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Questão 01 - Língua Portuguesa - Contextualização e atuação social - Módulo 3 - Contextualizando o problema por meio da história e de atualidades - Exercícios - Estudo orientado - BY NC 3.0BR

Texto para a questão.

Como os antigos atenienses faziam

[...]

Na democracia ateniense, cidadãos comuns definiam o orçamento. Aquele antigo Estado grego possuía um orçamento sólido, apesar de, ou, diria, por causa do envolvimento dos cidadãos na tomada de decisões orçamentárias difíceis.

Atenas Antiga era um Estado incrivelmente bem-sucedido. Ele desenvolveu a democracia a um nível mais elevado do que qualquer outro Estado antes dos tempos modernos. Era o principal inovador cultural dos tempos clássicos. A Atenas democrática rapidamente tornou- -se uma superpotência militar. Esses sucessos não foram baratos. Eles dependiam da capacidade em angariar novos impostos e controlar gastos públicos.

A democracia ateniense demandava discussões francas sobre esse gasto público. Esta exigência está no cerne do seu surpreendente sucesso no equilíbrio orçamentário. Nessa democracia direta, os participantes da assembleia votavam a favor ou contra cada política.

A assembleia ateniense se reunia 40 vezes por ano, com 20% dos eleitores sempre comparecendo. Havia, portanto, uma grande diferença em relação aos dias atuais: os cidadãos comuns regularmente frequentavam reuniões para discutir e decidir sobre as finanças públicas.

Os participantes da assembleia ateniense esperavam que um político que apoiasse uma política estimasse seu custo com precisão. Ele tinha que demonstrar se ela era sustentável. Muitas vezes, era confrontado com argumentos de políticos rivais defendendo que tal política não era sustentável. Em resposta, tinha que dizer como o custo poderia ser reduzido ou um novo imposto introduzido.

Na Atenas Antiga, os políticos certamente não acreditavam que eleitores comuns não pudessem tolerar a realidade financeira. Eles muitas vezes convenciam os eleitores a aumentar impostos ou a reduzir benefícios pelo bem maior.

Definindo o orçamento hoje

Atualmente, na maioria dos exercícios de orçamento participativo, eleitores comuns normalmente deliberam sobre apenas uma parcela de um orçamento. Em 2014, no entanto, um conselho local na Austrália conduziu o processo de forma diferente.

A cidade de Melbourne pediu a um grupo de pessoas comuns para ajudar a definir todo o orçamento de 2,5 bilhões de euros. O grupo foi uma seleção transversal aleatória dos residentes locais. O conselho concedeu aos escolhidos acesso completo aos seus registros financeiros e burocratas financeiros.

Durante três meses, esses eleitores comuns se reuniram regularmente para discutir o orçamento. Após quarenta horas de deliberação, eles conseguiram definir as prioridades de gastos e fazer recomendações sobre impostos locais. Eles encontraram soluções orçamentárias que ninguém havia pensado sobre antes da deliberação.

Para a surpresa de todos, eles recomendaram aumentos de impostos e até mesmo a venda de ativos públicos subutilizados. Eles também estabeleceram limites para as vendas dos ativos: consideraram que a coleta de resíduos era um serviço vital para a comunidade local e, portanto, nunca deveria ser vendida. A cidade de Melbourne incorporou em seu orçamento de dez anos grande parte do que o grupo tinha definido.

Três lições importantes

A partir destes dois exemplos, podemos tirar três lições importantes. Primeiro, um debate público rigoroso sobre as finanças públicas é essencial. Na Atenas Antiga, a discussão franca eliminava políticas não sustentáveis. Ela estabeleceu as bases para aumentos de impostos que eram necessários para financiar outras políticas. Em Melbourne, os debates de cidadãos comuns ajudaram o conselho a aumentar impostos locais e a manter importantes serviços em mãos públicas.

Em segundo lugar, representantes eleitos não devem ter medo de falar com os eleitores sobre a realidade financeira. Envolver os eleitores comuns em debates de finanças públicas de fato ajuda a construir um consenso para reformas difíceis. Os eleitores atenienses não puniam os políticos por impostos mais elevados porque eles mesmos haviam votado por essas medidas.

Em terceiro lugar, a democracia grega antiga foi surpreendentemente eficaz em resolver crises orçamentárias.

PRITCHARD, David M.; CARSON, Lyn. Disponível em: https://politike.cartacapital.com.br/ quando-os-cidadaos-definem-o-orcamento-licoes-da-grecia-antiga/. Acesso em: 18 mar. 2020.

Quais as principais diferenças, segundo o texto, entre a democracia na Grécia Antiga e a atual?

Resposta:

Na Atenas democrática, segundo o texto, as decisões sobre gastos públicos envolviam um debate franco e aberto entre os cidadãos. Como todos participavam, era possível tomar medidas não populares, já que se tratava de uma responsabilidade coletiva. Atualmente, poderia acontecer de governos não falarem de medidas desse tipo por considerarem que podem prejudicar o apoio do eleitorado a eles.

Questão 01 - Geografia - Pegada ecológica - Módulo 2 - Recursos ecológicos - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Observe o esquema abaixo sobre as demandas atuais dos solos e a conservação dos ecossistemas.

Com base na observação da imagem, responda aos itens a seguir.

Resposta:

a) É possível observar que os solos são importantes para suprir diferentes necessidades humanas, como a produção de alimentos em áreas agrícolas e de pastagens, auxílio na manutenção da qualidade das águas por meio da purificação e da formação de aquíferos, e, na urbanização, para a ocupação humana em cidades, moradias, disposição de resíduos e construção de infraestruturas.

b) Os solos desempenham um importante papel para a conservação dos ecossistemas, com destaque para a biodiversidade do planeta, por servir de espaço para a adaptação de espécies e para a conservação de ambientes naturais; para o controle da desertificação e da restauração de ecossistemas; e para a mitigação de mudanças climáticas, por meio do sequestro de carbono, por exemplo.

Questão 01 - Matemática - Investigações numérico-algébricas I - Módulo 3 - Sistemas de numeração - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Observe a sequência de passos a seguir.

I. Pense em um número que tenha três algarismos distintos;

II. Inverta a ordem dos algarismos desse número e, em seguida, subtraia o menor número do maior (entre o número pensado e o que você obteve quando inverteu a ordem dos algarismos);

III. Inverta a ordem dos algarismos do resultado obtido;

IV. Adicione os números obtidos nos passos II e III. 

Resposta:

a) Para qualquer número escolhido, o resultado obtido no último passo será igual a 1 089. Veja o exemplo:

321 - 123 = 198 e 198 + 891 = 1 089

b) Independentemente do número inicial escolhido, o resultado obtido no último passo será 1 089. Observe que, sendo [xyz] um número com 3 algarismos distintos, com x>z, tem-se:

[xyz] - [zyx] = 100x + 10y + z - (100z + 10y + x) = 99x - 99z = 99(x - z)

Como x e z são algarismos não nulos distintos, então 1 ≤ x 2z ≤ 8. Assim, a diferença [xyz] - [zyx] pode assumir um dos valores a seguir.

99 • 1 = 099      99 • 2 = 198      99 • 3 = 297      99 • 4 = 396

99 • 5 = 495      99 • 6 = 594      99 • 7 = 693      99 • 8 = 792

Em todos os casos, a soma vale:

99 + 990 = 1 089      198 + 891 = 1 089      297 + 792 = 1 089

396 + 693 = 1 089     495 + 594 = 1 089

Professor, fique à vontade para aprofundar as discussões neste exercício, bem como para utilizar outros argumentos para demonstrar que a soma é sempre 1089. Outro argumento relevante que pode ser utilizado é o seguinte:

Sendo [xyz] um número com 3 algarismos distintos, com x>z, tem-se:

[xyz] - [zyx] = 100x + 10y + z – (100z + 10y + x) = 100(x - z) + (z - x)

[xyz] - [zyx] = 100(x - z) + (z - x) = 100(x - z - 1) + 90 + (10 - x + z)

Como 0 ≤ x - z - 1 ≤ 9 e 0 ≤ 10 - x + z ≤ 9, então os algarismos da diferença são x - z - 1, 9 e 10 - x + z. Assim:

{100(x - z - 1) + 90 + (10 - x + z)} + {100(10 - x + z) + 90 + (x - z - 1)} = 1 089

Questão 01 - Matemática - Investigações numérico-algébricas I - Módulo 4 - Múltiplos e divisores - Exercícios - Estudo orientado - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP) Sejam a e b dois números inteiros positivos. Diz-se que a e b são equivalentes se a soma dos divisores positivos de a coincide com a soma dos divisores positivos de b.

Constituem dois inteiros positivos equivalentes:



( a )

8 e 9.

( b )

9 e 11.

( c )

10 e 12.

( d )

15 e 20.

( e )

16 e 25.

Questão 01 - Química - Cosméticos - Módulo 6 - Fundamentos químicos: concentração de soluções - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

O batom e o gloss são dois tipos de cosméticos labiais muito usados atualmente. O batom tem uma textura mais consistente, enquanto o gloss apresenta uma textura viscosa.

O quadro a seguir contém duas formulações fictícias para esses cosméticos labiais.

Resposta:

a) Para responder à questão, o aluno deverá comparar as duas receitas para identificar as diferenças e, a partir daí, deduzir o que poderia ser feito. São respostas possíveis: colocar menos cera de abelha e de palma ou aumentar a quantidade de óleo de castor.

b) Para o óleo de castor:

Gloss

5 g de óleo -------------- 5,4 g de gloss

                 x -------------- 100 g de gloss

x = 92,6 g, ou seja, 92,6% em massa

Batom

Para a cera de abelha:

Gloss

Batom

1 g de cera -------------- 7 g de batom

                x -------------- 100 g de batom

x = 14,28 g, ou seja, 14,28% em massa

Para a cera de palma:

Gloss

Batom

1 g de cera -------------- 7 g de batom

                 x -------------- 100 g de batom

x = 14,28 g, ou seja, 14,28% em massa

Questão 01 - Matemática - Investigações numérico-algébricas I - Módulo 6 - O estudo do sinal de funções - Exercícios - Rumo ao Enem - BY NC 3.0BR

Uma haste de limpar janelas, como mostrada na figura a seguir, é composta por dois cilindros, sendo que um deles possui um diâmetro menor que o outro, de modo que o cilindro com menor diâmetro possa caber dentro do cilindro de diâmetro maior.

Sabendo que o cilindro de diâmetro maior tem 42 cm de comprimento e o cilindro de diâmetro menor tem 35 cm de comprimento, se a haste mede 74 cm, então a parte do cilindro menor que está dentro do cilindro maior mede



( a )

3 cm.

( b )

6 cm.

( c )

8 cm.

( d )

10 cm.

( e )

12 cm.

Questão 01 - Matemática - Estatística e proporcionalidade - Capítulo 1 - Análise e interpretação de dados - Exercícios - BY NC 3.0BR

(EEAR-SP) A tabela apresenta as frequências acumuladas das notas de 70 alunos, obtidas em uma avaliação. A frequência absoluta da 2ª classe é



( a )

14. 

( b )

15. 

( c )

16. 

( d )

17.

Questão 01 - Matemática - Investigações numérico-algébricas I - Módulo 6 - O estudo do sinal de funções - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Observe o gráfico da função y = 2x + 4, representado abaixo:

Resposta:

a) A raiz da função é x = −2.

b) Na raiz da função, o valor de y é zero.

c) Para x<−2, o sinal de y é negativo.

d) Para x>−2, o sinal de y é positivo.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Análise linguística - Capítulo 5 - Procedimentos de apreensão e compreensão - Exercícios - BY NC 3.0BR

Texto para a questão.

Há demônios e demônios, e, se alguns ressurgem, outros parecem ter sido exorcizados. Algo pouco destacado nas efemérides da Primeira Guerra é que ela foi o primeiro conflito envolvendo grandes exércitos em que a maior parte das baixas foi provocada pelos combates propriamente ditos e não por doenças.

Em guerras anteriores, a maioria dos óbitos era causada por epidemias que têm ectoparasitas como vetor, a exemplo do tifo. Exalta-se o papel do general Inverno na derrota de Napoleão na Rússia, mas o marechal Piolho foi muito mais decisivo. Estima-se que, para cada soldado francês morto no campo de batalha, quatro tenham sucumbido a patógenos transmitidos por insetos.

Essa tendência só se inverteu na 1ª Guerra com a introdução de esquadras sanitárias, compostas por pelotões de barbeiros e brigadas de lavanderia.

SCHWARTSMAN, Hélio. Marechal Piolho. Folha de S.Paulo, 13 nov. 2018. Disponível em: www1.folha.uol.com.br/colunas/helioschwartsman/2018/11/marechal-piolho.shtml. Acesso: 13 nov. 2018.

No segundo parágrafo, os termos general Inverno e marechal Piolho fazem referência:



( a )

à prática de atribuir apelidos jocosos aos militares no campo de batalha.

( b )

à interferência de elementos alheios ao combate no resultado de uma guerra.

( c )

à imprevisibilidade dos fatores que podem levar um exército à vitória ou à derrota.

( d )

à superioridade das práticas militares que valorizam o bem-estar integral de seus exércitos.

( e )

à personificação de fenômenos naturais responsáveis pelo enfraquecimento de um pelotão.

Questão 01 - Física - A Física das coisas e as coisas da Física - Módulo 9 - Das forças para o movimento do movimento para as forças - Exercícios - Estudo orientado - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir, sobre como Aristóteles relacionava o movimento dos corpos e as forças neles aplicadas, retirado do Caderno de Estudos:

Antes de relacionar o movimento de um corpo com as forças que agem sobre ele, que é o propósito da dinâmica, procuraremos descobrir como esse corpo se comportaria caso nenhuma força agisse. Ou, o que é equivalente, tentaremos definir qual é o movimento do corpo quando a resultante das forças que agem sobre ele é nula. Os gregos foram os primeiros a se preocupar com problema, e Aristóteles foi o primeiro a formular uma hipótese. Para ele, o estado natural do corpo era o repouso. Em consequência, um corpo só se manteria em movimento se uma força o obrigasse a isso. O movimento cessaria tão logo a força deixasse de agir.

A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos de física, assinale a alternativa correta.



( a )

A afirmação de Aristóteles estava correta e coerente com o princípio da inércia, proposto por Isaac Newton. 

( b )

A afirmação de Aristóteles estava correta, mas incoerente com o princípio da inércia, proposto por Isaac Newton. 

( c )

A afirmação de Aristóteles estava incorreta pois é incoerente com o princípio da inércia, proposto por Isaac Newton. 

( d )

A afirmação de Aristóteles estava incorreta pois é coerente com o princípio da inércia, proposto por Isaac Newton.

Questão 01 - Física - A Física das coisas e as coisas da Física - Módulo 9 - Das forças para o movimento do movimento para as forças - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Explique, relacionando as forças aplicadas num corpo, o princípio da inércia e o movimento que o corpo executa, pois uma bola de futebol em repouso não inicia movimento caso ninguém encoste nela.

Resposta:

Enquanto nenhum corpo aplicar força na bola, a sua resultante será zero. De acordo com o princípio da inércia, se a resultante é zero, a velocidade do corpo é constante. Como a bola está inicialmente em repouso, ou seja, com velocidade zero, ela vai permanecer dessa maneira.

Questão 01 - Matemática - Introdução à linguagem algébrica - Capítulo 1 - Técnicas algébricas - Exercícios - BY NC 3.0BR

Desenvolva as seguintes expressões algébricas:

a) 

b) (4x + 3y) · (4x - 3y)

c) (a + x)2 + 2(a - x)2

Resposta:

a) 

b) 16 x2 - 9y2

c) 3a2 + 3x2 - 2ax

Questão 01 - Biologia - Ecologia - Capítulo 6 - Dinâmica de populações e de comunidades - Exercícios - BY NC 3.0BR

(PUC-RJ)

http://sobiologia.com.br/conteudo/bio_ecologia/ecologia16.php

A partir da observação do gráfico acima, que mostra diferentes tipos de crescimento populacional, é correto afirmar que as letras a, b e c representam, respectivamente:



( a )

uma curva de crescimento real, uma curva de crescimento exponencial e a resistência ambiental.

( b )

uma curva de crescimento real, uma curva de potencial biótico e a resistência ambiental.

( c )

uma curva de potencial biótico, uma curva de crescimento real e a resistência ambiental.

( d )

uma curva de potencial biótico, uma curva de crescimento exponencial e a resistência ambiental.

( e )

uma curva de potencial biótico, uma curva de crescimento real e a capacidade de suporte do ambiente.

Questão 01 - Geografia - Capítulo 4 - O mapa do mundo e do Brasil - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Ceeteps-SP) Um jogo de estratégia bastante difundido no Brasil e no mundo tem como tabuleiro o mapa-múndi. Os jogadores recebem uma missão de conquistar continentes e dominar exércitos inimigos. Em um jogo com seus amigos, você recebe a missão de conquistar os continentes Asiático, Europeu e Africano, nessa ordem.

Esses continentes estão identificados no mapa, correta e respectivamente, com os números



( a )

4, 3 e 2. 

( b )

4, 2 e 3. 

( c )

3, 4 e 2. 

( d )

2, 4 e 3. 

( e )

2, 3 e 4.

Questão 01 - Literatura - Personagens e contornos éticos - Módulo 1 - Literatura e nacionalismo - Exercícios - Estudo orientado - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir, do poeta Gregório de Matos.

Ao padre Lourenço Ribeiro, homem pardo que foi vigário da Freguesia do Passé

Um branco muito encolhido, um mulato muito ousado, um branco todo coitado, um canaz todo atrevido: o saber muito abatido, a ignorância, e ignorante mui ufana, e mui farfante sem pena, ou contradição: milagres do Brasil são.

Que um cão revestido em Padre por culpa da Santa Sé seja tão ousado, que contra um Branco ousado ladre; e que esta ousadia quadre ao bispo, ao governador, ao cortesão, ao senhor, tendo naus no Maranhão: milagres do Brasil são. [...]

Canaz: cão grande. Farfante: aquele que se gaba, que conta vantagem sobre si mesmo.

MATOS, Gregório de. In: MATOS, Gregório de. Poemas escolhidos de Gregório de Matos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. p. 49.

Ao terminar cada estrofe com a expressão “milagres do Brasil são”, o enunciador procura exaltar positivamente as características de seu país?

Resposta:

Não, o poema demonstra uma visão negativa da sociedade brasileira. Gregório de Matos se indigna com o fato de ter sido criticado por um padre de pele escura e ataca violentamente a sociedade em que esse tipo de ousadia (segundo a opinião dele) podia acontecer.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Contextualização e atuação social - Módulo 4 - Contextualizando o problema por meio da apresentação do debate - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

A seguir, você lerá a proposta de redação da segunda fase da Fuvest em 2017.

Examine o texto* a seguir para fazer sua redação.

Resposta à pergunta: O que é Esclarecimento?

Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de servir-se de seu próprio entendimento sem direção alheia. O homem é o próprio culpado dessa menoridade quando ela não é causada por falta de entendimento mas, sim, por falta de determinação e de coragem para servir- -se de seu próprio entendimento sem a tutela de um outro. Sapere aude!** Ousa fazer uso de teu próprio entendimento! Eis o lema do Esclarecimento.

A preguiça e a covardia são as causas de que a imensa maioria dos homens, mesmo depois de a natureza já os ter libertado da tutela alheia, permaneça de bom grado a vida inteira na menoridade. É por essas mesmas causas que, com tanta facilidade, outros homens se colocam como seus tutores. É tão cômodo ser menor. Se tenho um livro que faz as vezes de meu entendimento, se tenho um diretor espiritual que assume o lugar de minha consciência, um médico que por mim escolhe minha dieta, então não preciso me esforçar. Não tenho necessidade de pensar, se é suficiente pagar. Outros se encarregarão, em meu lugar, dessas ocupações aborrecidas.

A imensa maioria da humanidade considera a passagem para a maioridade, além de difícil, perigosa, porque aqueles tutores de bom grado tomaram-na sob sua supervisão. Depois de terem, primeiramente, emburrecido seus animais domésticos e impedido cuidadosamente essas dóceis criaturas de darem um passo sequer fora do andador de crianças em que os colocaram, seus tutores mostram-lhes, em seguida, o perigo que é tentarem andar sozinhos. Ora, esse perigo não é assim tão grande, pois aprenderiam muito bem a andar, finalmente, depois de algumas quedas. Basta uma lição desse tipo para intimidar o indivíduo e deixá-lo temeroso de fazer novas tentativas.

Immanuel Kant

* Para o excerto aqui apresentado, foram utilizadas as traduções de Floriano de Sousa Fernandes, Luiz Paulo Rouanet e Vinicius de Figueiredo.

** Sapere aude: cit. lat. de Horácio, que significa “Ousa saber”.

Com base nas ideias presentes no texto de Kant, acima apresentado, e valendo-se tanto de outras informações que você julgue pertinentes quanto dos dados de sua própria observação da realidade, redija uma dissertação em prosa, na qual você exponha o seu ponto de vista sobre o tema: O homem saiu de sua menoridade? [...]

Estes são os parágrafos iniciais de um célebre texto de Kant, nos quais o pensador define o Esclarecimento como a saída do homem de sua menoridade, o que este alcançaria ao tornar-se capaz de pensar de modo livre e autônomo, sem a tutela de um outro. Publicado em um periódico, no ano de 1784, o texto dirigia-se aos leitores em geral, não apenas a especialistas.

Em perspectiva histórica, o Esclarecimento, também chamado de Iluminismo ou de Ilustração, consiste em um amplo movimento de ideias, de alcance internacional, que, firmando-se a partir do século XVIII, procurou estender o uso da razão, como guia e como crítica, a todos os campos da atividade humana. Passados mais de dois séculos desde o início desse movimento, são muitas as interrogações quanto ao sentido e à atualidade do Esclarecimento.

Instruções:

• A dissertação deve ser redigida de acordo com a norma padrão da língua portuguesa.

• Escreva, no mínimo, 20 linhas, com letra legível. Não ultrapasse o espaço de 30 linhas da folha de redação.

• Dê um título a sua redação.

Immanuel Kant

Kant foi um importante filósofo da Prússia Oriental (região que atualmente faz parte do território russo). Autor de Crítica da razão pura, obra na qual questiona os limites da razão e do conhecimento, ele é considerado um dos principais filósofos da modernidade, com contribuições para o pensamento sobre o ser humano em uma época de mudanças políticas, econômicas e sociais profundas, que se espalhariam da Europa para diversas partes do planeta.

Nossa primeira providência deve ser procurar entender bem o texto da coletânea – ou os textos, caso haja mais de um – e sua relação com o tema, se houver um explícito. Nesse caso, o tema é uma pergunta – O homem saiu da menoridade? –, para a qual o candidato deverá produzir uma resposta (sim ou não) sustentada. É importante, então, verificar como o filósofo define “menoridade”.

Sobre a menoridade para Kant, assinale V para verdadeiro e F para falso.

(  ) A menoridade é uma condição inaceitável, do ponto de vista do filósofo, naqueles que têm entendimento.

(  ) Nem sempre a menoridade é questão de preguiça e falta de coragem.

(  ) A culpa pela menoridade não é do indivíduo, e sim dos tutores.

(  ) A tutela sobre os indivíduos é aceitável desde que estes sejam crianças.

(  ) O homem é culpado por sua menoridade porque lhe falta entendimento.

(  ) A passagem para a maioridade é perigosa para todos os indivíduos.

Resposta:

V, V, F, V, F, F

Questão 01 - Educação Financeira - O dinheiro no cotidiano - Módulo 3 - Bancos - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Suponha que você tenha uma certa quantia e deseje guardá-la. Você considera mais vantajoso depositá-la em uma conta corrente ou em uma conta poupança? Justifique.

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Contextualização e atuação social - Módulo 5 - Atribuindo causas e consequências - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Identifique, em cada um dos excertos a seguir, o que é causa e o que é consequência.

Resposta:

a) Causa: a Crise de 1929 nos Estados Unidos

Consequência: implementação da Lei Seca.

b) Causa: carro (objeto de admiração) e álcool/motorista alcoolizado.

Consequência: sérios acidentes.

c) Causa: rigor da fiscalização aliado a punições.

Consequência: diminuição no número de acidentes envolvendo motoristas que ingeriram álcool.

d) Causa: poucas políticas de conscientização na mídia acerca do perigo do binômio álcool e direção.

Consequência: aceitação do hábito de dirigir alcoolizado.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Contextualização e atuação social - Módulo 4 - Contextualizando o problema por meio da apresentação do debate - Exercícios - Estudo orientado - BY NC 3.0BR

Na sequência, você lê uma matéria extraída do site do médico e escritor Drauzio Varella. Leia-a com atenção.

Um terço dos brasileiros desconfia da ciência

Karl Popper, nascido em 1902 na Áustria, foi um dos maiores filósofos da ciência do século 20. Ficou muito conhecido por questionar os preceitos positivistas da época, que viam na observação o caminho para se chegar ao conhecimento científico. Para Popper, a pura observação dos fenômenos não era suficiente para garantir que determinada situação se repetiria sempre.

Em um de seus exemplos mais célebres, o filósofo afirmou que mesmo observando milhares de cisnes brancos, era impossível assegurar que todos os cisnes são brancos, pois bastaria surgir um único cisne negro para derrubar o preceito. Assim, observações particulares não poderiam ser generalizadas, e a simples observação de um fenômeno não provaria sua verdade absoluta. Era preciso primeiro formar uma hipótese baseada, também, na intuição, para depois comprovar sua consistência por meio do método científico.

O mundo mudou muito desde a época do filósofo. Hoje, basta uma pessoa relatar um fenômeno nas redes sociais para que ele seja considerado fato. Estabelecer relações de causa e efeito com base em histórias pessoais não é novidade, mas a velocidade com que elas se espalham atualmente é surpreendente.

Se antes apenas os conhecidos da tia do vizinho ficavam sabendo que a senhora supostamente teria se curado de câncer de estômago com um chá, agora a história pode atingir milhares de pessoas em pouco tempo. E fazer um tremendo estrago, gerando não apenas curiosidade acerca do “medicamento”, mas dando origem a toda sorte de boatos e questionamentos.

A quantidade de fake news em saúde é tão grande que o Ministério da Saúde criou um serviço que pode ser acessado via WhatsApp para verificar a veracidade de rumores acerca de temas que vão desde a segurança das vacinas até a existência de estudos que comprovariam propriedades curativas de frutas.

A pesquisa Wellcome Global Monitor 2018, feita pelo Instituto Gallup e divulgada no primeiro semestre de 2019, representa o maior estudo mundial sobre a forma como as pessoas pensam a ciência e os principais desafios da área da saúde. Os pesquisadores entrevistaram 140 mil pessoas, sendo mil brasileiros com mais de 15 anos. No ranking dos 144 países participantes, o Brasil ocupa apenas a 111ª posição entre os que mais confiam na ciência.

Para 35% dos brasileiros, a ciência não merece confiança, e 1 em cada 4 pessoas acha que a produção científica não contribui para o país.

Para a matemática, filósofa e professora Tatiana Roque, coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), as pessoas não veem o resultado da contribuição científica em sua vida cotidiana, já que muitos cientistas costumam se isolar e têm dificuldade de comunicação. “Ultimamente, há um nítido aumento da preocupação dos cientistas em se comunicar melhor com a sociedade, mas ainda é um movimento incipiente”, afirma Roque. Sem conhecer os resultados das pesquisas científicas e com pouco ou quase nenhum contato com quem a produz, a população não vislumbra seus benefícios e tampouco desenvolve uma relação de confiança com a ciência.

[...]

“A pesquisa científica não precisa ser sempre aplicada, nem aplicável. Mas é necessário levar em conta a possibilidade de que os resultados de nossas pesquisas interessem a um público mais amplo. No fim das contas, escrevemos, na maioria das vezes, somente para os pares. A descrença na ciência é também uma resposta a esse isolamento”, completa a professora da UFRJ. [...]

Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/coluna-2/um-terco-dos-brasileiros-desconfia-da-ciencia-coluna/. Acesso em: 30 mar. 2020.

Agora, procuremos relacionar as ideias expressas na coletânea da Fuvest 2017, que vimos na seção Aprimorando habilidades, com as informações deste texto.

Para isso, o primeiro passo é compreender bem as informações que ele nos apresenta.

O texto trata da descrença na ciência de uma parte da população brasileira, e no seu desenvolvimento estabelece um paralelo entre “cientistas” e “não cientistas”. O enunciador toma como exemplo informações relativas à área da saúde.

Pode-se dizer que cientistas e não cientistas observam o mundo e procuram explicá-lo. Qual é a diferença entre uns e outros, no que se refere às suas observações?

Resposta:

Cientistas utilizam o método científico para confirmar a validade de suas observações: eles elaboram hipóteses e buscam comprová-las seguindo uma série de procedimentos. Já os não cientistas baseiam-se em observações de casos particulares e, algumas vezes, a partir deles, fazem generalizações não comprovadas por qualquer tipo de investigação.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Literatura e Arte - Capítulo 1 - Arte como linguagem - Exercícios - BY NC 3.0BR

Observe os trabalhos artísticos apresentados a seguir e aponte a dimensão da arte que mais se destaca em cada um deles, justificando brevemente sua resposta. Lembre-se de que as obras não se enquadram em apenas uma dimensão, mas é possível reconhecer aquela que predomina em cada trabalho.

a)

b)

A Santa Inês

Cordeirinha linda, como folga o povo porque vossa vinda lhe dá lume novo!

Cordeirinha santa, de Iesu querida, vossa santa vinda o diabo espanta.

Por isso vos canta, com prazer, o povo, porque vossa vinda lhe dá lume novo.

Nossa culpa escura fugirá depressa, pois vossa cabeça vem com luz tão pura

Vossa formosura honra é do povo, porque vossa vinda lhe dá lume novo. [...]

ANCHIETA, José de. Disponível em: www.soliteratura.com.br/biblioteca_virtual/biblioteca05.php. Acesso em: 14 abr. 2020.

Lume: iluminação, luminosidade, brilho. Iesu: Jesus.

c)

Resposta:

a) Dimensão ritualística: trata-se de uma imagem considerada sagrada para determinada crença ou religião.

b) Dimensão pedagógica: o texto era um dos recursos utilizados pelos jesuítas no processo de catequização dos indígenas no Brasil. A ideia é aproveitar a chegada da Santa para garantir a presença da luz que salva da culpa e do diabo.

c) Dimensão de registro histórico: a obra retratada é uma visão recriada da cena da Independência brasileira, segundo uma perspectiva posterior (a tela é de 1888), e se pretende um registro histórico do momento da proclamação.

Questão 01 - Física - A Física das coisas e as coisas da Física - Módulo 5 - Brincadeiras eletrostáticas - Exercícios - Estudo orientado - BY NC 3.0BR

(EEAR-SP) Considere quatro esferas metálicas idênticas, A, B, C e D, inicialmente separadas entre si. Duas delas, B e D, estão inicialmente neutras, enquanto as esferas A e C possuem cargas elétricas iniciais, respectivamente, iguais a 3Q e - Q. Determine a carga elétrica final da esfera C após contatos sucessivos com as esferas A, B, C e D nessa ordem, considerando que após cada contato, as esferas são novamente separadas. 



( a )

 

( b )

( c )

2Q

( d )

4Q

Questão 01 - Química - Cosméticos - Módulo 11 - Perfumes e desodorantes - Exercícios - Estudo orientado - BY NC 3.0BR

Texto para a questão.

Alguns cheiros nos provocam fascínio e atração. Outros trazem recordações agradáveis, até mesmo de momentos da infância. Aromas podem causar sensação de bem-estar ou dar a impressão de que alguém está mais atraente. Os perfumes têm sua composição aromática distribuída em um modelo conhecido como pirâmide olfativa, dividida horizontalmente em três partes e caracterizada pelo termo nota. As notas de saída, constituídas por substâncias bem voláteis, dão a primeira impressão do perfume. As de coração demoram um pouco mais para serem sentidas. São as notas de fundo que permanecem mais tempo na pele.

(Cláudia M. Rezende. Ciência Hoje, julho de 2011. Adaptado.)

(Unesp-SP) À temperatura e pressão ambientes, os constituintes químicos das notas de saída



( a )

são líquidos oleosos que aderem à pele por meio de ligações de hidrogênio. 

( b )

evaporam mais rapidamente que os constituintes químicos das notas de coração e de fundo. 

( c )

apresentam densidade mais elevada que os constituintes químicos das notas de coração e de fundo. 

( d )

são gases cujas moléculas possuem elevada polaridade.

( e )

são pouco solúveis no ar atmosférico.

Questão 01 - Física - A Física das coisas e as coisas da Física - Módulo 4 - Prevendo a conta de luz e discutindo como reduzi-la - Exercícios - Estudo orientado - BY NC 3.0BR

(Enem) O esquema a seguir mostra, em termos de potência (energia/tempo), aproximadamente, o fluxo de energia, a partir de uma certa quantidade de combustível vinda do tanque de gasolina, em um carro viajando com velocidade constante.

O esquema mostra que, na queima da gasolina, no motor de combustão, uma parte considerável de sua energia é dissipada. Essa perda é da ordem de: 



( a )

80% 

( b )

70% 

( c )

50% 

( d )

30% 

( e )

20%

Questão 01 - Matemática - Investigações numérico-algébricas I - Módulo 6 - O estudo do sinal de funções - Exercícios - Estudo orientado - BY NC 3.0BR

Um técnico de informática que atende em domicílio cobra R$ 50,00 pela visita mais R$ 30,00 por hora de trabalho.

Resposta:

a) y = 50 + 30x

b) 

c) 5 h

Questão 01 - Física - A Física das coisas e as coisas da Física - Módulo 9 - Das forças para o movimento do movimento para as forças - Exercícios - Rumo ao Enem - BY NC 3.0BR

(EMIFCNT01) Os efeitos da resistência do ar não podem ser desprezados quando um objeto cai em sentido à superfície da Terra, partindo de grande altura. Essa força de resistência do ar que age sobre o corpo atua na mesma direção e no sentido oposto ao vetor velocidade e seu módulo é proporcional ao quadrado da velocidade do corpo. Durante o trecho final da queda, o módulo da força de resistência do ar se mantém constante, assim como sua velocidade terminal. Nessa condição, um paraquedista de 80 kg cai a 4 m/s, em equilíbrio.

Se um objeto de 5 kg cair, com um paraquedas com dimensões idênticas ao do paraquedista, a sua velocidade terminal, em m/s, será de:



( a )

( b )

1. 

( c )

4. 

( d )

16. 

( e )

64

Resposta:

Questão 01 - Matemática - Estatística e proporcionalidade - Capítulo 4 - Porcentagem - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Uerj) - No mapa mensal de um hospital, foi registrado o total de 800 cirurgias ortopédicas, sendo 440 em homens, conforme os gráficos abaixo.

De acordo com esses dados, o número total de cirurgias de fêmur realizadas em mulheres foi:



( a )

144 

( b )

162 

( c )

184 

( d )

190

Questão 01 - História - Capítulo 5 - Roma - Exercícios - BY NC 3.0BR

Com a substituição do regime monárquico pelo republicano no processo de formação política da Roma Antiga, o Senado romano transformou-se:



( a )

em um órgão centralizador das decisões e fiscalizador do monarca. 

( b )

no centro do poder e principal autoridade do Estado romano. 

( c )

no elemento responsável pela manutenção da escravidão. 

( d )

em representante da elite plebeia e fiscalizador dos patrícios. 

( e )

em um elemento limitador da autoridade aristocrática patrícia.

Questão 01 - Biologia - Ecologia - Capítulo 5 - Ciclos biogeoquímicos II - Exercícios - BY NC 3.0BR

(ENEM)

Recentemente um estudo feito em campos de trigo mostrou que níveis elevados de dióxido de carbono na atmosfera prejudicam a absorção de nitrato pelas plantas. Consequentemente, a qualidade nutricional desses alimentos pode diminuir à medida que os níveis de dióxido de carbono na atmosfera atingirem as estimativas para as próximas décadas.

BLOOM, A.J. et al. Nitrate assimilation is inhibited by elevated CO2 in field-grown wheat. Nature Climate Change, n. 4, abr. 2014 (adaptado).

Nesse contexto, a qualidade nutricional do grão de trigo será modificada primariamente pela redução de



( a )

amido.

( b )

frutose.

( c )

lipídeos.

( d )

celulose.

( e )

proteínas.

Questão 01 - Biologia - Bioquímica - Capítulo 1 - Método científico: origem e diversidade da vida - Exercícios - BY NC 3.0BR

(IFCE) A primeira etapa do método científico consiste em



( a )

generalizar os resultados. 

( b )

efetuar observações.

( c )

registrar dados. 

( d )

elaborar explicações. 

( e )

propor problemas e levantar hipóteses.

Questão 01 - Literatura - Personagens e contornos éticos - Módulo 1 - Literatura e nacionalismo - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Texto para a questão

Manguetown

Ha ha ha... Tô enfiado na lama É um bairro sujo Onde os urubus têm casas E eu não tenho asas Mas estou aqui em minha casa Onde os urubus têm asas Vou pintando, segurando a parede No mangue do meu quintal Manguetown Andando por entre os becos Andando em coletivos Ninguém foge ao cheiro sujo Da lama da Manguetown Andando por entre os becos Andando em coletivos Ninguém foge à vida suja Dos dias da Manguetown

Esta noite sairei Vou beber com meus amigos... Ha! E com as asas que os urubus Me deram ao dia Eu voarei por toda a periferia Vou sonhando com a mulher Que talvez eu possa encontrar E ela também vai andar Na lama do meu quintal Manguetown

COSTA, Alexandre Salgues Maranhão; SCIENCE, Chico; OLIVEIRA, Lucio José Maia de. Manguetown. In: CHICO SCIENCE e NAÇÃO ZUMBI. Afrociberdelia. Rio de Janeiro/São Paulo: Chaos, 1996.

O sentimento nacionalista implica apego afetivo a determinado espaço e a determinada cultura. É possível afirmar que a canção “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso (citada no início do módulo), e a canção “Manguetown”, de Chico Science, manifestam esse mesmo tipo de sentimento positivo em relação à cultura originária de cada um dos enunciadores?

Resposta:

Sim. A canção de Ary Barroso se vale do ufanismo típico de exaltação nacional, apresentando o Brasil de maneira afetiva e engrandecedora. A canção de Chico Science, embora apresente espaços pouco elevados (pois representa a pobreza das regiões periféricas), mostra o apego do enunciador ao espaço que lhe permite ter amigos e, inclusive, asas.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas