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Questão 01 - Biologia - Setor A - Aula 9 - Proteínas: a ação dos anticorpos - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Unimontes‑MG) Os anticorpos são proteínas utilizadas para defender o organismo humano. A figura abaixo ilustrações dos anticorpos. Analise ‑a.

Considerando a figura e o assunto abordado, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa incorreta.



( a )

Os vilões, alvos dos anticorpos na figura, podem ser partículas virais.

( b )

A ação dos anticorpos, indicada na figura, pode ser denominada de neutralização.

( c )

Os vilões, uma vez descobertos pelos anticorpos, não conseguem escapar.

( d )

Por causa do número menor de anticorpos, comparado com o de indivíduos a serem combatidos, estes têm vantagem nessa batalha.

Questão 01 - Biologia - Setor A - Aulas 11 e 12 - Ácidos nucleicos: DNA e RNA - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UFRGS‑RS – Adaptada) Sabe‑se que a replicação do DNA é semiconservativa. Com base nesse mecanismo de replicação, analise as afirmações a seguir e assinale a única correta:



( a )

O DNA original atua como molde, e cada novo DNA possui duas fitas novas idênticas.

( b )

Os quatro ribonucleotídeos trifosfatados, dATP, dGTP, dCTP e dUTP, devem estar presentes.

( c )

O DNA deve ser desnaturado (desenrolado) para tornar‑se acessível ao pareamento das novas bases. 

( d )

A enzima DNA polimerase produz nucleotídeos novos de acordo com o molde de DNA. 

( e )

O processo conserva apenas uma fita do DNA e a outra é perdida do processo.

Questão 01 - Física - Setor A - Exercícios - Capítulo 10 - BY NC 3.0BR

Considere uma situação em que um helicóptero carrega um recipiente preso em seu exterior. Para que a resistência do ar possa ser desprezada, é necessário que o recipiente fique da maneira que a imagem a seguir indica. Uma possibilidade para obter tal configuração é o helicóptero se mover horizontalmente, para a direita e em movimento acelerado.

Nessa situação podemos afirmar que: 



( a )

a velocidade é para a direita e a aceleração é para a direita. 

( b )

a velocidade é para a esquerda e a aceleração é nula. 

( c )

a velocidade é para a direita e a aceleração é para a esquerda. 

( d )

a velocidade é para a esquerda e a aceleração é para a direita. 

( e )

a velocidade é para a esquerda e a aceleração é para a esquerda.

Questão 01 - Química - Setor B - Aulas 11 e 12 - O estado gasoso: a equação de estado dos gases ideais - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Um cilindro metálico possui capacidade de 10 m3 e contém oxigênio puro. Esse cilindro é conectado diretamente nas tubulações de fornecimento de O2 para os diversos quartos de um hospital. Numa temperatura de 27 °C, o manômetro desse cilindro registra pressão de 150 atm quando ele está com 100% de sua capacidade.

Nessas condições, pode -se afirmar que a massa de gás presente em seu interior é aproximadamente 



( a )

1 950 kg 

( b )

975 kg 

( c )

487 kg 

( d )

243 kg 

( e )

121 kg

Resposta:

Questão 01 - Língua Portuguesa - Gramática - Gramática e Texto - Exercícios - Capítulo 6 - BY NC 3.0BR

Desrespeito às minas

Pela primeira vez, o Carnaval foi marcado por campanhas que se popularizaram nas redes sociais pedindo respeito às mulheres, esclarecendo a diferença entre paquera e assédio e até ensinando passo a passo aos homens como “não ser um canalha”. Durante a festa, porém, surgiram relatos de agressões no Rio, São Paulo e Salvador, onde 461 casos de violência contra mulheres foram registrados.

Folha de S.Paulo, 11 fev. 2016. p. B4.

A respeito dos termos em destaque no texto, assinale a alternativa que contenha um comentário INCORRETO: 



( a )

Ao diferenciar paquera de assédio, as campanhas põem em evidência duas interpretações diferentes a respeito das abordagens masculinas. 

( b )

Quando alguém nomeia uma aproximação masculina de paquera, está fazendo uma interpretação tolerante e até favorável a esse fato social. 

( c )

Por ter origem em redes sociais, os diferentes termos usados para nomear as abordagens masculinas revelam imprecisão e descuido com a língua. 

( d )

Termos como assédio, agressões e violência interpretam certas abordagens masculinas como desaprováveis e desautorizáveis. 

( e )

Haver diferentes nomes para tipos de abordagem masculina é indício de que a língua é crucial para que se distingam diferentes realidades.

Questão 01 - Matemática - Setor A - Exercícios - Capítulo 7 - BY NC 3.0BR

O maior número tal que seu triplo subtraído do quadrado do seu sucessor resulte em 7 é:



( a )

-2

( b )

-1

( c )

1

( d )

2

( e )

3

Questão 01 - Matemática - Setor A - Aulas 13 e 14 - Introdução às funções: a notação f(x) - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Sendo, calcule o valor de:

a) f(2)

b) 

c) f(f(1))

Resposta:

a) f(2) - 22 - 3 • 2 + 2 [ f(2) = 0

b) 

c) No item anterior, calculamos f(1) = 4. Assim: f(f(1)) = f(4) = 42 — 3 • 4 + 2 = 6

Questão 01 - História - Exercícios - Capítulo 9 - BY NC 3.0BR

(Udesc) Analise as proposições sobre as populações indígenas na História do Brasil.

I. A escravidão indígena não vigorou porque as populações indígenas não possuíam vocação para a agricultura de grande escala, tal como a implementada pela metrópole portuguesa.

II. A contribuição indígena foi marcante em elementos do folclore, da culinária e da língua, e também no que diz respeito à organização social e econômica do Brasil.

III. Em Santa Catarina, a concentração de populações indígenas foi maior no litoral, em especial com a população Guarani, Xokleng e Kaingang. No interior do Estado houve um grande vazio populacional, o que motivou as políticas de incentivo à imigração europeia na região.

IV. O assassinato de lideranças indígenas, na contemporaneidade, possui vínculos com as lutas pela demarcação de terras indígenas.

V. No período da chegada dos europeus, no Brasil, as populações indígenas organizaram diversas expedições de luta e de resistência à invasão europeia, chegando a organizar uma grande confederação de povos indígenas do litoral do Rio de Janeiro e do Vale do Paraíba para expulsar os portugueses. Essa revolta ficou conhecida como Confederação dos Tamoios e contou com a aliança de lideranças indígenas com invasores franceses estabelecidos no Rio de Janeiro.

Assinale as alternativa corretas. 



( a )

Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras. 

( b )

Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.

( c )

Somente as afirmativas II, IV e V são verdadeiras. 

( d )

Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras. 

( e )

Todas as afirmativas são verdadeiras.

Questão 01 - História - Aula 16 - Povos nativos do Novo Mundo - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Fonte: Povos Indígenas do Brasil, ISA.

O mapa representa 45 línguas indígenas atualmente faladas no Brasil. Interpretando sua diversidade e sua dispersão pelo mapa, observa-se que: 



( a )

os povos indígenas brasileiros migraram para a Floresta Amazônica pela facilidade de sobrevivência que o meio ambiente permite. 

( b )

as diversas culturas indígenas assinaladas no mapa possuem elementos homogêneos, como uma única religião e uma cultura alimentar comum. 

( c )

nas principais áreas de colonização e povoamento contemporâneo, diversas línguas foram extintas e acabaram desaparecendo. 

( d )

os indígenas brasileiros não povoavam a costa da Bahia devido às dificuldades de sobrevivência pela pesca na região. 

( e )

a maior diversidade de línguas na região noroeste explica-se pela grande quantidade de missões jesuíticas que ajudaram a preservar a cultura local.​

Questão 01 - História - Aula 17 - Período pré-colonial - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

O mapa ilustrado a seguir é conhecido como Atlas do Atlântico, foi produzido em torno de 1538 e atualmente encontra-se na Biblioteca Nacional da Holanda. Entre as diversas cenas retratadas na ilustração feita sobre o território brasileiro, podemos analisar corretamente que:

Atlas do Atlântico, de artista desconhecido, 1538.



( a )

os povos indígenas são retratados de maneira pacífica, exalta-se a convivência harmoniosa entre os povos locais. 

( b )

no litoral são representadas plantações de cana-de- -açúcar, recém-instaladas na época em que o mapa foi produzido. 

( c )

o autor do mapa preocupou-se com uma representação fidedigna da fauna e da flora brasileiras. 

( d )

o mapa foi produzido em escala matemática e precisa, resultado das diversas expedições que mapearam o litoral do Brasil. 

( e )

a atividade que acabou influenciando no nome do território brasileiro, a extração de pau-brasil, aparece em destaque no mapa.

Questão 01 - Biologia - Setor A - Exercícios - Capítulo 4 - BY NC 3.0BR

(PUC-RS) Adenina, guanina e citosina são bases presentes tanto na estrutura de DNA como na de RNA. Qual das moléculas abaixo também está presente em ambas? 



( a )

Uracil. 

( b )

Timina. 

( c )

Ribose. 

( d )

Fosfato. 

( e )

Desoxirribose.​

Questão 01 - Biologia - Setor A - Exercícios - Capítulo 3 - BY NC 3.0BR

(UFRN) Duas crianças foram levadas a um posto de saúde: uma delas para se prevenir contra poliomielite; a outra, para atendimento, em virtude de uma picada de serpente peçonhenta.

Indique o que deve ser aplicado em cada criança, RESPECTIVAMENTE.



( a )

vacina (porque contém antígenos) e soro (porque contém anticorpos) 

( b )

soro (porque contém antígenos) e vacina (porque contém anticorpos) 

( c )

vacina (porque contém anticorpos) e soro (porque contém antígenos) 

( d )

soro (porque contém anticorpos) e vacina (porque contém antígenos) 

( e )

vacina (porque contém anticorpos) e soro (porque contém anticorpos)

Questão 01 - Física - Setor B - Aula 13 - Estudo das lentes esféricas: imagens em lentes divergentes - Exercício em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP) Na figura, em escala, estão representados uma lente L delgada, divergente, com seus focos F, e um espelho plano E, normal ao eixo da lente. Uma fina haste AB está colocada normal ao eixo da lente. Um observador O, próximo ao eixo e à esquerda da lente, mas bastante afastado desta, observa duas imagens da haste. A primeira, A1 B1 , é a imagem direita de AB formada pela lente. A segunda, A2 B2 , é a imagem, formada pela lente, do reflexo A'B' da haste AB no espelho E.

a) Construa e identifique as 2 imagens: A1 B1 e A2 B2 .

b) Considere agora o raio R, indicado na figura, partindo de A em direção à lente L. Complete a trajetória deste raio até uma região à esquerda da lente. Diferencie claramente com linha cheia este raio de outros raios auxiliares.

Resposta:

a) Parte I) Determinação de A1B1 .

b) 

Aproveitando que no item a (parte I) já determinamos a imagem de AB formada pela lente (imagem A1B1 ), e lembrando que os infinitos raios de luz que partem de A emergem da lente apontando para A1 , o raio de luz fornecido emergirá da lente de acordo com o esquema acima.

Questão 01 - Física - Setor B - Aula 10 - Dioptro plano - Exercício em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Um avião sobrevoa horizontalmente, e em linha reta, um trecho próximo ao oceano com águas tranquilas, no sentido indicado na figura, à procura de um submarino S. Na tentativa de proteger sua tripulação, o comandante do submarino o posiciona próximo às encostas de um penhasco, conforme ilustra a figura ao lado.

O primeiro raio de onda do radar do avião que consegue detectar o submarino ocorre quando a aeronave passa pelo ponto P indicado.

Se aplicarmos a equação do dioptro plano , real profundidade h em que o submarino se encontra seria: 



( a )

150 m

( b )

200 m

( c )

300 m

( d )

400 m

( e )

450 m

Resposta:

O primeiro raio de onda do radar que consegue atingir o submarino é aquele que tangencia o encontro entre o penhasco e a superfície da água (ponto A).

Como é válido o princípio da reversibilidade, podemos considerar o raio das ondas do radar se propagando do avião ao submarino ou um raio de luz se propagando do submarino ao avião.

Por semelhança entre os triângulos em destaque:

Questão 01 - Língua Portuguesa - Literatura - Aula 10 - Camões - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Alma minha gentil, que te partiste tão cedo desta vida, descontente, repousa lá no Céu eternamente, e viva eu cá na terra sempre triste

Se lá no assento etéreo, onde subiste, memória desta vida se consente, não te esqueças daquele amor ardente, que já nos olhos meus tão puro viste.

E se vires que pode merecer-te alguma cousa a dor que me ficou, da mágoa, sem remédio, de perder-te,

roga a Deus, que teus anos encurtou, que tão cedo de cá me leve a ver-te, quão cedo de meus olhos te levou.

CAMÕES, Luís de. In: Sonetos. Disponível em: . Acesso em: 13 dez. 2016.

No soneto, o eu lírico propõe: 



( a )

a separação definitiva dos amantes, para a qual não encontra solução. 

( b )

que a memória humana é superada pela morte. 

( c )

a possibilidade de um amor que sobreviva ao sofrimento. 

( d )

a ressurreição da amada. 

( e )

a união espiritual com a amada.​

Questão 01 - Biologia - Setor A - Aulas 13 e 14 - Ácidos nucleicos: código genético e síntese de proteínas - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Fuvest‑SP) O código genético é o conjunto de todas as trincas possíveis de bases nitrogenadas (códons). A sequência de códons do RNA mensageiro determina a se quência de aminoácidos da proteína. É correto afirmar que o código genético



( a )

Varia entre os tecidos do corpo de um indivíduo. 

( b )

É o mesmo em todas as células de um indivíduo, mas varia de indivíduo para indivíduo. 

( c )

É o mesmo nos indivíduos de uma mesma espécie, mas varia de espécie para espécie. 

( d )

Permite distinguir procariotos de eucariotos. 

( e )

É praticamente o mesmo em todas as formas de vida.

Questão 01 - Física - Setor A - Aula 14 - Aceleração vetorial e suas componentes tangencial e centrípeta - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

O maior campo de testes de veículos da América Latina, localizado na cidade de Indaiatuba (SP), tem forma circular, cujo diâmetro mede aproximadamente 1,4 km. Suponha que um carro gaste 100 s para completar uma volta nesta pista e mantenha constante a velocidade escalar. A aceleração centrípeta do movimento do carro é em, m/s2, aproximadamente:



( a )

Nula, pois a velocidade é constante. 

( b )

1,4 

( c )

2,8 

( d )

3,2 

( e )

4,0

Resposta:

Observação referente à alternativa a: De acordo com o enunciado, o carro faz a curva mantendo a indicação do velocímetro constante, ou seja, mantendo a velocidade escalar constante. Portanto, a aceleração escalar, que é a taxa de variação da velocidade escalar, é nula. Também é nula a aceleração tangencial, que é, em módulo, igual à escalar. Mas a velocidade varia em direção e, portanto, a aceleração centrípeta que está relacionada à variação da direção da velocidade não é nula.

Se o diâmetro é 1 400 m, o raio é 700 m. Como o carro dá uma volta em 100 s, sua velocidade escalar vale:

A aceleração centrípeta de um corpo em movimento circular pode ser calculada, em cada instante, pela expressão:

Questão 01 - Química - Setor B - Aulas 13 e 14 - O estado gasoso: as misturas gasosas - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Em um recipiente com capacidade de 50 L são introduzidos 8 gramas de gás hidrogênio e 16 gramas de metano. O frasco é aquecido numa temperatura tal que a pressão total seja igual a 20 atm.

Analisando esse sistema, um estudante fez as seguintes afirmações.

I. Como a massa de metano é o dobro da do hidrogênio, conclui -se que a pressão parcial do metano será o dobro da do hidrogênio.

II. Embora a massa de gás hidrogênio seja menor que a do metano, há maior quantidade de moléculas de hidrogênio do que de metano nessa mistura.

III. A pressão parcial do hidrogênio será quatro vezes maior que a do metano.

Sabendo que H = 1 e C = 12, quais afirmações são corretas?

Resposta:

São corretas as afirmações II e III.

Em mol, teremos:

Assim, temos que a pressão parcial do hidrogênio é quatro vezes maior que a do metano, pois há quatro vezes maior quantidade em mol de H2 .

Questão 01 - Química - Setor B - Aulas 9 e 10 - O estado gasoso: a equação geral dos gases ideais - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Na seringa a seguir é realizada uma experiência que mostra a dependência entre pressão e volume numa transformação isotérmica.

No início do experimento o êmbolo se encontra na posição em que o volume da seringa é igual a 10 mL e ela contém ar atmosférico ao nível do mar. Tampando -se a extremidade da seringa e pressionando o êmbolo até que seu volume se reduza a 4 mL, pode -se afirmar que a pressão do ar em seu interior será igual a 



( a )

0,4 atm. 

( b )

1,5 atm. 

( c )

2,0 atm. 

( d )

2,5 atm. 

( e )

4,0 atm.

Resposta:

Pi · Vi = Pf · Vf

1 atm · 10 mL = Pf · 4 mL

Pf = 2,5 atm

Questão 01 - Língua Portuguesa - Gramática - Gramática e Texto - Aulas 19 a 21 - Temas e figuras - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Congresso Nacional, uma charge atemporal

Além da rima, o título desse texto traz um paradoxo, pois o tempo de duração de uma charge é curto, muito curto. Às vezes dura um pouco mais quando há um acontecimento de grande repercussão, mas geralmente o prazo não passa de um ou dois dias. Quando o desenho é atemporal – isto é, sem qualquer ligação com fatos jornalísticos do dia – ele é um cartum: a linha divisória que separa as duas coisas é a linha do tempo. É sempre muito difícil fazer um desenho que sirva tanto como charge quanto como cartum. Mas teve um dia em que consegui fazer essa junção. Em fevereiro de 2008, o congresso empacava como sempre nas reformas e fiz essa charge que você vê aí. Só depois me dei conta de que ela era atemporal e poderia funcionar para qualquer dia e situação.

Disponível em: .Acesso em: 14 dez. 2016.

A figura das tartarugas no lugar das cúpulas invertidas, características do prédio do Congresso Nacional, tem a finalidade de representar: 



( a )

as contradições que marcam o comportamento de inúmeros políticos. 

( b )

os dois grandes polos políticos nacionais que se enfrentam no Congresso. 

( c )

as regalias que têm os parlamentares, pouco comprometidos com a nação. 

( d )

a lentidão com que são discutidos e votados os complexos problemas sociais. 

( e )

a dificuldade de conciliação entre os políticos, personalidades de “casca dura”.

Questão 01 - Matemática - Setor A - Exercícios - Capítulo 8 - BY NC 3.0BR

(Faap-SP) Durante um mês, o número y de unidades produzidas de um determinado bem é função do número x de funcionários empregados de acordo com a lei y = . Sabendo que 121 funcionários estão empregados, o acréscimo de produção, com a admissão de 48 novos funcionários é:



( a )

550 

( b )

250 

( c )

100 

( d )

650 

( e )

200

Questão 01 - História - Exercícios - Capítulo 10 - BY NC 3.0BR

(Uern)

Apesar da ênfase dada ao açúcar, a economia colonial não se esgotava nas plantações desse produto [...]. Havia os pequenos produtores de alimentos que abasteciam os engenhos e as cidades [...]. Nunca, desde o início da instalação da agroindústria, houve a diminuição do volume de açúcar produzido nas áreas a eles destinadas. [...] As mais ricas regiões produtoras de açúcar da Bahia tinham muitos braços para o trabalho.

Disponível em: .

O texto se relaciona à economia colonial. Nesse contexto, o plantation, utilizado não só na América Portuguesa, mas também nas outras colônias americanas, foi caracterizado basicamente pelos seguintes elementos: 



( a )

policultura, importação, latifúndio e colonato. 

( b )

monocultura, balança comercial, parceria e escambo.

( c )

monocultura, latifúndio, exportação e trabalho escravo.

( d )

policultura, minifúndio, subsistência e trabalho compulsório.

Questão 01 - História - Exercícios - Capítulo 7 - BY NC 3.0BR

(UFRGS-RS) Leia o documento a seguir.

Carta de Duarte Coelho ao Rei de Portugal, Dom João III (Olinda, 27 de abril de 1542)

Senhor: Pelo Capitão dos navios que daqui mandei o mês de setembro passado, dei conta a Vossa Alteza de minha viagem e chegada a esta Nova Lusitânia e do que aqui era passado. Depois meti-me, Senhor, a dar ordem ao sossego e paz da terra, com dádivas a uns e apaziguando a outros, porque tudo é necessário. E assim dei ordem a se fazerem engenhos de açúcares que de lá trouxe contratados, fazendo tudo quanto me requereram e dando tudo o que me pediram, sem olhar a proveito nem interesse algum meu, mas a obra ir avante, como desejo. Temos grande soma de canas plantadas, todo o povo, com todo trabalho que foi possí- vel, e dando a todos a ajuda que a mim foi possível, e cedo acabaremos um engenho muito grande e perfeito, e ando ordenando a começar outros. [...]. Quanto, Senhor, às coisas do ouro, nunca deixo de inquirir e procurar sobre elas, e cada dia se esquentam mais as novas; mas, como sejam longe daqui pelo meu sertão adentro, e se há de passar por três nações de muito perversa e bestial gente, e todas contrárias uma das outras, há de realizar-se esta jornada com muito perigo e trabalho, para a qual me parece, e assim a toda a minha gente, que se não pode fazer senão indo eu; [...]. Isto, Senhor, tenho assentado e mandado aí buscar coisas necessárias para a jornada e alguns bons homens, porque é necessário deixar aqui tudo provido e a bom recado, por todas as vias, em especial por os franceses, os quais, se sentirem não estar eu na terra, começarão a fazer suas velhacarias, pois há quatorze dias aqui quiseram fazer o que costumavam, mas não puderam. Mando a Vossa Alteza a notícia disso para que a veja, se for necessário.

A partir das informações contidas na Carta de Duarte Coelho, torna-se possível identificar algumas das principais práticas mercantilistas portuguesas na América. Três delas foram:



( a )

a produção de gêneros tropicais de exportação, o metalismo e a manutenção do exclusivo colonial. 

( b )

a produção de gêneros tropicais de exportação, o metalismo e o livre-comércio com as nações amigas. 

( c )

a produção de gêneros tropicais para o mercado interno, o liberalismo e a manutenção do exclusivo colonial. 

( d )

a produção de gêneros tropicais para o mercado interno, a utilização do trabalho compulsório e o livre-comércio com as nações amigas. 

( e )

a produção de gêneros tropicais de exportação, o liberalismo e a manutenção do ideal cruzadista.

Questão 01 - História - Aula 18 - Brasil colônia: economia açucareira - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

O mapa a seguir foi produzido pelos holandeses após o governo de Maurício de Nassau, em Pernambuco, no século XVII. O engenho desenhado à direita foi ricamente colorido à mão na época da reprodução do mapa. Ao analisar os detalhes da obra, reconhecemos que:

Mapa do litoral de Pernambuco com gravura de Frans Post, 1647.



( a )

trata-se de um mapa representativo de um trecho do território brasileiro pouco ligado à atividade canavieira. 

( b )

o engenho retratado é muito pequeno e simples, pois não apresenta uma moenda e poderia ser operado sem escravos. 

( c )

as indicações geográficas são imprecisas, trata-se de um mapa que prioriza questões artísticas, e não de localização. 

( d )

a roda-d’água no canto direito assinala que se trata de um engenho real, mais complexo que os engenhos trapiches. 

( e )

não é possível concluir se é um engenho de cana ou de mandioca, que também eram muito comuns na região retratada.

Questão 01 - História - Aula 15 - Inglaterra: do absolutismo à Revolução Gloriosa - Exercício em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

O processo revolucionário inglês do século XVII ocorreu em duas etapas. A primeira etapa, na década de 1640, é definida como Revolução Puritana. O segundo momento, em 1688 e 1689, é chamado de Revolução Gloriosa. As duas são vistas como parte de um mesmo processo revolucionário, por isso muitos historiadores preferem a expressão Revolução Inglesa em vez de Revoluções Inglesas. Entre os fatores que explicariam a denominação Revolução Inglesa, e não Revoluções Inglesas, podemos mencionar que: 



( a )

tanto a Revolução Puritana quanto a Revolução Gloriosa foram processos pacíficos, sem participação popular.

( b )

ambas estão inseridas em um contexto de fortalecimento do poder parlamentar e de luta contra o absolutismo.

( c )

tanto a Revolução Puritana quanto a Revolução Gloriosa representaram o triunfo dos ideais iluministas vigentes à época. 

( d )

ambas estão inseridas em um contexto de fortalecimento do poder parlamentar e de implementação do voto universal masculino. 

( e )

tanto a Revolução Puritana quanto a Revolução Gloriosa representaram o triunfo temporário da república e o questionamento da monarquia absolutista.

Questão 01 - Biologia - Setor A - Rumo ao Enem - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Enem) Quando o corpo humano é invadido por elementos estranhos, o sistema imunológico reage. No entanto, muitas vezes o ataque é tão rápido que pode levar a pessoa à morte. A vacinação permite ao organismo preparar sua defesa com antecedência. Mas, se existe suspeita de mal já instalado, é recomendável o uso do soro, que combate de imediato os elementos estranhos, enquanto o sistema imunológico se mobiliza para entrar em ação.

Considerando essas informações, o soro específico deve ser usado quando:



( a )

um idoso deseja se proteger contra gripe. 

( b )

uma criança for picada por cobra peçonhenta. 

( c )

um bebê deve ser imunizado contra poliomielite.

( d )

uma cidade quer prevenir uma epidemia de sarampo. 

( e )

uma pessoa vai viajar para região onde existe febre amarela.

Questão 01 - Física - Setor B - Exercícios - Capítulo 7 - BY NC 3.0BR

(Cesgranrio-RJ) Um estudante deseja queimar uma folha de papel, concentrando, com apenas uma lente, um feixe de luz solar na superfície da folha.

Para tal, ele dispõe de 4 lentes de vidro, cujos perfis são mostrados a seguir:

 

Para conseguir seu intento, o estudante poderá usar as lentes: 



( a )

I ou II somente 

( b )

I ou III somente 

( c )

I ou IV somente 

( d )

II ou III somente 

( e )

II ou IV somente

Questão 01 - Física - Setor B - Aulas 11 e 12 - Estudo das lentes esféricas: imagens em lentes convergentes - Exercício em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Um consultor de vendas foi realizar uma palestra em certa cidade. Havia planejado que, durante sua apresentação, seria indispensável a projeção de um gráfico em um telão. Para tal, reservou o equipamento necessário. Lá chegando, verificou que não haviam instalado o aparelho solicitado. Sem se alarmar, resolveu fazer daquela situação algo que pudesse impactar a plateia.

Proferiu um discurso acerca da necessidade de improviso para um bom profissional de vendas. Para demonstrar o que estava dizendo, contou o que lhe havia sucedido quanto à falha no equipamento de projeção. Nesse momento, pegou uma lupa e, iluminando a folha impressa com o gráfico, projetou uma imagem ampliada no telão do auditório. Em um primeiro momento, foi um sucesso.

I) Para obter uma imagem projetada e ampliada, a distância d da folha de papel à lente empregada, de distância focal f, é tal que:

 

II) Agora, você vai entender por que a tentativa do consultor foi um sucesso momentâneo. Suponha que ele posicionou a folha de papel paralelamente e com a seguinte configuração voltada para a lente:

Sem levar em consideração o fato de a imagem ser ampliada, o aspecto que surge na tela de projeção é:

Resposta:

l) e

Para auxiliar a resolução, determine a imagem conjugada pela lente nos seguintes casos.

 

ll) c

A imagem que aparece projetada na tela é invertida tanto na vertical quanto na horizontal.

Questão 01 - Física - Setor B - Aulas 14 e 15 - Estudo analítico das lentes esféricas - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UFTM-MG) As figuras mostram um mesmo texto visto de duas formas: na figura 1 a olho nu, e na figura 2 com o auxílio de uma lente esférica. As medidas nas figuras mostram as dimensões das letras nas duas situações.

Sabendo que a lente foi posicionada paralelamente à folha e a 12 cm dela, pode -se afirmar que ela é 



( a )

divergente e tem distância focal –20 cm. 

( b )

divergente e tem distância focal –40 cm. 

( c )

convergente e tem distância focal 15 cm. 

( d )

convergente e tem distância focal 20 cm. 

( e )

convergente e tem distância focal 45 cm.

Resposta:

Como a imagem é virtual direita e maior, a lente é convergente.

O aumento linear transversal é:

Questão 01 - Língua Portuguesa - Literatura - Aula 9 - Renascimento - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Unicamp-SP) A teoria da perspectiva, iniciada com o arquiteto Filippo Bruneleschi (1377-1446), utilizou conhecimentos geométricos e matemáticos na representação artística produzida na época. A figura a seguir ilustra o estudo da perspectiva em uma obra desse arquiteto. É correto afirmar que, a partir do Renascimento, a teoria da perspectiva:



( a )

foi aplicada nas artes e na arquitetura, com o uso de proporções harmônicas, o que privilegiou o domínio técnico e restringiu a capacidade criativa dos artistas. 

( b )

evidencia, em sua aplicação nas artes e na arquitetura, que as regras geométricas e de proporcionalidade auxiliam a percepção tridimensional e podem ser ensinadas, aprendidas e difundidas. 

( c )

fez com que a matemática fosse considerada uma arte em que apenas pessoas excepcionais poderiam usar geometria e proporções em seus ofícios. 

( d )

separou arte e ciência, tornando a matemática uma ferramenta apenas instrumental, porque essa teoria não reconhece as proporções humanas como base de medida universal.

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