Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 01 - Matemática - Módulo 5 - Equações e inequações - Exercícios (pg. 447 - 448) - BY NC 3.0BR

Considere a desigualdade:

2 + 4<8

Efetue as transformações indicadas (sempre em relação a 2 + 4<8), completando as lacunas no quadro. Verifique se a desigualdade se mantém, ou seja, se o valor do primeiro membro continua menor que o valor do segundo membro.

Resposta:

Questão 01 - Matemática - Módulo 6 - A potenciação e suas propriedades - Exercícios - Propriedade da divisão de potenciações de mesma base - BY NC 3.0BR

Agora vamos retomar a propriedade da divisão de potenciações de mesma base. Escreva a regra que nos permite calcular diretamente a divisão 25 : 23, mantendo o quociente na forma de potenciação de base 2.

Resposta:

Espera-se que os alunos lembrem-se de que, na divisão de potenciações de mesma base, mantemos a base e subtraímos os expoentes. Em particular, nesse item, chegaremos a 22.

Questão 01 - Matemática - Módulo 6 - A potenciação e suas propriedades - Exercícios (pg. 462) - BY NC 3.0BR

Calcule a potência (23)2. Lembre-se de que primeiro se resolve a operação dentro dos parênteses.

Resposta:

(23)2 = 82 = 64

Questão 01 - Matemática - Módulo 5 - Equações e inequações - Teste - BY NC 3.0BR

Ricardo está procurando um novo emprego de modo que, do total do salário que receber, ele possa gastar com alimentação, com aluguel e R$ 300,00 com transporte; ele deseja ainda que lhe sobrem, no mínimo, R$ 750,00. Para que suas pretensões sejam atendidas, o seu salário deverá ser no mínimo de:



( a )

R$ 3 700,00

( b )

R$ 3 000,00

( c )

R$ 2 900,00

( d )

R$ 3 500,00

Resposta:

Alternativa B. De acordo com o enunciado, chamando de x o salário que Ricardo pretende encontrar, pode-se escrever a inequação:

Resolvendo-a, tem-se: x ≥ 3 000; portanto, o salário de Ricardo deverá ser no mínimo de R$ 3 000,00.

Questão 01 - Matemática - Módulo 7 - Multiplicação; potenciação e divisão de expressões algébricas - Desafio - BY NC 3.0BR

O paralelepípedo ao lado é formado com cubos unitários de aresta x unidades.

a) Quantos cubos foram usados na sua construção?

b) Quantos cubos são vistos parcialmente?

c) Quantos cubos não estão visíveis?

d) Se dispuser todos esses cubos alinhados sobre uma mesa, qual é o maior número de faces dos cubos que pode ser vista de determinada posição?

e) Qual é a área da superfície do paralelepípedo dado?

f) Qual é o volume desse poliedro?

MILLINGTON, Jon. Petiscos matemáticos: ideias interessantes para  ocupar os momentos de lazer. Lisboa: Replicação, 2003. p. 27. Adaptado.

Resposta:

Em outras ocasiões quando propusemos imagens de poliedros construídos com cubos unitários, orientávamos para que deixassem os alunos utilizarem cubinhos do material dourado e fazer a reprodução. Para este desafio, seria interessante que isso não acontecesse, pois o objetivo é verificar se os alunos já conseguem visualizar figuras tridimensionais desenhadas no plano bidimensional.

a) Há, ao todo, 12 cubos unitários, pois 2 X 2 X 3 = 12.

b) Há um total de 10 cubos vistos parcialmente. Se necessário, chame a atenção para os cubos que podem ser contados duas ou três vezes, como é o caso do que está no vértice superior à esquerda.

c) Há apenas 2 cubos que não são visíveis.

d) Serão ao todo 25 faces, pois 12 + 12 + 1 = 25. Se necessário, mostre como ficaria a figura resultante:

e) A área da superfície do poliedro dado é 32 u.a.

f) O volume do poliedro é 12 u.v.

Questão 01 - Matemática - Módulo 8 - Triângulos - Exercícios (pg. 478 - 480) - BY NC 3.0BR

Observe os três triângulos desenhados a seguir.

a) Com uma régua, determine as medidas dos lados de cada triângulo e complete os espaços a seguir.

AB =                                             DE =                                            ​ GH =                                            ​ BC =                                            ​ EF =                                            ​ HI =                                            ​ AC =                                            ​ DF =                                            ​ GI =                                            ​

b) Classifique cada triângulo de acordo com as medidas de seus lados.

Resposta:

a) AB = 3,1 cm DE = 2,5 cm GH = 1,5 cm BC = 1,9 cm EF = 4,0 cm HI = 1,5 cm AC = 4,3 cm DF = 2,5 cm GI = 1,5 cm

b) ΔABC: escaleno ΔDEF: isósceles ΔGHI: equilátero

Observação: Todo triângulo equilátero é, ao mesmo tempo, isósceles, pois possui dois lados com medidas iguais; inclusive, costumamos usar esse fato para mostrar que todo triângulo equilátero tem os três ângulos com medidas iguais. Porém, neste momento não é conveniente tocar nesse ponto, pois os alunos ainda estão assimilando a classificação. É possível, no entanto, que algum aluno levante a questão.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 9 - O que é poesia? - Atividade - BY NC 3.0BR

As metáforas, embora mais frequentes na poesia, são também utilizadas nos textos em prosa e até mesmo na comunicação cotidiana.

No cotidiano, porém, muitas metáforas tornaram-se tão banais que perderam sua capacidade de surpreender, tornando-se verdadeiros clichês*.

*clichê: chavão, lugar-comum. Exemplos: o cão é o melhor amigo do homem; o futebol é uma caixinha de surpresas.

Seu desafio é criar imagens (metáforas ou comparações) novas e originais para descrever ou definir experiências do cotidiano.

Escolha cinco entre as listadas a seguir.

• Ter um cão é... (se preferir, insira outro animal de estimação) • Ver você com outro(a) é... • Estudar é... • Gostar de você é... • Saber que você gosta de mim é... • Sair no melhor da festa é... • Ter um amigo é... • Caminhar sozinho é... • Ouvir música é... • Brigar com _________ é... • Ver uma criança pedindo comida é... 

Resposta:

Respostas pessoais. Aceite todas as frases criadas, pois nem todos conseguirão criar imagens e metáforas muito expressivas e/ou originais. Faça ver, no entanto, a inadequação de se fazer humor com motes como o último. E iniba frases supostamente bem-humoradas, mas calcadas em preconceitos.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 8 - O predicado verbo-nominal e seu predicativo - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Leia o poema.

Vaga-lumes

Às vezes chego a pensar se não és um desses bichinhos Que acendem e apagam num piscar de olhos O erro não está nessa intermitência que ora te faz luz Ora te faz sombra

Quem erra sou eu que pisco sempre quando te iluminas.

BENINI, Marcelo. Fazenda de cacos. S‹o Paulo: Intermeios, 2014. s/p.

a) Qual é a função sintática de um desses bichinhos?

b) No segundo verso, os verbos são transitivos ou intransitivos? Justifique.

Resposta:

a) Predicativo do sujeito.

b) Os verbos acender e piscar são intransitivos, porque não são acompanhados de complemento, mas do adjunto adverbial num piscar de olhos.

Questão 01 - Biologia - Módulo 3 - A composição dos alimentos - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Uma ameba é considerada um organismo por ter uma organização interna própria e por ser autônoma, isto é, absorve e transforma o alimento em energia, elimina o que não foi aproveitado, interage com o meio em que vive, é capaz de se reproduzir, etc.

O organismo humano é pluricelular, mas funciona como uma unidade autônoma. Em outras palavras, cada parte dele contribui para o bom funcionamento do todo. O mesmo ocorre com os demais animais, com as plantas e com muitos fungos.

No corpo humano, as células estão organizadas em tecidos, que, por sua vez, se organizam em órgãos, que formam sistemas. E o conjunto de todos os sistemas forma um ser humano.

Conhecer a organização interna do corpo humano, portanto, é fundamental para entender seu funcionamento.

E podemos analisar essa organização em diversos níveis.

• Analise as ilustrações a seguir e classifique, em ordem decrescente de complexidade, os elementos apontados.

Qual é o nível de organização dos nutrientes que você começou a estudar?

Resposta:

Organismo ➞ sistema ➞ órgão ➞ tecido ➞ célula ➞ ➞ organela ➞ molécula ➞ átomo

Questão 01 - Biologia - Módulo 2 - Saúde alimentar - Atividade - BY NC 3.0BR

Calcule seu Índice de Massa Corpórea (IMC) e classifique-o segundo as tabelas a seguir.

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 01 - Biologia - Módulo 3 - A composição dos alimentos - Atividade 2 - BY NC 3.0BR

Analise atentamente a proposta de pirâmide alimentar a seguir e responda:

Na base da pirâmide não há nenhum alimento. Qual a importância dessa base no contexto de saúde?

Resposta:

Os alunos devem relacionar os conhecimentos trabalhados no Módulo anterior, sobre a importância das atividades físicas e os hábitos diários para a saúde.

Questão 01 - Geografia - Módulo 5 - Mundo desenvolvido: controle da globalização - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Sabe-se que as empresas transnacionais são uma das marcas do capitalismo globalizado. Explique a relação entre a expansão dessas empresas pelo mundo e o processo de globalização. Cite um exemplo de empresa transnacional. Se necessário, utilize os seguintes sites para auxiliar a elaboração da sua resposta:  e .

Resposta:

As transnacionais são empresas que têm suas matrizes no país de origem e expandem suas produções para outros países por meio da instalação de filiais. O processo de globalização é fundamental para a expansão dessas empresas. O avanço tecnológico ocorrido nas últimas décadas fez com que a produção se tornasse cada vez mais rápida, permitindo às empresas que economizassem tempo e dinheiro, garantindo um lucro cada vez maior. Paralelamente, a facilidade de transporte e de comunicação permitiu que as atividades comerciais alcançassem escala global. Entre os exemplos de empresas transnacionais, podem ser citadas Apple, Nike e Volkswagen. Cabe ao professor avaliar a pertinência dos exemplos apresentados pelos alunos.

Questão 01 - Física - Módulo 4 - O pensamento científico - Atividade 1 - BY NC 3.0BR

Modelo de gás

Como sabemos, a matéria é composta de pequeníssimas partículas denominadas átomos. Muitas vezes, esses átomos estão agrupados, formando um arranjo espacial, por exemplo, as moléculas. É o caso dos gases oxigênio, nitrogênio e carbônico, que compõem o ar que respiramos.

O conceito de átomo nasceu com os pensadores gregos Demócrito e Leucipo de Abdera, no século V a.C., e durante quase 2 mil anos foi tratado de um modo filosófico e místico. Durante a Idade Média, esse tipo de abordagem ficou conhecido como Alquimia. Foi somente no século XVII que o pesquisador inglês Robert Boyle (1627-1691), fazendo diferentes experimentos com gases, começou a estabelecer as bases científicas para o estudo da estrutura da matéria, formada pelos átomos e seus arranjos (moléculas). Boyle foi o responsável pelo estabelecimento da noção de elemento químico, e a participação de muitos cientistas na evolução do conceito de átomo e seus arranjos, concebendo diversos modelos e com diferentes graus de sofisticação, foi iniciada com os estudos de Boyle. Recentemente, foi possível visualizar átomos e moléculas com o auxílio de potentes microscópios eletrônicos, verificando-se uma enorme correspondência com os modelos preexistentes.

A seguir, vamos fazer um experimento para compreender como Boyle e outros cientistas conceberam seus modelos de descrição dos gases. Para isso, você vai precisar apenas de algumas bolinhas de pingue-pongue brancas, uma bolinha de pingue-pongue colorida, um cesto com tampa e um potente secador de cabelo (ou um ventilador bem forte), como ilustrado a seguir.

 

Toda a ciência, comparada com a realidade, é primitiva e infantil... É, no entanto, a coisa mais preciosa que temos

Albert Einstein (1879-1955).

Ligue o secador, ventilando o cesto por baixo. Deixe a tampa meio solta. Atente para o comportamento das bolinhas brancas, da bolinha colorida e da tampa.

a) O que você observa? Considere que as bolinhas de pingue-pongue representem as moléculas de uma porção de gás dentro de um recipiente de vidro fechado e exposto a uma tênue luz solar. Considere ainda que o secador de cabelo represente o Sol.

b) Baseando-se no comportamento das bolinhas, o que estaria acontecendo com as moléculas de gás contidas dentro do recipiente?

c) O que o secador de cabelos fornece para as bolinhas? O que aconteceria com elas se o secador de cabelo soprasse mais intensamente?

Resposta:

a) As bolinhas ficam muito agitadas, movimentando-se desordenadamente. Elas não apenas colidem umas contra as outras, como também colidem contra as paredes do cesto.

b) As moléculas de gás, assim como as bolinhas, também estão extremamente agitadas, colidindo umas contra as outras e contra as paredes do recipiente.

c) O secador de cabelos fornece energia para as bolinhas. Logo, se o secador soprar mais intensamente, as bolinhas ficarão mais agitadas, ou seja, a rapidez com que elas se movimentam e o número de colisões aumentarão.

Professor: sugerimos que você finalize o experimento sobre modelos discutindo sobre as seguintes ideias: uma porção de gás dentro de um recipiente pode ser imaginada como um conjunto de incontáveis bolinhas soltas e extremamente agitadas, cada uma se movimentando numa direção, desordenadamente (basta acompanhar a trajetória ziguezagueante da bolinha colorida). Isso explica por que qualquer porção de gás sempre ocupa todo o espaço interno de um recipiente. Também é importante perceber que essas bolinhas não colidem apenas umas contra as outras, mas também contra as paredes do recipiente, exercendo certa pressão (basta verificar que a tampa do cesto tende a pular para cima). Ressalte que um gás só comprime, ou seja, só aplica força do tipo “empurrão”, e nunca do tipo “puxão”. Conclua com os alunos que, se o gás for aquecido, as moléculas tenderão a ficar mais agitadas, ou seja, a rapidez com que elas se movimentam e o número de colisões aumentará. Nesse caso, como as forças trocadas entre as colisões ficam mais intensas e o número de colisões aumenta, a pressão também aumenta. Esse experimento poderia explicar por que certa quantidade de gás, ao ser aquecida, tende a aumentar de temperatura, volume e/ou pressão; por exemplo: balão de ar quente se expandindo, garrafa de champanhe sendo aberta e rolha sendo arremessada longe, panela de pressão explodindo, etc.

Questão 01 - Física - Módulo 3 - O cientista e seu ofício - Atividade complementar - BY NC 3.0BR

A água é uma substância de características realmente notáveis! Uma de suas propriedades mais interessantes é denominada “tensão superficial”. Ela está associada à capacidade que a água tem de formar gotas e sustentar objetos mais densos do que ela em sua superfície, como ilustrado a seguir.

Até parece que existe uma película muito fina na superfície da água, não é mesmo? Na realidade, não há nada por cima da água... O que parece uma película é a própria água! Mas por que ela se forma? Cada molécula de água é composta de dois átomos de hidrogênio (H) e um de oxigênio (O), como representado a seguir.

Apesar de existir uma forte ligação entre os átomos de uma mesma molécula, existe ainda uma segunda ligação, que também é bastante forte e que ocorre entre cada molécula e as outras quatro moléculas circunvizinhas, como representado a seguir.

Como se observa na figura anterior, essa ligação ocorre entre o hidrogênio de uma molécula e o oxigênio de outra molécula, sendo chamada de ligação de hidrogênio.

Mas o que isso tem a ver com a “tensão superficial”? Acontece que as moléculas da superfície da água não têm como se ligar à “molécula de cima, e, por isso, ligam-se mais fortemente às moléculas que estão abaixo ou ao lado, como representa a figura seguinte.

Como as moléculas da superfície estão muito fortemente ligadas, elas acabam funcionando como uma espécie de “rede bem esticada”. Essa é a “tensão superficial” da água, considerada relativamente intensa se comparada com outros líquidos.

Será possível romper essa “rede”? A seguir faremos um experimento para verificar isso. Tudo o que você vai precisar é de um prato raso e grande, água, algum tipo de tempero em pó (pimenta-do-reino ou orégano, por exemplo) e detergente. Em primeiro lugar, encha o prato com água, sem transbordar. Em seguida, espalhe um punhadinho de tempero sobre a água. Depois, introduza lentamente a ponta do dedo indicador na água, bem no meio do prato. O que acontece?

Agora lambuze a ponta do seu dedo indicador com detergente, sem deixar escorrer. Finalmente, introduza lentamente a ponta do dedo lambuzado de detergente na água, bem no meio do prato. O que aconteceu agora? Descreva os resultados observados, justificando sua resposta.

 

Resposta:

Quando o dedo “limpo” é introduzido na água, nada acontece. No entanto, quando o dedo lambuzado de detergente é introduzido na água, abre-se um “buraco” na camada de tempero flutuante, indicando que o detergente funciona como uma espécie de “repelente de tempero”. Na verdade, o detergente rompe a tensão superficial da água, fazendo com que o tempero se direcione para longe do dedo.

Para explicar esse fenômeno, basta fazer a seguinte analogia mecânica: imagine que as moléculas de água da superfície funcionem como uma rede bem esticada. O esgarçamento dessa rede em determinada região provoca alívio de tensões no local, fazendo surgir um grande buraco, conforme ilustrado a seguir.

Questão 01 - Física - Módulo 4 - O pensamento científico - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir.

Em 1952, a biofísica britânica Rosalind Franklin (1920-1958) obteve, por cristalografi a de raios X, a primeira imagem de uma molécula de DNA do mundo. Ela fi cou vários meses com a fotografi a em mãos sem, infelizmente, ter se dado conta do que havia descoberto. Foi então que o fi siologista neozelandês Maurice H. F. Wilkins (1916-2004), seu colega de laboratório, teve “a ideia” de apresentar essa fotografi a para os cientistas James D. Watson (1928-), biólogo norte-americano, e Francis H. C. Crick (1916-2004), biólogo, biofísico e neurocientista britânico. Watson e Crick conceberam, com base nessa imagem, o famoso modelo de dupla-hélice do DNA e publicaram um artigo na famosa revista inglesa Nature, em 1953. Eles nunca citaram Rosalind em seus trabalhos. Watson, Crick e Wilkins foram laureados com o Nobel de Medicina de 1962.

Em 2012, o cientista Enzo di Fabrizio, do Instituto de Tecnologia Italiano, em Gênova, Itália, fotografou a molécula de DNA pela primeira vez. Ao fazer uso de um potente microscópio eletrônico, ele conseguiu uma imagem que mostra claramente a estrutura em formato de dupla-hélice, confirmando o modelo proposto por Watson e Crick, 60 anos antes.

Considerando as informações do texto anterior e com base em seus conhecimentos, responda às seguintes questões:

a) Você considera que a foto 51 mostra claramente o aspecto em dupla-hélice da molécula de DNA? Por quê?

b) Por que Watson e Crick nomearam sua descoberta de “modelo de dupla-hélice de uma molécula de DNA”?

c) Suponha que a fotografia obtida em 2012 por Di Fabrizio revelasse que o modelo de Watson e Crick não fosse correto. Será que isso necessariamente invalidaria todas as pesquisas científicas que foram feitas com base no modelo de dupla-hélice até hoje? Justifique.

A ciência não tem, nem pode ter, como objetivo descrever a realidade tal como ela é. Tudo o que ela aspira é descrever quadros racionais de interpretação e previsão; a legitimidade de tais quadros dura enquanto durar o seu acordo com a realidade.

Bento de Jesus Caraça (1901-1948), matemático português

Resposta:

a) Não. Até porque, se fosse assim, Rosalind Franklin teria conseguido visualizá-la de imediato.

b) Segundo o texto, até 2012 ninguém havia visualizado uma molécula de DNA diretamente. Por esse motivo, apesar de a molécula realmente existir, o modelo de dupla hélice era apenas uma suposição científica.

c) Provavelmente não. Essa é justamente uma das características do progresso científico-tecnológico: sempre que ele ocorre, novas teorias, mais precisas e abrangentes, são criadas com base nesses novos aperfeiçoamentos, sendo possível até mesmo a substituição das teorias mais antigas.

Questão 01 - Matemática - Módulo 3 - Ângulos internos nos quadriláteros notáveis - Exercício 1 - BY NC 3.0BR

Na figura, as retas r e s são paralelas entre si, e as retas t e u são também paralelas entre si. Observe que t e u são transversais às retas r e s, determinando o paralelogramo ABCD.

a) O que se pode afirmar sobre os ângulos a e b? Explique sua resposta.

b) O que se pode afirmar sobre os ângulos b e c? E sobre os ângulos c e d? E sobre os ângulos d e a? Explique suas respostas.

c) Considere dois ângulos consecutivos de um paralelogramo qualquer. Com base nas respostas aos itens a e b, escreva uma propriedade desses ângulos.

Resposta:

a) Os ângulos a e b são suplementares, pois, em relação às retas paralelas t e u cortadas pela transversal s, eles são colaterais internos.

b) Os ângulos b e c são suplementares, pois, em relação às retas paralelas r e s cortadas pela transversal u, são colaterais internos. De maneira análoga, são suplementares os ângulos c e d, assim como os ângulos d e a.

c) Dois ângulos consecutivos de um paralelogramo são sempre suplementares.

Questão 01 - Matemática - Módulo 6 - A potenciação e suas propriedades - Exercícios - Você já estudou - BY NC 3.0BR

No 6° ano, você realizou várias multiplicações com potenciações de mesma base. Caso não se lembre, consulte seu glossário. De acordo com essa propriedade, como você reduziria (22 . 23) a uma única potenciação? Justifique a validade da propriedade.

Resposta:

Dê um tempo para que os alunos encontrem a resposta e em seguida discuta as estratégias utilizadas. 

Ao final, discuta com eles a validade da propriedade. Espera-se que os alunos lembrem-se de que, na multiplicação de potenciações de mesma base, mantemos a base e somamos os expoentes. Em particular, nesse item, chegaremos a 25.

Questão 01 - Matemática - Módulo 5 - Equações e inequações - Atividade complementar - BY NC 3.0BR

Os egípcios chamavam a incógnita de aha. Por exemplo, o problema 24 do papiro de Ahmes pede o valor de aha sabendo-se que aha mais de aha dá 19.

Substituindo aha por x, monte essa equação. Resolva-a pela regra de falsa posição.

Resposta:

Questão 01 - Matemática - Módulo 8 - Triângulos - Exercícios (pg. 481 - 482) - BY NC 3.0BR

Qual é a condição que deve ser satisfeita por um polígono regular para que ele possa ser usado no recobrimento de uma superfície plana, sem que haja sobreposição de peças ou espaços vazios?

E no caso dos triângulos? Imagine que você possua várias peças idênticas, com formato de um triângulo não necessariamente equilátero. Qual condição deve ser satisfeita pelo triângulo para que seja possível recobrir uma superfície plana com essas peças? É a situação que você investigará agora.

Resposta:

Para que um polígono regular possa ser usado no recobrimento de uma superfície plana, a medida de seus ângulos internos, em graus, deve ser um divisor de 360.

Questão 01 - Matemática - Módulo 7 - Multiplicação; potenciação e divisão de expressões algébricas - Teste - BY NC 3.0BR

Assinale V ou F nas sentenças a seguir.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta de V e F. 



( a )

V - F - V - V 

( b )

F - V - V - F 

( c )

F - F - V - V 

( d )

F - F - F - V

Resposta:

Os alunos deverão analisar cada uma das sentenças e classificá-las como verdadeira ou falsa.

3m2. (2m2 ) = 23m4 → portanto, a sentença é falsa.

 → portanto, a sentença é falsa.

-2ab3 . (-5a2b) = 10a3b4 → portanto, a sentença é falsa.

 → portanto, a sentença é verdadeira.

Assim, a sequência correta é: F - F - F - V

Questão 01 - Matemática - Módulo 7 - Multiplicação; potenciação e divisão de expressões algébricas - Exercícios (pg. 470 - 471) - BY NC 3.0BR

Efetue as multiplicações de monômios:

Resposta:

a) x2

b) a3

c) m5

d) w7

e) 6x2

f) 15a5

g) -10a2b

h) 25p3q4

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 9 - O que é poesia? - Atividade oral e de leitura - BY NC 3.0BR

Os textos a seguir – um fragmento e um poema completo – são do poeta Elias José. Leia-os com atenção.

Texto 1

O bilhete​

Escrevi e reescrevi, mil vezes busquei palavras, acrescentei e cortei coisas, até o lixo encher-se de papel. [...] 

Escrevi mil vezes o bilhete de amor. E ele virou poema [...] 

JOSÉ, Elias. Cantigas de adolescer. 16. ed. São Paulo: Atual, 2003. p. 52. (Entre Linhas).

Texto 2

Tem tudo a ver​

A poesia tem tudo a ver com tua dor e alegrias, com as cores, as formas, os cheiros, os sabores e a música do mundo.

A poesia tem tudo a ver com o sorriso da criança, o diálogo dos namorados, as lágrimas diante da morte, os olhos pedindo pão.

A poesia tem tudo a ver com a plumagem, o voo e o canto, a veloz acrobacia dos peixes, as cores todas do arco-íris, o ritmo dos rios e cachoeiras, o brilho da lua, do sol e das estrelas, a explosão em verde, em flores e frutos.

A poesia – é só abrir os olhos e ver – tem tudo a ver com tudo.

JOSÉ, Elias. Tem tudo a ver. Disponível em: . Acesso em: 23 jun. 2017.

Agora, reflita sobre o que leu e responda:

Em sua opinião, o que fez o bilhete de amor “virar” um poema?

Resposta:

O bilhete acabou por se tornar um poema depois de ter sido exaustivamente modificado, transformado, revisto pelo autor.

Os alunos devem apontar os versos que comprovam essa tese: “Escrevi e reescrevi, / mil vezes busquei palavras, / acrescentei e cortei coisas, / […] Escrevi mil vezes.”

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 9 - O que é poesia? - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Vamos continuar a refletir sobre o que é e para que serve a poesia. Leia o texto e acompanhe as ideias do poeta Ulisses Tavares sobre o assunto.

Papo de poeta

[...] O que é poeta? O que é poesia? Para que serve a poesia? E só agora [...] posso responder em definitivo, a vocês, gatinhas e gatões aqui presentes: Eu não sei o que é poeta. Eu não sei o que é poesia. E também não sei para que serve a poesia. 

Quando eu era menino, [...] tinha coragem de mostrar os versos para a namoradinha, mas para os amigos não: no interior onde eu morava, cidade de operários e agricultores, poesia não era coisa de macho.

Aos poucos, fui melhorando um pouquinho o que escrevia e o que vivia. [...]

Agora, literalmente, poeta é todo aquele que faz poesia e ponto final.

[...]

... o que é poesia?

Em minhas primeiras loucuras escritas [...] Não me preocupava com a clareza, com quase nada. Se as palavras me pareciam bonitas, eu colocava lá e pronto.

Depois complicou tudo, porque poesia e amor são assim uma espécie de vício. Quanto mais você experimenta, mais você quer. E mais exigente você fica.

O mais fantástico da poesia, o seu charme, é que ela pode ser tudo. E pode ser de todas as formas. Por exemplo: há mil anos que se fazem poemas de amor. No entanto, cada poeta faz poesia de amor de um jeito. A poesia tem a capacidade de cantar o mesmo sentimento de forma sempre diferente.

[...]

Agora, devagar com o ardor que o santo da poesia é de barro. [...] O compromisso com a beleza, com a originalidade é inevitável, e isso não se resolve só com palavras bonitinhas. [...]

A única dica que posso dar é esta: leiam bastante poesia. Não tenham medo de não gostar. [...] Igual à vida, a poesia bate forte em corações e cabeças abertas.

Quanto a “para que serve a poesia” [...]

Poesia serve tanto para protestar contra a guerra como para enaltecer o espírito de luta. Mas não vou ficar dando exemplos dos outros, que é covardia.

[...]

Já quis que a poesia servisse para conquistar garotas.

Como paquera deu certo, mas o resultado poético foi caretíssimo. [...]

E, afinal de contas, até que é bom que a poesia não sirva para nada. Igual às flores, que você pode até plantar em canteiros e achar lindo, mas que não nasceram para canteiros. [...]

TAVARES, Ulisses. Viva a poesia viva. São Paulo: Saraiva, 2004. p. 3-6. Adaptado.

Reflita sobre o que leu e responda às questões.

a) Há algum trecho do texto de que você tenha gostado mais ou que tenha achado mais interessante? Por quê? Grife o trecho e, em seu caderno, anote as razões que o levaram a escolhê-lo.

b) O que é poesia? Para que serve a poesia? Crie respostas bem pessoais, sem copiar o texto.

Resposta:

a) Resposta pessoal. Solicite argumentos que justifiquem as escolhas.

b) Resposta pessoal. Aceite as que forem coerentes.

Questão 01 - Biologia - Módulo 4 - A digestão dos alimentos I - Atividade experimental 1 - BY NC 3.0BR

Quebrando em pedaços

Nessa atividade vamos verificar a influência da área de superfície sobre a efervescência de um comprimido de antiácido.

Materiais

• 2 comprimidos efervescentes (comercializados como antiácidos em farmácias)

• 2 béqueres de 250 mL

• 300 mL de água

• Cronômetro

Procedimentos

a. Ainda dentro do envelope, quebre um dos comprimidos o quanto puder, tomando cuidado para não romper a embalagem.

b. Coloque o mesmo volume de água, na mesma temperatura, em cada béquer.

c. Em um dos béqueres, coloque um comprimido inteiro e cronometre até a dissolução total. Repita o mesmo procedimento no outro béquer, com o comprimido quebrado. Anote as cronometragens na tabela a seguir.

Agora responda:

Qual o resultado encontrado após a cronometragem?

Resposta:

Espera-se que o comprimido em pedaços se dissolva mais rápido.

Questão 01 - Biologia - Módulo 2 - Saúde alimentar - Exercício - Você já pensou nisso? (pg. 271) - BY NC 3.0BR

Como você explica o fato de quase da população mundial apresentar sobrepeso ou obesidade enquanto cerca de da população está desnutrida ou passa fome?

Resposta:

Espera-se que os alunos identifiquem que há uma desigualdade mundial quando falamos em produção e distribuição de alimentos. Ainda assim, pode não ser tão simples para eles identificarem essa relação, portanto fique atento(a) para ajudá-los. Se julgar adequado, esta atividade pode ser conduzida apenas de forma oral.

Questão 01 - Biologia - Módulo 2 - Saúde alimentar - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Sugira duas possíveis causas do aumento da obesidade infantil, explicando como contribuem para esse problema de saúde pública.

Resposta:

Resposta pessoal. Os alunos devem identificar situações próximas ao seu cotidiano, como a falta de atividade física, tempo excessivo no computador ou videogame, alimentação inadequada com alimentos industrializados (fast-food e refrigerantes) e até mesmo falta de tempo reservado para o lazer. Atenção, pois os hábitos das famílias e dos nossos alunos podem ter mudado ou estar em processo de mudança. Assim, é possível enfrentar uma situação na qual os alunos se refiram apenas a outras pessoas de seu círculo de amizades, não a eles mesmos ou aos seus colegas mais próximos. No mais, incentive-os a indicar mudanças de comportamento que possam auxiliar na redução da obesidade infantil.

Questão 01 - Biologia - Módulo 3 - A composição dos alimentos - Exercício - Você já pensou nisso? - BY NC 3.0BR

Observe novamente o(s) rótulo(s) que você analisou na atividade da página 277. Com base nos conhecimentos adquiridos neste módulo, você considera o alimento escolhido saudável e importante para sua alimentação? Justifique sua resposta.

Resposta:

Resposta pessoal. O aluno repetirá o que fez na pergunta 2 da Atividade 1, à luz de novos conhecimentos.

Questão 01 - Física - Módulo 4 - O pensamento científico - Atividade 2 - BY NC 3.0BR

Você já ouviu falar que as ondas eletromagnéticas recebidas e transmitidas por um smartphone podem causar danos à sua saúde? Muitos acreditam que sim e outros que não. O argumento utilizado por aqueles que acreditam que isso seja verdade é que a frequência da radiação dos celulares (900 MHz a 1 800 MHz) é relativamente próxima à frequência da radiação de um forno de micro-ondas (cerca de 2 450 MHz). Para tentar corroborar essa hipótese, essas pessoas argumentam que a mão e a orelha ficam levemente aquecidas depois de algum tempo em contato com um celular ligado. O argumento utilizado por aqueles que defendem que isso não seja verdade é que a potência de um celular, cerca de 0,25 W, é muito inferior à potência de um forno de micro-ondas, cerca de 700 W

Para alimentar ainda mais a polêmica, um grupo de amigos apresentou, em 2009, um vídeo que mostra alguns grãos de milho de pipoca estourando em meio a três celulares sendo acionados.

Para o espanto de todos, quando os celulares tocam, os grãos simplesmente estouram! O vídeo viralizou muito rapidamente nas redes sociais e esse empolgado grupo de amigos ficou famoso no mundo todo. Mas será que isso realmente aconteceu ou foi um truque? Para descobrir, remonte o experimento apresentado, seguindo o roteiro proposto pelo método científico descrito anteriormente e indicado na sequência a seguir.

Etapa 1 – Faça observações.

Assista ao vídeo e registre o procedimento executado, assim como o principal fato que deve ser observado.

Etapa 2 – Faça perguntas.

Levante questões, como: “Por que os grãos de milho estouram”?

Etapa 3 – Formule hipóteses.

Estabeleça hipóteses que procurem solucionar os questionamentos feitos na etapa anterior.

Etapa 4 – Conduza experimentos.

Reproduza o experimento algumas vezes para verificar se o fato realmente acontece.

Etapa 5 – Confirme ou rejeite as hipóteses.

Com base nos resultados obtidos na etapa anterior, confirme ou rejeite as hipóteses estabelecidas e também o fato de os grãos de milho estourarem ou não.

Etapa 6 – Conclusão.

Se a hipótese de os celulares serem capazes de estourar grãos de milho for rejeitada, que outras hipóteses ou explicações podem ser propostas que justifi quem o fato de os grãos de milho aparecerem sendo estourados no vídeo.

Resposta:

Etapa 1: Esta etapa solicita que o grupo faça uma descrição do experimento. Por exemplo:

1. O grupo de amigos colocou alguns grãos de milho sobre uma mesa.

2. Em seguida, colocou alguns celulares sobre essa mesma mesa, de modo que todos eles apontassem para os grãos de milho.

3. Depois, utilizando outros celulares, eles ligaram para os celulares que estavam sobre a mesa.

4. Quando os celulares tocaram, os grãos de milho estouraram.

Etapa 2: Nesta etapa, os alunos devem propor questões associadas ao fenômeno observado. No texto da atividade foi proposta uma questão como modelo. O professor pode utilizá-la para motivar os alunos a fazerem outras questões, como:

• Por que grãos de milho estouram?

• Quais são as semelhanças e diferenças entre fazer um grão de milho estourar numa panela ou em um forno de micro-ondas?

• Celulares podem estourar pipocas como fazem os fornos de micro-ondas?

Etapa 3: Seguindo a metodologia científica, incentive que os grupos estabeleçam suas hipóteses. Eles podem sugerir questões das mais simples até as mais complexas. O importante é que fique claro que hipóteses são tentativas de explicar uma observação e que, a partir das etapas seguintes, essas hipóteses podem ser aceitas como verdadeiras ou rejeitadas. É possível que os alunos sugiram, por exemplo, que:

• Os grãos de milho estouram porque os celulares, quando recebem as ligações, fornecem energia para eles através das suas ondas eletromagnéticas.

• Os grão

Questão 01 - Física - Módulo 4 - O pensamento científico - Teste - BY NC 3.0BR

Em 1873, Sir William Crookes (1832-1919) desenvolveu um equipamento cuja finalidade era, de certa forma, medir a energia radiante do calor (infravermelho) e da luz solar em seus experimentos. Tal equipamento ficou conhecido como radiômetro ou moinho solar porque ele gira quando exposto à radiação luminosa ou mesmo quando exposto a uma fonte térmica (quente ou fria). Observe-o na foto seguinte:

Cada pá da hélice do moinho solar é, na verdade, uma levíssima placa com uma face preta e outra branca. As hélices estão fixas em uma cápsula de vidro, como indicado na figura. Utilizando um alfinete como apoio, o atrito permanece muito baixo, facilitando a rotação do conjunto. A fim de diminuir a resistência aerodinâmica ao movimento das hélices, foi produzido vácuo parcial dentro do bulbo. No entanto, apesar de a pressão ser bastante baixa, deve existir alguma quantidade de ar para o funcionamento do moinho.

Assinale a alternativa que explica corretamente o funcionamento do moinho solar quando exposto somente à luz solar:

 



( a )

O ar próximo às faces pretas aquece-se menos do que o ar próximo às faces brancas. Consequentemente, as moléculas do ar que está próximo às faces pretas ficam menos agitadas do que as moléculas do ar que está próximo às faces brancas. Logo, o moinho gira no sentido I. 

( b )

O ar próximo às faces pretas aquece-se menos do que o ar próximo às faces brancas. Consequentemente, as moléculas do ar que está próximo às faces pretas ficam menos agitadas do que as moléculas do ar que está próximo às faces brancas. Logo, o moinho gira no sentido II. 

( c )

O ar próximo às faces pretas aquece-se mais do que o ar próximo às faces brancas. Consequentemente, as moléculas do ar que está próximo às faces pretas ficam mais agitadas do que as moléculas do ar que está próximo às faces brancas. Logo, o moinho gira no sentido II. 

( d )

O ar próximo às faces pretas aquece-se menos do que o ar próximo às faces brancas. Consequentemente, as moléculas do ar que está próximo às faces pretas ficam mais agitadas do que as moléculas do ar que está próximo às faces brancas. Logo, o moinho gira no sentido II.

Resposta:

Alternativa C. Este teste visa avaliar se o aluno compreendeu os conceitos desenvolvidos na Atividade 1, sobre o modelo de gás ideal. Caso isso tenha efetivamente ocorrido (com a participação do professor na condução da discussão/correção e possível utilização de conhecimentos anteriores dos alunos), poderão chegar a conclusões semelhantes a:

• As faces pretas absorvem mais luz do que as faces brancas. Sendo assim, a temperatura do ar próximo às faces pretas é maior do que a temperatura do ar próximo às faces brancas.

• Quanto maior for a temperatura de uma certa porção de ar, mais agitadas estarão as moléculas que compõem essa porção.

• Quanto mais agitadas estiverem as moléculas de ar de uma determinada porção de ar, maior será a pressão que elas exercerão sobre a superfície próxima a elas. Sendo assim, o ar empurra as faces pretas com uma força de maior intensidade do que empurra as faces brancas.

Questão 01 - Física - Módulo 1 - As Ciências da Natureza e suas tecnologias são construções humanas - Teste - BY NC 3.0BR

(UFV-MG – Adaptada) Observe o gráfico abaixo, que demonstra a evolução da variação do tamanho do crânio em relação à massa corporal entre espécies de três grupos de hominoides.

Após observação, assinale a afirmativa incorreta:

 



( a )

No Homo houve, proporcionalmente, maior aumento percentual do crânio em relação ao do corpo. 

( b )

Os Australopitecos têm crânios menores para o tamanho de seus corpos do que os macacos. 

( c )

No Homo ocorreu maior aumento de crânio em relação ao corpo do que em macacos e Australopitecos. 

( d )

Em todos os três grupos, na medida em que a massa corporal aumenta, o volume craniano também aumenta.

Resposta:

Alternativa B. Observando o gráfico e a respectiva legenda, é possível verificar que:

• A inclinação do segmento de reta do gráfico do Homo (quase “em pé”) indica que houve, ao longo da sua evolução, um pequeno aumento na sua massa corporal associado a um grande aumento no seu volume craniano. Portanto, a alternativa a está correta.

• O segmento de reta referente aos Australopithecus se encontra “acima” do segmento de reta referente aos grandes macacos existentes. Logo, os Australopithecus têm crânios maiores que os macacos. Portanto, a alternativa b está incorreta.

• Comparando-se as inclinações dos segmentos de retas dos três grupos, conclui-se que a relação volume craniano/massa corporal do Homo é maior que a do Australopithecus, que por sua vez é maior que a dos grandes macacos existentes. Portanto, a alternativa c está correta.

• Os segmentos de retas dos gráficos dos três grupos estão inclinados “para cima”, indicando que, à medida que a massa corporal aumenta, também aumenta o volume craniano desse grupo. Portanto, a alternativa d está correta.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas