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Calcule as potências.
b) (0,363636...)2
c) 1000
d) (0,4)-4
a) 125
b)
c) 1
d)
Júlia saiu de casa atrasada para ir à escola e resolveu pegar um táxi a fim de chegar mais rápido. O preço da corrida de táxi é dado por um valor fixo de y reais mais reais por cada quilômetro percorrido. Quanto Júlia pagou ao taxista, sabendo que a distância percorrida foi de 18 km?
Escreva o polinômio reduzido que representa o perímetro das figuras a seguir:
a) 6a + 16
b) 4x + 12y
Desenvolva o quadrado da soma de dois termos.
a) (x + 2)2
b) (3x + 4)2
c) (x + 3y)2
d) (2 + 5x)2
a) x2 + 4x + 4
b) 9x2 + 24x + 16
c) x2 + 6xy + 9y2
d) 4 + 20x + 25x2
e) x10 + x5 +
Fatore os polinômios a seguir.
a) 2a2x + ax2
b) 2a2 - 2
c) 15a3b5 + 10a2b4c - 60a5b4c2
d) 4a2 + 9b2 - 25 - 12ab
e) mx + 5y + xy + 5m
f) a2m3 + 2abm3 + b2m3 - a2n3 - 2abn3 - b2n3
g) (x6 - y6)
h) x2 + 3x + 2
i) x2 + 6x + 5
j) (16x6m - 4y4a)
k) x2 + 7x + 12
l) m4 - 45m2 + 100
m) y2 - 34y + 289
n) x3 + 9x2 + 27x + 27
Você vai ler agora um trecho do conto “O gato preto”, de Edgar Allan Poe, um dos maiores escritores do gênero mistério e terror.
O gato preto
Não espero que acreditem na história que vou contar. Eu seria louco se esperasse por isso... E não estou louco e muito menos sonhando. Mas vou morrer amanhã e preciso fazer uma confissão para aliviar a minha alma. Meu objetivo é mostrar ao mundo uma série de acontecimentos domésticos cujas consequências me deixaram apavorado e destruído. Para mim, esses acontecimentos produziram horror. Outros podem considerá-los menos terríveis.
Desde pequeno me sobressaí pela doçura e humanidade de meu caráter. Eu tinha tanta bondade no coração que meus amigos caçoavam de mim. Eu gostava muito de bichos e meus pais então permitiram que eu tivesse vários animais de estimação. Ficava a maior parte do tempo ao lado deles, fazendo carinho e lhes dando comida. Com o passar dos anos, essa minha particularidade se acentuou, trazendo-me ainda mais prazer. Aos que já amaram um cachorro inteligente e fiel nem é preciso falar sobre satisfação, gratificação e recompensa. O animal tem um amor natural pelo homem, amor que vai direto ao coração de quem já teve muitas ocasiões de pôr à prova a amizade mesquinha e a frágil lealdade do Homem.
Eu casei ainda jovem e fiquei contente de encontrar em minha esposa um caráter parecido com o meu. Observando a minha afeição pelos animais domésticos, ela sempre procurava os de natureza mais agradável. Assim, tínhamos pássaros, peixinhos dourados, um cachorro muito bonito, coelhos, um macaquinho e um gato.
O gato era um lindo e enorme animal, todo preto, de incrível inteligência. Mesmo não sendo supersticiosa, minha esposa costumava comentar a antiga crença de que “gatos pretos são bruxas disfarçadas”. Não que isso fosse realmente o que ela acreditasse, mas é que me lembrei disso agora.
Ele se chamava Plutão e era meu animal de estimação preferido. Eu era a única pessoa que o alimentava. Plutão me seguia por todos os lugares da casa e, quando eu saía, ficava difícil impedi-lo de me acompanhar. Nossa amizade durou muitos anos. Durante esse período, meu caráter e meu temperamento mudaram muito... E para pior. Fui ficando mais mal-humorado e irritado a cada dia, sem me importar com os sentimentos dos outros. Passei a ofender minha esposa e isso me causava um enorme sofrimento. Depois, parti para a violência não só contra ela, mas também contra os animais de estimação, os quais abandonei. Eu ainda sentia carinho por Plutão, o suficiente para não maltratá-lo. Mas o mesmo não acontecia em relação aos coelhos, ao macaquinho e até ao cachorro, quando por acaso ou por afeto passavam pela minha frente. O mal — também conhecido por “álcool” — foi crescendo e até Plutão, mais velho e mal-humorado, começou a sentir o efeito do meu temperamento.
Uma noite, ao chegar em casa completamente bêbado, achei que o bichano evitava minha presença. Ao agarrar o gato, ele ficou assustado e mordeu levemente a minha mão. Na mesma hora fiquei possuído. Eu não era a mesma pessoa. Minha alma parecia ter saído de meu corpo, que tremia cada fibra movida a gim. Tirei então um canivete do bolso e, segurando o gato preso pela garganta, arranquei um de seus olhos! Sinto o rosto queimar de vergonha por ter praticado essa atrocidade. [...]
POE, Edgar Allan. Contos de terror e mistério. Adaptação de Telma Guimarães. São Paulo: Editora do Brasil, 2010. p. 31-32.
Plutão, na mitologia romana, é o deus do mundo dos mortos (equivalente a Hades, na mitologia grega). A escolha desse nome, somada à simbologia supersticiosa do gato preto, contribui para a construção do clima de terror na narrativa.
O texto em análise é um conto de terror. Apresente três características que comprovem essa afirmativa.
O conto “O gato preto” enquadra-se no gênero narrativa de terror por provocar fortes sensações no leitor, por fazer uso do suspense, por apresentar um personagem cruel e desequilibrado.
Explique aos alunos que o texto se enquadra no gênero textual narrativa de terror, evidenciando algumas peculiaridades do gênero, como o suspense criado, a caracterização dos personagens e os fatos misteriosos.
Tendo em vista o que você aprendeu neste módulo, assinale a alternativa correta.
A figura do Drácula se diferencia dos vampiros de algumas narrativas modernas.
A obra Drácula é considerada uma narrativa de terror clássica, e nela há a imagem do vampiro romantizado, idealizado.
O personagem que impõe medo e repulsa é um elemento incomum nas narrativas de terror clássicas.
As histórias românticas de vampiros contemporâneos, como vimos em Drácula, idealizam a figura do vampiro.
Em Crepúsculo, a imagem do vampiro não atende às expectativas de seu público-alvo.
Drácula diferencia-se dos vampiros idealizados presentes em narrativas mais recentes, como Crepúsculo, pois impõe medo e repulsa.
Nesta atividade, você deverá reescrever o trecho a seguir. Sua tarefa consiste em tornar explícita a caracterização da “figura desconhecida”, a qual o narrador não conseguiu definir no trecho em questão. Você poderá decidir se o personagem é um homem ou uma mulher e quais traços são importantes na descrição.
Você produzirá, de forma coerente, um dos elementos mais importantes de uma narrativa de terror. Leia o texto com atenção e use sua criatividade.
De repente sentiu que se abria a porta. Olhou e viu entrar uma figura desconhecida, fantástica. Era mulher? Era homem? Não se distinguia. Tinha esse aspecto masculino e feminino a um tempo com que os pintores reproduzem as feições dos serafins. Vestia túnica de tecido alvo, coroava a fronte com rosas brancas e despedia dos olhos uma irradiação fantástica e impossível de descrever.
ASSIS, Machado de. O anjo das donzelas. In: CAVALCANTE, op. cit., p. 68.
De forma bastante irreverente, a tirinha acima traz Alfredo, o vampiro, correndo atrás de duas personagens em busca de sua principal fonte de alimentação, o sangue.
Observe o texto não verbal e analise a caracterização física de Alfredo.
● De que modo essa caracterização se relaciona à narrativa de terror?
Alfredo é pálido, tem orelhas e dentes pontudos e está vestido de preto, características que ligam o personagem ao estilo gótico, utilizado em muitas narrativas de terror.
Existem doenças na humanidade que, até os dias de hoje, não apresentam cura, como a aids e a paralisia infantil. Imagine que você é um cientista que, com seus colegas de profissão, pudesse encontrar a solução para uma patologia da sociedade. Entretanto, essa patologia não é causada por um vírus ou uma bactéria, mas sim pelo próprio indivíduo.
● Se você pudesse corrigir um defeito do ser humano em relação ao seu modo de pensar e agir, o que seria? Reflita e troque opiniões com os colegas.
Cultura brasileira
Você já se perguntou quais características culturais brasileiras seguem os princípios da civilização ocidental? Essa cultura também foi influenciada pelos povos indígenas e africanos, que contribuíram para a formação da nossa cultura popular, do nosso idioma, das manifestações artísticas, etc.
Ao refletir sobre a cultura brasileira, também é possível perceber que nosso país apresenta algumas diferenças regionais em relação a hábitos, vocabulário, culinária, entre outros aspectos.
● Você identifica alguma característica cultural típica da região em que vive? Procure observar se existem aspectos das culturas ocidental, africana, oriental, hindu ou islâmica que se destaquem.
Com base no conteúdo deste módulo e comparando os planisférios de densidade demográfica e de regionalização climática que foram apresentados, quais são as regiões climáticas de maior concentração populacional?
Regiões de climas quentes e de temperados.
Os setores da sociedade
As diversas organizações e instituições governamentais, empresariais ou sociais agem sobre o espaço geográfico, modificando-o diretamente, ou sobre a população que nele se encontra. Ao avaliarmos tais ações, podemos classificá-las em três setores de atuação:
a) O primeiro setor corresponde à atuação dos órgãos governamentais, sendo também denominado setor público. Geralmente, as empresas públicas atuam em setores voltados para o atendimento das necessidades da população (como educação, saúde e segurança pública) ou na implantação de infraestrutura produtiva (como a construção de estradas e a produção de energia).
b) O segundo setor é formado por empresas privadas que atuam em todos os tipos de atividade, sempre com fins lucrativos, ou seja, visando ganhos financeiros.
c) O terceiro setor é constituído de organizações privadas sem fins lucrativos. As empresas desse setor surgem, em geral, para promover ações em defesa de setores negligenciados pelo poder público e/ou por empresas privadas. O terceiro setor pode receber ajuda financeira, apoio profissional e doações de instituições governamentais, empresas privadas e pessoas em geral. Em alguns casos, essas organizações promovem campanhas de arrecadação de recursos em prol da proteção à natureza ou de ajuda humanitária.
Ao buscarmos informações sobre essas instituições na internet, verificamos que as do primeiro setor possuem endereço eletrônico terminado em .gov. Os websites designados como .com representam empresas do segundo setor. Já as instituições designadas como .org correspondem ao terceiro setor.
Os logotipos e os sites a seguir se referem a importantes instituições do terceiro setor.
● Procure saber mais sobre essas instituições e indique qual delas mais chama sua atenção. Talvez você se interesse em fazer parte de alguma delas.
A crise agrícola e, consequentemente, a falta de alimentos, às vésperas da Revolução Francesa de 1789, desencadeou uma crise econômica e social, tendo como desdobramentos:
A diminuição dos impostos dos camponeses, como prova do esforço do Estado na criação de medidas que pudessem minimizar os impactos negativos sobre os menos favorecidos.
A renúncia de Luís XVI, diante de sua incapacidade de criar medidas eficazes para solucionar os problemas.
O aumento do custo de vida, da miséria e da agitação popular, no campo e nas cidades.
A criação pelo Estado de uma lei que determinava o tabelamento dos preços dos alimentos.
A diminuição da exploração dos camponeses, que, em um contexto de fome e miséria, receberam um pedaço de terra por parte dos nobres adeptos ao Iluminismo.
A alternativa correta indica o aumento no custo de vida como consequência da crise de abastecimento que, devido à miséria e à agitação popular no campo e nas cidades, culminou durante a Revolução Francesa.
Observe a charge, leia o texto e responda à questão.
Em 2013, o aumento da passagem de ônibus em 20 centavos, em São Paulo, foi o estopim para uma série de manifestações populares por todo o Brasil. As pessoas expressavam sua insatisfação dizendo “Não é só pelos vinte centavos”. A charge ironiza e faz referência à famosa frase atribuída à rainha Maria Antonieta – “Se não têm pão, que comam brioches” –, símbolo do descaso real em relação às condições precárias da população às vésperas da Revolução Francesa. Assim como no Brasil, em que o aumento do preço da passagem não era o único motivo da insatisfação e da revolta contra o governo, na França, a falta do pão e a fome não foram os únicos motivos para a derrubada do absolutismo francês.
Explique o contexto francês que resultou na crise de abastecimento no final do século XVIII.
O contexto era de condições climáticas desfavoráveis, resultando em más colheitas e, consequentemente, em uma crise agrícola.
Analise as sentenças abaixo e assinale a opção correta.
I. 4x + 3 = 4x · 43
II. (16)x = 42x
III. 4x - 3 = 4x ÷ 43
IV. 4x + 5x = 9x
Somente a sentença I é verdadeira.
Somente a sentença III é verdadeira.
Somente a sentença II é falsa.
Somente a sentença IV é falsa.
As sentenças I e IV são verdadeiras.
O retângulo abaixo tem área, em metros quadrados, indicada pelo polinômio 24x2 - 6x, e comprimento, em metros, indicado pelo polinômio 6x. Com base nessas informações, responda às questões.
a) Que polinômio indica a largura desse retângulo?
b) Que polinômio representa o perímetro desse retângulo?
c) Qual é a área desse retângulo quando x = 2?
d) Quanto mede a largura desse retângulo quando x = 3?
Resolução
a) Ao dividir a área do retângulo pela medida de seu comprimento, obtemos a medida de sua largura. Como sabemos que sua área é 24x2 - 6x e seu comprimento mede 6x, calculamos:
b) O perímetro do retângulo é dado pela soma das medidas de seus lados: 2p = 2 · 6x + 2 · (4x - 1) = 12x + 8x - 2 = 20x - 2
c) Como o polinômio que representa a área desse retângulo é 24x2 - 6x, se x = 2, então a área dele, em metros quadrados, é:
A = 24x2 - 6x
A = 24 · 22 - 6 · 2
A = 96 - 12
A = 84
d) Como o polinômio que representa a largura desse retângulo é 4x - 1, se x = 3, então a largura dele, em metros, mede:
4x - 1 → 4 · 3 - 1 = 12 - 1 = 11
Um forro retangular de tecido traz em sua etiqueta a informação de que ele encolherá após a primeira lavagem, mantendo, entretanto, o formato retangular. A figura a seguir mostra as medidas originais do forro, em metros.
Considerando que o forro encolha x no comprimento e y na largura, a expressão algébrica que representa a área do forro após ser lavado é (5 - x)(3 - y). Determine a área “perdida” do forro após a primeira lavagem.
Resolução
Área original do forro retangular:
5 · 3 = 15
Área do forro após ser lavado:
(5 - x)(3 - y)
Para determinar a área “perdida” do forro após a primeira lavagem, fazemos o seguinte cálculo:
5 · 3 - (5 - x)(3 - y) = 15 - (15 - 5y - 3x + xy) = 5y + 3x - xy
Em um hortifrúti, um mamão custa x reais e uma maçã custa y reais. João comprou 5 mamões e 3 maçãs, e Roberta, 4 mamões e 2 maçãs.
Qual polinômio representa a quantia que:
a) João deve pagar?
b) Roberta deve pagar?
c) Os dois juntos devem pagar?
a) 5x + 3y
b) 4x + 2y
c) 9x + 5y
Um retângulo tem área igual a 42m2 e perímetro igual a 26 m. Sendo x a medida do maior lado desse retângulo e y a medida do menor lado, determine o valor numérico da expressão x2 - y2.
Sabendo que a área do retângulo é igual a 42 m2, o perímetro do retângulo é igual a 26 m e seus lados medem x e y, obtemos:
x ⋅ y = 42
2(x + y) = 26 ⇒ x + y = 13
Portanto, x = 7 e y = 6.
Substituindo na expressão x2 - y2, temos:
x2 - y2 = (x + y)(x - y) = (7 + 6)(7 - 6) = 13
Leia o texto abaixo.
Os aliens
Talvez você não acredite, mas há pessoas que passam a vida sem o menor atrito ou agonia. Eles se vestem bem, comem bem, dormem bem, estão satisfeitos com a vida em família. Eles têm momentos de melancolia, mas, no geral, não são incomodados e, frequentemente, sentem-se muito bem quando morrem. É uma morte fácil, geralmente, dormem. Talvez você não acredite, porém essas pessoas existem. Mas eu não sou uma delas. Ah não, eu não sou uma delas! Eu nem chego perto de ser uma delas, mas elas estão lá e eu estou cá!
BUKOWSKI, Charles. Disponível em: . Acesso em: 2 set. 2019.
Esse poema é do escritor Charles Bukowski e aborda, de forma criativa, a presença de alienígenas no planeta Terra, os quais, na realidade, se revelam pessoas comuns.
● Com base nessas considerações, reflita e discuta com os colegas quem seriam, para você, os alienígenas do dia a dia. Lembre-se de que é importante ouvir a opinião dos outros e não tentar impor seu ponto de vista. Faça abaixo um resumo de suas conclusões.
O texto que você vai ler reúne características que possibilitam classificá-lo como um conto de ficção científica. Leia-o com atenção.
A invasão
1 Tudo parecia normal na praça de alimentação do shopping. Mas Vanessa sabia que algo diferente estava acontecendo. No primeiro momento, uma onda intensa e relaxante de calor a envolveu, como se um jato de água morna tivesse caído sobre ela. Depois, uma impressão indefinível, como se mãos invisíveis e imateriais estivessem apalpando seus ombros e se uma consciência estranha estivesse tentando possuir a sua mente. E finalmente aquela sensação desapareceu, tão rapidamente como tinha surgido.
2 Algum tempo depois, ela percebeu outro fato incomum: tinha certeza de que os olhos do homem na mesa ao lado eram castanhos. Mas agora estavam verdes. E não eram somente os olhos. Os gestos e a postura tinham mudado, como se fosse outra pessoa. Além disso, parecia haver no ambiente uma presença oculta e ameaçadora, como se centenas de seres estivessem se movimentando e dialogando numa linguagem inaudível.
3 Alguns minutos se passaram. O homem se levantou calmamente e começou a sair do recinto. Sem saber o porquê, Vanessa teve uma vontade quase incontrolável de se levantar e seguir aquele homem. Foi quando percebeu que seus membros não lhe obedeciam, como se uma força poderosa tivesse sugado toda a sua energia. Continuou observando, até que ele saiu do shopping, enquanto ela permanecia em sua cadeira, sem forças para sair do lugar.
4 O que ninguém sabia é que aquele indivíduo era apenas o primeiro. Antes que terminasse o dia, haveria outros milhares. E no dia seguinte seriam milhões.
5 A invasão tinha apenas começado.
EMOTO, Masaharu. Disponível em: . Acesso em: 2 set. 2019.
No texto “A invasão”, qual foi a primeira sensação de Vanessa que a fez perceber que algo estranho estava acontecendo?
Uma onda intensa e relaxante de calor que a envolveu.
O fragmento “Mas Vanessa sabia que algo diferente estava acontecendo”, por ser introduzido por uma conjunção adversativa, evidencia um valor argumentativo mais forte em relação à primeira frase. O “algo diferente” é mencionado na frase a seguir (“No primeiro momento, uma onda intensa e relaxante de calor a envolveu, como se um jato de água morna tivesse caído sobre ela.”). Isso fica mais nítido ainda se os alunos perceberem a presença da expressão “no primeiro momento”.
As viagens à Lua são temas frequentes de textos de ficção científica mais antigos, pois revelam um grande anseio das pessoas de outra época.
E hoje? Quais são, do seu ponto de vista, os grandes anseios científicos da atualidade? Eles poderiam motivar – ou já motivaram – narrativas de ficção científica?
Com a ajuda do professor, debata esse assunto com os colegas da sala.
Leia este trecho do conto “O homem de cabeça de papelão”, de João do Rio, e faça a atividade.
O homem de cabeça de papelão
No País que chamavam de Sol, apesar de chover, às vezes, semanas inteiras, vivia um homem de nome Antenor. Não era príncipe. Nem deputado. Nem rico. Nem jornalista. Absolutamente sem importância social.
O País do Sol, como em geral todos os países lendários, era o mais comum, o menos surpreendente em ideias e práticas. Os habitantes afluíam todos para a capital, composta de praças, ruas, jardins e avenidas, e tomavam todos os lugares e todas as possibilidades da vida dos que, por desventura, eram da capital. De modo que estes eram mendigos e parasitas, únicos meios de vida sem concorrência, isso mesmo com muitas restrições quanto ao parasitismo. Os prédios da capital, no centro, elevavam aos ares alguns andares e a fortuna dos proprietários, nos subúrbios não passavam de um andar sem que por isso não enriquecessem os proprietários também. [...]. Enfim tudo quanto a cidade de fantasia pode almejar para ser igual a uma grande cidade com pretensões da América. E o povo que a habitava julgava-se, além de inteligente, possuidor de imenso bom senso. Bom senso! Se não fosse a capital do País do Sol, a cidade seria a capital do Bom Senso!
Precisamente por isso, Antenor, apesar de não ter importância alguma, era exceção malvista. Esse rapaz, filho de boa família (tão boa que até tinha sentimentos), agira sempre em desacordo com a norma dos seus concidadãos.
Desde menino, a sua respeitável progenitora descobriu-lhe um defeito horrível: Antenor só dizia a verdade. Não a sua verdade, a verdade útil, mas a verdade verdadeira.
JOÃO DO RIO. O homem de cabeça de papelão. São Paulo: Hedra, 2012.
João do Rio (1881-1921) nasceu na cidade do Rio de Janeiro. Foi jornalista, contista, cronista, tradutor e dramaturgo. Retratou, em suas narrativas, o Rio de Janeiro de sua época, seus personagens e seu modo de usar a língua portuguesa falada no Brasil do fim do século XIX e início do século XX.
Glossário Afluir: correr, fluir. Desventura: má-sorte, infortúnio. Restrição: limitação.
Releia o penúltimo parágrafo do conto e responda:
a) Qual é o complemento verbal do primeiro verbo empregado? Como ele se classifica?
b) É possível classificar o termo “em desacordo” como objeto indireto? Justifique sua resposta.
a) Trata-se de “importância alguma”, objeto direto.
b) Não. Agir é verbo intransitivo. O termo indica o modo como o personagem agia.
Essa atividade procura reforçar as diferentes formas de um verbo se ligar aos seus complementos.
Observe o mapa a seguir.
Quais das grandes regiões naturais estão demarcadas em cinza-escuro no mapa?
Regiões temperadas.
Regiões tropicais.
Regiões de altas montanhas.
Regiões desérticas.
Regiões glaciais.
Com suas palavras, explique o que é o American way of life.
O American way of life pode ser definido como o modelo de vida adotado nos Estados Unidos. Associado ao modelo capitalista e ao consumismo, esse estilo de vida foi se globalizando de forma mais intensa principalmente após o fim da Guerra Fria. O modo de se vestir, as músicas, os filmes, as séries, a culinária de fast-food e até mesmo a língua e a moeda estadunidenses se tornaram globais. Por isso, é possível estabelecer uma relação entre o American way of lifee a homogeneização cultural.
O artista uruguaio Torres García se tornou conhecido mundialmente pela frase Nosso Norte é o Sul, claramente um jogo de palavras para expressar:
a distorção que existe no sistema de coordenadas geográficas, que representa os pontos cardeais de modo equivocado.
que o foco de interesse dos países da América do Sul deveria ser a produção cultural e artística regional.
seu contentamento com o fato de as influências culturais europeias e norte-americanas predominarem na América do Sul.
seu interesse em mudar o sistema de localização geográfica.
seu interesse em inverter o centro de referência cultural mundial.
A ideia subjacente à fala do artista remete à necessidade de estabelecer prioridades: Nosso Norte é o Sul indica que a direção a ser tomada pela América do Sul (estabelecida pelo “norte”) é o reconhecimento da produção artística e cultural regional e o fomento a ela.
Leia o trecho e, em seguida, faça o que se pede.
Avante, filhos da Pátria, O dia da Glória chegou. O estandarte ensaguentado da tirania Contra nós se levanta. Ouvis nos campos rugirem Esses ferozes soldados? Vês eles até nós Degolar nossos filhos, nossas mulheres. Às armas cidadãos! Formais vossos batalhões! Marchemos, marchemos! Nossa terra do sangue impuro se saciará! [...]
A Marselhesa [La Marseillaise], composta por Claude Joseph Rouget de Lisle em 1792. Disponível em: . Acesso em: 13 ago. 2019.
O hino nacional tem a sua origem relacionada à Revolução Francesa. Ele foi criado como um canto revolucionário em meio ao processo de resistência popular em combate à Contrarrevolução externa.
● Na sua opinião, por que o artilheiro da seleção francesa, Benzema, mostrado na foto, não cantou o hino de seu país na Copa do Mundo de Futebol no Brasil, em 2014? De acordo com o exposto acima, reflita sobre o que significa o termo “sangue impuro” no hino francês, a questão da xenofobia e os tipos de ação que poderiam contribuir para combatê-la.
Glossário Xenofobia: preconceito com quem é estrangeiro em um país.
Na Copa do Mundo de Futebol de 2014, no Brasil, alguns jogadores da seleção francesa se recusaram a cantar o hino nacional da França, A Marselhesa, em protesto contra a xenofobia. Esse foi o caso de Benzema, o artilheiro da França na Copa. Benzema, filho de imigrantes argelinos, assim como outras personalidades francesas, critica A Marselhesa por causa de versos como “Às armas cidadãos! / Formai vossos batalhões! / Marchemos, marchemos! / Nossa terra do sangue impuro se saciará!”, que, além da apologia à violência, no contexto atual do país, acabam sendo interpretados como uma referência aos imigrantes e seus filhos.
Existe um movimento atual na França para que o hino nacional mude. A Marselhesa surgiu como um canto revolucionário num contexto de guerra, em 1792, quando batalhões franceses se mobilizavam contra exércitos estrangeiros para conter a Contrarrevolução. Assim, A Marselhesa não seria mais adequada às circunstâncias atuais do país, marcado pelo multiculturalismo e fora de um contexto revolucionário.
Leia o trecho a seguir.
Consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os homens são criados iguais, dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes estão a vida, a liberdade e a procura da felicidade. Que a fim de assegurar esses direitos, governos são instituídos entre os homens, derivando seus justos poderes do consentimento dos governados; que, sempre que qualquer forma de governo se torne destrutiva de tais fins, cabe ao povo o direito de alterá-la ou aboli-la e instituir novo governo, baseando-o em tais princípios e organizando-lhe os poderes pela forma que lhe pareça mais conveniente para realizar-lhe a segurança e a felicidade.
DECLARAÇÃO de Independência dos Estados Unidos da América (versão em português). Disponível em: . Acesso em: 6 ago. 2019.
Assinale a ideia central do trecho.
O governante é o principal responsável pela administração da nação e suas decisões devem ser inquestionáveis.
Os direitos naturais dos indivíduos devem estar sujeitos à ditadura da coletividade.
Existe uma relação contratual entre governante e governados, sendo estes últimos os definidores das regras a serem seguidas pelo governante.
Todos os homens brancos têm direito e deveres.
Enquanto federação de estados, o poder central, sediado em Washington D.C., nunca deve ser questionado.
A questão aborda a relação contratual entre governantes e governados, que tem representantes em pensadores do século XVI, mas também encontra defensores entre os liberais que atuaram no processo de Independência dos Estados Unidos.
Quais eram os grupos sociais mais insatisfeitos na época do Antigo Regime francês?
Os grupos sociais que compunham o Terceiro Estado, ou seja, burguesia, camponeses e trabalhadores urbanos.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas