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O texto a seguir foi criado para brincar com o modo de falar de alguns mineiros. Nele, a personagem conta sua experiência ao preparar uma macarronada com galinha. Para entender essa narração, leia-a procurando “ouvir” mentalmente a pronúncia. Em seguida, reescreva-a em seu caderno pautado, utilizando a linguagem formal.
Sapassado, era sessetembro, taveu na cuzinha tomando uma pincumel e cuzinhando um kidicarne cumastumate pra fazê macarronada cum galinhassada.
Quascaí de susto quanduvi um barui vinde denduforno parecenum tidiguerra.
A receita mandopô midipipoca denda galinha prassá.
O forno isquentô, o mistorô e a galinhispludiu!
Nossinhora! Fiquei branco quinein um lidileite.
Foi um trem doidimais! Quascaí dendapia!
Fiquei sensabê doncovim, noncotô, proncovô.
Ópcevê quilocura!
Grazadeus ninguem semaxucô!
Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2015.
Sábado passado, era sete de setembro, estava eu na cozinha tomando uma pinga com mel e cozinhando um quilo de carne com massa de tomate para fazer macarronada com galinha assada.
Quase caí de susto quando ouvi um barulho vindo de dentro do forno, parecendo tiro de guerra.
A receita mandou pôr milho de pipoca dentro da galinha para assar.
O forno esquentou, o milho estourou e a galinha explodiu.
Nossa senhora! Fiquei branco que nem um litro de leite.
Foi um trem doido demais! Quase caí dentro da pia!
Fiquei sem saber de onde eu vim, onde eu estou, pra onde eu vou.
Olhe pra você ver que loucura!
Graça a Deus ninguém se machucou!
Observe a imagem a seguir e leia a legenda.
De acordo com o que você estudou, explique o significado dessa legenda.
A massa muscular pode ser aumentada a partir de exercícios físicos regulares e de uma dieta rica em proteína, baseada, por exemplo, em ovos.
Observe os momentos finais do jogo "Nunca 10 ao contrário", jogado por Paulo e Mariana. Use seu caderno para resolver as situações propostas.
a) Num momento do jogo, Paulo tem 1 barra e 3 cubinhos. Ele obteve nos dados a soma de 8 pontos. O que terá de fazer para retirar os cubinhos correspondentes aos pontos obtidos nos dados? Represente com desenhos.
b) Mariana está com 5 cubinhos na mesa. Escreva todas as possibilidades que ela tem para ganhar o jogo somando os pontos dos dois dados.
a) 1 barra e 3 cubinhos
Para retirar os 8 pontos que obteve com a soma dos dados, Paulo terá de desagrupar 1 barra (dezena), ou seja, trocar 1 barra por 10 cubinhos (unidades). Dessa forma, estará com 13 cubinhos (10 + 3 = 13) e poderá tirar 8 pontos, ficando com 5 cubinhos (13 – 8 = 5).
b) Ela poderá tirar: 2 e 3 (2 + 3 = 5) ou 1 e 4 (1 + 4 = 5). Ela também pode ganhar o jogo somando 4 pontos, ou seja, ela ainda pode tirar:
1 e 3 (1 + 3 = 4) ou 2 e 2 (2 + 2 = 4).
Resolva as adições usando o algoritmo convencional. Se necessário, utilize o material base 10.
a) 47 + 29 =
b) 52 + 18 =
c) 45 + 176 =
d) 436 + 74 =
e) 247 + 387 =
f) 601 + 299 =
g) 37 + 436 =
h) 538 + 62 =
a) Na correção, enfatize que 7 unidades mais 9 unidades é igual a 16 unidades. Agrupam-se 10 unidades e troca-se por 1 dezena, restando 6 unidades. Somam-se as dezenas resultando em: 7 dezenas + 6 unidades.
47 + 29 = 76
b) Agrupam-se 10 unidades e troca-se por 1 dezena, restando zero unidade. Somam-se as dezenas, resultando em: 7 dezenas + zero unidade.
52 + 18 = 70
c) Agrupam-se 10 unidades e troca-se por 1 dezena, restando 1 unidade. Somam-se as dezenas: 4 + 7 + 1 = 12 dezenas. Agrupam-se 10 dezenas e troca-se por 1 centena, restando 2 dezenas. Somam-se as centenas, resultando em: 2 centenas + 2 dezenas + 1 unidade.
45 + 176 = 221
d) Agrupam-se 10 unidades e troca-se por 1 dezena. Somam-se as dezenas: 3 + 7 + 1 = 11 dezenas. Agrupam-se 10 dezenas e troca-se por 1 centena, restando 1 dezena. Somam-se as centenas, resultando em: 5 centenas + 1 dezena.
436 + 74 = 510
e) Agrupam-se 10 unidades e troca-se por 1 dezena, restando 4 unidades. Somam-se as dezenas: 4 + 8 + 1 = 13 dezenas. Agrupam-se 10 dezenas e troca-se por 1 centena, restando 3 dezenas. Somam-se as centenas, resultando em: 6 centenas + 3 dezenas + 4 unidades.
247 + 387 = 634
f) Agrupam-se 10 unidades e troca-se por 1 dezena. Somam-se as dezenas: 0 + 9 + 1 = 10 dezenas. Agrupam-se 10 dezenas e troca-se por 1 centena. Somam-se as centenas, resultando em: 9 centenas.
601 + 299 = 900
g) Agrupam-se 10 unidades e troca-se por 1 dezena, restando 3 unidades. Somam-se as dezenas resultando em: 4 centenas + 7 dezenas + 3 unidades.
37 + 436 = 473
h) Agrupam-se 10 unidades e troca-se por 1 dezena, restando zero unidade. Somam-se as dezenas: 3 + 6 + 1 = 10 dezenas. Agrupam-se as dezenas e troca-se por 1 centena. Somam-se as centenas, resultando em: 6 centenas.
538 + 62 = 600
Leia o texto a seguir e depois responda à questão.
Lancheira saudável
Na hora de montar o lanche, aprenda a escolher quitutes que, além de deliciosos, fazem bem para sua saúde
Se você já começou a salivar pensando em biscoitos recheados ou pizzas, saiba que, apesar de gostosas, essas comidas não são as mais indicadas para nossos lanches diários.
“Esses alimentos são de alto valor calórico e baixo valor nutritivo”, alerta a nutricionista Maria Lucia Polônio. Em outras palavras, eles possuem muitas calorias - que são fundamentais para termos energia, mas que, em excesso, podem nos trazer uns quilinhos a mais - e poucos nutrientes como vitaminas e minerais.
Um lanche saudável deve ter valor calórico moderado e valor nutritivo bem alto. Encontramos essas características em alimentos como frutas, legumes, verduras e cereais. Mas não vá desde já torcer o nariz: as comidas saudáveis, ao contrário do que muita gente pensa, podem ser muito saborosas. Que tal experimentar?
Comer nas horas certas ao longo do dia pode ser uma boa estratégia para manter uma alimentação saudável.
Lancheira saudável. Fernanda Turino. Disponível em : . Acesso em : 30 ago. 2014. Adaptado.
Tendo em vista tudo que você aprendeu sobre o valor nutricional dos alimentos, seu lanche do recreio é saudável? Por quê?
Veja um exemplo de rótulo com as informações nutricionais de um pacote de biscoito cookie integral.
a) Observe os seguintes nutrientes presentes nesse alimento: carboidratos, proteínas e gorduras totais. Grife, com lápis de cor vermelha, aquele que está em maior quantidade.
b) Qual é a função desse nutriente?
c) Em que grupo de alimentos você classificaria esse biscoito: energético, construtor ou regulador?
a) O nutriente que aparece em maior quantidade é o carboidrato.
b) Os carboidratos são fonte de energia para o organismo.
c) Os carboidratos estão no grupo de alimentos energéticos.
Por que se deve evitar que a porta da geladeira fique aberta por muito tempo?
Devemos evitar que a porta da geladeira que aberta por muito tempo e sem necessidade, pois, além de aumentar o gasto de energia elétrica, provoca variação de temperatura em seu interior. A consequência dessa variação de temperatura é o aumento das chances de multiplicação de fungos e bactérias nos alimentos.
Você já sabe que, ao cozinhar, é preciso seguir algumas regras básicas de higiene como lavar bem as mãos antes de manipular os alimentos e usar avental e touca para cabelo.
Explique no seu caderno por que essas medidas são importantes.
Essas regras básicas de higiene na cozinha são fundamentais para evitar a contaminação do alimento por microrganismos que podem estar nas mãos, nos cabelos e na roupa de quem vai utilizá-los.
Lembre-se de alguns objetos que você costuma trazer em sua mochila.
a) Escreva, na coluna A, os substantivos que nomeiam seis desses objetos.
b) Atribua um adjetivo a cada substantivo, anotando-o na coluna B.
Com base no que você estudou até agora, analise a imagem a seguir e responda às questões.
Descreva a roupa das pessoas representadas.
O homem branco está com bota de couro, calça, camisa e casaco. O afrodescendente está descalço, com calça e camisa.
A letra de música abaixo foi com posta pelo grupo Palavra Cantada, que se baseou em um a adivinha. Leia-a.
O que é, o que é?
O que é, o que é? Não desgruda do seu pé Cresce, engorda, estica Vou te dar mais uma dica
Não tem cheiro nem sabor Não tem peso nem valor Não tem brilho mas se vê Não consegue se esconder
Caminhando pelo chão Anda sem lhe dar a mão E na sua brincadeira É supercompanheira
O que é, o que é?p? Se parece com você Tem até um gesto igual Mas é bidimensional
Se você ainda não descobriu Eu garanto que você já viu E agora o que eu vou dizer Com certeza vai esclarecer
Só na luz é que ela dança Dança rumba, dança samba Dança o que você dançar Só você é o seu par O que é, o que é?
Paulo Tatit e Edith Derdyk. Disponível em : . Acesso em : 20 nov. 2014.
Descubra e registre abaixo a resposta da adivinha que aparece nessa música.
Observe a consoante destacada e a letra que vem antes dela:
Pandora — pampa lenda — lembra
Usa-se m antes de _____ e de _____ .
Usa-se m antes de p e de b.
Leia atentamente o texto a seguir e faça o que se pede.
Mil oitocentos e setenta e dois é ano marcante para São Paulo. É o ano da iluminação a gás, para começar. [...] Em junho do mesmo ano de 1872 já havia 700 lampiões a gás na cidade [...].
Mil oitocentos e setenta e dois também é o ano dos bondes de burro, outro sinal de progresso. [...] Ocorre que viajar sobre os trilhos, onde as rodas deslizariam com fluência, sem os solavancos que ofereciam as ruas, a maior parte de terra, uma minoria coberta por rude calçamento, era uma conquista para o conforto e mesmo para a pressa, ainda que à frente do veículo se postassem dois vetustos muares. Acresce que ter as ruas cortadas por trilhos dava status de cidade afinada com a modernidade. [...]. A primeira linha de bonde [...] foi inaugurada a 2 de outubro de 1872. [...].
TOLEDO, Roberto Pompeu de. A Capital da Solidão: uma história de São Paulo das origens a 1900. Rio de Janeiro: Objetiva, 2003. p. 367-368.
Fluência: naturalidade; sem resistência. Rude: grosseiro. Vetusto: antigo; aquele que tem idade avançada. Muar: burro. Acrescer: acrescentar. Afinada: ajustada.
Qual é o assunto tratado no texto?
O assunto do texto é a chegada da iluminação a gás e dos bondes na cidade de São Paulo 1872.
A Esfinge aparece em muitas histórias. Leia o trecho do livro O Minotauro, em que Monteiro Lobato narra o encontro da Esfinge com personagens criadas por ele.
Um monstro horrível, cabeça e busto de mulher, corpo de leão, asas de águia. Dos olhos saíam chispas ferozes.
[...]
O monstro não tardou a abrir a boca e deixar escapar um enigma, que eles decifravam ou...
— Que é que anda com os pés na cabeça? – perguntou à ex-boneca.
— Piolho! – respondeu prontamente Emília.
A Esfinge espantou-se da rapidez da resposta e deixou-a passar. Em seguida foi a vez de Pedrinho, que, ainda de pernas bambas, avançou.
— Qual é o homem que tem cabeça de boi, coração de carneiro e pés de porco? – perguntou o monstro.
Pedrinho era mestre em adivinhações, de modo que, apesar do medo, deu a solução certa:
— O carniceiro!
O Minotauro. Monteiro Lobato. S‹o Paulo: Brasiliense, 1956. p. 210-211.
Procure no dicionário, e anote em seu caderno, o significado que estas palavras têm no texto:
• chispa
• decifrar
• carniceiro
Chispa: faísca, brilho.
Decifrar: encontrar a resposta, solucionar.
Carniceiro: que se alimenta de carne, no caso, o Minotauro.
Dentuço é um coelho comilão. Hoje, ele almoçou 5 cenouras orgânicas. Cada cenoura devorada pelo coelho tinha 2 gramas de proteína a mais que a cenoura anterior. No total, Dentuço ingeriu 100 gramas de proteína no almoço. Então, quantos gramas de proteína tinha a última cenoura que ele comeu?
Use seu caderno para registrar a sua estratégia.
Os alunos poderão criar diferentes estratégias para resolver o desafio. Poderão ir por tentativas e erros, chutando um valor inicial e, a partir dele, levantar hipóteses. Por exemplo, suponha que o aluno pense em 10 gramas de proteína para a primeira cenoura e 2 gramas a mais na sequência:
10 - 12 - 14 - 16 - 18
Somando os cinco valores, obtém-se 70; logo, faltam 30 que, se dividido por 5, tem 6 como quociente. Assim, posso aumentar 6 em cada valor:
16 - 18 - 20 - 22 - 24
Outra estratégia possível é partir da ideia de média. Como são 100 gramas e 5 cenouras, se todas tivessem a mesma quantidade de proteína, cada uma teria 20 gramas (100 : 5 = 20). Como são 5 cenouras, o valor médio estaria no meio (o 3o elemento da sequência):
___ – ___ – 20 – ___ – ___
A partir daí, subtrai-se 2 a cada termo da esquerda e adiciona-se 2 a cada um da direita, obtendo:
16 - 18 - 20 - 22 - 24
Não deixe de socializar as estratégias que os alunos criarem.
Seguindo as orientações de seu professor, localize na representação do esqueleto abaixo os seguintes ossos:
clavícula – coluna vertebral – costelas – crânio – escápula – esterno – fêmur fíbula – mandíbula – patela – pelve – rádio – tíbia – ulna – úmero
Um bicho-preguiça quer chegar ao topo de uma árvore de 10 metros de altura. Durante o dia, ele sobe 5 metros. Mas, à noite, quando está cansado, ele escorrega e desce 2 metros. Quantos dias ele gastará para atingir o topo da árvore?
• No 1° dia, o bicho-preguiça sobe 5 m e, na 1ª noite, escorrega 2 metros. Portanto, ele terá subido apenas 3 m (5 – 2 = 3).
• No 2° dia, ele sobe mais 5 m e atinge 8 m (3 + 5 = 8 m), mas, à noite, desce 2 m. Portanto, terá chegado a 6 m (8 – 2 = 6).
• No 3° dia, ele sobe mais 4 m e atinge 10 m, chegando ao topo da árvore. Logo, ele não escorregará mais.
Portanto, o bicho-preguiça gastará 3 dias para chegar ao topo da árvore.
Resolva as adições com a técnica do algoritmo convencional. Se necessário, utilize o material base 10.
a) 601 + 399 =
b) 2 244 + 195 =
c) 4 345 + 676 =
d) 7 601 + 839 =
e) 3 052 + 1 218 =
f) 1 036 + 1 974 =
a) 1 000
b) 2 439
c) 5 021
d) 8 440
e) 4 270
f) 3 010
Você já participou de um piquenique?
Para descobrir a resposta da questão anterior será preciso aprender a ler as informações nutricionais contidas nos rótulos dos alimentos industrializados. Por isso, preste bastante atenção.
Nos rótulos, as informações nutricionais geralmente são apresentadas de duas formas:
1ª - Tabela vertical
2ª - Formato linear
Informação Nutricional: Porção de 200 g (1 unidade); Valor energético 210 kcal = 886 kJ (11% VD); Carboidratos 32 g (11% VD); Proteínas 6,6 g (9% VD); Gorduras totais 6,2 g (11% VD); Gorduras saturadas 3,9 g (18% VD); Gorduras trans não contém; Fibra alimentar 0,7 g (3% VD); Sódio 104 mg (6% VD).
% Valores diários com base em uma dieta de 2 000 kcal ou 8 400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
Agora, leia com cuidado as informações desses rótulos e responda:
a) Quais são as informações que aparecem nesses modelos de rótulos?
b) Os dois modelos apresentam as mesmas informações nutricionais?
a) As informações que aparecem nos modelos dos rótulos referem-se aos tipos de nutrientes, além da quantidade de calorias presente em cada alimento. Ainda são apresentados as porções e os valores diários para cada item.
b) Os dois modelos apresentam as mesmas informações nutricionais.
Você já comprou algum alimento influenciado pela embalagem? Como era essa embalagem?
Peça aos alunos que formem um círculo em sala de aula a fim de facilitar a troca de ideias entre eles. Oriente-os para que cada um espere a sua vez de falar, evitando as conversas paralelas que comprometem a eficácia da dinâmica e que respeitem a vez dos colegas se manifestarem, para que todos possam ouvir e ser ouvidos em seus depoimentos.
O objetivo desta seção é instigar nos alunos o hábito da leitura dos rótulos e, também, chamar a atenção deles para as características das embalagens. Se as tiver em mãos, utilize-as para enriquecer a discussão. Estimule os alunos a emitir livremente suas opiniões e faça-os refletir sobre a valorização que geralmente é dada a imagens (desenhos, por exemplo), cores e tipos de letras das embalagens; de modo que eles possam perceber que, de fato, não são estes os elementos mais importantes quando se trata da escolha dos alimentos.
É provável que alguns alunos já tenham ouvido falar sobre a data de validade dos alimentos. Porém, é mais raro que eles já tenham observado ou tido alguma informação sobre as informações nutricionais contidas nos rótulos das embalagens. Sendo assim, conduza a conversa de modo a estimular a curiosidade deles pelo significado das outras informações apresentadas nos rótulos. Anuncie que o próximo tópico tratará desse tema.
Leia as palavras do quadro e:
a) pinte de vermelho as que nomeiam alimentos perecíveis.
b) pinte de amarelo as que nomeiam alimentos não perecíveis.
a) Palavras a serem pintadas de vermelho: iogurte, presunto, queijo, ovos, carne, margarina e requeijão.
b) Palavras a serem pintadas de amarelo: farinha, biscoito, arroz, feijão, óleo, leite condensado e chocolate em pó.
O texto a seguir traz trechos do Manifesto Republicano, de 1870. Leia-o com atenção e faça a atividade proposta.
[...] Não reconhecendo nós outra soberania mais do que a soberania do povo, para ela apelamos. [...]
Neste país, [...] só há um poder ativo, [...] perpétuo, superior à lei e à opinião [...].
A sociedade brasileira, após meio século de existência como [...] independente, encontra-se hoje, apesar disso, em face do problema da sua organização política [...]. Entre a sorte do povo e a sorte da família, foram os interesses dinásticos os que sobrepujaram os interesses do Brasil. [...] O voto do povo foi dispensado. [...]
[...] Não há nem pode haver representação nacional onde não há eleição livre [...].
Expostos os princípios gerais que servem de base à democracia moderna, única que consulta e respeita o direito e a opinião dos povos; temos tornado conhecido o nosso pensamento. [...] A convocação de uma Assembleia Constituinte [...] para instaurar um novo regime é necessidade cardeal. [...]
Américo Brasiliense. Os programas dos partidos e o Segundo Império. São Paulo: 1878. p. 59-88.
Glossário:
Soberania: superioridade; autoridade. Em face de: diante de. Sorte: destino. Dinástico: o que se refere à série de reis ou soberanos de uma mesma família que se sucedem no trono. Sobrepujar: dominar. Democracia: forma de governo em que os cidadãos têm o direito de participação política, de votar e ser votados. Cardeal: principal; fundamental.
Observe a legenda. No manifesto, grife os trechos com a cor adequada ao que cada um deles representa.
Necessidade urgente.
Críticas à monarquia.
Como deve ser o novo sistema político.
Necessidade urgente (amarelo):
A convocação de uma Assembleia Constituinte [...] para instaurar um novo regime e necessidade cardeal.
Críticas à monarquia (verde):
Neste país, [...] só há um poder ativo, [...] perpetuo, superior a lei e a opinião e esse e justamente o poder sagrado, inviolável; Entre a sorte do povo e a sorte da família, foram os interesses dinásticos os que sobrepujaram os interesses do Brasil. [...] O voto do povo foi dispensado. [...]
Como deve ser o novo sistema político (azul):
[...] eleição livre [...]; respeita o direito e a opinião dos povos.
Em seus estudos de História ao longo do 4º ano, você aprendeu como o Brasil, depois de se tornar um país independente, organizou a sua primeira Constituição. Aprendeu também que, de acordo com as leis criadas, alguns cidadãos tinham mais direitos que outros e que a vida dos povos indígenas e dos negros escravizados pouco mudou com a proclamação da independência.
Estudaremos agora como a crise do sistema de trabalho baseado na escravidão e a luta de alguns brasileiros resultaram na abolição da escravatura no país.
Em sua opinião, o que motivou o Brasil a abolir a escravidão?
O que levou os responsáveis pelas leis do país a abolir a escravidão está relacionado com as pressões dos ingleses, dos cafeicultores do Oeste Paulista e de parte da população, que se engajou no movimento abolicionista.
Será que você conseguirá acertar as respostas das adivinhas? Vamos lá, tente!
Responda depressa:
de quantas aves se precisa para levantar um elefante?
O que é, o que é?
Mal entra em casa e já vai pra janela?
O que é, o que é?
Quando tira a roupa, mostra os dentes;
e, se tira os dentes, mostra o corpo?
Mais alegria, alegria: as mais belas canções de nossa infância. Carlos F. T. Oliveira. Belo Horizonte: Leitura, 2001.
O que é, o que é?
O gafanhoto traz na frente, e a pulga traz atrás?
O que é, o que é?
Estou no início da rua, no fim do mar e no meio da cara?
Disponível em : . Acesso em : 1 set. 2014.
Quatro patas.
Botão de camisa.
O milho.
A sílaba "ga".
A letra "r".
Que tal fazer uma colagem da Esfinge?
Vá ao Anexo 1. Recorte as partes da figura e cole-as no espaço a seguir.
Faça a cruzadinha com as palavras que completam as frases.
a. No final do século XIX houve uma migração do campo para a cidade. A maior parte das pessoas saiu da zona rural em busca de melhores oportunidades de __________.
b. A elite __________ também passou a investir em moradias nas cidades.
c. Entre os estabelecimentos comerciais encontrados nas cidades no final do século XIX, estavam os __________.
d. As camadas mais abastadas buscavam maior __________ nas cidades.
e. As cidades proporcionavam novas condições de vida aos seus habitantes porque ofereciam, entre outras coisas, __________ encanada.
f. Algumas pessoas acreditavam que, ao morar nas cidades, estariam mais próximas do __________.
Pinte os substantivos que estão no plural.
Tudo acertado, Dona Benta partiu com os meninos para a Grécia, a bordo de "O Beija-flor das Ondas". Mas para que Grécia? Há duas – a Grécia de hoje, um país muito sem graça, e a Grécia povoada de deuses e semideuses, de ninfas e heróis, de faunos e sátiros, de centauros e mais monstros tremendos, como a Esfinge, a Quimera, a Hidra, o Minotauro.
O Minotauro. Monteiro Lobato. S‹o Paulo: Globo, 2011. p. 13.
Meninos; Ondas; deuses; semideuses; ninfas; heróis; faunos; sátiros; centauros; monstros.
Você já é capaz de representar espaços e de perceber sua localização. Que tal colocar em prática o que aprendeu?
a) Em uma folha avulsa, faça a planta baixa de sua casa.
b) Na planta baixa, desenhe a posição do Sol nos seguintes horários:
c) Registre esses horários no desenho, relacionando-os a cada posição.
Registre a multiplicação e o produto correspondente na configuração retangular e, depois, represente em seu caderno os algoritmos da decomposição e convencional: 12 x 17.
Encaminhamento: oriente os alunos para que utilizem as estratégias usadas em sala de aula para realizar as multiplicações.
Retorno: faça a correção na lousa e peça a participação dos alunos.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas