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Nunca 10 com material base 10
Materiais (por grupo)
• dois dados comuns (de 1 a 6 pontos)
• peças do material base 10
• um ábaco de papel
Modo de jogar
1. Forme um grupo com 4 ou 5 colegas.
2. Cada jogador lança os dados uma vez. Aquele que obtiver a maior quantidade de pontos inicia a partida.
3. A ordem de jogada é a do sentido do relógio.
4. Cada participante, na sua vez, lança os 2 dados. Em seguida, pega a quantidade de cubinhos correspondente ao total obtido na soma dos pontos dos dados.
5. Nenhum jogador deve ficar com mais de 10 peças do mesmo tipo. Para que isso não ocorra, algumas trocas podem ser feitas, de acordo com as seguintes condições:
• 10 cubinhos devem ser trocados por uma barra, que corresponde a uma dezena, ou 10 unidades.
• 10 barras devem ser trocadas por uma placa, que corresponde a uma centena, ou 100 unidades (10 X 10).
• 10 placas devem ser trocadas por um cubo, que corresponde a uma unidade de milhar, ou 1 000 unidades (10 X 10 X 10).
6. Ao término de cada rodada, os participantes devem manter as peças sobre a carteira para fazer o registro no quadro disponível na página seguinte.
7. Ganha o jogo aquele que obtiver o maior número de pontos na rodada completa ou quando o professor determinar o fim do jogo.
Registro do jogo
Siga as instruções para anotar os pontos de seu grupo:
. Anote no quadro o nome de cada aluno, seguindo a ordem de jogada.
. Cada jogador dita para o grupo a quantidade que obteve de cada tipo de peça.
. Coloque 0 (zero) quando não houver nenhum agrupamento na ordem da unidade, da dezena ou da centena.
a) Qual é o maior algarismo que pode ser registrado em cada ordem (unidade, dezena e centena)? Por quê?
b) Escreva os números que indicam o total de pontos de cada aluno seguindo a ordem crescente (do menor para o maior).
a) 9
Porque, sempre que agrupamos 10 unidades ou mais, trocamos 10 delas por 1 dezena, 10 dezenas por 1 centena e assim por diante.
b) Respostas de acordo com os pontos dos alunos no jogo.
Você conhece esse jogo?
Já participou de uma partida? Quer conhecer?
A pergunta visa estimular os alunos em relação ao conteúdo do Módulo. Eles já conhecem o jogo Nunca 10, mas o ábaco é novidade para eles.
Nunca 10 com material base 10
Materiais (por grupo)
• dois dados comuns (de 1 a 6 pontos)
• peças do material base 10
• um ábaco de papel
Modo de jogar
1. Forme um grupo com 4 ou 5 colegas.
2. Cada jogador lança os dados uma vez. Aquele que obtiver a maior quantidade de pontos inicia a partida.
3. A ordem de jogada é a do sentido do relógio.
4. Cada participante, na sua vez, lança os 2 dados. Em seguida, pega a quantidade de cubinhos correspondente ao total obtido na soma dos pontos dos dados.
5. Nenhum jogador deve ficar com mais de 10 peças do mesmo tipo. Para que isso não ocorra, algumas trocas podem ser feitas, de acordo com as seguintes condições:
• 10 cubinhos devem ser trocados por uma barra, que corresponde a uma dezena, ou 10 unidades.
• 10 barras devem ser trocadas por uma placa, que corresponde a uma centena, ou 100 unidades (10 X 10).
• 10 placas devem ser trocadas por um cubo, que corresponde a uma unidade de milhar, ou 1 000 unidades (10 X 10 X 10).
6. Ao término de cada rodada, os participantes devem manter as peças sobre a carteira para fazer o registro no quadro disponível na página seguinte.
7. Ganha o jogo aquele que obtiver o maior número de pontos na rodada completa ou quando o professor determinar o fim do jogo.
Faça o que se pede em cada item
a) Recorte o quadro da escrita dos números do Anexo 1 para ser usado nas aulas deste Módulo.
b) Veja o registro do jogo Nunca 10 do grupo de Daniel, Miriam, Renata e Vicente.
. Responda às questões de acordo com o quadro.
a) Qual aluno conseguiu o maior número de pontos? E o menor?
b) Se Renata tivesse mais um cubinho, qual seria o total de pontos dela?
c) Escreva os números que indicam o total de pontos de cada jogador em ordem crescente (do menor para o maior).
a)Daniel conseguiu o maior número de pontos.
Vicente conseguiu o menor número de pontos.
b) Ela ficaria com 210 pontos.
c) 180, 198, 209, 214.
Calcule as subtrações pelo algoritmo da decomposição e pelo convencional. Use o material base 10 e o ábaco de papel, se quiser.
a) 76 - 28 =
b) 67 - 49 =
a) 48
b) 18
Represente nas retas numéricas os deslocamentos da adição em cada item e depois indique a soma.
a) 19 + 14 =
b) 20 + 17 =
c) 15 + 15 =
Acompanhe agora a leitura que o professor fará de uma entrevista com Leonel Prata, também publicada pelo Jornal Joca digital:
Quem é Paulo Caruso, citado pelo entrevistado logo na primeira resposta? Como você sabe?
Paulo Caruso é um ilustrador, pois o entrevistado diz que ele desenhou os capítulos do livro. Na resposta à segunda pergunta, Leonel Prata diz que o livro é “ilustrado pelo Paulo Caruso”.
Observe a figura projetada com tubos de néon e que representa um poliedro.
a) Que poliedro a figura representa?
b) Quantas arestas o poliedro possui?
c) Quantos vértices o poliedro possui?
a) Pirâmide (de base retangular).
b) 8 arestas, sendo 4 na base e 4 laterais.
c) 5 vértices, sendo 4 na base e um fora da base.
Em folha avulsa, registrem a cena teatral criada por seu grupo e você na seção anterior. Para isso, sigam os itens e as orientações do professor.
Planejamento
1. Como agora o registro será escrito, os sentimentos dos personagens, o tom de voz utilizado para demonstrá-los, as expressões de preocupação, dúvida, alívio que antes estavam nas expressões oral e facial da cena teatral, agora serão descritas em rubricas, conforme vocês aprenderam nas aulas iniciais deste Módulo.
2. Lembrem-se de que o nome do personagem aparece antes, depois a rubrica para explicar sentimentos, sensações, intenções de cada personagem ao se manifestarem na cena (caso seja necessário) e depois o texto, que é o registro da fala.
Registro
1. Iniciem a escrita do texto seguindo o roteiro:
a) Como tudo começou:
• A cena se passa em um parque, onde dois amigos, Duda e Júlio, passeiam com um cachorro. Ele pertence à Duda.
• Os três iniciam o passeio, todos tranquilos e muito alegres.
b) Quando aconteceu:
• O cachorro escapa da coleira.
• Duda e Júlio gritam (expressão no rosto de apreensão, tom de voz e volume que demonstrem preocupação, surpresa e temor, pois não são atendidos pelo cachorro): —“Volte aqui!”
2. Registrem as falas criadas pelo grupo mostrando cada detalhe da cena, a partir dos acontecimentos descritos no item anterior.
3. Se houver outros personagens na cena, comecem a escrita a partir deste ponto.
4. Se decidiram transformar o cachorro em personagem, ele deve ter características de personagem e sua fala deve entrar no texto a partir deste ponto.
5. Encerrem a escrita do texto seguindo o roteiro:
Como tudo terminará:
• O registro das falas finais do texto deve mostrar o desfecho (conclusão do fato e/ou acontecimento).
• O cachorro volta sozinho para as crianças? É encontrado por alguém? Por que ele escapou?
• Novos personagens foram trazidos para a cena? Se sim, o que fazem todos nesse final?
Revisão e Versão final
Essas etapas do texto serão feitas no próximo Módulo.
Você já fez parte de uma apresentação teatral? Fale sobre isso.
Resposta pessoal.
Pronuncie as palavras e conte quantas vezes você mexe a boca para pronunciá-las.
a) pedrinha
b) orgulhoso
c) mundo
d) ai
e) mágica
f) traquinagem
g) mãos
h) gente
i) displicente
j) desanimada
a) 3 vezes
b) 4 vezes
c) 2 vezes
d) 1 vez
e) 3 vezes
f) 4 vezes
g) 1 vez
h) 2 vezes
i) 4 vezes
j) 5 vezes
Observe o gráfico sobre a população brasileira construído com dados do IBGE.
Onde morava a maior parte da população brasileira em:
a) 1940:
b) 1960:
c) 1970:
a) Na zona rural.
b) Na zona rural.
c) Na zona urbana.
Complete o quadro e compare os vários tipos de agricultura.
Leia o trecho do texto do geógrafo Josué de Castro.
O acesso à alimentação é um direito humano em si mesmo, na medida em que a alimentação constitui-se no próprio direito à vida. Negar este direito é, antes de mais nada, negar a primeira condição para a cidadania, que é a própria vida.
Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2020.
• Levante hipóteses sobre os seguintes temas:
a) O que são “direitos humanos”?
b) Qual a importância da agropecuária para as populações?
c) Todas as pessoas têm acesso igualmente à alimentação?
d) No mundo se produz alimentos suficientes para todos?
a) Resposta pessoal, de acordo com a hipótese de cada aluno. Direitos humanos são direitos e liberdades inerentes a todo ser humano, não importa quem seja, onde viva, sua cor, raça, nacionalidade, sexo, religião ou qualquer outra condição. Todos os seres humanos têm o direito de viver com dignidade, liberdade, segurança e um padrão de vida decente. Os direitos humanos não precisam ser conquistados – eles já pertencem a cada um de nós, simplesmente por sermos seres humanos. Não podem ser retirados de nós – ninguém tem o direito de privar qualquer pessoa de seus direitos.
b) Esta atividade dá segurança alimentar à população, isto é, garante alimentos para as pessoas.
c) Não, há lugares do Brasil e do mundo onde as pessoas passam fome, enquanto em outros há o problema da obesidade.
d) Sim, porém os alimentos são mal distribuídos, pois para comprá-los é preciso ter dinheiro. E para ter dinheiro é preciso ter trabalho. E nem todas as pessoas têm trabalho e dinheiro.
Vamos explorar sequências numéricas com o uso da calculadora.
Digite na sua calculadora a adição e, em seguida, 8 vezes o sinal =.
a) Registre, na sequência, os números que apareceram no visor da calculadora.
b) Qual foi o padrão de crescimento dessa sequência?
a) 5; 8; 11; 14; 17; 20; 23; 26.
b) A sequência aumenta de 3 em 3.
Observe o registro do jogo Nunca 10 com o material base 10 da turma de Maria.
a) Escreva, na última coluna do quadro, o total de unidades que cada jogador obteve.
b) Faça a classificação dos nomes dos jogadores em ordem decrescente, de acordo com o total de pontos obtidos.
1º:
2º:
3º:
4º:
5º:
6º:
c) Se Helena tivesse mais 7 unidades, qual seria seu total de pontos?
d) Qual seria a quantidade de Roberto se ele tivesse um cubinho a mais? Registre no quadro de ordens.
e) Qual seria o registro de Roberto se ele tivesse um cubinho a menos? Registre no quadro de ordens.
f) De quantos cubinhos a mais Marcos precisaria para empatar com Tatiane?
g) E de quantos cubinhos a mais Roberto precisaria para empatar com Tatiane?
h) Se um dos jogadores estivesse com o registro 999 e tirasse 1 no dado, quantas trocas ele teria que realizar?
a)
b)
1º: Tatiane
2º: Marcos
3º: Maria
4º: Wagner
5º: Roberto
6º: Helena
c) 113 + 7 = 120
d)
e)
f) Marcos precisaria de mais 22 cubinhos (200 - 178 = 22) para empatar com Tatiane
g) Roberto precisaria de mais 60 cubinhos (200 - 140 = 60) para empatar com Tatiane.
h) Ele teria que realizar 3 trocas: 10 cubinhos por 1 barra; 10 barras por 1 placa e 10 placas por 1 cubo.
Na correção, enfatize as equivalências entre as peças do material base 10 e os resultados de cada item para evidenciar cada troca e socialize as estratégias de cálculo.
Vamos retomar o jogo da página de abertura deste Módulo, em que a turma de Maria, do 3º ano, jogava Nunca 10 com o ábaco de pinos.
Nunca 10 com o ábaco
Materiais (por grupo)
• dois dados comuns (de 1 a 6 pontos)
• um ábaco de pinos verticais
Modo de jogar
1. Forme um grupo com 4 ou 5 colegas.
2. Cada jogador lança os dados uma vez. Aquele que obtiver a maior quantidade de pontos inicia a partida.
3. A ordem de jogada é a do sentido do relógio.
4. Cada participante, na sua vez, joga os dois dados e soma os pontos obtidos. Cada ponto no dado vale 1 argola ou 1 unidade. Em seguida, pega a quantidade de peças na cor estabelecida para representar no ábaco a ordem das unidades.
5. A cada 10 argolas no pino que representa a ordem das unidades, o jogador deve retirá-las e trocá-las por 1 argola da cor estabelecida para a ordem das dezenas e colocar essa argola no pino seguinte.
6. Quando um jogador completar 10 argolas no pino que representa a ordem das dezenas, deverá trocá-las por 1 argola da cor designada para a ordem das centenas.
7. Em seguida, o jogador passa o ábaco para o próximo participante, que repete o processo.
8. O jogo termina quando um jogador ocupar primeiro o pino da ordem das unidades de milhar
Veja o resultado do jogo Nunca 10 da turma de Maria
Qual seria o registro do jogo se houvesse 1 argola a mais na ordem das dezenas?
Qual seria o registro do jogo se houvesse 1 argola a mais na ordem das dezenas? 1 201
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a média ideal de consumo de água por dia para cada pessoa é de 110 litros.
Observe na tabela o uso da água na higiene pessoal no dia a dia.
Responda às questões de acordo com a tabela.
a) Devemos escovar os dentes, pelo menos, 3 vezes ao dia, após as refeições. Quantos litros de água usamos para a higiene bucal em 3 escovações?
Resposta:
b) Quantos litros de água seriam consumidos se todas as atividades citadas na tabela fossem realizadas somente uma vez no dia?
Resposta:
a) 12 + 12 + 12 = 36
Resposta: Usamos 36 litros de água.
b) 12 + 135 + 2 + 12 = 161
Resposta: Seriam consumidos 161 litros de água.
Nos anos anteriores, você conheceu diferentes estratégias de adição e subtração usando cálculo mental. Uma delas envolve a decomposição de números; por exemplo, o número 5 pode ser decomposto em duas parcelas: 5 = 1+ 4; 5 = 4 +1; 5 = 2 + 3; 5 = 3 + 2
Agora, faça o que se pede em cada item.
Decomponha os números em duas parcelas.
a) 15:
b) 18:
c) 26:
d) 77:
e) 112:
Indicamos uma possibilidade de resposta para cada item, há outras.
a) 15: 10 + 5
b) 18: 9 + 9
c) 26: 20 + 6
d) 77: 70 + 7
e) 112: 100 + 12
Use a estratégia que quiser para resolver as adições por meio de cálculo mental. Registre como pensou.
a) 15 + 19 =
b) 22 + 18 =
c) 124 + 36 =
d) 232 + 43 =
a) 15 + 19 = 34
15 + 19 = 34.
Uma estratégia possível:
15 + 20 = 35, 35 - 1 = 34
b) 22 + 18 = 40
22 + 18 = 40.
Uma estratégia possível:
22 = 20 + 2; 18 = 10 + 8; 20 = 10 + 2 + 8 = 30 + 10 = 40.
c) 124 + 36 = 160
124 + 36 = 160.
Uma estratégia possível:
120 + 4 + 30 + 6 = 120 + 30 + 4 1+ 6 = 5 150 + 10 = 160.
d) 232 + 43 = 275
232 + 43 = 275.
Uma estratégia possível:
230 + 40 + 2 + 3 = 270 + 5 = 275.
Leia as frases silenciosamente. Em seguida, prepare-se para ler em voz alta quando for chamado pelo professor.
a) A professora começou a falar sobre a Chapeuzinho Vermelho.
b) A professora começou a falar sobre... a Chapeuzinho Vermelho.
c) A professora começou a falar sobre a Chapeuzinho Vermelho?
d) A professora começou a falar! Sobre a Chapeuzinho Vermelho!
e) A professora? Começou a falar sobre a Chapeuzinho Vermelho.
f) A professora... começou a falar sobre a Chapeuzinho Vermelho!
g) A professora! Começou a falar sobre a Chapeuzinho Vermelho!
Acompanhe a leitura que o professor fará de uma entrevista publicada pelo Jornal Joca digital.
Qual é o assunto da entrevista que Ana Luisa e Elena deram ao Jornal Joca digital?
O assunto é a publicação do livro Chapeuzinho do avesso, escrito por elas.
Descubra qual caminho a bailarina de cristal deve seguir para encontrar os “caquinhos” do coração dela!
Você vai ouvir a leitura que o professor fará de um trecho de texto dramático, isto é, um texto para ser encenado. Ele conta a história da bailarina Ana Elisa, que teve seu coração roubado pela Maga Micha e, depois, pelo Mago Telim.
O que terá sido feito do coração de Ana Elisa? Será que ela vai conseguir encontrá-lo?
A bailarina de cristal
Ana Elisa: — Pai do Céu, eu acho que bem que você poderia dar um jeitinho do meu coração aparecer... (Abre um dos olhos pra ver se o Pai do Céu aparece “do lado de fora”.) Eu sei que você já sabe que eu preciso do meu coração, mas eu sei, também, que você só pode fazer alguma coisa se eu quiser... Bom, se não der pra aparecer o meu coração, serve o Telim mesmo... Eu estou com muita saudade dele!... Ah, (como se estivesse se lembrando que isto ela não poderia deixar de falar) vê se não demora muito a me responder, tá?
Telim: — Siiiim, Ana Elisa. Seu pedido será atendido...
Ana Elisa: — (Arregala os olhos assustada.) Telim! Nossa! Pensei que era o Pai do Céu em pessoa!
Telim: — Ora, princesinha, como Ele não pôde vir, me mandou no seu lugar...
Ana Elisa: — Não sou uma princesa, sou uma bailarina de cristal, e você não toma jeito, né?
Telim: — Sim, minha bailarina de cristal, cá estou, Mago Telim, às suas ordens!
É só mandar que eu faço. Você pode não ser princesa, mas é rainha do meu coração!
Ana Elisa: — Não me fale em coração! Já estou com a orelha quente, a cabeça quente, estou fervendo de tanto pensar em coração!
Telim: — Então, quer que eu faça aparecer um balde de água fria?
Ana Elisa: — Não! Quero que você faça aparecer meu coração de volta, dá?
Telim: — Sinto muito, majestade, mas isso é impossível!
Ana Elisa: — O quê? Impossível? (Cai sentada no banco do jardim, sem acreditar, e respira fundo para não ter um “ataque de rima”.)
Telim: — Ana Elisa, me desculpe... Mas... Eu tive que fazer seu coração em pedacinhos e...
Ana Elisa: — Hã? Você... Fez meu coração em pedacinhos... Credo!
Em pedrinhas?
Telim: — Em pedrinhas.
Ana Elisa: — Mas, por quê?!
Telim: — Era o único jeito de ajudar você...
Ana Elisa: — E onde estão os caquinhos do meu coração?
Telim: — Por aí, espalhados pelo mundo.
Ana Elisa: — Por aí, espalhados pelo mundo. (Fala no mesmo tom que Telim, quase displicente.) Você ficou maluco? Meus caquinhos de coração esparramados não sei onde!
Telim: — Não sei onde, não! Alto lá! Eu só distribuí as pedrinhas entre as crianças.
Ana Elisa: — Você está querendo dizer que repartiu meu coração com todas as crianças do mundo?
Telim: — Estou! (Orgulhoso como um menino que fez uma traquinagem muito original.)
Ana Elisa: — Misericórdia! Mas é pior do que eu pensava! Não sei como fui deixar meu coração ir parar nas mãos de um mago como você!
Telim: — Você fica toda nervosinha, não me deixa explicar...
Ana Elisa: — Ah, e ainda tem mais...?!
Telim: — Tem... Mas é coisa boa! Olha, cada vez que você fizer uma criança feliz, por um passe de mágica as pedrinhas do seu coração se ajuntam até que você terá um coração de gente, de verdade de novo!
Ana Elisa: — Ai!... (Cai sentada no banco.)
[...]
Rita De Blasiis. A bailarina de cristal. Belo Horizonte: RHJ, 1989. p. 28-29. Reprodução/Acervo Pessoal
Glossário Mago: bruxo. Pai do Céu: nome que muitas crianças dão a Deus. Displicente: descuidado. Traquinagem: arte, travessura.
Quem é o personagem mais importante desse texto dramático?
O personagem principal de um texto dramático é chamado protagonista.
a) Qual é a profissão do personagem principal do texto?
b) Qual é o problema enfrentado por ele?
A personagem mais importante do texto dramático é Ana Elisa.
a) A profissão da personagem principal é bailarina.
b) A personagem principal, Ana Elisa, enfrenta o problema de estar sem o coração.
1. Este desenho é o contorno do mapa do Brasil.
2. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos observem que o mapa representa nosso país, que é formado por pessoas de vários tipos: brancos, negros, indígenas, orientais, com e sem óculos, gordos e magros, crianças, adultos e idosos. Todos vivem no Brasil.
Observe a configuração retangular abaixo:
Assinale com um X as frases que expressam quantidades corretas. Pode haver mais de uma opção correta.
a) ( ) A quantidade de girafas é o dobro da quantidade de macacos.
b) ( ) A quantidade de macacos é a metade da quantidade de girafas.
c) ( ) A quantidade de zebras é o triplo da quantidade de girafas.
d) ( ) A quantidade de zebras é o triplo da quantidade de macacos.
a) A quantidade de girafas é o dobro da quantidade de macacos.
b) A quantidade de macacos é a metade da quantidade de girafas.
d) A quantidade de zebras é o triplo da quantidade de macacos.
Identifique as afirmativas sobre a pecuária. Indique com S se for de subsistência, com M se for de mercado e com FC se for familiar comercial.
a) ( ) A produção é pequena e é voltada para o consumo da família
b) ( ) A produção é maior, pois o gado recebe mais cuidados e alimentação complementar.
c) ( ) A produção é voltada para a venda e praticada em propriedades que usam tecnologia moderna.
d) ( ) O gado cresce lentamente.
e) ( ) O rebanho fica solto na propriedade e se alimenta do capim encontrado no pasto.
f) ( ) O gado cresce solto no pasto, mas recebe alimentação complementar e vacinas.
g) ( ) Nessas propriedades, cria-se gado para produção de leite, que é vendido para as fábricas de laticínios.
a) S
b) M
c) M
d) S
e) S
f) M
g) FC
Observe a configuração retangular a seguir.
a) Anote a quantidade de gatos.
b) Assinale com um X as alternativas corretas em relação à quantidade de gatos na configuração acima.
( ) É o dobro de 5.
( ) É a metade de 10.
( ) É o dobro de 5 menos 1.
( ) É o dobro de 4 mais 1.
( ) 5 X 2 - 1.
c) Usando registro matemático, indique a quantidade de gatos da nova configuração.
a) 9
b) ( X ) É o dobro de 5 menos 1.
( X ) É o dobro de 4 mais 1.
( X ) 5 X 2 - 1.
c) 2 X 5 ou 5 X 2
Na lista de materiais para a construção da mulher-girafa, pede-se:
[...] um pedaço de barbante colorido (cerca de 25 centímetros)
a) Qual é o significado da expressão “cerca de” nesse contexto?
b) Crie uma frase com a expressão “cerca de”.
a) “Cerca de” significa “mais ou menos”.
b) Resposta pessoal. Por exemplo: Gastei cerca de meia hora para fazer todas as tarefas de casa.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas