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Questão 01 - Matemática - Setor B - Aula 3 - Ângulos em polígonos - Exercício - Extra! - BY NC 3.0BR

(UFSC) Os lados de um hexágono equiângulo medem 10, 6, 12, 14, x e y, nesta ordem. Calcule o perímetro deste hexágono.

Resposta:

Como o hexágono é equiângulo, todos os seus ângulos externos medem 60°, assim, prolongando os lados convenientemente, temos a figura a seguir, em que o triângulo obtido é equilátero.

Questão 01 - Matemática - Setor B - Aulas 4 e 5 - Ângulos e circunferências - Exercício - Extra! - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP) Uma das primeiras estimativas do raio da Terra é atribuída a Eratóstenes, estudioso grego que viveu, aproximadamente, entre 275 a.C. e 195 a.C.

Sabendo que em Assuã, cidade localizada no sul do Egito, ao meio-dia do solstício de verão, um bastão vertical não apresentava sombra, Eratóstenes decidiu investigar o que ocorreria, nas mesmas condições, em Alexandria, cidade no norte do Egito. O estudioso observou que, em Alexandria, ao meio-dia do solstício de verão, um bastão vertical apresentava sombra e determinou o ângulo u entre as direções do bastão e de incidência dos raios de sol. O valor do raio da Terra, obtido a partir de u e da distância entre Alexandria e Assuã foi de, aproximadamente, 7 500 km.

O mês em que foram realizadas as observações e o valor aproximado de θ são 



( a )

junho; 7°. 

( b )

dezembro; 7°. 

( c )

junho; 23°. 

( d )

dezembro; 23°. 

( e )

junho; 0,3°.

Resposta:

Questão 01 - Matemática - Setor B - Aulas 4 e 5 - Ângulos e circunferências - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(OBM) Considere a figura abaixo, onde os pontos de A até I estão sobre uma circunferência. Sabe-se que os triângulos ABC e GHI são isósceles, que AB, CD, EF e GH são segmentos paralelos e que BC, DE, FG e HI são segmentos paralelos. Qual a medida do ângulo x em graus?



( a )

15°

( b )

20°

( c )

30°

( d )

40°

( e )

45°

Resposta:

Do enunciado, pelas paralelas e pelos triângulos isósceles, pode-se concluir que os arcos são congruentes de medida 2x. Logo,

Questão 01 - Biologia - Setor A - Aula 6 - Dinâmica de populações - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(UEL-PR) Leia o texto e analise, a seguir, a representação gráfica de duas curvas de crescimento populacional (1) e (2) ao longo do tempo.

Não há exceção à regra segundo a qual organismos aumentam em uma taxa tão elevada que, se não forem destruídos, a Terra logo seria coberta pela progênie de apenas um par.

(Adaptado de: DARWIN, C. A origem das espécies. Feedbooks, 1872. p73. Disponível em: . Acesso em: 20 jun. 2016.)

Com base nessas informações, responda aos itens a seguir.

a) Explique o que significam as curvas 1 e 2 e qual delas melhor representa a ideia de Charles Darwin expressa no texto.

b) Sabe-se que o crescimento populacional é determinado por taxas. Cite três exemplos

Resposta:

a) A curva 1 representa o crescimento populacional de acordo com um modelo exponencial de crescimento populacional (ou potencial biótico). Na equação desse modelo, os fatores capazes de regular o crescimento populacional de uma espécie não são incorporados. A curva 2 representa o crescimento populacional de acordo com um modelo logístico (ou curva de crescimento real). Fatores capazes de regular o crescimento populacional de uma espécie são incorporados nesse modelo. A curva 1 representa melhor a citação de Darwin, já que nesse caso não haveria fatores capazes de regular o crescimento e, portanto, em teoria, a população poderia ser infinita.

b) Taxa de natalidade, taxa de mortalidade, taxa de emigração e taxa de imigração

Questão 01 - Biologia - Setor A - Aulas 7 e 8 - Interações ecológicas intraespecíficas e interespecíficas - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(UEL-PR) A reintrodução de lobos no Parque Nacional de Yellowstone, nos EUA, tem sido um estudo de caso ecológico sobre a importância de predadores de topo de cadeia, como evidenciado no texto a seguir.

A partir do século XX, as pessoas conseguiram erradicar os lobos de Yellowstone. Na ausência dos predadores, alces e veados invadiram as terras selvagens remanescentes, desnudando árvores ribeirinhas e arbustos, acelerando a erosão e a degradação do habitat das aves e dos peixes adaptados ao antigo ambiente. Em 1995 e 1996, o Fish and Wildlife Service (órgão dos EUA dedicado a preservar a vida selvagem) capturou lobos no Canadá e lançou-os de volta nos 2,2 milhões de hectares do Parque Nacional de Yellowstone e nas áreas de deserto de Idaho. Com isso, os alces reaprenderam a ter cautela enquanto percorriam o campo aberto. Essa “paisagem do medo” mudou seu comportamento. Em cantos do parque, frequentados por lobos e álamos, salgueiros começaram a se recuperar. Com a volta das árvores, vieram castores, pássaros, rãs e peixes. O parque ainda enfrenta muitas dificuldades, mas o retorno dos predadores de topo tem, sem dúvida, ajudado a melhorar seu ecossistema.

(Adaptado de: Como os lobos podem ajudar a salvar um ecossistema. Disponível em: . Acesso em: 19 ago. 2016.) 

Com base nesse texto, esquematize uma cadeia alimentar que envolva o lobo, o alce e o salgueiro, apontando a qual nível trófico cada um desses organismos pertence. Cite e explique as relações ecológicas interespecíficas nessa cadeia alimentar.

Resposta:

Essa representação da cadeia alimentar envolve o lobo, que consome o alce, que, por sua vez, consome o salgueiro.

Assim, os níveis tróficos são: produtor (salgueiro), consumidor primário (alce) e consumidor secundário (lobo). As relações ecológicas são: relação de herbivoria entre o alce e o salgueiro, que consiste de um herbívoro (como o alce) se alimentar de partes ou de toda a planta (como o salgueiro); relação de predação entre o lobo e o alce, que consiste de o predador (como o lobo) matar a presa (como o alce) para se alimentar dela.

Questão 01 - Biologia - Setor B - Aula 2 - Composição química da célula: papel dos compostos inorgânicos - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Uepa) Leia o texto para responder à questão.

O surgimento e a manutenção da vida, no nosso planeta, estão associados à água que é a substância mais abundante dentro e fora do corpo dos seres vivos. Entretanto, segundo dados fornecidos pela Associação Brasileira de Entidades do Meio Ambiente (Abema), 80% dos esgotos do país não recebem nenhum tipo de tratamento e são despejados diretamente em rios, mares, lagos e mananciais, contaminando a água aí existente.

(Adaptado de Poluição da Água: http://www.colegioweb.com.br/biologia/constituicaoda-agua.html. Acesso: 05.09.2011.)

Considerando as funções exercidas nos seres vivos pela substância em destaque no texto, analise as afirmativas abaixo.

I. Facilita o transporte das demais substâncias no organismo.

II. Participa do processo da fotossíntese.

III. Dissolve as gorduras facilitando sua absorção.

IV. Auxilia na manutenção da temperatura do corpo.

De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta é:



( a )

I e II 

( b )

I, II e III

( c )

I, II e IV

( d )

II, III e IV

( e )

I, II, III e IV

Questão 01 - Biologia - Setor B - Aula 3 - Composição química da célula: carboidratos e lipídios - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UFRGS-RS) Os carboidratos, moléculas constituídas, em geral, por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio, podem ser divididos em três grupos: monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.

A coluna I, a seguir, apresenta três grupos de carboidratos, e a II, alguns exemplos desses carboidratos.

Associe adequadamente a segunda coluna à primeira.

COLUNA I

1. Monossacarídeo

2. Oligossacarídeo

3. Polissacarídeo

COLUNA II

(   ) Sacarose

(   ) Amido

(   ) Galactose

(   ) Desoxirribose

(   ) Quitina

(   ) Maltose

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é



( a )

2 - 3 - 1 - 1 - 3 - 2.

( b )

3 - 1 - 3 - 2 - 2 - 1.

( c )

1 - 2 - 2 - 3 - 1 - 3. 

( d )

2 - 1 - 2 - 2 - 3 - 1.

( e )

1 - 3 - 1 - 3 - 2 - 2.

Questão 01 - Física - Setor A - Aula 6 - Aceleração vetorial - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Duas pessoas entram em um elevador no quinto andar de um prédio cujo pé-direito é 3,5 m (altura de cada andar). O movimento do conjunto pode ser estudado com a ajuda do seguinte esquema:

A variação da velocidade escalar do elevador entre o andar no qual as pessoas entraram e o andar em que saíram pode ser representada assim:

Pede-se:

a) Caracterizar a aceleração escalar instantânea no instante 0,75 s.

b) Caracterizar a velocidade vetorial no instante 0,75 s.

c) Caracterizar a aceleração vetorial no instante 0,75 s.

d) Determinar em qual andar as pessoas desceram.

Resposta:

a) Utilizando a definição de aceleração escalar média:

Como o gráfico v × t nesse trecho é uma reta crescente, podemos concluir que a aceleração escalar média é igual à aceleração escalar instantânea em todo o intervalo analisado. Assim:

a = am = 2 m/s2

b) Como a aceleração escalar instantânea nesse intervalo de tempo é constante, podemos classificar o movimento como uniformemente variado. Logo:

v = v0 + a · t = 0 + 2(0,75 - 0,5) ∴ v = 0,5 m/s

Como a orientação da trajetória é para cima e a velocidade escalar instantânea é positiva, podemos concluir que o corpo está subindo. Logo, a velocidade vetorial instantânea é vertical e para cima.

c) Como a trajetória é retilínea, a aceleração centrípeta é zero. Assim:

m/s2

Entre 0,5 s e 1 s, o movimento é retilíneo e acelerado; logo, a aceleração vetorial é no mesmo sentido da velocidade vetorial, isto é, para cima.

d) Utilizando a propriedade da área do gráfico v × t:

Como o elevador subiu, os passageiros desceram no sexto andar.

Questão 01 - Física - Setor A - Aula 3 - Velocidade vetorial - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Unicamp-SP) Movimento browniano é o deslocamento aleatório de partículas microscópicas suspensas em um fluido, devido às colisões com moléculas do fluido em agitação térmica. A figura abaixo mostra a trajetória de uma partícula em movimento browniano em um líquido após várias colisões.

Sabendo-se que os pontos negros correspondem a posições da partícula a cada 30 s, qual é o módulo da velocidade média desta partícula entre as posições A e B?

Resposta:

Indicando o deslocamento vetorial:

Calculando sua intensidade:

d2 = 402 + 302 ∴ d = 50

De acordo com o enunciado, o intervalo de tempo em cada um dos trechos é 30 s. Como são 10 trechos, o intervalo de tempo total é 300 s. Utilizando a definição de velocidade vetorial média:

Professor, o objetivo do exercício é, dada uma situação-problema, aplicar a definição da velocidade vetorial média para caracterizar essa grandeza por completo (intensidade, direção e sentido). Note que a partir do enunciado não é possível saber se a velocidade pedida é a escalar ou a vetorial, mas há dados apenas para calcular a vetorial, logo, esta é a única possibilidade.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Produção de Texto - Módulo 6 - Artigo de opinião - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Leia o parágrafo abaixo, que é um fragmento de um artigo de opinião sobre o tema educação.

[...]

Agora, vamos levar a nossa câmera para dentro das escolas de hoje em dia para ver se a educação mudou para encontrar a nova economia. O que nós vemos? Estudantes em grandes grupos, utilizando papel e lápis como ferramentas. Todos eles fazendo a mesma coisa e ao mesmo tempo. Eles aproveitam as poucas conexões com o mundo exterior. E são supervisionados de perto. Eles fazem as mesmas coisas durante todo o dia. Não conversam entre si. Não são felizes. O que está errado?

[...]

LENGEL, Jim G. Educação 3.0. Disponível em: . Acesso em: 3 set. 2019.

● Reflita e discuta com os colegas: Como você imagina uma sala de aula em 2030? Quais seriam os caminhos para a educação em um mundo tecnológico e conectado?

Questão 01 - Geografia, História - Módulo 2 - O que há ao meu redor - Exercícios (pg. 130) - BY NC 3.0BR

PARA ONDE O CAMINHO DA DIREITA LEVA?

Resposta:

O caminho da direita leva a um rio.

Questão 01 - Ciências - Módulo 2 - Ampliar imagens - Exercícios (pg. 147) - BY NC 3.0BR

VOCÊ ESTUDOU QUE OS ASTRÔNOMOS UTILIZAM OS TELESCÓPIOS PARA OBSERVAR O ESPAÇO E OS CORPOS CELESTES. AGORA, VEJA O QUE AS CRIANÇAS ESTÃO FAZENDO NESTA CENA.

VOCÊ JÁ OBSERVOU O CÉU COM UM TELESCÓPIO? O QUE VOCÊ VIU?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 01 - Geografia, História - Módulo 2 - O que há ao meu redor - Atividades (pg. 131 - 132) - BY NC 3.0BR

QUE TAL FAZER UMA BRINCADEIRA PARA RECONHECER O QUE ESTÁ NA SUA FRENTE E O QUE ESTÁ ATRÁS DE VOCÊ?

COM SEUS COLEGAS DE TURMA, FORMEM FILAS OBEDECENDO ÀS SEGUINTES ORIENTAÇÕES:

A) OS MAIS BAIXOS NA FRENTE E OS MAIS ALTOS ATRÁS.

B) OS MAIS ALTOS NA FRENTE E OS MAIS BAIXOS ATRÁS.

C) OS QUE USAM ÓCULOS NA FRENTE E OS QUE NÃO USAM ÓCULOS ATRÁS.

D) AS MENINAS NA FRENTE E OS MENINOS ATRÁS.

Questão 01 - Ciências - Módulo 3 - A luz e as sombras - Exercícios - Você é o cientista - BY NC 3.0BR

ANALISANDO AS SOMBRAS

FORME UM GRUPO COM SEUS COLEGAS E TRABALHEM JUNTOS PARA SOLUCIONAR O DESAFIO APRESENTADO A SEGUIR.

• O QUE É PRECISO FAZER PARA AUMENTAR OU DIMINUIR O TAMANHO DA SOMBRA DE UM OBJETO?

MATERIAL

• UMA LANTERNA POR GRUPO • UM OBJETO OPACO POR GRUPO • UM ANTEPARO: SUPERFÍCIE ONDE A SOMBRA É PROJETADA

AGORA, CONVERSE COM SEUS COLEGAS E RESPONDA:

• SE O OBJETO OPACO FICOU NA MESMA POSIÇÃO, O QUE FOI PRECISO FAZER COM A LANTERNA PARA MODIFICAR O TAMANHO DA SOMBRA?

Resposta:

O tamanho das sombras varia de acordo com a posição da lanterna. Se posicionada mais perto do objeto, a sombra fica maior; se posicionada mais longe, a sombra fica menor.

Questão 01 - Ciências - Módulo 4 - Nossa estrela: o Sol - Atividades (pg. 165 - 166) - BY NC 3.0BR

AS SOMBRAS MUDAM DE POSIÇÃO E DE TAMANHO AO LONGO DO DIA. SABENDO DISSO, RELACIONE CADA IMAGEM COM O TEXTO QUE DESCREVE O QUE ESTÁ OCORRENDO.

(   ) O SOL ESTÁ NO PONTO MAIS ALTO DO CÉU. POR VOLTA DO MEIO-DIA, A SOMBRA É BEM PEQUENA.

(   ) O SOL NASCE NO HORIZONTE E, PELA MANHÃ, AS SOMBRAS SÃO COMPRIDAS.

(   ) O SOL SE PÕE NO HORIZONTE. NO FINAL DA TA RDE, AS SOMBRAS FICAM COMPRIDAS NOVAMENTE.

Resposta:

( 2 ) O SOL ESTÁ NO PONTO MAIS ALTO DO CÉU. POR VOLTA DO MEIO-DIA, A SOMBRA É BEM PEQUENA.

( 1 ) O SOL NASCE NO HORIZONTE E, PELA MANHÃ, AS SOMBRAS SÃO COMPRIDAS.

( 3 ) O SOL SE PÕE NO HORIZONTE. NO FINAL DA TA RDE, AS SOMBRAS FICAM COMPRIDAS NOVAMENTE.

Questão 01 - Matemática - Setor B - Aula 2 - Ângulos em triângulos - Exercício - Extra! - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP) Uma bola de bilhar, inicialmente em repouso em um ponto P, situado na borda de uma mesa de bilhar com formato circular, recebe uma tacada e se desloca em um movimento retilíneo. A bola atinge a borda no ponto R e é refletida elasticamente, sem deslizar. Chame de Q o ponto da borda diametralmente oposto a P e de θ a medida do ângulo QR$ .

a) Para qual valor de θ, após a primeira reflexão, a trajetória da bola será paralela ao diâmetro ?

b) Para qual valor de θ, após a primeira reflexão, a trajetória da bola será perpendicular a ?

c) Supondo agora que 30°<θ , 60°< encontre uma expressão, em função de θ, para a medida α do ângulo agudo formado pela reta que contém P e Q e pela reta que contém a trajetória da bola após a primeira reflexão na borda.

Resposta:

Questão 01 - Matemática - Setor B - Aulas 6 e 7 - Simetrias e congruências - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(PUC-RJ) O retângulo ABCD tem dois vértices na parábola de equação e dois vértices no eixo x, como na figura abaixo.

Sabendo que D = (3, 0), faça o que se pede.

a) Determine as coordenadas do ponto A.

b) Determine as coordenadas do ponto C.

c) Calcule a área do retângulo ABCD.

Resposta:

b) Da figura, temos que a abscissa de D dista 1 unidade da abscissa do ponto (2, 0). Como a parábola possui simetria axial, temos que a abscissa de C também deve distar 1 unidade da abscissa do ponto (9, 0) e, portanto, o ponto C é dado por (9 - 1, 0), ou seja, (8, 0).

c) Como CD = 8 - 3 = 5 e AD = 0 - (-1) = 1, a área do retângulo é dada por 5 ·1 = 5

Questão 01 - Biologia - Setor A - Aulas 7 e 8 - Interações ecológicas intraespecíficas e interespecíficas - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Uece) Cada espécie ocupa um lugar no espaço onde busca sobreviver, crescer, reproduzir e manter uma população viável. Em um ecossistema, quando duas espécies distintas ocupam o mesmo nicho ecológico, espera-se que



( a )

ocorra uma associação obrigatória entre os indivíduos dessas espécies, para que todos se beneficiem e consigam superar situações adversas. 

( b )

aconteça competição intraespecífica, necessária ao equilíbrio do ecossistema. 

( c )

uma das espécies ocupe um nível trófico elevado para escapar de situações competitivas. 

( d )

haja disputa por recursos e, consequentemente, estabeleça-se uma competição interespecífica.

Questão 01 - Biologia - Setor A - Aula 4 - Teias alimentares e pirâmides ecológicas - Exercício - Extra! - BY NC 3.0BR

(Uerj) O Parque Nacional de Yellowstone é considerado o habitat selvagem dos E.U.A. com maior variedade de megafauna. Depois de 70 anos ausentes, os lobos cinzentos foram reintroduzidos nesse espaço, causando grande impacto no ecossistema. A figura abaixo ilustra uma teia alimentar do parque, após a reintrodução dos lobos.

 

Explique por que a reintrodução dos lobos provoca redução das espécies A e B.

Pesquisadores observaram que, em menos de dez anos, diminuiu a erosão do solo no parque. Indique o efeito da reintrodução dos lobos sobre as populações de alces, veados e plantas de que estes se alimentam. Aponte, ainda, de que forma essas plantas atuam na redução da erosão do solo.

Resposta:

A reintrodução de lobos causou a redução da população de coiotes, dos quais se alimenta; consequentemente as populações de ratos e castores, presas dos coiotes, aumentaram, e esses animais passaram a consumir quantidades maiores de plantas A e B. Em razão de os lobos serem predadores de alces e veados, suas populações diminuíram, o que favoreceu o aumento das populações das plantas C e D das quais estes herbívoros se alimentam. As raízes das plantas retêm a terra, evitando que seja levada com as águas das chuvas; assim, as raízes evitam a erosão.

Questão 01 - Biologia - Setor B - Aula 1 - Origem da vida e tipos de célula - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(Unicid-SP) Os coacervados são estruturas microscópicas, esféricas, circundadas por moléculas orgânicas, conforme mostra a imagem.

Essas estruturas, estudadas pelo pesquisador russo Aleksandr Oparin, representariam uma etapa importante para a teoria sobre o processo que deu origem à vida na Terra.

a) Quais moléculas orgânicas constituem os coacervados? Qual a importância dos coacervados para a teoria sobre a origem da vida?

b) O processo de origem da vida, por meio da formação dos coacervados, se aproxima mais das ideias defendidas pela biogênese ou pela abiogênese? Justifique sua resposta.

Resposta:

a) Os coacervados são constituídos por proteínas. Acredita-se que eles podem ter originado as primeiras células ao possibilitar que o meio interno fosse diferente do externo.

b) Esse processo se aproxima mais da abiogênese, pois a teoria proposta por Oparin defende que a primeira célula teria surgido do coacervado, um aglomerado de moléculas orgânicas. Nesse caso, teríamos o surgimento do primeiro ser vivo a partir de matéria não viva, como defende a abiogênese.

Questão 01 - Biologia - Setor B - Aula 2 - Composição química da célula: papel dos compostos inorgânicos - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(UFRJ) É muito comum que mulheres apresentem um quadro de anemia durante a gravidez. As mulheres anêmicas queixam-se de cansaço constante, além de uma acentuada "falta de ar". Essa condição em geral pode ser tratada por meio da ingestão de sais de ferro, ou de uma dieta rica em ferro. Explique de que forma a dose extra de ferro alivia os sintomas de falta de ar.

Resposta:

O cansaço e a falta de ar são sintomas do transporte insuficiente de oxigênio no organismo. Uma dieta rica em ferro ou em sais de ferro possibilita maior produção de hemoglobina, ocasionando o aumento no transporte de oxigênio pelas hemácias e reduzindo os sintomas de falta de ar.

Questão 01 - Física - Setor A - Aula 7 - Assinalando as forças em um corpo - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Um dos movimentos mais frequentemente analisados pela Física são os pêndulos. Existem diversos movimentos que um pêndulo pode executar, mas ele é sempre composto de um corpo preso por um fio. Assinale as forças aplicadas no corpo nos seguintes casos.

I. Pêndulo oscilando em plano vertical, livre da ação da força de resistência do ar.

II. Pêndulo cônico (corpo executando movimento circular e uniforme em trajetória contida em um plano horizontal).

Resposta:

Em ambos os casos existe somente uma força de campo, que é o peso. A tração é a única força de contato, pois há apenas um ponto de contato na esfera.

Questão 01 - Física - Setor A - Aula 3 - Velocidade vetorial - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Considere um estudante que se move dentro da Universidade de Campinas (Unicamp). Ele vai da posição A direto para a B pela trajetória indicada na fotografia aérea.

No mapa extraído de um aplicativo de navegação, o traço colorido indica a trajetória desenvolvida por ele, de maneira esquemática.

Admitindo que o movimento foi executado em 4 min, calcule, utilizando o mapa:

a) O módulo da velocidade escalar média;

b) A intensidade da velocidade vetorial média (admitindo que a trajetória é um arco de circunferência).

Resposta:

a) A partir da imagem do mapa é possível observar que o comprimento da trajetória é 1,2 km. Assim, como o estudante foi direto da posição A para a B, podemos afirmar que o módulo do seu deslocamento escalar também é 1,2 km. Utilizando a definição de velocidade escalar média:

b) O deslocamento vetorial pode ser representado assim (observe a escala no mapa para obter a intensidade):

Questão 01 - Física - Setor A - Aula 6 - Aceleração vetorial - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Já analisamos as “torres de queda livre” na cinemática escalar. Vamos agora estudá-las aqui de outra forma, utilizando os conceitos da cinemática vetorial.

Relembrando seu funcionamento, depois que todos estão corretamente posicionados em seus lugares e presos por equipamentos de segurança, o “elevador” inicia a subida até o ponto mais alto da torre. Uma vez lá em cima, o elevador se mantém em repouso por alguns segundos. De repente as travas soltam o elevador, que despenca praticamente em queda livre. A partir de certo ponto, os freios são acionados bruscamente até parar o elevador bem próximo ao solo, finalizando a brincadeira.

Admitindo que a orientação da trajetória é para cima, o gráfico a seguir descreve como a velocidade do elevador de uma drop tower varia em função dos instantes.

a) Complete a tabela representando por meio de uma seta (→) a direção e o sentido das grandezas vetoriais pedidas. Caso a intensidade seja nula, escreva zero.

b) Calcule a intensidade da aceleração escalar, tangencial, centrípeta e vetorial no instante 16,5 s.

Resposta:

a)

b) De acordo com o gráfico, entre 15 e 19 s a velocidade varia uniformemente; logo, a aceleração escalar média é igual à aceleração escalar instantânea em todos os instantes. Portanto:

A aceleração tangencial é sempre igual ao módulo da aceleração escalar. Logo:

O movimento de um elevador é sempre retilíneo; logo, sua aceleração centrípeta é zero. Assim:

(ac)16,5 = 0

Como a aceleração centrípeta é zero, a aceleração vetorial coincide com a aceleração tangencial. Portanto:

Observação: A meta é treinar a habilidade de caracterizar a aceleração vetorial a partir da descrição de uma situação-problema. Chamamos a atenção para o fato de que o contexto desse exercício já foi apresentado no setor B na aula de aceleração escalar.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Produção de Texto - Módulo 6 - Artigo de opinião - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir.

A verdadeira meta

Mais investimento para mudar a cultura esportiva; seria um erro muito grave não aproveitar o impacto do Rio-2016 sobre o público​

Nem Serginho salva. O que quer que o vôlei masculino consiga hoje, o Brasil não vai bater a meta do COB: estar entre os dez primeiros países com mais medalhas no Rio-2016. Assim que ficar definido o total de ouros, vão pipocar os tuítes com comparações espirituosas com Jamaica e Quênia. Hashtags fora, o desempenho estará muito mais próximo do nono lugar no ranking do PIB (esporte de alto rendimento é investimento) do que do 75º no do IDH (esporte de base é qualidade de vida).

Tanto o número total de medalhas quanto o critério tradicional, que dá mais valor ao ouro, são falhos. Por um, fracassamos; por outro, tivemos a melhor campanha de nossa história olímpica. No aspecto esportivo, ambos deixam de considerar quantos atletas e equipes melhoraram ou pioraram suas marcas, cresceram ou encolheram na produção de candidatos ao pódio (subir ou não é circunstância da competição). Numa abordagem mais ampla, que me interessa mais, o foco no alto rendimento é o equívoco.

Desde 2001, o Brasil tem dinheiro para investir em atletas de ponta. E ele não vem do Rio-2016, mas da Lei Agnelo/Piva, que destina 2% da renda das loterias ao COB e ao CPB. No ano dos Jogos, a previsão de arrecadação é de R$ 220 milhões, dos quais R$ 131 milhões são repassados às confederações de esportes olímpicos.

(Em estudo divulgado esta semana, o consultor esportivo Amir Somoggi apresenta os números do Comitê Olímpico Americano: arrecadação total de R$ 475 milhões e repasse de R$ 244 milhões. É praticamente o dobro, mas resulta num número de medalhas sete vezes maior.)

Foi com sua parte nessa verba (R$ 3,8 milhões) que a canoagem contratou um técnico estrangeiro, alugou uma casa em Lagoa Santa e montou a estrutura para transformar Isaquias Queiroz no primeiro brasileiro a ganhar três medalhas numa mesma edição dos Jogos.

Nos quatro ciclos olímpicos desde que a lei entrou em vigor, além da canoagem, ginástica artística, tae kwon do e pentatlo moderno entraram na lista de esportes brasileiros com medalhas olímpicas. Boxe e tiro esportivo voltaram depois de muito tempo. Judô, vela, vôlei de praia e futebol, com mais constância, atletismo, natação e hipismo, com menos, continuaram. E só o basquete saiu. Tudo isso fez com que o número de medalhas crescesse lenta, mas gradualmente.

O que não parece crescer na mesma medida é a base da pirâmide, embora parte da verba seja destinada a ela: R$ 22 milhões para o esporte escolar e R$ 11 milhões para o universitário em 2016. Esse conceito, inspirado no modelo americano, até hoje não funcionou aqui, onde o espaço para desenvolvimento de talentos ainda é o dos clubes. Às escolas deveria caber a disseminação dessa cultura — e não aproveitar o impacto do Rio-2016 será outro erro, mais grave ainda.

Uma das imagens que mais me marcaram foi a do formigueiro humano do parque olímpico. Tanta gente vendo o melhor do esporte no quintal de casa muda a cultura esportiva do brasileiro. Meus filhos assistiram a atletismo, badminton, esgrima, handebol, polo aquático e vela — todos pela primeira vez.

Não quero ser hipócrita: a partir de amanhã, no Seleção SporTV, e de domingo, aqui, volto a falar prioritariamente de futebol. Mas, como autor do Almanaque Olímpico, acredito que é possível escapar da monocultura esportiva.

A mudança começa não só nos clubes e nas escolas, mas em escolinhas, projetos sociais, torneios locais. Neles estão o próximo Isaquias, o próximo Serginho. Quando mais dinheiro começar a ser investido aí, mudaremos a meta.

BARRETO, Marcelo. A verdadeira meta. O Globo, 21 ago. 2016. Disponível em: . Acesso em: 3 set. 2019.

Glossário COB: sigla de Comitê Olímpico do Brasil. PIB: sigla de Produto Interno Bruto. IDH: sigla de Índice de Desenvolvimento Humano. CPB: sigla de Comitê Paralímpico Brasileiro.

O texto que você leu, do jornalista e apresentador esportivo Marcelo Barreto, pode ser considerado um artigo de opinião. Explique por quê.

Resposta:

Trata-se de um artigo de opinião porque reflete criticamente sobre um tema central e apresenta tese e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Verifique se o aluno faz uso dos termos teóricos que aprendeu nesta aula.

Questão 01 - Ciências - Módulo 2 - Ampliar imagens - Atividades (pg. 149) - BY NC 3.0BR

ESCREVA O NOME DO INSTRUMENTO MAIS ADEQUADO PARA OBSERVAR CADA ELEMENTO A SEGUIR.

A) 

B)

C) 

D)

Resposta:

a) telescópio

b) binóculo

c) microscópio

d) lupa

Questão 01 - Ciências - Módulo 2 - Ampliar imagens - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

QUE OBJETOS SÃO ESTES? RELACIONE A IMAGEM COM O NOME DO OBJETO.

Resposta:

(B) TELESCÓPIO

(D) LUPA

(A) MICROSCÓPIO

(C) BINÓCULO

Questão 01 - História - Módulo 1 - República Oligárquica: estruturas políticas, econômicas e culturais - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Pesquisa revela que compra de votos ainda é realidade no país

A pesquisa encomendada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre as Eleições 2014 mostra que a compra e venda de votos ainda é uma realidade no Brasil, uma vez que pelo menos 28% dos entrevistados revelaram ter conhecimento ou testemunhado essa prática ilegal. A pesquisa foi realizada pela empresa Checon Pesquisa/Borghi e ouviu quase dois mil eleitores de 18 a 60 anos em sete capitais, incluindo o Distrito Federal, de todas as regiões brasileiras e das classes sociais A, B, C e D.

Comprar voto é um crime previsto na Lei das Eleições (Lei nº 9 504/97 – artigo 41-A) e pode levar à cassação do registro ou do diploma do candidato. De acordo com a lei, o candidato não pode doar, oferecer, prometer ou entregar ao eleitor nenhuma vantagem pessoal de qualquer natureza com o fim de obter seu voto. Esse pedido não precisa nem mesmo ser explícito para caracterizar a compra de votos, ou seja, se houver evidência do crime já é suficiente para ensejar a punição.

Uma das conclusões da pesquisa aponta que “a percepção do eleitor no sentido de que a compra de votos é um crime ainda é pequena”. Dessa forma, “muitos enxergam com naturalidade oferecer o voto em troca de benefícios”. O estado que registrou o maior número de pessoas que declaram ter conhecimento de compra de voto foi Roraima, onde 71% dos entrevistados responderam afirmativamente a essa questão. Por outro lado, o Rio Grande do Sul registrou o menor índice, com 18% de respostas positivas.

[...] Além da compra de votos, outras práticas comuns entre candidatos são consideradas crimes eleitorais, como a utilização de prédios públicos em campanhas, quebra do sigilo do voto, coação ou uso de violência para obter o voto do eleitor, dentre outros. […]

Entre os crimes eleitorais, estão desde aqueles que prejudicam a inscrição de eleitores, passando por propagandas irregulares, calúnias a candidatos, divulgação de pesquisas falsas até a violação da apuração dos resultados. As penas podem resultar em detenção, reclusão ou pagamento de multa. [...]

TSE. Pesquisa revela que compra de votos ainda é realidade no país. Brasília, 2 fev. 2015. Disponível em: . Acesso em: 21 ago. 2019.

Considerando o que você estudou neste módulo e seus conhecimentos sobre a realidade brasileira, reflita, após a leitura do texto proposto, sobre algumas questões relacionadas à política brasileira na Primeira República e nos dias atuais:

● É possível identificar a permanência, nos dias atuais, de práticas políticas semelhantes às da Primeira República?

● Que diferenças políticas podem ser apontadas entre o início da Primeira República e os dias atuais?

● Analise o papel do eleitor e dos chefes políticos nos dois períodos.

Questão 01 - História - Módulo 1 - República Oligárquica: estruturas políticas, econômicas e culturais - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Por que o período a partir de 1894 ficou conhecido como República Oligárquica?

Resposta:

A chegada das oligarquias ao poder com a eleição de Prudente de Morais, primeiro presidente da República civil, em 1894, marca a consolidação do poder oligárquico no Brasil. Dessa forma, a hegemonia política estava concentrada nas mãos das elites agrárias brasileiras.

Questão 01 - Ciências - Módulo 3 - A luz e as sombras - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

VAMOS BRINCAR COM AS SOMBRAS? OBSERVE AS IMAGENS E TENTE IMITÁ-LAS. DEPOIS, MOSTRE SUAS HABILIDADES PARA UM COLEGA OU FAMILIAR.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas