Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 01 - Física - Módulo 5 - O mundo da física - Atividade 3 - BY NC 3.0BR

Observe o cenário a seguir. Cada um dos elementos destacados é associado a um ou mais ramos da Física

Consulte o texto complementar e complete a tabela:

Resposta:

Professor: não é necessário que o aluno memorize os ramos e sub-ramos da Física. O que pretendemos é mostrar que eles se completam no estudo dos fenômenos naturais. Acreditamos que esta atividade possa gerar uma boa discussão.

As justificativas para as escolhas dos ramos da Física indicados na tabela são:

A (filmadora): Óptica (formação da imagem por meio do seu sistema óptico), Eletromagnetismo/Física Moderna (processamento e armazenamento das imagens por meio dos circuitos eletrônicos). B (microfone): Ondulatória (ou, mais especificamente, Acústica; interação entre as ondas sonoras e o microfone), Eletromagnetismo (transformação das ondas sonoras em impulsos elétricos). C (antena): Ondulatória/Eletromagnetismo (emissão/recepção de ondas eletromagnéticas na faixa da radiofrequência). D (motor): Mecânica (Dinâmica: movimento das peças mecânicas e suas interações físicas; Mecânica dos Fluidos: escoamento da mistura ar + combustível, dos gases de escape, do óleo lubrificante, do combustível e da água de refrigeração pelas diferentes tubulações), Física Térmica (Termologia: dilatação/contração térmica das peças do motor, transmissão/isolamento térmico entre as peças do motor) e Termodinâmica (transformações gasosas dentro dos cilindros do motor, potência e rendimento do motor). E (farol/luzes de sinalização): Óptica (cores das luzes mais apropriadas para a iluminação/sinalização, sistemas ópticos mais adequados para a iluminação/sinalização), Eletromagnetismo (lâmpadas emissoras de luz). F (estrutura da moto): Mecânica (mecânica das estruturas: resistência da estrutura frente aos esforços solicitantes, ou seja, o peso próprio da motocicleta, o peso do motorista e do fotógrafo e as forças decorrentes da movimentação da motocicleta). G (satélite): Mecânica (Gravitação: condições necessárias de lançamento e para a manutenção de uma órbita estável), Ondulatória/Eletromagnetismo (transmissão/recepção de ondas eletromagnéticas na faixa de radiofrequência), Física Moderna (processamento das informações recebidas/transmitidas por meio de computadores). H (atleta correndo): Mecânica (Cinemática e Dinâmica: movimento do atleta e de seus membros, esforços solicitantes no atleta). I (relógio multifuncional): Mecânica (Cinemática: posição, velocidade e aceleração do atleta), Eletromagnetismo/Física Moderna (funcionamento do relógio, processamento de informações pelo computador do relógio, comunicação com torres de celular e satélites por meio de ondas eletromagnéticas). J (prótese): Mecânica (mecânica das estruturas: resistência da prótese frente aos esforços solicitantes, ou seja, o peso do atleta e esforços decorrentes da sua movimentação).

 

É possível que os alunos proponham alguma outra associação. Verifique se a justificativa corresponde à realidade representada pelo elemento destacado no cenário.

Questão 01 - Matemática - Módulo 1 - População e amostra de uma pesquisa - Exercício - BY NC 3.0BR

Vamos conhecer mais uma pesquisa!

Trata-se do Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (Erica), fi nanciado pelo Ministério da Saúde (MS). O estudo divulgado em 2016 mobilizou cerca de 500 pesquisadores de 30 universidades do país e foi realizado de 2013 a 2014. Foram entrevistados 75 mil adolescentes de 12 a 17 anos, em 1 247 escolas públicas e privadas de 124 municípios de todo o país. Os principais resultados desse estudo são:

• sobrepeso ou obesidade: 25,5% dos adolescentes estão acima do peso ideal;

• sedentarismo: 54,3% dos adolescentes avaliados não praticam atividades físicas regulares, além das aulas de Educação Física;

• 66,6% passam duas ou mais horas por dia na frente de televisão (ou computador);

• metade dos participantes não toma café da manhã com a família e mantém alimentação desequilibrada e pouco nutritiva, com muitos alimentos industrializados, em geral calóricos, com níveis elevados de gordura e sal;

• 9,6% dos entrevistados sofrem de hipertensão. Estima-se que 20% dos adolescentes hipertensos - o equivalente a 200 mil brasileiros nessa faixa etária - poderiam normalizar a pressão arterial se deixassem de ser obesos e se alimentassem de forma mais saudável.

a) O Erica entrevistou todos os adolescentes do país ou trabalhou com amostragem? Justifique.

b) Complete a tabela com os dados do texto. Considere o total de adolescentes entrevistados.

c) Segundo os dados do Erica, estima-se que 20% dos adolescentes são hipertensos, o que equivale a 200 mil brasileiros nessa faixa etária. Quantos eram os adolescentes do país na faixa etária entre 12 e 17 anos, na época da realização do Erica?

Resposta:

O Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (Erica) apresenta dados que contribuem para o trabalho de conscientização dos adolescentes em relação aos problemas decorrentes de uma alimentação inadequada, que provoca sobrepeso ou obesidade, aliada também ao sedentarismo. O fato de os adolescentes ficarem muito tempo sentados à frente de um computador, sem a prática de exercícios físicos, e se alimentando inadequadamente, vem preocupando especialistas de todo o mundo. São problemas que acabam desencadeando em riscos à saúde, como hipertensão e diabetes. Você poderá aproveitar a leitura do texto e os dados apresentados para discutir essas questões.

a) O Erica não entrevistou todos os adolescentes; foi uma pesquisa por amostragem.

b) Para este item os alunos devem considerar o total de entrevistados: 75 mil adolescentes e os dados percentuais do texto. Caso os alunos não saibam, ensine-lhes como calcular porcentagem na calculadora. 

c) Os alunos poderão utilizar diferentes estratégias para a resolução deste item.

• Utilizando a noção de proporcionalidade e a regra de três estudada no 7° ano:

Questão 01 - Matemática - Módulo 2 - Ângulos formados por duas retas paralelas cortadas por uma transversal - Exercícios (pg. 412 - 413) - BY NC 3.0BR

Posicione os palitos que representam as retas r e s de modo que ambos formem, com a reta t, um ângulo de medida 60°. Você vai precisar do transferidor para fazer isso. Nessa situação, o que se pode afirmar sobre:

a) as medidas de dois ângulos alternos internos?

b) as retas r e s?

Resposta:

a) Os dois ângulos que formam cada par de ângulos alternos internos têm medidas iguais (os ângulos de um dos pares medem 60° e os ângulos do outro par medem 120°).

b) Nessa situação, as retas r e s são paralelas.

Questão 01 - Matemática - Módulo 6 - A potenciação e suas propriedades - Exercício 2 - BY NC 3.0BR

Resolva as potenciações com expoentes negativos.

Resposta:

Questão 01 - Matemática - Módulo 6 - A potenciação e suas propriedades - Teste - BY NC 3.0BR

Assinale a alternativa que mostra o maior número: 



( a )

(-2)4 

( b )

(-3)5 

( c )

(-4)6 

( d )

(-5)7

Resposta:

Alternativa C. Os alunos poderão calcular cada uma das potenciações para chegar ao resultado. No entanto, a expectativa é que eles analisem o sinal das potências. No momento da correção, chame a atenção deles para esse fato, lembrando que, quando a base é negativa e o expoente é ímpar, a potência é negativa; se o expoente for par, a potência é positiva. Assim, serão positivos (-2)4 e (-4)6 , donde o último é o maior deles.

Questão 01 - Matemática - Módulo 9 - Ângulo externo de um triângulo - Exercícios (pg. 493 - 494) - BY NC 3.0BR

No 7° ano, você viu que o ângulo externo de um polígono convexo é todo ângulo adjacente a um dos ângulos internos desse polígono. Por exemplo, o ângulo PÂB é um ângulo externo do quadrilátero ABCD, pois é adjacente ao ângulo interno BÂD.

Assim, os ângulos eM , eN e eP assinalados na figura são ângulos externos do triângulo MNP.

Recorte o triângulo do Anexo 3, que está no fim do Caderno.

a) Divida, a lápis, o triângulo em três regiões, de forma que cada vértice fique numa região diferente. A figura abaixo mostra uma possível divisão.

b) Pinte cada região de uma cor diferente.

c) Recorte a figura, separando as três regiões.

Resposta:

Os alunos deverão recortar o triângulo do Anexo 3 e dividi-lo em três regiões, cada uma contendo um vértice do triângulo, como indicado na figura do Caderno do Aluno.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 8 - O predicado verbo-nominal e seu predicativo - Exercício (pg. 78) - BY NC 3.0BR

Os contos de fada que narram histórias de amor entre príncipes e princesas terminam geralmente com a fórmula “E viveram felizes para sempre”.

Na tira, a seguir, esse final é retomado. Veja:

No segundo quadro, o predicado viverão felizes para sempre contém verbo intransitivo seguido do adjetivo felizes. Você considera que esse adjetivo é um adjunto adnominal, um predicativo ou nenhum deles? Justifique.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Termos que completam o sentido do verbo e do nome - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Leia o texto “Cartazes”, de Mario Quintana.

Os ônibus anunciam dentifrícios, depilatórios, tônicos, etc. As lojas anunciam liquidações. Os muros anunciam candidatos.

Os letreiros luminosos anunciam refrigerantes, pneus, o diabo… E quando, enfim, numa última tentativa de fuga, a gente ergue os olhos para o céu sereno, os Céus anunciam a Glória do Senhor.

QUINTANA, Mario. Poesia completa. Tânia Franco Carvalhal (Org.). Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2005. p. 350.

a) No texto, o verbo anunciar é transitivo ou intransitivo? Justifique.

b) E o verbo erguer?

c) Interprete o texto.

d) Que efeito de sentido é produzido pela repetição do verbo anunciar?

Resposta:

Ao terminar a correção, verifique se os alunos perceberam que os dois sentidos do verbo anunciar respondem pelo humor no poema de Quintana: na publicidade significa “divulgar com o objetivo de vender”; do ponto de vista da religião, tem o sentido de “proclamar”.

a) Anunciar é verbo transitivo direto no texto, porque seus complementos (dentifrícios, depilatórios, tônicos, liquidações, candidatos, refrigerantes, pneus, o diabo, a Glória do Senhor) ligam-se a ele sem preposição necessária.

b) O verbo erguer também é transitivo direto. Seu complemento é os olhos.

c) O texto mostra que a propaganda exagera na quantidade de produtos que anuncia. Ou: Nele se reclama da poluição visual.

d) A repetição visa enfatizar o excesso de produtos anunciados pela publicidade.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 7 - Poesia: a versificação em língua portuguesa - Atividade oral - BY NC 3.0BR

Participe da atividade, expondo suas impressões de leitura para seus colegas. Prepare sua fala fazendo anotações no caderno.

Que impressão lhe causaram os versos curtos e o ritmo do poema?

Resposta:

Espera-se que os alunos comentem a impressão de velocidade, do movimento giratório próprio das valsas.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 6 - Sons; ritmos; imagens: criando o poema - Atividade - BY NC 3.0BR

Escreva um poema lírico, ou seja, um poema que revele sentimentos, emoções, vivências de um eu (que pode ser o seu ou não).

Para essa atividade, siga estas etapas:

1ª etapa

Solte a imaginação para escolher o assunto de seu texto: pessoas, sentimentos, fatos, objetos, lugares... Se preferir, inspire-se nos poemas lidos neste Caderno, ou nos versos a seguir.

2ª etapa

Escreva seu texto. Se quiser, inicie-o copiando um verso dos fragmentos abaixo ou de outros poemas de que tenha gostado muito.

Pus o meu sonho num navio E o navio em cima do mar

Cecília Meireles

Eu queria fazer parte das árvores como os pássaros fazem. Eu queria fazer parte do orvalho como as pedras fazem. 

BARROS, Manoel de. Poesia completa. São Paulo: Leya, 2010. p. 465.

Seu poema pode ter muitos ou poucos versos e estrofes. Mas trabalhe a sonoridade (formando rimas ou explorando o ritmo). E procure criar imagens diferentes, originais.

Você criará imagens diferentes, originais, se procurar o que há de inusitado, o que só você percebe no assunto que escolheu.

3ª etapa

Reúna-se com um colega para revisar os textos de ambos.

4ª etapa

Passe o texto a limpo. Siga as orientações de seu professor e prepare a versão final de seu poema de acordo com o suporte no qual será divulgado.

Resposta:

1ª etapa

Para motivar os alunos a buscarem seu tema e sua forma de expressão, sugira que releiam silenciosamente os poemas que iniciam este Módulo e também os que foram propostos na tarefa 1.

Em seguida, faça uma rodada oral sobre temas possíveis para um poema lírico. Se a turma precisar de sua ajuda, dê exemplos de temas relacionados a questões existenciais vividas pelos adolescentes: a solidão (“eu me chamo eu”), o amor, a busca do autoconhecimento, o sonho (“pus meu sonho num navio”), a sensação de inadequação e/ou o desejo de ser outro (“Eu queria fazer parte das árvores como os / pássaros fazem” ou “Quero asas de borboleta azul”), a revolta e a rebeldia, a escola…

Os fragmentos que fazem parte da atividade (como os que inserimos no início) serão úteis para atender àqueles alunos que têm dificuldade para encontrar o tema e /ou para começar seus textos. Veja sugestões de outros versos para a mesma finalidade:

“E chega o momento de olhar para o amigo / devagar, bem nos olhos…”; “Meus olhos são pequenos para ver…”; “Quero que todos os dias do ano / todos os dias da vida / de meia em meia hora / de cinco em cinco anos” (Carlos Drummond de Andrade); “Estás em tudo que penso, / estás em tudo quanto imagino”

(Manuel Bandeira).

2ª etapa

Incentive a exploração da sonoridade e a produção de imagens, ressaltando a importância da criatividade, da “marca pessoal” do autor – fatores essenciais na produção de poemas.

E deixe claro que a qualidade do texto não se dá pela quantidade de versos e estrofes, mas pela riqueza da linguagem.

3ª etapa

Produzir poemas não é tarefa fácil, muito menos para jovens de 12 ou 13 anos, e, por isso, muitos deles poderão terminar rapidamente os seus, já que podem não ter noção das dificuldades inerentes à produção de poemas. Organize a formação das duplas para iniciar a revisão dos poemas.

Apresentamos apenas critérios que podem ser facilmente compreendidos e aplicados por adolescentes nesse estágio de sua formação escolar. Certifique-se de que todos os compreenderam e auxilie as duplas que apresentarem dificuldades.

Para avaliar o desempenho dos alunos, sugerimos que sejam utilizados os mesmos critérios apontados para a revisão. Além deles, valorize e elogie empenho e dedicação, evitando comparações que inibam os menos criativos.

Desaconselhamos fortemente a atribuição de notas para esta produção escrita. Mas incentive a reescrita ou exija-a para os que apresentarem textos muito aquém das próprias possibilidades ou das expectativas para a série.

4ª etapa

Oriente a turma sobre como preparar o texto para o suporte no qual será divulgado. Se o suporte for o próprio caderno, você poderá orientar e sugerir: poemas podem ter disposição diferente no papel, podem ser registrados em cores diferentes, ilustrados com desenhos e colagens, etc.

Depois de pronta a última versão dos poemas (incluindo aí a sua análise e proposta de correção/adequação), você poderá sugerir a produção de uma antologia, de um painel ou varal de poemas.

A divulgação dos textos, a definição e a atribuição de um título adequado ao suporte são recursos que certamente contribuirão para aumentar ou garantir a motivação da turma. E, em qualquer dos casos, esclareça a necessidade de adequar a versão final (diagramação, ilustração, cor e tamanho da letra, etc.) ao suporte.

Se sua escola tem mais de uma turma de 8o ano, a criação de um painel para cada turma poderá criar uma competição saudável e motivadora, que contribua para o aprimoramento dos textos. E, se possível, convide outras turmas, professores e familiares para o lançamento da antologia ou para a “inauguração” do painel.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Termos que completam o sentido do verbo e do nome - Exercícios - Ortografar - BY NC 3.0BR

Conhecer as famílias de palavras é um meio de facilitar a grafia correta. Mas é preciso estar atento a algumas variações, como as que decorrem da mudança de c para qu. Por exemplo:

A letra c é substituída pelo dígrafo qu quando seguida das vogais e e i. Nesse caso, a mudança é apenas uma modificação gráfica para garantir a permanência do mesmo som.

Escreva as palavras derivadas das citadas em cada item, acrescentando o sufixo -eiro.

Sufixo é o elemento que se junta ao radical de uma palavra para formar uma nova palavra. O sufixo -eiro pode indicar profissão (barbeiro), lugar onde se guarda algo (paliteiro), árvore de um fruto (abacateiro), noção coletiva (formigueiro), origem (mineiro), etc.

a) tabaco:____________

b) banco:____________

c) barco:____________

d) doca:____________

e) fofoca:____________

f) motoca:____________

g) barranco:____________

h) pesca:____________

i) churrasco:____________

j) coco:____________

Resposta:

a) tabaqueiro

b) banqueiro

c) barqueiro

d) doqueiro

e) fofoqueiro

f) motoqueiro

g) barranqueiro

h) pesqueiro

i) churrasqueiro

j) coqueiro

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Termos que completam o sentido do verbo e do nome - Atividade - BY NC 3.0BR

Leia o texto:

Sábado, 10 de julho, uma e meia da tarde.

Naí apareceu hoje de manhã com o laptop pendurado no ombro. Entrou no apartamento com aquele seu jeito alegre, como se não tivéssemos passado por tanta coisa estranha nos últimos meses. Cumprimentou minha mãe, sorriu para meu pai, invadiu o quarto e foi colocando o computador aberto bem no meio da prancheta de desenho.

— Pode ficar com ele o tempo que quiser – disse, abrindo sua enorme bolsa de lã peruana e tirando uma caixa de CDs regraváveis.

Eu sabia o que devia dizer naquela hora. Tinha preparado uma lista enorme de motivos para não fazer o que ela queria: escrever a história de tudo que tinha nos acontecido.

Primeiro, meu português é horrível. Quando escrevo nunca sei onde tem acento e onde não tem, nem concordar os verbos com os sujeitos; e sempre começo a escrever frases enormes que terminam completamente sem pé nem cabeça.

RIOS, Rosana. HQs: quando a ficção invade a realidade. São Paulo: Scipione, 2007. p. 7. 

Classifique o predicado e os verbos das frases citadas, usando as siglas:

PV/VI: predicado verbal com verbo intransitivo;

PV/VT: predicado verbal com verbo transitivo;

PN/VL: predicado nominal com verbo de ligação.

( ) Naí apareceu hoje de manhã com o laptop pendurado no ombro.

( ) Entrou no apartamento com aquele seu jeito alegre.

( ) Cumprimentou minha mãe.

( ) (Naí) invadiu o quarto.

( ) Primeiro, meu português é horrível.

( ) Quando escrevo.

( ) (frases enormes) terminam completamente sem pé nem cabeça.

Resposta:

Recomende aos alunos que retornem ao texto para observar o trecho de onde as frases foram extraídas.

(PV/VI) Naí apareceu hoje de manhã com o laptop pendurado no ombro.

(PV/VI) Entrou no apartamento com aquele seu jeito alegre.

(PV/VT) Cumprimentou minha mãe

(PV/VT) (Naí) invadiu o quarto

(PN/VL) Primeiro, meu português é horrível.

(PV/VI) Quando escrevo.

(PV/VI) (frases enormes) terminam completamente sem pé nem cabeça.

Questão 01 - Matemática - Módulo 3 - Ângulos internos nos quadriláteros notáveis - Exercícios (pg. 424 - 425) - BY NC 3.0BR

Na figura abaixo,

• as retas r e s são paralelas; • as retas a, b e c são paralelas; • as retas d, f e g são paralelas; • as retas d e r são perpendiculares; • os segmentos têm medidas iguais; • os segmentos têm medidas iguais.

a) Nessa figura, pinte,

I. de laranja, um quadrado;  II. de verde, um retângulo;  III. de amarelo, um losango;  IV. de vermelho, um paralelogramo;  V. de azul, um trapézio.

b) Escreva as características que você usou para identificar cada quadrilátero do item a.

• Quadrado: • Retângulo: • Losango: • Paralelogramo: • Trapézio: 

Resposta:

a)

b) Quadrado: possui todos os lados com medidas iguais e todos os ângulos com medidas iguais (cada um mede 90°).

Retângulo: possui todos os ângulos com medidas iguais (cada um mede 90°).

Losango: possui todos os lados com medidas iguais.

Paralelogramo: possui dois pares de lados paralelos.

Trapézio: possui um par de lados paralelos.

Questão 01 - Matemática - Módulo 4 - Álgebra: linguagem algébrica e situações-problema - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Reduza os termos semelhantes nas expressões algébricas e classifique a expressão reduzida em monômio, binômio ou trinômio.

a) 5xy2 + 7x3 + 9y2x - (9x3) + y2x + 2x3

b) 2(7a2b) + (-5a) + 7ab2 - (-3a)

c) 8 - 9m + 7mp + 13m - 16mp + 7

d) +  + 

e) 4xy2 - 7x2y - xy2 + 2xy2 - 3x2y

f) abc - abc + b + 9a + abc + 7a

Resposta:

a) 15xy2 (monômio)

b) 27a2b + 7ab2 - 2a (trinômio)

c) 15 + 4m - 9mp (trinômio)

d) a + ab (binômio)

e) 5xy2 - 10x2y (binômio)

f) abc + b + 16a (trinômio)

Questão 01 - Matemática - Módulo 5 - Equações e inequações - Exercício 1 - BY NC 3.0BR

Determine o conjunto solução das equações, considerando U = Q.

a) 2m + 3 = 7

b)  = -7

c) 3a - 9 = 0

d)  + 5 = 12

e) 4a + 1 = 3a + 2

f) 7 - 5x = 4 - 2(3x + 1)

g) 3(2m + 5) = 10 - (2m - 5)

h)

Resposta:

a) S = {2}

b) S = {-21}

c) S = {3}

d) S = {14}

e) S = {1}

f) S = {-5}

g) S = {0}

h) S = 

Questão 01 - Matemática - Módulo 2 - Ângulos formados por duas retas paralelas cortadas por uma transversal - Teste - BY NC 3.0BR

Na roleta abaixo, todos os números têm a mesma chance de sair. Então, a medida do ângulo α é igual a:



( a )

60°

( b )

72°

( c )

75°

( d )

90°

Resposta:

Da informação de que todos os números têm a mesma chance de sair, concluímos que todos os ângulos centrais correspondentes aos setores nos quais a roleta foi dividida têm a mesma medida. Como são cinco setores, temos:

Além do conteúdo de medidas de ângulos e arcos, a questão envolve as ideias básicas de probabilidade, que foram trabalhadas no 7º ano. É preciso que os alunos percebam que, ao girar uma roleta, a chance de obter um determinado setor está ligada à medida do seu ângulo central: quanto maior o ângulo, maior a chance. Por isso, se achar necessário, faça uma breve retomada dessas ideias antes de propor a questão. Outro aspecto importante para a resolução da questão é o reconhecimento de que a medida de qualquer circunferência é 360°. Por isso, durante a primeira aula do Módulo, destaque esse fato.

Questão 01 - Matemática - Módulo 1 - População e amostra de uma pesquisa - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Considere o gráfico relativo ao crescimento populacional do Brasil.

a) Calcule o crescimento populacional, em porcentagem, em cada um dos intervalos de tempo apresentados no gráfico, e complete a tabela. Você poderá utilizar a calculadora para agilizar os cálculos. Considere até uma ordem decimal, para os arredondamentos.

b) Analise os dados percentuais obtidos na tabela. O que se pode dizer do crescimento da população brasileira?

Resposta:

Os alunos poderão fazer o cálculo diretamente na calculadora: calcular a diferença, dividi-la pelo primeiro número e multiplicar o resultado por 100. Exemplo:

52 - 41 = 11 e 11 : 41 = 0,2682926 e 100 x 0,2682926 = 26,8.

Os alunos já aprenderam as regras de arredondamento. Observe que as ordens depois do 8 são 2926, logo elas são desprezadas, pois 2 é menor do que 5. No caso da 4a linha, por exemplo, o quociente obtido na calculadora é 0,2795698, mas como as ordens a serem desprezadas são 5698, passou de 5000 (a metade), logo o 9 é arredondado para cima, resultando em 0,28.

a) 

b) O crescimento da população brasileira aumentou no período de 1940 a 1960; depois de 1960 esse crescimento vem reduzindo.

Questão 01 - Matemática - Módulo 2 - Ângulos formados por duas retas paralelas cortadas por uma transversal - Exercício 1 - BY NC 3.0BR

Para cada ângulo desenhado a seguir, faça o que se pede.

a) Escreva o vértice do ângulo.

b) Dê o nome de cada lado do ângulo.

c) Usando um transferidor, determine sua medida em graus.

d) Classifique o ângulo em agudo, reto ou obtuso.

e) Determine o suplemento desse ângulo.

f) Calcule, se possível, o complemento desse ângulo.

 

Resposta:

Ângulo

a) Vértice: V

b) Lados:  e 

c) Medida: 60°.

d) Classificação: agudo.

e) Suplemento: 120°.

f) Complemento: 30°.

Ângulo 

a) Vértice: O.

b) Lados:  e .

c) Medida: 130°.

d) Classificação: obtuso.

e) Suplemento: 50°.

f) Não possui complemento.

 

Questão 01 - Matemática - Módulo 6 - A potenciação e suas propriedades - Exercícios (pg. 465 - 466) - BY NC 3.0BR

Complete a sequência de potenciações em cada coluna, observando a regularidade de uma linha para outra.

Resposta:

Os alunos deverão realizar as potenciações indicadas em cada uma das colunas.

Questão 01 - Matemática - Módulo 9 - Ângulo externo de um triângulo - Exercício - BY NC 3.0BR

Calcule a medida do ângulo externo PÂB em cada situação.

Resposta:

Questão 01 - Matemática - Módulo 9 - Ângulo externo de um triângulo - Desafio - BY NC 3.0BR

Considere uma malha quadriculada com 9 pontos.

Ligando três desses pontos, que não sejam colineares, podemos formar triângulos. Alguns desses triângulos são idênticos, apresentando-se apenas em posições diferentes. Por exemplo, a figura a seguir mostra um desses triângulos em três posições diferentes.

Quantos triângulos diferentes podem ser formados em uma malha quadriculada como essa? Use papel quadriculado para registrar os triângulos que descobrir.

Resposta:

Há, ao todo, oito triângulos diferentes. Como para cada um deles há várias posições diferentes, alguns grupos poderão encontrar, equivocadamente, mais do que oito. Nesse caso, peça-lhes que tentem identificar os triângulos iguais desenhados em posições diferentes. Seguem os desenhos dos oito triângulos.

Se houver tempo, peça aos alunos que classifiquem todos os triângulos obtidos de acordo com os lados e também de acordo com os ângulos.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 7 - Poesia: a versificação em língua portuguesa - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

O soneto é uma forma poética criada na Itália por volta do século XIII. Difundido pela Europa, foi adotado na literatura portuguesa no século XVI, tornando-se uma das formas literárias mais prestigiadas na poesia lírica. No final do século XIX esteve novamente em voga entre os poetas da escola parnasiana, que buscavam a perfeição formal em suas composições.

As duas tarefas referem-se ao seguinte soneto de Machado de Assis (1839-1908), autor realista e um dos principais escritores brasileiros, que também escreveu poemas parnasianos.

Círculo vicioso

Bailando no ar, gemia inquieto vaga-lume: “Quem me dera que eu fosse aquela loura estrela Que arde no eterno azul, como uma eterna vela!” Mas a estrela, fitando a lua, com ciúme:

“Pudesse eu copiar o transparente lume, Que, da grega coluna à gótica janela, Contemplou, suspirosa, a fronte amada e bela!” Mas a lua, fitando o sol, com azedume:

“Mísera! tivesse eu aquela enorme, aquela Claridade imortal que toda luz resume!” Mas o sol, inclinando a rútila capela:

— “Pesa-me esta brilhante auréola de nume... Enfara-me esta azul e desmedida umbela... Por que não nasci eu um simples vaga-lume?”

MACHADO DE ASSIS. Ocidentais. In: Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. v. III. p. 151.

Escreva um pequeno texto explicativo sobre o soneto, seguindo o esquema:

• 1º parágrafo: explicação da progressão do assunto (da “história”) ao longo das estrofes. • 2º parágrafo: interpretação do tema com base na progressão do assunto.

Resposta:

Resposta possível:

O soneto “Círculo vicioso” encadeia, estrofe a estrofe, a expressão do desejo de quatro entes – o vaga-lume, a estrela, a lua e o sol – cada um invejando a luminosidade do seguinte.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Termos que completam o sentido do verbo e do nome - Teste - BY NC 3.0BR

Leia a anedota.

Quando voltava de carro do trabalho, um homem atropelou uma senhora que atravessava a rua distraída. O guarda de trânsito pergunta:

— Por que você não buzinou e alertou a senhora?

E o homem explicou:

— Para não assustá-la.

O verbo é intransitivo na alternativa:



( a )

“Quando voltava de carro do trabalho”.

( b )

“um homem atropelou uma senhora”.

( c )

“e alertou a senhora?”.

( d )

“Para não assustá-la”.

Resposta:

Alternativa a. Nas demais, o verbo é transitivo direto.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 7 - Poesia: a versificação em língua portuguesa - Atividade - BY NC 3.0BR

A valsa

Tu, ontem, Na dança Que cansa, Voavas Co’as faces Em rosas Formosas De vivo, Lascivo Carmim; Na valsa Tão falsa, Corrias, Fugias, Ardente, Contente, Tranquila, Serena, Sem pena De mim!

Quem dera Que sintas As dores De amores Que louco Senti! Quem dera Que sintas!... — Não negues, Não mintas... — Eu vi!...

Valsavas: — Teus belos Cabelos, Já soltos, Revoltos, Saltavam, Voavam, Brincavam No colo Que é meu; E os olhos Escuros Tão puros, Os olhos Perjuros Volvias, Tremias, Sorrias, P’ra outro Não eu!

Quem dera Que sintas As dores De amores Que louco Senti! Quem dera Que sintas!... — Não negues Não mintas... — Eu vi!

Meu Deus! Eras bela Donzela, Valsando, Sorrindo, Fugindo, Qual silfo* Risonho Que em sonho Nos vem! Mas esse Sorriso Tão liso Que tinhas Nos lábios De rosa, Formosa, Tu davas, Mandavas A quem?!

Quem dera Que sintas As dores De amores Que louco Senti! Quem dera Que sintas!... — Não negues, Não mintas... — Eu vi!...

Calado, Sozinho, Mesquinho, Em zelos Ardendo, Eu vi-te Correndo Tão falsa Na valsa Veloz! Eu triste Vi tudo! Mas mudo Não tive Nas galas Das salas, Nem falas, Nem cantos, Nem prantos, Nem voz!

Quem dera Que sintas As dores De amores Que louco Senti! Quem dera Que sintas!... — Não negues, Não mintas... — Eu vi!...

Na valsa Cansaste; Ficaste Prostrada, Turbada! Pensavas, Cismavas, E estavas Tão pálida Então; Qual pálida Rosa Mimosa No vale Do vento Cruento* Batida, Caída Sem vida. No chão!

Quem dera Que sintas As dores De amores Que louco Senti! Quem dera Que sintas!... — Não negues, Não mintas... Eu vi!

ABREU, Casimiro de. As primaveras. In: RAMOS, Frederico José da Silva (Org.). Grandes poetas românticos do Brasil. 5. ed. São Paulo: Discubra, 1978. tomo I. p. 365.

Leia ao poema “A valsa”, de Casimiro de Abreu

a) Faça a escansão dos seis primeiros versos e classifique-os quanto à métrica.

b) Considerando o que você estudou neste Módulo, explique o recurso que Casimiro de Abreu utilizou para representar sensorialmente o tema indicado no título do poema.

Resposta:

a) Tu / on / (tem)

Na / dan / (ça)

Que / can / (sa)

Vo / a / (vas)

Co’as / fa / (ces)

Em / ro / (sas)

Os versos são dissílabos. 

b) O poeta utilizou versos dissílabos, mas paroxítonos, em quase todo o poema. Assim, os versos têm três sílabas gramaticais, formando um “compasso ternário”, semelhante ao da valsa, com alternância de sílabas átonas e tônicas (fraca/forte/fraca – fraca/ forte/fraca…). Alguns alunos talvez se limitem a explicar que os versos curtos dão um “ritmo veloz” ao poema, como os movimentos rodopiantes da valsa. Explique que, como o poema é longo, a repetição desse esquema cria uma “memória rítmica”, que deixa bem marcada a imitação da valsa nas impressões do leitor. É interessante, para que percebam bem o efeito, fazer com eles um exercício de leitura com o ritmo bem marcado, suavizando bastante as átonas e carregando a intensidade das tônicas.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 8 - O predicado verbo-nominal e seu predicativo - Exercícios - Ortografar - BY NC 3.0BR

Considere estas palavras: abdômen, abismo, absolver, abstrair, adicionar, adivinhar, adjetivo, advogar, adstringir, observar, administrar, admirar, adverso, adicionar, objeto, óbito, obstruir.

Observe que, em algumas, as letras b e d são acompanhadas da vogal i, ao contrário de outras.

No quadro abaixo, complete corretamente as palavras que fazem parte da família das listadas acima. Se preciso, use o dicionário.

Resposta:

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 8 - O predicado verbo-nominal e seu predicativo - Atividade - BY NC 3.0BR

Releia os versos de “Ismália”, do poeta Alphonsus de Guimaraens.

Quando Ismália enlouqueceu, Pôs-se na torre a sonhar… Viu uma lua no céu, Viu outra lua no mar.

No sonho em que se perdeu, Banhou-se toda em luar… Queria subir ao céu, Queria descer ao mar…

GUIMARAENS. Alphonsus de. In: MORICONI, Italo (Org.). Os cem melhores poemas brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. p. 45.

a) No poema, os vários adjuntos adverbiais contribuem para o ritmo e a sonoridade dos versos. Indique esses termos.

b) O verbo enlouquecer é intransitivo e aparece desacompanhado de adjunto adverbial, diferentemente da maioria dos verbos utilizados no poema. O que esse uso sugere?

Resposta:

a) Na torre; no céu; no mar; no sonho; em luar; ao céu; ao mar.

b) Esse uso sugere que a intenção do poeta foi apenas anunciar o fato em si, “a loucura de Ismália”, não sendo necessário, nesse caso, acrescentar ao episódio nenhuma circunstância de lugar, modo, causa, tempo, etc. Na correção, comente que, nas frases com verbo intransitivo, a ação fica restrita ao sujeito, já que não se estende a outros seres, como ocorre com os verbos transitivos. Entre os verbos intransitivos, incluem-se os que exprimem processos mentais, como enlouquecer, pensar, sonhar, raciocinar, chorar.

Questão 01 - Matemática - Módulo 3 - Ângulos internos nos quadriláteros notáveis - Exercício 2 - BY NC 3.0BR

Determine as medidas dos ângulos internos do paralelogramo BELO. Explique seu raciocínio.

Resposta:

Questão 01 - Matemática - Módulo 5 - Equações e inequações - Exercícios (pg. 449) - BY NC 3.0BR

No universo U = IN, escreva os valores que satisfazem as desigualdades:

a) x>5

b) x<5

c) x ≥ 5

d) x ≤ 5 

Resposta:

No universo :

a) 6, 7, 8, 9, …

b) 0, 1, 2, 3, 4.

c) 5, 6, 7, 8, …

d) 0, 1, 2, 3, 4, 5.

Questão 01 - Matemática - Módulo 4 - Álgebra: linguagem algébrica e situações-problema - Teste - BY NC 3.0BR

O valor numérico da expressão a3b2 - a2b3 + a2b2 - ab, para a = -1 e b = -2, é:



( a )

( b )

10 

( c )

-10

( d )

-2

Resposta:

Substituindo os valores atribuídos para a = -1, b = -2, e resolvendo a expressão numérica, temos: (-1)3 (-2)2 - (-1)2 (-2)3 + (-1)2 (-2)2 - (-1)(-2) = 6

Questão 01 - Matemática - Módulo 5 - Equações e inequações - Exercícios (pg. 446 - 447) - BY NC 3.0BR

Se à quantia que Paulo possui na poupança forem acrescentados R$ 150,00, ele ainda não conseguirá comprar o smartphone que custa R$ 659,00. É possível dizer quanto Paulo tem na poupança? Justifique sua resposta.

Resposta:

Os alunos deverão concluir que não é possível precisar quanto Paulo possui. Eles poderão concluir que ele possui menos do que R$ 509,00, que é a diferença entre o preço do smartphone e R$ 150,00.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas