Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
Texto I
Chão de esmeralda
Me sinto pisando Um chão de esmeraldas Quando levo meu coração À Mangueira Sob uma chuva de rosas Meu sangue jorra das veias E tinge um tapete Pra ela sambar É a realeza dos bambas Que quer se mostrar Soberba, garbosa Minha escola é um catavento a girar É verde, é rosa Oh, abre alas pra Mangueira passar
BUARQUE, C.; CARVALHO, H. B. Chico Buarque de Mangueira. Marola Edições Musicais Ltda. BMG. 1997. Disponível em: . Acesso em: 30 abr. 2010.
Texto II
Quando a escola de samba entra na Marquês de Sapucaí, a plateia delira, o coração dos componentes bate mais forte e o que vale é a emoção. Mas, para que esse verdadeiro espetáculo entre em cena, por trás da cortina de fumaça dos fogos de artifício, existe um verdadeiro batalhão de alegria: são costureiras, aderecistas, diretores de ala e de harmonia, pesquisador de enredo e uma infinidade de profissionais que garantem que tudo esteja perfeito na hora do desfile.
AMORIM, M.; MACEDO, G. O espetáculo dos bastidores. Revista de Carnaval 2010: Mangueira. Rio de Janeiro: Estação Primeira de Mangueira, 2010.
(Enem) Ambos os textos exaltam o brilho, a beleza, a tradição e o compromisso dos dirigentes e de todos os componentes com a escola de samba Estação Primeira de Mangueira. Uma das diferenças que se estabelece entre os textos é que:
o artigo jornalístico cumpre a função de transmitir emoções e sensações, mais do que a letra de música.
a letra de música privilegia a função social de comunicar a seu público a crítica em relação ao samba e aos sambistas.
a linguagem poética, no Texto I, valoriza imagens metafóricas e a própria escola, enquanto a linguagem, no Texto II, cumpre a função de informar e envolver o leitor.
ao associar esmeraldas e rosas às cores da escola, o Texto I acende a rivalidade entre escolas de samba, enquanto o Texto II é neutro.
o Texto I sugere a riqueza material da Mangueira, enquanto o Texto II destaca o trabalho na escola de samba.
(Unifesp) Duas partículas de cargas elétricas Q1 = 4,0 · 10-16 C e Q2 = 6,0 · 10-16 C estão separadas no vácuo por uma distância de 3,0 · 10-9 m. Sendo K0 = 9 · 109 N · m2/C2 , a intensidade da força de interação entre elas, em Newtons, é de:
1,2 · 10-5
1,8 · 10-4
2,0 · 10-4
2,4 · 10-4
3,0 · 10-3
(Vunesp) O gráfico representa, aproximadamente, como varia a temperatura ambiente no período de um dia, em determinada época do ano, no deserto do Saara. Nessa região a maior parte da superfície do solo é coberta por areia e a umidade relativa do ar é baixíssima.
A grande amplitude térmica diária observada no gráfico pode, entre outros fatores, ser explicada pelo fato de que:
a água líquida apresenta calor específico menor do que o da areia sólida e, assim, devido à maior presença de areia do que de água na região, a retenção de calor no ambiente torna-se difícil, causando a drástica queda de temperatura na madrugada.
o calor específico da areia é baixo e, por isso, ela esquenta rapidamente quando ganha calor e esfria rapidamente quando perde. A baixa umidade do ar não retém o calor perdido pela areia quando ela esfria, explicando a queda de temperatura na madrugada.
a falta de água e, consequentemente, de nuvens no ambiente do Saara intensifica o efeito estufa, o que contribui para uma maior retenção de energia térmica na região.
o calor se propaga facilmente na região por condução, uma vez que o ar seco é um excelente condutor de calor. Dessa forma, a energia retida pela areia durante o dia se dissipa pelo ambiente à noite, causando a queda de temperatura.
a grande massa de areia existente na região do Saara apresenta grande mobilidade, causando a dissipação do calor absorvido durante o dia e a drástica queda de temperatura à noite.
Quais foram os órgãos vegetais que sofreram modificações ao longo do tempo e originaram as pétalas, sépalas, estames e pistilos?
Frutos.
Caules.
Folhas.
Sementes.
Flores.
Algas e cianobactérias são bem diferenciadas evolutivamente, mas têm algumas características comuns, dentre as quais:
a presença de clorofila e a capacidade de realizar a fotossíntese.
a presença de organelas citoplasmáticas como cloroplastos e mitocôndrias.
parede celular constituída de celulose.
cromossomo circular.
núcleo e clorofila.
(Fuvest-SP) Para vencer o atrito e deslocar um grande contêiner C, na direção indicada, é necessária uma força F = 500 N. Na tentativa de movê-lo, blocos de massa m = 15 kg são pendurados em um fio, que é esticado entre o contêiner e o ponto P na parede, como na figura.
Para movimentar o contêiner, é preciso pendurar no fio, no mínimo:
1 bloco.
2 blocos.
3 blocos.
4 blocos.
5 blocos.
(PUC-RJ) Uma carga positiva encontra-se numa região do espaço onde há um campo elétrico dirigido verticalmente para cima. Podemos afirmar que a força elétrica sobre ela é:
para cima.
para baixo.
horizontal para a direita.
horizontal para a esquerda.
nula.
(Uerj)
A transição demográfica que ocorre no Brasil gera diferenças socioespaciais entre as macrorregiões do país.
De acordo com os mapas, as menores proporções de população em idade ativa são encontradas na seguinte macrorregião brasileira:
Sul.
Norte.
Sudeste.
Nordeste.
O que influencia a região Norte ter as menores proporções de população em idade ativa está ligado às questões de falta de saneamento básico, com população praticamente ribeirinha, economia basicamente de subsistência, pouco acesso a sistemas de controle de natalidade e saúde, altas taxas de natalidade e baixa expectativa de vida. Resultam em um percentual de 55,1% da população abaixo de 15 anos, população em idade ativa reduzida proporcionalmente.
Os fungos, durante muito tempo, foram classificados como plantas, por possuírem características semelhantes às destes seres vivos, como a presença de
parede celular.
síntese de amido.
clorofila.
secreção de enzimas digestivas.
glicogênio.
(PUC-RS)
O cartum acima refere-se aos protozoários, seres ___________ que servem como bons indicadores da qualidade do meio ambiente. Os protozoários são, em sua maioria, seres ___________ e, de vida livre e ___________.
unicelulares − autotróficos − terrestre
unicelulares − heterotróficos − aquática
unicelulares − autotróficos − aquática
multicelulares − heterotróficos − aquática
multicelulares − autotróficos − terrestre
(Uerj)
CAULOS. Só dói quando eu respiro. Porto Alegre: LePM, 2001.
No cartum apresentado, o significado da palavra escrita é reforçado pelos elementos visuais, próprios da linguagem não verbal. A separação das letras da palavra em balões distintos contribui para expressar principalmente a seguinte ideia:
dificuldade de conexão entre as pessoas.
aceleração da vida na contemporaneidade.
desconhecimento das possibilidades de diálogo.
desencontro de pensamentos sobre um assunto.
Os fluxos migratórios que predominam nos dias atuais no mundo ocorrem:
dos países do Sul para os países do Norte.
dos países do Oeste Europeu para os países do Leste Europeu.
dos países desenvolvidos para os países subdesenvolvidos.
dos países africanos para os países latino-americanos.
da Europa para os Estados Unidos.
Nos dias atuais, os fluxos migratórios ocorrem, principalmente, dos países do Sul para os países do Norte.
Baseando-se nele, assinale a alternativa correta.
(UEG-GO)
Obama to Brazil: Send us Your Affluent, Money-Spending Masses
If I were a restaurant owner, I might cut back a bit on Coca-Cola and stock some Guaraná. That’s the favorite soft drink in Brazil, whose tourists, propelled by the emerging giant’s roaring* economy, have been spending money like, well, Americans all over the world in recent years, but especially in the U.S. Brazilians are estimated to drop almost $45 million a day while abroad; and in 2010, 1.2 million of them (the fifth largest number from any country) visited the U.S. and pumped* $6 billion into the economy. And they buy more than Mickey Mouse ears: Brazilians are currently purchasing almost a tenth of the houses and apartments being sold in the Miami area. So it would make sense for the U.S., whose economy hasn’t roared* in years, to roll out* a redder carpet for os Brasileiros, whose applications for nonimmigrant U.S. visas have increased 234% in the past five years.
President Obama today traveled to the Mickey Mouse-ears capital, Orlando, to announce that the U.S. would finally start streamlining* the tourist-visa procedure after a decade of post-9/11 strictures*. The reforms are geared* especially at helping visitors from Brazil and China get to the U.S. faster. Obama ordered the State Department, for example, to increase nonimmigrant visa-processing capacity in those two countries by 40% this year; ensure that 80% of tourist-visa applicants* are granted interviews within 21 days; and simplify and speed up the process for “low risk” applicants such as those renewing tourist visas, and younger and older first-time Brazilian applicants.
Available at: .Accessed on: August 16th, 2012. Adapted.
*roaring : de grande sucesso *to pump(ed) into : injetar *to roar(ed) : desempenhar bem *to roll out : estender *to streamline: agilizar; aperfeiçoar *stricture: restrição *to be geared : visar; estar destinado a *applicants : candidatos
In the title, the word affluent means:
affected.
tradition-bound.
underprivileged.
outrageous.
wealthy.
Observe a frase:
A meta do governo é produzir mais.
Como se vê no enunciado, o verbo produzir não vem acompanhado de nenhum objeto, embora seja um transitivo direto. Esse apagamento do complemento verbal:
restringe a extensão do significado do verbo.
amplia a extensão do significado do verbo, associando-se a qualquer tipo de produção.
deixa implícito um objeto direto particularizado, que pode ser explicitado, levando em conta o contexto.
altera o sentido do verbo produzir, associando-o à ideia de aumentar a eficiência da agricultura especificamente.
faz com que a frase fique sem possibilidade de ser interpretada.
(PUCC-SP) Números iguais de duas variedades de plantas da mesma espécie (I e II) foram introduzidos em determinado ambiente. Depois de diversas gerações, verificou-se que a variedade I tornara-se mais abundante. Com base nesses dados, é correto afirmar que:
I não foi submetida à ação da seleção natural e, por isso, pôde aumentar em número.
I sofreu mutações vantajosas, induzidas pelo ambiente, tornando-se mais resistente.
I apresentou maior capacidade de adaptação ao meio, o que aumentou suas chances de sobreviver e de deixar descendentes.
II possuía maior número de alelos recessivos que, frequentemente, levam à letalidade.
II, através de um processo de convergência adaptativa, transformou-se progressivamente em I.
(Unirio-RJ) Arquimedes (287-212 a.C.), filósofo grego, nasceu em Siracusa. Foi, talvez, o primeiro cientista experimental de que se tem notícia. Construiu armas defensivas importantes para sua cidade natal que, periodicamente, era invadida pelos romanos. É sobre Arquimedes uma das mais curiosas histórias sobre resolução de um problema: ele se encontrava no banho, pensando no problema, e, ao perceber que teria encontrado a solução, saiu nu pelas ruas, gritando: “Eureka! Eureka!” (Achei! Achei!). Deve-se a Arquimedes o conhecimento de que todo corpo imerso num fluido sofre a ação de uma força, feita pelo fluido – denominada empuxo – de direção vertical e sentido para cima, cujo módulo é igual ao peso do fluido deslocado. Uma esfera encontra-se submersa em água. Infinitos são os pontos de contato da água com a esfera. A representação da força que a água exerce sobre a esfera, em apenas oito pontos de contato, está corretamente desenhada na alternativa:
ERRATA: A alternativa correta é a letra C. A opção apresentada no material impresso está incorreta.
Os hormônios se caracterizam:
por agirem em doses diminutas, em pontos próximos de onde são produzidos.
por agirem em doses grandes, em pontos próximos de onde são produzidos.
por agirem em doses diminutas, em pontos distantes de onde são produzidos.
por agirem em doses grandes, em pontos distantes de onde são produzidos.
O gás exerce uma força nas paredes do recipiente que o contém. Havendo movimento das paredes, essa força realiza um trabalho. A respeito desse trabalho são feitas as seguintes afirmações:
I. O trabalho da força que o gás exerce nas paredes do recipiente é nulo em uma transformação isométrica.
II. O trabalho da força que o gás exerce nas paredes do recipiente é positivo em uma expansão.
III. O trabalho da força que o gás exerce nas paredes do recipiente é negativo em uma compressão.
Estão corretas:
todas.
nenhuma.
somente I e II.
somente I e III.
somente II e III.
(FGV-SP – Adaptada) Considere as assertivas sobre a agricultura brasileira.
I. A modernização do campo brasileiro possibilitou o crescimento da agricultura familiar comercial, ampliando a produtividade e, dessa forma, a produção.
II. Nessas últimas décadas, a agricultura camponesa tornou -se antieconômica, porque não conseguiu incorporar mudanças estruturais e praticamente desapareceu do campo brasileiro.
III. Nas últimas décadas, a modernização da agricultura contou com o apoio do Estado, que, por meio da adoção de políticas creditícias, favoreceu a expansão de vários setores de produção agropecuária.
Está correto somente o que se afirma em:
I.
II.
I e II.
I e III.
II e III.
A modernização da produção agrícola verificada no Brasil nas últimas décadas também ocorreu em parte dos estabelecimentos que se dedicam à agricultura familiar comercial, o que contribuiu para o aumento da produtividade e para a produção agrícola no país. É também verdade que, nas últimas décadas, a “industrialização” da agricultura contou com o apoio do Estado, que ofereceu financiamentos e infraestrutura, especialmente para os cultivos destinados à exportação.
(Ufes) Têm maior grau de semelhança entre si dois organismos que estão colocados dentro de uma das seguintes categorias taxonômicas:
Classe
Divisão
Família
Gênero
Ordem
(PUC-RS) Dadas as matrizes , o determinante det (A • B) é igual a:
18
21
32
126
720
Suponha que a foto se refira a um moinho de vento que ainda se destine à moagem de grãos, semelhante aos antigos moinhos de água.
Qual a principal transformação de energia que podemos identificar nesse tipo de moinho?
Energia mecânica → energia eólica.
Energia eólica → energia mecânica.c
Energia eólica → energia elétrica.
Energia mecânica → energia elétrica.
Energia eólica → energia luminosa.
Por volta de 1630, René Descartes propôs que a quantidade de movimento de um corpo fosse medida pelo produto da massa do próprio corpo pela sua velocidade em um certo instante (mV). Então, de acordo com Descartes, a quantidade de movimento não depende apenas da velocidade, mas também da massa do corpo em questão. Uma abelha e um cavalo, por exemplo, ambos a 3 m/s, terão diferentes quantidades de movimento. Se as massas forem 0,001 kg e 300 kg, respectivamente, as intensidades, no SI, da quantidade de movimento da abelha e do cavalo serão, respectivamente:
0,03 e 900.
900 e 0,03.
0,03 e 300.
900 e 0,003.
0,003 e 900.
Classifique, de acordo com o código, o tipo de narrador de cada um dos fragmentos a seguir.
A – Se o narrador for predominantemente um narrador protagonista.
B – Se o narrador for predominantemente um narrador testemunha.
C – Se o narrador for predominantemente um narrador observador.
D – Se o narrador for predominantemente um narrador onisciente.
Observação: Não se deve levar em consideração o eventual conhecimento da obra a que pertencem os fragmentos. A questão envolve a análise apenas dessas passagens.
I. O sol retirara-se da varanda, e sobre a pedra, em vasos de barro, plantas pobres encolhiam a sua folhagem chupada do calor; sobre uma tábua a um canto, numa velha panela bojuda, verdejava um pé de salsa muito tratado; o gato dormia sobre um esteirão; esfregões secavam numa corda; e para além alargava-se o azul vivo como um metal candente, as árvores dos quintais tinham tons ardentes do sol, os telhados pardos com as suas vegetações esguias coziam no calor, e pedaços de paredes caiadas despediam uma rebrilhação dura.
Eça de Queirós. O primo Basílio. Cotia: Ateliê, 1998. p. 130.
II. Na minha família, em minha terra, ninguém conheceu uma vez um homem, de mais excelência que presença, que podia ter sido o velho rei ou o príncipe mais moço, nas futuras estórias de fadas. Era fazendeiro e chamava-se Tio Man’Antônio.
GUIMARÃES ROSA, João. Primeiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988. p. 73.
III. Desde esse dia Bertoleza fez-se ainda mais concentrada e resmungona e só trocava com o amigo um ou outro monossílabo inevitável no serviço da casa. Entre os dois havia agora desses olhares de desconfiança, que são abismos de constrangimento, entre pessoas que moram juntas. A infeliz vivia um sobressalto constante; cheia de apreensões, com medo de ser assassinada; só comia do que ela própria preparava para si e não dormia senão depois de fechar-se a chave.
AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. São Paulo: Ateliê, 2012. p. 342.
IV. Quando pensaram, vendo tanta desgraça em derredor, que eu era sujeito decaído, aí mesmo é que cresci. Foi como se nascesse de novo. É na hora de vento soprar de conta que gosto de ver Ponciano de Azeredo Furtado, coronel por trabalho de valentia e senhor de pasto por direito de herança. No redemoinho da desventura, nem uma vez abri mão de qualquer galhardia, nem desmereci da patente.
CARVALHO, José Cândido de. O coronel e o lobisomem. Rio de Janeiro: José Olympio, 1994. p. 268.
I – C; II – B; III – D; IV – A
(UFSM-RS) Em uma cultura irrigada por um cano que tem área de secção reta de 100 cm2 , passa água com uma vazão de 7 200 litros por hora. A velocidade de escoamento da água nesse cano, em m/s, é:
0,02.
0,2.
2.
20.
200.
ERRATA: A alternativa correta é a letra B. A opção apresentada no material impresso está incorreta.
(UPE) As ideias liberais refizeram reflexões e anunciaram novas perspectivas sociais. Um dos seus pensadores mais famosos, Locke, defendia o(a)
fim da propriedade privada e da escravidão, com a queda da sociedade colonial e o fim do mercantilismo.
consolidação da monarquia constitucional, destacando a universalidade do conhecimento e as possibilidades de massificação da cultura.
pensamento de Descartes e o fim do idealismo, ressaltando o valor de democracia e da igualdade social na Europa do século XVII.
liberdade natural dos humanos, afirmando a necessidade da propriedade privada e combatendo o absolutismo.
crescimento do capitalismo, sem afetar a força política da nobreza e dos poderes dos monarcas absolutistas da época.
(Cefet -MG) A questão a seguir refere-se ao cartograma abaixo.
Considerando-se a localização dos maiores centros de poluição urbana, uma solução para reduzir, de maneira eficiente, os efeitos globais da poluição do ar seria a:
dispersão dos resíduos em elevadas latitudes.
concentração da poluição em cidades específicas.
remoção de poluentes por equipamentos de controle.
difusão do processo industrial em áreas subdesenvolvidas.
adoção de termelétricas em regiões de industrialização recente.
A instalação de equipamentos de controle, como filtros em indústrias e em usinas de geração de energia e veículos mais modernos que emitem menos poluentes, é uma das estratégias para reduzir a poluição do ar. Outras medidas também podem ser adotadas, como investimento em fontes de energia renováveis, rodízios de veículos nas áreas urbanas, implantação de áreas verdes e estímulo aos transportes coletivos não poluentes, como trens e metrôs.
(UFC-CE) Qual a concentração, em mol/L, de uma solução de etanol, C2H6O, de concentração 4,6 g/L?
4,6
1,0
0,50
0,20
0,10
Classifique os termos destacados de acordo com o seguinte código:
A. Objeto direto.
B. Objeto indireto.
I. ( ) Nem o partido do governo aderiu aos seus projetos.
II. ( ) A brusca mudança de temperatura surpreendeu o paulistano.
III. ( ) Numa sociedade sem ética, ninguém confia em ninguém.
IV. ( ) Decepcionada com a infidelidade, a mulher mandou o marido às favas.
V. ( ) Apresentaram-lhe apenas duas alternativas.
VI. ( ) Nos supermercados, muitos se servem dos produtos expostos.
VII. ( ) Poucos foram os que cumpriram com a palavra dada.
VIII. ( ) O sindicato dos metroviários não concordou com o reajuste proposto.
IX. ( ) Aos sem-terra os representantes do governo sugeriram trégua de 30 dias.
I. B
II. A
III. B
IV. A
V. A
VI. B
VII. B
VIII. B
IX. B
(Enem)
O fato é que a transição do Império para a República, proclamada em 1889, constituiu a primeira grande mudança de regime político ocorrida desde a Independência. Republicanistas “puros”, como Silva Jardim, defendiam uma mudança de regime que tivesse como resultado maior participação da população na vida política nacional. Mas, vitoriosos, os republicanos conservadores, como Campos Sales, mantiveram o modelo de exclusão política e sociocultural sob nova fachada. Ao “parlamentarismo sem povo” do Segundo Reinado sucedeu uma República praticamente “sem povo”, ou seja, sem cidadania democrática.
LOPEZ, Adriana; MOTA, Carlos Guilherme. História do Brasil: uma interpretação. São Paulo: Senac, 2008. p. 552. Adaptado.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o processo histórico de implantação e de consolidação da República no Brasil, é correto inferir que:
o republicano Silva Jardim lutava por um regime político essencialmente oligárquico, que foi adotado no Brasil ao longo da Primeira República (até 1930).
o movimento republicano apresentava divisões ideológicas e defendia distintos projetos de República com a intenção de implantá-los no Brasil.
o presidencialismo republicano assegurou a expansão da democracia brasileira ampliando o nível de participação política da sociedade na Primeira República (até 1930).
a facilidade para a derrubada do regime monárquico explica-se pelo vigoroso apoio popular às teses republicanas e pelo desprestígio pessoal de D. Pedro II.
a história do Brasil, em geral, se faz por mudanças bruscas e radicais, que transformam integralmente a fisionomia social e política do país.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas