Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 01 - Biologia - Setor B - Módulo 1 - Introdução ao método científico e à origem da vida - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Ao voltar de suas férias, na manhã de 28 de setembro de 1928, o médico e pesquisador escocês Alexander Fleming notou que uma placa de cultura de bactérias que ele estudava havia sido contaminada por um fungo. Ele verificou que as bactérias não cresciam no local onde estava o fungo, como pode ser observado a seguir.

Fleming ficou intrigado com o fato e desenvolveu uma pesquisa que levou à descoberta do primeiro antibiótico de uso médico, a penicilina. Aplicando o método científico, descreva as etapas pelas quais essa pesquisa passou até chegar à penicilina.

Resposta:

Observação: As bactérias morrem na presença do fungo.

Pergunta: Por que está ocorrendo a morte das bactérias?

Hipótese: O fungo produz uma substância química que mata as bactérias. Testes de hipótese: Colocar o fungo em contato com outras colônias bacterianas para verificar se o fenômeno se repete. Isolar as substâncias químicas presentes nos fungos que estão em contato com as bactérias. Testar separadamente cada uma das substâncias isoladas em colônias bacterianas. Identificar qual das substâncias tem efeito antibiótico.

Questão 01 - Biologia - Setor B - Módulo 1 - Introdução ao método científico e à origem da vida - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP) No texto a seguir, reproduzido do livro Descobertas acidentais em ciências, de Royston M. Roberts (Campinas, Papirus, 1993), algumas frases referentes a etapas importantes na construção do conhecimento científico foram grifadas e identificadas por um numeral romano:

Em 1889, em Estrasburgo, então Alemanha, enquanto estudavam a função do pâncreas na digestão, Joseph Von Mering e Oscar Minkowski, removeram o pâncreas de um cão. No dia seguinte, um assistente de laboratório chamou-lhes atenção sobre o grande número de moscas voando ao redor da urina daquele cão. (I)

Curiosos sobre porque as moscas foram atraídas à urina, analisaram-na e observaram que esta apresentava excesso de açúcar. (II)

Açúcar na urina é um sinal comum de diabetes. Von Mering e Minkowski perceberam que estavam vendo pela primeira vez a evidência da produção experimental de diabetes em um animal. (III)

O fato de tal animal não ter pâncreas sugeriu a relação entre esse órgão e o diabetes. [...] Muitas tentativas de isolar a secreção foram feitas, mas sem sucesso até 1921. Dois pesquisadores, Frederick G. Bating, um jovem médico canadense, e Charles H. Best, um estudante de medicina, trabalhavam no assunto no laboratório do professor John J. R. MacLeod, na Universidade de Toronto. Eles extraíam a secreção do pâncreas de cães. (IV)

Quando injetaram os extratos (secreção do pâncreas) nos cães tornados diabéticos pela remoção de seu pâncreas, o nível de açúcar no sangue desses cães voltou ao normal, e a urina não apresentava mais açúcar.

A alternativa que identifica corretamente cada uma das frases grifadas com cada uma das etapas de construção do conhecimento científico é:



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Questão 01 - Biologia - Setor B - Módulo 2 - Estrutura e tipos básicos de célula - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UPE) Em uma gincana de Biologia, você concorre a uma vaga para representar Pernambuco na etapa nacional. O ponto sorteado foi Origem da vida. Você e seu adversário receberam cartas de um jogo, relacionadas às hipóteses: (1) autotrófica e (2) heterotrófica. Observe as cartas a seguir:

Vence aquele que inter-relacionar as cartas, montando uma sequência coerente com uma dessas duas hipóteses, associando as afirmações das colunas 1 e 2.

Estão corretas as associações



( a )

I e A.

( b )

I e B.

( c )

II e A

( d )

III e A.

( e )

III e B.

Questão 01 - Química - Setor A - Módulo 1 - Origem dos modelos atômicos - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Atualmente, a teoria atômica é a mais aceita para explicar a composição da matéria. Embora essa concepção exista desde a Grécia antiga, a proposta de uma teoria atômica por John Dalton, no início do século XIX, capaz de explicar submicroscopicamente aspectos quantitativos de resultados experimentais envolvendo as massas dos participantes de uma reação química, influenciou positivamente o desenvolvimento científico nos anos posteriores. Vamos considerar a formação da água:

 

Com base nas etapas estudadas do método científico, responda aos itens a seguir:

a) Analisando cada experimento individualmente, qual é a principal observação que pode ser registrada?

b) Comparando os dados apresentados nos diferentes experimentos, é possível identificar algum padrão ou regularidade? Em caso afirmativo, qual?

c) Caso fosse realizado um experimento no qual se desejasse obter 4,5 g de água, quais seriam as massas de gás hidrogênio e de gás oxigênio que deveria ser utilizado?

Resposta:

a) Nos três experimentos, observa-se a conservação das massas (lei de Lavoisier). A soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos.

b) Sim, é possível observar que, ao aumentar a quantidade de uma das substâncias, as outras também devem aumentar na mesma proporção (lei de Proust).

c) 

Comparando com o experimento 1, a quantidade de água foi reduzida à metade, assim as quantidades de gás hidrogênio e gás oxigênio também devem ser reduzidas à metade.

Questão 01 - Física - Setor B - Módulo 4 - O estudo do movimento uniforme - Exercício - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Em um teste simplificado para determinar a viscosidade de um líquido, pequenos corpos perfeitamente esféricos e de massas conhecidas são abandonados no interior de um tubo graduado que contém este líquido. A intenção é descobrir se algum deles vai cair em movimento uniforme. A partir de alguns parâmetros, é possível determinar a viscosidade do líquido.

A viscosidade de um líquido é caracterizada pela resistência ao escoamento que todo fluido apresenta e que se deve ao atrito interno originado pelas forças de atração entre moléculas próximas. Quanto maior a viscosidade, menor será a velocidade com que o fluido escoa. É possível aferir a viscosidade de um líquido diretamente com o auxílio de um aparelho denominado viscosímetro.

Suponha que três bolinhas A, B e C sejam colocadas logo abaixo da superfície do líquido, no frasco representado acima, e abandonadas. Quando cada uma delas passa pela marca 35 cm, um cronômetro é disparado. Em seguida, anotam-se suas posições em determinados instantes. A tabela a seguir mostra a que altura (y) da escala graduada as bolinhas estavam em cada instante do movimento de descida.

A partir dos dados da tabela, construa o diagrama y (cm) x t (s) de cada uma das bolinhas, no par de eixos representados a seguir (se puder, use três canetas de cores distintas para representar os gráficos).

Responda às seguintes questões:

a) Qual das bolinhas descreveu movimento uniforme entre t = 0 e t = 12 s? Justifique sua resposta.

b) Qual a velocidade escalar da bolinha que percorreu o líquido em movimento uniforme durante todo o intervalo de tempo medido?

c) Qual a função horária da altura y da bolinha que se manteve em movimento uniforme durante todo o intervalo de tempo medido?

d) No instante t = 2,4 s, qual era a posição da bolinha que se manteve em movimento uniforme?

e) Em qual instante, aproximadamente, a bolinha em movimento uniforme atinge a posição dada por h = 0?

Resposta:

a) A bolinha B, porque ela percorre deslocamentos iguais (-3 cm) em intervalos de tempos iguais. (Professor, comente que a bolinha C, a partir de t = 4 s, também percorre o recipiente em movimento uniforme.)

b) Como o movimento é uniforme: . (Professor, comente que o valor da velocidade não depende do intervalo de tempo escolhido.)

c) yB = 35 − 1,5 ⋅ t (cm ⋅ s)

d) yB = 35 −1,5 ⋅ 2,4 ∴ yB = 31,4 cm

e) t = ? para yB = 0

0 = 35 − 1,5 ⋅ t ∴.t ≈ 23,3 s

Questão 01 - Geografia - Módulo 2 - Cartografia - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

ENEM

A geração de imagens por meio da tecnologia ilustrada depende da variação do(a):



( a )

Albedo dos corpos físicos.

( b )

Profundidade do lençol freático.

( c )

Campo de magnetismo terrestre.

( d )

Qualidade dos recursos minerais.

( e )

Movimento de translação planetária.

Resposta:

Caso considere necessário, comente que albedo é a capacidade que uma superfície tem de refletir a energia do Sol. Uma superfície com albedo elevado tem um alto percentual de reflexão. Geralmente, as coberturas da superfície terrestre com cores mais claras possuem maior albedo.

Questão 01 - Geografia - Módulo 2 - Cartografia - Exercício - Prepare-se - BY NC 3.0BR

Na próxima aula, vamos estudar o território brasileiro em suas dimensões e particularidades geográficas. Para refletir sobre o assunto, leia o texto a seguir. Ele se refere a uma pesquisa feita pelo Instituto Ipsos, que pedia aos entrevistados que localizassem o Brasil no mapa-múndi.

Os pesquisadores abriram um mapa-múndi na frente dos entrevistados (1 000 pessoas, em setenta municípios das nove regiões metropolitanas) e lhes pediram que indicassem onde ficava o Brasil. Somente metade acertou. É isso mesmo: o levantamento mostra que 50% dos brasileiros não sabem localizar o país no mapa. Houve os que chutaram as respostas. Vieram desse grupo disparates de corar de vergonha. Para 2%, o Brasil fica na Argentina. Um porcentual pouco maior acha que o país se localiza na África – a dúvida é se no Chade ou na República Democrática do Congo. Outros 29% nem tentaram responder. A pesquisa do Ipsos tem a força de um soco na boca do estômago nacional. Quase 10% dos entrevistados que passaram por uma faculdade (tendo completado ou não o curso) não sabem que o Brasil se localiza na América do Sul. […] Previsivelmente, o desconhecimento em relação aos outros países é ainda maior. Só 18% dos brasileiros conseguem identificar os Estados Unidos e apenas 3% localizam corretamente a França. Quanto à Argentina, tão citada em piadas futebolísticas, 84% nem sequer desconfiam de que faz fronteira com o Brasil.

VEJA. São Paulo: Abril, 7 nov. 2007.

O texto destaca que muitos brasileiros não sabem localizar o próprio país no mapa-múndi. Além disso, poucos acertaram a localização dos Estados Unidos e da França. Quais seriam as consequências desse fato para essas pessoas?

Questão 01 - Biologia - Setor A - Módulo 1 - Níveis de organização e conceitos de Ecologia - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Uece) - No mundo dos multicelulares, há níveis de organização superiores à célula. A partir dessa informação, assinale a afirmação verdadeira.



( a )

Ecossistema é o conjunto das populações de uma região. 

( b )

População é formada pelos indivíduos de distintas espécies que vivem em uma mesma região e em uma determinada época. 

( c )

Tecido é um conjunto de células semelhantes que se reúnem para desempenhar determinadas funções. 

( d )

Células são as unidades morfofisiológicas dos seres vivos que compõem os tecidos.​

Resposta:

d) Células são as unidades morfofisiológicas dos seres vivos que compõem os tecidos.

Questão 01 - Biologia - Setor B - Módulo 4 - Os carboidratos e os lipídios - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(UFRGS-RS) Os carboidratos, moléculas constituídas, em geral, por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio, podem ser divididos em três grupos: monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.

A coluna I, a seguir, apresenta três grupos de carboidratos, e a II, alguns exemplos desses carboidratos.

Associe adequadamente a segunda coluna à primeira.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é



( a )

2 - 3 - 1 - 1 - 3 - 2.

( b )

3 - 1 - 3 - 2 - 2 - 1.

( c )

1 - 2 - 2 - 3 - 1 - 3.

( d )

2 - 1 - 2 - 2 - 3 - 1.

( e )

1 - 3 - 1 - 3 - 2 - 2.

Questão 01 - Física - Setor A - Módulo 2 - Interações entre corpos: causas e efeitos - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Observe a imagem. Ela mostra uma pessoa aplicando uma força que foi suficiente para movimentar um carro inicialmente em repouso cuja massa é muito maior que a da própria pessoa (a massa do veículo é cerca de 50 vezes maior que a da pessoa da imagem).

Parte I

Junto com seus colegas, discuta a seguinte pergunta: Podemos dizer que um corpo possui força? Por exemplo, podemos dizer que a pessoa que puxa o veículo possui muita força? A partir da imagem, crie suas hipóteses para responder a a essa pergunta de forma a justificá-las e registre suas ideias no espaço a seguir.

Parte II

Com as hipóteses construídas, vamos partir para a segunda fase, que é validá-las. Para isso, vamos tomar algumas imagens, que descrevem situações reais. Todas as imagens são de um corpo aplicando força em outro.

As imagens anteriores nos trazem algumas evidências experimentais. Sobre elas, volte a discutir com os colegas:

a) No caso da primeira imagem, na qual o pé do jogador aplica uma força na bola, é possível que o pé aplique essa força se não houver a bola? No caso do bastão que atrai o barbante, é possível o bastão aplicar essa força se não houver barbante próximo a ele? E no caso das mãos, pode uma das mãos aplicar força (ao esfregar) se a outra não estiver junto a ela?

b) Nos casos apresentados até agora, para que haja forças aplicadas em um

Parte III

Agora que você teve contato com alguns resultados experimentais, retorne às hipóteses feitas na parte I. Independentemente de serem ou não corretas, não as apague, pois elas são um registro do que você já sabia e do que você não sabia. É importante manter esse registro, para que tenha mais clareza sobre o conhecimento que adquiriu durante o processo de aprendizagem. Veja quais hipóteses estavam corretas e quais precisavam de correções ou ajustes. Esse trabalho de confirmar suas hipóteses ou reescrevê-las faz parte da construção de suas conclusões, que ocorre a partir das hipóteses estarem validadas ou não. Apresente suas conclusões no espaço a seguir.

Resposta:

Professor, a resposta aqui é pessoal. A ideia é que o aluno construa suas hipóteses a partir de seus conhecimentos prévios. Veja comentários no Caderno do Professor.

Parte II

a) Não para todas perguntas. Só há força quando um corpo interage com outro.

b) Não, em todas há dois corpos interagindo.

A partir da resposta, propomos que seja feita uma generalização, concluindo que forças são sempre interações entre dois ou mais corpos.

Parte III

Após a atividade anterior, a ideia é concluir que, para que um corpo aplique força, é necessário que ele interaja com outro corpo. Assim, um corpo não possui força. Força é resultado da ação de um corpo sobre outro. Caso os alunos tenham dificuldade em formular essa resposta, talvez seja necessário explicar o que é possuir, pois a falta de clareza sobre o significado desse verbo pode fazer com que sintam dificuldade em compreender a proposta como um todo. (Veja mais detalhes no Caderno do Professor.)

Sugerimos que as hipóteses formuladas não sejam apagadas. Além de registrar o processo de aprendizagem do aluno, isso é válido para fomentar uma cultura na qual o erro faz parte do processo de aprendizagem. (Veja mais reflexões no Caderno do Professor.)

Questão 01 - História - Módulo 3 - A experiência da escravidão na Antiguidade - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia o trecho a seguir e responda às perguntas.

Escravidão e democracia: aparentemente, não há duas palavras mais incomparáveis. Entretanto, não é exagero dizer que a democracia ateniense dependia da existência da escravidão.

FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. Contexto: São Paulo, 2007. p. 30.

a) Explique a frase: “Escravidão e democracia: aparentemente, não há duas palavras mais incomparáveis”.

b) Por que a “democracia ateniense dependia da existência da escravidão”?

Resposta:

a) Com base em valores contemporâneos sobre a democracia, associados à ideia de que “todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos“ – artigo primeiro da Declaração Universal dos Direitos do Homem adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 1948 –, a escravidão é incompatível com a cidadania.

b) A existência de escravos, empregados nas mais variadas atividades, liberava aos cidadãos tempo para se dedicar às atividades políticas.

Questão 01 - História - Módulo 4 - Mundo extraeuropeu - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia o trecho do historiador Alberto da Costa e Silva e responda às questões.

Eis que chega um grupo banto. Algumas famílias. Ou toda uma linhagem. Limpa o terreno. Corta árvores para fazer as casas. Arma-lhes as paredes como uma gaiola de varas e preenche os vazios com barro socado. Compõem-lhes o teto de sapé. E nessa nova aldeota, instalam-se. Abre, ali perto, por derruba e queimada, as suas roças. Faz os cercados para os animais domésticos: ovelhas, cabras, algumas vezes a vaca. Vai pescar no rio, no riacho, no lago, na lagoa. Com anzóis e arpões de ferro. Com armadilhas, redes e puçás. Volta muitas vezes da caça com grandes animais antílopes, búfalos, porcos selvagens que matam, graças à lança e à flecha de ponta de ferro, com menor dificuldade do que os vizinhos nômades, que mal pressentem.

[...] Quando o solo começa a mostrar-se menos fértil ou a caça se torna mais difícil nas redondezas, o grupo segue adiante. [...] Ao mudar de paisagem e ao entrar em contato com culturas diferentes daquelas que seus pais, avós ou bisavós haviam cruzado, alteram a alimentação, modificam hábitos, enriquecem o vocabulário e a sintaxe, trocam a forma de alguns de seus objetos e assimilam novos símbolos de fé e poder.

SILVA, Alberto da Costa e. A enxada e a lança: a África antes dos portugueses. 5. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011. p 226-227

a) De acordo com o trecho, de que forma ocorreu a expansão dos povos falantes da língua banto?

b) Como era a relação com grupos de outra cultura?

Resposta:

a) A expansão ocorreu graças à iniciativa de grupos familiares de se deslocarem em busca de novas terras férteis e áreas de caça.

b) A relação com outros grupos era marcada por intensa interação cultural.

Questão 01 - História - Módulo 2 - Antiguidade oriental - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Neste trecho, o historiador Marcelo Rede demonstra como era diferente o papel das leis na Mesopotâmia em comparação a esse papel nos dias atuais.

O nascimento da lei?

É muito comum dizer que a Mesopotâmia conheceu as primeiras leis da história do homem. Na verdade, os “códigos” mesopotâmicos eram muito diferentes das legislações atuais: eles não tinham leis que estabelecessem as características de um crime nem a pena que deveria ser aplicada. Diferentemente, em geral, [os códigos] parecem ser coletâneas de sentenças reais, que descreviam uma situação concreta e particular e diziam o que deveria acontecer com o acusado. Nesta passagem do famoso “código” de Hamurabi, por exemplo, lê-se: “Se um pedreiro construiu uma casa para um homem livre, mas não reforçou seu trabalho, e a casa que ele construiu caiu e matou o dono da casa, então esse pedreiro será morto”.

REDE, M. A Mesopotâmia. São Paulo: Saraiva, 1997. p. 38. 

a) Qual a intenção do autor ao usar uma pergunta como título?

b) Que diferença o autor estabelece entre as leis atuais e as da Mesopotâmia?

Resposta:

a) O autor pretende questionar a ideia de que a lei, como a entendemos hoje, tenha nascido na Mesopotâmia. Por isso, ele fez uma pergunta, em vez de uma afirmação.

b) As leis mesopotâmicas, diferentemente das leis atuais, não buscavam caracterizar o crime e a pena cabível; só tratavam de casos particulares.

Questão 01 - Biologia - Módulo 1 - O método científico e a origem da vida - Desafio - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP) Observando plantas de milho, com folhas amareladas, um estudante de agronomia considerou que essa aparência poderia ser devida à deficiência mineral do solo. Sabendo que a clorofila contém magnésio, ele formulou a seguinte hipótese: “Quando há deficiência de sais de magnésio no solo, folhas amareladas aparecem”. Qual das alternativas descreve um experimento correto para testar tal hipótese?



( a )

Fornecimento de sais de magnésio ao solo em que as plantas estão crescendo e observação dos resultados dias depois.

( b )

Fornecimento de uma mistura de diversos sais minerais, inclusive sais de magnésio, ao solo em que as plantas estão crescendo e observação dos resultados dias depois.

( c )

Cultivo de um novo lote de plantas, em solo suplementado com uma mistura completa de sais minerais, incluindo sais de magnésio.

( d )

Cultivo de novos lotes de plantas, fornecendo à metade deles mistura completa de sais minerais, inclusive sais de magnésio, e, à outra metade, apenas sais de magnésio.

( e )

Cultivo de novos lotes de plantas, fornecendo à metade deles mistura completa de sais minerais, inclusive sais de magnésio, e, à outra metade, uma mistura com os mesmos sais, menos os de magnésio.

Questão 01 - Revisão - Exercícios - História - BY NC 3.0BR

(UPF-RS)

O historiador romano Tácito escreveu sobre o tratamento dado aos cristãos em Roma:

“No tempo de Péricles (461-429 a.C), o comparecimento à assembleia soberana era aberto a todo o cidadão. A assembleia era um comício ao ar livre que reunia centenas de atenienses do sexo masculino, com idade superior a 18 anos. Todos os que compareciam tinham direito de fazer uso da palavra. As decisões da assembleia representavam a palavra final na guerra e na paz, nos tratados, nas finanças, nas legislações, nas obras públicas, no julgamento dos casos mais importantes, na eleição de administradores, enfim na totalidade das atividades governamentais”.

BRAICK, P. R.; MOTA, M. B. História: Das cavernas ao terceiro milênio. 3ª ed. São Paulo: Moderna, 2013, p. 102

O texto acima refere-se a Atenas, considerada o berço da Democracia no mundo antigo. Sobre aquele regime democrático, está correto afirmar que



( a )

apenas os homens livres, proprietários, nascidos em Atenas, filhos de pais e mães atenienses, eram considerados cidadãos, com direito à participação direta nas decisões tomadas. 

( b )

baseava-se na participação direta de toda a população nas Assembleias Legislativas, que uma vez por ano se reuniam em praça pública, chamada de Ágora, e deliberavam sobre os mais variados assuntos. 

( c )

os estrangeiros, bem como os escravos libertos, podiam participar livremente das decisões tomadas nas assembleias, representando seus próprios interesses. 

( d )

é um equívoco chamá-lo de democrático, pois negava a participação dos representantes eleitos pelos proprietários de terras. 

( e )

como não havia escravos em Atenas, a quase totalidade da população tinha participação política daquela Cidade-Estado.

Questão 01 - Biologia - Setor B - Módulo 3 - A importância da água e dos sais minerais - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(Cefet-MG)

O ovo é um recipiente biológico perfeito que contém material orgânico e inorgânico em sua constituição. Um de seus componentes é a clara ou albúmen, formada predominantemente por água e também por proteínas. Caso a galinha se reproduza antes da liberação do óvulo ocorrerá a formação de um embrião no interior do ovo. Porém, para que este se desenvolva é necessária uma transferência de calor, que ocorre durante o período em que essas aves chocam os ovos.

Disponível em: . Acesso em 21 abr. 2015. (Adaptado).

Caso a galinha saia do ninho temporariamente durante esse período, o desenvolvimento do embrião não cessará em virtude da água no interior do ovo:



( a )

diluir substâncias tóxicas.

( b )

ser um solvente universal.

( c )

possuir um alto calor específico.

( d )

participar de reações de hidrólise.

( e )

apresentar elevado valor nutricional.

Questão 01 - Biologia - Setor B - Módulo 2 - Estrutura e tipos básicos de célula - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(Unicentro-PR)

Ao longo dos séculos, várias hipóteses foram formuladas por filósofos e cientistas na tentativa de explicar como teria surgido a vida em nosso planeta. Até o século XIX, imaginava-se que os seres vivos poderiam surgir não só a partir do cruzamento entre si, mas também a partir da matéria bruta, de uma forma espontânea. Essa ideia, proposta há mais de 2.000 anos por Aristóteles, era conhecida por geração espontânea ou abiogênese. Os defensores dessa hipótese supunham que determinados materiais brutos conteriam um “princípio ativo”, isto é, uma “força” capaz de comandar uma série de reações que culminariam com a súbita transformação do material inanimado em seres vivos. Desmoralizada a teoria da abiogênese, confirmou-se a ideia de Prayer: Omne vivium ex vivo, que se traduz por “todo ser vivo é proveniente de outro ser vivo”. Isso criou a seguinte pergunta: se é preciso um ser vivo para originar outro ser vivo, de onde e como apareceu o primeiro ser vivo? Tentou-se, então, explicar o aparecimento dos primeiros seres vivos na Terra a partir dos cosmozoários, que seriam microrganismos flutuantes no espaço cósmico. Mas existem provas concretas de que isso jamais poderia ter acontecido. Tais seres seriam destruídos pelos raios cósmicos e ultravioletas que varrem continuamente o espaço sideral. Em 1936, Alexander Oparin propõe uma nova explicação para a origem da vida a partir de uma grande evolução molecular.

(BIOLOGIA origem…, 2016).

Segundo o texto e com os conhecimentos sobre o assunto, pode-se afirmar:



( a )

A partir de reações constantes, as moléculas orgânicas simples foram imediatamente formadas.

( b )

Os primeiros seres vivos apresentavam reprodução, que é caracterizada pela presença de gametas.

( c )

Uma organização interna no citoplasma, desde a gênese do primeiro ser vivo, possibilitou uma maior divisão de trabalho.

( d )

O surgimento de uma membrana lipoproteica viabilizou a origem de uma estrutura celular com uma composição interna específica.

Questão 01 - Química - Setor A - Módulo 3 - Modelo atômico de Bohr e distribuição eletrônica - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

As estrelas atuam como verdadeiras “fornalhas” espaciais, produzindo, por meio de uma série de processos, uma grande diversidade de átomos de diferentes elementos químicos. Apesar de não podermos nos aproximar desses núcleos estelares, é possível identificar os elementos presentes em diferentes estrelas por meio da análise de sua emissão luminosa. A seguir, são apresentadas duas tabelas periódicas modificadas.

Tabela periódica 1: Origem estelar dos elementos químicos

Tabela periódica 2: Espectro de emissão atômica dos elementos químicos

Fonte: https://www.tabelaperiodica.org/tabela-periodica-com-espectros-de-emissao-atomica-dos-elementos/. Acesso em: 16 mar. 2020.

a) Utilizando o modelo de Bohr, explique como ocorre a emissão de luz pelos átomos dos diferentes elementos químicos presentes nas estrelas.

b) Analise as tabelas periódicas 1 e 2 e responda: Como seria classificada uma estrela composta de grandes quantidades de crômio (Cr) e qual seria a cor emitida por ela? Para responder à segunda parte da questão, ao analisar as cores de emissão do elemento químico, atente-se à cor predominante no espectro.

Resposta:

a) Os elétrons, após serem excitados para níveis mais energéticos, retornam para os níveis menos energéticos, liberando energia na forma de luz.

b) Analisando a primeira tabela, poderíamos classificá-la como uma estrela grande. A partir da análise da segunda tabela, a principal radiação (cor) emitida pela estrela poderia ser azul ou verde.

Questão 01 - Química - Setor A - Módulo 1 - Origem dos modelos atômicos - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(PUC-RS ) John Dalton foi o responsável por introduzir no âmbito da ciência a teoria atômica, nos primeiros anos do século XIX. Nessa época, ainda não se conseguia saber quantos átomos de cada elemento entravam na composição das moléculas simples. Hoje sabemos que a fórmula da molécula da água é H2O e que a da amônia é NH3. Dalton supôs que as moléculas mais simples eram combinações 1:1; assim, a água seria HO e a amônia, NH. Dalton introduziu uma escala de massas atômicas baseada no hidrogênio, que tinha massa 1.

Na época de Dalton, acreditava-se que, em massa, a água tinha de hidrogênio, e que a amônia tinha de hidrogênio. Com isso, foi possível concluir que as massas atômicas do oxigênio e do nitrogênio valiam, respectivamente, 



( a )

7 e 5. 

( b )

8 e 6. 

( c )

9 e 7. 

( d )

16 e 14. 

( e )

32 e 28.

Questão 01 - Física - Setor B - Módulo 3 - Aceleração escalar média - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

ENEM O trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM), que circula diariamente entre a cidade de Cariacica, na Grande Vitória, e a capital mineira Belo Horizonte, está utilizando uma nova tecnologia de frenagem eletrônica. Com a tecnologia anterior, era preciso iniciar a frenagem cerca de 400 metros antes da estação. Atualmente, essa distância caiu para 250 metros, o que proporciona redução no tempo de viagem.

Considerando uma velocidade de 72 km/h, qual o módulo da diferença entre as acelerações de frenagem depois e antes da adoção dessa tecnologia?



( a )

0,08 m/s2 

( b )

0,30 m/s2 

( c )

1,10 m/s2 

( d )

1,60 m/s2 

( e )

3,90 m/s2

Questão 01 - Geografia - Módulo 1 - Noções espaciais - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

ENEM

Quando é meio-dia nos Estados Unidos, o Sol, todo mundo sabe, está se deitando na França. Bastaria ir à França num minuto para assistir ao pôr do sol.

SAINT-EXUPÉRY, A. O Pequeno Príncipe. Rio de Janeiro: Agir, 1996.

A diferença espacial citada é causada por qual característica física da Terra?



( a )

Achatamento de suas regiões polares.

( b )

Movimento em torno de seu próprio eixo.

( c )

Arredondamento de sua forma geométrica.

( d )

Variação periódica de sua distância do Sol.

( e )

Inclinação em relação ao seu plano de órbita.

Resposta:

Considerando-se a ideia de movimento apresentada no texto (“assistir ao pôr do sol”), a diferença horária observada nos dois países pode ser explicada pelo movimento de rotação da Terra, que se dá em torno de seu próprio eixo, no sentido oeste-leste. Sendo assim, o escurecer do dia ocorre primeiro na França e depois nos Estados Unidos.

Questão 01 - Geografia - Módulo 3 - Brasil: território e fronteiras - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(IFCE) - Observando o mapa do Brasil a seguir e levando em consideração os pontos extremos e suas características territoriais, é correto afirmar-se que o



( a )

Brasil não pode ser considerado um país com dimensões territoriais proporcionais.

( b )

 ponto extremo norte do Brasil é o Arroio Chuí, na Serra Contamana. 

( c )

ponto extremo leste do Brasil é Ponta do Seixas, no estado do Ceará. 

( d )

ponto extremo sul do Brasil é a nascente do rio Ailã. 

( e )

Brasil é um país equidistante, pois possui distâncias territoriais proporcionais na direção norte-sul e leste-oeste.

Resposta:

e

Questão 01 - Biologia - Setor A - Módulo 1 - Níveis de organização e conceitos de Ecologia - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(UPE) - Um grupo de estudantes do ensino médio realizou uma pesquisa para fins de trabalho escolar e encontrou a seguinte afirmação em um dos livros de Biologia “(...) houve intercâmbio de matéria e energia entre os organismos e o meio abiótico”. Partiram para uma discussão em grupo, buscando a melhor definição e chegaram à conclusão de que esse é um conceito que define



( a )

o ecossistema. 

( b )

a comunidade. 

( c )

a biosfera. 

( d )

o biótopo. 

( e )

a população.

Resposta:

a

Questão 01 - Física - Setor A - Módulo 2 - Interações entre corpos: causas e efeitos - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Uma atração famosa em parques de diversões ganhou uma versão maior e mais atualizada, que é o SkyScreamer, nos Estados Unidos.

As pessoas são colocadas a uma altura de 70 m, executando movimento circular em um plano horizontal e desenvolvendo velocidade de cerca de 70 km/h.

Podemos representar esse contexto por meio do seguinte esquema:

Desprezando a resistência do ar, assinale as forças aplicadas no conjunto banco/pessoa.

Resposta:

Questão 01 - Física - Setor A - Módulo 1 - A origem do Universo: a mitologia e o método científico - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Há diferentes explicações quanto à origem do Universo. Há a explicação hindu, a egípcia, a chinesa, a judaico-cristã, o Big Bang, etc. A partir do Caderno de Estudos ou de outra referência confiável, escreva em seu caderno um resumo sobre uma dessas explicações. A explicação que você vai pesquisar e resumir será definida pelo seu professor segundo critérios que ele escolher.

O resumo deve conter:

• título;

• origem da explicação (hindu, egípcia, etc.);

• descrição da explicação sobre a origem do Universo;

• referência bibliográfica (livro, revista, site, etc.).

Resposta:

Professor, sugerimos que você escolha quais explicações sobre a origem do Universo os alunos deverão resumir e atribua um tema diferente a cada um. Peça aos alunos que façam o resumo a partir de referências confiáveis. A orientação é que seja utilizado o Caderno de Estudos, pois, por ser esta a primeira atividade do Ensino Médio, consideramos que ainda é cedo para iniciar o trabalho com pesquisas na internet. Você pode utilizar como temas dos resumos as cinco explicações citadas no enunciado ou procurar outras, desde que não ultrapassem cinco explicações e que a teoria do Big Bang seja uma delas.

Fique atento, pois estamos propondo uma atividade individual de pesquisa. As respostas serão pessoais. Sugerimos que acompanhe a produção dos textos, circulando pela sala, e atente-se aos alunos que estiverem resumindo a teoria do Big Bang, verificando se estão destacando as evidências experimentais dessa teoria.

Questão 01 - História - Módulo 2 - Antiguidade oriental - Desafio - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP)

Ao primeiro brilho da alvorada chegou do horizonte uma nuvem negra, que era conduzida [pelo] senhor da tempestade (...). Surgiram então os deuses do abismo; Nergal destruiu as barragens que represavam as águas do inferno; Ninurta, o deus da guerra, pôs abaixo os diques (...). Por seis dias e seis noites os ventos sopraram; enxurradas, inundações e torrentes assolaram o mundo; a tempestade e o dilúvio explodiam em fúria como dois exércitos em guerra. Na alvorada do sétimo dia o temporal (...) amainou (...) o dilúvio serenou (...) toda a humanidade havia virado argila (...). Na montanha de Nisir o barco ficou preso (...). Na alvorada do sétimo dia eu soltei uma pomba e deixei que se fosse. Ela voou para longe, mas, não encontrando um lugar para pousar, retornou. Então soltei um corvo. A ave viu que as águas haviam abaixado; ela comeu, (...) grasnou e não mais voltou para o barco. Eu então abri todas as portas e janelas, expondo a nave aos quatro ventos. Preparei um sacrifício e derramei vinho sobre o topo da montanha em oferenda aos deuses (...).

A Epopeia de Gilgamesh, São Paulo: Martins Fontes, 2001

Com base no texto, registrado aproximadamente no século VII a.C. e que se refere a um antigo mito da Mesopotâmia, bem como em seus conhecimentos, é possível dizer que a sociedade descrita era



( a )

mercantil, pacífica, politeísta e centralizada. 

( b )

agrária, militarizada, monoteísta e democrática. 

( c )

manufatureira, naval, monoteísta e federalizada. 

( d )

mercantil, guerreira, monoteísta e federalizada. 

( e )

agrária, guerreira, politeísta e centralizada.

Questão 01 - História - Módulo 1 - A escrita da História - Desafio - BY NC 3.0BR

Enem

Analise os documentos a seguir.

Considerando os dois documentos, podemos afirmar que a natureza do pensamento que permite a datação da Terra é de natureza



( a )

científica no primeiro e mágica no segundo. 

( b )

social no primeiro e política no segundo. 

( c )

religiosa no primeiro e científica no segundo. 

( d )

religiosa no primeiro e econômica no segundo. 

( e )

matemática no primeiro e algébrica no segundo

Resposta:

c

Enquanto o primeiro texto realça aspectos relacionados à Bíblia, destacando a interpretação religiosa, o segundo texto traz elementos de uma interpretação científica, com base na análise dos isótopos de urânio.

Questão 01 - História - Módulo 1 - A escrita da História - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Em 1929, os historiadores Marc Bloch e Lucien Febvre lançaram a revista Anais de História Econômica e Social, Annales d’histoire économique et sociale. As ideias apresentadas contribuíram para a formação da chamada Escola dos Annales. Leia o trecho a seguir, de Lucien Febvre.

A história faz-se com documentos escritos, sem dúvida. Quando estes existem. Mas pode fazer-se, deve fazer-se sem documentos escritos, quando não existem. [...] Numa palavra, com tudo o que, pertencendo ao homem, depende do homem, serve o homem, exprime o homem, demonstra a presença, a atividade, os gostos e as maneiras de ser do homem

Febvre, Lucien. In: Le Goff, Jacques. Enciclopédia Einaudi. 1. Memória-História. Lisboa: Imprensa Nacional; Casa da Moeda, 1984. p. 98. 

Com base no trecho, é possível afirmar que a Escola dos Annales:



( a )

considera que o historiador deve ater-se fundamentalmente aos documentos escritos como fonte de pesquisa do passado. 

( b )

valoriza aquilo que pertence aos seres humanos em suas atividades cotidianas, por isso desconsidera as atividades econômicas. 

( c )

considera que a pesquisa histórica pode ser efetuada no estudo de hábitos cotidianos, rituais religiosos, construções etc. 

( d )

se utiliza da metáfora do mel para enfatizar que a pesquisa habitual do historiador depende do estudo das atividades artísticas. 

( e )

materializou seus estudos históricos nas maneiras do homem em lidar com os documentos escritos a respeito do cotidiano

Questão 01 - Física - Módulo 3 - Ampliando o emprego do conceito de variação - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Unesp-SP) Os gráficos mostram o resultado de um experimento de queima de quatro velas de uso comercial, sendo duas do tipo A e duas do tipo B. Tal experimento foi feito para determinar a velocidade de queima das velas A e B em ambientes ventilado e não ventilado.

Sendo h0 a altura inicial e v a velocidade de queima de cada vela, os dados obtidos no experimento foram organizados na tabela:

(Régis C. Leal et al. Educación Química, vol. 25, n. 2, 2014. Adaptado.)

De acordo com a organização dos dados, os títulos faltantes à tabela estão apresentados em



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Resposta:

Observando os gráficos, nota-se que a vela do tipo A inicia a queima com altura inicial de aproximadamente 7 cm, enquanto a vela do tipo B começa com altura aproximada de 12 cm. Dessa forma, os primeiros dois dados referem-se às velas do tipo B e os demais, às velas do tipo A.

Sabe-se que a velocidade da combustão depende da disponibilidade de oxigênio. Nesse sentido, nos ambientes ventilados, espera-se que a velocidade de queima seja maior. Com essas informações, pode-se ordenar os dados de acordo com a tabela a seguir.

Questão 01 - Revisão - Exercícios - Geografia - BY NC 3.0BR

(UFRGS-RS) A questão deve ser respondida com base nos elementos apresentados no desenho a seguir, que representa uma área urbana situada na região da Campanha Gaúcha e considera sua posição em relação à rosa dos ventos.

Em relação à prefeitura, o foro está situado a __________, já em relação ao mercado central, ele situa-se a __________.

A alternativa que completa corretamente essas lacunas é:



( a )

norte – sudeste

( b )

sudoeste – nordeste

( c )

noroeste – sudoeste

( d )

noroeste – nordeste

( e )

sudoeste – noroeste

Resposta:

A alternativa que completa as lacunas da frase é a que contém os pontos colaterais noroeste e sudoeste.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas