Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
EM ALGUMAS BRINCADEIRAS VOCÊ MOVIMENTA BASTANTE O CORPO. UMA DELAS É A MÍMICA. VAMOS BRINCAR? UM COLEGA DEVERÁ FAZER GESTOS E OS OUTROS DEVERÃO DESCOBRIR QUAL ATIVIDADE ESTÁ SENDO REPRESENTADA
Oriente os alunos nessa brincadeira e incentive-os a representar ações diversificadas.
OS NÚMEROS SÃO USADOS EM MUITAS SITUAÇÕES DO DIA A DIA.
ACOMPANHE A LEITURA DA TIRINHA ABAIXO.
TIRINHAS SÃO HISTÓRIAS CURTAS, CONTADAS EM POUCOS QUADRINHOS. A TIRINHA ACIMA TEM QUANTOS QUADRINHOS?
3
VAMOS TESTAR!
• ESCOLHA O PRINCIPAL DOCUMENTO PARA SE IDENTIFICAR EM TODO O BRASIL.
ESCREVA SOBRE VOCÊ PREENCHENDO A FICHA ABAIXO.
OBSERVE A FAMÍLIA DA CENA DO FILME. ELA É COMPOSTA DE QUATRO PESSOAS. SUA FAMÍLIA SE PARECE COM ESSA? QUANTAS PESSOAS HÁ NELA?
Resposta pessoal.
CONTORNE OS DOCUMENTOS QUE VOCÊ CONHECE E DIGA O QUE SABE SOBRE ELES.
Resposta pessoal. Fale sobre cada um dos documentos, explique para que servem, onde são usados. Enfatize que o RG é o principal documento de identificação no Brasil.
LEIA OS ITENS E INDIQUE O QUE É PEDIDO.
A) EU SOU:
( ) MENINO.
( ) MENINA.
B) MEU CABELO É:
( ) LOIRO.
( ) CASTANHO.
( ) PRETO.
( ) RUIVO.
( ) CURTO.
( ) COMPRIDO.
( ) DE TAMANHO MÉDIO.
C) MINHA COMIDA PREFERIDA É __________.
D) MINHA BRINCADEIRA PREFERIDA É __________.
E) O PROGRAMA DE TELEVISÃO DE QUE MAIS GOSTO É __________.
Respostas pessoais.
MARQUE UM X NA FRASE QUE CONTÉM INFORMAÇÕES CORRETAS SOBRE HIGIENE BUCAL.
DEVEMOS SEMPRE ESCOVAR OS DENTES ANTES DAS REFEIÇÕES.
COMER MUITOS DOCES É UMA FORMA DE EVITAR CÁRIES.
DEVE-SE USAR O FIO DENTAL PARA LIMPAR A LÍNGUA.
DEVEMOS ESCOVAR OS DENTES AO ACORDAR, APÓS AS REFEIÇÕES E ANTES DE DORMIR.
ANALISE AS IMAGENS A SEGUIR.
O QUE AS PESSOAS DAS IMAGENS A E B ESTÃO FAZENDO?
Na imagem A, uma família está fazendo compras. Na imagem B, uma família está andando de bicicleta.
EM ALGUMAS FAMÍLIAS, AS PESSOAS TÊM O HÁBITO DE DEIXAR BILHETES UMAS PARA AS OUTRAS. ISSO ACONTECE NA SUA FAMÍLIA? QUE BILHETES SUA FAMÍLIA JÁ DEIXOU?
O objetivo da atividade é instigar a imaginação dos alunos com situações corriqueiras em uma família e, ao mesmo tempo, exemplificar o uso significativo da escrita. Incentive-os a imaginar situações que correspondam aos bilhetes.
ACOMPANHE A LEITURA DO POEMA “MEU CAVALO COME-VENTO”. MAS, ANTES, CONVERSE COM O PROFESSOR E OS COLEGAS: SOBRE O QUE VOCÊ ACHA QUE O POEMA VAI FALAR?
MEU CAVALO COME-VENTO
MEU CAVALO COME-VENTO COME VENTO PELA ESTRADA
MEU CAVALO COME-VENTO COME VENTO EM DISPARADA
MEU CAVALO COME-VENTO TEM A CRINA ARREPIADA
MEU CAVALO COME-VENTO COME VENTO E PÓ DA ESTRADA
— VAI, CAVALO, COME VENTO, NESTA NOITE ENLUARADA!
SÉRGIO CAPPARELLI. 111 POEMAS PARA CRIANÇAS. ILUSTRAÇÃO DE ANA GRUSZYNSKI. PORTO ALEGRE: LePM, 2014. P. 37.
O QUE VOCÊ ACHOU DO POEMA? QUE SENTIMENTOS ELE DESPERTA EM VOCÊ?
Respostas pessoais.
OUÇA A LEITURA DE UM TRECHO DO POEMA “CATA-VENTO” E CONTORNE AS PALAVRAS QUE COMEÇAM COM A LETRA V.
VENTO, VENTO VEM PRA CÁ. VEM GIRAR MEU CATA-VENTO.
VENTO, VENTO VEM PRA CÁ. VEM GIRAR MEU CATA-VENTO.
OBSERVE AS IMAGENS A SEGUIR.
CITE DUAS SEMELHANÇAS ENTRE O CHIMPANZÉ E O SER HUMANO.
O chimpanzé e o ser humano apresentam quatro membros, cabeça, tronco, dois olhos, duas orelhas, duas narinas, uma boca com dentes, pelos ao longo do corpo, etc.
AGORA, RESPONDA:
A) QUAL É O TÍTULO DO POEMA?
B) QUAL É O ASSUNTO DO POEMA?
C) O QUE FAZ O CATA-VENTO SE MOVIMENTAR?
D) QUEM É O “MOLEQUE INVISÍVEL” CITADO NO POEMA? COMO VOCÊ DESCOBRIU ISSO?
A) Cata-vento.
B) Respostas possíveis: O movimento do cata-vento, o cata-vento como brinquedo, os sentimentos que um cata-vento desperta, etc. Aceite as respostas dos alunos, desde que estejam relacionadas ao tema do poema.
C) O vento.
D) Resposta possível: O “moleque invisível” é o vento, porque brinca com todo mundo ou porque faz coisas de moleque, como balançar o telhado, virar a sombrinha, levantar a saia ou desfazer o penteado, mas é invisível.
OBSERVE A IMAGEM ABAIXO E FAÇA O QUE SE PEDE.
A) CONTORNE DE VERMELHO AS PARTES DO CORPO QUE USAMOS PARA CAMINHAR.
B) CONTORNE DE AZUL AS PARTES DO CORPO QUE USAMOS PARA PEGAR OS OBJETOS.
C) CONTORNE DE LARANJA AS PARTES DO CORPO QUE USAMOS PARA ENXERGAR.
D) CONTORNE DE VERDE AS PARTES DO CORPO QUE USAMOS PARA ESCUTAR.
A) Pernas e pés.
B) Mãos e dedos.
C) Olhos.
D) Orelhas.
QUAL É O TRENZINHO MAIS COMPRIDO? MARQUE A RESPOSTA CORRETA.
QUAIS SÃO AS REGRAS DE CONVIVÊNCIA NA SALA DE AULA? CRIE UMA LISTA COM OS COLEGAS.
Resposta pessoal. Oriente os alunos, colocando no quadro o que eles lembram como regra na sala de aula, como esperar a sua vez para falar.
A IMAGEM RETRATA UMA ALDEIA INDÍGENA. O QUE AS PESSOAS ESTÃO FAZENDO?
DESTAQUE DO MATERIAL COMPLEMENTAR 4 OS VERSOS DA PARLENDA E COLE-OS EM ORDEM NO ESPAÇO ABAIXO.
VOCÊ SABIA QUE A MAIORIA DOS POVOS INDÍGENAS ACREDITA QUE A ORIGEM DA VIDA ESTÁ RELACIONADA DIRETAMENTE COM OS ELEMENTOS DA NATUREZA, COMO PLANTAS, ANIMAIS, RIOS E LAGOS? ISSO FAZ COM QUE ELES SE SINTAM PARTE DELA.
ESSA RELAÇÃO DE RESPEITO QUE OS POVOS INDÍGENAS ESTABELECEM COM A NATUREZA FAZ COM QUE ELES CUIDEM DO MEIO AMBIENTE EM QUE VIVEM E O VALORIZEM.
AS CRIANÇAS ESTÃO SE PREPARANDO PARA NAVEGAR PELO RIO. O QUE ELAS VÃO USAR PARA FAZER ISSO?
As crianças vão navegar em uma canoa. É possível que os alunos respondam barco, lancha, etc. Esclareça que a canoa é semelhante ao barco, porém geralmente é talhada artesanalmente em um único tronco de árvore e é movida exclusivamente a remo, sem motor.
• OBSERVE AS IMAGENS E MARQUE AS ATIVIDADES QUE SOMENTE O INDIVÍDUO DA DIREITA PODE REALIZAR.
CORRER E PULAR.
ANDAR E COMER.
ESCREVER E FALAR.
COMER E DORMIR.
OBSERVE AS CRIANÇAS DAS FOTOGRAFIAS.
MARQUE COM UM X A IMAGEM DA CRIANÇA QUE MAIS SE PARECE COM VOCÊ.
Resposta pessoal. Professor, as imagens desta página são representativas das categorias de cor utilizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em seu censo: preta (ou negra), amarela, indígena, branca e parda (não representada). Elas visam simplesmente demonstrar a diversidade do povo brasileiro. Enfatize que, independentemente da cor, somos todos seres humanos e devemos ser respeitados.
UTILIZANDO AS PALAVRAS ABAIXO, COMPLETE AS FRASES.
ESCOVA SABONETE XAMPU FIO DENTAL PENTE
A) USAR _____________ E ESCOVAR OS DENTES COM _____________ E CREME DENTAL AJUDA A EVITAR A CÁRIE.
B) DEVEMOS LAVAR AS MÃOS COM _____________ DEPOIS DE USAR O BANHEIRO E ANTES DAS REFEIÇÕES.
C) LAVAR OS CABELOS COM _____________ E PENTEÁ-LOS COM _____________ OU ESCOVA TAMBÉM É MUITO IMPORTANTE.
AGORA, COMPLETE O QUADRO DE PALAVRAS COM AS LETRAS QUE ESTÃO FALTANDO.
A) fio dental / escova
B) sabonete
C) xampu / pente
HIGIENE PESSOAL
MANTER NOSSO CORPO LIMPO É ESSENCIAL PARA EVITARMOS DOENÇAS. HÁBITOS DE HIGIENE PESSOAL E OUTROS CUIDADOS SÃO IMPORTANTES PARA A SAÚDE.
HIGIENE: LIMPEZA.
PINTE DE VERDE OS QUADROS QUE INDICAM BONS HÁBITOS DE HIGIENE PESSOAL.
ACOMPANHE A LEITURA DA ÚLTIMA ESTROFE DO POEMA E, DEPOIS, FAÇA O QUE SE PEDE.
— VAI, CAVALO, COME VENTO, NESTA NOITE ENLUARADA!
A) QUAL É A PRIMEIRA PALAVRA DO TRECHO LIDO PELO PROFESSOR?
B) ESCREVA ESSA PALAVRA NO QUADRO ABAIXO.
C) QUAL É A ÚLTIMA PALAVRA DO TRECHO?
D) O QUE HÁ DEPOIS DESSA PALAVRA?
a) Vai.
b) Vai.
c) Enluarada.
d) Um sinal de pontuação (ponto de exclamação).
• ESCOLHA A ALTERNATIVA QUE INDICA UMA ATIVIDADE SAUDÁVEL QUE VOCÊ PODE FAZER COM A SUA FAMÍLIA.
SUJAR A RUA COM LIXO.
BRINCAR NO PARQUE.
FICAR ACORDADO ATÉ TARDE.
NÃO ESTUDAR AS LIÇÕES DA ESCOLA.
QUAL É A LEMBRANÇA MAIS ANTIGA QUE VOCÊ TEM DE QUANDO ERA MAIS NOVO?
Resposta pessoal.
QUAIS PARTES DO CORPO AS CRIANÇAS ESTÃO USANDO?
As crianças estão usando principalmente as pernas e os pés para ficar em pé e brincar de roda. Mas também estão movimentando a cabeça, os braços e as mãos.
O LEÃO E A LEBRE SÃO PERSONAGENS DE FÁBULAS DIFERENTES, MAS OS NOMES TÊM O MESMO NÚMERO DE SÍLABAS E COMEÇAM COM A MESMA LETRA. CONSIDERANDO ESSAS INFORMAÇÕES, FAÇA UM X NA OPÇÃO CORRETA.
AMBOS TÊM TRÊS SÍLABAS E COMEÇAM COM A LETRA Ã.
AMBOS TÊM TRÊS SÍLABAS E COMEÇAM COM A LETRA L.
AMBOS TÊM DUAS SÍLABAS E COMEÇAM COM A LETRA L.
AMBOS TÊM DUAS SÍLABAS E COMEÇAM COM A LETRA Ã.
O QUE FAZEMOS PARA NOS DIVERTIR?
UMA DAS MELHORES COISAS PARA FAZER JUNTO COM A FAMÍLIA É BRINCAR!
ALGUMAS FAMÍLIAS SE DIVERTEM E AO MESMO TEMPO FAZEM ATIVIDADES QUE MELHORAM A SAÚDE DE TODOS, COMO PASSEAR AO AR LIVRE E PRATICAR DIFERENTES ESPORTES. VEJA AS IMAGENS ABAIXO.
OUTRAS FAMÍLIAS APROVEITAM QUANDO O TEMPO ESTÁ CHUVOSO PARA BRINCAR COM JOGOS, COMO O VIDEOGAME OU O DOMINÓ.
O AMOR E O AFETO SÃO SEMPRE AS MELHORES COISAS DE UMA FAMÍLIA SAUDÁVEL E FELIZ. BRINCAR EM FAMÍLIA É SEMPRE MUITO BOM!
O QUE AS PESSOAS ESTÃO FAZENDO NAS IMAGENS ACIMA? ELAS PARECEM ESTAR SE DIVERTINDO?
Espera-se que os alunos respondam que elas estão se divertindo em família e que estão gostando de compartilhar esses momentos.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas