Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
Leia esta resenha sobre o filme Harry Potter e a Pedra Filosofal para responder à questão seguinte.
Harry (Daniel Radcliffe) é um menino órfão de dez anos que mora com os tios Válter e Petúnia e seu terrível primo Duda. Maltratado pelos parentes, o garoto dorme em um armário que fica embaixo da escada, além de apanhar do primo o tempo inteiro. Em seu aniversário de onze anos, uma coisa estranha acontece: ele é levado por um atrapalhado gigante até a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Lá ele conhece Hermione (Emma Watson) e Ron (Rupert Grint). Mal sabia ele que, ainda bebê, havia derrotado o cruel e temido Voldemort – e que este aguardava a vingança.
Dirigido por Chris Columbus, Harry Potter e a Pedra Filosofal é a adaptação da primeira obra de J. K. Rowling e sua trama se baseia em explicar a origem de Harry (Daniel Radcliffe), o histórico de sua família, sua entrada e adaptação em Hogwarts e sua missão de enfrentar e derrotar Voldemort. Apesar de ser uma boa trama, o longa se perde em desenvolver demais cada parte da história, e temos como resultado um filme longo demais e com muita ênfase em pontos menos importantes.
As personagens dos tios de Harry, Válter e Petúnia, são extremamente forçados, assim como a personagem Duda. Todos estes encarnam clichês de parentes desgostosos do menino, mas visto que eles só aparecem na primeira parte do primeiro ato do filme, tal ênfase é desnecessária.
A técnica da jornada do herói é bem utilizada no longa, com pontos bem definidos, mas exagerados em tempo. Ao chegarmos na metade do filme, não ouvimos nem falar da pedra filosofal, agregada ao título do filme.
Por outro lado, a amizade entre o personagem principal e seus coadjuvantes é bem enfatizada e desenvolvida, o que salva a trama dos seus pontos negativos. Gostaria de ressaltar que Emma Watson está perfeita no papel de Hermione, conseguindo assumir a personagem muito bem.
[…]
MOTTA, Kethillin. Resenha – Harry Potter e a Pedra Filosofal. Entreter-se, 17 nov. 2017. Disponível em: . Acesso em: 18 jun. 2019.
Copie, do primeiro período da resenha, todas as palavras da classe dos substantivos.
Harry, Daniel Radcliffe, menino, anos, tios, Válter, Petúnia , primo, Duda.
É importante demonstrar que o melhor método de percepção dos substantivos é por meio dos termos-satélites — pronomes, adjetivos, numerais, artigos.
Por que os Estados Unidos deveriam se fundir com o Canadá?
Alguns anos atrás, uma enquete foi feita com os americanos para saber qual era a maior cantora viva do país, e Celine Dión foi a mais votada. Só tem um problema: ela é canadense.
A anedota prova que os dois países são tão integrados que muitas vezes é difícil saber onde fica a fronteira.
Merger of The Century (A fusão do século), um livro da jornalista canadense Diane Francis publicado no final de 2013, defende que os dois países devem eliminar a fronteira de uma vez por todas. A “fusão do século” daria origem a uma nova nação com mais território que a América do Sul, PIB maior que o do Japão, China, Alemanha e França combinados e mais petróleo e água do que qualquer outro país.
Argumentos
Os Estados Unidos têm um aparato militar insuperável e uma forte cultura de risco e empreendedorismo, duas carências do vizinho de cima, que tem por sua vez um setor financeiro bem regulado e um excelente sistema de saúde — justamente dois calcanhares de aquiles dos americanos.
E mais: os canadenses estão sentados sobre uma enorme quantidade de recursos naturais que não são explorados porque o país é como “um fundo gigantesco administrado por burocratas com aversão ao risco e que não geram receitas, só perdas”, segundo Diane.
89% da terra canadense pertence ao governo. Nos Estados Unidos, a taxa é de 40%. Colocar esses recursos em movimento daria ao novo país a independência energética e uma fonte importante de exportações.
A demografia também ajuda: enquanto o Canadá envelhece rapidamente, os Estados Unidos permanecem com uma quantidade saudável de jovens.
Estratégia
A fusão também seria um gol estratégico. De acordo com Diane, Rússia e China estão lentamente comprando participações em empresas canadenses e aumentando sua influência sobre os recursos naturais do Ártico — que não é legalmente de ninguém e deve ficar cada vez mais importante.
Em 2012, a China adquiriu uma companhia de petróleo canadense por US$ 15 bilhões, apesar de muita oposição. [...]
O novo país teria mais força para se defender dessas ofensivas e exercer controle na região.
História
Apesar de ter sido mencionada em privado por primeiros-ministros canadenses em 1919 e depois da Segunda Guerra Mundial, a ideia da fusão nunca foi formalmente levantada, apesar de ser uma possibilidade concreta: a Constituição americana permite a incorporação de novos territórios com a aprovação do Congresso.
Diane cita como exemplo a reunificação da Alemanha depois da queda do muro de Berlim e desenha um modelo de fusão inspirado no mundo corporativo.
Considerando que o Canadá teria só 10% da população do novo país, mas faria uma contribuição desproporcional de território e recursos, ela propõe que cada canadense tenha direito a quase meio milhão de dólares em compensações com a finalização do acordo.
Realidade
Uma pesquisa de 2010 mostrou que 48% dos americanos apoiam uma fusão, contra 20% dos canadenses, que tem 40% de neutros ou indecisos.
A fusão não seria uma boa notícia para o Partido Republicano americano, que teria dificuldade de sobreviver em um eleitorado com a influência canadense, mais simpática a um estado generoso e socialmente liberal.
Riscos existem, mas Diane acredita que “o maior erro de concepção sobre manter o status quo é a crença de que o status quo pode ser mantido”.
Para ela, uma mera unificação de moedas já seria uma mão na roda para o comércio (os americanos compram 75% das exportações canadenses).
“Se eu acredito que uma fusão vai acontecer? Eu honestamente não sei. Mas deveria”, decreta.
CALEIRO, João Pedro. Por que os Estados Unidos deveriam se fundir com o Canadá? Exame.com, 31 jan. 2014. Disponível em: . Acesso em: 16 ago. 2019.
Com base no conteúdo deste módulo e no texto lido, responda às seguintes questões: É possível relacionar a formação histórica dos dois países com a proposta de fusão apresentada no texto? De que forma? Além dos argumentos citados no texto, que outros fatores históricos e atuais aproximam os dois países? Se essa fusão acontecesse, quais seriam os impactos em todo o mundo?
A região do Golfo do México, importante área da América Anglo-Saxônica, destaca-se na exploração de:
ferro.
carvão mineral.
bauxita.
petróleo.
manganês.
No golfo do México, região de grande bacia sedimentar, encontram-se ricas jazidas de petróleo.
(Mack-SP) Observe o mapa a seguir.
Assinale a alternativa que indica, respectivamente, as atividades agrícolas tradicionalmente praticadas nos espaços assinalados no mapa com os números 1, 2 e 3.
1. cotton belt (algodão), 2. corn belt (milho), 3. wheat belt (trigo).
1. wheat belt (trigo), 2. cotton belt (algodão), 3. sun belt (frutas).
1. corn belt (milho), 2. dairy belt (sorgo), 3. wheat belt (trigo).
1. dairy belt (sorgo), 2. corn belt (milho), 3. cotton belt (algodão).
1. rice belt (arroz), 2. dairy belt (sorgo), 3. corn belt (milho).
Os belts presentes no mapa são, respectivamente: 1. cotton belt (algodão), 2. corn belt (milho), 3. wheat belt (trigo).
Classifique cada número decimal a seguir em decimal exato, dízima periódica simples ou dízima periódica composta.
a) 5,8
b) 4,333...
c) –8,325
d) 8,212121...
e) 0,27666...
a) Decimal exato
b) Dízima periódica simples.
c) Decimal exato.
d) Dízima periódica simples
e) Dízima periódica composta.
Explique por que a produtividade é elevada nos Estados Unidos e no Canadá, mesmo com baixos índices de mão de obra no campo.
A elevada mecanização agrícola no campo garante elevados índices de produtividade.
Leia a notícia a seguir.
Higiene íntima de homens e mulheres
O assunto faz parte da intimidade de cada um — e de todo mundo —, mas, acredite, ainda é tabu inclusive nas consultas médicas, que poderiam ser melhor aproveitadas. Estamos falando de higiene íntima, tanto de homens quanto de mulheres.
Uma série de cuidados pessoais podem prevenir doenças infecciosas, algumas delas graves.
[...]
“As pessoas acham que se trata de um conhecimento automático e instintivo, e não é. Muitas vezes, também associam higiene íntima a sexualidade, o que também está errado” diz o professor titular de Ginecologia da Unicamp Paulo César Giraldo.
[...]
O assunto não é restrito às mulheres, cuja genitália é menos aparente. Os homens também precisam cultivar hábitos saudáveis em relação à limpeza íntima para prevenir enfermidades. [...]
As dicas que os especialistas dão, independentemente do gênero, não inspiram uma rotina neurótica de cuidados ou a utilização de produtos especiais. Água e sabonete neutro são os aliados básicos, mas é importante observar as peculiaridades de cada pessoa e também a enxurrada de produtos que prometem resultados nem sempre tão saudáveis, como perfumes íntimos e lingeries que podem machucar a área.
[...]
10 QUESTÕES sobre higiene íntima que ninguém ensina a homens e mulheres. Gazeta do povo. Disponível em: . Acesso em: 2 out. 2019.
Glossário Tabu: ação ou atitude relacionada a um tema considerado moral ou socialmente polêmico e delicado.
Converse com o professor e os colegas sobre a importância da higiene íntima e discuta os benefícios dessa prática para a saúde.
Professor, essa discussão com os alunos é fundamental, porém pode gerar certo desconforto; esteja atento a possíveis comentários preconceituosos e/ou ofensivos. Explique a importância de conhecer o próprio corpo, tanto no caso das meninas como no dos meninos. Esta é uma oportunidade de desenvolver a Competência geral 8 da Base Nacional Comum Curricular, sobre o autoconhecimento e o cuidar de si. Incentive-os a perceber que o autoconhecimento é uma prática saudável e que faz parte da vida.
O que são hormônios?
Hormônios são substâncias reguladoras produzidas e secretadas pelas glândulas endócrinas.
O encéfalo apresenta diferentes regiões, que desempenham funções extremamente importantes para o organismo. O hipotálamo, por exemplo, controla a sensação de fome, além de:
estar relacionado ao controle dos movimentos, equilíbrio e postura.
estar relacionado à integração do sistema nervoso com o sistema endócrino.
estar relacionado ao controle do metabolismo corpóreo.
estar relacionado à integração do sistema nervoso com o sistema imunológico.
estar relacionado ao controle do batimento cardíaco e à tosse.
O controle dos movimentos e do equilíbrio é feito pelo cerebelo. A glândula tireóidea, estimulada pela hipófise, é responsável pelo controle do metabolismo. O bulbo é a região do encéfalo que controla a frequência cardíaca e respiratória.
Leia o trecho da reportagem a seguir e faça o que se pede.
Com tanta facilidade hoje, você ainda lembra como sobrevivia sem o Google?
Quem tem mais de 30 anos sabe bem que a forma como buscamos conhecimento e informações se transformou radicalmente. Tudo veio com tanta velocidade que fica até complicado lembrar como era antes do surgimento do Google, por exemplo, em 1998. Por curiosidade, propomos um exercício de memória, para descobrir como as pessoas se viravam quando pesquisar algo dependia de muito mais do que alguns cliques no teclado [...].
Conteúdo de história ou geografia, só naquelas enciclopédias enormes, na coleção Barsa, que era vendida de porta em porta e custava uma fortuna. Hoje, 22 volumes da edição de 1999 custam R$ 250,00 em sites de produtos usados, mas naquele tempo... tinha de pagar em eternas prestações.
O professor Marco Aurélio Gondim, de 46 anos, define o novo tempo como um banho de liberdade. E lembra com detalhes de como era difícil quando as enciclopédias faziam parte da vida dos estudantes. “A gente não tinha noção do que viria no futuro. Eu lembro que naquela época o conhecimento dependia também do poder aquisitivo. Comprar enciclopédias como a Barsa e Mirador, era um investimento alto”, lembra [...].
Mesmo com as lembranças, é claro que ninguém se queixa do excesso de informações que hoje existe. “Muita gente tem essa dificuldade de entender a rapidez de informação. Mas para quem é professor e viveu em um mundo sem internet, hoje é um paraíso. É como um banho de liberdade”, declara.
Ildelfonso da Silva Neto, de 74 anos, proprietário de um Sebo em Campo Grande, lembra que nas prateleiras das livrarias as enciclopédias foram extintas. “A gente nem recebe mais, ninguém compra, se alguém vem para doar a gente não recebe. Sei que algumas são doadas nas bibliotecas públicas”, comenta [...].
Com a rapidez de informação que é possível ser acessada de qualquer lugar, as enciclopédias sumiram das estantes levando junto frequentadores das bibliotecas. São poucos que vão na contramão da tecnologia e tiram horas do dia para pesquisar nos livros [...].
Eleuzina Crizanto de Lima, de 41 anos, trabalha há 29 anos como bibliotecária e acompanhou de perto a desistência do público, mas lembra com apreço do tempo antigo de ir em busca de alguma fonte oficial.
“Era toda uma dedicação, tinha que abrir o livro, olhar o índice, ler uma, duas, uma infinidade de pá ginas para achar a informação que a gente queria. E se preocupar em colocar exatamente no lugar de onde vinha a fonte”, descreve. [...]
TORRES, Thailla. Com tanta facilidade hoje, você ainda lembra como sobrevivia sem o Google? Campo Grande News, Campo Grande, 31 jul. 2016. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2019.
Vivemos em um mundo onde as transformações tecnológicas e informacionais são bastante intensas. A internet, os satélites e os computadores têm uma responsabilidade significativa nesse processo. Até quase vinte anos atrás, as informações eram obtidas por meio da leitura de jornais impressos, revistas, livros e enciclopédias. As pessoas recorriam aos livros para realizar seus trabalhos. Atualmente, parece muito difícil imaginar um mundo onde não haja internet, sites de pesquisa, redes sociais e todos os recursos digitais.
● De acordo com seus conhecimentos, debata com os colegas sobre os aspectos positivos e negativos da pesquisa na internet para obter informações dos mais variados gêneros.
Proponha um debate com os alunos sobre quanto a internet e os satélites revolucionaram o mundo. Essa revolução não ocorreu somente no campo da comunicação, mas também no da informação. Em tempos anteriores, era mais complexo adquirir conhecimento e isso custava caro, pois implicava a compra de livros e enciclopédias, além de tempo para a pesquisa. A internet nos possibilita conhecer o mundo por meio de um computador e tem como aspecto positivo ser mais democrática do que o conhecimento difundido até então. Contudo, algumas questões devem ser pontuadas, como o fato de que nem todos possuem computadores ou celulares com acesso à internet para a pesquisa. Outra questão é atestar a veracidade das informações difundidas pelos sites. Muitas pessoas escrevem sobre várias coisas, mas não sabemos qual a capacitação delas para tal. É comum lermos resumos e resenhas sobre livros, em vez de ler os autores originais. É importante que saibamos utilizar a internet como um recurso que vai facilitar nossa busca pelo conhecimento; devemos aprender a pesquisar nela e realizar trabalhos com autonomia, e não apenas fazer cópias de trabalhos expostos nos sites. É importante manter a prática da leitura e pesquisar diferentes fontes.
Identifique no trecho a seguir a característica do Iluminismo que melhor apresenta o pensamento de Voltaire.
O tempo dos milagres ficou para trás, a Igreja triunfante não mais necessita deles. Em sã consciência, entre os perseguidores da Enciclopédia será que havia um único que entendesse uma palavra dos artigos de astronomia, de dinâmica, de geometria, de metafísica, de botânica, de medicina, de anatomia, que encheu os tomos desse livro tão necessário? Que multidão de imputações absurdas e de calúnias grosseiras não foram acumuladas contra esse tesouro de todas as ciências! Bastaria reimprimi-las logo após a Enciclopédia para eternizar sua vergonha. É o que ocorre com quem quer julgar uma obra quando não está sequer em condições de estudá-la. Covardes! Gritaram que a filosofia arruinava a catolicidade. Como!? [...] Tornamos a repetir que nunca a filosofia fez mal ao Estado, enquanto o fanatismo, unido ao espírito de corporação, prejudicou-o sempre.
VOLTAIRE. Dicionário filosófico. São Paulo: Martin Claret, 2004. p. 227-228.
De acordo com seus conhecimentos sobre o tema e o trecho de Voltaire aqui transcrito, marque a alternativa incorreta.
Um dos principais ideais defendidos pelos filósofos iluministas foi o uso da ciência como forma de atingir o conhecimento.
Muitos membros da Igreja criticavam os ideais e as explicações científicas apresentadas pelos filósofos iluministas, pois achavam que essa nova forma de olhar o mundo poderia abalar o poder e as “verdades absolutas” da Igreja.
Voltaire considerava a Enciclopédia o tesouro de todas as ciências, pois ela fora criada, no século XVIII, com o objetivo de reunir todo o conhecimento científico produzido pelos homens.
Voltaire não acreditava que a ciência, a Enciclopédia e os ideais iluministas arruinariam a catolicidade ou o Estado, mas, de fato, o Iluminismo rompeu e destruiu todos os ideais religiosos que existiam antes dele.
Muitos filósofos iluministas, da mesma forma que Voltaire, acreditavam que o fanatismo e a crença absoluta de que os ideais puramente religiosos eram capazes de gerenciar o Estado poderiam prejudicar o desenvolvimento de um país.
Os ideais iluministas não romperam ou destruíram todos os valores religiosos anteriores a esse movimento científico. Até os dias atuais há muitas religiões. O Iluminismo ofereceu uma nova forma de enxergar o mundo. Isso foi importante, pois possibilitou o uso da ciência e a manutenção das tradições e práticas religiosas.
Leia o trecho e assinale a alternativa que corresponde à interpretação do autor.
A máquina a vapor, tornando possível o uso da energia em todos os artifícios mecânicos, em quantidades maiores do que qualquer outra coisa conseguiria realizar no passado, foi a chave para tudo o que ocorreu em seguida, sob o nome de Revolução Industrial. A face do mundo mudou mais drasticamente (e mais rapidamente) do que em qualquer outra época desde a invenção da agricultura, cerca de 10 mil anos antes.
ASIMOV, Isaac. Cronologia das ciências e das descobertas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1993. p. 395.
O autor acentua o caráter prejudicial da máquina a vapor para a agricultura.
Para o autor, a máquina a vapor foi decisiva para o advento da Revolução Industrial, já que realizou uma transformação profunda no âmbito da produção.
O autor aponta o caráter negativo da mudança drástica e rápida que a Revolução Industrial provocou no mundo contemporâneo.
Segundo o texto, a máquina a vapor era eficiente porque funcionava à base de energia elétrica.
O texto indica que a agricultura, durante 10 mil anos, impediu que a indústria se desenvolvesse.
A máquina a vapor é considerada a grande transformação no modo de produção a partir do século XVIII, só comparável, segundo o texto, ao surgimento da agricultura.
Leia o trecho a seguir e responda à pergunta.
De como Oliver Twist escapou de um emprego que não era sinecura
[...]
O Sr. Gamfield sorriu também, lendo o cartaz, porque eram justamente as cinco libras de que ele precisava; e quanto à criança, como conhecia o regime do asilo, suspeitou que devia ser assaz magra para subir a uma chaminé . Releu o cartaz e, descobrindo respeitosamente a cabeça, aproximou-se do sujeito do colete branco.
— Há aqui um menino que a paró quia deseja fazer aprendiz de alguma coisa? — disse ele.
— Sim — respondeu o sujeito do colete branco com um benévolo sorriso. — Que me quer?
— Se a paró quia quiser que ele aprenda um ofício agradável como o de limpador de chaminé s, por exemplo — disse o Sr. Gamfield —, preciso de um aprendiz e estou disposto a encarregar-me dele.
— Entre — disse o sujeito do colete branco.
Quando o Sr. Gamfield expôs ao conselho o que queria, disse o Sr. Limbkins, presidente:
— O ofício de limpador de chaminé é bem porco.
— Tem-se visto morrerem as crianças nas chaminés — disse outro sujeito.
[...]
DICKENS, Charles. Oliver Twist. Tradução de Machado de Assis e Ricardo Lísias. São Paulo: Hedra, 2002. cap. III.
O trecho mostra um momento do romance de Charles Dickens em que o órfão Oliver Twist está sendo negociado para se tornar um aprendiz de “limpador de chaminés”. Trabalho sujo e mortal que era normalmente feito por crianças, submetidas a condições perigosas que, muitas vezes, resultavam em acidentes e mortes. A história publicada em 1838 representa uma Inglaterra urbana, suja e cruel com suas crianças.
Com base no texto, fale sobre a infância da classe operária a partir da Revolução Industrial inglesa (séculos XVIII-XIX).
O trabalho infantil durante a Revolução Industrial inglesa não era regulamentado. Não havia nenhum tipo de controle sobre o emprego de crianças nas fábricas, e, por causa disso, elas eram expostas a condições insalubres e perigosas. Desde muito cedo, portanto, a classe operária foi destituída do direito à plena infância.
De onde veio a ideia dos três Poderes
O Brasil funciona com três Poderes. Cada um é responsável por atuar em determinada área e não pode interferir nas funções do outro. O Executivo governa, o Legislativo aprova leis, o Judiciário controla o cumprimento das leis e pune quem as violar. A divisão foi adotada nas repúblicas modernas com o objetivo de equilibrar o exercício do poder no Estado e impedir que os atores cometessem abusos de autoridade.
A ideia de dividir os Poderes está associada à transição das monarquias absolutistas para o Estado-nação moderno. Ela foi adotada pelos países como uma forma de evitar a tirania. Nas monarquias absolutistas o poder era fortemente concentrado na figura do rei. Com a ocorrência de sucessivos e violentos conflitos – como a Revolução Gloriosa (1689), a Independência dos Estados Unidos (1783) e a Revolução Francesa (1789) – aos poucos os monarcas foram perdendo o poder absoluto e os parlamentos foram se fortalecendo. [...]
A autonomia dos Poderes no Brasil foi violada com golpes de Estado – como em 1930, 1937 e 1964. O funcionamento pleno dos Poderes republicanos pressupõe o regime democrático, uma vez que decisões autoritárias violam princípios de autonomia dos detentores do poder político. As prerrogativas de cada Poder, atualmente, são definidas pela Constituição de 1988.
FLORES, Paulo. Como é a divisão de poderes no Brasil e por que ela está tensionada. Nexo. 1º out. 2017. Disponível em: . Acesso em: 15 ago. 2019.
● Provavelmente, você já ouviu inúmeras vezes que o Brasil é um país constituído pela divisão dos poderes. Essa organização política tem como objetivo evitar o abuso de poder dos governantes que organizam o nosso Estado. Além dessa característica iluminista presente na organização social e política brasileira nos dias atuais, identifique outros exemplos e influências do Iluminismo.
Inicie a discussão reforçando a ideia de que o mundo ocidental sofreu muitas influências dos ideais iluministas. Comente que isso ocorreu também no Brasil. De acordo com o que foi abordado no módulo, os alunos ao longo da discussão poderão apontar que o Brasil é uma república, na qual as pessoas são consideradas cidadãs. Somos regidos por uma Constituição, temos o direito de voto, vivemos em um país onde há a democracia representativa, nosso Estado é laico, ou seja, não possui uma religião oficial, todos somos considerados iguais perante a lei. Os membros dos cargos executivos têm o dever de representar os cidadãos. Por essas razões, podemos afirmar que a construção política do Brasil sofre influências do pensamento iluminista.
Leia o trecho a seguir e responda à questão.
Por ter afirmado que a Terra se move em torno do Sol, Galileu Galilei, um dos gênios da grande Revolução Científica do século XVII, foi preso e, sob ameaça de tortura, obrigado a uma retratação humilhante. Seu julgamento pelos tribunais da Inquisição é um dos grandes marcos negativos da história do pensamento. Diante da Inquisição, Galileu representa a eterna luta entre a rebeldia e o conformismo intelectual, entre a liberdade de pensamento e a censura. É também a demonstração cabal de que uma verdade pode ser sufocada de modo brutal, mas não indefinidamente.
CAVALCANTE, Pedro. O novo mundo de Galileu. Superinteressante. São Paulo, 30 abr. 1989. Disponível em: . Acesso em: 31 jul. 2019.
Por que a Inquisição, tribunal da Igreja católica, prendeu Galileu?
Porque ele contestava a ideia, defendida pela Igreja, de que a Terra era o centro do Universo e afirmava que o Sol se movia em torno dela.
Leia o artigo de opinião a seguir para responder à questão.
A violência que vai à escola todo dia
Onde estão os responsáveis por alunos tão jovens, antes, durante e depois de eles passarem por traumas? O que fizeram para prevenir ou resolver o problema?
Quem vai a campo conhecer a realidade das escolas brasileiras ouve relatos tão assustadores quanto revoltantes. Crianças e adolescentes revelam experiências de assédio moral e sexual, agressão verbal e física, dramas psicológicos variados. Mas a frequência e a reincidência dessas práticas causam mais que assombro e indignação. Despertam uma pergunta básica: por quê?
Onde estão os responsáveis por alunos tão jovens, antes, durante e depois de eles passarem por vivências traumatizantes? O que fizeram para prevenir, enfrentar ou solucionar o problema? Elegem corretamente suas prioridades em termos de educação? Enxergam e conhecem, de fato, os alunos que passam no mínimo quatro horas por dia na escola? Enxergam e conhecem, realmente, quem está perto deles enquanto estudam, brincam, lancham, conversam?
É inegável a relevância de fatores como número de matrícula, taxa de permanência na escola, desempenho escolar, indicadores de qualidade. No entanto, esses dados estão diretamente relacionados com o ambiente físico e, sobretudo, psicológico em que meninas e meninos adquirem conhecimentos que farão diferença pelo resto de suas vidas.
Quando um vigia provoca um incêndio que leva à morte crianças e a si próprio dentro de uma escola, o episódio gera comoção nacional. Mas corre o risco de cair no esquecimento. Quem ainda ouve falar da morte de mais de uma dezena de crianças numa escola de Realengo, em 7 de abril de 2011? Um atirador disparou à queima-roupa contra professoras e estudantes, suicidando-se em seguida.
Esses são casos extremos que ganham as manchetes. Há, porém, os crimes silenciosos, que raramente têm visibilidade e, portanto, se perpetuam sem que se tente impedi-los.
Ninguém suspeita de nada? Ninguém lê nas escolas os sinais que normalmente antecedem e caracterizam as diferentes formas de violência de que são alvos tantos estudantes? Ademais, como se sabe, a educação de meninas, meninos, adolescentes e jovens extrapola o âmbito familiar e envolve uma rede que vai dos gabinetes do poder público às salas de aula, passando por pátios, cantinas, quadras esportivas, entorno escolar. Todos têm sua parcela de responsabilidade pela saúde física e mental dos milhões de estudantes que hoje frequentam as mais de 200 mil escolas de educação básica do Brasil.
Cabe lembrar que os diversos tipos de violência não se restringem às instituições públicas de ensino. Incluem as particulares. Naturalmente, a falta de recursos das famílias de baixa renda agrava o quadro, pois elas geralmente não têm como apelar para trocas de sala, de escola ou de professores ou mesmo, em casos extremos, para contratar psicólogos, advogados ou quaisquer profissionais necessários para garantir o bem-estar da criança em situação de agravo.
Tudo isso se torna ainda mais preocupante quando se observa uma espécie de complexo de avestruz, pelo qual não enxergar a gravidade da situação ou negá-la é a única resposta a um drama que afeta estudantes, professor e o próprio sistema escolar.
Chama a atenção que um país como o Brasil, com uma das taxas mais altas de violência do mundo, despreze a necessidade de se pesquisar por que esses níveis inaceitáveis de outras formas de violência atingem as escolas. É de pequenos cidadãos que estamos tratando. Merecem políticas públicas que tornem visível o problema para enfrentá-lo imediatamente.
WERTHEIN, Jorge. A violência que vai à escola todo dia. O Globo, 22 out. 2017. Disponível em: . Acesso em: 16 jul. 2019.
A análise sintática das orações depende do reconhecimento das categorias morfológicas e de escolhas de modos e tempos verbais, entre outras questões.
a) Classifique morfologicamente todas as palavras do segundo período do texto: “Crianças e adolescentes revelam experiências de assédio moral e sexual, agressão verbal e física, dramas psicológicos variados.”
b) O verbo revelam está conjugado no presente do indicativo. Explique a opção do autor por essa forma verbal.
a) Crianças, adolescentes, experiências, assédio, agressão, dramas: substantivos/e: conjunção/revelam: verbo/de: preposição/ moral, sexual, física, psicológicos, variados: adjetivos
b) O verbo é o ponto de articulação da sentença no texto jornalístico. O presente do indicativo marca o momento em que se desenvolve a ação, trata de fatos recentes, de interesse imediato para o leitor.
Descreva brevemente a distribuição da população pelo território dos Estados Unidos e do Canadá.
A maior parte da população dos dois países está concentrada nas áreas a leste, nas grandes cidades do nordeste dos Estados Unidos, do sudeste do Canadá e nas áreas próximas aos Grandes Lagos, na fronteira entre os dois países. Na costa oeste, destacam-se as cidades de San Diego, Los Angeles, São Francisco e Seattle, nos Estados Unidos, e Vancouver, no Canadá. No interior dos dois países, nas áreas de climas menos favoráveis à ocupação humana, a densidade demográfica é bem menor.
Leia o texto abaixo e, em seguida, resolva a questão.
Saldo bancário é o valor monetário de uma conta-corrente ou poupança no banco, que pode ser consultado via extrato bancário. O saldo bancário é positivo (+) quando há dinheiro na conta e é negativo (–) quando o saldo é devedor, situação em que o banco “emprestou” dinheiro ao titular da conta. Neste último caso, a pessoa precisa fazer, assim que possível, um depósito para “cobrir” o valor negativo e minimizar a cobrança de juros.
Mateus tinha um saldo de R$ 2.560,00 em sua conta-corrente. Se ele depositou um cheque com valor igual à metade de seu saldo e, em seguida, pagou uma conta no valor de R$ 3.950,00, qual é o valor do saldo bancário de Mateus após essas duas transações financeiras?
- R$ 2.670,00
- R$ 110,00
- R$ 90,00
+ R$ 585,00
+ R$ 1.390,00
Metade de R$ 2.560,00 = R$ 1.280,00
R$ 2.560,00 + R$ 1.280,00 - R$ 3.950,00 = -R$ 110,00
Relacione o sistema intensivo de produção agrícola na América Anglo-Saxônica com o surgimento das agroindústrias.
O sistema agrícola intensivo da América Anglo-Saxônica conta com elevada tecnologia. Isso favorece a presença da indústria no campo, que realiza o processo de beneficiamento do produto agrícola.
A diversificada entrada de imigrantes nos Estados Unidos contribuiu para o forte processo de integração que ocorre no país. O nome desse processo é:
Wasp.
Melting pot.
Rusty Belt.
Homestead Act.
Destino Manifesto.
Melting pot, ou caldeirão de culturas, é o termo utilizado para se referir à integração de diversos povos nos Estados Unidos, fruto de séculos de migrações provenientes de diferentes regiões do globo.
Observe o sistema genital masculino abaixo (Figura 10) e responda às questões.
a) Utilizando as letras, identifique o trajeto percorrido pelos espermatozoides desde a sua produção até a sua liberação na ejaculação.
b) Identifique as estruturas representadas nas letras A, C e D.
a) E (testículo), epidídimo, ducto deferente, ducto ejaculatório e B (uretra).
b) A é o pênis, C é a próstata e D é a glândula seminal.
A amônia é uma excreta nitrogenada produzida nas células a partir do metabolismo dos aminoácidos. Uma paciente que tenha um problema renal e que, portanto, tenha dificuldade de produzir urina, deve evitar alimentos ricos em:
açúcar
proteína.
gordura.
sal.
carboidrato.
Com esta questão, espera-se que os alunos compreendam que, como as proteínas são compostas de aminoácidos, a ingestão desses nutrientes aumenta a produção de amônia e, com isso, há maior produção de urina.
O termo que se refere à inclinação do desejo afetivo e sexual de cada indivíduo é:
expressão sexual.
atração sexual.
identidade sexual.
orientação sexual.
sexo biológico.
Retome as múltiplas dimensões da sexualidade, destacando a definição de orientação sexual e reforçando a importância do respeito à diversidade.
Leia o trecho abaixo:
“Se meu próprio criador me abomina”, disse o monstro, “o que posso esperar dos outros? Todos me enxotam e me odeiam. As escarpas são o meu refúgio. Meu lar são as cavernas de gelo, em que o homem não ousa penetrar. E, para mim, as tempestades de neve são mais amigas do que qualquer humano. Se a humanidade soubesse de minha existência, faria como você: se armaria para destruir-me.”
A fala do personagem de Frankenstein chama a atenção para questões que se ampliam na realidade contemporânea: medo e intolerância.
● Reflita e discuta com os colegas: Qual é o nosso papel para que as diferenças sejam respeitadas em todas as suas perspectivas a fim de que não mais existam aversão e ódio entre os seres humanos? Atenção: Durante o debate, não se esqueça de respeitar os turnos de fala e as opiniões diferentes da sua.
Relacione “racionalismo” e “Iluminismo” no contexto do século XVIII.
O racionalismo incentivava as críticas ao sistema político e econômico em vigor no Antigo Regime, estimulando o surgimento de ideias opostas a esse modelo. E é nesse contexto que se insere o Iluminismo.
A tarefa de um pesquisador não é fácil. Antes de divulgar os dados coletados e a conclusão do estudo, é preciso mergulhar no tema, investigar fatos, colher referências, fazer interpretações e outras atividades. Agora é a sua vez!
Vamos dividir a atividade em três partes.
Primeira parte
Tomando como base a reportagem apresentada, sobre a importância da atividade física para o cérebro humano, você deverá fazer uma pesquisa sobre esse assunto utilizando outras fontes de conhecimento, a fim de coletar informações e confrontar os dados apresentados anteriormente, revelando semelhanças e/ou diferenças entre eles para fazer um vlog.
Segunda parte
Por se tratar de uma apresentação oral, é preciso definir alguns pontos antes da divulgação do seu vlog. Sendo assim, após a pesquisa e a coleta de dados, planeje seu vídeo pensando nas seguintes questões:
● Qual tema será abordado?
● Qual é o público-alvo do vlog?
● Qual linguagem será utilizada? Formal ou informal?
● Quais recursos serão necessários para a elaboração do vlog?
Terceira parte
Um vlog científico deve apresentar informações aprofundadas sobre fatos científicos. A finalidade desse gênero é a divulgação de pesquisas e estudos; assim, ele precisa ser construído com linguagem clara e objetiva. Leia os itens abaixo:
● Apresentação do vlog científico – roteiro.
● Seleção de informações – escolha as informações mais relevantes da sua pesquisa.
● Desenvolvimento do assunto – confronte os dados pesquisados com as referências da reportagem, fazendo as interpretações necessárias.
● Saudação inicial – apresentação dos participantes.
● Exposição do tema – defina brevemente o assunto a ser tratado no vlog.
● Conclusão – revele a conclusão do estudo, apontando aspectos particulares.
● Despedida – encerramento do vídeo.
Dentre as mudanças provocadas pela Revolução Industrial inglesa, a partir do século XVIII, qual das opções a seguir deve ser assinalada como correta?
O surgimento das primeiras indústrias automobilísticas europeias, como a Volkswagen e a Ford, utilizando as linhas de produção.
A utilização de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo, permitindo o desenvolvimento de máquinas mais velozes e eficientes.
O fortalecimento das práticas artesanais, valorizadas pelas indústrias que buscavam eficiência, mesmo que com altos custos, para o seu produto final.
O carvão foi a principal fonte de energia das máquinas, que tinham no ferro a matéria-prima fundamental para seu funcionamento.
A doutrina liberal desde cedo foi a mais influente junto aos movimentos operários, que, em ebulição, pararam as fábricas inglesas em diversos momentos do século XVIII.
A Revolução Industrial inglesa do século XVIII foi principalmente relacionada aos bens de consumo não duráveis, em especial à indústria têxtil. O petróleo, assim como a energia elétrica, somente viria a ser utilizado na Segunda Revolução Industrial. O trabalho artesanal foi substituído pela produção fabril, que, mais tarde, substituiu o trabalho manual pelo uso das máquinas. Já a doutrina socialista surgiria como pensamento organizado e científico apenas no século XIX. A resposta adequada é a d por abordar corretamente a importância do ferro e do carvão na dinâmica produtiva daquele momento.
De que maneira as ideias de Adam Smith se contrapunham ao mercantilismo?
Ao defender a não intervenção do Estado na economia, Adam Smith distanciava-se do modelo mercantilista, no qual a economia era diretamente controlada pelo monarca.
Vamos fazer uma enciclopédia?
Com base no que foi estudado neste módulo, reúna-se com seus colegas em grupos de quatro ou cinco integrantes para que possam elaborar uma enciclopédia. Cada grupo ficará responsável por escrever sobre um assunto.
Os temas devem ser previamente combinados com o professor, dentre as possibilidades propostas pelos grupos, levando-se em conta os assuntos relevantes para a turma e que expressem os conhecimentos adquiridos ao longo do estudo deste e dos módulos anteriores. Para isso, os grupos deverão pesquisar como se organizam as enciclopédias, seus objetivos e suas características.
Depois de produzir verbetes que abordem os temas selecionados e a enciclopédia estiver pronta, a turma deverá apresentar o trabalho para os demais colegas. Vamos começar!
A fim de fixar e expandir o entendimento dos alunos acerca do período estudado, você pode recomendar uma edição especial da Enciclopédia com verbetes sobre o Iluminismo e sugerir para os grupos a pesquisa dos termos: Antigo Regime, burguesia, nobreza de toga, liberalismo, absolutismo ilustrado, entre outros.
Vamos colocar um pouco da nossa cidadania em prática?
Atualmente, vivemos em um país democrático de regime representativo. Sabe o que isso significa? Isso quer dizer que há pessoas que nos representam no poder. O Brasil é um país com mais de 200 milhões de habitantes. Seria complicado se cada um de nós tivesse de tomar uma decisão para cada problema econômico, jurídico, administrativo, social, entre outros. Por essa razão, elegemos representantes, que devem administrar da melhor maneira possível o lugar em que vivemos. O Brasil é governado pelo presidente da República, 27 governadores, cada um chefiando um estado brasileiro, além de mais de 5 mil prefeitos, que administram nossos municípios.
Os ideais iluministas inspiraram a democracia brasileira, permitindo que a população exercesse sua cidadania por meio do voto e de outras formas de expressão política, apoiando causas e ideias. Somos representados pelo presidente, por governadores, prefeitos, senadores, deputados federais e estaduais e vereadores. Se vocês não sabiam que somos representados por tantas pessoas e instituições diferentes, é interessante que pesquisem, pois terão uma importante tarefa pela frente!
Com a turma dividida em grupos de quatro ou cinco pessoas, todos os participantes deverão pensar sobre melhorias que poderiam ser feitas na cidade ou no bairro onde vocês moram ou ainda propor mudanças na legislação que permitam ampliar os direitos dos cidadãos. Cada grupo deverá elaborar uma carta explicando o porquê das reivindicações e das ideias e, com a ajuda do professor, endereçá-las a quem caberia resolver tais problemas, entre os representantes políticos.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas