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CAMALEÃO
O CAMALEÃO ROSA-CHOQUE OU ROSA-GRENÁ DESPERTOU NUMA MANHÃ TÃO CHEIA DE CORES NO AR DEU BOM DIA PARA A VIOLETA, ROXO E LILÁS LAVOU O SEU ROSTO NO ORVALHO VERDE A BRILHAR EU VISTO A COR QUE EU QUERO SE É SOL EU SOU O AMARELO
SUBIU PELOS GALHOS DA FIGUEIRA E FICOU MARROM ENCONTROU O VAGA-LUME ACESO E VIROU NÉON QUANDO OUVIU O SABIÁ CANTANDO JÁ MUDOU DE TOM QUALQUER COR QUE PINTE PELA FRENTE ELE ACHA BOM EU VISTO A COR QUE EU QUERO SE É SOL EU SOU O AMARELO
PAULO TATIT E ZÉ TATIT. CAMALEÃO. INTÉRPRETE: PALAVRA CANTADA. IN: MIL PÁSSAROS. 1999. CD. FAIXA 8.
VOCÊ JÁ CONHECIA O CAMALEÃO? POR QUE ELE MUDA DE COR?
VAMOS COMPOR UM MURAL NA SALA DE AULA. PARA ISSO, DESENHE TODAS AS PESSOAS QUE MORAM COM VOCÊ NA FOLHA QUE O PROFESSOR LHE ENTREGOU. PROCURE SE LEMBRAR DAS CARACTERÍSTICAS MAIS MARCANTES DE CADA UMA DELAS.
CONVERSE COM SEUS FAMILIARES SOBRE O QUE É FEITO COM AS PILHAS E AS BATERIAS QUANDO NÃO SERVEM MAIS PARA O USO.
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.
A CASINHA DA VOVÓ CERCADINHA DE CIPÓ O CAFÉ ESTÁ DEMORANDO COM CERTEZA NÃO TEM PÓ
DOMÍNIO PÚBLICO
O QUE É CIPÓ?
REÚNA-SE COM OS COLEGAS E ESCOLHAM COM QUAL CANTIGA VOCÊS MAIS GOSTARAM DE BRINCAR. EM SEGUIDA, COPIE DA LOUSA OS CINCO PRIMEIROS VERSOS DA CANTIGA ESCOLHIDA.
CONTE QUANTOS PEIXES HÁ EM CADA IMAGEM E REGISTRE.
A) QUANTIDADE NA IMAGEM 1:
B) QUANTIDADE NA IMAGEM 2:
C) EM QUAL IMAGEM HÁ MENOS PEIXES?
D) DESENHE QUANTOS PEIXES FALTAM PARA QUE AS IMAGENS FIQUEM COM A MESMA QUANTIDADE.
a) 12 peixes.
b) 16 peixes.
c) Na Imagem 1.
d) Os alunos deverão desenhar 4 peixes.
DESCUBRA A PALAVRA
O PROFESSOR VAI DISTRIBUIR CAIXAS COM SÍLABAS. SIGA AS ORIENTAÇÕES E FORME PALAVRAS NO TEMPO COMBINADO. POR FIM, LEIA AS PALAVRAS FORMADAS E CONFIRA OS ACERTOS.
COMPLETE O NOME DE CADA IMAGEM.
a) SINO.
b) SORVETE.
c) VELA.
d) VIOLÃO.
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.
COMO JOGAR DADOS
1) PARA A REALIZAÇÃO DO JOGO, SÃO NECESSÁRIOS AO MENOS 2 PARTICIPANTES (PODE HAVER MAIS).
2) PROVIDENCIE 3 DADOS E 1 COPO PARA GUARDÁ-LOS.
3) ANTES DE CADA RODADA, OS JOGADORES DEVEM ESCOLHER UM NÚMERO DE 1 A 6 E INFORMAR AOS DEMAIS QUE NÚMERO É ESSE.
4) CADA JOGADOR GIRA O COPO, LANÇA OS DADOS NA MESA E VÊ SE OS NÚMEROS QUE APARECEM NOS DADOS SÃO IGUAIS AO NÚMERO ESCOLHIDO.
5) SEMPRE QUE O NÚMERO ESCOLHIDO COINCIDIR COM O DOS DADOS, O JOGADOR GANHARÁ PONTO. SE APARECEREM FACES REPETIDAS, OS PONTOS SERÃO GANHOS DE ACORDO COM O NÚMERO DE VEZES EM QUE HOUVE REPETIÇÃO.
6) CADA JOGADOR PODE LANÇAR OS DADOS 3 VEZES A CADA RODADA.
7) OS PONTOS OBTIDOS EM CADA RODADA DEVEM SER ANOTADOS EM UMA TABELA COM O NOME DE CADA JOGADOR E A RESPECTIVA JOGADA.
8) GANHARÁ O JOGO QUEM CONSEGUIR MAIS PONTOS NO FIM DA PARTIDA. PODEM-SE JOGAR QUANTAS PARTIDAS OS PARTICIPANTES QUISEREM, MAS É IMPORTANTE QUE ELES JOGUEM A MESMA QUANTIDADE DE VEZES PARA QUE TODOS TENHAM AS MESMAS CHANCES.
TEXTO ESCRITO PELAS AUTORAS.
VOCÊ JÁ CONHECIA ESSE JOGO? COM QUEM APRENDEU?
COMO JOGAR DADOS
1) PARA A REALIZAÇÃO DO JOGO, SÃO NECESSÁRIOS AO MENOS 2 PARTICIPANTES (PODE HAVER MAIS).
2) PROVIDENCIE 3 DADOS E 1 COPO PARA GUARDÁ-LOS.
3) ANTES DE CADA RODADA, OS JOGADORES DEVEM ESCOLHER UM NÚMERO DE 1 A 6 E INFORMAR AOS DEMAIS QUE NÚMERO É ESSE.
4) CADA JOGADOR GIRA O COPO, LANÇA OS DADOS NA MESA E VÊ SE OS NÚMEROS QUE APARECEM NOS DADOS SÃO IGUAIS AO NÚMERO ESCOLHIDO.
5) SEMPRE QUE O NÚMERO ESCOLHIDO COINCIDIR COM O DOS DADOS, O JOGADOR GANHARÁ PONTO. SE APARECEREM FACES REPETIDAS, OS PONTOS SERÃO GANHOS DE ACORDO COM O NÚMERO DE VEZES EM QUE HOUVE REPETIÇÃO.
6) CADA JOGADOR PODE LANÇAR OS DADOS 3 VEZES A CADA RODADA.
7) OS PONTOS OBTIDOS EM CADA RODADA DEVEM SER ANOTADOS EM UMA TABELA COM O NOME DE CADA JOGADOR E A RESPECTIVA JOGADA.
8) GANHARÁ O JOGO QUEM CONSEGUIR MAIS PONTOS NO FIM DA PARTIDA. PODEM-SE JOGAR QUANTAS PARTIDAS OS PARTICIPANTES QUISEREM, MAS É IMPORTANTE QUE ELES JOGUEM A MESMA QUANTIDADE DE VEZES PARA QUE TODOS TENHAM AS MESMAS CHANCES.
TEXTO ESCRITO PELAS AUTORAS.
VAMOS JOGAR DADOS DE ACORDO COM AS REGRAS APRENDIDAS NO TEXTO. SIGA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR E FAÇA O QUE SE PEDE.
A) AO FINAL DE CADA JOGADA, REGISTRE A QUANTIDADE DE PONTOS QUE VOCÊ FEZ.
B) QUEM DO SEU GRUPO VENCEU O JOGO?
Resposta pessoal.
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.
OS AMIGOS
O ZERO NÃO ERA SINCERO O UM SÓ FAZIA “PUM’’ O DOIS DEIXAVA PRA DEPOIS O TRÊS FALAVA INGLÊS O QUATRO NÃO ERA PATO O CINCO USAVA CINTO O SEIS PARECIA PORTUGUÊ(I)S O SETE JOGAVA BASQUETE O OITO VIVIA AFOITO O NOVE NÃO CONSEGUIA RIMAR.
MAS TODOS JUNTOS SABIAM: SOMAR DIMINUIR MULTIPLICAR DIVIDIR. INVENTAVAM MUITO PROBLEMA E EQUAÇÃO E QUASE SEMPRE NENHUMA SOLUÇÃO.
ALMIR CORREIA. POEMAS MALANDRINHOS. 14. ED. SÃO PAULO: ATUAL, 2009. P. 31.
IDENTIFIQUE NO POEMA AS PALAVRAS QUE RIMAM COM O NOME DOS NÚMEROS E ESCREVA-AS.
A) ZERO:
B) TRÊS:
C) QUATRO:
D) CINCO:
E) SEIS:
F) SETE:
G) OITO:
a) sincero.
b) inglês.
c) pato.
d) cinto.
e) portuguê(i)s.
f) basquete.
g) afoito.
CARRINHO MOVIDO A AR
SIGA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR E PARTICIPE DE UMA BRINCADEIRA UTILIZANDO A FORÇA DO VENTO.
Lembre-se de que, de acordo com a BNCC (página 320), “[...] é imprescindível que eles sejam progressivamente estimulados e apoiados no planejamento e na realização cooperativa de atividades investigativas, bem como no compartilhamento dos resultados dessas investigações [...]”.
Para isso, os alunos devem participar de situações de aprendizagem que lhes possibilitem propor hipóteses, elaborar explicações com base em evidências e organizar conclusões.
Outra estratégia que pode ser utilizada nesse tópico, além do modelo do carrinho, é a construção de um cata-vento. O objetivo é mostrar aos alunos que, por meio do vento, o cata-vento pode girar.
Na internet há diversas opções de construção. Veja uma possibilidade disponível em: . Acesso em: 27 ago. 2018.
OBSERVE A IMAGEM A SEGUIR.
QUANTAS PESSOAS FORMAM ESSA FAMÍLIA?
FAMÍLIA
DIGA QUEM MORA NA SUA CASA, QUEM MORA COM VOCÊ. COM QUEM VOCÊ DIVIDE O QUE GOSTA, QUEM OLHA POR VOCÊ.
MORO COM MEU PAI, MINHA MÃE E MINHA IRMÃ. EU MORO COM A MINHA AVÓ.
MORO COM A MINHA MÃE, MEU AVÔ E MEU IRMÃO. EU MORO SÓ COM MEU PAI.
MORO COM MEU PAI, MINHA MÃE E TRÊS IRMÃOS, MEU CACHORRO MORA AQUI TAMBÉM.
MORO COM A MINHA MÃE, SEU MARIDO E MEU IRMÃO, E NO SÁBADO COM MEU PAI.
TANTAS FAMÍLIAS TÃO DIFERENTES, FAMÍLIAS COM POUCA, COM MUITA GENTE. ISSO NÃO IMPORTA, O GOSTOSO É TER SEMPRE UMA FAMÍLIA BEM PERTINHO DE VOCÊ.
RITA RAMEH. POR QUÊ? (INDEPENDENTE.) SÃO PAULO: DIST. TRATORE, 2006. 1 CD. FAIXA 5.
VOCÊ OUVIU A LETRA DA CANÇÃO “FAMÍLIA”. AGORA, CITE UMA SEMELHANÇA E UMA DIFERENÇA ENTRE UMA LETRA DE CANÇÃO E UM POEMA.
VOCÊ VIU QUE O PINTOR MONDRIAN CRIAVA SUAS OBRAS COM FIGURAS GEOMÉTRICAS. INSPIRE-SE NESSE ARTISTA E CRIE A SUA OBRA DE ARTE NO ESPAÇO A SEGUIR.
TRACE LINHAS RETAS NA COR PRETA E PREENCHA OS ESPAÇOS COM AS MESMAS CORES QUE O ARTISTA: AZUL, AMARELO, VERMELHO, BRANCO E PRETO.
DIVERSIDADE
[...] UM É MAGRELO OUTRO É GORDINHO UM É CASTANHO OUTRO É RUIVINHO
[...] UM É LIGEIRO OUTRO É MAIS LENTO UM É BRANQUELO OUTRO É SARDENTO
[...] OLHO REDONDO OLHO PUXADO NARIZ PONTUDO OU ARREBITADO
CABELO CRESPO CABELO LISO DENTE DE LEITE DENTE DE SISO
UM É MENINO OUTRO É MENINA (PODE SER GRANDE OU PEQUENINA)
UM É BEM JOVEM OUTRO, DE IDADE NADA É DEFEITO NEM QUALIDADE
TUDO É HUMANO, BEM DIFERENTE ASSIM, ASSADO TODOS SÃO GENTE
CADA UM NA SUA E NÃO FAZ MAL DI-VER-SI-DA-DE É QUE É LEGAL!
VAMOS, VENHAMOS ISTO É UM FATO: TUDO IGUALZINHO AI, COMO É CHATO!
TATIANA BELINKY. DIVERSIDADE. SÃO PAULO: QUINTETO EDITORIAL, 1999. P. 6, 10, 24, 26, 28, 30, 32-34. (COLEÇÃO CAMALEÃO).
SOBRE QUAL ASSUNTO TRATA ESSE TEXTO?
EM DUPLA, ESCREVA UM TEXTO INFORMATIVO SOBRE A FORMA CORRETA DE SE DESCARTAR PILHAS E BATERIAS VELHAS PARA QUE ELAS NÃO POLUAM O MEIO AMBIENTE.
USE FRASES CURTAS E DESENHOS PARA ORIENTAR O LEITOR.
VOCÊ SABIA QUE A MÃE DO SABIÁ SABIA QUE O SABIÁ SABIA ASSOBIAR?
DOMÍNIO PÚBLICO.
VOCÊ SABE O QUE É UM SABIÁ? SERÁ QUE ELE SABE ASSOBIAR OU CANTAR?
AS FORMAS GEOMÉTRICAS A SEGUIR APARECEM NO JOGO TANGRAM. IDENTIFIQUE O NOME DELAS E COPIE-OS NOS ESPAÇOS CORRESPONDENTES.
TRIÂNGULO – QUADRADO – PARALELOGRAMO
a) Paralelogramo.
b) Quadrado.
c) Triângulo.
LEIA A PARLENDA NA COMPANHIA DE ALGUÉM QUE MORE COM VOCÊ.
A GALINHA DO MEU AVÔ BOTA OVO NO CAPIM BOTA UM, BOTA DOIS, BOTA TRÊS, BOTA QUATRO, BOTA CINCO, BOTA SEIS, BOTA SETE, BOTA OITO, BOTA NOVE, BOTA DEZ.
DOMÍNIO PÚBLICO.
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.
OS AMIGOS
O ZERO NÃO ERA SINCERO O UM SÓ FAZIA “PUM’’ O DOIS DEIXAVA PRA DEPOIS O TRÊS FALAVA INGLÊS O QUATRO NÃO ERA PATO O CINCO USAVA CINTO O SEIS PARECIA PORTUGUÊ(I)S O SETE JOGAVA BASQUETE O OITO VIVIA AFOITO O NOVE NÃO CONSEGUIA RIMAR.
MAS TODOS JUNTOS SABIAM: SOMAR DIMINUIR MULTIPLICAR DIVIDIR. INVENTAVAM MUITO PROBLEMA E EQUAÇÃO E QUASE SEMPRE NENHUMA SOLUÇÃO.
ALMIR CORREIA. POEMAS MALANDRINHOS. 14. ED. SÃO PAULO: ATUAL, 2009. P. 31.
O TÍTULO DO POEMA É “OS AMIGOS”. VOCÊ SABE POR QUÊ?
PREENCHA A CRUZADINHA COM O NOME DOS NÚMEROS. FIQUE ATENTO PARA O USO DE TODOS OS QUADRADINHOS.
EM DUPLA, REGISTRE DUAS REGRAS UTILIZADAS NO JOGO DE DADOS.
REGISTRE COM NÚMEROS A QUANTIDADE DE PONTOS QUE APARECE NA FACE DE CIMA DE CADA DADO.
a) 4
b) 3
c) 6
d) 5
REGISTRE O NÚMERO INDICADO EM CADA RETA NUMÉRICA.
A) VOCÊ ESTAVA NO PONTO 5 E ANDOU 3 PASSOS PARA A DIREITA. MARQUE NA RETA O NÚMERO A QUE CHEGOU.
VOCÊ CHEGOU AO NÚMERO ________ .
B) VOCÊ ESTAVA NO PONTO 2 E ANDOU 8 PASSOS PARA A DIREITA. MARQUE NA RETA O NÚMERO A QUE CHEGOU.
VOCÊ CHEGOU AO NÚMERO ________ .
C) VOCÊ ESTAVA NO PONTO 5 E ANDOU 3 PASSOS PARA A ESQUERDA. MARQUE NA RETA O NÚMERO A QUE CHEGOU.
VOCÊ CHEGOU AO NÚMERO ________ .
D) VOCÊ ESTAVA NO PONTO 12 E ANDOU 5 PASSOS PARA A ESQUERDA. MARQUE NA RETA O NÚMERO A QUE CHEGOU.
VOCÊ CHEGOU AO NÚMERO ________ .
a) 8
b) 10
c) 2
d) 7
NAS FAMÍLIAS, ADULTOS E CRIANÇAS TÊM TAREFAS DIFERENTES. LIGUE CADA FIGURA À TAREFA CORRESPONDENTE.
PREENCHA O QUADRO COM INFORMAÇÕES SOBRE AS PESSOAS DE SUA FAMÍLIA.
ORGANIZE AS LETRAS DAS PALAVRAS E FORME O NOME DE CADA FIGURA.
a)
b)
c)
a) CASA
b) CACHORRO
c) FAMÍLIA
AS BRINCADEIRAS RETRATADAS NA OBRA “BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS” ACONTECEM EM QUAL ESPAÇO?
( ) AO AR LIVRE
( ) NA ESCOLA
( ) DENTRO DE CASA
Ao ar livre. Reforce que as brincadeiras do passado aconteciam geralmente ao ar livre.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas