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Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 13 - É confusão pra cachorro! - Atividades - Trocar ideias

Sua Avó, meu basset

Eu não tive só rãs, coelhos e bichos-de-pé, não. Tive, também, um bicho comprido, baixinho, de pernas tortas e nariz gelado: era um cachorro basset. Seu nome era “Sua Avó”. Eu adorava, quando alguém me perguntava:

— Como é o nome dele?

— Sua Avó!

— Como?

— Sua Avó!

— Minha avó? Ó menina malcriada! Então, este cachorro é minha avó? Mais respeito!

— Não é falta de respeito não; é que o nome dele é Sua Avó.

Sua Avó ia sempre pescar comigo, no tempo em que a Lagoa Rodrigo de Freitas ainda tinha peixe. Isso foi um pouco depois de Cristo, no tempo em que eu era criança.

Naquele tempo, muito antigo, nem existia poluição. A gente chegava até a comer os peixes que pescava naquela lagoa! Pra quem não é do Rio, vou explicar: a Lagoa Rodrigo de Freitas é uma lagoa que fica entre o Jardim Botânico e Ipanema, linda de se olhar, horrível de se cheirar. Em volta, tem muitos apartamentos de gente rica. Quando ela fede, as pessoas fecham os narizes e as janelas. Mas linda, ela sempre foi. Quando eu era criança, ela tinha cheiro de mar, um cheiro limpo e era mais bonita do que hoje, porque era cercada de coisas muito antigas, não sei se vocês conhecem: eram umas coisas verdes, chamadas árvores... coisas de outros tempos.

Sua Avó e eu íamos pescar barrigudinhos, que são uns peixes barrigudinhos, ora! Eu levava anzol, vara, isca. Sua Avó levava o focinho, as patas e o rabo, lá dele, é claro. O rabo de Sua Avó era comprido, vivia balançando de um lado pro outro, por motivo de Sua Avó ser muito alegre. Sua Avó era marrom. Não a sua avó, não falo dela, por favor, não faça confusão! Estou falando de Sua Avó, meu cachorro, tá?

Isca de barrigudinho é minhoca. Naquele tempo, em vez de asfalto ou ladrilho decorado, em vez de carpete ou tábuas corridas, o chão tinha terra e a terra tinha minhocas formidáveis! Era só remexer a terra, a gente encontrava minhocas. Depois era ir pescar!

Fomos pescar, Sua Avó e eu. Sentei numa pedra, Sua Avó começou a latir. Aí eu disse pra ele:

— Se você latir, vai espantar os peixes! Psiu! Tem que ficar bem quietinho, ouviu?

Sua Avó era muito inteligente, por motivo de ser cachorro. Cachorro é mais inteligente do que adulto ou criança. Já conheci muito adulto ou criança, da raça gente, bem burros, mas cachorro, sempre conheci ultrassábios. Sua Avó era ultrassábio.

Passou um tempinho, puxei a linha, não veio peixe. Joguei a linha, passou um tempinho, não veio peixe, joguei a linha, passou um tempão, não veio peixe. Pescar é muito interessante, porque, geralmente, a gente dá banho em minhoca e não pesca.

Depois de uma hora, vinte e dois minutos e três segundos e meio, lembro exatamente, pois foi um acontecimento estarrecedor em minha vida e na vida de Sua Avó, puxei o anzol, só veio a minhoca, espirrando um pouco, pois a lagoa estava gelada, mas não veio peixe. Aí, dei um impulso na linha, joguei pra trás, pra depois jogar pra frente, dentro d’água... aí... Que horror! Que horror! Que horror! Mas que horror!

Nem sei se conto. Você pode chorar, e eu só gosto de contar histórias alegres, mas... aconteceu um horror mesmo: quando joguei o anzol pra trás e puxei pra frente, pesquei Sua Avó pelo nariz. Sua Avó fez um escândalo, enfiou o rabo entre as pernas e saiu correndo, arrastando a isca, a minhoca, atravessada no nariz, o fio e a vara, uivando, parecendo uma sirene de bombeiro! O escândalo foi tamanho, que apareceu uma velha com um balde d’água, perguntando onde era o incêndio. Sua Avó corria na frente, uivando, eu atrás.

Perto dali, havia a Hípica, que é um clube, onde cavaleiros e cavalos pulam obstáculos. Quem pula mesmo é o cavalo, coitado, ainda carregando o cavaleiro. Aquele clube é muito elegante e existe até hoje. Só que naquele tempo não tinha o muro que tem hoje, era cercado por uma cerquinha de arame.

Era dia de competição. Cavaleiros vestidos de casaca vermelha saltavam obstáculos, montados em cavalos brilhantes de tanta escova e... de suor também! Em volta, um público entusiasmado aplaudia um cavaleiro que ia pular (ele não, o pobre do cavalo) o último obstáculo.

Foi aí que Sua Avó entrou pelo picadeiro adentro, uivando, com o anzol, a minhoca, o fio e a vara de pescar, e eu, atrás, além da velha do balde.

O cavalo levou um susto, deu meia-volta de repente. O cavaleiro caiu de cabeça. Ainda bem que foi dentro do balde da velha, ficou meio esbaldado, mas foi melhor do que cair por exemplo em cima do nariz de Sua Avó. Se tivesse acontecido isso talvez a tragédia fosse maior: o cavaleiro poderia ficar preso, junto com o focinho de Sua Avó, na minhoca, no fio e na vara, atravessado pelos fundilhos. Isso, graças ao balde, não aconteceu.

Naturalmente, foi um pouco difícil, depois, serrar o balde, pra tirar a cabeça do cavaleiro, que tinha ficado presa, não saía. Debalde todos os esforços, o balde grudou na cabeça do cavaleiro. Mas o veterinário, que cuida de cavalos da Hípica, tinha uma serrinha de serrar balde de cabeça de cavaleiros e resolveu o problema.

Depois de tanta emoção, só faltava tirar o anzol do nariz de Sua Avó. Como a festa já tinha sido estragada, o veterinário resolveu veterinar mais um pouco. Chegou pra mim e perguntou:

— Como é o nome do animal?

Veterinário tem mania de chamar cachorro de animal, uma antipatia. Eu, danada, respondi:

— Sua Avó!

— O menina desaforada, como é que você mete minha avó no meio desta confusão? Mais respeito!

— O nome do meu cachorro é Sua Avó!

— Pois eu vou me queixar é à sua avó, menina malcriada! — gritou o veterinário, roxo de raiva.

Não sei por qual motivo o veterinário pensou que a velha do balde fosse minha avó. Foi pra ela, enfezadíssimo, e perguntou:

— A senhora não deu educação pra sua neta não?

Neste momento, Sua Avó ficou irritado com a grosseria do veterinário. Sua Avó não admitia que ninguém me tratasse mal. Mesmo com o anzol no nariz, Sua Avó veio pra perto do veterinário, rosnou, rosnou e de repente, NHOC! mordeu o veterinário no nariz.

Na confusão, o anzol saiu do nariz de Sua Avó e foi parar no nariz do veterinário.

Pra curar anzol preso em nariz de cachorro, só mesmo um veterinário, não é verdade?

O veterinário foi procurar um médico, pois ele só sabe cuidar de animal. O médico, com certeza, tirou o anzol.

Eu é que fiquei sem pescar barrigudinho e a velha está sem balde, até hoje. É isso aí.

Sylvia Orthof. Os bichos que tive (memórias zoológicas). Rio de Janeiro: Salamandra, 2005. p.19-22.

Glossário Barrigudinhos: espécie de peixe. Estarrecedor: assustador. Obstáculos: objetos que obrigam o cavalo a saltar durante competições. Fundilhos: parte de trás das calças. Debalde: inutilmente. Desaforada: atrevida. Enfezadíssimo: bravíssimo.

Você conhece algum animal de estimação que tenha nome esquisito, como o cachorro dessa história? Conte para os colegas.

Resposta:

Resposta pessoal.

Atividade 01 - Ciências - Módulo 12 - Instrumentos musicais - Atividade - Mão na massa: Instrumento musical 2 – Xilofone de água

Instrumento musical 2 – Xilofone de água

Material

Quatro copos de vidro de tamanhos iguais

Recipiente com água

Corante alimentício de três cores diferentes (opcional)

Procedimento

1. Com a supervisão do professor, coloque água em três copos. A quantidade de água em cada copo deve ser diferente, como mostra a ilustração. O primeiro copo deve ficar vazio.

2. Se quiser, coloque algumas gotas de corante alimentício de cores diferentes em cada um dos copos com água para destacar a quantidade de água em cada um deles.

Atividade 01 - Ciências - Módulo 12 - Instrumentos musicais - Atividades - Você é o cientista: Terceira investigação: O som do violão de elástico

Terceira investigação: O som do violão de elástico

Material

• Violão de elástico confeccionado na seção Mão na massa

Procedimento

• Dedilhe os elásticos de modo a perceber as diferenças entre os sons produzidos.

Agora, responda:

Houve diferença entre o som produzido em cada elástico? Explique.

Resposta:

O som muda de acordo com a espessura do elástico. Elásticos mais finos produzem som mais agudo; elásticos mais grossos produzem som mais grave.

Atividade 01 - Ciências - Módulo 12 - Instrumentos musicais - Atividades - Em casa

Busque informações sobre um instrumento musical e explique de que maneira ele produz som. Desenhe ou cole uma imagem dele no espaço a seguir.

a) Nome do instrumento.

b) Como produz som.

Resposta:

a) Resposta pessoal.

b) Resposta pessoal.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 16 - Escrevendo cartas - Atividades - Estudo da língua: Os adjetivos em uma carta de reclamação

Os adjetivos em uma carta de reclamação

Vimos que o autor de uma carta de reclamação usa argumentos para convencer alguém ou uma autoridade a resolver um problema.

Certos adjetivos podem reforçar os argumentos nesse tipo de carta.

Veja um exemplo na carta da Evelyn, quando ela reclama do lixo espalhado pela rua:

O cheiro torna-se insuportável.

O adjetivo “insuportável” significa algo que não se pode suportar. Na carta de Evelyn, esse adjetivo é usado para reforçar seu argumento de que é preciso resolver o problema do lixo.

Marque com um X o adjetivo que poderia substituir com mais força o que foi usado nesta frase: O cheiro torna-se insuportável.

a) (     ) ruim.

b) (     ) detestável.

c) (     ) forte.

d) (     ) impróprio.

Resposta:

b) detestável.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 16 - Escrevendo cartas - Atividade - Produção de texto

Nas últimas aulas, você viu exemplos de cartas pessoal e de reclamação, soube que antes elas eram escritas apenas em papel e que foram a primeira forma de comunicação entre pessoas que estavam distantes. Aprenderam, ainda, que, além do papel, elas podem ser escritas em suportes digitais, como os e-mails.

Agora será a sua vez de escrever uma carta para se comunicar com alguém que está distante. Para isso, vamos planejar o registro.

Planejamento

1. Seguindo as orientações do seu professor, escolha o tipo de carta que você escreverá, defina para quem você escreverá e quais assuntos serão tratados. A sua carta poderá ser:

pessoal, para alguém mais íntimo, como um amigo ou um parente;

• de elogio ou de reclamação, enviada para algum órgão público ou instituição privada.

2. Anote, no quadro a seguir, ideias breves, para que você não se esqueça do que pretende colocar na sua carta durante o registro que será feito posteriormente.

3. Lembre-se de que os adjetivos qualificam ou classificam os substantivos e são recursos importantes em uma carta, pois eles podem indicar os sentimentos do remetente, transmitindo ao destinatário mais informações sobre quem escreve.

Veja alguns exemplos de adjetivos para expressar sentimentos: excelente, maravilhoso, esplêndido, feliz, triste, cansado, alegre, satisfeito, insatisfeito, desanimado, empolgado, decepcionado, esperançoso.

4. Finalizada sua carta, ela será enviada ao destinatário. Ouça as orientações do professor sobre o envio.

Registro

1. Em uma folha avulsa, faça o registro da carta. Caso o professor opte pelo uso de uma ferramenta digital, digite-a.

As cartas enviadas por e-mail podem utilizar as mesmas marcas de uma carta escrita em papel, demanda o mesmo trabalho e cuidado, mas com a vantagem de envio e recebimento rápido.

2. Comece registrando o local e a data.

3. Em seguida, use um vocativo, que será pessoal ou formal a depender do destinatário.

4. Escreva o corpo da carta. Para isso, volte ao seu planejamento, registrado no quadro do item anterior. Assim você não esquecerá nenhum dos itens listados.

5. Registre a despedida assim que tratar de todos os assuntos listados no seu planejamento.

6. Termine com a assinatura do seu nome. Se for uma carta pessoal, sua assinatura pode ser o modo como o remetente costuma chamá-lo. Lembre-se de que, na carta que abriu este Módulo, o Guilherme usou apenas Gui, o modo como a sua avó o chama.

Revisão

1. Consulte o quadro em que você listou os temas que gostaria de tratar no corpo da carta e veja se eles foram contemplados no seu texto.

2. Confira se sua carta tem: local e data, vocativo, despedida e a sua assinatura.

3. Em seguida, dê atenção especial aos adjetivos utilizados. Veja se eles expressam adequadamente seus sentimentos, suas impressões e suas opiniões.

4. Reveja a grafia das palavras e, como sempre, se houver dúvidas sobre a correção do registro, recorra ao dicionário.

5. Caso a carta tenha sido escrita em papel, confira se a caligrafia está legível para poder ser compreendida pelo destinatário. Se necessário, passe a limpo.

6. Para enviar sua carta, siga as orientações do professor.

Resposta:

Proponha o registro de uma carta onde todos os conhecimentos adquiridos sobre o gênero, trabalhados neste Módulo, sejam utilizados. Destaque que a carta poderá ser pessoal, de reclamação ou elogio (a algum serviço público ou prestador de serviço).

Professor,

a proposta de carta de reconhecimento de algo positivo, ou elogioso, quer lembrar que um bom trabalho prestado pode ser reconhecido pelo seu usuário em formato de uma carta enviada aos prestadores de um serviço.

Por exemplo, escrever para elogiar o trabalho de limpeza da cidade após um desfile comemorativo, passeata ou um jogo de futebol.

Oriente o aluno a escolher o destinatário – no caso de cartas pessoais, uma pessoa da família pode ser uma boa indicação.

Para a carta de reclamação ou elogio, o destinatário pode ser escolhido entre os funcionários da escola, ou algum órgão público da cidade, como prefeitura, câmara de vereadores, instituição fornecedora de água ou luz, os coletores de lixo. Lembre-se de que nas aulas de História e Geografia deste Caderno os alunos estão estudando algumas normas de descarte de lixo e modos de tratamento dele, o que pode propiciar uma rica atividade interdisciplinar.

Enfim, são várias as possibilidades e isso trará diferentes providências de como remeter a carta, seja via correios, seja via internet. Por isso, pense também nas condições de que dispõe para fazer as entregas ou as postagens, pois é essencial que os alunos vivenciem todo o processo de comunicação, inclusive com chances de acesso às respostas.

Feita a escolha do destinatário, passe à carta que cada aluno registrará; eles devem ter sua orientação de acordo com a intenção individual de registro.

Para preparar o registro, o quadro proposto servirá como um planejamento de informações que constarão da carta. Para o corpo da carta, indique que seja feita uma pequena lista do que pode ser tratado.

Entregue a folha avulsa, oriente o registro e o necessário cuidado com a caligrafia para que ela possa ser lida e compreendida com facilidade pelo destinatário.

Durante o registro, circule entre os alunos, ofereça ajuda, indique necessidade de ajustes percebidos por você, principalmente de grafia, mas também das marcas do gênero.

Ao final do registro, oriente que seja feita a revisão ortográfica, bem como a conferência sobre as marcas do gênero.

Ao encerrar a aula, solicite a realização das atividades 5 e 6 da seção Em casa, que serão avaliadas na aula seguinte.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 18 - Meus direitos e deveres - Atividades - Em casa

Na revista A Turma da Mônica em: o Estatuto da Criança e do Adolescente, Franjinha está sempre com um livro na mão.

a) Que livro é esse?

b) Por que ele aparece sempre com esse livro aberto?

Resposta:

a) Esse livro é o Estatuto da Criança e do Adolescente.

b) Ele aparece com o livro aberto porque lê as regras do estatuto para os integrantes da Turma da Mônica.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 18 - Meus direitos e deveres - Atividades - Leitura

Leia esta página da revista A Turma da Mônica em: o Estatuto da Criança e do Adolescente:

O que diferencia o texto que está dentro de um balão daquele dentro de um retângulo?

Resposta:

O texto que está dentro de um balão indica a fala do personagem. O texto que está dentro de um retângulo é o texto do próprio Estatuto da Criança e do Adolescente, lido por Franjinha.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 18 - Meus direitos e deveres - Atividades - Estudo da língua: S ou SS?

Leia os enunciados, reflita e responda:

a) Pinte as palavras em que o s tem o mesmo som que na palavra conservar.

b) Observe as palavras que você pintou. Por que a palavra conservar não é escrita com ss?

c) Leia estas palavras:

Além da letra n, depois de quais letras não se escreve ss?

 

 

Resposta:

a) Os alunos deverão pintar as palavras: saúde, passado, sino, necessidade, seco, massa e sopro.

b) A palavra conservar não é escrita com ss porque há a letra n antes de s.

c) Não se escreve ss depois das letras r e l.

Atividade 01 - Ciências - Módulo 11 - Como ouvimos? - Atividades - Observar imagem

A escala a seguir representa os níveis de intensidade sonora, em decibéis, de diferentes situações.

Fonte de pesquisa: Lei do Silêncio pode sofrer alterações em BH. Band. Disponível em: https://noticias.band.uol.com.br/cidades/minasgerais/noticias/100000779460/lei-do-sil%C3%A Ancio-pode-sofrer-altera%C3%A7%C3%B5es-em-bh.html. Acesso em: ago. 2020.

Agora, responda:

Como está organizado o som nessa escala?

(  ) Na ordem crescente de decibéis, do som mais baixo ao som mais alto.

(  ) Na ordem decrescente de decibéis, do som mais alto para o mais baixo.

Resposta:

(x) Na ordem crescente de decibéis, do som mais baixo ao som mais alto.

Atividade 01 - Matemática - Módulo 27 - Resolução de problemas - Atividades - Campanha do brinquedo

A escola de Marcela está organizando uma campanha de arrecadação de brinquedos que os alunos não usam mais para doação no Dia das Crianças. Veja o quanto foi arrecadado pelas turmas do 3º ano na semana da campanha.

• Segunda-feira: 14 brinquedos.

• Terça-feira: O dobro de brinquedos arrecadados na segunda-feira.

• Quarta-feira: 7 brinquedos a mais que na terça-feira.

• Quinta-feira: 3 brinquedos a menos que na quarta-feira.

• Sexta-feira: o triplo de brinquedos que na segunda-feira.

Organize esses dados na tabela e registre o total de brinquedos arrecadados.

Resposta:

Atividade 01 - Matemática - Módulo 27 - Resolução de problemas - Atividade - Regularidades na tabuada do 37

Use a calculadora para realizar as multiplicações indicadas no quadro a seguir.

a) Observe os produtos. Existe neles um padrão? Se sim, escreva qual é.

b) Se você continuar a tabela, qual será o produto de 24 x 37? E 27 x 37?

Resposta:

a) Há uma repetição de um mesmo algarismo. Chame a atenção para o fato de que o primeiro fator é sempre um múltiplo de 3 e o segundo fator se mantém como 37

b) 24 x 37 = 888 e 27 x 37 = 999

Atividade 01 - Matemática - Módulo 24 - Mapas e trajetos - Exercício - Trajeto da escola à sua casa

Você também pode construir um possível trajeto quando conhece os lugares do percurso que estiver acostumado a fazer. Acompanhe como Vitória traçou o trajeto da escola até a casa dela e como indicou alguns pontos de referência.

Agora é a sua vez! Oriente um colega a ir até a sua casa após a aula. Escolha em que situação sua casa está em relação à escola, e faça como indicado a seguir.

Se a sua casa é perto da escola, e você faz o trajeto a pé: elabore esboço de um mapa com o trajeto que você fez da escola até lá.

Se a sua casa é longe da escola, e você faz o trajeto usando algum veículo (carro particular ou de transporte coletivo): elabore um esboço de um mapa, com os principais pontos que você observou na tarefa Em Casa 1.

Mas atenção! Lembre-se de indicar no mapa alguns pontos de referência. Utilize a folha de sulfite disponibilizada pelo professor. Depois, entregue a folha para o colega que você escolheu para orientar a ir até a sua casa.

 

Resposta:

Comentários no Caderno do Professor.

Atividade 01 - Matemática - Módulo 24 - Mapas e trajetos - Atividades - Explorando a imagem de um aplicativo

A imagem a seguir indica um trajeto na cidade de Campinas (SP). Ele foi traçado por um aplicativo. O ponto de partida escolhido foi o Parque Portugal, e o ponto de chegada, a Biblioteca Municipal, localizada na Prefeitura Municipal.

Que informações constam dessa imagem que indicam a combinação de seguir o trajeto a pé e de ônibus?

Resposta:

Comentários no Caderno do Professor

Os alunos poderão mencionar que há um ícone de uma pessoa em posição que sugere estar caminhando, e a indicação “Caminhe até Ginásio De Esportes Eng. Alberto Jordano P. Ribeiro”, em direção a um ícone de ponto de ônibus. Abaixo dessa informação, há um ícone de ônibus, com a indicação “Aguarde por 171 - Campinas Shopping”, sugerindo que a pessoa espere pela chegada do ônibus da linha “171 - Campinas Shopping”.

Mais abaixo, a indicação “Viaje até Glicério - Fonte São Paulo”, sugerindo que a pessoa será um dos passageiros até o ônibus chegar ao ponto - Glicério - Fonte São Paulo.

Finalmente, há outra indicação, “Caminhe até Biblioteca Municipal de Campinas”, local de chegada.

Atividade 01 - Matemática - Módulo 25 - Estratégias de cálculo da multiplicação - Atividade - Configuração retangular com dezenas e unidades

Veja como Felipe, Maria e Vitória representaram a multiplicação 3 x 12:

• Felipe representou assim: 

• Maria fez assim: decompôs o fato 12 em 8 e 4.

Logo, 24 + 12 = 36.

• Vitória achou mais fácil decompor em dezenas exatas e unidades: 10 e 2.

Logo, 30 + 6 = 36.

• Agora, faça como Vitória, use cores diferentes e decomponha em dezenas exatas e unidades. Registre os resultados.

a) 2 x 15

Logo, 2 x 15 = __________.

b) 3 x 14 

Logo, 3 x 14 = __________.

c) 4 x 13

Logo, 4 x 13 = __________.

Resposta:

a) 30

b) 42

c) 52

Atividade 01 - Ciências - Módulo 12 - Instrumentos musicais - Atividades - Você é o cientista: Primeira investigação: O som do tambor

Primeira investigação: O som do tambor

Material

• Tambores confeccionados na seção Mão na massa

• Lápis ou caneta

Procedimento

1. Toque um tambor por vez, utilizando o lápis ou a caneta como baqueta.

2. Depois, bata em diferentes superfícies dos tambores: na membrana feita de fita adesiva, nas laterais e na base.

Agora, responda:

O tipo de material de cada tambor influenciou o som produzido?

Resposta:

Sim.

Atividade 01 - Ciências - Módulo 12 - Instrumentos musicais - Atividade - Mão na massa: Instrumento musical 1 – Tambores de fita adesiva

Instrumento musical 1 – Tambores de fita adesiva

Material

Dois recipientes redondos de tamanhos diferentes. Cada recipiente deve ser de um material (lata de alumínio ou pote de papelão ou plástico)

Fita adesiva para empacotamento, com largura de 48 milímetros

Procedimento

1. Prenda a fita adesiva cerca de 5 cm abaixo da borda, passando sobre a abertura do recipiente. Estique-a bem e prenda-a do outro lado (imagem 1).

2. Repita o procedimento, prendendo a fita adesiva em formato de X sobre a abertura do recipiente (imagem 2). Repita o procedimento (imagem 3) até cobrir toda a superfície (imagem 4).

Atividade 01 - Ciências - Módulo 12 - Instrumentos musicais - Atividade - Organizar ideias

Complete o esquema utilizando as palavras do boxe.

Resposta:

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 17 - A Turma da Mônica explica o ECA - Atividade - Produção de texto

Depois de conversar com os seus colegas e o professor sobre as regras que existem na sua escola, você vai registrar algumas delas e criar uma nova.

Planejamento

1. Escolha cinco entre as várias regras que existem na sua escola.

2. Que regra você acha que falta criar na sua escola? Pense nela e em uma justificativa para que ela seja criada. Lembre‑se: regras devem garantir maior igualdade entre todos os que se submetem a ela.

Registro

1. Em uma folha avulsa, registre as cinco regras que você escolheu. Siga as características de como esse tipo de texto é apresentado e reconte‑o.

2. Proponha uma nova regra que poderia ser incorporada às já existentes na escola; ela pode ser um dever ou um direito dos alunos. Utilize uma linguagem semelhante às regras do ECA.

3. Em seguida, escreva um texto em defesa da regra sugerida por você utilizando bons argumentos. Explique por que considera essa nova regra necessária. Pense em como ela pode contribuir para melhorar a convivência entre todas as pessoas da escola: alunos, professores e demais colaboradores.

Revisão

1. Releia as cinco regras e confira se estão claras e escritas corretamente.

2. Depois releia a regra criada por você, veja se está escrita de modo claro ou se precisa ser melhorada para não gerar dúvidas.

3. Confira a ortografia das palavras para que nada esteja escrito errado. Você tem o dicionário e seu professor como apoio.

4. Verifique sua caligrafia, pois ela deve ser compreendida com facilidade pelos seus colegas. Lembre‑se de que seu texto será divulgado na sala. Se necessário, reescreva as palavras que precisam ser melhoradas.

Divulgação

O texto será exposto na sala de aula para que todos os colegas conheçam as regras inventadas. Quando for ler os textos dos colegas, observe que regras eles escolheram, se optaram pelas mesmas que você, se foram expressas do mesmo modo.

Resposta:

Encaminhe a proposta de produção de texto, utilizando cada passo indicado.

No planejamento das várias regras que existem na escola (ainda que algumas sejam particulares da classe), os alunos devem escolher apenas cinco. E devem, ainda, criar uma regra nova, que seja necessária e pertinente à realidade da turma. No caso da nova regra, ela precisa também ter esclarecida a sua validade: se para toda a escola, se apenas para a classe. Esse segundo item é um desafio, caso nem todos os alunos consigam, ou a turma não chegue a um consenso de que seja necessário, foque apenas no registro do primeiro item.

No registro, as cinco regras lembradas e a criada (se houver) devem ser listadas, por isso o texto será breve e direto, bem como a sua justificativa.

Na revisão, oriente os alunos a conferir se os cinco itens estão registrados, além do sexto item, com a nova regra e sua justificativa. Essa revisão poderá ser feita em leitura silenciosa para que verifiquem a clareza.

Em seguida realize o compartilhamento com os colegas, o que possibilitará as discussões sobre semelhanças e diferenças entre os registros, a nova regra criada. Lembramos que novas informações e ideias auxiliam os alunos a rever seu texto e a melhorá-lo, se for o caso.

Depois dessa troca, o texto deve ser passado a limpo e os ajustes finais incorporados. O texto deve ser relido com atenção para que não tenha erros ortográficos. Na dúvida, eles podem utilizar o dicionário, mas devem também contar com a sua mediação. Mais do que descobrir o erro, espera-se que o aluno desenvolva o hábito da revisão, por isso, não espere que os erros sejam encontrados apenas pelo aluno, oriente sobre qual é o registro correto. Essa será uma segunda revisão.

Texto pronto, deve ser afixado para a divulgação, inclusive fora da sala de aula, em lugar de maior visibilidade na escola.

Professor,

a essa exposição pode-se juntar ainda a tarefa 6, quando o aluno trará uma reflexão sobre igualdade de direitos das crianças brasileiras.

Caso a exposição conte com a tarefa, escreva um texto esclarecendo cada item do trabalho ali exposto.

Guarde a versão preliminar do texto, mesmo com as marcas de revisão; ela é muito importante, pois documenta o processo de produção.

Ao encerrar a aula, solicite a realização da atividade 6 da seção Em casa, que será avaliada na aula seguinte.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 16 - Escrevendo cartas - Atividade - Produção oral

Ouça a leitura de algumas cartas pessoal e de reclamação que serão apresentadas pelo professor. Fique atento aos assuntos tratado nelas e como foram apresentados ao leitor.

Em seguida, participe da conversa e emita sua opinião sobre os temas abordados nas correspondências, bem como as características dos modos de se comunicar entre remetente e destinatário a depender do tipo de carta lida.

Como será uma conversa em que você vai emitir opinião e ouvir a dos colegas, valorize as opiniões de todos.

E lembre-se: discordar não é brigar, mas pensar de maneira diferente.

Resposta:

Retire dos sites de busca exemplos de diferentes tipos de cartas pessoal e de reclamação e leia aos alunos. Procure também por cartas que tragam elogios.

Ao ler as cartas, evidencie para os alunos algumas características típicas do gênero, como local e data, tipo de vocativo, temas do corpo da carta, modo como o remetente se despede do destinatário ao final do texto.

Evidencie os adjetivos utilizados de acordo com a intenção do remetente (reclamar, elogiar, levar notícias a pessoas conhecidas). Durante a análise, desafie os alunos com perguntas que os levem a perceber o uso de adjetivos elogiosos, críticos, os que demonstrem sentimentos de satisfação, insatisfação, afeto, intimidade.

Ao encerrar a aula, solicite a realização da atividade 4 da seção Em casa, que será avaliada na aula seguinte.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 18 - Meus direitos e deveres - Atividade - Produção oral

Você e seus colegas conheceram alguns direitos e deveres das crianças e dos adolescentes que fazem parte do ECA. Agora vocês vão apresentar aos colegas do 2o  ano algumas leis desse estatuto. Siga as orientações do professor.

Planejamento

1. Sua turma será organizada em quatro grupos. Os grupos 1 e 2 listarão dois direitos, e os grupos 3 e 4, dois deveres do ECA. 2. Parte dessas informações poderão ser recolhidas dos trechos da revista A Turma da Mônica em: o Estatuto da Criança e do Adolescente, indicados nas aulas anteriores. Outras informações poderão ser relembradas da leitura do ECA feita pelo professor.

Apresentação

Sua turma será recebida pelos alunos do 2º ano no dia e horário combinados. Iniciem a apresentação explicando:

• o que é o ECA; • os direitos e os deveres das crianças e dos adolescentes.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 17 - A Turma da Mônica explica o ECA - Atividades - Em casa

Observe novamente a capa da revista A Turma da Mônica em: o Estatuto da Criança e do Adolescente. Depois, responda:

Disponível em: http://cmdca.santaritadopassaquatro. sp.gov.br/documentos/eca/equinha.pdf. Acesso em: 2 jun. 2020.

a) Qual é o nome da editora que publicou essa revista?

b) O Estatuto da Criança e do Adolescente precisa ser conhecido em todo o Brasil. Como a capa da revista mostra isso?

Resposta:

a) O nome é Editora Mauricio de Sousa.

b) A capa mostra o contorno do mapa do Brasil com vários animais e também os personagens da Turma da Mônica com roupas, acessórios e objetos de todas as regiões.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 18 - Meus direitos e deveres - Atividade (pg. 83)

Quais imagens mostram direitos das crianças e dos adolescentes? E quais mostram deveres?

Resposta:

Os direitos são: receber cuidados de saúde (1), receber educação (5) e brincar ou se divertir (4). Os deveres: obedecer aos mais velhos (2), ajudar nas tarefas domésticas (3) e cuidar do meio ambiente (6).

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 18 - Meus direitos e deveres - Atividades - Estudo da língua: R ou RR?

Nas palavras socorro e razão, o r tem o mesmo som. Por que a palavra razão é escrita com r, mas socorro é com rr?

Resposta:

A palavra razão inicia com r porque não se começa palavra com rr.

Atividade 01 - Matemática - Módulo 27 - Resolução de problemas - Atividade (pg. 116)

Resposta:

Cada um gastou 15 reais. Quanto ao nome da pizzaria e de outros sabores, as respostas são pessoais. Dê um tempo para que os alunos apresentem sugestões.

Atividade 01 - Matemática - Módulo 27 - Resolução de problemas - Atividades - Problemas com a calculadora

No Módulo 25, você viu que é possível resolver alguns problemas apenas com o uso da calculadora. Vamos ao desafio. Você só pode usar a calculadora, mas registre como pensou.

Digite o número 7 328 na sua calculadora. Agora, com uma única operação, você vai transformar esse número em 7 308. Que operação você fez?

Resposta:

Subtrair 20, pois 7 328 - 20 = 7 308.

Atividade 01 - Matemática - Módulo 27 - Resolução de problemas - Atividades - Descubra o número

Pensei em um número compreendido entre 30 e 40. A soma de seus algarismos é 9. Em que número pensei?

Resposta:

O número é 36.

Atividade 01 - Matemática - Módulo 24 - Mapas e trajetos - Atividades - Caça ao tesouro

Observe no mapa o registro indicando o trajeto realizado para descobrir um tesouro.

Nesse mapa há pontos de referência, que foram chamados “pistas”.

Pontos de referência são locais, objetos, etc., que indicamos para facilitar a localização de algo – um endereço, por exemplo.

Agora, você e seus colegas do grupo vão brincar de Caça ao tesouro. O que será que vocês encontrarão? Siga as orientações do professor.

Resposta:

Entregue a pista 1 de cada grupo, motivando-os a encontrar os tesouros. Os alunos irão registrar as pistas e os locais onde elas estavam, desenhando um mapa da brincadeira.

Atividade 01 - Matemática - Módulo 25 - Estratégias de cálculo da multiplicação - Atividades - Em casa

a) Use a decomposição retangular para calcular as multiplicações abaixo.

• Flores: 3 x 6

• Amores-perfeitos: ___________ x ___________ = ___________.

• Margaridas: ___________ x ___________ = ___________.

• Total de flores: ___________ + ___________ = ___________.

Então, ___________ x ___________ = ___________.

• Adereços: 4 x 7

• Máscaras de dormir: ___________ x ___________ = ___________.

• Laços de fita: ___________ x ___________ = ___________.

• Total de adereços: ___________ + ___________ = ___________.

Então, ___________ x ___________ = ___________.

• Tampinhas: 4 x 6

• Tampinhas amarelas: ___________ x ___________ = ___________.

• Tampinhas cinza: ___________ x ___________ = ___________.

• Total de tampinhas: ___________ + ___________ = ___________.

Então, ___________ x ___________ = ___________.

b) Observe como os alunos de Fátima estão organizados em uma conversa virtual com ela. O total de alunos pode ser encontrado com uma multiplicação. Decomponha um dos fatores, faça o registro na malha quadriculada e complete o registro.

• ___________ x ___________ = ___________.

• ___________ x ___________ = ___________.

• Total de alunos: ___________ + ___________ = ___________.

Então ___________ x ___________ = ___________.

Resposta:

a) Flores: • Amores-perfeitos: 3 x 3 = 9

• Margaridas: 3 x 3 = 9

• Total de flores: 9 + 9 = 18

Então, 3 x 6 = 18 ou 6 x 3 = 18

Adereços: • Máscaras de dormir: 4 x 3 = 12

• Laços de fita: 4 x 4 = 16

• Total de adereços: 12 + 16 = 28

Então, 4 x 7 = 28 ou 7 x 4 = 28

Tampinhas: • Tampinhas amarelas: 4 x 3 = 12

• Tampinhas cinza: 4 x 3 = 12

• Total de tampinhas: 12 + 12 = 24

Então, 4 x 6 = 24 ou 6 x 4 = 24

b) Há diferentes estratégias de configuração retangular para 3 x 5, uma possível: 3 x 3 = 9; 3 x 2 = 6; 9 + 6 = 15. Há 15 alunos na conversa. No retorno, socialize as respostas.

Atividade 01 - Matemática - Módulo 25 - Estratégias de cálculo da multiplicação - Exercícios - Algoritmos da multiplicação

Calcular as multiplicações de três maneiras diferentes. Decomponha o segundo fator em dezenas exatas e unidades. Faça o registro.

a) 2 x 24

Decomposição na configuração retangular

Algoritmo da decomposição | Algoritmo convencional

b) 3 x 25

Decomposição na configuração retangular

Algoritmo da decomposição | Algoritmo convencional

Resposta:

a) 2 x 20; 2 x 4

40 + 8 = 48

b) 3 x 20 = 60

3 x 5 = 15

60 + 15 = 75

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas