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BLOCO 2 Questão 19 - FGV-SP 2023 - Direito - 1º Dia

O trono inglês teve suas primeiras rainhas governantes no século XVI. Joana Grey foi deposta em nove dias. Maria I reinou por cinco anos, sendo sucedida por Isabel I, que ocupou o trono por mais de 44 anos. O reinado de Maria I (1553-1558) foi marcado por muitas turbulências políticas devido:



( a )

Às tensões religiosas que dividiam a sociedade inglesa e por sua ligação com o Catolicismo e com a monarquia espanhola, rival da Inglaterra. 

( b )

Ao seu projeto de centralização monárquica, revertendo a participação que a nobreza havia alcançado durante o reinado de Henrique VIII. 

( c )

À sua proximidade com mercadores e banqueiros de origem judaica, que afetava os interesses do Tribunal do Santo Ofício na Inglaterra. 

( d )

Ao seu projeto de colonização da América com o apoio dos puritanos e calvinistas ingleses.

( e )

Às tentativas de reforma social, que afetariam os interesses da nobreza e do alto clero na Inglaterra.

Resposta:

O século XVI foi um período de transformações para a monarquia inglesa, a partir da Reforma anglicana em 1534, momento em que o então rei Henrique VIII não apenas fundou uma nova Igreja submetida a sua autoridade, como também conseguiu centralizar em torno de si poderes amplos com um viés verdadeiramente absolutista. 

Com a morte de Henrique VIII, em 1547, e após o curto reinado do seu filho, rei Eduardo VI, falecido em 1553, a sucessão do trono inglês passou a ser disputada por Joana Grey (reinado entre 10 e 19 de julho de 1953) – primeira mulher a assumir o trono da Inglaterra – e Maria I (reinado entre 19 de julho de 1953 e 17 de novembro de 1958). O reinado da rainha Maria I, penúltimo da Dinastia Tudor, teve como marca a instabilidade a partir de disputas religiosas, diante de uma rainha católica que reverteu a reforma religiosa do sucessor Henrique VIII, passando a perseguir protestantes; bem como questões políticas consequentes do fato da rainha Maria I ser casada com Filipe II, rei da Espanha, sendo, portanto, rainha consorte daquele país, grande rival da Inglaterra.

Biologia Questão 02 - FUVEST 2022 - 2ª Fase - 2º dia

A figura mostra um cladograma simplificado das hipóteses filogenéticas já propostas para a evolução da vida na Terra. Ele inclui dois grupos de bactérias, seis de protistas, dois de animais, dois de fungos e dois de plantas, e seus pontos A a P indicam o surgimento de características específicas durante a evolução.

Com base no cladograma apresentado, responda:

a) Cite uma característica que aparece no ponto E da hipótese filogenética.

b) Na folha de resposta, classifique os grupos “bactérias”, “protistas”, “animais”, “fungos” e “plantas” como monofiléticos ou não monofiléticos.

c) Indique dois pontos (de A a P) da hipótese filogenética em que há o aparecimento da condição multicelular. Cite uma característica de qualquer grupo que só foi possível devido à evolução da multicelularidade.

Note e adote: Grupos monofiléticos, algumas vezes referidos como grupos naturais, são aqueles em que todas as suas linhagens têm uma única origem evolutiva exclusiva, isto é, essa origem não é compartilhada com linhagens de outros grupos.

Resposta:

a) Aparecimento de endomembranas.

b)

c) A condição multicelular aparece em K e P. Uma característica que aparece devido à multicelularidade é a presença de tecidos, apesar de nem todos os organismos multicelulares apresentarem tal condição.

Biologia Questão 02 - FUVEST 2019 2ª fase - 2º Dia

Os gráficos mostram informações sobre fatores abióticos de quatro locais (L1 a L4), todos eles cobertos por vegetação nativa. A duração do dia é mostrada como o tempo decorrido entre o nascer e o pôr do sol.

a) Considerando L1 e L4, em qual deles se espera encontrar maior variedade de adaptações dos animais a climas frios?

b) Considerando L2 e L3, em qual deles será maior a produtividade primária bruta em um campo nativo, ao longo de um ano? Justifique.

c) Se houver florestas pluviais em L3 e L4, em qual delas haveria maior diversidade de seres vivos em geral? Com base em seus conhecimentos, em qual destes locais as cadeias tróficas seriam mais complexas? Justifique.

Resposta:

a) L4.

b) Em L2. A temperatura máxima em junho e a duração do dia em junho são maiores em L2 que em L3. Esses fatores abióticos favorecem a fotossíntese, o que aumenta a produtividade primária bruta.

c) Em L3. A floresta pluvial em L3 teria maior pluviosidade anual e também maior temperatura máxima em junho. Florestas pluviais mais quentes e úmidas tendem a ter maior diversidade; Isso implica maiores possibilidades de relações tróficas em suas cadeias alimentares e torna-as mais complexas.

Biologia Questão 02 - FUVEST 2017 2ª fase - 3º dia

O sulfato de vincristina é uma substância usada para o tratamento de tumores. Esse quimioterápico penetra nas células e liga-se à tubulina, impedindo a formação de microtúbulos.

a) Que processo celular, importante para o tratamento, é bloqueado, quando não se formam microtúbulos? Como os microtúbulos participam desse processo?

b) Para o tratamento, o quimioterápico pode ser colocado dentro de lipossomos, vesículas limitadas por bicamada de constituição lipoproteica. Que estrutura celular tem composição semelhante à do lipossomo, o que permite que ambos interajam, facilitando a ação do quimioterápico na célula?

Resposta:

a) O processo celular bloqueado é a mitose. Os microtúbulos constituem as fibras do fuso, responsáveis pela separação das cromátides.

b) A  estrutura celular é a membrana plasmática.

Bloco 1 Questão 20 - FGV-SP 2021 - Economia - 1ª Fase

As coordenadas cartesianas dos vértices da base  do triângulo isósceles FGV são F(6, 0) e G(0, 6). Sendo m e n os dois valores possíveis de abscissa de V para que a área de FGV seja igual a 6 unidades de área do plano cartesiano, o valor de m + n é



( a )

5

( b )

( c )

6

( d )

( e )

7

Resposta:

Do enunciado, tem-se a figura a seguir.

O ponto V pertence à reta de equação y = x.

Pode-se representar V por (v, v).

Sendo D = , tem-se D = 36 – 12v = 12 (3 – v).

A área do triângulo é dada por 

Sendo essa área igual a 6, tem-se:

 ou 

v = 2 ou v = 4 

Os valores de m e n são 2 e 4 (não necessariamente nessa ordem).

Logo, m + n = 6.

Resposta: 6

Física Questão 02 - FUVEST 2018 2ª fase - 3º Dia

Um grupo de alunos, em uma aula de laboratório, eletriza um canudo de refrigerante por atrito, com um lenço de papel. Em seguida, com o canudo, eles eletrizam uma pequena esfera condutora, de massa 9 g, inicialmente neutra, pendurada em um fio de seda isolante, de comprimento L, preso em um ponto fixo P. No final do processo, a esfera e o canudo estão com cargas de sinais opostos.

a) Descreva as etapas do processo de eletrização da esfera.

Em seguida, os alunos colocam a esfera eletrizada (E1) em contato com outra esfera (E2), idêntica à primeira, eletricamente neutra e presa na extremidade de outro fio de seda isolante, também de comprimento L, fixo no ponto P. O sistema adquire a configuração ilustrada na figura, sendo d= 8 cm. Para o sistema em equilíbrio nessa configuração final, determine

b) o módulo da tensão em um dos fios isolantes;

c) o módulo da carga q2 da esfera E2;

d) a diferença N entre o número de elétrons e de prótons na esfera E2 após a eletrização. 

Note e adote: Para a situação descrita, utilize: cos θ = 1 e sen θ = 0,1. Aceleração da gravidade: 10 m/s2. Força elétrica entre duas cargas puntiformes Q1 e Q2, distantes r uma da outra: K Q1Q2/r2 K = 9  x 109 N m2/C2. Carga do elétron: 1,6  x 10-19 C. Ignore a massa dos fio.

Resposta:

a) Para que a esfera seja eletrizada utilizando o canudo, e, de acordo com o enunciado, a esfera e o canudo terminam eletrizados com cargas opostas, o processo usado é de eletrização por indução. 

Etapa 1: a esfera é aterrada, isto é, ela é colocada em contato com a terra e mantida isolada de outros corpos pendurada pelo fio isolante. Etapa 2: o canudo é aproximado da esfera sem tocá-la. Nesse momento, ocorre um fluxo de portadores de carga entre a esfera e a terra. Caso o canudo esteja eletrizado positivamente, elétrons deixam a terra e vão para a esfera. Caso o canudo esteja eletrizado negativamente, elétrons saem da esfera e vão para a terra. Etapa 3: Ainda na presença do canudo, corta-se o fio que aterrava a esfera. Dessa forma, a esfera terá carga oposta à carga elétrica do canudo. Etapa 4: O canudo é afastado da esfera.

b) Em equilíbrio, as esferas estão sujeitas à ação de três forças: gravitacional (peso), elétrica e tração. Fazendo o diagrama de forças e impondo as condições de equilíbrio:

c) Na horizontal:

d) A carga elétrica da esfera é dada por:

Logo, o número excedente de elétrons (N) é:

Geografia Questão 20 - UNICAMP 2021 - 2ª Fase - 2º dia - Ciências Humanas / Artes

Os rios são fundamentais para a extração de recursos hídricos, tanto em climas áridos quanto em úmidos. Além de serem fonte de um insumo importante para as atividades econômicas, os rios, independentemente do tipo climático, influenciam a modelagem da superfície do nosso planeta. A ilustração abaixo mostra uma das funções dos rios na paisagem.

A partir do exposto e de seus conhecimentos sobre o comportamento dos rios na paisagem, responda às questões.

a) Considerando a figura acima, que representa o curso de um rio, diferencie transporte de materiais por tração de transporte por suspensão.

b) Indique dois tipos de uso de recursos hídricos em que é necessário retirar a água dos rios. Que atividade econômica no Brasil é responsável pelo maior volume de captação de água?

Resposta:

a) O transporte de materiais por suspensão ocorre com partículas sólidas mais finas que permanecem suspensas no rio por longos períodos e são carregadas pelo movimento da água. Já o transporte por tração ocorre quando as partículas são grandes e pesadas, e se deslocam no fundo do canal do rio deslizando ou rolando, empurradas pela força da água. b) A irrigação, o abastecimento das populações e as atividades comerciais e industriais são exemplos de uso de recursos hídricos em que é necessário retirar a água dos rios. A atividade econômica responsável pelo maior volume de captação de água no Brasil é a agropecuária.

Matemática Questão 20 - FGV-SP 2021 - Economia - 2ª Fase

Ligando as representações dos afixos de quatro números complexos no plano de ArgandGauss obtém-se o quadrado destacado em cinza, indicado na figura por Q.

Multiplicando-se esses afixos pelo número complexo 1 + i, o polígono que será obtido, ligandose os quatro novos afixos, será um quadrado q. Comparando-se a transformação de Q em q, pode-se afirmar que houve



( a )

uma reflexão pelo eixo Im(z) e outra pelo eixo Re(z). 

( b )

uma translação horizontal e uma vertical, ambas de uma unidade. 

( c )

uma rotação de 45° e os comprimentos dos lados foram multiplicados por 4. 

( d )

uma rotação de 90° e os comprimentos dos lados foram multiplicados por 2. 

( e )

uma rotação de 45° e os comprimentos dos lados foram multiplicados por .

Resposta:

Do enunciado, tem-se:

Multiplicando os quatro números complexos por 1 + i, vem:

Note que:

houve uma rotação de  no sentido anti-horário. os lados de Q têm medida  e os lados de q têm medida .

Portanto, na transformação de Q em q, houve uma rotação de  e os comprimentos dos lados foram multiplicados por .

Módulo Objetivo Questão 20 - FGV-SP 2024 - Economia - 2º Dia

No modelo de Bohr, o átomo de hidrogênio no estado fundamental é tratado como um próton em torno do qual um elétron executa movimento circular uniforme de raio a. A força entre o próton e o elétron é a de Coulomb. O valor da soma E das energias cinética e potencial do sistema é, aproximadamente,

Dados: constante de Coulomb K =  carga elementar e = 1,6 x 10-19C. a = 5 x10-11 m.



( a )

– 2,3 x 10-18 J.

( b )

+ 2,3 x 10-18 J. 

( c )

– 0,5 x 10-18 J.

( d )

+ 0,5 x 10-18 J.

( e )

– 1,0 x 10-18 J.

Resposta:

De acordo com o enunciado, o elétron executa um movimento circular e uniforme em torno do núcleo. Logo, a força elétrica aplicada pelo próton no elétron é a resultante centrípeta:

Rc = Felétr

Utilizando a 2ª lei de Newton para movimentos circulares e a lei de Coulomb:

     

Sendo qe = - e (carga do elétron) e qp = e (carga do próton), temos:

          (I)

A soma E das energias cinética e potencial elétrica do sistema pode ser determinada da seguinte maneira:

Sendo qe = - e (carga do elétron) e qp = e (carga do próton), temos:

          (II)

Substituindo-se (I) em (II):

Substituindo-se os valores fornecidos:

Questão 20 - UNESP 2018 2ª Fase - Dia 1

A figura mostra uma máquina térmica em que a caldeira funciona como a fonte quente e o condensador como a fonte fria.

a) Considerando que, a cada minuto, a caldeira fornece, por meio do vapor, uma quantidade de calor igual a 1,6 × 109 J e que o condensador recebe uma quantidade de calor igual a 1,2 × 109 J, calcule o rendimento dessa máquina térmica.

b) Considerando que 6,0 × 103 kg de água de refrigeração fluem pelo condensador a cada minuto, que essa água sai do condensador com temperatura 20 ºC acima da temperatura de entrada e que o calor específico da água é igual a 4,0 × 103 J/(kg⋅ºC), calcule a razão entre a quantidade de calor retirada pela água de refrigeração e a quantidade de calor recebida pelo condensador.

Resposta:

a) O fluxo de energia de uma máquina térmica que opera em ciclos está mostrado a seguir:

De acordo com o enunciado:

O rendimento de uma máquina térmica é dado por:

Assim, no caso analisado:

b) A quantidade de calor recebida pelo condensador foi fornecida no enunciado: Qced = 1,2 · 109 J.

A quantidade de calor absorvida pela água da refrigeração é dada por:

A razão pedida é:

 

Questão 015 - ENEM 2023 1º Dia - Branco

A indústria do esporte eletrônico é um mercado que está crescendo em um ritmo mais rápido do que a economia mundial. Sua popularidade cresceu muito e no Brasil não é diferente. De acordo com os dados de uma pesquisa, mais de 64% dos brasileiros que jogam videogame já ouviram falar de esporte eletrônico. No entanto, o que chama a atenção é o crescimento superior a 10% do público praticante comparado ao ano anterior, que subiu de 44,7% para 55,4%. Trata-se de um percentual expressivo, já que o Brasil está no top 3 dentre os países que têm maior número de espectadores de esporte eletrônico do mundo. Comparado ao ano anterior, em 2020, o Brasil teve um marco de crescimento de 20% na audiência. Mundo afora, a árdua dedicação de grandes gamers contribuiu para o reconhecimento do Comitê Olímpico Internacional, aliado a outras cinco federações esportivas e suas desenvolvedoras de jogos, que direcionaram um olhar mais atento ao assunto, permitindo dar o primeiro passo para concretizar, pela primeira vez na história dos jogos eletrônicos, um evento olímpico oficial.

Disponível em: https://chicoterra.com. Acesso em: 19 nov. 2021 (adaptado).

O contexto em que o esporte eletrônico é apresentado no texto demonstra o(a)



( a )

condição favorável á expansão dessa modalidade.

( b )

O promoção dessa prática por jogadores profissionais. 

( c )

impulsionamento de um processo de marketing. 

( d )

favorecimento de fabricantes dos jogos. 

( e )

modificação da audiência televisiva.

Resposta:

O texto começa afirmando que o esporte eletrônico “está crescendo em ritmo mais rápido do que a economia mundial”. Os dados estatísticos citados, bem como “o reconhecimento do Comitê Olímpico Mundial”, reforçam as condições favoráveis à expansão desse tipo de jogo.

Questão 020 - FGV-SP 2013 Economia - 1ª fase - Prova 001 - Caderno 1

Um cilindro circular reto de base contida em um plano α foi seccionado por um plano β, formando 30° com α, gerando um tronco de cilindro. Sabe-se que são, respectivamente, eixo maior da elipse de centro P contida em β, e raio da circunferência de centro Q contida em α. Os pontos A, B, P e D são colineares e estão em β, e os pontos A, C, Q e E são colineares e estão em α.

Sendo BC = 1 m e CQ = m, o menor caminho pela superfície lateral do tronco ligando os pontos C e D mede, em metros,



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Resposta:

Observando a figura no plano meridional ao tronco pelo ponto P.

Como CQ = , segue que CE = 2; assim, a distância ED é dada por:

ED = 1 + DD’

= 1 + 2 ⋅ tg30º

= 3

Planificando a superfície lateral, temos:

Pelos dados do exercício não há como a curva BB’D estar abaixo do segmento . Como CE é a metade do perímetro da circunferência da base, isto é, CE = ; por Pitágoras, vem:

Resposta: D

Questão 095 - FGV-SP 2012 Economia - 1ª fase - Prova 002 - Caderno 2

Quanto às leis de Newton, suas aplicações e consequências, considere as afirmações seguintes.

I. Se um corpo está sob a ação de duas forças de mesma intensidade, então, ele deve estar em equilíbrio.

II. Se o motor de um barco exerce sobre a água de um rio uma força de mesma intensidade que a correnteza exerce sobre o barco no sentido oposto, ele deve permanecer em repouso em relação à margem.

III. Ao subir o trecho de serra da rodovia dos Imigrantes, um veículo recebe, da pista, uma força perpendicular ao seu movimento, de intensidade menor que o seu peso.

É correto apenas o que se afirma em



( a )

I.

( b )

II.

( c )

III.

( d )

I e II.

( e )

I e III.

Resposta:

I. (Incorreto); Para um corpo em equilíbrio sob a ação de duas forças não basta que tenham mesma intensidade, mas também mesma direção e sentidos opostos.

II. (Incorreto); Pois se a força que o motor do barco exerce sobre a água possui mesma intensidade, direção e sentido oposto à força que a correnteza exerce nele, ele pode também permanecer em movimento retilíneo e uniforme em relação à margem.

III. (Correto); A força que a pista exerce no veículo é a força de contato (). Quando o enunciado diz que “o veículo recebe, da pista, uma força perpendicular ao seu movimento”, vamos admitir que essa força se refere apenas à componente normal () da força de contato, conforme indica o esquema.

Na direção y: N = Pcosθ

Como cosθ < 1, então: N < P

Resposta: C

Questão 095 - FGV-SP 2019 Economia - 1ª fase - Prova 002 - Caderno 2

Um velódromo de formato circular tem pista de raio 25 m. Determinado ciclista, cuja massa mais a da bicicleta somam 70 kg, tem anotadas as velocidades desenvolvidas durante um treinamento. O gráfico dessas velocidades, em função do tempo, é o da figura.

Considere π ≅ 3.

O trabalho realizado pela força resultante sobre o conjunto ciclista + bicicleta, entre os instantes t = 5 s e t = 295 s, em joules, foi de



( a )

3500.

( b )

3200.

( c )

3000.

( d )

2950.

( e )

zero.

Questão 096 - FGV-SP 2017 Economia - 1ª fase - Prova 002 - Caderno 2

Johannes Kepler (1571-1630) foi um cientista dedicado ao estudo do sistema solar. Uma das suas leis enuncia que as órbitas dos planetas, em torno do Sol, são elípticas, com o Sol situado em um dos focos dessas elipses. Uma das consequências dessa lei resulta na variação



( a )

do módulo da aceleração da gravidade na superfície dos planetas. 

( b )

da quantidade de matéria gasosa presente na atmosfera dos planetas. 

( c )

da duração do dia e da noite em cada planeta. 

( d )

da duração do ano de cada planeta. 

( e )

da velocidade orbital de cada planeta em torno do Sol.

BLOCO 4 Questão 20 - FGV-SP 2023 - Direito - 2º Dia

Texto para a pergunta.

O bonde da moral

1 A vida foi se tornando cada vez mais complicada conforme cresceu a complexidade da sociedade. A teia de relações entre as pessoas e seus atos ganhou tantas imbricações que mal nos damos conta do que isso significa.

2 Um dos resultados tem a ver com o que chamamos de ética. Nesses contextos modernos, a nossa intuição moral pré-histórica por vezes depara com grandes dificuldades para diferenciar o certo do errado.

3 Qualquer discussão, de proibição das drogas a obrigatoriedade de vacinas, está condenada a ser reduzida, no fim, a algo como “mas essa é minha opinião” (quando for civilizada e não terminar reduzida, no fim, a um bate-boca acabando com o jantar em família antes da sobremesa).

4 Não que seja inútil argumentar, bem ao contrário: só quando os argumentos são bons e a conversa respeitosa a gente consegue retirar do debate ideias preconcebidas e as falácias; mas há tantas implicações em cada decisão, tantas ramificações das consequências dos nossos atos, que quase sempre é impossível encontrar uma “resposta certa”.

5 A partir dos anos 2000 um campo de estudos sobre isso – psicologia moral – apresentou grande desenvolvimento, lançando luz sobre como e por que diferenciamos o certo do errado, o bom do mau, o ético do antiético. Um de seus experimentos mentais ficou famoso: o dilema do bonde.

6 Imagine que um trem descontrolado irá matar cinco pessoas. Você está longe demais para ajudá-las, mas pode mexer numa alavanca que muda o trem de trilho, salvando suas vidas. O problema é que no outro trilho há uma pessoa, e ela acabará morta no lugar das cinco. Você puxaria a alavanca?

7 Esse cenário recebeu diversas modificações, colocando pessoas conhecidas ou desconhecidas em um ou outro trilho, por vezes monitorando o cérebro dos voluntários, tudo para concluir que, bem, é complicado mesmo.

8 A ideia ganhou o mundo pop de tal forma que depois de aparecer em seriado de TV e vídeos no YouTube, no ano passado virou um jogo de tabuleiro.

9 Em Trial by Trolley (editora Galápagos, 2021), os jogadores se revezam colocando mocinhos ou vilões nos trilhos (um casal de velhinhos apaixonados; uma pessoa que maltrata animais; assim por diante) e tentam convencer o condutor da vez – que muda a cada rodada – a mandar o trem para o trilho dos adversários.

10 No final, ganha o jogo quem salvou mais gente.

11 Sim, não é um exercício de argumentação sério e profundo como um debate na ONU, mas dá uma ideia de como podem ser complicadas as decisões morais num mundo tão complexo, e ainda garante boas risadas em grupo.

Daniel Martins de Barros, O Estado de S.Paulo, 15 de janeiro de 2022. Adaptado.

Examine as relações sintáticas estabelecidas nos seguintes trechos do texto:

I “A teia de relações entre as pessoas e seus atos ganhou tantas imbricações que mal nos damos conta do que isso significa.”

II “...; mas há tantas implicações em cada decisão, tantas ramificações das consequências dos nossos atos, que quase sempre é impossível encontrar uma ‘resposta certa’.”

III “A partir dos anos 2000 um campo de estudos sobre isso – psicologia moral – apresentou grande desenvolvimento, lançando luz sobre como e por que diferenciamos o certo do errado, o bom do mau, o ético do antiético.”

IV “A ideia ganhou o mundo pop de tal forma que depois de aparecer em seriado de TV e vídeos no YouTube, no ano passado virou um jogo de tabuleiro.”

O caráter argumentativo do texto explica o emprego de orações que expressam ideia de consequência, como se pode verificar em:



( a )

I, II, III e IV. 

( b )

III e IV, apenas. 

( c )

I e II, apenas. 

( d )

I, II e IV, apenas. 

( e )

II, III e IV, apenas.

Resposta:

A alternativa apresentada como gabarito realmente contém orações que manifestam ideia de consequência, uma vez que são subordinadas adverbiais consecutivas. No entanto, elas não são as únicas. Em III, “lançando luz sobre como e por que diferenciamos o certo do errado, o bom do mau, o ético do antiético” expressa uma consequência do grande desenvolvimento da psicologia moral e trata-se também de uma oração subordinada adverbial consecutiva, embora reduzida. Isso pode ser comprovado pela possibilidade de se desenvolver a oração, acrescentando a ela conector de consequência, sem alteração do sentido do período: “A partir dos anos 2000 um campo de estudos sobre isso – psicologia moral – apresentou tão grande desenvolvimento, que lançou luz sobre como e por que diferenciamos o certo do errado, o bom do mau, o ético do antiético”.

Biologia Questão 02 - FUVEST 2023 - 2ª Fase - 2º dia

Os rins em vertebrados são órgãos do sistema excretor e osmorregulador com estruturas filtrantes, chamadas néfrons, que são capazes de regular a quantidade de água e sais a serem excretados ou reabsorvidos. A função e a anatomia renal podem ser moduladas a depender das diferentes condições ambientais e fisiológicas.

a) O que acontece com o volume de urina produzido quando há liberação do hormônio antidiurético (ADH)?

b) Observando a ilustração das células epiteliais de cada segmento do néfron (1 a 7), indique aquele que mais reabsorve o conteúdo filtrado. Justifique a sua resposta.

c) O castor e o rato canguru são dois roedores com habitats distintos. O castor é semiaquático e vive nas proximidades de rios em florestas temperadas, já o rato canguru vive nos desertos da América do Norte. Considerando a relação entre a área ocupada pelos néfrons e a concentração da urina nessas duas espécies, complete o gráfico da folha de respostas com as respectivas posições ocupadas pelo rato canguru e pelo castor.

Resposta:

a) Ocorre uma redução no volume de urina produzida.

b) A maior reabsorção ocorre no segmento 1. As células dessa região apresentam mais microvilosidades, que aumentam a superfície de absorção, e maior número de mitocôndrias, fornecendo energia para processos de transporte ativo.

c)

Biologia Questão 02 - FUVEST 2020 - 2ª fase - 2º Dia

Em um cerrado campestre bem preservado, ocorre a teia trófica representada no esquema.

a) Cite uma espécie dessa teia alimentar que ocupa mais de um nível trófico, especificando quais são eles.

b) Cite cinco espécies de uma cadeia alimentar que faça parte dessa teia. Desenhe um esquema da pirâmide de energia desse ambiente.

c) Com relação à dinâmica dessa teia alimentar, descreva o efeito indireto da extinção local do bem‐te‐vi sobre a população do predador de topo dessa teia (ou seja, aquele que preda sem ser predado por nenhum outro componente da teia). Caso o capim‐cabelo‐de‐porco venha a sofrer uma grande queda em sua biomassa, qual interação biológica seria esperada entre os consumidores primários que se alimentam desse recurso?

Resposta:

a) Podem ser citadas: Jararaca-pintada (consumidora secundária e terciária), ou o Lobo-guará (consumidor primário, secundário, terciário e quaternário). b) Podem ser citadas: Capim-cabelo-de-porco  Gafanhoto-verde  Rã-manteiga  Jararaca-pintada  Lobo-guará. O produtor Capim-cabelo-de-porco pode ser substituído nessa cadeia pela lobeira.                                                                c) A população do predador de topo de cadeia, o Lobo-guará, deverá aumentar. A extinção da população de Bem-te-vi levará a um aumento da população de Gafanhotos-verdes, alimento do Lobo-guará. A queda da biomassa do capim-cabelo-de-porco irá provocar competição entre os consumidores primários.

Biologia Questão 02 - FUVEST 2024 - 2ª Fase - 2º dia

Os indivíduos da mariposa Biston betularia apresentam variação de coloração que vai desde tons mais claros até mais escuros. Populações dessa mariposa na Grã-Bretanha apresentavam uma maior frequência de fenótipos mais claros antes da Revolução Industrial (RI). Com o avanço da RI, a liberação maciça de fuligem pelas máquinas tornou mais escuras as superfícies onde as mariposas pousavam, como as árvores e estruturas urbanas. Com isso, o número de indivíduos de fenótipos mais claros diminuiu. O esquema a seguir sintetiza esse fenômeno.

Com base no texto e no esquema, e considerando que o tamanho da população de mariposas permaneceu inalterado depois da RI, responda:

a) Qual é o processo evolutivo envolvido nas mudanças da frequência dos fenótipos ao longo do tempo, passando de uma predominância dos mais claros (antes da RI) para uma predominância dos mais escuros (depois da RI)?

b) Cite o fator biótico que explica a diminuição de fenótipos mais claros. Justifique a sua resposta.

c) No gráfico da folha de respostas, a abcissa indica o fenótipo (de mais claro a mais escuro), e a ordenada indica a frequência de indivíduos. A linha tracejada é a síntese do padrão de distribuição dos fenótipos pré-RI. No mesmo gráfico, represente a curva de distribuição dos fenótipos pós-RI.

Resposta:

a) O processo evolutivo é a Seleção Natural.

b) Predação. Nas superfícies mais escuras, as mariposas com tonalidades mais claras ficam mais visíveis aos predadores, levando à diminuição desse fenótipo. Por outro lado, as mariposas com tonalidades mais escuras têm maior chance de passar despercebidas pelos predadores e, portanto, de sobreviver e se reproduzir, aumentando a frequência desse fenótipo na população.

c)

 

Bloco 1 Questão 20 - FGV-SP 2021 Administração - 2º Semestre

Durante a segunda metade da década de 80, a política econômica brasileira concentrou-se no combate à inflação [...] A inflação brasileira parecia ter propriedades específicas e uma dinâmica própria, resistindo às pressões deflacionárias da recessão e do desemprego.

MODIANO, E., “A ópera dos três cruzados: 1985-1989”. In ABREU, M. P. (org.) A ordem do progresso. Cem anos de política econômica republicana (1889-1989). Rio de Janeiro: Campus, 1990, p. 347.

Assinale a alternativa correta:



( a )

O primeiro Plano Cruzado foi criado pelo governo militar de João Figueiredo e estabeleceu o congelamento geral de preços e salários.

( b )

O segundo Plano Cruzado foi criado pelo governo de José Sarney e estabeleceu um pacote fiscal que reajustou alguns preços públicos.

( c )

O Plano Bresser foi criado no governo de Fernando Collor e instituiu um confisco geral das contas bancárias.

( d )

O terceiro Plano Cruzado foi implementado ao final do governo Collor e previa uma ampla reforma fiscal e tributária no país.

( e )

O Plano Real foi implementado pelo governo Collor e garantiu a estabilidade monetária do país.

Geografia Questão 20 - UNICAMP 2022 - 2ª Fase - 2º dia - Ciências Humanas / Artes

O conflito geopolítico entre Ucrânia e Rússia se agravou em 2021. Os combates entre as forças ucranianas e os separatistas pró-russos, respaldados militar e politicamente pelo Kremlin, são os piores em vários meses, numa nova amostra de que as hostilidades, que já completaram sete anos e custaram 14.000 vidas, segundo a ONU, estão longe de ter um fim. Moscou elevou ainda mais a tensão quando mobilizou tropas a uma centena de quilômetros da fronteira com a Ucrânia, que, por sua vez, reforçou suas unidades no leste do país e junto à península da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014.

(Adaptado de María R. Sahuquillo, Nova escalada na guerra do leste da Ucrânia deixa UE e EUA em alerta. El pais, 06/04/2021.)

a) Por que a localização da Crimeia é estratégica para a Rússia? Destaque um fator de ordem econômica, um de ordem política e outro de ordem cultural que impeliram a anexação da Crimeia pelos russos em 2014.

b) Qual o posicionamento da União Europeia e dos EUA em relação ao conflito da Crimeia?

Resposta:

a) A península da Crimeia detém uma localização estratégica para a Rússia por estar situada no Mar Negro, principal saída da Rússia para o Mar mediterrâneo e o Ocidente. A anexação da Crimeia, em 2014, se deu no contexto de mudanças políticas da Ucrânia, que afetaram a aliança com o país liderado por Vladimir Putin (presidente russo) e fizeram com que a Rússia temesse por perder parcerias econômicas com a Crimeia, detentora de robusta estrutura portuária. No entanto, uma das principais justificativas da Rússia para anexar a península foi a constatação de que grande parte da população da região é de origem russa e, portanto, a anexação se fundamenta, também, por questões culturais.  

Vale ressaltar que o mapa apresentado na questão contém um erro de indicação, já que o mar apresentado é o Negro e não o Morto, como exposto no enunciado. O candidato não deve ser prejudicado pelo erro de indicação.

b) A União Europeia e os EUA se posicionam, desde 2014, contra a anexação da península da Crimeia pela Rússia, determinando sanções políticas e econômicas e reconhecendo o território ainda como pertencente à Ucrânia.

Geografia Questão 20 - UNICAMP 2020 - 2ª Fase - 2º dia - Ciências Humanas / Artes

O território brasileiro apresenta uma grande diversidade de formas de relevo. Elas estão agrupadas em grandes compartimentos identificados como planícies, depressões, tabuleiros, chapadas, patamares, planaltos e serras. A figura abaixo indica a espacialização de três desses compartimentos.

Considerando a figura acima e seus conhecimentos sobre o relevo brasileiro, responda às questões.

a) Aponte uma semelhança e uma diferença entre as chapadas e os tabuleiros.

b) Qual a importância da Serra do Espinhaço para o setor de mineração do Brasil? Em que estrutura geológica esse compartimento está situado?

Resposta:

a) Entre as várias formas que compõem o relevo brasileiro pode-se citar a presença de chapadas e tabuleiros. Muitas vezes essas duas formações são confundidas devido à aparência de suas formas. Tratam-se de áreas esculpidas com uma superfície plana e bordas abruptas. A diferença entre as duas está na altitude e extensão. Os tabuleiros são formados por pequenos platôs de baixas altitudes. Já as chapadas são formadas por extensas áreas, com grandes superfícies planas e altitudes bem mais elevadas.

b) A Serra do Espinhaço corresponde a uma das principais áreas de mineração do país. Nela encontram-se grandes reservas de ouro, manganês, bauxita e principalmente de minério de ferro (principal área produtora do país). Localiza-se basicamente sobre uma estrutura cristalina também conhecida como áreas cratônicas formadas por rochas principalmente magmáticas e metamórficas.

Módulo Objetivo Questão 20 - FGV-SP 2024 - Administração

Texto para a questão.

ASCENSÃO DOS CHARLATÕES

1 Vivemos numa era de charlatões? Já se disse muitas vezes que escritores possuem sensibilidade particular para as mudanças culturais de seu tempo. Portanto, a publicação em língua inglesa de dois romances intitulados Charlatans – um de Robin Cook, outro de Jezebel Weiss – pode ser um sinal de alerta de que isso esteja acontecendo. Talvez esses livros sejam um aviso para que tomemos cuidado com esses indivíduos que, em número crescente, prometem o que não podem cumprir, arrogam-se qualidades que não possuem ou oferecem produtos nada confiáveis, como notícias falsas, remédios suspeitos e trapaças online. A lista desses mestres da ilusão pode incluir também alguns evangelizadores, curandeiros e políticos, bem como, convém não esquecer, certos intelectuais.

2 O que explica a proliferação dos charlatões em nosso tempo? Uma das respostas possíveis é que ela resulta das pressões e da sedução exercidas pelos meios de comunicação, sobretudo a televisão e as redes sociais.

3 No mundo dos negócios, as redes sociais transformaram certos consultores em celebridades. Tenham eles tomado ou não os pregadores como modelo, é significativo que esses consultores sejam conhecidos como “gurus do marketing”. Mesmos os intelectuais que antes deviam sua condição de celebridade a aparições frequentes em programas de tevê agora se tornaram blogueiros e estrelas das redes sociais.

4 Como aconteceu no caso da televisão, a nova mídia molda as mensagens que propaga. Certos presidentes hoje vociferam no Twitter como seus predecessores faziam no rádio. Acadêmicos e cientistas sentem-se tentados a oferecer frases de efeito a respeito de tudo.

5 Na disputa por atenção, visões extremadas valem mais que a moderação, e ideias tresloucadas, como teorias da conspiração, mais que o bom senso. As novas mídias têm contribuído para criar e propagar novos tipos de charlatões, ajudadas pela disseminação de dúvidas sobre valores até agora tidos como certos (inclusive a verdade). Também nunca houve tantas oportunidades para o marketing pessoal como nesta era das redes sociais – oportunidades fartas para inflar a própria reputação como quem enche um balão. Sendo assim, nós poderíamos considerar os que criticam essa situação como sucessores de Burchard Mencke. A missão deles, assim como a do autor de A Charlatanice dos Sábios, é furar alguns desses balões.

Peter Burke, piauí, No. 176, maio/2021.Adaptado.

A expressão “Sendo assim” (5º. parágrafo) introduz uma frase que expressa ideia de



( a )

causa.

( b )

finalidade. 

( c )

tempo. 

( d )

conclusão. 

( e )

concessão.

Resposta:

A expressão “Sendo assim” é utilizada de modo literal, com sentido de “Portanto”, “Dessa forma”, “Logo”. Ou seja, tem valor de conclusão.   

Questão 20 - UNESP 2017 2ª fase - 1º dia

Um bloco de gelo de massa 200 g, inicialmente à temperatura de –10 ºC, foi mergulhado em um recipiente de capacidade térmica 200 cal/ºC contendo água líquida a 24 ºC. Após determinado intervalo de tempo, esse sistema entrou em equilíbrio térmico à temperatura de 4 ºC.

O gráfico mostra como variou a temperatura apenas do gelo, desde sua imersão no recipiente até ser atingido o equilíbrio térmico.

Considerando as informações contidas no gráfico e na tabela, que o experimento foi realizado ao nível do mar e desprezando as perdas de calor para o ambiente, calcule a quantidade de calor absorvido pelo bloco de gelo, em calorias, desde que foi imerso na água até ser atingido o equilíbrio térmico, e calcule a massa de água líquida contida no recipiente, em gramas, antes da imersão do bloco gelo.

Resposta:

A partir do gráfico, a quantidade de calor (Q) absorvida pelo gelo pode ser obtida como se segue:

Considerando-se o sistema termicamente isolado, tem-se:

Questão 20 - UNESP 2018 1ª Fase

Na Europa, os artistas continuam a explorar caminhos traçados pelos primeiros pintores abstratos. Mas a abstração desses artistas não é geométrica: sua pintura não representa nenhuma realidade, tampouco procura re-produzir formas precisas. Cada artista inventa sua própria linguagem. Cores, formas e luz são exploradas, desenvolvidas e invadem as telas. Traços vivos e dinâmicos... Para cada um, uma abstração, um lirismo.

(Christian Demilly. Arte em movimentos e outras correntes do século XX, 2016. Adaptado.)

O comentário do historiador Christian Demilly aplica-se à obra reproduzida em: 



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Resposta:

A descrição de Christian Demilly fornecida faz menção a "uma abstração não geométrica" que "não representa nenhuma realidade" e se afasta de "formas precisas". Essas informações só se aplicam à pintura de João Miró (alternativa D), o que é confirmado pela ideia de exploração de cores, formas e luz e pela presença no quadro de "traços vivos e dinâmicos".

Questão 020 - FGV-SP 2019 Economia - 1ª fase - Prova 001 - Caderno 1

Clara ganhou R$ 20,00 em uma raspadinha. Mateus, seu namorado, sugeriu que ela dividisse o prêmio com ele. Clara disse que daria y reais para Mateus, com y sendo a soma das soluções reais não negativas da equação (x2 – 17)5x–2 = 1, se ele resolvesse corretamente essa equação em ℝ.

Admitindo-se que Mateus tenha resolvido corretamente o problema proposto por Clara, então ele recebeu



( a )

exatamente 1% do prêmio.

( b )

exatamente 21% do prêmio. 

( c )

exatamente 22% do prêmio.

( d )

aproximadamente 39% do prêmio.

( e )

aproximadamente 43% do prêmio.

Questão 020 - FGV-SP 2014 Economia - 1ª fase - Prova 001 - Caderno 1

O triângulo PQT, indicado na figura, está inscrito em uma circunferência de centro C, sendo que as medidas dos ângulos e são, respectivamente, iguais a α e  radianos.

Em tais condições, a medida do ângulo , em radianos, é igual a



( a )

π – 7α

( b )

( c )

3π – 4α

( d )

( e )

Resposta:

Resposta: B

Questão 095 - FGV-SP 2018 Economia - 1ª fase - Prova 002 - Caderno 2

O texto e a figura a seguir referem-se à questão abaixo.

Têm sido corriqueiras as notícias relatando acidentes envolvendo veículos de todos os tipos nas ruas e estradas brasileiras. A maioria dos acidentes são causados por falhas humanas, nas quais os condutores negligenciam as normas de boa conduta. A situação seguinte é uma simulação de um evento desse tipo.

O motorista de um automóvel, de massa m, perdeu o controle do veículo ao passar pelo ponto A, deslizando, sem atrito, pela ladeira retilínea AB, de 200 m de extensão; o ponto A está situado 25 m acima da pista seguinte BC retilínea e horizontal. Ao passar pelo ponto B, a velocidade do carro era de 108 km/h. O trecho BC, sendo mais rugoso que o anterior, fez com que o atrito reduzisse a velocidade do carro para 72 km/h, quando, então, ocorreu a colisão com outro veículo, de massa 4m, que estava parado no ponto C, a 100 m de B. A colisão frontal foi totalmente inelástica. Considere a aceleração da gravidade com o valor 10 m/s2 e os veículos como pontos materiais.

A força de atrito no trecho BC permaneceu constante, e o coeficiente de atrito entre os pneus e o pavimento no trecho BC era de



( a )

0,20.

( b )

0,25.

( c )

0,28.

( d )

0,36.

( e )

0,40.

Questão 095 - FGV-SP 2016 Economia - 1ª fase - Prova 002 - Caderno 2

O texto a seguir refere-se à questão.

Criança feliz é aquela que brinca, fato mais do que comprovado na realidade do dia a dia. A brincadeira ativa, a que faz gastar energia, que traz emoção, traz também felicidade. Mariana é uma criança que foi levada por seus pais para se divertir em um parquinho infantil.

Em uma das oscilações, Mariana partiu do extremo, de uma altura de 80 cm acima do solo e, ao atingir a posição inferior da trajetória, chutou uma bola, de 0,5 kg de massa, que estava parada no solo. A bola adquiriu a velocidade de 24 m/s imediatamente após o chute, na direção horizontal do solo e do movimento da menina. O deslocamento de Mariana, do ponto extremo até o ponto inferior da trajetória, foi realizado sem dissipação de energia mecânica. Considere a massa de Mariana igual a 12 kg, e a aceleração da gravidade com o valor 10 m/s2. A velocidade de Mariana, imediatamente após o chute na bola, passou a ser, em m/s, de 



( a )

2,0. 

( b )

2,4. 

( c )

3,0. 

( d )

3,2. 

( e )

3,6.

Questão 110 - ENEM 2017 2º dia - Prova Rosa

O ferro é encontrado na natureza na forma de seus minérios, tais como a hematita (α-Fe203), a magnetita (Fe304) e a wustita (FeO). Na siderurgia, o ferro-gusa é obtido pela fusão de minérios de ferro em altos fornos em condições adequadas. Uma das etapas nesse processo é a formação de monóxido de carbono. O CO (gasoso) é utilizado para reduzir o FeO (sólido), conforme a equação química:

FeO (s) + CO (g) —> Fe (s) + CO2 (g)

Considere as seguintes equações termoquímicas: 

O valor mais próximo de , em kJ/mol de FeO, para a reação indicada do FeO (sólido) com o CO (gasoso) é



( a )

- 14.

( b )

- 17.

( c )

- 50.

( d )

- 64.

( e )

- 100.

Resposta:

Aplicando a Lei de Hess:

Manter e dividir por 2 a equação I

Manter e dividir por 3 a equação II

Manter e dividir por 6 a equação III

Somando as equações, tem-se:

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