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O tema “saúde” é considerado de máxima prioridade para a maior parte das pessoas. Essa atenção tem se intensificado nos últimos tempos, já que vivemos uma época em que o sonho de se prolongar a vida, a beleza e a juventude ao máximo, de se curarem todas as doenças e de se repararem quaisquer que sejam as incapacidades se intensificou. Infelizmente, o mundo contemporâneo e globalizado também se tornou mais vulnerável a ameaças variadas à nossa saúde, como as pandemias. Para refletir um pouco mais sobre esse importante tema, leia o texto seguinte e responda às questões que se seguem.
GRIPE ESPANHOLA DE 1918 x GRIPE SUÍNA DE 2009
Estima-se que cerca 15 milhões de pessoas tenham morrido nos campos de batalha da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Entretanto, o pior ainda estaria por vir. Nos 14 meses que se seguiram ao término dessa guerra, uma pandemia de gripe, conhecida como Gripe Espanhola, provocou a morte de mais de 30 milhões de pessoas.
Há estudos que afirmam que esse número pode ter chegado, na verdade, a 100 milhões! O mais incrível é que essas duas catástrofes ocorreram numa época em que a população mundial era de apenas cerca de 1,6 bilhão de pessoas.
Recentemente, em 2009 e 2010, estivemos sujeitos a outra pandemia de gripe, a Gripe Suína, que é bastante semelhante à Gripe Espanhola. O número de mortos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), foi de 18 500 mortos, o que pode ser considerado pouco, tendo em vista que a população mundial atual ultrapassa 7,4 bilhões de pessoas. Além disso, deve-se levar em conta que, atualmente, a rapidez com que um vírus (ou bactéria) se alastra pelo mundo é muito maior do que antes. Hoje, basta que uma pessoa doente tome um avião para que em poucas horas ela já tenha infectado todos a bordo, sendo que estas, por sua vez, contaminarão várias outras pessoas, disseminando a gripe a partir do momento em que o avião aterrissa.
Agora, com base no texto, responda:
a) Por que o número de vítimas da pandemia de gripe de 1918 foi tão maior do que o da ocorrida em 2009/2010 ?
b) O número de vítimas em 2009/2010 poderia ter sido maior do que em 1918? Justifique sua resposta.
Algumas razões que poderão compor a resposta: aumento do conhecimento humano; melhores condições de higiene e cuidados com a saúde; melhora e rapidez na comunicação entre pessoas e países; maior fiscalização pelos responsáveis pela saúde pública; produção de remédios e tratamentos clínicos mais adequados e aperfeiçoados; desenvolvimento de instrumentos e tecnologia para investigar e detectar a transmissão e infecção; etc.
Professor: sugerimos que se promova uma breve discussão sobre como seria a medicina no início do século XIX comparando-a com a época atual, associadas aos procedimentos e técnicas adotadas no tratamento da pandemia. Ressalte que grande parte desse desenvolvimento se deu praticamente a partir do final do século XIX. Pode-se fazer um paralelo entre as diversas áreas da Ciência (Biologia, Física e Química) de forma histórica, passando por Pasteur (vacinação), Marie Curie (radioatividade), produção de remédios e investimentos em instrumentos que permitam diagnóstico mais rápido das doenças infectocontagiosas. Nesse momento, instigue os estudantes a fazer uma análise sobre os equipamentos e procedimentos cada vez mais modernos e precisos, como microscópio eletrônico, sorologia, ressonância magnética, higienização, quimioterapia, etc., e identificar quais deles estão diretamente relacionados com a pandemia do H1N1.
Na discussão desta questão, não deixe de real çar a importância dos avanços da Química, da Física e da Biologia, responsáveis por minimizar os efeitos da pandemia da H1N1, aumentando a capacidade de sobrevivência da espécie humana.
No site do Ministério da Saúde (acesso em: 7 jul. 2017) há informações importantes sobre os procedimentos adotados no Brasil durante a pandemia de H1N1 e que podem servir para ampliar informações ou fechar a discussão.
Em condições idênticas (mesmo tipo de panela, mesma quantidade de água, mesmas condições de temperatura e pressão) e utilizando massas iguais de batata, ao colocar batatas inteiras em uma panela e cortadas em outra panela, verificamos que as cortadas cozinham em maior velocidade. O fator determinante para essa maior velocidade da reação é o aumento da:
pressão atmosférica.
temperatura da água.
massa de batata.
superfície de contato.
Alternativa D. Todas as demais alternativas estão incorretas, pois as condições do experimento são iguais, como aparece no enunciado. Apesar de ser um teste fácil, comente com os alunos a dinâmica desse tipo de experimento científico: as condições são idênticas, apenas o parâmetro que se quer investigar é variável. Se julgar útil, discuta isso mostrando os experimentos feitos nas aulas.
Nessa atividade, vamos compreender o “espírito científico” por meio de análise de características de humanos × animais. Observe alguns animais vivenciando situações ou desenvolvendo algumas atividades.
Com base nesses exemplos, responda:
a) Nós somos os únicos animais que possuem a capacidade de sentir emoções?
b) Nós somos os únicos animais que se comunicam de forma intencional?
c) Somente seres humanos possuem a capacidade de confeccionar e utilizar ferramentas?
Segundo estudiosos do comportamento animal, o que realmente parece diferenciar os seres humanos dos outros animais são a capacidade e o desejo de entender a si mesmos e ao mundo. Afinal, por exemplo, cães não ponderam a respeito do verdadeiro sentido da vida apesar de se ressentirem com uma perda, gorilas não refletem sobre o significado sentimental/intelectual dos desenhos/textos por eles produzidos e corvos não avaliam o valor nutricional de uma larva antes de utilizar a sua engenhosidade para capturá-la.
a) Não. O exemplo do cão Wiley, que se ressentiu quando Gladys, sua dona, faleceu, mostra isso claramente.
b) Não. A gorila Koko, que comunica suas intenções por meio de sinais e desenhos, é um exemplo disso.
c) Não. O corvo da Nova Caledônia, que utiliza ferramentas para caçar larvas, é um exemplo claro disso.
Segundo o psiquiatra norte-americano William Glasser (1925-2013), o nosso grau de aprendizagem varia de acordo com a técnica utilizada. A fim de transmitir sua teoria da maneira mais clara e concisa possível, Glasser propôs um esquema, denominado Pirâmide de Aprendizagem.
Segundo esse esquema,
a leitura de livros de Matemática é um dos modos mais eficientes para aprender essa disciplina.
a simples observação de um fenômeno natural garante um alto índice de retenção de informações sobre esse fenômeno.
a prática de experimentos científicos não é eficiente para o aprendizado de Ciências.
a melhor maneira de aprender Biologia é ensinando essa disciplina para os amigos.
Alternativa D. A Pirâmide de Aprendizagem de Glasser hierarquiza o grau de aprendizagem de acordo com o modo como aprendemos. De acordo com Glasser, o modo mais eficiente de aprender sobre algum assunto é ensinando para outras pessoas. Por isso, as alternativas a, b e c estão incorretas.
O esquema abaixo representa uma etapa da digestão de lipídios. Analise-o e depois responda.
a) Qual é a importância dessa etapa?
b) Ela pode ser considerada uma ação enzimática? Por quê?
c) Que outra etapa da digestão pode ser comparada a essa quanto ao tamanho final do alimento?
a) Facilitar a ação das lipases, aumentando a superfície de contato entre essas enzimas e o lipídio.
b) Não, pois não houve a transformação das moléculas, apenas a redução do tamanho do alimento.
c) Assim como os dentes reduzem o tamanho do alimento, aumentando a superfície de contato com as enzimas, a bile lançada no intestino delgado diminui o tamanho das gotas de lipídio que se formam no tubo digestório, aumentando a superfície para a ação das lipases.
O valor da democracia
Uma das consequências práticas dos ideais iluministas foi a organização de regimes democráticos. Eles podem ser a base de sistemas parlamentaristas ou presidencialistas, mas têm em comum:
a limitação do poder dos governantes, que devem obedecer às leis; as eleições periódicas para escolha dos governantes; a rotatividade no poder, uma vez que os mandatos têm prazo determinado. Ainda que haja reeleição, para permanecer no poder, o governante precisa da aprovação da população nas urnas; a divisão do poder em Executivo, Legislativo e Judiciário, evitando a concentração nas mãos de uma única pessoa ou grupo; o direito dos cidadãos de manifestar suas ideias livremente; os indivíduos serem considerados livres e possuírem direitos políticos e civis.Mesmo que esse modelo de estrutura tenha defeitos, ele tem se mostrado o mais adequado para a organização política do país por causa da rotatividade daqueles que ocupam o poder. Além disso, governantes e funcionários públicos podem ser processados e responsabilizados se desrespeitarem a lei.
As pessoas que discordam dos governos democráticos têm a possibilidade de manifestar suas críticas e de lutar para que, na próxima eleição, outros grupos sejam eleitos. Ter opiniões diferentes de quem está no poder não traz o risco de prisão ou morte.
Conheça outras vantagens de regimes democráticos
Governos corruptos são mais facilmente flagrados e denunciados em regimes democráticos do que em ditaduras, em que a circulação das informações é mais restrita e controlada.
Tragédias, epidemias, desastres naturais são administrados de forma mais transparente em democracias que em ditaduras. Veja o exemplo de uma epidemia de meningite ocorrida durante a Ditadura Militar brasileira (1964-1985):
Foi justamente uma epidemia de meningite por meningococo, ou meningite meningocócica, que explodiu no Brasil na primeira metade da década de 1970. O Brasil vivia o período mais violento da ditadura. Foi o auge da repressão, da tortura e da censura. No comando do governo, o general Emílio Garrastazu Médici.
Os números sobre meningite no país naquele período são precaríssimos. Em 1974, de acordo com registros disponíveis no Ministério da Saúde, existiriam 19 396 casos; nenhum óbito catalogado. Nem de longe retratam a realidade.
“Só em 1974, no município de São Paulo, foram 12 330 casos; uma média de 33 por dia”, afirma o médico epidemiologista José Cássio de Moraes, professor-adjunto do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Santa Casa de São Paulo. “No mesmo período ocorreram cerca de 900 óbitos.”
Naquela época, José Cássio tinha 29 anos, já era médico e integrava um grupo técnico de epidemiologistas, infectologistas e sanitaristas da própria FCM e das faculdades de Saúde Pública e de Medicina da USP. O grupo alertou as autoridades de saúde durante quatro anos. O tempo inteiro foi solenemente ignorado, como revela José Cássio nesta entrevista exclusiva ao Viomundo.
Viomundo – A epidemia de meningite meningocócica explodiu em 1974. Quando teve início?
José Cássio de Moraes – Em 1971. Na realidade, duas epidemias ocorreram ao mesmo tempo. Uma, pelo meningococo C, teve início em abril de 1971. O tipo C costuma se manifestar em comunidades fechadas, como quartéis, prisões. Em maio de 1974, começou a segunda, pelo meningococo A, cujo poder de gerar epidemia é muito maior do que o C. Assim, a partir de maio de 1974, passaram a circular, simultaneamente, dois tipos diferentes de meningococo, A e C.
Viomundo – Em que ano as autoridades foram informadas de que havia epidemia de meningite no país?
José Cássio de Moraes – Em 1971 mesmo. Nós fizemos vários levantamentos e demonstramos cientificamente. As autoridades de saúde negaram a sua existência.
Viomundo – Por quê?
José Cássio de Moraes – O Brasil vivia a época do “milagre econômico”, e as autoridades consideravam a epidemia um fracasso. Logo, empanava o brilho do “milagre econômico”. Por isso, optaram por negá-la.
Viomundo – Essa informação era divulgada à população?
José Cássio de Moraes – Para nós, médicos de instituições públicas, já existia a lei da mordaça. Embora tecnicamente tivéssemos razão, não podíamos contradizer as autoridades. A palavra oficial era delas. Então, o que fazíamos? Dávamos entrevistas em off [em que o jornalista não cita a fonte] para jornalistas em quem confiávamos. Um deles era o Demócrito Moura, do Jornal da Tarde, já falecido, que fazia matérias de saúde. Assim, saíram algumas reportagens, mostrando que a versão oficial não era a única. Mas, claro, eram sempre e imediatamente negadas pelas autoridades. [...]
LEMES, Conceição. Disponível em: . Acesso em: 16 jun. 2017. Adaptado.
Por todas essas razões, o então primeiro-ministro da Inglaterra, Winston Churchill, afirmou:
“A democracia é a pior forma de governo, à exceção de todas as outras já experimentadas ao longo da história.”
Em 2014 e 2015, muitas pessoas foram às ruas criticar o então governo de Dilma Rousseff. Entre esses manifestantes, alguns grupos defenderam a ruptura da democracia e a volta dos militares, que governaram o Brasil entre 1964 e 1985 de forma ditatorial.
Aponte a contradição na ação de quem foi às ruas defender o retorno da ditadura.
(FGV-SP – Adaptada) Em vários momentos nos anos anteriores, você trabalhou com jogos e resolveu algumas situações-problema extraídas deles. Vamos repetir esse procedimento.
Este é o tabuleiro do jogo:
É um jogo para dois jogadores.
As regras do jogo são:
• os adversários devem jogar alternadamente;
• uma jogada consiste em marcar casas no tabuleiro;
• cada jogador, na sua jogada, marca no mínimo 1 e no máximo 4 casas;
• as casas devem ser preenchidas uma após a outra, do início em direção ao fi m do tabuleiro;
• ganha o jogador que não colocar sua marca na última casa do tabuleiro.
Escolha um colega e realize algumas partidas. Depois, resolva as situações propostas.
Pedro e João decidiram jogar esse jogo, cabendo a Pedro fazer a primeira jogada.
a) Simule uma situação de jogo marcando, nas casas do tabuleiro abaixo, a letra P para as jogadas de Pedro e a letra J para as de João (com Pedro iniciando o jogo). Em seguida, indique o jogador vitorioso no caso simulado.
Jogador vencedor da simulação:
b) Analisando as regras do jogo, percebemos que o jogador que começa sempre poderá ter uma estratégia para vencer, independentemente das jogadas do seu adversário. Explique, passo a passo, qual é essa estratégia.
omo destacado no próprio enunciado do problema, a prática de resolver problemas a partir de um jogo ocorre desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, o problema, uma questão do vestibular da Fundação Getúlio Vargas, foi adaptado de modo que os alunos primeiro realizem algumas partidas para, em seguida, pensarem na estratégia para ganhar o jogo.
a) Resposta pessoal. Um exemplo:
P-P-J-J-J-P-J-J-P-P-P-J-J-J-P-P-P-P-J
Jogador vencedor da simulação: Pedro
b) A estratégia do jogo proposto pode ser assim explicada:
• Divide-se o número de casas do tabuleiro por 5 - esse valor é a quantidade máxima de casas que podem ser usadas em cada jogada, acrescido de 1. Como o tabuleiro tem 19 casas, a divisão de 19 por 5 tem quociente 3 e resto 4; pode-se andar no máximo 4 casas.
• Do resto da divisão, separa-se 1 casa que será para a última jogada; o restante das casas é a primeira jogada de quem inicia o jogo. Assim, para 19 casas, o primeiro jogador deve assinalar 3 casas.
• Nas jogadas intermediárias, o primeiro jogador sempre vai completar grupos de 5 casas, a partir da jogada do adversário. Dessa forma, a última casa será necessariamente do adversário.
Veja dois exemplos no caso das jogadas de Pedro e João:
No Módulo 1 você conheceu o estudo PeNSE. Vamos explorar mais alguns dados dessa pesquisa. Os gráficos a seguir são referentes ao consumo de alimentos marcadores de alimentação saudável (MAS) e de alimentação não saudável (MANS).
a) De que tipo são esses gráficos?
b) Qual é a sua fonte?
c) Escreva três comentários analíticos sobre esses dados.
a) Os gráficos são de coluna.
b) A fonte é o IBGE.
c) Respostas pessoais. Alguns exemplos:
• O feijão é um alimento bastante consumido pelos adolescentes do 9º ano.
• Há um percentual maior de produtos não saudáveis do que saudáveis na alimentação dos estudantes do 9º ano.
• O consumo de guloseimas supera o de legumes e frutas.
• Há um alto percentual de consumo de alimentos ultraprocessados salgados (salgadinhos, por exemplo).
• Uma boa notícia é que salgados fritos é o alimento menos consumido pelos estudantes do 9º ano.
OBSERVE NOVAMENTE A CENA E RESPONDA À QUESTÃO A SEGUIR.
QUANTOS ANIMAIS AGUARDANDO ADOÇÃO HÁ NA CENA DE ABERTURA DO MÓDULO?
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AS FASES DA VIDA
AS PESSOAS PASSAM POR DIFERENTES FASES DURANTE A VIDA. PRIMEIRO SÃO BEBÊS, DEPOIS CRIANÇAS, ADOLESCENTES E LOGO CRESCEM, TORNAM-SE ADULTOS E, MAIS TARDE, IDOSOS. CADA UMA DESSAS FASES É REPLETA DE TRANSFORMAÇÕES.
NA ILUSTRAÇÃO ABAIXO VEMOS DONA LÚCIA EM DIFERENTES FASES DA VIDA.
CONTORNE COM LÁPIS DE COR VERMELHO O DESENHO QUE MOSTRA DONA LÚCIA AINDA CRIANÇA.
ALGUMAS PESSOAS GOSTAM DE COLECIONAR OBJETOS, COMO FIGURINHAS, CONCHAS OU CHAVEIROS.
JOANA COLECIONA BORRACHAS. VEJA ABAIXO AS BORRACHAS DA COLEÇÃO DELA.
A) QUANTAS BORRACHAS HÁ NA COLEÇÃO DE JOANA?
B) VOCÊ TEM ALGUMA COLEÇÃO DE OBJETOS EM CASA?
• SE TIVER, PREENCHA O QUADRO ABAIXO COM OS DADOS DE SUA COLEÇÃO.
• SE NÃO TIVER, PREENCHA O QUADRO COM OS DADOS DE UMA COLEÇÃO QUE VOCÊ GOSTARIA DE TER.
COLEÇÃO DE: _______
QUANTIDADE DE OBJETOS DA COLEÇÃO: _______
A) 10
B) Resposta pessoal.
EDUARDO LEVOU UM JOGO DE TABULEIRO PARA BRINCAR NO RECREIO DA ESCOLA. VAMOS JOGAR?
• VOCÊ SE ALIMENTA DE FORMA SAUDÁVEL? DIGA O NOME DE DOIS ALIMENTOS SAUDÁVEIS QUE VOCÊ COME.
• VOCÊ SE LEMBRA QUAIS SÃO AS REGRAS MAIS COMUNS EM JOGOS DE TABULEIRO?
• O QUE VOCÊ ACHA QUE ACONTECERIA SE O JOGO NÃO TIVESSE REGRAS?
• Respostas pessoais.
• Espera-se que os alunos mobilizem seus conhecimentos prévios e suas experiências anteriores com os jogos de tabuleiro. Uma regra muito comum que pode ser mencionada pelos alunos é a vez de jogar: cada jogador deve aguardar o seu turno para mover as peças ou participar de alguma outra forma. Também podem comentar o sentido horário ou anti-horário que determina a sequência da participação dos jogadores. As regras são múltiplas e variáveis de acordo com o jogo. Permita aos alunos que se expressem com liberdade, sempre respeitando o turno conversacional dos colegas.
• Resposta pessoal. Espera-se que os alunos percebam que é importante um jogo ter regras para delimitar quais são os seus procedimentos, a quantidade de jogadores, o tempo, entre outras orientações; dessa forma, o desafio do jogo é equilibrado entre os jogadores.
JOAQUINA ACABOU DE NASCER. SEU AVÔ PRECISA IR AO CARTÓRIO PARA FAZER O PRIMEIRO DOCUMENTO DE SUA NOVA NETINHA. AJUDE-O A CONSEGUIR O DOCUMENTO CORRETO.
COMPARE AS CERTIDÕES DE MARCOS J. LIMA E MARCOS LIMA.
OBSERVE COMO OS ALUNOS E A PROFESSORA ESTÃO COMPARANDO O TAMANHO DOS PÉS E DAS MÃOS E A ALTURA.
FAÇA O MESMO COM ALGUNS COLEGAS DA SALA E ESCREVA O QUE SE PEDE A SEGUIR.
A) O NOME DE UM COLEGA QUE TEM O PÉ MAIS COMPRIDO DO QUE O SEU.
B) O NOME DE UM COLEGA QUE TEM A MÃO MENOR DO QUE A SUA.
C) O NOME DE UM COLEGA MAIS BAIXO DO QUE VOCÊ.
Respostas pessoais.
A transformação do amido em maltose é uma reação química? Justifique sua resposta.
Esta resposta não é tão óbvia, mas os alunos devem entender que uma molécula maior (amido) foi transformada em moléculas menores (maltose). Como ocorre uma mudança da cor que identificava um dos reagentes, eles devem deduzir que essa substância foi destruída, não existe mais. Se preferir, pode fazer esta atividade apenas de forma oral, para economizar algum tempo da aula.
A ilustração a seguir mostra diferentes níveis de organização presentes na parede interna do intestino delgado. Analise-a atentamente.
Que níveis de organização estão presentes na ilustração?
Se os alunos apresentarem dúvidas, oriente-os a voltar à Atividade 1 da seção Em casa do Módulo 3 (p. 289) e verificar suas respostas. Assim, estarão revendo os diversos níveis de organização. É uma forma, também, de valorizar a importância da lição de casa como complemento ao estudo. Os alunos não devem ter dificuldade em identificar o indivíduo (que aparece na forma de contorno), alguns órgãos do sistema digestório, um pedaço do intestino delgado (órgão, portanto) e as células na última figura. Alguns poderão argumentar que se trata de todo o sistema digestório. Como nem todos os órgãos estão visíveis na escala da ilustração, essa afirmação não será correta.
A maior dificuldade estará na terceira e na quarta figuras, pois se trata de tecidos, mas que não estão claros. Portanto, os alunos precisarão de alguma orientação nesse momento. Na quarta figura eles poderão identificar diferentes vasos sanguíneos e linfáticos, que podem ser considerados órgãos.
Um exemplo bastante emblemático de aplicação da biomimética é o velcro®, dispositivo inventado pelo engenheiro eletrônico suíço George de Mestral. Segundo consta, Mestral adorava passear pelas florestas das montanhas dos Alpes. Certa vez, em 1941, ele voltou de um desses passeios e percebeu que havia uma porção de sementes de bardana agarradas ao tecido de suas roupas e enroscadas nos pelos do seu cachorro, como ilustram as fotos (b) e (c) a seguir
Ao tentar removê-las, Mestral ficou curioso: afinal, como elas conseguiam se agarrar tão firmemente? Para descobrir o porquê desse fato, Mestral observou uma semente em um microscópio, obtendo uma imagem semelhante à que apresentamos a seguir:
a) O que Mestral constatou?
Após dez anos de pesquisa, inspirado nas sementes de bardana, Mestral desenvolveu um tipo de fecho rápido para roupas, ilustrado a seguir.
b) Quais são as semelhanças e as diferenças entre as sementes de bardana e o fecho tipo velcro?
a) Mestral constatou que as pontas dos espetos das sementes possuíam a forma de gancho. Graças a esses ganchos, as sementes se prendiam às fibras do tecido de sua roupa e aos pelos do seu cachorro.
b) Semelhança: ambos funcionam por aderência entre minúsculos ganchos e as fibras de um tecido ou dos pelos de um animal. Diferenças: o fecho tipo velcro é artificial, enquanto as sementes de bardana são naturais; o velcro é utilizado primordialmente em vestimentas, telas e bolsas para o fechamento, enquanto as sementes de bardana prendem-se ao corpo dos animais como mecanismo de dispersão.
Por que vitaminas e sais não sofrem digestão antes de serem absorvidos?
Se os alunos entenderam que apenas as moléculas de tamanho adequado podem ser absorvidas, não terão dificuldade em concluir que esses nutrientes já são suficientemente pequenos e não precisam ser digeridos.
No início deste módulo, você viu que todo triângulo isósceles possui dois lados com medidas iguais. Esses triângulos possuem uma importante propriedade relacionada às medidas de seus ângulos, que você vai investigar agora.
Para isso, é importante conhecer algumas nomenclaturas e representações utilizadas para os triângulos isósceles.
Considere o triângulo isósceles ABC, em que AB = AC. Para indicar numa figura que os lados têm medidas iguais, fazemos uma pequena marca sobre ambos (pode ser um traço simples ou duplo).
O lado que tem medida diferente dos outros dois lados é chamado de base do triângulo. Assim, é a base do ΔABC. Além disso, o vértice do ângulo Â, oposto à base do triângulo, receberá o nome de vértice do triângulo isósceles ABC.
Recorte, no Anexo 2, os triângulos isósceles ABC e DEF. Usando uma régua, identifique a base de cada triângulo.
a) Qual é a base do ΔABC?
b) Qual é a base do ΔDEF?
Mapas eleitorais: é possível uma leitura democrática?
Os mapas são elaborados a partir de uma linguagem própria e de um conjunto de regras bem definidas. Para compreender ou desenhar um mapa, é necessário conhecer sua linguagem e suas regras, convencionadas por organizações e tratados internacionais.
O que representar e como fazê-lo é uma escolha de quem o faz. Isso significa que não existem mapas apolíticos. O cartógrafo, geralmente, tem consciência exata do que pretende representar. Algumas escolhas seguem convenções firmadas ao longo do tempo, sem controvérsia. Um exemplo é a representação do norte, quase sempre colocada na parte superior do mapa. Quase todas as outras escolhas, no entanto, não são unânimes e acabam gerando controvérsia, pois a ação de determinar uma forma de representar o mundo, inevitavelmente, reflete um juízo de valor, ou seja, uma ideologia.
Após o segundo turno das eleições de 2014, foi publicado o mapa que apresentamos a seguir.
Seguindo as orientações do professor, discuta com os colegas e responda às questões a seguir.
a) Com base no que foi estudado e na observação do mapa, redija uma frase bem curta que resuma o conteúdo dele.
b) O mapa representa o território brasileiro dividido em dois grupos: em vermelho, estados em que a maioria dos eleitores votou na candidata Dilma; em azul, estados em que a maioria dos eleitores votou no candidato Aécio. Você acredita que essa representação resume corretamente a realidade e a opinião de todos os brasileiros? Justifique.
Considere um triângulo equilátero de lado unitário (uma unidade), construído com três palitos.
Considere ainda as sucessivas construções utilizando triângulos equiláteros.
Essa sequência nos permite perceber algumas regularidades: quantidade de palitos utilizados em cada figura; quantidade de triângulos formados; perímetro da figura; etc.
Discuta com os colegas e escreva todas as relações possíveis que o seu grupo identificou. Procure escrever as generalizações para as relações identificadas.
As respostas dependem de o quanto os alunos buscarão escrever regularidades sobre a sequência proposta.
Trazemos duas possibilidades de generalizações.
• Encontrar a lei de formação do perímetro de cada uma das figuras, considerando o lado unitário do triângulo equilátero. Esse perímetro será dado (para n triângulos utilizados) pela lei de formação: 3 + 1 . (n - 1).
• Encontrar uma lei de formação para o total de palitos usados: 3 + 2 . (n - 1).
A democracia e o voto popular
Desde a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, o presidente da República é escolhido por eleições indiretas ou diretas – quando a população pode eleger seus representantes pelo voto. O país já teve, até 2014, 19 presidentes. Oito deles foram escolhidos por eleições indiretas. O primeiro presidente, escolhido em eleição indireta, foi o próprio proclamador da república, Marechal Deodoro da Fonseca. Uma nova eleição indireta ocorreu em 1934, quando Getúlio Vargas assumiu o poder e nele permaneceu até 1945 – num período de ditadura que ficou conhecido como Estado Novo. O país viveu também outra ditadura no período de 1964 a 1985 – a ditadura militar, após o golpe de 1964. Nesse período, foram eleitos cinco presidentes por eleições indiretas – todos eles eram militares (Humberto de Alencar Castello Branco, Arthur da Costa e Silva, Emílio Garrastazu Médici, Ernesto Geisel e João Baptista de Oliveira Figueiredo). Em 1985 foi eleito o último presidente por meio de eleições indiretas, um civil, o deputado Tancredo Neves. Sua eleição marca o fim da ditadura, porém ele não assumiu em razão de seu falecimento; o cargo foi ocupado pelo vice, José Sarney.
O voto no Brasil é obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os jovens entre 16 e 18 anos. As mulheres adquiriram o direito ao voto a partir de 1932, e os analfabetos, a partir de 1985.
Em 1900, por exemplo, o país tinha uma taxa de 65% de analfabetos; essa taxa permaneceu, até 1950, acima de 50% da população. Somente a partir de 1990 ela caiu para abaixo de 20%; segundo uma pesquisa realizada em 2016 (Pnad/IBGE), o Brasil ainda tinha uma taxa aproximada de 6% de analfabetos. Vale lembrar que é considerada analfabeta a pessoa com 15 anos ou mais de idade que não sabe ler ou escrever.A Constituição de 1988 introduziu eleições em dois turnos para os cargos de presidente, governador e prefeito – neste caso, para cidades com mais de 200 mil eleitores, caso o vencedor não tenha atingido a maioria absoluta dos votos (excluídos os votos brancos e nulos). No segundo turno, concorrem os dois primeiros colocados no primeiro turno.
Atualmente, um presidente da República assume um mandato de quatro anos, podendo ser reeleito por mais quatro.
Nestas aulas vamos trabalhar com alguns dados sobre as eleições presidenciais. A tabela traz dados sobre as eleições para presidente, considerando o primeiro presidente escolhido por eleição direta, em 1894, o último antes da ditadura militar, em 1960, e os sete últimos após a ditadura.
Fonte: . Acesso em: 13 maio 2017.
* Votos válidos são os votos utilizados para calcular o resultado das eleições. Os votos válidos são determinados pela soma dos votos nominais e dos votos de legenda e não incluem os votos em branco e os nulos.
Dilma Rousseff ficou na Presidência até maio de 2016, quando foi afastada por um processo de impeachment, tendo o seu mandato cassado em agosto desse mesmo ano; assumiu o cargo o vice- -presidente, Michel Temer.
Com a calculadora você deve determinar, para cada eleição, a porcentagem:
do total de votos válidos em relação à população brasileira; do total de votos do candidato eleito em relação ao número de votos válidos.Preencha a tabela a seguir com esses dados. Use até duas ordens decimais, fazendo os arredondamentos adequados.
VOCÊ JÁ FOI A UMA FEIRA DE ADOÇÃO DE ANIMAIS?
VEJA ESTA CAIXA COM FIGOS.
FERNANDA GANHOU 2 CAIXAS IGUAIS A ESSA, COM 6 FIGOS EM CADA UMA DELAS.
MARQUE COM UM X O ITEM EM QUE ESTÁ INDICADA A QUANTIDADE TOTAL DE FIGOS QUE FERNANDA GANHOU.
10 FIGOS.
13 FIGOS.
6 FIGOS.
12 FIGOS.
VOCÊ ACHA QUE AS PERSONAGENS DA IMAGEM SÃO CRIANÇAS, ADULTAS OU IDOSAS? COMO VOCÊ CHEGOU A ESSA CONCLUSÃO?
Resposta pessoal.
OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO.
QUAL DESSES DOCUMENTOS É NECESSÁRIO PARA VIAJAR PARA OUTROS PAÍSES?
CERTIDÃO DE NASCIMENTO.
CARTEIRA DE IDENTIDADE.
PASSAPORTE.
CARTEIRA DE VACINAÇÃO.
VIMOS NOS JOGOS QUE PRECISAMOS DE REGRAS. ACOMPANHE A LEITURA DA PLACA E CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR SOBRE AS SEGUINTES PERGUNTAS.
A) AS REGRAS DE CONVIVÊNCIA SÃO IMPORTANTES. POR QUÊ?
B) DIGA UMA REGRA QUE VOCÊ TEM DE SEGUIR EM CASA E EM QUAL VOCÊ PRECISA MELHORAR.
C) QUAL É A REGRA DE CONVIVÊNCIA QUE VOCÊ ACHA MAIS IMPORTANTE NA SUA ESCOLA? E NO TRÂNSITO?
Respostas pessoais. Espera-se que os alunos percebam que as regras são importantes para a convivência em sociedade.
COMPARE O COMPRIMENTO DO LÁPIS COM O COMPRIMENTO DO APONTADOR.
• O COMPRIMENTO DESSE LÁPIS CORRESPONDE AO COMPRIMENTO DE QUANTOS APONTADORES?
________ APONTADORES.
6 APONTADORES.
NA IMAGEM ABAIXO, OBSERVE OS 5 PRÉDIOS COM DIFERENTES ALTURAS E DEPOIS COMPLETE AS FRASES.
A) O PRÉDIO A É MAIS ALTO DO QUE OS PRÉDIOS __________, __________, __________ E __________.
B) O PRÉDIO B É __________DO QUE O PRÉDIO A E TEM A MESMA ALTURA DO PRÉDIO __________.
C) O PRÉDIO C É MAIS BAIXO DO QUE OS PRÉDIOS __________, __________ E __________.
D) O PRÉDIO D É MAIS BAIXO DO QUE OS PRÉDIOS __________, __________, __________ E __________.
E) O PRÉDIO E É MAIS ALTO DO QUE OS PRÉDIOS __________ E __________.
A) B ; C ; D ; E .
B) mais baixo; E
C) A ; B ; E
D) A ; B ; C ; E
E) C ; D .
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