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Agora, você e um colega vão elaborar uma situação-problema envolvendo uma operação de adição ou de subtração, de preferência, uma situação engraçada. Utilize a folha avulsa disponibilizada pelo professor.
Em seguida, resolvam a situação-problema criada utilizando a estratégia que quiserem. Se preferirem, façam uma ilustração logo após o enunciado.
Coloquem seus nomes e entreguem a folha ao professor.
Orientações para a correção no Caderno do Professor.
Leia os boxes abaixo e, a seguir, responda às questões propostas.
a) Pinte as perguntas que são feitas ao final de cada situação-problema.
b) Os textos dos dois problemas envolvem duas operações matemáticas. Que operações são essas?
c) Nos dois problemas aparece a expressão “a mais que”. Elas representam a mesma operação?
d) Resolva as duas situações-problema. Use a estratégia que quiser, mas deixe registrado como pensou.
b) O primeiro texto envolve uma adição, e o segundo, uma subtração.
c) No primeiro problema, a expressão “a mais que” indica uma adição; no segundo, uma subtração.
d) Situação 1
35 + 6 = 41
Resposta: Roberta tem 41 presilhas.
Situação 2
41 - 35 = 6
Resposta: Mário tem 6 bonecos a mais que Eduardo.
Complete as lacunas do esquema com as palavras do quadro.
pagamento – desmatamento – cana-de-açúcar – não faziam – transporte – trabalho escravizado – caçando – pescando – doméstico
O trabalho em diferentes tempos
a) Os povos indígenas trabalharam durante milhares de anos _______________, _______________, coletando e plantando.
b) Com a chegada dos portugueses, os indígenas eram obrigados a fazer todo o trabalho que os portugueses _______________.
c) A ocupação do território se dava por meio de plantações de _______________ e _______________ africano.
d) Os escravizados realizavam trabalho _______________, _______________, cultivo da cana e _______________ até o porto.
e) Nos centros urbanos, trabalhavam comerciantes e funcionários do governo que recebiam _______________ por seu trabalho.
a) Os povos indígenas trabalharam durante milhares de anos caçando , pescando , coletando e plantando.
b) Com a chegada dos portugueses, os indígenas eram obrigados a fazer todo o trabalho que os portugueses não faziam .
c) A ocupação do território se dava por meio de plantações de cana-de-açúcar e trabalho escravizado africano.
d) Os escravizados realizavam trabalho doméstico , desmatamento , cultivo da cana e transporte até o porto.
e) Nos centros urbanos, trabalhavam comerciantes e funcionários do governo que recebiam pagamento por seu trabalho.
No teatro óptico, citado na seção Invenções e descobertas do Módulo 5, para que a sequência de imagens pudesse ser projetada em uma tela, seu inventor, Émile Reynaud, precisou de conhecimentos sobre o que ocorre com a passagem da luz em diferentes materiais.
Sobre a representação do caminho da luz que aparece na imagem do teatro óptico, responda às questões.
a) Qual tracejado (1 ou 2) indica a luz que está sendo emitida pelo projetor e está indo em direção ao espelho?
b) E qual tracejado representa a luz emitida pela lanterna sendo refletida pelo espelho e seguindo em direção à tela de projeção?
c) O que aconteceria se não houvesse espelho no teatro óptico? Explique.
a) Tracejado 1.
b) Tracejado 2.
c) Sem o espelho, não haveria a projeção na tela, pois é o espelho que está refletindo a luz das imagens.
Escolha no boxe a seguir as palavras que faltam para completar o esquema sobre a luz.
estruturas do olho – prisma – câmera escura – transparentes – arco-íris – opacos – translúcidos
O físico e matemático inglês Isaac Newton (1642-1727) foi um dos grandes nomes da história da ciência. Ele pesquisou vários fenômenos da natureza e se interessou pelo estudo da luz.
Na década de 1660, Newton realizou vários experimentos com a luz solar. Sua primeira grande descoberta foi feita com a luz solar e um prisma. Newton observou que a luz branca, ao atravessar um prisma, se dividia nas cores do arco-íris. Assim, ele observou que a luz branca do Sol é composta das cores do arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.
Agora responda:
Qual foi a grande descoberta feita por Newton quando ele observou a passagem da luz solar em um prisma?
Newton descobriu que a luz solar é composta das cores do arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.
No 1° ano, você conheceu alguns sólidos geométricos e realizou a classificação deles. No 2° ano, quando estudou as formas espaciais e planas, verificou que em nosso cotidiano estamos cercados de construções e objetos com formatos de sólidos geométricos.
Neste Módulo, vamos retomar a classificação de sólidos geométricos e ampliar nossos estudos sobre eles.
Siga as orientações do professor para formar um grupo, realizar as atividades e responder aos itens a seguir.
1. Observem as semelhanças e diferenças entre os sólidos disponibilizados pelo professor.
2. Escolham um critério para classificar os sólidos em dois grupos. Ao terminarem, mantenham os sólidos organizados sobre a carteira para que o professor possa conferir o que vocês fizeram.
3. Nos espaços abaixo, desenhe os sólidos geométricos que representam cada grupo. Na legenda, escreva o critério utilizado na classificação.
Glossário Classificar: organizar em grupos de acordo com semelhanças ou diferenças.
1. Nesse momento, os alunos manipularão o conjunto de sólidos geométricos. Circule pela sala, acompanhando o que eles comentam a respeito de cada um. A expectativa é que eles expressem as semelhanças e as diferenças observadas. Eles já realizaram essa manipulação nos 1o e 2o anos. Como se trata de atividade oral, ouça os alunos, verifique se eles se lembram dos nomes dos sólidos e ajude-os a encontrar algumas semelhanças e diferença entre eles. A princípio, é comum que a classificação seja feita em vários grupos, por isso, esse momento inicial é importante para que possam ir excluindo algum critério não adequado para todos os objetos de determinado grupo. Por exemplo, eles podem colocar “não ter vértice” como um critério. Analisando os modelos, constatarão que a esfera não tem vértice; o cilindro não tem vértice; o cone tem vértice. Assim, o critério de ter ou não vértice não é adequado como um critério para colocar esses sólidos em um mesmo grupo, enquanto que o rolamento é comum aos três sólidos.
2. Leia coletivamente as orientações e o post-it. Depois, dê um tempo para que escolham o critério e a classificação. Circule pela classe e verifique quais critérios os alunos estão utilizando. O objetivo é ajudá-los na diferenciação que pode ter sido mencionada na abertura do Módulo: os que não rolam (poliedros) e os que rolam (não poliedros ou corpos redondos). Caso algum grupo não consiga chegar a esse resultado, proponha questões que possam auxiliá-los a analisar as características dos objetos que não são poliedros, que possuem em comum o rolamento.
Quando eles conseguirem chegar a essas classificações, oriente-os para o registro do desenho dos sólidos, que será realizado no exercício 3. Muitas vezes, os alunos precisam de modelos para aprender a desenhar as formas geométricas. Assim, você poderá fazê-los na lousa, mostrando-lhes como dar profundidade às formas no desenho (noção de perspectiva), mas sem se preocupar com traçados perfeitos. A expectativa é que os desenhos sejam esboços. Por isso, não solicite uso de régua.
Nessa faixa etária, também é comum que as crianças desenhem todas as faces de uma figura espacial como se fossem planas; ou que desenhem apenas a visão de cima ou a visão frontal do objeto. Daí a importância de você fazer intervenções, mostrando algumas possibilidades de desenho. Faça, inclusive, alguns modelos na lousa. Os desenhos a seguir ilustram como duas crianças fizeram o desenho de caixas retangulares (forma de paralelepípedo).
Esses primeiros desenhos são de uma criança de 5 anos. Ela desenhou uma caixa de leite. Inicialmente ela fez um desenho da vista frontal da caixa. Quando solicitada a mostrar o que tem “atrás”, ela desenhou outras duas faces para indicar que existem outras, além da face frontal. Observe que ela desenha as duas faces da caixa como se estivessem em um único plano.
Esse segundo desenho é de uma criança de 7 anos. Observe que ela já tem noção de perspectiva e tenta mostrar que a caixa tem outras faces, além da face frontal. Essa seria a expectativa para o desenho de um aluno de 3° ano.
Essa terceira imagem também pode surgir na sua turma. Nessa representação, um aluno de 4oano desenhou cinco faces visíveis de um cubo, como se ele estivesse olhando o cubo de cima. Identificou cada face e as numerou: frente (1), parte de cima (3), parte de baixo (4) e as laterais esquerda (6) e direita (5); além disso, indicou com uma seta e o número 2 a face não visível, que está oposta à face da frente.
Observe que essas são etapas possíveis da representação de um objeto tridimensional no plano bidimensional, a qual precisa ser ensinada aos alunos, visto que não é natural para as crianças fazer essas representações.
3. Lembramos que os alunos não precisam, neste momento, escrever poliedros e não poliedros na classificação, e sim o critério que escolheram para separar os sólidos em dois grupos.
Mariana “viaja” pelos cartões-postais que ganha de seus tios e avós e sonha em poder conhecer esses lugares pessoalmente. Você identifica, nas paisagens dos cartões-postais de Mariana, aquelas que têm formas parecidas com as dos sólidos geométricos que você já estudou? Se você fosse organizar essas edificações em dois grupos, que critérios escolheria?
A imagem da página de abertura tem como objetivo associar as figuras geométricas espaciais com os monumentos e edificações do mundo físico que estão apresentados em cartões-postais. Explique aos alunos, se necessário, que cartões- -postais cumpriam um tipo de comunicação postal para registrar a experiência turística das pessoas. Embora ainda existam, alguns alunos poderão desconhecer sua existência visto que, atualmente, o cartão-postal perdeu muito sua função diante da popularização das mídias eletrônicas e digitais que permitem o registro visual pessoal, individualizado e imediato da experiência turística e que pode ser compartilhada simultaneamente com outras pessoas.
Entre as imagens, há monumentos e edificações que se parecem com sólidos geométricos, como: cone (catedral de Maringá, PR); cilindro (Torre de Pisa, na Itália); esfera (no parque Epcot, na Disney, EUA); pirâmide (do Museu do Louvre, em Paris); prismas (MASP em São Paulo); e cubo (casas-cubo, em Roterdã, Holanda). Se possível, projete imagens disponíveis na internet de locais turísticos em que formas geométricas estão presentes. Aproveite para verificar o conhecimento que os alunos já têm sobre os locais e as formas geométricas em construções. Nesse momento, você pode distribuir o conjunto de sólidos geométricos que serão usados nas aulas. Nesse caso, peça que analisem com quais desses sólidos as imagens se parecem, conduzindo a reflexão e a discussão para a proposta de Classificação de sólidos geométricos.
Observe que sempre que apresentamos modelos de objetos geométricos espaciais, utilizamos expressões como: “se parecem” ou “lembram”, pois eles são representações, e não objetos reais. Os conceitos geométricos são abstratos, e qualquer modelo ou desenho que façamos é apenas uma representação.
Aproveite a abertura para identificar o conhecimento prévio dos alunos sobre as formas dos sólidos geométricos. Pode ocorrer de alguns alunos ainda não saberem o nome dessas formas e não se referirem a elas corretamente. Embora isso não seja um problema, pois eles estão em processo de aquisição do vocabulário relativo aos conteúdos da Geometria, utilize sempre os termos corretos. No caso dos nomes dos polígonos que compõem as bases dos poliedros (prismas e pirâmides), os mais comuns são quadrados, retângulos e triângulos. No entanto, há também: pentágonos, hexágonos, octógonos, etc. Você poderá aproveitar o contexto e informar a eles os significados de alguns radicais gregos muito presentes na Geometria (e em outros contextos – como nos esportes – aos quais você pode relacioná-los também). Os mais comuns são:
• Tri: três • Tetra: quatro • Penta: cinco • Hexa: seis • Octo: oito • Deca: dez
Ao responder aos questionamentos, espera-se que os alunos estabeleçam as relações mencionadas acima.
Para organizar os monumentos representados em dois grupos, dê alguns exemplos para que os alunos compreendam o significado de “critério”. Introduza o uso da negação como um dos critérios de classificação. Por exemplo, para formar dois grupos com os alunos da sala, podemos fazer: no primeiro grupo ficarão os alunos que atendem ao critério “alunos que estão usando tênis”, e no segundo, “alunos que não estão usando tênis”.
Espera-se que os alunos utilizem os mesmos critérios já explorados no 2° ano: objetos que rolam e objetos que não rolam. Entre os que rolam estão a esfera do parque Epcot, a Torre de Pisa e a catedral de Maringá. Entre os que não rolam estão a pirâmide do Museu do Louvre, o prédio do MASP e as casas-cubo em Roterdã.
As palavras com uma só sílaba que são pronunciadas fortemente são chamadas monossílabos tônicos. As que são pronunciadas de forma fraca são chamadas monossílabos átonos.
Leia as frases e observe as palavras em destaque:
Responda à questão oralmente.
Como as palavras em destaque são classificadas, de acordo com o número de sílabas?
As palavras são monossílabas.
Cada um gastou 15 reais. Quanto ao nome da pizzaria e de outros sabores, as respostas são pessoais. Dê um tempo para que os alunos apresentem sugestões.
No Módulo 25, você viu que é possível resolver alguns problemas apenas com o uso da calculadora. Vamos ao desafio. Você só pode usar a calculadora, mas registre como pensou.
Digite o número 7 328 na sua calculadora. Agora, com uma única operação, você vai transformar esse número em 7 308. Que operação você fez?
Subtrair 20, pois 7 328 - 20 = 7 308.
Pensei em um número compreendido entre 30 e 40. A soma de seus algarismos é 9. Em que número pensei?
O número é 36.
Observe no mapa o registro indicando o trajeto realizado para descobrir um tesouro.
Nesse mapa há pontos de referência, que foram chamados “pistas”.
Pontos de referência são locais, objetos, etc., que indicamos para facilitar a localização de algo – um endereço, por exemplo.
Agora, você e seus colegas do grupo vão brincar de Caça ao tesouro. O que será que vocês encontrarão? Siga as orientações do professor.
Entregue a pista 1 de cada grupo, motivando-os a encontrar os tesouros. Os alunos irão registrar as pistas e os locais onde elas estavam, desenhando um mapa da brincadeira.
a) Use a decomposição retangular para calcular as multiplicações abaixo.
• Flores: 3 x 6
• Amores-perfeitos: ___________ x ___________ = ___________.
• Margaridas: ___________ x ___________ = ___________.
• Total de flores: ___________ + ___________ = ___________.
Então, ___________ x ___________ = ___________.
• Adereços: 4 x 7
• Máscaras de dormir: ___________ x ___________ = ___________.
• Laços de fita: ___________ x ___________ = ___________.
• Total de adereços: ___________ + ___________ = ___________.
Então, ___________ x ___________ = ___________.
• Tampinhas: 4 x 6
• Tampinhas amarelas: ___________ x ___________ = ___________.
• Tampinhas cinza: ___________ x ___________ = ___________.
• Total de tampinhas: ___________ + ___________ = ___________.
Então, ___________ x ___________ = ___________.
b) Observe como os alunos de Fátima estão organizados em uma conversa virtual com ela. O total de alunos pode ser encontrado com uma multiplicação. Decomponha um dos fatores, faça o registro na malha quadriculada e complete o registro.
• ___________ x ___________ = ___________.
• ___________ x ___________ = ___________.
• Total de alunos: ___________ + ___________ = ___________.
Então ___________ x ___________ = ___________.
a) Flores: • Amores-perfeitos: 3 x 3 = 9
• Margaridas: 3 x 3 = 9
• Total de flores: 9 + 9 = 18
Então, 3 x 6 = 18 ou 6 x 3 = 18
Adereços: • Máscaras de dormir: 4 x 3 = 12
• Laços de fita: 4 x 4 = 16
• Total de adereços: 12 + 16 = 28
Então, 4 x 7 = 28 ou 7 x 4 = 28
Tampinhas: • Tampinhas amarelas: 4 x 3 = 12
• Tampinhas cinza: 4 x 3 = 12
• Total de tampinhas: 12 + 12 = 24
Então, 4 x 6 = 24 ou 6 x 4 = 24
b) Há diferentes estratégias de configuração retangular para 3 x 5, uma possível: 3 x 3 = 9; 3 x 2 = 6; 9 + 6 = 15. Há 15 alunos na conversa. No retorno, socialize as respostas.
Calcular as multiplicações de três maneiras diferentes. Decomponha o segundo fator em dezenas exatas e unidades. Faça o registro.
a) 2 x 24
Decomposição na configuração retangular
Algoritmo da decomposição | Algoritmo convencional
b) 3 x 25
Decomposição na configuração retangular
Algoritmo da decomposição | Algoritmo convencional
a) 2 x 20; 2 x 4
40 + 8 = 48
b) 3 x 20 = 60
3 x 5 = 15
60 + 15 = 75
Observe as informações dos quadros e descubra a figura “procurada”.
Resposta: É o losango laranja. Ver comentários no Caderno do Professor.
As lavouras e a colonização
Como você já viu, hoje a agropecuária brasileira utiliza técnicas bastante avançadas e é respeitada em todo o mundo pela qualidade de vários de seus produtos.
Desde o período colonial, a agricultura foi fundamental para a produção do açúcar, o que gerou muita riqueza para os reis de Portugal e motivou a ocupação portuguesa nestas terras.
Entre 1530 e 1822, o Brasil foi considerado uma propriedade de Portugal, ou seja, era sua colônia. Esse período é chamado de colonial.
Você sabia? Você sabe quanto custa 1 quilo de açúcar hoje? Não é muito, certo? Mas sabia que esse produto, encontrado com facilidade em supermercados e até na vendinha da esquina, já foi chamado de “ouro branco”?
Desde que os portugueses chegaram às terras que hoje são o Brasil, perceberam que aqui era uma área propícia à agricultura.
A partir de 1530, decidiram produzir açúcar. Todo o trabalho se voltou para a organização de grandes fazendas, que garantiam enormes lucros com a venda desse produto.
Na Europa, por volta de 1350, cinco quilos de açúcar eram vendidos por um valor equivalente a 10 gramas de ouro, ou seja, era um produto caríssimo! O açúcar era tão valioso, que as pessoas o deixavam como herança em seus testamentos. Além de alimento de luxo, ele era usado no preparo de medicamentos.
Pergunte a seus pais quantos quilos de açúcar sua família consome por semana ou por mês. Faça as contas imaginando que cada quilo custe o equivalente a 10 gramas de ouro. Quanto sua família gastaria?
O trabalho no período colonial
No litoral do Nordeste do Brasil, em enormes fazendas chamadas de engenhos, plantava-se cana-de-açúcar.
Todo o açúcar produzido era enviado aos portos, e de lá transportado até a Europa, onde era vendido a altos preços, o que enriquecia os portugueses.
Aos poucos, a mão-de-obra indígena foi substituída pela do africano escravizado, pois esse tipo de comércio era outra fonte de enriquecimento para os portugueses.
Os proprietários dos engenhos foram os grandes compradores desses escravizados. Esses homens e mulheres, capturados na África e trazidos ao Brasil, faziam todo o tipo de trabalho nessas propriedades: as atividades domésticas, o desmatamento, o cultivo da cana, a fabricação do açúcar e o transporte do produto até os portos.
A riqueza gerada pela agricultura e pela exportação do açúcar levou ao desenvolvimento de vilas e cidades portuárias, como Recife, Salvador, Vitória, Ilhéus, Rio de Janeiro e São Vicente.
O porto era um importante local nessas cidades coloniais. Por ele entravam mercadorias europeias que a população desejava e não eram produzidas aqui e saía a produção de açúcar da colônia com destino à Europa.
A atividade no porto e o comércio levaram ao crescimento da área urbana, onde, além dos trabalhadores escravizados, trabalhavam comerciantes, funcionários do governo e advogados que recebiam pagamento pelo seu trabalho.
Quais foram os grupos humanos escravizados pelos portugueses no período colonial?
Foram escravizados indígenas e africanos.
Leia o texto:
O trabalho indígena
O indígena é um sujeito trabalhador. Muitas vezes se diz que o indígena é moroso para o trabalho, ou seja, preguiçoso. Essa afirmação é uma injustiça para com os povos indígenas. Na verdade, tal ideia foi posta na cabeça das pessoas pelos colonizadores, que queriam forçar os indígenas a trabalhar a fim de produzir para eles. Depois que estes perceberam que aqueles não estavam acostumados a ser mandados, inventaram essas ideias. Dessa maneira, os colonizadores podiam caçar e matar os indígenas que não se adaptassem ao ritmo do trabalho escravo.
Daniel Munduruku. Histórias de índio. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2016. p. 58
a) Segundo o autor, é correto afirmar que os indígenas são morosos para o trabalho?
b) De acordo com o texto, por que os colonizadores insistiram em chamar os indígenas de morosos?
c) Você acha correta a atitude dos colonizadores em relação aos indígenas? Explique.
a) Não. Segundo o autor, os indígenas não são morosos, ou seja, preguiçosos.
b) Os colonizadores chamaram os indígenas de morosos porque não aceitaram trabalhar, de maneira forçada, para eles.
c) Espera-se que os alunos concluam que não. Os colonizadores obrigaram as populações indígenas a trabalhos forçados e a maus-tratos.
• Será que é possível reunir as cores do arco-íris para compor a luz branca? Para isso, vamos montar o chamado disco de Newton. É um disco com as cores do arco-í ris que o cientista Isaac Newton desenvolveu para obter a cor branca a partir de todas as outras cores.
Material
• Disco de Newton (Anexo 3) • Lápis com ponta • Fita adesiva
Procedimento
1. Recorte o disco de Newton do Anexo 3.
2. Com um lápis, fure com cuidado o centro do disco.
3. Segure o disco e peça a ajuda de um colega para colocar uma fita adesiva ao redor do lápis (cerca de 2,5 cm acima e 2,5 cm abaixo do disco) para evitar que o lápis se solte do disco enquanto gira.
4. Agora, gire o disco como se fosse um pião. Quanto maior for a velocidade de giro do disco, melhor será o efeito visual. Por isso, você poderá utilizar outros dispositivos no lugar do lápis, como um tocador de CD, um pedaço de barbante, etc. Converse com o professor sobre a possibilidade de testar alguns modelos.
Agora responda:
• O que você observou quando girou o disco?
O disco parece branco-acinzentado, bege ou branco, dependendo do dispositivo usado pelos alunos para rotacionar o disco.
Você já viu um arco-íris?
Resposta pessoal. Explore a situação e observe se os alunos comentam que havia as duas condições necessárias presentes: luz (normalmente do Sol) e água (em forma de aerossol ou “fumaça”).
Você já fez parte de uma apresentação teatral? Fale sobre isso.
Resposta pessoal.
Siga as orientações do professor e forme dupla com um colega.
Vocês vão elaborar um problema envolvendo valores em reais, com a operação adição ou subtração.
Sugerimos que essa seção seja trabalhada com os alunos em duplas. Enquanto eles realizam a proposta, circule pela sala e selecione alguns problemas que considerar mais interessantes para reestruturação coletiva. Fotografe os cadernos selecionados e projete as imagens, ou copie-os na lousa.
Analise com a turma se:
• o texto contém uma situação-problema;
• existem dados suficientes, ou se há em excesso;
• existe uma pergunta;
• o contexto está adequado, ou seja, se representa uma situação que faça sentido, mesmo que seja fictícia.
Leia a sinopse de A roupa nova do rei.
Folha de S.Paulo. Disponível em: https://guia.folha.uol.com.br/crianca/teatro-infantil/a-roupa-
nova-do-rei-teatro-sol-santa-teresinha-3021584257.shtml. Acesso em: 25 fev. 2020.
Glossário Trambiqueiras: golpistas, vigaristas.
Quem apresenta a peça A roupa nova do rei? Em que local?
O grupo Gattu apresenta a peça no Teatro do Sol.
A escala a seguir representa os níveis de intensidade sonora, em decibéis, de diferentes situações.
Fonte de pesquisa: Lei do Silêncio pode sofrer alterações em BH. Band. Disponível em: https://noticias.band.uol.com.br/cidades/minasgerais/noticias/100000779460/lei-do-sil%C3%A Ancio-pode-sofrer-altera%C3%A7%C3%B5es-em-bh.html. Acesso em: ago. 2020.
Agora, responda:
Como está organizado o som nessa escala?
( ) Na ordem crescente de decibéis, do som mais baixo ao som mais alto.
( ) Na ordem decrescente de decibéis, do som mais alto para o mais baixo.
(x) Na ordem crescente de decibéis, do som mais baixo ao som mais alto.
A escola de Marcela está organizando uma campanha de arrecadação de brinquedos que os alunos não usam mais para doação no Dia das Crianças. Veja o quanto foi arrecadado pelas turmas do 3º ano na semana da campanha.
• Segunda-feira: 14 brinquedos.
• Terça-feira: O dobro de brinquedos arrecadados na segunda-feira.
• Quarta-feira: 7 brinquedos a mais que na terça-feira.
• Quinta-feira: 3 brinquedos a menos que na quarta-feira.
• Sexta-feira: o triplo de brinquedos que na segunda-feira.
Organize esses dados na tabela e registre o total de brinquedos arrecadados.
Use a calculadora para realizar as multiplicações indicadas no quadro a seguir.
a) Observe os produtos. Existe neles um padrão? Se sim, escreva qual é.
b) Se você continuar a tabela, qual será o produto de 24 x 37? E 27 x 37?
a) Há uma repetição de um mesmo algarismo. Chame a atenção para o fato de que o primeiro fator é sempre um múltiplo de 3 e o segundo fator se mantém como 37
b) 24 x 37 = 888 e 27 x 37 = 999
Você também pode construir um possível trajeto quando conhece os lugares do percurso que estiver acostumado a fazer. Acompanhe como Vitória traçou o trajeto da escola até a casa dela e como indicou alguns pontos de referência.
Agora é a sua vez! Oriente um colega a ir até a sua casa após a aula. Escolha em que situação sua casa está em relação à escola, e faça como indicado a seguir.
Se a sua casa é perto da escola, e você faz o trajeto a pé: elabore esboço de um mapa com o trajeto que você fez da escola até lá.
Se a sua casa é longe da escola, e você faz o trajeto usando algum veículo (carro particular ou de transporte coletivo): elabore um esboço de um mapa, com os principais pontos que você observou na tarefa Em Casa 1.
Mas atenção! Lembre-se de indicar no mapa alguns pontos de referência. Utilize a folha de sulfite disponibilizada pelo professor. Depois, entregue a folha para o colega que você escolheu para orientar a ir até a sua casa.
Comentários no Caderno do Professor.
A imagem a seguir indica um trajeto na cidade de Campinas (SP). Ele foi traçado por um aplicativo. O ponto de partida escolhido foi o Parque Portugal, e o ponto de chegada, a Biblioteca Municipal, localizada na Prefeitura Municipal.
Que informações constam dessa imagem que indicam a combinação de seguir o trajeto a pé e de ônibus?
Comentários no Caderno do Professor
Os alunos poderão mencionar que há um ícone de uma pessoa em posição que sugere estar caminhando, e a indicação “Caminhe até Ginásio De Esportes Eng. Alberto Jordano P. Ribeiro”, em direção a um ícone de ponto de ônibus. Abaixo dessa informação, há um ícone de ônibus, com a indicação “Aguarde por 171 - Campinas Shopping”, sugerindo que a pessoa espere pela chegada do ônibus da linha “171 - Campinas Shopping”.
Mais abaixo, a indicação “Viaje até Glicério - Fonte São Paulo”, sugerindo que a pessoa será um dos passageiros até o ônibus chegar ao ponto - Glicério - Fonte São Paulo.
Finalmente, há outra indicação, “Caminhe até Biblioteca Municipal de Campinas”, local de chegada.
Veja como Felipe, Maria e Vitória representaram a multiplicação 3 x 12:
• Felipe representou assim:
• Maria fez assim: decompôs o fato 12 em 8 e 4.
Logo, 24 + 12 = 36.
• Vitória achou mais fácil decompor em dezenas exatas e unidades: 10 e 2.
Logo, 30 + 6 = 36.
• Agora, faça como Vitória, use cores diferentes e decomponha em dezenas exatas e unidades. Registre os resultados.
a) 2 x 15
Logo, 2 x 15 = __________.
b) 3 x 14
Logo, 3 x 14 = __________.
c) 4 x 13
Logo, 4 x 13 = __________.
a) 30
b) 42
c) 52
Observe as decomposições retangulares com tampinhas e faça os registros correspondentes.
a) 3 x 5
Tampinhas amarelas: _____x _____=_____
Tampinhas cinza: _____x _____=_____
Total de tampinhas: _____+ _____=_____
Então,_____x _____=_____
b) 6 X 4
Tampinhas amarelas: _____x _____=_____
Tampinhas cinza: _____x _____=_____
Total de tampinhas: _____+ _____=_____
Então,_____x _____=_____
a)
Tampinhas amarelas: __3___X __2___=__6___
Tampinhas cinza: __3___X __3___=___9__
Total de tampinhas: __6___+ __9___=__15___
Então,__3___X __5___=__15___ ou 5 x 3 = 15
b)
Tampinhas amarelas: ___4__X ___4__=__16___
Tampinhas cinza: ___2__X __4___=__8___
Total de tampinhas: __16___+ __8___=__24___
Então,___6__X __4___=__24___ ou 4 x 6 = 24
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas