Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 6 - Verbos irregulares (II): tempos simples e compostos do subjuntivo; modo imperativo - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir para responder à questão 1.

Close certo: confira 7 dicas para fazer fotos com o celular

Com redes sociais como o Facebook, Instagram e Snapchat, a fotografia se tornou parte do dia a dia das pessoas e os perfis que possuem boas imagens ganham diversos admiradores. Embora tirar fotos dignas de muitas curtidas pareça uma tarefa difícil, de acordo com a docente da Faculdade Senac Porto Alegre, Jussara Oliveira, é uma questão de olhar e cuidado com a imagem. Quer saber como fazer fotos mais profissionais com o celular? Então confira as 7 dicas da professora e corra para os cliques:

1 - Antes de fotografar

Antes de sair fotografando verifique se a resolução da sua câmera está em alta qualidade e se a lente está limpa. Ao fazer fotos de terceiros, sempre seja educado e peça permissão.

2 - Fotografe muito

A dica pode parecer óbvia, mas é só fotografando muito que as chances de capturar momentos legais acontecem. Quanto mais fotos você fizer, mais seu olhar ficará afinado e atento a bons ângulos, iluminação, etc.

3 - Fique perto do seu objeto

Evite usar o zoom, ele geralmente faz com que a imagem perca a nitidez e os detalhes, caso queira fotos mais ampliadas, fotografe sem zoom e só depois, no computador, a amplie e edite. A distância mínima ideal para se manter o celular do tema é 80 cm.

4 - Enquadramento é tudo

Parte mais do que importante do processo das fotos, o enquadramento é responsável pelo olhar que se quer dar à imagem. Ao fotografar pessoas e animais, deixe a câmera nos olhos, essa posição do olhar costuma trazer empatia e atrair sorrisos. Já em fotos de grupo com muitas pessoas, procure colocá-los em planos e alturas diferentes, degraus e escadas podem ser ótimos aliados nesse momento.

5 - Cuidado com a iluminação

Geralmente a falta de luz resulta em fotos ruins. Quando estiver no sol, atenção especial à posição, pois se a claridade está atrás do objeto ou pessoa, as chances de que eles fiquem escurecidos é grande. A posição ideal para fotos utilizando a luz solar é que os modelos fiquem virados de frente para o sol, mas, como essa posição pode levar a caretas ou olhos semicerrados, vire-os levemente para o lado.

Caso esteja em ambientes fechados, procure fontes alternativas de luz e lugares mais iluminados. Evite usar o flash, pois seu alcance é pequeno, cerca de um metro do item fotografado.

6 - Cuidado com o fundo

Tão importante quanto o que será fotografado, um fundo mal escolhido pode ofuscar o conteúdo principal da imagem. Para evitar a confusão, prefira fundos simples, sem muitos detalhes.

7 - Hora da edição

Aplicativos para a publicação de imagens, como o Instagram, por exemplo, já possuem filtros e ajustes básicos de brilho e contraste, porém para os que querem mais opções de edição existem programas gratuitos como o Shark – Photo Editor ( filtros e realce de cor), o Pic Stitch (ideal para montagens e colagens) e o InstaFishEye ( filtro que simula a lente olho de peixe). Para quem pretende investir financeiramente em um aplicativo mais completo, o Perfectly Clear é uma ótima opção, seus filtros corrigem imperfeições, deixam a pele mais uniforme e ajudam a deixar as imagens mais nítidas.

As opções são muitas. Cabe lembrar que, independente do filtro, é necessária uma atenção especial para não exagerar na edição, prefira os filtros que realçam a beleza e as cores naturais das suas imagens.

CLOSE certo: confira 7 dicas para fazer fotos com o celular. G1, 26 out. 2016. Disponível em: . Acesso em: 23 jul. 2019.

Os textos precisam ser avaliados de acordo com o seu objetivo de comunicação. Analisando-se o objetivo e os recursos linguísticos, esse texto se propõe essencialmente a:



( a )

instruir.

( b )

divulgar.

( c )

informar.

( d )

descrever.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Verbos irregulares (I): conceito, tempos simples e tempos compostos do indicativo - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia a notícia a seguir para responder à questão 1.

Assaltante é preso pela PM de Santa Maria da Vitória

Policiais militares da Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) de Santa Maria da Vitória, Oeste da Bahia, prenderam, por volta das 21h do último dia 21, Anderson Avelino Rogério, sob a acusação de assaltar diversas pessoas entre a Praça do Jacaré e a rua Teixeira de Freitas.

Os policiais chegaram até o acusado após serem acionados pelas vítimas, que ligaram para a central 190. Anderson foi preso momentos depois de assaltar utilizando uma faca mais uma pessoa na localidade. Com ele foi encontrada uma faca tipo peixeira e dois celulares, um deles da última vítima. O acusado foi conduzido para delegacia de Santa Maria da Vitória, juntamente com o celular, e responderá pelo artigo 157 (roubo).

A vítima compareceu à delegacia onde reaveu seu celular e identificou o autor do assalto.

O delegado de polícia acredita que outras vítimas deverão comparecer na delegacia para reconhecer o acusado e tentarem reaver seus pertences.

ASSALTANTE é preso pela PM de Santa Maria da Vitória. Jornal Nova Fronteira, 23 set. 2014. Disponível em: . Acesso em: 4 jul. 2019.

O trecho em que se apresenta um erro de flexão do verbo está em:



( a )

“Policiais militares [...] prenderam por volta das 21h do último dia 21 [...]” (1º parágrafo)

( b )

“O acusado foi conduzido para delegacia de Santa Maria da Vitória [...]” (2º parágrafo)

( c )

“[...] onde reaveu seu celular [...]” (3º parágrafo)

( d )

“[...] que outras vítimas deverão comparecer na delegacia [...]” (4º parágrafo)

Questão 01 - História - Módulo 2 - A crise do século XIV - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Leia a notícia a seguir.

Surto de febre amarela é tragédia anunciada, diz historiador

Na virada do século 19 para o 20, as cidades do Brasil sofriam com problemas de saneamento básico e recorrentes epidemias. Na época, o sanitarista Oswaldo Cruz conseguiu erradicar a doença, que volta a assombrar o país. 

Há mais de cem anos, o sanitarista Oswaldo Cruz conseguiu, numa campanha até então inédita, acabar com focos do mosquito Aedes aegypti e erradicar as recorrentes epidemias de febre amarela nas grandes cidades do país – isso numa época em que não havia vacina contra a doença.

Agora, no entanto, a enfermidade ameaça voltar aos centros urbanos, com a confirmação de 47 casos entre os 272 suspeitos, e 25 mortes em Minas Gerais; e a luta contra o mosquito – que também transmite os vírus da dengue, da chicungunya e do zika – parece perdida.

Por que um problema resolvido há mais de um século volta a assombrar a população? Para o historiador Marcos Cueto, da Casa de Oswaldo Cruz, trata-se de um retrocesso e também de uma tragédia anunciada. “Na história das epidemias do século 21, muitas vezes a dengue antecede a febre amarela. Mas aqui as lições da História não são levadas em conta”, afirma o especialista, que é também editor científico da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos. 

Na virada do século 19 para o 20, as condições de saneamento nos principais centros urbanos do país eram insalubres. Mesmo na antiga capital, o Rio de Janeiro, o problema era grave e responsável, diretamente, pelas recorrentes epidemias de febre amarela. A situação era tão séria que muitos navios estrangeiros evitavam aportar por aqui em determinadas épocas do ano – o que trazia consequências econômicas.

Rodrigues Alves assumiu a Presidência da República em 1902 disposto a dar um basta àquela situação. Logo no ano seguinte, Oswaldo Cruz foi chamado a assumir a diretoria-geral de Saúde Pública – um cargo similar ao de ministro da Saúde – com a espinhosa missão de acabar com a febre amarela.

O médico criou o Serviço de Profilaxia da Febre Amarela, que logo colocou nas ruas as chamadas brigadas de mata-mosquitos – grupos de agentes sanitários cujo objetivo era eliminar os focos de mosquito a qualquer custo. O modelo de ação era truculento, com os agentes de saúde percorrendo todas as casas e destruindo todos os locais de desova do mosquito transmissor. Mas surtiu efeito: em 1907, a epidemia foi considerada erradicada. E desde 1942 não há registros de transmissão de febre amarela nos centros urbanos.

“No Brasil e em muitos países da América do Sul este era um problema considerado controlado; restrito a regiões amazônicas”, afirma Cueto. “Desde o fim dos anos 20, praticamente não houve nenhum surto epidêmico nas cidades. E desde 1937 existe uma vacina.”

Para Cueto, no entanto, de lá para cá, predominou no país uma atitude passiva e tolerante com o mosquito transmissor da febre. “Os controles foram ficando cada vez mais relaxados [e por essa mesma razão houve um aumento da dengue e do zika]. Não houve uma política de vacinação entre a população urbana e o número de moradores das cidades só aumentou”, explica o especialista.

As cidades cresceram de forma desordenada, e as áreas mais pobres e sem saneamento são os maiores focos de proliferação do mosquito. No caso de novos surtos da doença, são justamente as parcelas menos favorecidas da população que mais sofrerão com o problema.

Para Cueto, medidas individuais para controle de larvas – como apregoa hoje o governo – não são suficientes. “Temos que resolver os problemas de água, moradia e pobreza que fazem com que existam muitos reservatórios nas favelas”, diz o especialista. “E, além disso, temos que resolver o problema da criminalidade nas favelas, que impede o trabalho de sanitaristas no controle dos reservatórios e na educação higiênica.”

Para o historiador, Oswaldo Cruz é um exemplo de liderança a ser seguido, embora não represente mais um modelo. “Agora existem novos desafios, temos problemas novos, precisamos de respostas mais complexas”, afirma. “Precisamos resolver a questão da pobreza urbana e fazer com que a vacina seja acessível para todos.”

JANSEN, R. Surto de febre amarela é tragédia anunciada. Agência DW Brasil, 21 jan. 2017.  Disponível em: . Acesso em: 25 jun. 2019.

O texto descreve os graves problemas que existiam em cidades brasileiras, na virada do século XIX  para o século XX, em virtude da falta de saneamento básico. Esses locais foram focos de epidemias que atingiram diversas parcelas da população. Embora, atualmente, o estabelecimento de saneamento básico nas cidades e a realização de campanhas de vacinação sejam medidas eficazes no combate a doenças, a população brasileira ainda sofre com epidemias, como a dengue, a chicungunya e a zika. Discuta com os colegas os fatores que favorecem a disseminação de doenças na sociedade e proponha soluções para o combate a epidemias.

Questão 01 - História - Módulo 2 - A crise do século XIV - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Observe a imagem a seguir e responda à questão.

A pintura representa um cenário de destruição decorrente dos graves problemas que a população europeia enfrentou no século XIV: a fome, a peste negra e as guerras. Sobre a crise do século XIV, é correto afirmar que:



( a )

contribuiu para o enfraquecimento do sistema feudal e para a formação de Estados centralizados.

( b )

garantiu o domínio dos habitantes das cidades em relação à população do campo. 

( c )

manteve o poder dos senhores feudais e a continuação da descentralização política na Europa.

( d )

não promoveu transformações políticas nem sociais na Europa, pois garantiu o fortalecimento do sistema feudal.

Resposta:

Alternativa a.

A peste negra foi um dos fatores que contribuíram para a crise do século XIV e a desagregação do feudalismo, pois a elevada mortalidade alterou as relações de produção no campo entre servos e camponeses, levando ao aumento da exploração servil e à eclosão de diversas revoltas camponesas. Nesse contexto, houve o enfraquecimento do poder dos senhores feudais, o que possibilitou o surgimento dos Estados modernos, organização política marcada pela centralização do poder nas mãos dos reis.

Questão 01 - Ciências - Módulo 4 - Os protozoários, as algas e os fungos - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Agevisa diz que falta de higiene na produção do caldo de cana pode provocar doença de Chagas

O transporte inadequado e o mau acondicionamento da cana-de-açúcar podem favorecer a ocorrência de complicações como a doença de Chagas, transmitida pelo percevejo “barbeiro” […].

No caso específico da doença de Chagas, […] a relação com o caldo de cana está ligada ao fato de os feixes de cana-de-açúcar, quando montados, transportados e armazenados sem os devidos cuidados, se constituírem importantes esconderijos para os percevejos, dentre os quais o “barbeiro”.

JÚNIOR, Denilson. Agevisa diz que falta de higiene na produção do caldo de cana pode provocar doença de Chagas. Pragas e eventos. Disponível em: . Acesso em: 6 jul. 2019.

Explique de que forma a transmissão da doença de Chagas pode ocorrer no caso da ingestão do caldo de cana.

Resposta:

A questão aborda a transmissão da doença de Chagas por meio do consumo de caldo de cana. Comente com os alunos que, embora essa não seja a principal forma de transmissão, é preciso tomar cuidado e não se alimentar em locais onde a procedência e a qualidade dos alimentos não sejam comprovadas. Aproveite a oportunidade para relembrar com os alunos as etapas que constituem o ciclo da doença.

Questão 01 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Tarefas - Em casa 3 - BY NC 3.0BR

O TECLADO DO COMPUTADOR É COMPOSTO DE DIVERSAS TECLAS COM LETRAS, NÚMEROS E SINAIS GRÁFICOS. VEJA UM EXEMPLO ABAIXO. DEPOIS, FAÇA O QUE SE PEDE.

A) PINTE DE VERDE AS VOGAIS U, E, I, A, O.

B) COPIE ABAIXO CINCO CONSOANTES.

C) LOCALIZE E CONTORNE OS NÚMEROS.

D) PINTE DE AZUL CINCO SINAIS GRÁFICOS QUE NÃO SEJAM LETRAS NEM NÚMEROS.

Questão 01 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Exercícios - Trocar ideias (pg. 57) - BY NC 3.0BR

ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.

DEDO MINDINHO SEU-VIZINHO MAIOR DE TODOS FURA-BOLO   MATA-PIOLHO.

DOMÍNIO PÚBLICO.

RECITE A PARLENDA COM OS COLEGAS.

Resposta:

Releia a parlenda verso por verso e peça aos alunos que os repitam.

Questão 01 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Atividades (pg. 44 - 45) - BY NC 3.0BR

COM QUAL MÃO VOCÊ TEM MAIS FACILIDADE PARA REALIZAR AS ATIVIDADES DIÁRIAS?

(  ) DIREITA         

(  ) ESQUERDA

Questão 01 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Atividades (pg. 53 - 54) - BY NC 3.0BR

PINTE AS PARTES DO CORPO QUE SÃO APRESENTADAS NA LETRA DA CANÇÃO “TUM PÁ”.

Resposta:

Os alunos deverão pintar os pés, as mãos e as pernas. Considere possíveis indicações de coração.

Questão 01 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Tarefas - Em casa 9 - BY NC 3.0BR

RELEIA A PARLENDA E PINTE AS VOGAIS U, E, I, A, O DE CADA PALAVRA.

DEDO MINDINHO SEU-VIZINHO MAIOR DE TODOS FURA-BOLO MATA-PIOLHO.

DOMÍNIO PÚBLICO.

Resposta:

Leia a proposta e dê um exemplo do que deve ser feito. Comente que esse tipo de atividade já foi realizado em aulas anteriores. Exemplifique o primeiro verso na lousa. Na correção, transcreva os versos na lousa e peça aos alunos que indiquem as respostas, caso tenham dúvidas.

DEDO MINDINHO SEU-VIZINHO MAIOR DE TODOS FURA-BOLO MATA-PIOLHO

Questão 01 - Módulo 2 - Nossas preferências - Tarefas - Em casa 10 - BY NC 3.0BR

OBSERVE A ILUSTRAÇÃO DAS TARTARUGAS INDO PARA O MAR.

A) CONTORNE COM UM LÁPIS PRETO A TARTARUGA QUE ESTÁ MAIS PERTO DO MAR.

B) FAÇA UM X NA TARTARUGA QUE ESTÁ MAIS LONGE DO MAR.

C) DESENHE UMA TARTARUGA À FRENTE DA QUE ESTÁ MAIS PERTO DO MAR.

D) DESENHE UMA TARTARUGA ATRÁS DAS QUE ESTÃO MAIS LONGE DO MAR.

Resposta:

A atividade explora as relações topológicas elementares e os conceitos de perto, longe, à frente e atrás. Conforme observado, são conceitos relacionais que sempre dependem de um ponto de referência (no caso desta tarefa, a referência é o mar). Comente que, nos itens c e d, a tartaruga que está mais longe do observador e mais perto do mar parece menor do que a tartaruga que está mais perto do observador e mais longe do mar (noções de perspectiva). Essa percepção faz parte do aprendizado de compreensão das imagens bidimensionais.

Professor

Você poderá aproveitar o contexto da tarefa e apresentar aos alunos o Projeto Tamar, destacando a necessidade de preservação das tartarugas marinhas. O nome Tamar é uma combinação de Ta (tartaruga) com mar (marítima). Esse projeto é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem-sucedidas experiências de conservação marinha, que envolve as comunidades costeiras diretamente no trabalho socioambiental. Há unidades do projeto em diferentes cidades litorâneas. No site , você encontrará informações e um mapa com as cidades onde há unidades do projeto. Pergunte aos alunos se eles já conheciam o projeto ou se já visitaram alguma unidade. Você poderá montar um painel na classe com fotografias e dados sobre esse tema.

Questão 01 - Módulo 2 - Nossas preferências - Exercícios - Produção de texto (pg. 73) - BY NC 3.0BR

OBSERVE A SALA DE AULA COM OS COLEGAS E O PROFESSOR. EM SEGUIDA, ESCREVA UMA LISTA COM O NOME DE CINCO OBJETOS QUE VOCÊS OBSERVARAM.

Resposta:

Solicite aos alunos que observem a sala de aula e explorem oralmente os objetos que aparecem. Sugerimos dar continuidade ao trabalho em duplas.

Você pode usar como recurso as letras móveis. Os alunos montam com essas letras os cinco nomes e depois copiam no Caderno. Para os que estão em uma fase inicial da escrita, outra estratégia é montar uma palavra de cada vez, usando somente as letras que compõem aquela palavra. Ou ainda, dependendo do nível da turma, você pode propor a produção coletiva da lista. Os alunos que percebem mais os fonemas auxiliam os que ainda estão em uma fase anterior.

Caso opte pela lista coletiva, escreva na lousa com a participação dos alunos e ao final eles copiam no Caderno.

Respostas possíveis para a lista: mesa, cadeira, lousa, caderno, lápis, caneta, armários, mural, livro.

Questão 01 - Literatura - Literatura e liberdade - Módulo 3 - Liberdade estética - Exercícios - Estudo orientado - BY NC 3.0BR

Angélica Freitas (1973-) é uma poeta contemporânea brasileira, autora de textos que fazem críticas aos costumes sociais. Leia um de seus poemas.

família vende tudo

família vende tudo um avô com muito uso um limoeiro um cachorro cego de um olho família vende tudo por bem pouco dinheiro um sofá de três lugares três molduras circulares família vende tudo um pai engravatado depois desempregado e uma mãe cada vez mais gorda do seu lado família vende tudo um número de telefone tantas vezes cortado um carrinho de supermercado família vende tudo uma empregada batista uma prima surrealista uma ascendência italiana e golpista família vende tudo trinta carcaças de peru (do natal) e a fitinha que amarraram no pé do júnior no hospital família vende tudo as crianças se formaram o pai faliu deve grana para o banco do brasil vai ser uma grande desova a casa era do avô mas o avô tá com o pé na cova família vende tudo então já viu no fim dá quinhentos contos pra cada um o júnior vai reformar a piscina o pai vai abrir um negócio escuso e pagar a vila alpina pro seu pai com muito uso família vende tudo preços abaixo do mercado

FREITAS, Angélica. In: FREITAS, Angélica. Rilke shake. São Paulo: Cosac Naify; Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007. p. 17-18.

Vila Alpina: cemitério da Vila Alpina, na cidade de São Paulo.

Resposta:

a) O poema se aproxima do gênero anúncio ou classificado, no qual são exibidos os atributos e os benefícios de determinado produto ou instituição.

b) O primeiro membro da família a ser citado no poema é o avô. Insiste-se em dizer que ele está “com muito uso”, sugerindo tratar-se de um homem idoso, que já teve algumas posses e é o proprietário da casa, um dos bens de que a família pretende se livrar. A origem de seus bens não parece ser muito lícita, já que o texto informa que a família vem de “uma ascendência italiana e golpista” – acrescentando à condição de golpista a referência à máfia italiana. Tal procedimento é imitado pelos descendentes, porque o pai pretende “abrir um negócio escuso”, assim que “pagar a vila alpina”, isto é, enterrar o pai. Essa morte é esperada para saldar dívidas da família, como a do “pai engravatado / depois desempregado”, que “faliu” com dívidas junto ao “banco do brasil”. A “mãe cada vez mais gorda” sugere uma fartura que a família possivelmente perdeu. Outros parentes são citados, como a “prima surrealista” e certo “junior” que “vai reformar a piscina”, e ainda uma “empregada batista”.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Recursos linguísticos e discursivos - Módulo 3 - Técnicas de sustentação: estabelecendo analogias - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Na primeira resposta da entrevista, Krenak associa o pensamento dos brancos a um excesso de racionalidade. Quais outras palavras e expressões ele utiliza para se referir a esse mundo dos “brancos”? Grife-as.

Resposta:

realidade de um mundo prático, mundo pragmático,  mundo de concreto, ruas e cidades, ideia de indivíduo, andando pelo mundo como se fosse a única inteligência viva da Terra, humanidade-zumbi, humanidade petrificada que nem sabe o que está fazendo, semente do capitalismo, agentes colonizadores do planeta

Questão 01 - Geografia - Módulo 3 - População brasileira: estudos de caso - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Analise o gráfico a seguir e responda às questões em seu caderno.

a. O que você observa no gráfico?

b. Que fatores levaram a essa mudança?

c. Que índice será influenciado pelos dados apresentados nesse gráfico? Justifique sua resposta.

Resposta:

a. Observa-se a queda do número de filhos por mulher no Brasil entre 1960 e 2020.

b. Essa mudança está relacionada aos novos hábitos adquiridos pela sociedade.

c. A natalidade, que está relacionada diretamente ao menor número de filhos por mulher.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 6 - Verbos irregulares (II): tempos simples e compostos do subjuntivo; modo imperativo - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Leia a tirinha abaixo. Observe que os comentários no fundo escuro pertencem a uma espécie de narrador.

Na tirinha, as falas do narrador expressam tom de incerteza ou dúvida graças ao emprego de determinado modo verbal.

a) Qual o nome desse modo verbal?

b) Transcreva os verbos flexionados nesse modo, distinguindo-os entre regulares e irregulares.

c) Reescreva as falas do narrador inserindo o advérbio “ontem” antes de “talvez” e faça as adaptações necessárias nas flexões verbais.

d) Explique a diferença de sentido entre a forma simples, presente na tirinha, e a composta, proposta por você.

Resposta:

a) Trata-se do modo subjuntivo.

b) Regular: “copie”; irregulares: “tenha” e “faça”.

c) Ontem, talvez você tenha tido uma grande ideia...  Ontem, talvez você tenha copiado uma grande ideia...  Ontem, talvez você tenha feito um concurso público...  Ou, ontem, talvez você simplesmente não tenha feito nada...

d) A forma simples expressa uma hipótese para uma ação que ainda pode acontecer; a composta, uma hipótese para uma ação que poderia ter acontecido.

Questão 01 - História - Módulo 2 - A crise do século XIV - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Leia o trecho a seguir, que descreve algumas consequências da peste negra, e responda à questão.

As cidades e os campos ficaram despovoados; famílias inteiras se extinguiram; casas e propriedades rurais ficaram vazias e abandonadas, sem herdeiros legais; a produção agrícola e industrial reduziu-se enormemente; houve escassez de alimentos e de bens de consumo; a nobreza se empobreceu; reduziram-se os efetivos militares e houve ascensão da burguesia que explorava o comércio.

REZENDE, J. M. À sombra do plátano: crônicas de história da medicina. São Paulo: Editora Unifesp, 2009. p. 81-82. (História da Medicina, 2). 

Por que a fome foi um problema social que favoreceu a rápida disseminação da peste negra pela Europa?

Resposta:

A maioria da população estava enfraquecida pela falta de alimento e, consequentemente, ficava suscetível a doenças. Diante dessa condição, a peste negra se alastrou rapidamente pela Europa.

Questão 01 - História - Módulo 3 - A construção do Estado moderno - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Cite um fator que contribuiu para a desagregação do mundo feudal.

Resposta:

No século XIV a Europa ocidental estava assolada por uma crise generalizada, marcada pela fome, pela disseminação da peste bubônica e pelas guerras entre a nobreza. Assim, a figura do rei se fortaleceu como uma alternativa para a garantia da estabilidade em meio ao caos.

Questão 01 - Ciências - Módulo 4 - Os protozoários, as algas e os fungos - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Aflatoxinas e outras micotoxinas

[...] Aflatoxicose é uma intoxicação resultante da ingestão da aflatoxina em alimentos e rações contaminadas. As aflatoxinas são um grupo de compostos tóxicos produzidos por certas cepas dos fungos [Figura 31] Aspergillus flavus e A. parasiticus. Em condições favoráveis de temperatura e umidade, estes fungos crescem em certas rações e alimentos, resultando na produção das aflatoxinas. As contaminações ocorrem com maior intensidade em nozes, amendoins e outras sementes oleosas, incluído o milho e sementes de algodão.

[...]

A aflatoxina causa necrose aguda, cirrose e carcinoma de fígado em diversas espécies animais. Nenhuma espécie animal é resistente aos efeitos tóxicos da aflatoxina, assumindo-se que humanos possam ser igualmente afetados.

INFORME-NET DTA. Secretaria de Estado de Saúde do Estado de São Paulo, Centro de Vigilância Epidemiológica – CVE. Aflatoxinas e outras micotoxinas. Disponível em: . Acesso em: 18 jul. 2019.

Como você pôde perceber ao longo deste módulo, os fungos podem causar benefícios e prejuízos ao ser humano. Considere os males causados por toxinas citados no texto: Você já tinha ouvido falar sobre eles? Como podem ser evitados? Converse com seus colegas e com o professor.

Resposta:

Por fim, discuta com os alunos o texto da Situação-problema . Sobre esse assunto, pergunte: “Vocês prestam atenção a rótulos de alimentos industrializados?”; “Já perceberam, em paçocas ou outros alimentos feitos com amendoim, a presença de um selo que certifica que o produto foi testado quanto à presença de toxinas?”. Mais informações podem ser obtidas em: . Acesso em: 13 jul. 2019.

Questão 01 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Exercícios - Trocar ideias (pg. 14) - BY NC 3.0BR

O QUE VOCÊ SENTIU DURANTE A BRINCADEIRA COM OS COLEGAS?

Questão 01 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Atividades (pg. 13 - 14) - BY NC 3.0BR

NA BRINCADEIRA “TEIA DA AMIZADE”, VOCÊ DISSE SEU NOME E OUVIU O NOME DOS COLEGAS. AGORA, COLE A LISTA COM OS NOMES DOS COLEGAS DA TURMA E DO PROFESSOR.

Questão 01 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Tarefas - Em casa 8 - BY NC 3.0BR

OBSERVE A SEQUÊNCIA EM QUE HÁ REPETIÇÃO DE ANIMAIS. EM SEGUIDA, CONTINUE A SEQUÊNCIA DESENHANDO OS DOIS PRÓXIMOS ANIMAIS.

Resposta:

Na explicação da tarefa, pergunte aos alunos quais são os próximos elementos. Explore oralmente o motivo de repetição: porco, urso, cachorro. Verifique se registraram o cachorro e o porco.

Questão 01 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Tarefas - Em casa 7 - BY NC 3.0BR

OBSERVE OS BRINQUEDOS QUE ESTÃO NAS PRATELEIRAS. DEPOIS, FAÇA O QUE SE PEDE.

PINTE A QUANTIDADE DE BRINQUEDOS DE CADA TIPO.

Resposta:

Boneca – 6 quadradinhos.

Bola – 9 quadradinhos.

Robô – 5 quadradinhos.

Peteca – 8 quadradinhos.

Questão 01 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Exercícios - Trocar ideias (pg. 53) - BY NC 3.0BR

VOCÊ GOSTA DE MÚSICA?

Questão 01 - Módulo 2 - Nossas preferências - Atividades (pg. 64 - 65) - BY NC 3.0BR

ASSINALE COM UM X QUAL DESSES LUGARES DA ESCOLA VOCÊ PREFERE.

Resposta:

Oriente os alunos a observar atentamente as imagens. Pergunte a eles se reconhecem cada um dos lugares apresentados e o que as crianças estão fazendo em cada um deles. Explore as imagens e cada um de seus elementos separadamente e em conjunto, procurando contextualizá-las no tempo (“É antiga?”; “É moderna?”) e relacioná-las ao lugar onde o aluno estuda. Auxilie-os a ler o nome dos lugares representados. Por fim, peça que assinalem a imagem que representa o lugar da escola de que mais gostam.

Questão 01 - Módulo 2 - Nossas preferências - Tarefa - Em casa 12 - BY NC 3.0BR

FRANCISCO E VALENTINA ESTAVAM BRINCANDO NO PARQUE DA ESCOLA, MAS AGORA CADA UM IRÁ PARA UM LUGAR. VAMOS AJUDÁ-LOS A CHEGAR?

A) USE O LÁPIS VERDE PARA TRAÇAR O CAMINHO DE VALENTINA ATÉ A QUADRA DE ESPORTES.

B) USE O LÁPIS VERMELHO PARA TRAÇAR O CAMINHO DE FRANCISCO ATÉ A BIBLIOTECA.

Resposta:

Leia o enunciado da tarefa e explique aos alunos como funciona o labirinto. Eles deverão sair do mesmo lugar (parque) e chegar a lugares diferentes: Francisco vai à biblioteca e Valentina vai à quadra. Oriente-os a usar lápis grafite nº 2 para traçar os caminhos e, só depois, reforçar os traçados com o lápis da cor solicitada. Além de lúdica, esta atividade tem a proposta de desenvolver o senso de direção e a lateralidade.

Sugestão de resposta:

Questão 01 - Módulo 2 - Nossas preferências - Vamos jogar (pg. 82) - BY NC 3.0BR

COBRINHA DE LETRAS

COM AJUDA DO PROFESSOR, DESTAQUE O TABULEIRO DO ANEXO 2 E AS LETRAS DO ANEXO 3. PARA COMPLETAR O ALFABETO, OUÇA OS COMANDOS ATENTAMENTE.

Resposta:

Convide os alunos para o jogo “Cobrinha de letras”. Ajude-os a destacar o tabuleiro do Anexo 2 e as letras do Anexo 3 (letras). Em seguida, peça que coloquem as letras do alfabeto nos quadrinhos conforme seus comandos: “Para começar, coloquem a letra A no primeiro quadrinho”; “Agora, coloquem a letra Z no último quadrinho”. Prossiga com a sequência que achar conveniente. Essa proposta permite a identificação das letras e a posição delas no alfabeto – que, no caso, é representado pela sequência de cores dos quadrinhos dispostos na cobrinha.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Recursos linguísticos e discursivos - Módulo 4 - Técnicas de sustentação: elaborando paráfrases - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

O artigo trata do encontro entre dois tipos de saber.

Resposta:

a) Os saberes tradicionais e o saber cient’fico.

b) São representantes dos saberes tradicionais os curandeiros, os pajés, as rezadeiras e as benzedeiras; do lado do saber científico, os pesquisadores e os cientistas.

c) No caso dos saberes tradicionais, desenvolvem-se geralmente nas comunidades mais interioranas, como os povos da floresta e de outros ecossistemas. No caso dos saberes científicos, em universidades, laboratórios e centros urbanos.

Questão 01 - Literatura - Literatura e liberdade - Módulo 1 - Tensões sociais - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

A canção de Emicida estabelece uma distinção entre a felicidade do “branco” e a felicidade do “preto”. Identifique-a, propondo uma interpretação para essa distinção.

Resposta:

A canção afirma que a felicidade do branco é “plena”, enquanto a do preto é “quase”. Com isso, o rapper quer ressaltar como as diferenças raciais em nosso país acabam por tolher uma existência plena aos afrodescendentes.

Questão 01 - Geografia - Módulo 3 - População brasileira: estudos de caso - Teste - BY NC 3.0BR

A estrutura etária da população tem reflexos importantes na economia de um país. Observe o gráfico a seguir.

Com base nos dados do gráfico, considere estas afirmações:

I. Em 1980, quase 40% da população tinha entre 0 e 14 anos de idade e, em 2020, as crianças e os jovens menores de 14 anos eram pouco mais de 20% da população do país.

II. A participação relativa de idosos na população total vem aumentando significativamente, tendo chegado a cerca de 10% em 2020.

III. Entre 1980 e 2020, observou-se um aumento na proporção de pessoas com idade entre 15 e 64 anos no total da população brasileira.

IV. O gráfico indica que, nas próximas décadas, deverá ocorrer um crescimento da população de idosos, resultante do aumento da expectativa de vida.

Estão corretas:



( a )

apenas as afirmativas I e II.

( b )

apenas as afirmativas II e III.

( c )

apenas as afirmativas II e IV. 

( d )

todas as afirmativas.

Resposta:

A análise do gráfico permite concluir que todas as afirmativas estão corretas. Houve uma redução relativa da população entre 0 e 14 anos de 1980 (38,2%) para 2020 (20,9%); a participação dos idosos cresceu, passando de 4% em 1980 para 9,8% em 2020; com a expressiva queda do primeiro grupo (0 a 14 anos), a população de 15 a 64 anos também cresceu no período retratado, passando de 57,7% para 69,3% do total; se mantida a tendência apresentada pelo gráfico, o aumento da expectativa de vida trará um crescimento da população de idosos no país.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas