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(Obmep) Três amigos fizeram uma aposta tentando adivinhar quantas sementes havia dentro de uma abóbora. Os palpites foram os seguintes: 234, 260 e 274. Quando abriram a abóbora contaram as sementes, viram que um dos palpites estava errado por 17, outro por 31 e outro por 9, para mais ou para menos. Na contagem das sementes, elas foram agrupadas em vários montinhos, cada um deles com 10, e o último montinho com menos de 10 sementes. Quantas sementes havia no último montinho?
1
3
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9
Alternativa b. Vamos analisar as possibilidade dos dois primeiros palpites e, em seguida, comparar os valores que são iguais ao terceiro palpite.
Para o palpite 234, o número de sementes na abóbora deve ser um dos seguintes números:234 - 31 = 203, 234 - 17 = 217, 234 - 9 = 225, 234 + 9 = 243, 234 + 17 = 251 ou 234 + 31 = 265.
Para o palpite 260, o número de sementes na abóbora deve ser um dos seguintes números:260 - 31 = 229, 260 - 17 = 243, 260 - 9 = 251, 260 + 9 = 269, 260 + 17 = 277 ou 260 + 31 = 291.
Os únicos números que aparecem nas duas listas anteriores são 243 e 251. Se o número de sementes na abóbora fosse 243, o palpite 274 estaria errado por 31, que é coerente com o enunciado. Entretanto, se o número de sementes na abóbora fosse 251, o palpite 274 estaria errado por 23, o que não é coerente com o enunciado.
Logo, o número de sementes na abóbora é 243, ou seja: 243 = 10 x 24 + 3 e, com isso, temos que no último montinho havia 3 sementes.
A imagem mostra a fechadura de um cofre antigo. Para abri-lo, é necessário girar a fechadura seguindo uma ordem específica, que corresponde à senha do cofre.
Após realizar três giros sucessivos, todos no sentido horário e com a mesma medida em grau, uma pessoa percebeu que a fechadura deu duas voltas completas. Assim, a medida em grau de cada giro realizado foi de:
120°.
180°.
200°.
240°.
Como uma volta completa corresponde a 360°, duas voltas correspondem a 720°. Dividindo esse valor por 3 (foram realizados 3 giros de mesma medida), concluímos que cada giro mede 240°.
Usando o transferidor, determine a medida de cada ângulo desenhado a seguir. Em seguida, classifique esses ângulos de acordo com suas medidas.
a)
b)
c)
d)
a) 110° (ângulo obtuso)
b) 90° (ângulo reto)
c) 80° (ângulo agudo)
d) 8° (ângulo agudo)
Transforme as potências em produtos de fatores iguais. Depois use a potenciação para expressar o resultado das multiplicações.
a) 32 x 33 = _____________ = _____________
b) 83 x 84 = _____________ = _____________
c) 46 x 42 = _____________ = _____________
a) 3 x 3 x 3 x 3 x 3 = 35
b) 8 x 8 x 8 x 8 x 8 x 8 x 8 = 87
c) 4 x 4 x 4 x 4 x 4 x 4 x 4 x 4 = 48
Use a propriedade da multiplicação de potências de mesma base para obter o resultado de:
a) 55 X 57 =
b) 6 X 6 =
c) 35 X 3 X 34 =
d) 86 X 82 =
e) 1010 X 104 =
f) 114 X 112 =
g) 208 X 206 =
h) 107 X 107 X 10 =
a) 512
b) 67
c) 310
d) 88
e) 1014
f) 116
g) 2014
h) 1015
Veja as fichas técnicas de cães da raça Rottweiler e Chihuahua para responder aos itens a seguir.
Rottweiler
• Origem da raça: Alemanha
• Machos: • Altura: entre 0,61 m e 0,68 m • Massa: 50 kg
• Fêmeas: • Altura: entre 0,56 m e 0,63 m • Massa: 42 kg
• Expectativa de vida: entre 8 e 11 anos
Chihuahua
• Origem da raça: México
• Machos e Fêmeas: • Altura: 0,15 m a 0,23 m
• Massa: 1,5 kg a 2,7 kg
• Expectativa de vida: entre 12 e 20 anos
Identifique nas fichas as medidas que estão na representação decimal e, em seguida, registre como elas são lidas
0,61 m: 61 centímetros ou 6 decímetros e 1 centímetro
0,68 m: 68 centímetros ou 6 decímetros e 8 centímetros
0,56 m: 56 centímetros ou 5 decímetros e 6 centímetros
0,63 m: 63 centímetros ou 6 decímetros e 3 centímetros
0,15 m: 15 centímetros ou 1 decímetro e 5 centímetros
0,23 m: 23 centímetros ou 2 decímetros e 3 centímetros
1,5 kg: 1 quilograma e meio, ou 1 quilograma e 500 gramas, ou 1 500 gramas.
2,7 kg: 2 quilogramas e 700 gramas ou 2 700 gramas
Escreva as frações decimais como números na representação decimal.
a. =
b. =
c. =
d. =
e. =
f. =
a. 3,3
b. 1,30 ou 1,3
c. 0,013
d. 201,9
e. 12,457
f. 0,0302
Leia o texto extraído do relatório divulgado em 2018 pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). A seguir, destaque os números que aparecem nele.
Desmatamento é a 2a maior causa das mudanças climáticas
As florestas são aliadas do homem no combate às mudanças climáticas, absorvendo por ano cerca de 2 bilhões de toneladas de CO2. Mas quando são desmatadas, as coberturas vegetais do planeta se transformam em motores do aquecimento global. Aproximadamente 20% das emissões de gases do efeito estufa são causadas pelo desmatamento. [...]
De 1990 e 2015, a área da Terra coberta por florestas caiu de 31,6% para 30,6%. A agência da ONU aponta que o desmatamento é a segunda maior causa das mudanças climáticas, ficando atrás apenas da queima de combustíveis fósseis. As emissões geradas pela destruição da cobertura vegetal são maiores que as de todo o setor de transporte [...]
Pobreza e meio ambiente
De acordo com a FAO, florestas são fonte de 20% da renda de famílias rurais em países em desenvolvimento. O relatório do organismo internacional alerta para uma estreita relação entre cobertura florestal e altas taxas de pobreza – no Brasil, por exemplo, pouco mais de 70% das áreas de florestas fechadas (densas, com grande cobertura de copa) apresentavam índices elevados de miséria.
A publicação mostra ainda que, na América Latina, 8 milhões de pessoas sobrevivem com menos de 1,25 dólar por dia nas regiões de florestas tropicais, savanas e seus arredores. Mundialmente, mais de 250 milhões de indivíduos vivem abaixo da linha da pobreza extrema nessas áreas: 63% estão na África, 34% na Ásia e 3% na América Latina.
Parque da Tijuca é exemplo de conservação
Destaque no relatório da FAO, o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, tem uma superfície de 4 mil hectares e foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 2012. [...]
Desde 1999, o parque é administrado conjuntamente pela Prefeitura do Rio e pelo Ministério do Meio Ambiente. Atualmente, o local recebe 2,5 milhões de visitantes por ano e é um exemplo de restauração da Mata Atlântica. A reserva transformou ‑se num santuário para diversas espécies endêmicas. [...]
Fonte: Nações Unidas Brasil. Disponível em: . Acesso em: 22 jan. 2019.
Qual a relação que existe entre a imagem 1 e o texto que você acabou de ler?
Respostas pessoais. Espera-se que os alunos relacionem o desmatamento com o aquecimento global, a poluição e a sustentabilidade do planeta. Promova uma discussão com a turma destacando a importância de dados numéricos que mostram a magnitude do problema com o planeta Terra.
Os ponteiros de um relógio estão sempre realizando giros. Determine a medida, em grau, do giro realizado pelo ponteiro dos minutos em cada situação proposta. Para você visualizar melhor, desenhamos somente o ponteiro dos minutos, que parte sempre da posição 12 (indicada pela linha tracejada).
a) Giro realizado em 15 minutos.
b) Giro realizado em 30 minutos.
c) Giro realizado em 45 minutos.
d) Giro realizado em 5 minutos.
a) As marcações dividem o mostrador do relógio em 12 partes iguais. Dividindo um giro completo em 12 partes, temos que cada parte corresponde a 360° : 12 = 30°. Assim, o giro assinalado corresponde a 3 x 30° = 90°.
b) O giro assinalado corresponde a 6 x 30° = 180°.
c) O giro assinalado corresponde a 9 x 30° = 270°.
d) O giro assinalado corresponde a 30°.
Atletas que competem uma Maratona percorrem 42 195 metros. Veja na tabela a posição do brasileiro mais bem colocado na Maratona masculina disputada nos Jogos Olímpicos de Verão de 2016, no Rio de Janeiro.
a) Qual foi a diferença de tempo entre o vencedor e o segundo colocado?
b) Qual foi a diferença de tempo entre o vencedor e o brasileiro mais bem colocado?
a)
A diferença entre o vencedor e o segundo colocado foi de 1 min 10s.
b)
A diferença entre o vencedor e o brasileiro mais bem colocado foi de 5 min 12s.
Uma antiga lenda da Índia afirma que o jogo de xadrez foi criado a pedido de um rei, e, como recompensa, o criador do jogo recebeu grãos de trigo de acordo com o número de casas do tabuleiro, seguindo o procedimento descrito.
• O criador do jogo escolhe uma casa e recebe 2 grãos por ela.
• Para a próxima casa escolhida, ele recebe o dobro da casa anterior.
• O processo continua até que todas as casas do tabuleiro sejam escolhidas exatamente uma vez.
Observando o processo podemos perceber que, para a décima casa do tabuleiro, o rei entrega 1 024 grãos.
O tabuleiro de xadrez conta com 64 casas distribuídas em 8 colunas verticais e 8 fileiras horizontais, cada uma com 8 casas. As casas são alternadamente escuras e claras.
É correto afirmar que o número de grãos a serem entregues pela vigésima casa seria:
maior que 1 000 e menor que 10 000.
maior que 10 000 e menor que 100 000.
maior que 100 000 e menor que 1 000 000.
maior que 1 000 000 e menor que 10 000 000.
maior que 10 000 000 e menor que 100 000 000.
A fome avançou no mundo pelo terceiro ano consecutivo, alerta o relatório “Estado da Segurança Alimentar e da Nutrição no Mundo 2018”, divulgado nesta terça-feira por agências da ONU. Os dados relativos a 2017 revelam que 821 milhões de pessoas foram consideradas desnutridas no ano anterior, o que representa um em cada nove habitantes do planeta. Os números retrocederam aos níveis de uma década atrás, tornando cada vez mais distante o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, que prevê a erradicação da fome até 2030.
Fonte: FAO. Disponível em: . Acesso em: 26 jan. 2019
a) De que tipo são os gráficos apresentados?
b) Qual é o título da reportagem?
c) Qual é a fonte da pesquisa? E onde foi publicada?
d) Qual é o conteúdo de cada gráfico?
e) De 2014 para 2017, qual foi o aumento, em milhões, de pessoas em situação de fome?
f) O gráfico “Prevalência” indica a porcentagem de pessoas que permanecem na linha de pobreza. Com base nessas informações, pode-se afirmar que a tendência é de piora na situação? Justifique.
a) São gráficos de curvas.
b) ”Após uma década em queda, fome avança no mundo“.
c) Fonte: FAO, publicada em O Globo.
d) O primeiro gráfico mostra o total de pessoas (em milhões) em situação de fome; o segundo, o percentual de prevalência.
e) 820,8 milhões - 783,7 milhões = 37,1 milhões
f) Sim, pois de 2015 para 2017 houve um aumento no percentual de prevalência na linha de pobreza, o que significa que a situação tende a piorar.
(Obmep) O álbum de figurinhas. Joãozinho comprou um álbum em que as figurinhas numeradas devem ser coladas em ordem crescente, começando na página 2 e terminando na página 61. Nas páginas pares devem ser coladas 5 figurinhas e, nas ímpares, 6 figurinhas.
a) No total, quantas figurinhas devem ser coladas no álbum?
b) Em qual página deve ser colada a figurinha de número 196?
c) Para completar seu álbum, Joãozinho comprou muitos pacotes de figurinhas. Após colar a última figurinha que faltava, o número de figurinhas repetidas era oito vezes o número de figurinhas coladas. Se o álbum custou 20 reais e cada pacote com 5 figurinhas custou 2 reais, quanto Joãozinho gastou para ter seu álbum completo?
a) As páginas pares do álbum têm os números 2, 4, 6, ..., 60 num total de 60 : 2 = 30 páginas e as páginas ímpares têm os números 3, 5, ..., 61. Como existe uma página ímpar ao lado de cada página par, então o número de páginas ímpares também é 30. Portanto, o número total de figurinhas que devem ser coladas no álbum é: 30 X 5 + 30 X 6 = 150 + 180 = 330
Serão coladas 330 figurinhas.
b) Para cada conjunto de duas páginas, uma par e outra ímpar, são coladas 5 + 6 = 11 figurinhas.
Por exemplo, nas páginas 2 e 3, colamos 11 figurinhas, nas páginas 4 e 5 também são coladas 11 figurinhas, etc. Assim, dividindo 196 por 11, podemos localizar o conjunto de duas páginas onde deve ser colada a figurinha 196 e a posição dessa figurinha nesse conjunto de páginas. O quociente da divisão de 196 por 11 é 17 e o resto é 9. Assim, a figurinha 196 está no 18º conjunto de páginas, ou seja, nas páginas 36 e 37, e na 9ª posição dentre as 11 figurinhas aí coladas. Como 5 figurinhas devem ser coladas na página par, a figurinha de número 196 deve ser colada na página ímpar, ou seja, na página 37.
c) Joãozinho comprou 330 figurinhas que foram coladas e 8 vezes 330 figurinhas que vieram repetidas. Portanto, ele comprou 9 X 330 = 2 970 figurinhas, num total de 2 970 : 5 = 594 pacotes. Como cada pacote custou 2 reais, foram gastos
594 x 2 = 1 188 reais na compra das figurinhas. Como o álbum custou 20 reais, Joãozinho gastou ao todo 20 + 1 188 = 1 208 reais para ter seu álbum completo.
Você já conhecia o cubo mágico? Já conseguiu solucioná-lo?
O octaedro é um poliedro formado pela justaposição de duas pirâmides de base quadrada.
O número de arestas do octaedro é igual a:
8
10
12
14
Alternativa c. O octaedro possui 12 arestas: 4 arestas laterais de uma pirâmide, 4 arestas laterais da outra pirâmide e 4 arestas das bases justapostas.
Considere os polígonos desenhados abaixo, que representam a face da frente de cada paralelepípedo.
a. Indique uma característica comum aos dois polígonos.
b. Indique uma característica que diferencia os dois polígonos.
c. Que nome é usado para identificar cada um desses polígonos?
a. Há mais de uma possiblidade de resposta. Exemplo: os dois polígonos possuem 4 lados; os dois polígonos possuem lados opostos paralelos.
b. Os ângulos do polígono laranja são retos e os do polígono roxo não são.
c. O polígono roxo é um paralelogramo e o polígono laranja é um retângulo. Observação: o polígono laranja também é um paralelogramo, pois possui dois pares de lados paralelos. Porém, é mais provável que os alunos respondam que se trata de um retângulo. Se julgar conveniente, faça essa observação.
O esquema a seguir representa um espectador sentado na lateral de uma sala de cinema com a cabeça posicionada para enxergar o meio da tela.
Com a régua, desenhe o ângulo associado ao giro realizado pela cabeça desse espectador a partir da sua posição natural, indicando a medida máxima que ele pode ter de acordo com a norma para a oscilação horizontal da cabeça.
O ângulo está assinalado na fi gura e deve medir no máximo 30°.
Qual é o tema tratado nesta reportagem? O que você sabe sobre ele?
Complete o quadro:
Considere o quadro de ordens abaixo, com o número 500. Usando a calculadora, faça divisões sucessivas por 10 e anote os resultados.
a. Registre as divisões que você realizou.
1ª divisão: 500 : 10 = ___________
2ª divisão: ___________
3ª divisão: ___________
4ª divisão: ___________
5ª divisão: ___________
b. O que você observa em relação ao algarismo 5 em cada divisão?
c. No quadro de ordens, cada ordem da esquerda é dez vezes maior que a ordem que está imediatamente à sua direita. Consequentemente, cada ordem da direita é a décima parte da ordem que está imediatamente à sua esquerda. O esquema abaixo ilustra essa ideia.
Assim:
• o décimo é..........................da unidade, ou seja, 1 : 10 = ...................................
• o centésimo é..........................do décimo, ou seja, 0,1 : 10 = ...................................
• o milésimo é ..........................do centésimo, ou seja, 0,01 : 10 = ...................................
a. 1ª divisão: 500 : 10 = 50
2ª divisão: 50 : 10 = 5
3ª divisão: 5 : 10 = 0,5
4ª divisão: 0,5 : 10 = 0,05
5ª divisão: 0,05 : 10 = 0,005
b. Em cada divisão por 10, o algarismo 5 passa a ocupar a ordem imediatamente inferior (ou menor).
c. Explore com os alunos o esquema apresentado para ilustrar a relação existente entre as diferentes ordens do sistema de numeração decimal: cada ordem da esquerda é 10 vezes maior que a da direita tomada como referência; cada ordem da direita é 10 vezes menor que a da esquerda tomada como referência. Associe essa relação à composição e à decomposição de um número em suas ordens.
O décimo é a décima parte da unidade, ou seja, 1 : 10 = 0,1.
O centésimo é a décima parte do décimo, ou seja, 0,1 : 10 = 0,01.
O milésimo é a décima parte do centésimo, ou seja, 0,01 : 10 = 0,001.
Porcentagem, número na representação decimal e fração decimal
Os números na representação decimal e as frações decimais também podem representar porcentagens. Dados expressos na forma de porcentagens são utilizados em textos, gráficos e tabelas, e você provavelmente se lembra, por exemplo, de que 30% representam 30 em cada 100, ou , ou ainda 0,30.
Vamos aprofundar o estudo das diferentes representações de um mesmo número explorando o texto a seguir, sobre o descarte de lixo eletrônico.
Quase todo o lixo eletrônico do Brasil é descartado de maneira errada
Dezoito meses é o tempo médio de vida de um smartphone. Conforme um novo aparelho chega às lojas, outros tantos são aposentados e, assim, o que era um artigo quase fundamental vira um problema.
O mesmo acontece com computadores, televisões, videogames e câmeras fotográficas: no final, sobram 44,7 milhões de toneladas de lixo eletrônico todo ano, o equivalente a 4,5 mil torres Eiffel.
Apesar de um estudo com números de 2016 ter demonstrado que o reaproveitamento do material descartado naquele ano poderia render R$ 240 bilhões de reais em todo o planeta, apenas 20% do lixo eletrônico do planeta é reciclado. Por aqui, somente 3% são coletados da forma adequada.
[...] O governo da Noruega explica como consegue dar um destino apropriado para 74% dos equipamentos descartados, mesmo sendo um dos líderes mundiais na produção relativa desse tipo de resíduo, com 27 quilogramas por habitante/ano. Não existe segredo. Até a metade da década de 1990, 90% do lixo eletrônico era alocado em aterros sanitários, incinerado ou reutilizado sem tratamento, expondo as pessoas aos perigosos produtos químicos.
Isso começou a mudar no final da‑ quela década, quando o governo local começou a implementar regulamenta‑ ções que obrigam a indústria e importa‑ dores, maioria por lá, a coletar baterias e eletrônicos velhos dos consumidores que não os querem mais, sem custos. Para isso, as companhias firmam parcerias com empresas especializadas, que são minuciosamente reguladas e inspeciona‑ das pelo órgão ambiental norueguês. Jun‑ to com os municípios, são os responsáveis por instalar pontos de coletas, comunicar à população, cuidar do armazenamento e encaminhar para a reciclagem.
Disponível em: . Acesso em: 23 jan. 2019.
No texto aparecem quatro dados percentuais, assinale-os. Represente-os na malha quadriculada e escreva a representação fracionária e decimal de cada um deles.
a.
escrita percentual: .....................................
escrita fracionária: .....................................
escrita decimal: .........................................
b.
escrita percentual: .....................................
escrita fracionária: .....................................
escrita decimal: .........................................
c.
escrita percentual: .....................................
escrita fracionária: .....................................
escrita decimal: .........................................
d.
escrita percentual: .....................................
escrita fracionária: .....................................
escrita decimal: .........................................
a. escrita percentual: 20%
escrita fracionária:
escrita decimal: 0,2
b. escrita percentual: 3%
escrita fracionária:
escrita decimal: 0,03
c. escrita percentual: 74%
escrita fracionária:
escrita decimal: 0,74
d. escrita percentual: 90%
escrita fracionária:
escrita decimal: 0,9
Um computador é infectado em um certo dia e infectará outro computador em uma hora. Quantos computadores estarão infectados ao final dessa primeira hora?
Ao final de uma hora, 2 computadores estarão infectados.
Observe as imagens e leia a legenda. Você conhece alguém que já sofreu um ataque de hacker?
O spinner da imagem ao lado dá uma volta completa em 60 milissegundos. A seta indica o sentido de rotação do spinner.
milissegundo: unidade de medida de tempo que equivale a um milésimo de segundo.
Considerando que a imagem mostra a posição inicial do spinner, indique a posição da parte vermelha do brinquedo após terem se passado:
a) 30 milissegundos;
b) 20 milissegundos;
c) 40 milissegundos;
d) 15 milissegundos.
Represente sua resposta nas figuras a seguir, escolhendo a mais adequada para cada item.
Cada uma das situações acima corresponde a uma parte de um giro completo do spinner. Por exemplo, na situação a, o spinner realizou metade de um giro.
Em Matemática, estabelecemos que a medida de um giro completo é 360 graus (indicamos 360°).
Determine o valor das potências a seguir.
a) 30 =
b) 03 =
c) 100 =
d) 16370 =
e) 05 =
f) 80 =
a) 1
b) 0
c) 1
d) 1
e) 0
f) 1
(Obmep) Café, bolo e gato. Dez minutos antes de colocar o bolo no forno, coloquei meu gato para fora de casa. O bolo deve cozinhar por 35 minutos, portanto coloquei o despertador para tocar 35 minutos após colocar o bolo no forno. De imediato fiz um café para mim, o que me tomou 6 minutos. Três minutos antes de acabar de beber o café, meu gato entrou em casa. Isso foi 5 minutos antes do despertador tocar. O telefo ne tocou no meio do tempo entre eu acabar de fazer o café e o gato entrar em casa. Falei ao telefone por 5 minutos e desliguei. Eram, então, 3 h 59 min da tarde.
a) A que horas coloquei meu gato para fora?
b) O despertador tocou quantos minutos depois de colocar o gato para fora?
c) Por quanto tempo o gato já estava fora de casa quando o telefone tocou?
Oriente os alunos a listar em um quadro os eventos ocorridos e contar o tempo gasto em cada um. Como a primeira atividade foi colocar o gato fora de casa, a lista começa com essa atividade e o tempo será contato a partir dela.
Agora, será possível dar as respostas:
a) Às 3 h 59 min desliguei o telefone, o que ocorreu 33 minutos depois de colocar o gato fora de casa. Como 59 - 33 = 26, coloquei o gato para fora às 3 h 26 min.
b) O despertador toca 45 minutos depois que o gato foi posto fora de casa.
c) O gato já estava fora de casa há 28 minutos quando o telefone tocou.
Leia o texto a seguir, publicado na revista Ciência Hoje das Crianças, e responda às questões.
Em países como o Brasil, que seguem o chamado calendário gregoriano, 31 de dezembro representa o último dia do ano e, por isso, há muita festa e expectativas. Afinal, as pessoas sempre desejam que o ano que está por vir seja melhor do que o anterior. Para isso, cada cultura desenvolveu tradições e superstições que são seguidas na noite do dia 31. Então, que tal conhecer algumas?
Segundo a pesquisadora Rúbia Lóssio, da Fundação Joaquim Nabuco, as pessoas que vivem na costa noroeste dos Estados Unidos, por exemplo, têm o hábito de comer salmão para atrair coisas boas no próximo ano.
Os norte-americanos também costumam preparar um bolo redondo, em formato de anel, chamado de Bolo de São Basílio ou Bolo de Reis. Antes de servi-lo, corta-se sua porção central com um copo, que é oferecida ao santo. Conforme diz a tradição, somente a dona da casa pode fazê-lo e, quando for levá-lo ao forno, deve estar usando suas melhores roupas e joias. Dentro dessa massa, são colocadas moedas e outros pequenos objetos. Aqueles que os encontrarem em seus pedaços terão sorte o ano todo.
Já na Irlanda, Rúbia diz que as pessoas costumam realizar na véspera do ano novo a “Noite dos Grandes Pratos”. Nessa ocasião, os irlandeses costumam comer bastante, pois isso significa, para eles, que a despensa ficará cheia o ano inteiro. Eles também se deliciam com um bolo embebido em licor e recheado com especiarias e uvas-passas, o Barm Brack. Segundo manda a tradição, após ser mordido três vezes pelo dono da casa, um pedaço é arremessado contra a porta principal. Para os irlandeses, isso afastaria a fome daquela família durante todo o próximo ano.
ANO novo pelo mundo. Ciência Hoje das Crianças. Disponível em: . Acesso em: 2 jul. 2019.
a) Os países do mundo ocidental comemoram a passagem de ano no dia 1º de janeiro. Se todos têm essa data em comum, por que os brasileiros, norte-americanos e irlandeses têm tradições tão diferentes nesse dia?
b) As diferentes tradições de comemorar a passagem do ano (festas, comidas, superstições) são as únicas diferenças que cercam o novo ano no mundo? Explique.
a) Porque, embora compartilhem o mesmo calendário, esses países têm histórias, culturas e tradições próprias. Cada um desses povos tem hábitos e crenças que cercam a passagem de ano.
b) Não. Além das festas, tradições e superstições que cercam a data, as épocas de passagem de ano variam ao redor do mundo. Conforme a forma de contagem e a marcação do tempo, o início do ano se dá em momentos diferentes para muitas sociedades.
(Obmep) Um grupo de 14 amigos comprou 8 pizzas. Eles comeram todas as pizzas, não deixaram sobrar nada. Se cada menino comeu uma pizza inteira e cada menina comeu meia pizza, quantas meninas havia no grupo?
4
6
8
10
12
Uma estratégia bastante utilizada pelos alunos é o desenho. Desenham-se as 8 pizzas e faz-se a divisão delas em metades, de forma que cada pizza seja consumida por 2 meninas. Portanto, já se sabe que o número de meninas é par, pois não houve sobras. A partir dessa lógica, chega-se a 12 meninas que vão consumir 6 pizzas, sobrando 2 para os dois meninos.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas