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Observe o gráfico acima e converse com seus colegas e o professor sobre a questão:
Quais as informações apresentadas no gráfico?
O gráfico apresenta dados da evolução da expectativa de vida no Brasil e nas suas regiões no período de 1980 a 2013.
Escreva duas diferenças entre os povos agricultores e os grupos que viviam somente da caça e da pesca.
Os alunos poderão listar as seguintes diferenças: os agricultores eram sedentários e os outros nômades, os agricultores plantavam parte de seu alimento enquanto o outro grupo vivia do que a natureza oferecia.
Converse com os seus colegas e com o professor sobre a seguinte questão: é possível representar, com símbolos, a ausência de quantidade em cada um dos sistemas apresentados? Por quê?
É possível representar a ausência de quantidades apenas no sistema de numeração decimal, porque, dos três sistemas, ele é o único que tem um símbolo para representar o “nada”: o zero.
Considere a subtração: 40 - 13

a) Adicione 5 ao minuendo. Efetue a subtração com o novo minuendo, mantendo o subtraendo 13.

• Compare o novo resto com o da subtração inicial. O que você observa?
b) Adicione 5 ao subtraendo. Efetue a subtração com o novo subtraendo, mantendo o minuendo 40.

• Compare o novo resto com o da subtração inicial. O que você observa?
c) Adicione 5 ao minuendo e 5 ao subtraendo. Efetue a subtração.

• Compare o novo resto com o da subtração inicial. O que você observa?
• Por que o resto ficou igual nessas duas subtrações e nos itens a e b isso não ocorreu?
d) Adicione 10 ao minuendo e 10 ao subtraendo e efetue a subtração.

• Compare o resto desta subtração. Ele se alterou? Por quê?
a) 40 + 5 = 45; 45 - 13 = 32. O resto 32 modificou-se em relação ao resto anterior, aumentando em 5 unidades.
b) 13 + 5 = 18; 40 - 18 = 22. O resto 22 modificou-se em relação ao resto inicial, diminuindo em 5 unidades.
c) 40 + 5 = 45 e 13 + 5 = 18; 45 - 18 = 27. O resto 27 é igual ao resto da subtração inicial. Esse resto ficou igual porque foi adicionada a mesma quantidade (5) ao minuendo e ao subtraendo da subtração.
d) 40 + 10 = 50 e 13 + 10 = 23; 50 - 23 = 27. O resto ficou igual porque foi adicionada a mesma quantidade (10) ao minuendo e ao subtraendo da subtração.

Imagine que você fez parte de um grupo de trabalho que, durante escavações num sítio arqueológico, encontrou os artefatos da imagem acima. Observe-os com atenção e responda:
Para que você acha que eles serviam?
Resposta pessoal.
Calcule as divisões pelo algoritmo das estimativas em seu caderno.
a) 657 : 61
b) 2 120 : 120
c) 945 : 45
d) 2 330 ; 73:
Oriente os alunos a fazerem as divisões no caderno. Socialize algumas das resoluções dos alunos.
a) quociente: 10; resto: 47
b) quociente: 17; resto: 80
c) quociente: 21; resto: 0
d) quociente: 31; resto: 67
Além da dengue, existe a febre amarela, doença transmitida pela picada de mosquitos infectados e que provoca mal-estar, febre, dores no corpo e cansaço, podendo levar à morte. Felizmente, já existe uma vacina que protege contra essa doença. Em estados nos quais há muitos focos da doença, a vacinação é recomendada a m oradores e viajantes.
• Observe a tabela a seguir e descubra em quais estados brasileiros há mais casos de febre amarela.

• Faça o que se pede.
a) Na tabela da página anterior, ao lado de cada sigla, escreva por extenso o nome do estado.
b) Escreva por extenso em seu caderno o nome dos três estados com maior notificação da doença. Escreva também o nome de suas capitais.
c) Escreva por extenso em seu caderno o nome do estado com maior número de confirmações da doença.
a)

b) Estados com maior notificação de dengue.
São Paulo (11) – São Paulo Goiás (34) – Goiânia Minas Gerais (19) – Belo Horizonte
c) Estado com maior número de confirmação: Amazonas (
Estamos no século XXI. Você sabe em que ano ele começou? Complete o quadro para aprender quando se inicia e termina cada século.


Recorte os Anexos 1 a 4, que descrevem os sistemas do corpo humano. Cole-os em seu caderno. Com seu professor, faça a leitura das informações sobre cada sistema. Preste atenção às funções de cada um deles.
Escreva os nomes de seis atividades que você realiza utilizando músculos esqueléticos.
Exemplos de atividades realizadas com a utilização dos músculos esqueléticos: andar, dançar, nadar, pintar, andar de bicicleta, tocar violão, etc.
O fantástico rendimento esportivo dos africanos e afrodescendentes
O jamaicano Usain Bolt foi eleito o homem mais rápido do mundo durante as Olimpíadas de 2008, ao realizar a prova dos 100 metros rasos em 9,58 segundos.
O corredor queniano de longa distância Paul Tergat ficou conhecido aqui no Brasil ao vencer, por cinco vezes, a tradicional Corrida de São Silvestre, que é realizada na cidade de São Paulo.

E eles não são os únicos, pois os corredores africanos e afrodescendentes, especialmente quenianos e etíopes, na maioria das vezes, têm excelente rendimento esportivo.
Antes deles, outros superatletas também ficaram conhecidos mundialmente: Jesse Owens – campeão que obteve quatro medalhas de ouro na Olimpíada de 1936 – e Carl Lewis, ganhador de nove medalhas olímpicas de ouro, entre as décadas de 1980 e 1990.
Qual será o segredo da superioridade atlética dos africanos e afrodescendentes?
Vários estudos foram feitos para tentar explicar os motivos desse fenômeno. E indicam que as fantásticas conquistas esportivas são o resultado de uma combinação de vários fatores bem-sucedidos, tais como: a intensa prática de atividade física no decorrer da infância; uma dieta com baixo teor de gordura e rica em carboidratos; o grande volume de treinamento físico intensivo no período que antecede as competições e motivação psicológica para o sucesso. Contribui também o biotipo corporal que permite uma melhor eficiência no atletismo: corpo mais magro e longilíneo, com força muscular e elasticidade dos tendões, entre outros.
VANCINI, Rodrigo Luiz et al. O que explicaria o fantástico fenômeno de rendimento esportivo dos corredores africanos? Brazilian Journal of Biomotricity, v. 7, n.1, mar. 2013. Disponível em: . Acesso em: 8 ago. 2015. Adaptado.
*Biotipo corporal: tipo físico, formato do corpo. Por exemplo: corpo alto e magro, ou corpo forte e encorpado.
Qual é o tema abordado no texto?
O texto aborda a superioridade atlética dos africanos e dos afrodescendentes.
Resolva as subtrações em seu caderno, usando o algoritmo convencional. Se necessário, utilize o material base 10.
a) 75 - 39 =
b) 82 - 38 =
c) 92 - 47 =
d) 76 - 27 =
e) 90 - 39 =
f) 81 - 28 =

Mariana fez a subtração 80 - 28.
Utilize o material base 10 e resolva essa subtração.
Oriente os alunos a colocar 8 barras sobre a carteira (8 dezenas = 80). Dessas 8 dezenas, eles deverão retirar 2 dezenas e 8 unidades. Como não há unidades para serem retiradas, eles deverão trocar 1 barra por 10 cubinhos. Portanto, ficarão sobre a carteira 7 barras e 10 cubinhos (eles permanecem com 80 unidades, mas reagrupadas como 7 dezenas e 10 unidades). Assim, é possível retirar 8 cubinhos (8 unidades) e 2 barras (2 dezenas), restando 5 barras (5 dezenas) e 2 cubinhos (2 unidades). Assim, 80 – 28 = 52.
Complete o quadro a seguir e confira se o prato que seu grupo criou é realmente saudável.
Se não for saudável, ou se for possível deixá-lo ainda mais saudável, vocês podem retirar, acrescentar ou substituir qualquer alimento.

Explique e oriente o preenchimento do quadro apresentado nesta atividade, que pode ser realizada em grupo. Antes de iniciar, retome a explicação sobre as funções dos nutrientes de cada alimento, conteúdo estudado no tópico “Os grupos de alimentos”.
Veja, a seguir, uma sugestão de resposta pessoal:

No período de grande desenvolvimento físico do ser humano, que ocorre geralmente entre 9 e 13 anos, as meninas são, em média, mais altas que os meninos da mesma faixa etária.
Explique por que isso acontece.
No período entre 9 e 13 anos, as meninas são, em média, mais altas que os meninos da mesma faixa etária, pois elas atingem o pico do estirão do crescimento antes que os meninos.
Veja os dados sobre a preferência dos alunos dos 5os anos A e B por jogos com bola. Com esses dados, construa um gráfico de colunas múltiplas. Use o papel milimetrado disponibilizado pelo seu professor.



Você já ouviu falar de algum ou alguns dos povos representados no mapa? O que você sabe sobre eles?
A resposta é pessoal, mas se espera que os alunos comentem a respeito da população indígena do Brasil antes da chegada de Cabral, assunto estudado nas aulas anteriores.
Resolva os problemas. Utilize a estratégia que preferir e deixe-a registrada em seu caderno.
Assinale a alternativa correta em cada item.
a) No café da tarde, Karina ingeriu 315 mg de cálcio e, no jantar, ela ingeriu 171 mg. A diferença entre essas quantidades é de:
( ) 134
( ) 144
( ) 476
( ) 486
b) Se uma pessoa já ingeriu 578 mg de cálcio, para completar a cota diária de 1 000 mg, ainda faltam:
( ) 422
( ) 432
( ) 522
( ) 532
a) A alternativa correta é a segunda (315 - 171 = 144).
b) A alternativa correta é a primeira (1 000 - 578 = 422).

Qual é a cena representada na imagem acima? Justifique.
A cena representada é a da chegada dos portugueses ao atual território brasileiro.

As manchetes de jornal acima trazem informações relacionadas à dengue em alguns estados do Brasil. Você sabe que estados são esses?
Utilize estratégias semelhantes às usadas por Luís, Monique e Guilherme. Registre-as.
a) 49 + 27 =
b) 95 + 38 =
c) 123 + 217 =
d) 256 + 319 =
e) 418 + 186 =
f) 84 + 218 =
a) 49 + 27 = 50 + 26 = 76 Somou 1 na 1ª parcela e subtraiu 1 da 2ª.
b) 95 + 38 = 93 + 40 = 133 Somou 2 na 2ª parcela e subtraiu 2 da 1ª.
c) 123 + 217 = 120 + 220 = 340 Somou 3 na 2ª parcela e subtraiu 3 da 1ª.
d) 256 + 319 = 260 + 320 - 5 = 580 - 5 = 575 Somou 4 na 1ª parcela, 1 na 2ª e subtraiu 5, que foi o total somado.
e) 418 + 186 = 420 + 184 = 604 Somou 2 na 1ª parcela e subtraiu 2 da 2ª.
f) 84 + 218 = 90 + 220 - 8 = 310 - 8 = 302 Somou 6 na 1ª parcela, 2 na 2ª e subtraiu 8, que foi o total somado.
No século XVII, o pintor holandês Rembrandt foi contratado para pintar a aula de Anatomia do professor Nicolaas Pieterszoon Tulp. Observe abaixo a reprodução do quadro e responda às questões em seu caderno. Se necessário, consulte os anexos relacionados aos sistemas do corpo humano.

a) Das pessoas retratadas, quem provavelmente é o professor de Anatomia, Dr. Nicolaas Tulp? Como você chegou a essa conclusão?
b) Na imagem, que parte do corpo está sendo dissecada?
c) Que lição de Anatomia você acha que o professor está ensinando na cena retratada?
d) Tendo em vista sua resposta anterior, podemos dizer que a aula de Anatomia retratada era sobre qual sistema?
a) O professor de Anatomia provavelmente é o homem de chapéu, pois ele está segurando uma pinça, direcionada ao cadáver.
b) A parte do corpo dissecada é o antebraço.
c) O professor pode estar ensinando o movimento dos músculos, uma vez que internamente naquela região há ossos, músculos e tendões.
d) A imagem sugere que o sistema estudado é o muscular.
Segundo o Ministério da Saúde, em 2013 havia três capitais em alerta devido à propagação da dengue: Rio Branco, Porto Velho e Cuiabá. Essas cidades são capitais de quais estados brasileiros?
Acre, Rondônia e Mato Grosso.
Leonardo da Vinci, o desbravador do corpo humano
Viaje cinco séculos no tempo. Esqueça a internet, a televisão, o cinema e a fotografia. Houve uma época em que o ser humano teve de recorrer ao desenho para retratar sua viagem de descoberta rumo ao interior do corpo humano. Os portugueses nem haviam chegado ao Brasil quando Leonardo da Vinci (1452-1519) começou um dos mais impressionantes levantamentos de Anatomia para entender o funcionamento de órgãos, do esqueleto, dos músculos e tendões. Esta é a história pouco conhecida do artista-anatomista italiano – sim, além de pintor, escultor, músico, cientista, arquiteto, engenheiro e inventor, ele também atuou na Medicina.
Ao longo de 15 anos (de 1498 a 1513), Leonardo realizou mais de 1 200 desenhos anatômicos em um estudo que começou pela leitura das obras de autores da Medicina como Galeno de Pérgamo (129-200), Mondino dei Luzzi (1270-1326) e Avicena (980-1037). Ele também participou de dissecações do corpo humano e de diversos animais. Porém, jamais terminou e publicou a obra que, segundo pesquisadores, poderia ter revolucionado a Medicina mais de 20 anos antes que o belga Andreas Vesalius, considerado o “Pai da Anatomia”, publicasse seu livro De Humani Corporis Fabrica, em 1543, obra que marca a fase inicial dos estudos modernos sobre Anatomia.
Por quase mil anos, questões religiosas e culturais impediram o ser humano de explorar o próprio corpo e de entender o funcionamento da máquina humana – as dissecações para a observação direta do corpo humano não eram permitidas nem adotadas pelas escolas de Medicina medievais. Com seus estudos anatômicos, Leonardo da Vinci ultrapassou os conhecimentos dos artistas de sua época, pois, ao observar o interior do corpo humano, viu de perto as características dos seus músculos e dos seus órgãos vitais, e, mais ainda, tentou e conseguiu entender e dar explicações lógicas sobre os seus movimentos, suas ações e suas funções.
Os detalhes, os cortes e os ângulos das figuras desenhadas por Leonardo da Vinci impressionam pelo realismo e respeito pela proporcionalidade que existe no corpo humano. A influência da Engenharia e da Matemática é visível: roldanas, formas geométricas e engrenagens estão presentes nas gravuras, ao lado de estruturas ósseas, de conjuntos de tendões e músculos, indícios de que ele recorreu a cálculos para interpretar os movimentos e a funcionalidade dos elementos anatômicos que observou.
Jornal da UNICAMP. Campinas, n. 568, 29 de julho de 2013 a 4 de agosto de 2013. Disponível em: . Acesso em: 8 ago. 2015. Adaptado.
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nas frases sobre os desenhos anatômicos de Leonardo da Vinci.
( ) Leonardo da Vinci estudou Anatomia detalhadamente, realizando dissecações de cadáveres humanos e de animais.
( ) Leonardo da Vinci leu obras de Medicina para realizar seus desenhos anatômicos.
( ) Em seus estudos anatômicos, Leonardo da Vinci buscava compreender o funcionamento do corpo humano.
( ) Nenhum artista anterior a Leonardo da Vinci havia feito ilustrações anatômicas com precisão e detalhes.
( ) Leonardo da Vinci aplicou seus conhecimentos de Engenharia e de Matemática para estudar como funciona o movimento do corpo.
( V ) Leonardo da Vinci estudou Anatomia detalhadamente, realizando dissecações de cadáveres humanos e de animais.
( V ) Leonardo da Vinci leu obras de Medicina para realizar seus desenhos anatômicos.
( V ) Em seus estudos anatômicos, Leonardo da Vinci buscava compreender o funcionamento do corpo humano.
( V ) Nenhum artista anterior a Leonardo da Vinci havia feito ilustrações anatômicas com precisão e detalhes.
( V ) Leonardo da Vinci aplicou seus conhecimentos de Engenharia e de Matemática para estudar como funciona o movimento do corpo.
Vamos investigar as articulações móveis do corpo humano.
a) Localize em seu corpo as articulações do joelho e as do tornozelo. Movimente-as. Essas articulações realizam o mesmo tipo de movimento? Justifique.
b) Agora, movimente as articulações do ombro, do quadril, do cotovelo e do pulso.
De todas as articulações que você localizou em seu corpo, quais permitem movimentos em mais direções?
c) Observe a imagem de uma dobradiça. Pense no movimento que ela realiza.

Quais das articulações que você observou realizam movimentos semelhantes?
a) As articulações do joelho e do tornozelo realizam movimentos diferentes. A articulação do joelho possibilita o movimento para a frente e para trás; a do tornozelo permite que ele se movimente para baixo e para cima.
b) As articulações que possibilitam mais movimentos são as do pulso, do ombro e do quadril.
c) As articulações que podem ser comparadas a uma dobradiça são as do cotovelo e do joelho.
Quais músculos trabalham em pares para movimentar o braço?
Os músculos bíceps e tríceps trabalham em pares para movimentar os braços.
Paulo e Mariana estão jogando "Nunca 10 ao contrário". Observe alguns momentos da partida e responda às questões. Use o material base 10 para representar cada situação.
Paulo passou 3 barras (3 dezenas) para Mariana. Ela jogou os dados e obteve 8 pontos.
a) Que quantidade de barras (dezenas) Paulo passou para Mariana?
b) O que Mariana precisou fazer para retirar os 8 pontos do material que recebeu?
c) Com quantas barras (dezenas) e cubinhos (unidades) Mariana ficou após a retirada?
a) Paulo passou para Mariana 3 barras, que equivalem a 3 dezenas.
b) Mariana trocou 1 barra (dezena) por 10 cubinhos (unidades), retirou os 8 destes (8 unidades) e deixou 2 sobre a mesa (10 – 8 = 2).
c) Mariana ficou com 2 barras (dezenas) e 2 cubinhos (unidades). No total, ela ficou com 22 unidades.

Além de orientar as pessoas sobre os tipos e as quantidades de alimentos que devem ser consumidos, que outra recomendação existe nessa pirâmide alimentar?
A recomendação é de que se pratique exercícios físicos.
Você sabe cuidar da sua postura corporal? Para cada situação, assinale a imagem que representa uma postura correta.


Dentre as seis opções do quadro à direita, escolha a figura que deve ocupar a última posição da 3ª sequência do quadro à esquerda.

A resposta correta é a opção 5. Observe que há 3 tipos de corpo, 3 tipos de pernas e figuras com 2, 3 e 4 pernas. Falta, portanto, a figura com corpo reto e duas pernas sem as patas. Se julgar necessário, formule questões que ajudem os alunos a perceber essas diferenças e semelhanças.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas