Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
Como foi possível que a decomposição acontecesse em um prazo de 45 dias?
A imagem traz uma situação em que a pesquisa científica está por trás de uma descoberta que contribui muito para a sustentabilidade: o plástico biodegradável.
O material é biodegradável, ou seja, sofre a ação de decompositores que tornam sua degradação mais rápida que a do plástico comum.
Sobre o gnômon, pode-se afirmar que ele é:
Um instrumento utilizado para medir a intensidade dos raios solares que incidem em sua haste.
Um aparelho que indica que o Sol, em dado local e dado horário, estará todos os dias na mesma posição no céu.
Uma haste que pode ser utilizada para medir a projeção de sua sombra, gerada pelos raios solares.
Uma haste que absorve os raios solares, impedindo a formação de sombras projetadas.
Observe o mapa a seguir.
a. Qual é o tema do mapa?
b. Qual é a fonte do mapa? O que ela indica?
c. Com base na observação da orientação do mapa, indique um estado que se encontra?
• ao norte do Pará:
• ao sul do Pará:
• a leste do Pará:
• a oeste do Pará:
d. Quais recursos gráficos foram utilizados para representar os elementos do mapa?
a. O aluno deverá observar o título do mapa: Pará: extrativismo vegetal – 2011.
b. A fonte indica de onde foram retiradas as informações para a elaboração do mapa. No caso, CALDINI, Vera; ÍSOLA, Leda. Atlas geográfico Saraiva. São Paulo: Saraiva, 2013. p. 44.
c. • Amapá (AP)
• Mato Grosso (MT)
• Maranhão (MA) ou Tocantins (TO)
• Amazonas (AM).
d. O aluno deverá mencionar o uso de símbolos, formas e cores. Por apresentar maior abstração, a leitura desse mapa tende a ser desafiadora ao aluno dessa faixa etária. Comente o fato de os símbolos não terem formato ou cor associados ao elementos representados, ou seja, não serem pictóricos.
Agora é sua vez. Preencha o relatório apenas do item a da Parte 2 do Experimentando realizado neste Módulo.
Relatório da atividade experimental
I. Título:
II. Local e data:
III. Autores:
IV. Objetivos:
V. Material:
VI. Procedimento:
VII. Resultados:
VIII. Conclusão:
IX. Bibliografia:
I. Investigando o que sai da vela imediatamente após ser apagada e o seu cheiro característico.
II. Local e data da realização da aula.
III. Nome dos integrantes do grupo.
IV. Observar o que ocorre com a vela quando é apagada e associar com um possível cheiro característico.
V. 1 vela branca nº 10, 1 caixa de fósforos, 1 pires de louça e 1 folha de papel sulfi te branca.
VI. A vela foi acesa e aguardou-se que a chama fi casse bem viva em volta do pavio. Rapidamente, a chama foi apagada com um sopro e observou-se o que ocorreu com o pavio logo depois de a vela ser apagada.
VII. Notou-se a saída de uma “fumacinha branca” da vela apagada, cujo cheiro é bem parecido com o de uma vela acesa.
VIII. Devido ao cheiro característico de uma vela acesa, pode-se concluir que a “fumacinha branca” é responsável pelo cheiro que é espalhado pela sala e que contém, na realidade, o principal constituinte da vela: a parafina.
IX. Vários autores. Coleção de Ensino Fundamental – Anos finais, 6º ano: Língua Portuguesa, História, Geografi a, Ciências, Matemática. São Paulo: SOMOS Educação, 2020.
Comparando as densidades dos refrigerantes normal e zero açúcar
Neste experimento você vai comparar as densidades de dois tipos de refrigerante: normal e zero açúcar.
Material
• 2 garrafas PET vazias de 2 L • tesoura com pontas arredondadas • régua de 30 cm • água • 2 latas de refrigerante fechadas, uma de refrigerante normal e outra de refrigerante zero açúcar
Procedimento
a) Peça ao professor que corte a parte de cima das garrafas de forma que as partes a serem utilizadas fiquem com aproximadamente 22 cm de altura, conforme a imagem ao lado.
b) Preencha os dois recipientes com água, deixando 3 cm livres antes da borda.
c) Mergulhe as latas de refrigerante, uma em cada recipiente, viradas para baixo.
d) Observe e anote o que acontece com as latas.
Qual lata apresentou maior densidade, a de refrigerante normal ou a de refrigerante zero açúcar? Justifique sua resposta.
A lata de refrigerante normal é mais densa do que a de refrigerante zero açúcar, pois a primeira afunda e a segunda flutua.
Descreva, citando as mudanças de estado, o que ocorre com a água de um rio até a formação de cristais de gelo em algumas nuvens.
A água líquida da superfície do rio se transforma em vapor com o aumento da temperatura ambiente e vai para a atmosfera. À medida que o vapor atinge altitudes maiores, ele se resfria e se transforma em gotículas de água líquida. Caso a temperatura diminua ainda mais, as gotículas são resfriadas e se transformam em cristais de gelo.
Escreva o nome das mudanças de estado físico que ocorrem em cada situação representada nas fotografias.
a)
b)
c)
a) Fusão
b) Condensação
c) Ebulição
(Olimpíada Brasileira de Química Júnior) Um processo de separação de uma mistura é ilustrado abaixo.
Considerando que houve adequação da técnica utilizada nesse procedimento, no béquer acima do funil há uma
solução.
substância pura.
mistura homogênea.
mistura heterogênea.
Vamos retomar as regras de funcionamento do nosso sistema de numeração.
a) Quantos algarismos são necessários para compor uma ordem?
b) Quantos algarismos são necessários para compor uma classe?
c) Quais são as cinco primeiras classes do sistema decimal?
a) Uma ordem é composta por 1 algarismo.
b) Uma classe é composta por 3 algarismos ou 3 ordens.
c) As cinco primeiras classes do sistema de numeração decimal são: unidades, milhares, milhões, bilhões e trilhões. Se necessário, retome os nomes com os alunos – nomenclatura amplamente trabalhada desde o 4º ano.
Observe as imagens a seguir e escreva o nome do método de separação mais adequado para cada situação.
a) Separar feijões de diferentes cores, mas com o mesmo tamanho e a mesma densidade.
b) Separar grãos maiores de açúcar refinado para utilizar os grãos mais finos.
c) Separar ferro em pó de enxofre em pó.
a) Catação.
b) Tamisação ou peneiração.
c) Separação por atração magnética
Na próxima aula, você contará a seu professor e a seus colegas como é a sua relação com a escrita e como escreve seus textos.
Para preparar e organizar sua fala, responda em seu caderno às questões a seguir de forma resumida. Acrescente outras informações, se as considerar importantes.
a) Você considera que escreve mais na escola ou fora dela?
b) Você escreve da mesma forma na escola e fora dela? Se responder que sim, explique como é seu processo de escrita. Se responder que não, conte qual é a principal diferença.
c) Escrever nem sempre é fácil. Diversos escritores, como Fernando Sabino, já expuseram publicamente suas dificuldades. Você também tem alguma? Qual é?
d) Escrever pode ser também muito prazeroso. O que você considera fácil ou prazeroso quando tem de produzir um texto?
e) Quando era menor, você gostava mais ou menos de escrever? Por quê?
Na apresentação, você poderá ler as respostas de forma encadeada, como se fossem um único texto, ou utilizá-las apenas como um roteiro para sua apresentação oral.
Para treinar sua fala, lembre-se do que aprendeu nas aulas de Estudo da língua (Módulo 2). Fique atento:
• à sua postura e à altura de sua voz, de forma que todos vejam seu rosto e possam ouvir bem; • à entonação e à expressividade, para enfatizar as informações mais importantes, ou mais engraçadas, por exemplo.
Entonação
A entonação é determinada pela variação da velocidade da voz, do volume (voz mais forte, intensa ou mais fraca, tímida) e do tom (voz aguda, grave, suave). Ela é a melodia da linguagem, formada pela curva melódica da voz ao pronunciar as palavras e frases. É responsável também por expressar as emoções do falante: nervosismo, naturalidade, calma, pressa, sinceridade, ironia, indecisão, etc.
No texto escrito, os sinais de pontuação ajudam o leitor a perceber o tipo de entonação que o autor pode ter pretendido: o ponto-final, o ponto de interrogação e o de exclamação, a vírgula, o ponto e vírgula e as reticências são os sinais mais frequentemente utilizados. Eles sugerem as pausas, os abaixamentos, as elevações e as interrupções da voz.
A declamação de poemas requer do leitor muito cuidado com a entonação para reproduzir as emoções e o prazer estético que o autor pode ter desejado transmitir aos leitores e ouvintes.
Pronuncie o nome Maria, com entonações diferentes, para expressar os sentimentos indicados nas seguintes frases:
1. Maria, você não sabe o que está dizendo!
2. Maria, venha já aqui!
3. Maria... Acho que esse era o nome da moça.
4. Maria, que surpresa encontrá-la aqui!
5. Maria. Foi ela que me prejudicou.
6. Maria? Não acredito que ela fez isso!
7. Maria, você é a menina mais legal do planeta!
Destaque a importância da compreensão para que a leitura expresse adequadamente o sentido no texto.
Assinale o verso que poderia ser utilizado como legenda para a xilogravura Chuva, de Oswaldo Goeldi.
A chuva com a sua crina.
A chuva e seu brilho prateado.
A chuva molhou os transeuntes.
A chuva destroçou os guarda-chuvas.
A resposta é a alternativa b, pois o forte contraste entre as áreas brancas e pretas na xilogravura de Goeldi cria o efeito de reflexos prateados nas silhuetas das árvores e das casas e, sobretudo, no chão da rua. Os versos das outras alternativas não são adequados porque: a) a cena gravada é posterior à chuva, não havendo nela, portanto, os riscos dos pingos sugeridos pela palavra “crina” (metáfora); c) o único transeunte representado na xilogravura é um homem que porta um grande guarda-chuva, não estando, portanto, molhado; d) o único guarda-chuva presente na cena está íntegro.
Texto I
A chuva
A chuva derrubou as pontes. A chuva transbordou os rios. A chuva molhou os transeuntes. A chuva encharcou as praças. A chuva enferrujou as máquinas. A chuva enfureceu as marés. A chuva e seu cheiro de terra. A chuva com sua cabeleira. A chuva esburacou as pedras. A chuva alagou a favela. A chuva de canivetes. A chuva enxugou a sede. A chuva anoiteceu de tarde. A chuva e seu brilho prateado. A chuva de retas paralelas sobre a terra curva. A chuva destroçou os guarda-chuvas. A chuva durou muitos dias. A chuva apagou o incêndio. A chuva caiu. A chuva derramou-se. A chuva murmurou meu nome. A chuva ligou o para-brisa. A chuva acendeu os faróis. A chuva tocou a sirene. A chuva com a sua crina. A chuva encheu a piscina. A chuva com as gotas grossas. A chuva de pingos pretos. A chuva açoitando as plantas. A chuva senhora da lama. A chuva sem pena. A chuva apenas. A chuva empenou os móveis. A chuva amarelou os livros. A chuva corroeu as cercas. A chuva e seu baque seco. A chuva e seu ruído de vidro. A chuva inchou o brejo. A chuva pingou pelo teto. A chuva multiplicando insetos. A chuva sobre os varais. A chuva derrubando raios. A chuva acabou a luz. A chuva molhou os cigarros. A chuva mijou no telhado. A chuva regou o gramado. A chuva arrepiou os poros. A chuva fez muitas poças. A chuva secou ao sol.
ANTUNES, Arnaldo. A chuva. In: As coisas. 8. ed. São Paulo: Iluminuras, 2002. p. 46.
Texto II
Guarda-chuvas
Tenho quatro guarda-chuvas todos os quatro com defeito: um emperra quando abre, outro não fecha direito.
Um deles vira ao contrário se eu abro sem ter cuidado. Outro, então, solta as varetas e fica todo amassado.
O quarto é bem pequenino, pra carregar por aí; porém, toda vez que chove, eu descubro que esqueci…
Por isso, não falha nunca: se começa a trovejar, nenhum dos quatro me vale – eu sei que vou me molhar.
Quem me dera um guarda-chuva pequeno como uma luva que abrisse sem emperrar ao ver a chuva chegar!
Tenho quatro guarda-chuvas que não me servem de nada: quando chove de repente, acabo toda encharcada.
E que fria cai a água sobre a pele ressecada! Ai…
RIOS, Rosana. Cheiro de chuva. São Paulo: Studio Nobel, 2003. p. 33.
Texto III
Texto IV
Procura-se um equilibrista
que saiba caminhar na linha que divide a noite do dia que saiba carregar nas mãos um fino pote cheio de fantasias que saiba escalar nuvens arredias que saiba construir ilhas de poesia na vida simples de todo dia.
MURRAY, Roseana. Classificados poéticos. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2010. p. 10.
Texto V
A cultura
O girino é o peixinho do sapo. O silêncio é o começo do papo. O bigode é a antena do gato. O cavalo é o pasto do carrapato. O cabrito é o cordeiro da cabra. O pescoço é a barriga da cobra. O leitão é um porquinho mais novo. A galinha é um pouquinho do ovo. O desejo é o começo do corpo. Engordar é tarefa do porco. A cegonha é a girafa do ganso. O cachorro é um lobo mais manso. O escuro é a metade da zebra. As raízes são as veias da seiva. O camelo é um cavalo sem sede. Tartaruga por dentro é parede. O potrinho é o bezerro da égua. A batalha é o começo da trégua. Papagaio é um dragão miniatura. Bactéria num meio é cultura.
ANTUNES, Arnaldo. Cultura. In: As coisas. 8. ed. São Paulo: Iluminuras, 2002. p. 51.
Para responder à questão, releia os poemas sempre que preciso.
Os poemas geralmente são escritos em versos, que se agrupam em estrofes. Numere as estrofes dos poemas. Quantas estrofes cada um tem?
estrofe: cada um dos conjuntos de versos em que se divide um poema.
Uma das frases do Texto V, de Arnaldo Antunes, é “O cabrito é o cordeiro da cabra”.
Uma ideia semelhante a essa encontra-se na frase:
A galinha é um pouquinho do ovo.
A cegonha é a girafa do ganso.
O camelo é um cavalo sem sede.
O potrinho é o bezerro da égua.
Alternativa d. Essa questão é bastante típica de provas oficiais e pode relacionar-se ao seguinte descritor da Prova Brasil: estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
Certifique-se de que o aluno compreendeu que, no verso “O cabrito é o cordeiro da cabra”, o poeta compara filhotes de animais diferentes, atribuindo as qualidades do segundo (cordeiro, filhote de ovelha) ao primeiro (cabrito, filhote da cabra); por isso, a alternativa b, que compara dois animais, mas não dois filhotes, não deve ser considerada correta. Embora ainda não falemos de metáforas, que só serão estudadas nos próximos anos, é essa figura de linguagem que ocorre aqui, de modo bem-humorado. Esse mesmo jogo imagético só ocorre na alternativa d.
O quadro a seguir traz os nomes dos polígonos de 3 a 10 lados.
Consultando o quadro, relacione os sólidos representados abaixo com os nomes indicados após as figuras.
( ) Prisma pentagonal
( ) Pirâmide pentagonal
( ) Prisma triangular
( ) Pirâmide triangular
( ) Prisma decagonal
( ) Pirâmide quadrangular
C; E; A; D; F; B.
Nesta atividade, você vai tentar descobrir quais são as características do objeto que está dentro de uma caixa, sem abri-la.
Material
• caixa fechada contendo o objeto misterioso.
Procedimento
a. Manuseie a caixa fechada para tentar descobrir algumas características do objeto misterioso.
b. Preste atenção aos sons que ele produz, se rola ou desliza, se é leve ou pesado, se é grande ou pequeno, etc.
Após manusear a caixa, sem fazer comentários com seus colegas, registre na tabela abaixo os dados que auxiliaram você a supor algumas características do objeto. Esses dados serão as pistas. A partir delas, indique na tabela possíveis características do objeto.
Respostas pessoais.
Analisando as sombras da imagem, você consegue identificar a posição do Sol em relação à caravana de dromedários e seu condutor, ou seja, se ele está do lado esquerdo ou do lado direito?
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos percebam que o lado esquerdo e frontal dos animais e do tuaregue estão mais iluminados, o que permite a interpretação de que o Sol está do lado direito da imagem.
Para realizar esta tarefa, reveja as anotações feitas em sala de aula sobre a vela.
a) De que é feita a vela?
b) Identifique na ilustração abaixo as partes da vela e da chama indicadas pelas setas.
a) A vela é feita de cera (parafina), que envolve um pavio.
b)
1 - Chama amarelo-clara. 2 - Chama alaranjada. 3 - Pavio vermelho. 4 - Pavio escuro. 5 - Chama azul. 6 - Pavio claro. 7 - Parafina que escorreu. 8 - Parafina sólida.
Para saber se um líquido incolor era a substância água ou uma mistura, mediu-se a densidade do líquido a 20 °C. O valor encontrado foi 1,12 g/mL. Qual é a constituição do líquido? Por quê?
O líquido incolor é uma mistura, visto que sua densidade apresenta valor diferente do previsto para a substância água (1 g/mL).
Para responder às perguntas, consulte as propriedades físicas (medidas ao nível do mar) na tabela a seguir.
a) Se massas iguais de X e Y forem aquecidas ao mesmo tempo e nas mesmas condições, qual delas vai se fundir primeiro? Justifique sua resposta.
b) Qual será o estado físico dos materiais X e Y se forem colocados em um forno a 315 °C? Explique sua resposta.
a) O material X vai se fundir primeiro, pois ele apresenta a menor temperatura de fusão.
b) O material X ficará no estado gasoso, pois a temperatura do forno (315 °C) é maior que a sua temperatura de ebulição (227 °C). Já o material Y ficará no estado líquido, pois a temperatura do forno tem um valor intermediário entre sua temperatura de ebulição (468 °C) e sua temperatura de fusão (115 °C).
Escreva o nome da mudança de estado em cada situação representada nas imagens.
a) A água que cobria parte do açude secou, deixando o solo aparente.
Mudança de estado: __________________________.
açude: local onde fica represada a água de um rio, ou outro corpo de água, com destino ao abastecimento, irrigação, produção de energia, etc.
b) Uma barra de chocolate derreteu quando foi exposta ao calor em um dia quente.
Mudança de estado: __________________________
c) O espelho ficou embaçado quando respiramos próximo a ele, porque o vapor de água do ar expirado entrou em contato com o espelho e se resfriou.
Mudança de estado: __________________________.
ar expirado: ar que sai dos pulmões durante a respiração e chega ao ambiente externo por meio do nariz ou da boca.
a) Evaporação ou vaporização
b) Fusão
c) Condensação
Tem-se uma mistura heterogênea composta de água do mar e areia. Sabe-se que a água do mar é salgada e que contém, principalmente, o sal cloreto de sódio dissolvido. Escreva o nome dos processos envolvidos para separar e se obter os três componentes dessa mistura.
Filtração: separa a areia da água do mar.
Destilação simples: separa a água do sal.
Observe as imagens e associe cada uma delas com um destes métodos de separação: catação, separação magnética e tamisação.
a) Este é um processo utilizado na separação de grânulos de diferentes tamanhos.
b) Este processo separa grãos de café maduros dos verdes.
c) Vassoura que atrai objetos metálicos para separá-los dos não metálicos.
a) Tamisação.
b) Catação.
c) Separação magnética.
A necessidade de controlar quantidades exigiu uma forma de representá-las s imbolicamente. Diferentes civilizações criaram seus símbolos para essa representação. Observe na linha do tempo o período da criação de diferentes símbolos.
Você conhece algum deles?
1. A mistura formada pelos grãos de café, as folhas e os pequenos galhos é homogênea ou heterogênea? Por quê?
A mistura é heterogênea, pois apresenta mais de uma fase. Durante a exposição dessa questão, podem ser recordados alguns conceitos importantes apresentados no Módulo anterior, como o significado de fase de um sistema. Isso auxiliará os alunos na análise do sistema composto de folhas, galhos e grãos de café. Se julgar necessário, reapresente o fluxograma de classificação da matéria (sugerido no Módulo anterior):
Estamos nas primeiras aulas de Produção de Textos do ano e também nas primeiras aulas de sua nova etapa no Ensino Fundamental.
Olhe à sua volta: talvez você tenha um novo professor ou professora de Português; novos colegas de classe; talvez estude agora numa sala de aula ou numa escola diferente...
Talvez você também esteja um pouco diferente do que era há poucos meses, quando estava no 5º ano, ou não?
Reflita sobre isso. Em seguida, escreva um texto apresentando-se a seu professor.
Escreva sua autoapresentação de acordo com este roteiro:
No 1º parágrafo, informe:
• seu nome e sua idade; • de que escola (e cidade) você vem, se for aluno novo; • há quanto tempo estuda nesta escola, caso já estude nela há tempos.
No 2º parágrafo, conte:
• o que mais gosta de fazer fora da escola e com que frequência o faz. • o que detesta fazer e por quê.
No 3º (e último) parágrafo:
• exponha sua característica mais marcante por meio de uma só palavra. (Exemplos: tímido; brincalhão; companheiro; corajoso...) e explique por que a escolheu.
Quando terminar, crie um título. Em seguida, revise o texto.
Revisão/Reescrita
Releia seu texto com atenção e, cada vez que considerar que uma palavra, uma frase ou um parágrafo deve ser corrigido ou alterado, assinale-o a lápis ou com uma caneta colorida.
Verifique, principalmente, se:
• O texto tem três parágrafos. • Cada parágrafo contém todas as informações solicitadas. Caso precise corrigir ou acrescentar algo, utilize a linha que deixou em branco. • Todas as palavras estão corretamente grafadas. Se tiver dúvida, recorra a um dicionário ou peça ajuda ao seu professor.
No dicionário:
• As palavras que têm flexões de masculino e feminino estão sempre no masculino. Se a dúvida é sobre a palavra misteriosa, por exemplo, procure misterioso. • As palavras estão sempre no singular. Se a dúvida é sobre a palavra especiais, por exemplo, procure especial. • As palavras nunca aparecem no diminutivo. Se a dúvida é sobre a palavra molequinho, por exemplo, procure moleque. • Os verbos estão sempre no infinitivo (terminados em -ar, -er, -ir e -or). Se a dúvida é sobre a palavra corrige, por exemplo, procure corrigir.
Quando terminar a revisão, passe o texto a limpo de acordo com a orientação do professor.
As primeiras aulas do ano são em geral descontraídas e em muitas delas – principalmente no que diz respeito ao início de um novo ciclo, como o 6º ano – ocorrem as “apresentações” de professores e alunos. Nosso objetivo é que as primeiras aulas de Produção de Textos sejam também descontraídas, mas produtivas. Por isso propomos que os alunos escrevam sobre um conteúdo (tema) conhecido, “fácil”: seu próprio eu.
Assim, além de fornecer, de fato, informações básicas sobre cada aluno, esta atividade permitirá também:
• ter noção do desempenho escrito e do desempenho oral deles;
• proceder a uma primeira avaliação diagnóstica dos textos escritos pela turma.
Essa aula deve ser iniciada pela exposição oral do que foi produzido em casa (tarefa 1, p. 27). Os critérios para análise e avaliação das falas estão junto das orientações para a tarefa. No entanto, como se trata do início do curso e da própria relação do professor com a turma, evite críticas. Utilize os critérios para uma avaliação diagnóstica e opte por valorizar as apresentações, destacando o que cada uma tem de positivo.
Ao propor a atividade escrita, relacione-a à de casa, como se esta fosse uma continuação daquela. Fica a seu critério ler as orientações complementares que inserimos ou deixar que os próprios alunos o façam. Certifique-se, porém, de que todos compreenderam qual deve ser o conteúdo do texto e como estruturá-lo.
Permita que os alunos escrevam a lápis ou à caneta, e deixe claro que o texto não precisa ser longo. Quando terminarem, incentive e oriente a revisão dos textos para correção, alteração ou eventual reescrita. Em seguida, dê orientações sobre como passar os textos a limpo (em folha avulsa) e recolha-os.
Em alguma das próximas aulas, considere a possibilidade de solicitar que os alunos leiam esses textos para os colegas.
Como já comentamos, esses textos serão preciosos para uma primeira avaliação diagnóstica, ou seja, para permitir que você conheça as qualidades e os problemas coletivos e individuais da turma e trace estratégias para a solução desses últimos. Com esse objetivo, é importante observar:
• se o aluno foi capaz de atender à proposta e de seguir as orientações recebidas; • se desenvolveu o tema de forma coerente; • alguns aspectos formais – ortografia, paragrafação, pontuação e concordância.
Contudo, neste início do ano, é fundamental levar os alunos a se sentirem seguros para produzir seus textos. Por isso, não faça muitas marcas de correção. Anote à parte eventuais problemas e qualidades de cada um.
Leia as frases a seguir em voz alta dando entonações diferentes para expressá-las.
Dê um tempo para que a turma observe a imagem e leia os balões.
Destaque a importância da interação entre a linguagem verbal e a linguagem não verbal para a compreensão desses quadros. A coexistência dessas duas linguagens é uma das marcas das histórias em quadrinhos e, como esse gênero de texto é bastante conhecido e apreciado pelos alunos, a compreensão dessa característica estará facilitada.
Em seguida, deverão responder às questões.
1) Os alunos podem expressar as frases demonstrando susto, encantamento, pena, compaixão, frio e irritação.
Leia o poema “Beija-flor”. Depois de compreendê-lo, prepare a declamação: observe as palavras e os versos, perceba o ritmo e, finalmente, pense na entonação da voz e nos gestos que acompanharão a leitura. Tendo se preparado com cuidado para declamar o poema, aguarde a solicitação do professor.
Beija-flor
Beija-flor pequenininho que beija a flor com carinho me dá um pouco de amor, que hoje estou tão sozinho... Beija-flor pequenininho, é certo que não sou flor, mas eu quero um beijinho que hoje estou tão sozinho...
MURRAY, Roseana. Beija-flor. In: AGUIAR, Vera (coord.); ASSUMPÇÃO, Simone; JACOBY, Sissa. Poesia fora da estante. 8. ed. Porto Alegre: Projeto, 2002. p. 79.
Se houver um telefone celular com câmera disponível na sala, filme os alunos declamando o poema para que possam, no final, destacar um aspecto positivo e um negativo e comparar os desempenhos na produção dos colegas. Oriente a turma a produzir análises propositivas sobre a atuação de todos.
Prepare a leitura do poema de Marina Colasanti, “Rumo nem sempre a prumo” de duas maneiras diferentes. Na próxima aula, o professor poderá convidar você a ler em voz alta:
• enfatizando as palavras bola, água, sol, você.
• enfatizando os verbos quica, pinga, brilha, lê.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas