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Questão 22 - UNIFESP 2019 1º Dia - Prova de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Redação

Mas a casa-grande patriarcal não foi apenas fortaleza, capela, escola, oficina, santa casa, harém, convento de moças, hospedaria. Desempenhou outra função importante na economia brasileira: foi também banco. Dentro das suas grossas paredes, debaixo dos tijolos ou mosaicos, no chão, enterrava-se dinheiro, guardavam-se joias, ouro, valores. Às vezes guardavam-se joias nas capelas, enfeitando os santos. Daí Nossas Senhoras sobrecarregadas à baiana de teteias, balangandãs, corações, cavalinhos, cachorrinhos e correntes de ouro. Os ladrões, naqueles tempos piedosos, raramente ousavam entrar nas capelas e roubar os santos. É verdade que um roubou o esplendor e outras joias de São Benedito; mas sob o pretexto, ponderável para a época, de que “negro não devia ter luxo”. Com efeito, chegou a proibir-se, nos tempos coloniais, o uso de “ornatos de algum luxo” pelos negros.

Por segurança e precaução contra os corsários, contra os excessos demagógicos, contra as tendências comunistas dos indígenas e dos africanos, os grandes proprietários, nos seus zelos exagerados de privativismo, enterraram dentro de casa as joias e o ouro do mesmo modo que os mortos queridos. Os dois fortes motivos das casas-grandes acabarem sempre mal-assombradas com cadeiras de balanço se balançando sozinhas sobre tijolos soltos que de manhã ninguém encontra; com barulho de pratos e copos batendo de noite nos aparadores; com almas de senhores de engenho aparecendo aos parentes ou mesmo estranhos pedindo padres- -nossos, ave-marias, gemendo lamentações, indicando lugares com botijas de dinheiro. Às vezes dinheiro dos outros, de que os senhores ilicitamente se haviam apoderado. Dinheiro que compadres, viúvas e até escravos lhes tinham entregue para guardar. Sucedeu muita dessa gente ficar sem os seus valores e acabar na miséria devido à esperteza ou à morte súbita do depositário. Houve senhores sem escrúpulos que, aceitando valores para guardar, fingiram-se depois de estranhos e desentendidos: “Você está maluco? Deu-me lá alguma cousa para guardar?”

Muito dinheiro enterrado sumiu-se misteriosamente. Joaquim Nabuco, criado por sua madrinha na casa-grande de Maçangana, morreu sem saber que destino tomara a ourama para ele reunida pela boa senhora; e provavelmente enterrada em algum desvão de parede. [...] Em várias casas-grandes da Bahia, de Olinda, de Pernambuco se têm encontrado, em demolições ou escavações, botijas de dinheiro. Na que foi dos Pires d’Àvila ou Pires de Carvalho, na Bahia, achou­-se, num recanto de parede, “verdadeira fortuna em moedas de ouro”. Noutras casas-grandes só se têm desencavado do chão ossos de escravos, justiçados pelos senhores e mandados enterrar no quintal, ou dentro de casa, à revelia das autoridades. Conta-se que o visconde de Suaçuna, na sua casa-grande de Pombal, mandou enterrar no jardim mais de um negro supliciado por ordem de sua justiça patriarcal. Não é de admirar. Eram senhores, os das casas-grandes, que mandavam matar os próprios filhos. Um desses patriarcas, Pedro Vieira, já avô, por descobrir que o filho mantinha relações com a mucama de sua predileção, mandou matá-lo pelo irmão mais velho.

{In'. Silviano Santiago (coord.). Intérpretes do Brasil, 2000.)

Guardadas as proporções, o ambiente retratado no texto de Gilberto Freyre aparece com destaque na produção literária de



( a )

Euclides da Cunha. 

( b )

Machado de Assis. 

( c )

Aluísio Azevedo. 

( d )

José Lins do Rego. 

( e )

Lima Barreto.

Resposta:

O escritor paraibano José Lins do Rego notabilizou-se pela construção de um conjunto de obras de caráter memorialista, associadas ao ciclo econômico da cana-de-açúcar, já que tinham como pano de fundo a vida nos engenhos nordestinos do século XX. Menino de engenho (1932), Doidinho (1933), Banguê (1934) e Usina (1936) formam o núcleo desse conjunto. As obras retratam a vida de Carlos, desde a infância no engenho do avô, até a idade adulta, quando herda a propriedade, sem conseguir manter o mesmo vigor produtivo. Assim, a perspectiva adotada pelo autor é a mesma de Gilberto Freyre em seu texto: a da casa-grande, isto é, a visão dos grandes proprietários sobre uma sociedade que enfrenta um processo de decadência.

Questão 22 - FCMSCSP 2019 - Prova de conhecimentos gerais

A cidade antiga organizava-se em torno de um conjunto de edifícios e monumentos que desapareceram entre os séculos IV e VII: fóruns, templos, pórticos, circo, teatro, estádio, termas. […] Durante muito tempo, as igrejas são os únicos monumentos nas cidades da Alta Idade Média e nas cidades episcopais, onde o bispo e o clero cristão mantêm uma certa vida urbana.

(Jacques Le Goff. “Cidade”. In: Jacques Le Goff e Jean-Claude Schmitt. (orgs.). Dicionário analítico do Ocidente medieval, vol. 1, 2017.)

O texto refere-se a um aspecto da passagem da Antiguidade Clássica para a Idade Média, caracterizado



( a )

pela permanência do politeísmo romano e pelo esforço de cristianização dos pagãos.

( b )

pela cristianização do poder imperial e pela aliança da Igreja cristã com o Imperador. 

( c )

pelo avanço das atividades comerciais e pelo surgimento de grandes centros urbanos.

( d )

pelo processo de ruralização da vida social e pela emergência de novos poderes políticos. 

( e )

pelo esplendor da cultura clássica e pela ausência da cultura artística no mundo cristão.

Resposta:

Alternativa D O texto faz referência ao processo de desarticulação da cidade na Alta Idade Média e à ampliação da presença da Igreja tanto no cenário urbano quanto no cenário político. Em um contexto de fragilização do poder estatal romano, os clérigos iam ampliando sua atuação junto a amplos setores da sociedade.

Questão 22 - UNICAMP 2010 2ª fase - Física e Geografia

O impacto sobre São Paulo dos migrantes nordestinos, que chegaram à cidade no meio do século XX, foi tão grande quanto os efeitos produzidos pelos imigrantes que vieram da Europa, do Oriente Médio e da Ásia em décadas anteriores. Nos dois casos, os que dominavam a cidade incentivaram a vinda desses trabalhadores e suas famílias (...). Entretanto, os efeitos sociais e políticos foram sempre mais difíceis de digerir como demonstram os casos recentes de uma prefeita da cidade e de um presidente da República, nascidos no Nordeste, e objetos em São Paulo de preconceitos nada sutis.

(Adaptado de Paulo Fontes, Um Nordeste em São Paulo – Trabalhadores migrantes em São Miguel Paulista (1945-66). Rio de Janeiro: FGV, 2008. p.13.)

 

a) Qual a maior cidade nordestina fora do Nordeste brasileiro? Por que houve o incentivo ao processo imigratório de nordestinos para São Paulo?

b) Quais as principais determinantes sociais e econômicas do processo migratório de nordestinos para São Paulo em meados do século XX?

Resposta:

a) São Paulo é a maior cidade nordestina fora do Nordeste. O incentivo ao processo migratório de nordestinos para São Paulo se deu pelo baixo preço da mão de obra desses trabalhadores, fundamentais para o notável crescimento econômico da capital paulista e de sua Região Metropolitana. Ou seja, esse processo migratório foi incentivado pela necessidade de maior contingente de trabalhadores para as diversas atividades econômicas em São Paulo.

b) Por um lado, em relação ao local de origem, o processo migratório de nordestinos deveu-se à fragilidade econômica da região e ao processo de intensificação da concentração fundiária, bem como às dificuldades climáticas que dificultavam a prática agropecuária. Por outro lado, no que concerne ao local de destino, o processo migratório de nordestinos foi influenciado, em grande medida, pela oportunidade de empregos gerados sobretudo pela indústria e pela construção civil, além do setor de serviços e de comércio, bem como pela esperança de melhores condições de vida. Assim, em grande medida, o processo migratório foi motivado pelas desigualdades regionais.

Questão 22 - UNICAMP 2010 2ª fase - Língua Portuguesa e Ciências Biológicas

Nos cães labradores, apenas dois genes autossômicos condicionam as cores preta, chocolate e dourada da pelagem. A produção do pigmento da cor preta é determinada pelo alelo dominante B e a do pigmento chocolate, pelo alelo recessivo b. O gene E também interfere na cor do animal, já que controla a deposição de pigmento na pelagem. A cor dourada é determinada pelo genótipo ee. Uma fêmea dourada cruzou com um macho chocolate e teve filhotes com pelagem preta e filhotes com pelagem chocolate, na mesma proporção. Quando essa mesma fêmea dourada cruzou com um macho preto, nasceram oito filhotes, sendo um chocolate, três pretos e quatro dourados.

a) Qual o genótipo da fêmea mãe? Identifique e explique o tipo de interação gênica observada entre os genes envolvidos.

b) Quais são os genótipos do cão preto (pai) e do seu filhote chocolate? Mostrar como chegou à resposta.

Resposta:

a) O genótipo da cadela é Bbee. A interação gênica observada é a epistasia (recessiva), ou seja, quando o alelo e estiver em homozigose (ee), independentemente da composição do loco B, não há pigmentação dos pelos e a cor resultante é dourada.

b) O genótipo do cão preto (pai) é BbEe e o do filhote chocolate é bbEe. Já que tem pelagem chocolate, o filhote deve ser homozigoto para o alelo b (bb) e deve ter no mínimo um alelo E. Sabendo que sua mãe tem genótipo Bbee, conclui-se que ele é heterozigoto para o loco E (Ee). A inferência da heterozigose nos locos B e E do cão preto em questão decorre da observação de que, sendo preto, esse cão obrigatoriamente tem pelo menos um alelo dominante em cada loco (B_E_) e, tendo um filhote marrom (bbEe) e quatro dourados (_ _ ee), ele é portador de um alelo recessivo b e de um alelo recessivo e.

 

Comentários

Foi uma questão de facilidade média, com IF=0,43, e discriminação moderada, com ID=0,57. Tratava de epistasia, um assunto de genética bastante explorado no Ensino Médio. No item b, foi comum a justificativa da resposta ser dada pela apresentação de uma tabela indicativa do cruzamento em questão. Erros comuns no item a foram relativos à classificação da interação gênica em questão, que muitas vezes foi definida como pleiotropia, linkage, codominância e polialelia. Em muitas dessas respostas ficava clara a confusão entre os conceitos de gene, loco gênico e alelo. No item b, foi comum a ausência de justificativa para um dos genótipos.

Questão 22 - UNICAMP 2012 2ª fase - Ciências humanas; Artes e Inglês

a) Indique dois tipos de gastos específicos do governo federal norte-americano explicitados no cartum.

b) Qual é a crítica feita pelo cartum ao americano médio?

Resposta:

a) O aluno deverá indicar dois dos itens abaixo:

Gastos com a defesa do país Gastos com auxílio-desemprego Gastos com a previdência social Gastos com auxílio-saúde

b) A crítica feita pelo cartum é que o americano médio vê como desperdício de dinheiro público todo gasto do governo federal que não o beneficia pessoalmente.

 

Comentários

Considerada a questão mais fácil da prova, a nota média da questão 22 foi 2,5 de um total de 4,0 pontos possíveis (quase 30% dos candidatos obtiveram a nota máxima e apenas 4,5 % obtiveram nota zero). O número de candidatos que deixaram de pontuar no item a dessa questão não foi significativo, já que a banca corretora aceitou uma gama variada de traduções de cada um dos itens do gráfico referentes aos gastos do governo federal norte-americano. Os itens mencionados com mais frequência pelos candidatos foram “defesa” e “segurança nacional”. Muitos candidatos explicitaram que os gastos referentes à defesa diziam respeito a gastos com as forças armadas norte-americanas (ver exemplo de nota acima da média – nota 4) ou gastos em medidas contra o terrorismo. Considerou-se que adendos desse tipo não comprometiam a respostas e, assim, atribui-se o ponto ao candidato. Porém, quando eventuais adendos incidiam sobre o item “segurança social”, eles quase sempre indicavam que o candidato havia entendido que o item se referia a gastos com a segurança pública, comprometendo sua resposta: O governo federal norte-americano gasta com a defesa do país e com a sua segurança social, isto é, com policiamento nas ruas, com bombeiros, etc. Nesses casos, o candidato não obtinha o segundo ponto. A maior parte dos candidatos que mencionaram gastos com o item referenciado por “medicaid” (“auxílio-saúde”, “assistência médica”, “SUS – Sistema Único de Saúde”, etc.) não teve problemas em traduzir adequadamente esse termo do inglês por “auxílio-saúde”, “assistência médica”, “SUS” ou equivalente. Várias respostas, entretanto, indicaram, de forma equivocada, que essa palavra correspondia, em português, a “plano de saúde”, “medicina” ou “medicamentos” (ver primeiro exemplo de nota abaixo da média – nota 1) e por isso não receberam pontuação. A banca corretora considerou corretas as respostas que, em referência ao item “welfare/unemployment”, indicaram gastos com auxílio/seguro-desemprego, com previdência social ou com bem-estar social em suas respostas. A menção a “outros serviços” não foi aceita como resposta adequada, uma vez que se pedia que o candidato indicasse dois gastos específicos do governo federal norteamericano (ver segundo exemplo de nota abaixo da média – nota 1). Observe-se, no entanto, que respostas em que “outros serviços” apareciam como um terceiro tipo de gasto (O governo gasta com a saúde, com o bemestar social do país e com outros serviços) não foram penalizadas. No tocante ao item b da questão, que perguntava qual era a crítica feita pelo cartum ao americano médio, um número expressivo de candidatos demonstrou não ter entendido o que se pedia e nem o próprio cartum, já que esses candidatos formularam respostas como, por exemplo, O cartum critica os gastos do governo que quase nunca beneficiam o americano médio. Para outra formulação equivocada nesse sentido, ver novamente o primeiro exemplo de nota abaixo da média (nota 1) que selecionamos. Termo imprescindível para que a resposta do item b pudesse ser considerada satisfatória, waste acabou por receber inúmeras traduções. Dentre as aceitas se encontram “desperdício”, “gasto inútil”, “gastos com besteiras” e “dinheiro jogado no lixo”. Respostas que evidenciaram um entendimento de que o desperdício de dinheiro era do próprio americano médio (O americano médio desperdiça seu dinheiro com bobagens e fica cheio de dívidas) ou que tomavam a classe média americana pelo americano médio (A classe média americana vê como inútil todo gasto do governo federal norte-americano que não a beneficia diretamente) receberam nota zero no item b da questão 22.

Questão 22 - UNICAMP 2021 1ª Fase - Conhecimentos Gerais - Exatas e Tecnológicas / Humanas e Artes - E e G

A soma dos valores de x que resolvem a equação

é igual a



( a )

14/3.

( b )

16/3.

( c )

18/3.

( d )

20/3.

Resposta:

A partir da equação dada , tem-se:

A soma das raízes de uma equação do 2º grau é dada por .

Vale observar que as raízes da equação satisfazem a condição de existência.

Questão 22 - FGV-SP 2018 Economia - 1ª fase - Prova 001 - Caderno 1

Um triângulo isósceles ABC, com AB = AC = 1, é tal que cada ângulo da base  mede o dobro do ângulo de vértice A. Se cos18º = m, então, o quadrado de BC é igual a



( a )

( b )

( c )

2 - 2m2

( d )

4 - 2m2

( e )

4 - 4m2

Questão 22 - UNICAMP 2022 - 1ª Fase - Conhecimentos Gerais - Q e X

A parábola y = −x2 + bx + c intercepta o eixo x nos pontos (p, 0) e (q, 0). Sabe-se que ela intercepta uma única vez cada uma das retas dadas pelas equações y = 2x + 1 e y = 1 − . O valor de p + q é:



( a )

2/3.

( b )

3/4.

( c )

4/3.

( d )

3/2.

Resposta:

Como a parábola intersecta somente uma vez cada uma das retas, então o discriminante de cada uma das equações a seguir deve ser igual a zero:

 

Subtraindo (I) de (II), tem-se:

Note que, sendo p e q as raízes da função quadrática, então p + q indica a soma das raízes. Logo:

Questão 22 - UNESP 2022 - 1ª Fase - Prova de Conhecimentos Gerais – Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

8923241

Leia o texto para responder à questão.

Water and Urbanization

A view of passengers aboard trains connecting the suburbs of Kolkata, India. The Asia-Pacific region is urbanizing rapidly with 1.77 billion people, 43% of the region’s population, living in urban areas.

Urban areas are expected to absorb all of the world’s population growth over the next four decades, as well as accommodating significant rural-to-urban migration. The vast majority of these people will be living in overcrowded slums with inadequate, often non-existent, water and sanitation services.

Safe drinking water systems and adequate sanitation that effectively disposes of human waste will be essential to ensure cities and towns grow sustainably. Extending these services to the millions of urbanites currently unserved will play a key role in underpinning the health and security of cities, protecting economies and ecosystems and minimising the risk of pandemics.

For the first time in history, more than half of the global population live in towns and cities. By 2050, that proportion is expected to rise to two-thirds. Population growth is happening fastest in urban areas of less developed regions, with the urban population estimated to grow from 3.9 billion people today to 6.3 billion in 2050.

Even though water and sanitation access rates are generally higher in urban areas than rural, planning and infrastructure have been unable to keep pace in many regions. Today, 700 million urbanites live without improved sanitation, contributing to poor health conditions and heavy pollution loads in wastewater, and 156 million live without improved water sources.

However, cities provide significant opportunities for more integrated and sustainable water use and waste management. The positive impacts of these services, particularly for public health, spread rapidly and cost-effectively among densely populated unplanned settlements. Furthermore, more efficient use of water within cities and the safe reuse of more waste will put less strain on the surrounding ecosystems.

(www.unwater.org. Adaptado.)

A fotografia e a sua legenda ilustram o trecho do texto:



( a )

“700 million urbanites live without improved sanitation” (4º parágrafo).

( b )

“Population growth is happening fastest in urban areas of less developed regions” (3º parágrafo).

( c )

“The vast majority of these people will be living in overcrowded slums” (1º parágrafo).

( d )

“For the first time in history, more than half of the global population live in towns and cities” (3º parágrafo).

( e )

“water and sanitation access rates are generally higher in urban areas than rural” (4º parágrafo).

Resposta:

A imagem mostra trens lotados de passageiros, e a legenda destaca a ligação entre subúrbios de Kolkata, na Índia, país em desenvolvimento.

Questão 22 - FUVEST 2022 - 1ª Fase - V

LEIA OS SEGUINTES TEXTOS DE MACHADO DE ASSIS PARA RESPONDER A QUESTÃO.

I.

Suave mari magno*

Lembra-me que, em certo dia, Na rua, ao sol de verão, Envenenado morria  Um pobre cão. 

Arfava, espumava e ria, De um riso espúrio e bufão, Ventre e pernas sacudia  Na convulsão. 

Nenhum, nenhum curioso Passava, sem se deter,  Silencioso, 

Junto ao cão que ia morrer, Como se lhe desse gozo  Ver padecer. 

Machado de Assis. Ocidentais.

*Expressão latina, retirada de Lucrécio (Da natureza das coisas), a qual aparece no seguinte trecho: Suave, mari magno, turbantibus aequora ventis/ E terra magnum alterius spectare laborem. (“É agradável, enquanto no mar revoltoso os ventos levantam as águas, observar da terra os grandes esforços de um outro.”).

II.

Tão certo é que a paisagem depende do ponto de vista, e que o melhor modo de apreciar o chicote é ter-lhe o cabo na mão.

Machado de Assis. Quincas Borba, cap. XVIII.

III.

Sofia soltou um grito de horror e acordou. Tinha ao pé do leito o marido:

– Que foi? perguntou ele.

– Ah! respirou Sofia. Gritei, não gritei?

(...)

– Sonhei que estavam matando você. Palha ficou enternecido. Havê-la feito padecer por ele, ainda que em sonhos, encheu-o de piedade, mas de uma piedade gostosa, um sentimento particular, íntimo, profundo, – que o faria desejar outros pesadelos, para que o assassinassem aos olhos dela, e para que ela gritasse angustiada, convulsa, cheia de dor e de pavor.

Machado de Assis. Quincas Borba, cap. CLXI.

No texto III, ao analisar a interioridade de Palha, o narrador descobre, no pensamento oculto do negociante,



( a )

a ternura que lhe inspira a mulher, capaz de toda abnegação. 

( b )

a piedade que lhe causa a mulher, a quem só guarda desprezo. 

( c )

a vaidade que beira o sadismo, ao ver a mulher sofrer por ele. 

( d )

o gozo vingativo, visto que a mulher o trai com Carlos Maria. 

( e )

o remorso do infiel, pois ele trai a mulher com Maria Benedita.

Resposta:

O narrador afirma que Palha sentira uma “piedade gostosa” diante do relato da esposa acerca do pesadelo que a fizera acordar assustada. Movido por sentimentos mesquinhos, ele deseja ainda que a esposa “gritasse angustiada, convulsa, cheia de dor e de pavor”, comprovando o seu caráter vaidoso e indiferente ao sofrimento alheio.

Questão 22 - UNESP 2023 1ª Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Examine o gráfico e o mapa e leia o texto para responder à questão.

In March 2022, parts of Antarctica have been 40 ºC warmer than their March average

The Concordia research station is one of the most inhospitable places on Earth. At 3,000m above sea level on the Antarctic Plateau, the temperature rarely rises above -25 ºC even in the summer. In midwinter it can fall to around -80 ºC. The air is painfully dry, and fingers, toes and noses can freeze in minutes. The dozen or so crew, mainly French and Italian, who live and work in the station would normally venture out only for essential work. But Concordia has recently experienced a heatwave. On March 18th the temperature reached a high of -11.8 ºC — more than 40 ºC warmer than the average for this time of year.

Similarly freakish weather was recorded across eastern Antarctica. Temperatures at the Russian-run Vostok research station rose to -17.7 ºC, more than 15 ºC above the previous record for March, set in 1967. Across the continent temperatures were 4.5 ºC higher than usual (though in recent days they have returned to a normal range).

Meteorologists have attributed the latest heatwave to an atmospheric “river” of warm, damp air blowing towards Antarctica from the Southern Ocean near Australia. It is difficult to know whether climate change is to blame for one-off weather events. But over the past 65 years or so there has been an increase in the number of “high temperature” days at Antarctic stations.

Most regions of Antarctica have been spared global warming. In the late 20th century, a large hole opened up in the ozone layer above the South Pole. This has a regional cooling effect, which has offset much of the heating caused by rising concentrations of greenhouse gases in the atmosphere. Temperatures on the continent rarely climb above freezing, which preserves its vast ice sheets (although rising sea temperatures do threaten some areas). Even in the recent surge, temperatures stayed well below zero.

(www.economist.com, 24.03.2022. Adaptado.)

As informações apresentadas pelo gráfico também podem ser encontradas



( a )

no primeiro parágrafo do texto, apenas. 

( b )

no segundo parágrafo do texto, apenas. 

( c )

no terceiro parágrafo do texto e no mapa. 

( d )

no primeiro e no segundo parágrafos do texto. 

( e )

no segundo e no terceiro parágrafos do texto.

Resposta:

A) no primeiro parágrafo do texto, apenas.

“...the temperature rarely rises above -25oC even in the summer. In midwinter it can fall to around -80 oC. The air is painfully dry, and fingers, toes and noses can freeze in minutes. The dozen or so crew, mainly French and Italian, who live and work in the station would normally venture out only for essential work. But Concordia has recently experienced a heatwave. On March 18th the temperature reached a high of -11.8 oC — more than 40 oC  warmer than the average for this time of year.”

É possível encontrar no gráfico e no primeiro parágrafo: a temperatura média, a temperatura mais baixa alcançada, assim como os dados sobre a onda de calor.

Questão 22 - FGV-SP 2020 Economia - 1ª Fase - 001 - Prova de Matemática, Biologia, História e Geografia

A soma das duas raízes não reais da equação algébrica x3 + 2x2 + 3x + 2 = 0, resolvida em , é igual a



( a )

-2

( b )

-1

( c )

( d )

( e )

Questão 22 - FGV-SP 2012 Administração - 2º Semestre - Módulo objetivo - Prova Tipo A

Texto para a questão.

Leia o seguinte texto, que é parte de uma entrevista concedida por Érico Veríssimo a Clarice Lispector:

Por fazer parte de uma entrevista, o texto apresenta marcas de coloquialidade, como a exclamação “que diabo!” (ℓ. 07) e o termo sublinhado no seguinte trecho:



( a )

“Não sou um inovador”. (ℓ. 02 e 03)

( b )

“me pespegaram no lombo literário”. (ℓ. 06)

( c )

“revisar opiniões antigas e alheias”. (ℓ. 08)

( d )

“Os direitistas me consideram comunista”. (ℓ. 09)

( e )

“E ainda essa natural má vontade”. (ℓ. 10 e 11)

Resposta:

Para designar sua reputação como escritor, Veríssimo usa, figuradamente, a expressão “lombo literário”. O termo destacado, por fazer referência ao dorso de animais, assume conotação bastante informal.

Resposta: B

Questão 22 - FGV-SP 2014 Administração - 2º Semestre - Módulo objetivo - Prova Tipo A

Texto para a questão

Consideradas no contexto, expressam o mesmo tipo de relação sintático-semântica as orações do texto “não indo aos assuntos a ela correlatos” (L. 2) e



( a )

“porque não se contenta em ficar na superfície dos problemas e das dúvidas” (L. 7).

( b )

“mas não lhe garante o sucesso do conhecimento” (L. 4).

( c )

“de modo que, (...), amplia o conhecimento” (L. 6).

( d )

D “das quais vimos tratando” (L. 10).

( e )

“e chega a seu destino” (L. 13).

Questão 22 - FGV-SP 2020 Economia - 1ª Fase - 002 - Prova de Língua Inglesa, Física, Química e Língua Portuguesa

A figura mostra o mesmo bloco deslizando sobre duas rampas. A primeira está inclinada de um ângulo θ1 em relação à horizontal e a segunda está inclinada de um ângulo θ2, também em relação à horizontal, sendo θ1 menor que θ2.

Em ambos os casos, o bloco parte da altura h e desliza até o final das rampas. O coeficiente de atrito entre a superfície do bloco e as superfícies das duas rampas é o mesmo. Considerando os módulos dos trabalhos realizados pela força peso do bloco quando ele desce as rampas 1 e 2, τP1 e τP2, respectivamente, e os módulos dos trabalhos realizados pela força de atrito entre o bloco e a superfície das rampas quando o bloco desce as rampas 1 e 2, τA1 e τA2, respectivamente, pode-se afirmar que 



( a )

τP1 = τP2 e τA1A2 

( b )

τP1 = τP2 e τA1 = τA2 

( c )

τP1 = τP2 e τA1A2 

( d )

τP1P2 e τA1 = τA2 

( e )

τP1P2 e τA1A2

Questão 22 - UNESP 2019 1ª fase

Leia o trecho do artigo de Jason Farago, publicado pelo jornal The New York Times, e responda.

She led Latin American Art in a bold new direction

In 1928, Tarsila do Amaral painted Abaporu, a landmark work of Brazilian Modernism, in which a nude figure, half-human and half-animal, looks down at his massive, swollen foot, several times the size of his head. Abaporu inspired Tarsila’s husband at the time, the poet Oswald de Andrade, to write his celebrated “Cannibal Manifesto,” which flayed Brazil’s belletrist writers and called for an embrace of local influences – in fact, for a devouring of them. The European stereotype of native Brazilians as cannibals would be reformatted as a cultural virtue. More than a social and literary reform movement, cannibalism would form the basis for a new Brazilian nationalism, in which, as de Andrade wrote, “we made Christ to be born in Bahia.”

The unconventional nudes of A Negra, a painting produced in 1923, and Abaporu unite in Tarsila’s final great painting, Antropofagia, a marriage of two figures that is also a marriage of Old World and New. The couple sit entangled, her breast drooping over his knee, their giant feet crossed one over the other, while, behind them, a banana leaf grows as large as a cactus. The sun, high above the primordial couple, is a wedge of lemon.

(Jason Farago. www.nytimes.com, 15.02.2018. Adaptado.)

A obra Antropofagia (“Cannibalism”) de Tarsila do Amaral, apresentada na imagem, é interpretada pelo autor do artigo como 



( a )

o casamento tradicional entre um homem e uma mulher. 

( b )

uma referência aos trabalhadores rurais, evidenciados pelo tamanho dos pés. 

( c )

a agrura implacável da natureza, representada pelo Sol sobre o sertão. 

( d )

uma expressão de contraste entre a suavidade da bananeira e os espinhos do cacto mandacaru. 

( e )

uma mistura entre a Europa e a América.

Resposta:

Lê-se no seguinte trecho: “ ... Antropofagia, a marriage of two figures that is also a marriage of Old World (Europa) and New (America).”

Questão 22 - UNICAMP 2010 2ª fase - Matemática e Inglês

This playful satire is the third novel by Brazilian singer and composer Buarque. The plot revolves around Jose Costa, a Brazilian writer who ends up in Budapest, where he becomes absorbed by the Hungarian language. As he scans a Hungarian grammar book, he meets a woman named Krista, who offers to teach him the language and later becomes his lover. Although its plot is fanciful, Buarque’s novel raises serious questions about recreating one's life in a foreign language as exotic as Hungarian, said to be the only one on earth respected by the devil. Recommended for readers of imaginative fiction and the linguistically curious -- Jack Shreve.

(Adaptado de http://www.hclib.org/pub/bookspace/discuss/?bib=1055640eTab=Reviews. Acessado em 12/09/2009.)

 

a) Para o autor da resenha acima, o romance Budapeste, apesar de ser uma sátira divertida, levanta questões sérias. Sobre o que seriam essas questões?

 

b) Como a língua húngara é qualificada por Jack Shreve e o que, segundo esse autor, costumam dizer sobre essa língua?

Resposta:

Resposta Esperada

a) O romance levanta questões sérias sobre a reconstrução da vida de uma pessoa em uma língua estrangeira.

b) A língua húngara é considerada exótica. Costuma-se dizer que ela é a única língua do mundo respeitada pelo diabo.

Questão 22 - UNICAMP 2010 2ª fase - Química e História

No ocidente, as relações de Mao Tsé-Tung com o marxismo foram objeto de discussão. Alguns estudiosos questionaram se Mao era realmente um marxista, enquanto outros argumentaram que seu pensamento estava baseado no stalinismo e não acrescentava nada de original ao marxismo-leninismo. As idéias de Mao só foram reconhecidas internacionalmente pelo termo “maoísmo” depois da Revolução Cultural.

(Adaptado de Alan Lawrence, China under communism. Londres e Nova York: Routledge, 2000, p. 6.)

 

a) Identifique no texto duas visões diferentes sobre o pensamento de Mao Tsé-Tung.

 

b) O que foi a Revolução Cultural na China?

Resposta:

a) A partir do texto, o candidato deveria apontar a existência de divergências entre estudiosos do pensamento de Mao. Enquanto alguns questionavam se ele era de fato marxista, outros o associavam ao stalinismo, observando que ele não trazia nenhuma contribuição original ao marxismo-leninismo.

b) O candidato deveria definir a Revolução Cultural na China a partir de algumas de suas características principais, mencionando, por exemplo, que foi um movimento de massa constituído entre 1966 e 1976, contrário à burocracia do Partido Comunista Chinês, tendo levado à perseguição e ao linchamento de dissidentes e ao expurgo de intelectuais.

Questão 22 - UNICAMP 2011 2ª fase - Língua Portuguesa e Matemática

Suponha um trecho retilíneo de estrada, com um posto rodoviário no quilômetro zero. Suponha, também, que uma estação da guarda florestal esteja localizada a 40 km do posto rodoviário, em linha reta, e a 24 km de distância da estrada, conforme a figura abaixo.

a) Duas antenas de rádio atendem a região. A área de cobertura da primeira antena, localizada na estação da guarda florestal, corresponde a um círculo que tangencia a estrada. O alcance da segunda, instalada no posto rodoviário, atinge, sem ultrapassar, o ponto da estrada que está mais próximo da estação da guarda florestal. Explicite as duas desigualdades que definem as regiões circulares cobertas por essas antenas, e esboce essas regiões no gráfico abaixo, identificando a área coberta simultaneamente pelas duas antenas.

b) Pretende-se substituir as antenas atuais por uma única antena, mais potente, a ser instalada em um ponto da estrada, de modo que as distâncias dessa antena ao posto rodoviário e à estação da guarda florestal sejam iguais. Determine em que quilômetro da estrada essa antena deve ser instalada.

Resposta:

a) O ponto da estrada mais próximo da guarda florestal está no quilômetro . A fórmula geral de um círculo centrado em (x0, y0 ) e com raio r é (x − x0)2 + (y − y0)2 ≤ r2 . Como a primeira antena está centrada na estação da guarda florestal e seu sinal atinge (mas não ultrapassa) o ponto da estrada calculado acima, temos (x0, y0) (32,24) = e r = 24. Assim, a área de cobertura da primeira antena é dada por (x − 32)2 + (y − 24)2 ≤ 242.

Como a segunda antena está instalada no posto rodoviário e seu sinal também alcança, sem ultrapassar, o ponto (32, 0), temos (x0, y0) = (0,0) e r = 32. Logo, a área de cobertura dessa antena é dada por x2 + y2 ≤ 322. As regiões cobertas pelas antenas estão representadas no gráfico abaixo.

Resposta: As regiões de cobertura das antenas são dadas por (x – 32)2 + (y – 24)2 ≤ 242 e x2 + y2 ≤ 322. Essas regiões estão representadas na figura acima. A região mais escura é aquela coberta simultaneamente pelas duas antenas.

b) Queremos encontrar um ponto na forma (x,0) tal que sua distância em relação aos pontos (0,0) e (32,24) seja a mesma. Assim, (x − 0)2 + (0 − 0)2 = (x − 32)2 + (0 − 24)2 . Reescrevendo essa equação, obtemos x2 = x2 − 64x + 1024 + 576 , de modo que x = 1600/64 = 25.

Resposta: A antena deve ser instalada no quilômetro 25 da estrada.

b') Na figura abaixo, que ilustra o problema, os pontos O, A e C representam, respectivamente, o posto rodoviário, a estação da guarda florestal e o ponto de instalação da nova antena. Usando o teorema de Pitágoras, obtemos x2 = (32 − x)2 + 242 , ou seja, x2 = x2 − 64x + 1024 + 576. Desse modo, x = 1600/64 = 25.

Resposta: A antena deve ser instalada no quilômetro 25 da estrada.

b'’) Na figura abaixo, que ilustra o problema, os pontos O, A e C representam, respectivamente, o posto rodoviário, a estação da guarda florestal e o ponto de instalação da nova antena. Da figura, concluímos que cos(α) = 32/40 = 4/5. Usando, agora, a lei dos cossenos, obtemos x2 = x2 + 402 − 2 ⋅ 40 ⋅ x ⋅ cos(α) , de modo que 64x = 1600. Logo, x = 1600/64 = 25.

Resposta: A antena deve ser instalada no quilômetro 25 da estrada.

b'’') Considere o segmento OA que liga o posto rodoviário à estação da guarda florestal. Esse segmento pertence à reta y = (24/32)x = (3/4)x. O ponto médio do segmento OA é (16,12). Queremos encontrar um ponto na forma (x,0) que pertença à reta que é perpendicular ao segmento AO e passa pelo ponto (16,12). Essa reta tem coeficiente angular –4/3 e é dada por (y – 12) = –(4/3)(x – 16). Assim, tomando y = 0, obtemos –12.3 = –4(x – 16). Logo, x = (4.16 + 12.3)/4 = 25.

Resposta: A antena deve ser instalada no quilômetro 25 da estrada.

Questão 22 - UNESP 2021 - 1ª Fase - Prova de Conhecimentos Gerais – Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

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Leia o texto para responder a questão.

When will the Amazon hit a tipping point?

Scientists say climate change, deforestation and fires could cause the world’s largest rainforest to dry out. The big question is how soon that might happen. Seen from a monitoring tower above the treetops near Manaus, in the Brazilian Amazon, the rainforest canopy stretches to the horizon as an endless sea of green. It looks like a rich and healthy ecosystem, but appearances are deceiving. This rainforest — which holds 16,000 separate tree species — is slowly drying out.

Over the past century, the average temperature in the forest has risen by 1-1.5 ºC. In some parts, the dry season has expanded during the past 50 years, from four months to almost five. Severe droughts have hit three times since 2005. That’s all driving a shift in vegetation. In 2018, a study reported that trees that do best in moist conditions, such as tropical legumes from the genus Inga, are dying. Those adapted to drier climes, such as the Brazil nut tree (Bertholletia excelsa), are thriving.

At the same time, large parts of the Amazon, the world’s largest rainforest, are being cut down and burnt. Tree clearing has already shrunk the forest by around 15% from its 1970s extent of more than 6 million square kilometres; in Brazil, which contains more than half the forest, more than 19% has disappeared. Last year, deforestation in Brazil spiked by around 30% to almost 10,000 km2, the largest loss in a decade. And in August 2019, videos of wildfires in the Amazon made international headlines. The number of fires that month was the highest for any August since an extreme drought in 2010.

(www.nature.com, 25.02.2020. Adaptado.)

According to the second paragraph, a change in vegetation can be noticed by



( a )

the expansion of trees adapted to drier climate conditions. 

( b )

the reduction of nut tree population hit by three severe droughts. 

( c )

adaptation of vegetable species to longer months of dry season. 

( d )

alteration of tree locations, like growing closer to rivers. 

( e )

substantial decrease of Inga and Brazil nut trees.

Resposta:

De acordo com o segundo parágrafo, uma mudança na vegetação pode ser percebida pela expansão de árvores adaptadas a condições climáticas mais secas. 

Lê-se em: “Those adapted to drier climes, such as the Brazil nut tree (Bertholletia excelsa), are thriving.”

Thriving = prosperando

 

Questão 22 - UNESP 2020 2ª fase - 1º dia

Um grupo de cientistas estuda os hábitos de uma espécie animal em uma área de preservação. Inicialmente, delimitou-se uma área plana (ABCD, figura 1), na qual deverão ser estabelecidos dois pontos de observação. A figura 2 apresenta um modelo matemático da área delimitada, com dois setores retangulares nos quais serão estabelecidos os pontos de observação, sendo que cada ponto de observação deverá pertencer a apenas um dos setores. Parte do grupo de cientistas ocupar-se-á exclusivamente com os hábitos de reprodução dessa espécie e atuará na região em forma de paralelogramo, indicada na figura 3.

a) Para a construção dos dois pontos de observação, considere que a localização do ponto do setor I deverá ser equidistante dos pontos A e B e que a localização do ponto do setor II deverá ser equidistante dos pontos B e C. Utilizando as coordenadas do plano cartesiano da figura 2, determine uma possível localização do ponto de observação para cada um dos setores.

b) Dado que 1 unidade de distância dos planos cartesianos equivale a 200 metros de distância real, determine o perímetro da região em que serão estudados os hábitos de reprodução da espécie (figura 3).

Resposta:

a) Dado que o ponto do setor I deve ser equidistante dos pontos A e B, tem-se um ponto pertencente à mediatriz de , isto é, um ponto pertencente à reta y = 4. Como tem que pertencer ao setor I, a abscissa deste ponto deve pertencer ao intervalo [1,3].

Analogamente, o ponto do setor II é tal que sua abscissa deve ser igual a  e sua ordenada deve pertencer ao intervalo [5,7].

Assim, uma possível localização desses pontos é (2,4) e (,6).

b) A equação da reta que passa pelos pontos C(15,8) e D(9,0) é .

Como F(9,6)  , tem-se que G(xG,6).

Como , tem-se:

Sendo assim,  Calculando-se a distância entre os pontos G e D, tem-se:

Logo, o perímetro de FGDE é 2 ·  = 24 unidades de distância. Ou seja, pela escala fornecida, o perímetro é igual a 4 800 m.

 

Questão 22 - FCMSCSP 2020 - 2º dia

Observe a reprodução do Retábulo dos Sete Sacramentos (1445) de Rogier van der Weyden.

A pintura, pertencente ao Museu Real de Belas Artes de Antuérpia, na Bélgica, reproduz uma arquitetura tipicamente



( a )

.clássica, considerando os arcos redondos de inspiração românica.

( b )

gótica, considerando as linhas ascensionais da construção.

( c )

barroca, considerando a oposição entre as figuras e o espaço.

( d )

renascentista, considerando a utilização de colunas de mármore.

( e )

maneirista, considerando a fusão de estilos construtivos diversos.

Resposta:

A pintura em questão reproduz características da arquitetura de estilo gótico, típica da Baixa Idade Média Europeia, como a verticalidade da construção ou suas “linhas ascensionais”; nota-se também a presença de arcos em forma de ogiva e de grandes janelas, típicas do estilo.

Questão 22 - UNESP 2021 - 2ª fase - Prova de Conhecimentos Específicos e Redação

7961273

Leia os textos para responder a questão.

Texto 1

Nenhum documento permite afirmar que Pedro Álvares Cabral partira de Lisboa com o propósito de descobrir novas terras. A intencionalidade da descoberta não encontra fundamento em nenhuma das testemunhas, seja Pero Vaz de Caminha, Mestre João ou o piloto anônimo. A armada partiu com destino à Índia, e foi só isso.

(Joaquim Romero de Magalhães. “Quem descobriu o Brasil?”. In: Luciano Figueiredo. História do Brasil para ocupados, 2013.)

Texto 2

Quando Pedro Álvares Cabral e seus homens chegaram à costa da atual Bahia em 1500, não havia, obviamente, nem Brasil nem brasileiros. Pode ser, como querem muitos historiadores, que outros tenham andado por ali antes, mas disso não ficou registro consistente, e foram Pero Vaz de Caminha e Mestre João os autores das primeiras narrativas sobre a nova terra e seu céu.

(Laura de Mello e Souza. “O nome Brasil”. In: Luciano Figueiredo. História do Brasil para ocupados, 2013.)

Os dois textos referem-se à expedição de Cabral, que aportou no litoral do futuro território do Brasil em 1500. A documentação citada nos textos é, de acordo com os autores, 



( a )

capaz de revelar a capacidade técnica que permitiu a navegação oceânica e a superação de barreiras físicas e mentais no processo de conquista e colonização da América e do litoral africano. 

( b )

insuficiente para a compreensão dos objetivos exatos da empreitada e impede afirmações categóricas sobre a intencionalidade e o pioneirismo na conquista das novas terras. 

( c )

insuficiente para o entendimento dos interesses políticos e comerciais da expansão marítima portuguesa, mas explicita o desinteresse das testemunhas e dos narradores em revelar a verdade histórica acerca da empreitada. 

( d )

insuficiente para o conhecimento do que de fato ocorreu durante a viagem, mas confirma o pioneirismo dos ingleses na navegação atlântica e a correlação direta entre os propósitos e os resultados da empreitada. 

( e )

capaz de expor a dinâmica completa da conquista portuguesa do Oceano Atlântico e da abertura e exploração de rotas comerciais regulares da Europa para a África, a América e as Índias.

Resposta:

Ao estudar o tema da conquista portuguesa no litoral brasileiro, a historiografia atual tem apontado a escassez de fontes documentais suficientes que permitam afirmar, com absoluta certeza, a intencionalidade ou o acaso da chegada dos portugueses à América no ano de 1500.

Dessa forma, os objetivos exatos da empreitada marítima suscitam as mais variadas interpretações sobre as pretensões exatas da esquadra comandada por Pedro Álvares Cabral.

Além disso, com base na documentação que essa época nos legou, os debates mais recentes também questionam se ocorreu, ou não, um pioneirismo português na chegada ao litoral do território posteriormente denominado como Brasil.

Questão 22 - UNESP 2022 - 1ª Fase - Prova de Conhecimentos Gerais – Cursos da Área de Biológicas

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Examine os gráficos e leia o texto para responder a questão.

Educated Americans live longer, as others die younger

(Anne Case and Angus Deaton. “Life expectancy in adulthood is falling for those without a BA degree, but as educational gaps have widened, racial gaps have narrowed”. PNAS, 2021. Adaptado.)

A 25-year-old American with a university degree can expect to live almost a decade longer than a contemporary who dropped out of high school. Although researchers have long known that the rich live longer than the poor, this education gap is less well documented — and is especially marked in rich countries. And whereas the average American’s expected span has been flat in recent years — and, strikingly, even fell between 2015 and 2017 — that of the one-third with a bachelor’s degree has continued to lengthen.

This disparity in life expectancy is growing, according to new research published in the Proceedings of the National Academy of Sciences. Using data from nearly 50m death certificates filed between 1990 and 2018, Anne Case and Angus Deaton of Princeton University analysed differences in life expectancy by sex, race, ethnicity and education. They found that the lifespans of those with and without a bachelor’s degree started to diverge in the 1990s and 2000s. This gap grew even wider in the 2010s as the life expectancy of degree-holders continued to rise while that of other Americans got shorter.

What is the link between schooling and longevity? Some argue that better-educated people develop healthier lifestyles: each additional year of study reduces the chances of being a smoker and of being overweight. The better-educated earn more, which in turn is associated with greater health. Ms Case and Mr Deaton argue that changes in labour markets, including the rise of automation and increased demand for highly-educated workers, coupled with the rising costs of employer-provided health care, have depressed the supply of well-paid jobs for those without a degree. This may be contributing to higher rates of alcohol and drug use, suicide and other “deaths of despair”.

(www.economist.com,17.03.2021. Adaptado.)

As informações apresentadas no primeiro parágrafo sobre a relação entre longevidade e educação estão mais bem representadas



( a )

no gráfico “Women, by race”, apenas.

( b )

nos gráficos “Men, by race” e “Women, by race”.

( c )

no gráfico “Men, by race”, apenas.

( d )

nos gráficos “Men, by race” e “By education”.

( e )

no gráfico “By education”, apenas.

Resposta:

No gráfico, “By education” é a única seção que indica a longevidade das pessoas com mais tempo de educação.

Questão 22 - UNICAMP 2023 1ª Fase - Conhecimentos Gerais - Q e Z

Tem se tornado lugar comum dizer que o gigantesco volume de dados extraídos de nossa vida cotidiana está armazenado “na nuvem”. É quase como dizer: estão por toda a parte e em lugar nenhum. Flutuam. Se damos, contudo, um passo para além das metáforas, nos depararemos com a robusta infraestrutura do capitalismo digital, que está ancorada em territórios concretos e se inscreve numa geografia do poder. É assim que, segundo a UNCTAD (2021), de um total de 4.714 data centers existentes no mundo, quase 80% estão em países desenvolvidos, principalmente nos EUA e países da Europa ocidental.

Sobre os data centers e sua distribuição, é correto afirmar que



( a )

são infraestruturas concentradas no Norte Global que, por serem públicas, controladas pelo Estado, têm seu impacto minimizado em questões geopolíticas que perpassam essa parte do mundo.

( b )

o processo de desenvolvimento geograficamente desigual pouco atua na distribuição da infraestrutura digital e na coleta, armazenagem e tratamento de dados entre as regiões do mundo.

( c )

sua rarefação no Sul-Global indica que a coleta, a armazenagem e o tratamento dos dados levanta grave problema relativo à soberania dos Estados nacionais dessa parte do mundo. 

( d )

à medida em que se ampliam a coleta e o tratamento massivo de dados das sociedades, países de todos os continentes estão adotando robustas políticas de infraestrutura digital.

Resposta:

Com uma sociedade cada vez mais globalizada e digitalizada, a localização dos data centers se torna algo cada vez mais estratégico para a geopolítica, tendo em mente a quantidade, o valor e a sensibilidade dos dados que são obtidos e guardados. A região Sul-Global, que concentra os países mais pobres do mundo, não abrange a maior quantidade desses data centers, o que enfraquece a soberania desses países por ficar dependente de estruturas de países estrangeiros.

Questão 22 - FCMSCSP 2023 - 1º dia

Leia o excerto para responder à questão.

Antes de sua publicação em 1572, o poema Os Lusíadas de Luís de Camões foi submetido à leitura e à censura de Frei Bartolomeu Ferreira, membro da Santa Inquisição em Portugal.

Vi por mandado da Santa e Geral Inquisição esses dez Cantos dos Lusíadas de Luís de Camões, dos valorosos feitos em armas que os Portugueses fizeram em Ásia, e Europa, e não achei neles coisa alguma escandalosa, nem contrária à fé e aos bons costumes [...]. O autor para encarecer a dificuldade da navegação e entrada dos portugueses na Índia usa de uma ficção dos Deuses dos Gentios. [...] Todavia, como isso é Poesia e fingimento, o autor como poeta não pretende mais que ornar o efeito Poético, não tivemos por inconveniente ver esta fábula dos Deuses na obra, conhecendo-a por tal, e ficando sempre salva a verdade de nossa Santa fé, que todos os deuses dos Gentios são Demônios.

(Luís de Camões. Os Lusíadas, 1572. Adaptado.)

Observando a maneira como o poeta orna “o efeito Poético”, conclui-se que o poema



( a )

ressuscita os ritos do paganismo greco-romano no período de vigência da arte barroca da Europa Ocidental. 

( b )

procura demonstrar a superioridade da literatura portuguesa sobre os modelos de inspiração da Antiguidade. 

( c )

sintetiza o mundo clássico com o monoteísmo cristão de acordo com os padrões culturais do Renascimento. 

( d )

denuncia a ausência de liberdade de expressão nas monarquias absolutistas da Idade Moderna. 

( e )

exalta o pacifismo dos portugueses como expressão da mentalidade do teocentrismo medieval.

Resposta:

A ornamentação do poema com elementos das tradições religiosas da Antiguidade greco-romana foi bastante presente nas produções culturais renascentistas, que, a partir de uma perspectiva cristã e humanista, estabelecia vínculos com a produção artística de gregos e romanos.

Questão 22 - FGV-SP 2020 Administração - 2º Semestre - Módulo objetivo - Bloco 2 - Língua Inglesa e Ciências Humanas

As desigualdades que marcam as metrópoles mundiais vêm sendo acentuadas com a dinâmica da globalização, cujos impactos tendem a ser bastante expressivos em termos sociais, econômicos e espaciais.

A esse respeito, analise as afirmações a seguir.

I Os novos requisitos e demandas da produção flexível e da globalização promoveram, nas grandes metrópoles, uma profunda reestruturação no mundo do trabalho e na sua própria vida social.

II Os fluxos financeiros internacionais se dirigiram preferencialmente às metrópoles dos países mais ricos, tornando o território mais homogêneo em grande escala e fracionado em pequena escala.

III A geografia e a economia das metrópoles globais ficaram cada vez mais atadas aos fluxos internacionais de pessoas, de mercadorias e de capitais, como pontos centrais das redes que se conectam em tempo real.

Está correto o que se afirma em



( a )

I e III, somente. 

( b )

I, somente. 

( c )

II e III, somente. 

( d )

I e II, somente. 

( e )

I, II e III.

Questão 22 - UNICAMP 2024 1ª Fase - Conhecimentos Gerais - Q e Y

Um refrigerante comum é uma formulação de vários ingredientes: açúcar (11 g por 100 mL), água (88 g por 100 mL) – componentes majoritários –, além de acidulantes, antioxidantes, conservantes, adoçantes e CO2 (componentes em pequenas quantidades). O acidulante tem como finalidade regular a doçura do açúcar, realçar o paladar e reduzir o pH do refrigerante, que deve estar entre 2,7 e 3,5. Assim, para se usar uma pequena massa de acidulante que proporcione a redução do pH para o valor desejado, a massa molar do acidulante deve ser



( a )

pequena e seu pKa deve estar abaixo da faixa de pH do refrigerante.

( b )

pequena e seu pKa deve estar acima da faixa de pH do refrigerante. 

( c )

grande e seu pKa deve estar abaixo da faixa de pH do refrigerante. 

( d )

grande e seu pKa deve estar acima da faixa de pH do refrigerante.

Resposta:

Para que o pH do refrigerante seja reduzido para a faixa desejada, deve-se usar um ácido relativamente forte, ou seja, que apresente uma constante de acidez (Ka) elevada, o que resulta em um baixo valor de pKa.

Como se deseja essa redução de pH por meio da adição de uma pequena massa (m), esse ácido deve possuir uma massa molar (M) pequena, visto que, só assim, uma pequena massa resultará em uma quantidade de mols suficiente para se obter o pH desejado (n = m/M).

Questão 22 - FGV-SP 2018 Administração - 1º Semestre - Módulo objetivo - Prova Tipo A

Texto para a questão.

A revolução chama Pedro Bala como Deus chamava Pirulito nas noites do trapiche. É uma voz poderosa dentro dele, poderosa como a voz do mar, como a voz do vento, tão poderosa como uma voz sem comparação. Como a voz de um negro que canta num saveiro o samba que Boa-Vida fez:

“Companheiros, chegou a hora...”

A voz o chama. Uma voz que o alegra, que faz bater seu coração. Ajudar a mudar o destino de todos os pobres. Uma voz que atravessa a cidade, que parece vir dos atabaques que ressoam nas macumbas da religião ilegal dos negros. Uma voz que vem com o ruído dos bondes onde vão os condutores e motorneiros grevistas. Uma voz que vem do cais, do peito dos estivadores, de João de Adão, de seu pai morrendo num comício, dos marinheiros dos navios, dos saveiristas e dos canoeiros. Uma voz que vem do grupo que joga a luta da capoeira, que vem dos golpes que o Querido-de-Deus aplica. Uma voz que vem mesmo do padre José Pedro, padre pobre de olhos espantados diante do destino terrível dos Capitães da Areia. Uma voz que vem das filhas de santo do candomblé de Don’Aninha, na noite que a polícia levou Ogum. Voz que vem do trapiche dos Capitães da Areia. Que vem do reformatório e do orfanato. Que vem do ódio do Sem-Pernas se atirando do elevador para não se entregar. Que vem no trem da Leste Brasileira, através do sertão, do grupo de Lampião pedindo justiça para os sertanejos. Que vem de Alberto, o estudante pedindo escolas e liberdade para a cultura. Que vem dos quadros de Professor, onde meninos esfarrapados lutam naquela exposição da rua Chile. Que vem de BoaVida e dos malandros da cidade, do bojo dos seus violões, dos sambas tristes que eles cantam. Uma voz que vem de todos os pobres, do peito de todos os pobres. Uma voz que diz uma palavra bonita de solidariedade, de amizade: companheiros. Uma voz que convida para a festa da luta.

Jorge Amado,Capitães da Areia.

Leia as seguintes afirmações referentes ao texto, considerado no contexto da obra a que pertence:

I A estrutura reiterativa e o teor enumerativo do texto correspondem, no plano semântico, à dimensão cumulativa e coletiva do impulso revolucionário, nele tematizada.

II Ao designar as múltiplas origens da “voz” que chama Pedro Bala, ao mesmo tempo o narrador recupera e concentra episódios do romance que o leitor tem diante de si.

III Para ressaltar o alcance potencialmente universal da “revolução” de que fala, o narrador a caracteriza como um evento ao mesmo tempo individual e grupal, natural e social, econômico e laico, guerreiro e festivo etc.

Está correto o que se afirma em



( a )

I, apenas. 

( b )

III, apenas. 

( c )

I e II, apenas. 

( d )

II e III, apenas. 

( e )

I, II e III.

Questão 22 - Albert Einstein 2024 - Vestibular de Verão - Prova I

Os dados apresentados pelo gráfico expressam 



( a )

desigualdades no saldo migratório. 

( b )

transformações na taxa de fecundidade. 

( c )

variações no crescimento vegetativo. 

( d )

mudanças no crescimento absoluto. 

( e )

diferenças na concentração populacional.

Resposta:

De acordo com a interpretação dos dados propostos pelo gráfico do exercício, é evidente que há um maior número de população residente (mais de 500 mil habitantes) em poucos municípios (41). Entretanto, ao analisarmos os dados referentes à menor quantidade de população residente (até 5 mil habitantes), verificamos que estes se encontram distribuídos em um elevado número de municípios (1324). Sendo assim, os dados propostos refletem as diferenças encontradas na concentração populacional dos municípios brasileiros. 

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas