você já teve a impressão de que o céu está menos azul? Não é impressão. Segundo um novo estudo, que analisou 3 250 medições atmosféricas feitas em diversas partes da Terra, isso realmente está acontecendo: nas regiões mais críticas, o céu está 20% menos azul do que na década de 1970. O efeito é provocado pelo excesso de aerossóis na atmosfera, uma camada de sujeira flutuante que junta moléculas de poeira, fuligem e dióxido de enxofre produzido por carros, indústrias e queimadas. Ou seja: além de provocar efeito estufa, a poluição já está modificando a luz que chega à Terra.

2 A luz do sol é branca. Mas, quando entra na atmosfera terrestre, ela esbarra nas partículas que estão suspensas no ar (moléculas de oxigênio, nitrogênio e água) e se decompõe em várias cores. É por isso que, quando você olha para cima, vê um sol amarelo e um céu azul. O amarelo e o azul são subprodutos da luz branca – eles foram separados e espalhados pelas moléculas da atmosfera. Só que os aerossóis alteram essa divisão. “Eles são muito pequenos, e conseguem rebater os raios de sol como nenhum outro poluente”, explica o físico atmosférico Kaicum Wang, da Universidade de Maryland. Os aerossóis “seguram” os raios de luz azul lá em cima, impedindo que eles desçam e cheguem com plena força aos seus olhos. E aí o céu adquire um aspecto leitoso, menos azul.

3 A região mais afetada é o sul da Ásia, Oceania e América do Sul. Os pesquisadores também notaram um enfraquecimento no azul do céu dos EUA. A grande exceção é a Europa – onde, desde a década de 1990, o céu está ficando mais azul (possivelmente porque os níveis de alguns poluentes tenham diminuído). Mas alguns cientistas especulam que os aerossóis possam ter também um efeito positivo. Como eles reduzem a quantidade de luz que chega à superfície terrestre, ajudariam a diminuir a temperatura global em até 1 grau. Um céu menos azul por uma Terra menos quente.

SUPERINTERESSANTE. Disponível em: . Acesso em: 5 set. 2019.

Embora o texto apresente predominância do uso formal da língua, há um trecho que destoa desse padrão. Assinale-o.



( a )

“a poluição já está modificando a luz que chega à Terra.” 

( b )

“O amarelo e o azul são subprodutos da luz branca” 

( c )

“E aí o céu adquire um aspecto leitoso” 

( d )

“Como eles reduzem a quantidade de luz que chega à superfície terrestre” 

( e )

“Um céu menos azul por uma Terra menos quente.”

Resposta:

A expressão “E aí” é típica da linguagem informal. Destaque também a informalidade da expressão “Só que” na última frase do 2º parágrafo.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Produção de Texto - Módulo 4 - Conto de ficção científica - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir para responder à questão.

A mais curta história de ficção científica 

Na estação espacial Marte 2.0, dois cientistas conversavam sobre o evento recente que havia ocorrido na estação de Vênus. Já era o ano 2099 e, de fato, muitas expedições para os planetas distantes e construções de bases estelares estavam em andamento. A humanidade começava a se espalhar pelo espaço ao redor, rumo à colonização espacial. 

— Viu que uma pessoa do grupo de manutenção conseguiu explodir uma das estações semana passada, por pura falta de atenção? — Allen. 

— É? O que houve? — Peter. 

— Ele acidentalmente misturou um composto químico de nome “ATZ-100” em seu café, em vez de adoçante. Depois de alguns minutos ele foi chamado para uma missão de manutenção e deixou o café lá dentro. Cinco minutos depois, a estação explodiu. — Allen. 

— É cada pessoa, né? Que falta de atenção! Por isso sempre tomo cuidado com as coisas. Não sei como podem manter pessoas assim nesse tipo de serviço. — Peter. 

— Pois é. Me passa o adoçante aí. — Allen. 

Peter passou a mão em um recipiente de plástico sem olhar seu rótulo e primeiro adoçou seu café. Depois passou ao seu amigo. Ao largar o recipiente na mesa, a câmera de segurança que ficava na estação externa filmou essa sala, a sala de manutenção, e mostrou o rótulo do recipiente para a administração.

Estava escrito “ATZ-100”... 

LANCASTER, Brian Oliveira. Disponível em: . Acesso em: 2 set. 2019.

Em um texto, há várias formas de retomar termos ou ideias. Em “sem olhar seu rótulo” e “primeiro adoçou seu café”, os termos destacados retomam, respectivamente:



( a )

Peter e recipiente de plástico. 

( b )

mão e recipiente de plástico. 

( c )

recipiente de plástico e Peter. 

( d )

mão e Peter. 

( e )

recipiente de plástico e o narrador.

Resposta:

O pronome possessivo seu faz referência, respectivamente, a “recipiente de plástico” e a “Peter”, já que o rótulo pertence ao recipiente, assim como o café pertence a Peter.

Questão 01 - História - Módulo 1 - A Revolução Industrial - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Leia o trecho a seguir e responda à questão.

[...] A Revolução Industrial do século XVIII na Inglaterra deu uma nova importância à hora. As relações de produção passaram a se fazer de maneira mais sistematizada, com a reunião dos operários dentro de fábricas.

A vida nas usinas era regida pela disciplina dos ponteiros do relógio, a começar pelo relógio de ponto, cujos primeiros modelos são dessa época. “O relógio e não a máquina a vapor”, afirma Lewis Mumford, “é a máquina vital da era industrial moderna”. Nessa nova organização, virtualmente impessoal, os trabalhadores tinham de se apresentar ao serviço numa certa hora, cumprir uma jornada de trabalho predeterminada e até descansar e alimentar-se conforme o relógio. Habituados ainda a trabalhar segundo seu próprio ritmo, de acordo com a tradição herdada das corporações de ofício dos artesãos medievais, os operários se revoltaram contra as implacáveis máquinas do tempo.

[...]

VERÍSSIMO, Suzana. Relógio: Máquina do tempo. Superinteressante, São Paulo, 31 ago. 1988. Disponível em: . Acesso em: 26 jul. 2019. 

Segundo o texto, qual é a importância do relógio no contexto da Revolução Industrial?

Resposta:

Separar o tempo que pertencia aos trabalhadores e aos patrões, permitindo a estes impor as horas de trabalho e a produtividade determinada aos operários.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Produção de Texto - Módulo 6 - Artigo de divulgação científica - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Releia o texto sobre obesidade infantil e identifique a atividade-base que permitiu a aquisição do conhecimento divulgado nesse texto.

Resposta:

Trata-se do acompanhamento, em longo prazo, de quase 5 mil crianças nascidas entre 1945 e 1984.

O estudo só conseguiu apresentar uma conclusão porque analisou a vida de quase 5 mil crianças. Com a análise, aquilo que se mostrou mais frequente pôde ser divulgado. Além disso, tal estudo foi efetivo não só porque analisou uma grande quantidade de indivíduos, mas também por se tratar de um estudo longitudinal (ou seja, que acompanha a vida dos sujeitos durante muito tempo).

Questão 01 - História - Módulo 7 - A França revolucionária - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

De acordo com as informações do trecho a seguir e seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

Invocando o direito natural, tal qual os americanos, a Revolução Francesa conferiu à sua obra um caráter universal que a liberdade britânica não possuía, e afirmou esse caráter com muito mais força. Ela não proclamou apenas a República: instituiu o sufrágio universal. Ela não liberou apenas os brancos: aboliu a escravidão. Ela não se contentou com a tolerância: mas reconheceu a liberdade de consciência, admitiu os protestantes e os judeus na cidade e, criando um estado civil, reconheceu a cada um o direito de não aderir a nenhuma religião.

Adaptado de: LEFEBVRE, Georges. La Place de la Révolution Française dans l’Histoire du Monde. Annales. Économies, Sociétés, Civilisations. 3 eme année, jul./set. 1948. p. 264. Tradução livre do autor.



( a )

A liberdade de religião só foi estabelecida na fase final do processo revolucionário, quando a alta burguesia propôs uma aliança com a Igreja católica a fim de obter legitimidade para governar o país. 

( b )

O sufrágio universal, instituído após a Queda da Bastilha, foi negado pelos jacobinos ao elaborarem uma nova Constituição em 1793, que possuía mais leis sociais que a anterior, mas representou um retrocesso político. 

( c )

A República francesa foi proclamada após a renúncia de Luís XVI, insatisfeito com a perda dos seus poderes absolutistas.

( d )

O fim da escravidão nas colônias francesas foi uma iniciativa dos jacobinos no poder, defensores de ideias mais amplas de liberdade. 

( e )

Apesar de extremamente violentas em sua fase inicial, as medidas populares adotadas pelos jacobinos contribuíram para diminuir as insatisfações e, consequentemente, acalmar os ânimos.

Resposta:

De acordo com o texto, o aluno deverá marcar a alternativa que evidencia o projeto mais radical e popular defendido pelos jacobinos, na medida em que a burguesia não representava um grupo homogêneo.

Questão 01 - Geografia - Módulo 1 - Revelando o espaço mundial a partir do olhar regional e territorial - Atividade prática - BY NC 3.0BR

O compositor Gilberto Gil escreveu uma canção na qual faz referência às redes e às relações sociais que se formam via internet. O título da canção é justamente “Pela internet”, cuja letra está transcrita a seguir.

Pela internet

Criar meu website, fazer minha homepage Com quantos gigabytes se faz uma jangada, um barco que veleje...

... que veleje nesse “infomar”, que aproveite a vazante da “infomaré” que leve um oriki do meu velho orixá ao porto de um disquete de um micro em Taipé,

... um barco que veleje nesse “infomar”, que aproveite a vazante da “infomaré” que leve meu e-mail até Calcutá Depois de um hotlink num site de Helsinque para abastecer, êêêê

Eu quero entrar na rede Promover um debate Juntar via internet Um grupo de tietes de Connecticut

... de Connecticut de acessar, o chefe da Mac Milícia de Milão Um hacker mafioso acaba de soltar Um vírus para atacar os programas no Japão Eu quero entrar na rede para contactar Os lares do Nepal, os bares do Gabão

[...]

... Connection, conect-show! ... Connecticut!!! ... don’t cut my connection!!!

GIL, Gilberto. Pela internet. In: Quanta gente veio ver. Warner Music, 1998. CD. Faixa 9.

● O que você achou da brincadeira com as palavras infomar e infomaré? E de juntar pessoas em Connecticut (Estados Unidos), Milão (Itália), Japão, Nepal e Gabão?

● Você percebeu se há outras sugestões de redes e conexões na canção?

● O que achou da brincadeira com a palavra Connecticut (importante cidade dos Estados Unidos) e a expressão “don’t cut my connection” (que pode ser traduzida como “não corte minha conexão”)?

Questão 01 - História - Módulo 4 - O Iluminismo: os pensadores e suas influências para o mundo ocidental - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Leia o trecho a seguir.

Classificar, delinear, dividir, sistematizar, criar um mapa-múndi do saber. Esta era a ideia dos iluministas Diderot e D’Alembert: ordenar o mundo em categorias em uma enciclopédia com 17 volumes de texto. O projeto enciclopedista talvez seja a influência mais visível do iluminismo em nosso cotidiano. A escola, a divisão do conhecimento em disciplinas específicas, os livros didáticos, os telejornais revelam claramente essa busca classificatória. A Enciclopédia iniciava com um quadro esquemático do conhecimento humano, uma permanência que perpassa desde organogramas de empresas até as classificações da biologia.

DARNTON, Robert. O grande massacre de gatos. Rio de Janeiro: Graal, 1986. p. 272-273.

Compare a Wikipédia, usada atualmente por pessoas do mundo todo, à Enciclopédia organizada pelos filósofos iluministas Diderot e D’Alembert.

Resposta:

Ambas pretendem reunir conhecimento: no caso da Enciclopédia do século XVIII, o objetivo era difundir as ideias iluministas; já a Wikipédia atual, apesar de ter como objetivo maior a difusão da informação, é mais livre e permite que a produção desse conhecimento seja feita de maneira colaborativa.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - Revisão das classes gramaticais (II) - Exercícios - Situação-problema - BY NC 3.0BR

A locução prepositiva é composta de duas ou mais palavras que funcionam como preposição. Trata-se de um conjunto em que a última palavra é sempre uma preposição essencial. Sendo assim, destaque da tirinha uma locução prepositiva e apresente o seu valor semântico.

Resposta:

A locução prepositiva da tirinha é depois de e apresenta valor semântico de tempo.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Revisão das classes gramaticais (I) - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia a anedota reproduzida a seguir e responda à questão proposta sobre ela.

Tarde da noite, um sujeito ia passando perto de um cemitério quando ouve:

— Pléc, pléc, pléc...

Acelera o passo, mas o barulho parece aumentar.

— Pléc, pléc, pléc...

Curioso e assustado, estica o pescoço por sobre o muro e vê um homem com uma talhadeira e um martelo sentado em um dos túmulos, talhando a lápide.

— Puxa — murmura, aliviado. — O senhor me pregou um susto e tanto!

— Desculpe — responde o homem, que continua o trabalho.

— Afinal, o que o senhor está fazendo? — torna a perguntar o sujeito.

— Estou corrigindo o meu nome... Escreveram errado na lápide!

Disponível em: . Acesso em: 18 jun. 2019.

Glossário Talhadeira: instrumento usado para cortar ou esculpir, dando forma. Lápide: pedra com inscrição em memória de alguém.

O autor da anedota construiu a narrativa em atmosfera de terror. Assinale a alternativa que não é coerente com essa atmosfera.



( a )

O espaço em que se passa a narrativa é comum às histórias de terror: o cemitério. 

( b )

O tempo da narrativa é “tarde da noite”, o que contribui para o clima de mistério. 

( c )

O posicionamento dos personagens em diálogo também intensifica o mistério da cena: um está dentro do cemitério, o outro do lado de fora, mas perto do muro. 

( d )

Talhar a lápide é uma ação, em si, assustadora, por isso é empregada na história. 

( e )

O barulho emitido pelo sujeito do lado de dentro do cemitério provoca estranhamento no personagem do lado de fora e contribui para o mistério.

Resposta:

As alternativas procuram chamar a atenção dos alunos para os elementos que ajudam a construir a atmosfera de terror no texto. A ação de talhar uma lápide, em si, não seria aterrorizante; só é porque o personagem é o próprio defunto.

Questão 01 - Matemática - Módulo 2 - Operações com números reais - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

O número de bactérias de uma colônia em um experimento cresce da seguinte forma:

● no final da primeira hora, há 2 bactérias;

● no final da segunda hora, há 4 bactérias;

● no final da terceira hora, há 8 bactérias;

● e assim sucessivamente, sempre dobrando a quantidade de bactérias a cada hora.

Ao final de quantas horas depois do início do experimento haverá 512 bactérias?

Resposta:

9 horas.

Questão 01 - Matemática - Módulo 3 - Cálculo algébrico - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Represente o perímetro de cada figura usando uma expressão algébrica.

Resposta:

a) 2x + 2y

b) 3x + 4

c) 4a + 2b

Questão 01 - Matemática - Módulo 4 - Monômios e introdução a polinômios - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Roberta comprou uma dúzia de laranjas por 2n reais e pretende revender cada laranja por reais. Qual será seu lucro, em reais, por cada laranja vendida?



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Questão 01 - Matemática - Módulo 3 - Cálculo algébrico - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

A unidade de medida de temperatura que usamos no Brasil é o grau Celsius (°C). Em alguns países de origem inglesa, usa-se o grau Fahrenheit (°F). A relação matemática a seguir é usada para converter temperaturas Celsius em Fahrenheit, em que  é a temperatura em graus Celsius e  é a temperatura em graus Fahrenheit.

Observe o relógio de rua que mostra a temperatura registrada em certo dia na cidade do Rio de Janeiro.

Como essa temperatura seria registrada se estivesse expressa em graus Fahrenheit?



( a )

84 °F

( b )

96 °F

( c )

104 °F

( d )

126 °F

( e )

174 °F

Resposta:

O relógio de rua marca 40 °C. Calculando o valor de Tf para TC = 40, temos:

Tf =  · 40 + 32 = 72 + 32 = 104

A temperatura registrada seria 104 °F.

Questão 01 - Matemática - Módulo 5 - Operações com polinômios - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

A soma das idades de dois irmãos é dada pelo polinômio 5x2 - 3xy + 8y + 7. Sabendo que a idade do mais novo é x2 - 4y - 13, o polinômio que representa a idade do mais velho é:



( a )

4x2 - 3xy + 12y + 20

( b )

x2 - 3xy + 12y + 20 

( c )

6x2 - 3xy + 4y - 6 

( d )

4x2 - 3xy + 4y - 6 

( e )

x2 + 3xy + 10y - 4

Questão 01 - História - Módulo 1 - A Revolução Industrial - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Relacione revoluções inglesas e Revolução Industrial.

Resposta:

As revoluções inglesas levaram a burguesia ao poder na Inglaterra por meio do Parlamento, facilitando medidas que favoreceram o desenvolvimento da industrialização, setor econômico que interessava aos burgueses.

Questão 01 - História - Módulo 3 - O Iluminismo: o pensamento humanista e a Revolução Científica - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

As grandes revoluções burguesas do século XVIII refletem, em parte, algumas ideias dos filósofos iluministas, dentre as quais podemos destacar:



( a )

o liberalismo político, isto é, a limitação dos poderes dos governantes.

( b )

o liberalismo econômico, ou seja, a prioridade à intervenção estatal na economia. 

( c )

a igualdade social, que é sinônimo do fim da sociedade estamental. 

( d )

a tolerância religiosa, determinando que a maior parte da sociedade definiria a religião predominante no país. 

( e )

todos os filósofos defendiam o voto universal; dessa forma, homens e mulheres poderiam exercer sua cidadania.

Resposta:

A questão faz menção ao liberalismo político, cuja ideia central era a limitação dos poderes do governante.

Questão 01 - História - Módulo 2 - As transformações sociais decorrentes da Revolução Industrial - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Pobreza, fome e desnutrição em ambiente hostil à infância e desfavorável ao seu desenvolvimento. O cenário descrito por Charles Dickens em suas obras não parece tão distante da atual realidade brasileira. Alguns lugares do Brasil e a Inglaterra industrial do século XVIII podem se aproximar em situações inesperadas. Observe as imagens a seguir.

Com base nas imagens, reflita sobre o trabalho infantil e suas consequências. Por que a atual legislação brasileira proíbe o trabalho antes dos 14 anos de idade? Você já viu crianças trabalhando na cidade em que você vive? O que elas faziam? Você tem alguma ideia do que poderia ser feito para evitar esse tipo de situação?

Questão 01 - História - Módulo 2 - As transformações sociais decorrentes da Revolução Industrial - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

O que é a mais-valia?

Resposta:

Chamamos de mais-valia a diferença entre o valor produzido pelo trabalho e a soma dos gastos com a produção e a mão de obra envolvida. Esse resultado é o que permite ao burguês, dono do meio de produção, acumular capital.

Questão 01 - História - Módulo 6 - A França pré-revolucionária - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Leia o texto e, em seguida, faça o que se pede.

Impostos: aumentar, reduzir ou reformar todo um sistema?

[...] Os mais de R$ 2 trilhões arrecadados em impostos em 2015 não foram suficientes para financiar o Estado brasileiro, nas três esferas. Os municípios reclamam de falta de recursos e dependência do governo federal, os Estados têm dívidas e a União busca novas formas de aumentar a receita.

No Brasil, uma reforma da estrutura tributária é discutida há pelo menos duas décadas. Propostas feitas pelo Executivo, porém, avançam pouco no Congresso. Enquanto isso, o país continua lidando com os custos de ter um sistema de cobrança complexo e, em muitos casos, desproporcional. [...]

Ninguém gosta de pagar impostos, mas não é uma questão de escolha. Nunca foi. A própria origem da palavra, em latim, remete a imposição. Imposição do Estado aos cidadãos que vivem e desfrutam dos benefícios de um ambiente, em tese, organizado, seguro e que pune os excessos.

São esses recursos que mantêm em funcionamento o poder público. Eles financiam saúde, educação, policiamento, infraestrutura e toda a máquina estatal. [...]

O início da cobrança de tributos se confunde com a organização do ser humano em sociedade. O termo tributo vem do latim e significa “repartir entre tribos”. Ele era pago a líderes e guerreiros que protegiam as pessoas de ataques inimigos. É o embrião do Estado de Direito.

No Egito e na Grécia, porém, quem pagava compulsoriamente eram os povos dominados. No Império Romano, somente os não romanos financiavam a máquina burocrática do Estado.

Durante o período feudal, quando a noção de Estado não estava consolidada, os tributos eram pagos aos senhores. O surgimento dos Estados nacionais e o crescimento das cidades tornaram a cobrança mais parecida com os dias atuais, com os governos provendo o mínimo de infraestrutura para a vida dos contribuintes. [...]

É difícil imaginar uma sociedade contemporânea sem a organização estatal. As discussões se dão, quase sempre, sobre qual deve ser o tamanho do Estado. Seja ele mínimo ou que promova o bem-estar social, ele depende de recursos.

Os que defendem o Estado mínimo consideram o poder público pouco eficiente na gestão dos recursos (por corrupção, desperdício, etc.) e preferem que as ações fiquem na mão da iniciativa privada.

Já o Estado de bem-estar social garante ao cidadão a universalização de direitos como saúde, educação e aposentadoria, entre outros. Esse modelo, muito presente em países europeus, custa caro e exige carga tributária elevada. É nele que está baseada a Constituição brasileira. [...]

No Brasil, a carga tributária pesa mais para os mais pobres. Isso acontece pela forma como se dá a cobrança.

O país tem 92 tributos diferentes, segundo a consultoria Portal Tributário. São tributos municipais, estaduais ou federais, incidentes sobre a renda do cidadão, a produção ou a circulação de mercadorias. Alguns atingem parcelas muito específicas da população, outros são quase universais.

Eles podem ser diretos, como o Imposto de Renda pago por qualquer pessoa que ganhe mais de R$ 1 903,98 por mês. Ou indiretos, como o IPI que incide sobre produtos industrializados e que vêm embutidos no preço final da mercadoria. [...]

Estudo feito pelo Tesouro Nacional em 2008 mostra que a carga tributária brasileira é regressiva à medida que se aumenta a renda. Ou seja, quanto mais se ganha, menos se paga imposto, em termos proporcionais. [...]

Baseado no percentual de impostos pagos, o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) fez um levantamento e colocou o Brasil em último lugar de uma lista de 30 países que mede o retorno dos impostos. [...]

A grande preocupação dos legisladores deve ser criar impostos que ajudem a sociedade de alguma maneira. Um exemplo é tributar mais as indústrias que poluem. Além de ser um recurso extra para o Estado, que pode, eventualmente, ser usado para mitigar os efeitos da poluição, é um incentivo para que as empresas diminuam a emissão de poluentes que afetam outras pessoas que nada têm a ver com o negócio. O mesmo vale para a tributação do cigarro e de bebidas alcoólicas.

Os impostos sobre a renda, por exemplo, que têm alíquota crescente de acordo com os rendimentos das pessoas, podem ser uma maneira de diminuir a desigualdade. Esses recursos podem financiar o acesso de crianças pobres à educação e garantir que ricos e pobres tenham oportunidades mais parecidas.

O grande problema do tributo mal cobrado é que ele inibe investimentos, contratações e compras. [...]

Reforma tributária não significa, necessariamente, cobrar menos impostos. Significa mudar quanto cada um recebe e paga. O problema é que ninguém quer perder recursos ou pagar mais tributos. E é aí que a discussão da reforma emperra. 

O desafio dos que tentam mudar a forma como se cobra tributos é tornar o sistema mais simples e eficiente. Outras propostas tentam reduzir a carga tributária. Os presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva tentaram emplacar reformas amplas no sistema tributário nacional, mas falharam. [...]

CASTRO, José Roberto. Impostos: aumentar, reduzir ou reformar todo um sistema? Nexo. 22 jan. 2016. Disponível em: . Acesso em: 2 jul. 2019. (Adaptado).

Glossário Mitigar: reduzir o impacto, diminuir as consequências, suavizar o dano. Alíquota: percentual com que um tributo incide sobre o valor de algo tributado.

A cobrança excessiva e desigual dos impostos, além do mau uso dos recursos públicos, foi uma questão que contribuiu para o desgaste do Antigo Regime francês e, consequentemente, para a eclosão do processo revolucionário. No Brasil, a necessidade de uma reforma no sistema tributário vem sendo debatida há alguns anos. Em relação aos impostos cobrados pelo Estado e ao funcionamento desse tipo de arrecadação no Brasil, reflita:

● O imposto, se bem cobrado, é algo justo?

● Como melhorar o sistema tributário brasileiro?

Resposta:

Discuta com os alunos a finalidade e a importância do pagamento de impostos como uma atribuição dos indivíduos em relação ao Estado. Os impostos geram recursos importantes para manter o funcionamento das instituições públicas. Serviços públicos de saúde, educação, segurança e previdência social são de extrema importância na garantia de um Estado de bem-estar social. Assim, a questão é transformar essa arrecadação em algo justo. Mencione os diferentes tipos de arrecadação de tributos e explique como essa arrecadação incide sobre os diferentes grupos sociais. Cite alternativas para uma arrecadação menos desigual, como o aumento dos impostos sobre as grandes fortunas e as indústrias infratoras. Uma reforma tributária no país é uma demanda necessária e urgente.

Questão 01 - Geografia - Módulo 1 - Revelando o espaço mundial a partir do olhar regional e territorial - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Redes sociais

Atualmente, tendo em mãos um celular conectado à internet, você é capaz de se comunicar com pessoas em qualquer lugar do planeta. A internet é um tipo de rede geográfica, uma vez que conecta diversas pessoas, que podem estar a milhares de quilômetros de distância umas das outras, por meio dos fluxos imateriais de informações, imagens e vídeos.

As redes sociais são formadas por grupos de pessoas com interesses parecidos ou objetivos comuns. Redes sociais formadas por pessoas da mesma família, por um grupo de amigos que tenham estudado juntos ou por um grupo que pratique conjuntamente atividades esportivas, culturais ou recreativas são exemplos de grupos sociais.

Atualmente, existem redes sociais – como Facebook, Twitter, Snapchat, WhatsApp, Instagram, entre outras – formadas por sistemas informacionais de abrangência mundial. Há redes para divulgação de imagens ou de ideias, encontro entre pessoas, fóruns de debates temáticos, manifestações artísticas, etc. Tais redes incluem pessoas de locais diferentes, até mesmo de outros países. Nas redes sociais informatizadas, as restrições de distância não são um empecilho para os encontros e para a formação de grupos com identidades comuns. 

As redes sociais, informacionais ou não, costumam ser muito heterogêneas, ou seja, compostas de pessoas diferentes. Por um lado, isso é positivo, pois conhecemos pessoas diferentes, temos acesso a informações diversificadas e ampliamos nossa visão de mundo. Por outro lado, é preciso ter cautela com o que circula na rede, como informações imprecisas, boatos e, até mesmo, certos tipos de conteúdo caracterizados como crime.

● Imaginamos que você provavelmente tem uma rede de amigos, uma rede de familiares mais próximos e uma rede de conhecidos. Observe que o tipo de linguagem empregado tende a mudar de uma rede para outra. Observe também que o tipo de assunto que circula nas diferentes redes varia de acordo com o grupo de participantes.

Questão 01 - Geografia - Módulo 1 - Revelando o espaço mundial a partir do olhar regional e territorial - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Defina escala geográfica de abrangência. Dê um exemplo de fenômeno geográfico de escala global.

Resposta:

A escala geográfica de abrangência diz respeito à abrangência espacial de um fenômeno geográfico. A difusão de redes de internet e a circulação de produtos e serviços entre grandes empresas são exemplos de processos em escala global.

Questão 01 - História - Módulo 5 - Treze Colônias e um destino - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

O olhar sobre a história dos Estados Unidos nos leva a pensar sobre o Brasil. Ambos os países vivenciaram realidades escravocratas, mesmo depois da independência, e processos abolicionistas que foram vitoriosos no decorrer do século XIX. Mas os anos de escravidão deixaram suas marcas e, até hoje, podemos identificar nos dois países as heranças desse passado. Observe a seguir as imagens obtidas no Google quando escrevemos a expressão “galã de cinema” e selecionamos a opção “Imagens”.

A situação é semelhante se a expressão da busca for “galã brasileiro”. Neste caso, a busca também trará imagens de pessoas brancas (caucasianas). A situação não muda muito nos Estados Unidos.

Com base nessa realidade, discuta com os colegas os efeitos da escravidão nos Estados Unidos e no Brasil. Como cada um desses países procurou lidar com os efeitos da escravidão? Eles foram capazes de superar consequências negativas, como o racismo e a marginalização dos negros, mesmo após a abolição? Como as imagens acima refletem os efeitos da experiência escravista nesses países?

Resposta:

Professor, espera-se que os alunos percebam que nos dois países, Brasil e Estados Unidos, a abolição não garantiu igualdade de direitos entre as populações afrodescendentes e a população não negra, pois não houve a superação das desigualdades provocadas pela escravidão. O preconceito e a desigualdade socioeconômica se perpetuaram e as consequências se estendem até os dias atuais. Leis antirracistas e medidas socioafirmativas, como o sistema de cotas em universidades e em funções públicas, figuram como algumas das possíveis reparações históricas adotadas por essas sociedades. No entanto, não se pode reverter totalmente o quadro de desigualdade provocado pela escravidão.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas