Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
OBSERVE A PLACA ABAIXO.
PARA ESCREVER ESTA PLACA, QUE LETRAS VOCÊ VAI USAR?
MARQUE UM X NA RESPOSTA CERTA.
B A E Q
P I O T
A R E P
P A P I
• OBSERVE A IMAGEM ABAIXO E DEPOIS RESPONDA À PERGUNTA.
QUE FASE DA VIDA AS PESSOAS REPRESENTADAS NA ILUSTRAÇÃO ACIMA ESTÃO VIVENDO?
Espera-se que os alunos percebam que há crianças e um adulto na imagem.
NA LOJA DE LETÍCIA, OS BOTÕES SÃO VENDIDOS SOLTOS OU EM EMBALAGENS COM 10 BOTÕES EM CADA UMA DELAS.
INDIQUE O TOTAL DE BOTÕES EM CADA ITEM.
a) 34
b) 40
c) 38
d) 33
e) 39
VEJA ABAIXO UMA CAMPANHA PARA QUE AS PESSOAS ENTENDAM A IMPORTÂNCIA DE LAVAR AS MÃOS EM DIFERENTES MOMENTOS DO DIA.
O QUE DEVEMOS USAR PARA LAVAR AS MÃOS?
Água e sabão.
VEJA A SEGUIR UMA REPRESENTAÇÃO DE PARTE DO BAIRRO ONDE ARTUR MORA. PINTE DE:
A) VERDE A RUA MAIS LARGA.
B) AZUL A RUA MAIS ESTREITA.
QUAIS SÃO AS REGRAS NA MINHA CASA?
MORAR JUNTO PODE SER COMPLICADO SE NÃO HOUVER ORGANIZAÇÃO. CERTAS TAREFAS E BRINCADEIRAS PODEM OU NÃO SER FEITAS, DEPENDENDO DO MOMENTO E DO LUGAR.
CADA FAMÍLIA TEM UM JEITO DE ORGANIZAR SEU DIA A DIA. COM SUA FAMÍLIA TAMBÉM É ASSIM.
VEJA O QUE ACONTECEU COM CASCÃO E SUA MÃE NA HISTÓRIA A SEGUIR.
VOCÊ VIU A CONFUSÃO?
SEGUNDO AS REGRAS DA CASA DE CASCÃO, O QUE ELE NÃO PODERIA FAZER?
Ele não poderia dormir na sala, ele deveria dormir em seu quarto.
• COLOQUE EM ORDEM AS SÍLABAS EMBARALHADAS E DESCUBRA COMO SE ESCREVE O NOME DOS SEGUINTES ANIMAIS. DICA:
TODOS COMEÇAM COM A LETRA P.
OBSERVE AS ILUSTRAÇÕES ABAIXO.
A) QUAL DAS FAMÍLIAS É MAIS PARECIDA COM A SUA: A MAIOR OU A MENOR? CONTORNE-A.
B) VEMOS BONS HÁBITOS SENDO PRATICADOS PELAS FAMÍLIAS DAS ILUSTRAÇÕES. VOCÊ SABERIA DIZER QUAIS?
a) Resposta pessoal.
b) Os alunos deverão perceber que fazer uma refeição em família e arrumar a casa em conjunto são bons hábitos.
VEJA ABAIXO A CAPA DE UM LIVRO QUE CONTÉM VÁRIAS FÁBULAS.
OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO.
• QUE DIFERENÇAS HÁ ENTRE AS FAMÍLIAS DAS IMAGENS?
A família indicada na fotografia mais antiga (B) é composta de vários filhos, o que era comum na época. Nas fotos mais recentes (A), (C), as famílias são compostas de menos filhos.
FÁBULA
VOCÊ ACHA QUE UM RATINHO É CAPAZ DE AJUDAR UM LEÃO GRANDE E FORTE? COMO?
A FÁBULA QUE VOCÊ VAI OUVIR AGORA FALA DESSES DOIS ANIMAIS.
O LEÃO E O RATINHO
O REI DAS SELVAS DORMIA SOB A SOMBRA DE UM CARVALHO. APROVEITANDO A OCASIÃO, UM BANDO DE RATOS RESOLVEU PASSAR POR CIMA DELE PARA ENCURTAR CAMINHO.
— VAMOS, VAMOS, NÃO HÁ TEMPO A PERDER — DISSE O LÍDER DO BANDO.
QUANDO FALTAVA APENAS UM RATO PASSAR, O LEÃO ACORDOU E PRENDEU-O DEBAIX O DE SUA PATA.
— POR FAVOR, MAJESTADE DAS SELVAS, NÃO ME ESMAGUE! — IMPLOROU O RATINHO.
— E VOCÊ TEM ALGUMA BOA RAZÃO PARA QUE EU NÃO FAÇA ISSO?
— BEM... TALVEZ UM DIA EU POSSA AJUDÁ-LO
— DISSE O RATINHO. O LEÃO DEU UMA SONORA GARGALHADA:
— VOCÊ? MINÚSCULO DESSE JEITO? ESSA É BOA!
— POR FAVOR, POR FAVOR, POR FAVOR, NÃO ME ESMAGUE!
— INSISTIU O RATINHO.
DIANTE DE TAMANHA INSISTÊNCIA, O LEÃO, QUE ESTAVA MESMO COM O ESTÔMAGO CHEIO, DEIXOU QUE O RATINHO SE FOSSE.
ALGUNS DIAS DEPOIS, O LEÃO FICOU PRESO NUMA REDE DEIXADA NA FLORESTA POR ALGUNS CAÇADORES. FEZ DE TUDO PARA SE SOLTAR, MAS NÃO CONSEGUIU. SEUS URROS DE RAIVA FIZERAM A TERRA TREMER. AO OUVI-LOS, O RATINHO VEIO EM SEU SOCORRO. COM SEUS DENTES PEQUENINOS E AFIADOS, ROEU AS CORDAS DA REDE E SOLTOU O LEÃO.
UMA BOA AÇÃO GANHA OUTRA.
JEAN DE LA FONTAINE. FÁBULAS DE ESOPO. ADAPTAÇÃO DE LÚCIA TULCHINSKI. SÃO PAULO: SCIPIONE, 2007. P. 8.
GLOSSÁRIO: CARVALHO: ÁRVORE GRANDE, DE MADEIRA MUITO DURA, GERALMENTE USADA EM CONSTRUÇÕES SONORO: FORTE, RUIDOSO, EXPRESSIVO. MINÚSCULO: MUITO PEQUENO, MIÚDO. INSISTÊNCIA: ATO D E INSISTIR, PERSISTÊNCIA. URRO: BERRO OU GRITO ROUCO, MUITO FORTE.
PROCURE NA CENA ABAIXO OS PERSONAGENS DA HISTÓRIA QUE VOCÊ OUVIU E CONTORNE-OS.
Os alunos deverão contornar o leão e o ratinho.
O TRABALHO DOS MEUS FAMILIARES
VOCÊ ESTUDOU QUE OS DIFERENTES MEMBROS DA FAMÍLIA REALIZAM ATIVIDADES TODOS OS DIAS. OS ADULTOS REALIZAM TAREFAS QUE PODEM SER CHAMADAS DE TRABALHO.
AS PESSOAS CONSEGUEM O DINHEIRO PARA COMPRAR ALIMENTOS, ROUPAS E PAGAR AS CONTAS DE CASA COM O TRABALHO QUE EXERCEM.
OBSERVE AS IMAGENS.
OS TRABALHADORES UTILIZAM DIFERENTES INSTRUMENTOS PARA REALIZAR SEU TRABALHO. POR EXEMPLO: UMA MÉDICA PODE UTILIZAR UM TERMÔMETRO E UM PEDREIRO UTILIZAR UMA PÁ.
• ESCOLHA O TRABALHO DE ALGUM FAMILIAR E DESENHE A PESSOA REALIZANDO ESSA TAREFA. NÃO ESQUEÇA DE ESCREVER O NOME DO TRABALHO.
COMO É SUA FAMÍLIA? VOCÊ TEM AVÓS QUE MORAM PERTO DE VOCÊ? E TIOS E PRIMOS? QUEM MAIS VOCÊ CONSIDERA DA SUA FAMÍLIA?
Algumas perguntas podem auxiliar a reflexão dos alunos: “O que você entende por família?”; “Por que existem famílias diferentes?”; “Uma família pode ser formada por duas pessoas? Por quê?”. É importante ter informações prévias sobre a família dos alunos, para evitar expô-los a situações de constrangimento. Auxilie-os a anotar o nome das pessoas.
ANALISE A IMAGEM A SEGUIR COM OS COLEGAS.
O QUE A IMAGEM MOSTRA?
Um menino trabalhando no trânsito, vendendo e carregando alimentos.
LEIA ESTA TIRINHA E DESCUBRA COMO FRANJINHA E O RESTO DA TURMA ENCONTRARAM A RUA ONDE MORAM!
DE ACORDO COM A HISTÓRIA EM QUADRINHOS, QUAL DEVER NÃO ESTÁ SENDO CUMPRIDO PELAS PESSOAS?
RESPEITAR AS LEIS DO PAÍS.
PROTEGER E EDUCAR OS FILHOS.
AJUDAR A PRESERVAR A NATUREZA E A CUIDAR DO MEIO AMBIENTE.
ESCOLHER, POR MEIO DO VOTO, OS GOVERNANTES DO PAÍS.
AGORA O JOGO DA TRILHA É OUTRO! O PARTICIPANTE DESLOCA SEU MARCADOR NA TRILHA NO SENTIDO DECRESCENTE DOS NÚMEROS, OU SEJA, DO MAIOR PARA O MENOR NÚMERO, DE ACORDO COM A PONTUAÇÃO OBTIDA NOS DADOS.
A) OBSERVE ABAIXO OS PONTOS NOS DADOS, A POSIÇÃO DO MARCADOR VERMELHO E PARTE DA TRILHA. DEPOIS, RESPONDA: PARA QUAL CASA DEVE IR O MARCADOR AO ANDAR OS PONTOS DOS DADOS?
B) QUANDO O MARCADOR CHEGAR À CASA 5, ELE DEVE RETORNAR 4 CASAS. PARA QUAL CASA ELE DEVE IR?
C) UM JOGADOR ESTÁ COM O MARCADOR NA CASA 12. QUANTOS PONTOS ELE DEVE TIRAR EM CADA DADO PARA CHEGAR À CASA 6? DESENHE OS PONTOS NOS DADOS ABAIXO.
D) JULIANA ESTÁ NA CASA 23, E CARLA ESTÁ NA CASA 32. QUEM ESTÁ MAIS PRÓXIMO DE VENCER O JOGO?
a) 8
b) 9
c) Desenho de 1 e 5 pontos, 2 e 4 pontos ou 3 e 3 pontos. Socialize as respostas e as estratégias de resolução dos alunos durante a realização desta atividade.
d) Juliana.
AJUDE A ROSA A VISITAR O CRAVO COMPLETANDO O CAMINHO COM AS VOGAIS QUE FALTAM NO ALFABETO.
É HORA DO RECREIO! VEJA AS CRIANÇAS BRINCANDO NO PÁTIO DA ESCOLA. PINTE DE:
A) VERDE O TRONCO DE ÁRVORE MAIS FINO.
B) MARROM O TRONCO DE ÁRVORE MAIS GROSSO.
COMPLETE A ÁRVORE COM OS NOMES DOS MEMBROS DE SUA FAMÍLIA.
• PINTE AS FIGURAS DE ACORDO COM O QUE SE PEDE.
A) DE AS FIGURAS CUJO NOME COMEÇA COM O SOM DA SÍLABA PA.
B) DE AS FIGURAS CUJO NOME TERMINA COM O SOM DA SÍLABA PO.
C) DE AS FIGURAS CUJO NOME TEM O SOM DA SÍLABA PE NO MEIO.
a) O aluno deverá pintar panela e pato.
b) O aluno deverá pintar copo e sapo.
c) O aluno deverá pintar topete e tapete.
• VOCÊ ACHA QUE A FAMÍLIA DA FOTO ESTÁ SE DIVERTINDO?
O LIVRO DA FAMÍLIA
ALGUMAS FAMÍLIAS SÃO GRANDES
ALGUMAS FAMÍLIAS SÃO PEQUENAS
EM ALGUMAS FAMÍLIAS, TODOS SÃO DA MESMA COR
EM ALGUMAS FAMÍLIAS, TODOS SÃO DE CORES DIFERENTES
NAS FAMÍLIAS, TODOS GOSTAM DE ABRAÇAR UNS AOS OUTROS!
EM ALGUMAS FAMÍLIAS, UNS MORAM PERTO DOS OUTROS
EM ALGUMAS FAMÍLIAS, UNS MORAM LONGE DOS OUTROS
[...]
ALGUMAS FAMÍLIAS TÊM MADRASTA OU PADRASTO, E IRMÃO
POSTIÇO OU IRMÃ POSTIÇA
ALGUMAS FAMÍLIAS ADOTAM FILHOS
ALGUMAS FAMÍLIAS TÊM DUAS MÃES E DOIS PAIS
ALGUMAS FAMÍLIAS TÊM SÓ PAI OU SÓ MÃE
NAS FAMÍLIAS, TODOS GOSTAM DE CELEBRAR DIAS ESPECIAIS
JUNTOS!
[...]
HÁ MUITAS MANEIRAS DIFERENTES DE SER UMA FAMÍLIA.
SUA FAMÍLIA É ESPECIAL, INDEPENDENTEMENTE DO TIPO QUE ELA É.
TODD PARR. O LIVRO DA FAMÍLIA, TRADUÇÃO DE KIKI PIZANTE MILLAN. SÃO PAULO: PANDA BOOKS, 2003. P. 32.
RESPONDA DE ACORDO COM O TEXTO O LIVRO DA FAMÍLIA.
A) VOCÊ PERCEBEU COMO FAMÍLIAS PODEM TER HISTÓRIAS DIFERENTES?
B) NOS DESENHOS QUE ACOMPANHAM O TEXTO, COMO SÃO AS FAMÍLIAS?
C) SUA FAMÍLIA SE PARECE COM ALGUMA DAS FAMÍLIAS DO TEXTO? QUAL?
D) ESCOLHA UM TIPO DE FAMÍLIA DO TEXTO E DESENHE-A.
a) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos percebam que para cada família há uma história diferente.
b) Os alunos devem relacionar os desenhos às ações e atitudes dos membros das famílias e suas histórias.
c) Resposta pessoal. Os alunos deverão comparar as famílias do texto com a própria família. O objetivo é encontrar no texto algo que os faça compreender a dinâmica das relações sociais, tal como se desenrola no âmbito de sua família.
d) Resposta pessoal.
OBSERVE A TIRINHA ABAIXO.
AS “PALAVRAS MÁGICAS”, ASSIM COMO AS OUTRAS REGRAS, FAZEM PARTE DOS BONS HÁBITOS QUE DEVEM SER SEGUIDOS NO DIA A DIA. ELAS CONTRIBUEM PARA O BOM CONVÍVIO ENTRE AS PESSOAS.
VOCÊ PODE USÁ-LAS SEMPRE, COM TODAS AS PESSOAS E EM TODOS OS LUGARES.
QUE TAL DESENHAR UMA REGRA QUE VOCÊ ACHE IMPORTANTE?
Resposta pessoal. Dê exemplos aos alunos, como jogar o lixo no cesto de lixo ou não riscar as paredes.
• ESCOLHA A ALTERNATIVA CORRETA PARA COMPLETAR AS FRASES.
O PAI DO MEU PAI É MEU __________.
IRMÃO
PRIMO
AVÔ
BISAVÔ
OBSERVE A IMAGEM. ESSA FAMÍLIA É MUITO DIFERENTE DAS QUE VOCÊ CONHECE?
Peça aos alunos que contem quantas pessoas há na imagem. Espera-se que eles percebam que, pelo número de indivíduos, se trata de uma família grande, o que é incomum hoje em dia.
OBSERVE A ILUSTRAÇÃO. NELA HÁ VÁRIOS EXEMPLOS DE DIFERENTES FAMÍLIAS.
MARQUE COM LÁPIS VERMELHO A FAMÍLIA QUE MAIS SE PARECE COM A SUA.
Resposta pessoal. Aproveite para relembrar o conceito de família trabalhado no módulo anterior.
ESCOLHA A ALTERNATIVA QUE APRESENTA UMA AÇÃO QUE DEMONSTRA BONS HÁBITOS.
JOGAR LIXO NO CHÃO.
NÃO FALAR “DESCULPE” AO ESBARRAR EM ALGUÉM.
DIZER “POR FAVOR” AO PEDIR ALGO.
RISCAR AS PAREDES.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas