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O folículo capilar possui uma ou mais glândulas sebáceas, que liberam seus lipídios na forma de um material oleoso chamado sebo.
a) O sebo lubrifica a superfície capilar, dificultando a saída de água e mantendo o cabelo hidratado, além de promover a flexibilidade e o brilho.
b) O sebo possui caráter lipofílico, pois é formado por lipídios.
c) O sebo, por apresentar caráter lipofílico, impede a saída de água presente na fibra capilar. Dessa forma, uma baixa produção de sebo possibilita a desidratação da fibra, deixando os cabelos ressecados.
Leia os textos para responder à questão.
Texto I
Racismo e xenofobia on-line se banalizam, e número de denúncias no Brasil diminui
SÃO PAULO — Na semana passada, a página do Instituto Cultural Brasil-China, que criou um Observatório do Coronavírus para repassar informações confiáveis à comunidade chinesa no Brasil, foi alvo de dezenas de comentários grosseiros e racistas.
Segundo levantamento da entidade, dos 100 primeiros comentários feitos no primeiro post sobre coronavírus colocado na página do Ibrachina no Facebook, 23 eram de conteúdo racista. [...]
— Vivemos um período muito perigoso de intolerância. Os ataques são inaceitáveis — afirma Thomas Law, presidente da entidade.
À medida que o novo coronavírus se dissemina pelo mundo [...], o preconceito contra asiáticos em geral e chineses em particular tem recrudescido.
No caso do Brasil, ele vem se somar a um cenário de xenofobia e racismo on-line que atinge não só estrangeiros, mas nordestinos e negros.
Em 2019, a ONG SaferNet, que reúne denúncias de crimes cibernéticos, registrou 978 casos de xenofobia — 628 páginas com este tipo de ofensa foram identificadas na internet, a maioria hospedada fora do país, mas comandadas por brasileiros.
No caso de racismo, foram 4.310 queixas, com 2.413 páginas denunciadas. Os números incluem também xenofobia interna, como a que existe contra nordestinos, e manifestações de racismo em geral.
Mesmo diante da gravidade do problema, o volume de denúncias em 2019 foi o mais baixo desde 2012.
Na avaliação de Thiago Tavares, presidente da SaferNet Brasil, a explicação está na banalização das manifestações de ódio, racistas ou xenófobas. Ou seja, as pessoas se acostumam a ouvir impropérios e a indignação diminui.
— O brasileiro cordial só existe na literatura. A diferença é que o preconceito contra vários grupos, incluindo os estrangeiros, passou a ser vocalizado. As redes sociais servem como arena — afirma Tavares.
Xenofobia e racismo são crimes previstos na Lei 9.459, de 1997, com pena de até cinco anos de prisão.
Estereótipos e fake news
Em geral, os conteúdos contra estrangeiros reforçam estereótipos e usam marcadores identitários, além de características sociais.
Segundo Tavares, os principais alvos são os latino-americanos — venezuelanos, haitianos, bolivianos, paraguaios e peruanos. Haitianos e africanos enfrentam ainda o racismo e os de origem árabe sofrem com a intolerância religiosa contra muçulmanos.
[...]
CARVALHO, Cleide. O Globo. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/racismo-xenofobia-on-line-se-banalizam-numero-de-denuncias-no-brasildiminui-24242017. Acesso em: 30 abr. 2020. (Adaptado.)
Texto II
Constituição Federal
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
[...]
XLI - a lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais;
XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei;
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 30 abr. 2020.
Quanto aos problemas indicados no texto, responda:
a) São contrários ao princípio da isonomia, segundo o qual todos são iguais perante a lei, incluindo estrangeiros residentes no país.
b) São aceitas respostas que levem em conta que cada um desses grupos não é cultural e/ou economicamente dominante no contexto atual.
c) Para responder que sim, pode-se falar que a internet é um ambiente de amplificação de preconceitos, conforme opinião presente no texto. Além disso, o eventual anonimato da rede permite que se falem virtualmente coisas que não se falariam em público.
Para dizer que não, é possível considerar que os problemas têm causas históricas e culturais mais profundas, e que se trata apenas de um instrumento neutro, que pode ser usado para promover a pluralidade ou preconceitos.
Observe os fenômenos representados a seguir.
A) Propagação de uma doença viral no Brasil, durante um período de 4 meses, iniciando com a confirmação do primeiro caso.
B) Anormalidades em ciclos respiratórios.
C) Fontes de água no Parque Ibirapuera, na cidade de São Paulo.
D) Relação entre a porcentagem de acertos de um computador e o tamanho do banco de dados utilizado para o aperfeiçoamento de determinado algoritmo.
E) Evolução da quantidade de árvores e de lotes comerciais no centro de Goiânia, entre 1961 e 2016.
Agora, observe os seguintes modelos matemáticos:
a) Com base na análise visual, temos a seguinte relação: A-IV, B-III, C-II, D-V e E-I.
b) Ambos os trechos analisados são condizentes com a imagem apresentada; no entanto, é relevante observar que a temperatura média mensal tende a ser um fenômeno periódico anual, pois as temperaturas médias observadas em um mesmo mês tendem a ser parecidas ao longo dos anos. Nesse caso, entre os dois modelos, o que mais caracteriza a periodicidade desse fenômeno é o proposto por Roberto.
A manutenção de uma pele devidamente hidratada constitui um passo essencial para promover a conservação do seu aspecto jovem, prevenindo o processo de envelhecimento cutâneo.
Nesse sentido, alguns procedimentos são importantes para evitar a desidratação:
I. É desaconselhável a utilização de detergentes formulados com teores excessivos de tensoativos aniônicos ou simplesmente o uso de produtos de higiene demasiadamente desengordurantes.
II. É desaconselhável a utilização de loções tônicas com elevado grau alcoólico.
III. Substâncias umectantes, como a glicerina, não devem ser utilizadas isoladas sobre a pele, principalmente em tempos secos.
Analise os procedimentos descritos e explique por que cada um deles é importante para evitar a desidratação da pele. Caso julgue necessário, consulte sites confiáveis sobre o assunto.
I. A exposição excessiva a tensoativos aniônicos remove a camada lipídica da pele, o que facilita a perda de água.
II. Soluções concentradas de álcool também removem a camada lipídica da pele.
III. Substâncias umectantes aplicadas sobre a pele possuem a capacidade de reter água, tanto do ambiente quanto da própria pele. Em climas secos, essas substâncias acabam retirando água apenas da pele, podendo levar ao ressecamento.
(UFMS) Leia atentamente o texto a seguir.
IBGE prevê crescimento de 25,20% no número de habitantes no estado
A população de Mato Grosso do Sul não deve diminuir pelo menos até 2065, segundo projeção divulgada nesta quarta-feira (25) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O estudo prevê crescimento de 25,20% no número de habitantes no estado, que deve chegar a 3.440.594 em 2060.
O crescimento previsto no texto é descrito pela função
afim.
constante.
quadrática.
logarítmica.
trigonométrica.
Entre os assuntos científicos que mais despertaram polêmicas nos últimos anos, certamente os transgênicos figuram entre eles. Também chamados de organismos geneticamente modificados (OGMs), são plantas e/ou animais nos quais foram introduzidos genes de outras espécies, com o objetivo de atribuir a eles novas características, por exemplo, mais resistência a doenças ou pragas, a fim de que tenham maior produtividade ou até mesmo para que sejam mais nutritivos. Muitas pessoas fazem intensos ataques a eles, enquanto outras não se importam; e grandes empresas afirmam que não causam nenhum malefício à natureza nem aos seres humanos.
O arroz antienchente
O IR8, o primeiro arroz melhorado geneticamente, foi lançado em 1966. A tecnologia desenvolvida nas Filipinas representa um marco na produção agrícola mundial. A criação de uma variedade de arroz resistente a cheias foi possível graças às modernas ferramentas genéticas. Mas também contou com meio século de pesquisas para o melhoramento de plantas.
REVOLUÇÃO Verde – parte 2. National Geographic Brasil, São Paulo, ano 15, n. 176, nov. 2014, p. 114.
Com base no texto acima e no gráfico:
a) O desenvolvimento tecnológico foi um dos fatores determinantes para o aumento da produtividade do arroz. Essa tecnologia vincula-se ao melhoramento genético, tornando as plantas mais resistentes a pragas e/ou mais bem adaptadas às condições adversas, como regiões sujeitas a cheias.
b) O aumento da produtividade do arroz possibilita maior oferta de alimento, reduzindo a carência de comida em determinadas áreas do planeta, contribuindo para a redução no número de pessoas subnutridas. Do ponto de vista ambiental, o aumento da produtividade do arroz gera uma pressão nos recursos hídricos, demandando maior quantidade de água para esse fim.
Após a leitura e interpretação dos textos, responda:
a) Não é preciso que esteja chovendo, entretanto, a movimentação das nuvens e o acúmulo de partículas eletrizadas no início, durante e mesmo ao final de uma tempestade contribuem para a formação de raios. O acúmulo de cargas (nas nuvens, no solo ou em estruturas elevadas, como torres, postes ou árvores) permitem a formação de um líder escalonado e uma descarga conectante independentes. Quando essas cargas se encontram, forma-se o canal do raio, um caminho ionizado altamente condutor, por onde flui a descarga de retorno (conhecida popularmente como raio).
b) A formação de um raio descendente positivo, que deixa um saldo negativo na nuvem formando uma extensa superfície horizontal de cargas negativas, determina a indução de cargas positivas nos objetos situados sobre a superfície da Terra. Entretanto, quando esses corpos apresentam extremidades elevadas, o campo elétrico se torna mais intenso, pois maior é o acúmulo de cargas, gerando descargas ascendentes, aumentando a possibilidade da formação de raios. Essa propriedade relacionada ao formato dos objetos denomina-se “Poder das pontas”.
c) De acordo com o texto, durante o líder escalonado, são transferidos 10 C de carga elétrica em um intervalo de tempo de 10 milissegundos:
(UEFS-BA) Uma herança de 80 milhões de reais deveria ser repartida pelo patriarca, entre os herdeiros da família, constituída por sua filha, que estava grávida, e a prole resultante dessa gravidez, de modo que, cada criança nascida receberia o dobro do que caberia à mãe, se fosse do sexo masculino, e o triplo do que caberia à mãe, se fosse do sexo feminino. Nasceram trigêmeos, sendo dois meninos e uma menina.
Nessas condições, pode-se afirmar que, pela divisão da herança, em milhões, entre mãe, cada menino e a menina, couberam, respectivamente,
15, 15 e 35.
15, 20 e 25.
10, 20 e 30.
5, 25 e 25.
5, 30 e 15.
Numa célula de alface, vista ao microscópio, observaram-se várias organelas, com exceção de:
complexo golgiense.
vacúolos.
centríolos.
cloroplastos.
mitocôndrias.
(FGV-SP)
A partir de então, passou-se a eleger cônsules em número de dois, ao invés de um único rei, com o propósito de que, se um deles tivesse a intenção de agir mal, o outro, investido de igual autoridade, o coibisse.
Flávio Eutrópio, Sumário da história romana, in Historiadores latinos, NOVAK, G., M e outros (orgs.), trad., São Paulo, Martins Fontes, 1999, p. 259.
O trecho acima refere-se ao período da história de Roma conhecido como:
Diarquia, instituída logo após a época imperial.
Democracia, organizada após a revolta dos plebeus e dos escravos.
Consulado, criado para diminuir o poder dos tiranos.
República, estabelecida pela aristocracia patrícia.
Pax Romana, imposta pelos senadores como forma de limitar o poder dos patrícios.
Texto para a questão 1.
As primeiras lições que recebi de aeronáutica foram- -me dadas por um grande visionário: Júlio Verne. De 1888, mais ou menos, a 1891, quando parti pela primeira vez para a Europa, li, com grande interesse, todos os livros desse grande vidente da locomoção aérea e submarina.
Estava eu em Paris quando, na véspera de partir para o Brasil, fui, com meu pai, visitar uma exposição de máquinas no desaparecido Palácio da Indústria. Qual não foi o meu espanto quando vi, pela primeira vez, um motor a petróleo, da força de um cavalo, muito compacto, e leve, em comparação aos que eu conhecia, e... funcionando! Parei diante dele como que pregado pelo destino. Estava completamente fascinado. Meu pai, distraído, continuou a andar até que, depois de alguns passos, dando pela minha falta, voltou, perguntando-me o que havia. Contei-lhe a minha admiração de ver funcionar aquele motor, e ele me respondeu: “Por hoje basta”. Aproveitando-me dessas palavras, pedi-lhe licença para fazer meus estudos em Paris. Continuamos o passeio, e meu pai, como distraído, não me respondeu. Nessa mesma noite, no jantar de despedida, reunida a família, meu pai anunciou que pretendia fazer- -me voltar a Paris para acabar meus estudos. Nessa mesma noite corri vários livreiros; comprei todos os livros que encontrei sobre balões e viagens aéreas. Diante do motor a petróleo, tinha sentido a possibilidade de tornar reais as fantasias de Júlio Verne. Ao motor a petróleo devi, mais tarde, todo o meu êxito. Tive a felicidade de ser o primeiro a empregá-lo nos ares.
Uma manhã, em São Paulo, com grande surpresa minha, convidou-me meu pai a ir à cidade e, dirigindo-se a um cartório de tabelião, mandou lavrar escritura de minha emancipação. Tinha eu dezoito anos. De volta à casa, chamou-me ao escritório e disse-me: “Já lhe dei hoje a liberdade; aqui está mais este capital”, e entregou-me títulos no valor de muitas centenas de contos. “Tenho ainda alguns anos de vida; quero ver como você se conduz; vai para Paris, o lugar mais perigoso para um rapaz. Vamos ver se você se faz um adulto; prefiro que não se faça doutor; em Paris, você procurará um especialista em física, química, mecânica, eletricidade, etc., estude essas matérias e não esqueça que o futuro do mundo está na mecânica”.
Adaptado de DUMONT, Santos. O que eu vi, o que nós veremos . Rio de Janeiro: Hedra, 2016. Organização de Marcos Villares.
(UFRGS)
Assinale a alternativa que está de acordo com os modos de organização da composição do texto.
Predomina o caráter argumentativo, porque o autor quer provar ao leitor a importância da sua invenção.
Há mistura de exposição com descrição, verificada pela presença de verbos no presente e no passado.
Há mistura de narração com descrições, porque o autor relata ações passadas com caracterização de objetos.
Há mistura de narração e diálogos, porque o autor movimenta-se entre o passado dos acontecimentos e o presente em que escreve.
Predomina a exposição, porque o autor apresenta fatos que podem ser generalizados e universalizados para os leitores.
Leia a crônica “Inconfiáveis cupins”, de Moacyr Scliar, para responder à questão.
Havia um homem que odiava Van Gogh. Pintor desconhecido, pobre, atribuía todas suas frustrações ao artista holandês. Enquanto existirem no mundo aqueles horríveis girassóis, aquelas estrelas tumultuadas, aqueles ciprestes deformados, dizia, não poderei jamais dar vazão ao meu instinto criador.
Decidiu mover uma guerra implacável, sem quartel, às telas de Van Gogh, onde quer que estivessem. Começaria pelas mais próximas, as do Museu de Arte Moderna de São Paulo.
Seu plano era de uma simplicidade diabólica. Não faria como outros destruidores de telas que entram num museu armados de facas e atiram-se às obras, tentando destruí-las; tais insanos não apenas não conseguem seu intento, como acabam na cadeia. Não, usaria um método científico, recorrendo a aliados absolutamente insuspeitados: os cupins.
Deu-lhe muito trabalho, aquilo. Em primeiro lugar, era necessário treinar os cupins para que atacassem as telas de Van Gogh. Para isso, recorreu a uma técnica pavloviana. Reproduções das telas do artista, em tamanho natural, eram recobertas com uma solução açucarada. Dessa forma, os insetos aprenderam a diferenciar tais obras de outras.
Mediante cruzamentos sucessivos, obteve um tipo de cupim que só queria comer Van Gogh. Para ele era repulsivo, mas para os insetos era agradável, e isso era o que importava.
Conseguiu introduzir os cupins no museu e ficou à espera do que aconteceria. Sua decepção, contudo, foi enorme. Em vez de atacar as obras de arte, os cupins preferiram as vigas de sustentação do prédio, feitas de madeira absolutamente vulgar. E por isso foram detectados.
O homem ficou furioso. Nem nos cupins se pode confiar, foi a sua desconsolada conclusão. É verdade que alguns insetos foram encontrados próximos a telas de Van Gogh. Mas isso não lhe serviu de consolo. Suspeitava que os sádicos cupins estivessem querendo apenas debochar dele. Cupins e Van Gogh, era tudo a mesma coisa.
(O imaginário cotidiano, 2002.)
(UNIFESP) No trecho “Enquanto existirem no mundo aqueles horríveis girassóis, aquelas estrelas tumultuadas, aqueles ciprestes deformados, dizia, não poderei jamais dar vazão ao meu instinto criador” (1o parágrafo), a sensação explicitada pelo pintor, em relação à obra de Van Gogh, é de
temor.
devoção.
indiferença.
inibição.
submissão.
(Enem PPL) Instruções para a redação
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta preta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para a contagem de linhas.
4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.
4.2. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
4.4. apresentar nome, assinatura, rubrica ou outras formas de identificação no espaço destinado ao texto.
Textos motivadores
Texto I
Os impactos negativos do exagero da tecnologia não ficam restritos aos aspectos comportamentais e emocionais. Há também a ameaça do sedentarismo. Uma pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) avaliou os hábitos de 21 voluntários com idade entre 8 e 12 anos e constatou que 14 deles não praticavam nenhuma atividade física. Na sala de aula a história também desanda. “A luz emitida pelo visor reduz a produção de melatonina, hormônio indutor do sono”, observa uma das pesquisadoras responsáveis. Sem a substância, fica difícil adormecer e há maior risco de despertar na madrugada. “O sono de má qualidade interfere na concretização das memórias e do aprendizado do dia”, aponta uma neuropediatra.
Disponível em: https://saude.abril.com.br. Acesso em: 3 de jun. 2019 (adaptado).
Texto II
Riscos e benefícios das novas tecnologias para crianças
Segundo a Academia Americana de Pediatria (AAP), há claras evidências de que as mídias digitais contribuem substancialmente para diferentes problemas de saúde, como a obesidade e comportamentos agressivos e/ou alienados. Por outro lado, a AAP reconhece os benefícios da tecnologia na aprendizagem e nos relacionamentos sociais, a partir da interatividade possibilitada pelos diferentes dispositivos de mídia digital.
As novas tecnologias de comunicação alteraram a forma de acesso e armazenamento da memória, pois, através de imagens, sons e movimentos apresentados nos dispositivos eletrônicos de comunicação é possível fixar conteúdos, armazenar sentimentos, aprendizagens e lembranças que não necessariamente foram vivenciadas presencialmente pelos espectadores. As mídias digitais propiciam experiências culturais através de interações diversificadas, permitindo às crianças apropriarem-se do conteúdo e da comunicação baseados em suas necessidades, motivações e interesse.
Proposta de redação
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Combate ao uso indiscriminado das tecnologias digitais de informação por crianças”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
• Resposta pessoal.
(UEA-AM) O debate sobre a organização do espaço feito pela Geografia é auxiliado por uma categoria que está ligada à ideia de domínio ou gestão de determinada área. Estas características correspondem à categoria
região.
paisagem.
espaço.
lugar.
território.
(Enem) O sódio está presente na maioria dos alimentos industrializados, podendo causar problemas cardíacos em pessoas que ingerem grandes quantidades desses alimentos. Os médicos recomendam que seus pacientes diminuam o consumo de sódio.
Com base nas informações nutricionais de cinco marcas de biscoitos (A, B, C, D e E), construiu-se o gráfico, que relaciona quantidades de sódio com porções de diferentes biscoitos.
Qual das marcas de biscoito apresentadas tem a menor quantidade de sódio por grama do produto?
A
B
C
D
E
Calculando as razões para cada marca, temos:
Logo, a marca D possui a menor quantidade de sódio por grama.
A proposta de redação a seguir foi apresentada pela Banca da PUC-SP aos candidatos do vestibular de 2016.
Leia-a com atenção.
Proposta de Redação
A mobilidade urbana foi tema de um fórum organizado pela Folha de S.Paulo em 2013, durante o qual foram debatidos inúmeros problemas das grandes cidades e propostas possíveis soluções. Desse fórum, destacamos duas visões polêmicas, que ainda não foram suficientemente debatidas pela sociedade.
Texto I
“O carro é o cigarro do futuro”
Jaime Lerner, urbanista e ex-prefeito de Curitiba.
Responsável pela implantação do primeiro sistema de BRTs (ônibus de trânsito rápido) do mundo, Jaime Lerner disse que São Paulo “ganhou uma grande guerra” ao priorizar o transporte coletivo sobre pneus. Para ele, o desafio da cidade, agora, é dar qualidade ao sistema.
Lerner, que também foi governador do Paraná, disse que, definida a opção pelo ônibus, é preciso “dar outro grande salto: transformar essa concepção de corredores para concepção de rede.” Para ele, é preciso planejar bem a estação de embarque, pois é muito difícil fazer um sistema de qualidade com pontos de ônibus “junto ao meio-fio”.
“Não é só uma solução de transporte”, disse, ao comparar o ideal urbano a uma tartaruga: “Moradia, trabalho e mobilidade, tudo junto”.
Fonte: Folha de S.Paulo, 12.out.2013, Seminários Folha Mobilidade Urbana, p. 4. Adaptado.
Texto II
“Motorista não é o ‘folgadinho’ do trânsito”
Sergio Ejzenberg, engenheiro e mestre em transportes.
Especialistas que estudam a mobilidade nas grandes cidades formam um consenso sobre a prioridade de investimentos no transporte público.
Mas alguns combatem o que chamam de demonização dos motoristas e alertam que é preciso parcimônia na restrição ao transporte individual, pois a transição de modelo deve ser gradual.
“Ninguém está na rua brincando. Não há os ‘folgadinhos de carro’, 80% das viagens são por motivo de trabalho ou estudo”, diz o engenheiro Sergio Ejzenberg, mestre em transportes pela USP.
Ele critica a expansão muito rápida das faixas de ônibus. “Antes de pintar o chão era preciso reestruturar o sistema. Quem está de carro padece no congestionamento, sem opção, gerando um prejuízo biliardário à sociedade.”
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/10/1355290-motorista-nao-e-o-folgadinho-do-transitoafirmaespecialista.shtml. Acesso em: 16 nov. 2015.
Proposta - As fotos e os textos que selecionamos para esta proposta formam um painel com opiniões divergentes sobre a mobilidade urbana nas grandes cidades.
Com base nessa seleção e nos seus conhecimentos, escreva uma carta para um dos autores dos textos aqui expostos concordando ou não com as ideias defendidas por ele.
Desenvolva de forma clara e coesa os argumentos que sustentam seu ponto de vista.
Crie um nome fictício para assinar a carta.
Seu trabalho será avaliado de acordo com os seguintes critérios: espírito crítico, adequação do texto ao desenvolvimento do tema, estrutura textual compatível com o gênero textual proposto e emprego da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Importante: redija seu texto a tinta, no espaço a ele destinado. O rascunho não será considerado. Será desclassificado o candidato que tirar zero na redação.
Inicialmente, precisamos identificar qual é o tema dessa discussão, que não está explicitado. Considerando os dois textos e o debate promovido por ambos, identifique os assuntos e o tema.
Os assuntos do debate são “carro” e “corredores de ônibus em São Paulo”; ou “carros” e “mobilidade urbana”. O tema é “os carros e os corredores de ônibus em São Paulo”; ou “o carro e a mobilidade urbana”, “o papel do carro na mobilidade urbana”.
Leia o texto para responder à questão.
Como reduzir nossas desigualdades raciais
No Brasil, apesar de os negros representarem 50% da população (pretos e pardos segundo o censo feito pelo IBGE em 2010), eles têm pouco acesso às diversas ocupações de prestígio. Políticas que busquem aumentar a igualdade de oportunidades entre brancos e negros podem ter efeitos significativos sobre a alocação de talentos do país e, consequentemente, gerar ganhos de produtividade e crescimento econômico significativos.
Mas como chegar lá? Os EUA adotaram durante muitos anos políticas de ação afirmativa no acesso à educação superior e mercado de trabalho. Essas políticas permitiram que mais negros ingressassem nas universidades e fossem contratados por empresas. Mesmo políticas temporárias de cotas tiveram efeitos de longo prazo, conforme mostra o economista Conrad Miller.
Em seu trabalho intitulado “The Persistence Effects of Temporary Affirmative Action”, publicado no American Economic Journal, Miller estuda os impactos da Ordem Executiva 11 246 que obrigava firmas com 50 ou mais trabalhadores, que tivessem contratos com o governo federal de pelo menos US$ 50 mil, a identificar e contratar minorias. Miller mostra que essa política aumentou significativamente a proporção de negros empregados pelas firmas. Cinco anos depois que um estabelecimento entra na regra por transacionar com o governo ele emprega significativamente mais negros.
Mas o achado mais surpreendente do estudo é que a proporção de negros empregados nessas firmas continua crescendo mesmo depois que a empresa deixa de transacionar com o governo, e, consequentemente, já não tem obrigação de empregar trabalhadores negros. Ou seja, uma política temporária de ação afirmativa pode mudar o comportamento de empresas e gerar efeitos permanentes.
Há diversas formas de pensar nos efeitos de longo prazo de políticas como essa. Uma é que gerentes e diretores de empresas aprendem sobre a habilidade de trabalhadores negros ao longo do tempo e reduzem a discriminação e preconceito na contratação. Pode também acontecer que uma política como essa dê acesso ao trabalho em empresas antes inalcançáveis e gera investimentos em capital humano e qualificação, e uma melhoria das aptidões de trabalhadores negros ao longo do tempo. Esses efeitos sobre aspirações, e consequentemente investimentos em capital humano, são talvez um dos maiores benefícios de uma política de cotas mesmo que ela seja temporária.
Finalmente, esse tipo de política, ao misturar pessoas de diferentes características, pode reduzir o preconceito em relação a pessoas de outras cores/raças. Num contexto diferente, a economista Eliana La Ferrara e coautoras estudaram o término do apartheid na África do Sul e a política da Universidade de Cape Town que sorteou quem iria ficar com quem em seus quartos para residentes. La Ferrara e as coautoras mostram que alunos brancos, que foram aleatoriamente alocados para morar com alunos negros, diminuíram seu nível de preconceito.
Claudio Ferraz é professor da University of British Columbia e da PUC-Rio e diretor científico do JPAL (Poverty Action Lab) para a América Latina.
Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/colunistas/2018/Como-reduzir-nossas-desigualdades-raciais. Acesso em: 30 abr. 2020.
Apresente um exemplo de política afirmativa indicado no texto.
Um exemplo é a Ordem Executiva 11 246, dos Estados Unidos. A lei obrigava empresas grandes (50 ou mais trabalhadores, que tivessem contratos com o governo federal de pelo menos US$ 50 mil) a contratar membros de grupos minoritários, como o de pessoas negras.
Considerando a proposta (“Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”), responda ao que se pede.
Proposta de Redação
Texto I
Em consonância com a Constituição da República Federativa do Brasil e com toda a legislação que assegura a liberdade de crença religiosa às pessoas, além de proteção e respeito às manifestações religiosas, a laicidade do Estado deve ser buscada, afastando a possibilidade de interferência de correntes religiosas em matérias sociais, políticas, culturais etc.
Disponível em: www.mprj.mp.br. Acesso em: 21 maio 2016. (Fragmento.)
Texto II
O direito de criticar dogmas e encaminhamentos é assegurado como liberdade de expressão, mas atitudes agressivas, ofensas e tratamento diferenciado a alguém em função de crença ou de não ter religião são crimes inafiançáveis e imprescritíveis.
STECK, J. Intolerância religiosa é crime de ódio e fere a dignidade. Jornal do Senado. Acesso em: 21 maio 2016. (Fragmento.)
Texto III
CAPÍTULO I
Dos Crimes Contra o Sentimento Religioso
Ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo
Art. 208 - Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso:
Pena - detenção, de um mês a um ano, ou multa.
Parágrafo único - Se há emprego de violência, a pena é aumentada de um terço, sem prejuízo da correspondente à violência.
BRASIL. Código Penal. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 21 maio 2016. (Fragmento.)
Texto IV
Proposta de redação
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Diante do problema e suas causas, que foram discutidos anteriormente, escreva um parágrafo introdutório em que você apresente esses elementos.
Os alunos têm acesso às respostas desta seção, que pode ser indicada como tarefa para casa.
De maneira alternativa, você pode pedir aos alunos a elaboração da redação completa como tarefa, a depender de seus objetivos e recursos disponíveis.
(Unicamp-SP)
O mundo chegou a sete bilhões de pessoas em 2011. Nossa espécie já ocupa tanto espaço, com plantações, cidades, estradas, poluição e lixo que, para alguns cientistas, entramos em um novo período geológico, o Antropoceno. As atividades humanas já seriam a força mais relevante para moldar a superfície da Terra. Alimentar e dar conforto a toda essa gente pode exaurir os recursos naturais.
Adaptado “O planeta dos humanos”. Revista Época, Especial População, 06 jun. 2011, p. 87.
a) A maior disponibilidade de alimentos se deve basicamente a dois fatores: ao aumento da produção, resultado da incorporação de novas técnicas de produção pela agropecuária; e ao aumento da produtividade, por meio dos investimentos em tecnologia que promovem o desenvolvimento de maquinários, insumos e melhorias genéticas.
b) Elevar a capacidade socioeconômica da população marginalizada, permitindo maior acesso à produção de alimentos sem utilizar o solo de forma predatória, visando preservá-lo para gerações futuras. Além disso, é importante equilibrar a produção dos alimentos com a capacidade da natureza de gerar os recursos para essa atividade.
A seguir, leia a proposta de redação do Enem 2016: “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”.
Proposta de Redação
Texto I
Em consonância com a Constituição da República Federativa do Brasil e com toda a legislação que assegura a liberdade de crença religiosa às pessoas, além de proteção e respeito às manifestações religiosas, a laicidade do Estado deve ser buscada, afastando a possibilidade de interferência de correntes religiosas em matérias sociais, políticas, culturais etc.
Disponível em: www.mprj.mp.br. Acesso em: 21 maio 2016. (Fragmento.)
Texto II
O direito de criticar dogmas e encaminhamentos é assegurado como liberdade de expressão, mas atitudes agressivas, ofensas e tratamento diferenciado a alguém em função de crença ou de não ter religião são crimes inafiançáveis e imprescritíveis.
STECK, J. Intolerância religiosa é crime de ódio e fere a dignidade. Jornal do Senado. Acesso em: 21 maio 2016. (Fragmento.)
Texto III
CAPÍTULO I
Dos Crimes Contra o Sentimento Religioso
Ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo
Art. 208 - Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso:
Pena - detenção, de um mês a um ano, ou multa.
Parágrafo único - Se há emprego de violência, a pena é aumentada de um terço, sem prejuízo da correspondente à violência.
BRASIL. Código Penal. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 21 maio 2016. (Fragmento.)
Texto IV
Proposta de redação
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
A coletânea apresenta um problema do Brasil que deve ser combatido.
a) Trata-se do problema da intolerância religiosa. O texto I da coletânea apresenta o direito que as pessoas têm de não serem importunadas por motivo de crença, assegurado pela “liberdade religiosa” na Constituição. O texto II diferencia a noção de “crítica” (que encontra respaldo no direito à liberdade de expressão) da noção de “ofensa” (essa, sim, crime). Já o texto III apresenta a lei que pune o agressor da religião alheia e descreve atitudes consideradas ofensivas ao sentimento religioso. Assim, é possível supor o problema: há pessoas que são perseguidas por conta da crença religiosa que escolheram ter.
b) As maiores vítimas são as pessoas praticantes de religiões minoritárias, sobretudo as afro-brasileiras.
c) São aceitáveis respostas que indiquem direitos relacionados à intolerância religiosa. Entre as respostas possíveis, estão: liberdade, liberdade individual, liberdade de crença, liberdade de pensamento e liberdade de expressão.
A nomenclatura dos ingredientes utilizados nos cosméticos segue um sistema internacional chamado INCI (International Nomenclature of Cosmetic Ingredient), que padroniza os nomes dos ingredientes utilizados no mundo todo. O uso dessa nomenclatura tem como uma das vantagens permitir:
que o consumidor possa identificar os ingredientes em produtos vindos de qualquer lugar do mundo.
que cada país possa utilizar sua própria língua, facilitando as exportações.
a produção de similares dos cosméticos em qualquer lugar do mundo, barateando seus custos.
às empresas criarem nomes diferentes para as mesmas substâncias.
o desenvolvimento de substâncias que tenham as mesmas propriedades das indicadas no rótulo.
Examine o cartum de Pia Guerra, publicado no Instagram da revista The New Yorker em 13.11.2018.
(Vunesp) A mercadoria a que o cartum faz alusão está diretamente relacionada ao seguinte problema ambiental:
desertificação.
extinção de espécies.
desmatamento.
assoreamento.
aquecimento global.
Um exemplo muito comum da técnica conhecida como sensoriamento remoto são as imagens de satélite. Sobre esse assunto, observe a imagem abaixo e responda às questões que seguem.
a) A imagem mostra a movimentação de massas atmosféricas sobre a América do Sul em determinado momento. As informações veiculadas por esse tipo de imagem podem nos ajudar no dia a dia? Justifique.
b) A representação cartográfica por imagem fornece muitas informações sobre o espaço geográfico e vem sendo cada vez mais usada. Cite alguns exemplos de seu uso.
a) Sim. Pode-se, entre outras utilidades, prever as mudanças do tempo, o que é fundamental para as atividades ligadas à agricultura e ao turismo.
b) Essas imagens podem ser utilizadas, por exemplo, na preservação do meio ambiente, detectando áreas de desmatamento; no controle de expansão das áreas urbanas, facilitando o processo de planejamento das cidades; na detecção de furacões e outros fenômenos atmosféricos, etc.
O que podemos falar sobre a teoria do Big Bang?
É uma teoria que está baseada nas crenças que os gregos da Antiguidade tinham sobre a origem da Terra.
Veio para contrapor exclusivamente a crença judaico-cristã da origem do Universo.
Uma de suas evidências é o fato de o Universo estar expandindo.
É construída a partir das hipóteses feitas pela cosmologia hindu.
(Acafe-SC) Sobre escala geográfica e escala cartográfica é correto afirmar, exceto:
A representação da realidade no mapa é estabelecida por uma correspondência entre as dimensões dos objetos representados e as do papel, dadas por uma escala, que expressa quanto os elementos do espaço foram reduzidos.
A escala geográfica define um recorte espacial, seja local, regional, nacional ou mundial; enquanto a escala cartográfica delimita a escala de representação no mapa, isto é, a proporcionalidade entre o objeto real e a representação.
As representações em escalas grandes mostram áreas maiores em que aparece com dificuldade o detalhamento das áreas projetadas como, por exemplo, 1:10 000.
A escala é considerada pequena quando se reduzem muito os elementos a serem representados para que possam caber numa folha ou mapa, como é o caso de 1:24 000 000.
(Unicamp-SP) O parágrafo reproduzido abaixo introduz a crônica intitulada Tragédia concretista, de Luís Martins.
O poeta concretista acordou inspirado. Sonhara a noite toda com a namorada. E pensou: lábio, lábia. O lábio em que pensou era o da namorada, a lábia era a própria. Em todo o caso, na pior das hipóteses, já tinha um bom começo de poema. Todavia, cada vez mais obcecado pela lembrança daqueles lábios, achou que podia aproveitar a sua lábia e, provisoriamente desinteressado da poesia pura, resolveu telefonar à criatura amada, na esperança de maiores intimidades e vantagens. Até os poetas concretistas podem ser homens práticos.
(Luís Martins, Tragédia concretista, em As cem melhores crônicas brasileiras. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007, p. 132.)
a) Compare lábio e lábia quanto à forma e ao significado. Considerando a especificidade do poeta, justifique a ocorrência dessas duas palavras dentro da crônica.
b) Explique por que a palavra todavia é usada para introduzir um dos enunciados da crônica.
a) Os substantivos “lábio” e “lábia” são palavras semelhantes na forma, mas semanticamente bastante distintas: a primeira nomeia a extremidade exterior da boca, enquanto a segunda se refere à habilidade persuasiva de dado indivíduo.
Na crônica, o protagonista é um poeta concretista, ou seja, vinculado a uma corrente artística que trata a forma dos vocábulos como recurso poético. Sendo assim, o par “lábia/lábio” é explorado no texto pela sua menção a essa estética.
b) O conector todavia, que tem valor semântico de oposição, é utilizado para introduzir a mudança de orientação do protagonista: inicialmente inclinado a produzir um poema, ele muda de ideia e resolve buscar a companhia da sua amada.
• A partir da leitura dos textos motivadores a seguir e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema Possibilidades do turismo sustentável no Brasil, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defender seu ponto de vista.
Texto I
Lei no 6.513, de 20 de dezembro de 1977
[...]
Art. 1° – Consideram-se de interesse turístico as Áreas Especiais e os Locais instituídos na forma da presente Lei, assim como os bens de valor cultural e natural, protegidos por legislação específica, e especialmente:
I – os bens de valor histórico, artístico, arqueológico ou pré-histórico;
II – as reservas e estações ecológicas;
III – as áreas destinadas à proteção dos recursos naturais renováveis;
IV – as manifestações culturais ou etnológicas e os locais onde ocorram;
V – as paisagens notáveis;
Art. 3° – Áreas Especiais de Interesse Turístico são trechos contínuos do território nacional, inclusive suas águas territoriais, a serem preservados e valorizados no sentido cultural e natural, e destinados à realização de planos e projetos de desenvolvimento turístico. [...]
Projeto de Lei n° 3.031, de 2015. Disponível em: www.camara.gov.br/sileg/integras/139265.pdf
Texto II
O desenvolvimento do turismo sustentável atende às necessidades dos turistas de hoje e das regiões receptoras, ao mesmo tempo que protege e amplia as oportunidades para o futuro. É visto como um dos condutores do gerenciamento de todos os recursos, de tal forma que as necessidades econômicas, sociais e estéticas possam ser satisfeitas sem desprezar a manutenção da integridade cultural dos processos ecológicos essenciais, da diversidade biológica e dos sistemas que garantem a vida.
Baseado em: Travel e Tourism: Economic Impact 2017. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2018.
Texto III
• Resposta pessoal.
(Fac. Albert Einstein-SP - Medicina)
Mas Colombo não estava tão longe de certas concepções correntes durante a Idade Média acerca da realidade física do Éden, que descresse de sua existência em algum lugar do globo. E nada o desprendia da ideia, verdadeiramente obsessiva em seus escritos, de que precisamente as novas Índias, para onde o guiara a mão da Providência, se situavam na orla do Paraíso Terreal.
Sergio Buarque de Holanda. Visão do Paraíso. São Paulo: Editora Nacional, 1985, p. 15.
A partir do texto, é possível afirmar que Colombo
simbolizava o conquistador moderno, marcado pela valorização da razão, da aventura e do sucesso individual.
demonstrava a persistência, durante o período da expansão marítima, de traços de uma mentalidade mística e fabulosa.
simbolizava o conquistador moderno, movido pela ganância financeira e pela busca incessante de novos mercados.
demonstrava a persistência, em meio à conquista europeia do Atlântico, da lógica maniqueísta do pensamento medieval.
(Unifesp) Leia o texto.
Enlace
No convento da senhorita Sandra Carvalho e cirurgião plástico Nóbrega Pernotta, contraíram carmelitas ontem as próprias testemunhas sendo seus pais os laços matrimoniais.
(Millôr Fernandes.)
A graça, no texto de Millôr, decorre da
alteração dos sentidos das palavras, já que a forma de organizá-las sugere outro significado, diferente de enlace, proposto no título.
transgressão do princípio sintático de articulação das palavras, o que acaba por criar associações inusitadas e singulares.
desorganização total do texto, que faz com que o leitor tente ordenar as palavras para entendê-lo – o que não é possível.
organização das palavras segundo os padrões sintáticos da língua, o que garante a manutenção do sentido do texto.
articulação das palavras dentro das convenções da língua, mas com outros matizes de significação, o que altera, por exemplo, o sentido do título.
(Fepar-PR) Em 2016, o recolhimento de impostos no Brasil atingiu o número recorde de mais de 2 trilhões de reais. O site do impostômetro faz alguns comparativos:
• com esse dinheiro você poderia comprar 4 608 129 956 cestas básicas;
• com esse dinheiro você poderia receber 10 salários mínimos por mês durante 17 827 610 de anos;
• para transportar esse dinheiro em notas de R$ 100,00 seriam necessários 661 containers.
Considere as informações e julgue as afirmativas que se seguem.
a) ( ) Em 2016, o valor arrecadado em impostos pode ser representado em notação científica por 2 · 1014 reais.
b) ( ) A média diária de arrecadação de impostos em 2016 é de algumas unidades de bilhão.
c) ( ) O imposto recolhido é menor do que alguns bilhões de salários mínimos.
d) ( ) O valor da cesta básica levado em conta para os cálculos é menor que R$ 200,00.
e) ( ) Nos containers usados como exemplo, cabe algo na ordem de dezenas de milhões de notas de R$ 100,00.
a) ( F ) 2 004 536 531 089,31 ≈ 2 · 1012 ≠ 2 · 1014
b) ( V ) ≈ 5,5 · 109 representa a média diária de arrecadação (R$/dia).
c) ( F ) Em 2016, o salário mínimo era R$ 880,00; temos: ≈ 2,3 · 109 . Isso corresponde a mais de 2 bilhões de salários mínimos.
d) ( F ) ≈ 4,3 · 102 Portanto, o valor da cesta seria maior que R$ 200,00.
e) ( V ) 2 · 1012 reais corresponde a 2 · 1010 notas de 100 reais. O número de notas de 100 reais que cabem em um container é dado por: ≈ 3,0 · 107 = 30 milhões.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas