Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 01 - Química - Setor B - Aulas 9 e 10 - O estado gasoso: a equação geral dos gases ideais - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Na seringa a seguir é realizada uma experiência que mostra a dependência entre pressão e volume numa transformação isotérmica.

No início do experimento o êmbolo se encontra na posição em que o volume da seringa é igual a 10 mL e ela contém ar atmosférico ao nível do mar. Tampando -se a extremidade da seringa e pressionando o êmbolo até que seu volume se reduza a 4 mL, pode -se afirmar que a pressão do ar em seu interior será igual a 



( a )

0,4 atm. 

( b )

1,5 atm. 

( c )

2,0 atm. 

( d )

2,5 atm. 

( e )

4,0 atm.

Resposta:

Pi · Vi = Pf · Vf

1 atm · 10 mL = Pf · 4 mL

Pf = 2,5 atm

Questão 01 - Química - Setor B - Aulas 13 e 14 - O estado gasoso: as misturas gasosas - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Em um recipiente com capacidade de 50 L são introduzidos 8 gramas de gás hidrogênio e 16 gramas de metano. O frasco é aquecido numa temperatura tal que a pressão total seja igual a 20 atm.

Analisando esse sistema, um estudante fez as seguintes afirmações.

I. Como a massa de metano é o dobro da do hidrogênio, conclui -se que a pressão parcial do metano será o dobro da do hidrogênio.

II. Embora a massa de gás hidrogênio seja menor que a do metano, há maior quantidade de moléculas de hidrogênio do que de metano nessa mistura.

III. A pressão parcial do hidrogênio será quatro vezes maior que a do metano.

Sabendo que H = 1 e C = 12, quais afirmações são corretas?

Resposta:

São corretas as afirmações II e III.

Em mol, teremos:

Assim, temos que a pressão parcial do hidrogênio é quatro vezes maior que a do metano, pois há quatro vezes maior quantidade em mol de H2 .

Questão 01 - Língua Portuguesa - Redação - Exercícios - Capítulo 6 - BY NC 3.0BR

A pintura a seguir é um importante exemplo da arte do Renascimento.

Alegoria com Vênus e Cupido, de Bronzino, cerca de 1545, óleo sobre madeira. National Gallery, Londres. Disponível em: .Acesso em: 4 nov. 2016.

Há dois contrastes bastante evidentes na obra, um envolvendo as duas figuras mitológicas que compõem o par amoroso, outro a respeito das diversas reações das personagens coadjuvantes. Exponha esses contrastes em um parágrafo descritivo da obra.

Resposta:

Resposta pessoal. É importante que a resposta mencione o contraste entre a passividade de Vênus e a impulsividade de Cupido e o contraste das reações dos coadjuvantes, que vão do desespero à celebração. Eis um exemplo: O primeiro contraste envolve a maturidade e a postura dos dois amantes: Vênus é representada como uma mulher madura, mas de postura passiva, enquanto Cupido é representado como um menino ainda impúbere, mas que é dotado de impulsividade. O segundo contraste se dá entre as testemunhas da cena: enquanto algumas mostram desespero e apreensão, outras mostram alegria e ingenuidade.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Redação - Aulas 11 e 12 - Texto verbal e não verbal - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Observe as imagens a seguir:

Essa obra foi elaborada por Brancusi enquanto ele trabalhava como aprendiz no atelier de Auguste Rodin, um dos mais importantes escultores da época, em Paris. Rodin, vinte anos antes, tinha provocado muita polêmica com outra escultura a respeito do mesmo tema.

A interpretação de uma mensagem visual muitas vezes se faz por meio do código verbal. Compare as duas obras e descreva-as, destacando os seguintes elementos:

a) A técnica empregada na obra, a forma como ela apresenta as suas personagens.

Brancusi ______

Rodin

b) A relação com o material empregado na obra e o acabamento adotado.

Brancusi _____

Rodin ____

c) A posição dos amantes.

Brancusi ____

Rodin _____

Resposta:

a) Brancusi: Os amantes são representados de modo bastante simples, sem detalhamento e sem movimento.

Rodin: Os amantes são representados com riqueza de detalhes, em uma postura que evoca uma movimentação delicada, elegante e harmoniosa.

b) Brancusi: O material empregado é a pedra, que foi mantida rústica, sem polimento, para sugerir solidez.

Rodin: O material empregado é o mármore, pedra nobre, trabalhado para sugerir leveza.

c) Brancusi: Os amantes estão completamente colados um ao outro, formando um único bloco de rocha. Além disso, há uma evidente reciprocidade: olhos, braços e lábios estão em contato direto e equilibrado. Não se consegue saber com certeza o sexo das personagens.

Rodin: Os amantes estão se enlaçando elegantemente, mantendo sua autonomia e singularidade, numa movimentação mútua, que sugere uma gestualidade dinâmica, carregada de sensualidade.

Questão 01 - Língua Inglesa - Aulas 11 e 12 - Text Comprehension; Simple Past; Past Continuous; Past Perfect - Exercícios - In class - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

BOSTON – After a visit to Harvard University, dozens in a group of high school students and their adult chaperones* were injured* when their charter bus hit a bridge after police say the driver failed to heed low-clearance warning* signs.

One person was hospitalized with life-threatening* injuries and three with serious injuries, the Boston Emergency Medical Services said. Thirty-four people were injured in all, EMS said.

The Calvary Coach bus was carrying 42 people and was heading back to the Philadelphia area when it struck an overpass* on Soldier’s Field Road in Boston, a major crosstown road, at around 7.30 p.m. Saturday, Massachusetts State Police said. Some passengers were trapped* for more than an hour as rescue crews* worked to free them.

Available at: . Accessed on: Dec. 2016.

*chaperone: acompanhante; *to injure (ed): ferir; *to heed (ed): observar; considerar; *low-clearance: vão livre baixo; *warning: advertência; *to threaten (ed): ameaçar; *overpass: passagem elevada, pontilhão; *to trap (ped): prender; *rescue: resgate; salvamento; *crew: equipe; grupo

(FASM-SP) The accident described in the text: 



( a )

took place in consequence of another accident with a truck parked on the road. 

( b )

was provoked by lacking of warning signs before the bridge. 

( c )

happened because the bus driver did not obey the road signs.

( d )

caused serious injuries to the students who were not helped by the rescue crews. 

( e )

prevented the high school students from visiting Harvard University.

Questão 01 - Matemática - Setor B - Exercícios - Capítulo 9 - BY NC 3.0BR

Para cada um dos itens a seguir, determine a medida x do segmento indicado.

Resposta:

a)

b) 6,4

c) 13

Questão 01 - Geografia - Aulas 14 e 15 - Elementos de geomorfologia - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Fatec-SP) A Teoria da Tectônica de Placas afirma que a crosta terrestre, mais precisamente a litosfera, está fracionada em um determinado número de placas tectônicas rígidas, que se deslocam com movimentos horizontais.

Em faixas de contato onde ocorrem choques entre as placas tectônicas, uma placa submerge sob outra placa. Esse fenômeno, conhecido como subducção, ocorre em bordas 



( a )

destrutivas, quando a pressão entre as placas tectônicas faz com que uma delas mergulhe debaixo da outra.

( b )

divergentes, em decorrência de erupções vulcânicas que colaboram com a deformação e ruptura das placas tectônicas. 

( c )

construtivas, devido à ação de forças, verticais ou inclinadas, sobre as placas tectônicas que as fraturam, gerando as falhas. 

( d )

conservativas, pois uma placa tectônica, ao deslizar ao longo de outra, provoca o desmoronamento do assoalho oceânico. 

( e )

transformantes, em função do movimento lateral da litosfera, que provoca o rebaixamento e o soerguimento das placas tectônicas.

Resposta:

O movimento de convergência das placas faz com que uma delas dobre em direção ao manto superior (astenosfera), o que chamamos de subducção, na qual a placa se funde ao magma em decorrência de elevadas temperatura e pressão.

Questão 01 - Geografia - Aulas 17 e 18 - Os elementos e os fatores climáticos - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UFG-GO – Adaptada) Leia o texto a seguir.

[…] A qualidade do ar da cidade não depende somente da quantidade de poluentes lançados pelas fontes emissoras, mas também da forma como a atmosfera age no sentido de concentrá-los ou dispersá-los. […] Assume-se que os fenômenos de dispersão e remoção dos poluentes sejam comandados pelas feições regionais da atmosfera […], pelos aspectos locais do clima urbano (ilhas de calor e circulação de ar) em consonância com as características da superfície urbana […].

TORRES, F. T. P.; MARTINS, L. A. Fatores que influenciam na concentração do material particulado na cidade de Juiz de Fora (MG). In: Caminhos da Geografia, Uberlândia (MG), v. 4, n. 16, p. 23-39, 2005. (Adaptado).

O fenômeno descrito é comum nas grandes áreas urbanas. Levando-se em conta a circulação da atmosfera na Região Metropolitana de São Paulo durante o inverno, contribuem para a concentração de poluentes no ar as condições do 



( a )

tempo, relacionadas a grandes turbulências do ar. 

( b )

clima, associadas ao encontro entre massas de ar. 

( c )

clima, associadas a instabilidades atmosféricas. 

( d )

tempo, favoráveis à dispersão do material particulado. 

( e )

tempo, caracterizadas por estabilidade atmosférica.

Resposta:

O tempo atmosférico caracteriza-se pelo estado momentâneo dos elementos e das propriedades da atmosfera. A Região Metropolitana de São Paulo possui dificuldades para a dispersão dos poluentes no inverno em decorrência da inversão térmica, fenômeno natural em que uma camada de ar resfriado aprisiona os poluentes e dificulta sua dispersão, piorando a qualidade do ar.

Questão 01 - Geografia - Exercícios - Capítulo 10 - BY NC 3.0BR

(Unisc-RS) Leia o fragmento da notícia e observe o mapa abaixo.

Terremoto do Nepal desloca monte Everest em três centímetros

O forte terremoto de 7,8 graus que abalou o Nepal no dia 25 de abril de 2015 deslocou o monte Everest, a maior montanha do planeta, em três centímetros para o sudoeste, afirma a Administração chinesa de Estudos, Cartografia e Informação Geológica.

Adaptado de http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/ planeta-ciencia/noticial/2015/06/terremoto-do-nepaldesloca-monte-everest-em-tres-centimetros-4782584. html. Acesso em 02/09/2015.

Adaptado de: Atlas geográfico escolar/IBGE, Rio de Janeiro: IBGE, 2002, p. 66.​

Considere as proposições a seguir:

(   ) De acordo com o mapa as placas tectônicas que provocaram o terremoto no Nepal foram as placas Euro-Asiática e a Indo-Australiana, que apresentam um limite divergente.

(   ) O Nepal localiza-se no continente africano.

(   ) O maior número de fossas abissais ou oceânicas situa-se na Dorsal Mesoatlântica.

(   ) As placas tectônicas se deslocam sobre a Astenosfera e provocam a deriva continental.

(   ) O Nepal e o Japão, que sofrem intensamente com terremotos, estão preparados para enfrentar esse fenômeno natural. Isso decorre do nível de desenvolvimento desses países e de suas condições econômicas, que possibilitam investimentos em pesquisas no setor de construção civil, no treinamento da população, nos equipamentos para previsão de tremores, na manutenção de cientistas, entre outras precauções.

Escolha a alternativa que preenche adequadamente os parênteses, de cima para baixo, com (V) para verdadeiro e (F) para falso. 



( a )

V – V – F – F – F. 

( b )

V – V – F – F – V. 

( c )

V – F – V – V – V. 

( d )

F – F – F – V – F. 

( e )

V – F – F – V – V.

Resposta:

As afirmações falsas são: a primeira, pois o terremoto no Nepal aconteceu pela colisão das placas tectônicas Euro-Asiática e Indo-Australiana, porém, o limite entre elas é convergente; a segunda, pois o Nepal está localizado na Ásia; a terceira, pois o movimento das placas no Atlântico é divergente e origina a Dorsal Meso-Oceânica por rochas vulcânicas e falhas; a última, pois o Nepal é um país subdesenvolvido com graves problemas econômicos e sociais, e não apresenta infraestrutura preparada para suportar terremotos de alta magnitude como o Japão, país desenvolvido.

Questão 01 - Física - Setor B - Aula 13 - Estudo das lentes esféricas: imagens em lentes divergentes - Exercício em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP) Na figura, em escala, estão representados uma lente L delgada, divergente, com seus focos F, e um espelho plano E, normal ao eixo da lente. Uma fina haste AB está colocada normal ao eixo da lente. Um observador O, próximo ao eixo e à esquerda da lente, mas bastante afastado desta, observa duas imagens da haste. A primeira, A1 B1 , é a imagem direita de AB formada pela lente. A segunda, A2 B2 , é a imagem, formada pela lente, do reflexo A'B' da haste AB no espelho E.

a) Construa e identifique as 2 imagens: A1 B1 e A2 B2 .

b) Considere agora o raio R, indicado na figura, partindo de A em direção à lente L. Complete a trajetória deste raio até uma região à esquerda da lente. Diferencie claramente com linha cheia este raio de outros raios auxiliares.

Resposta:

a) Parte I) Determinação de A1B1 .

b) 

Aproveitando que no item a (parte I) já determinamos a imagem de AB formada pela lente (imagem A1B1 ), e lembrando que os infinitos raios de luz que partem de A emergem da lente apontando para A1 , o raio de luz fornecido emergirá da lente de acordo com o esquema acima.

Questão 01 - Física - Setor B - Aula 10 - Dioptro plano - Exercício em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Um avião sobrevoa horizontalmente, e em linha reta, um trecho próximo ao oceano com águas tranquilas, no sentido indicado na figura, à procura de um submarino S. Na tentativa de proteger sua tripulação, o comandante do submarino o posiciona próximo às encostas de um penhasco, conforme ilustra a figura ao lado.

O primeiro raio de onda do radar do avião que consegue detectar o submarino ocorre quando a aeronave passa pelo ponto P indicado.

Se aplicarmos a equação do dioptro plano , real profundidade h em que o submarino se encontra seria: 



( a )

150 m

( b )

200 m

( c )

300 m

( d )

400 m

( e )

450 m

Resposta:

O primeiro raio de onda do radar que consegue atingir o submarino é aquele que tangencia o encontro entre o penhasco e a superfície da água (ponto A).

Como é válido o princípio da reversibilidade, podemos considerar o raio das ondas do radar se propagando do avião ao submarino ou um raio de luz se propagando do submarino ao avião.

Por semelhança entre os triângulos em destaque:

Questão 01 - Física - Setor A - Exercícios - Capítulo 10 - BY NC 3.0BR

Considere uma situação em que um helicóptero carrega um recipiente preso em seu exterior. Para que a resistência do ar possa ser desprezada, é necessário que o recipiente fique da maneira que a imagem a seguir indica. Uma possibilidade para obter tal configuração é o helicóptero se mover horizontalmente, para a direita e em movimento acelerado.

Nessa situação podemos afirmar que: 



( a )

a velocidade é para a direita e a aceleração é para a direita. 

( b )

a velocidade é para a esquerda e a aceleração é nula. 

( c )

a velocidade é para a direita e a aceleração é para a esquerda. 

( d )

a velocidade é para a esquerda e a aceleração é para a direita. 

( e )

a velocidade é para a esquerda e a aceleração é para a esquerda.

Questão 01 - Química - Setor A - Exercícios - Capítulo 5 - BY NC 3.0BR

Indique a geometria de cada molécula:

a) CF4              ( ) Linear

b) SO3              ( ) Angular

c) H2O            ( ) Trigonal

d) N2                 ( ) Tetraédrica

Resposta:

d – c – b – a

Questão 01 - Língua Portuguesa - Gramática - Gramática e Texto - Rumo ao Enem - Exercícios - BY NC 3.0BR

Os poemas

Os poemas são pássaros que chegam não se sabe de onde e pousam no livro que lês. Quando fechas o livro, eles alçam voo como de um alçapão. Eles não têm pouso nem porto; alimentam-se um instante em cada par de mãos e partem. E olhas, então, essas tuas mãos vazias, no maravilhado espanto de saberes que o alimento deles já estava em ti...

QUINTANA, Mário. Antologia poética. Porto Alegre: LePM Pocket, 2001. p. 104.

(Enem) O poema sugere que o leitor é parte fundamental no processo de construção de sentido da poesia. O verso que melhor expressa essa ideia é: 



( a )

Os poemas são pássaros que chegam”. 

( b )

Quando fechas o livro, eles alçam voo”. 

( c )

Eles não têm pouso”. 

( d )

E olhas, então, essas tuas mãos vazias”. 

( e )

que o alimento deles já estava em ti...”.

Questão 01 - Língua Inglesa - Exercícios - Capítulo 7 - BY NC 3.0BR

Texto para a questão

“Researchers and public-health officials have long understood that to maintain a given weight, energy in (calories consumed) must equal energy out (calories expended). But then they learned that genes were important, too, and that for some people this formula was tilted in a direction that led to weight gain.

Since the discovery of the first obesity gene in 1994, scientists ___________ about 50 genes involved in obesity. Some of them determine how individuals lay down fat and metabolize energy stores. Others regulate how much people want to eat in the first place, how they know when they’ve had enough and how likely they are to use up calories through activities ranging from fidgeting to running marathons. People who can get fat on very little fuel may be genetically programmed to survive in harsher environments. When the human species got its start, it was an advantage to be efficient. Today, when food is plentiful, it is a hazard.”

Available at: . Accessed on: Jan. 2017.

Em “Since the discovery of the first obesity gene in 1994, scientists ___________ about 50 genes involved in obesity.”, a forma verbal que melhor completa o espaço em branco é:



( a )

has found

( b )

have been found

( c )

has finding

( d )

have found

( e )

found

Questão 01 - Química - Setor B - Aulas 11 e 12 - O estado gasoso: a equação de estado dos gases ideais - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Um cilindro metálico possui capacidade de 10 m3 e contém oxigênio puro. Esse cilindro é conectado diretamente nas tubulações de fornecimento de O2 para os diversos quartos de um hospital. Numa temperatura de 27 °C, o manômetro desse cilindro registra pressão de 150 atm quando ele está com 100% de sua capacidade.

Nessas condições, pode -se afirmar que a massa de gás presente em seu interior é aproximadamente 



( a )

1 950 kg 

( b )

975 kg 

( c )

487 kg 

( d )

243 kg 

( e )

121 kg

Resposta:

Questão 01 - Língua Portuguesa - Redação - Aulas 13 e 14 - Textos figurativos e temáticos - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

A fotografia a seguir foi tirada pelo fotógrafo turco Osman Sagirli e publicada em dezembro de 2014 no jornal de seu país, Türkiye. Sagirli interpreta que a menina síria de 4 anos o confundiu com um soldado. Recorda o momento exato no qual tirou a foto: “Estava usando uma teleobjetiva e ela pensou que era uma arma. Normalmente, as crianças fogem, escondem o rosto ou sorriem quando veem uma câmera”.

Disponível em: . Acesso em: 8 dez. 2016.

Faça uma leitura interpretativa da imagem e explique, por meio de elementos concretos, o que levou o fotógrafo a acreditar que a menina síria estivesse com medo.

Resposta:

A menina está com as mãos ao alto, como se estivesse se rendendo, com os punhos e os lábios cerrados, os olhos arregalados, assustada.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Gramática - Gramática e Texto - Aulas 19 a 21 - Temas e figuras - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Congresso Nacional, uma charge atemporal

Além da rima, o título desse texto traz um paradoxo, pois o tempo de duração de uma charge é curto, muito curto. Às vezes dura um pouco mais quando há um acontecimento de grande repercussão, mas geralmente o prazo não passa de um ou dois dias. Quando o desenho é atemporal – isto é, sem qualquer ligação com fatos jornalísticos do dia – ele é um cartum: a linha divisória que separa as duas coisas é a linha do tempo. É sempre muito difícil fazer um desenho que sirva tanto como charge quanto como cartum. Mas teve um dia em que consegui fazer essa junção. Em fevereiro de 2008, o congresso empacava como sempre nas reformas e fiz essa charge que você vê aí. Só depois me dei conta de que ela era atemporal e poderia funcionar para qualquer dia e situação.

Disponível em: .Acesso em: 14 dez. 2016.

A figura das tartarugas no lugar das cúpulas invertidas, características do prédio do Congresso Nacional, tem a finalidade de representar: 



( a )

as contradições que marcam o comportamento de inúmeros políticos. 

( b )

os dois grandes polos políticos nacionais que se enfrentam no Congresso. 

( c )

as regalias que têm os parlamentares, pouco comprometidos com a nação. 

( d )

a lentidão com que são discutidos e votados os complexos problemas sociais. 

( e )

a dificuldade de conciliação entre os políticos, personalidades de “casca dura”.

Questão 01 - Língua Inglesa - Exercícios - Capítulo 5 - BY NC 3.0BR

The Paradox of Our Times

by Jeff Dickson​

The paradox of our times in history is that We have taller buildings, but shorter tempers*; Wider freeways, but narrower viewpoints*.

We spend more, but have less; We buy more, but enjoy it less.

We have bigger houses and smaller families; More conveniences, but less time.

We have more degrees, but less sense; More knowledge, but less judgment; More experts, but more problems; More medicine, but less wellness*.

We drink too much, smoke too much, spend too recklessly; Laugh too little, drive too fast, get too angry too quickly,

Stay up too late, get too tired, Read too seldom, watch TV too much, And pray* too seldom.

We have multiplied our possessions, but reduced our values. We talk too much, love too seldom, and hate* too often.

We’ve learned how to make a living, but not a life; We’ve added years to life, not life to years.

We’ve been all the way to the moon and back, But have trouble crossing the street to meet a new neighbor.

We’ve conquered outer space, but not inner space; We’ve cleaned up the air, but polluted the soul;

We’ve split* the atom, but not our prejudice*. We have higher incomes*, but lower morals; We’ve become long on quantity, but short on quality

These are the times of tall men, and short character;

Steep profits*, and shallow* relationships. These are the times of world peace, but domestic warfare*;

More leisure*, but less fun; More kinds of food, but less nutrition. These are days of two incomes, but more divorce; Of fancier* houses, but broken homes. It is a time when there is much in the show window*

And nothing in the stockroom*; A time when technology can bring this letter to you,

And a time when you can choose either to make a difference

Or just hit delete.

Available at: . Accessed on: Dec. 20th, 2016.

*shorter tempers: pavios curtos; *viewpoints: pontos de vista; *wellness: saúde; bem-estar; *to pray: orar; rezar; *to hate: odiar; *to split: dividir; *prejudice: preconceito; *incomes: rendas; *profits: lucros; *shallow: rasos; *warfare: guerra; *leisure: lazer; *fancier: mais chiques; *show window: vitrine; *stockroom: depósito.

(UEMG) Which of the alternatives below can be considered one of the main ideas of Jeff Dickson’s poem?



( a )

Nowadays we are working less and having more leisure time.

( b )

If you are rich, you can have all the time-saving devices at home.

( c )

We do not know how to manage our time to enjoy life. 

( d )

We have plenty of years to live.

Questão 01 - Língua Inglesa - Aulas 13 e 14 - Text Comprehension; Present Perfect - Exercícios - In class - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

J. K. Rowling to pen first novel for adults

Author J. K. Rowling has announced plans to publish her first novel for adults, which will be “very different” from the Harry Potter books she is famous for.

The book will be published worldwide although* no date or title has yet been released*. “The freedom to explore new territory is a gift* that Harry’s success has brought me,” Rowling said.

All the Potter books were published by Bloomsbury, but Rowling has chosen a new publisher for her debut* into adult fiction. “Although I’ve enjoyed writing it every bit as much*, my next book will be very different to the Harry Potter series, which has been published so brilliantly by Bloomsbury and my other publishers around the world,” she said, in a statement. “I’m delighted to have a second publishing home in Little, Brown, and a publishing team that will be a great partner in this new phase of my writing life.”

Disponível em: . Acesso em: 24 fev.2012 (adaptado).

*although: embora; apesar de *to be released: ser divulgado *gift: presente; dádiva *debut: estreia *every bit as much: tanto quanto

(Enem) J. K. Rowling tornou-se famosa por seus livros sobre o bruxo Harry Potter e suas aventuras, adaptados para o cinema. Esse texto, que aborda a trajetória da escritora britânica, tem por objetivo:



( a )

informar que a famosa série Harry Potter será adaptada para o público adulto. 

( b )

divulgar a publicação do romance por J. K. Rowling inteiramente para adultos. 

( c )

promover a nova editora que irá publicar os próximos livros de J. K. Rowling. 

( d )

informar que a autora de Harry Potter agora pretende escrever para adultos. 

( e )

anunciar um novo livro da série Harry Potter publicado por editora diferente.

Questão 01 - Matemática - Setor B - Exercícios - Capítulo 10 - BY NC 3.0BR

Em cada uma das figuras a seguir, calcule o valor do seno e do cosseno do ângulo a indicado.

Resposta:

Questão 01 - Geografia - Aula 16 - O relevo brasileiro - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UFSC) Os mapas abaixo apresentam duas formas de divisão do relevo brasileiro, resultado de conceitos geomorfológicos distintos.

VESENTINI, José W. Geografia: o mundo em transformação Geografia geral e do Brasil: problemas e alternativas. V. 2. São Paulo: Ática, 2011. (Adaptado.)

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01) O mapa 1 apresenta uma divisão do relevo que leva em consideração os processos erosivos sofridos pelas unidades rochosas, sobretudo pela ação climática.

02) No mapa 2, diferentemente do mapa 1, predominam as depressões. Esta classificação leva em considera- ção os movimentos tectônicos da crosta terrestre.

04) A compreensão do relevo é fundamental para que se possa avaliar o potencial energético de um país.

08) No mapa 2, a planície amazônica é representada como uma estreita faixa e deixa de ser, portanto, se comparada ao mapa 1, a maior planície do Brasil.

16) A análise mais detalhada das formações de relevo nos dois mapas permite concluir que algumas unidades que não existem no primeiro estão presentes no segundo mapa.

32) A Guerra do Contestado (1912-1919) ocorreu na área delimitada pela Planície Gaúcha, de acordo com o mapa 1.

Resposta:

Resposta: 01 + 04 + 08 + 16 = 29.

Estão incorretas as afirmações: [02], pois, no mapa 2, planaltos e depressões apresentam proporções de áreas equivalentes, e a classifi cação do relevo de Jurandyr Ross leva em conta critérios do processo de formação, o embasamento geológico e a altitude; e [32], uma vez que a Guerra do Contestado ocorreu no oeste do atual estado de Santa Catarina, portanto, no Planalto Meridional (mapa 1).

 

Questão 01 - Geografia - Exercícios - Capítulo 11 - BY NC 3.0BR

(UPE) Num Relatório de Pesquisas, em relação a uma área investigada, um grupo de alunos, encarregado de realizar uma análise geográfica de uma dada região brasileira, iniciou o texto, descrevendo-a assim:

A área investigada na presente pesquisa é um espaço geográfico topograficamente baixo, sujeito a inundações periódicas, cujo máximo se dá exatamente na estação mais quente e chuvosa, o verão. O substrato da região é representado por rochas sedimentares que abrangem várias dezenas de metros de espessura. Na região, existem feições de relevo residuais, por exemplo, o Maciço de Urucum, onde estão presentes jazidas minerais de considerável valor econômico. A vegetação da área apresenta um verdadeiro mosaico formado por comunidades vegetais diversificadas, sobretudo nas porções inundáveis. Observamos que essa área tem como continuação natural desse espaço geográfico a Planície do Grã Chaco.

Pelas características referidas no texto dos alunos, é CORRETO afirmar que a área investigada foi a(o) 



( a )

Planície Inundável do Tocantins. 

( b )

Chapadão do Brasil Central. 

( c )

Planície de Inundação do Amazonas. 

( d )

Bacia Sedimentar do Meio Norte. 

( e )

Pantanal Mato-Grossense.

Resposta:

A descrição corresponde ao Pantanal Mato-Grossense. Os elementos do texto que tornam possível essa identificação são: inundações periódicas, clima tropical semiúmido, presença do Maciço de Urucum, continuação natural da Planície do Grã Chaco.

Questão 01 - Geografia - Aulas 20 e 21 - Os grandes domínios vegetais no mundo - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UFC-CE – Adaptada) Os biomas terrestres são influenciados em sua localização geográfica pelo efeito de zonalidade das faixas climáticas do globo terrestre. Neste sentido, a relação entre bioma e faixa climática está correta na alternativa:



( a )

Desertos – zonas temperadas. 

( b )

Estepes – zonas tropicais. 

( c )

Taigas – zonas equatoriais. 

( d )

Savanas – zonas tropicais. 

( e )

Pradarias – zonas polares.

Resposta:

As Savanas (chamadas de Cerrado no Brasil) estão localizadas principalmente nas zonas tropicais, onde se verifica alternância de períodos secos e chuvosos.

Questão 01 - Física - Setor B - Aulas 11 e 12 - Estudo das lentes esféricas: imagens em lentes convergentes - Exercício em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Um consultor de vendas foi realizar uma palestra em certa cidade. Havia planejado que, durante sua apresentação, seria indispensável a projeção de um gráfico em um telão. Para tal, reservou o equipamento necessário. Lá chegando, verificou que não haviam instalado o aparelho solicitado. Sem se alarmar, resolveu fazer daquela situação algo que pudesse impactar a plateia.

Proferiu um discurso acerca da necessidade de improviso para um bom profissional de vendas. Para demonstrar o que estava dizendo, contou o que lhe havia sucedido quanto à falha no equipamento de projeção. Nesse momento, pegou uma lupa e, iluminando a folha impressa com o gráfico, projetou uma imagem ampliada no telão do auditório. Em um primeiro momento, foi um sucesso.

I) Para obter uma imagem projetada e ampliada, a distância d da folha de papel à lente empregada, de distância focal f, é tal que:

 

II) Agora, você vai entender por que a tentativa do consultor foi um sucesso momentâneo. Suponha que ele posicionou a folha de papel paralelamente e com a seguinte configuração voltada para a lente:

Sem levar em consideração o fato de a imagem ser ampliada, o aspecto que surge na tela de projeção é:

Resposta:

l) e

Para auxiliar a resolução, determine a imagem conjugada pela lente nos seguintes casos.

 

ll) c

A imagem que aparece projetada na tela é invertida tanto na vertical quanto na horizontal.

Questão 01 - Física - Setor B - Aulas 14 e 15 - Estudo analítico das lentes esféricas - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UFTM-MG) As figuras mostram um mesmo texto visto de duas formas: na figura 1 a olho nu, e na figura 2 com o auxílio de uma lente esférica. As medidas nas figuras mostram as dimensões das letras nas duas situações.

Sabendo que a lente foi posicionada paralelamente à folha e a 12 cm dela, pode -se afirmar que ela é 



( a )

divergente e tem distância focal –20 cm. 

( b )

divergente e tem distância focal –40 cm. 

( c )

convergente e tem distância focal 15 cm. 

( d )

convergente e tem distância focal 20 cm. 

( e )

convergente e tem distância focal 45 cm.

Resposta:

Como a imagem é virtual direita e maior, a lente é convergente.

O aumento linear transversal é:

Questão 01 - Química - Setor A - Exercícios - Capítulo 6 - BY NC 3.0BR

(PUCC-SP) O quartzo é um mineral cuja composição química é dióxido de silício (SiO2). Considerando os valores de eletronegatividade para o silício e oxigênio, 1,8 e 3,5 respectivamente, e seus grupos da tabela periódica (o silício pertence ao grupo 14 e o oxigênio ao grupo 16), prevê-se que a ligação entre esses átomos seja:



( a )

covalente apolar.

( b )

covalente coordenada.

( c )

covalente polar.

( d )

iônica.

( e )

metálica.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Gramática - Gramática e Texto - Exercícios - Capítulo 6 - BY NC 3.0BR

Desrespeito às minas

Pela primeira vez, o Carnaval foi marcado por campanhas que se popularizaram nas redes sociais pedindo respeito às mulheres, esclarecendo a diferença entre paquera e assédio e até ensinando passo a passo aos homens como “não ser um canalha”. Durante a festa, porém, surgiram relatos de agressões no Rio, São Paulo e Salvador, onde 461 casos de violência contra mulheres foram registrados.

Folha de S.Paulo, 11 fev. 2016. p. B4.

A respeito dos termos em destaque no texto, assinale a alternativa que contenha um comentário INCORRETO: 



( a )

Ao diferenciar paquera de assédio, as campanhas põem em evidência duas interpretações diferentes a respeito das abordagens masculinas. 

( b )

Quando alguém nomeia uma aproximação masculina de paquera, está fazendo uma interpretação tolerante e até favorável a esse fato social. 

( c )

Por ter origem em redes sociais, os diferentes termos usados para nomear as abordagens masculinas revelam imprecisão e descuido com a língua. 

( d )

Termos como assédio, agressões e violência interpretam certas abordagens masculinas como desaprováveis e desautorizáveis. 

( e )

Haver diferentes nomes para tipos de abordagem masculina é indício de que a língua é crucial para que se distingam diferentes realidades.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Gramática - Gramática e Texto - Exercícios - Capítulo 7 - BY NC 3.0BR

(Enem)

O cartum ao lado faz uma crítica social. A figura destacada está em oposição às outras e representa a: 

CAULOS. Disponível em: . Acesso em: 24 set. 2011.



( a )

opressão das minorias sociais. 

( b )

carência de recursos tecnológicos. 

( c )

falta de liberdade de expressão. 

( d )

defesa da qualificação profissional. 

( e )

reação ao controle do pensamento coletivo.

Questão 01 - Língua Inglesa - Exercícios - Capítulo 6 - BY NC 3.0BR

On That Note

One year when I ________ second grade, a new child entered our class mid-year. His name was Daniel, and he brought a special light to our class.

Daniel came over to me one afternoon at the end of the school day. He said, “Ms. Johnson, I have a note to you from my old teacher. It’s not on paper though*, it’s in my head.” Daniel leaned over* and said, “She wanted me to tell you how lucky you are to have me in your class!”

Krista Lyn Johnson. CANFIELD, Jack et alii. A 4th Course of Chicken Soup for the Soul Deerfield Beach.

*though: porém; *lean(ed) over: inclinar-se; debruçar-se

Escolha a forma verbal que completa a primeira linha do texto adequadamente: 



( a )

teached 

( b )

had teaching 

( c )

used to teaching 

( d )

was teaching 

( e )

teach

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas