Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - Análise das flexões dos substantivos - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia a seguinte tirinha da Mafalda.

Mafalda manifesta aversão a um tipo de alimento preparado pela mãe. O substantivo usado para nomear esse alimento no plural é:



( a )

tortas 

( b )

bolos 

( c )

feijões 

( d )

sopas

Questão 01 - História - Módulo 4 - Uma introdução à Pré-História: o Paleolítico - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Leia a reportagem a seguir.

Sem preservação, patrimônio da humanidade corre riscos

Falta de verba para pagar funcionários coloca em risco sítios com pinturas rupestres, que já recebem poucos turistas

Niède Guidon, de 81 anos, está sentada em uma sala de sua casa próxima ao Parque Nacional da Serra da Capivara quando um funcionário entra e estende os braços na direção dela com um punhado de folhas organizadas dentro de uma pasta de plástico transparente. Ela agradece, coloca as mãos sob a pasta e diz: “Tudo isso é gente que eu vou demitir”.

Desolada, a pesquisadora que lutou pela criação do parque nacional em 1979 alerta há pelo menos 10 anos que o local está em risco. Mas agora a situação se tornou crítica.

A Fumdham (Fundação Museu do Homem Americano), organização criada por ela que administra o parque junto ao ICMBio, do Ministério do Meio Ambiente, já não tem mais verba para manter os 270 funcionários que tinha em 2010. Eles eram responsáveis por fazer rondas no parque e evitar invasores, cuidar das guaritas de acesso, manter as estradas dos 129 000 hectares em ordem e retirar fezes de animais que mancham as pedras onde estão as pinturas rupestres. Também ajudam a fazer a manutenção das pedras, para evitar que as placas descolem e as pinturas se percam.

O órgão afirma que faz um repasse de 129 000 reais ao mês para a manutenção do local. E que haverá um repasse extra de 700 000 neste ano. Mas, segundo os cálculos de Guidon, seriam necessários ao menos 600 000 reais mensais para que a conservação fosse feita de maneira eficiente, diferença que estava sendo coberta por patrocínios, que estão cada vez mais raros. “Sobram 400 000 reais em caixa agora. Não sei o que faremos se não chegar mais dinheiro”, afirma ela.

Em uma visita ao parque, são claras as consequências da falta de verba. Em algumas pedras há, muito perto das pinturas rupestres, montes de fezes de mocó, um roedor que lembra um esquilo. Também há casas de vespas sobre alguns desenhos. “Estamos com apenas dois técnicos para realizar esse trabalho de manutenção”, afirma a arqueóloga Tânia Maria de Castro Santana, da equipe de Guidon.

O parque, declarado patrimônio mundial da humanidade pela Unesco, em 1991, também sofre com a falta de turistas, talvez um dos motivos que levam os patrocínios a minguarem. No dia em que a reportagem esteve no local, não encontrou ninguém nos principais sítios arqueológicos. Em 2013, apenas 19 998 pessoas visitaram o local, segundo dados do ICMBio.

Apesar da estrutura impecável, igual a dos sítios arqueológicos mais importantes do exterior, não há incentivo para o turismo na região. Em São Raimundo Nonato, maior cidade do entorno do parque, não há hotéis de alta qualidade, e, para chegar, é necessária uma viagem de cerca de 5 horas por estrada desde Petrolina (Pernambuco), onde fica o aeroporto mais próximo. Um aeroporto que está sendo construído em São Raimundo Nonato há 10 anos prometia melhorar o fluxo de turistas na região, mas ele ainda não foi entregue. Está prometido para este semestre.

“É o que a professora [Niède Guidon] sempre diz: se um lugar como esse fosse na França, estaria repleto de turistas. Mas como é aqui, no interior do Piauí, está assim, abandonado”, desabafa a pesquisadora Tânia, nascida e criada na Serra da Capivara.

BEDINELLI, Talita. Sem preservação, patrimônio da humanidade corre riscos. El País Brasil (On-line). São Paulo, 16 maio 2014. Disponível em: . Acesso em: 17 jun. 2019.

O Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, considerado Patrimônio Cultural da Humanidade, contém a maior quantidade de pinturas rupestres do mundo. No entanto, vem sofrendo com o descaso do poder público.

Reflita sobre ações que deveriam ser adotadas para a preservação e a valorização desse patrimônio e discuta sobre essas ações com os colegas. 

Resposta:

Debata com os alunos sobre a necessidade de divulgar informações sobre o Parque Nacional da Serra da Capivara. Algumas sugestões de divulgação podem ser discutidas, como construir passeios ecológicos que incluíssem a venda de ingressos para o local ou discutir a importância de criar acomodações e hotéis simples próximos ao parque, melhorando o acesso à região. Essas medidas, além de incentivarem o turismo, gerariam empregos. Outra forma de aumentar o turismo na região poderia ser a organização de passeios escolares até o parque, desde que a escola tenha condições e estrutura para tal empreendimento.

Questão 01 - História - Módulo 6 - Múltiplas experiências - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Observe as imagens e responda às questões a seguir.

a) O que as fotos revelam sobre as vivências religiosas no Brasil?

b) Você conhece alguma religião praticada no Brasil que não esteja representada nas fotografias? Se conhece, indique-a.

c) Você já presenciou algum episódio de intolerância religiosa? Descreva-o. Caso não tenha presenciado nenhum, pesquise em um portal de notícias algum acontecimento desse tipo ocorrido recentemente no Brasil e relate-o.

Resposta:

a) Espera-se que o aluno perceba pelas fotos (e pela própria vivência) que há formas variadas de expressão religiosa no Brasil. No caso das imagens, são apresentadas duas manifestações cristãs e uma expressão do candomblé, que é uma religião afro-brasileira.

b) Resposta pessoal. O aluno pode conhecer o espiritismo, o budismo, o protestantismo, o adventismo, etc.

c) O aluno pode conhecer algum caso ou pesquisar. Na correção, alguns casos podem ser apresentados e comentados.

Questão 01 - Geografia - Módulo 1 - Lugar, paisagem e espaço geográfico - Exercícios (pg. 211) - BY NC 3.0BR

O que lhe chama a atenção na sala de aula representada na foto?

Questão 01 - Geografia - Módulo 1 - Lugar, paisagem e espaço geográfico - Atividade 3 - BY NC 3.0BR

As paisagens dos lugares são diferentes e podem apresentar elementos naturais e elementos culturais.

a. Pensando em uma paisagem natural, que elementos da natureza podem ser encontrados? Quais desses elementos é possível identificar no seu lugar de vivência?

b. E em uma paisagem cultural, que elementos construídos pelas sociedades podemos encontrar? Quais desses elementos é possível identificar no seu lugar de vivência?

c. Em seu lugar de vivência predominam paisagens naturais ou culturais?

Resposta:

a. Resposta pessoal. Os alunos deverão citar elementos como solo, relevo (morros, montanhas), vegetação (florestas, plantas), rios, mares, animais.

b.Resposta pessoal. Os alunos deverão citar elementos como plantações, pastagens, cidades, casas, prédios, viadutos, ruas, avenidas e rodovias.

c. Resposta pessoal. Verifique a coerência da resposta diante da realidade em que os alunos se encontram.

Questão 01 - Geografia - Módulo 2 - Construção do espaço brasileiro - Atividade 2 - BY NC 3.0BR

Para que um novo estado seja criado, a proposta deve ser apresentada ao Congresso Nacional, que pode aprovar a realização de um plebiscito. Se a maioria da população votar “sim”, o projeto volta para o Congresso, onde deve ser aprovado também pela maioria e, finalmente, pelo presidente da República.

Observe, no mapa acima, as diversas propostas para a divisão das unidades da Federação.

a. Com base no mapa, identifique se há e quais são as propostas de divisão do estado em que você mora.

b. Com a orientação de seu professor, discuta com seus colegas e anote uma vantagem e uma desvantagem da criação de novos estados no Brasil.

Resposta:

a. Resposta pessoal. Dependerá do estado em que o aluno reside.

b. Vantagens: alguns estados têm territórios extensos, e sua divisão tornaria a administração mais eficiente (como exemplo, a criação do estado de Tocantins, em 1988, que trouxe grande desenvolvimento para a região), contribuindo, em tese, para a redução das desigualdades. Algumas regiões reclamam de descaso do governo; com a divisão, poderiam aplicar melhor os recursos arrecadados.

Desvantagens: aumento de gastos com salários dos funcionários públicos. O fato de um estado ser grande não justifica sua divisão. Exemplos: a Califórnia é um dos maiores estados dos Estados Unidos e, ainda assim, é o mais rico deles; Sergipe é o menor dos estados brasileiros e um dos mais pobres.

Questão 01 - Geografia - Módulo 2 - Construção do espaço brasileiro - Atividade 3 - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir:

A lenda da erva-mate

Entre as tribos de indígenas Guarani era comum a prática da coivara, em que, após a derrubada de um pedaço de mata, o terreno era limpo com fogo e se plantava a mandioca e o milho. Porém, depois de quatro ou cinco anos, a terra não produzia, o que forçava a tribo a buscar outro lugar. 

Um dia, um velho indígena, cansado de tanto andar, preferiu ficar na tapera, recusando-se a seguir adiante. 

Sua filha mais jovem, Jari, ficou com o coração dividido entre seguir com os jovens da tribo ou ajudar seu pai em seus últimos dias. Mas, apesar da insistência de toda a tribo, Jari resolveu ficar junto ao seu pai. 

Um dia chegou à tapera onde Jari vivia um pajé. Este, vendo o cuidado da jovem com seu velho pai, perguntou o que a faria feliz. A moça nada falou, mas seu pai disse que gostaria de ter suas forças renovadas para poder levar Jari ao encontro da tribo que tinha partido. 

O pajé entregou ao velho indígena uma planta muito verde e perfumada e ensinou como plantá-la. Explicou que, após a colheita das folhas, ele deveria secá-las ao fogo e, então, triturá-las. Os pedacinhos deveriam ser colocados num porongo com água quente ou fria. Afirmou, também, que a bebida traria muito ânimo, mesmo nos momentos de grande solidão. Dada a receita, partiu. 

Foi assim que nasceu e cresceu a caá-mini. Dela resultou a bebida caá-y, à qual os brancos mais tarde deram o nome de erva-mate, muito utilizada pelos gaúchos no chimarrão.

Com base no texto, responda às questões:

a. Explique como era feito o plantio da mandioca e do milho pelos Guarani e o que acontecia após poucos anos.

b. O texto afirma que a erva-mate é muito apreciada pelos gaúchos. Os gaúchos são naturais de qual estado brasileiro?

c. A mandioca é uma planta típica da América do Sul e recebe diferentes denominações no território brasileiro. Por qual nome ela é conhecida no lugar em que você vive? 

Resposta:

a. Após a derrubada da mata e o terreno ser limpo com fogo, eles plantavam mandioca e milho, mas passados 4 ou 5 anos a terra deixava de produzir e a tribo tinha que migrar.

b. Os gaúchos são naturais do Rio Grande do Sul.

c. A mandioca é conhecida por nomes como macaxeira, aipim, castelinha, uaipi, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira, pão-de-pobre, mandioca-brava e mandioca-amarga.

Questão 01 - História - Módulo 5 - A origem dos humanos - Atividade 3 - BY NC 3.0BR

Qual das afirmações abaixo melhor reflete o conteúdo que você estudou? Descreva argumentos que justifiquem a sua escolha.

a) A invenção da agricultura mudou para sempre a história da humanidade. Ao desenvolver a capacidade de reproduzir plantas, o ser humano abandonou antigos hábitos e modos de vida, tornando-se capaz de suprir suas necessidades de sobrevivência.

b) O desenvolvimento da agricultura não se deu de forma brusca, foi um longo processo, que passou pela coexistência de antigas e novas formas de obter alimento. A capacidade de produzir o próprio alimento exigiu a criação de novas estratégias de sobrevivência.

Resposta:

Espera-se que o aluno escolha a alternativa b, que aponta o desenvolvimento da agricultura como algo processual. Ao abordarmos o tema, destacamos que a prática agrícola não significou o abandono da caça e da coleta. É interessante ainda o aluno explorar que, com a agricultura, foi necessário criar mecanismos e instrumentos de armazenamento de excedentes (produção de vasos e potes de cerâmica), estratégias de planejamento e ferramentas de trabalho.

Questão 01 - História - Módulo 3 - As sociedades não têm histórias iguais - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Explique o título do Módulo: “As sociedades não têm histórias iguais”.

Resposta:

O título se refere ao fato de as histórias das sociedades se relacionarem à trajetória de cada uma, o que faz com que se organizem de formas diferentes. Além disso, também faz referência ao fato de o estudo da História variar de sociedade para sociedade, utilizando as diversas fontes que foram deixadas: registros escritos, relatos orais, vestígios arqueológicos, etc.

Questão 01 - Geografia - Módulo 3 - O espaço e suas representações - Atividade 4 - BY NC 3.0BR

Um tipo de mapa muito utilizado na Geografia são as anamorfoses. Nelas, as áreas dos países, estados ou municípios são representadas de maneira proporcional a um tema específico, portanto sua aparência pode causar estranhamento, em um primeiro contato.

Observe uma anamorfose sobre a população por unidade da Federação e a compare com o mapa político do Brasil abaixo.

a. Com a orientação do professor, identifique a unidade da Federação com maior população. Justifique sua escolha.

b. Com base na análise do mapa político e da anamorfose da população, a unidade da Federação onde você mora está entre as de maior população? Justifique.

Resposta:

a. A unidade da Federação com maior população é o estado de São Paulo, pois na anamorfose  é a de maior representação.

b. Resposta pessoal.

Questão 01 - Geografia - Módulo 3 - O espaço e suas representações - Teste - BY NC 3.0BR

Em uma viagem de ônibus de São Paulo a Brasília, o passageiro solicitou um assento ao lado da janela para receber os raios solares no período da manhã.

Analise as afirmativas e a seguir assinale a alternativa correta:

I. A viagem se dará no sentido sul-norte.

II. O passageiro ocupará o lado esquerdo do ônibus.

III. O assento do passageiro ficará em uma janela voltada para o oeste.

Está (estão) correta(s): 



( a )

Apenas I.

( b )

Apenas I e II.

( c )

Apenas I e III.

( d )

Todas estão corretas.

Resposta:

A questão envolve a compreensão de lateralidade, portanto serve como um indicativo do estágio de desenvolvimento dessa capacidade nos alunos.

A afirmativa I está correta, pois Brasília se localiza ao norte de São Paulo.

A afirmativa II está incorreta, pois, uma vez que o Sol nasce na porção leste, para receber os raios solares de manhã numa viagem para o norte o passageiro deve estar sentado do lado direito.

A afirmativa III está incorreta, porque, para observar os raios solares na parte da manhã, a janela deve estar voltada para o leste.

Questão 01 - Ciências - Módulo 1 - Ciências: um processo investigativo - Atividade - BY NC 3.0BR

Por muitos séculos, a maioria dos cientistas acreditou na geração espontânea e alguns até escreveram “receitas” para a criação de seres vivos. No século XVII, o médico belga Van Helmont propôs os seguintes procedimentos para a criação de ratos por geração espontânea:

1. Colocar camisas sujas em um canto sossegado e pouco iluminado.

2. Espalhar grãos de trigo sobre as camisas e esperar.

3. Após 21 dias surgirão ratos.

Com base nessas informações, responda:

a. Qual era a hipótese defendida por Helmont?

b. A hipótese de Helmont é válida nos dias de hoje? Justifique

c. Como poderia ser testada a hipótese de Helmont?

d. Considerando as conclusões atuais sobre a hipótese de Helmont, do ponto de vista científico, qual seria o próximo passo em uma investigação que busca explicar o surgimento de peixes em uma lagoa seca após o período de chuvas?

Resposta:

a. A hipótese de Helmont era de que em determinadas condições poderiam surgir ratos da matéria inanimada, por geração espontânea.

b. Não. A hipótese de Helmont foi refutada, pois contatou-se que, nas condições atuais da Terra, não existe geração espontânea de vida, apenas biogênese – um ser vivo só pode se originar a partir da reprodução de outro ser vivo.

c. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos considerem que, para testar essa hipótese, seria necessária a realização de experimentos em um ambiente isolado e com condições controladas. Isso evitaria a possibilidade de imigração de ratos atraídos pelos grãos de trigo.

d. Os resultados do teste da hipótese de Helmont certamente a invalidariam, assim como uma hipótese semelhante, que se baseia na abiogênese, para explicar o surgimento de peixes. Dessa forma, o próximo passo seria a construção de uma nova hipótese para explicar o surgimento de peixes e, posteriormente, a realização de experimentos controlados em que essa nova hipótese pudesse ser testada.

Questão 01 - Ciências - Módulo 1 - Ciências: um processo investigativo - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Compare as etapas do método científico com o experimento realizado para a descoberta das características do objeto misterioso. Reproduza a tabela abaixo em seu caderno e complete-a com as comparações feitas para as etapas 2 a 4.

Resposta:

Questão 01 - Geografia - Módulo 4 - Espaço geográfico e Cartografia - Atividade 4 - BY NC 3.0BR

Observe  a sequência de mapas que retratam a capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, e seus arredores e responda:

a. A quantos metros corresponde na realidade cada centímetro representado nos mapas B e C?

b. Utilizando a escala, calcule no mapa A a distância aproximada, em linha reta, entre a Capela Curial de São Francisco de Assis e a Casa Kubitschek.

c. Agora calcule, no mapa C, a distância aproximada, em linha reta, entre Brumadinho e Itabira.

d. Em qual dos três mapas é possível identificar mais detalhes? E em qual deles é possível observar uma área maior? Justifique.

Resposta:

a. B: 1 000 m; C: 16 000 m.

b. 3 cm (mapa) x 130 m (escala) = aproximadamente 400 m, em linha reta (realidade).

c. 7,5 cm (mapa) x 16 km (escala) = aproximadamente 120 km, em linha reta (realidade).

d. Espera-se que o aluno conclua que é possível observar mais detalhes no mapa A por ele apresentar uma escala maior. Nele estão representados com grande precisão os contornos do lago e as edificações ao seu redor. Já o mapa C representa a maior área entre os três, abrangendo o município de Belo Horizonte e os municípios vizinhos. Nele a lagoa da Pampulha é retratada apenas como um ponto no mapa.

Questão 01 - Geografia - Módulo 4 - Espaço geográfico e Cartografia - Atividade 2 - BY NC 3.0BR

a. O que são as convenções cartográficas? Por que elas são importantes?

b. Qual é a função da legenda em um mapa?

Resposta:

a. As convenções cartográficas estão relacionadas a acordos de âmbito internacional que buscam normatizar o uso de símbolos gráficos nas representações cartográficas. É importante que o aluno compreenda que, na prática, são os símbolos gráficos (cores, linhas, hachuras e desenhos) utilizados na elaboração de mapas que são reconhecidos internacionalmente. Espera-se que o aluno reflita sobre a importância das convenções cartográficas por permitirem que um mapa seja compreendido em qualquer parte do mundo.

b. As legendas são compostas pelos símbolos ou códigos presentes em um mapa e traduzem o significado de cada um deles para que o mapa possa ser compreendido.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Classes gramaticais: funções dos substantivos - Exercícios - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Observe a tirinha de Mafalda.

No primeiro quadrinho, Mafalda está questionando o amigo a respeito de uma atitude dele, com a qual ela não concorda.

Identifique e explique a atitude do amigo que incomodou Mafalda.

Resposta:

Mafalda ficou incomodada com a atitude que Miguelito assumiu: a de esperar coisas da vida, sentado, sem proatividade.

Questão 01 - História - Módulo 6 - Múltiplas experiências - Atividade 1 - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir e responda às questões.

[...] Dialogar, conhecer, estudar ou pesquisar o universo religioso são atividades fascinantes, interessantes e servem, sobretudo, para acabar com os fundamentalismos. Os fundamentalistas são aqueles que cultivam a ideia de que sua religião é única e de que todas as demais formas têm de ser abolidas.

Em nome das religiões, não se justificam guerras e conflitos, porque todas elas deveriam ensinar o amor como valor maior da convivência humana. Em nome das religiões, cabem atitudes de respeito, consideração, diálogo e paz. As religiões são caminhos diferentes que buscam o mesmo fim. Por que, então, brigar?

BHUMI, Raga. Diversidade religiosa. Extra Digital, Rio de Janeiro, 13 set. 2011. Disponível em: . Acesso em: 12 mar. 2019.

Abolir: extinguir.

a) Como o autor define o fundamentalismo?

b) Por que devemos combater fundamentalismos e a intolerância religiosa?

c) Escreva uma frase (que possa ser copiada em um cartaz) propondo a coexistência pacífica entre as religiões politeístas e monoteístas.

Resposta:

a) Como a atitude de considerar sua religião como única, defendendo que todas as demais sejam abolidas, extintas.

b) Porque as religiões têm, por essência, mensagens de amor e de valorização da convivência humana. O fundamentalismo é o contrário disso. As práticas fundamentalistas colocam pessoas em perigo e abrem espaço para a violência e para os conflitos e guerras religiosas.

c) Se possível, a atividade deve contemplar a elaboração de cartazes. Todas as frases podem ser expostas em cartazes (cartolina ou papel A4). As frases devem exortar a tolerância religiosa. Exemplos: “Deus é amor, não dor”; “Respeite o seu Deus e o dos demais também”.

Questão 01 - História - Módulo 6 - Múltiplas experiências - Teste - BY NC 3.0BR

Leia a seguir as afirmativas sobre o politeísmo e o monoteísmo.

I. São formas de religiosidade que existiram e continuam existindo, em diversas formas de crenças.

II. Os politeístas creem em várias divindades, e os monoteístas creem em um Deus único.

III. O judaísmo, o cristianismo e o islamismo, entre outras, são exemplos de religiões monoteístas.

São corretas as afirmativas:



( a )

I e II.

( b )

II e III.

( c )

I e III.

( d )

I, II e III.

Resposta:

Alternativa d. As três afirmativas são corretas. A primeira aborda adequadamente as diversas formas de religiosidade; a segunda traz as definições de monoteísmo e politeísmo; e a terceira exemplifica algumas religiões monoteístas.

Questão 01 - História - Módulo 6 - Múltiplas experiências - Atividade 2 - BY NC 3.0BR

Observe a imagem a seguir, encontrada no túmulo de Hui, um importante funcionário do governo do faraó egípcio Tutancâmon. O maior destaque da pintura é o faraó, que morreu no século XIV a.C.

a) Em sua opinião, o que a imagem representa?

b) De que maneira os governantes da Antiguidade conseguiam o respeito das sociedades?

Resposta:

a) Espera-se que o aluno perceba que o faraó recebe reverências das pessoas que estão diante dele e lhe entregam bens. Pode inferir que entregam pagamentos de impostos ou oferendas, em consideração ao poder do governante.

b) Os governantes utilizavam o convencimento e a força. Buscavam convencer apresentando-se como escolhidos por Deus ou pelos deuses, com poderes especiais sobre os governados. E utilizavam a força por meio de combatentes que impunham a obediência pelas armas.

Questão 01 - Geografia - Módulo 1 - Lugar, paisagem e espaço geográfico - Atividade 1 - BY NC 3.0BR

a. Quais lugares você costuma frequentar no seu dia a dia? Quais atividades você realiza em cada um deles?

b. Você costuma viajar para lugares distantes? Que relação você mantém com esses lugares?

Resposta:

Resposta pessoal. Solicite aos alunos que compartilhem suas respostas.

Questão 01 - Geografia - Módulo 2 - Construção do espaço brasileiro - Atividade 4 - BY NC 3.0BR

Com base no que você estudou sobre a formação do povo brasileiro, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras ou (F) para as falsas, justificando as falsas.

a. A miscigenação se iniciou com a chegada dos primeiros colonizadores, por conta do cruzamento dos homens portugueses com as mulheres indígenas.

b. Apesar da origem a partir de três matrizes, o povo brasileiro apresenta hoje aparência muito homogênea.

c. Os brancos europeus destacam-se no sul do Brasil, onde formaram pequenas e médias propriedades com mão de obra familiar.

Resposta:

V; F; V.

b) A intensa miscigenação durante a construção do espaço brasileiro resultou em grande heterogeneidade, como evidenciado no quadro  Operários, de Tarsila do Amaral, na p. 233.

Questão 01 - História - Módulo 5 - A origem dos humanos - Teste - BY NC 3.0BR

Observe a ilustração a seguir.

A imagem acima representa uma fase da evolução da espécie humana em que:

I. o desenvolvimento de sua capacidade intelectual ajudou a encontrar soluções de sobrevivência.

II. a transformação de elementos da natureza em ferramentas e instrumentos reflete a sua habilidade de criação.

III. a formação de agrupamentos humanos foi necessária para garantir a defesa e a obtenção de alimentos.

São corretas as afirmativas:



( a )

I e II.

( b )

I e III.

( c )

II e III.

( d )

I, II e III.

Resposta:

Alternativa d. As três afirmações estão corretas. Elas dialogam com elementos da evolução da espécie humana, com o desenvolvimento da capacidade intelectual ao relatar estratégias de sobrevivência e descrevem desde o agrupamento até a transformação de recursos da natureza em instrumentos e ferramentas.

Questão 01 - História - Módulo 6 - Múltiplas experiências - Exercícios (pg. 190) - BY NC 3.0BR

O que as imagens têm em comum?

Resposta:

Todas registram ritos religiosos.

Questão 01 - Geografia - Módulo 2 - Construção do espaço brasileiro - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir:

Obra de 1 milhão de anos foi destruída em 5 séculos

A Mata Atlântica começou a desaparecer assim que os colonizadores puseram os pés no novo continente. “Um dos primeiros atos dos portugueses que alcançaram a costa brasileira no dia 22 de abril de 1500 foi abater uma árvore para montar a cruz da primeira missa”, lembra o historiador americano Warren Dean (1932-1994), no livro A Ferro e Fogo. Foi o prenúncio da devastação implacável que se seguiria. A exploração madeireira, o cultivo da cana-de-açúcar no Nordeste e a instalação de centros urbanos no litoral reduziram a 6% do tamanho original uma floresta que sobrevivera quase intacta aos primeiros 10 000 anos de presença humana na América do Sul.

VOMERO, Maria Fernanda. A floresta que Cabral encontrou. Superinteressante, 31 mar. 1999. Disponível em:  . Acesso em: 22 mar. 2019.

O texto descreve grandes mudanças na paisagem, feitas pelos colonizadores portugueses, na construção do espaço geográfico brasileiro.

A paisagem do município onde você vive foi muito alterada ou ainda é possível encontrar áreas de vegetação nativa bem preservadas? Justifique sua resposta, descrevendo em linhas gerais a vegetação original, seu estado de preservação e as principais atividades econômicas responsáveis pela sua devastação.

Resposta:

Resposta pessoal. Espera-se que os alunos identifiquem e descrevam, ainda que de maneira resumida, o principal bioma e as principais atividades econômicas do município onde vivem.

Questão 01 - Geografia - Módulo 3 - O espaço e suas representações - Atividade 3 - BY NC 3.0BR

Leia a tirinha a seguir:

Na tirinha, Mafalda aponta para o globo terrestre e afirma que ele é um modelo reduzido do mundo.

Explique uma vantagem e uma desvantagem da utilização desse  modelo.

Resposta:

O globo terrestre representa nosso planeta tal como ele é, onde as distâncias, a s formas e as áreas não foram deformadas, permitindo simular os movimentos de rotação e translação; além de estudos do meio físico, como  o clima, a distribuição da vegetação, a circulação das correntes marítimas e as questões políticas e econômicas em escala mundial; no entanto, é um modelo muito reduzido e de difícil manuseio e transporte.

Questão 01 - Geografia - Módulo 4 - Espaço geográfico e Cartografia - Exercícios (pg. 260) - BY NC 3.0BR

O que você está vendo na imagem?

Questão 01 - Ciências - Módulo 1 - Ciências: um processo investigativo - Exercícios - Experimentando: Quanto gás libera um comprimido efervescente em contato com a água? - BY NC 3.0BR

Quanto gás libera um comprimido efervescente em contato com a água?

Nesta atividade, você vai medir a quantidade de gás liberado por um comprimido efervescente em contato com água, procedendo do mesmo modo que os cientistas quando desenvolvem suas investigações.

Material

• 2 garrafas transparentes de plástico de 600 mL, com tampa • 1 recipiente plástico de 5 L, de preferência transparente • 2 comprimidos efervescentes de antiácido • 1 tubo de borracha flexível (tripa-de-mico) com cerca de 50 cm de comprimento • 1 proveta de 1 L ou outro recipiente graduado • massinha de modelar • água

Procedimento

a) Identifique uma das garrafas como frasco 1 e a outra como frasco 2.

b) Encha cerca de  do recipiente plástico com água.

c) Encha completamente o frasco 1 com água. Em seguida, despeje toda a água no recipiente graduado e anote a medida em seu caderno.

d) Encha novamente o frasco 1 com a mesma água depositada no recipiente graduado. Rosqueie a tampa e emborque o frasco 1 no recipiente de 5 L (imagem 1 abaixo).

e) Com cuidado, para não entrar ar, abra a tampa do frasco 1 dentro da água (imagem 2 ao lado).

f) Coloque a massinha de modelar em torno da tripa-de-mico a uma distância de cerca de 15 cm de uma de suas extremidades (imagem 3). Faça uma bolinha com a massinha (imagem 4).

g) Insira a extremidade livre da tripa-de-mico (oposta àquela com massinha de modelar) dentro do frasco 1, mantendo-o sempre com a abertura dentro da água (imagem 5).

h) Coloque água até a metade do frasco 2.

i) Quebre os comprimidos efervescentes em quatro pedaços. Com a mão seca, insira-os no frasco 2 (imagem 6) e, rapidamente, insira também a tripa-de-mico, tampando a abertura do frasco com a massinha de modelar para que o gás não escape (imagem 7).

j) Espere os comprimidos se dissolverem por completo. Agite cuidadosamente o frasco 2 até perceber que não aparecem mais bolhas no frasco 1 (imagem 8).

k) Ainda mantendo a abertura do frasco 1 na água, retire a tripa-de-mico e rosqueie a tampa (imagem 9).

l) Adicione o restante de água do frasco 1 no recipiente graduado e anote a quantidade, em mL (imagem 10).

Registro

A partir de suas observações durante o experimento, aponte suas considerações sobre o que se pede.

Esse experimento possibilitou medir a quantidade de gás liberado pelo comprimido efervescente em contato com a água? Por quê?

Resposta:

Sim. Espera-se que os alunos possam chegar à conclusão de que esse experimento conseguiu direcionar o gás de um recipiente para outro, no qual foi capturado e medido de forma indireta pela água que o gás deslocou ao entrar no frasco 1.

Questão 01 - Geografia - Módulo 4 - Espaço geográfico e Cartografia - Atividade 5 - BY NC 3.0BR

A respeito do perfil topográfico que você construiu, responda:

a. Qual é o intervalo altimétrico entre as curvas de nível? Esse intervalo é sempre o mesmo entre todas as linhas da sua representação?

b. E na carta topográfica, há áreas onde as linhas estão mais próximas umas das outras? Por que isso ocorre?

Resposta:

a. O intervalo é de 50 metros. O aluno deve perceber que todas as linhas são equidistantes. Ressalte tratar-se de uma característica desse tipo de representação.

b. O aluno deverá notar que, nos trecho de maior declividade do terreno, as linhas estão mais próximas.

Questão 01 - Geografia - Módulo 4 - Espaço geográfico e Cartografia - Atividade 3 - BY NC 3.0BR

Observe o mapa a seguir, que destaca alguns municípios do Mato Grosso.

a. De acordo com a escala gráfica desse mapa, cada centímetro corresponde a que distância na realidade?

b. Sabendo que a distância entre Alta Floresta e Cuiabá, no mapa, é de 3 cm, calcule a distância real, em linha reta, entre os dois municípios.

c. Qual é a escala numérica desse mapa? Lembre-se de que, para defini-la, você deverá fazer a conversão da distância real em quilômetros para centímetros.

Resposta:

a. Cada centímetro no mapa corresponde a 200 km na realidade.

b. A distância real é 3 x 200 km, ou seja, 600 km.

c. 1 : 20 000 000

Questão 01 - Geografia - Módulo 4 - Espaço geográfico e Cartografia - Atividade 6 - BY NC 3.0BR

 Dos primeiros mapas  à Cartografia digital 

Os avanços tecnológicos ocorridos desde meados do século XX  permitiram aos cartógrafos confeccionar mapas cada vez mais detalhados, por conta da precisão disponibilizada pelas técnicas utilizadas. Atualmente, esses profissionais contam com recursos modernos e de sensoriamento remoto, podendo utilizar fotografias aéreas e imagens da superfície terrestre geradas por satélites como base para a elaboração de mapas.

Além de contar com recursos tecnológicos, que fornecem dados bastante detalhados sobre a superfície do nosso planeta, muitas vezes os cartógrafos realizam trabalhos de campo nas áreas a serem mapeadas, a fim de checar informações para garantir maior precisão à representação.

As fotografias aéreas 

As fotografias aéreas são obtidas por meio de câmeras instaladas em aviões ou em drones e fornecem informações sobre o espaço a ser mapeado. Para facilitar o trabalho dos cartógrafos, equipamentos ou aplicativos criam imagens tridimensionais utilizando as fotografias aéreas.

Com base na leitura e na interpretação dessas imagens os cartógrafos obtêm informações precisas e detalhadas da superfície terrestre, como a variedade da cobertura vegetal, o cultivo em áreas rurais e o tamanho dos terrenos e das construções em áreas urbanas. Observe as imagens a seguir. Você já tinha pensado no uso de drones para essa finalidade? Já utilizou aplicativos com imagens de satélite para identificar elementos no espaço?

As imagens de satélite 

As imagens de satélite são obtidas por sensores instalados em satélites artificiais que orbitam nosso planeta, como é o caso do satélite Sentinel-2, representado a seguir. Para dar origem a tais imagens, os sensores captam a energia emitida ou refletida pela superfície terrestre. A qualidade dessas imagens é tão alta que atualmente muitos cartógrafos as utilizam como principal fonte de informações para a elaboração de seus mapas.

Além da elaboração de mapas, as imagens de satélite podem ser utilizadas para muitas outras finalidades. Isso é possível porque elas são georreferenciadas: estão relacionadas às coordenadas geográficas (que estudamos no Módulo anterior), indicando exatamente qual ponto da superfície terrestre está sendo retratado em cada uma delas. Dessa forma, sua observação permite, por exemplo, monitorar áreas de desmatamento ou de queimada, contribuindo para a proteção da cobertura vegetal original. Também é possível utilizá-las para encontrar diferentes recursos naturais ou realizar a previsão do tempo com base em dados meteorológicos. 

Outro uso muito comum para os satélites é alimentar o Sistema de Posicionamento Global, o GPS, na sigla em inglês. Trata-se de um eficiente sistema de localização que utiliza uma rede de satélites cujas órbitas são conhecidas pelo aparelho receptor, como é o caso dos smartphones. O aparelho de GPS, ao se comunicar com os satélites, consegue identificar com grande precisão a sua própria localização na superfície terrestre, auxiliando a orientação do usuário. Veja o esquema a seguir.

Por meio da junção entre mapas digitais e esse sistema de localização por satélites, os aplicativos de navegação indicam as melhores rotas a serem percorridas a pé, de carro ou mesmo a bordo de embarcações e aeronaves.

a. Quais são as principais diferenças entre os mapas produzidos atualmente e aqueles produzidos nos primórdios da Cartografia?

b. Qual é a importância das fotografias aéreas e das imagens de satélite para a produção de mapas?

Resposta:

a. Atualmente os mapas são elaborados pelos cartógrafos com base em informações obtidas por meio de fotografias aéreas, imagens de satélite e de instrumentos de sensoriamento remoto. Já nos primórdios da Cartografia os mapas eram elaborados apenas por meio da observação da paisagem, sendo confeccionados em cerâmica, pergaminho e, posteriormente, em papel.

b. As fotografias aéreas e as imagens de satélite são recursos que conferem maior precisão para as técnicas cartográficas, proporcionando a produção de mapas cada vez mais detalhados.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas