Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 01 - Geografia - Módulo 2 - A região Nordeste - Atividade 1 - BY NC 3.0BR

Para conhecer cada uma dessas sub-regiões, leia atentamente o texto a seguir e, ao longo da leitura, monte o “álbum de figurinhas do Nordeste”.

a) Recorte as figuras do anexo 2.

b) Encaixe-as nos locais adequados.

c) Após a correção coletiva, cole-as.

Um álbum das sub-regiões nordestinas

A Zona da Mata

Os portugueses iniciaram a colonização do Nordeste por uma sub-região, localizada no litoral e recoberta por uma densa floresta, muito rica em espécies de plantas e animais: a Mata Atlântica. Por isso, chamaram-na de Zona da Mata.

O clima quente e úmido e o solo fértil levaram os portugueses a desmatá-la para plantar cana-de-açúcar, restando poucas áreas com Mata Atlântica.

Devido à riqueza gerada pela exportação de açúcar, durante muito tempo a Zona da Mata nordestina foi o lugar mais importante do Brasil.

A Zona da Mata hoje

Atualmente, no seu solo fértil, ainda se cultiva cana-de-açúcar em *latifúndios*. Planta-se também fumo, coco e cacau.

*Latifúndio*: grandes propriedades de terra.

Na Zona da Mata estão as maiores cidades do Nordeste. Essa sub-região abriga seis das nove capitais estaduais (quase metade da população nordestina), tem a maior concentração de indústrias e numerosos portos.

Por causa das temperaturas sempre elevadas e das praias de águas límpidas, essa sub-região também é muito visitada por turistas do Brasil e de outros países. Dessa forma, a indústria do turismo é também muito importante.

O Sertão 

O Sertão localiza-se no interior do Nordeste, numa área cercada por serras e chapadas. Dessa forma, o vento úmido que sopra do oceano e provoca chuvas na Zona da Mata é barrado pelo relevo mais alto e nem sempre consegue chegar com umidade ao Sertão.

Como consequência, essa sub-região tem um baixo volume de chuvas e longos meses secos. Frequentemente, porém, a seca se prolonga por anos, provocando grandes transtornos à população.

As temperaturas sempre altas, as chuvas irregulares e o solo pedregoso fazem brotar a Caatinga, uma vegetação bastante complexa. Nela encontramos mata composta de árvores baixas e arbustos retorcidos e de casca grossa, com folhas duras ou na forma de espinhos. Entre as árvores e os arbustos, crescem cactos e capim.

Na época da estiagem, a Caatinga fica com aspecto ressecado. Mas, assim que começam as primeiras chuvas, a vegetação se transforma: nascem novos ramos nos arbustos, o capim brota no solo e ela ganha uma bonita cor verde.

O período de chuvas é curto – de 3 a 4 meses por ano, de fevereiro a maio.

Caatinga, na língua tupi, quer dizer ”mata branca”.

As características da vegetação da Caatinga impedem a perda de água pela transpiração, facilitam a retenção de umidade e protegem da seca.

A Caatinga se estende por oito dos nove estados da região Nordeste. Ela só não está presente no Maranhão. Essa vegetação ocupa 10% do território nacional.

A Caatinga é fonte de várias matérias-primas, como frutos silvestres, forragem, fibras e plantas medicinais (essenciais para o sustento das comunidades tradicionais que vivem na região). Se a vegetação for preservada, esses recursos naturais poderão garantir o bem-estar e a permanência das famílias no campo.

É a região semiárida mais rica em flora e fauna do mundo, com espécies que não são encontradas em nenhum outro lugar do planeta.

Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2015. Adaptado.

No Sertão predominam os latifúndios, onde se cria gado e se cultiva algodão. Nessas grandes propriedades, a vida é mais fácil. Quando a seca se prolonga, os açudes, que são lagos construídos com a água represada da chuva, garantem a sobrevivência das pessoas e do gado.

Quem mais sofre são os pequenos proprietários, que perdem seu *ganha-pão*, pois a lavoura seca e o gado morre de sede. Essas famílias passam a viver com muita dificuldade.

Muitos optam por *migrar* para a Zona da Mata e lá passam a morar definitivamente. Outros retornam para o Sertão quando as chuvas voltam.

*Ganha-pão*: meio de ganhar a vida; trabalho que garante a subsistência do trabalhador.

*Migrar*: mudar de região ou país.

O Agreste

A oeste da Zona da Mata há uma estreita faixa de terra que se estende desde o Rio Grande do Norte até o sul da Bahia: o Agreste.

Essa sub-região é de transição, pois está situada entre a Zona da Mata, que é úmida, e o Sertão semiárido.

Suas paisagens são bem variadas. O clima e a vegetação têm aspectos das duas sub-regiões. Nas áreas mais próximas à Zona da Mata, onde, no passado, havia Mata Atlântica, o Agreste é mais úmido. Nos trechos mais próximos do Sertão, as chuvas diminuem e aparece a Caatinga.

No Agreste encontram-se pequenas propriedades onde se produzem vários tipos de alimento: feijão, milho, legumes, hortifrutigranjeiros, mandioca, café. Criam-se suínos, aves, caprinos (cabras e bodes) e ovinos (ovelhas e carneiros). Além disso, plantam-se mamona, girassol e gergelim para extrair óleo usado na produção de biodiesel, um combustível ecológico.

No Agreste há também importantes cidades, como Caruaru, em Pernambuco; Campina Grande, na Paraíba; e Feira de Santana, na Bahia. Essas cidades têm universidades, centros de pesquisa de tecnologia e indústrias.

Caruaru e Campina Grande também atraem turistas devido às festividades realizadas na cidade, particularmente o carnaval e a comemoração de São João. São turistas da própria região, de outras regiões e até do exterior que são atraídas pela animação e a hospitalidade nordestina.

As festas juninas nessas cidades atraem um público de aproximadamente dois milhões de pessoas. Há várias apresentações de grupos musicais e quadrilhas, com a participação de muitas pessoas.

O Meio-Norte

Meio-Norte é a sub-região que abrange o menor número de estados. Ocupa todo o Maranhão e parte do Piauí, entre o Sertão semiárido e a Amazônia úmida. Assim como o Agreste, é também uma área de transição.

A vegetação dominante nessa área é a Mata dos Cocais, onde reinam duas palmeiras: a carnaúba e o babaçu, ambas muito importantes para a sobrevivência da população.

O Maranhão é o estado brasileiro que possui o maior percentual de população vivendo no campo. Essas pessoas dependem, para sobreviver, do extrativismo vegetal (babaçu) e da agricultura de subsistência. A capital, São Luís, abriga 1/6 da população do estado.

Cerca de 300 mil mulheres quebradeiras vivem e sustentam suas famílias com as amêndoas que retiram do coco de babaçu. Em 1995, criaram um movimento que, entre outras coisas, pedia o reconhecimento das quebradeiras de coco como uma categoria profissional.

O Piauí começou a ser colonizado do interior em direção ao litoral, com os vaqueiros vindos da Bahia em busca de pastos. Teresina foi a primeira capital planejada do Brasil. É chamada de “cidade verde” por ter ruas e avenidas bem arborizadas.

O sul do Maranhão e o sudoeste do Piauí fazem parte de uma área denominada Mapitoba – nome extraído das siglas de quatro estados brasileiros: MA, PI, TO e BA. Essa área possui grandes extensões de terras férteis, onde predominam vegetação de Cerrado e relevo bastante plano.

A região de Mapitoba está se firmando como grande produtora de soja, milho e algodão.

O Cerrado é uma vegetação típica do Centro-Oeste formada por árvores retorcidas e baixas, arbustos e gramíneas. Esse tipo de vegetação é adaptado a uma maior quantidade de chuvas do que a Caatinga.

Resposta:

 

 

Questão 01 - Geografia - Módulo 3 - O São Francisco: um rio muito importante - Atividade - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

Você sabe de alguma região brasileira onde está havendo falta de água? E conhece alguma em que há abundância desse recurso natural?

Resposta:

Várias regiões brasileiras, especialmente a Sudeste, estão vivendo uma crise hídrica sem precedentes desde 2014. Os alunos poderão citar como abundantes desse recurso as regiões Norte e Centro-Oeste.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Atividades Complementares - Atividade - BY NC 3.0BR

Texto 1

Gaia - parte I

Quem já sentiu o aroma de minhas flores, o delicioso sabor de minhas frutas e a energia mágica que se acumula no cume de minhas montanhas conhece a forra de meu poder. Sou Gaia, a deusa da Terra.

O primeiro deus a surgir no mundo foi Caos; logo em seguida, eu nasci. Fiz surgir o céu, os vales, planícies e cordilheiras. Imediatamente fui coberta por florestas e habitada por animais.

Sou amada pelas crianças, que adoram lambuzar-se em minhas terras enlameadas pela chuva e deitar-se sobre minhas relvas para contemplar os céus, onde vive Zeus, meu neto querido.

Ali‡s, tive doze filhos. Cronos, o deus do tempo, é meu caçula. Houve uma época em que ele reinou sobre o mundo. Mas, infelizmente, Cronos n‹o soube usar seus poderes e transformou-se num temível tirano. Tolerei seus atos o máximo que pude. Porém, quando ele tentou matar Zeus, fui obrigada a agir.

Como descobri os segredos do destino

Cronos embebedou-se com seu próprio poder. Sendo o deus do tempo, decidiu que seu reinado como senhor do universo seria eterno. Adivinhando que eu n‹o concordaria com sua resolução, ocultou-a de mim. Ele sabia que eu n‹o acreditava no poder supremo de um único governante. Conhecia minhas opiniões: creio na mudança de estações, no eterno movimento da vida; penso que os jovens precisam assumir o lugar de seus pais para que o mundo se renove. Um dia, Cronos teria que ceder seu trono ao filho.

Mais tarde, Cronos casou-se com Reia e dessa uni‹o nasceu o belo Zeus. Encantada com meu neto, fui até o lago do destino, cujas águas previam o futuro, e observei seus reflexos, procurando descobrir o que a vida reservava ao querido Zeus. A fase adulta do menino surgiu através da transparência das águas e aos poucos notei que a cena ali estampada mostrava o pequeno como o futuro senhor do universo.

Certa de que Cronos ficaria feliz em saber que seu poder seria herdado pelo próprio filho, comuniquei-lhe o que o destino lhe traria. Cronos enfureceu-se. Fez as horas começarem a correr e os homens a envelhecer. Para ele, desfrutar de um poder eterno era mais importante do que a vida de Zeus.

a) Ao ouvir a história de Gaia, a deusa da Terra, você pode afirmar quem a está contando?

b) Leia:

Sou amada pelas crianças, que adoram lambuzar-se em minhas terras enlameadas pela chuva e deitar-se sobre minhas relvas para contemplar os Zeus, onde vive Zeus, meu neto querido.

Divinas aventuras: histórias da mitologia grega. Heloisa Prieto. S‹o Paulo: Companhia das Letrinhas, 1997. p. 35-36.

Complete cada coluna do quadro com palavras que contenham as mesmas letras em destaque.

c) Segundo a mitologia grega, Gaia é a deusa da Terra. Considerando isso, descreva quatro acontecimentos que você percebe na natureza e que poderiam ser vistos como obras dessa deusa. Use folha avulsa e, caso haja dúvidas em relação grafia de alguma palavra, confira-a no dicionário. dê especial atenção ás que são grafadas com as letras trabalhadas no item b desta Atividade.

Resposta:

a) A própria Gaia. A resposta esperada é que os alunos nomeiem Gaia como narradora, sem, entretanto, identificarem que se trata de uma narrativa em primeira pessoa. O apoio para essa resposta é a memória auditiva, construída durante a leitura feita pelo professor. Caso os alunos não identifiquem a resposta correta, destaque o trecho em que o narrador esclarece: "Sou Gaia, a deusa da Terra". Outras marcas presentes no primeiro parágrafo e que podem ajudar a mostrar que o narrador fala de si mesmo são os pronomes "minhas" e "meus".

b) As letras indicadas podem estar em qualquer posição nas palavras registradas pelos alunos. Incentive-os a variar o uso das vogais que acompanham as letras referência. Veja resposta modelo.

Respostas possíveis:

c) Respostas possíveis:

O vento, o pôr e o nascer do sol, a chuva, o nascimento dos vegetais, o surgimento das montanhas, os acidentes naturais (terremotos, tufões, tsunamis), etc.

Questão 01 - Geografia - Módulo 3 - O São Francisco: um rio muito importante - Atividade 3 - BY NC 3.0BR

Explique o que é o projeto de transposição das águas do rio São Francisco.

Resposta:

Esse projeto consiste em retirar parte das águas do rio São Francisco e levá-las (transpô-las), por meio de canais, até outros rios e açudes do Ceará, do Rio Grande do Norte, de Pernambuco e da Paraíba.

Questão 01 - História - Capítulo 1 - A terra que hoje chamamos Brasil - Atividade - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

Desde o 2o ano você vem aprendendo algumas características dos bairros, municípios e espaços rurais e urbanos encontrados no Brasil. Você também realizou pesquisas em documentos históricos de diversos tipos, conhecendo um pouco mais o trabalho realizado pelos historiadores.

Neste Módulo, você iniciará um estudo mais aprofundado sobre o país onde vive, partindo de reflexões sobre o presente para depois fazer uma viagem ao passado. Começaremos essa jornada analisando como a atual luta pela terra se relaciona com a história dos primeiros habitantes desse lugar que hoje chamamos Brasil.

Por que os índios necessitam de terras?

Resposta:

Para morar, para plantar, construir suas moradias

Questão 01 - Geografia - Módulo 4 - O Nordeste hoje - Atividade 2 - BY NC 3.0BR

No mapa “Região Nordeste político” de seu atlas, localize as cidades produtoras de sal no Rio Grande do Norte. Em seguida, nomeie-as no mapa abaixo.

Resposta:

Os alunos devem localizar e nomear as cidades produtoras de sal no Rio Grande do Norte: Mossoró, Areia Branca, Macau e Galinhos.

Questão 01 - História - Capítulo 1 - A terra que hoje chamamos Brasil - Atividade - Em casa - BY NC 3.0BR

Leve para a aula uma reportagem de revista, jornal ou da internet que mostre um problema enfrentado pelos indígenas atualmente.

Questão 01 - Geografia - Capítulo 3 - O relógio de sol e as direções cardeais - Atividade - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

Nas aulas anteriores, você e seus colegas construíram um relógio de sol com a ajuda do professor. Com esse instrumento, puderam observar o movimento aparente do Sol no céu, como mostram as cenas a seguir:

Ao observar as imagens acima, o que você concluiu em relação ao movimento do Sol no céu ao longo do dia?

Questão 01 - Geografia - Capítulo 2 - O mapa do Brasil - Atividade - BY NC 3.0BR

Preencha a cruzadinha a seguir.

1. Mês em que Brasília foi inaugurada.

2. Primeira capital federal do Brasil.

3. Segunda capital brasileira.

4. Nome da atual capital federal.

5. Urbanista que projetou o plano piloto de Brasília.

6. _________ Kubitschek foi o primeiro presidente a governar em Brasília.

7. Sobrenome do arquiteto que desenhou os prédios de Brasília.

8. Brasília fica localizada no _________ Federal.

Resposta:

Questão 01 - Matemática - Módulo 6 - Ampliaçãoe redução de figuras - Atividade - Em casa - BY NC 3.0BR

Faça a ampliação e a redução da figura nas malhas indicadas.

Resposta:

Encaminhamento: verifique se os alunos compreenderam a proposta. Se necessário, explique-a novamente.

Retorno: percorra as carteiras e verifique se os alunos fizeram as construções corretamente.

Resposta: a mesma borboleta será reproduzida nas duas malhas.

Questão 01 - Matemática - Módulo 6 - Ampliaçãoe redução de figuras - Atividade - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

Sofia quis ilustrar seu texto de Matemática com uma imagem do Clip-Art, disponível no Word do seu computador.

Como a imagem ocupava muito espaço, resolveu reduzi-la. E, para isso, experimentou três alterações.

Observe os resultados dessas alterações e responda: em qual delas Sofia não modificou a forma da figura?

Questão 01 - Geografia - Capítulo 1 - O município onde eu moro - Atividade 4 - BY NC 3.0BR

Seu professor lhe entregará um mapa da regi‹o onde está localizado o município onde você mora.

a) Pinte seu município de amarelo.

b) Pinte com cores diferentes os municípios vizinhos ao seu.

c) Faça uma legenda para o mapa.

d) Cole-o no local indicado abaixo.

Resposta:

Dependem do município onde a escola está inserida.

Questão 01 - Matemática - Módulo 5 - Simetrias - Atividade 2 - BY NC 3.0BR

Os amigos Cauã, Bia, Mateus e Sofia foram andar de roda-gigante. No parque de diversões onde estão, a roda gira no sentido anti-horário.

Observe onde eles estão sentados!

a) Indique o giro que cada um já deu na roda-gigante:

Bia

Mateus

Cauã

b) Sofia já deu um giro completo na roda-gigante. De quanto foi esse giro?

Resposta:

Destaque os giros na roda-gigante: um quarto de volta, meia-volta, três quartos de volta, etc. Chame a atenção para o fato de que a roda-gigante está girando no sentido anti-horário.

a) Bia deu um giro de um quarto de volta. Mateus deu um giro de dois quartos de volta ou meia-volta. Cauã deu um giro de três quartos de volta.

b) Sofia deu um giro de quatro quartos ou uma volta completa.

Questão 01 - Geografia - Capítulo 2 - O mapa do Brasil - Atividade - Trocar ideias 2 - BY NC 3.0BR

Reflita e responda: você sabe o que é uma capital?

Questão 01 - Matemática - Capítulo 3 - Cálculo mental e estimativas - Atividade - Em casa - BY NC 3.0BR

Calcule as adições utilizando cálculo mental. Registre sua estratégia no caderno.

a) 312 + 124 =

b) 273 + 315 =

c) 291 + 139 =

d) 308 + 134 =

Resposta:

a) 436

b) 588

c) 430

d) 442

Questão 01 - Geografia - Módulo 2 - A região Nordeste - Atividade - Em casa - BY NC 3.0BR

Monte o mapa das sub-regiões nordestinas, de acordo com as orientações a seguir.

a) Recorte no anexo 3 o contorno de cada sub-região nordestina e cole uma a uma, cuidadosamente, no mapa a seguir.

b) Faça a legenda.

Resposta:

Questão 01 - Geografia - Módulo 3 - O São Francisco: um rio muito importante - Atividade 2 - BY NC 3.0BR

eleia os tópicos “Um rio perene” (página 161) e “A importância do rio São Francisco” (página 163) e responda às questões.

a) Onde o rio São Francisco nasce?

b) Quantos e quais estados são banhados pelo rio São Francisco?

Resposta:

a) O rio São Francisco nasce na serra da Canastra, no sudoeste do estado de Minas Gerais.

b) O rio São Francisco banha cinco estados: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

Questão 01 - Geografia - Módulo 4 - O Nordeste hoje - Atividade - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

Você sabe o que se produz atualmente na região Nordeste?

Resposta:

a região produz matérias-primas (como frutas, soja, óleo de babaçu, cera de carnaúba, petróleo), artesanato e produtos industrializados (como veículos e navios).

Questão 01 - História - Capítulo 1 - A terra que hoje chamamos Brasil - Atividade - BY NC 3.0BR

O texto a seguir foi redigido por indígenas Guarani e explica a importância da terra para esse povo. Leia e responda:

A importância da terra

Nossos idosos nos ensinam que nosso povo sempre buscou a harmonia. Nhanderu (nosso Deus) fez a terra para todos viverem, sem cercas nem divisões.

A terra é nossa mãe. Sem ela nós não podemos viver nem ter nossa cultura, nosso modo de vida tradicional, que é fundamental para nós. Queremos terra com mato, água, remédio da natureza e com material para fazer nosso artesanato e construir nossas casas. Também precisamos de terra para cultivar o milho, o feijão, a mandioca, a batata-doce e outras culturas necessárias para nossa sobrevivência. É da terra que tiramos nosso sustento, sempre com muito respeito. Esse é o nosso modo de nos relacionarmos com a vida e com todos os seres.

Não será somente o povo Guarani que se beneficiará com o reconhecimento da terra indígena. Nessa terra demarcada vai ter mata preservada, água boa e não haverá contaminação da terra e do ar. Nós não vamos construir fábricas, fazer loteamentos ou barragens. Desse modo, será um bem para toda a humanidade. Ao recebermos a terra oferecemos em troca a preservação da natureza e o ar puro para todas as pessoas. Além disso, uma terra indígena é um bem do governo brasileiro, o que significa que ela não pode ser vendida nem emprestada.

Queremos que as famílias dos não indígenas que vivem neste local sejam indenizadas, conforme determina a Lei.

Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2014. Adaptado.

Glossário:

Indenizar: recompensar um prejuízo ou dano causado a alguém.

Segundo o texto, não só o povo Guarani se beneficiará com o reconhecimento da terra indígena. Por quê?

Resposta:

Porque a mata será preservada, a água não será contaminada, eles preservarão a natureza que é de todos.

Questão 01 - História - Capítulo 1 - A terra que hoje chamamos Brasil - Atividade - Observar imagem - BY NC 3.0BR

Observe a imagem e o mapa abaixo para responder à questão a seguir.

Leia também a legenda da imagem e responda:

a) Em que país a fotografia foi feita?

b) A que país pertencem as pessoas da foto?

c) Em que ano a fotografia foi tirada?

Resposta:

a) A fotografia foi feita no Brasil.

b) As pessoas que aparecem na foto pertencem ao Brasil.

c) A fotografia foi tirada em 2012. 

Questão 01 - História - Capítulo 1 - A terra que hoje chamamos Brasil - Atividade - BY NC 3.0BR

Preencha as colunas com as informações solicitadas sobre três sítios arqueológicos brasileiros.

Resposta:

Questão 01 - Geografia - Módulo 4 - O Nordeste hoje - Atividade - Em casa - BY NC 3.0BR

Observe o mapa a seguir.

Agora, faça o que se pede.

a) Nomeie os estados da região Nordeste voltados para o litoral norte.

b) Nomeie e pinte de azul o oceano Atlântico.

c) Nomeie a linha do Equador.

d) Com o auxílio de seu atlas, responda:

• Quantas capitais nordestinas localizam-se no litoral? Há alguma no interior? Qual?

• Quais estados e capitais estão voltados para o litoral norte?

• Quais estados e capitais estão voltados para o litoral leste?

Resposta:

a), b) e c)

d) • Das nove capitais nordestinas, apenas Teresina não está no litoral.

• Quatro estados e duas capitais – Maranhão (São Luís), Piauí, Ceará (Fortaleza), Rio Grande do Norte (parte do litoral do estado) – estão voltados para o litoral norte.

• Seis estados e seis capitais – parte do litoral do Rio Grande do Norte (Natal), Paraíba (João Pessoa), Pernambuco (Recife), Alagoas (Maceió), Sergipe (Aracaju) e Bahia (Salvador) – estão voltados para o litoral leste.

Questão 01 - Geografia - Capítulo 2 - O mapa do Brasil - Atividade - Em casa - BY NC 3.0BR

Localize no mapa político do Brasil a seguir o estado onde você mora. Depois, faça o que se pede.

a) Nomeie o seu estado com letra bastão. Escreva também o nome da capital desse estado.

b) Pinte-o da cor que preferir.

c) Localize os estados vizinhos, escreva o nome de cada estado e o de sua respectiva capital. Pinte cada um deles usando cores diferentes. Atenção: não use azul nem tons diferentes de uma mesma cor.

Resposta:

As respostas dependem da localização da escola.

Questão 01 - Matemática - Módulo 7 - Multiplicar e dividir com algoritmos - Atividade 1 - BY NC 3.0BR

Registre as multiplicações e os produtos correspondentes na configuração retangular. Depois represente as multiplicações nos algoritmos da decomposição.

a) 11 x 19 =

b) 24 x 23 =

Resposta:

Questão 01 - Matemática - Módulo 6 - Ampliaçãoe redução de figuras - Desafio - BY NC 3.0BR

Pinte o desenho em branco seguindo as sequências de cores das figuras.

Resposta:

O aluno deve pintar o desenho em branco da seguinte maneira: os dois triângulos maiores de vermelho, o losango maior de verde e o menor de amarelo.

Questão 01 - Matemática - Módulo 6 - Ampliaçãoe redução de figuras - Atividade 1 - BY NC 3.0BR

Vamos usar malhas para a redução e ampliação de figuras e analisar quando a forma da figura é alterada e quando não é.

Considere a figura 1 e a malha na qual ela está desenhada. Copie essa figura nas outras três malhas.

a) Em qual das malhas a figura não se alterou?

b) Meça o lado do quadradinho dessa malha. Qual é sua medida?

c) Compare essa medida com a do lado do quadradinho da figura 1. O que você pode concluir?

Resposta:

a) Somente na malha da Figura 4 é que encontramos a mesma forma da Figura 1.

b) O lado do quadradinho dessa malha mede 2 cm.

c) O lado do quadradinho da Figura 4 é o dobro da medida do lado do quadradinho da primeira malha, que tem 1 cm.

Questão 01 - Geografia - Capítulo 2 - O mapa do Brasil - Atividade - Trocar ideias 1 - BY NC 3.0BR

Qual é o nome do estado onde você mora?

Resposta:

Depende da localização de cada escola.

Questão 01 - Geografia - Capítulo 2 - O mapa do Brasil - Atividade - Trabalhando com mapas 2 - BY NC 3.0BR

Localize no mapa político do Brasil montado pela turma o estado que você preparou. Em cada estado há um símbolo igual a este , que indica a localização da capital. Procure em seu atlas a capital e escreva, com letra bastão, o nome dela no local indicado.

Questão 01 - Geografia - Capítulo 3 - O relógio de sol e as direções cardeais - Atividade 1 - BY NC 3.0BR

Volte às ilustrações acima e:

a) desenhe a trajetória do Sol nas duas figuras;

b) identifique as direções leste, oeste, norte e sul e escreva-as no local apropriado em cada figura.

Resposta:

a) e b)

Questão 01 - Ciências - Módulo 3 - A cor da pele humana - Atividade 4 - BY NC 3.0BR

Pesquisas indicam que pessoas que trabalham em locais fechados fazem parte do grupo de risco para ter deficiência de vitamina D.

a) Por que as pessoas que trabalham em ambientes fechados podem ter falta de vitamina D em seu organismo?

b) Qual é a consequência da deficiência de vitamina D para a saúde?

c) Proponha uma alternativa para que as pessoas que trabalham em locais fechados possam expor-se ao sol durante a semana.

Resposta:

a) As pessoas que trabalham em locais fechados se expõem pouco ao sol e, por isso, a pele produz pouca vitamina D.

b) A falta de vitamina D pode tornar os ossos mais frágeis, sujeitos a fraturas frequentes.

c) As pessoas podem, durante o horário de almoço, permanecer por alguns minutos em um ambiente com sol e aproveitar os fnais de semana para praticar caminhadas e atividades físicas ao ar livre.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas