Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
(EEAR-SP)
O lema da tropa
O destemido tenente, no seu primeiro dia como comandante de uma fração de tropa, vendo que alguns de seus combatentes apresentavam medo e angústia diante da barbárie da guerra, gritou, com firmeza, para inspirar seus homens a enfrentarem o grupamento inimigo que se aproximava:
— Ou mato ou morro!
Ditas essas palavras, metade de seus homens fugiu para o mato e outra metade fugiu para o morro.
No texto acima, considerando os aspectos morfológicos da Língua Portuguesa, a construção do humor se efetua, principalmente, pela
falta de capacidade linguística dos combatentes que, ao confundirem as palavras do tenente, no contexto, atribuíram valores de advérbios aos verbos pronunciados pelo tenente.
ausência de interpretação plausível por parte dos combatentes que, ao ouvirem as palavras, confundem suas classes gramaticais, atribuindo a elas valores inadmissíveis na Língua Portuguesa.
capacidade que os combatentes tiveram de interpretar as palavras pronunciadas, confundindo verbos com substantivos, justificando, com isso, a vasta flexibilidade de sentidos de uma língua em sua situação de uso.
capacidade de os combatentes trocarem, propositalmente, as classes morfológicas das palavras pronunciadas pelo tenente, justificando o medo deles e a rigidez de significados e inflexibilidade de sentidos de tais palavras.
A questão trabalha o uso expressivo de homônimos, permitindo aos alunos usar a intuição para compreender a diferença entre substantivos e verbos e a relação entre o uso expressivo da homonímia e o humor construído no texto.
As tabelas abaixo apresentam informações quanto às tarifas de transporte no Rio de Janeiro em 2020.
Uma pessoa tem que se deslocar para seu trabalho utilizando os seguintes transportes:
• Ida: metrô + ônibus
• Volta: ônibus + ônibus + BRT
Considere que essa pessoa não tenha o Bilhete Único Carioca e pague os trajetos integralmente. Suponha também que ela tenha acabado de descobrir uma forma de voltar para casa utilizando apenas ônibus + ônibus (sem o BRT). Utilizando o Bilhete Único Carioca, ela passará a economizar na integração metrô + ônibus na ida. Passará também a não gastar mais com o BRT na volta e a economizar com a integração ônibus + ônibus.
Com o Bilhete Único Carioca e sem o BRT na volta, qual será a economia diária dessa pessoa?
Observe que o gasto atual, em real, dessa pessoa é:
Ida: 4,60 + 4,05 = 8,65
Volta: 4,05 + 4,05 + 4,05 = 12,15
Total diário: 8,65 + 12,15 = 20,80
Com o Bilhete Único Carioca e sem o BRT na volta, o gasto, em real, será:
Ida: 6,05
Volta: 4,05
Total diário: 6,05 + 4,05 = 10,10
Como 20,80 - 10,10 = 10,70, a economia diária será de R$ 10,70.
(UPF-RS) A dinâmica interna e a externa da Terra provocam modificações no relevo terrestre. São considerados, respectivamente, agentes modeladores internos (endógenos) e externos (exógenos) da Terra:
Erosão e intemperismo.
Águas correntes e vulcanismo.
Geleiras e vento.
Vulcanismo e tectonismo.
Tectonismo e intemperismo.
Alternativa e.
O relevo é resultado da combinação de dois tipos de agentes. Os agentes internos (endógenos), como o tectonismo (falhas e dobras) e o vulcanismo (vulcões, derrames), e os agentes externos (exógenos), como o vento, a água, as geleiras, o ser humano, etc., que provocam desagregação, transformação, transporte e sedimentação, transformando o relevo.
Esta atividade deve ser feita em dupla. Para isso, pesquisem em jornais e revistas uma resenha ou notícia sobre um objeto cultural do interesse de vocês (exemplos: livro, filme, jogo, história em quadrinhos, capítulo de podcast, etc.). Conversem sobre o texto, destacando as partes que mais lhes chamarem a atenção. Em seguida, analisem o texto, tomando como base a tabela a seguir.
Respostas pessoais.
Preencha as lacunas corretamente.
a) 25 m = ______________ mm
b) 49 cL = _____________ hL
c) 0,8 kg = _____________ mg
d) 73,7 dg = ____________ g
e) 6 daL = ______________ dL
f) 91 dm = ______________ hm
g) 26 441 kg = ___________ ton
h) 44 kJ = _______________ J
Observação: joule (J) é uma unidade usada para medir energia.
i) 520 cal = _____________ kcal
Observação: caloria (cal) também é uma unidade usada para medir energia.
a) 25 m = 25 ∙ 1 000 mm = 25 000 mm
b) 49 cL = 49 ÷ 10 000 hL = 0,0049 hL
c) 0,8 kg = 0,8 ∙ 1 000 000 mg = 800 000 mg
d) 73,7 dg = 73,7 ÷ 10 g = 7,37 g
e) 6 daL = 6 ∙ 100 dL = 600 dL
f) 91 dm = 91 ÷ 1 000 hm = 0,091 hm
g) 26 441 kg = 26 441 ÷ 1 000 ton = 26,441 ton
h) 44 kJ = 44 ∙ 1 000 J = 44 000 J
i) 520 cal = 520 ÷ 1 000 kcal = 0,52 kcal
Agora que conhecemos as grandezas necessárias para descrever os movimentos circulares, vamos retomar a proposta dos fusos horários?
Sabemos que os relógios marcam horários diferentes em todo o globo terrestre devido aos fusos horários existentes. Isso pode ocorrer, inclusive, dentro de um mesmo país. O Brasil, por exemplo, possui 4 fusos, como mostra a figura 14. Por isso é comum ouvir anúncios como: “O show vai começar às 22 horas, horário de Brasília”. Dessa maneira, não restam dúvidas sobre o horário do evento.
Em 1884, realizou-se a Conferência Internacional do Primeiro Meridiano, em Washington, nos Estados Unidos, que defi niu o meridiano que seria tomado como padrão como ponto zero. A partir dele, foram defi nidos outros meridianos, sendo que o fuso horário corresponde à região entre dois meridianos. Decidiu-se que esse ponto de referência seria o Observatório Astronômico de Greenwich, localizado próximo a Londres, na Inglaterra. Sendo assim, o meridiano de Greenwich passou a ser a referência mundial da hora ofi cial.
Como o tempo de rotação da Terra é de 24 horas, a superfície do planeta é dividida em 24 fusos, sendo 12 a leste do meridiano de Greenwich, e 12 a oeste.
Considere uma distribuição uniforme desses meridianos. Qual é a largura, em graus, entre cada meridiano? E qual é a velocidade linear de um ponto na superfície terrestre, sabendo que o raio do planeta é aproximadamente 6 400 km?
(FMTM-MG) Com a finalidade de destacar a rapidez de uma serra circular em cortar pedras e cerâmicas, um folheto ressalta uma noção confusa, ao explicar que a máquina, muito rápida, gira com velocidade de 13 000 rpm.
De fato, a informação dada é a frequência da máquina, e não sua velocidade. O folheto ficaria correto e coerente se ressaltasse a velocidade angular da máquina que, em rad/s, corresponde a (admita π = 3):
Resolução
Alternativa a.
Primeiramente, temos de transformar a unidade da frequência dada para Hertz; para isso, teremos:
Agora, calcularemos a velocidade angular pedida:
1300
2 170
26 000
39 000
78 000
Texto para a questão.
Por que a vitória de “Parasita” no Oscar é histórica, em 4 pontos
Cesar Gaglioni
10 de fev de 2020 – (atualizado 10/02/2020 às 15h06)
Longa dirigido por Bong Joon-ho levou a estatueta de Melhor Filme em um ano que deu destaque para nomes estrangeiros
A cerimônia do Oscar 2020 na noite de domingo (9) terminou com “Parasita”, produção sul-coreana do cineasta Bong Joon-ho, levando a estatueta de Melhor Filme e marcando a primeira vez que um filme falado em idioma não-inglês levou o prêmio.
O longa também levou o maior número de troféus da noite. Além da estatueta principal, levou Melhor Filme Internacional, Melhor Roteiro Original e Melhor Direção.
“Parasita” conta a história de uma família da periferia de Seul, capital da Coreia do Sul, que traça um plano para se infiltrar na mansão de uma das famílias mais ricas do país. Bong Joon-ho não foi o único nome de fora dos Estados Unidos a se destacar na mais importante noite do cinema americano – outros oito estrangeiros ganharam estatuetas, incluindo Han Jin Won, coautor do roteiro de “Parasita”.
Em uma noite histórica para produções estrangeiras, o Brasil não foi contemplado com um Oscar – o longa “Democracia em vertigem”, dirigido pela cineasta Petra Costa, que concorria a Melhor Documentário, perdeu para “Indústria Americana”, única produção dos EUA que competia na categoria.
[...]
4 pontos importantes de vitória de “Parasita”
As vitórias de “Parasita” marcam os primeiros Oscars da Coreia do Sul, e também levantam alguns pontos importantes, que o Nexo lista abaixo:
1 A resistência a filmes em outros idiomas
O público americano tem uma resistência à filmes que não são falados em inglês. O próprio Bong Joon-ho mencionou esse fato no seu discurso na premiação do Globo de Ouro, em janeiro, quando afirmou que “quando os americanos superassem a barreira das legendas, seriam apresentados a um mundo novo de filmes”.
Nos 92 anos de história do Oscar, apenas dez filmes falados em línguas estrangeiras foram indicados ao prêmio de Melhor Filme, e nenhum deles levou o troféu.
Em 2012, o filme francês “O artista” se tornou a primeira produção 100% não-americana a levar o troféu de Melhor Filme – porém, o longa é mudo. A trama, que fala sobre os bastidores do cinema mudo em sua Era de Ouro, se passa em Hollywood e conta com alguns atores americanos.
A vitória de “Parasita” marca a primeira vez que um filme falado em língua estrangeira e com elenco 100% estrangeiro recebe o principal troféu da noite.
“Quando eu era jovem e estava estudando cinema, uma frase marcou fundo o meu coração, ela dizia que ‘aquilo que é mais pessoal é aquilo que é mais criativo’. Essa frase é do grande Martin Scorsese. Quando eu estava na escola, estudei os filmes de Scorsese. Só ser nomeado já foi uma honra, eu nunca achei que ia ganhar” (Bong Joon-ho, cineasta sul-coreano, no discurso do prêmio de Melhor Direção, acompanhado de sua tradutora)
2 Os primeiros Oscars da Coreia do Sul
As vitórias de “Parasita” marcam os primeiros Oscars recebidos pela Coreia do Sul. “Escrever um roteiro é um processo muito solitário, você nunca escreve um filme para representar seu país, mas esse é o primeiro Oscar da Coreia do Sul”, disse Bong ao receber o troféu de Melhor Roteiro Original, a primeira vitória de “Parasita” na noite.
Nas últimas décadas, a Coreia do Sul vem apostando em uma série de políticas públicas para fomentar a produção cinematográfica do país.
Em 1994, o governo sul-coreano percebeu que o cinema poderia ser uma indústria lucrativa. A decisão é marcada pela influência de Hollywood – mais especificamente, o lançamento do filme “Jurassic park”, um ano antes. O fato de o faturamento do longa de Steven Spielberg ter sido duas vezes maior do que o faturamento total da indústria automobilística da Coreia do Sul foi apontado pelo secretário de audiovisual da época como argumento para defender mais investimento na produção de cinema.
Foi então que o governo federal promulgou a Motion Picture Promotion Law, lei feita para disponibilizar recursos públicos para a produção de filmes dos mais diversos gêneros. Desde então, o cinema sul-coreano se tornou um destaque entre os mercados audiovisuais da Ásia.
3 O destaque para estrangeiros na noite
Bong Joon-ho recebeu os prêmios de “Parasita” em um ano no qual o Oscar deu destaque para o trabalho de estrangeiros.
Além dele, o neozelandês Taika Waititi venceu o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado por “Jojo rabbit” e a islandesa Hildur Guðnadóttir recebeu o troféu de “Melhor Trilha Sonora Original” por seu trabalho em “Coringa”.
O japonês Kazu Hiro foi um dos vencedores do prêmio de Melhor Maquiagem e Visagismo por “O escândalo”; o francês Guillaume Rocheron foi um dos ganhadores do troféu de Melhores Efeitos Visuais, por “1917”, ao lado do britânico Dominic Tuohy.
Os britânicos, em especial, tiveram destaque: Roger Deakins com o prêmio de Melhor Fotografia por “1917”; Jacqueline Durran levou o troféu de Melhor Figurino por “Adoráveis mulheres”; e Mark Taylor com a estatueta de Melhor Mixagem de Som por “1917”.
Ao lado de Bong, a produtora Kwak Sin-ae e o roteirista Han Jin Won também receberam estatuetas pelo trabalho em “Parasita”.
A vitória de Bong como Melhor Diretor reafirma uma tendência recente de estrangeiros vencendo a categoria.
Entre 2011 e 2020, apenas um americano recebeu a estatueta: Damien Chazelle em 2017, por seu trabalho em “La La Land”.
4 O quase empate com Walt Disney
Por pouco, Bong Joon-ho não empatou com Walt Disney no maior número de estatuetas vencidas em uma única noite.
Em 1954, Disney levou os troféus de Melhor Animação em Curta-metragem, Melhor Documentário em Curta-metragem, Melhor Documentário e Melhor Curta-metragem, totalizando quatro prêmios.
Bong também levou quatro prêmios: Melhor Direção, Melhor Filme, Melhor Roteiro Original e Melhor Filme Internacional.
Apesar da repetição no número de estatuetas, o empate não se consolidou porque o Oscar de Melhor Filme Internacional vai para o país que produziu o longa, e não para os seus realizadores diretos.
[...]
Após as vitórias no Oscar, Bong deu uma entrevista coletiva e afirmou já estar trabalhando diretamente em dois filmes, um coreano e uma produção americana. Além disso, ele estará envolvido na produção de uma versão americana de “Parasita” produzida pela HBO no formato de minissérie.
GAGLIONI, Cesar. Por que a vitória de “Parasita” no Oscar é histórica, em 4 pontos. Nexo Jornal. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2020/02/10/Por-que-a-vit%C3%B3ria-de- %E2%80%98Parasita%E2%80%99-no-Oscar-%C3%A9-hist%C3%B3rica-em-4-pontos. Acesso em: 4 maio 2020.
Releia o título da reportagem e o parágrafo logo abaixo do título e responda:
a) Qual o tema anunciado logo no início do texto? Que elementos do vocabulário estão relacionados a ele?
b) Que palavra se refere ao tipo de filme que ganhou o Oscar de melhor filme?
a) O tema é a vitória do filme “Parasita” no Oscar. Elementos como “Oscar”, “longa” e “estatueta” referem-se ao tema principal.
b) A palavra “longa”, que se refere aos filmes de longa-metragem.
O vocabulário utilizado no texto dá boas pistas sobre seu conteúdo temático. Reforce com os alunos o fato de que mesmo que o leitor não acompanhe a premiação do Oscar, essas características permitem inferir elementos não citados nos textos, mas que podem ser deduzidos ao longo da leitura.
Indique o período e o grupo em que se encontram os átomos a seguir na classificação periódica.
a) Hidrogênio (1H):
b) Berílio (4Be):
c) Oxigênio (8O)
d) Tungstênio (74W):
e) Protactínio (91Pa):
a) Primeiro período e grupo 1.
b) Segundo período e grupo 2.
c) Segundo período e grupo 16.
d) Sexto período e grupo 6.
e) Sétimo período e grupo 3.
Para todos os itens, oriente os alunos a consultar a tabela periódica para obter as informações. Para os elementos representativos, faça a distribuição eletrônica no quadro para obter o número de camadas eletrônicas e o número de elétrons na camada de valência de cada elemento. Assim, descobrem-se o período e o grupo aos quais os elementos pertencem.
Deseja-se plantar uma árvore em uma praça triangular, de modo que ela fique equidistante das três vias que a circundam.
Caso isso seja feito, a árvore estará posicionada:
no circuncentro da praça.
no incentro da praça.
no baricentro da praça.
no ortocentro da praça.
no ex-incentro da praça.
O ponto que é equidistante dos lados de um triângulo é chamado de incentro.
What can we say about the bear in this cartoon?
He decided to hibernate for more time.
He hibernated to improve his potential.
He couldn’t change his way of life.
He is now a motivational speaker.
He abandoned an old habit.
(UnB-DF) Um estudo sobre os carboidratos na dieta de um inseto produziu os seguintes resultados:
Julgue os itens a seguir como Verdadeiros (V) ou Falsos (F):
( ) A frutose e a maltose foram os carboidratos que melhor serviram para a alimentação do inseto.
( ) A emergência de adultos foi maior no grupo alimentado com maltose do que no grupo alimentado com sacarose.
( ) Todos os carboidratos citados, com exceção do amido, são monossacarídeos.
( ) Os compostos orgânicos testados suprem as necessidades de nitrogênio dos animais.
( ) Todos os carboidratos citados podem ser encontrados nas plantas; mas nem todos podem ser encontrados nos animais.
( V ) A frutose e a maltose foram os carboidratos que melhor serviram para a alimentação do inseto.
( V ) A emergência de adultos foi maior no grupo alimentado com maltose do que no grupo alimentado com sacarose.
( F ) Todos os carboidratos citados, com exceção do amido, são monossacarídeos.
( F ) Os compostos orgânicos testados suprem as necessidades de nitrogênio dos animais.
( V ) Todos os carboidratos citados podem ser encontrados nas plantas; mas nem todos podem ser encontrados nos animais.
Look at these examples from the text. Write 1 for Simple Present and 2 for Simple Past.
a) She first learned ( ) about climate change in 2011, when she was ( ) eight years old.
b) Greta speaks out ( ) against business and political leaders that claim ( ) climate change isn’t a serious issue.
c) We deserve ( ) a safe future.
d) Malala Yousafzai is ( ) a Pakistani education activist and student.
e) She grew up ( ) in the Swat Valley. Her life changed ( ) in 2012.
f) Malala valued ( ) education so much that she defied ( ) the Taliban authorities.
a) She first learned ( 2 ) about climate change in 2011, when she was ( 2 ) eight years old.
b) Greta speaks out ( 1 ) against business and political leaders that claim ( 1 ) climate change isn’t a serious issue.
c) We deserve ( 1 ) a safe future.
d) Malala Yousafzai is ( 1 ) a Pakistani education activist and student.
e) She grew up ( 2 ) in the Swat Valley. Her life changed ( 2 ) in 2012.
f) Malala valued ( 2 ) education so much that she defied ( 2 ) the Taliban authorities.
ENEM
One of the things that made an incredible impression on me in the film was Frida’s comfort in and celebration of her own unique beauty. She didn’t try to fit into conventional ideas or images about womanhood or what makes someone or something beautiful. Instead, she fully inhabited her own unique gifts, not particularly caring what other people thought. She was magnetic and beautiful in her own right. She painted for years, not to be a commercial success or to be discovered, but to express her own inner pain, joy, family, love and culture. She absolutely and resolutely was who she was. The trueness of her own unique vision and her ability to stand firmly in her own truth was what made her successful in the end.
HUTZLER, L. Disponível em: www.etbscreenwriting.com. Acesso em: 6 maio 2013.
A autora desse comentário sobre o filme Frida mostra-se impressionada com o fato de a pintora
ter uma aparência exótica.
vender bem a sua imagem.
ter grande poder de sedução.
assumir sua beleza singular.
recriar-se por meio da pintura.
Leia o poema “Logias e analogias” de Antônio Carlos de Brito (Cacaso), para responder ao que se pede.
Logias e analogias
No Brasil a medicina vai bem Mas o doente ainda vai mal. Qual o segredo profundo desta ciência original? É banal: certamente não é o paciente Que acumula capital.
CACASO. Lero-lero. São Paulo: Cosac Naify, 2012. p. 155.
Para auxiliar a compreensão deste poema de Cacaso, você pode lembrar aos alunos que o poeta pertenceu à geração da Poesia Marginal dos anos 1970. Isso significa que o texto foi escrito no período do regime militar brasileiro (1964-1985), em que se intensificaram alguns problemas de opressão no país.
O valor da expressão é:
-2,0
-2,5
-3,0
-3,5
-4,0
Um carro está parado em um sinal e, ao arrancar, atinge a velocidade de 108 km/h em 10 s. A aceleração escalar média nessa arrancada, em m/s2 , é de:
2,0
3,0
6,0
9,0
10,8
ENEM
As rochas são desagregadas e decompostas e os materiais resultantes de sua ação, tais como seixos, cascalhos, areias, siltes e argilas, são carregados e depois depositados e, também, substâncias dissolvidas na água podem precipitar. Em virtude de sua atuação, quaisquer rochas, independentemente de suas características, podem ficar destacadas no relevo.
BELLOMO, H. R. et al. (Org.). Rio Grande do Sul: aspectos da geografia. Porto Alegre: Martins Livreiro, 1997 (adaptado).
O texto refere-se à modelagem do relevo pelos processos naturais de
magmatismo e fusão.
vulcanismo e erupção.
intemperismo e erosão.
tectonismo e subducção.
metamorfismo e recristalização.
Alternativa c.
Os intemperismos físico e químico são responsáveis pelos processos de desagregação e/ou transformação mineralógica das rochas. A erosão consiste no desgaste da superfície com remoção de partículas minerais (cascalho, argila, areia e silte) e matéria orgânica por meio da ação de agentes exógenos, como a água e o vento.
Entrevistador: Queria que você falasse um pouquinho sobre uma coisa que eu sei que é muito importante pra você, a amizade.
Galeano: Sim, a amizade é uma forma de amor. E como dizia pra você, acho que se exerce na base da honestidade, porque a outra amizade, a amizade do “amo muito você” e “que lindo você é” não é a verdadeira amizade. Os amigos, quando são amigos de verdade, dizem o que se deve dizer, e isso diz respeito a processos coletivos também. Então, amizade às vezes é difícil sobre essa base, porque atravessa períodos complicados. Mas quando a gente ama de verdade, no amor, na amizade, ama as luzes e as sombras de cada pessoa ou de cada lugar.
Trecho de entrevista dada pelo escritor uruguaio Eduardo Galeano ao jornalista Eric Nepomuceno no programa Sangue Latino. .
a) No texto, o entrevistado fez uso de duas metáforas na última frase da sua fala. Identifique essas metáforas e explique o sentido que elas assumem no texto.
b) Transforme a fala do entrevistador em discurso indireto, fazendo adaptações necessárias para que o trecho não fique repetitivo.
a) No período indicado: “[...] Mas quando a gente ama de verdade, no amor, na amizade, ama as luzes e as sombras de cada pessoa ou de cada lugar”. As duas metáforas utilizadas são luzes e sombras, que se referem às qualidades e aos defeitos inerentes a qualquer ser humano ou lugar.
b) Sugestão: O entrevistador pediu a Galeano que falasse um pouquinho sobre uma coisa muito importante para o entrevistado: a amizade.
Flávio possui uma casa com piscina. Semanalmente ele aplica 5 miligramas de determinado produto a cada litro de água. Esse produto é vendido em embalagens de 2 kg, e a piscina, com formato retangular, tem 10 metros de comprimento, 5 metros de largura e 2 metros de altura.
Quantas embalagens ele deve comprar para que esse tratamento possa ser feito durante 1 ano? Considere que um ano tenha 52 semanas.
Podemos calcular o volume da piscina, em litro, considerando que 1 m3 equivale a 1 000 L:.
Volume = 10 m ∙ 5 m ∙ 2 m = 100 m3 = 100 000 L
Como são aplicados 5 miligramas em cada tratamento, podemos calcular quantos quilogramas são gastos, considerando que 1 kg equivale a 1 000 g:
5 mg/L ∙ 100 000 L = 500 000 mg = 0,5 kg
Em 52 semanas, a massa total de produto utilizado será:
0,5 kg ∙ 52 = 26 kg
Como cada embalagem tem 2 kg, Flávio deverá comprar 26 ÷ 2 = 13 embalagens.
(UEPG-PR) As rochas são agregados naturais de um ou mais minerais. Existem diferentes tipos de rochas, cada um deles formado por processos distintos.
Sobre os tipos de rochas, podemos afirmar corretamente que aquelas formadas pela transformação de outras rochas existentes no interior da Terra, submetidas a enormes pressões e altas temperaturas, são conhecidas como
ígneas.
plutônicas.
magmáticas.
sedimentares.
metamórficas.
Alternativa e.
As rochas metamórficas são formadas pela transformação (metamorfismo) de outras rochas, principalmente em decorrência da elevação significativa da temperatura e da pressão. São exemplos: gnaisse, ardósia, xisto, mármore e quartzito. As alternativas a, b e c estão erradas, pois as rochas ígneas ou magmáticas, inclusive as plutônicas, são formadas pelo resfriamento do magma. A alternativa d está incorreta, pois as rochas sedimentares são formadas a partir de fragmentos de outras rochas, não do rearranjo mineral de rochas.
(Mack-SP) Devido ao movimento de rotação da Terra, uma pessoa sentada sobre a linha do Equador tem velocidade escalar, em relação ao centro da Terra, igual a:
Adote: raio equatorial da Terra = 6 300 km e π = .
2 250 km/h
1 650 km/h
1 300 km/h
980 km/h
460 km/h
Leucipo e Demócrito foram grandes representantes da corrente atomista. Para eles, como a realidade é organizada?
Leucipo e Demócrito defendem que toda a natureza é composta de átomos, partículas indivisíveis que criam toda a multiplicidade existente na realidade. Desse modo, o nascimento dos seres acontece a partir do processo de combinação ou agregação de certa quantidade de átomos, enquanto a morte se dá quando há separação das partículas que constituem um ser.
A questão pretende retomar a explicação sobre o surgimento e funcionamento do cosmos a partir da perspectiva de Leucipo e Demócrito, considerados os grandes iniciadores da teoria atomista.
(EsPCEx/Aman) Considerando a distribuição eletrônica do átomo de bismuto (83Bi) no seu estado fundamental, conforme o diagrama de Linus Pauling, pode-se afirmar que seu subnível mais energético e o período em que se encontra na tabela periódica são, respectivamente:
5d5 e 5º período.
5d9 e 6º período.
6s2 e 6º período.
6p5 e 5º período.
6p3 e 6º período.
Como os alunos estudaram a tabela periódica no 9º ano, mas ainda não a estudaram na 1ª série, sugerimos que sejam orientados a consultar a tabela periódica para resolver a questão.
Camada de valência: 6s2 6p3 (n = 6) ⇒ sexto período.
Leia o texto a seguir. [...]
Envolvidas por franca e tranquila descrença, as “histórias sagradas” da Antiguidade Clássica se dessacralizaram e perderam a autoridade do consenso fiel. [...] Como é que [elas] ainda assim não se apagaram da memória coletiva, não desapareceram diante da certeza adversa? Se sua pretensão à verdade, e até à verossimilhança, foi desmoralizada, por que os mitos gregos não foram esquecidos? Por que esses mitos foram conservados, sendo rejeitados?
Uma resposta comum (e insuficiente, apesar de tudo) cifra-se em lembrar que eles tiveram, em seu novo contexto, uma segunda sagração: esta, poética. [...]
ORDEP, José Trindade Serra. A antropologia, a mitologia e sua escrita. Clássica: Revista Brasileira de Estudos Clássicos, v. 11, n. 11/12, p. 15-36, 1999.
Segundo o autor, o mito não pode ser pensado a partir de uma perspectiva literal, mas o texto sugere que outros valores o fazem ser importante até os dias atuais. Com isso em mente, responda: Qual é a importância simbólica do mito?
A mitologia, no caso a grega, fornece várias reflexões acerca da dinâmica da sociedade que a produz, especialmente no que diz respeito à relação dela com o mundo natural. Nesse sentido, o mito pode ser tanto resultado como instrumento de reflexão sobre as questões humanas, em vez de ser literalmente acreditado.
Espera-se que os alunos percebam a simbologia presente na narrativa mitológica. Nesse aspecto, eles devem apontar os valores reflexivos do mito, seja no que diz respeito à psicologia humana, seja com relação aos valores sociais que nos orientam ou à nossa participação na realidade cósmica.
Here’s a little exercise to remind you of what we’ve studied so far. Fill in the blanks with the correct form of the verb in parentheses.
a) When you ________________ (mix) yellow and blue, you get green.
b) “What ___________________ (you; do) on Friday after school, Steve?”
“I usually __________________ (get) together with some friends to play video games. Today is Friday, but I ____________________ (not; play) with my friends because it’s my mother’s birthday. Right now, my sister and I ________________ (prepare) a surprise party for her.
c) Last Saturday my team ______________ (play) very badly and they __________________ (lose) by two to zero. I hope they’ll play better tomorrow.
d) The Earth _________________ (go) around the Sun.
e) He’s always so lazy. He ____________________ (not; do) anything to help.
a) mix
b) do you do / get / am not playing / are preparing
c) played / lost
d) goes
e) doesn’t do
O colágeno é uma proteína presente no tecido conjuntivo e responsável pela resistência da pele e dos ossos. As gelatinas, como o tecido conjuntivo, são alimentos ricos em colágeno, daí a sua consistência (Figura 16).
A bromelina, presente no abacaxi, é uma enzima responsável pela quebra das ligações peptídicas entre os aminoácidos de proteínas. Por esse motivo, usa-se abacaxi muitas vezes para “amaciar” carnes.
Considere a seguinte situação: prepara-se uma gelatina sem sabor; quando ainda está líquida, misturam-se cubos de abacaxi a essa gelatina; esta mistura é então levada para a geladeira.
Discuta com o professor e os colegas:
O que ocorrerá com a mistura? Ela vai endurecer?
Professor, neste momento, desenvolveremos a habilidade EM13CNT205 proposta pela BNCC. Com base nos dados expostos no início do texto, os alunos devem fazer uma previsão do resultado do experimento a partir de seus conhecimentos. A mistura de gelatina e abacaxi não vai endurecer pela presença de bromelina, que impedirá as ligações peptídicas entre as moléculas de colágeno.
How different were things when you were a child? What did you use to do that you do not do anymore? What playground games did you use to play?
Personal answers.
Leia o poema em prosa “O operário no mar”, de Carlos Drummond de Andrade, para responder ao que se pede.
O operário no mar
Na rua passa um operário. Como vai firme! Não tem blusa. No conto, no drama, no discurso político, a dor do operário está na blusa azul, de pano grosso, nas mãos grossas, nos pés enormes, nos desconfortos enormes. Esse é um homem comum, apenas mais escuro que os outros, e com uma significação estranha no corpo, que carrega desígnios e segredos. Para onde vai ele, pisando assim tão firme? Não sei. A fábrica ficou lá atrás. Adiante é só o campo, com algumas árvores, o grande anúncio de gasolina americana e os fios, os fios, os fios. O operário não lhe sobra tempo de perceber que eles levam e trazem mensagens, que contam da Rússia, do Araguaia, dos Estados Unidos. Não ouve, na Câmara dos Deputados, o líder oposicionista vociferando. Caminha no campo e apenas repara que ali corre água, que mais adiante faz calor. Para onde vai o operário? Teria vergonha de chamá-lo meu irmão. Ele sabe que não é, nunca foi meu irmão, que não nos entenderemos nunca. E me despreza... Ou talvez seja eu próprio que me despreze a seus olhos. Tenho vergonha e vontade de encará-lo: uma fascinação quase me obriga a pular a janela, a cair em frente dele, sustar-lhe a marcha, pelo menos implorar lhe que suste a marcha. Agora está caminhando no mar. Eu pensava que isso fosse privilégio de alguns santos e de navios. Mas não há nenhuma santidade no operário, e não vejo rodas nem hélices no seu corpo, aparentemente banal. Sinto que o mar se acovardou e deixou-o passar. Onde estão nossos exércitos que não impediram o milagre? Mas agora vejo que o operário está cansado e que se molhou, não muito, mas se molhou, e peixes escorrem de suas mãos. Vejo-o que se volta e me dirige um sorriso úmido. A palidez e confusão do seu rosto são a própria tarde que se decompõe. Daqui a um minuto será noite e estaremos irremediavelmente separados pelas circunstâncias atmosféricas, eu em terra firme, ele no meio do mar. Único e precário agente de ligação entre nós, seu sorriso cada vez mais frio atravessa as grandes massas líquidas, choca-se contra as formações salinas, as fortalezas da costa, as medusas, atravessa tudo e vem beijar-me o rosto, trazer-me uma esperança de compreensão. Sim, quem sabe se um dia o compreenderei?
ANDRADE, Carlos Drummond de. O operário no mar. In: ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1973. p. 103-104.
A primeira aula deste módulo trata da relação entre opressores e oprimidos na poesia brasileira. Para estimular a discussão e as produções, você pode mencionar o fato de que a poesia não se resume a temas amorosos, embora nos poemas ligados ao amor seja possível identificar também relações sociais de opressão. Uma possibilidade de provocação para aquecer as discussões é fazer um levantamento dos poemas que os alunos conhecem e seus principais assuntos. É possível também lembrar que as canções, embora não sejam da mesma natureza que um poema, também apresentam textos poéticos.
a) Trata-se de uma relação de distância, na medida em que o eu lírico reconhece a diferença de classe entre ambos, como se nota pela passagem “Ele sabe que não é, nunca foi meu irmão, não nos entenderemos nunca”. Ao mesmo tempo, o tom elogioso e a comparação com a figura de Jesus faz com que haja identificação, ou solidariedade, por parte do eu lírico em relação ao operário.
b) A segunda fase da obra de Carlos Drummond de Andrade, conhecida como fase engajada ou eu-menor-que-o-mundo, é caracterizada por uma produção poética preocupada com os problemas da sociedade brasileira, partindo de um ponto de vista empenhado. O eu lírico dos poemas se posiciona favorável aos oprimidos, ao mesmo tempo que reconhece sua distância em relação a eles, por se tratar de um intelectual oriundo de outra classe social.
O livro de contos Grogotó!, de Evandro Affonso Ferreira, reúne narrativas curtíssimas (microcontos) que abordam aspectos das relações humanas. O conto a seguir está transcrito integralmente. A partir da leitura, reconte a mesma história, mas pela perspectiva feminina, obedecendo às mesmas dimensões reduzidas do original.
Uh!
Delírio, meu jambo, delírio, estou feliz, pronto, nenhum motivo especial, de repente fiquei feliz, embandeirado em arco, como se dizia noutros tempos, uh, que outra qual nada, delírio, meu jambo, delírio, ou melhor, estrabuleguice, coraçãozinho aqui tem espaço só pra você, meu jambo, vem, deita, preciso voltar mais cedo, ultimato dela, minha mulher: vamos comprar hoje de qualquer jeito o berço pro nosso netinho que vai nascer logo.
Estrabuleguice: insensatez, doidice.
FERREIRA, Evandro Affonso. Uh! In: FERREIRA, Evandro Affonso. Grogotó! São Paulo: 34, 2007. p. 69.
Resposta Pessoal.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas