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Assinale com um X as afirmações verdadeiras sobre o livro Chapeuzinho do avesso e suas autoras:
a) ( ) Inicialmente, as autoras não pensavam em publicar esse livro.
b) ( ) A história desse livro se baseia no mundo das fadas.
c) ( ) As autoras escreveram o livro e logo o publicaram.
d) ( ) Quem decidiu publicar o livro foi a mãe de Elena.
e) ( ) O livro foi pensado para fazer parte de uma coleção.
f) ( ) Foram as autoras que entregaram o livro para o editor, Leonel Prata.
g) ( ) Para escrever um livro, a primeira ação é planejar a história.
a) ( X ) Inicialmente, as autoras não pensavam em publicar esse livro.
b) ( X ) A história desse livro se baseia no mundo das fadas.
d) ( X ) Quem decidiu publicar o livro foi a mãe de Elena.
e) ( X ) O livro foi pensado para fazer parte de uma coleção.
g) ( X ) Para escrever um livro, a primeira ação é planejar a história.
Vamos explorar as regularidades da tabuada do 5. Complete a tabela com o produto de cada uma das multiplicações. Use a estratégia que quiser.
Nesta aula, você e os colegas vão entrevistar uns aos outros para saber quais são os livros prediletos de cada um da turma. Também vão falar na entrevista o nome do primeiro livro que marcou a trajetória de leitor de cada um. Sigam as orientações do professor.
Planejamento
1. O professor lerá algumas perguntas que foram feitas às autoras do livro Chapeuzinho do avesso e suas respostas para que vocês relembrem como se faz uma entrevista. Ouçam com atenção.
2. Atentem para cada frase lida por ele, identificando a função da pontuação do final de cada frase, que será evidenciada para marcar as intenções de quem pergunta e de quem responde a uma entrevista, seja ela oral ou escrita.
3. No momento em que vocês estiverem entrevistando, ou vice-versa, deverão lembrar-se da entonação de cada pergunta e sua respectiva resposta.
Apresentação
1. Ouçam o professor, ele indicará quem será o entrevistador e o entrevistado e vice-versa.
2. Lembrem-se de ter postura e tom de voz adequados e de pronunciar as perguntas com clareza. Tenham respeito e cuidado sempre um com o outro!
Nestas aulas, você fará o registro de algumas perguntas que serão propostas para um adulto que more com você. As perguntas referem-se aos livros literários que ele mais gostou de ler. Com as entrevistas da turma, o professor fará um mural com as memórias literárias dos familiares dos alunos. Vamos ao trabalho! Siga o roteiro e as orientações do professor.
Planejamento
1. As perguntas devem ser sobre:
• o nome da pessoa que vai ser entrevistada;
• a idade do entrevistado;
• o grau de parentesco;
• o local em que nasceu;
• quando e com quem aprendeu a ler e a escrever;
• qual é sua convivência com a leitura, seu hábito de ler;
• o título de dois ou três livros que marcaram sua vida e explicar o porquê.
• dicas de livros que já leu.
2. Não se esqueça de utilizar, ao final de cada pergunta, o ponto de interrogação.
Registro
1. Em uma folha avulsa, copie atentamente oito perguntas que o professor registrará na lousa. Elas serão apresentadas ao seu entrevistado.
2. Acompanhe a leitura que o professor fará de cada pergunta, veja como ele pronunciará o sinal de interrogação, preste atenção na variação da voz, dando mais ênfase às últimas palavras e dizendo-as com volume mais alto.
3. Registre as respostas de seu entrevistado ou entregue as perguntas para ele responder.
4. Siga as orientações do professor para anexar sua entrevista no mural.
Observe a figura projetada com tubos de néon e que representa um poliedro.
a) Que poliedro a figura representa?
b) Quantas arestas o poliedro possui?
c) Quantos vértices o poliedro possui?
a) Pirâmide (de base retangular).
b) 8 arestas, sendo 4 na base e 4 laterais.
c) 5 vértices, sendo 4 na base e um fora da base.
Acompanhe agora a leitura que o professor fará de uma entrevista com Leonel Prata, também publicada pelo Jornal Joca digital:
Quem é Paulo Caruso, citado pelo entrevistado logo na primeira resposta? Como você sabe?
Paulo Caruso é um ilustrador, pois o entrevistado diz que ele desenhou os capítulos do livro. Na resposta à segunda pergunta, Leonel Prata diz que o livro é “ilustrado pelo Paulo Caruso”.
Como esses alunos pensaram ao dar suas respostas?
Você conseguiria representar a quantidade de elementos dessa imagem de outra maneira?
Discuta cada uma das respostas dos estudantes. Para 4 × 3 - 1, o menino 1 pensou em 4 linhas por 3 colunas, faltando um elemento em uma delas; em 3 × 4 - 1, a aluna pensou em 3 linhas por 4 colunas, faltando um elemento; em 2 × 4 + 3, o aluno pensou nas duas linhas completas com 4 colunas cada, e uma com 3 elementos; em 3 × 3 + 2, a aluna pensou nas 3 linhas completas com as 3 colunas mais os dois elementos da quarta coluna. Se houver mais alguma resposta, discuta-a com a turma.
Observe estas imagens e responda:
As imagens retratam quais lugares da África?
Espera-se a seguinte resposta: as imagens retratam lugares no Quênia, na Tanzânia, na Nigéria, na República do Congo, na Costa do Marfim e em Angola.
Vamos completar juntos a tabela de multiplicação.
Complete a tabela com os produtos das tabuadas do 2 e do 3.
a) Qual é a regularidade da tabuada do 2?
b) Qual é a regularidade da tabuada do 3?
a) Os números são pares. Os produtos vão aumentando de 2 em 2.
b) Os produtos são ímpares ou pares e se alternam nessa sequência, e os produtos aumentam de 3 em 3.
Complete o quadro e compare os vários tipos de agricultura.
Leia o trecho do texto do geógrafo Josué de Castro.
O acesso à alimentação é um direito humano em si mesmo, na medida em que a alimentação constitui-se no próprio direito à vida. Negar este direito é, antes de mais nada, negar a primeira condição para a cidadania, que é a própria vida.
Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2020.
• Levante hipóteses sobre os seguintes temas:
a) O que são “direitos humanos”?
b) Qual a importância da agropecuária para as populações?
c) Todas as pessoas têm acesso igualmente à alimentação?
d) No mundo se produz alimentos suficientes para todos?
a) Resposta pessoal, de acordo com a hipótese de cada aluno. Direitos humanos são direitos e liberdades inerentes a todo ser humano, não importa quem seja, onde viva, sua cor, raça, nacionalidade, sexo, religião ou qualquer outra condição. Todos os seres humanos têm o direito de viver com dignidade, liberdade, segurança e um padrão de vida decente. Os direitos humanos não precisam ser conquistados – eles já pertencem a cada um de nós, simplesmente por sermos seres humanos. Não podem ser retirados de nós – ninguém tem o direito de privar qualquer pessoa de seus direitos.
b) Esta atividade dá segurança alimentar à população, isto é, garante alimentos para as pessoas.
c) Não, há lugares do Brasil e do mundo onde as pessoas passam fome, enquanto em outros há o problema da obesidade.
d) Sim, porém os alimentos são mal distribuídos, pois para comprá-los é preciso ter dinheiro. E para ter dinheiro é preciso ter trabalho. E nem todas as pessoas têm trabalho e dinheiro.
Observe a configuração retangular abaixo:
Assinale com um X as frases que expressam quantidades corretas. Pode haver mais de uma opção correta.
a) ( ) A quantidade de girafas é o dobro da quantidade de macacos.
b) ( ) A quantidade de macacos é a metade da quantidade de girafas.
c) ( ) A quantidade de zebras é o triplo da quantidade de girafas.
d) ( ) A quantidade de zebras é o triplo da quantidade de macacos.
a) A quantidade de girafas é o dobro da quantidade de macacos.
b) A quantidade de macacos é a metade da quantidade de girafas.
d) A quantidade de zebras é o triplo da quantidade de macacos.
As mulheres e o trabalho
Durante muito tempo, as mulheres foram impedidas de exercer a maioria das profissões atribuídas aos homens. Em geral, eram responsáveis pelos cuidados domésticos e dos filhos e, quando trabalhavam fora de casa, exerciam profissões como professoras, enfermeiras, costureiras e secretárias.
Ao longo dos últimos cem anos, as mulheres lutaram para conquistar direitos iguais na sociedade. Embora ainda exista muito a ser conquistado, hoje, na maioria dos países do mundo, elas podem exercer qualquer profissão.
Ao longo dos últimos cem anos, as mulheres lutaram para conquistar direitos iguais na sociedade. Embora ainda exista muito a ser conquistado, hoje, na maioria dos países do mundo, elas podem exercer qualquer profissão.
Qual a diferença entre a possibilidade de profissões que as mulheres tinham no passado e atualmente?
No passado, as mulheres eram impedidas de exercer a maioria das profissões atribuídas aos homens. Em geral, eram responsáveis por fazer trabalhos domésticos e cuidar dos filhos e, quando trabalhavam também fora de casa, exerciam profissões como professoras, enfermeiras, costureiras e secretárias. Hoje, elas podem exercer qualquer profissão.
Você já viu alguma das animações representadas? Quais?
Resposta pessoal. Explore com os alunos quais destes filmes eles já viram. Busque saber de qual gostaram mais, bem como as diferenças entre eles.
A ilustração a seguir está indicando uma ação. O que muda em cada imagem para que tenhamos a impressão de que está ocorrendo o movimento da águia?
O que muda em cada imagem é a posição das asas da águia.
Ao construir e analisar as tabuadas, você observou que, em algumas delas, todos os produtos são pares; em outras, há resultados que são números pares e outros que são ímpares.
Vamos fazer uma síntese das regularidades. Se necessário, volte às tabelas das tabuadas.
• Tabuadas cujos produtos são sempre pares:
• Complete as frases com as palavras “par” ou “ímpar”:
Número par multiplicado por número par, o produto é
Número par multiplicado por número ímpar, o produto é
Número ímpar multiplicado por número ímpar, o produto é
• Tabuadas do 2 e do 4.
• par
par.
ímpar.
Lembre-se de uma história bem interessante que você leu ou ouviu. Diga qual é o título dessa história ou o nome de um personagem de que você gostou muito.
Resposta pessoal.
Identifique as regularidades em cada sequência e complete-as com mais cinco elementos.
a) 2, 4, 6,
b) 3, 6, 9,
c) 4, 8, 12,
d) 10, 20, 30,
e) 20, 40, 60,
f) 30, 60, 90,
g) 40, 80, 120,
h) 50, 100, 150,
i) 100, 200, 300,
j) 200, 400, 600,
a) 8, 10, 12, 14, 16
b) 12, 15, 18, 21, 24
c) 16, 20, 24, 28, 32
d) 40, 50, 60, 70, 80
e) 80, 100, 120, 140, 160
f) 120, 150, 180, 210, 240
g) 160, 200, 240, 280, 320
h) 200, 250, 300, 350, 400
i) 400, 500, 600, 700, 800
j) 800, 1 000, 1 200, 1 400, 1 600
Pitágoras, matemático e filósofo da Antiguidade, criou uma escola chamada “escola pitagórica”. Nela, seus membros estudavam sobre números e fizeram muitas descobertas. Atribui-se a essa escola a criação de uma tabela que ficou conhecida como “Tabela de Pitágoras”. Você reconhece algumas dessas sequências? O que elas representam?
Ouça as opiniões dos alunos. Trata-se de uma tabela de dupla entrada (tabela de multiplicação). Como na célula da primeira linha e da primeira coluna há o sinal ×, é provável que os alunos mencionem tratar-se da multiplicação. Verifique se eles observaram as sequências que há em cada linha e em cada coluna de mesma cor. Por exemplo, na linha 5 (verde), a sequência é 5, 10, 15, 20, 25; e, na coluna 5 (verde), a sequência é 5, 10, 15, 20, 25.
Acompanhe a leitura que o professor fará de uma entrevista publicada pelo Jornal Joca digital.
Qual é o assunto da entrevista que Ana Luisa e Elena deram ao Jornal Joca digital?
O assunto é a publicação do livro Chapeuzinho do avesso, escrito por elas.
Leia as frases silenciosamente. Em seguida, prepare-se para ler em voz alta quando for chamado pelo professor.
a) A professora começou a falar sobre a Chapeuzinho Vermelho.
b) A professora começou a falar sobre... a Chapeuzinho Vermelho.
c) A professora começou a falar sobre a Chapeuzinho Vermelho?
d) A professora começou a falar! Sobre a Chapeuzinho Vermelho!
e) A professora? Começou a falar sobre a Chapeuzinho Vermelho.
f) A professora... começou a falar sobre a Chapeuzinho Vermelho!
g) A professora! Começou a falar sobre a Chapeuzinho Vermelho!
Complete na tabela os produtos das células em branco. Use sua tabela de multiplicação, se necessário.
O que você espera encontrar em textos com o título “Faça você mesmo”?
Espera-se que o aluno responda que textos com esse título apresentam instruções para as pessoas serem capazes de construir objetos variados, como brinquedos, peças para decoração de casa, adornos pessoais, móveis, etc.
Localize os números abaixo na sua tabela de multiplicação. Depois, escreva quais são as multiplicações que têm esses números como produtos. Um exemplo: o número 6 aparece como produto das seguintes multiplicações: 2 × 3, 3 × 2, 1 × 6 e 6 × 1.
a) 8 =
b) 12 =
c) 15 =
d) 18 =
e) 20 =
a) 8 = 2 × 4; 4 × 2; 1 × 8; 8 × 1
b) 12 = 3 × 4; 4 × 3; 2 × 6; 6 × 2
c) 15 = 3 × 5; 5 × 3
d) 18 = 2 × 9; 9 × 2; 3 × 6; 6 × 3
e) 20 = 4 × 5; 5 × 4; 2 × 10; 10 × 2
Identifique as afirmativas sobre a pecuária. Indique com S se for de subsistência, com M se for de mercado e com FC se for familiar comercial.
a) ( ) A produção é pequena e é voltada para o consumo da família
b) ( ) A produção é maior, pois o gado recebe mais cuidados e alimentação complementar.
c) ( ) A produção é voltada para a venda e praticada em propriedades que usam tecnologia moderna.
d) ( ) O gado cresce lentamente.
e) ( ) O rebanho fica solto na propriedade e se alimenta do capim encontrado no pasto.
f) ( ) O gado cresce solto no pasto, mas recebe alimentação complementar e vacinas.
g) ( ) Nessas propriedades, cria-se gado para produção de leite, que é vendido para as fábricas de laticínios.
a) S
b) M
c) M
d) S
e) S
f) M
g) FC
Acompanhe a leitura do texto “Pequena mulher-girafa” pelo professor.
Pequena mulher-girafa
MATERIAL
Uma caixa de fósforos grande e vazia; quatro rolhas (uma delas deve ser de champanhe); uma tampinha de garrafa de plástico; um pedaço de barbante colorido (cerca de 25 centímetros); cola líquida; tinta colorida; folha de papel para colorir; tesoura sem ponta; um pincel; uma pequena serrinha. Fazer com um adulto.
1. Inicie pintando de marrom ou preto as quatro rolhas e deixe-as secar.
2. Para a cabeça, passe cola na parte mais estreita da rolha; enrole o barbante em volta dessa parte e corte o pedaço que sobrar. Em uma folha de papel, desenhe uma boca vermelha e cole-a na cabeça da rolha.
3. Para o chapéu, corte um retângulo de papel de aproximadamente 11 cm × 5 cm. Pinte-o e cole-o em volta da tampinha de plástico.
4. Para o corpo, passe cola na caixa de fósforo e cubra-a com papel. Após secar, pinte a caixa.
5. Para os braços, corte uma das rolhas no sentido do comprimento. Cole cada uma das metades no corpo e decore-as.
6. Para as pernas, passe cola em uma das pontas das duas rolhas restantes e fixe-as ao corpo.
7. Por último, junte as partes, colando o chapéu na cabeça e a cabeça no corpo.
Glossário Decore-as: enfeite. Fixe-as: prenda, cole.
Qual é a finalidade do texto “Pequena mulher-girafa”? Por que a autora deu a ele esse título?
A finalidade do texto é ensinar como construir a figura de uma mulher-girafa. O título é esse porque o texto ensina a fazer uma boneca inspirada na verdadeira mulher-girafa.
Na lista de materiais para a construção da mulher-girafa, pede-se:
[...] um pedaço de barbante colorido (cerca de 25 centímetros)
a) Qual é o significado da expressão “cerca de” nesse contexto?
b) Crie uma frase com a expressão “cerca de”.
a) “Cerca de” significa “mais ou menos”.
b) Resposta pessoal. Por exemplo: Gastei cerca de meia hora para fazer todas as tarefas de casa.
Observe as imagens que apresentam diferentes tecnologias de trabalho.
Complete o quadro a seguir:
Resolva as situações-problema a seguir. Não se esqueça de registrar as respostas.
a) Gulosão foi à festa de aniversário da Matraca e comeu tanto docinho que não conseguia nem andar direito. Ele comeu 100 brigadeiros, 57 cocadinhas e 13 cajuzinhos. Quantos docinhos Gulosão comeu?
Resposta:
b) Paulo e Fernando resolveram o mesmo cálculo de adição, mas os resultados foram diferentes.
• Quem errou o resultado? Por quê?
• Faça a correção do algoritmo.
a) 100 + 57 + 13 = 170
Resposta: Gulosão comeu 170 docinhos.
b) • Fernando errou o resultado. Ao agrupar a ordem das unidades, obteve 10 unidades. Ele deveria tê-las trocado por 1 dezena.
Muitas das cidades coloniais se desenvolveram no litoral, em torno do porto, pois era lá que as atividades comerciais ocorriam.
O porto era importante porque na colônia pouco se produzia além de açúcar e era por onde chegavam os produtos que os portugueses consumiam na Europa e queriam continuar a ter aqui.
O porto do Rio de Janeiro começou a ganhar importância no século 18. E, ao longo do século 19, tornou-se o mais importante do Brasil. No seu entorno, havia a Praça do Paço, hoje conhecida como Praça Quinze de Novembro.
Observe-a nas imagens, em diferentes épocas.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas