Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 01 - História - Módulo 3 - Alta Idade Média - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Unesp-SP)

A Igreja foi responsável direta por mais uma transformação, formidável e silenciosa, nos últimos séculos do Império: a vulgarização da cultura clássica. Essa façanha fundamental da Igreja nascente indica seu verdadeiro lugar e função na passagem para o Feudalismo. A condição de existência da civilização da Antiguidade em meio aos séculos caóticos da Idade Média foi o caráter de resistência da Igreja. Ela foi a ponte entre duas épocas.

(Perry Anderson. Passagens da Antiguidade ao Feudalismo, 2016. Adaptado.)

O excerto permite afirmar corretamente que a Igreja cristã



( a )

tornou-se uma instituição do Império Romano e sobreviveu à sua derrocada quando da invasão dos bárbaros germânicos.

( b )

limitou suas atividades à esfera cultural e evitou participar das lutas políticas durante o Feudalismo.

( c )

manteve-se fiel aos ensinamentos bíblicos e proibiu representações de imagens religiosas na Idade Média.

( d )

reconheceu a importância da liberdade religiosa na Europa Ocidental e combateu a teocracia imperial.

( e )

combateu o universo religioso do Feudalismo e propagou, em meio aos povos sem escrita, o paganismo greco-romano.

Questão 01 - História - Módulo 2 - Roma Antiga - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

ENEM Leia o texto a seguir sobre as tensões entre patrícios e plebeus no início da República romana.

Somente depois de mais de dois séculos de luta entre plebeus insatisfeitos e patrícios poderosos, é que os plebeus conseguiram progressivamente obter direitos políticos iguais aos nobres.

FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2007. p. 82.

As lutas sociais mencionadas no texto estavam relacionadas:



( a )

à concentração de poderes nas mãos de senadores patrícios.

( b )

ao aumento da militarização e diminuição da produção.

( c )

à escassez de mercadorias e aumento da escravidão.

( d )

ao processo de urbanização e falta de mão de obra.

( e )

ao fortalecimento dos generais que controlavam a cidade.

Questão 01 - Química - Setor A - Módulo 6 - Ligação covalente - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(ENEM PPL) A radiação na região do infravermelho interage com a oscilação do campo elétrico gerada pelo movimento vibracional de átomo de uma ligação química. Quanto mais fortes forem as ligações e mais leves os átomos envolvidos, maior será a energia e, portanto, maior a frequência da radiação no infravermelho associada à vibração da ligação química. A estrutura da molécula 2-amino-6-cianopiridina é mostrada.

A ligação química dessa molécula, envolvendo átomos diferentes do hidrogênio, que absorve a radiação no infravermelho com maior frequência é:

Dica dos autores: a fórmula estrutural não condensada da molécula de 2-amino-6-cianopiridina é



( a )

C — C

( b )

C — N

( c )

C — C

( d )

C N 

( e )

C N

Questão 01 - História - Módulo 5 - Cultura medieval - Desafio - BY NC 3.0BR

Enem

Sou uma pobre e velha mulher,

Muito ignorante, que nem sabe ler.

Mostraram-me na igreja da minha terra

Um Paraíso com harpas pintado

E o Inferno onde fervem almas danadas,

Um enche-me de júbilo, o outro me aterra

VILLON. F. In: GOMBRICH, E. História da arte. Lisboa: LTC, 1999.

Os versos do poeta francês François Villon fazem referência às imagens presentes nos templos católicos medievais. Nesse contexto, as imagens eram usadas com o objetivo de



( a )

refinar o gosto dos cristãos. 

( b )

incorporar ideais heréticos. 

( c )

educar os fiéis através do olhar. 

( d )

divulgar a genialidade dos artistas católicos. 

( e )

valorizar esteticamente os templos religiosos

Questão 01 - Geografia - Módulo 3 - Cartografia digital - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UFRGS-RS)

A figura a seguir representa três formas de aquisição de informações a partir do sensoriamento remoto.

Com respeito a essa técnica, considere as afirmativas a seguir.

I. Supõe uma interação energética entre a Terra e o sensor, seja por reflexão de energia do Sol, seja por reflexão de um feixe energético artificial, seja por emissão de energia pela superfície da Terra.

II. Entre as suas aplicações, podem-se citar a estimativa de safras agrícolas e a determinação do local de áreas desmatadas.

III. A expansão urbana é um fenômeno que não pode ser avaliado continuamente por meio da utilização da técnica de sensoriamento remoto.

Quais estão corretas?



( a )

Apenas I 

( b )

Apenas II 

( c )

Apenas III 

( d )

Apenas I e II 

( e )

Apenas II e III

Resposta:

A proposição III está incorreta, pois as imagens fornecidas pelos satélites e as fotografias aéreas, produtos vinculados ao sensoriamento remoto, permitem o monitoramento urbano de forma contínua e constante.

Questão 01 - Revisão - Exercícios - Produção de Texto - BY NC 3.0BR

Textos para a próxima questão 

Texto I

Diz-se que a função principal da linguagem é comunicar. No entanto, há duas questões que devem ser pensadas. De um lado, comunicar não é só transmitir informações, pois as pessoas se comunicam até para não dizer nada. De outro lado, comunicar não é um ato unilateral, mas é um jogo em que um parceiro da comunicação age sobre o outro. A comunicação é, antes de qualquer coisa, relacionamento, interação. Por isso, a linguagem é um meio de ação recíproca, é um meio de interagir com os outros, é um lugar de confrontações, de acordos, de negociações.

José Luiz Fiorin, A linguagem humana

Texto II

O remetente envia uma mensagem ao destinatário. Para ser eficaz, a mensagem requer um contexto a que se refere […], apreensível pelo destinatário, e que seja verbal ou suscetível de verbalização; um código total ou parcialmente comum ao remetente e ao destinatário […]; e, finalmente, um contato, um canal físico e uma conexão psicológica entre o remetente e o destinatário, que os capacite a ambos a entrarem e a permanecerem em comunicação.

Roman Jakobson, Linguística e poética

(UPM-SP) Depreende-se corretamente da leitura dos textos I e II que: 



( a )

a comunicação é emissão de ideias, pois depende apenas das intenções que um destinador tem ao transmitir informações em um determinado código.

( b )

a função da linguagem é primordialmente a expressão de emoções, a partir apenas dos valores subjetivos relacionados a um remetente. 

( c )

a interação verbal prescinde do uso de um código, mesmo que este seja compartilhado entre os participantes da atividade comunicativa. 

( d )

a prática comunicativa é uma atividade de interação verbal, que implica a participação constante de remetente e destinatário para a emissão e a compreensão de sentidos. 

( e )

toda prática comunicativa implica necessariamente, e sempre, a transmissão de informações altamente relevantes para o contexto de interação verbal.​

Questão 01 - Língua Portuguesa - Literatura e Arte - Módulo 2 - Gêneros literários clássicos - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Essa lua enlutada, esse desassossego A convulsão de dentro, ilharga Dentro da solidão, corpo morrendo Tudo isso te devo. E eram tão vastas As coisas planejadas, navios, Muralhas de marfim, palavras largas Consentimento sempre. E seria dezembro.

Um cavalo de jade sob as águas Dupla transparência, fio suspenso Todas essas coisas na ponta dos teus dedos E tudo se desfez no pórtico do tempo Em lívido silêncio. Umas manhãs de vidro Vento, a alma esvaziada, um sol que não vejo

Também isso te devo.

HILST, H. Júbilo, memória, noviciado da paixão. São Paulo: Cia. das Letras, 2018.

No poema, o eu lírico faz um inventário de estados passados espelhados no presente. Nesse processo, aflora o:



( a )

cuidado em apagar da memória os restos do amor.

( b )

amadurecimento revestido de ironia e desapego.

( c )

mosaico de alegrias formado seletivamente.

( d )

desejo reprimido convertido em delírio.

( e )

arrependimento dos erros cometidos.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Produção de texto - Módulo 1 - Fala e escrita - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

No cartum apresentado, o significado da palavra escrita é reforçado pelos elementos visuais, próprios da linguagem não verbal.

A separação das letras da palavra em balões distintos contribui para expressar principalmente a seguinte ideia:



( a )

dificuldade de conexão entre as pessoas

( b )

aceleração da vida na contemporaneidade

( c )

desconhecimento das possibilidade de diálogo

( d )

desencontro de pensamentos sobre um assunto

Resposta:

Resposta Correta C.

Questão 01 - Biologia - Setor A - Módulo 5 - Ciclo do nitrogênio - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Indique a soma das alternativas corretas

(UEPG) - O ciclo do nitrogênio consiste na passagem de átomos de nitrogênio de substâncias inorgânicas do meio físico para moléculas orgânicas constituintes dos seres vivos e vice-versa. Assinale o que for correto sobre o ciclo do nitrogênio.

01) As bactérias desnitrificantes absorvem o gás nitrogênio Nda atmosfera e o oxidam em nitrato. Este pode ser facilmente absorvido pelas plantas, fazendo parte então das moléculas orgânicas vegetais, como as proteínas e ácidos nucleicos. 02) Bactérias do gênero Nitrosomonas realizam a oxidação da amônia, produzindo nitrito, tóxico para a planta. Bactérias do gênero Nitrobacter oxidam o nitrito em nitrato, o qual é solúvel em água, facilitando a assimilação pelas raízes da planta. 04) O maior reservatório de nitrogênio N2 do planeta é o solo, onde se encontra disperso, proveniente tanto de bactérias fixadoras de nitrogênio quanto de bactérias decompositoras de matéria orgânica. 08) As bactérias do gênero Rhizobium, que vivem associadas às raízes de leguminosas, fixam nitrogênio da atmosfera, permitindo a sobrevivência da planta em solos pobres em compostos nitrogenados. 16) Ao morrer e se decompor, as plantas leguminosas liberam no solo o nitrogênio na forma de ureia, fertilizando o solo. As bactérias nitrificantes então degradam estes compostos nitrogenados e liberam gás nitrogênio N para a atmosfera.

Resposta:

02 + 08 = 10

Questão 01 - Biologia - Setor A - Módulo 6 - Dinâmica de populações e de comunidades - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(Unesp-SP) Leia atentamente os três textos e analise o gráfico.

I. Pela primeira vez na história, os empresários deparam- -se com limites reais de crescimento econômico e de consumo, impostos por questões relacionadas à natureza. Todo produto que chega ao consumidor, seja um carro, um tênis ou uma xícara de café, tem origem na extração ou colheita de bens da natureza. Esses bens, a água, as terras cultiváveis, as florestas, são finitos.

(Veja, 09.06.2010. Adaptado.)

II. A população mundial era de cerca de 250 milhões de habitantes no ano 1 da era cristã. Em 1999, chegou a 6 bilhões, e poderá alcançar 9 bilhões em 2050. Alguns autores consideram que a racionalidade humana e os avanços tecnológicos são capazes de resolver os problemas ambientais em uma situação de crescimento populacional. Afirmam que as taxas de mortalidade vão continuar caindo, o bem-estar vai continuar aumentando e que o crescimento populacional contribui para o desenvolvimento humano a longo prazo.

(opensadorselvagem.org. Adaptado.)

III. Alguns autores consideram que a espécie humana expandiu-se a tal ponto que ameaça a existência dos outros seres. Tornou-se uma praga que destrói e ameaça o equilíbrio do planeta. E a Terra reagiu. O processo de eliminação da humanidade já está em curso e vai se dar pela combinação do agravamento do efeito estufa com desastres climáticos e a escassez de recursos. “Bilhões de nós morrerão e os poucos casais férteis de pessoas que sobreviverão estarão no Ártico, onde o clima continuará tolerável”, afirmam.

(opensadorselvagem.org. Adaptado.)

Cada um dos textos I e II relaciona-se a uma das letras do gráfico, A, B ou C. Indique a que letras correspondem os textos I e II e justifique essa correlação. Para fazer jus à conclusão do texto III, uma das linhas do gráfico deveria ser modificada. Faça na figura acima a modificação sugerida pelo texto III e justifique o porquê dessa modificação.

Resposta:

Texto I – Área B.

Os limites reais de crescimento econômico e de consumo têm origem na extração ou na colheita de bens da natureza, que são finitos, assim como os recursos ambientais disponíveis para os seres vivos; portanto, esses recursos proporcionam uma resistência ambiental.

Texto II – Curva A.

A população humana apresenta crescimento exponencial, e o texto menciona a capacidade de superação dos limites ambientais ao crescimento populacional humano, bem como a redução da taxa de mortalidade.

Segundo o texto III, o processo de eliminação da humanidade já está em curso, e bilhões de seres humanos morrerão; além disso, poucos casais férteis sobreviverão, causando, assim, drástica redução da população humana.

Questão 01 - Física - Setor B - Módulo 4 - O estudo do movimento uniforme - Exercício - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Em um teste simplificado para determinar a viscosidade de um líquido, pequenos corpos perfeitamente esféricos e de massas conhecidas são abandonados no interior de um tubo graduado que contém este líquido. A intenção é descobrir se algum deles vai cair em movimento uniforme. A partir de alguns parâmetros, é possível determinar a viscosidade do líquido.

A viscosidade de um líquido é caracterizada pela resistência ao escoamento que todo fluido apresenta e que se deve ao atrito interno originado pelas forças de atração entre moléculas próximas. Quanto maior a viscosidade, menor será a velocidade com que o fluido escoa. É possível aferir a viscosidade de um líquido diretamente com o auxílio de um aparelho denominado viscosímetro.

Suponha que três bolinhas A, B e C sejam colocadas logo abaixo da superfície do líquido, no frasco representado acima, e abandonadas. Quando cada uma delas passa pela marca 35 cm, um cronômetro é disparado. Em seguida, anotam-se suas posições em determinados instantes. A tabela a seguir mostra a que altura (y) da escala graduada as bolinhas estavam em cada instante do movimento de descida.

A partir dos dados da tabela, construa o diagrama y (cm) x t (s) de cada uma das bolinhas, no par de eixos representados a seguir (se puder, use três canetas de cores distintas para representar os gráficos).

Responda às seguintes questões:

a) Qual das bolinhas descreveu movimento uniforme entre t = 0 e t = 12 s? Justifique sua resposta.

b) Qual a velocidade escalar da bolinha que percorreu o líquido em movimento uniforme durante todo o intervalo de tempo medido?

c) Qual a função horária da altura y da bolinha que se manteve em movimento uniforme durante todo o intervalo de tempo medido?

d) No instante t = 2,4 s, qual era a posição da bolinha que se manteve em movimento uniforme?

e) Em qual instante, aproximadamente, a bolinha em movimento uniforme atinge a posição dada por h = 0?

Resposta:

a) A bolinha B, porque ela percorre deslocamentos iguais (-3 cm) em intervalos de tempos iguais. (Professor, comente que a bolinha C, a partir de t = 4 s, também percorre o recipiente em movimento uniforme.)

b) Como o movimento é uniforme: . (Professor, comente que o valor da velocidade não depende do intervalo de tempo escolhido.)

c) yB = 35 − 1,5 ⋅ t (cm ⋅ s)

d) yB = 35 −1,5 ⋅ 2,4 ∴ yB = 31,4 cm

e) t = ? para yB = 0

0 = 35 − 1,5 ⋅ t ∴.t ≈ 23,3 s

Questão 01 - Física - Setor B - Módulo 1 - Conceitos iniciais de Cinemática - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Os termos utilizados em Ciências da Natureza devem assumir significados precisos, a fim de evitar interpretações equivocadas e confusões com a linguagem cotidiana. Em Ciências da Natureza, uma grandeza pode ter significado distinto do seu uso coloquial. Grandeza, na Física, pode ser do tipo vetorial ou escalar. Nos itens a seguir, julgue se a grandeza relacionada é escalar ou vetorial, justificando sua escolha.

a) Força

b) Massa de um corpo

c) Energia

Resposta:

a) Vetorial, pois, para dar informações que a caracterizem por completo, é necessário indicar, além de sua intensidade, a direção e o sentido.

b) Escalar, pois, para caracterizá-la, é suficiente informar sua intensidade, ou seja, um número acompanhado de uma unidade de medida.

c) Escalar. Não faz sentido dizer energia apontada para cima ou para a esquerda. É suficiente indicar apenas sua intensidade.

Questão 01 - Biologia - Módulo 1 - O método científico e a origem da vida - Desafio - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP) Observando plantas de milho, com folhas amareladas, um estudante de agronomia considerou que essa aparência poderia ser devida à deficiência mineral do solo. Sabendo que a clorofila contém magnésio, ele formulou a seguinte hipótese: “Quando há deficiência de sais de magnésio no solo, folhas amareladas aparecem”. Qual das alternativas descreve um experimento correto para testar tal hipótese?



( a )

Fornecimento de sais de magnésio ao solo em que as plantas estão crescendo e observação dos resultados dias depois.

( b )

Fornecimento de uma mistura de diversos sais minerais, inclusive sais de magnésio, ao solo em que as plantas estão crescendo e observação dos resultados dias depois.

( c )

Cultivo de um novo lote de plantas, em solo suplementado com uma mistura completa de sais minerais, incluindo sais de magnésio.

( d )

Cultivo de novos lotes de plantas, fornecendo à metade deles mistura completa de sais minerais, inclusive sais de magnésio, e, à outra metade, apenas sais de magnésio.

( e )

Cultivo de novos lotes de plantas, fornecendo à metade deles mistura completa de sais minerais, inclusive sais de magnésio, e, à outra metade, uma mistura com os mesmos sais, menos os de magnésio.

Questão 01 - Biologia - Módulo 4 - As características dos carboidratos e dos lipídios - Desafio - BY NC 3.0BR

ENEM

A obesidade tornou-se uma epidemia global, segundo a Organização Mundial da Saúde, ligada à Organização das Nações Unidas. O problema vem atingindo um número cada vez maior de pessoas em todo o mundo, e entre as principais causas desse crescimento estão o modo de vida sedentário e a má alimentação. Segundo um médico especialista em cirurgia de redução de estômago, a taxa de mortalidade entre homens obesos de 25 a 40 anos é 12 vezes maior quando comparada à taxa de mortalidade entre indivíduos de peso normal. O excesso de peso e de gordura no corpo desencadeia e piora problemas de saúde que poderiam ser evitados. Em alguns casos, a boa notícia é que a perda de peso leva à cura, como no caso da asma, mas em outros, como o infarto, não há solução.

(FERREIRA, T.)

O texto apresenta uma reflexão sobre saúde e aponta o excesso de peso e de gordura corporal dos indivíduos como um problema, relacionando-o ao:



( a )

padrão estético, pois o modelo de beleza dominante na sociedade requer corpos magros.

( b )

equilíbrio psíquico da população, pois esse quadro interfere na autoestima das pessoas.

( c )

quadro clínico da população, pois a obesidade é um fator de risco para o surgimento de diversas doenças crônicas.

( d )

preconceito contra a pessoa obesa, pois ela sofre discriminação em diversos espaços sociais.

( e )

desempenho na realização das atividades cotidianas, pois a obesidade interfere na performance.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Análise linguística - Módulo 5 - Procedimentos de apreensão e compreensão - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Enem

Os exercícios seguintes tomam como base fragmentos de uma mesma reportagem. Nas três próximas questões, os excertos apresentam uma retrospectiva histórica de diferentes gerações do movimento feminista, sintetizando as principais características de cada uma.

Leia o fragmento a seguir.

[...]

Um breve histórico das ondas ou gerações de projetos feministas

Primeira onda: igualdade

Entre fim do século 19 e começo do 20 – Neste momento, a luta era para que a mulher tivesse seu status de ser humano garantido por meio da igualdade civil, social, econômica e intelectual. As mobilizações femininas demandaram direitos políticos, como o voto, e iguais oportunidades, como de trabalho e estudos.

No Brasil – É criada a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, em 1922, dirigida por Bertha Lutz. Entre suas reivindicações estavam o voto feminino, a instrução da mulher, a proteção às mães e à infância, e uma legislação reguladora do trabalho feminino. [...]

PASSOS, Úrsula. Feminismo mudou desde sua origem; entenda e faça quiz. Folha de S.Paulo, 8 mar. 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ cotidiano/2020/03/feminismo-mudou-desde-sua-origementenda-e-faca-quiz.shtml. Acesso em: 7 abr. 2020.

De acordo com o fragmento, a primeira geração do feminismo reivindicava que:



( a )

os salários de homens e mulheres fossem equiparados. 

( b )

a licença-maternidade fosse instituída para as trabalhadoras. 

( c )

as mulheres tivessem garantida sua condição de ser humano. 

( d )

os homens concedessem igualdade de direitos a suas esposas. 

( e )

mulheres pudessem participar de eleições disputando mandatos.

Resposta:

Quando comentar a questão, convém mostrar que as afirmações incorretas exploram ideias que, segundo o repertório dos leitores, poderiam ser consideradas corretas, porém nenhuma delas é referendada pelo texto. Sendo assim, assinalar qualquer das incorretas seria uma “intromissão discursiva” – algo como atribuir ao texto original ideias que são do enunciatário, não do enunciador.

Questão 01 - História - Módulo 1 - Grécia Antiga - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

ENEM

Mirem-se no exemplo Daquelas mulheres de Atenas Vivem pros seus maridos Orgulho e raça de Atenas.

BUARQUE, C.; BOAL, A. “Mulheres de Atenas”. In: Meus caros amigos,1976. Disponível em: . Acesso em: 4 dez. 2011.

Os versos da composição remetem à condição das mulheres na Grécia Antiga, caracterizada, naquela época, em razão de



( a )

sua função pedagógica, exercida junto às crianças atenienses.

( b )

sua importância na consolidação da democracia, pelo casamento.

( c )

seu rebaixamento de status social frente aos homens.

( d )

seu afastamento das funções domésticas em períodos de guerra.

( e )

sua igualdade política em relação aos homens. 

Questão 01 - História - Módulo 1 - Grécia Antiga - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

ENEM Leia o texto a seguir, que trata do mito de Aquiles, personagem central da Ilíada.

Aquiles é essencialmente um guerreiro. No início de sua vida, teve de escolher entre uma existência longa e tranquila ou a vida breve, mas gloriosa, de um herói. Não hesitou: e todo o seu ser é determinado por essa escolha voluntária. Ele sabe que morrerá jovem, mas conhece seu valor. Sabe-se destinado, por sua vida, à imortalidade. [...] Aquiles tornou-se uma fonte de inspiração através de toda a Antiguidade [...].

GRIMAL, Pierre. A mitologia grega. São Paulo: Brasiliense, 1983. p. 101.

O mito de Aquiles apresenta indícios do quanto a cultura da Grécia Antiga foi marcada pela:



( a )

valorização do guerreiro, considerado um herói.

( b )

depreciação de uma vida longa e voluntariosa.

( c )

busca da imortalidade através de uma vida breve.

( d )

diferenciação entre guerreiros e mortais.

( e )

importância do comércio com as colônias.

Questão 01 - Química - Setor B - Módulo 3 - Separação de misturas de sistemas heterogêneos - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

O chimarrão é uma bebida típica do sul da América do Sul. Beber chimarrão é um hábito legado pelas culturas guarani, aimará e quíchua.

A preparação do chimarrão é feita em um recipiente chamado cuia, em que se adiciona água quente à erva mate. A ingestão da infusão formada é feita por meio de um canudo metálico, que contém um filtro em uma das extremidades, conhecido por bomba.

A respeito do chimarrão, responda:

a) A infusão ingerida é uma substância pura ou uma mistura? Justifique.

b) Quais são os processos de separação de misturas utilizados na preparação e no consumo da bebida? Explique.

c) A bebida seria preparada com a mesma rapidez se usássemos água fria? Explique.

d) Cite outro exemplo em que esses métodos de separação são usados no nosso dia a dia.

Resposta:

a) Mistura, pois a infusão é composta por diversas substâncias que foram extraídas das folhas do mate.

b) Extração e filtração. Ao adicionar água quente à erva ocorre a extração, já que parte das substâncias presentes na erva solubiliza na água.

A filtração ocorre ao sugar a bomba em que são retidas as folhas, e o chá (solução) pode ser ingerido.

c) Não, porque a maioria das substâncias apresentam maior solubilidade em água quente.

d) Preparação de café e de chás.

Questão 01 - Geografia - Módulo 2 - Fases da Lua - Desafio - BY NC 3.0BR

(USF-SP)

Melhor do que uma Veneza tropical, pois, assim que descia, a maré deixava as ruas limpas e brancas de sal. Em marés de sizígia, mais fortes, e normalmente perto da Páscoa, algumas vezes chegávamos navegando até a igreja Matriz, quase contornando a praça principal. A comunhão com o mar em Paraty faz parte de sua história e é evidente em sua arquitetura, no traçado urbanístico e na própria cultura local.

Klink, Amyr. Cem dias entre o céu e o mar. São Paulo, Companhia das Letras, 2005. p. 92.

Na representação a seguir visualizam-se as fases da Lua em um mês de abril. Pela leitura do texto, pode-se afirmar que os dias possíveis para a aventura descrita são



( a )

20 e 22. 

( b )

07 e 21. 

( c )

15 e 30.

( d )

06 e 08. 

( e )

05 e 23.

Resposta:

c

As marés mais elevadas, denominadas sizígia, acontecem quando há o alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua. Ou seja, próximo aos dias 15 e 30 de abril.

Questão 01 - Geografia - Módulo 3 - Cartografia digital - Desafio - BY NC 3.0BR

(UEA-AM)

A capital amazonense já conta com um sistema que está auxiliando outras grandes capitais como Curitiba, Cuiabá, São Paulo, Campo Grande e Rio de Janeiro. O sistema foi elaborado a partir do aerolevantamento que gerou uma coleção de fotos digitais, denominadas ortofotos, criando uma base digital da cidade. Foram fotografados 430 km2 , tamanho exato da área urbana de Manaus. Tal resultado possibilitará, entre outros avanços, a desburocratização na abertura de empresas e na implantação da E-CIT (Certidão de Informações Técnicas), a reorganização de numeração predial e correção de endereçamento, bem como a melhor distribuição da iluminação pública, ordenamento da ocupação e a cobrança mais justa do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU).

(http://semef.manaus.am.gov.br. Adaptado.)

Instalado em 2011 na área urbana de Manaus, esse sistema, que opera com base na relação entre mapas digitais, posicionamento global e banco de dados informatizado, transformou-se em importante instrumento para o planejamento da cidade. O sistema tratado pelo texto é o



( a )

Sistema de Informação Gerencial. 

( b )

Sistema de Planejamento Urbano. 

( c )

Sistema de Informação Geográfica. 

( d )

Sistema de Análise Financeira. 

( e )

Sistema de Recenseamento Local.

Resposta:

c

Os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) utilizam sensoriamento remoto, informações estatísticas e cartografia digital para elaborar estudos, pesquisas e documentos que podem auxiliar no planejamento dos governos nas esferas municipal, estadual e federal.

Questão 01 - Química - Módulo 6 - Tratamento de água - Desafio - BY NC 3.0BR

Um grupo de pesquisadores desenvolveu um método simples, barato e eficaz de remoção de petróleo contaminante na água, que utiliza um plástico produzido a partir do líquido da castanha-de-caju (LCC). A composição química do LCC é muito parecida com a do petróleo e suas moléculas, por suas características, interagem formando agregados com o petróleo. Para retirar os agregados da água, os pesquisadores misturam ao LCC nanopartículas magnéticas.

KIFFER, D. Novo método para remoção de petróleo usa óleo de mamona e castanha-de-caju. Disponível em: www.faperj.br. Acesso em: 31 jul. 2012 (adaptado).

Essa técnica considera dois processos de separação de misturas, sendo eles, respectivamente,



( a )

flotação e decantação. 

( b )

decomposição e centrifugação. 

( c )

floculação e separação magnética.

( d )

destilação fracionada e peneiração. 

( e )

dissolução fracionada e magnetização.​

Questão 01 - Língua Portuguesa - Literatura e Arte - Módulo 1 - Arte como linguagem - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Enem

O Palácio Nereu Ramos, onde estão a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, foi projetado por Oscar Niemeyer. Uma recorrente interpretação de sua simbologia vincula o Senado (menor, abaixo da Câmara e com a circunferência virada para baixo) à reflexão, à ponderação, ao peso da experiência, ao mesmo tempo em que vincula a Câmara (maior, acima do Senado, com a circunferência virada para cima) ao poder e à representação do povo brasileiro.

Considerando essa interpretação e a imagem acima, é possível dizer que:



( a )

o edifício projetado por Oscar Niemeyer une a dimensão estética à dimensão política, à medida que as formas da arquitetura são mobilizadas para construir uma simbologia de intervenção social e de beleza. 

( b )

o edifício projetado por Oscar Niemeyer une a dimensão estética à dimensão ritualística, à medida que as formas da arquitetura são mobilizadas para construir monumentos religiosos das mais diversas matrizes na capital federal. 

( c )

o edifício projetado por Oscar Niemeyer segue padrões artísticos obsoletos em que não podem ser identificadas dimensões da arte. 

( d )

o edifício projetado por Oscar Niemeyer hoje ocupa uma função diversa daquela para a qual foi projetada, de modo que as dimensões artísticas já não fazem mais sentido para a obra. 

( e )

o edifício projetado por Oscar Niemeyer, embora se trate de uma obra política, não apresenta a dimensão política da arte, apenas a ritualística em função da organização atual do Congresso Nacional.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Análise linguística - Módulo 5 - Procedimentos de apreensão e compreensão - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Enem

Lugar de mulher também é na oficina. Pelo menos nas oficinas dos cursos da área automotiva fornecidos pela Prefeitura, a presença feminina tem aumentado ano a ano. De cinco mulheres matriculadas em 2005, a quantidade saltou para 79 alunas inscritas neste ano nos cursos de mecânica automotiva, eletricidade veicular, injeção eletrônica, repintura e funilaria. A presença feminina nos cursos automotivos da Prefeitura — que são gratuitos — cresceu 1480% nos últimos sete anos e tem aumentado ano a ano.

Disponível em: . Acesso em: 27 fev. 2012 (adaptado).

Na produção de um texto, são feitas escolhas referentes a sua estrutura, que possibilitam inferir o objetivo do autor. Nesse sentido, no trecho apresentado, o enunciado “Lugar de mulher também é na oficina” corrobora o objetivo textual de



( a )

demonstrar que a situação das mulheres mudou na sociedade contemporânea. 

( b )

defender a participação da mulher na sociedade atual.

( c )

comparar esse enunciado com outro: “lugar de mulher é na cozinha”. 

( d )

criticar a presença de mulheres nas oficinas dos cursos da área automotiva. 

( e )

distorcer o sentido da frase “lugar de mulher é na cozinha”.

Questão 01 - Biologia - Setor A - Módulo 6 - Dinâmica de populações e de comunidades - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP) - Em 1910, cerca de 50 indivíduos de uma espécie de mamíferos foram introduzidos numa determinada região. O gráfico abaixo mostra quantos indivíduos dessa população foram registrados a cada ano, desde 1910 até 1950.

Esse gráfico mostra que



( a )

desde 1910 até 1940, a taxa de natalidade superou a de mortalidade em todos os anos. 

( b )

a partir de 1938, a queda do número de indivíduos foi devida à emigração. 

( c )

no período de 1920 a 1930, o número de nascimentos mais o de imigrantes foi equivalente ao número de mortes mais o de emigrantes. 

( d )

no período de 1935 a 1940, o número de nascimentos mais o de imigrantes superou o número de mortes mais o de emigrantes. 

( e )

no período de 1910 a 1950, o número de nascimentos mais o de imigrantes superou o número de mortes mais o de emigrantes.

Resposta:

d) no período de 1935 a 1940, o número de nascimentos mais o de imigrantes superou o número de mortes mais o de emigrantes.

Questão 01 - Biologia - Setor A - Módulo 3 - Dinâmica dos ecossistemas e representações gráficas - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP) - Em relação ao fluxo de energia na biosfera, considere que

• A representa a energia captada pelos produtores; • B representa a energia liberada (perdida) pelos seres vivos; • C representa a energia retida (incorporada) pelos seres vivos. 

A relação entre A, B e C na biosfera está representada em:



( a )

A<B<C. 

( b )

A<C<B. 

( c )

A = B = C. 

( d )

A = B + C.

( e )

A + B = C.

Resposta:

d

Questão 01 - Física - Setor B - Módulo 3 - Aceleração escalar média - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

ENEM O trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM), que circula diariamente entre a cidade de Cariacica, na Grande Vitória, e a capital mineira Belo Horizonte, está utilizando uma nova tecnologia de frenagem eletrônica. Com a tecnologia anterior, era preciso iniciar a frenagem cerca de 400 metros antes da estação. Atualmente, essa distância caiu para 250 metros, o que proporciona redução no tempo de viagem.

Considerando uma velocidade de 72 km/h, qual o módulo da diferença entre as acelerações de frenagem depois e antes da adoção dessa tecnologia?



( a )

0,08 m/s2 

( b )

0,30 m/s2 

( c )

1,10 m/s2 

( d )

1,60 m/s2 

( e )

3,90 m/s2

Questão 01 - Física - Setor B - Módulo 2 - Velocidade escalar média - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Beatriz vai prestar a prova do Enem na cidade de Belo Horizonte. Os portões fecham às 13 h. Entretanto, por um imprevisto, no dia da prova, ela se encontrava com os pais na cidade de Varginha, distante 320 km do local da prova. Seu pai decidiu que a levaria de carro até Belo Horizonte. Partiram de Varginha às 9 h da manhã, no dia da prova. Devido ao trânsito na estrada, os primeiros 100 km do percurso foram percorridos com velocidade média de 50 km/h. Qual deve ser a velocidade média mínima que o pai precisa desenvolver no trecho restante da viagem para que Beatriz não perca a prova? 



( a )

80 km/h 

( b )

90 km/h 

( c )

100 km/h 

( d )

110 km/h 

( e )

120 km/h

Resposta:

Veja, no Caderno do Professor, um esquema que indica os trechos do percurso e os dados pertinentes que facilitam a compreensão do problema. Das 9 h até o fechamento do portão às 13 h, Beatriz tem 4 h.

Os primeiros 100 km foram percorridos com velocidade média de 50 km/h. Logo, foram gastas 2 h de viagem, restando apenas mais 2 h. Portanto, o trecho final da viagem, 220 km, deve ser percorrido nessas 2 h restantes. Assim 

Questão 01 - Física - Módulo 1 - Operações vetoriais - Desafio - BY NC 3.0BR

O princípio fundamental da Dinâmica, conhecido como segunda lei de Newton, é uma das leis fundamentais da Mecânica. Essa lei explicita a relação entre a soma vetorial das forças aplicadas a um corpo (resultante das forças, indicada por ) e a aceleração vetorial adquirida pelo corpo (simbolizada por  , letra grega gama). A relação entre essas grandezas é dada por  , em que m é a massa do corpo.

Neste momento, não se preocupe com o total entendimento dessa lei. Por ora, desconsidere que  e    possam ser vetores nulos.

Comparando os vetores representativos da resultante das forças e da aceleração, pode-se concluir que:



( a )

 e  têm a mesma direção, mas podem apresentar sentidos contrários. 

( b )

 e têm a mesma direção e mesmo sentido. 

( c )

 e  podem ter direções distintas entre si. 

( d )

 e podem ter a mesma intensidade. 

( e )

 e ​ devem ser perpendiculares entre si.

Resposta:

a) Incorreta. Como a massa m de um corpo é sempre positiva, e têm a mesma direção e o mesmo sentido.

b) Correta (pela mesma justificativa do item a).

c) Incorreta (pela mesma justificativa do item a).

d) Incorreta. A intensidade de uma grandeza vetorial não é apenas o número, mas sim o número acompanhado de uma unidade. A unidade de força não é a mesma unidade da aceleração. Logo, e não podem ter a mesma intensidade.

e) Incorreta (pela mesma justificativa do item a).

Questão 01 - Revisão - Exercícios - Matemática A - BY NC 3.0BR

(Insper-SP) Sendo x e y dois números reais não nulos, a expressão (x–2 + y–2)–1 é equivalente a:



( a )

( b )

( c )

( d )

(xy)2 

( e )

x2 + y2

Questão 01 - Língua Portuguesa - Análise linguística - Módulo 4 - Interdiscursividade e intertextualidade - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Enem

Texto I

O chamado “fumante passivo” é aquele indivíduo que não fuma, mas acaba respirando a fumaça dos cigarros fumados ao seu redor. Até hoje, discutem-se muito os efeitos do fumo passivo, mas uma coisa é certa: quem não fuma não é obrigado a respirar a fumaça dos outros.

O fumo passivo é um problema de saúde pública em todos os países do mundo. Na Europa, estima-se que 79% das pessoas estão expostas à fumaça “de segunda mão”, enquanto, nos Estados Unidos, 88% dos não fumantes acabam fumando passivamente. A Sociedade do Câncer da Nova Zelândia informa que o fumo passivo é a terceira entre as principais causas de morte no país, depois do fumo ativo e do uso de álcool.

Disponível em: www.terra.com.br. Acesso em: 27 abr. 2010 (fragmento)

Texto II

Ao abordar a questão do tabagismo, os textos I e II procuram demonstrar que:



( a )

a quantidade de cigarros consumidos por pessoa, diariamente, excede o máximo de nicotina recomendado para os indivíduos, inclusive para os não fumantes. 

( b )

para garantir o prazer que o indivíduo tem ao fumar, será necessário aumentar as estatísticas de fumo passivo. 

( c )

a conscientização dos fumantes passivos é uma maneira de manter a privacidade de cada indivíduo e garantir a saúde de todos. 

( d )

os não fumantes precisam ser respeitados e poupados, pois estes também estão sujeitos às doenças causadas pelo tabagismo. 

( e )

o fumante passivo não é obrigado a inalar as mesmas toxinas que um fumante, portanto depende dele evitar ou não a contaminação proveniente da exposição ao fumo.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas