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Questão 01 - Física - Setor B - Exercícios - Capítulo 7 - BY NC 3.0BR

(Cesgranrio-RJ) Um estudante deseja queimar uma folha de papel, concentrando, com apenas uma lente, um feixe de luz solar na superfície da folha.

Para tal, ele dispõe de 4 lentes de vidro, cujos perfis são mostrados a seguir:

 

Para conseguir seu intento, o estudante poderá usar as lentes: 



( a )

I ou II somente 

( b )

I ou III somente 

( c )

I ou IV somente 

( d )

II ou III somente 

( e )

II ou IV somente

Questão 01 - Física - Setor B - Rumo ao Enem - Exercícios - BY NC 3.0BR

Dois líquidos não miscíveis 1 e 2 foram colocados no interior de um recipiente, conforme mostra a figura a seguir.

A seguir, usando os mesmos líquidos, em um laboratório de óptica, um feixe de luz, se propagando no interior do meio 1, ao atingir a interface com o meio 2, foi submetido à reflexão total.

A tabela abaixo relaciona os valores de índices de refração (n) e de densidade (d) de certos líquidos imiscíveis entre si.

Com base nesses dados, pode-se concluir que os líquidos 1 e 2 podem ser, respectivamente: 



( a )

A e B

( b )

B e A 

( c )

D e C

( d )

A e C 

( e )

D e B

Questão 01 - Química - Setor A - Aula 12 - Polaridade - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Classifique as ligações dos compostos abaixo em iônica, covalente apolar, covalente polar ou metálica.

a) Br___________________ 

b) PCℓ3 __________________

c) LiCℓ ___________________

d) CℓF ___________________

e) Fe ____________________

f) MgCℓ2 _________________

Resposta:

a) Covalente apolar

b) Covalente polar

c)  Iônica 

d) Covalente polar

e) Metálica

e)  Iônica

Questão 01 - Química - Setor B - Aulas 13 e 14 - O estado gasoso: as misturas gasosas - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Em um recipiente com capacidade de 50 L são introduzidos 8 gramas de gás hidrogênio e 16 gramas de metano. O frasco é aquecido numa temperatura tal que a pressão total seja igual a 20 atm.

Analisando esse sistema, um estudante fez as seguintes afirmações.

I. Como a massa de metano é o dobro da do hidrogênio, conclui -se que a pressão parcial do metano será o dobro da do hidrogênio.

II. Embora a massa de gás hidrogênio seja menor que a do metano, há maior quantidade de moléculas de hidrogênio do que de metano nessa mistura.

III. A pressão parcial do hidrogênio será quatro vezes maior que a do metano.

Sabendo que H = 1 e C = 12, quais afirmações são corretas?

Resposta:

São corretas as afirmações II e III.

Em mol, teremos:

Assim, temos que a pressão parcial do hidrogênio é quatro vezes maior que a do metano, pois há quatro vezes maior quantidade em mol de H2 .

Questão 01 - Química - Setor B - Aulas 11 e 12 - O estado gasoso: a equação de estado dos gases ideais - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Um cilindro metálico possui capacidade de 10 m3 e contém oxigênio puro. Esse cilindro é conectado diretamente nas tubulações de fornecimento de O2 para os diversos quartos de um hospital. Numa temperatura de 27 °C, o manômetro desse cilindro registra pressão de 150 atm quando ele está com 100% de sua capacidade.

Nessas condições, pode -se afirmar que a massa de gás presente em seu interior é aproximadamente 



( a )

1 950 kg 

( b )

975 kg 

( c )

487 kg 

( d )

243 kg 

( e )

121 kg

Resposta:

Questão 01 - Matemática - Setor B - Exercícios - Capítulo 10 - BY NC 3.0BR

Em cada uma das figuras a seguir, calcule o valor do seno e do cosseno do ângulo a indicado.

Resposta:

Questão 01 - Matemática - Plurall Olímpico LA03 - EM2 - Economia - BY NC 3.0BR

Microeconomia

QUESTÃO 1  Temas: Externalidades  Nível: Médio ​​

Em um gráfico da externalidade, o efeito social de uma externalidade negativa ou positiva é representado pela disparidade entre os custos/benefícios privados e os custos/benefícios sociais. Nesse sentido, veja os exemplos abaixo.

Fonte: Economia Mainstream. Disponível em:  Acesso em: 12 mar. 2023.

Fonte: Economia Mainstream. Disponível em:  Acesso em: 12 mar. 2023.

Com base nos gráficos acima e em seu conhecimento, avalie as opções abaixo e escolha aquela que corretamente descreve como as externalidades são representadas em um gráfico de oferta e demanda



( a )

Externalidade Positiva: A curva de demanda está à direita da curva de demanda social porque os benefícios privados são superiores aos benefícios sociais. Externalidade Negativa: A curva de oferta está à direita da curva de oferta social porque os custos privados são inferiores aos custos sociais.

( b )

Externalidade Positiva: A curva de demanda social está à direita da curva de demanda porque os benefícios sociais superam os benefícios privados. Externalidade Negativa: A curva de oferta está à esquerda da curva de oferta social porque os custos privados superam os custos sociais.

( c )

Externalidade Positiva: A curva de oferta social está à esquerda da curva de oferta porque os custos sociais são menores do que os custos privados, refletindo os benefícios adicionais para a sociedade. Externalidade Negativa: A curva de demanda está à direita da curva de demanda social, mostrando que os consumidores não estão levando em conta os custos totais.

( d )

Externalidade Positiva: A curva de demanda social está à direita da curva de demanda, indicando que o valor total para a sociedade é maior do que o valor privado percebido pelos consumidores. Externalidade Negativa: A curva de oferta social está à esquerda da curva de oferta, refletindo que os custos sociais da produção são maiores do que os custos privados percebidos pelos produtores.

( e )

Externalidade Positiva: A curva de oferta está à direita da curva de oferta social, indicando um excedente nos benefícios sociais em relação aos custos privados. Externalidade Negativa: A curva de demanda social está à esquerda da curva de demanda, sugerindo que os consumidores internalizam todos os custos sociais da produção.

Resposta:

Resposta D 

Apontador: OBECON 2022 – Fase 1 – Q08 / OBECON 2022 – Fase 1 – Q15 / OBECON 2021 – Fase1 - Q24

A) INCORRETA – O aluno não interpreta adequadamente os gráficos. 

B) INCORRETA – O aluno não compreende adequadamente a definição de cada externalidade. 

C) INCORRETA – O aluno não interpreta adequadamente os gráficos. 

D) CORRETA – O gráfico de externalidade ilustra as diferenças entre os custos e benefícios percebidos por agentes individuais (privados) e os custos e benefícios impostos à sociedade como um todo (sociais). 

Para uma externalidade positiva, o benefício social total de um bem é maior do que o benefício privado percebido, o que significa que a curva de demanda social (que mostra a valorização total do bem, incluindo benefícios externos) estará à direita da curva de demanda privada. 

Para uma externalidade negativa, o custo social total de um bem é maior do que o custo privado percebido, o que sugere que a curva de oferta social (que reflete os custos totais da produção, incluindo externalidades negativas) estará à esquerda da curva de oferta privada, porque considera os custos externos. 

E) INCORRETA – O aluno não interpreta adequadamente os gráficos.

Questão 01 - Matemática - Plurall Olímpico LR09 - EM3 - Economia - BY NC 3.0BR

Microeconomia

QUESTÃO 1 Tema: Fatores de Produção Nível: Fácil

A “Café das Montanhas” tem se destacado no mercado de cafés especiais, utilizando métodos de cultivo inovadores para garantir um produto de alta qualidade. Com o objetivo de otimizar ainda mais a produção e a sustentabilidade, a fazenda está avaliando diferentes formas de aplicar um recente aporte de capital.

Considerando as metas de eficiência e sustentabilidade da “Café das Montanhas”, qual das seguintes alternativas de investimento do capital adicional maximizaria o retorno sobre o investimento (ROI), mantendo o compromisso com práticas agrícolas sustentáveis?



( a )

Implementar uma tecnologia de colheita assistida por drones que reduz o tempo de colheita e minimiza a perda de grãos.

( b )

Adotar um sistema avançado de biofertilização que melhora a qualidade do solo e aumenta a produtividade do café sem o uso de químicos.

( c )

Introduzir um programa de treinamento para os agricultores locais em técnicas de cultivo e processamento de café de alta qualidade.

( d )

Instalar painéis solares para fornecer energia renovável para todas as operações da fazenda.

( e )

Desenvolver um aplicativo móvel para rastrear em tempo real as condições de cultivo e a saúde das plantações de café.

Resposta:

Resposta B

Apontadores: OBECON 2023 – Fase 1 – Q40 / OBECON 2021 – Fase 1 – Q21 / OBECON 2019 – Fase 1 – Q34

A) INCORRETA – O aluno não entende que, embora inovadora, a tecnologia de drones pode não oferecer o melhor ROI em comparação com outras opções.

B) CORRETA – A adoção de um sistema avançado de biofertilização é a opção que se alinha com as metas de sustentabilidade e pode ter um impacto significativo na qualidade e quantidade da produção.

C) INCORRETA – O aluno não entende que o ROI pode ser menos imediato e mensurável em comparação com investimentos diretos em tecnologia ou infraestrutura.

D) INCORRETA – O aluno não entende que os painéis solares são uma excelente opção sustentável, mas o ROI depende de vários fatores, como o custo inicial e a economia de energia a longo prazo.

E) INCORRETA – O aluno não entente que o aplicativo pode ser útil, mas não necessariamente resulta em um aumento direto da produtividade ou qualidade do café.

Questão 01 - Matemática - Plurall Olímpico LR11 - EM3 - Economia - BY NC 3.0BR

Macroeconomia

QUESTÃO 1 Tema: Indicadores Econômicos Diversos Nível: Médio

Os índices econômicos são medidas estatísticas que sintetizam informações sobre aspectos relevantes da economia de um país ou de um setor, sendo utilizados para analisar o desempenho, a situação e as tendências da economia, bem como para comparar diferentes países e períodos. Nessa lógica, é bastante útil conhecer as diferentes siglas e compreender seus respectivos significados.

Considere a tabela a seguir, que está organizada aleatoriamente.

Assinale a alternativa que mostre a sequência correta da coluna II, de cima para baixo.



( a )

1 – 5 – 3 – 2 – 4

( b )

1 – 3 – 5 – 2 – 4

( c )

 

2 – 5 – 3 – 1 – 4

( d )

2 – 5 – 3 – 4 – 1

( e )

2 – 3 – 5 – 1 – 4

Resposta:

Resposta C

Apontadores: OBECON 2023 – Fase 1 – Q35 / OBECON 2023 – Fase 1 – Q06 / OBECON 2023 – Fase 2 – QObj 08 / OBECON 2022 – Fase 1 – Q21 / OBECON 2021 – Fase 1 – Q27 / OBECON 2020 – Fase 1 – Q19 / OBECON 2020 – Fase 1 – Q20 / OBECON 2020 – Fase 1 – Q30

A) INCORRETA – O aluno confunde as definições das siglas PIB e IPC.

B) INCORRETA – O aluno confunde as definições tanto das siglas PIB e IPC, quanto das siglas IBC-Br e IPEA.

C) CORRETA – Para solucionar a questão, é necessário conhecer o significado de cada uma das siglas.

1.PIB: Produto Interno Bruto é um dos principais indicadores econômicos e representa a soma de todos os bens e serviços finais produzidos em uma economia durante um período específico. Ele costuma ser usado para medir a atividade econômica e o nível de riqueza de uma região.

2.IPC: Índice de Preços ao Consumidor é um indicador que mede a variação dos preços de um conjunto de produtos e serviços consumidos pelas famílias. É frequentemente utilizado para avaliar o poder de compra e a inflação ao nível do consumidor.

3.IBC-Br: Índice de Atividade Econômica do Banco Central é um indicador mensal que reflete o ritmo de crescimento da economia brasileira. Serve como uma prévia do PIB, oferecendo uma visão mais frequente sobre a atividade econômica do país.

4.IGP-M: Índice Geral de Preços do Mercado é um índice de inflação que abrange desde matérias-primas agrícolas e industriais até produtos e serviços finais. É amplamente conhecido como a “inflação do aluguel”, pois é comumente usado para reajustar contratos de locação.

5.IPEA: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada é uma fundação pública federal que realiza pesquisas e estudos socioeconômicos. O IPEA fornece apoio técnico e institucional ao governo brasileiro na formulação, avaliação e acompanhamento de políticas públicas e programas de desenvolvimento.

Portanto, a sequência correta é 2 – 5 – 3 – 1 – 4.

D) INCORRETA – O aluno confunde as definições das siglas PIB e IGP-M.

E) INCORRETA – O aluno confunde as definições das siglas IBC-Br e IPEA.

Questão 01 - Matemática - Plurall Olímpico LR09 - EM1 - Economia - BY NC 3.0BR

Microeconomia

QUESTÃO 1 Tema: Fatores de Produção Nível: Fácil

A “Café das Montanhas” tem se destacado no mercado de cafés especiais, utilizando métodos de cultivo inovadores para garantir um produto de alta qualidade. Com o objetivo de otimizar ainda mais a produção e a sustentabilidade, a fazenda está avaliando diferentes formas de aplicar um recente aporte de capital.

Fonte: Agropós. Disponível em:. Acesso em: 13 Mar. 2024

Considerando as metas de eficiência e sustentabilidade da “Café das Montanhas”, qual das seguintes alternativas de investimento do capital adicional maximizaria o retorno sobre o investimento (ROI), mantendo o compromisso com práticas agrícolas sustentáveis?



( a )

Implementar uma tecnologia de colheita assistida por drones que reduz o tempo de colheita e minimiza a perda de grãos.

( b )

Adotar um sistema avançado de biofertilização que melhora a qualidade do solo e aumenta a produtividade do café sem o uso de químicos.

( c )

Introduzir um programa de treinamento para os agricultores locais em técnicas de cultivo e processamento de café de alta qualidade.

( d )

Instalar painéis solares para fornecer energia renovável para todas as operações da fazenda.

( e )

Desenvolver um aplicativo móvel para rastrear em tempo real as condições de cultivo e a saúde das plantações de café.

Resposta:

Resposta B

Apontadores: OBECON 2023 – Fase 1 – Q40 / OBECON 2021 – Fase 1 – Q21 / OBECON 2019 – Fase 1 – Q34

A) INCORRETA – O aluno não entende que, embora inovadora, a tecnologia de drones pode não oferecer o melhor ROI em comparação com outras opções.

B) CORRETA – A adoção de um sistema avançado de biofertilização é a opção que se alinha com as metas de sustentabilidade e pode ter um impacto significativo na qualidade e quantidade da produção.

C) INCORRETA – O aluno não entende que o ROI pode ser menos imediato e mensurável em comparação com investimentos diretos em tecnologia ou infraestrutura.

D) INCORRETA – O aluno não entende que os painéis solares são uma excelente opção sustentável, mas o ROI depende de vários fatores, como o custo inicial e a economia de energia a longo prazo.

E) INCORRETA – O aluno não entente que o aplicativo pode ser útil, mas não necessariamente resulta em um aumento direto da produtividade ou qualidade do café.

Questão 01 - Matemática - Plurall Olímpico LR11 - EM1 - Economia - BY NC 3.0BR

Macroeconomia

QUESTÃO 1 Tema: Indicadores Econômicos Diversos Nível: Médio

Os índices econômicos são medidas estatísticas que sintetizam informações sobre aspectos relevantes da economia de um país ou de um setor, sendo utilizados para analisar o desempenho, a situação e as tendências da economia, bem como para comparar diferentes países e períodos. Nessa lógica, é bastante útil conhecer as diferentes siglas e compreender seus respectivos significados.

Considere a tabela a seguir, que está organizada aleatoriamente.

Assinale a alternativa que mostre a sequência correta da coluna II, de cima para baixo.



( a )

1 – 5 – 3 – 2 – 4

( b )

1 – 3 – 5 – 2 – 4

( c )

2 – 5 – 3 – 1 – 4

( d )

2 – 5 – 3 – 4 – 1

( e )

2 – 3 – 5 – 1 – 4

Resposta:

Resposta C

Apontadores: OBECON 2023 – Fase 1 – Q35 / OBECON 2023 – Fase 1 – Q06 / OBECON 2023 – Fase 2 – QObj 08 / OBECON 2022 – Fase 1 – Q21 / OBECON 2021 – Fase 1 – Q27 / OBECON 2020 – Fase 1 – Q19 / OBECON 2020 – Fase 1 – Q20 / OBECON 2020 – Fase 1 – Q30

A) INCORRETA – O aluno confunde as definições das siglas PIB e IPC.

B) INCORRETA – O aluno confunde as definições tanto das siglas PIB e IPC, quanto das siglas IBC-Br e IPEA.

C) CORRETA – Para solucionar a questão, é necessário conhecer o significado de cada uma das siglas.

1.PIB: Produto Interno Bruto é um dos principais indicadores econômicos e representa a soma de todos os bens e serviços finais produzidos em uma economia durante um período específico. Ele costuma ser usado para medir a atividade econômica e o nível de riqueza de uma região.

2.IPC: Índice de Preços ao Consumidor é um indicador que mede a variação dos preços de um conjunto de produtos e serviços consumidos pelas famílias. É frequentemente utilizado para avaliar o poder de compra e a inflação ao nível do consumidor.

3.IBC-Br: Índice de Atividade Econômica do Banco Central é um indicador mensal que reflete o ritmo de crescimento da economia brasileira. Serve como uma prévia do PIB, oferecendo uma visão mais frequente sobre a atividade econômica do país.

4.IGP-M: Índice Geral de Preços do Mercado é um índice de inflação que abrange desde matérias-primas agrícolas e industriais até produtos e serviços finais. É amplamente conhecido como a “inflação do aluguel”, pois é comumente usado para reajustar contratos de locação.

5.IPEA: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada é uma fundação pública federal que realiza pesquisas e estudos socioeconômicos. O IPEA fornece apoio técnico e institucional ao governo brasileiro na formulação, avaliação e acompanhamento de políticas públicas e programas de desenvolvimento.

Portanto, a sequência correta é 2 – 5 – 3 – 1 – 4.

D) INCORRETA – O aluno confunde as definições das siglas PIB e IGP-M.

E) INCORRETA – O aluno confunde as definições das siglas IBC-Br e IPEA.

Questão 01 - Matemática - Plurall Olímpico LA04 - EM2 - Economia - BY NC 3.0BR

Economia Financeira

QUESTÃO 1 ​ Tema: Risco em Finanças  Nível: Médio ​

Em um cenário econômico volátil, a empresa Gama está considerando expandir suas operações oferecendo crédito a pequenas empresas. Para mitigar o risco de crédito, a empresa utiliza um modelo avançado que considera não apenas a taxa de inadimplência, mas também a correlação entre a inadimplência e os ciclos econômicos.  

Nessa lógica, a empresa observou que, durante recessões, a taxa de inadimplência aumenta em 2% para cada ponto percentual de redução no PIB. Atualmente, a taxa de inadimplência é de 4% e o PIB está projetado para diminuir em 3% no próximo ano.  

Se a empresa oferecer um empréstimo de R$ 100.000,00 com uma recuperação esperada de 50% do valor em caso de inadimplência, qual é o valor esperado da perda por inadimplência no próximo ano?



( a )

R$ 2.000,00

( b )

R$ 3.500,00

( c )

R$ 5.000,00

( d )

R$ 7.000,00

( e )

R$ 10.000,00

Resposta:

Resposta C 

Apontadores: OBECON 2023, Fase 2, Questão Discursiva 04/ OBECON 2021, Fase 2, Questão Objetiva 05/ OBEF 2022, Fase 1, Questão 02 

A) INCORRETA – O aluno considera a taxa de inadimplência anterior à redução do PIB. 

B) INCORRETA – O aluno não multiplica por 2 a redução percentual do PIB. 

C) CORRETA –Primeiro, calculamos a nova taxa de inadimplência prevista com a redução do PIB: 

• Taxa de inadimplência atual: 4%

•  Aumento na taxa de inadimplência: 2 · red do PIB = 2 · 3% = 6%

• Nova taxa de inadimplência: TI = 4% + 6% = 10%

Agora, calculamos o valor esperado da perda por inadimplência: 

• Valor do empréstimo: VE = 100.000,00

• Valor não recuperado em caso de inadimplência: VN = 100% - 50% = 50%

• Valor esperado da perda:

 VP = VE · TI · VN

 R$100.000,00 · 10% · 50% = R$5.000,00

Logo, este valor representa o valor esperado da perda por inadimplência, considerando a nova taxa de inadimplência e a recuperação de 50% do valor.  

D) INCORRETA – O aluno não multiplica por 2 a redução percentual do PIB nem considera a taxa de valor não recuperado como 50%. 

E) INCORRETA – O aluno não considera a taxa de valor não recuperado como 50%.

Questão 01 - Matemática - Plurall Olímpico LR03 - EF9 - Economia - BY NC 3.0BR

Os Princípios da Economia

QUESTÃO 1 Tema: Otimização Nível: Médio

“A energia solar é a segunda maior fonte de energia no Brasil. Com 23,9 gigawatts (GW) em operação, fica atrás apenas da fonte hídrica e ultrapassou a eólica, segundo levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

O resultado foi obtido através da soma de usinas e sistemas próprios de geração de energia, como o uso doméstico, por exemplo. Com isso, em 2022 a energia solar teve um crescimento de 64% em relação a 2021.”

Fonte: Ecoa UOL. Energia solar é a 2ª maior fonte energética do país: Como ter em casa?. 2023. Disponível em:< https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2023/01/17/energia-solar-o-que-e-e-como-funciona.htm>. Acesso em: 07 mar. 2023.

Sabendo do grande potencial de mercado, a firma fictícia Solaris produz painéis solares e opera em um mercado competitivo. A sua função de custo total de curto prazo é dada por C (Q) = 100 + 20Q + Q2, onde Q é a quantidade de painéis solares produzidos. Além disso, o preço de mercado para cada painel solar é de R$ 160.

Considerando que a empresa deseja maximizar seus lucros, qual deve ser a quantidade de produção Q e qual será o lucro máximo obtido?



( a )

Q = 35 painéis e lucro de R$ 2.025.

( b )

Q = 35 painéis e lucro de R$ 3.575.

( c )

Q = 60 painéis e lucro de R$ 4.700.

( d )

Q = 70 painéis e lucro de R$ 3.900.

( e )

Q = 70 painéis e lucro de R$ 4.800.

Resposta:

Resposta E

Apontador: OBECON 2022 – Fase 2 – Q Obj 07 / OBECON 2021 – Fase 1 – Q25 / OBECON 2020 – Fase 1 - Q21

A) INCORRETA – O aluno, ao calcular o vértice da parábola, divide por 4a. Além disso, confunde a função de custo com a função de lucro.

B) INCORRETA – O aluno, ao calcular o vértice da parábola, divide por 4a.

C) INCORRETA – O aluno calcula erroneamente o número de painéis.

D) INCORRETA – O aluno acredita que também há aumento no comprimento de onda do som produzido. No entanto, com o aumento da frequência, há uma diminuição no comprimento, pois essas grandezas são inversamente proporcionais. Além disso, ele desconsidera a afirmativa IV, que é verdadeira.

E) CORRETA – Vamos encontrar a função de receita total, que é o preço de mercado vezes a quantidade: R (Q) = 160Q.

O lucro (π) é a receita total R menos o custo total C. Portanto, a função de lucro é π (Q) = R (Q) - C (Q).

Substituindo R(Q) e C(Q) na função de lucro, temos:

π(Q) = 160Q - (100 + 20Q + Q2)

π(Q) = -Q2 + 140Q - 100

Para encontrar o máximo da função, basta calcularmos o valor de Q no vértice da parábola, pois se trata de uma equação do segundo grau.

Para um caso mais geral, poderíamos derivar a função de lucro em relação a Q e igualamos a zero para encontrar o máximo.

Simplificando:

140 - 2Q = 0 → Q = 70

Agora substituímos Q = 70 na função de lucro para encontrar o lucro máximo:

Questão 01 - Matemática - Plurall Olímpico LA05 - EM3 - Economia - BY NC 3.0BR

Economia Financeira

QUESTÃO 1 Tema: Mercados Financeiros Nível: Médio

“O mercado financeiro é o conjunto de interações e transações que envolvem recursos financeiros. Ele inclui instituições como bancos, corretoras, fundos de investimento e bolsas de valores, bem como uma ampla gama de ativos negociados, como ações, títulos, moedas estrangeiras e commodities. A principal função do mercado financeiro é promover a alocação eficiente de recursos, permitindo que poupadores invistam seus recursos em busca de retornos, enquanto os tomadores de recursos financiam seus projetos e atividades.”

Fonte: V10 Investimentos. Mercado Financeiro: Uma introdução sobre seus segmentos e funcionamento. Disponível em: Acesso em: 01 abr. 2024.

Avalie as seguintes afirmações sobre os diferentes segmentos do Mercado Financeiro e assinale a opção que apresenta a sequência correta de verdadeiras (V) e falsas (F).

1. O mercado de capitais é onde ocorrem as operações de curto prazo, envolvendo títulos emitidos pelas empresas para financiar suas atividades.

2. No mercado monetário, são negociados títulos de dívida de curto prazo, e é onde o governo atua frequentemente para realizar sua política monetária.

3. Derivativos são instrumentos financeiros utilizados exclusivamente para especulação no mercado financeiro.

4. O mercado de câmbio é o ambiente onde se realizam as operações de compra e venda de moedas estrangeiras, e é influenciado por fatores como balança comercial e políticas econômicas.



( a )

F, V, F, V

( b )

V, F, V, F

( c )

F, F, V, V

( d )

V, V, F, F

( e )

F, V, V, F

Resposta:

Resposta A

Apontador: OBECON 2022 – Fase 1 – Q26 / OBECON 2022 – Fase 1 – Q28 / OBECON 2021 – Fase 2 – QObj 03

A) CORRETA – Julgando cada uma das afirmações:

1. Falsa (F). O mercado de capitais é onde ocorrem as operações de longo prazo, envolvendo títulos emitidos pelas empresas para financiar suas atividades de longa duração, como ações e debêntures.

2. Verdadeira (V). No mercado monetário, realmente são negociados títulos de dívida de curto prazo, e é um dos principais meios pelos quais o governo realiza sua política monetária, influenciando a oferta de moeda e as taxas de juros.

3. Falsa (F). Derivativos são instrumentos financeiros que podem ser utilizados para especulação, mas também têm importantes funções de proteção contra riscos (hedge) e de arbitragem. Eles não são usados exclusivamente para especulação.

4. Verdadeira (V). O mercado de câmbio é de fato o ambiente onde se realizam as operações de compra e venda de moedas estrangeiras. Ele é influenciado por diversos fatores econômicos, incluindo a balança comercial e políticas econômicas dos países.

B)  INCORRETA – O aluno não compreende adequadamente os conceitos de mercado de capitais e derivativos.

C) INCORRETA – O aluno não compreende adequadamente os conceitos de mercado monetário e derivativos.

D) INCORRETA – O aluno não compreende adequadamente os conceitos de mercado de capitais e de câmbio.

E) INCORRETA – O aluno não compreende adequadamente os conceitos de derivativos e mercado de câmbio.

Questão 01 - Matemática - Plurall Olímpico LR03 - EM2 - Economia - BY NC 3.0BR

Os Princípios da Economia

QUESTÃO 1 Tema: Otimização Nível: Médio

“A energia solar é a segunda maior fonte de energia no Brasil. Com 23,9 gigawatts (GW) em operação, fica atrás apenas da fonte hídrica e ultrapassou a eólica, segundo levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

O resultado foi obtido através da soma de usinas e sistemas próprios de geração de energia, como o uso doméstico, por exemplo. Com isso, em 2022 a energia solar teve um crescimento de 64% em relação a 2021.”

Fonte: Ecoa UOL. Energia solar é a 2ª maior fonte energética do país: Como ter em casa?. 2023. Disponível em:< https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2023/01/17/energia-solar-o-que-e-e-como-funciona.htm>. Acesso em: 07 mar. 2023.

Sabendo do grande potencial de mercado, a firma fictícia Solaris produz painéis solares e opera em um mercado competitivo. A sua função de custo total de curto prazo é dada por C (Q) = 100 + 20Q + Q2, onde Q é a quantidade de painéis solares produzidos. Além disso, o preço de mercado para cada painel solar é de R$ 160.

Considerando que a empresa deseja maximizar seus lucros, qual deve ser a quantidade de produção Q e qual será o lucro máximo obtido?



( a )

Q = 35 painéis e lucro de R$ 2.025.

( b )

Q = 35 painéis e lucro de R$ 3.575.

( c )

Q = 60 painéis e lucro de R$ 4.700.

( d )

Q = 70 painéis e lucro de R$ 3.900.

( e )

Q = 70 painéis e lucro de R$ 4.800.

Resposta:

Resposta E

Apontador: OBECON 2022 – Fase 2 – Q Obj 07 / OBECON 2021 – Fase 1 – Q25 / OBECON 2020 – Fase 1 - Q21

A) INCORRETA – O aluno, ao calcular o vértice da parábola, divide por 4a. Além disso, confunde a função de custo com a função de lucro.

B) INCORRETA – O aluno, ao calcular o vértice da parábola, divide por 4a.

C) INCORRETA – O aluno calcula erroneamente o número de painéis.

D) INCORRETA – O aluno acredita que também há aumento no comprimento de onda do som produzido. No entanto, com o aumento da frequência, há uma diminuição no comprimento, pois essas grandezas são inversamente proporcionais. Além disso, ele desconsidera a afirmativa IV, que é verdadeira.

E) CORRETA – Vamos encontrar a função de receita total, que é o preço de mercado vezes a quantidade: R (Q) = 160Q.

O lucro (π) é a receita total R menos o custo total C. Portanto, a função de lucro é π (Q) = R (Q) - C (Q).

Substituindo R(Q) e C(Q) na função de lucro, temos:

π(Q) = 160Q - (100 + 20Q + Q2)

π(Q) = -Q2 + 140Q - 100

Para encontrar o máximo da função, basta calcularmos o valor de Q no vértice da parábola, pois se trata de uma equação do segundo grau.

Para um caso mais geral, poderíamos derivar a função de lucro em relação a Q e igualamos a zero para encontrar o máximo.

Simplificando:

140 - 2Q = 0 → Q = 70

Agora substituímos Q = 70 na função de lucro para encontrar o lucro máximo:

Questão 01 - Química - Setor A - Aulas 13 e 14 - Forças intermoleculares - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Cefet-MG) O dióxido de carbono, ao ser resfriado a uma temperatura inferior a -78 ºC, solidifica-se transformando-se em “gelo-seco”. Exposto à temperatura ambiente, sob a pressão atmosférica, o gelo-seco sublima. Essa mudança de estado envolve o rompimento de 



( a )

interações dipolo induzido entre moléculas lineares. 

( b )

ligações de hidrogênio presentes na estrutura do gelo. 

( c )

interações dipolo permanente entre moléculas angulares. 

( d )

interações iônicas entre os átomos de oxigênio e carbono. 

( e )

ligações covalentes entre os átomos de carbono e oxigênio.

Questão 01 - Química - Setor A - Aulas 9 e 10 - Ligações covalentes e metálicas - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Uerj – Adaptada) Em fins do século XVI, foi feita uma das primeiras aplicações práticas de uma pilha: a decomposição da água em oxigênio e hidrogênio, processo denominado eletrólise. Já naquela época, com base nesse experimento, sugeriu-se que as forças responsáveis pelas ligações químicas apresentam a seguinte natureza: 



( a )

nuclear

( b )

elétrica 

( c )

magnética 

( d )

gravitacional 

( e )

elástica

Questão 01 - Física - Setor B - Exercícios - Capítulo 8 - BY NC 3.0BR

(PUC-RJ) Um objeto real que se encontra a uma distância de 25 cm de uma lente esférica delgada divergente, cuja distância focal é, em valor absoluto, também de 25 cm, terá uma imagem:



( a )

virtual, direita e reduzida, a 12,5 cm do objeto 

( b )

real, invertida e do mesmo tamanho do objeto, a 25 cm da lente 

( c )

real, invertida e ampliada, a 12,5 cm da lente

( d )

virtual, direita e reduzida, a 25 cm do objeto 

( e )

Não fornecerá imagem.

Questão 01 - Química - Setor B - Aulas 9 e 10 - O estado gasoso: a equação geral dos gases ideais - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Na seringa a seguir é realizada uma experiência que mostra a dependência entre pressão e volume numa transformação isotérmica.

No início do experimento o êmbolo se encontra na posição em que o volume da seringa é igual a 10 mL e ela contém ar atmosférico ao nível do mar. Tampando -se a extremidade da seringa e pressionando o êmbolo até que seu volume se reduza a 4 mL, pode -se afirmar que a pressão do ar em seu interior será igual a 



( a )

0,4 atm. 

( b )

1,5 atm. 

( c )

2,0 atm. 

( d )

2,5 atm. 

( e )

4,0 atm.

Resposta:

Pi · Vi = Pf · Vf

1 atm · 10 mL = Pf · 4 mL

Pf = 2,5 atm

Questão 01 - Língua Portuguesa - Literatura - Exercícios - Capítulo 8 - BY NC 3.0BR

A OBRA DE LUÍS DE CAMÕES

Texto para a questão

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, muda-se o ser, muda-se a confiança; todo o mundo é composto de mudança, tomando sempre novas qualidades.

Continuamente vemos novidades, diferentes em tudo da esperança; do mal ficam as mágoas na lembrança, e do bem (se algum houve), as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto, que já coberto foi de neve fria, e em mim converte em choro o doce canto.

E, afora este mudar-se cada dia, outra mudança faz de mor espanto, que não se muda já como soía.

CAMÕES, Luís de. In:            . Sonetos. Disponível em: . Acesso em: 21 dez. 2016.

A temática da mudança das coisas atravessa toda a poesia ocidental. Nos versos transcritos, essa temática é abordada:



( a )

de forma crítica, na medida em que se evidencia o descontentamento humano com o mundo em que vive. 

( b )

para fazer o elogio da maturidade, estágio da vida que permite ao ser humano perceber e superar a instabilidade. 

( c )

de forma crítica, já que o soneto afirma que as mudanças do mundo são superficiais, não chegando a exercer nenhuma influência decisiva sobre a existência. 

( d )

com pessimismo, já que o eu lírico registra mudanças que trazem consequências nefastas para ele, levando-o ao sofrimento. 

( e )

ironicamente, na medida em que o eu lírico constata que o mundo permanece sempre o mesmo, e as mudanças são apenas fantasias da mente humana.

Questão 01 - Matemática - Setor B - Exercícios - Capítulo 9 - BY NC 3.0BR

Para cada um dos itens a seguir, determine a medida x do segmento indicado.

Resposta:

a)

b) 6,4

c) 13

Questão 01 - Matemática - Plurall Olímpico LR03 - EM3 - Economia - BY NC 3.0BR

Os Princípios da Economia

QUESTÃO 1 Tema: Otimização Nível: Médio

“A energia solar é a segunda maior fonte de energia no Brasil. Com 23,9 gigawatts (GW) em operação, fica atrás apenas da fonte hídrica e ultrapassou a eólica, segundo levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

O resultado foi obtido através da soma de usinas e sistemas próprios de geração de energia, como o uso doméstico, por exemplo. Com isso, em 2022 a energia solar teve um crescimento de 64% em relação a 2021.”

Fonte: Ecoa UOL. Energia solar é a 2ª maior fonte energética do país: Como ter em casa?. 2023. Disponível em:< https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2023/01/17/energia-solar-o-que-e-e-como-funciona.htm>. Acesso em: 07 mar. 2023.

Sabendo do grande potencial de mercado, a firma fictícia Solaris produz painéis solares e opera em um mercado competitivo. A sua função de custo total de curto prazo é dada por C (Q) = 100 + 20Q + Q2, onde Q é a quantidade de painéis solares produzidos. Além disso, o preço de mercado para cada painel solar é de R$ 160.

Considerando que a empresa deseja maximizar seus lucros, qual deve ser a quantidade de produção Q e qual será o lucro máximo obtido?



( a )

Q = 35 painéis e lucro de R$ 2.025.

( b )

Q = 35 painéis e lucro de R$ 3.575.

( c )

Q = 60 painéis e lucro de R$ 4.700.

( d )

Q = 70 painéis e lucro de R$ 3.900.

( e )

Q = 70 painéis e lucro de R$ 4.800.

Resposta:

Resposta E

Apontador: OBECON 2022 – Fase 2 – Q Obj 07 / OBECON 2021 – Fase 1 – Q25 / OBECON 2020 – Fase 1 - Q21

A) INCORRETA – O aluno, ao calcular o vértice da parábola, divide por 4a. Além disso, confunde a função de custo com a função de lucro.

B) INCORRETA – O aluno, ao calcular o vértice da parábola, divide por 4a.

C) INCORRETA – O aluno calcula erroneamente o número de painéis.

D) INCORRETA – O aluno acredita que também há aumento no comprimento de onda do som produzido. No entanto, com o aumento da frequência, há uma diminuição no comprimento, pois essas grandezas são inversamente proporcionais. Além disso, ele desconsidera a afirmativa IV, que é verdadeira.

E) CORRETA – Vamos encontrar a função de receita total, que é o preço de mercado vezes a quantidade: R (Q) = 160Q.

O lucro (π) é a receita total R menos o custo total C. Portanto, a função de lucro é π (Q) = R (Q) - C (Q).

Substituindo R(Q) e C(Q) na função de lucro, temos:

π(Q) = 160Q - (100 + 20Q + Q2)

π(Q) = -Q2 + 140Q - 100

Para encontrar o máximo da função, basta calcularmos o valor de Q no vértice da parábola, pois se trata de uma equação do segundo grau.

Para um caso mais geral, poderíamos derivar a função de lucro em relação a Q e igualamos a zero para encontrar o máximo.

Simplificando:

140 - 2Q = 0 → Q = 70

Agora substituímos Q = 70 na função de lucro para encontrar o lucro máximo:

Questão 01 - Matemática - Plurall Olímpico LR11 - EM2 - Economia - BY NC 3.0BR

Macroeconomia

QUESTÃO 1 Tema: Indicadores Econômicos Diversos Nível: Médio

Os índices econômicos são medidas estatísticas que sintetizam informações sobre aspectos relevantes da economia de um país ou de um setor, sendo utilizados para analisar o desempenho, a situação e as tendências da economia, bem como para comparar diferentes países e períodos. Nessa lógica, é bastante útil conhecer as diferentes siglas e compreender seus respectivos significados.

Considere a tabela a seguir, que está organizada aleatoriamente.

Assinale a alternativa que mostre a sequência correta da coluna II, de cima para baixo



( a )

1 – 5 – 3 – 2 – 4

( b )

1 – 3 – 5 – 2 – 4

( c )

2 – 5 – 3 – 1 – 4

( d )

2 – 5 – 3 – 4 – 1

( e )

2 – 3 – 5 – 1 – 4

Resposta:

Resposta C

Apontadores: OBECON 2023 – Fase 1 – Q35 / OBECON 2023 – Fase 1 – Q06 / OBECON 2023 – Fase 2 – QObj 08 / OBECON 2022 – Fase 1 – Q21 / OBECON 2021 – Fase 1 – Q27 / OBECON 2020 – Fase 1 – Q19 / OBECON 2020 – Fase 1 – Q20 / OBECON 2020 – Fase 1 – Q30

A) INCORRETA – O aluno confunde as definições das siglas PIB e IPC.

B) INCORRETA – O aluno confunde as definições tanto das siglas PIB e IPC, quanto das siglas IBC-Br e IPEA.

C) CORRETA – Para solucionar a questão, é necessário conhecer o significado de cada uma das siglas.

1.PIB: Produto Interno Bruto é um dos principais indicadores econômicos e representa a soma de todos os bens e serviços finais produzidos em uma economia durante um período específico. Ele costuma ser usado para medir a atividade econômica e o nível de riqueza de uma região.

2.IPC: Índice de Preços ao Consumidor é um indicador que mede a variação dos preços de um conjunto de produtos e serviços consumidos pelas famílias. É frequentemente utilizado para avaliar o poder de compra e a inflação ao nível do consumidor.

3.IBC-Br: Índice de Atividade Econômica do Banco Central é um indicador mensal que reflete o ritmo de crescimento da economia brasileira. Serve como uma prévia do PIB, oferecendo uma visão mais frequente sobre a atividade econômica do país.

4.IGP-M: Índice Geral de Preços do Mercado é um índice de inflação que abrange desde matérias-primas agrícolas e industriais até produtos e serviços finais. É amplamente conhecido como a “inflação do aluguel”, pois é comumente usado para reajustar contratos de locação.

5.IPEA: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada é uma fundação pública federal que realiza pesquisas e estudos socioeconômicos. O IPEA fornece apoio técnico e institucional ao governo brasileiro na formulação, avaliação e acompanhamento de políticas públicas e programas de desenvolvimento.

Portanto, a sequência correta é 2 – 5 – 3 – 1 – 4.

D) INCORRETA – O aluno confunde as definições das siglas PIB e IGP-M.

E) INCORRETA – O aluno confunde as definições das siglas IBC-Br e IPEA.

Questão 01 - Matemática - Plurall Olímpico LR09 - EM2 - Economia - BY NC 3.0BR

Microeconomia

QUESTÃO 1 Tema: Fatores de Produção Nível: Fácil

A “Café das Montanhas” tem se destacado no mercado de cafés especiais, utilizando métodos de cultivo inovadores para garantir um produto de alta qualidade. Com o objetivo de otimizar ainda mais a produção e a sustentabilidade, a fazenda está avaliando diferentes formas de aplicar um recente aporte de capital.

Fonte: Agropós. Disponível em:. Acesso em: 13 Mar. 2024

Considerando as metas de eficiência e sustentabilidade da “Café das Montanhas”, qual das seguintes alternativas de investimento do capital adicional maximizaria o retorno sobre o investimento (ROI), mantendo o compromisso com práticas agrícolas sustentáveis?



( a )

Implementar uma tecnologia de colheita assistida por drones que reduz o tempo de colheita e minimiza a perda de grãos.

( b )

Adotar um sistema avançado de biofertilização que melhora a qualidade do solo e aumenta a produtividade do café sem o uso de químicos.

( c )

Introduzir um programa de treinamento para os agricultores locais em técnicas de cultivo e processamento de café de alta qualidade.

( d )

Instalar painéis solares para fornecer energia renovável para todas as operações da fazenda.

( e )

Desenvolver um aplicativo móvel para rastrear em tempo real as condições de cultivo e a saúde das plantações de café.

Resposta:

Resposta B

Apontadores: OBECON 2023 – Fase 1 – Q40 / OBECON 2021 – Fase 1 – Q21 / OBECON 2019 – Fase 1 – Q34

A) INCORRETA – O aluno não entende que, embora inovadora, a tecnologia de drones pode não oferecer o melhor ROI em comparação com outras opções.

B) CORRETA – A adoção de um sistema avançado de biofertilização é a opção que se alinha com as metas de sustentabilidade e pode ter um impacto significativo na qualidade e quantidade da produção.

C) INCORRETA – O aluno não entende que o ROI pode ser menos imediato e mensurável em comparação com investimentos diretos em tecnologia ou infraestrutura.

D) INCORRETA – O aluno não entende que os painéis solares são uma excelente opção sustentável, mas o ROI depende de vários fatores, como o custo inicial e a economia de energia a longo prazo.

E) INCORRETA – O aluno não entente que o aplicativo pode ser útil, mas não necessariamente resulta em um aumento direto da produtividade ou qualidade do café.

Questão 01 - Matemática - Plurall Olímpico LR12 - EM1 - Economia - BY NC 3.0BR

Macroeconomia

QUESTÃO 1 Tema: A Riqueza das Nações e Diferenças ao Redor do Globo Nível: Fácil

Fonte: MundoGeo. Disponível em:< https://mundogeo.com/wp-content/uploads/2019/05/macrocaracteriza%C3%A7%C3%A3o-dos-recursos-naturais-do-Brasil.jpg> Acesso em: 14 Mar. 2024.

O Brasil é um país emergente que possui uma grande diversidade de recursos naturais, mas também enfrenta desafios como a baixa industrialização, a dependência de commodities, a corrupção e os riscos fiscais.

Considere os seguintes indicadores econômicos brasileiros do ano de 2021, que foram obtidos do World Bank e The Observatory of Economic Complexity.

Com base nos dados e em seus conhecimentos, qual das seguintes afirmações é verdadeira sobre o Brasil?



( a )

O Brasil é um país rico, pois possui um alto PIB per capita.

( b )

O Brasil é um país pobre, pois possui um baixo IDH.

( c )

O Brasil é um país desigual, pois possui um alto índice de Gini.

( d )

O Brasil é um país desenvolvido, pois possui um alto crescimento do PIB.

( e )

O Brasil é um país pouco dependente do agronegócio, pois possui uma alta variedade de recursos naturais.

Resposta:

Resposta C

Apontadores: OBECON 2023 – Fase 1 – Q16 / OBECON 2022 – Fase 1 – Q22 / OBECON 2021 – Fase 1 – Q10 / OBECON 2020 – Fase 1 – Q24

A) INCORRETA – O aluno não percebe que o PIB per capita é apenas um dos indicadores de riqueza e não reflete diretamente a distribuição de renda ou a qualidade de vida da população. 

B) INCORRETA – O aluno não percebe que um IDH de 0,754 coloca o Brasil na categoria de ‘alto desenvolvimento humano’, segundo os padrões do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), portanto, não é considerado baixo.

C) CORRETA – O Brasil é um país desigual, pois possui um alto índice de Gini. O índice de Gini é uma medida de desigualdade de renda, onde 0 representa igualdade perfeita e 1 desigualdade máxima. Portanto, um índice de Gini de 0,53 indica uma alta desigualdade de renda no Brasil.

D) INCORRETA – O aluno não percebe que o alto crescimento do PIB não é suficiente para classificar um país como desenvolvido. Outros fatores como IDH, índice de Gini, infraestrutura, educação e saúde também são importantes.

E) INCORRETA – O aluno não conhece a forte dependência brasileira quanto ao agronegócio, já que este setor é um dos pilares da economia, representando grande fatia do PIB.

Questão 01 - Matemática - Plurall Olímpico LA05 - EM2 - Economia - BY NC 3.0BR

Economia Financeira

QUESTÃO 1 Tema: Mercados Financeiros Nível: Médio  

O mercado financeiro é o conjunto de interações e transações que envolvem recursos financeiros. Ele inclui instituições como bancos, corretoras, fundos de investimento e bolsas de valores, bem como uma ampla gama de ativos negociados, como ações, títulos, moedas estrangeiras e commodities. A principal função do mercado financeiro é promover a alocação eficiente de recursos, permitindo que poupadores invistam seus recursos em busca de retornos, enquanto os tomadores de recursos financiam seus projetos e atividades.

Fonte: V10 Investimentos. Mercado Financeiro: Uma introdução sobre seus segmentos e funcionamento. Disponível em: Acesso em: 01 abr. 2024.

Avalie as seguintes afirmações sobre os diferentes segmentos do Mercado Financeiro e assinale a opção que apresenta a sequência correta de verdadeiras (V) e falsas (F).

1. O mercado de capitais é onde ocorrem as operações de curto prazo, envolvendo títulos emitidos pelas empresas para financiar suas atividades.

2. No mercado monetário, são negociados títulos de dívida de curto prazo, e é onde o governo atua frequentemente para realizar sua política monetária.

3. Derivativos são instrumentos financeiros utilizados exclusivamente para especulação no mercado financeiro.

4. O mercado de câmbio é o ambiente onde se realizam as operações de compra e venda de moedas estrangeiras, e é influenciado por fatores como balança comercial e políticas econômicas.



( a )

F, V, F, V

( b )

V, F, V, F

( c )

F, F, V, V

( d )

V, V, F, F

( e )

F, V, V, F

Resposta:

Resposta A

Apontador: OBECON 2022 – Fase 1 – Q26 / OBECON 2022 – Fase 1 – Q28 / OBECON 2021 – Fase 2 – QObj 03

A) CORRETA – Julgando cada uma das afirmações:

1. Falsa (F). O mercado de capitais é onde ocorrem as operações de longo prazo, envolvendo títulos emitidos pelas empresas para financiar suas atividades de longa duração, como ações e debêntures.

2. Verdadeira (V). No mercado monetário, realmente são negociados títulos de dívida de curto prazo, e é um dos principais meios pelos quais o governo realiza sua política monetária, influenciando a oferta de moeda e as taxas de juros.

3. Falsa (F). Derivativos são instrumentos financeiros que podem ser utilizados para especulação, mas também têm importantes funções de proteção contra riscos (hedge) e de arbitragem. Eles não são usados exclusivamente para especulação.

4. Verdadeira (V). O mercado de câmbio é de fato o ambiente onde se realizam as operações de compra e venda de moedas estrangeiras. Ele é influenciado por diversos fatores econômicos, incluindo a balança comercial e políticas econômicas dos países.

B)  INCORRETA – O aluno não compreende adequadamente os conceitos de mercado de capitais e derivativos.

C) INCORRETA – O aluno não compreende adequadamente os conceitos de mercado monetário e derivativos.

D) INCORRETA – O aluno não compreende adequadamente os conceitos de mercado de capitais e de câmbio.

E) INCORRETA – O aluno não compreende adequadamente os conceitos de derivativos e mercado de câmbio.

Questão 01 - Matemática - Plurall Olímpico LA06 - EM2 - Economia - BY NC 3.0BR

Economia Financeira

QUESTÃO 1 Tema: Ativos de Renda Fixa e de Renda Variável Nível: Médio

Jorge e Mônica querem economizar para a educação de sua filha Ana, que, em 2024, tem 8 anos de idade, a fim de garantir que terão os recursos necessários quando ela for para a faculdade aos 18 anos.

Após procurarem um consultor financeiro, aprenderam sobre a importância de escolher investimentos de renda fixa com prazos que coincidam com o momento de uso dos fundos, além de considerar a isenção fiscal e a segurança do capital.

Nesse sentido, o consultor recomendou algumas opções, destacando que esses investimentos podem ser alinhados ao horizonte de 10 anos que Jorge e Mônica têm, para que o dinheiro esteja disponível quando Ana precisar.

Considerando os princípios citados acima e o objetivo do casal, assinale qual das seguintes opções de investimentos é uma possível recomendação do consultor.



( a )

Contratos futuros

( b )

Caderneta de poupança

( c )

Tesouro Direto IPCA+ 2045

( d )

Letras de Crédito Imobiliário (LCI)

( e )

Fundos de investimento em ações

Resposta:

Resposta D

Apontador: OBECON 2023 - Fase 1 - Q24 / OBECON 2023 - Fase 2 - QDis 05 / OBECON 2022 - Fase 1 – Q29 / OBECON 2022 - Fase 1 – Q30 / OBECON 2022 - Fase 1 – Q32 / OBECON 2021 - Fase 1 – Q21 / OBECON 2021 - Fase 2 - QObj 04 / OBECON 2021 - Fase 2 - QObj 05

A) INCORRETA – O aluno não compreende que os contratos futuros são investimentos de renda variável e com maior risco.

B) INCORRETA – O aluno não percebe que a poupança, apesar de segura, tem um rendimento baixo. Para um horizonte de 10 anos, existem várias alternativas mais vantajosas.

C) INCORRETA – O aluno se confunde, pois, apesar do IPCA+ ser título público de renda fixa que oferece proteção contra a inflação, 2045 é cerca de 11 anos depois do ingresso de Ana na faculdade.

D) CORRETA – As LCIs são títulos de renda fixa emitidos por instituições financeiras para financiar o setor imobiliário. Elas oferecem isenção fiscal e segurança do capital, sendo uma escolha adequada para o objetivo de Jorge e Mônica.

E) INCORRETA – O aluno não compreende que fundos de investimento em ações têm maior volatilidade e não se enquadram na categoria de renda fixa.

Questão 01 - Matemática - Plurall Olímpico LR06 - EF7 - Economia - BY NC 3.0BR

Microeconomia

QUESTÃO 1 Tema: O Vendedor Nível: Fácil

O e-commerce já era uma modalidade forte no período pré-pandemia, mas foi após esse evento global que se transformou em uma verdadeira potência do setor de comércio e varejo. A ascensão do digital transformou por completo os hábitos de consumo da população e trouxe tendências que chegaram para ficar. Entender todos esses aspectos é fundamental para garantir a sobrevivência nesse mercado altamente competitivo.

O e-commerce possibilitou estudar o comportamento do consumidor de uma forma que nunca foi possível, pois cada ação realizada dentro das plataformas digitais pode ser mapeada e analisada estrategicamente. A partir disso, os lojistas conseguem entender com precisão quais fatores influenciam mais no ato da compra, buscando explorar melhor essas características.

Fonte: Folha BV. Comércio: entenda como o comportamento do consumidor mudou nos últimos anos. Disponível em: Acesso em: 24 mar. 2024.

Buscando colocar em prática o conhecimento adquirido, um vendedor independente compra relógios de um fornecedor por R$60 cada e os revende em sua loja online. Analisando os dados, observou-se que, ao definir o preço de venda em R$120, ele vende em média 100 relógios por mês. Quando o preço aumenta para R$150, as vendas caem para 80 relógios por mês.

Com base nessas informações e considerando que não há outros custos além do custo de compra, assinale a função de demanda inversa para os relógios.



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Resposta:

Resposta D

Apontadores: OBECON 2023 – Fase 1 – Q32 / OBECON 2023 – Fase 1 – Q33 / OBECON 2020 – Fase 1 – Q22

A) INCORRETA – O aluno assinala a função de demanda e erra o sinal do segundo coeficiente.

B) INCORRETA – O aluno assinala a função de demanda, não de demanda inversa.

C) INCORRETA – O aluno erra o sinal do segundo coeficiente.

D) CORRETA – Para encontrar a função de demanda inversa, é necessário estabelecer uma relação entre o preço e a quantidade demandada. Esse tipo de função segue a forma:

P = a - b · Q, em que a e b são constantes.

Pelo enunciado, tem-se dois pontos (P, Q), que são (120, 100) e (150, 80).

Assim, é possível montar um sistema de equações:

i. 120 = a - 100b

ii. 150 = a - 80b

Substituindo i. em ii.

Portanto, a função de demanda inversa é

E) INCORRETA – O aluno ao resolver o sistema de equação, erra o cálculo do coeficiente b e, consequentemente, de a.

Questão 01 - Matemática - Plurall Olímpico LR06 - EM2 - Economia - BY NC 3.0BR

Microeconomia

QUESTÃO 1 Tema: O Vendedor Nível: Fácil

O e-commerce já era uma modalidade forte no período pré-pandemia, mas foi após esse evento global que se transformou em uma verdadeira potência do setor de comércio e varejo. A ascensão do digital transformou por completo os hábitos de consumo da população e trouxe tendências que chegaram para ficar. Entender todos esses aspectos é fundamental para garantir a sobrevivência nesse mercado altamente competitivo.

O e-commerce possibilitou estudar o comportamento do consumidor de uma forma que nunca foi possível, pois cada ação realizada dentro das plataformas digitais pode ser mapeada e analisada estrategicamente. A partir disso, os lojistas conseguem entender com precisão quais fatores influenciam mais no ato da compra, buscando explorar melhor essas características.

Fonte: Folha BV. Comércio: entenda como o comportamento do consumidor mudou nos últimos anos. Disponível em: Acesso em: 24 mar. 2024.

Buscando colocar em prática o conhecimento adquirido, um vendedor independente compra relógios de um fornecedor por R$60 cada e os revende em sua loja online. Analisando os dados, observou-se que, ao definir o preço de venda em R$120, ele vende em média 100 relógios por mês. Quando o preço aumenta para R$150, as vendas caem para 80 relógios por mês.

Com base nessas informações e considerando que não há outros custos além do custo de compra, assinale a função de demanda inversa para os relógios.



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Resposta:

Resposta D

Apontadores: OBECON 2023 – Fase 1 – Q32 / OBECON 2023 – Fase 1 – Q33 / OBECON 2020 – Fase 1 – Q22

A) INCORRETA – O aluno assinala a função de demanda e erra o sinal do segundo coeficiente.

B) INCORRETA – O aluno assinala a função de demanda, não de demanda inversa.

C) INCORRETA – O aluno erra o sinal do segundo coeficiente.

D) CORRETA – Para encontrar a função de demanda inversa, é necessário estabelecer uma relação entre o preço e a quantidade demandada. Esse tipo de função segue a forma:

P = a - b · Q, em que a e são constantes.

Pelo enunciado, tem-se dois pontos (P, Q), que são (120, 100) e (150, 80).

Assim, é possível montar um sistema de equações:

i. 120 = a - 100b

ii. 150 = a - 80b

Substituindo i. em ii.

Portanto, a função de demanda inversa é

E) INCORRETA – O aluno ao resolver o sistema de equação, erra o cálculo do coeficiente e, consequentemente, de a.

Questão 01 - Matemática - Plurall Olímpico LA03 - EM1 - Economia - BY NC 3.0BR

Microeconomia

QUESTÃO 1  Temas: Externalidades  Nível: Médio ​​

Em um gráfico da externalidade, o efeito social de uma externalidade negativa ou positiva é representado pela disparidade entre os custos/benefícios privados e os custos/benefícios sociais. Nesse sentido, veja os exemplos abaixo.

Fonte: Economia Mainstream. Disponível em:  Acesso em: 12 mar. 2023.

Fonte: Economia Mainstream. Disponível em:  Acesso em: 12 mar. 2023.

Com base nos gráficos acima e em seu conhecimento, avalie as opções abaixo e escolha aquela que corretamente descreve como as externalidades são representadas em um gráfico de oferta e demanda.



( a )

Externalidade Positiva: A curva de demanda está à direita da curva de demanda social porque os benefícios privados são superiores aos benefícios sociais. Externalidade Negativa: A curva de oferta está à direita da curva de oferta social porque os custos privados são inferiores aos custos sociais.

( b )

Externalidade Positiva: A curva de demanda social está à direita da curva de demanda porque os benefícios sociais superam os benefícios privados. Externalidade Negativa: A curva de oferta está à esquerda da curva de oferta social porque os custos privados superam os custos sociais.

( c )

Externalidade Positiva: A curva de oferta social está à esquerda da curva de oferta porque os custos sociais são menores do que os custos privados, refletindo os benefícios adicionais para a sociedade. Externalidade Negativa: A curva de demanda está à direita da curva de demanda social, mostrando que os consumidores não estão levando em conta os custos totais.

( d )

Externalidade Positiva: A curva de demanda social está à direita da curva de demanda, indicando que o valor total para a sociedade é maior do que o valor privado percebido pelos consumidores. Externalidade Negativa: A curva de oferta social está à esquerda da curva de oferta, refletindo que os custos sociais da produção são maiores do que os custos privados percebidos pelos produtores.

( e )

Externalidade Positiva: A curva de oferta está à direita da curva de oferta social, indicando um excedente nos benefícios sociais em relação aos custos privados. Externalidade Negativa: A curva de demanda social está à esquerda da curva de demanda, sugerindo que os consumidores internalizam todos os custos sociais da produção.

Resposta:

Resposta D 

Apontador: OBECON 2022 – Fase 1 – Q08 / OBECON 2022 – Fase 1 – Q15 / OBECON 2021 – Fase1 - Q24

A) INCORRETA – O aluno não interpreta adequadamente os gráficos. 

B) INCORRETA – O aluno não compreende adequadamente a definição de cada externalidade. 

C) INCORRETA – O aluno não interpreta adequadamente os gráficos. 

D) CORRETA – O gráfico de externalidade ilustra as diferenças entre os custos e benefícios percebidos por agentes individuais (privados) e os custos e benefícios impostos à sociedade como um todo (sociais). 

Para uma externalidade positiva, o benefício social total de um bem é maior do que o benefício privado percebido, o que significa que a curva de demanda social (que mostra a valorização total do bem, incluindo benefícios externos) estará à direita da curva de demanda privada. 

Para uma externalidade negativa, o custo social total de um bem é maior do que o custo privado percebido, o que sugere que a curva de oferta social (que reflete os custos totais da produção, incluindo externalidades negativas) estará à esquerda da curva de oferta privada, porque considera os custos externos. 

E) INCORRETA – O aluno não interpreta adequadamente os gráficos.

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