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Questão 01 - Geografia - Módulo 3 - Regionalização do espaço mundial segundo grandes grupos culturais - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Com suas palavras, explique o que é o American way of life.  

Resposta:

O American way of life pode ser definido como o modelo de vida adotado nos Estados Unidos. Associado ao modelo capitalista e ao consumismo, esse estilo de vida foi se globalizando de forma mais intensa principalmente após o fim da Guerra Fria. O modo de se vestir, as músicas, os filmes, as séries, a culinária de fast-food e até mesmo a língua e a moeda estadunidenses se tornaram globais. Por isso, é possível estabelecer uma  relação entre o American way of lifee a homogeneização cultural. 

Questão 01 - Geografia - Módulo 1 - Revelando o espaço mundial a partir do olhar regional e territorial - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

O artista uruguaio Torres García se tornou conhecido mundialmente pela frase Nosso Norte é o Sul, claramente um jogo de palavras para expressar:



( a )

a distorção que existe no sistema de coordenadas geográficas, que representa os pontos cardeais de modo equivocado. 

( b )

que o foco de interesse dos países da América do Sul deveria ser a produção cultural e artística regional. 

( c )

seu contentamento com o fato de as influências culturais europeias e norte-americanas predominarem na América do Sul. 

( d )

seu interesse em mudar o sistema de localização geográfica. 

( e )

seu interesse em inverter o centro de referência cultural mundial.

Resposta:

A ideia subjacente à fala do artista remete à necessidade de estabelecer prioridades: Nosso Norte é o Sul indica que a direção a ser tomada pela América do Sul (estabelecida pelo “norte”) é o reconhecimento da produção artística e cultural regional e o fomento a ela.

Questão 01 - História - Módulo 7 - A França revolucionária - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Leia o trecho e, em seguida, faça o que se pede.

Avante, filhos da Pátria, O dia da Glória chegou. O estandarte ensaguentado da tirania Contra nós se levanta. Ouvis nos campos rugirem Esses ferozes soldados? Vês eles até nós Degolar nossos filhos, nossas mulheres. Às armas cidadãos! Formais vossos batalhões! Marchemos, marchemos! Nossa terra do sangue impuro se saciará! [...] 

A Marselhesa [La Marseillaise], composta por Claude Joseph Rouget de Lisle em 1792. Disponível em: . Acesso em: 13 ago. 2019.

O hino nacional tem a sua origem relacionada à Revolução Francesa. Ele foi criado como um canto revolucionário em meio ao processo de resistência popular em combate à Contrarrevolução externa.

● Na sua opinião, por que o artilheiro da seleção francesa, Benzema, mostrado na foto, não cantou o hino de seu país na Copa do Mundo de Futebol no Brasil, em 2014? De acordo com o exposto acima, reflita sobre o que significa o termo “sangue impuro” no hino francês, a questão da xenofobia e os tipos de ação que poderiam contribuir para combatê-la.

Glossário Xenofobia: preconceito com quem é estrangeiro em um país.

Resposta:

Na Copa do Mundo de Futebol de 2014, no Brasil, alguns jogadores da seleção francesa se recusaram a cantar o hino nacional da França, A Marselhesa, em protesto contra a xenofobia. Esse foi o caso de Benzema, o artilheiro da França na Copa. Benzema, filho de imigrantes argelinos, assim como outras personalidades francesas, critica A Marselhesa por causa de versos como “Às armas cidadãos! / Formai vossos batalhões! / Marchemos, marchemos! / Nossa terra do sangue impuro se saciará!”, que, além da apologia à violência, no contexto atual do país, acabam sendo interpretados como uma referência aos imigrantes e seus filhos.

Existe um movimento atual na França para que o hino nacional mude. A Marselhesa surgiu como um canto revolucionário num contexto de guerra, em 1792, quando batalhões franceses se mobilizavam contra exércitos estrangeiros para conter a Contrarrevolução. Assim, A Marselhesa não seria mais adequada às circunstâncias atuais do país, marcado pelo multiculturalismo e fora de um contexto revolucionário.

Questão 01 - História - Módulo 5 - Treze Colônias e um destino - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia o trecho a seguir.

Consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os homens são criados iguais, dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes estão a vida, a liberdade e a procura da felicidade. Que a fim de assegurar esses direitos, governos são instituídos entre os homens, derivando seus justos poderes do consentimento dos governados; que, sempre que qualquer forma de governo se torne destrutiva de tais fins, cabe ao povo o direito de alterá-la ou aboli-la e instituir novo governo, baseando-o em tais princípios e organizando-lhe os poderes pela forma que lhe pareça mais conveniente para realizar-lhe a segurança e a felicidade.

DECLARAÇÃO de Independência dos Estados Unidos da América (versão em português). Disponível em: . Acesso em: 6 ago. 2019.

Assinale a ideia central do trecho.



( a )

O governante é o principal responsável pela administração da nação e suas decisões devem ser inquestionáveis.

( b )

Os direitos naturais dos indivíduos devem estar sujeitos à ditadura da coletividade. 

( c )

Existe uma relação contratual entre governante e governados, sendo estes últimos os definidores das regras a serem seguidas pelo governante. 

( d )

Todos os homens brancos têm direito e deveres. 

( e )

Enquanto federação de estados, o poder central, sediado em Washington D.C., nunca deve ser questionado.

Resposta:

A questão aborda a relação contratual entre governantes e governados, que tem representantes em pensadores do século XVI, mas também encontra defensores entre os liberais que atuaram no processo de Independência dos Estados Unidos.

Questão 01 - História - Módulo 6 - A França pré-revolucionária - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Quais eram os grupos sociais mais insatisfeitos na época do Antigo Regime francês?

Resposta:

Os grupos sociais que compunham o Terceiro Estado, ou seja, burguesia, camponeses e trabalhadores urbanos.

Questão 01 - Geografia - Módulo 4 - Regionalização do espaço mundial segundo o desenvolvimento humano e econômico - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Brasil tem pequena melhora no IDH, mas segue estagnado no 79°- lugar em ranking global

[…] É o terceiro ano seguido que o país [Brasil] mantém a 79ª- posição no levantamento, que analisou 189 países. A situação é pior quando se fala, exclusivamente, de desigualdade […].

Neste ano [2018], o Brasil alcançou o IDH de 0,759, com uma pequena melhora em relação ao ano passado, de 0,001.

Na classificação da ONU, o Brasil segue no grupo dos que têm “alto” desenvolvimento humano. A escala classifica os países analisados com IDH “muito alto”, “alto”, “médio” e “baixo”.

Expectativa de vida, escolaridade e renda

A melhora no IDH brasileiro é percebida nos índices de saúde e renda. Já os números que dizem respeito à educação se mantiveram os mesmos. Desde 2015, o país está parado no levantamento que mede a expectativa dos anos de escolaridade dos cidadãos (15,4). A média de anos de estudo do brasileiro também é a mesma de 2016 (7,8).

Outro item analisado para o levantamento do IDH é a esperança de vida ao nascer. A expectativa de vida dos brasileiros passou de 75,5 anos, em 2016, para 75,7.

A renda nacional bruta (RNB), dimensionada em dólares, teve um salto de US$ 13 730 para US$ 13 755. O número, porém, ainda não alcançou o valor de 2015, quando a RNB era de US$ 14 350.

Desigualdades

[…] Quando esse índice é avaliado, o Brasil perde 17 posições no ranking mundial e despenca de 0,759 para 0,578 – este índice, por si só, colocaria o Brasil na categoria de “médio” desenvolvimento. […]

O Pnud estabelece um índice separado para três dimensões de desigualdade nos países. No caso do Brasil, o pior índice fica com a má distribuição de renda (0,471), seguida da desigualdade na educação (0,535) e na expectativa de vida (0,765). […]

Gênero

[…] O Índice de Desenvolvimento de Gênero, que traz os mesmos indicadores do IDH com separação por sexo em 164 países, mostra que as brasileiras estão melhores na maioria dos indicadores no que diz respeito à saúde e ao estudo. O grande gargalo, porém, é a renda nacional bruta per capita comparada à dos homens.

Apesar de as mulheres terem mais anos esperados de escolaridade (15,9 frente a 14,9 dos homens) e maior média de anos de estudo (8 anos contra 7,7 nos homens), a renda nacional bruta per capita da mulher é 42,7% menor que a do homem. Em dólares, este valor equivale a US$ 10 073 contra US$ 17 566 para os homens.

[…] O Índice de Desigualdade de Gênero, calculado em 160 países e focado na situação da mulher no país, mostra o Brasil na 94ª- posição. […]

Aqui, o Pnud destaca que as brasileiras ocupam 11,3% das cadeiras do Congresso Nacional. O resultado é o pior da América do Sul. Além disto, este indicador é ainda pior que o do país com o menor IDH do mundo, o Níger (17%).

CLAVERY, Elisa. Brasil tem pequena melhora no IDH, mas segue estagnado no 79°- lugar em ranking global. G1, 14 set. 2018. Disponível em: . Acesso em: 12 ago. 2019.

A reportagem mostra a situação brasileira em relação ao IDH e fornece dados do relatório divulgado em 2018. Com a ajuda de seus colegas, pense em ações que poderiam ser adotadas pelo governo brasileiro para melhorar a posição do país no ranking do IDH.

Questão 01 - Ciências - Módulo 1 - Sistema digestório - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Na natureza existem cerca de 20 aminoácidos, que são classificados, de acordo com a capacidade de produção do nosso organismo, em aminoácidos essenciais e aminoácidos não essenciais ou naturais. É correto afirmar que:



( a )

os aminoácidos essenciais e os aminoácidos não essenciais ou naturais são produzidos em grandes quantidades pelo nosso organismo. 

( b )

os aminoácidos essenciais e os aminoácidos não essenciais ou naturais são obtidos pelo nosso organismo apenas por meio da alimentação. 

( c )

os aminoácidos essenciais são obtidos por meio da alimentação. 

( d )

os aminoácidos não essenciais ou naturais devem ser ingeridos em pequena quantidade. 

( e )

os aminoácidos essenciais são produzidos pelo nosso organismo e os aminoácidos não essenciais ou naturais são obtidos pela alimentação.

Questão 01 - Ciências - Módulo 1 - Sistema digestório - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Quais nutrientes são fontes de energia para as células?

Resposta:

Os carboidratos e os lipídios.

Questão 01 - Ciências - Módulo 3 - Sistema cardiovascular - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

O sangue proveniente ___________________ entra no coração pelo átrio esquerdo e segue para o ventrículo esquerdo passando pela ___________________________. Em seguida, o ventrículo esquerdo bombeia o sangue ____________________________ para todas as partes do organismo.

Assinale a alternativa que completa corretamente a frase acima.



( a )

das pernas – valva atrioventricular esquerda – arterial. 

( b )

dos pulmões – valva atrioventricular direita – venoso. 

( c )

dos pulmões – valva atrioventricular esquerda – venoso. 

( d )

dos pulmões – valva atrioventricular esquerda – arterial. 

( e )

das pernas – valva atrioventricular direita – arterial.

Resposta:

O sangue proveniente dos pulmões entra no coração pelo átrio esquerdo, enquanto o sangue proveniente das demais partes do organismo entra pelo átrio direito. Assim, no lado direito do coração circula sangue venoso e, no esquerdo, sangue arterial. Entre os átrios e os ventrículos há valvas. No lado direito está a tricúspide, e, no esquerdo, a mitral, ou bicúspide.

Questão 01 - Ciências - Módulo 1 - Sistema digestório - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

A image m a seguir (Figura 21) representa uma parte do tubo digestório humano. Observe-a com atenção e responda à pergunta.

 

Qual é o tipo de nutriente digerido pela enzima produzida em I.

Resposta:

Proteína.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - Isso é muito divertido! - Exercício - Para começar - BY NC 3.0BR

Que tal retomar a imagem de abertura e descobrir de onde vem aquela árvore de dinheiro? Você já viu uma árvore de dinheiro? Será que isso existe? Para entender a imagem e conhecer a história por trás dela, vamos ler um texto sobre Pedro Malasartes, um dos mais conhecidos personagens de causos da nossa tradição.

Malandro, sábio e sedutor, Pedro Malasartes é um personagem famoso nos contos populares brasileiros. Chegou ao país na bagagem de histórias trazidas pelos povos da península Ibérica (Portugal e Espanha). “Malasartes” vem do espanhol malas artes (literalmente, “artes más”), que significa “travessuras” ou, no limite, “malandragens”.

De origem humilde, o astuto herói popular é cheio de artimanhas. Consegue enganar todos os que cruzam o seu caminho. Sempre leva a melhor diante dos poderosos, avarentos, orgulhosos ou vaidosos. Em alguns contos, Malasartes aparece como um herói humilde que faz justiça. Em outros, é só um malandro que tenta sobreviver. [...]

Pedro Malasartes. Disponível em: .Acesso em: 13 out. 2017.

GLOSSÁRIO

península Ibérica: área situada no sudoeste da Europa.

astuto: esperto; que sabe como agir para se beneficiar; que não se deixa enganar.

Agora que você conhece um pouco mais Pedro Malasartes, imagine como começa e como termina a história que você leu. Converse com o professor e os colegas. Se conhecer algum outro causo, conte para a turma.

Questão 01 - História - Módulo 3 - Muitos jeitos de festejar - Exercícios - Para começar - BY NC 3.0BR

Você conhece alguma festa regional importante no local onde mora?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 01 - História - Módulo 3 - Muitos jeitos de festejar - Exercícios - Para praticar: Vamos testar! - BY NC 3.0BR

As festas brasileiras são:



( a )

iguais em todas as cidades. 

( b )

sempre muito recentes. 

( c )

presentes em todas as cidades. 

( d )

originadas da cultura africana.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - Isso é muito divertido! - Exercícios - Para praticar: Vamos praticar a oralidade! - BY NC 3.0BR

Relato oral de causo

Quando falamos em oralidade, estamos nos referindo à língua falada, certo? Como aprendemos a falar muito antes de aprender a escrever, a oralidade se mostra, assim, muito mais fácil e natural do que a escrita.

A língua falada, no entanto, assim como a língua escrita, também tem suas características. E cada pessoa, ou grupo, apresenta particularidades quanto à forma de se expressar oralmente. Observe:

Quando nos comunicamos com outras pessoas de forma descontraída, costumamos usar uma linguagem mais informal, ou seja, sem nos preocuparmos em corrigir o que estamos falando.

Nessas conversas, é comum o uso de abreviações e gírias. Mas, quando a situação exige de nós uma linguagem mais formal (seja na fala, seja na escrita), devemos evitar palavras e expressões que não estejam de acordo com a norma-padrão.

Observe a cena e leia o balão de fala.

Você acha que a roupa do personagem com a prancha está adequada à situação? E a linguagem que ele usa?

Podemos dizer que nem uma nem outra.

Apesar de o personagem falar de acordo com a norma-padrão, seria comum que usasse gírias e expressões utilizadas com frequência em situações de linguagem oral. Veja um exemplo:

Como você pode ver, a linguagem sofre variações, dependendo de diversos fatores: o contexto em que é utilizada, a região, a idade do interlocutor, se é falada ou escrita, entre outros.

Assim, para compor o relato oral de causo, não se esqueça de adequar a linguagem a todos esses fatores.

Planejamento

Combine com o professor e com a turma um dia para que cada um traga de casa um exemplo de causo. No dia combinado, forme uma roda de relatos com os colegas e compartilhem os causos pesquisados.

Você deve obter seus causos entrevistando pessoas mais velhas e pedindo a elas que contem histórias de seu tempo, engraçadas ou misteriosas, que misturem fatos verídicos e muita fantasia. Não se esqueça de que essas pessoas devem ter presenciado os fatos ou, então, ter sabido deles por meio de conhecidos ou parentes.

Anote as histórias que você ouviu, escolha a que mais lhe agrada e prepare-se para contá-la aos colegas.

Como você já sabe, para fazer uma apresentação, é preciso estar bem preparado. Para que um causo seja bem contado, ele não pode ser lido. Mesmo assim, é bom escrevê-lo para não se esquecer de nenhum fato importante e para poder trabalhar bem todos os detalhes. Crie suspense, valorize o humor, o mistério ou o exagero. Desse modo, você provocará uma boa impressão em seus ouvintes e prenderá a atenção deles.

Questão 01 - Geografia - Módulo 1 - A paisagem - Exercícios - Para aprender: As paisagens mudam com o tempo - BY NC 3.0BR

Compare as fotografias e responda às questões.

a) Por que a usina hidrelétrica de Itaipu foi construída?

b) A construção da usina hidrelétrica de Itaipu modificou a paisagem? O que há de diferente?

c) Que danos a construção de uma usina hidrelétrica pode causar à natureza e às pessoas?

Resposta:

a) Para gerar energia elétrica.

b) Sim. Além da própria usina, a construção da barragem teve como consequência a formação de um lago.

c) Desaparecimento de alguns peixes, deslocamento de animais e pessoas que viviam no local, destruição da vegetação.

Questão 01 - Geografia - Módulo 2 - Regionalização do espaço natural - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Com base no conteúdo deste módulo e comparando os planisférios de densidade demográfica e de regionalização climática que foram apresentados, quais são as regiões climáticas de maior concentração populacional?  

Resposta:

Regiões de climas quentes e de temperados.

Questão 01 - Geografia - Módulo 1 - Revelando o espaço mundial a partir do olhar regional e territorial - Exercício - Gotas de saber - BY NC 3.0BR

Os setores da sociedade

As diversas organizações e instituições governamentais, empresariais ou sociais agem sobre o espaço geográfico, modificando-o diretamente, ou sobre a população que nele se encontra. Ao avaliarmos tais ações, podemos classificá-las em três setores de atuação:

a) O primeiro setor corresponde à atuação dos órgãos governamentais, sendo também denominado setor público. Geralmente, as empresas públicas atuam em setores voltados para o atendimento das necessidades da população (como educação, saúde e segurança pública) ou na implantação de infraestrutura produtiva (como a construção de estradas e a produção de energia).

b) O segundo setor é formado por empresas privadas que atuam em todos os tipos de atividade, sempre com fins lucrativos, ou seja, visando ganhos financeiros.

c) O terceiro setor é constituído de organizações privadas sem fins lucrativos. As empresas desse setor surgem, em geral, para promover ações em defesa de setores negligenciados pelo poder público e/ou por empresas privadas. O terceiro setor pode receber ajuda financeira, apoio profissional e doações de instituições governamentais, empresas privadas e pessoas em geral. Em alguns casos, essas organizações promovem campanhas de arrecadação de recursos em prol da proteção à natureza ou de ajuda humanitária.

Ao buscarmos informações sobre essas instituições na internet, verificamos que as do primeiro setor possuem endereço eletrônico terminado em .gov. Os websites designados como .com representam empresas do segundo setor. Já as instituições designadas como .org correspondem ao terceiro setor.

Os logotipos e os sites a seguir se referem a importantes instituições do terceiro setor.

● Procure saber mais sobre essas instituições e indique qual delas mais chama sua atenção. Talvez você se interesse em fazer parte de alguma delas.

Questão 01 - História - Módulo 6 - A França pré-revolucionária - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

A crise agrícola e, consequentemente, a falta de alimentos, às vésperas da Revolução Francesa de 1789, desencadeou uma crise econômica e social, tendo como desdobramentos:



( a )

A diminuição dos impostos dos camponeses, como prova do esforço do Estado na criação de medidas que pudessem minimizar os impactos negativos sobre os menos favorecidos. 

( b )

A renúncia de Luís XVI, diante de sua incapacidade de criar medidas eficazes para solucionar os problemas. 

( c )

O aumento do custo de vida, da miséria e da agitação popular, no campo e nas cidades. 

( d )

A criação pelo Estado de uma lei que determinava o tabelamento dos preços dos alimentos. 

( e )

A diminuição da exploração dos camponeses, que, em um contexto de fome e miséria, receberam um pedaço de terra por parte dos nobres adeptos ao Iluminismo.

Resposta:

A alternativa correta indica o aumento no custo de vida como consequência da crise de abastecimento que, devido à miséria e à agitação popular no campo e nas cidades, culminou durante a Revolução Francesa.

Questão 01 - História - Módulo 6 - A França pré-revolucionária - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Observe a charge, leia o texto e responda à questão.

Em 2013, o aumento da passagem de ônibus em 20 centavos, em São Paulo, foi o estopim para uma série de manifestações populares por todo o Brasil. As pessoas expressavam sua insatisfação dizendo “Não é só pelos vinte centavos”. A charge ironiza e faz referência à famosa frase atribuída à rainha Maria Antonieta – “Se não têm pão, que comam brioches” –, símbolo do descaso real em relação às condições precárias da população às vésperas da Revolução Francesa. Assim como no Brasil, em que o aumento do preço da passagem não era o único motivo da insatisfação e da revolta contra o governo, na França, a falta do pão e a fome não foram os únicos motivos para a derrubada do absolutismo francês.

Explique o contexto francês que resultou na crise de abastecimento no final do século XVIII.

Resposta:

O contexto era de condições climáticas desfavoráveis, resultando em más colheitas e, consequentemente, em uma crise agrícola.

Questão 01 - Geografia - Módulo 4 - Regionalização do espaço mundial segundo o desenvolvimento humano e econômico - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Explique o que é IDH.

Resposta:

O IDH é um índice que calcula o nível de desenvolvimento humano de uma população. O objetivo do IDH é mostrar que o desenvolvimento de uma sociedade não está associado unicamente ao tamanho da produção econômica, mas também a outros fatores, como saúde e educação.

Questão 01 - Geografia - Módulo 4 - Regionalização do espaço mundial segundo o desenvolvimento humano e econômico - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Observe a imagem a seguir.

A imagem faz referência ao seguinte indicador de desenvolvimento:



( a )

Produto Interno Bruto (PIB)

( b )

Índice de Felicidade Interna Bruta (FIB).

( c )

Taxa de mortalidade infantil.

( d )

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

( e )

Taxa de fome e subnutrição.

Resposta:

Os três setores abordados para o cálculo do IDH são educação, saúde e renda, expressos na imagem como o lápis, o frasco de remédio, o garfo e a moeda.

Questão 01 - Matemática - Módulo 7 - Fatoração - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

 Efetuando a fatoração completa de x4y4 - x4 - y4 + 1, encontramos:



( a )

(x2 + 1)(x + 1)(x - 1)(y2 + 1)(y + 1)(y - 1)

( b )

(x + 1)2 (x - 1)(y2 + 1)(y + 1)(y - 1)

( c )

(x2 + 1)(x + 1)(x - 1)(y + 1)2 (y - 1)

( d )

(x2 + 1)(x + 1)2 (y2 + 1)(y + 1)2

( e )

(x2 + 1)(x - 1)(y2 + 1)(y - 1)

Resposta:

x4y4 - x4 - y4 + 1 = x4(y4 - 1) - y4 + 1 = (x4 - 1)(y4 - 1) = (x2 + 1)(x2 - 1)(y2 + 1)(y2 - 1) = (x2 + 1)(x + 1)(x - 1)(y2 + 1)(y + 1)(y - 1)

Questão 01 - Ciências - Módulo 1 - Sistema digestório - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir.

Gordofobia: por que esse preconceito é mais grave do que você pensa

[...]

Estudos indicam que, apesar dos esforços de conscientização, atitudes preconceituosas explícitas contra gordos aumentaram consideravelmente entre 2001 e 2010. Ainda é mais comum, no entanto, que o preconceito apareça travestido de elogio ou preocupação. Frases como “você tem o rosto tão bonito, por que não emagrece?”, “nossa, eu que sou mais magra que você não tenho coragem de usar biquíni” ou “seu marido é tão magro e você é tão gorda, dá certo?” são ouvidas por mulheres [...]. Elas são reflexo da chamada gordofobia, o preconceito ou intolerância contra pessoas gordas [Figura 20]. Enquanto injúria racial e violência contra a mulher são consideradas crime no Brasil, o preconceito com pessoas gordas não apenas passa batido como é até encorajado por órgãos de saúde pública e campanhas de publicidade, especialmente durante o verão, quando os corpos estão mais à mostra. Mas por que, afinal, há tamanha intolerância com o corpo gordo?

[...]

Muitos dos mitos relacionados com o peso têm a ver com a ideia de que a obesidade é controlável — portanto, representa negligência. Mas o excesso de peso não é necessariamente resultado de comer demais. Vários outros fatores podem contribuir, como falta de sono, condições socioeconômicas, medicamentos, desequilíbrio hormonal, genética, problemas de saúde mental e até mesmo a poluição do ar. [...]

Outro mito comum é a noção de que pessoas gordas não são saudáveis apenas por serem gordas. Hoje, a obesidade é identificada com o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), um número obtido por meio da relação entre altura e peso.

[...]

Estudo recente encabeçado por psicólogos da Universidade de Los Angeles (Ucla) apontou que usar o IMC para determinar índice de saúde levou à classificação incorreta de 54 milhões de americanos saudáveis como “doentes”.

[...]

O problema é que o IMC não traz dados sobre hábitos saudáveis, hormônios, taxas de colesterol e triglicerídeos, além de outros fatores que são detectados por meio de exames laboratoriais e dizem muito mais respeito à saúde de alguém do que o tamanho de um corpo.

[...]

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2015 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma a cada cinco meninas brasileiras com idade entre 13 e 15 anos se acha gorda ou muito gorda. Entre as entrevistadas, apesar de 21,8% se considerarem gordas ou muito gordas, o desejo de perder peso atinge 30,3% delas. É uma ansiedade generalizada, que pode vitimar jovens que levam padrões de beleza a sério demais.

[...]

LOUREIRO, Gabriela. Revista Galileu. Disponível em: . Acesso em: 25 jul. 2019.

Segundo o texto, muitas pessoas sofrem preconceito por não se enquadrarem no padrão estético definido como “normal” pela sociedade. Como consequência, o número de jovens com transtornos alimentares e depressão cresce a cada ano. Pensando nisso, converse com o professor e os colegas: O combate à gordofobia está previsto na legislação brasileira? Que medidas individuais e coletivas podem ser adotadas para enfrentá-la?

Resposta:

Professor, caso julgue pertinente, utilize esse texto para a roda de conversa proposta anteriormente. Converse com os alunos sobre a importância de uma alimentação saudável combinada com a prática de atividades físicas, enfatizando que aspectos relacionados à saúde nem sempre têm associação com a massa corpórea. Reforce que, embora a legislação brasileira ainda não preveja punições para a gordofobia, qualquer tipo de preconceito deve ser combatido por meio de medidas individuais e coletivas.

Questão 01 - Ciências - Módulo 2 - Sistema respiratório - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

O ar pode entrar em nosso organismo pelo nariz ou pela boca, mas é preferível respirar pelo nariz. Por quê?

Resposta:

Ao passar pelo nariz, o ar é filtrado, aquecido e umedecido. O interior das cavidades nasais é revestido por um tecido chamado mucosa nasal, que apresenta pelos e produz uma secreção viscosa chamada muco. Os pelos e o muco retêm partículas, como poeira e outras impurezas presentes no ar, evitando que sigam pelas vias respiratórias. Assim, devemos respirar, preferencialmente, pelo nariz.

Questão 01 - Ciências - Módulo 3 - Sistema cardiovascular - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Diferencie, funcionalmente, artérias, veias e capilares sanguíneos.

Resposta:

As artérias transportam o sangue do coração para outros órgãos. As veias carregam o sangue de volta para o coração. Os capilares realizam as trocas entre o sangue e os tecidos.

Questão 01 - Matemática - Módulo 3 - Subtração - Exercícios - Para aprender: Problemas de subtração (com recurso) com números até 9 999 - BY NC 3.0BR

Vamos calcular a subtração 2 234 - 1 127 usando o material dourado. Para isso, observe a representação do número 2 234 e faça o que se pede em cada item.

a) O que é preciso fazer para retirar 1 127 do número 2 234 representado acima? Justifique sua resposta.

b) Agora, observe esta outra representação do número 2 234 e dela retire 1 127, fazendo X nas peças que indicam a quantidade que deve ser retirada.

c) Com base na representação do item anterior, em que 1 barra foi trocada por 10 cubinhos, responda:

• Quantos cubinhos ficaram após a troca?

• Quantas barras ficaram após a troca?

d) Agora, calcule a subtração que representa o que você fez no item b.

Resposta:

a) Resposta esperada: é preciso trocar 1 barra por 10 cubinhos. Justificativa esperada: porque não há cubinhos suficientes para realizar a subtração das unidades.

b) 

c) • 14 cubinhos.

• 2 barras.

d)

Questão 01 - História - Módulo 3 - Muitos jeitos de festejar - Exercícios (pg. 38 - 39) - BY NC 3.0BR

O Carnaval é celebrado de diferentes maneiras no Brasil. Cada região tem seus costumes próprios. Converse com os colegas sobre as seguintes questões:

a) Como o Carnaval é celebrado na sua cidade?

b) Você participa dessa celebração? Como?

c) Você já visitou outra cidade durante o Carnaval? Como essa festa foi celebrada nesse local?

Resposta:

Respostas pessoais.

Questão 01 - Matemática - Módulo 3 - Subtração - Exercícios - Para aprender: Subtração na reta numérica - BY NC 3.0BR

Veja como Lucas calculou 100 - 10 usando a reta numérica.

Complete: 100 - 10 = _____

Faça como Lucas e calcule as subtrações usando a reta numérica.

Resposta:

100 - 10 = 90

Questão 01 - Matemática - Módulo 4 - Dinheiro, localização e deslocamentos - Exercícios - Para aprender: Trajetos (ou caminhos) - BY NC 3.0BR

Ana está na porta da casa dela, saindo para ir à escola. Ela vai passar na lanchonete Alimentação Saudável para comprar um lanche natural. Observe a malha quadriculada a seguir.

a) Pinte 3 trajetos (caminhos) que Ana pode fazer para ir da casa dela até a escola, passando obrigatoriamente pela lanchonete. Pinte cada trajeto com uma cor diferente.

b) Qual dos trajetos (caminhos) que você coloriu é o mais curto?

c) Será que o trajeto (caminho) que você respondeu no item anterior é realmente o caminho mais curto? Compare com as respostas de seus colegas e veja se há algum caminho mais curto do que o que você fez.

d) Agora que você já sabe qual é o trajeto mais curto, indique a seguir a descrição desse trajeto.

Resposta:

 

a)

c) Resposta pessoal.

d) Trajeto mais curto: B5, B6, B7, C7, D7, E7, F7, G7, H7, H8, I8, J8 e K8.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 6 - Meu mundo não é o limite - Exercício - Para começar - BY NC 3.0BR

Atualmente, com o avanço da tecnologia, os meios de comunicação inovam a cada dia, tornando muito mais rápida a troca de mensagens entre as pessoas. Você costuma trocar mensagens com seus amigos? Como? A tecnologia faz parte da sua vida?

Até recentemente, o meio de comunicação mais usado para a troca de mensagens era o telefone fixo, pois essa era uma das formas mais rápidas de as pessoas entrarem em contato umas com as outras, já que cartas, ou mesmo telegramas, eram relativamente demorados. Hoje, o telefone ainda é o meio de comunicação mais usado, mas em sua versão do século XXI, os chamados smartphones, telefones celulares que, entre outros recursos, permitem acesso à internet e proporcionam não só a comunicação por voz, mas também por meio de imagens!

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas