Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
A tarefa de um pesquisador não é fácil. Antes de divulgar os dados coletados e a conclusão do estudo, é preciso mergulhar no tema, investigar fatos, colher referências, fazer interpretações e outras atividades. Agora é a sua vez!
Vamos dividir a atividade em três partes.
Primeira parte
Tomando como base a reportagem apresentada, sobre a importância da atividade física para o cérebro humano, você deverá fazer uma pesquisa sobre esse assunto utilizando outras fontes de conhecimento, a fim de coletar informações e confrontar os dados apresentados anteriormente, revelando semelhanças e/ou diferenças entre eles para fazer um vlog.
Segunda parte
Por se tratar de uma apresentação oral, é preciso definir alguns pontos antes da divulgação do seu vlog. Sendo assim, após a pesquisa e a coleta de dados, planeje seu vídeo pensando nas seguintes questões:
● Qual tema será abordado?
● Qual é o público-alvo do vlog?
● Qual linguagem será utilizada? Formal ou informal?
● Quais recursos serão necessários para a elaboração do vlog?
Terceira parte
Um vlog científico deve apresentar informações aprofundadas sobre fatos científicos. A finalidade desse gênero é a divulgação de pesquisas e estudos; assim, ele precisa ser construído com linguagem clara e objetiva. Leia os itens abaixo:
● Apresentação do vlog científico – roteiro.
● Seleção de informações – escolha as informações mais relevantes da sua pesquisa.
● Desenvolvimento do assunto – confronte os dados pesquisados com as referências da reportagem, fazendo as interpretações necessárias.
● Saudação inicial – apresentação dos participantes.
● Exposição do tema – defina brevemente o assunto a ser tratado no vlog.
● Conclusão – revele a conclusão do estudo, apontando aspectos particulares.
● Despedida – encerramento do vídeo.
Dentre as mudanças provocadas pela Revolução Industrial inglesa, a partir do século XVIII, qual das opções a seguir deve ser assinalada como correta?
O surgimento das primeiras indústrias automobilísticas europeias, como a Volkswagen e a Ford, utilizando as linhas de produção.
A utilização de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo, permitindo o desenvolvimento de máquinas mais velozes e eficientes.
O fortalecimento das práticas artesanais, valorizadas pelas indústrias que buscavam eficiência, mesmo que com altos custos, para o seu produto final.
O carvão foi a principal fonte de energia das máquinas, que tinham no ferro a matéria-prima fundamental para seu funcionamento.
A doutrina liberal desde cedo foi a mais influente junto aos movimentos operários, que, em ebulição, pararam as fábricas inglesas em diversos momentos do século XVIII.
A Revolução Industrial inglesa do século XVIII foi principalmente relacionada aos bens de consumo não duráveis, em especial à indústria têxtil. O petróleo, assim como a energia elétrica, somente viria a ser utilizado na Segunda Revolução Industrial. O trabalho artesanal foi substituído pela produção fabril, que, mais tarde, substituiu o trabalho manual pelo uso das máquinas. Já a doutrina socialista surgiria como pensamento organizado e científico apenas no século XIX. A resposta adequada é a d por abordar corretamente a importância do ferro e do carvão na dinâmica produtiva daquele momento.
De que maneira as ideias de Adam Smith se contrapunham ao mercantilismo?
Ao defender a não intervenção do Estado na economia, Adam Smith distanciava-se do modelo mercantilista, no qual a economia era diretamente controlada pelo monarca.
Vamos fazer uma enciclopédia?
Com base no que foi estudado neste módulo, reúna-se com seus colegas em grupos de quatro ou cinco integrantes para que possam elaborar uma enciclopédia. Cada grupo ficará responsável por escrever sobre um assunto.
Os temas devem ser previamente combinados com o professor, dentre as possibilidades propostas pelos grupos, levando-se em conta os assuntos relevantes para a turma e que expressem os conhecimentos adquiridos ao longo do estudo deste e dos módulos anteriores. Para isso, os grupos deverão pesquisar como se organizam as enciclopédias, seus objetivos e suas características.
Depois de produzir verbetes que abordem os temas selecionados e a enciclopédia estiver pronta, a turma deverá apresentar o trabalho para os demais colegas. Vamos começar!
A fim de fixar e expandir o entendimento dos alunos acerca do período estudado, você pode recomendar uma edição especial da Enciclopédia com verbetes sobre o Iluminismo e sugerir para os grupos a pesquisa dos termos: Antigo Regime, burguesia, nobreza de toga, liberalismo, absolutismo ilustrado, entre outros.
Vamos colocar um pouco da nossa cidadania em prática?
Atualmente, vivemos em um país democrático de regime representativo. Sabe o que isso significa? Isso quer dizer que há pessoas que nos representam no poder. O Brasil é um país com mais de 200 milhões de habitantes. Seria complicado se cada um de nós tivesse de tomar uma decisão para cada problema econômico, jurídico, administrativo, social, entre outros. Por essa razão, elegemos representantes, que devem administrar da melhor maneira possível o lugar em que vivemos. O Brasil é governado pelo presidente da República, 27 governadores, cada um chefiando um estado brasileiro, além de mais de 5 mil prefeitos, que administram nossos municípios.
Os ideais iluministas inspiraram a democracia brasileira, permitindo que a população exercesse sua cidadania por meio do voto e de outras formas de expressão política, apoiando causas e ideias. Somos representados pelo presidente, por governadores, prefeitos, senadores, deputados federais e estaduais e vereadores. Se vocês não sabiam que somos representados por tantas pessoas e instituições diferentes, é interessante que pesquisem, pois terão uma importante tarefa pela frente!
Com a turma dividida em grupos de quatro ou cinco pessoas, todos os participantes deverão pensar sobre melhorias que poderiam ser feitas na cidade ou no bairro onde vocês moram ou ainda propor mudanças na legislação que permitam ampliar os direitos dos cidadãos. Cada grupo deverá elaborar uma carta explicando o porquê das reivindicações e das ideias e, com a ajuda do professor, endereçá-las a quem caberia resolver tais problemas, entre os representantes políticos.
Analise as sentenças abaixo e assinale a opção correta.
I. 4x + 3 = 4x · 43
II. (16)x = 42x
III. 4x - 3 = 4x ÷ 43
IV. 4x + 5x = 9x
Somente a sentença I é verdadeira.
Somente a sentença III é verdadeira.
Somente a sentença II é falsa.
Somente a sentença IV é falsa.
As sentenças I e IV são verdadeiras.
O retângulo abaixo tem área, em metros quadrados, indicada pelo polinômio 24x2 - 6x, e comprimento, em metros, indicado pelo polinômio 6x. Com base nessas informações, responda às questões.
a) Que polinômio indica a largura desse retângulo?
b) Que polinômio representa o perímetro desse retângulo?
c) Qual é a área desse retângulo quando x = 2?
d) Quanto mede a largura desse retângulo quando x = 3?
Resolução
a) Ao dividir a área do retângulo pela medida de seu comprimento, obtemos a medida de sua largura. Como sabemos que sua área é 24x2 - 6x e seu comprimento mede 6x, calculamos:
b) O perímetro do retângulo é dado pela soma das medidas de seus lados: 2p = 2 · 6x + 2 · (4x - 1) = 12x + 8x - 2 = 20x - 2
c) Como o polinômio que representa a área desse retângulo é 24x2 - 6x, se x = 2, então a área dele, em metros quadrados, é:
A = 24x2 - 6x
A = 24 · 22 - 6 · 2
A = 96 - 12
A = 84
d) Como o polinômio que representa a largura desse retângulo é 4x - 1, se x = 3, então a largura dele, em metros, mede:
4x - 1 → 4 · 3 - 1 = 12 - 1 = 11
Um forro retangular de tecido traz em sua etiqueta a informação de que ele encolherá após a primeira lavagem, mantendo, entretanto, o formato retangular. A figura a seguir mostra as medidas originais do forro, em metros.
Considerando que o forro encolha x no comprimento e y na largura, a expressão algébrica que representa a área do forro após ser lavado é (5 - x)(3 - y). Determine a área “perdida” do forro após a primeira lavagem.
Resolução
Área original do forro retangular:
5 · 3 = 15
Área do forro após ser lavado:
(5 - x)(3 - y)
Para determinar a área “perdida” do forro após a primeira lavagem, fazemos o seguinte cálculo:
5 · 3 - (5 - x)(3 - y) = 15 - (15 - 5y - 3x + xy) = 5y + 3x - xy
Em um hortifrúti, um mamão custa x reais e uma maçã custa y reais. João comprou 5 mamões e 3 maçãs, e Roberta, 4 mamões e 2 maçãs.
Qual polinômio representa a quantia que:
a) João deve pagar?
b) Roberta deve pagar?
c) Os dois juntos devem pagar?
a) 5x + 3y
b) 4x + 2y
c) 9x + 5y
Um retângulo tem área igual a 42m2 e perímetro igual a 26 m. Sendo x a medida do maior lado desse retângulo e y a medida do menor lado, determine o valor numérico da expressão x2 - y2.
Sabendo que a área do retângulo é igual a 42 m2, o perímetro do retângulo é igual a 26 m e seus lados medem x e y, obtemos:
x ⋅ y = 42
2(x + y) = 26 ⇒ x + y = 13
Portanto, x = 7 e y = 6.
Substituindo na expressão x2 - y2, temos:
x2 - y2 = (x + y)(x - y) = (7 + 6)(7 - 6) = 13
Leia o texto abaixo.
Os aliens
Talvez você não acredite, mas há pessoas que passam a vida sem o menor atrito ou agonia. Eles se vestem bem, comem bem, dormem bem, estão satisfeitos com a vida em família. Eles têm momentos de melancolia, mas, no geral, não são incomodados e, frequentemente, sentem-se muito bem quando morrem. É uma morte fácil, geralmente, dormem. Talvez você não acredite, porém essas pessoas existem. Mas eu não sou uma delas. Ah não, eu não sou uma delas! Eu nem chego perto de ser uma delas, mas elas estão lá e eu estou cá!
BUKOWSKI, Charles. Disponível em: . Acesso em: 2 set. 2019.
Esse poema é do escritor Charles Bukowski e aborda, de forma criativa, a presença de alienígenas no planeta Terra, os quais, na realidade, se revelam pessoas comuns.
● Com base nessas considerações, reflita e discuta com os colegas quem seriam, para você, os alienígenas do dia a dia. Lembre-se de que é importante ouvir a opinião dos outros e não tentar impor seu ponto de vista. Faça abaixo um resumo de suas conclusões.
O texto que você vai ler reúne características que possibilitam classificá-lo como um conto de ficção científica. Leia-o com atenção.
A invasão
1 Tudo parecia normal na praça de alimentação do shopping. Mas Vanessa sabia que algo diferente estava acontecendo. No primeiro momento, uma onda intensa e relaxante de calor a envolveu, como se um jato de água morna tivesse caído sobre ela. Depois, uma impressão indefinível, como se mãos invisíveis e imateriais estivessem apalpando seus ombros e se uma consciência estranha estivesse tentando possuir a sua mente. E finalmente aquela sensação desapareceu, tão rapidamente como tinha surgido.
2 Algum tempo depois, ela percebeu outro fato incomum: tinha certeza de que os olhos do homem na mesa ao lado eram castanhos. Mas agora estavam verdes. E não eram somente os olhos. Os gestos e a postura tinham mudado, como se fosse outra pessoa. Além disso, parecia haver no ambiente uma presença oculta e ameaçadora, como se centenas de seres estivessem se movimentando e dialogando numa linguagem inaudível.
3 Alguns minutos se passaram. O homem se levantou calmamente e começou a sair do recinto. Sem saber o porquê, Vanessa teve uma vontade quase incontrolável de se levantar e seguir aquele homem. Foi quando percebeu que seus membros não lhe obedeciam, como se uma força poderosa tivesse sugado toda a sua energia. Continuou observando, até que ele saiu do shopping, enquanto ela permanecia em sua cadeira, sem forças para sair do lugar.
4 O que ninguém sabia é que aquele indivíduo era apenas o primeiro. Antes que terminasse o dia, haveria outros milhares. E no dia seguinte seriam milhões.
5 A invasão tinha apenas começado.
EMOTO, Masaharu. Disponível em: . Acesso em: 2 set. 2019.
No texto “A invasão”, qual foi a primeira sensação de Vanessa que a fez perceber que algo estranho estava acontecendo?
Uma onda intensa e relaxante de calor que a envolveu.
O fragmento “Mas Vanessa sabia que algo diferente estava acontecendo”, por ser introduzido por uma conjunção adversativa, evidencia um valor argumentativo mais forte em relação à primeira frase. O “algo diferente” é mencionado na frase a seguir (“No primeiro momento, uma onda intensa e relaxante de calor a envolveu, como se um jato de água morna tivesse caído sobre ela.”). Isso fica mais nítido ainda se os alunos perceberem a presença da expressão “no primeiro momento”.
As viagens à Lua são temas frequentes de textos de ficção científica mais antigos, pois revelam um grande anseio das pessoas de outra época.
E hoje? Quais são, do seu ponto de vista, os grandes anseios científicos da atualidade? Eles poderiam motivar – ou já motivaram – narrativas de ficção científica?
Com a ajuda do professor, debata esse assunto com os colegas da sala.
Leia este trecho do conto “O homem de cabeça de papelão”, de João do Rio, e faça a atividade.
O homem de cabeça de papelão
No País que chamavam de Sol, apesar de chover, às vezes, semanas inteiras, vivia um homem de nome Antenor. Não era príncipe. Nem deputado. Nem rico. Nem jornalista. Absolutamente sem importância social.
O País do Sol, como em geral todos os países lendários, era o mais comum, o menos surpreendente em ideias e práticas. Os habitantes afluíam todos para a capital, composta de praças, ruas, jardins e avenidas, e tomavam todos os lugares e todas as possibilidades da vida dos que, por desventura, eram da capital. De modo que estes eram mendigos e parasitas, únicos meios de vida sem concorrência, isso mesmo com muitas restrições quanto ao parasitismo. Os prédios da capital, no centro, elevavam aos ares alguns andares e a fortuna dos proprietários, nos subúrbios não passavam de um andar sem que por isso não enriquecessem os proprietários também. [...]. Enfim tudo quanto a cidade de fantasia pode almejar para ser igual a uma grande cidade com pretensões da América. E o povo que a habitava julgava-se, além de inteligente, possuidor de imenso bom senso. Bom senso! Se não fosse a capital do País do Sol, a cidade seria a capital do Bom Senso!
Precisamente por isso, Antenor, apesar de não ter importância alguma, era exceção malvista. Esse rapaz, filho de boa família (tão boa que até tinha sentimentos), agira sempre em desacordo com a norma dos seus concidadãos.
Desde menino, a sua respeitável progenitora descobriu-lhe um defeito horrível: Antenor só dizia a verdade. Não a sua verdade, a verdade útil, mas a verdade verdadeira.
JOÃO DO RIO. O homem de cabeça de papelão. São Paulo: Hedra, 2012.
João do Rio (1881-1921) nasceu na cidade do Rio de Janeiro. Foi jornalista, contista, cronista, tradutor e dramaturgo. Retratou, em suas narrativas, o Rio de Janeiro de sua época, seus personagens e seu modo de usar a língua portuguesa falada no Brasil do fim do século XIX e início do século XX.
Glossário Afluir: correr, fluir. Desventura: má-sorte, infortúnio. Restrição: limitação.
Releia o penúltimo parágrafo do conto e responda:
a) Qual é o complemento verbal do primeiro verbo empregado? Como ele se classifica?
b) É possível classificar o termo “em desacordo” como objeto indireto? Justifique sua resposta.
a) Trata-se de “importância alguma”, objeto direto.
b) Não. Agir é verbo intransitivo. O termo indica o modo como o personagem agia.
Essa atividade procura reforçar as diferentes formas de um verbo se ligar aos seus complementos.
Observe o mapa a seguir.
Quais das grandes regiões naturais estão demarcadas em cinza-escuro no mapa?
Regiões temperadas.
Regiões tropicais.
Regiões de altas montanhas.
Regiões desérticas.
Regiões glaciais.
Leia o trecho e assinale a alternativa que corresponde à interpretação do autor.
A máquina a vapor, tornando possível o uso da energia em todos os artifícios mecânicos, em quantidades maiores do que qualquer outra coisa conseguiria realizar no passado, foi a chave para tudo o que ocorreu em seguida, sob o nome de Revolução Industrial. A face do mundo mudou mais drasticamente (e mais rapidamente) do que em qualquer outra época desde a invenção da agricultura, cerca de 10 mil anos antes.
ASIMOV, Isaac. Cronologia das ciências e das descobertas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1993. p. 395.
O autor acentua o caráter prejudicial da máquina a vapor para a agricultura.
Para o autor, a máquina a vapor foi decisiva para o advento da Revolução Industrial, já que realizou uma transformação profunda no âmbito da produção.
O autor aponta o caráter negativo da mudança drástica e rápida que a Revolução Industrial provocou no mundo contemporâneo.
Segundo o texto, a máquina a vapor era eficiente porque funcionava à base de energia elétrica.
O texto indica que a agricultura, durante 10 mil anos, impediu que a indústria se desenvolvesse.
A máquina a vapor é considerada a grande transformação no modo de produção a partir do século XVIII, só comparável, segundo o texto, ao surgimento da agricultura.
Leia o trecho a seguir e responda à pergunta.
De como Oliver Twist escapou de um emprego que não era sinecura
[...]
O Sr. Gamfield sorriu também, lendo o cartaz, porque eram justamente as cinco libras de que ele precisava; e quanto à criança, como conhecia o regime do asilo, suspeitou que devia ser assaz magra para subir a uma chaminé . Releu o cartaz e, descobrindo respeitosamente a cabeça, aproximou-se do sujeito do colete branco.
— Há aqui um menino que a paró quia deseja fazer aprendiz de alguma coisa? — disse ele.
— Sim — respondeu o sujeito do colete branco com um benévolo sorriso. — Que me quer?
— Se a paró quia quiser que ele aprenda um ofício agradável como o de limpador de chaminé s, por exemplo — disse o Sr. Gamfield —, preciso de um aprendiz e estou disposto a encarregar-me dele.
— Entre — disse o sujeito do colete branco.
Quando o Sr. Gamfield expôs ao conselho o que queria, disse o Sr. Limbkins, presidente:
— O ofício de limpador de chaminé é bem porco.
— Tem-se visto morrerem as crianças nas chaminés — disse outro sujeito.
[...]
DICKENS, Charles. Oliver Twist. Tradução de Machado de Assis e Ricardo Lísias. São Paulo: Hedra, 2002. cap. III.
O trecho mostra um momento do romance de Charles Dickens em que o órfão Oliver Twist está sendo negociado para se tornar um aprendiz de “limpador de chaminés”. Trabalho sujo e mortal que era normalmente feito por crianças, submetidas a condições perigosas que, muitas vezes, resultavam em acidentes e mortes. A história publicada em 1838 representa uma Inglaterra urbana, suja e cruel com suas crianças.
Com base no texto, fale sobre a infância da classe operária a partir da Revolução Industrial inglesa (séculos XVIII-XIX).
O trabalho infantil durante a Revolução Industrial inglesa não era regulamentado. Não havia nenhum tipo de controle sobre o emprego de crianças nas fábricas, e, por causa disso, elas eram expostas a condições insalubres e perigosas. Desde muito cedo, portanto, a classe operária foi destituída do direito à plena infância.
De onde veio a ideia dos três Poderes
O Brasil funciona com três Poderes. Cada um é responsável por atuar em determinada área e não pode interferir nas funções do outro. O Executivo governa, o Legislativo aprova leis, o Judiciário controla o cumprimento das leis e pune quem as violar. A divisão foi adotada nas repúblicas modernas com o objetivo de equilibrar o exercício do poder no Estado e impedir que os atores cometessem abusos de autoridade.
A ideia de dividir os Poderes está associada à transição das monarquias absolutistas para o Estado-nação moderno. Ela foi adotada pelos países como uma forma de evitar a tirania. Nas monarquias absolutistas o poder era fortemente concentrado na figura do rei. Com a ocorrência de sucessivos e violentos conflitos – como a Revolução Gloriosa (1689), a Independência dos Estados Unidos (1783) e a Revolução Francesa (1789) – aos poucos os monarcas foram perdendo o poder absoluto e os parlamentos foram se fortalecendo. [...]
A autonomia dos Poderes no Brasil foi violada com golpes de Estado – como em 1930, 1937 e 1964. O funcionamento pleno dos Poderes republicanos pressupõe o regime democrático, uma vez que decisões autoritárias violam princípios de autonomia dos detentores do poder político. As prerrogativas de cada Poder, atualmente, são definidas pela Constituição de 1988.
FLORES, Paulo. Como é a divisão de poderes no Brasil e por que ela está tensionada. Nexo. 1º out. 2017. Disponível em: . Acesso em: 15 ago. 2019.
● Provavelmente, você já ouviu inúmeras vezes que o Brasil é um país constituído pela divisão dos poderes. Essa organização política tem como objetivo evitar o abuso de poder dos governantes que organizam o nosso Estado. Além dessa característica iluminista presente na organização social e política brasileira nos dias atuais, identifique outros exemplos e influências do Iluminismo.
Inicie a discussão reforçando a ideia de que o mundo ocidental sofreu muitas influências dos ideais iluministas. Comente que isso ocorreu também no Brasil. De acordo com o que foi abordado no módulo, os alunos ao longo da discussão poderão apontar que o Brasil é uma república, na qual as pessoas são consideradas cidadãs. Somos regidos por uma Constituição, temos o direito de voto, vivemos em um país onde há a democracia representativa, nosso Estado é laico, ou seja, não possui uma religião oficial, todos somos considerados iguais perante a lei. Os membros dos cargos executivos têm o dever de representar os cidadãos. Por essas razões, podemos afirmar que a construção política do Brasil sofre influências do pensamento iluminista.
Leia o trecho a seguir e responda à questão.
Por ter afirmado que a Terra se move em torno do Sol, Galileu Galilei, um dos gênios da grande Revolução Científica do século XVII, foi preso e, sob ameaça de tortura, obrigado a uma retratação humilhante. Seu julgamento pelos tribunais da Inquisição é um dos grandes marcos negativos da história do pensamento. Diante da Inquisição, Galileu representa a eterna luta entre a rebeldia e o conformismo intelectual, entre a liberdade de pensamento e a censura. É também a demonstração cabal de que uma verdade pode ser sufocada de modo brutal, mas não indefinidamente.
CAVALCANTE, Pedro. O novo mundo de Galileu. Superinteressante. São Paulo, 30 abr. 1989. Disponível em: . Acesso em: 31 jul. 2019.
Por que a Inquisição, tribunal da Igreja católica, prendeu Galileu?
Porque ele contestava a ideia, defendida pela Igreja, de que a Terra era o centro do Universo e afirmava que o Sol se movia em torno dela.
Calcule as potências.
b) (0,363636...)2
c) 1000
d) (0,4)-4
a) 125
b)
c) 1
d)
Júlia saiu de casa atrasada para ir à escola e resolveu pegar um táxi a fim de chegar mais rápido. O preço da corrida de táxi é dado por um valor fixo de y reais mais reais por cada quilômetro percorrido. Quanto Júlia pagou ao taxista, sabendo que a distância percorrida foi de 18 km?
Escreva o polinômio reduzido que representa o perímetro das figuras a seguir:
a) 6a + 16
b) 4x + 12y
Desenvolva o quadrado da soma de dois termos.
a) (x + 2)2
b) (3x + 4)2
c) (x + 3y)2
d) (2 + 5x)2
a) x2 + 4x + 4
b) 9x2 + 24x + 16
c) x2 + 6xy + 9y2
d) 4 + 20x + 25x2
e) x10 + x5 +
Fatore os polinômios a seguir.
a) 2a2x + ax2
b) 2a2 - 2
c) 15a3b5 + 10a2b4c - 60a5b4c2
d) 4a2 + 9b2 - 25 - 12ab
e) mx + 5y + xy + 5m
f) a2m3 + 2abm3 + b2m3 - a2n3 - 2abn3 - b2n3
g) (x6 - y6)
h) x2 + 3x + 2
i) x2 + 6x + 5
j) (16x6m - 4y4a)
k) x2 + 7x + 12
l) m4 - 45m2 + 100
m) y2 - 34y + 289
n) x3 + 9x2 + 27x + 27
Você vai ler agora um trecho do conto “O gato preto”, de Edgar Allan Poe, um dos maiores escritores do gênero mistério e terror.
O gato preto
Não espero que acreditem na história que vou contar. Eu seria louco se esperasse por isso... E não estou louco e muito menos sonhando. Mas vou morrer amanhã e preciso fazer uma confissão para aliviar a minha alma. Meu objetivo é mostrar ao mundo uma série de acontecimentos domésticos cujas consequências me deixaram apavorado e destruído. Para mim, esses acontecimentos produziram horror. Outros podem considerá-los menos terríveis.
Desde pequeno me sobressaí pela doçura e humanidade de meu caráter. Eu tinha tanta bondade no coração que meus amigos caçoavam de mim. Eu gostava muito de bichos e meus pais então permitiram que eu tivesse vários animais de estimação. Ficava a maior parte do tempo ao lado deles, fazendo carinho e lhes dando comida. Com o passar dos anos, essa minha particularidade se acentuou, trazendo-me ainda mais prazer. Aos que já amaram um cachorro inteligente e fiel nem é preciso falar sobre satisfação, gratificação e recompensa. O animal tem um amor natural pelo homem, amor que vai direto ao coração de quem já teve muitas ocasiões de pôr à prova a amizade mesquinha e a frágil lealdade do Homem.
Eu casei ainda jovem e fiquei contente de encontrar em minha esposa um caráter parecido com o meu. Observando a minha afeição pelos animais domésticos, ela sempre procurava os de natureza mais agradável. Assim, tínhamos pássaros, peixinhos dourados, um cachorro muito bonito, coelhos, um macaquinho e um gato.
O gato era um lindo e enorme animal, todo preto, de incrível inteligência. Mesmo não sendo supersticiosa, minha esposa costumava comentar a antiga crença de que “gatos pretos são bruxas disfarçadas”. Não que isso fosse realmente o que ela acreditasse, mas é que me lembrei disso agora.
Ele se chamava Plutão e era meu animal de estimação preferido. Eu era a única pessoa que o alimentava. Plutão me seguia por todos os lugares da casa e, quando eu saía, ficava difícil impedi-lo de me acompanhar. Nossa amizade durou muitos anos. Durante esse período, meu caráter e meu temperamento mudaram muito... E para pior. Fui ficando mais mal-humorado e irritado a cada dia, sem me importar com os sentimentos dos outros. Passei a ofender minha esposa e isso me causava um enorme sofrimento. Depois, parti para a violência não só contra ela, mas também contra os animais de estimação, os quais abandonei. Eu ainda sentia carinho por Plutão, o suficiente para não maltratá-lo. Mas o mesmo não acontecia em relação aos coelhos, ao macaquinho e até ao cachorro, quando por acaso ou por afeto passavam pela minha frente. O mal — também conhecido por “álcool” — foi crescendo e até Plutão, mais velho e mal-humorado, começou a sentir o efeito do meu temperamento.
Uma noite, ao chegar em casa completamente bêbado, achei que o bichano evitava minha presença. Ao agarrar o gato, ele ficou assustado e mordeu levemente a minha mão. Na mesma hora fiquei possuído. Eu não era a mesma pessoa. Minha alma parecia ter saído de meu corpo, que tremia cada fibra movida a gim. Tirei então um canivete do bolso e, segurando o gato preso pela garganta, arranquei um de seus olhos! Sinto o rosto queimar de vergonha por ter praticado essa atrocidade. [...]
POE, Edgar Allan. Contos de terror e mistério. Adaptação de Telma Guimarães. São Paulo: Editora do Brasil, 2010. p. 31-32.
Plutão, na mitologia romana, é o deus do mundo dos mortos (equivalente a Hades, na mitologia grega). A escolha desse nome, somada à simbologia supersticiosa do gato preto, contribui para a construção do clima de terror na narrativa.
O texto em análise é um conto de terror. Apresente três características que comprovem essa afirmativa.
O conto “O gato preto” enquadra-se no gênero narrativa de terror por provocar fortes sensações no leitor, por fazer uso do suspense, por apresentar um personagem cruel e desequilibrado.
Explique aos alunos que o texto se enquadra no gênero textual narrativa de terror, evidenciando algumas peculiaridades do gênero, como o suspense criado, a caracterização dos personagens e os fatos misteriosos.
Tendo em vista o que você aprendeu neste módulo, assinale a alternativa correta.
A figura do Drácula se diferencia dos vampiros de algumas narrativas modernas.
A obra Drácula é considerada uma narrativa de terror clássica, e nela há a imagem do vampiro romantizado, idealizado.
O personagem que impõe medo e repulsa é um elemento incomum nas narrativas de terror clássicas.
As histórias românticas de vampiros contemporâneos, como vimos em Drácula, idealizam a figura do vampiro.
Em Crepúsculo, a imagem do vampiro não atende às expectativas de seu público-alvo.
Drácula diferencia-se dos vampiros idealizados presentes em narrativas mais recentes, como Crepúsculo, pois impõe medo e repulsa.
Nesta atividade, você deverá reescrever o trecho a seguir. Sua tarefa consiste em tornar explícita a caracterização da “figura desconhecida”, a qual o narrador não conseguiu definir no trecho em questão. Você poderá decidir se o personagem é um homem ou uma mulher e quais traços são importantes na descrição.
Você produzirá, de forma coerente, um dos elementos mais importantes de uma narrativa de terror. Leia o texto com atenção e use sua criatividade.
De repente sentiu que se abria a porta. Olhou e viu entrar uma figura desconhecida, fantástica. Era mulher? Era homem? Não se distinguia. Tinha esse aspecto masculino e feminino a um tempo com que os pintores reproduzem as feições dos serafins. Vestia túnica de tecido alvo, coroava a fronte com rosas brancas e despedia dos olhos uma irradiação fantástica e impossível de descrever.
ASSIS, Machado de. O anjo das donzelas. In: CAVALCANTE, op. cit., p. 68.
De forma bastante irreverente, a tirinha acima traz Alfredo, o vampiro, correndo atrás de duas personagens em busca de sua principal fonte de alimentação, o sangue.
Observe o texto não verbal e analise a caracterização física de Alfredo.
● De que modo essa caracterização se relaciona à narrativa de terror?
Alfredo é pálido, tem orelhas e dentes pontudos e está vestido de preto, características que ligam o personagem ao estilo gótico, utilizado em muitas narrativas de terror.
Existem doenças na humanidade que, até os dias de hoje, não apresentam cura, como a aids e a paralisia infantil. Imagine que você é um cientista que, com seus colegas de profissão, pudesse encontrar a solução para uma patologia da sociedade. Entretanto, essa patologia não é causada por um vírus ou uma bactéria, mas sim pelo próprio indivíduo.
● Se você pudesse corrigir um defeito do ser humano em relação ao seu modo de pensar e agir, o que seria? Reflita e troque opiniões com os colegas.
Cultura brasileira
Você já se perguntou quais características culturais brasileiras seguem os princípios da civilização ocidental? Essa cultura também foi influenciada pelos povos indígenas e africanos, que contribuíram para a formação da nossa cultura popular, do nosso idioma, das manifestações artísticas, etc.
Ao refletir sobre a cultura brasileira, também é possível perceber que nosso país apresenta algumas diferenças regionais em relação a hábitos, vocabulário, culinária, entre outros aspectos.
● Você identifica alguma característica cultural típica da região em que vive? Procure observar se existem aspectos das culturas ocidental, africana, oriental, hindu ou islâmica que se destaquem.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas