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Questão 16 - UNICAMP 2018 2ª Fase - 2º dia - Matemática e Ciências Humanas

A figura abaixo exibe, no plano cartesiano, um quadrilátero com vértices situados nos pontos de coordenadas A = (−5,0), B = (5,0), C = (4,3) e D = (−3,4).

a) Determine a área desse quadrilátero.

b) Encontre a equação da reta que passa pelo ponto A e é perpendicular à reta que passa pelos pontos B e C.

Resposta:

a) Sendo P (–3, 0) e Q (4,0), a área S do quadrilátero ABCD é dada pela soma das áreas dos triângulos ADP e BCQ e do trapézio CDPQ. Assim, tem-se:

b) O coeficiente angular da reta  vale ; portanto, o coeficiente angular de uma reta perpendicular à  vale .

A reta que passa por A (–5, 0) e é perpendicular a  tem equação

Questão 16 - UNESP 2021 - 1ª Fase - Prova de Conhecimentos Gerais – Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

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Para responder a questão, leia o trecho do romance Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa.

Sei que estou contando errado, pelos altos. Desemendo. Mas não é por disfarçar, não pense. De grave, na lei do comum, disse ao senhor quase tudo. Não crio receio. O senhor é homem de pensar o dos outros como sendo o seu, não é criatura de pôr denúncia. E meus feitos já revogaram, prescrição dita. Tenho meu respeito firmado. Agora, sou anta empoçada, ninguém me caça. Da vida pouco me resta — só o deo-gratias; e o troco. Bobeia. Na feira de São João Branco, um homem andava falando: — “A pátria não pode nada com a velhice...” Discordo. A pátria é dos velhos, mais. Era um homem maluco, os dedos cheios de anéis velhos sem valor, as pedras retiradas — ele dizia: aqueles todos anéis davam até choque elétrico... Não. Eu estou contando assim, porque é o meu jeito de contar. Guerras e batalhas? Isso é como jogo de baralho, verte, reverte. Os revoltosos depois passaram por aqui, soldados de Prestes, vinham de Goiás, reclamavam posse de todos os animais de sela. Sei que deram fogo, na barra do Urucuia, em São Romão, aonde aportou um vapor do Governo, cheio de tropas da Bahia. Muitos anos adiante, um roceiro vai lavrar um pau, encontra balas cravadas. O que vale, são outras coisas. A lembrança da vida da gente se guarda em trechos diversos, cada um com seu signo e sentimento, uns com os outros acho que nem não misturam. Contar seguido, alinhavado, só mesmo sendo as coisas de rasa importância. De cada vivimento que eu real tive, de alegria forte ou pesar, cada vez daquela hoje vejo que eu era como se fosse diferente pessoa. Sucedido desgovernado. Assim eu acho, assim é que eu conto. [...] Tem horas antigas que ficaram muito mais perto da gente do que outras, de recente data. O senhor mesmo sabe.

(Grande sertão: veredas, 2015.)

Dupla negação: emprego conjugado de palavras negativas.

(Celso Pedro Luft. Abc da língua culta, 2010. Adaptado.)

Observa-se a ocorrência de dupla negação no trecho:



( a )

“A lembrança da vida da gente se guarda em trechos diversos, cada um com seu signo e sentimento, uns com os outros acho que nem não misturam.” 

( b )

“Mas não é por disfarçar, não pense.” 

( c )

“O senhor é homem de pensar o dos outros como sendo o seu, não é criatura de pôr denúncia.” 

( d )

“Agora, sou anta empoçada, ninguém me caça.” 

( e )

“De cada vivimento que eu real tive, de alegria forte ou pesar, cada vez daquela hoje vejo que eu era como se fosse diferente pessoa.”

Resposta:

Na passagem “nem não misturam”, ocorre dupla negação, uma vez que “nem” já é uma palavra de valor negativo, muitas vezes substituível por “e não”.

Questão 16 - UNIFESP 2021 - 1º Dia - Prova de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Redação

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Leia o texto para responder à questão.

Remember the good old days, when you could have a heated-yet-enjoyable debate with your friends about things that didn’t matter that much — times when you could be a true fan of the Manchester United soccer team when you didn’t come from the city of Manchester?

How things have changed.

Now disagreements feel deadly serious. Like when your colleague pronounces that wearing a face mask in public is a threat to his liberty. Or when you see that one of your friends has just tweeted that, actually, all lives matter. Before you know it, you’re feeling angry and forming harsh new judgments about your colleagues and friends. Let’s take a collective pause and breathe: there are some ways we can all try to have more civil disagreements in this febrile age of culture wars.

1. ‘Coupling’ and ‘decoupling’

The first is to consider how inclined people are to ‘couple’ or ‘decouple’ topics involving wider political and social factors. Swedish data analyst John Nerst has used the terms to describe the contrasting ways in which people approach contentious issues. Those of us more inclined to ‘couple’ see them as inextricably related to a broader matrix of factors, whereas those more predisposed to ‘decouple’ prefer to consider an issue in isolation. To take a crude example, a decoupler might consider in isolation the question of whether a vaccine provides a degree of immunity to a virus; a coupler, by contrast, would immediately see the issue as inextricably entangled in a mesh of factors, such as pharmaceutical industry power and parental choice.

2. _______________________

Most of us are deeply committed to our beliefs, especially concerning moral and social issues, such that when we’re presented with facts that contradict our beliefs, we often choose to dismiss those facts, rather than update our beliefs.

A study at Arizona State University, U.S., analysed more than 100,000 comments on a forum where users post their views on an issue and invite others to persuade them to change their mind. The researchers found that regardless of the kind of topic, people were more likely to change their mind when confronted with more evidence-based arguments. “Our work may suggest that while attitude change is hard-won, providing facts, statistics and citations for one’s arguments can convince people to change their minds,” they concluded.

3. Just be nicer?

Finally, it’s easier said than done, but let’s all try to be more respectful of and attentive to each other’s positions. We should do this not just for virtuous reasons, but because the more we create that kind of a climate, the more open-minded and intellectually flexible we will all be inclined to be. And then hopefully, collectively, we can start having more constructive disagreements — even in our present very difficult times.

(Christian Jarrett. www.bbc.com, 14.10.2020. Adaptado.)

The first and second paragraphs mainly illustrate



( a )

the fact that life in the old days tended to be far easier and more amusing than it is in the current turbulent times. 

( b )

the level of importance given, in the good old days, to debates about one’s favorite soccer team. 

( c )

the ways in which rather unimportant divergences are handled today if compared to previous times. 

( d )

the manner conflicts between friends can be dealt with, from an aggressive or a more easy-going perspective. 

( e )

the contrasts between supporting a soccer team today, and in years past.

Resposta:

O primeiro parágrafo mostra como os debates e divergências ocorriam no passado, enquanto o segundo anuncia como tudo mudou.

Questão 16 - UNESP 2022 - 1ª Fase - Prova de Conhecimentos Gerais – Cursos da Área de Biológicas

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Para responder a questão, leia o artigo “Pó de pirlimpimpim”, do neurocientista brasileiro Sidarta Ribeiro.

Alcançar o aprendizado instantâneo é um desejo poderoso, pois o cérebro sem informação é pouco mais que estofo de macela1. Emília, a sabida boneca de Monteiro Lobato, aprendeu a falar copiosamente após engolir uma pílula, adquirindo de supetão todo o vocabulário dos seres humanos ao seu redor. No filme Matrix (1999), a ingestão de uma pílula colorida faz o personagem Neo descobrir que todo o mundo em que sempre viveu não passa de uma simulação chamada Matriz, dentro da qual é possível programar qualquer coisa. Poucos instantes depois de se conectar a um computador, Neo desperta e profere estupefato: “I know kung fu”.

Entretanto, na matriz cerebral das pessoas de carne e osso, vale o dito popular: “Urubu, pra cantar, demora.” O aprendizado de comportamentos complexos é difícil e demorado, pois requer a alteração massiva de conexões neuronais. Há consenso hoje em dia de que o conteúdo dos nossos pensamentos deriva dos padrões de ativação de vastas redes neuronais, impossibilitando a aquisição instantânea de memórias intrincadas.

Mas nem sempre foi assim. Há meio século, experimentos realizados na Universidade de Michigan pareciam indicar que as planárias, vermes aquáticos passíveis de condicionamento clássico, eram capazes de adquirir, mesmo sem treinamento, associações estímulo-resposta por ingestão de um extrato de planárias já condicionadas. O resultado, aparentemente revolucionário, sugeria que os substratos materiais da memória são moléculas. Contudo, estudos posteriores demonstraram que a ingestão de planárias não condicionadas também acelerava o aprendizado, revelando um efeito hormonal genérico, independente do conteúdo das memórias presentes nas planárias ingeridas.

A ingestão de memórias é impossível porque elas são estados complexos de redes neuronais, não um quantum de significado como a pílula da Emília. Por outro lado, é sim possível acelerar a consolidação das memórias por meio da otimização de variáveis fisiológicas envolvidas no processo. Uma linha de pesquisa importante diz respeito ao sono, cujo benefício à consolidação de memórias já foi comprovado. Em 2006, pesquisadores alemães publicaram um estudo sobre os efeitos mnemônicos da estimulação cerebral com ondas lentas (0,75 Hz) aplicadas durante o sono por meio de um estimulador elétrico. Os resultados mostraram que a estimulação de baixa frequência é suficiente para melhorar o aprendizado de diferentes tarefas. Ao que parece, as oscilações lentas do sono são puro pó de pirlimpimpim.

(Sidarta Ribeiro. Limiar: ciência e vida contemporânea, 2020.)

1macela: planta herbácea cujas flores costumam ser usadas pela população como estofo de travesseiros.

“Entretanto, na matriz cerebral das pessoas de carne e osso, vale o dito popular: ‘Urubu, pra cantar, demora.’” (2º parágrafo)

Considerando o contexto, o ditado popular mencionado pode ser substituído pelo seguinte provérbio: 



( a )

“Quem espera sempre alcança.” 

( b )

“Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.” 

( c )

“Para bom entendedor, meia palavra basta.” 

( d )

“Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.” 

( e )

“Quem canta seus males espanta.”

Resposta:

O dito popular "Urubu, pra cantar, demora” figurativiza o tema do esforço, da demora, da persistência necessária para que determinado fim seja alcançado. A mesma visão de mundo se encontra em “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura”. 

Questão 16 - UNIFESP 2022 - 1º Dia - Prova de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Redação

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Leia o texto para responder à questão.

Facebook officials had internal research in March 2020 showing that Instagram — the social media platform most used by adolescents — is harmful to teen girls’ body image and well-being but swept those findings under the rug to continue conducting business as usual, according to a Sept. 14, 2021, Wall Street Journal report.

Facebook’s policy of pursuing profits regardless of documented harm has sparked comparisons to Big Tobacco, which knew in the 1950s that its products were carcinogenic but publicly denied it into the 21st century. Those of us who study social media use in teens didn’t need a suppressed internal research study to know that Instagram can harm teens.

Understanding the impact of social media on teens is important. A Pew Research Center poll shows that 89% of teens report they are online “almost constantly” or “several times a day”. Teens are more likely to log on to Instagram than any other social media site. It is a prevalent part of adolescent life. Yet studies consistently show that the more often teens use Instagram, the worse their overall well-being, self-esteem, life satisfaction, mood and body image.

But Instagram isn’t problematic simply because it is popular. There are two key features that seem to make it particularly risky. First, it allows users to follow both celebrities and peers, both of whom can present a manipulated, filtered picture of an unrealistic body along with a highly curated impression of a perfect life. Meanwhile, Facebook has been relegated to the uncool soccer moms and grandparents. For teens, this integration of celebrities and retouched versions of real-life peers presents a ripe environment for upward social comparison, or comparing yourself to someone who is “better” in some respect.

Instagram is also risky for teens because its emphasis on pictures of the body leads users to focus on how their bodies look to others. Being an object for others to view doesn’t help the “selfie generation” feel empowered and sure of themselves — it can do exactly the opposite. These are not insignificant health concerns, because body dissatisfaction during the teen years is a powerful and consistent predictor of later eating disorder symptoms.

Facebook has acknowledged internally what researchers have been documenting for years: Instagram can be harmful to teens. The big question will be how Facebook handles these damaging results. History and the courts have been less than forgiving of the head-in-the-sand approach of Big Tobacco.

(Christia Spears Brown. www.theconversation.com, 16.09.2021. Adaptado.)

A publicação do texto no site theconversation.com, na data de 16 de setembro de 2021, deve-se, em particular,



( a )

à relevância que temas relacionados às mídias sociais assumem no universo da pesquisa hoje em dia.

( b )

à divulgação recente de acobertamento de informações relevantes à saúde pública por parte de empresa de mídia social.

( c )

à urgência de exposição ao grande público de determinados comportamentos nocivos dos jovens.

( d )

ao interesse de grandes companhias americanas em salvaguardar o bem-estar da população.

( e )

crescente obsessão dos jovens pelo uso do Facebook ou Instagram.

Resposta:

Lê-se em: “Facebook officials had internal research in March 2020 showing that Instagram — the social media platform most used by adolescents — is harmful to teen girls’ body image and well-being but swept those findings under the rug to continue conducting business as usual, according to a Sept. 14, 2021, Wall Street Journal report.”

Segundo o trecho, as autoridades do Facebook fizeram uma pesquisa interna mostrando que o Instagram, que é a rede social mais usada por adolescentes, é prejudicial à imagem corporal e ao bem-estar das meninas, mas, apesar dos achados, eles decidiram continuar com os negócios e, simplesmente, ignorar os fatos.

Questão 16 - FCMSCSP 2023 - 1º dia

Leia o texto para responder à questão.

People who have never outgrown an aversion to broccoli, or an addiction to potato chips, can place part of the blame on their genes, preliminary research suggests. The study, of over 6,200 adults, turned up correlations between certain taste-related genes and people’s preferences for particular food groups. Those whose genes made them sensitive to bitter flavors, for example, tended to eat fewer whole grains. Meanwhile, people with a particularly acute ability to sense savory flavors were less likely to eat their veggies. Still, none of that means genes determine your food preferences, experts said.

Diet is complicated, and influenced by everything from culture to economics, said researcher Julie Gervis, a doctoral candidate at Tufts University. But, she said, the findings do highlight the role of taste-related genes in food choices. People often don’t know why they struggle with eating things they know are good for them, like green vegetables, Gervis noted. Understanding the influence of genes can shed some light on the matter.

Eventually, Gervis said, dietitians may be able to use genetic information to give people more precise diet counseling. “We’re moving away from general nutrition advice to a more personalized approach,” Gervis said. But, she added, any real-world use of genetic analysis is still a long way off. Gervis will present the findings at the annual meeting of the American Society for Nutrition. Studies released at meetings are considered preliminary until they are published in a peer-reviewed journal.

(Amy Norton. www.usnews.com, 14.06.2022. Adaptado.)

The ideas from the excerpt “‘We’re moving away from general nutrition advice to a more personalized approach’” (3rd paragraph) indicate a



( a )

logical consequence. 

( b )

presupposition. 

( c )

paradox. 

( d )

paradigm shift. 

( e )

moral responsibility.

Resposta:

A frase: “Estamos nos distanciando de conselhos de nutrição mais generalizados para uma abordagem mais personalizada” indica uma mudança de paradigma (paradigm shift).

Questão 16 - UNIFESP 2023 - 2º Dia - Prova de Conhecimentos Específicos

O coração de um beija-flor é considerado relativamente gigante se comparado com o tamanho do corpo de qualquer outra espécie animal. A massa do coração de um beija-flor equivale de 1,9% a 2,5% da sua massa corporal, que varia de 2,4 g a 5 g.

a) Uma veterinária coloca um beija-flor, enrolado em uma toalha, em uma balança de precisão, que acusa 129,6 g. Em seguida, ela retira o beija-flor e deixa apenas a toalha na balança, que acusa 125,9 g. Estime o maior valor possível da massa do coração desse beija-flor, em miligramas.

b) Enquanto o ritmo normal do coração humano é de 70 batimentos por minuto, o de um beija-flor é de 1 015 vezes por minuto. O coração de um beija-flor que tenha vivido 4 anos bateu tantas vezes quanto o número de vezes que já bateu o coração de João, que faz aniversário hoje. Considerando-se que todos os anos tenham o mesmo número de dias, estime a idade de João hoje.

Resposta:

a) Dadas a massa do beija-flor com a toalha () e a massa da toalha (), tem-se:

Além disso, segundo o enunciado, sabe-se que a massa do coração de um beija-flor equivale de 1,9% a 2,5% da sua massa corporal. Assim, o maior valor possível da massa que o coração desse beija-flor terá é quando ele for equivalente a 2,5% da massa. Neste caso:

 

b) A quantidade de minutos que se tem em um ano (365 dias) é igual a 365·24·60 = 525 600.

O beija-flor, que viveu 4 anos, viveu 525 600·4 = 2 102 400 minutos. Além disso, como o coração do beija-flor bate 1015 vezes por minuto, então, em 2 102 400 minutos ele terá batido 2 102 400·1 015 = 2 133 936 000 vezes.

Sabe-se que, para João, seu coração bate 70 vezes por minuto, dessa forma, em um ano (525 600 minutos), o coração dele baterá 70·525 600 = 37 792 000 vezes.

Como a quantidade de batidas do João é igual a quantidade de batidas do beija-flor, então João viveu por uma quantidade de anos dada por

Questão 16 - UNESP 2023 - 2ª Fase

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Leia o texto para responder à questão.

Black authors shake up Brazil’s literary scene

Itamar Vieira Junior, whose day job working for the Brazilian government on land reform took him deep into the impoverished countryside, knew next to nothing about the mainstream publishing industry when he put the final touches on a novel he had been writing on and off for decades. On a whim, in April 2018, he sent the manuscript for Torto Arado, which means crooked plow, to a literary contest in Portugal, wondering what the jury would make of the hardscrabble tale of two sisters in a rural district in northeastern Brazil where the legacy of slavery remains palpable.

To his astonishment, Torto Arado won the 2018 LeYa award, a major Portuguese-language literary prize focused on discovering new voices. The recognition jump-started Mr. Vieira’s career, making him a leading voice among the Black authors who have jolted Brazil’s literary establishment in recent years with imaginative and searing works that have found commercial success and critical acclaim.

Torto Arado was the best-selling book in Brazil in 2021, with more than 300,000 copies sold to date. The previous year, that distinction went to Djamila Ribeiro’s A Little Anti-Racist Handbook (Pequeno Manual Antirracista), a succinct and plainly written dissection of systemic racism in Brazil.

Mr. Vieira, a geographer, and Ms. Ribeiro, who studied philosophy, are part of a generation of Black Brazilians who became the first in their families to get a college degree, taking advantage of Federal Government programs. Mr. Vieira managed to use his day job at Brazil’s land reform agency, where he has worked since 2006, to do field research. He studied the politics and power dynamics that shape the lives of rural workers, including some who toil in conditions analogous to modern-day slavery. That experience, he said, made the characters in his novel more layered and their fictional hometown, Água Negra, which means black water, feel authentic.

The two authors are among the highest profile figures of a literary boom that includes Black contemporary writers and authors who are experiencing a revival. The clearest example is Carolina Maria de Jesus, who died in 1977 and whose memoir, Child of the Dark (Quarto de Despejo), is now a literary sensation, as it was when it was published in 1960. The book, a compilation of diary entries by Ms. Jesus, a single mother of three, offers a raw account of daily life in a São Paulo slum where dwellers picked through garbage for food and slept in shacks patched together with slabs of cardboard.

(Ernesto Londoño. www.nytimes.com, 12.02.2022. Adaptado.)

 

No trecho da legenda da imagem que retrata Djamila Ribeiro “because otherwise you only legitimize the power spheres of those who are privileged”, o termo sublinhado expressa 



( a )

finalidade. 

( b )

concordância. 

( c )

ênfase. 

( d )

contrariedade. 

( e )

reiteração.

Resposta:

Otherwise = on the other hand; contrarily; differently.

Questão 16 - FGV-SP 2013 Administração - 1º Semestre - Módulo objetivo - Prova Tipo A

Texto para a questão

(...)

Aos sete anos de idade imaginei que ia presenciar a morte do mundo, ou antes, que morreria com ele. Um cometa mal-humorado visitava o espaço. Em certo dia de 1910, sua cauda tocaria a Terra; não haveria mais aulas de aritmética, nem missa de domingo, nem obediência aos mais velhos. Essas perspectivas eram boas. Mas também não haveria mais geleia, Tico-Tico, a árvore de moedas que um padrinho surrealista preparava para o afilhado que ia visitá-lo. Ideias que aborreciam. Havia ainda a angústia da morte, o tranco final, com a cidade inteira (e a cidade, para o menino, era o mundo) se despedaçando – mas isso, afinal, seria um espetáculo. Preparei-me para morrer, com terror e curiosidade.

O que aconteceu à noite foi maravilhoso. O cometa de Halley apareceu mais nítido, mais denso de luz e airosamente deslizou sobre nossas cabeças sem dar confiança de exterminar-nos. No ar frio, o véu dourado baixou ao vale, tornando irreal o contorno dos sobrados, da igreja, das montanhas. Saíamos para a rua banhados de ouro, magníficos e esquecidos da morte, que não houve. Nunca mais houve cometa igual, assim terrível, desdenhoso e belo. O rabo dele media... Como posso referir em escala métrica as proporções de uma escultura de luz, esguia e estelar, que fosforeja sobre a infância inteira? No dia seguinte, todos se cumprimentavam satisfeitos, a passagem do cometa fizera a vida mais bonita. Havíamos armazenado uma lembrança para gerações vindouras que não teriam a felicidade de conhecer o Halley, pois ele se dá ao luxo de aparecer só uma vez a cada 76 anos.

Nem todas as concepções de fim material do mundo terão a magnificência desta que liga a desintegração da Terra ao choque com a cabeleira luminosa de um astro. Concepção antiquada, concordo. Admitia a liquidação do nosso planeta como uma tragédia cósmica que o homem não tinha poder de evitar. Hoje, o excitante é imaginar a possibilidade dessa destruição por obra e graça do homem. A Terra e os cometas devem ter medo de nós.

Carlos Drummond de Andrade​

Considere os seguintes comentários sobre os recursos expressivos que compõem o texto:

I No 1º parágrafo, a expectativa da chegada do cometa é apresentada por meio de antíteses.

II No 2º parágrafo, ao descrever o Halley, o autor se vale da personificação, como ocorre no trecho “e airosamente deslizou sobre nossas cabeças”.

III Em “Hoje, o excitante é imaginar a possibilidade dessa destruição por obra e graça do homem”, no final do texto, pode-se entender um comentário irônico.

Está correto o que se afirma em



( a )

I, II e III. 

( b )

I, apenas. 

( c )

II, apenas. 

( d )

III, apenas. 

( e )

I e II, apenas.

Resposta:

Todas as alternativas estão corretas.

Sobre a afirmação I, o narrador de fato apresenta a expectativa da chegada do cometa por meio de contrastes (antíteses) — fatores positivos e negativos que o fim do mundo acarretaria — como “não haveria mais aulas de aritmética, […] mas também não haveria geleias”.

Em II, o autor se vale da personificação, como no trecho “e airosamente deslizou sobre nossas cabeças” (“airosamente” é advérbio derivado da forma feminina do adjetivo “airoso”, que significa “gracioso”, “gentil”, “galante”). Também ocorre personificação em outros momentos do parágrafo, como em “cometa […] desdenhoso e belo”.

A alternativa III se justifica pois, pelo contexto do parágrafo, vemos que o narrador não acha realmente excitante imaginar a possibilidade de destruição da Terra por meio do homem. Ao contrário, no início do parágrafo, o que ele considera realmente elevado é o fim da Terra por meio do cometa, como vemos em “Nem todas as concepções de fim material do mundo terão a magnificência desta que liga a desintegração da Terra ao choque com a cabeleira luminosa de um astro”.

Resposta: A

Questão 16 - FCMSCSP 2023 - 2º dia

Considere que, devido à sua extensão quando comparada com sua espessura, uma membrana celular possa ser aproximada por duas paredes planas, paralelas e eletrizadas com cargas de sinais opostos. Admita que no interior dessa membrana exista um campo elétrico uniforme de intensidade E = 5,0 × 106 V/m, devido às diferentes concentrações iônicas no interior e no exterior da célula.

a) Considere que a distância entre as duas paredes dessa membrana celular seja 8,0 × 10–9 m, que a direção do campo elétrico seja perpendicular a essas paredes e que seu sentido seja de fora para dentro da célula. Calcule a diferença de potencial, em volts, entre as duas paredes dessa membrana. Em seguida, determine o sinal das cargas elétricas em cada uma dessas paredes. Justifique sua resposta.

b) Suponha que um íon de sódio, com carga elétrica de 1,6 × 10–19 C, possa se mover no interior dessa membrana com velocidade de 1,0 × 10–4 m/s. Calcule a intensidade da força elétrica, em newtons, que atua sobre esse íon na região entre as paredes dessa membrana. Em seguida, calcule a intensidade mínima do campo magnético, em teslas, que deve ser aplicado sobre a membrana para produzir sobre esse íon uma força magnética de mesma intensidade que a força elétrica que atua sobre ele no interior da membrana.

Resposta:

a) De acordo com a expressão que relaciona o campo elétrico e a diferença de potencial em um campo elétrico uniforme, tem-se:

     

Como propriedade geral, o campo elétrico possui sentido de afastamento nas cargas positivas e de aproximação nas cargas negativas. Desse modo, como na região entre as placas o campo elétrico possui direção vertical e sentido para cima, pode-se concluir que a placa inferior possui cargas elétricas de sinal positivo e a placa superior possui cargas elétricas de sinal negativo.

b) A intensidade da força elétrica aplicada em um corpo eletrizado pode ser calculada por meio da expressão a seguir:

     

Utilizando expressão da intensidade da força magnética aplicada em uma partícula eletrizada, tem-se:

     

Questão 16 - FGV-SP 2014 Administração - 1º Semestre - Módulo objetivo - Prova Tipo A

Examine o seguinte texto, extraído de uma matéria jornalística:

Segundo estudos da USP, por ano, 50 milhões de raios caem no país. Especialistas dizem que numa tempestade a pessoa deve evitar lugares altos e abertos, como campos de futebol e ficar sob árvores, dentro de mar ou piscina.

Folha de S. Paulo, 07/01/2012.

Tendo em vista sua finalidade comunicativa, pode-se apontar, nesse texto, o defeito da



( a )

ambiguidade. 

( b )

redundância. 

( c )

prolixidade. 

( d )

inadequação léxica. 

( e )

mistura de variedades linguísticas.

Resposta:

Do trecho é possível entender que, numa tempestade, a pessoa:

1) deve ficar sob árvores, dentro do mar ou da piscina,

2) ou deve evitar ficar nesses lugares.

Resposta: A

Questão 16 - FGV-SP 2018 Administração - 1º Semestre - Módulo objetivo - Prova Tipo A

Texto para a questão.

Em meio a múltiplas distrações digitais que tornam a atenção humana um bem escasso, conquistar o engajamento passou a ser um requisito indispensável para projetos bem sucedidos de educação continuada. Designers educacionais, programadores, ilustradores e roteiristas têm o desafio nada trivial de criar metodologias, ambientes de aprendizagem e técnicas narrativas que encantem o aprendiz sem lhe tomar muito tempo. Tecnologias digitais como realidade aumentada, experiências imersivas, internet das coisas e vídeos interativos estão ajudando a moldar o novo cenário da educação corporativa.

Valor, 31/01/2017.

A frase que reproduz corretamente uma ideia contida no texto é:



( a )

As distrações digitais podem ser importantes ferramentas para a educação continuada. 

( b )

O uso de algumas tecnologias digitais pode contribuir para neutralizar a falta de atenção do estudante. 

( c )

Metodologias de ensino a distância são programadas pela educação corporativa. 

( d )

A produção de técnicas narrativas constitui um dos principais exercícios de aprendizagem. 

( e )

As experiências imersivas em educação continuada devem transportar o aprendiz para cenários externos.

Questão 16 - UNIFESP 2024 - 1º Dia - Prova de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Redação

Leia o texto para responder à questão.

The great global baby bust is under way

Across the world, birth rates are declining more rapidly than expected. That worries retired people and policymakers. In 2010, there were 98 nations and territories with fertility rates below 2.1 (known as the replacement rate) according to the United Nations. In 2021, that number had risen to 124, or more than half the countries for which data were available. The world’s 15 largest economies all have fertility rates below the replacement rate.

As the proportion of children declines, average ages rise, particularly as old people live longer (though the rise in longevity has slowed in recent years: in Britain lifespans are flatlining and in America they are falling). Some long-running demographic trends are changing, too. Educated women have for decades tended to have fewer children. Nevertheless, fertility among the less educated is now falling.

All of this poses a huge economic challenge. In parts of the world where birth rates were already low, the shortfall of young employees, who are needed to subsidise the retired, will be felt intensely. In China, the number of workers aged between 21 and 30 has already declined from 232 million in 2012, to 181 million in 2021. By the mid-2050s the United Nations forecasts there will be fewer than 100 million (see chart). China’s one-child — and later two-child — policy has contributed to the country’s decline in young workers. Recent history has shown that it is much more difficult to raise fertility levels than it is to crush them in the first place.

(www.economist.com, 14.06.2023. Adaptado.)

According to the information provided by the text, the word “bust”, in the title, can be replaced, without meaning change, by



( a )

difference. 

( b )

decrease. 

( c )

degradation. 

( d )

flaw. 

( e )

regeneration.

Resposta:

A palavra “bust” no título faz referência a uma forte diminuição cuja palavra equivalente em inglês é “decrease”.

Questão 16 - UNESP 2024 - 1ª Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Leia o soneto do poeta português Manuel Maria Barbosa du Bocage, para responder à questão.

Olha, Marília, as flautas dos pastores, Que bem que soam, como estão cadentes! Olha o Tejo a sorrir-se! Olha: não sentes Os Zéfiros 1 brincar por entre as flores?

Vê como ali, beijando-se, os Amores Incitam nossos ósculos 2 ardentes! Ei-las de planta em planta as inocentes, As vagas borboletas de mil cores!

Naquele arbusto o rouxinol suspira; Ora nas folhas a abelhinha para. Ora nos ares, sussurrando, gira.

Que alegre campo! Que manhã tão clara! Mas ah!, tudo o que vês, se eu não te vira, Mais tristeza que a noite me causara.

(Manuel Maria Barbosa du Bocage. Poemas escolhidos, 1974.)

1Zéfiro: vento que sopra do ocidente. 2ósculo: beijo.

Na linguagem literária, visando obter maior expressividade, pode-se empregar um tempo verbal em lugar de outro. É o que ocorre nos seguintes versos:



( a )

“Olha o Tejo a sorrir-se! Olha: não sentes / Os Zéfiros brincar por entre as flores?” (1ª estrofe) 

( b )

“Ora nas folhas a abelhinha para. / Ora nos ares, sussurrando, gira.” (3ª estrofe) 

( c )

“Mas ah!, tudo o que vês, se eu não te vira, / Mais tristeza que a noite me causara.” (4ª estrofe)

( d )

“Olha, Marília, as flautas dos pastores, / Que bem que soam, como estão cadentes!” (1ª estrofe) 

( e )

“Vê como ali, beijando-se, os Amores / Incitam nossos ósculos ardentes!” (2ª estrofe)

Resposta:

Em “se eu não te vira, / Mais tristeza que a noite me causara”, o pretérito mais-que-perfeito foi usado com valor condicional. Se os verbos fossem empregados em sentido literal, teríamos: se eu não te visse, mais tristeza que a noite me causaria.

Questão 16 - UNICAMP 2024 - 2ª Fase - 2º dia - Ciências Biológicas e Saúde

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, a temperatura média global para julho de 2023 foi a mais alta já registrada, e este ano poderá ser o mais quente da história. Alguns cientistas afirmam que o sistema climático da Terra está fora do seu balanço energético, com um contínuo acúmulo de calor observado nas últimas décadas. Com base no texto e nas informações apresentadas na figura, responda às questões a seguir:

a) Para o período de 2006-2020, calcule quantas toneladas de água foram acrescidas aos oceanos por conta do derretimento do gelo, considerando que este tenha sido o único evento térmico ocorrido na criosfera. Calcule o aumento da temperatura média dos oceanos, desconsiderando a água proveniente do derretimento do gelo e considerando a água do mar como sendo água pura.

b) Observando a figura, explique o mecanismo e as causas que levaram ao ganho total extra de energia (381 ZJ) da Terra no período considerado.

Dados: Massa de água dos oceanos: 1,4 x 1021 kg; calor específico da água: 4180 J/kg·K; entalpia de fusão da água: 3,3 × 105 J/kg; ZJ = 1× 1021 J.

Resposta:

a) A quantidade de calor absorvida pela criosfera foi 4% de 381 ZJ, que equivale a 15,24 ZJ. A massa de gelo fundida com essa quantidade de calor foi:

A quantidade de calor absorvida pelo oceano foi 89% de 381 ZJ, que equivale a 339 ZJ. O aumento da temperatura do oceano promovida pela absorção dessa quantidade de energia foi:

b) O ganho total de energia se deve ao aumento da concentração de gases do efeito estufa. A radiação solar incidente sobre a Terra é emitida de volta como calor. O calor emitido é absorvido pelos gases estufa, que irradiam de volta parte do calor absorvido. O calor irradiado é absorvido por diferentes sistemas, sendo o oceano o que mais assimila essa energia.

Questão 16 - FUVEST 2018 2ª fase - 2º Dia

Duas caixas, A e B, de massas mA e mB, respectivamente, precisam ser entregues no 40° andar de um edifício. O entregador resolve subir com as duas caixas em uma única viagem de elevador e a figura I ilustra como as caixas foram empilhadas. Um sistema constituído por motor e freios é responsável pela movimentação do elevador; as figuras II e III ilustram o comportamento da aceleração e da velocidade do elevador. O elevador é acelerado ou desacelerado durante curtos intervalos de tempo, após o que ele adquire velocidade constante.

Analise a situação sob o ponto de vista de um observador parado no solo. Os itens a, b e c, referem-se ao instante de tempo em que o elevador está subindo com o valor máximo da aceleração, cujo módulo é a =1 m/s2.

a) Obtenha o módulo da força resultante, FA, que atua sobre a caixa A.

b) As figuras na página de respostas representam esquematicamente as duas caixas e o chão do elevador. Faça, nas figuras correspondentes, os diagramas de forças indicando as que agem na caixa A e na caixa B.

c) Obtenha o módulo, F5, da força de contato exercida pela caixa A sobre a caixa B.

d) Como o cliente recusou a entrega, o entregador voltou com as caixas. Considere agora um instante em que o elevador está descendo com aceleração para baixo de módulo a =1 m/s2. Obtenha o módulo, FD, da força de contato exercida pela caixa A sobre a caixa B. 

Note e adote 

Aceleração da gravidade : g = 10 / s2.

Resposta:

a) Utilizando o princípio fundamental da dinâmica:

b) As forças aplicadas nos corpos A e B podem assim serem representadas:

Sendo:  

c) No instante analisado, o corpo está subindo e executando movimento retilíneo e acelerado, logo, podemos representar a velocidade vetorial, a aceleração vetorial e a resultante.

Portanto, podemos obter a resultante no corpo A:

A intensidade da força de contato (Fs) exercida pela caixa A sobre a caixa B é igual à intensidade da normal que a caixa B aplica sobre a caixa A, logo:

d) No novo instante analisado, o corpo está descendo e executando movimento retilíneo e acelerado, logo, podemos representar a velocidade vetorial, a aceleração vetorial e a resultante:

Portanto, podemos obter a resultante no corpo B:

Sendo , temos:

Questão 16 - UNIFESP 2021 - 2º Dia - Prova de Conhecimentos Específicos

Aprovado pela Anvisa, capacete reduz internações em UTI por covid-19 em 60%

Criado no início de abril como alternativa de tratamento de pacientes com covid-19, um capacete especial pode diminuir as mortes em decorrência da doença no Brasil. De acordo com os testes clínicos, o Elmo, criado no Ceará, reduz em 60% a necessidade de internação na UTI de pacientes com covid-19. O projeto já foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que permite a comercialização e produção do Elmo em escala industrial.

(Daniel Rocha. https://noticias.uol.com.br, 07.11.2020. Adaptado.)

Estimativa de custos operacionais dos leitos de UTI adulto em consequência da covid-19

Uma pergunta que tem preocupado os gestores da rede hospitalar brasileira é quanto custará o tratamento da covid-19, em especial dos leitos de UTI adulto. Um estudo com 106 hospitais estimou os seguintes valores:

a) Calcule a média ponderada do custo da diária em uma UTI adulto dos hospitais públicos de administração direta e dos hospitais privados, de acordo com dados da tabela.

b) Um hospital filantrópico que atende apenas pacientes adultos pretende utilizar o Elmo no tratamento da covid-19 e, com isso, projeta reduzir seu número médio de internações devido à covid-19 em UTI adulta para 28 pacientes. Segundo dados desse hospital, pacientes internados com covid-19 que não vão para a UTI adulta se recuperam e têm alta hospitalar em 7 dias, em média, ao custo médio diário de R$ 900,00, enquanto que pacientes com covid-19 destinados à UTI adulta se recuperam e têm alta hospitalar, em média, em 18 dias. Determine qual é o número médio de internações devido à covid-19 nesse hospital e quanto o hospital economizará, em reais, com a adoção do Elmo para esse grupo de pacientes.

Resposta:

a) Sendo CM a média pedida, tem-se:

b) Do enunciado, tem-se que, após a utilização do Elmo, o número médio de internações em UTI será de 28 pacientes. Isso corresponde a uma redução de 60%, ou seja, será 40% do número de internações em UTI antes da utilização do Elmo. Sendo n o número de internações em UTI antes da utilização do Elmo, então:

Não é possível calcular o número médio de internações devido à covid-19 nesse hospital, pois não se  sabe quantos pacientes eram internados, mas não iam para a UTI, antes da utilização do Elmo; sabe-se apenas que 70 eram internados em UTI.

A economia com a adoção do Elmo corresponde à diferença entre os valores das duas internações, para cada paciente que não precisou da UTI, devido ao Elmo, ou seja:

Questão 16 - UNESP 2022 - 1ª Fase - Prova de Conhecimentos Gerais – Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

8923236

Para responder à questão, leia o trecho inicial da crônica “Está aberta a sessão do júri”, de Graciliano Ramos, publicada originalmente em 1943.

O Dr. França, Juiz de Direito numa cidadezinha sertaneja, andava em meio século, tinha gravidade imensa, verbo escasso, bigodes, colarinhos, sapatos e ideias de pontas muito finas. Vestia-se ordinariamente de preto, exigia que todos na justiça procedessem da mesma forma – e chegou a mandar retirar-se do Tribunal um jurado inconveniente, de roupa clara, ordenar-lhe que voltasse razoável e fúnebre, para não prejudicar a decência do veredicto.

Não via, não sorria. Quando parava numa esquina, as cavaqueiras dos vadios gelavam. Ao afastar-se, mexia as pernas matematicamente, os passos mediam setenta centímetros, exatos, apesar de barrocas1 e degraus. A espinha não se curvava, embora descesse ladeiras, as mãos e os braços executavam os movimentos indispensáveis, as duas rugas horizontais da testa não se aprofundavam nem se desfaziam.

Na sua biblioteca digna e sábia, volumes bojudos, tratados majestosos, severos na encadernação negra semelhante à do proprietário, empertigavam-se – e nenhum ousava deitar-se, inclinar-se, quebrar o alinhamento rigoroso.

Dr. França levantava-se às sete horas e recolhia-se à meia-noite, fizesse frio ou calor, almoçava ao meio-dia e jantava às cinco, ouvia missa aos domingos, comungava de seis em seis meses, pagava o aluguel da casa no dia 30 ou no dia 31, entendia-se com a mulher, parcimonioso, na linguagem usada nas sentenças, linguagem arrevesada e arcaica das ordenações. Nunca julgou oportuno modificar esses hábitos salutares.

Não amou nem odiou. Contudo exaltou a virtude, emanação das existências calmas, e condenou o crime, infeliz consequência da paixão.

Se atentássemos nas palavras emitidas por via oral, poderíamos afirmar que o Dr. França não pensava. Vistos os autos, etc., perceberíamos entretanto que ele pensava com alguma frequência. Apenas o pensamento de Dr. França não seguia a marcha dos pensamentos comuns. Operava, se não nos enganamos, deste modo: “considerando isto, considerando isso, considerando aquilo, considerando ainda mais isto, considerando porém aquilo, concluo.” Tudo se formulava em obediência às regras – e era impossível qualquer desvio.

Dr. França possuía um espírito, sem dúvida, espírito redigido com circunlóquios, dividido em capítulos, títulos, artigos e parágrafos. E o que se distanciava desses parágrafos, artigos, títulos e capítulos não o comovia, porque Dr. França está livre dos tormentos da imaginação.

(Graciliano Ramos. Viventes das Alagoas, 1976.)

1barroca: monte de terra ou de barro.

Na crônica, o Dr. França é caracterizado como



( a )

irônico e arrogante.

( b )

arrogante e dissimulado.

( c )

introvertido e sarcástico.

( d )

pedante e displicente.

( e )

taciturno e metódico.

Resposta:

Já no primeiro parágrafo do trecho, afirma-se que Dr. França tinha como característica o “verbo escasso”, sendo, portanto, “taciturno”. Além disso, uma série de passagens revela o modo metódico como ele se portava tanto no universo jurídico (“Tudo se formulava em obediência às regras – e era impossível qualquer desvio”), quanto nas ações mais simples do cotidiano (“mexia as pernas matematicamente, os passos mediam setenta centímetros, exatos, apesar de barrocas¹ e degraus”).

Questão 16 - UNICAMP 2022 - 1ª Fase - Conhecimentos Gerais - Q e X

Dados os números reais positivos a1, a2, … , an, a média geométrica M destes termos é calculada por:

A média geométrica de 1, 10, 100, … , 1022 é:



( a )

1011.

( b )

1012.

( c )

1013.

( d )

1014.

Resposta:

De 1 = 100 até 1022, temos 23 números. Dessa forma, devemos calcular o valor de:

Como os números 0, 1, 2, ..., 22 formam uma progressão aritmética de 23 termos, a soma dos expoentes vale:

Dessa forma:

 

Questão 16 - Albert Einstein 2023 - Vestibular de Verão - Graduação Medicina - Prova I

Como a maior parte das comunidades tradicionais africanas eram sociedades ágrafas, a palavra falada era uma das formas que homens e mulheres tinham de se conectar com o mundo divino e sobrenatural, era o elo entre o passado, o presente e o futuro.

(Ynaê Lopes dos Santos. História da África e do Brasil afrodescendente, 2017.)

Ao abordar aspectos das sociedades africanas antigas, o excerto destaca



( a )

os mecanismos de preservação e transmissão de tradições e costumes locais. 

( b )

a fragilidade cultural provocada pela persistência de preconceitos e formas de comunicação arcaicas. 

( c )

o subdesenvolvimento local provocado pela carência de formas articuladas de linguagem e de arte. 

( d )

as estratégias de organização política e econômica das comunidades locais. 

( e )

a importância da ação catequizadora e educadora dos missionários europeus.

Resposta:

No excerto base da questão, a historiadora Ynaê Santos aborda a importância da palavra falada para parte significativa das comunidades tradicionais africanas. Por se tratar de sociedades eminentemente orais, a palavra é o principal mecanismo utilizado para as interações sociais, como a preservação e a transmissão de tradições e costumes.

Questão 16 - UNIFESP 2023 - 1º Dia - Prova de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Redação

Leia o texto para responder à questão.

Evie Kalo is what you might call a serial home-swapper. She and her husband are among the millions of global workers who became fully remote during the pandemic. Ever since, they’ve swapped their apartment in Amsterdam for a series of “workcations” across Europe, in places such as a beach in Barcelona and a French Riviera resort town. “What we love about it is that we trust people to be at our home because they are trusting us to be at theirs,” says Kalo.

The couple tries to stay in each place for about two weeks so they can have enough time to explore sites around their busy work schedules. Home swaps allow people to attain the kind of journeying lifestyle they desire at a fraction of the cost of purchasing a pricey holiday — or second home. By capitalising on their own most valuable asset — a house or apartment — they’re able to stay in other people’s comfortable accommodations around the world.

So far, people are finding their homes informally through work colleagues or friends. Others have turned to social media. Yet, the most popular method is the search on online marketplaces.

Globally, the number of swaps finalised per day on Home Exchange (an online marketplace) in August 2022 was up 50% from August 2019, according to statistics provided by the company. The company has also seen the average trip length increase well beyond the standard seven days in 2019. Some 59% of its members now want to stay for 10 days or more, and many are opting for locations closer to home. Domestic travel is 25% higher than it was is 2019, which is attributed to workcation deals to a great extent.

(Mark Johanson. www.bbc.com, 30.08.2022. Adaptado.)

A “serial home-swapper” is described in the two first paragraphs of the text as someone who 



( a )

is expected to continually start life and work in new countries due to their job requirements. 

( b )

knows how to travel and live cheaply by finding free accomodation wherever they go. 

( c )

seeks frequent exchange of houses as an alternative way of living and working. 

( d )

has become a full-time remote home worker by virtue of the recent pandemic. 

( e )

uses vacation exchange services regularly so they can freely wander around the world.

Resposta:

Lê-se no texto:

“The couple tries to stay in each place for about two weeks so they can have enough time to explore sites around their busy work schedules.”

Questão 16 - UNICAMP 2023 - 2ª Fase - 2º dia - Ciências Humanas / Artes

Quando os europeus começaram a ocupar o atual território brasileiro, ao longo do século XVI, encontraram dois grandes complexos de florestas tropicais: a Mata Atlântica e a floresta amazônica. O destino diverso desses dois complexos florestais é um dado muito significativo para o entendimento da história. Ao contrário da Mata Atlântica, a floresta amazônica manteve-se praticamente intacta até poucas décadas atrás. No início da década de 1970, apesar dos séculos de exploração econômica no contexto da moderna economia-mundo, apenas 1% da sua cobertura original havia sido destruída.

(Adaptado de PÁDUA, J. A. Biosfera, história e conjuntura na análise da questão amazônica. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, vol. 6 (suplemento), p. 793-811, 2000.)

A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos,

a) cite e explique duas razões para a destruição da Mata Atlântica entre os séculos XVI e XIX.

b) identifique e explique uma mudança no contexto nacional e outra no quadro internacional que podem ser analisadas como impulsionadoras da destruição da floresta amazônica entre os anos de 1970 e 2000.

Resposta:

a) O projeto de colonização do Brasil foi construído a partir dos interesses econômicos e territoriais da monarquia portuguesa; desse modo, podemos citar como razões para a destruição da Mata Atlântica, entre os séculos XVI e XIX, o extrativismo do Pau-brasil, madeira que possuía valor comercial atrativo nos países europeus, o desenvolvimento do complexo agroexportador no litoral, fenômeno que levou à destruição da mata nativa para a construção de latifúndios, notadamente de açúcar, tabaco e posteriormente  de café (século XIX). Essas atividades econômicas, associadas à preocupação lusa em ocupar para defender o território de invasões, fomentou a construção de vilas e um maior adensamento populacional no litoral, colaborando ainda mais para  a destruição da Mata Atlântica.   b) Entre 1964 e 1985, a Ditadura Militar brasileira apostava na exploração da Amazônia como forma de alavancar o desenvolvimento econômico nacional. Com o discurso de modernização e de “integrar para não entregar”, foi criada a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), através da qual o governo oferece uma série de incentivos aos interessados em produzir na região, expandindo significativamente o desmatamento e o garimpo Ainda nesse cenário, foi construída a Transamazônica (1972), com o intuito da facilitar a ocupação e a exploração da região. Já no início dos anos 2000, a alta no preço internacional das commodities levou a um novo avanço do desmatamento principalmente ao norte do Estado do Mato Grosso e Rondônia, com a expansão da soja e da pecuária extensiva em áreas florestais.

Questão 16 - UNICAMP 2023 - 2ª Fase - 2º dia - Ciências Biológicas / Saúde

Em um artigo científico, os autores apresentam a figura A com o objetivo de resumir os aspectos mais importantes de um estudo realizado.

a) A partir da figura A, indique a finalidade do experimento, nomeie o processo de transformação e descreva como o experimento foi conduzido. Não deixe de citar aspectos químicos representados pelos elementos gráficos da figura.

b) A figura B mostra alguns resultados obtidos no referido trabalho. Tendo em vista os dados apresentados, proponha a pressão que deve ser escolhida para a produção com maior proporção de hidrocarbonetos mais leves. Justifique sua escolha.

Resposta:

a) O experimento investigou a degradação de plásticos diversos nos ambientes marinhos e suas degradações em moléculas menores que poderiam ser posteriormente utilizadas como combustível. Esse experimento foi conduzido adicionando os plásticos em determinados solventes, na presença de catalisadores (Ru) e de hidrogênio molecular (H2) objetivando produzir hidrocarbonetos de tamanhos menores que podem substituir, por exemplo, a gasolina de aviação e o óleo diesel.

b) De acordo com a figura, os hidrocarbonetos mais leves (C8 – C16, representados pela barra branca do gráfico) podem ser obtidos em maior quantidade (maior tamanho da barra) utilizando-se pressões parciais de hidrogênio entre 20 a 30 bar.

Questão 16 - UNICAMP 2023 1ª Fase - Conhecimentos Gerais - Q e Z

Com o objetivo de mitigar problemas ambientais e encontrar alternativas viáveis para a produção de combustíveis, muitas propostas têm sido sugeridas. As figuras a seguir mostram rotas de transformação que possibilitariam alcançar o objetivo citado.

As figuras anteriores trazem a representação esquemática de diferentes sistemas catalíticos para a reação de transformação de



( a )

dióxido de carbono em etanol, sendo que A, B, C e D representam, respectivamente: biocatálise, catálise homogênea, catálise heterogênea e fotocatálise.

( b )

dióxido de carbono em etanol, sendo que A, B, C e D representam, respectivamente: biocatálise, catálise homogênea, fotocatálise e catálise heterogênea.

( c )

metano em metanol, sendo que A, B, C e D representam, respectivamente: biocatálise, catálise homogênea, catálise heterogênea e fotocatálise.

( d )

metano em metanol, sendo que A, B, C e D representam, respectivamente: biocatálise, catálise homogênea, fotocatálise e catálise heterogênea.

Resposta:

Utilizando a legenda, temos nas representações A, B, C e D, o CH4 (metano) se transformando em CH3OH (metanol).

- na representação A temos a biocatálise, pois o metano entra no que seria uma enzima e se transforma no metanol.

- na representação B temos a catálise homogênea, pois o metano sofre oxidação e se transforma no metanol, devido à redução de uma outra substância que aparenta estar no mesmo estado físico do metano.

- na representação C temos a catálise heterogênea, pois o metano sofre oxidação e se transforma no metanol ao encostar em uma substância que aparenta estar num estado físico diferente do metano.

- na representação D temos a fotocatálise, pois é a radiação do sol e uma espécie radioativa que forma a espécie radicalar que permite a oxidação do metano em metanol.

Questão 16 - UNESP 2023 1ª Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Para responder à questão, leia o trecho de um ensaio de Michel de Montaigne (1533-1592).

Há alguma razão em fazer o julgamento de um homem pelos aspectos mais comuns de sua vida; mas, tendo em vista a natural instabilidade de nossos costumes e opiniões, muitas vezes me pareceu que mesmo os bons autores estão errados em se obstinarem em formar de nós uma ideia constante e sólida. Escolhem um caráter universal e, seguindo essa imagem, vão arrumando e interpretando todas as ações de um personagem, e, se não conseguem torcê-las o suficiente, atribuem-nas à dissimulação. Creio mais dificilmente na constância dos homens do que em qualquer outra coisa, e em nada mais facilmente do que na inconstância. Quem os julgasse nos pormenores e separadamente, peça por peça, teria mais ocasiões de dizer a verdade.

Em toda a Antiguidade é difícil escolher uma dúzia de homens que tenham ordenado sua vida num projeto definido e seguro, que é o principal objetivo da sabedoria. Pois para resumi-la por inteiro numa só palavra e abranger em uma só todas as regras de nossa vida, “a sabedoria”, diz um antigo, “é sempre querer a mesma coisa, é sempre não querer a mesma coisa”, “eu não me dignaria”, diz ele, “a acrescentar ‘contanto que a tua vontade esteja certa’, pois se não está certa, é impossível que sempre seja uma só e a mesma.” Na verdade, aprendi outrora que o vício é apenas o desregramento e a falta de moderação; e, por conseguinte, é impossível o imaginarmos constante. É uma frase de Demóstenes, dizem, que “o começo de toda virtude são a reflexão e a deliberação, e seu fim e sua perfeição, a constância”. Se, guiados pela reflexão, pegássemos certa via, pegaríamos a mais bela, mas ninguém pensa antes de agir: “O que ele pediu, desdenha; exige o que acaba de abandonar; agita-se e sua vida não se dobra a nenhuma ordem.”

(Michel de Montaigne. Os ensaios: uma seleção, 2010. Adaptado.)

No primeiro parágrafo, Montaigne ressalta que mesmo os bons autores tendem a



( a )

adulterar a própria história de vida. 

( b )

manipular a biografia de um homem. 

( c )

enaltecer a própria história de vida. 

( d )

depreciar a própria história de vida. 

( e )

subestimar a biografia de um homem.

Resposta:

No primeiro parágrafo, Montaigne critica a tentativa de apresentar a trajetória de vida de certos sujeitos como se fosse “constante e sólida”, ignorando “a natural instabilidade de nossos costumes e opiniões”. Segundo ele, esse equívoco faz com que inclusive “bons autores” distorçam a realidade, manipulando biografias. Em suas palavras, eles “vão arrumando e interpretando todas as ações de um personagem, e, se não conseguem torcê-las o suficiente, atribuem-nas à dissimulação.”

Questão 16 - FGV-SP 2014 Administração - 2º Semestre - Módulo objetivo - Prova Tipo A

Texto para a questão

Engajamento agora é outro, revela pesquisa

Os jovens brasileiros desconfiam dos políticos e estão cada vez mais desencantados com os partidos. Isso não provoca, no entanto, o seu afastamento automático de atividades politicamente engajadas. Ligado a organizações que se caracterizam pelo uso de redes sociais e pela estrutura pouco hierarquizada, um número significativo de jovens está se mobilizando em torno de um amplo leque de questões políticas e sociais.

Temas que vão da mobilidade urbana à organização de grupos de hip hop e cineclubes na periferia das grandes cidades fazem parte do cotidiano desses moços e moças, de acordo com três grandes pesquisas realizadas recentemente sobre juventude no Brasil. Embora conduzidas por diferentes pesquisadores e com focos diversos, as três apontaram na mesma direção.

R. Arruda, www.estadao.com.br, 14/07/2013.

Em relação às conclusões apresentadas nessa matéria jornalística, é correto afirmar que seu título —“Engajamento agora é outro, revela pesquisa”—



( a )

expressa uma crítica velada do redator em relação aos mais recentes interesses da juventude brasileira.

( b )

chama a atenção para o caráter desorganizado da participação política dos jovens brasileiros nos movimentos atuais.

( c )

sugere que, nas manifestações atuais, a preocupação social sobrepuja a preocupação política, ao contrário do que ocorria com as gerações passadas.

( d )

contém o pressuposto de que as manifestações do passado tinham características diferentes das que revelam as referidas pesquisas.

( e )

interpreta os dados dessas pesquisas de modo equivocado, pois a preocupação com a política não mudou.

Questão 16 - FGV-SP 2020 Administração - 2º Semestre - Módulo objetivo - Bloco 1 - Matemática, Língua Portuguesa

Examine a tirinha.

O efeito de humor da tirinha decorre, principalmente, da quebra de expectativa produzida pelo seguinte recurso expressivo:



( a )

linguagem figurada. 

( b )

ambiguidade. 

( c )

redundância. 

( d )

eufemismo. 

( e )

alegoria.

Questão 16 - FGV-SP 2020 Economia - 1ª Fase - 002 - Prova de Língua Inglesa, Física, Química e Língua Portuguesa

A tabela mostra os valores das pressões que devem ser utilizadas nos pneus de um automóvel, em unidades que não pertencem ao Sistema Internacional de Unidades (SI).

O valor que completa a lacuna da tabela e a unidade de pressão no SI são 



( a )

26 e pascal. 

( b )

26 e atmosfera. 

( c )

26 e mm de Hg. 

( d )

24 e pascal. 

( e )

24 e atmosfera.

Questão 16 - UNICAMP 2024 1ª Fase - Conhecimentos Gerais - Q e Y

Muitos fotógrafos no século XIX registraram obras de engenharia. O francês Édouard Baldus (1813-1889) atuou, primeiro como pintor e depois como fotógrafo, no inventário de monumentos arquitetônicos da Comissão dos Monumentos Históricos (1851) na França. Suas fotografias sobre esses monumentos renderam-lhe fama de fotógrafo de arquitetura. Sob encomenda, Baldus editou um álbum para a Companhia dos Caminhos Férreos do Norte (1855) e registrou estações, instalações ferroviárias, portos e cidades, ao longo desta via entre Paris e a cidade de Boulogne-sur-Mer. A rainha Vitória ganhou um exemplar dessa publicação.

(Adaptado de: OLIVEIRA, E. R. Vistas fotográficas das ferrovias: a produção de registros de obra pública no Brasil do século XIX. Hist cienc saude-Manguinhos [Internet], 25(3), p. 695-723, 2018.) 

Tendo em vista seus conhecimentos sobre mundo contemporâneo e considerando o texto, assinale a alternativa correta.



( a )

.Na Europa do século XIX, a difusão social das fotografias das obras públicas se dava por meio de jornais impressos com baixa circulação social e restrita aos estudiosos. 

( b )

No século XIX, a dissociação entre as fotografias de obras públicas e a vida política europeia expressa a desvalorização da técnica e do conhecimento científico positivista. 

( c )

A fotografia teve vários usos e funções no século XIX, entre eles, o de compor inventários arquitetônicos e retratar obras de engenharia. 

( d )

O álbum fotográfico dado à rainha Vitória era um gesto diplomático que mostrava o descontentamento francês com a política inglesa.

Resposta:

O texto apresenta uma perspectiva sobre os usos e funções da fotografia no século XIX a partir da atuação do francês Édouard Baldus, responsável por capturar, por meio de suas lentes, monumentos arquitetônicos, ferrovias, portos e cidades na França. Esse exemplo nos mostra a associação entre a fotografia e a valorização da técnica e do conhecimento científico como expressão da ideologia do progresso característico do século XIX. 

Questão 16 - UNICAMP 2024 - 2ª Fase - 2º dia - Ciências Humanas e Artes

Nas últimas duas décadas, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul estreitaram relações de cooperação, dando origem ao grupo denominado BRICS. A primeira reunião de Cúpula ocorreu em 2009 – sem a participação da África do Sul, que foi incorporada ao grupo de países em 2011. Ainda que não se constitua oficialmente como bloco econômico, o BRICS vem articulando um conjunto de ações geopolíticas e econômico-financeiras, buscando influir na ordem global. Na 15ª Cúpula de chefes de Estado do BRICS, ocorrida em 2023, na África do Sul, tomou-se a decisão de incorporar seis novos países ao grupo: Argentina, Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes Unidos, Egito e Etiópia. Com essa nova configuração, o BRICS+, a partir de 2024, responderá por aproximadamente 46% da população mundial e quase 36% do PIB global.

Com base em seus conhecimentos e no texto acima, responda às questões a seguir.

a) Em qual momento de crise mundial foi criado o BRICS? Apresente ao menos três características semelhantes entre os países que formaram inicialmente o BRICS.

b) Indique a principal ação econômico-financeira do BRICS e a sua finalidade e cite duas aspirações políticas do grupo no âmbito do sistema internacional.

Resposta:

a) O BRICS foi criado no período pós-crise de 2008. Os 5 países que compõem o acrônimo BRICS detêm como características em comum o notável crescimento econômico, a grande influência política e econômica regional, as enormes riquezas naturais, o potencial setor primário e a grande população (excluindo a África do Sul, que não é um membro formador do grupo). b) A principal ação econômico-financeira do BRICS foi a criação, ao final de 2014, do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), também conhecido como o Banco dos BRICS. Esse banco tem como finalidade financiar a criação de infraestrutura e desenvolvimento sustentável em países em desenvolvimento, além de expandir o soft power do grupo. No âmbito do sistema internacional, o BRICS tem demostrado a aspiração de aumentar a participação deles nas decisões e negociações globais, tal como na ONU e no Conselho de Segurança da ONU, de aumentar os fluxos comerciais em escala mundial, além de se apresentar como uma alternativa política-financeira aos tradicionais centros da geopolítica global.

 

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