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Para as adições a seguir, utilize as estratégias de Maria, Francisco ou Giovana estudadas anteriormente.
a) 38 + 75 =
b) 96 + 109 =
c) 78 + 135 =
d) 214 + 67 =
e) 143 + 69 =
f) 208 + 92 =
a) 38 + 75 = 40 + 73 = 113
b) 96 + 4 + 109 - 4 = 100 + 105 = 205
c) 78 + 100 = 178 178 + 35 = 180 + 30 + 3 = 213
d) 210 + 4 + 67 = 210 + 60 + 4 + 7 = 270 + 11 = 281
e) 140 + 70 + 2 = 210 + 2 = 212
f) 200 + 8 + 92 = 200 + 100 + 300
Você conhece esse jogo?
Espera-se que os alunos reconheçam o Jogo da velha.
Acompanhe a leitura do texto “Pequena mulher-girafa” pelo professor.
Pequena mulher-girafa
MATERIAL
Uma caixa de fósforos grande e vazia; quatro rolhas (uma delas deve ser de champanhe); uma tampinha de garrafa de plástico; um pedaço de barbante colorido (cerca de 25 centímetros); cola líquida; tinta colorida; folha de papel para colorir; tesoura sem ponta; um pincel; uma pequena serrinha. Fazer com um adulto.
1. Inicie pintando de marrom ou preto as quatro rolhas e deixe-as secar.
2. Para a cabeça, passe cola na parte mais estreita da rolha; enrole o barbante em volta dessa parte e corte o pedaço que sobrar. Em uma folha de papel, desenhe uma boca vermelha e cole-a na cabeça da rolha.
3. Para o chapéu, corte um retângulo de papel de aproximadamente 11 cm × 5 cm. Pinte-o e cole-o em volta da tampinha de plástico.
4. Para o corpo, passe cola na caixa de fósforo e cubra-a com papel. Após secar, pinte a caixa.
5. Para os braços, corte uma das rolhas no sentido do comprimento. Cole cada uma das metades no corpo e decore-as.
6. Para as pernas, passe cola em uma das pontas das duas rolhas restantes e fixe-as ao corpo.
7. Por último, junte as partes, colando o chapéu na cabeça e a cabeça no corpo.
Glossário Decore-as: enfeite. Fixe-as: prenda, cole.
Qual é a finalidade do texto “Pequena mulher-girafa”? Por que a autora deu a ele esse título?
A finalidade do texto é ensinar como construir a figura de uma mulher-girafa. O título é esse porque o texto ensina a fazer uma boneca inspirada na verdadeira mulher-girafa.
Como esses alunos pensaram ao dar suas respostas?
Você conseguiria representar a quantidade de elementos dessa imagem de outra maneira?
Discuta cada uma das respostas dos estudantes. Para 4 × 3 - 1, o menino 1 pensou em 4 linhas por 3 colunas, faltando um elemento em uma delas; em 3 × 4 - 1, a aluna pensou em 3 linhas por 4 colunas, faltando um elemento; em 2 × 4 + 3, o aluno pensou nas duas linhas completas com 4 colunas cada, e uma com 3 elementos; em 3 × 3 + 2, a aluna pensou nas 3 linhas completas com as 3 colunas mais os dois elementos da quarta coluna. Se houver mais alguma resposta, discuta-a com a turma.
O que você espera encontrar em textos com o título “Faça você mesmo”?
Espera-se que o aluno responda que textos com esse título apresentam instruções para as pessoas serem capazes de construir objetos variados, como brinquedos, peças para decoração de casa, adornos pessoais, móveis, etc.
Localize os números abaixo na sua tabela de multiplicação. Depois, escreva quais são as multiplicações que têm esses números como produtos. Um exemplo: o número 6 aparece como produto das seguintes multiplicações: 2 × 3, 3 × 2, 1 × 6 e 6 × 1.
a) 8 =
b) 12 =
c) 15 =
d) 18 =
e) 20 =
a) 8 = 2 × 4; 4 × 2; 1 × 8; 8 × 1
b) 12 = 3 × 4; 4 × 3; 2 × 6; 6 × 2
c) 15 = 3 × 5; 5 × 3
d) 18 = 2 × 9; 9 × 2; 3 × 6; 6 × 3
e) 20 = 4 × 5; 5 × 4; 2 × 10; 10 × 2
1. Este desenho é o contorno do mapa do Brasil.
2. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos observem que o mapa representa nosso país, que é formado por pessoas de vários tipos: brancos, negros, indígenas, orientais, com e sem óculos, gordos e magros, crianças, adultos e idosos. Todos vivem no Brasil.
Observe a configuração retangular a seguir.
a) Anote a quantidade de gatos.
b) Assinale com um X as alternativas corretas em relação à quantidade de gatos na configuração acima.
( ) É o dobro de 5.
( ) É a metade de 10.
( ) É o dobro de 5 menos 1.
( ) É o dobro de 4 mais 1.
( ) 5 X 2 - 1.
c) Usando registro matemático, indique a quantidade de gatos da nova configuração.
a) 9
b) ( X ) É o dobro de 5 menos 1.
( X ) É o dobro de 4 mais 1.
( X ) 5 X 2 - 1.
c) 2 X 5 ou 5 X 2
Na lista de materiais para a construção da mulher-girafa, pede-se:
[...] um pedaço de barbante colorido (cerca de 25 centímetros)
a) Qual é o significado da expressão “cerca de” nesse contexto?
b) Crie uma frase com a expressão “cerca de”.
a) “Cerca de” significa “mais ou menos”.
b) Resposta pessoal. Por exemplo: Gastei cerca de meia hora para fazer todas as tarefas de casa.
Identifique as afirmativas sobre a pecuária. Indique com S se for de subsistência, com M se for de mercado e com FC se for familiar comercial.
a) ( ) A produção é pequena e é voltada para o consumo da família
b) ( ) A produção é maior, pois o gado recebe mais cuidados e alimentação complementar.
c) ( ) A produção é voltada para a venda e praticada em propriedades que usam tecnologia moderna.
d) ( ) O gado cresce lentamente.
e) ( ) O rebanho fica solto na propriedade e se alimenta do capim encontrado no pasto.
f) ( ) O gado cresce solto no pasto, mas recebe alimentação complementar e vacinas.
g) ( ) Nessas propriedades, cria-se gado para produção de leite, que é vendido para as fábricas de laticínios.
a) S
b) M
c) M
d) S
e) S
f) M
g) FC
Veja quanto custou a caneta de quatro cores que Magali comprou.
a) Escreva com palavras o valor da caneta:
b) Assinale a alternativa com o valor exato que Magali pagou pela caneta.
a) Nove reais e quarenta centavos.
b)
Leia a sinopse da peça teatral Kazuki e a misteriosa Naomi.
Folha de S.Paulo. Disponível em: https://guia.folha.uol.com.br/crianca/teatro-infantil/kazuki-e-a- misteriosa-naomi-sesc-vila-mariana-554992840.shtml. Acesso em: 25 fev. 2020.
A peça Kazuki e a misteriosa Naomi é destinada a pessoas de que idade?
Que palavras indicam isso na sinopse?
Esse espetáculo é destinado às crianças. As palavras são “Criança” e “Teatro infantil”.
Acompanhe a leitura que o professor fará de uma entrevista publicada pelo Jornal Joca digital.
Qual é o assunto da entrevista que Ana Luisa e Elena deram ao Jornal Joca digital?
O assunto é a publicação do livro Chapeuzinho do avesso, escrito por elas.
Uma moeda lançada para cima, ao cair sobre uma superfície, poderá resultar em um entre dois eventos: cara ou coroa.
Mas qual delas tem mais chance de sair? Cara ou coroa?
Forme dupla com um colega e leia o texto a seguir:
Henrique e Carolina são irmãos gêmeos. Dona Raquel, a mãe deles, sugeriu que cada dia da semana um lavaria a louça do almoço. A garota, que estava estudando as chances de ocorrência de um evento nas aulas de Matemática, fez a seguinte proposta para a irmã:
Quem você acha que vai lavar a louça por mais dias? Henrique ou Carolina?
Respostas pessoais. Ouça os argumentos dos alunos.
Tobertino
Tobertino não tinha bichos de pelúcia, ele tinha um Pocotoco de verdade debaixo de sua cama.
Os Pocotocos são criaturas de estimação um tanto difíceis e temperamentais e o dono precisa controlá-las, senão eles vão crescendo e crescendo sem parar.
O Pocotoco de Tobertino, por exemplo, estava completamente fora de controle. Ele cresceu tanto que já estava com 82 centímetros de altura! E isso era um verdadeiro tormento, pois, quando a criatura se mexia, balançava a cama e não o deixava dormir.
Depois de uma noite péssima, Tobertino achou que era hora de acabar com aquilo. Foi consultar o Doutor Ucto, um especialista em Pocotocos, e descobriu que seu Pocotoco estava desregulado.
A orientação dele foi a seguinte: Tobertino devia dizer umas coisas engraçadas para seu Pocotoco na hora de dormir. Dessa maneira a criatura encolheria 9 centímetros por noite.
O doutor Ucto também lhe disse para dar, de vez em quando, um pastel de vento para seu animalzinho de estimação. Isso lhe faria bem, lhe daria cócegas na barriga.
Eva Furnari. Problemas Boborildos. São Paulo: Moderna, 2012. p. 24-25.
Quanto tempo o Pocotoco levou para voltar ao seu tamanho normal de 10 centímetros de altura?
Ele levou 8 dias para voltar ao seu tamanho normal. Socialize as respostas e valorize as estratégias pessoais. Os alunos poderão realizar subtrações sucessivas de 9 até chegar a 10, ou o inverso: adições sucessivas de 9 até chegar a 82, e contar o número de repetições desses cálculos que correspondem ao número de dias, ou, ainda, utilizar a tabuada do 9 para chegar próximo a 82.
Vamos retomar o tabuleiro do jogo.
15 – 19 – 32 – 28 – 35 – 43
Se fosse a sua vez de jogar e você quisesse marcar a casa do número 60, que números escolheria?
Registre ao lado do quadro como você pensou.
Espera-se que os alunos escolham os números 32 e 28, pois 32 + 28 = 60.
Resolva as subtrações utilizando cálculo mental. Escolha a estratégia que julgar mais adequada.
a) 90 - 48 =
b) 104 - 79 =
c) 132 - 85 =
d) 121 - 56 =
a) 90 - 40 = 50 50 - 8 = 42
b) 104 - 74 = 30 30 - 5 = 25
c) 85 para chegar a 90 = 5 90 para chegar a 130 = 40 130 para chegar a 132 = 2 5 + 40 + 2 = 47
d) 121 - 51 = 70 70 - 5 = 65
Complete na tabela os produtos das células em branco. Use sua tabela de multiplicação, se necessário.
Observe estas imagens e responda:
As imagens retratam quais lugares da África?
Espera-se a seguinte resposta: as imagens retratam lugares no Quênia, na Tanzânia, na Nigéria, na República do Congo, na Costa do Marfim e em Angola.
Vamos completar juntos a tabela de multiplicação.
Complete a tabela com os produtos das tabuadas do 2 e do 3.
a) Qual é a regularidade da tabuada do 2?
b) Qual é a regularidade da tabuada do 3?
a) Os números são pares. Os produtos vão aumentando de 2 em 2.
b) Os produtos são ímpares ou pares e se alternam nessa sequência, e os produtos aumentam de 3 em 3.
Observe o gráfico sobre a população brasileira construído com dados do IBGE.
Onde morava a maior parte da população brasileira em:
a) 1940:
b) 1960:
c) 1970:
a) Na zona rural.
b) Na zona rural.
c) Na zona urbana.
Observe a configuração retangular abaixo:
Assinale com um X as frases que expressam quantidades corretas. Pode haver mais de uma opção correta.
a) ( ) A quantidade de girafas é o dobro da quantidade de macacos.
b) ( ) A quantidade de macacos é a metade da quantidade de girafas.
c) ( ) A quantidade de zebras é o triplo da quantidade de girafas.
d) ( ) A quantidade de zebras é o triplo da quantidade de macacos.
a) A quantidade de girafas é o dobro da quantidade de macacos.
b) A quantidade de macacos é a metade da quantidade de girafas.
d) A quantidade de zebras é o triplo da quantidade de macacos.
Vamos explorar sequências numéricas com o uso da calculadora.
Digite na sua calculadora a adição e, em seguida, 8 vezes o sinal =.
a) Registre, na sequência, os números que apareceram no visor da calculadora.
b) Qual foi o padrão de crescimento dessa sequência?
a) 5; 8; 11; 14; 17; 20; 23; 26.
b) A sequência aumenta de 3 em 3.
Complete o quadro e compare os vários tipos de agricultura.
Leia o trecho do texto do geógrafo Josué de Castro.
O acesso à alimentação é um direito humano em si mesmo, na medida em que a alimentação constitui-se no próprio direito à vida. Negar este direito é, antes de mais nada, negar a primeira condição para a cidadania, que é a própria vida.
Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2020.
• Levante hipóteses sobre os seguintes temas:
a) O que são “direitos humanos”?
b) Qual a importância da agropecuária para as populações?
c) Todas as pessoas têm acesso igualmente à alimentação?
d) No mundo se produz alimentos suficientes para todos?
a) Resposta pessoal, de acordo com a hipótese de cada aluno. Direitos humanos são direitos e liberdades inerentes a todo ser humano, não importa quem seja, onde viva, sua cor, raça, nacionalidade, sexo, religião ou qualquer outra condição. Todos os seres humanos têm o direito de viver com dignidade, liberdade, segurança e um padrão de vida decente. Os direitos humanos não precisam ser conquistados – eles já pertencem a cada um de nós, simplesmente por sermos seres humanos. Não podem ser retirados de nós – ninguém tem o direito de privar qualquer pessoa de seus direitos.
b) Esta atividade dá segurança alimentar à população, isto é, garante alimentos para as pessoas.
c) Não, há lugares do Brasil e do mundo onde as pessoas passam fome, enquanto em outros há o problema da obesidade.
d) Sim, porém os alimentos são mal distribuídos, pois para comprá-los é preciso ter dinheiro. E para ter dinheiro é preciso ter trabalho. E nem todas as pessoas têm trabalho e dinheiro.
Carla foi a uma loja de brinquedos comprar um jogo de tabuleiro. Veja alguns jogos pelos quais ela se interessou.
a) Carla tinha R$ 70 na carteira. Se ela quisesse comprar dois jogos, quais ela poderia comprar? Quanto gastaria?
b) Se ela optasse por comprar o jogo de perguntas e respostas, sobraria ou faltaria dinheiro? Quanto?
a) Ela poderia comprar a trilha e a dama e gastaria R$ 60,50 (35,50 + 25,00).
b) Sobrariam R$ 7,00.
Observe a figura projetada com tubos de néon e que representa um poliedro.
a) Que poliedro a figura representa?
b) Quantas arestas o poliedro possui?
c) Quantos vértices o poliedro possui?
a) Pirâmide (de base retangular).
b) 8 arestas, sendo 4 na base e 4 laterais.
c) 5 vértices, sendo 4 na base e um fora da base.
Observe o gráfico Distribuição da população rural e urbana no Brasil e responda:
a) O que o gráfico revela sobre a população urbana entre as décadas de 1940 e 2010?
b) E o que ele revela sobre a população rural entre essas mesmas décadas?
a) O gráfico revela que a população urbana aumentou a cada década.
b) O gráfico revela que a população rural aumentou nas décadas de 1940 a 1960; ficou estável entre 1970 e 1980 e, então, começou a diminuir.
Veja na imagem abaixo todas as faces de um dado.
a) Quantas faces possuem números pares?
b) Quantas faces possuem números ímpares?
c) Quais as possibilidades de se lançar um dado e obter um número par?
d) Quais as possibilidades de se lançar um dado e obter um número ímpar?
e) Lucas jogou dois dados e a soma dos pontos é um número par. Que pontos podem ter saído nos dados? Justifique.
f) Lívia jogou dois dados e a soma dos pontos é um número ímpar. Que pontos podem ter saído nos dados? Justifique.
a) 3
b) 3
c) 3 em 6.
d) 3 em 6.
e) Há várias respostas possíveis. Socialize as respostas.
f) Há várias respostas possíveis. Socialize as respostas.
Observe a charge.
• Ela representa a mesma pessoa em dois momentos diferentes. Explique cada um deles.
No 1º quadro, o homem é um trabalhador rural; no 2º quadro, ele é um catador de resíduos recicláveis.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas