Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 01 - Língua Portuguesa - Literatura - Capítulo 3 - Literatura brasileira contemporânea - Exercícios - BY NC 3.0BR

O rio que fazia uma volta atrás de nossa casa era a imagem de um vidro mole que fazia uma volta atrás de casa. Passou um homem depois e disse: Essa volta que o rio faz

por trás de sua casa se chama enseada. Não era mais a imagem de uma cobra de vidro que fazia uma volta atrás da casa. Era uma enseada. Acho que o nome empobreceu a imagem.

BARROS, M. O livro das ignorãças. Rio de Janeiro: Record, 2001.

(Enem) Manoel de Barros desenvolve uma poética singular, marcada por “narrativas alegóricas”, que transparecem nas imagens construídas ao longo do texto. No poema, essa característica aparece representada pelo uso do recurso de: 



( a )

resgate de uma imagem da infância, com a cobra de vidro. 

( b )

apropriação do universo poético pelo olhar objetivo. 

( c )

transfiguração do rio em um vidro mole e cobra de vidro. 

( d )

rejeição da imagem de vidro e de cobra no imaginário poético. 

( e )

recorte de elementos como a casa e o rio no subconsciente.​

Questão 01 - Matemática - Unidade 20 - Capítulo 2 - Medidas de dispersão - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UEG-GO) Os números de casos registrados de acidentes domésticos em uma determinada cidade nos últimos cinco anos foram: 100, 88, 112, 94 e 106. O desvio padrão desses valores é aproximadamente



( a )

3,6.

( b )

7,2.

( c )

8,5.

( d )

9,0. 

( e )

10,0.

Questão 01 - História - Aula 15 - A Revolução Chinesa - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir, que trata dos primeiros momentos da chegada de Mao Tsé-tung ao poder após a Revolução Chinesa de 1949:

No dia seguinte à vitória, duas primeiras leis fundamentais são adotadas pelo novo regime. Concernem à reforma agrária e ao casamento. De fato, a mobilização de mulheres – e singularmente de mulheres rurais – marcou [...] a luta revolucionária. Pela igualdade e pelo direito à educação, e contra a violência doméstica [...].

[...] foram criadas células de mulheres nos povoados. As camponesas organizavam suas próprias ‘assembleias da amargura’ em que acusavam os maridos violentos; armadas de bastões, chegavam por vezes a surrar gravemente um esposo que não queria entender que os tempos mudavam.

ROUSSET, Pierre. As revoluções chinesas. In: LOWY, Michael. Revoluções. São Paulo: Boitempo, 2009. p. 334 e 335.

a) Explique as razões para a reforma agrária ter se tornado uma das primeiras leis fundamentais do novo regime chinês.

b) Segundo o texto, quais os significados da participa- ção feminina na Revolução Chinesa?

Resposta:

a) A principal base de sustentação da Revolução Chinesa veio do movimento camponês. Ao realizar a reforma agrária, Mao deu os primeiros sinais da implantação de um projeto socialista e uma resposta rápida àqueles que tiveram papel decisivo na transformação do regime.

b) A participação feminina levou a um questionamento sobre o modelo patriarcal e destacou a luta pela igualdade de direitos.

Questão 01 - História - Aula 6 - Era Vargas: cultura e sociedade - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP) A política cultural do Estado Novo com relação aos intelectuais caracterizou-se: 



( a )

pela repressão indiscriminada, por serem os intelectuais considerados adversários de regimes ditatoriais. 

( b )

por um clima de ampla liberdade, pois o governo cortejava os intelectuais para obter o apoio ao seu projeto nacional. 

( c )

pela indiferença, pois os intelectuais não tinham expressão e o governo se baseava nas forças militares. 

( d )

pelo desinteresse com relação aos intelectuais, pois o governo se apoiava nos trabalhadores sindicalizados. 

( e )

por uma política seletiva através da qual só os adversários frontais do regime foram reprimidos.

Questão 01 - Biologia - Capítulo 3 - Fitogeografia do Brasil - Exercícios - BY NC 3.0BR

A Amazônia e a Mata Atlântica são biomas de florestas pluviais. Devido ao elevado índice de chuvas bem distribuídas ao longo do ano, pode-se observar adaptações vegetais como: 



( a )

perda das folhas por longos períodos do ano. 

( b )

caules armazenadores de água. 

( c )

folhas transformadas em espinhos. 

( d )

raízes pneumatóforas. 

( e )

ponteiras de gotejamentos nas folhas.

Questão 01 - Geografia - Capítulo 9 - Conceitos elementares de economia - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Acafe-SC) Medidas questionáveis são adotadas pelos países subdesenvolvidos para superar os problemas econômicos e financeiros.

Considerando a questão do subdesenvolvimento atual é correto afirmar, EXCETO:



( a )

As práticas neoliberais adotadas pelos países subdesenvolvidos facilitam a incorporação de novas tecnologias pelas indústrias locais, com impacto positivo na geração de emprego, bem como aumentam os investimentos em pesquisa e desenvolvimento, exportam produtos de maior valor agregado e oferecem uma educação que seja compatível com um maior patamar tecnológico. 

( b )

Exportações crescentes de commodities – bens cujo preço é determinado pela oferta e procura internacional – atendem os interesses da agroindústria transnacional e acarretam consequências negativas como a deterioração ambiental e dos termos de troca, já que as matérias-primas exportadas valem cada vez menos. 

( c )

Empréstimos a partir de organismos como o FMI e o Banco Mundial e a atração de investimentos estrangeiros através de incentivos fiscais podem resultar no aumento da dívida externa e também na remessa de lucros via transnacionais para as matrizes de países desenvolvidos. 

( d )

A abertura do mercado financeiro aos investidores estrangeiros, com a oferta de altas taxas de juros, atrai dólares que se constituem em recursos a serem utilizados no pagamento da dívida externa.

Resposta:

A

O neoliberalismo estimula a redução do papel do Estado na economia, incluindo maior abertura para o comércio exterior (importações e exportações) e menor protecionismo. Os impactos de políticas neoliberais variam muito conforme o país. Em alguns países emergentes e subdesenvolvidos (em desenvolvimento), a entrada de produtos importados pode prejudicar as indústrias locais. Como se facilita a entrada de mercadorias transnacionais, grande parte da inovação tecnológica não é gerada no país.

Questão 01 - Física - Unidade 1 - Capítulo 5 - Receptores elétricos - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Unifor-CE) A seguir estão representadas as curvas características (tensão U em função da corrente i) de três elementos de um circuito elétrico.

esses elementos podem ser, na ordem, 



( a )

receptor, resistor e gerador. 

( b )

receptor, gerador e resistor. 

( c )

gerador, resistor e receptor. 

( d )

gerador, receptor e resistor. 

( e )

resistor, receptor e gerador.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Literatura - Capítulo 4 - Arte urbana - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UFRGS-RS) Leia o seguinte fragmento, do romance Cidade de Deus, de Paulo Lins, publicado em 1997 e considerado um dos precursores na abordagem da violência das favelas cariocas a partir de dentro, isto é, por um autor que foi morador da periferia.

É que arrisco a prosa mesmo com balas atravessando os fonemas. É o verbo, aquele que é maior que o seu tamanho, que diz, faz e acontece. Aqui ele cambaleia baleado. Dito por bocas sem dentes e olhares cariados, nos conchavos de becos, nas decisões de morte. A areia move-se nos fundos dos mares. A ausência de sol escurece mesmo as matas. O líquido-morango do sorvete mela as mãos. A palavra nasce no pensamento, desprende-se dos lábios adquirindo alma nos ouvidos, e às vezes essa magia sonora não salta à boca porque é engolida a seco. Massacrada no estômago com arroz e feijão a quase palavra é defecada ao invés de falada. Falha a fala. Fala a bala.

Sobre esse fragmento, considere as afirmações que seguem.

I. A palavra sai de forma agressiva, “defecada ao invés de falada”, porque o narrador acaba concordando com a ideia de que não vale a pena escrever literatura sobre a realidade urbana periférica.

II. O narrador usa linguagem figurada (como as balas atravessando os fonemas ou os olhares cariados) para explicar que, mesmo vivendo em um lugar permeado de crimes e miséria, se arrisca a fazer literatura.

III. Ao mencionar que “Fala a bala”, o narrador dá a entender que a violência é a linguagem que a maioria dos moradores das favelas conhece.

Quais estão corretas?



( a )

Apenas I. 

( b )

Apenas II. 

( c )

Apenas I e III. 

( d )

Apenas II e III. 

( e )

 I, II e III.

Questão 01 - Biologia - Setor B - Aulas 7 e 8 - Fitogeografia do Brasil II - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

(Vunesp)

O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, localizado em uma grande área do Brasil Central. Por fazer fronteira com outros importantes biomas (a Amazônia ao norte, a Caatinga a nordeste, o Pantanal a sudoeste e a Mata Atlântica a sudeste), a fauna e flora do Cerrado são extremamente ricas. [...] Apesar do seu tamanho e importância, o Cerrado é um dos ambientes mais ameaçados do mundo. Dos mais de 2 milhões de km² de vegetação nativa restam apenas 20% e a expansão da atividade agropecuária pressiona cada vez mais as áreas remanescentes.

(www.conservacao.org.br)

Qual das alternativas caracterizaria este bioma? 



( a )

Árvores com caules tortuosos e raízes longas; animais, como tamanduá-bandeira, tatu-canastra e lobo-guará. 

( b )

Muitas gramíneas e poucos arbustos; animais, como tatu, marreco e quero-quero. 

( c )

Muitos cactos, como o mandacaru, e árvores, como o umbuzeiro; animais, como tatupeba, caititu e calango. 

( d )

Gramíneas, aguapé, ipê e imbaúbas; animais, como onça-parda, cervo, lontra, garça e socó. 

( e )

Muitos pinheiros, como a araucária, além de cedro, imbuia e gameleira; animais, como tatu, gralha-azul e sabiá.

Questão 01 - Biologia - Setor A - Aulas 5 e 6 - Ausência de dominância; codominância e letalidade - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

(PUC-MG) Valéria gostava muito de flores. Observando seu jardim, notou a existência de plantas de uma mesma espécie que possuíam indivíduos com flores brancas, rosa e vermelhas. Curiosa para saber como se dava a transmissão desse caráter, Valéria promoveu uma autofecundação nas plantas de cor rosa e, para sua surpresa, obteve plantas que davam flores brancas, vermelhas e rosa, estas últimas em quantidade duas vezes maior que as plantas de flor branca e vermelha, obtendo plantas que só davam flores de cor rosa.

Valéria concluiu corretamente que: 



( a )

trata-se de dominância da cor rosa sobre as demais. 

( b )

trata-se de um caso de codominância entre os genes alelos que determinam o padrão de cor. 

( c )

as plantas de flor rosa eram recessivas. 

( d )

as plantas de flor vermelha eram dominantes e as de cor branca eram recessivas. 

( e )

trata-se de um caso de gene letal, pois o cruzamento de plantas de flores brancas e vermelhas só originou flores rosa.

Questão 01 - Biologia - Capítulo 6 - Artrópodes – aprofundamento - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UFSM-RS – Adaptada)

AMABIS e MARTHO. “Biologia dos organismos”. vol. 2. São Paulo: Moderna, 1994. p. 150.

Gráfico que compara o número de espécies dos principais filos do reino Animal. Os artrópodes são os organismos mais bem sucedidos da natureza. Dentre os fatores que contribuíram para essa evidência, podem-se citar as características ________ e ________ , o que os torna o grupo mais representativo dentre os invertebrados. Assinale a alternativa que completa, corretamente, as lacunas. 



( a )

exoesqueleto de cálcio – apêndices articulados 

( b )

exoesqueleto de queratina – apêndices articulados 

( c )

exoesqueleto de quitina – apêndices articulados 

( d )

exoesqueleto de cálcio – apêndices não articulados 

( e )

exoesqueleto de quitina – apêndices não articulados​

Questão 01 - Biologia - Capítulo 9 - A primeira lei de Mendel - Exercícios - BY NC 3.0BR

A figura a seguir representa variações na quantidade de DNA ao longo do ciclo de vida de uma célula. (x = unidade arbitrária de DNA por célula.)

A análise do gráfico revela que:



( a )

as fases 1, 2 e 3 representam os períodos G1, S e G2, que resumem todo o ciclo vital de uma célula. 

( b )

as fases 1, 2 e 3 representam o período em que a célula se encontra em interfase, e as fases 4, 5, 6 e 7, subsequentes, são características da célula em divisão mitótica, quando, ao final, ocorre redução à metade da quantidade de DNA na célula. 

( c )

as fases de 1 a 5 representam a meiose I, enquanto a meiose II está representada pelas fases 6 e 7. 

( d )

a célula representada no gráfico é uma célula diploide que teve a quantidade de seu DNA duplicada no período S da interfase (fase 2) e, posteriormente, passou pelas fases da meiose, originando células-filhas com metade da quantidade de DNA (fase 7, células haploides). 

( e )

a fase 3 é caracterizada por um período em que não há variação na quantidade de DNA na célula, portanto, essa fase representa uma célula durante os períodos da mitose: prófase, metáfase e anáfase.

Questão 01 - Matemática - Unidade 17 - Capítulo 2 - Introdução à lógica matemática - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Fatec-SP) Proposição é uma frase declarativa que exprime um pensamento de sentido completo. Toda proposição possui um único valor lógico: Falso (F) ou Verdadeiro (V).

Assinale a alternativa que apresenta uma proposição. 



( a )

Vamos estudar? 

( b )

Parabéns! 

( c )

x + y > 3

( d )

( e )

x2 + 5x + 6

Questão 01 - História - Rumo ao Enem - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Enem) Em discurso proferido em 17 de março de 1939, o primeiro-ministro inglês à época, Neville Chamberlain, sustentou sua posição política:

Não necessito defender minhas visitas à Alemanha no outono passado, que alternativa existia? Nada do que pudéssemos ter feito, nada do que a França pudesse ter feito, ou mesmo a Rússia, teria salvado a Tchecoslováquia da destruição. Mas eu também tinha outro propósito ao ir até Munique. Era o de prosseguir com a política por vezes chamada de ‘apaziguamento europeu’, e Hitler repetiu o que já havia dito, ou seja, que os Sudetos, região de população alemã na Tchecoslováquia, eram a sua última ambição territorial na Europa, e que não queria incluir na Alemanha outros povos que não os alemães.

Disponível em: . Acesso em: 30 ago. 2016. Adaptado.

Sabendo-se que o compromisso assumido por Hitler em 1938, mencionado no texto, foi rompido pelo líder alemão em 1939, infere-se que 



( a )

Hitler ambicionava o controle de mais territórios na Europa além da região dos Sudetos. 

( b )

a aliança entre a Inglaterra, a França e a Rússia poderia ter salvado a Tchecoslováquia. 

( c )

o rompimento desse compromisso inspirou a política de ‘apaziguamento europeu’.

( d )

a política de Chamberlain de apaziguar o líder alemão era contrária à posição assumida pelas potências aliadas.

( e )

a forma que Chamberlain escolheu para lidar com o problema dos Sudetos deu origem à destruição da Tchecoslováquia.​

Questão 01 - Biologia - Capítulo 2 - Angiospermas – defesas - Exercícios - BY NC 3.0BR

Acúleos, tricomas, espinhos, pulvinos, ráfides de oxalato de cálcio são estruturas morfológicas produzidas por diversas espécies vegetais, e que correspondem a adaptações que atuam como: 



( a )

estimuladores da produção de grãos de pólen na reprodução sexuada dos vegetais.

( b )

geradores de substâncias voláteis que se propagam pelo meio e atraem predadores. 

( c )

mecanismos de defesa contra agentes agressivos presentes no meio. 

( d )

promotores dos mecanismos de diferenciação celular na geração de folhas e flores.

( e )

estimuladores da produção de hormônios que atuarão no crescimento dos vegetais.

Questão 01 - Matemática - Unidade 19 - Capítulo 1 - Cônicas - Exercícios - BY NC 3.0BR

(EEAR-SP) O triângulo ABC formado pelos pontos A(7, 3), B(-4, 3) e C(-4,-2) é



( a )

escaleno. 

( b )

isósceles. 

( c )

equiângulo.

( d )

obtusângulo.

Questão 01 - História - Aula 9 - Conflitos do século XX: crises da década de 1930 - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir e responda à questão.

Na manhã de 25 de maio de 1938, Ángel Beltrán Saborit viu três engenhocas metálicas sobrevoando o povoado de Benassal, no leste da Espanha. De pé, aos 15 anos, observou como a primeira delas descia rumo ao solo e deixava cair um estranho objeto antes de voltar a subir. “Parecia um homem vestido de preto”, diz à Folha. Era uma bomba de 500 quilos.

Seguiram­se um estrondo inesquecível e uma coluna de poeira que chegava quase até a altura em que voavam as aeronaves. Os outros dois aviões despejaram também seus explosivos e, dando meia­volta, retornaram aos céus de onde haviam vindo.

Beltrán Saborit, hoje com 92 anos, é uma das últimas testemunhas de uma série de ataques aéreos realizados contra esse vilarejo de então 2 284 habitantes e outros povoados ao arredor – uma espécie de Guernica que, isolada pelas montanhas da região valenciana e reprimida pelo regime espanhol, não foi pintada por Pablo Picasso nem relembrada pela história. Morreram, na região, 38 pessoas.

Por décadas, os residentes não souberam a razão e as circunstâncias exatas pelas quais Benassal, Albocásser, Villar de Canes e Ares del Maestrat foram atacadas naquela manhã e no dia 28 do mesmo mês. [...]

“Vivíamos de trigo, cevada e batata. Não sabíamos nada da guerra. Nunca pensamos que iam nos bombardear, não havia nada aqui”, diz Beltrán Saborit. Mas a resposta à pergunta que incomodou essa e outras testemunhas surgiu em 2012 [...]: era um experimento nazista.

BERCITO, Diogo. Os vilarejos esquecidos onde Hitler testou suas armas para a 2ª Guerra. Folha de S.Paulo, 24 jan. 2016. Disponível em: . Acesso em: 21 ago. 2017.

a) É possível dizer que os bombardeios em Benassal foram semelhantes aos de Guernica? Por quê? 

b) Em que consistiu o “experimento nazista” citado no texto? 

c) Como foi o envolvimento da Alemanha na Guerra Civil Espanhola?

Resposta:

a) Sim. Tanto Benassal como Guernica foram bombardeadas por ataques aéreos da Luftwaffle, a força aérea da Alemanha nazista, durante a Guerra Civil Espanhola. Ambos os vilarejos, usados pelos alemães para testar seu poderio bélico, foram destruídos e milhares de pessoas morreram.

b) Benassal, Guernica e outros vilarejos espanhóis citados no texto foram utilizados pelos alemães como campos de testes para suas novas armas (aviões e bombas) e técnicas militares (bombardeio aéreo a centros urbanos).

c) O governo nazista da Alemanha apoiou ativamente o bloco nacionalista do general Franco, enviando suprimentos militares e participando de operações, principalmente por meio da aviação – apesar da “neutralidade” oficial do país.

Questão 01 - História - Aulas 16 e 17 - América Latina no século XX - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

(Unicamp-SP – Adaptada)

A roupa de Eva Perón foi um negócio de Estado para um regime que descobriu as formas modernas da propaganda política. As publicações ilustradas do regime levaram adiante uma política altamente visual, em que dezenas de fotografias diárias difundiam as imagens dos líderes. A escolha dos vestidos de Eva não foi uma tarefa banal. Eva foi amada por sua obra e pela maneira como se apresentava publicamente.

SARLO, Beatriz. A paixão e a exceção: Borges, Eva Perón, Montoneros. São Paulo: Companhia das Letras/Belo Horizonte: UFMG, 2005. p. 78­79.

a) Quais os significados da escolha dos vestidos de Eva Perón?

b) Caracterize o peronismo.

c) Qual a ação política de Eva Perón durante o governo de Juan Domingo Perón (1946-1955)?

Resposta:

a) O aluno pode explorar as informações oferecidas pelo texto, como as estratégias da propaganda política e a aproximação dos líderes do regime peronista com seus liderados, num regime de massas.

b) Essa questão solicita características do peronismo, sendo fundamental sua localização espacial (Argentina) e temporal (durante o governo de Perón), além da referência a práticas políticas marcadas pela relação entre governo e movimentos de trabalhadores, que, por sua vez, obtiveram direitos trabalhistas e, ao mesmo tempo, o controle de seus movimentos e associações, regulamentados pelo Estado argentino. Entre outras características, o aluno pode abordar a perseguição aos setores oposicionistas, a repressão e o autoritarismo do período e as práticas populistas adotadas pelo peronismo, além da redefinição do papel do Estado na economia argentina.

c) Este item enfoca o papel de Eva Perón, como primeira-dama e personagem central no peronismo, por suas práticas consideradas assistencialistas e sua liderança carismática ao lado de Juan Domingo Perón. Respostas disponíveis em: . Acesso em: 8 maio 2017.

Questão 01 - História - Aulas 10 e 11 - Conflitos do século XX: a Segunda Guerra Mundial - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

Observe a imagem a seguir e leia com atenção o texto que a acompanha. O texto e o desenho faziam parte de um panfleto de propaganda inglês, intitulado “A batalha da produção”, que se refere à participação da Inglaterra na Segunda Guerra Mundial. O panfleto foi distribuído no Brasil, em 1941, com o objetivo de atrair o apoio da sociedade brasileira. Explique de que forma esse panfleto buscou mobilizar os brasileiros para a guerra.

Uma grande nação industrial reorganiza-se para a vitória

[...] Os ingleses aceitaram, de bom grado, o racionamento para que, em lugar dos luxos supérfluos do tempo de paz, se possam fabricar armas. Povo livre, lutando pela liberdade do mundo, ele transformou as fábricas em arsenais, os arados em espadas. [...]

 

Resposta:

A imagem enfatiza a necessidade de se fazer sacrifícios em prol dos homens no campo de batalha. O consumo é enfaticamente combatido em prol das necessidades militares. O texto, por sua vez, reforça a imagem ao dar a entender que todos os ingleses concordaram em fazer sacrifícios. A segunda frase, particularmente, mostra a grandeza e a honra dos ingleses ao afirmar que eles são um povo livre, que luta pela liberdade de toda a humanidade.

Questão 01 - História - Capítulo 4 - Grandes revoluções do século XX: a Revolução Chinesa - Exercícios - BY NC 3.0BR

Logo após a Revolução Chinesa de 1949, o governo de Mao Tsé-tung adotou o modelo soviético de desenvolvimento. Tal opção representou:



( a )

a adoção de um regime comunista que pôs fim à propriedade privada dos meios de produção em meio à democratização liberalizante.

( b )

a adoção de um modelo em que o Estado controlava a produção, investindo em indústrias pesadas e na reforma agrária. 

( c )

a sovietização da economia, com a redistribuição das indústrias, que passaram para o controle dos sindicatos de trabalhadores. 

( d )

o afastamento dos valores culturais chineses e a negação da cultura ocidental como projeto de construção do socialismo.

( e )

a implantação de um regime político marcado pelo desprezo do culto à personalidade em prol da coletivização

Questão 01 - História - Capítulo 8 - O regime militar no Brasil (1964-1985) - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Mack-SP)

[...] a nova política do governo passou a abranger dois planos de atuação; em um, mais imediato, a correção das deformações que se revelavam todas as manifestações do processo de desenvolvimento brasileiro político-militar, econômico, social e externo; em outro, a adoção de uma estratégia para o desencadeamento de um surto de progresso, igualmente naquele sentido integrado, levando em conta a realidade brasileira em seu conjunto. O primeiro passo dessa política de reconstrução constituiu, evidentemente, na restauração da ordem, em todas as áreas, e da autoridade, segundo o princípio constitucional.

CASTELO BRANCO, Humberto de Alencar. Mensagem ao Congresso Nacional, 1965.

Assinale a alternativa que contém a síntese mais completa a respeito do contexto histórico e político do texto acima. 



( a )

A necessidade do atual governo de impor a paz interna, visto que no momento anterior o então presidente João Goulart havia assumido, perante os governos estrangeiros, acordos socialistas que ameaçavam a soberania nacional. 

( b )

O governo Castelo Branco assumiu a preocupação prioritária com a manutenção da ordem interna do país, promovendo forte repressão policial a várias entidades, como sindicatos e a UNE, focos de resistência política ao golpe de 1964. 

( c )

Acreditando que a ordem e o progresso caminhavam juntos para alcançar a reconstrução nacional, todas as medidas econômicas tomadas durante o seu governo contaram com o irrestrito apoio e aprovação popular. 

( d )

A necessidade de se abandonar o nacionalismo reformista implantado durante o mandato de Jânio Quadros e adotar um modelo econômico contando com o apoio dos militares, investidores estrangeiros e grandes empresários nacionais. 

( e )

Foi realizada a primeira revisão na Constituição Nacional a fim de aumentar o poder político do Executivo a fim de conter a ameaça da proliferação dos ideais socialistas ou comunistas em nosso país.​

Questão 01 - Língua Portuguesa - Gramática - Gramática e Texto - Capítulo 11 - Escrever bem e escrever correto - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UFRGS-RS)

As palavras, afinal, vivem na boca do povo. São faladíssimas. Algumas de baixíssimo calão. Não merecem o mínimo respeito.

(Luis Fernando Verissimo)

Reescrevemos a passagem destacada de cinco maneiras diferentes. A alternativa em que o sentido permanece substancialmente o mesmo é:



( a )

Algumas são de baixíssimo calão; não merecem, porém, o mínimo respeito. 

( b )

Caso algumas sejam de baixíssimo calão, não merecem o mínimo respeito. 

( c )

Algumas são de baixíssimo calão, porque não merecem o mínimo respeito. 

( d )

Embora algumas sejam de baixíssimo calão, não merecem o mínimo respeito. 

( e )

Algumas são de baixíssimo calão; não merecem, pois, o mínimo respeito.

Questão 01 - Física - Unidade 4 - Capítulo 1 - Física de Partículas - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UEL-PR)

O LHC (Large Hadron Collider), maior acelerador de partículas do mundo, foi inaugurado em setembro de 2008, após 20 anos de intenso trabalho. Sua função é acelerar feixes de partículas, de tal forma que esses atinjam uma velocidade estimada em cerca de 99,99% da velocidade da luz. A colisão entre prótons será tão violenta que a expectativa é de se obterem condições próximas àquelas que existiram logo após o Big Bang. “A primeira missão desse novo acelerador é estudar partículas indivisíveis (elementares) e as forças (interações) que agem sobre elas. Quanto às forças, há quatro delas no universo: I) a ______ , responsável por manter o núcleo atômico coeso; II) a ______ , que age quando uma partícula se transforma em outra; III) a ______ , que atua quando cargas elétricas estão envolvidas. A quarta força é a ______ (a primeira conhecida pelo ser humano)”.

(BEDIAGA, I. “LHC: o colosso criador e esmagador de matéria”. Ciência Hoje, n. 247, v. 42, abr. 2008. p. 40. Adaptado.)

No texto, foram omitidas as expressões correspondentes às nomenclaturas das quatro forças fundamentais da natureza, em acordo com a teoria mais aceita no meio científico hoje. Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, os nomes dessas forças. 



( a )

força gravitacional, força nuclear fraca, força eletromagnética, força nuclear forte. 

( b )

força nuclear forte, força eletromagnética, força nuclear fraca, força gravitacional. 

( c )

força nuclear forte, força nuclear fraca, força eletromagnética, força gravitacional. 

( d )

força gravitacional, força nuclear forte, força eletromagnética, força nuclear fraca. 

( e )

força nuclear fraca, força gravitacional, força nuclear forte, força eletromagnética.

Questão 01 - Biologia - Setor B - Aula 3 - Organografia vegetal – Folhas - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

O esquema a seguir representa tridimensionalmente a estrutura da folha de uma angiosperma.

A partir da observação do esquema e utilizando seus conhecimentos sobre a estrutura de uma folha de angiosperma, é correto dizer que:



( a )

a fotossíntese é executada pelas estruturas apontadas em 1 e 3, apenas. 

( b )

tecidos condutores e bainha do feixe não estão representados no esquema. 

( c )

os números 6 e 7 apontam as cutículas foliares cerosas protetoras contra dessecação. 

( d )

em 7 estão presentes importantes estruturas relacionadas à regulação das trocas gasosas e da transpiração. 

( e )

as estruturas 3 e 4 relacionam-se apenas com o armazenamento de amido produzido na estrutura apontada em 6.

Questão 01 - Biologia - Setor A - Aulas 3 e 4 - A primeira lei de Mendel - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP) Dois genes alelos atuam na determinação da cor das sementes de uma planta: A, dominante, determina a cor púrpura e a, recessivo, determina a cor amarela. A tabela abaixo apresenta resultados de vários cruzamentos feitos com diversas linhagens dessa planta:

Apresentam genótipo Aa as linhagens:



( a )

I e III.

( b )

II e III. 

( c )

II e IV. 

( d )

I e IV. 

( e )

III e IV

Questão 01 - História - Capítulo 5 - América Latina no século XX - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Unicamp-SP) Em 1942, os estúdios Disney produziram o desenho Alô Amigos, que apresenta a personagem Zé Carioca. Dois anos depois surgiu uma nova animação: The Three Caballeros, conhecida no Brasil como Você já foi à Bahia?. Nos desenhos citados, o Brasil e a América Latina são mostrados de forma simpática, através de estereótipos. Para entender esses desenhos e o esforço de Walt Disney, devemos considerar o seguinte contexto:



( a )

a Segunda Guerra Mundial e a política de boa vizinhança. 

( b )

o avanço da Guerra Fria e o episódio da Crise dos Mísseis de Cuba.

( c )

a política do Big Stick e os resultados da diplomacia do dólar. 

( d )

o avanço do populismo e a tentativa de Truman de barrar esta influência.

Questão 01 - Matemática - Unidade 16 - Capítulo 1 - Números complexos na forma trigonométrica - Exercícios - BY NC 3.0BR

A expressão  é igual a 



( a )

-16. 

( b )

-12. 

( c )

-4. 

( d )

-1. 

( e )

1.

Questão 01 - História - Aula 5 - Era Vargas: transformações econômicas - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

(FGV-SP) Em muitos aspectos, a Era Vargas (1930-1945) implementou mudanças no país em relação à Primeira República (1889-1930), pois: 



( a )

promoveu as bases da industrialização, ao empreender uma política econômica intervencionista e protecionista, além de orientar sua política externa na busca de recursos para implantar empresas nacionais. 

( b )

passou a tratar a questão social como “caso de polícia”, reprimindo as organizações da classe operária com o fechamento de jornais, associações e sindicatos, embora permitisse sua representação no Congresso. 

( c )

estabeleceu um Estado federativo, conferindo aos estados bastante autonomia ao permitir que contraíssem empréstimos no exterior e estabelecessem impostos, sem necessidade de consulta ao governo federal. 

( d )

desenvolveu uma nova política de valorização do café, por meio da compra e estocagem dos excedentes pelos governos estaduais e por constantes desvalorizações cambiais para favorecer os exportadores. 

( e )

autorizou a pluralidade sindical, porém os sindicatos ficaram atrelados ao Ministério do Trabalho, graças ao imposto de seus associados, e reuniam patrões e empregados, à semelhança do corporativismo fascista.

Questão 01 - Geografia - Aulas 4 e 5 - Circulação geral da atmosfera - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

(Enem)

A interface clima/sociedade pode ser considerada em termos de ajustamento à extensão e aos modos como as sociedades funcionam em uma relação harmônica com seu clima. O homem e suas sociedades são vulneráveis às variações climáticas. A vulnerabilidade é a medida pela qual a sociedade é suscetível de sofrer por causas climáticas.

AYOADE, J. O. Introdução à climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010. Adaptado.

Considerando o tipo de relação entre ser humano e condição climática apresentado no texto, uma sociedade torna-se mais vulnerável quando: 



( a )

concentra suas atividades no setor primário. 

( b )

apresenta estoques elevados de alimentos.

( c )

possui um sistema de transporte articulado. 

( d )

diversifica a matriz de geração de energia. 

( e )

introduz tecnologias à produção agrícola.

Resposta:

Alterações climáticas afetam diretamente as populações cujas atividades econômicas vinculam-se ao meio natural, como é o caso das sociedades que concentram suas atividades no setor primário, ainda que os avanços técnicos e tecnológicos tenham contribuído para diminuir sua vulnerabilidade frente às adversidades naturais.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Redação - Capítulo 2 - A coerência textual - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Udesc) Identifique a ordem em que os períodos devem aparecer, para que constituam um texto coeso e coerente (Marcelo Marthe, “Tatuagem com bobagem”, Veja, 5 mar. 2008, p. 86).

I. Elas não são mais feitas em locais precários, e sim em grandes estúdios onde há cuidado com a higiene. II. As técnicas se refinaram: há mais cores disponíveis, os pigmentos são de melhor qualidade e ferramentas como o laser tornaram bem mais simples apagar uma tatuagem que já não se quer mais. III. Vão longe, enfim, os tempos em que o conceito de tatuagem se resumia à velha âncora de marinheiro. IV. Nos últimos dez ou quinze anos, fazer uma tatuagem deixou de ser símbolo de rebeldia de um estilo de vida marginal.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, em que os períodos devem aparecer. 



( a )

II, I, III e IV. 

( b )

IV, II, III e I. 

( c )

IV, I, II e III. 

( d )

III, I, IV e II. 

( e )

I, III, II e IV.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas