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Questão 01 - Matemática - Capítulo 9 - Algoritmo da multiplicação - Atividade 3 - BY NC 3.0BR

Vamos resolver algumas multiplicações utilizando o algoritmo.

Use seu caderno para as multiplicações a seguir.

a) 3 X 30 =

b) 7 X 212 =

c) 3 X 130 =

d) 6 X 103 =

e) 8 x 250 =

f) 5 X 260 =

g) 5 X 136 =

h) 3 X 426 =

i) 8 X 348 =

j) 9 X 75 =

k) 4 X 1036 =

l) 5 X 156 =

Resposta:

a) 90

b) 1 484

c) 390

d) 618

e) 2 000

f) 1 300

g) 680

h) 1 278

i) 2 784

j) 675

k) 4 144

l) 780

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - A morada das palavras - Atividade - Ortografar - BY NC 3.0BR

Observe as palavras:

Agora complete a regra:

a) A letra c tem o mesmo som que na palavra seguir quando vem antes de ______ ou . Tem o mesmo som que na palavra capturar quando ocorre diante de ______ , ______ , e ______ .

b) Que letras usamos para representar o som /k/ antes das vogais e ou i? Dê exemplo de quatro palavras com essas letras.

Resposta:

a) A letra c tem o mesmo som que na palavra seguir quando vem antes de e ou i. Tem o mesmo som que na palavra capturar quando ocorre diante de a, o e u.

b) As letras qu. Exemplos possíveis: querer, moleque, aquilo, quinze.

Questão 01 - Geografia - Módulo 1 - Meu Brasil brasileiro - Atividade 1 - BY NC 3.0BR

Destaque o mapa do Brasil do anexo 1 e faça o que se pede.

Dê um título adequado a esse mapa.

Resposta:

Brasil Político.

Questão 01 - Geografia - Módulo 1 - Meu Brasil brasileiro - Atividade 2 - BY NC 3.0BR

Observe as fronteiras brasileiras no mapa a seguir.

Leia as frases e marque com um C as afirmativas que apresentam informações corretas e com um I as que apresentam informações incorretas.

(  ) O Uruguai faz fronteira com o Brasil, com a Argentina e com a Bolívia.

(  ) O Brasil está localizado inteiramente na América do Sul.

(  ) Todos os países da América do Sul fazem fronteira com o Brasil.

(  ) A Venezuela faz parte da América do Sul e faz fronteira com o Brasil, com a Colômbia e com a Guiana.

(  ) O Chile não faz parte da América do Sul.

Resposta:

(I) O Uruguai faz fronteira com o Brasil, com a Argentina e com a Bolívia.

(C) O Brasil está localizado inteiramente na América do Sul.

(I) Todos os países da América do Sul fazem fronteira com o Brasil.

(C) A Venezuela faz parte da América do Sul e faz fronteira com o Brasil, com a Colômbia e com a Guiana.

(I) O Chile não faz parte da América do Sul.

Questão 01 - Matemática - Módulo 3 - O ábaco: a primeira máquina de calcular - Atividade 1 - BY NC 3.0BR

Vamos usar o ábaco para realizar adições com a ideia de acrescentar duas quantidades.

Exemplo: 1 314 + 1 706

Coloque no ábaco a 1a parcela e depois acrescente a 2a parcela (uma ordem de cada vez, da direita para a esquerda). Faça os agrupamentos de 10 em 10 e realize as trocas. Depois basta verificar quantas unidades há em cada ordem e obterá a soma da adição.

Questão 01 - Matemática - Módulo 3 - O ábaco: a primeira máquina de calcular - Atividade - Resolvendo problemas 1 - BY NC 3.0BR

Observe os momentos do jogo "Nunca 10" e responda às questões.

a) Qual é o maior número de peças que pode permanecer em cada pino do ábaco? Por quê? 

b) No total, quantas peças verdes foram necessárias para se chegar ao registro do 2º momento?

c) No total, quantas peças verdes foram trocadas para se chegar ao registro do 3º momento?

Resposta:

a) Em cada pino, o maior número de peças é 9, pois 10 peças são agrupadas e trocadas por 1 peça do pino imediatamente à esquerda.

b) Nesse caso, a peça verde está na terceira ordem, ela representa grupos de 1, ou seja: 1 peça vermelha corresponde a 10 peças verdes; 1 peça amarela corresponde a 10 peças vermelhas, ou ainda a 10 x 10 peças verdes.

Resposta: Foram necessárias 512 peças verdes.

2 peças verdes 1 peça vermelha = 1 x 10 = 10 peças verdes 5 peças amarelas = 50 peças vermelhas (5 x 10) = 500 peças verdes (5 x 10 x 10)

c) Foram trocadas 1 254 peças verdes.

1 peça azul: 1 x 10 x 10 x 10 = 1 000 2 peças amarelas: 2 x 10 x 10 = 200 5 peças vermelhas: 5 x 10 = 50

Assim: 1 000 + 200 + 50 = 1 250 que, acrescidas das 4 peças verdes, totalizam 1 254. Portanto, havia um total de 1 254 peças verdes.

Questão 01 - História - Capítulo 3 - O desenvolvimento do comércio e da navegação - Atividade 1 - BY NC 3.0BR

Encontre no caça-palavras as mercadorias que os portugueses buscavam no Oriente.

Resposta:

Questão 01 - Matemática - Módulo 2 - Sistemas de numeração egípcio; romano e indo-arábico - Atividade - Em casa - BY NC 3.0BR

Complete o quadro com a escrita dos números de 11 a 15.

Resposta:

Questão 01 - Matemática - Módulo 2 - Sistemas de numeração egípcio; romano e indo-arábico - Atividade - BY NC 3.0BR

Complete o quadro com a escrita dos números de 1 a 10.

Resposta:

Questão 01 - História - Capítulo 2 - Os primeiros moradores das terras que hoje chamamos Brasil - Atividade 3 - BY NC 3.0BR

Procure nos textos do mapa-múndi as características dos povos apresentados. Em seguida, anote as informações solicitadas.

Europeus.

a) Organização da sociedade e do governo:

b) Nômades/sedentários:

c) Escrita:

d) Comércio: 

Resposta:

a) Eram governados por reis; tinham uma sociedade formada por nobres, militares, comerciantes, religiosos, camponeses, entre outros.

b) Eram sedentários.

c) Já conheciam e utilizavam a escrita.

d) Praticavam o comércio.

Questão 01 - Matemática - Módulo 5 - Simetrias - Atividade 4 - BY NC 3.0BR

Construa duas frisas usando movimentos de translação na vertical. Faça duas translações das figuras dadas como padrão.

Resposta:

Questão 01 - Geografia - Capítulo 1 - O município onde eu moro - Atividade 3 - BY NC 3.0BR

Observe as imagens abaixo. Depois escreva, nos espaços indicados, uma legenda para cada foto.

Resposta:

Legenda 1: Paisagem rural com pasto, rio e plantações.

Legenda 2: Paisagem urbana com ruas pavimentadas, trânsito de carros e pessoas, edifícios e atividade comercial.

Legenda 3: Atividade agrícola desenvolvida na zona rural.

Legenda 4: Trabalho em escritório, atividade desenvolvida na zona urbana.

Questão 01 - Matemática - Módulo 4 - Um novo algoritmo da subtração - Atividade 1 - BY NC 3.0BR

Resolva o problema consultando a tabela de alimentos. Utilize o algoritmo da subtração e registre-o.

No café da manhã, Karina tomou um pote de iogurte com frutas de 130 g. Quantos miligramas ainda faltam para Karina atingir o mínimo de cálcio a ser ingerido diariamente?

Resposta:

Um pote de iogurte desnatado tem 130 mg de cálcio e a quantidade diária necessária é de 1 000 mg; portanto, 1 000 - 130 = 870.

Resposta: Faltam 870 mg de cálcio para Karina ingerir.

Questão 01 - Matemática - Módulo 4 - Um novo algoritmo da subtração - Atividade 3 - BY NC 3.0BR

Use o algoritmo com a propriedade da compensação para resolver as subtrações.

a) 175 - 76

b) 501 - 345

c) 1 005 - 786

d) 22 660 - 8 745

Resposta:

a) 175 - 76 = 99

b) 501 - 345 = 156

c) 1005 - 786 = 219

d) 22 660 - 8 745 = 13 915

Questão 01 - Geografia - Capítulo 1 - O município onde eu moro - Atividade 2 - BY NC 3.0BR

Analise as imagens 1 e 2.

a) O que você observa de diferente entre as imagens 1 e 2?

b) O que provocou as mudanças observadas na imagem 2?

Resposta:

a) A imagem 1 mostra uma paisagem rural onde predominam os elementos naturais. A imagem 2 revela uma paisagem rural transformada, onde se observam moradia e campos de cultivo.

b) O crescimento da população e a necessidade de produzir mais alimentos e matérias-primas zeram com que a sociedade, por meio do trabalho, transformasse as paisagens rurais em campos de cultivo e pastagens.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - A morada das palavras - Atividade - Entender o texto - BY NC 3.0BR

Livro do século 19 – ou melhor, o verdadeiro cavaleiro da aventura das palavras – conta como anda a sua vida na estante

Pensa que é chata a vida de um dicionário? No livro O cavaleiro das palavras, escrito por Luiz Antonio Aguiar, é um dicionário que veio de Portugal para o Brasil o narrador de uma aventura pelas palavras. Em terras brasileiras, ele vive peripécias até chegar nas mãos de alguém que valoriza encontrar a palavra certa para expressar uma ideia ou um sentimento. A seguir, ele conta como é sua vida na prateleira. Ah, e se você não entender uma ou outra palavra que esse velho dicionário fala, procure o significado em algum outro que tiver em casa.

Folhinha — Como é a sua vidinha na prateleira?

Dicionário — Ah, menina, é de dar sono. Tenho para mim que livro só tem sentido se é aberto. Eu, então, um dicionário, o que faço de minhas tantas palavras se ninguém as consulta? Entrementes, quando os dedinhos de alguém tocam na minha lombada, eu me arrepio todo.

Folhinha — E quando a vida de um dicionário fica emocionante?

Dicionário — É quando alguém captura uma palavra de minhas páginas e a encaixa, como se fosse uma gema mágica, no seu engaste encantado. Daí se faz joia, ou seja, se completa a frase.

Folhinha — Acha certo ser chamado de “pai dos burros”?

Dicionário — Jamais! Sou o grande cavaleiro da aventura das palavras. Toda a imaginação humana está em meus verbetes.

Folhinha — O que espera de quem consulta seus verbetes?

Dicionário — Que ele fique bem servido e saciado. Nada como a palavra que é justamente a palavra de que se precisava. Nem mais nem menos. Daí, quando ele me agradece, digo: “Disponha, meu caro. Volte sempre”.

Folhinha — Quais são as palavras mais estranhas de suas páginas?

Dicionário — Palavras invisíveis, que o leitor não sabe se existem ou não. Ou palavras das quais a pessoa só tinha uma vaga ideia – essas são palavras bolhas de sabão. Ocas, leves e voadoras.

Folhinha — E a predileta?

Dicionário — “Verossimilhança”, que quer dizer uma coisa que é quase verdade e que é quase mentira. Todas as histórias que já inventaram só existem por causa da mágica que essa palavra mostra que existe no mundo (e dentro da gente).

Com a palavra, o Dicionário. Gabriela Romeu. Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2015. Adaptado.

Cavaleiro: na Idade Média, nobre que se deslocava a cavalo para servir ao rei e que, nas novelas de cavalaria, ganhou fama de corajoso e leal. Peripécias: acontecimentos inesperados. Entrementes: entretanto, no entanto. Lombada: a parte do livro, em sentido vertical, em que aparece o título da obra. Captura: prende, pega. Engaste: parte da joia em que se prende a pedra. Saciado: satisfeito.

De acordo com a jornalista Gabriela Romeu, o que o dicionário conta na entrevista dada à Folhinha?

Resposta:

O dicionário conta como é sua vida na estante.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Capítulo 3 - O Monotauro em uma história brasileira - Atividade - Ortografar - BY NC 3.0BR

Leia, no quadro a seguir, algumas palavras escritas com x.

Agora, agrupe as palavras do quadro de acordo com o som da letra x.

Resposta:

Questão 01 - Geografia - Módulo 1 - Meu Brasil brasileiro - Atividade 4 - BY NC 3.0BR

Volte na imagem acima.

a) Passe o lápis vermelho sobre a linha do meridiano de Greenwich.

b) Nomeie os hemisférios Ocidental e Oriental.

Resposta:

Questão 01 - História - Capítulo 3 - O desenvolvimento do comércio e da navegação - Atividade 2 - BY NC 3.0BR

Navegações para a América

Como vimos, desde o início do século XV, os portugueses tentavam encontrar um caminho para as Índias. Por volta de 1483, eles já tinham certeza de que contornar a África era possível para chegar ao seu destino. Diante disso, investiram esforços e economias para realizar essas viagens.

Nessa mesma época, Cristóvão Colombo, um navegador nascido na cidade italiana de Gênova, foi ao encontro do então rei de Portugal, D. João II, a fim de lhe fazer uma nova proposta. Colombo ofereceu seus serviços para comandar uma viagem marítima até as Índias, navegando pelo Ocidente.

Mas o rei, baseado em estudos desenvolvidos por seus navegadores, não aceitou a oferta com o argumento de que o caminho pela costa da África era mais curto.

Anos depois, Colombo foi para a Espanha, ao encontro dos reis daquele país, e fez a mesma proposta. Diferentemente de D. João II, os reis espanhóis Fernando e Isabel aceitaram.

Assim, em 1492, Colombo saiu em sua primeira viagem financiada pelos espanhóis. Reuniu embarcações, equipamentos, mapas e homens e partiu para as Índias, navegando em direção ao Ocidente. Porém, ele não chegou às Índias, mas sim às Antilhas, um conjunto de ilhas próximas ao atual continente americano. Observe sua localização na ilustração do mapa abaixo.

Como era de costume na época, as viagens eram registradas em documentos oficiais e as terras encontradas, embora já estivessem povoadas, foram consideradas propriedade do reino espanhol – patrocinador da viagem de Colombo.

Quando o rei de Portugal ficou sabendo disso, afirmou que aquelas terras já pertenciam ao seu país devido a um acordo firmado anteriormente com a Espanha. E, para que não houvesse uma guerra pelas ilhas descobertas e pelas terras que ainda se poderiam descobrir, os dois países entraram em negociações e estabeleceram o Tratado de Tordesilhas em 1494.

Acompanhe o processo de negociação:

A proposta, aprovada por ambos os reinos, foi a de dividir o mundo em duas áreas de conquistas, demarcadas por uma linha imaginária. Contudo, Portugal e Espanha passaram a discordar logo no início das negociações.

Para os espanhóis essa linha divisória deveria passar a 100 léguas (aproximadamente 500 km) das ilhas de Cabo Verde. Tudo o que fosse encontrado na parte oriental desta pertenceria a Portugal, e tudo o que estivesse na parte ocidental, à Espanha.

Pela proposta dos portugueses, o mundo poderia ser dividido em duas áreas de conquista por uma linha imaginária, passando a 370 léguas (aproximadamente 1 900 km) das ilhas de Cabo Verde. Tudo o que fosse encontrado na parte oriental dessa linha pertenceria a Portugal, e tudo o que estivesse na parte ocidental, à Espanha.

Depois de muitas discussões, venceu a proposta de Portugal, que ficou registrada no Tratado de Tordesilhas. Muitos historiadores afirmam que a proposta dos portugueses baseou-se no fato de eles já saberem da existência de terras no continente americano.

Em 1494, Colombo finalmente chegou ao continente americano, e tomou posse das terras que encontrou, em nome do reino da Espanha. Depois disso, outros espanhóis conquistaram mais terras, inclusive aquelas ocupadas pelos incas, pelos astecas e pelos maias.

 

A chegada dos portugueses ao Brasil

Acompanhando o ritmo de conquistas da época, nos primeiros meses de 1500, os portugueses prepararam a maior expedição já enviada ao Atlântico. Comandada por Pedro Álvares Cabral, essa viagem tinha como objetivo buscar mercadorias nas Índias, seguindo a rota já desenhada por Vasco da Gama. Porém, os treze navios desviaram-se da rota original e, assim como fizera Colombo, navegaram até o continente americano.

Em 22 de abril de 1500, a frota de Cabral chegou ao litoral da terra que futuramente se chamaria Brasil.

Os portugueses comunicaram-se com a população nativa que encontraram e fizeram um breve reconhecimento das terras. Uma das naus retornou a Portugal para dar notícias ao rei e revelar aos europeus a nova "descoberta".

Muitos anos depois, as terras que os portugueses disseram ter descoberto receberam o nome de Brasil.

Organize, na linha do tempo a seguir, o que você aprendeu até agora sobre a história das navegações para a América. Para isso, você deverá:

Recortar as imagens do anexo;

Resposta:

1483: Imagem a ser colada: Ilustração do encontro de Colombo com o rei de Portugal. Ele mostra um mapa para o rei indicando a rota marítima de Portugal em direção ao Ocidente.

Texto: Os portugueses já sabiam que pela costa do continente africano era possível chegar às Índias; Colombo propôs uma nova rota marítima para a coroa portuguesa.

1492: Imagem a ser colada: Ilustração de naus espanholas, com o comando de Colombo, entre Espanha e Antilhas. Texto: Colombo chegou às Antilhas, patrocinado pelo governo espanhol.

1494: Imagem a ser colada: Ilustração de embarcações espanholas, também lideradas por Colombo, chegando à América.

Texto: Colombo chegou ao continente americano; foi assinado o Tratado de Tordesilhas entre Portugal e Espanha.

1500: Imagem a ser colada: Ilustração das embarcações portuguesas, lideradas por Cabral, entre Portugal e América, em direção ao Brasil e em direção às Índias Orientais.

Texto: Cabral, em nome da Coroa portuguesa, chega à América e conquista as terras que se tornarão o Brasil.

Questão 01 - História - Capítulo 3 - O desenvolvimento do comércio e da navegação - Atividade - BY NC 3.0BR

Pindorama

Pindorama, Pindorama É o Brasil antes de Cabral Pindorama, Pindorama É tão longe de Portugal Fica além, muito além Do encontro do mar com o céu Fica além, muito além Dos domínios de Dom Manuel

Vera Cruz, Vera Cruz Quem achou foi Portugal Vera Cruz, Vera Cruz Atrás do Monte Pascoal Bem ali, Cabral viu Dia 22 de abril Não só viu, descobriu Toda terra do Brasil

Pindorama, Pindorama

Mas os índios já estavam aqui Pindorama, Pindorama Já falavam tudo em tupi Só depois vêm vocês Que falavam tudo em português Só depois com vocês Nossa vida mudou de uma vez

Pero Vaz, Pero Vaz Disse em uma carta ao rei Que no altar, sob a cruz Rezou missa o nosso frei Mas depois, seu Cabral Foi saindo devagar Do país tropical Para as Índias encontrar

Para as Índias, para as Índias Mas as índias já estavam aqui Avisamos: "olha as índias!" Mas Cabral não entende tupi Se mandou para o mar Ver as índias em outro lugar Deu chabu, deu azar Muitas naus não puderam voltar

Mas enfim, desconfio Não foi nada ocasional Que Cabral, num desvio Viu a terra e disse: Uau! Não foi não, foi envio Foi um plano imperial Pra aportar seu navio Num país monumental

A Álvares Cabral A El-Rei Dom Manuel Ao índio do Brasil E ainda quem me ouviu Vou dizer, descobri O Brasil tá inteirinho na voz Quem quiser vem ouvir Pindorama tá dentro de nós

A Álvares Cabral A El-Rei Dom Manuel Ao índio do Brasil E ainda quem me ouviu Vou dizer, vem ouvir É um país muito sutil Quem quiser descobrir Só depois do ano 2000

Pindorama. Sandra Peres e Luiz Tatit. Palavra Cantada - Canções Curiosas (CD). São Paulo: MCD, 2004.

Tupi: língua falada pelo povo indígena que habita o norte e o centro do Brasil, do rio Amazonas até o litoral, pertencente à família tupi-guarani. Chabu: gíria que indica falha; quando algo n‹o funciona conforme o previsto. Nau: embarcação; como eram chamados, no século XV, os navios de grande porte. Ocasional: que acontece por acaso. El-Rei: o rei. Pindorama ou pindó-rama ou pindó-retama, segundo os Tupi-Guarani, quer dizer região das palmeiras.

Qual é o acontecimento histórico apresentado pela letra da canção?

Resposta:

A chegada dos portugueses à Pindorama ou às terras que hoje chamamos de Brasil.

Questão 01 - Matemática - Módulo 3 - O ábaco: a primeira máquina de calcular - Atividade - Resolvendo problemas 2 - BY NC 3.0BR

Você vai resolver alguns problemas que envolvem situações do jogo “Nunca 10 ao contrário”.

Observe o registro no ábaco de um dos momentos do jogo “Nunca 10 ao contrário” do grupo de Angélica e Júlio.

a) É a vez de Júlio jogar. Ele tirou 11 pontos na soma dos dados. Registre como ficou o ábaco após a jogada dele.

b) Júlio passou o ábaco para Angélica. Ela tirou 9 pontos na soma dos dados. Registre como ficou o ábaco após a jogada dela.

Resposta:

a) Após a jogada de Júlio, o ábaco ficou assim: 5 C - 9 D - 7 U

b) O ábaco ficou assim: 5 C - 8 D - 8 U

Questão 01 - Matemática - Módulo 3 - O ábaco: a primeira máquina de calcular - Atividade - Em casa - BY NC 3.0BR

Responda às questões.

a) No total, quantas peças verdes foram necessárias para chegar a cada um dos registros do jogo “Nunca 10”?

b) Represente os resultados destes momentos do jogo “Nunca 10” de duas maneiras diferentes.

Resposta:

a) A: 23 peças verdes (2 peças vermelhas 5 = 2 x 10 = 20, mais 3 peças verdes)

B: 54 peças verdes (5 peças vermelhas 5 = 5 x 10 = 50, mais 4 peças verdes)

C: 70 peças verdes (7 peças vermelhas 5 = 7 x 10 = 70)

b) A: 79 = 7 x 10 + 9 x 1 ou 70 + 9 = 79

B: 15 = 1 x 10 + 5 x 1 ou 10 + 5 = 15

C: 104 = 1 x 10 x 10 + 0 x 10 + 4 x 1 ou 100 + 4 = 104

Questão 01 - História - Capítulo 2 - Os primeiros moradores das terras que hoje chamamos Brasil - Atividade 1 - BY NC 3.0BR

Refletindo sobre o que foi visto até agora:

a) Escreva I para afirmativas incorretas e C para corretas.

(   ) Por meio do estudo dos vestígios encontrados em diversas regi›es do Brasil, podemos afirmar que os povos caçadores-coletores viveram há cerca de 13 mil anos AP.

(   ) Entre 10 mil AP e 9 mil AP existiam, simultaneamente, grupos humanos que viviam apenas do que caçavam e coletavam, outros que viviam da pesca e outros, ainda, que praticavam a agricultura, vivendo do que plantavam.

(   ) Alguns grupos humanos utilizavam ossos de animais e espinhas de peixes para construir seus instrumentos de trabalho e enfeites. Outros usavam argila e pedra.

(   ) Todos os grupos humanos que viviam nas terras que hoje chamamos Brasil, entre 14 mil AP e 4 mil AP, eram n™mades.

(   ) Alguns grupos humanos que viviam nas terras que hoje chamamos Brasil, por volta de 4 mil AP, tinham moradia fixa, ou seja, eram sedentários.

b) Explique por que algumas alternativas estão incorretas.

Resposta:

a) (C) Por meio do estudo dos vestígios encontrados em diversas regiões do Brasil, podemos afirmar que os povos caçadores-coletores viveram há cerca de 13 mil anos AP.

(I) Entre 10 mil AP e 9 mil AP existiam, simultaneamente, grupos humanos que viviam apenas do que caçavam e coletavam, outros que viviam da pesca e outros, ainda, que praticavam a agricultura, vivendo do que plantavam.

(C) Alguns grupos humanos utilizavam ossos de animais e espinhas de peixes para construir seus instrumentos de trabalho e enfeites. Outros usavam argila e pedra.

(I) Todos os grupos humanos que viviam nas terras que hoje chamamos de Brasil, entre 14 mil AP e 4 mil AP, eram nômades.

(C) Alguns grupos humanos que viviam nas terras que hoje chamamos de Brasil, por volta de 4 mil AP, tinham moradia fixa, ou seja, eram sedentários.

b) No primeiro item o erro diz respeito à existência do grupo de agricultores, eles só apareceram por volta de 4 mil AP. No segundo item o erro é dizer que todos os grupos eram nômades. O correto é dizer que alguns eram nômades.

Questão 01 - Matemática - Módulo 1 - Análise e construção - Atividade 1 - BY NC 3.0BR

Analise o gráfico que compara a expectativa de vida de homens e mulheres no Brasil.

a) De que tipo é esse gráfico?

b) Qual é seu título?

c) A que período de tempo ele se refere?

d) De acordo com os dados apresentados, pode-se dizer que a expectativa de vida do brasileiro está aumentando? Por quê?

e) Quem tem maior expectativa de vida: homens ou mulheres? Justifique sua resposta.

Resposta:

a) É um gráfico de barras múltiplas.

b) Expectativa de vida do brasileiro.

c) Período de 2000 a 2013.

d) Sim, pois no período de 2000 a 2013, tanto a expectativa de vida dos homens quanto a das mulheres têm aumentado. Por exemplo: A expectativa de vida dos homens aumentou de 67, em 2000, para 71, em 2013; a das mulheres aumentou de 74, em 2000, para 79, em 2013.

e) As mulheres têm expectativa de vida maior, porque, em todos os anos verificados pela pesquisa, as mulheres viveriam pelo menos 7 anos a mais que os homens.

Questão 01 - História - Capítulo 2 - Os primeiros moradores das terras que hoje chamamos Brasil - Atividade - Em casa - BY NC 3.0BR

Pesquisadores concluíram que, há milhares de anos, povos com diferentes modos de vida habitaram o território que hoje é o nosso país. Como foi possível que eles chegassem a essa concluso?

Resposta:

Os pesquisadores puderam concluir isso por meio dos vestígios encontrados em sítios arqueológicos de nosso país.

Questão 01 - Matemática - Módulo 5 - Simetrias - Atividade 1 - BY NC 3.0BR

Em cada imagem, trace os possíveis eixos de simetria, quando houver.

Resposta:

Oriente os alunos para que usem a régua para o traçado dos eixos de simetria.

a) Essa figura tem quatro eixos de simetria: na horizontal, na vertical e nas duas diagonais.

b) Essa imagem só tem um eixo de simetria: no centro do portão.

c) Essa figura não tem eixo de simetria, portanto, ela não é simétrica.

d) Essa figura tem dois eixos de simetria: na horizontal e na vertical.

Questão 01 - Geografia - Capítulo 1 - O município onde eu moro - Atividade - Em casa - BY NC 3.0BR

No 3° ano, você estudou a importância do Sol na vida das pessoas. Escreva em seu caderno duas contribuições da energia solar para o dia a dia dos seres humanos.

Resposta:

Os alunos poderão citar dois dentre os itens: o Sol fornece calor e luz ao planeta; aquece as moradias; combate microrganismos que prejudicam a saúde (ácaros); a energia solar pode ser usada para produzir energia elétrica por meio de painéis solares e aquecer a água.

Questão 01 - Matemática - Módulo 4 - Um novo algoritmo da subtração - Atividade 4 - BY NC 3.0BR

Resolva as situações propostas e, quando necessitar de uma subtração, utilize o algoritmo com a propriedade da compensação.

Karina já tinha ingerido 571 mg de cálcio até a hora do lanche da tarde. No jantar, ela tomou uma sopa que, segundo sua mãe, tinha 247 mg de cálcio.

a) Quantos miligramas de cálcio Karina ingeriu até essa refeição?

b) Ela atingiu o mínimo de cálcio que deveria no dia? __________ Se não, quantos miligramas ainda estavam faltando?

c) Se, na hora de dormir, Karina tomar um copo de leite desnatado com 322 mg de cálcio, ela cumprirá sua meta diária? Justifique.

Resposta:

a) Ela ingeriu 818 mg de cálcio (571 + 247).

b) Ela não atingiu o mínimo de 1 000 mg, faltando, portanto, serem ingeridos 182 mg de cálcio (1 000 - 818 = 182).

c) Ela terá cumprido sua meta diária, visto que faltavam 182 mg, valor inferior ao que ela ingeriu.

Questão 01 - Matemática - Módulo 5 - Simetrias - Atividade 3 - BY NC 3.0BR

Você já ouviu falar em moinho de vento? Nesse tipo de moinho, as hélices são movimentadas pelo vento. Alguns têm três, outros têm quatro hélices.

Na figura acima, observe a posição das hélices e o ponto P, que será considerado o ponto de rotação.

a) Que tipo de giro a hélice 1 deve dar para chegar à posição da hélice 2? ____________. Esse giro será no sentido horário ou anti-horário? ____________

b) Que tipo de giro a hélice 4 deve dar para chegar à posição da hélice 3? ____________. Esse giro será no sentido horário ou anti-horário? ____________

c) Que tipo de giro a hélice 3 deve dar para chegar à posição da hélice 1? ____________. Esse giro será no sentido horário ou anti-horário? ____________

Resposta:

Caso os alunos tenham dificuldade para visualizar o movimento de um quarto, dois quartos, etc., dado pelas hélices, faça um esboço na lousa e trace retas nas hélices, como no exemplo abaixo. Assim, será mais fácil para relacionarem aos giros que já conhecem.

a) A hélice 1 deve dar um giro de de volta no sentido anti-horário ou um giro de de volta no sentido horário.

b) A hélice 4 deve dar um giro de de volta no sentido horário ou um giro de de volta no sentido anti-horário.

c) A hélice 3 deve dar um giro de volta ou de volta no sentido anti-horário ou horário.

Questão 01 - Língua Inglesa - Capítulo 4 - Text Comprehension; “Going to” Future; Simple Future - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Uncisal)

DAVIS , Jim. Garfield. Available at: . Accessed on: Aug. 15th, 2013.

(Uncisal) Na tirinha, a mensagem com efeito de humor no diálogo entre Jon, sua namorada e Garfield acontece porque:



( a )

a namorada de Jon menciona que abrir uma porta é o mais próximo que ele consegue de ser educado.

( b )

Garfield diz que apesar de educado, Jon não se veste de forma muito elegante.

( c )

Jon, na tentativa de ser educado, com seu jeito pouco esperto, abre a porta do armário, ao invés da porta da casa.

( d )

Garfield pensa que as mulheres é que têm que ser educadas, não os homens.

( e )

Jon colocou a porta do armário no lugar da porta de entrada da casa.

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