Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
Choose the correct alternative.
No trecho "... mostly because of hormonal differences.", a palavra mostly:
significa o mesmo que mainly.
equivale, em português, a no mínimo.
significa o mesmo que for once.
indica necessidade.
indica finalidade.
Exercise is based on the text The Black Death in England, given in the classroom. Choose the correct alternative.
A forma verbal reaches significa o mesmo que:
travels out of.
attends to.
arrives in.
fills in.
enriches.
Considerando, no plano cartesiano xOy, a parábola de equação y = x² - x - 12, podemos concluir que sua intersecção com o eixo y é o ponto associado ao par ordenado:
(0, 0)
(0, -12)
(0, -1)
(-1, -12)
(-12, -1)
Na figura, M, N e P são pontos médios dos lados do triângulo ABC. Dado que AQ = 2x + y, CQ = x + 2y, QN = y e QM = 2x + 1, então x + y é igual a:
6
7
7,5
8
8,5
(Vunesp) Um observador situado num ponto O, localizado na margem de um rio, precisa determinar sua distância até um ponto P, localizado na outra margem, sem atravessar o rio. Para isso marca, com estacas, outros pontos do lado da margem em que se encontra, de tal forma que P, O e B estão alinhados entre si e P, A e C também. Além disso, OA é paralelo a BC, OA = 25 m, BC = 40 m e OB = 30 m, conforme figura. A distância, em metros, do observador em O até o ponto P é:
30
35
40
45
50
Na figura, PQ e PR são segmentos tangentes à circunferência de centro O e raio 5 cm. Se o perímetro do quadrilátero PROQ é 26 cm, então a medida de PQ é:
6 cm
6,5 cm
8 cm
9,5 cm
10,5 cm
Os filósofos atomistas gregos, cerca de 400 a.C., afirmavam que os átomos teriam as mesmas propriedades da respectiva substância. “Átomos de óleo” seriam escorregadios e “átomos de vinagre” seriam azedos. Concepções desse tipo:
Eram fatos observados na natureza.
Eram teorias científicas.
Eram hipóteses baseadas em medidas feitas em laboratório.
Eram explicações filosóficas sem apoio científico.
Obedeciam a métodos atuais desenvolvidos pela Química.
Para facilitar a leitura, reproduzimos a seguir o texto principal:
Milhões de brasileiros chegaram às lágrimas com a tragédia dos judeus mostrada em A lista de Schindler. A gente quer aproveitar a oportunidade para falar de uma outra tragédia, muito menor, mas quase tão triste como aquela: a ameaça de destruição da Mata Atlântica.
A Mata Atlântica se transformou em um grande campo de extermínio, onde mais de 1,7 bilhão de árvores foram chacinadas. Os instrumentos da tortura são o machado, a serra elétrica e as câmaras de gás carbônico, o gás das queimadas. E o mais grave de tudo é que esse holocausto não é passado, continua acontecendo agora.
Neste exato momento, centenas de plantas e animais fazem parte de uma grande lista de espécies ameaçadas de extinção. Então, faça como o Schindler e ajude a Fundação S.O.S. Mata Atlântica a salvar esta lista. Caso contrário, nós só vamos ver as plantas e os animais da Mata Atlântica quando o Spielberg fizer um Jurassic Park sobre ela.
Sobre esse texto, extraído de uma campanha publicitária, é correto dizer:
O texto estabelece uma relação entre o governo nazista e o brasileiro.
Usando o prestígio de um grande filme, a propaganda aproveita para falar contra os que defendem mais os animais que os homens.
O título A lista de Schindler é usado para sugerir que se faça com os animais da Mata Atlântica o que Schindler fez com os nazistas.
A publicidade faz citação ao filme A lista de Schindler para comover os brasileiros e persuadi-los a salvar as espécies em extinção da Mata Atlântica, como Schindler salvou muitos judeus na última guerra.
A alusão à A lista de Schindler foi um recurso usado para provar que a tragédia dos judeus não tem a menor comparação com a dos animais da Mata Atlântica.
Modelos científicos correspondem a uma idealização de um sistema que é alvo de interesse. Eles podem ter maior ou menor grau de complexidade, dependendo das características que se deseja destacar. Assim, modelos atômicos são representações dos átomos, estruturas fundamentais da matéria. Qual a diferença entre um modelo científico e um modelo filosófico?
O modelo científico baseia-se em dados experimentais.
O modelo científico baseia-se em evidências místicas.
O modelo científico baseia-se apenas em fenômenos naturais.
Apenas os modelos científicos são verdadeiros, os filosóficos não.
Não existem diferenças entre modelos científicos e filosóficos.
Texto original
Pois naci nunca vi Amor e ouço del sempre falar; pero sei que me quer matar, mais rogarei a mia senhor: que me amostr'aquel matador, ou que m'ampare del melhor.
Pero nunca lh'eu fige rem por que m'el haja de matar, mais quer'eu mia senhor rogar, polo gram med'em que me tem: que me amostr'aquel matador, ou m'ampare del melhor!
Nunca me lh'eu ampararei, se m'ela del non amparar; mais quer'eu mia senhor rogar, polo gram medo que del hei: que mi amostr'aquel matador, ou que mi ampare del melhor.
E pois Amor há sobre mi de me matar tam gran poder e eu non'o posso veer, rogarei mia senhor assi: que mi amostr'aquel matador, ou que m'mpare del melhor
TORNEOL, Nuno Fernandes. Pois naci nunca vi Amor. In: Cancioneiro da ajuda, n. 80.
Versão atualizada
Desde que nasci, nunca vi Amor e sempre ouço falar dele; mas sei que quer me matar, No entanto, rogarei à minha senhora: que me mostre aquele matador, ou que me defenda dele melhor!
Mas nunca eu lhe fiz nada para que ele queira me matar, no entanto, quero pedir à minha senhora, pelo grande medo em que estou: que me mostre aquele matador, ou que me defenda dele melhor!
Nunca vou ajudá-la, se ela não me ajudar; no entanto, quero pedir à minha senhora, pelo grande medo em que estou: que me mostre aquele matador, ou que me defenda dele melhor!
E pois Amor tem sobre mim tal poder de me matar e eu não posso ver, pedirei assim à minha senhora: que me mostre aquele matador, ou que me defenda dele melhor!
(UFPA – Adaptada)
Acerca do poema, é correto afirmar que:
o amor é tratado como uma entidade autônoma de que o eu lírico busca defender-se.
os versos "mais rogarei a mia senhor / que me amostr'aquel matador" traduzem uma atitude de súplica respeitosa, que contraria os ideais do amor cortês.
no verso "Pois naci nunca vi Amor", manifesta-se um eu lírico feminino, o que justifica a classificação do texto como cantiga de amigo.
a métrica do poema, dado o uso predominante do octossílabo, não está de acordo com os padrões da cantiga de amor.
a presença do refrão em dístico permite-nos classificar o texto como uma cantiga de amigo.
(UFPI) O período compreendido entre o final da Idade Média e o início da Idade Moderna foi caracterizado pela criação de alianças entre os monarcas europeus e a burguesia. Sobre as referidas alianças, podemos afirmar que tinham como objetivos centrais:
a criação de barreiras protecionistas que dificultassem a circulação das mercadorias no mercado europeu.
a valorização das autoridades religiosas evangélicas e a submissão do Estado à Igreja.
a unificação de moedas, de pesos e medidas que facilitassem as transações comerciais, assim como a construção de uma estrutura política que rompesse com os particularismos feudais.
a criação de uma nova estrutura política em que as atividades e a lógica de produção das corporações de ofício medievais seriam totalmente preservadas.
a preservação das práticas políticas e econômicas medievais que haviam possibilitado o surgimento da burguesia.
Singular ocorrência
— Há ocorrências bem singulares. Está vendo aquela dama que vai entrando na igreja da Cruz? Parou agora no adro para dar uma esmola.
— De preto? — Justamente; lá vai entrando; entrou. — Não ponha mais na carta. Esse olhar está dizendo que a dama é uma sua recordação de outro tempo, e não há de ser de muito tempo, a julgar pelo corpo: é moça de truz.
— Deve ter quarenta e seis anos. — Ah! conservada. Vamos lá; deixe de olhar para o chão, e conte-me tudo. [É]
ASSIS, Machado de. Singular ocorrência. In: . Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. v. 2
No Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, há a seguinte definição para o termo "de truz": "De primeira ordem; excelente, magnífico: 'Esse olhar está dizendo que a dama é uma sua recordação de outro tempo, e não há de ser de muito tempo, a julgar pelo corpo: é moça de truz.' (Machado de Assis, Histórias sem data, p. 45.)". Embora o dicionário utilize como exemplo justamente esse fragmento de Machado de Assis, ele deixa escapar um significado da expressão que pode ser percebido pelo contexto. Aponte a alternativa que contém um sinônimo de "de truz" compatível com o contexto e expressões do texto que ajudam a consolidar esse significado:
elegante – preto, conservada, dama.
discreta – preto, quarenta e seis anos, adro
antiga – adro, de outro tempo, quarenta e seis anos.
religiosa – igreja, adro, esmola.
jovem – não há de ser de muito tempo, corpo, conservada.
Em relação ao esquema a seguir, assinale a alternativa correta:
A reação I ocorre exclusivamente em organismos autótrofos.
A reação II necessita de energia para ocorrer.
A reação I ocorre somente em organismos aeróbicos.
Ambas as reações necessitam de oxigênio para ocorrer.
Ambas as reações ocorrem em todos os seres vivos celulares.
Sobre os seres vivos podemos afirmar corretamente que:
são formados por células e podem não apresentar moléculas orgânicas.
são formados pela mesma proporção de carbono do que a matéria não viva.
na sua estrutura corporal há sempre mais de uma célula procariótica.
não existiriam na forma como os conhecemos sem a existência de carbono na sua composição.
alguns podem viver sem energia para a realização de suas reações químicas.
(UFPR – Adaptada)
Por muito tempo, entre os historiadores pensou-se que os gregos formavam um povo superior de guerreiros que, por volta de 2000 a.C., teria conquistado a Grécia, submetendo a população local. Hoje em dia, os estudiosos descartam esta hipótese, considerando que houve um movimento mais complexo. Segundo o pesquisador Moses Finley, "a chegada dos gregos significou a introdução de um elemento novo que se misturou com seus predecessores para criar, lentamente, uma nova civilização e estendê-la como e por onde puderam".
FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2001.
Com base no texto é correto afirmar:
As pesquisas recentes indicam que o povo grego se formou a partir de um amálgama de culturas que se expandiram por diferentes territórios.
A cultura grega constituiu-se a partir de um único povo.
Com a expressão “nova civilização”, o autor indica o fim do primado da cidade em favor do estado teocrático.
Os estudiosos, ainda hoje, acreditam na superioridade dos gregos sobre outros povos da Antiguidade.
Os gregos não souberam incorporar aos seus elementos culturais dos povos conquistados.
(Udesc) Em relação à formação dos Estados Nacionais modernos, é correto afirmar:
o absolutismo e o poder centralizado no monarca foram as bases iniciais para a formação do Estado Nacional moderno.
os Estados se formam sob bases democráticas e não sob as absolutistas.
o poder descentralizado foi uma das marcas da instituição Estado Nacional moderno.
a forte mobilidade social fez com que os burgueses produzissem a instituição do Estado Nacional moderno.
os burgueses controlavam o exército e cobravam impostos do povo para as cortes.
A respeito da unidade de massa atômica afirmou-se que:
I. É igual à massa do carbono–12. II. Tem massa igual a 1 g. III. Vale da massa do carbono–12.
Estão corretas somente as afirmações:
I.
II.
III.
I e II.
I e III.
A seguir são apresentadas três funções e três gráficos (fora de escala).
F1: f(x) = 3x F2: f(x) = 0,5x F3: f(x) = –x
Associando cada função ao seu gráfico, temos:
F1 – G1, F2 – G2 e F3 – G3
F1 – G2, F2 – G3 e F3 – G1
F1 – G3, F2 – G1 e F3 – G2
F1 – G3, F2 – G2 e F3 – G1
F1 – G1, F2 – G1 e F3 – G2
O principal motivo que faz uma solução ser condutora de eletricidade é:
Apresentar moléculas com um alto grau de agitação.
Apresentar íons presos a um retículo cristalino iônico.
Apresentar moléculas presas a um retículo cristalino molecular.
Apresentar íons livres.
Apresentar elétrons livres.
(UTFPR) Os cinco desenhos a seguir representam frascos contendo água líquida abaixo da linha horizontal.
Assinale a alternativa que apresenta o frasco que melhor representa a evaporação da água.
I.
II.
III.
IV.
V.
(FGV-SP)
Durante a Antiguidade e a Idade Média, a África permaneceu relativamente isolada do resto do mundo. Em 1415, os portugueses conquistaram Ceuta, no norte do continente, dando início à exploração de sua costa ocidental.
ARRUDA, José Jobson de A.; PILETTI, Nelson. Toda a História: História Geral e História do Brasil. São Paulo: Ática.
Acerca da África, na época da chegada dos portugueses em Ceuta, é correto afirmar que:
nesse continente havia a presença de alguns Estados organizados, como o reino do Congo, e a exploração de escravos, mas não existia uma sociedade escravista.
assim como em parte da Europa, praticava-se a exploração do trabalho servil que, com a presença europeia, transformou-se em trabalho escravo.
a população se concentrava no litoral e o continente não conhecia formas mais elaboradas de organização política, daí a denominação de povos primitivos.
os poucos Estados, organizados pelos bantos, encontravam-se no norte e economicamente viviam da exploração dos escravos muçulmanos.
a escravidão e outras modalidades de trabalho compulsório eram desconhecidas na África e foram introduzidas apenas no século XVI, pelos portugueses e espanhóis.
Choose the alternative that best completes each sentence
Listen! The teacher __________. Don't interrupt her!
will talked
is talking
talked
talks
talk
(FEI-SP) Assinale a alternativa que contém erro no emprego da forma verbal:
Ele reouvera os bens que lhe tinham sido roubados.
Se ela intervisse em nosso favor, ganharíamos a questão.
Quando você expuser seus trabalhos, mande-me avisar.
O partido previu a vitória do candidato.
Pressupus que todos chegariam a tempo.
(FURRN) Na Tabela Periódica (TP) os elementos estão em ordem crescente de seu__________________. As fileiras horizontais da TP chamam-se__________________ e as colunas verticais,________________. As lacunas são corretamente preenchidas, respectivamente, por:
Número de elétrons, grupo, período.
Número de massa, grupo, período.
Número atômico, grupo, período.
Número atômico, período, grupo.
Número de massa, período, grupo
(UFV-MG) O mundo medieval foi dominado pela ideia da existência de uma ordem universal hierarquizada, criada e ordenada por Deus, abrangendo a sociedade e a natureza. A representação típica dessa ideia era materializada na imagem de:
uma competição desenfreada dos indivíduos no mercado, sem qualquer vínculo à tradição.
uma divisão tripartite dos poderes do Estado: executivo, legislativo e judiciário.
uma sociedade composta de três ordens: os sacerdotes, os cavaleiros e os camponeses.
uma democracia em que todos os cidadãos têm idênticos direitos civis, políticos e sociais.
um Estado de poderes ilimitados e despóticos.
A questão baseia-se no texto Restless Genes, dado em aula. Assinale a alternativa correta.
Identify the sentence in which the word once is being used with the same meaning as in "Once modern humans began their migration out of Africa...":
Susan and Harriet had once been close friends.
I go to church once a week.
Once he gets into college, everything will be fine.
When I saw Mary, I recognized her at once.
Once again, I assure you there's nothing to fear.
Choose the correct alternative.
Indicate the sentence in which the word but is being used with the same meaning as in "… whose own heart has caused nothing but endless days of pain.":
Nobody but Mary comes on time.
Don't get mad at him! He's but a boy.
Mrs. Bloom will donate her organs, but her husband won't.
She won't even discuss the problem. But how stupid!
You're going to do exactly as I tell you. I don't want to hear any "but".
(UFC-CE) A figura a seguir mostra um espelho esférico côncavo de raio de curvatura R, apoiado sobre a horizontal, com a face refletora voltada para cima. A reta tracejada vertical OP passa sobre o ponto correspondente ao centro do espelho esférico. Determine a distância y, acima do ponto O e ao longo da reta OP, para a qual ocorrerá maior incidência de luz solar refletida no espelho, suposta de incidência vertical. Considere o espelho esférico com pequeno ângulo de abertura, de modo que os raios incidentes são paralelos e próximos ao seu eixo principal.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente essa distância.
(UFC-CE) Considere o texto a seguir:
Um implante de células nervosas, já testado com sucesso em ratos para recuperar lesões cerebrais, foi feito pela primeira vez em seres humanos nos EUA, por pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, segundo informou ontem o jornal The Washington Post. [...] O material implantado, extraído de um tumor de testículo, foi cultivado em laboratório por 20 anos. Nesse período, os cientistas foram capazes de "forçar"quimicamente a transformação das células cancerosas em neurônios. As células de tumor foram escolhidas porque têm grande poder de multiplicação. [...] Cerca de 2 milhões de novas células nervosas foram aplicadas na região lesada de uma mulher de 62 anos, parcialmente paralisada por um derrame cerebral ocorrido há 19 anos. [...] Segundo os pesquisadores, a eficácia da operação só poderá ser comprovada em alguns meses.
(Folha de S.Paulo, 3 de julho de 1998).
Ao transformar células cancerosas em células nervosas, os cientistas conseguiram que estas últimas passassem a ter a seguinte constituição básica:
corpo celular, parede celular e flagelos.
parede celular, axônio e dendritos.
corpo celular, axônio e dendritos.
axônio, dendritos e flagelos.
corpo celular, parede celular e dendritos.
(UFPA) O governo do estado do Pará publicou a Lei n o 7.754, de 26.11.2013, cujo teor é o seguinte:
Declara como patrimônio cultural e artístico do Estado do Pará a Arte Marajoara e dá outras providências.
A Assembleia Legislativa do Estado do Pará estatui e eu sanciono a seguinte lei:
Art. 1º Fica declarado como patrimônio cultural e artístico do Estado do Pará, nos termos do art. 286 da Constituição Estadual, a Arte marajoara.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
É correto afirmar que essa lei:
reconhece o valor histórico e artístico da cerâmica marajoara, única que restou dos povos indígenas que habitavam a Amazônia antes da chegada dos europeus.
reconhece o valor histórico e artístico da cerâmica produzida pelos índios Marajoara, habitantes da região de Santarém.
reconhece o valor histórico e artístico da cerâmica marajoara, por considerá-la representativa da identidade cultural do estado do Pará.
tem importância limitada pelo fato de que a cerâmica marajoara é oriunda da região dos Andes, pois os índios da Amazônia eram incapazes de produzir cerâmica tão bela.
reconhece o valor histórico e artístico da cerâmica produzida pelos índios Marajoara, que habitavam a região onde atualmente se encontra Icoaraci, importante polo de produção dessa cerâmica na atualidade.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas