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Nos itens a seguir, leia os pares de palavras e escolha a que for correta para completar cada frase.
a) esta / está
• Quem __________ me seguindo?
• Escolhi __________ história para ler.
b) animo / ânimo
• Eu __________ meus amigos a torcer por nosso time.
• O homem estava sem __________ para subir a montanha.
c) lá / lã
• O casaco de __________ é bem quentinho.
• O ruído vinha de __________, perto da praça.
d) saquê / saque
• Os japoneses gostam de uma bebida chamada __________.
• Por favor, vá ao banco e __________ algum dinheiro.
e) pós / pôs
• Café e farinha são __________ muito usados na culinária.
• Quem __________ meus sapatos embaixo da cama?
f) mangás / mangas
• Comprei __________ deliciosas.
• As revistas japonesas têm __________ com muitos heróis.
g) fá / fã
• A quarta nota musical é __________.
• Sou __________ de desenhos animados.
a) esta / está • Quem está me seguindo? • Escolhi esta história para ler.
b) animo / ânimo • Eu animo meus amigos a torcer por nosso time. • O homem estava sem ânimo para subir a montanha.
c) lá / lã • O casaco de lã é bem quentinho. • O ruído vinha de lá, perto da praça.
d) saquê / saque • Os japoneses gostam de uma bebida chamada saquê. • Por favor, vá ao banco e saque algum dinheiro.
e) pós / pôs • Café e farinha são pós muito usados na culinária. • Quem pôs meus sapatos embaixo da cama?
f) mangás / mangas • Comprei mangas deliciosas. • No Japão há mangás com muitos heróis.
g) fá / fã • A quarta nota musical é fá. • Sou fã de desenhos animados.
Qual adjetivo retrata a característica que levou Eco a ser castigada?
Fofoqueira (faladeira).
Você já teve vontade de se vingar de alguém? Fale sobre isso.
Leia o texto "O que s‹o especiarias", e faça o que se pede:
a) Escreva os nomes de algumas especiarias encontradas pelos portugueses no Oriente.
b) Peça ajuda a um adulto para responder aos itens a seguir.
b.1) Quais das especiarias s‹o utilizadas em sua casa?
b.2) Onde elas s‹o adquiridas?
b.3) Como são usadas em sua casa?
a) Canela, cravo, pimenta, noz-moscada.
b) Respostas pessoais. O aluno deve registrar as respostas no caderno.
Observe novamente as imagens da abertura do Módulo e descreva:
a) uma paisagem urbana.
b) uma paisagem rural.
a) A paisagem urbana é formada por ruas, avenidas, quarteirões e bairros, ruas pavimentadas com movimentação de carros, ônibus e pessoas que circulam entre praças, casas, prédios, lojas, escolas, hospitais, etc.
b) Na paisagem rural, predominam os elementos naturais, tais como campos, serras, rios e florestas, e também campos de agricultura e pastos para rebanhos.
O professor de Educação Física mediu a altura das crianças de uma escola, acompanhando o crescimento delas durante os cinco anos do Ensino Fundamental.
Veja o gráfico que mostra o crescimento do aluno Diego, do 5° ano A.
a) Em centímetros, qual foi o crescimento de Diego do 1° ao 5° ano?
b) Pode-se dizer que o crescimento desse aluno foi o mesmo a cada ano?
a) O crescimento de Diego foi de 22 cm (136 - 114 = 22).
b) Não, pois, do 1° para o 2° ano e do 2° para o 3° ano, ele cresceu 6 cm. Já do 3° para o 4° ano e do 4° para o 5° ano, cresceu 5 cm.
• 1 o para 2° ano: 120 - 114 =6
• 2 o para 3° ano: 126 - 120 = 6
• 3 o para 4° ano: 131 - 126 = 5
• 4 o para 5° ano: 136 -131 = 5
Veja os dados sobre a preferência dos alunos dos 5os anos A e B por jogos com bola. Com esses dados, construa um gráfico de colunas múltiplas. Use o papel milimetrado disponibilizado pelo seu professor.
Você já ouviu falar de algum ou alguns dos povos representados no mapa? O que você sabe sobre eles?
A resposta é pessoal, mas se espera que os alunos comentem a respeito da população indígena do Brasil antes da chegada de Cabral, assunto estudado nas aulas anteriores.
Resolva os problemas. Utilize a estratégia que preferir e deixe-a registrada em seu caderno.
Assinale a alternativa correta em cada item.
a) No café da tarde, Karina ingeriu 315 mg de cálcio e, no jantar, ela ingeriu 171 mg. A diferença entre essas quantidades é de:
( ) 134
( ) 144
( ) 476
( ) 486
b) Se uma pessoa já ingeriu 578 mg de cálcio, para completar a cota diária de 1 000 mg, ainda faltam:
( ) 422
( ) 432
( ) 522
( ) 532
a) A alternativa correta é a segunda (315 - 171 = 144).
b) A alternativa correta é a primeira (1 000 - 578 = 422).
Qual é a cena representada na imagem acima? Justifique.
A cena representada é a da chegada dos portugueses ao atual território brasileiro.
As manchetes de jornal acima trazem informações relacionadas à dengue em alguns estados do Brasil. Você sabe que estados são esses?
Utilize estratégias semelhantes às usadas por Luís, Monique e Guilherme. Registre-as.
a) 49 + 27 =
b) 95 + 38 =
c) 123 + 217 =
d) 256 + 319 =
e) 418 + 186 =
f) 84 + 218 =
a) 49 + 27 = 50 + 26 = 76 Somou 1 na 1ª parcela e subtraiu 1 da 2ª.
b) 95 + 38 = 93 + 40 = 133 Somou 2 na 2ª parcela e subtraiu 2 da 1ª.
c) 123 + 217 = 120 + 220 = 340 Somou 3 na 2ª parcela e subtraiu 3 da 1ª.
d) 256 + 319 = 260 + 320 - 5 = 580 - 5 = 575 Somou 4 na 1ª parcela, 1 na 2ª e subtraiu 5, que foi o total somado.
e) 418 + 186 = 420 + 184 = 604 Somou 2 na 1ª parcela e subtraiu 2 da 2ª.
f) 84 + 218 = 90 + 220 - 8 = 310 - 8 = 302 Somou 6 na 1ª parcela, 2 na 2ª e subtraiu 8, que foi o total somado.
No século XVII, o pintor holandês Rembrandt foi contratado para pintar a aula de Anatomia do professor Nicolaas Pieterszoon Tulp. Observe abaixo a reprodução do quadro e responda às questões em seu caderno. Se necessário, consulte os anexos relacionados aos sistemas do corpo humano.
a) Das pessoas retratadas, quem provavelmente é o professor de Anatomia, Dr. Nicolaas Tulp? Como você chegou a essa conclusão?
b) Na imagem, que parte do corpo está sendo dissecada?
c) Que lição de Anatomia você acha que o professor está ensinando na cena retratada?
d) Tendo em vista sua resposta anterior, podemos dizer que a aula de Anatomia retratada era sobre qual sistema?
a) O professor de Anatomia provavelmente é o homem de chapéu, pois ele está segurando uma pinça, direcionada ao cadáver.
b) A parte do corpo dissecada é o antebraço.
c) O professor pode estar ensinando o movimento dos músculos, uma vez que internamente naquela região há ossos, músculos e tendões.
d) A imagem sugere que o sistema estudado é o muscular.
Segundo o Ministério da Saúde, em 2013 havia três capitais em alerta devido à propagação da dengue: Rio Branco, Porto Velho e Cuiabá. Essas cidades são capitais de quais estados brasileiros?
Acre, Rondônia e Mato Grosso.
Leonardo da Vinci, o desbravador do corpo humano
Viaje cinco séculos no tempo. Esqueça a internet, a televisão, o cinema e a fotografia. Houve uma época em que o ser humano teve de recorrer ao desenho para retratar sua viagem de descoberta rumo ao interior do corpo humano. Os portugueses nem haviam chegado ao Brasil quando Leonardo da Vinci (1452-1519) começou um dos mais impressionantes levantamentos de Anatomia para entender o funcionamento de órgãos, do esqueleto, dos músculos e tendões. Esta é a história pouco conhecida do artista-anatomista italiano – sim, além de pintor, escultor, músico, cientista, arquiteto, engenheiro e inventor, ele também atuou na Medicina.
Ao longo de 15 anos (de 1498 a 1513), Leonardo realizou mais de 1 200 desenhos anatômicos em um estudo que começou pela leitura das obras de autores da Medicina como Galeno de Pérgamo (129-200), Mondino dei Luzzi (1270-1326) e Avicena (980-1037). Ele também participou de dissecações do corpo humano e de diversos animais. Porém, jamais terminou e publicou a obra que, segundo pesquisadores, poderia ter revolucionado a Medicina mais de 20 anos antes que o belga Andreas Vesalius, considerado o “Pai da Anatomia”, publicasse seu livro De Humani Corporis Fabrica, em 1543, obra que marca a fase inicial dos estudos modernos sobre Anatomia.
Por quase mil anos, questões religiosas e culturais impediram o ser humano de explorar o próprio corpo e de entender o funcionamento da máquina humana – as dissecações para a observação direta do corpo humano não eram permitidas nem adotadas pelas escolas de Medicina medievais. Com seus estudos anatômicos, Leonardo da Vinci ultrapassou os conhecimentos dos artistas de sua época, pois, ao observar o interior do corpo humano, viu de perto as características dos seus músculos e dos seus órgãos vitais, e, mais ainda, tentou e conseguiu entender e dar explicações lógicas sobre os seus movimentos, suas ações e suas funções.
Os detalhes, os cortes e os ângulos das figuras desenhadas por Leonardo da Vinci impressionam pelo realismo e respeito pela proporcionalidade que existe no corpo humano. A influência da Engenharia e da Matemática é visível: roldanas, formas geométricas e engrenagens estão presentes nas gravuras, ao lado de estruturas ósseas, de conjuntos de tendões e músculos, indícios de que ele recorreu a cálculos para interpretar os movimentos e a funcionalidade dos elementos anatômicos que observou.
Jornal da UNICAMP. Campinas, n. 568, 29 de julho de 2013 a 4 de agosto de 2013. Disponível em: . Acesso em: 8 ago. 2015. Adaptado.
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nas frases sobre os desenhos anatômicos de Leonardo da Vinci.
( ) Leonardo da Vinci estudou Anatomia detalhadamente, realizando dissecações de cadáveres humanos e de animais.
( ) Leonardo da Vinci leu obras de Medicina para realizar seus desenhos anatômicos.
( ) Em seus estudos anatômicos, Leonardo da Vinci buscava compreender o funcionamento do corpo humano.
( ) Nenhum artista anterior a Leonardo da Vinci havia feito ilustrações anatômicas com precisão e detalhes.
( ) Leonardo da Vinci aplicou seus conhecimentos de Engenharia e de Matemática para estudar como funciona o movimento do corpo.
( V ) Leonardo da Vinci estudou Anatomia detalhadamente, realizando dissecações de cadáveres humanos e de animais.
( V ) Leonardo da Vinci leu obras de Medicina para realizar seus desenhos anatômicos.
( V ) Em seus estudos anatômicos, Leonardo da Vinci buscava compreender o funcionamento do corpo humano.
( V ) Nenhum artista anterior a Leonardo da Vinci havia feito ilustrações anatômicas com precisão e detalhes.
( V ) Leonardo da Vinci aplicou seus conhecimentos de Engenharia e de Matemática para estudar como funciona o movimento do corpo.
Coloque a letra correspondente aos paralelos traçados no planisfério a seguir.
Leia esta frase do texto "Eco e Narciso", localizada no fim do quarto parágrafo:
Narciso percebeu que alguém o seguia e perguntou em voz alta:
Nessa frase, esse alguém seguia quem? Seguia Narciso. Assim, vemos que a palavra o refere-se a Narciso.
Agora, responda: as palavras destacadas nos trechos a seguir se referem a quem ou a quê?
a) Animada por esse convite, a ninfa saiu de trás da árvore em que se escondia e veio encontrar Narciso, pronta para abraçá-lo. Mas o jovem a olhou e evitou o abraço. Triste — sem nada poder dizer e mais ainda sob o peso da rejeição –, ela saiu correndo para uma caverna, onde ficou chorando, sem comer e sem beber.
b) Um dia Narciso estava caçando quando viu uma fonte que deixava cair suas límpidas águas formando um pequeno lago. Como ele estava com sede, curvou-se para beber a água do lago.
c) Tentou, então, beijar a imagem refletida na água, mas esta se desfez ao toque de seus lábios.
a) A palavra “a” refere-se à ninfa Eco. “Ela” também se refere a Eco.
b) A palavra “ele” refere-se a Narciso.
c) A palavra “esta” refere-se à imagem refletida na água.
Muitas mulheres brasileiras, durante o século XIX, participavam ativamente das discussões polêmicas na época: a abolição da escravidão, o voto feminino e a implantação da república no Brasil. Elas, das mais diversas maneiras, reivindicavam maior espaço de participação política e o reconhecimento como cidadãs brasileiras.
Ainda durante o governo de D. Pedro II, algumas chegaram a pleitear o direito de voto. Uma delas, a cirurgiã-dentista Isabel de Souza Matos, entrou com um pedido na Justiça baseando-se em uma das leis brasileiras, aprovada em 1881, que dava aos portadores de títulos científicos o direito de votar. E conquistou o que desejava.
Em 1888, Josefina Álvares de Azevedo fundou, na cidade do Rio de Janeiro, o jornal A Fam’lia. Contendo artigos de sua autoria e também de importantes ativistas do movimento feminista da época, o jornal defendia a abolição da escravidão e o reconhecimento dos direitos das mulheres pelo governo e pela sociedade em geral.
Assinale a alternativa que complementa a informação a seguir.
Em 1824, no Brasil, algumas mulheres reivindicavam:
direito de fundar jornais e de escrever artigos sobre o governo livremente.
maior espaço de participação nas decisões políticas do país e o seu reconhecimento como cidadãs.
títulos científicos para poderem exercer o direito de votar em qualquer uma das eleições.
melhores condições de trabalho e salários mais altos.
As alternativas “a”, “c” e “d” não estão corretas, pois as mulheres não eram impedidas de fundar jornais e também de adquirir títulos científicos e não reivindicavam, ainda, melhores condições de trabalho e salários mais altos.
Quais imagens mostram paisagens urbanas? E paisagens rurais?
As imagens 1 e 2 mostram paisagens urbanas.
As imagens 3 e 4 mostram paisagens rurais.
Agora, vamos usar o ábaco para realizar subtrações com a ideia de “tirar” um número de outro. Exemplo: 2 321 - 1 706
Coloque no ábaco o minuendo dessa subtração: 2 321
Retire do ábaco as peças que correspondem a cada ordem do subtraendo, usando, se necessário, os desagrupamentos e as trocas, começando pela ordem das unidades.
Agora use seu ábaco para realizar a subtração anterior. Depois, represente o resto no ábaco e no algoritmo da subtração.
Após a colocação das peças correspondentes a 2 321, os alunos começarão a fazer as subtrações, retirando 6 unidades. Como não é possível tirar 6 unidades de 1 unidade, 1 dezena será decomposta em 10 unidades que, somadas com 1 existente, totalizam 11 unidades; restará 1 dezena. Retiram-se então as 6 unidades, restando 5. Assim, o registro no ábaco, após essa primeira subtração, é:
2 UM - 3 C - 1 D - 5 U
A etapa seguinte consiste em retirar 7 centenas de 3 centenas. Como essa subtração não é possível, então 1 unidade de milhar será desagrupada em 10 centenas que, somadas com as 3 existentes, totalizam 13 centenas e resta 1 unidade de milhar. Retiram-se as 7 centenas, restando 6 centenas. Após essa subtração, o registro no ábaco será:
1 UM - 6 C - 1 D - 5 U
A última subtração é a retirada de 1 unidade de milhar, zerando essa ordem. Assim, o registro final no ábaco será: 6 C - 1 D - 5 U
Observe o gráfico acima e converse com seus colegas e o professor sobre a questão:
Quais as informações apresentadas no gráfico?
O gráfico apresenta dados da evolução da expectativa de vida no Brasil e nas suas regiões no período de 1980 a 2013.
Escreva duas diferenças entre os povos agricultores e os grupos que viviam somente da caça e da pesca.
Os alunos poderão listar as seguintes diferenças: os agricultores eram sedentários e os outros nômades, os agricultores plantavam parte de seu alimento enquanto o outro grupo vivia do que a natureza oferecia.
Converse com os seus colegas e com o professor sobre a seguinte questão: é possível representar, com símbolos, a ausência de quantidade em cada um dos sistemas apresentados? Por quê?
É possível representar a ausência de quantidades apenas no sistema de numeração decimal, porque, dos três sistemas, ele é o único que tem um símbolo para representar o “nada”: o zero.
Considere a subtração: 40 - 13
a) Adicione 5 ao minuendo. Efetue a subtração com o novo minuendo, mantendo o subtraendo 13.
• Compare o novo resto com o da subtração inicial. O que você observa?
b) Adicione 5 ao subtraendo. Efetue a subtração com o novo subtraendo, mantendo o minuendo 40.
• Compare o novo resto com o da subtração inicial. O que você observa?
c) Adicione 5 ao minuendo e 5 ao subtraendo. Efetue a subtração.
• Compare o novo resto com o da subtração inicial. O que você observa?
• Por que o resto ficou igual nessas duas subtrações e nos itens a e b isso não ocorreu?
d) Adicione 10 ao minuendo e 10 ao subtraendo e efetue a subtração.
• Compare o resto desta subtração. Ele se alterou? Por quê?
a) 40 + 5 = 45; 45 - 13 = 32. O resto 32 modificou-se em relação ao resto anterior, aumentando em 5 unidades.
b) 13 + 5 = 18; 40 - 18 = 22. O resto 22 modificou-se em relação ao resto inicial, diminuindo em 5 unidades.
c) 40 + 5 = 45 e 13 + 5 = 18; 45 - 18 = 27. O resto 27 é igual ao resto da subtração inicial. Esse resto ficou igual porque foi adicionada a mesma quantidade (5) ao minuendo e ao subtraendo da subtração.
d) 40 + 10 = 50 e 13 + 10 = 23; 50 - 23 = 27. O resto ficou igual porque foi adicionada a mesma quantidade (10) ao minuendo e ao subtraendo da subtração.
Imagine que você fez parte de um grupo de trabalho que, durante escavações num sítio arqueológico, encontrou os artefatos da imagem acima. Observe-os com atenção e responda:
Para que você acha que eles serviam?
Resposta pessoal.
Calcule as divisões pelo algoritmo das estimativas em seu caderno.
a) 657 : 61
b) 2 120 : 120
c) 945 : 45
d) 2 330 ; 73:
Oriente os alunos a fazerem as divisões no caderno. Socialize algumas das resoluções dos alunos.
a) quociente: 10; resto: 47
b) quociente: 17; resto: 80
c) quociente: 21; resto: 0
d) quociente: 31; resto: 67
Além da dengue, existe a febre amarela, doença transmitida pela picada de mosquitos infectados e que provoca mal-estar, febre, dores no corpo e cansaço, podendo levar à morte. Felizmente, já existe uma vacina que protege contra essa doença. Em estados nos quais há muitos focos da doença, a vacinação é recomendada a m oradores e viajantes.
• Observe a tabela a seguir e descubra em quais estados brasileiros há mais casos de febre amarela.
• Faça o que se pede.
a) Na tabela da página anterior, ao lado de cada sigla, escreva por extenso o nome do estado.
b) Escreva por extenso em seu caderno o nome dos três estados com maior notificação da doença. Escreva também o nome de suas capitais.
c) Escreva por extenso em seu caderno o nome do estado com maior número de confirmações da doença.
a)
b) Estados com maior notificação de dengue.
São Paulo (11) – São Paulo Goiás (34) – Goiânia Minas Gerais (19) – Belo Horizonte
c) Estado com maior número de confirmação: Amazonas (
Estamos no século XXI. Você sabe em que ano ele começou? Complete o quadro para aprender quando se inicia e termina cada século.
Recorte os Anexos 1 a 4, que descrevem os sistemas do corpo humano. Cole-os em seu caderno. Com seu professor, faça a leitura das informações sobre cada sistema. Preste atenção às funções de cada um deles.
Escreva os nomes de seis atividades que você realiza utilizando músculos esqueléticos.
Exemplos de atividades realizadas com a utilização dos músculos esqueléticos: andar, dançar, nadar, pintar, andar de bicicleta, tocar violão, etc.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas