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Questão 01 - Matemática - Unidade 9 - Capítulo 3 - Sistemas lineares e determinantes - Exercícios - BY NC 3.0BR

(PUC-RS) Dadas as matrizes , o determinante det (A • B) é igual a:



( a )

18

( b )

21

( c )

32

( d )

126

( e )

720

Questão 01 - Física - Unidade 8 - Capítulo 1 - As variáveis de estado de um gás ideal - Exercícios - BY NC 3.0BR

Suponha que a foto se refira a um moinho de vento que ainda se destine à moagem de grãos, semelhante aos antigos moinhos de água.

Qual a principal transformação de energia que podemos identificar nesse tipo de moinho? 



( a )

Energia mecânica → energia eólica.

( b )

Energia eólica → energia mecânica.c

( c )

Energia eólica → energia elétrica. 

( d )

Energia mecânica → energia elétrica. 

( e )

Energia eólica → energia luminosa.

Questão 01 - Física - Unidade 1 - Capítulo 1 - Equação fundamental da Dinâmica para valores médios ou teorema do impulso - Exercícios - BY NC 3.0BR

Por volta de 1630, René Descartes propôs que a quantidade de movimento de um corpo fosse medida pelo produto da massa do próprio corpo pela sua velocidade em um certo instante (mV). Então, de acordo com Descartes, a quantidade de movimento não depende apenas da velocidade, mas também da massa do corpo em questão. Uma abelha e um cavalo, por exemplo, ambos a 3 m/s, terão diferentes quantidades de movimento. Se as massas forem 0,001 kg e 300 kg, respectivamente, as intensidades, no SI, da quantidade de movimento da abelha e do cavalo serão, respectivamente:



( a )

0,03 e 900.

( b )

900 e 0,03.

( c )

0,03 e 300.

( d )

900 e 0,003.

( e )

0,003 e 900.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Redação - Capítulo 4 - Elementos da narrativa - Exercícios - BY NC 3.0BR

Classifique, de acordo com o código, o tipo de narrador de cada um dos fragmentos a seguir.

A – Se o narrador for predominantemente um narrador protagonista.

B – Se o narrador for predominantemente um narrador testemunha.

C – Se o narrador for predominantemente um narrador observador.

D – Se o narrador for predominantemente um narrador onisciente.

Observação: Não se deve levar em consideração o eventual conhecimento da obra a que pertencem os fragmentos. A questão envolve a análise apenas dessas passagens.

I. O sol retirara-se da varanda, e sobre a pedra, em vasos de barro, plantas pobres encolhiam a sua folhagem chupada do calor; sobre uma tábua a um canto, numa velha panela bojuda, verdejava um pé de salsa muito tratado; o gato dormia sobre um esteirão; esfregões secavam numa corda; e para além alargava-se o azul vivo como um metal candente, as árvores dos quintais tinham tons ardentes do sol, os telhados pardos com as suas vegetações esguias coziam no calor, e pedaços de paredes caiadas despediam uma rebrilhação dura.

Eça de Queirós. O primo Basílio. Cotia: Ateliê, 1998. p. 130.

II. Na minha família, em minha terra, ninguém conheceu uma vez um homem, de mais excelência que presença, que podia ter sido o velho rei ou o príncipe mais moço, nas futuras estórias de fadas. Era fazendeiro e chamava-se Tio Man’Antônio.

GUIMARÃES ROSA, João. Primeiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988. p. 73.

III. Desde esse dia Bertoleza fez-se ainda mais concentrada e resmungona e só trocava com o amigo um ou outro monossílabo inevitável no serviço da casa. Entre os dois havia agora desses olhares de desconfiança, que são abismos de constrangimento, entre pessoas que moram juntas. A infeliz vivia um sobressalto constante; cheia de apreensões, com medo de ser assassinada; só comia do que ela própria preparava para si e não dormia senão depois de fechar-se a chave.

AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. São Paulo: Ateliê, 2012. p. 342.

IV. Quando pensaram, vendo tanta desgraça em derredor, que eu era sujeito decaído, aí mesmo é que cresci. Foi como se nascesse de novo. É na hora de vento soprar de conta que gosto de ver Ponciano de Azeredo Furtado, coronel por trabalho de valentia e senhor de pasto por direito de herança. No redemoinho da desventura, nem uma vez abri mão de qualquer galhardia, nem desmereci da patente.

CARVALHO, José Cândido de. O coronel e o lobisomem. Rio de Janeiro: José Olympio, 1994. p. 268.

Resposta:

I – C; II – B; III – D; IV – A

Questão 01 - Física - Unidade 3 - Capítulo 1 - Noções de hidrodinâmica: vazão e lei de Bernoulli - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UFSM-RS) Em uma cultura irrigada por um cano que tem área de secção reta de 100 cm2 , passa água com uma vazão de 7 200 litros por hora. A velocidade de escoamento da água nesse cano, em m/s, é: 



( a )

0,02. 

( b )

0,2. 

( c )

2. 

( d )

20. 

( e )

200.

Resposta:

ERRATA: A alternativa correta é a letra B. A opção apresentada no material impresso está incorreta.

Questão 01 - História - Capítulo 1 - Pensamento político nos séculos XVII e XVIII: iluminismo - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UPE) As ideias liberais refizeram reflexões e anunciaram novas perspectivas sociais. Um dos seus pensadores mais famosos, Locke, defendia o(a)



( a )

fim da propriedade privada e da escravidão, com a queda da sociedade colonial e o fim do mercantilismo.

( b )

consolidação da monarquia constitucional, destacando a universalidade do conhecimento e as possibilidades de massificação da cultura.

( c )

pensamento de Descartes e o fim do idealismo, ressaltando o valor de democracia e da igualdade social na Europa do século XVII.

( d )

liberdade natural dos humanos, afirmando a necessidade da propriedade privada e combatendo o absolutismo.

( e )

crescimento do capitalismo, sem afetar a força política da nobreza e dos poderes dos monarcas absolutistas da época.

Questão 01 - Geografia - Capítulo 10 - Problemas urbanos - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Cefet -MG) A questão a seguir refere-se ao cartograma abaixo.

Considerando-se a localização dos maiores centros de poluição urbana, uma solução para reduzir, de maneira eficiente, os efeitos globais da poluição do ar seria a:



( a )

dispersão dos resíduos em elevadas latitudes.

( b )

concentração da poluição em cidades específicas.

( c )

remoção de poluentes por equipamentos de controle.

( d )

difusão do processo industrial em áreas subdesenvolvidas. 

( e )

adoção de termelétricas em regiões de industrialização recente.

Resposta:

A instalação de equipamentos de controle, como filtros em indústrias e em usinas de geração de energia e veículos mais modernos que emitem menos poluentes, é uma das estratégias para reduzir a poluição do ar. Outras medidas também podem ser adotadas, como investimento em fontes de energia renováveis, rodízios de veículos nas áreas urbanas, implantação de áreas verdes e estímulo aos transportes coletivos não poluentes, como trens e metrôs.

Questão 01 - Química - Setor A - Aulas 1 e 2 - Revisão de concentração de soluções - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

(UFC-CE) Qual a concentração, em mol/L, de uma solução de etanol, C2H6O, de concentração 4,6 g/L?



( a )

4,6

( b )

1,0

( c )

0,50

( d )

0,20

( e )

0,10

Resposta:

Questão 01 - Língua Portuguesa - Gramática - Gramática e Texto - Aulas 9 e 10 - Satélites do verbo I: objetos - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

Classifique os termos destacados de acordo com o seguinte código:

A. Objeto direto.

B. Objeto indireto.

 I. ( ) Nem o partido do governo aderiu aos seus projetos.

 II. ( ) A brusca mudança de temperatura surpreendeu o paulistano.

 III. ( ) Numa sociedade sem ética, ninguém confia em ninguém.

 IV. ( ) Decepcionada com a infidelidade, a mulher mandou o marido às favas.

 V. ( ) Apresentaram-lhe apenas duas alternativas.

 VI. ( ) Nos supermercados, muitos se servem dos produtos expostos.

 VII. ( ) Poucos foram os que cumpriram com a palavra dada.

 VIII. ( ) O sindicato dos metroviários não concordou com o reajuste proposto.

 IX. ( ) Aos sem-terra os representantes do governo sugeriram trégua de 30 dias.

Resposta:

I. B

II. A

III. B

IV. A

V. A

VI. B

VII. B

VIII. B

IX. B

Questão 01 - História - Capítulo 13 - Brasil: formação da República (1889-1914) - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Enem)

O fato é que a transição do Império para a República, proclamada em 1889, constituiu a primeira grande mudança de regime político ocorrida desde a Independência. Republicanistas “puros”, como Silva Jardim, defendiam uma mudança de regime que tivesse como resultado maior participação da população na vida política nacional. Mas, vitoriosos, os republicanos conservadores, como Campos Sales, mantiveram o modelo de exclusão política e sociocultural sob nova fachada. Ao “parlamentarismo sem povo” do Segundo Reinado sucedeu uma República praticamente “sem povo”, ou seja, sem cidadania democrática.

LOPEZ, Adriana; MOTA, Carlos Guilherme. História do Brasil: uma interpretação. São Paulo: Senac, 2008. p. 552. Adaptado.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o processo histórico de implantação e de consolidação da República no Brasil, é correto inferir que: 



( a )

o republicano Silva Jardim lutava por um regime político essencialmente oligárquico, que foi adotado no Brasil ao longo da Primeira República (até 1930). 

( b )

o movimento republicano apresentava divisões ideológicas e defendia distintos projetos de República com a intenção de implantá-los no Brasil. 

( c )

o presidencialismo republicano assegurou a expansão da democracia brasileira ampliando o nível de participação política da sociedade na Primeira República (até 1930). 

( d )

a facilidade para a derrubada do regime monárquico explica-se pelo vigoroso apoio popular às teses republicanas e pelo desprestígio pessoal de D. Pedro II. 

( e )

a história do Brasil, em geral, se faz por mudanças bruscas e radicais, que transformam integralmente a fisionomia social e política do país.

Questão 01 - História - Capítulo 12 - Grandes revoluções do século XX - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Udesc) Leia o documento abaixo:

Um terço do país se encontra submetido a um regime de vigilância especial, isto é, fora da lei. As forças policiais, sejam visíveis ou secretas, aumentam dia a dia. Nas prisões e nas colônias penais, além das centenas de milhares de criminosos comuns, há uma enorme quantidade de condenados políticos, e agora ali se encontram até mesmo os operários. [...] As perseguições religiosas nunca foram tão frequentes nem tão cruéis. Em todas as cidades e centros industriais, agrupam-se tropas enviadas, de armas nas mãos, contra o povo. [...] Apesar do orçamento do Estado, que aumenta de maneira desmesurada [...], essa intensa e terrível atividade do governo acentua de ano a ano o empobrecimento da população agrícola, isto é, os cem milhões de homens sobre os quais repousa a potência da Rússia. Por esta razão, a fome agora é um fenômeno normal. O descontentamento geral de todos os grupos sociais e sua hostilidade para com o governo também são um fenômeno normal.

Carta do escritor Leon Tolstoi ao czar Nicolau II, 16 jan. 1902. In: SALOMONI, Antonella. Lênin e a Revolução Russa. 2. ed. São Paulo: Ática, 1997. p. 16-17.

Analise as proposições considerando as informações da carta acima e o contexto histórico da Rússia, no início do século XX.

I. Leon Tolstoi, em sua carta, está criticando o governo do czar russo devido às perseguições políticas e religiosas e por causa da pobreza, na qual viviam milhões de pessoas na Rússia.

II. Apesar do crescimento industrial e urbano, ocorrido no final do século XIX e início do século XX, a maioria da população russa vivia em condições miseráveis no campo, uma vez que muitos camponeses não eram proprietários das terras nas quais trabalhavam.

III. O governo da Rússia, neste período, era uma monarquia absolutista, governado pelo czar. Este tipo de governo é caracterizado pela divisão igualitária do poder entre o monarca e os representantes eleitos pelo povo.

IV. Nas duas primeiras décadas do século XX, na Rússia, ocorreram inúmeras revoltas populares, entre as quais a que ficou conhecida como Domingo Sangrento, que ocorreu em janeiro de 1905, quando centenas de pessoas foram mortas, durante uma manifestação que reivindicava direito à greve, melhores condições de vida e convocação de uma Assembleia Constituinte.

Assinale a alternativa correta.



( a )

Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

( b )

Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras. 

( c )

Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras. 

( d )

Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras. 

( e )

Todas as afirmativas são verdadeiras.

Questão 01 - Geografia - Módulo 6 - A geografia da produção de energia - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

A plantação de algodão que fez [o] mar de Aral virar deserto

O desaparecimento do mar de Aral, na Ásia Central, é uma das maiores catástrofes provocadas pelo homem no mundo. Para estimular o cultivo de algodão, políticas de irrigação agressivas implementadas pelos soviéticos transformaram 90% do que costumava ser o quarto maior lago do mundo em um deserto.

O repórter da BBC uzbeque Rustam Qobilov analisa as tentativas de salvar o mar de Aral e suas probabilidades de sucesso.

Foram necessários apenas 40 anos para que o quarto maior lago do mundo, o mar de Aral, na Ásia Central, secasse.

O que antes eram 60 mil quilômetros quadrados de água, com profundidade de 40 m em alguns locais, evaporou. Agora, restam apenas 10% do lago.

Seu desaparecimento é considerado uma das alterações mais dramáticas feitas na superfície da Terra em séculos.

Os dois maiores rios da Ásia Central costumavam desaguar no mar de Aral: um – o Syr Darya – a partir do norte; outro – o Amu Darya – a partir do sul.

Mas os dois rios também foram a fonte óbvia de irrigação para a indústria de algodão soviética.

Os soviéticos queriam transformar a Ásia Central na maior região produtora de algodão do mundo – por um período na década de 1980, o Uzbequistão cresceu mais do que qualquer outro país.

Como o mar encolheu, os enormes volumes de pesticidas e inseticidas jogados no rio ao longo dos anos tornaram-se gradualmente mais concentrados, até que os peixes começaram a morrer.

Em outras palavras, para construir a indústria de algodão, os soviéticos acabaram com um mar e seus peixes.

O clima também começou a mudar. A chuva parou. A grama secou, e os pequenos lagos de água doce que existiam perto da costa desapareceram, bem como os rebanhos de antílopes que costumavam vagar pela área.

Ao diminuir, o mar de Aral ficou com o formato de um boneco de neve, com um corpo grande e gordo e uma cabeça pequena.

A cabeça é conhecida como o Pequeno Aral, com uma barragem localizada na “garganta” do boneco.

Foi essa barreira, a represa Kokaral, que permitiu que a água do lago subisse três metros a partir do seu ponto mais baixo desde 2005, enchendo o fundo do mar vazio e trazendo-o de volta à vida.

Mas o Pequeno Aral sempre foi apenas 5% do tamanho total do antigo mar. Por isso, as grandes fábricas de processamento de peixe que agora estão ociosas nunca mais serão tão produtivas quanto antes.

A meta do governo cazaque é fazer com que o Pequeno Aral se expanda até atingir sua antiga costa. Com o Banco Mundial, o governo pagou US$ 85 milhões pela barragem Kokaral.

No entanto, o que pode salvar o Pequeno Aral é visto no Uzbequistão como uma sentença de morte para o que resta do Grande Aral. No lado uzbeque da barragem para o sul, as pessoas estão com raiva porque dizem que a barragem fechou a única fonte de água que estava entrando em seu mar.

No entanto, alguns acreditam que as autoridades uzbeques não estão muito preocupadas em salvar o mar de Aral.

Depósitos de petróleo e gás foram identificados sob o fundo do mar. É mais fácil extraí-los em condições secas.

Empresas de energia russas e coreanas já começaram a trabalhar.

QOBILOV, Rustam. BBC. Disponível em: . Acesso em: 12 jan. 2016. Adaptado.

O impacto ambiental relatado na reportagem representa bem a capacidade das sociedades humanas de alterar a dinâmica e o equilíbrio de um ambiente. Para atender a demandas econômicas, alguns ambientes são desestruturados de tal forma que inviabilizam a manutenção das diferentes formas de vida dos ecossistemas envolvidos, prejudicando as próprias atividades econômicas que motivaram o desenvolvimento nessas regiões.

Por isso, é fundamental conhecer plenamente as características de cada ambiente terrestre e, antes de qualquer tipo de intervenção, identificar os reais impactos que as atividades econômicas vão provocar caso sejam implementadas, e de que forma reduzir tais impactos. Mitigar esses efeitos é crucial para reduzir muitos dos impactos ambientais que são verificados em nosso planeta atualmente.

O ponto central dessa discussão é se há realmente interesse em proteger ou regenerar ambientes ameaçados. Até que ponto os governos, as empresas e as pessoas em geral estão dispostas a promover amplos debates sobre o uso sustentável dos recursos? Qual é a real dimensão das interferências humanas sobre os ambientes naturais? Até quando serão tomadas decisões baseadas no imediatismo e no lucro gerado pelas atividades econômicas? Estas são questões cada vez mais fundamentais para a humanidade.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Literatura - Exercícios Capítulo 1 – Introdução ao estudo da Literatura e das Artes Visuais - BY NC 3.0BR

Observe os trabalhos artísticos apresentados a seguir e aponte a dimensão da arte que mais se destaca em cada um deles, justificando brevemente sua resposta. Lembre-se de que as obras não se enquadram em apenas uma dimensão, mas é possível reconhecer aquela que predomina em cada trabalho.

a) 

b)

Cordeirinha linda, como folga o povo porque vossa vinda lhe dá lume novo! Cordeirinha santa, de Iesu querida, vossa santa vinda o diabo espanta. Por isso vos canta, com prazer, o povo, porque vossa vinda lhe dá lume novo. Nossa culpa escura fugirá depressa, pois vossa cabeça vem com luz tão pura Vossa formosura honra é do povo, porque vossa vinda lhe dá lume novo.

ANCHIETA. José de. A Santa Inês. Disponível em:. Acesso em: 18 abr. 2015. Fragmento.

glossário Lume: iluminação, luminosidade, brilho. lesu: Jesus.

c)

Resposta:

a) Dimensão ritualística – trata-se de uma imagem considerada sagrada para determinada crença ou religião.

b) Dimensão pedagógica – o texto era um dos recursos utilizados pelos jesuítas no processo de catequização dos indígenas no Brasil. A ideia é aproveitar a chegada da Santa para garantir a presença da luz que salva da culpa e do diabo.

c) Dimensão de registro histórico – a obra é uma visão recriada da cena da independência brasileira, segundo uma perspectiva posterior (a tela é de 1888) e se pretende um registro histórico do momento da proclamação.

Questão 01 - Matemática - Unidade 1 - Conceitos fundamentais - Exercícios Capítulo 8: Equação de 2o grau - BY NC 3.0BR

Considerando, nessa ordem, as equações x² - 5x = 0, x² + 7x = 0 e x² = 10x, podemos afirmar que



( a )

o número 0 não é raiz da última equação.

( b )

cada uma delas tem uma raiz positiva.

( c )

cada uma delas tem uma raiz negativa.

( d )

apenas uma delas tem uma raiz negativa.

( e )

apenas uma delas tem uma raiz positiva.

Questão 01 - Química - Capítulo 6 - Ligações químicas - Exercícios - BY NC 3.0BR

Classifique os itens a seguir em verdadeiro ou falso e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

 I. Cátion é o íon positivo.  II. Ânion é o íon negativo.  III. Átomos com 1, 2 ou 3 elétrons na última camada tendem a ganhar elétrons.  IV. A ligação iônica geralmente ocorre entre 2 elementos não metálicos.  V. Todo composto iônico é sólido em condições ambientes.  VI. Todo composto iônico possui baixa temperatura de fusão.



( a )

V, V, V, F, V e V

( b )

F, V, F, F, V e F

( c )

V, V, F, F, V e F

( d )

V, V, F, F, F e V

( e )

F, F, V, F, F e V

Questão 01 - Física - Unidade 5 - Capítulo 4 - Campo elétrico - Exercícios - BY NC 3.0BR

(PUC-RJ) Uma carga positiva encontra-se numa região do espaço onde há um campo elétrico dirigido verticalmente para cima. Podemos afirmar que a força elétrica sobre ela é:



( a )

para cima. 

( b )

para baixo. 

( c )

horizontal para a direita. 

( d )

horizontal para a esquerda. 

( e )

nula.

Questão 01 - Geografia - Capítulo 7 - População do Brasil: estrutura ativa - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Uerj)

A transição demográfica que ocorre no Brasil gera diferenças socioespaciais entre as macrorregiões do país.

De acordo com os mapas, as menores proporções de população em idade ativa são encontradas na seguinte macrorregião brasileira:



( a )

Sul.

( b )

Norte.

( c )

Sudeste.

( d )

Nordeste.

Resposta:

O que influencia a região Norte ter as menores proporções de população em idade ativa está ligado às questões de falta de saneamento básico, com população praticamente ribeirinha, economia basicamente de subsistência, pouco acesso a sistemas de controle de natalidade e saúde, altas taxas de natalidade e baixa expectativa de vida. Resultam em um percentual de 55,1% da população abaixo de 15 anos, população em idade ativa reduzida proporcionalmente.

Questão 01 - Biologia - Capítulo 1 - Reino Fungi - Exercícios - BY NC 3.0BR

Os fungos, durante muito tempo, foram classificados como plantas, por possuírem características semelhantes às destes seres vivos, como a presença de



( a )

parede celular.

( b )

síntese de amido.

( c )

clorofila.

( d )

secreção de enzimas digestivas.

( e )

glicogênio.

Questão 01 - Biologia - Capítulo 3 - Protozoários - Exercícios - BY NC 3.0BR

(PUC-RS)

O cartum acima refere-se aos protozoários, seres ___________ que servem como bons indicadores da qualidade do meio ambiente. Os protozoários são, em sua maioria, seres ___________  e, de vida livre e ___________.



( a )

unicelulares − autotróficos − terrestre

( b )

unicelulares − heterotróficos − aquática 

( c )

unicelulares − autotróficos − aquática

( d )

multicelulares − heterotróficos − aquática 

( e )

multicelulares − autotróficos − terrestre

Questão 01 - Língua Portuguesa - Gramática - Gramática e texto - Capítulo 2 - Textos não verbais e sincréticos: procedimentos de leitura - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Uerj)

CAULOS. Só dói quando eu respiro. Porto Alegre: LePM, 2001.

No cartum apresentado, o significado da palavra escrita é reforçado pelos elementos visuais, próprios da linguagem não verbal. A separação das letras da palavra em balões distintos contribui para expressar principalmente a seguinte ideia:



( a )

dificuldade de conexão entre as pessoas.

( b )

aceleração da vida na contemporaneidade.

( c )

desconhecimento das possibilidades de diálogo.

( d )

desencontro de pensamentos sobre um assunto.

Questão 01 - Geografia - Capítulo 8 - As migrações - Exercícios - BY NC 3.0BR

Os fluxos migratórios que predominam nos dias atuais no mundo ocorrem:



( a )

dos países do Sul para os países do Norte.

( b )

dos países do Oeste Europeu para os países do Leste Europeu.

( c )

dos países desenvolvidos para os países subdesenvolvidos.

( d )

dos países africanos para os países latino-americanos.

( e )

da Europa para os Estados Unidos.

Resposta:

Nos dias atuais, os fluxos migratórios ocorrem, principalmente, dos países do Sul para os países do Norte.

Questão 01 - Língua Inglesa - Capítulo 8 - Text Comprehension - Exercícios - BY NC 3.0BR

Baseando-se nele, assinale a alternativa correta.

(UEG-GO)

Obama to Brazil: Send us Your Affluent, Money-Spending Masses

If I were a restaurant owner, I might cut back a bit on Coca-Cola and stock some Guaraná. That’s the favorite soft drink in Brazil, whose tourists, propelled by the emerging giant’s roaring* economy, have been spending money like, well, Americans all over the world in recent years, but especially in the U.S. Brazilians are estimated to drop almost $45 million a day while abroad; and in 2010, 1.2 million of them (the fifth largest number from any country) visited the U.S. and pumped* $6 billion into the economy. And they buy more than Mickey Mouse ears: Brazilians are currently purchasing almost a tenth of the houses and apartments being sold in the Miami area. So it would make sense for the U.S., whose economy hasn’t roared* in years, to roll out* a redder carpet for os Brasileiros, whose applications for nonimmigrant U.S. visas have increased 234% in the past five years.

President Obama today traveled to the Mickey Mouse-ears capital, Orlando, to announce that the U.S. would finally start streamlining* the tourist-visa procedure after a decade of post-9/11 strictures*. The reforms are geared* especially at helping visitors from Brazil and China get to the U.S. faster. Obama ordered the State Department, for example, to increase nonimmigrant visa-processing capacity in those two countries by 40% this year; ensure that 80% of tourist-visa applicants* are granted interviews within 21 days; and simplify and speed up the process for “low risk” applicants such as those renewing tourist visas, and younger and older first-time Brazilian applicants.

Available at: .Accessed on: August 16th, 2012. Adapted.

*roaring : de grande sucesso *to pump(ed) into : injetar *to roar(ed) : desempenhar bem *to roll out : estender *to streamline: agilizar; aperfeiçoar *stricture: restrição *to be geared : visar; estar destinado a *applicants : candidatos

In the title, the word affluent means: 



( a )

affected. 

( b )

tradition-bound. 

( c )

underprivileged. 

( d )

outrageous. 

( e )

wealthy. 

Questão 01 - Língua Portuguesa - Gramática - Gramática e Texto - Aulas 11 e 12 - Satélites do verbo I: papel semântico dos objetos - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

Observe a frase:

A meta do governo é produzir mais.

Como se vê no enunciado, o verbo produzir não vem acompanhado de nenhum objeto, embora seja um transitivo direto. Esse apagamento do complemento verbal:



( a )

restringe a extensão do significado do verbo.

( b )

amplia a extensão do significado do verbo, associando-se a qualquer tipo de produção. 

( c )

deixa implícito um objeto direto particularizado, que pode ser explicitado, levando em conta o contexto. 

( d )

altera o sentido do verbo produzir, associando-o à ideia de aumentar a eficiência da agricultura especificamente.

( e )

faz com que a frase fique sem possibilidade de ser interpretada.

Questão 01 - Biologia - Setor B - Aulas 15 - Coevolução - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

(PUCC-SP) Números iguais de duas variedades de plantas da mesma espécie (I e II) foram introduzidos em determinado ambiente. Depois de diversas gerações, verificou-se que a variedade I tornara-se mais abundante. Com base nesses dados, é correto afirmar que:



( a )

I não foi submetida à ação da seleção natural e, por isso, pôde aumentar em número. 

( b )

I sofreu mutações vantajosas, induzidas pelo ambiente, tornando-se mais resistente. 

( c )

I apresentou maior capacidade de adaptação ao meio, o que aumentou suas chances de sobreviver e de deixar descendentes. 

( d )

II possuía maior número de alelos recessivos que, frequentemente, levam à letalidade. 

( e )

II, através de um processo de convergência adaptativa, transformou-se progressivamente em I.

Questão 01 - Língua Inglesa - Capítulo 10 - Text Comprehension; Question-tags: Short Answers: Shortened Clauses - Exercícios - BY NC 3.0BR

No texto 1, o fragmento ’s turned to equivale a:



( a )

has changed to.

( b )

is recovering from.

( c )

has come from.

( d )

is rotating toward. 

( e )

was taking place in.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Gramática - Gramática e texto - Capítulo 7 - Funções do pronome se: papel argumentativo - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Vunesp) Assinale a frase que apresenta a mesma construção sintática de: “Assinaram-se tratados com a aprovação dos governos do Brasil e de Portugal.”:



( a )

Na Declaração do Milênio, divulgaram-se metas de preservação dos recursos hídricos. 

( b )

O lance foi acidental: chocaram-se dois jogadores numa disputa normal de bola.

( c )

Os agentes russos conseguiram infiltrar-se no coração político da Alemanha Ocidental.

( d )

Alguns chefes da Gestapo arrependeram-se de seus crimes, depois da derrota nazista. 

( e )

Na feira do Masp, aos domingos, vendia-se muito até 1998.

Resposta:

Observação:

Sobre a alternativa E, é importante destacar que compreendemos que a construção ''Na feira do Masp, aos domingos, vendia-se muito até 1998.'' apresenta o verbo ''vender'' como intransitivo, sendo o ''se'' um índice de indeterminação do sujeito e não um pronome apassivador.

Assim, o termo ''muito'' seria o adjunto adverbial e não o sujeito. Ao entender o verbo como transitivo direto e a construção na voz passiva, poderíamos considerar essa alternativa como correta. No entanto, entendemos que a interpretação de verbo intransitivo + se indeterminador é mais coerente.

Questão 01 - Matemática - Unidade 1 - Conceitos fundamentais - Exercícios Capítulo 7: Porcentagem - BY NC 3.0BR

(PUC-RJ)

30% de 30% são:



( a )

3 000%

( b )

300%

( c )

900%

( d )

9%

( e )

0,3%

Questão 01 - Língua Portuguesa - Literatura - Exercícios Capítulo 3 – Estética renascentista - BY NC 3.0BR

A seguinte estrofe foi extraída do poema "Profissão de fé", de Olavo Bilac:

Quero que a estrofe cristalina, Dobrada ao jeito Do ourives, saia da oficina Sem um defeito.

BILAC, Olavo. Profissão de fé. In: BANDEIRA, Manuel. Antologia dos poetas brasileiros da fase parnasiana. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996. p. 196. Fragmento.

É possível estabelecer uma relação entre esses versos e o Classicismo do século XVI. A partir dessas afirmações, assinale a alternativa INCORRETA.



( a )

Os versos defendem o ideal de perfeição.

( b )

A poesia sobre poesia é tratada exclusivamente pela arte de inspiração clássica.

( c )

Pode-se apontar na estrofe uma regularidade métrica.

( d )

Ao valorizar o trabalho poético ("oficina"), o trecho adota uma postura racionalista.

( e )

A valorização da forma é perceptível nos versos de Bilac.

Questão 01 - Matemática - Unidade 2 - Relações; dependências; variações e evoluções - Exercícios Capítulo 2: Funções – Conceitos básicos - BY NC 3.0BR

(PUC-RJ) O retângulo ABCD tem um lado sobre o eixo x e um lado sobre o eixo y, como mostra a figura. A equação da reta que passa por A e por C é , e a medida do lado AB é 6. A área do triângulo ABC é:



( a )

10 

( b )

11 

( c )

24 

( d )

12

( e )

6

Questão 01 - Física - Unidade 1 - Capítulo 4 - Aceleração escalar e movimento uniformemente variado - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UPF-RS) Dois móveis A e B deslocam-se em uma trajetória retilínea, com acelerações constantes e positivas. Considerando que a velocidade inicial de A é menor do que a de B (VA<VB) e que a aceleração de A é maior do que a de B (aA>aB) analise os gráficos a seguir.

O gráfico que melhor representa as características mencionadas é o:



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

E

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