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Vamos investigar as articulações móveis do corpo humano.
a) Localize em seu corpo as articulações do joelho e as do tornozelo. Movimente-as. Essas articulações realizam o mesmo tipo de movimento? Justifique.
b) Agora, movimente as articulações do ombro, do quadril, do cotovelo e do pulso.
De todas as articulações que você localizou em seu corpo, quais permitem movimentos em mais direções?
c) Observe a imagem de uma dobradiça. Pense no movimento que ela realiza.
Quais das articulações que você observou realizam movimentos semelhantes?
a) As articulações do joelho e do tornozelo realizam movimentos diferentes. A articulação do joelho possibilita o movimento para a frente e para trás; a do tornozelo permite que ele se movimente para baixo e para cima.
b) As articulações que possibilitam mais movimentos são as do pulso, do ombro e do quadril.
c) As articulações que podem ser comparadas a uma dobradiça são as do cotovelo e do joelho.
Quais músculos trabalham em pares para movimentar o braço?
Os músculos bíceps e tríceps trabalham em pares para movimentar os braços.
Paulo e Mariana estão jogando "Nunca 10 ao contrário". Observe alguns momentos da partida e responda às questões. Use o material base 10 para representar cada situação.
Paulo passou 3 barras (3 dezenas) para Mariana. Ela jogou os dados e obteve 8 pontos.
a) Que quantidade de barras (dezenas) Paulo passou para Mariana?
b) O que Mariana precisou fazer para retirar os 8 pontos do material que recebeu?
c) Com quantas barras (dezenas) e cubinhos (unidades) Mariana ficou após a retirada?
a) Paulo passou para Mariana 3 barras, que equivalem a 3 dezenas.
b) Mariana trocou 1 barra (dezena) por 10 cubinhos (unidades), retirou os 8 destes (8 unidades) e deixou 2 sobre a mesa (10 – 8 = 2).
c) Mariana ficou com 2 barras (dezenas) e 2 cubinhos (unidades). No total, ela ficou com 22 unidades.
Além de orientar as pessoas sobre os tipos e as quantidades de alimentos que devem ser consumidos, que outra recomendação existe nessa pirâmide alimentar?
A recomendação é de que se pratique exercícios físicos.
Você sabe cuidar da sua postura corporal? Para cada situação, assinale a imagem que representa uma postura correta.
Dentre as seis opções do quadro à direita, escolha a figura que deve ocupar a última posição da 3ª sequência do quadro à esquerda.
A resposta correta é a opção 5. Observe que há 3 tipos de corpo, 3 tipos de pernas e figuras com 2, 3 e 4 pernas. Falta, portanto, a figura com corpo reto e duas pernas sem as patas. Se julgar necessário, formule questões que ajudem os alunos a perceber essas diferenças e semelhanças.
Calcule a multiplicação 3 x 32, no caderno, de três maneiras: configuração retangular, algoritmo da decomposição e algoritmo convencional.
Representação na configuração retangular.
Classifique em dois grupos (A e B) as figuras do Anexo 1, que você recortou em casa. Em seguida, cole-as nos espaços a seguir e anote o critério que utilizou para classificá-las.
Você sabe o que é uma semanada? E uma mesada?
A semanada é uma quantia que se recebe por semana, e a mesada é a que se recebe por mês.
Em cada item, resolva as multiplicações usando a configuração retangular, o algoritmo da decomposição e o algoritmo convencional.
a) 6 x 36
Representação na configuração retangular
b) 3 X 42
Representação na configuração retangular
a) Representação na configuração retangular.
b) Representação na configuração retangular.
(FGV-SP) Embora os avanços tecnológicos tenham contemplado a civilização com instrumentos de medida de alta precisão, há situações em que rudimentares aparelhos de medida se tornam indispensáveis. É o caso da balança portátil de 2 braços, muito útil no campo agrícola.
Imagine uma saca repleta de certa fruta colhida em um pomar. Na figura que a esquematiza, o braço AC em cuja extremidade está pendurada a saca mede 3,5 cm, enquanto o braço CB em cuja extremidade há um bloco de peso aferido 5,0 kgf mede 31,5 cm. A balança está em equilíbrio na direção horizontal, suspensa pelo ponto C.
Desprezado o peso próprio dos braços da balança, o peso da saca, em kgf, é de:
34,5
38,0
41,5
45,0
48,5
(Uerj) No esquema, está representado um bloco de massa igual a 100 kg em equilíbrio estático.
Determine, em newtons, a tração no fio ideal AB.
Um dos principais desafios que o país vem passando nos últimos anos é solucionar os problemas da mobilidade urbana. Veja o texto a seguir:
Mobilidade urbana no Brasil
A mobilidade urbana refere-se às condições de deslocamento da população no espaço geográfico das cidades. O termo é geralmente empregado para referir-se ao trânsito de veículos e também de pedestres, seja através do transporte individual (carros, motos, etc.), seja através do uso de transportes coletivos (ônibus, metrôs, etc.).
Nos últimos anos, o debate sobre a mobilidade urbana no Brasil vem se acirrando cada vez mais, haja vista que a maior parte das grandes cidades do país vem encontrando dificuldades em desenvolver meios para diminuir a quantidade de congestionamentos ao longo do dia e o excesso de pedestres em áreas centrais dos espaços urbanos. Trata-se, também, de uma questão ambiental, pois o excesso de veículos nas ruas gera mais poluição, interferindo em problemas naturais e climáticos em larga escala e também nas próprias cidades, a exemplo do aumento do problema das ilhas de calor.
A principal causa dos problemas de mobilidade urbana no Brasil relaciona-se ao aumento do uso de transportes individuais em detrimento da utilização de transportes coletivos, embora esses últimos também encontrem dificuldades com a superlotação. (...)
Entre as principais soluções para o problema da mobilidade urbana, na visão de muitos especialistas, seria o estímulo aos transportes coletivos públicos, através da melhoria de suas qualidades e eficiências e do desenvolvimento de um trânsito focado na circulação desses veículos. Além disso, o incentivo à utilização de bicicletas, principalmente com a construção de ciclovias e ciclofaixas, também pode ser uma saída a ser mais bem trabalhada.
(...)
PENA, Rodolfo F. Alves. Mobilidade urbana no Brasil. Brasil Escola. Disponível em: . Acesso em: 5 jan. 2016. Adaptado.
Observe que o grande desafio é, em resumo, diminuir a quantidade de veículos circulando nas grandes cidades e, com isso, não só diminuir os níveis de poluição, mas também diminuir o tempo que se gasta no trânsito nos deslocamentos diários. Pesquise e dê soluções relacionadas ao tempo gasto em um determinado deslocamento, com velocidades e caminhos alternativos. Compare os diferentes meios de transporte, analisando os níveis de poluição gerados por ele.
Os valores a seguir expõem dados que se referem a um exame hipotético de sangue e traçam o perfil lipídico de uma pessoa. Em um lipidograma, os valores obtidos orientam os médicos acerca dos níveis de colesterol do organismo, permitindo que concluam sobre vários aspectos da saúde de seus pacientes. Você sabe quais são os níveis de colesterol do seu sangue? Qual é a consequência de ter níveis mais altos de colesterol? O que são HDL e LDL?
PERFIL LIPÍDICO (LIPIDOGRAMA) COMPLETO: COLESTEROL TOTAL, DOSAGEM: 118 mg/dL Coleta: 6/8/2015 Material: Soro com gel COLESTEROL HDL, DOSAGEM: 27 mg/dL Coleta: 6/8/2015 Material: Soro com gel Método: Colorimétrico automatizado, Cobas 6 000 Roche COLESTEROL LDL, DOSAGEM: 68 mg/dL Coleta: 6/8/2015 Material: Soro com gel Método: Equação de Friedewald/Homogêneo direto automatizado (Cobas 6 000 Roche)
Níveis altos de colesterol no sangue aumentam o risco de doenças cardiovasculares, podendo levar ao infarto.
Veja o texto a seguir, retirado do site da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Colesterol alimentar e aterosclerose
São muito fortes as evidências que ligam os níveis de colesterol do sangue ao risco do desenvolvimento das doenças cardiovasculares, particularmente a aterosclerose das artérias coronárias. Essa doença é a principal responsável por mortes e incapacidade nos países ocidentais. Não restam dúvidas de que tratar os níveis do colesterol sanguíneo, levando à sua redução, traz importantes benefícios sobre o risco cardiovascular. Muitos estudos clínicos bem conduzidos apontam que, para os níveis sanguíneos de LDL-colesterol (colesterol transportado na circulação pela lipoproteína de baixa densidade, conhecido como colesterol mau), quanto mais baixo, melhor.
BERTOLAMI, Marcelo Chiara. Colesterol alimentar e aterosclerose. Disponível em: . Acesso em: 18 dez. 2015.
Percebeu que o maior vilão é o LDL? Vamos aprender um pouco mais sobre o assunto.
Há no corpo humano dois tipos de partícula lipoproteica de maior relevância que transportam colesterol: o LDL (Low Density Lipoprotein – em português: lipoproteína de baixa densidade) e o HDL (High Density Lipoprotein – lipoproteína de alta densidade).
Conhecidas como “colesterol ruim”, as partículas de LDL formam placas de aterosclerose ao se acumularem nas paredes dos vasos, podendo levar ao completo entupimento de artérias. Por outro lado, as partículas de HDL são consideradas “bom colesterol”, capazes de retirar e limpar as paredes dos vasos das placas de gordura formadas por cristais de LDL.
Os níveis de colesterol no sangue estão ligados, entre outros fatores, ao tipo de alimentação adotada. Uma dieta rica em gordura eleva os valores referentes às partículas do “colesterol ruim” (LDL), podendo levar a sérios problemas na integridade dos vasos sanguíneos que irrigam o coração.
Uma dieta rica em peixes, nozes e castanhas, a redução de alimentos fritos, o uso do azeite no lugar do óleo para cozinhar e o consumo de leite desnatado em vez do integral são medidas que podem reduzir os níveis de colesterol LDL no sangue.
Além de ter mais disciplina alimentar, o hábito de fazer exercícios também é importantíssimo para regular os níveis de gordura no sangue.
Analise o texto abaixo, levando em consideração os conhecimentos adquiridos sobre a variação linguística e as formas de enunciação.
Samba do Arnesto
O Arnesto nos convidou pra um samba, ele mora no Brás Nós fumos, não encontremos ninguém Nós vortemos com uma baita de uma reiva Da outra vez, nós num vai mais Nós não semos tatu!
O Arnesto nos convidou pra um samba, ele mora no Brás Nós fumos, não encontremos ninguém Nós vortemos com uma baita de uma reiva Da outra vez, nós num vai mais
No outro dia encontremo com o Arnesto Que pediu desculpas, mas nós não aceitemos Isso não se faz, Arnesto, nós não se importa Mas você devia ter ponhado um recado na porta
O Arnesto nos convidou pra um samba, ele mora no Brás Nós fumos, não encontremos ninguém Nós vortemos com uma baita de uma reiva Da outra vez, nós num vai mais
No outro dia encontremo com o Arnesto Que pediu desculpas, mas nós não aceitemos Isso não se faz, Arnesto, nós não se importa Mas você devia ter ponhado um recado na porta
Um recado assim: “Ói, turma, num deu pra esperá Ah, duvido que isso num faz mar, num tem importância Assinado em cruz porque não sei escrever” Arnesto
BARBOSA, Adoniran. Samba do Arnesto. In: Clássicos Odeon: Demônios da Garoa. EMI Music, 2006.
O fantástico rendimento esportivo dos africanos e afrodescendentes
O jamaicano Usain Bolt foi eleito o homem mais rápido do mundo durante as Olimpíadas de 2008, ao realizar a prova dos 100 metros rasos em 9,58 segundos.
O corredor queniano de longa distância Paul Tergat ficou conhecido aqui no Brasil ao vencer, por cinco vezes, a tradicional Corrida de São Silvestre, que é realizada na cidade de São Paulo.
E eles não são os únicos, pois os corredores africanos e afrodescendentes, especialmente quenianos e etíopes, na maioria das vezes, têm excelente rendimento esportivo.
Antes deles, outros superatletas também ficaram conhecidos mundialmente: Jesse Owens – campeão que obteve quatro medalhas de ouro na Olimpíada de 1936 – e Carl Lewis, ganhador de nove medalhas olímpicas de ouro, entre as décadas de 1980 e 1990.
Qual será o segredo da superioridade atlética dos africanos e afrodescendentes?
Vários estudos foram feitos para tentar explicar os motivos desse fenômeno. E indicam que as fantásticas conquistas esportivas são o resultado de uma combinação de vários fatores bem-sucedidos, tais como: a intensa prática de atividade física no decorrer da infância; uma dieta com baixo teor de gordura e rica em carboidratos; o grande volume de treinamento físico intensivo no período que antecede as competições e motivação psicológica para o sucesso. Contribui também o biotipo corporal que permite uma melhor eficiência no atletismo: corpo mais magro e longilíneo, com força muscular e elasticidade dos tendões, entre outros.
VANCINI, Rodrigo Luiz et al. O que explicaria o fantástico fenômeno de rendimento esportivo dos corredores africanos? Brazilian Journal of Biomotricity, v. 7, n.1, mar. 2013. Disponível em: . Acesso em: 8 ago. 2015. Adaptado.
*Biotipo corporal: tipo físico, formato do corpo. Por exemplo: corpo alto e magro, ou corpo forte e encorpado.
Qual é o tema abordado no texto?
O texto aborda a superioridade atlética dos africanos e dos afrodescendentes.
Resolva as subtrações em seu caderno, usando o algoritmo convencional. Se necessário, utilize o material base 10.
a) 75 - 39 =
b) 82 - 38 =
c) 92 - 47 =
d) 76 - 27 =
e) 90 - 39 =
f) 81 - 28 =
Mariana fez a subtração 80 - 28.
Utilize o material base 10 e resolva essa subtração.
Oriente os alunos a colocar 8 barras sobre a carteira (8 dezenas = 80). Dessas 8 dezenas, eles deverão retirar 2 dezenas e 8 unidades. Como não há unidades para serem retiradas, eles deverão trocar 1 barra por 10 cubinhos. Portanto, ficarão sobre a carteira 7 barras e 10 cubinhos (eles permanecem com 80 unidades, mas reagrupadas como 7 dezenas e 10 unidades). Assim, é possível retirar 8 cubinhos (8 unidades) e 2 barras (2 dezenas), restando 5 barras (5 dezenas) e 2 cubinhos (2 unidades). Assim, 80 – 28 = 52.
Complete o quadro a seguir e confira se o prato que seu grupo criou é realmente saudável.
Se não for saudável, ou se for possível deixá-lo ainda mais saudável, vocês podem retirar, acrescentar ou substituir qualquer alimento.
Explique e oriente o preenchimento do quadro apresentado nesta atividade, que pode ser realizada em grupo. Antes de iniciar, retome a explicação sobre as funções dos nutrientes de cada alimento, conteúdo estudado no tópico “Os grupos de alimentos”.
Veja, a seguir, uma sugestão de resposta pessoal:
No período de grande desenvolvimento físico do ser humano, que ocorre geralmente entre 9 e 13 anos, as meninas são, em média, mais altas que os meninos da mesma faixa etária.
Explique por que isso acontece.
No período entre 9 e 13 anos, as meninas são, em média, mais altas que os meninos da mesma faixa etária, pois elas atingem o pico do estirão do crescimento antes que os meninos.
Qual dessas duas refeições você escolheria? Por quê?
Oriente-os a observar as imagens do Caderno, auxiliando-os na identificação de cada tipo de alimento presente nos sanduíches ilustrados. Inicialmente, eles poderão achar que as duas imagens são semelhantes quanto ao tipo de alimento apresentado. Incentive-os a observar mais atentamente a bebida apresentada em cada refeição. Lembre-os de que, na refeição fast-food, o refrigerante está incluído, enquanto, na refeição saudável, sugere-se um suco de frutas. Chame atenção para as batatas fritas: elas não acompanham o sanduíche considerado mais saudável. Destaque também que o tipo de carne presente em cada sanduíche é diferente, já que um deles tem um hambúrguer frito enquanto o outro tem peito de peru cozido. Outra observação importante é a presença de uma fruta na refeição saudável.
Faça então a pergunta proposta no Caderno: “Qual dessas duas refeições você escolheria? Por quê?” Muitos poderão escolher a refeição representada pela imagem do hambúrguer, do tipo fast-food, talvez por aparentar ser mais apetitosa. Esse é um bom momento para que o professor proponha uma discussão em sala de aula sobre o que é “gostoso” e o que é “saudável” na escolha de uma refeição. Cuide apenas para lembrá-los de que essas opções não são excludentes, ou seja, refeições saudáveis podem ser muito gostosas. E que experimentar opções saudáveis sempre vale a pena.
Para concluir essa discussão, apresente aos alunos trechos do documentário “Super Size Me” (conhecido no Brasil como “A Dieta do Palhaço”), disponível na internet. Nele, o autor resolve fazer uma experiência com seu próprio corpo: comer todas as refeições durante 30 dias em uma lanchonete do tipo fast-food e depois, com auxílio de médicos, avaliar as alterações em sua saúde. Mais informações sobre este documentário podem ser encontradas na seção Na rede, ao fim deste Módulo.
Para atenuar o rótulo de “vilões” das redes de fast-food e valorizar a alimentação saudável, conte que mesmo algumas dessas lanchonetes têm desenvolvido cardápios com refeições ou lanches mais saudáveis, incluindo frutas e sucos naturais, por exemplo.
Por fim, informe aos alunos de que, neste Módulo, eles estudarão a importância de uma alimentação adequada, bem como os vários tipos de alimentos que compõem uma refeição equilibrada e saudável. O próximo tópico irá tratar da importância do alimento como fonte de energia para realização das atividades diárias.
Observe os objetos de sua sala de aula. Quais formas geométricas você identifica?
Recorte o Anexo 7 e cole-o em seu caderno. Ele será usado para realizar a atividade seguinte. Use-o também como um guia para selecionar os alimentos diários necessários à boa saúde de seus ossos.
Como se dá a formação dos ossos?
A formação dos ossos se dá ainda durante a gestação, quando uma estrutura resistente e fexível chamada cartilagem vai absorvendo o cálcio obtido na alimentação.
Use o seu caderno para realizar as tarefas.
Lucas recebeu sua semanada e guardou-a na carteira. Ele gastou R$ 12,00 para almoçar na cantina da escola e ainda sobraram as seguintes notas:
Quantos reais ele recebeu de semanada?
Ele recebeu 37 reais (25 + 12 = 37).
Veja uma proposta de trabalho prático para estudar as condições de equilíbrio de um corpo extenso.
Material utilizado:
• Balança de precisão
• Pesos de massas conhecidas, com ganchos para pendurar (é importante que os pesos tenham a mesma massa da régua ou uma fração unitária dela:
• Fio inextensível
• Régua com furos, de massa conhecida
Trabalhando a relação entre pesos e distâncias
Providencie uma régua graduada em centímetros, previamente preparada com furos a cada 5 cm, a começar do zero. Amarre um fio na régua, em um furo que não esteja no seu ponto médio. Agora, usando os pesos, tente encontrar uma forma de manter a régua em equilíbrio, na horizontal.
a) Faça um desenho para representar a situação de equilíbrio, indicando todos os pesos (inclusive o da régua) e as distâncias envolvidas no sistema.
b) O que o fio que sustenta a régua está suportando?
c) Quais são as condições para que a régua fique em equilíbrio?
a) e b) Espera-se que os alunos identifiquem todas as forças que atuam na régua quando ela está em equilíbrio: o peso da régua, a tração e as reações das normais dos corpos que foram pendurados. As distâncias dependerão de cada escolha feita pelos alunos. Os alunos devem indicar que a tração é a soma de todos os pesos, inclusive da régua.
c) A força e o momento resultantes devem ser nulos. A tração aumentará proporcionalmente à quantidade de pesos colocados, permanecendo válida a condição de força resultante nula.
(PUC-RJ) Um bloco de gelo de massa 1,0 kg é sustentado em repouso contra uma parede vertical, sem atrito, por uma força de módulo F, que faz um ângulo de 30° com a vertical, como mostrado na figura.
Dados:
g = 10 m/s² sen 30° = 0,50 cos 30° = 0,87
Qual é o valor da força normal exercida pela parede sobre o bloco de gelo, em newtons?
5,0
5,8
8,7
10
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Trata-se de uma questão de equilíbrio de ponto material. Logo, partiremos do princípio que a força resultante é zero. Decompõe-se a força F, momento no qual os alunos tendem a sentir mais dificuldades.
Analisemos os eixos separadamente, começando pelo eixo x.
Nota-se que a força normal é decorrente da força , sendo iguais em módulo.
Com o peso do corpo, podemos descobrir o valor da força :
Substituindo (2) em (1), temos:
Alguns modelos de carros nacionais foram testados quanto a sua eficiência na frenagem. Para isso, aplicaram-se os freios aos veículos no momento em que sua velocidade era de 120 km/h, e foram medidas as distâncias percorridas até atingirem o estado de imobilidade (repouso).
O modelo mais eficiente e seguro será aquele que conseguir parar percorrendo a menor distância possível. O gráfico abaixo mostra os resultados obtidos.
Como podemos observar, o modelo com o melhor desempenho foi o modelo A, e o de pior desempenho foi o modelo D.
Interpretações como essas podem aparecer entre as situações-problema que serão avaliadas. É importante que você esteja apto a analisar tabelas comparativas e a partir delas tirar as conclusões necessárias.
Os rótulos apresentados na figura 1 representam alimentos comuns ao dia a dia de muitas pessoas. As informações nutricionais presentes nesses rótulos mostram a composição química do alimento contido na embalagem. Apesar disso, não é comum perceber consumidores desses tipos de alimento preocupados com esses dados. O hábito de leitura das informações apresentadas pelos produtores tornaria o adolescente mais crítico com aquilo que faz parte de sua dieta alimentar. Você costuma consumir produtos industrializados? Com que fre quência? Costuma ler a composição química desses alimentos?
Na base da pirâmide da composição ideal para a alimentação há uma recomendação para maior ingestão de alimentos ricos em grãos integrais, frutas e vegetais, bem como azeite e óleos saudáveis. Já no topo da pirâmide, são indicados para consumo moderado o sal, a carne vermelha, os embutidos, manteiga, pães não integrais entre outros alimentos. Vale notar, também, que a pirâmide prevê exercícios diários e controle de peso.
De forma crítica, procure relacionar sua dieta regular com a da pirâmide de alimentação saudável. O que você pode concluir sobre sua alimentação? Se necessário, de que forma sua dieta poderia mudar?
Releia o artigo de opinião de Cláudio de Moura Castro sobre a questão da leitura no Brasil. Perceba que o autor atesta que lemos pouco e nos persuade a essa conclusão graças a uma série de dados concretos. Porém, o autor não explora as causas do problema.
• Qual(is) a(s) causa(s) de lermos pouco?
• Por que temos poucos livros em nossas estantes?
Seu dever é construir um artigo de opinião sobre as causas do baixo número de leitores no Brasil. O professor deverá ajudá-lo nessa tarefa. Lembre-se: você pode e deve escrever de maneira pessoal e persuasiva. Evite termos e expressões que enfraqueçam sua opinião.
Para publicar seu artigo, elabore uma coluna. Esta é uma das atividades mais essenciais de um jornalista, mas não é uma tarefa simples!
• Imagine que a sua vida acadêmica já começou, e em breve você estará cursando aquilo que mais deseja na universidade. Imagine que você foi convidado a escrever uma coluna no jornal da sua faculdade ou no periódico de circulação interna do seu estágio ou do seu emprego.
• Com seus colegas e seu professor, elabore suas pró- prias colunas, dedicadas aos temas que vocês definirem juntos.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas