Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 01 - Geografia - Módulo 3 - População brasileira: estudos de caso - Exercícios (pg. 264) - BY NC 3.0BR

Quantas gerações estão representadas na foto?

Questão 01 - Geografia - Módulo 3 - População brasileira: estudos de caso - Atividade 1 - BY NC 3.0BR

A partir da análise do gráfico:

a. Observe os períodos de 1900 e 1930 e descreva a evolução da natalidade, da mortalidade e do crescimento vegetativo.

b. Faça o mesmo procedimento com os períodos de 1930 e 1965.

c. Repita o procedimento com os períodos de 1985, 2000 e 2020.

d. O que ocorrerá, no futuro, se a mortalidade for maior que a natalidade?

e. Com base em seus conhecimentos sobre o assunto, cite uma causa para as alterações da natalidade e uma causa para as alterações da mortalidade no Brasil.

f. É possível identificar no gráfico a mortalidade infantil do Brasil? Justifique sua resposta.

g. A população brasileira está mudando suas características demográficas? Quais foram as mudanças em relação à mortalidade e à esperança de vida?

Resposta:

Não há necessidade de ser rigoroso na terminologia, considere a linguagem própria dos alunos na correção da atividade.

a. Nos períodos de 1900 e 1930, a natalidade apresentou ligeira queda, de 46 para 45 nascimentos por mil habitantes; a mortalidade declinou de 28 para 26 mortes por mil habitantes; isso fez com que o crescimento vegetativo aumentasse muito pouco, de 18‰ para 19‰.

Nesses períodos, nota-se que a natalidade era elevada, com taxa em torno de 45‰ a 46‰, assim como a mortalidade, com taxa acima de 26‰.

b. Nos períodos de 1930 e 1965, a natalidade apresentou uma queda de 45‰ para 38,5‰, enquanto houve uma queda expressiva na taxa de mortalidade, passando de 26‰ para 10‰. Com isso, o crescimento vegetativo passou de 19‰ para 28,5‰, um aumento considerável em relação às décadas anteriores. Nesses períodos, o declínio da mortalidade é considerável, atingindo a taxa de apenas 10‰ em 1965.

Desde então, observou-se pequena queda e relativa estabilidade neste início de século XXI.

c. Nas décadas de 1980, 2000 e 2020, a natalidade caiu de 29‰ para 21‰ e, por fim, para 14‰; a mortalidade apresentou pequena queda entre 1980 e 2000, de 7,5‰ para 6,5‰, e manteve-se igual em 2020; com isso, o crescimento vegetativo caiu de 21,5‰ para 7,5‰. Observe que a natalidade em 1985 (29‰) já estava bem abaixo daquela registrada na década de 1960 (38,5‰). Note também que o crescimento vegetativo era de 29‰ na década de 1960 e chegou a 21,5‰ na década de 1980. Ressalte que o principal responsável pela redução do crescimento vegetativo nas últimas décadas foi a queda da natalidade, que chegou a 14‰.

d. Caso a mortalidade seja maior que a natalidade, a população do país começará a declinar.

e. Vários fatores podem ser destacados para explicar a queda da natalidade: mudança nos hábitos femininos (entrada no mercado de trabalho, independência financeira, etc.), urbanização, medidas contraceptivas, entre outros.

Entre as causas do declínio da mortalidade, podemos destacar o avanço da medicina, as descobertas de novos medicamentos, a melhora na saúde pública, no saneamento básico e nas condições de vida da população.

f. Não, pois a mortalidade representada no gráfico é geral.

Esclareça que o índice abordado é o da mortalidade geral no Brasil. Isso quer dizer que esse índice inclui todas as faixas etárias, não isolando a mortalidade infantil.

g. Sim. A mortalidade diminuiu significativamente, enquanto a esperança de vida aumentou.

Desde a segunda metade do século XX, a população brasileira vem mudando suas características demográficas. Podemos verificar a consolidação da queda da natalidade e da mortalidade geral e, consequentemente, do crescimento vegetativo. Assim, o Brasil saiu da condição de país jovem e passou a ter mais adultos e idosos em seu contingente populacional. A melhora das condições de vida e os avanços tecnológicos permitiram o aumento da expectativa de vida, que, segundo projeções, será de 81 anos em 2050.

Questão 01 - Geografia - Módulo 1 - População do mundo e do Brasil - Atividade 2 - BY NC 3.0BR

Observe a tabela a seguir.

Responda às questões.

a. Cite os três países da tabela que apresentam maior densidade demográfica.

b. De acordo com a tabela, quais são os três países mais populosos?

c. Os países mais populosos são também os mais povoados? Explique sua resposta.

Resposta:

a. Em ordem decrescente, Bangladesh, Japão e China. Relembre os alunos de que o termo “densidade demográfica” é sinônimo de “população relativa” (hab./km²).

b. Em ordem decrescente, China, Estados Unidos e Brasil. Para responder, os alunos devem lembrar que o termo “populoso” se refere à população absoluta (hab.) dos países.

c. Não necessariamente. Embora possam existir países que apresentem as duas características, elas não estão diretamente associadas. É importante verificar se os alunos entenderam a diferença entre os dois conceitos. Eles poderão, até mesmo, utilizar os países da tabela para justificar a resposta.

Questão 01 - Geografia - Módulo 3 - População brasileira: estudos de caso - Atividade 2 - BY NC 3.0BR

Pirâmide etária do Brasil

O estudo da população de um país, de um estado ou de uma região pode ser feito a partir da análise de gráficos. Um gráfico muito utilizado para estudos desse tipo é a pirâmide etária. A pirâmide etária é um gráfico de barras que representa a população de determinado local distribuída por faixa etária e por sexo.

Observe a pirâmide etária do Brasil, que apresenta os dados de 2020, em projeção.

  

O censo demográfico é uma pesquisa muito importante, feita a cada 10 anos, para levantar dados sobre a população e a economia do país. No Brasil, os censos demográficos são realizados pelo IBGE. Os questionários dos censos variam a cada nova pesquisa. Isso ocorre porque as informações que refletem a realidade de um decênio podem não refletir a realidade dos dez anos seguintes, e certos dados podem perder importância. Características sobre idade e sexo da população são alguns dos dados pesquisados pelo censo.

Para facilitar a análise dos dados da pirâmide, podemos dividir o gráfico em três partes, conforme os grupos de idade: crianças e jovens, adultos e idosos:

Você realizou um pequeno censo de sua família.

Roteiro de perguntas

a. Qual é o número de pessoas vivas em sua família? Some bisavós, avós, pais, irmãos, tios, primos e também aquelas pessoas de parentesco mais distante, mas que convivem com você.

b. Quantas pessoas com mais de 60 anos existem em sua família? Anote os nomes delas e as respectivas idades.

c. Em média, seus familiares vivem mais hoje do que há 50 anos?

d. Quantas pessoas entre 0 e 19 anos há em sua família? Anote os nomes delas e as respectivas idades.

e. Com quantos anos seus avós se casaram? E seus pais?

f. No último casamento realizado em sua família, quantos anos tinham os noivos?

g. Quem tem mais filhos em sua família: os casais formados por pessoas mais novas ou mais velhas?

h. Qual é o maior número de filhos que um casal teve em sua família?

i. Quantas mulheres de sua família trabalham fora de casa?

j. Em sua família, há hoje mais ou menos mulheres trabalhando fora de casa, em comparação com décadas anteriores?

Utilize os dados obtidos nessa atividade para fazer uma comparação com o que foi estudado neste Módulo.

Observe se as informações sobre sua família coincidem ou não com as apresentadas sobre a população mundial e a brasileira.

Considerando que a expectativa de vida aumentou no Brasil e no mundo e com base nas respostas aos itens b e c da tarefa responda:

a. A expectativa de vida de sua família aumentou?

b. Há mais idosos hoje do que há 50 anos?

Resposta:

a. A resposta deverá apontar um pequeno número de idosos em relação ao número total de integrantes da família, com tendência a aumentar devido ao aumento da expectativa de vida.

b. Nesse momento, é importante chamar a atenção dos alunos para o resgate das histórias de vida dos idosos, que tiveram experiências distantes da realidade dos alunos. Compare os exemplos dos alunos com a situação brasileira e a mundial. Lembramos que, no mundo e no Brasil, tem ocorrido um aumento da expectativa de vida e, consequentemente, do número de idosos.

Questão 01 - Geografia - Módulo 2 - Expectativa de vida e envelhecimento da população - Exercício - Pensar representações - BY NC 3.0BR

Mortalidade no mundo atual

As diferentes situações socioeconômicas dos países influenciam tanto a natalidade, como vimos no Módulo 1, quanto a mortalidade. Quanto mais ricos são os países, mais condições eles têm de garantir à maior parte de sua população acesso aos avanços científicos, que são os maiores responsáveis pelo aumento da expectativa de vida.

Observe o mapa a seguir, que apresenta os índices de mortalidade no mundo no início do século XXI.

Com base no que você aprendeu e na análise do mapa anterior, responda às questões a seguir.

a. Em quais continentes se concentram os países com maiores índices de mortalidade?

b. Que fator impede que esses países apresentem uma mortalidade menor?

c. Quais são os índices de mortalidade nos países da Europa?

d. Nos países da América, a mortalidade pode ser considerada alta? Justifique sua resposta.

Resposta:

a. África e Europa. Nesse último caso, há concentração nos países do Leste Europeu.

b. Em ambos os continentes, a situação socioeconômica, que impede que esses países tenham acesso aos avanços científicos, os maiores responsáveis pelo aumento desse índice. Embora tenham uma situação econômica, de forma geral, melhor que a maioria dos países da África, os países do Leste Europeu também sofrem problemas socioeconômicos, além de terem uma população mais idosa e não possuírem acesso à saúde de qualidade similar à da Europa Ocidental.

c. A Europa, de forma geral, apresenta um índice intermediário. É possível notar, também, que os países da chamada Europa Ocidental apresentam mortalidade menor (de 8 a 12 por mil habitantes) que os países do Leste Europeu (mais de 12 por mil habitantes).

d. Não. Na América não há países com mortalidade acima de 12 por mil habitantes, e é possível verificar que a maioria dos países registra de 4 a 8 mortes por mil habitantes.

Questão 01 - Matemática - Módulo 10 - Número racional na representação fracionária - Teste - BY NC 3.0BR

Uma fração equivalente a 12% é:



( a )

( b )

( c )

( d )

Questão 01 - Matemática - Módulo 10 - Número racional na representação fracionária - Exercício 3 - BY NC 3.0BR

Escreva cada conjunto de números em ordem crescente. Utilize o procedimento que quiser.

Resposta:

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 6 - O mito - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Héracles ou Hércules, filho de Zeus e da mortal Alcmena, é o mais conhecido herói da mitologia grega. Suas histórias foram, inicialmente, divulgadas de forma oral, sendo registradas por escrito muito tempo depois. As façanhas desse herói, contudo, extrapolaram os textos e chegaram à pintura, à escultura, ao cinema e às HQs.

a. As imagens a seguir mostram como essas diferentes manifestações artísticas vêm retratando esse herói. Observe-as e, a partir do que elas revelam, anote em seu caderno seus atributos físicos e de personalidade.

b. O texto a seguir apresenta informações sobre Hércules. Leia-o com atenção e grife as que considerar mais interessantes.

Hércules era filho de Zeus e da mortal Alcmena. Por isso, a deusa Hera, esposa de Zeus, enviou duas serpentes para matá-lo ainda no berço. O menino, porém, estrangulou-as com as próprias mãos.

Já adulto, casou-se e teve vários filhos. Anos depois, contudo, num acesso de loucura provocado por Hera, matou a esposa e todos os filhos.

Quando recuperou a lucidez, Hércules foi consultar o Oráculo de Delfos para saber como poderia ser perdoado pelo que fizera. E soube que, para isso, deveria servir o rei de Micenas e de Tirinto – seu primo Eristeu – durante doze anos. O rei, porém, era adepto de Hera. E tentou aniquilá-lo, ordenando-lhe que realizasse doze tarefas extremamente perigosas, que ficaram conhecidas como “Os doze trabalhos de Hércules”.

c. Leia o texto a seguir, para conhecer os doze trabalhos de Hércules. Marque um ou dois que considerar mais interessantes.

Os doze trabalhos de Hércules

1 – Matar o leão de Nemeia – um animal perigosíssimo que, dotado de força muito acima da normal aos leões, tinha um couro invulnerável à penetração de facas, espadas, lanças ou flechas. Héracles o sufoca até a morte e usa as próprias garras do leão para esfolá-lo, passando a usar o seu couro como proteção [...].

2 – Matar a hidra de Lerna – [...] serpente com corpo de dragão e 9 cabeças, uma delas parcialmente de ouro e imortal. Cada vez que se cortava uma das cabeças da hidra, duas outras nasciam entre gases venenosos. Com a ajuda de um sobrinho, Iolau, Héracles ia cortando todas as cabeças da hidra enquanto Iolau as cauterizava a fogo. [...]

3 – Capturar a corça de Ártemis – Animal espetacular, mais veloz que uma flecha. Afora isso, nada de especial no animal em si, exceto o perigo de instigar a ira de Ártemis, deusa da caça e protetora de filhotes [...] Excepcionalmente, Ártemis se apieda de Héracles [...] e, após o herói perseguir o animal por um território vastíssimo, entrega-o a Héracles, com a condição de que não o mate. Levada a Euristeu, este, sem saber o que fazer, solta a corça de Ártemis novamente.

4 – Capturar o javali de Erimanto – Animal de extrema ferocidade que aterrorizava o local, foi capturado sem grande dificuldade por Héracles após horas de perseguição. [...]

5 – Limpar os currais de Áugias, que jamais haviam sido limpos durante todas as décadas em que existiram. Héracles desvia dois rios e os lava em tempo recorde.

6 – Matar as aves do lago Estínfal – Aves com bicos, garras e pontas das asas de ferro e tão gigantescas que bloqueavam o sol, além de levar perigo constante aos viajantes [...] Héracles mata-as uma a uma, com flechas embebidas no veneno da hidra [...].

7 – Capturar o touro de Creta e levá-lo vivo até Euristeu – [...] Héracles vai a Creta, captura o touro enlouquecido por Poseidon e volta a Euristeu nele montado.

8 – Capturar as éguas de Diomedes – o rei da Trácia (Diomedes) e filho de Ares, deus da guerra, mantinha seus animais numa dieta exclusiva de carne humana [...]. Héracles soluciona a questão acalmando os animais com a carne de… Diomedes e seu séquito. Após bem alimentadas, Héracles as leva docilmente até Euristeu que as encaminha a Hera…

9 – Capturar o cinturão de Hipólita, rainha das Amazonas – as Amazonas são mulheres [...] ferozes e exímias no cavalgar e no uso do arco e flecha [...]. Héracles domina Hipólita, captura-lhe o cinturão e o leva a Euristeu.

10 – Capturar o gado de Gerião – Gerião era um monstro com três corpos, seis braços, seis asas e dominava tiranicamente sua região. Após muita aventura – e muita implicância de Hera… – Héracles finalmente consegue derrotar Gerião, capturar o seu gado e, apesar das enchentes enviadas por Hera para dificultar-lhe o caminho, voltar à corte de Euristeu [...].

11 – Colher os pomos de ouro do jardim das Hespérides – [...] Héracles precisa da ajuda de Atlas para derrotar o dragão de cem cabeças que guardava o jardim das Hespérides. Héracles segura o céu nos ombros enquanto o Titã derrota o dragão. De volta com os pomos, Atlas comunica a Héracles que não tem intenção de retomar a inglória tarefa de segurar o céu nos ombros, transferindo-o a Héracles, que apela apenas por um momento para pegar o couro do leão de Nemeia para aliviar o peso do céu sobre seus ombros. Atlas segura o céu por um instante e é a vez de Héracles [...] seguir viagem com os pomos que havia ido buscar…

12 – Trazer, do mundo dos mortos, o cão de três cabeças Kérberos [...], guardião da entrada do Hade – Hades, após alguma persuasão, decide consentir a ida de Kérberos até Micenas, com a condição de que Héracles não usasse contra o animal nenhuma de suas armas, somente a sua força física. Héracles o faz, e mais uma vez Euristeu fica apavorado diante da visão do animal infernal e ordena sua imediata liberação.

HÉRACLES – O maior de todos os heróis (Os doze trabalhos de Hércules). Cultura Brasil. Disponível em: https:// culturabrasil.org/heracles-o-maior-de-todos-os-herois-os-12-trabalhos-de-hercules/. Acesso em: 5 fev. 2020.

Resposta:

a) Incentive os alunos a observar detidamente cada imagem e a ler com a atenção as legendas.

Imagem I – Imagem de uma pintura – Hércules, jovem e forte, está nu (tem apenas uma pele sobre a cabeça e o corpo) e luta contra criaturas usando apenas um pedaço de pau. Ao ler “Os doze trabalhos de Hércules”, os alunos perceberão que se trata da pele do leão de Nemeia.

Imagem II – Imagem de uma escultura – Hércules, jovem e forte, tem uma clava na mão e parece subjugar sem dificuldade seus opositores. Também traz a pele do leão de Nemeia sobre parte do corpo.

Imagem III – Fotografia de ator representando Hércules em filme do século XXI – O ator que interpreta Hércules também é forte, mas, nessa representação, usa roupas coloridas, que remetem às utilizadas pelos romanos.

Imagem IV – Reprodução de Hércules em desenho animado – A personagem desenhada é fortíssima e jovem, corajosamente, parece estar pronta para lutar contra algum inimigo.

b. Se no item anterior os alunos aprenderam sobre Hércules por meio de imagens, este texto lhes dará novas informações sobre ele, além de preparar o entendimento do texto seguinte.

c. Motive os alunos para a leitura dos textos, que não são de difícil compreensão. Ainda assim, esclareça eventuais dúvidas durante a verificação.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 10 - Orelhas e quarta capa: resenha - Teste - BY NC 3.0BR

Leia um fragmento do poema “O livro e a América”.

Por isso na impaciência desta sede de saber, como as aves do deserto – As almas buscam beber… Oh! Bendito o que semeia livros… livros à mão cheia… E manda o povo pensar! O livro caindo na alma É gérmen – que faz a palma. É chuva – que faz o mar

ALVES, Castro. Espumas flutuantes. In: Grandes poetas românticos do Brasil. 5. ed. São Paulo: Discubra, 1978. Tomo II. p. 278. Fragmento.

O poeta utiliza imagens para descrever o livro. Uma delas é:



( a )

a da sede de sabedoria.

( b )

a dos homens que semeiam.

( c )

a das aves que sobrevivem no deserto.

( d )

a da semente que se transforma em árvore.

Resposta:

Resposta Correta D.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 3 - Poemas são miragens? - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

O texto abaixo – de Carlos Drummond de Andrade – é bem conhecido. Pode ser até que você já o tenha lido. Se for assim, releia-o.

A incapacidade de ser verdadeiro

Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões da independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas.

A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de buraquinhos, feito queijo, e ele provou e tinha gosto de queijo. Desta vez Paulo não só ficou sem sobremesa como foi proibido de jogar futebol durante quinze dias.

Quando o menino voltou falando que todas as borboletas da Terra passaram pela chácara de Siá Elpídia e queriam formar um tapete voador para transportá-lo ao sétimo céu, a mãe decidiu levá-lo ao médico. Após o exame, o Dr. Epaminondas abanou a cabeça:

– Não há nada a fazer, Dona Coló. Este menino é mesmo um caso de poesia.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Prosa e poesia. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1988. p. 1235.

Por que o médico teria dito a Dona Coló que Paulo era “um caso de poesia”?

Resposta:

Esperamos que os alunos percebam que o médico chama o “problema” de Paulo de “caso de poesia”, porque sua imaginação e sua capacidade criativa eram parecidas com aquelas necessárias e inerentes aos poetas e à poesia.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 9 - Respostas a questões discursivas - Exercícios (pg. 104) - BY NC 3.0BR

A cena ilustrada nesta página revela alunos fazendo provas.

a. O que podemos dizer deles, observando suas expressões?

b. E o que poderia justificar cada uma dessas expressões?

Resposta:

a. deve-se perceber que as imagens mostram alunos expressando diferentes sensações diante da situação: contentamento, tranquilidade e angústia.

b. deve-se associar cada expressão à sensação de competência (ou não) para a realização da prova. No primeiro caso, podemos pensar que a primeira aluna provavelmente desconhece os conteúdos solicitados na avaliação. No segundo, a expressão tranquila indica que a outra aluna está preparada para a realização da prova. E o terceiro revela que o aluno sabe/conhece muito sobre o conteúdo exigido.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 10 - Orelhas e quarta capa: resenha - Exercícios (pg. 112) - BY NC 3.0BR

Observe os fotogramas da página de um filme da década de 1980 que se tornou um clássico e responda. 

O que você sabe sobre esse filme? Relate para seus colegas.

Questão 01 - Matemática - Módulo 7 - Ângulos em retas paralelas cortadas por uma transversal - Exercícios - Retas transversais - BY NC 3.0BR

Na foto em que foram destacadas as três ruas, identifique outra rua transversal às vias 2 e 3.

Resposta:

Questão 01 - Matemática - Módulo 6 - Contextos com números inteiros relativos - Exercício - BY NC 3.0BR

Imagine que dois jovens, Rafaela e Mateus, estejam sobre o zero na reta dos números inteiros relativos. Eles caminharão sobre essa reta. A cada passo dado, andarão um intervalo nela. Preencha a reta numérica para responder às questões propostas.

a. Mateus andará três passos para a direita, e Rafaela, três passos para a esquerda. A que ponto cada um deles chegará?

b. Qual deles terá andado mais?

c. Quantos passos separarão um do outro?

Resposta:

a. Mateus chegará ao ponto +3; Rafaela, ao –3.

b. Os dois terão andado a mesma distância.

c. Seis passos separarão um do outro.

Questão 01 - Matemática - Módulo 5 - Números inteiros relativos - Exercícios - Sequências com números positivos e negativos - BY NC 3.0BR

Use a calculadora para resolver os itens propostos.

Dê o seguinte comando à calculadora: 

Aperte a tecla  três vezes. Anote a sequência que você obteve.

b. Se você apertar a tecla   mais uma vez, que número aparece no visor?

c. O que diferencia o número obtido no item b do número 3 obtido na sequência do item a?

d. Quais seriam os quatro próximos números dessa sequência? Anote-os.

Resposta:

a. 6, 3, 0

b. Aparecerá o número –3 ou o número 3 com a palavra minus no visor.

c. Espera-se que os alunos percebam que é o sinal ( – ) ou a palavra minus. No caso da palavra, discuta com eles o significado do termo.

d. –6, –9, –12, –15

Questão 01 - Geografia - Módulo 2 - Expectativa de vida e envelhecimento da população - Atividade 1 - BY NC 3.0BR

Sobre a mortalidade infantil no mundo, responda:

a. Quais continentes apresentam os maiores índices de mortalidade infantil?

b. Por que a mortalidade infantil ainda é muito alta em alguns países?

c. Que cuidados devem ser tomados para reduzir as chances de morte de crianças de 1 a 5 anos de idade?

Resposta:

a. Na ordem: África, Ásia e Oceania. Os alunos poderão citar um ou mais continentes.

b. Os altos índices de mortalidade infantil demonstram que esses países ainda apresentam problemas socioeconômicos. É desejável que os alunos comentem que a mortalidade infantil está relacionada às condições higiênicas e sanitárias, à alimentação inadequada, à falta de atendimento médico-hospitalar e à dificuldade de acesso da população a medicamentos.

Atente para os casos da Oceania e da América. A Oceania aparece no gráfico com índice de mortalidade infantil elevado, tendo países desenvolvidos como Austrália e Nova Zelândia. Isso acontece porque muitos países do continente ainda têm o índice bastante alto. Na América, por sua vez, mesmo com graves problemas de mortalidade infantil, há maior equilíbrio entre os países, resultando numa taxa menor que a da Oceania.

c. Espera-se que os alunos entendam que a pergunta se refere à mortalidade infantil e citem a importância da amamentação materna para evitar a subnutrição e criar defesas contra doenças. Os alunos poderão citar também a importância da vacinação.

Questão 01 - Geografia - Módulo 2 - Expectativa de vida e envelhecimento da população - Teste - BY NC 3.0BR

Enquanto a maioria dos países europeus apresenta mortalidade infantil inferior a 4 por mil, muitos países da África apresentam taxas de mortalidade infantil acima de 47 por mil. Analisando esses números, concluímos que:



( a )

embora exista essa diferença na mortalidade infantil, a expectativa de vida cresce no mesmo ritmo nas duas regiões.

( b )

os avanços da ciência na área médica e os investimentos em saneamento básico não chegam de forma semelhante a todos os países.

( c )

os fatores naturais, como o clima, são mais favoráveis aos europeus do que aos países africanos.

( d )

a elevada taxa de mortalidade infantil vai permitir que os países africanos apresentem, em breve, a mesma estrutura populacional que os países europeus.

Resposta:

A disparidade entre as realidades dos países europeus e africanos evidencia o fato de que os avanços na área médica, assim como os investimentos em higiene e saneamento básico, chegam de forma desigual a esses países, validando a alternativa b. Contrariamente ao que se afirma nas alternativas a e d, a elevada mortalidade infantil dos países africanos, em contraste com o baixo índice apresentado pelos países europeus, não permite um aumento da expectativa de vida e torna a estrutura populacional desses países cada vez mais diferente. Os fatores naturais, mencionados na alternativa c, em nada influenciam a desigualdade socioeconômica entre os países.

Questão 01 - Geografia - Módulo 1 - População do mundo e do Brasil - Atividade 4 - BY NC 3.0BR

Observe o mapa abaixo e faça o que se pede.

a. Localize no mapa os países onde há imigração mais intensa e cite-os. Atenção, para relembrar os nomes dos países, se necessário, consulte um atlas.

b. Agora localize no mapa os países onde há emigração mais intensa e cite-os.

c. Embora apresente fluxo migratório equilibrado, o Brasil recebe imigrantes de vários países. Com o auxílio de um atlas, indique de que países estão vindo esses imigrantes.

d. De acordo com o que estudamos, o que pode levar as pessoas a deixar a sua terra natal e buscar uma nova vida em outro país?

Resposta:

a. Canadá, Estados Unidos, Suécia, Dinamarca, Alemanha, Catar, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Austrália. Tendo em vista a escala do mapa, é possível que os países com menor dimensão territorial não sejam citados pelos alunos – é o caso de Dinamarca, Catar e Emirados Árabes Unidos.

b. Podem ser citados países da América Central e do Sul, como México, Colômbia, Peru, Bolívia, Chile; diversos países no norte e no Chifre da África, como Marrocos, Argélia, Egito, Eritreia, Etiópia e Somália; e países do Leste Europeu, incluindo a Rússia. Tendo em vista a escala do mapa, é possível que os países com menor dimensão territorial não sejam citados pelos alunos, notadamente na Europa Oriental.

c. De acordo com o mapa, o Brasil recebe imigrantes de Suriname, Haiti, Japão, Bolívia, Estados Unidos e Espanha.

d. Os alunos deverão citar fatores de atração, como a busca por melhores empregos e maior qualidade de vida, e fatores de repulsão, incluindo fatores naturais, socioeconômicos ou políticos e religiosos.

Questão 01 - Geografia - Módulo 1 - População do mundo e do Brasil - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Observe no mapa a seguir os países mais urbanizados e as maiores aglomerações urbanas no mundo.

a. Com base no mapa, cite os países e as cidades que apresentam aglomerações urbanas com mais de 10 milhões de habitantes no continente americano. Se necessário, consulte um atlas para relembrar os nomes dos países.

b. Podemos afirmar que as maiores aglomerações urbanas são encontradas nos países mais urbanizados? Explique sua resposta.

c. Os dois países mais populosos do mundo são a China e a Índia. Quais são suas taxas de urbanização?

Resposta:

a. Brasil – São Paulo e Rio de Janeiro; Argentina – Buenos Aires; Peru – Lima; Colômbia – Bogotá; México – Cidade do México; Estados Unidos – Los Angeles e Nova York.

b. Não. Observando o mapa, é possível constatar que muitas das grandes aglomerações urbanas não estão nos países mais urbanizados, especialmente no continente asiático. Os alunos poderão citar como exemplo o Brasil, que se encontra entre os países mais urbanizados, e a Índia, que apresenta uma urbanização considerada baixa.

c. China = de 40% a 60%; Índia = de 20% a 40%.

Questão 01 - Matemática - Módulo 10 - Número racional na representação fracionária - Exercícios - Outros significados da fração - BY NC 3.0BR

Numa turma de 32 alunos,  falam inglês fluentemente.

a. Calcule de 32.

b. Conhecendo-se de 32, como você deve proceder para calcular da turma? Calcule.

c. Escreva na forma de multiplicação.

Resposta:

a. Espera-se que os alunos respondam que se deve dividir 32 por 8, resultando 4.

b. Espera-se que os alunos respondam que se deve multiplicar por 3. Ou seja, 3 ∙ 4 = 12.

c. 

Questão 01 - Matemática - Módulo 11 - Resolução e elaboração de problemas - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Carol está pesquisando preços de cadernos. Ela precisa comprar 3 deles. Veja o que ela encontrou em duas papelarias da mesma rua. Os preços eram os mesmos, mas cada papelaria estava com uma promoção diferente. Veja os cartazes.

Em qual papelaria é mais vantajoso comprar os 3 cadernos? Explique seu raciocínio, registrando-o.

Resposta:

Na papelaria A é mais vantajoso.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 6 - O mito - Atividade (quiz) - BY NC 3.0BR

Como você sabe, os deuses gregos tinham aparência, atitudes e sentimentos (bons e maus) bem próprios dos seres humanos: traição, amor, inveja, ira, etc., embora fossem imortais.

Esses deuses se dividiam em vários grupos, mas os que viviam no Olimpo eram mais poderosos. E, dentre os poderosos, havia ainda os mais poderosos, uma classe superior de deuses.

Vamos ver se você os conhece! Observe as imagens e recorra ao que sabe sobre mitologia e os deuses a seguir.

Resposta:

ZEUS Zeus é o senhor dos céus e pai de vários deuses. É também deus dos raios e relâmpagos. Seu equivalente romano é Júpiter.

HERA Hera governava o Olimpo ao lado de Zeus, seu marido. É a protetora das mulheres, dos nascimentos e dos casamentos. Na mitologia romana, Hera era equivalente a Juno (rainha dos deuses).

APOLO Apolo é o deus do Sol e da luz, da justiça, da beleza, da harmonia e do equilíbrio; e patrono das artes. É também o deus das doenças e da cura. Foi adotado entre os romanos com esse mesmo nome.

ATENA Também conhecida como Palas Atena, é a deusa da sabedoria, da inteligência e da guerra. Os romanos a chamavam de Minerva.

AFRODITE Deusa do amor e da beleza. Corresponde à deusa Vênus da mitologia romana.

ARES Deus da guerra. Os romanos identificavam-no como Marte.

POSEIDON Era irmão de Zeus e deus do mar, onde morava e de onde, com seu tridente, causava tempestades, maremotos e tremores de terra. Os romanos o identificavam como Netuno.

HEFESTO Deus do fogo e dos metais. Na mitologia romana, era chamado de Vulcano.

ÁRTEMIS Deusa da caça, da Lua e dos animais selvagens, é irmã gêmea de Apolo. Seu equivalente romano era Diana.

HÉSTIA Deusa do fogo e da família, era considerada uma das deusas mais bondosas e gentis, não se envolvendo em quaisquer conflitos. Na mitologia romana, era relacionada com a deusa Vesta.

DEMÉTER Deusa da colheita e da agricultura. Na mitologia romana, era equivalente à deusa Ceres.

HERMES Mensageiro dos deuses e patrono da ginástica. Na mitologia romana, era equivalente a Mercúrio. 

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 7 - Questões de prova - Atividade 1 - BY NC 3.0BR

Uma questão de Geografia.

Os elementos desta questão de Geografia foram marcados com diferentes cores. Preencha os retângulos referentes a cada cor com os nomes dos seguintes elementos:

Asserção Comando Suporte Instrução Perguntas Enunciado

Resposta:

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 3 - Poemas são miragens? - Exercício - Prática escrita - BY NC 3.0BR

Produzir poemas não é muito fácil, mas é um desafio que pode ser, afinal, muito agradável. Leia este poema, que diz muito sobre esta produção:

NeM sEMpRe é pREcisO aRRaNjar aS pALavRaS em vERsoS cErTinhOS pAra faZeR poEsiA. PoDe-se bRincAr cOm eLaS, na foLHa de pAPeL. EnTão suRgeM miL cOmBinAçõES noVAs pAra a gEnTe deScoBRir.

AGUIAR, Vera (coord.); ASSUMPÇÃO, Simone; JACOBY, Sissa. Poesia fora da estante. Porto Alegre: Projeto; CPL/PUCRS, 1995. p. 26.

E escreva o seu poema!

Planejamento

Escolha o assunto sobre o qual escreverá: uma pessoa, um objeto, um lugar, um acontecimento, um sentimento. Você também poderá escrever seu poema a partir de um ou mais versos que conhece ou das imagens que ilustram estas aulas.

Primeira versão

Ao escrever:

1º) Procure captar (ou criar) novos aspectos do assunto sobre o qual decidiu escrever.

2º) Crie imagens que revelem esses novos aspectos.

3º) Capriche na sonoridade e no ritmo dos versos.

Tudo isso é mais importante que o tamanho do texto.

Ao terminar esta versão de seu poema, dê um título a ele.

Revisão/Reescrita

Retome a primeira versão do poema que escreveu em classe e revise-o

. 1º passo: Leia silenciosamente o texto e verifique:

• O texto está escrito em versos que se agrupam em uma ou mais estrofes?

• As ideias que queria transmitir foram expressas de maneira bem original? Ou seja, as imagens que criou apresentam uma percepção nova do tema escolhido? Se achar que não, procure criar outras.

• As palavras que compõem seu poema estão corretamente grafadas e acentuadas?

2º passo: Releia o poema em voz alta, ou peça ao colega que o faça, e verifique se os versos têm a sonoridade e o ritmo desejados ou se precisam ser alterados. Nesse caso, você pode:

• Trocar alguma(s) palavra(s) por outra(s) que dê(deem) os sons (rimas) e o ritmo pretendidos.

• Reorganizar o tamanho dos versos (dividindo-os ou ampliando-os), de forma que as rimas e o ritmo fiquem mais perceptíveis.

3º passo:

• Você já criou um título? Se não o fez, crie um agora.

• Se já criou um, altere-o caso invente outro mais criativo e original.

Versão final

Esta etapa será realizada na seção Em casa – tarefa 2.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 9 - Respostas a questões discursivas - Atividade oral - BY NC 3.0BR

Leia-a com atenção e, se for chamado, responda à questão sobre ela.

Questão 07 – Unesp 2011

O mapa espacializa a área do Golfo do México.

Cite o evento que ocorreu em abril de 2010 e trouxe problemas ambientais sem precedentes na região do Golfo do México. Apresente três consequências resultantes deste fato.

Essa questão compõe-se de um texto-base (ou suporte) e de um enunciado. Identifique-os.

Resposta:

A frase inicial e o mapa compõem o texto-base [“pode ser um pequeno relato de uma situação-problema, um texto, uma imagem (figura, cartaz, mapa, gráfico, infográfico, etc.)”], enquanto o segundo parágrafo é o enunciado [“exposição do que deve ser realizado pelo estudante.”].

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 9 - Respostas a questões discursivas - Exercícios - Prática escrita 1 - BY NC 3.0BR

Responda à questão a seguir. Lembre-se do que aprendeu e faça-o da melhor forma que puder

Leia este fragmento do romance Vidas secas, de Graciliano Ramos.

A vida na fazenda se tornara difícil. Sinhá Vitória benzia-se tremendo, manejava o rosário, mexia os beiços rezando rezas desesperadas. Encolhido no banco do copiar, Fabiano espiava a catinga amarela, onde as folhas secas se pulverizavam, trituradas pelos redemoinhos, e os garranchos se torciam, negros, torrados. No céu azul, as últimas arribações tinham desaparecido. Pouco a pouco os bichos se finavam, devorados pelo carrapato. E Fabiano resistia, pedindo a Deus um milagre.

RAMOS, Graciliano. Vidas secas. São Paulo: Record, 1985. p. 117.

Nesse fragmento do texto, quem é o narrador?

Resposta:

Sugestão de resposta: Nesse fragmento, o narrador não participa da história. Trata-se, portanto, de narrador em terceira pessoa. É onisciente, o que se pode deduzir pela frase final: “E Fabiano resistia, pedindo a Deus um milagre.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 8 - Questões escolares: efeitos de sentido e coesão - Atividade 3 - BY NC 3.0BR

Grife o sujeito de cada oração. Depois, identifique as que têm sujeitos diferentes e separe-os com vírgula.

a. O verão iniciou com chuvas isoladas e pegou os transeuntes desprevenidos.

b. O outono é a estação das folhas amareladas e a primavera é o tempo das árvores repletas de flores.

c. Melancia e mamão em quantidades adequadas fazem bem à saúde e suas sementes também devem ser ingeridas.

d. As ruas transversais do bairro têm nomes de pessoas famosas e estão sempre movimentadas devido ao número de lojas e de instituições financeiras.

e. As escolas da minha cidade recebem alunos de regiões vizinhas e os hospitais atendem pessoas residentes em outros estados.

Resposta:

a. O verão iniciou com chuvas isoladas e pegou os transeuntes desprevenidos.

b. O outono é a estação das folhas amareladas, e a primavera é o tempo das árvores repletas de flores.

c. Melancia e mamão em quantidades adequadas fazem bem à saúde, e suas sementes também devem ser ingeridas.

d. As ruas transversais do bairro têm nomes de pessoas famosas e estão sempre movimentadas devido ao número de lojas e de instituições financeiras.

e. As escolas da minha cidade recebem alunos de regiões vizinhas, e os hospitais atendem pessoas residentes em outros estados.

Questão 01 - Matemática - Módulo 6 - Contextos com números inteiros relativos - Exercícios - A reta numérica com números positivos e negativos - BY NC 3.0BR

Vamos explorar agora alguns conceitos a partir da reta numérica.

Em cada item, represente os intervalos na reta numérica e responda ao que se pede.

a. Os números inteiros compreendidos entre −4 e 4.

• Quais são esses números inteiros?

b. Os números inteiros maiores que −7.

• Quais são esses números inteiros?

c. Os números inteiros menores que 2.

• Quais são esses números inteiros?

d. Os números inteiros maiores que 0.

• Quais são esses números inteiros?

Resposta:

a. 

• Os números inteiros compreendidos entre −4 e 4 são: −3, −2, −1, 0, 1, 2, 3.

b. 

• Os números inteiros maiores que −7 são: −6, −5, −4, −3, −2, −1, 0, 1, 2, ...

c. 

• Os números inteiros menores que 2 são: 1, 0, -1, −2, −3, −4, −5, ...

d. 

• Os números inteiros maiores que 0 são: 1, 2, 3, 4, 5, ...

Questão 01 - Matemática - Módulo 5 - Números inteiros relativos - Exercício - BY NC 3.0BR

Para cada uma das situações observadas na seção anterior, destaque os dados que representam números negativos e aqueles que representam números positivos.

Questão 01 - Matemática - Módulo 5 - Números inteiros relativos - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Na tabela a seguir consta o registro de pontuação do jogo Vaivém de um grupo de alunos, depois de várias partidas. No entanto, algumas células dessa tabela ficaram borradas. Analise os dados legíveis e complete os dados que estão faltando.

Resposta:

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas