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Todos eram lindos quando nasceram, menos ele. Hum, não se parecia com nenhum dos irmãos!
O pobrezinho sofria porque, sendo diferente, era desprezado por todos.
O tempo passou. Um dia, quando ele entrou no lago, percebeu sua imagem refletida na água e... não acreditou no que viu! Ele havia se tornado um ____________!
Texto escrito por Leila Rensi.
Nestas aulas, vamos fazer uma ave usando papel dobradura. Para adivinhar que ave é essa, observe a imagem, leia o texto e complete a lacuna com a palavra que falta nesta história.
Todos eram lindos quando nasceram, menos ele. Hum, não se parecia com nenhum dos irmãos!
O pobrezinho sofria porque, sendo diferente, era desprezado por todos.
O tempo passou. Um dia, quando ele entrou no lago, percebeu sua imagem refletida na água e... não acreditou no que viu! Ele havia se tornado um cisne !
Escreva cinco serviços públicos que um município deve ter para garantir o bem-estar de seus habitantes.
O aluno poderá responder: educação, saúde, segurança, saneamento básico, transporte público, lazer, etc.
Observe as imagens. Elas retratam um lugar chamado Esplanada dos Ministérios, durante sua construção e hoje.
Destaque uma semelhança entre as fotografias e justifique sua resposta.
Espera-se que os alunos notem que, apesar de haver mais construções na imagem contemporânea, as principais características se mantêm, como o formato e a disposição dos edifícios.
Releia o texto da aula e escreva três causas do crescimento de um município.
São exemplos de fatores responsáveis pelo crescimento de um município: o aumento da população, a construção de novas casas, o aumento dos bairros e do número de ruas.
Observe imagens de calçadas da cidade de São Paulo.
a) Que formas geométricas planas você reconhece nas pedras do calçamento dessas imagens?
b) Qual é a semelhança e a diferença que você observa entre o quadrado e o retângulo?
c) Observe a sombra do guarda-chuva da primeira imagem. Ela tem uma forma geométrica. Quantos lados tem essa forma?
Você sabe o nome dessa figura?
a) Quadrados e retângulos.
b) Ambos têm 4 lados. O quadrado tem os quatro lados com medidas iguais, e o retângulo possui 2 medidas de lado diferentes, ou seja, cada par de lados tem uma medida.
c) 8 lados.
Octógono.
Observe a imagem.
Explique como a menina leu as horas nesse relógio.
Nesse relógio, analógico, o ponteiro menor (hora) aponta para o 10, portanto indica 10 h; o ponteiro médio, que aponta para o 2, indica 10 min, porque entre um número e outro há um intervalo de 5 minutos (2 x 5 min = 10 min); e o ponteiro maior (em alguns relógios, em cor diferente), que está na 37ª marquinha, a partir do 12, indica 37 s, porque entre um número e outro há também um intervalo de 5 segundos (até o 7, foram 7 x 5 s = 35 s; mais 2 s, tem-se 35 s + 2 s = 37 s). Socialize as respostas dos alunos.
Use régua e lápis de cor para traçar alguns eixos de simetria possíveis nas imagens.
É usual encontrarmos formas geométricas simétricas em construções, em obras de arte e, por que não dizer, na arquitetura?
Da mesma forma que alertamos para as pequenas diferenças e aproximações para localizar e traçar os eixos de simetria com as figuras dos mosaicos, aqui também poderão ocorrer pequenas diferenças entre uma parte e outra ao traçarmos os eixos de simetria. Considere isso no traçado dos alunos.
A figura a tem um eixo de simetria em cada vitrô. A figura b tem apenas um eixo de simetria (vertical). Se não houve consenso entre as respostas dos alunos, considere-as e ouça seus argumentos. A figura c tem 4 eixos de simetria. A figura d não tem eixo de simetria.
Observe o mosaico construído por Camila.
a) Quantos quadrados compõem o retângulo?
b) Há quantos quadrados de cada cor?
c) Quantas vezes cada grupo com o mesmo número de quadrados coube no retângulo?
d) Sobrou algum quadrado no retângulo sem colorir? _________ Quantos? _________
e) Escreva o registro matemático da divisão do retângulo:
a) 36 quadrados (9 x 4 = 36).
b) 18 quadrados de cada cor.
c) 2 vezes.
d) Não / Nenhum
e) 36 : 18 5 2
Enfatize a questão: Quantas vezes o grupo de 18 quadrados coube no retângulo?
Observe o retângulo formado por um mosaico de azulejos quadrados.
Azulejos são encontrados em diferentes lugares. A palavra “azulejo” vem da palavra árabe az-zullayj, que significa “pequena pedra polida”. Azulejo é uma placa de cerâmica, arenito vidrado ou porcelana, branco ou colorido, com ou sem desenho, liso ou com relevo.
a) Conte e registre um a um o número de quadrados que compõem o retângulo desse mosaico.
b) Registre outras maneiras de escrever quantos quadrados compõem o retângulo, sem ser por meio da contagem um a um.
a) 18 quadrados.
b) Socialize as diferentes estratégias dos alunos. Se nenhum deles utilizar a escrita multiplicativa, apresente esta possibilidade: 3 x 6 = 18 (número de linhas x número de colunas) ou 6 x 3 = 18 (número de colunas 3 número de linhas). Ver outros comentários no Caderno do Professor.
Observe as imagens. Elas se referem a sequências. Você consegue descobrir qual é o próximo elemento?
• Qual é a melhor maneira de lançar seu foguete de papel para que ele alcance a maior distância? Escreva a sua hipótese.
Material
• Foguete de papel construído na seção Mão na massa
• Uma fita métrica
Procedimento
1. No local indicado por seu professor, sopre fortemente o canudo para lançar o foguete para longe. Teste um dos ângulos de lançamento, conforme a figura abaixo.
2. Meça a distância entre você e onde o foguete caiu e anote na tabela.
3. Faça mais dois lançamentos, variando o ângulo de lançamento. Anote a distância na tabela.
Agora responda:
Houve diferença entre a distância alcançada pelo foguete ao variar o ângulo de lançamento?
( ) Sim
( ) Não
Resposta pessoal.
(X) Sim
No passeio com seu pai no domingo, Pedro queria um sorvete de frutas. Eles pararam em uma sorveteria que oferecia as seguintes opções:
• Base: casquinha ou copo.
• Sabores do sorvete: morango, manga ou abacaxi.
Quantas opções Pedro tem para escolher o seu sorvete combinando a base e o sabor? Registre como pensou.
Resposta:
Socialize as estratégias dos alunos. Há, ao todo, 6 possibilidades.
A turma do 3º ano vai pôr a mão na massa e fazer um bolo de chocolate! Mas, antes, precisam conhecer os ingredientes necessários e a quantidade de cada um. A professora da turma apresentou uma receita, suficiente para 8 pedaços:
a) Na turma há 24 alunos. Se cada um comer um pedaço, quantas receitas serão necessárias? Registre como pensou.
Resposta:
b) Agora, calcule a quantidade de cada ingrediente para fazer a receita para a turma toda. Complete os dados na segunda coluna da tabela.
a) 24 ; 8 = 3 ou 8 + 8 + 8 = 24
Serão necessárias três receitas.
b)
Analise as imagens a seguir e responda ao que se pede.
a) Existe água em quais dos ambientes mostrados? Justifique sua resposta.
b) Em qual imagem é mostrada a água disponível para o consumo humano? Justifique sua resposta.
a) Existe água nas três imagens. Água do mar, do rio e, na imagem C, ela aparece nas nuvens e na forma de vapor (invisível na atmosfera).
b) Na imagem B. Na imagem A, a água é salgada e, na imagem C, a água está na atmosfera.
Você já ouviu falar em origami? É uma técnica japonesa de criar objetos, dobrando papel e sem cortá‑lo ou usar cola. A palavra origami é formada pela união de duas outras palavras japonesas: ori, que significa “dobrar”, e kami, que significa “papel”. Por isso mesmo, essa antiga arte é também conhecida como dobradura.
Leia o texto, observando as imagens.
Origami de cisne
Você sabe como se chama esse tipo de texto? Quem se interessa por textos como esse?
Espera-se que os alunos respondam que se trata de um texto de instrução de montagem ou de execução. Quem se interessa é alguém que não sabe montar ou fazer algo e precisa de instruções.
A comunidade Cachoeira Porteira
Na comunidade Cachoeira Porteira, localizada a treze horas de barco do centro do município de Oriximiná, vivem cerca de 145 famílias.
Essas famílias quilombolas vivem de pequenas plantações, caça e extração de castanha-do-pará, além da pesca no rio Trombetas.
Essa comunidade se formou ao longo de centenas de anos, resultado do contato entre povos indígenas e escravizados fugitivos.
Depois de muito tempo, chegaram pessoas de outras regiões do Brasil em busca das riquezas que a floresta oferece.
A convivência de pessoas vindas de diversos lugares formou as bases da cultura local, como o artesanato, os costumes, o conhecimento da floresta e os relatos orais passados de geração em geração.
Os moradores da comunidade quilombola Cachoeira Porteira vivem da caça, pesca, pequenas plantações e da coleta de castanhas-do-pará na floresta. Por causa dessa atividade, são chamados de castanheiros.
No texto A comunidade Cachoeira Porteira, pinte:
a) com a cor vermelha, quem formou a comunidade.
b) com a cor verde, as atividades realizadas na comunidade.
a) Essa comunidade se formou ao longo de centenas de anos, resultado do contato entre povos indígenas e escravizados fugitivos. Depois de muito tempo, chegaram pessoas de outras regiões do Brasil em busca das riquezas que a floresta oferece.
b) Pequenas plantações, caça e extração de castanha-do-pará, além da pesca no rio Trombetas.
Em duplas, completem o esquema sobre a história dos municípios. Para isso, recortem as fichas do Anexo 8 e colem nos lugares adequados.
Vamos jogar
1. Forme dupla com um colega.
2. Um membro da dupla deverá recortar as peças do Anexo 6.
3. Coloque as peças sobre a mesa com as imagens e os dizeres voltados para baixo.
4. Misture as peças sobre a mesa.
5. Tirem par ou ímpar para ver quem começa.
6. O primeiro jogador vira duas peças do jogo. Se a descrição corresponder à imagem, o jogador fica com as peças. Caso contrário, devolve-as, viradas para baixo, no mesmo lugar.
7. O outro jogador repete esses procedimentos.
8. Quem conseguir mais pares de peças, ganha o jogo.
Observe as três sequências de números figurados.
Quantos pontos tem o primeiro número figurado em cada uma delas?
Todas começam com 1 ponto.
Observe como Luiz fez o cálculo 342 - 157.
Agora, acompanhe a maneira como ele realizou a subtração 342 - 157 usando o material base 10 e o ábaco de papel.
1. Representou o minuendo, que é o número do qual vai subtrair 157, chamado subtraendo.
2. Como não é possível subtrair 7 unidades (cubinhos), Luiz fez a troca de 1 dezena (barra) por 10 unidades (cubinhos). É como no jogo Nunca 10 ao contrário: ele trocou 1 dezena por 10 unidades e 1 centena por 10 dezenas.
• Após a troca, ficou com 3 placas, 3 barras e 12 cubinhos.
• Assim, ele pôde tirar 7 das 12 unidades, restando 5 unidades.
3. Depois, ele percebeu que não era possível subtrair 5 dezenas, pois havia apenas 3. Então, ele fez a troca de 1 centena (placa) por 10 dezenas (barras).
• Após a troca, ele ficou com 2 placas, 13 barras e 5 cubinhos.
• Assim ele subtraiu 5 das 13 dezenas, restando 8 dezenas.
4. Finalmente, das 2 centenas subtraiu 1 centena, restando 1.
Verifique essa subtração no algoritmo da decomposição e no convencional:
Use o algoritmo convencional para resolver as subtrações. Se necessário, utilize o material base 10 e o ábaco de papel.
a) 302 - 19 =
b) 740 - 51 =
c) 854 - 183 =
d) 900 - 112 =
e) 347 - 92 =
f) 826 - 40 =
a) 283
b) 689
c) 671
d) 788
e) 255
f) 786
Assinale as duas figuras que não têm nenhuma relação com as demais.
As figuras 2 e 5 não têm relação com as demais. As outras figuras (1, 3, 4 e 6) podem ser giradas e, duas a duas, formar uma figura simétrica. Essas quatro figuras podem se sobrepor.
Neste desafio, os alunos deverão encontrar relação de simetria entre as peças. Observando o formato de cada peça, é possível identificar que as peças 2 e 5 não são idênticas às demais. Com exercício de visualização, eles poderão responder que unindo duas outras peças é possível construir uma figura simétrica.
Usando elásticos coloridos, represente 6 retângulos diferentes no geoplano. Todos eles devem ser compostos por 24 quadrados.
a) Desenhe na malha pontilhada todas as configurações retangulares que você fez no geoplano.
b) Escreva uma multiplicação para cada retângulo que você desenhou na malha pontilhada.
a) Instrua-os a colorir o interior do retângulo. São 8 possibilidades diferentes, mas apresentamos apenas 7 na malha abaixo devido ao tamanho da malha no Caderno do Aluno.
b) Há 8 diferentes configurações possíveis (nesta malha, não é possível representar o retângulo 24 x 1):
2 x 12 = 24 ou 12 x 2 = 24
1 x 24 = 24 ou 24 x 1 = 24
4 x 6 = 24 ou 6 x 4 = 24
3 x 8 = 24 ou 8 x 3 = 24
Considere a sequência:
a) Desenhe a figura 5.
b) Se você continuar a sequência, quantos elementos terão as figuras:
6: ______________________________________________________
7: ______________________________________________________
8: ______________________________________________________
c) Complete a tabela com o número de elementos de cada figura.
d) Quantos elementos terá a figura 20? Que cálculo você realizou para descobrir esse total de elementos? Registre-o.
e) Vamos escrever a sequência numérica do total de elementos. Complete com mais 6 elementos: 2 – 4 – 6 – 8 –
a)
b) 6: 12 cubinhos / 7: 14 cubinhos / 8: 16 cubinhos
c)
d) 40 cubinhos.
e) 10 – 12 – 14 – 16 – 18 – 20.
A atmosfera é composta de camadas com características diferentes. Elas vão desde a superfície até onde começa o espaço. Observe-as na imagem e leia as informações.
Agora responda:
a) Qual é a camada da atmosfera em que podemos ver aves voando, onde ocorrem as nuvens e sobrevoam os aviões?
b) O que há nesta camada que é indispensável para a vida dos seres vivos?
c) Cite dois exemplos de como a atmosfera pode ser um “escudo protetor” do planeta.
a) Troposfera.
b) A presença do gás oxigênio.
c) Bloqueia parte dos raios UV e desintegra parte dos meteoros que atingem o planeta.
Crie um objeto tridimensional que possa representar o planeta Terra. Para isso, você poderá usar qualquer material. Use a sua criatividade!
Professor, diga aos alunos que eles podem usar nesta atividade diversos materiais, como massinha, papel machê, isopor ou qualquer material reciclável.
Uma caixa de giz de cera custa 3 reais.
a) Complete o quadro com o valor que se pagaria por 2, 3, 4, 5, ..., 10 caixas.
b) Somente com os dados do quadro você consegue calcular quanto se pagaria por 15 caixas? Registre como pensou.
Resposta:
a)
b) Seriam pagos 45 reais. Socialize as estratégias dos alunos.
Uma empresa de jardinagem vai remodelar o jardim da escola. Veja a quantidade de algumas mudas que já foram compradas.
a) Qual foi a planta mais comprada?
E a menos comprada?
b) Quantas suculentas foram compradas a mais que antúrios? Registre como pensou.
Resposta:
c) Quantas mudas foram compradas no total?
Resposta:
d) Para fazer a entrega das mudas, a floricultura vai utilizar caixas grandes, com capacidade para 100 mudas em cada uma. Há 3 caixas disponíveis. Elas serão suficientes para embalar todas as mudas? Registre seu raciocínio.
Resposta:
a) Suculenta
Bromélia
b) 90 - 72 = 18
Foram compradas 18 a mais.
c) 75 + 90 + 60 + 72 = 297
Foram compradas 297 mudas.
d) Sim, serão suficientes, pois elas comportam 300 mudas.
Jogo da água
Objetivo
• Vencer o desafio e, assim, ser o primeiro jogador a alcançar a casa chegada.
Número de jogadores
• Dois a quatro
Material
• Um tabuleiro (Anexo 3)
• Um peão para cada jogador (Anexo 4)
• Um dado (Anexo 4)
• Cartas do Anexo 5
Regras
• Recorte o tabuleiro, os peões e o dado dos Anexos 3 e 4.
• Recorte as cartas do Anexo 5.
• Cada jogador coloca o seu peão na casa partida.
• O jogador que tirar o maior número no dado será o primeiro a jogar, seguido pelo jogador à esquerda, e assim por diante. • Após lançar o dado, cada jogador deve mover o peão de acordo com o número sorteado.
• Ao cair em uma casa com tubulação de água, o jogador avança para o topo da casa onde se encontra a outra parte da tubulação.
• Quando o jogador parar em uma cachoeira, terá que deslizar e voltar para a casa onde ela termina.
• Se o jogador cair em uma casa com formato de gota de água, deve tirar uma carta. Essa carta deve ser lida por outro jogador.
• Se o jogador acertar a resposta, ele jogará novamente. Se errar, ficará uma rodada sem jogar.
• O primeiro jogador a alcançar a casa chegada será o vencedor.
Anexo 3
Anexo 4
Anexo 5
O solo é moradia de muitos seres. Observe a imagem e responda às questões.
a) Quais são os animais representados na imagem que utilizam o solo para a sua sobrevivência e que podem ser observados a olho nu?
b) E que outros seres vivos representados na imagem podem ser encontrados sobre o solo?
c) Quais seres podem ser encontrados no solo e não podem ser vistos a olho nu?
a) A olho nu, pode-se observar pequenos animais, como formigas, minhocas, caracóis, tatuzinhos, centopeias, lesmas e joaninhas.
b) Plantas rasteiras, flores, cogumelos e microrganismos.
c) Microrganismos.
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