Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 34 - Albert Einstein 2018 Vestibular de Verão - Graduação Medicina

Em 1919, o presidente eleito Rodrigues Alves foi uma das vítimas da epidemia que matou por volta de 35 mil pessoas no Brasil e cerca de 50 milhões, entre 1918 e 1920, em todo o mundo.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a doença mortal e seus impactos na cidade do Rio de Janeiro: 



( a )

A peste bubônica, que se alastrou entre os combatentes da 1ª Guerra mundial, atingiu os grupos de brasileiros ligados ao exército e à política na capital do país, o que implicou o isolamento de partes da cidade para impedir a disseminação. 

( b )

O sarampo, uma doença comum entre as crianças, tornou-se mortal entre os adultos, mesmo com o fechamento das escolas da capital e o rápido atendimento das crianças, o que a médio prazo erradicou a doença infectocontagiosa da cidade. 

( c )

A tuberculose, conhecida como o "mal do século", alastrou-se no Rio de Janeiro em função das más condições de alimentação e pobreza da população, e foi enfrentada pelos governantes com a quarentena dos infectados em cidades como Petrópolis. 

( d )

A gripe espanhola, doença que assolou os países europeus durante a 1ª Guerra, atingiu também a população brasileira, levando o governo da capital a contratar um grupo de higienistas para combater a disseminação da doença. 

Resposta:

No início do século XX, doenças infecciosas carregadas pelos modernos meios de transporte, como trens, aviões e navios, demostraram impressionante capacidade de disseminação em escala global. A denominada “gripe espanhola” se espalhou pelo Europa e, posteriormente, pelo mundo, durante a 1° Grande Guerra Mundial, matando inclusive mais pessoas do que o próprio conflito. No Brasil, além de fazer vítimas ilustres, doenças como esta levaram à adoção de medidas higienistas pelo governo federal como a contratação de especialistas estrangeiros. 

Questão 34 - UNICAMP 2018 1ª Fase - Prova Q e X

The colour of the dots represents the relative intensity of therapeutic area research within a specific country across each row. The size of the dots represents the relative proportions of research across different countries within a specific therapeutic area in each column.

(Adaptado de Ajay Gautam, Lily Li e Kumar Srinivasan, Market watch: Therapeutic area ‘heat map’ for emerging markets. Nature Reviews Drug Discovery 14, p. 518, jul. 2015.)

De acordo com o gráfico apresentado,



( a )

doença autoimune é um tema pesquisado intensamente em todos os países. 

( b )

a China é o país com o menor mercado potencial para tratamentos médicos, apesar de ser populosa. 

( c )

Índia e África do Sul dão importância semelhante às pesquisas sobre doenças infecciosas. 

( d )

no Brasil, na Rússia e na Índia, a quantidade de doentes de câncer é aproximadamente a mesma.

Resposta:

Percebe-se no gráfico que a Índia e a África do Sul dão importância no nível “alta intensidade” para pesquisas sobre doenças infecciosas.

Questão 34 - UNESP 2022 - 1ª Fase - Prova de Conhecimentos Gerais – Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

Real alicerce da sociedade, os escravos chegaram a constituir, em regiões como o Recôncavo, na Bahia, mais de 75% da população. Desde o século XVI e até a extinção do tráfico, em 1850, o regime demográfico adverso verificado entre os cativos – em razão das mortes prematuras e da baixa taxa de nascimento – levou a uma taxa de crescimento negativo [...].

(Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling. Brasil: uma biografia, 2018.)

A variação demográfica indicada no excerto provocou



( a )

a proibição das punições físicas e a melhoria no tratamento destinado aos escravizados.

( b )

o surgimento de leis destinadas à redução do uso de escravizados nas lavouras de cana.

( c )

o apoio da Coroa portuguesa ao apresamento e à escravização de indígenas.

( d )

a necessidade constante de importação de mão de obra de africanos escravizados.

( e )

o estímulo à imigração e a transição para o trabalho assalariado nas cidades e no campo.

Resposta:

Com base no texto, pode-se observar a relação demográfica entre a população livre e escravizada no recôncavo baiano, apontando que esta chegou a constituir mais de 75% da população. Porém, apesar desse amplo número, a autora apresenta que o seu crescimento demográfico foi adverso, devido a baixas taxas de natalidade e prematuras mortes. Tal fenômeno impediu o crescimento vegetativo no número de escravizados, levando à necessidade constante de importação de mão de obra através de africanos escravizados.

Questão 34 - FCMSCSP 2023 - 1º dia

Examine os gráficos que mostram os resultados de um estudo sobre estatísticas de gênero, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em 2018.

Considerando os dados apresentados e conhecimentos sobre a população brasileira, verifica-se que



( a )

a diferença entre mulher branca e mulher preta ou parda é maior do que entre homem branco e homen preto ou pardo no ensino superior. 

( b )

o rendimento dos homens é superior ao das mulheres embora eles apresentem menor participação no ensino superior. 

( c )

a diferença de cor ou raça não interfere nos percentuais de homens e mulheres no ensino superior. 

( d )

o menor rendimento das mulheres está atrelado ao reduzido acesso delas ao ensino superior. 

( e )

a diferença entre os rendimentos é consequência do maior número de homens do que de mulheres no país.

Resposta:

Os dados apresentados indicam algumas das desigualdades de gênero no mercado de trabalho do Brasil, pois as mulheres acima de 25 anos possuem, em média, maior escolaridade do que os homens, mas o rendimento dos homens ainda é superior ao das mulheres.

Questão 34 - UNICAMP 2023 1ª Fase - Conhecimentos Gerais - Q e Z

O planeta anão Ceres foi descoberto em 1801 por Giuseppe Piazzi. Resultados científicos recentes indicam que Ceres teria sido formado nas zonas mais afastadas do Sistema Solar e posteriormente lançado para a região onde se encontra atualmente, entre as órbitas de Marte e Júpiter. A tabela abaixo apresenta o período de translação T, a distância média ao Sol R, bem como T2, R3 e a razão (T2/R3) para alguns planetas do Sistema Solar. De acordo com a 3ª Lei de Kepler, a razão (T2/R3) é constante. A partir dos dados da tabela, pode-se concluir que o período orbital de Ceres, TCeres, é aproximadamente igual a



( a )

1,00 ano. 

( b )

2,77 anos. 

( c )

4,62 anos. 

( d )

21,3 anos.

Resposta:

Aplicando-se a 3a Lei de Kepler para Ceres, observando-se na tabela que para os planetas do sistema solar T2/R3 = 1:

Questão 34 - FGV-SP 2014 Administração - 1º Semestre - Módulo objetivo - Prova Tipo A

MEMORY

by Adam Hadhazy

1 Flavonoids, a group of chemicals commonly found in plants, are often credited as having “superfood” powers. One of them, epicatechin (epi)—abundant in chocolate, green tea, and red wine— allegedly reduces the risk of heart disease, diabetes, and cancer, among other virtues. It is also thought to improve memory. But is that so? The answer, for the memory benefit, is yes, at least if you are a snail.

2 Neuroscientist Kenneth D. Lukowiak of the University of Calgary, Canada, and two colleagues tested the power of epi as a memory enhancer in the pond snail Lymnaea stagnalis. Pond snails breathe through their skin when in waters rich in oxygen, but if oxygen becomes scarce, the mollusks go to the surface and breath through an orifice—the pneumostome—connected to a simple lung. By gently poking the pneumostome with a stick when a snail tries to open it, researchers can condition snails to come up for air less frequently. And that is what the team did.​

They trained snails with the stick in plain pond water and in epi-infused water and compared the duration of their memory. After a half-hour session, snails in plain water learned to attempt fewer breaths—and remembered their lessons for about three hours. Snails exposed to epi, on the other hand, kept up their modified behavior a full day later. And snails trained in epi-rich water for two half-hour sessions continued to surface less often for air three days on. Snails trained in epi also had stronger memories than snails trained in regular water—that is, it was harder to train them to ignore what they had learned.​

Epi still improved snail memory after the researchers blocked the animals’ serotonin receptors and after they severed innervation to the osphradium, a chemical sensory organ, suggesting that epi might act via a mechanism different from those previously known in snails. “Our present, as yet unproved, hypothesis is that epi directly works on neurons,” says Lukowiak.​

Adapted from Natural History, November, 2012

According to the information in the article, pond snails



( a )

have two lungs for breathing underwater but only one lung for breathing at the surface of the water. 

( b )

breathe through their skin when they are out of water. 

( c )

rely on the pneumostome to breathe when they leave water that contains little oxygen. 

( d )

regulate their breathing as an automatic response both to extreme climatic conditions and to the presence of strong physical stimuli. 

( e )

cannot breathe through the pneumostome after they leave oxygen-rich water.

Resposta:

“Os caramujos de água doce dependem do pneumóstoma para respirar, quando eles deixam a água que contém pouco oxigênio”. Lê-se em: “… but if oxygen … an orifice”.

Resposta: C

Questão 34 - FUVEST 2024 - 1ª Fase - V

Os conceitos de moda, mediana, média e amplitude definem medidas utilizadas para estudar um conjunto de informações numéricas. Por exemplo, na lista de 5 números (2, 2, 4, 8, 14), temos que a moda é igual a 2, a mediana é igual a 4, a média é igual 6 e a amplitude é igual a 12.

Assinale a alternativa que representa a quantidade de listas de 5 números inteiros positivos que cumprem a condição: moda = mediana = média = amplitude = 23. 



( a )

( b )

( c )

11 

( d )

22 

( e )

44

Resposta:

Considere a lista (a,b,c,d,e) escrita em ordem não decrescente, ou seja,

a ≤ b ≤ c ≤ d ≤e

Como mediana é igual a 23, tem-se: c = 23.

Como a amplitude é igual a 23, tem-se:

e – a = 23 ∴ e = 23 + a

Como a média é igual a 23, tem-se:

Das considerações acima, obtemos a seguinte igualdade

Além disso, como a moda é igual a 23, vamos analisar três situações:

 

Primeira situação: b = d = 23

Neste caso, da equação (1), teríamos:

2a + 23 + 23 = 69

2a = 23

a = 11,5

O que é impossível, pois a é um inteiro positivo.

Segunda situação: b = 23 e d>23

Neste caso, da equação (1), teríamos:

2a + 23 + d = 69

2a + d = 46

d = 46 – 2a

Além disso, como  23<d<e e e = 23 + a, temos:

23<46 – 2a<a + 23

Lembrando que a é um inteiro positivo, os possíveis valores de a nessa situação, são: 8, 9, 10 e 11.

Portanto, nessa situação, existem 4 listas que satisfazem as condições do problema.

Terceira situação: b<23 e d = 23

Neste caso teríamos, da equação (1), vem:

2a + b + 23 = 69

2a + b = 46

b = 46 – 2a

Além disso, como  a<b<23, temos:

a<46 – 2a<23

Lembrando que a é um inteiro positivo, os possíveis valores de a nessa situação, são: 12, 13, 14 e 15.

Portanto, nessa situação, existem 4 listas que satisfazem as condições do problema.

Logo existem, no total, 8 listas que satisfazem as condições do problema. 

Questão 34 - FGV-SP 2020 Economia - 1ª Fase - 001 - Prova de Matemática, Biologia, História e Geografia

Os seres procariotos são bastante diversificados quanto aos processos bioquímicos de obtenção de energia para a manutenção do metabolismo celular. A equação da reação química a seguir ocorre em alguns procariotos que participam de uma das etapas do ciclo do nitrogênio.

A etapa do ciclo do nitrogênio a que essa reação química está diretamente relacionada é a



( a )

desnitrificação. 

( b )

fixação biológica. 

( c )

nitrosação. 

( d )

nitratação. 

( e )

amonificação.

BLOCO 3 Questão 04 - FGV-SP 2023 Economia - 1º Dia

A maior limitação do desenvolvimento da criação de carneiros e cabras no Brasil são as helmintoses, doenças parasitárias causadas por nematoides gastrointestinais. Tais doenças provocam atraso no crescimento dos animais e alterações nas taxas de fertilidade. O tratamento - realizado basicamente com o uso de medicamentos antihelmínticos - tem alto custo e foi usado repetidamente e de forma descontrolada pelos produtores; com isso, sua eficiência foi reduzida, provavelmente pela resistência desenvolvida por parte dos helmintos.

(https://books.scielo.org/id/76264/pdf/bezerra-9786587108643-05.pdf. Adaptado)

O uso indiscriminado de anti-helmínticos levou ao surgimento de uma população de parasitas resistentes, pois



( a )

os parasitas modificaram sua fisiologia e passaram a produzir substâncias que impediam a ação das drogas anti-helmínticas. 

( b )

os anti-helmínticos causaram mutações no DNA dos vermes, tornando-os resistentes às drogas, característica esta que foi disseminada entre as gerações seguintes. 

( c )

os helmintos, capazes de sofrer mutações para se adaptar à presença das drogas, reproduziram-se e geraram descendentes também resistentes, pelo fato de ter ocorrido seleção natural. 

( d )

indivíduos da população original de helmintos apresentavam genes para resistência às drogas anti-helmínticas e transferiram esses genes para as gerações seguintes. 

( e )

os anti-helmínticos causaram o surgimento de novos alelos, que permitiram a sobrevivência dos nematoides e seus descendentes.

Resposta:

O uso repetido de anti-helmínticos pelos criadores de carneiros e cabras proporcionou um processo de seleção natural. Vermes intestinais que já apresentavam genes que forneciam resistência às drogas anti-helmínticas sobreviveram e se reproduziram, transferindo seus genes para as gerações seguintes.

BLOCO 4 Questão 05 - FGV-SP 2023 Administração - 2º Dia

Manuel fabrica e vende um produto que, até o momento, é livre de imposto. Manuel vende cada unidade do produto por um preço P.

O governo quer passar a cobrar imposto sobre este produto. Estuda-se um valor de alíquota de x. Isto significa que um percentual x do preço de venda de cada unidade deste produto será destinado ao pagamento do imposto.

Manuel está pensando em quanto terá que reajustar o preço para incluir o imposto cobrado. Ele quer fazer um ajuste percentual y no preço, de modo que a receita que ele obterá com a venda de uma unidade do produto, após descontar o imposto, se mantenha a mesma que a atual.

a) Se a alíquota do imposto for de x = 50%, quanto deverá ser o reajuste y? Justifique a sua resposta.

b) Encontre uma expressão que descreva y como função de uma alíquota qualquer x, com 0<x<100%. Basta fornecer a resposta.

Resposta:

a) Seja Pf o novo valor do preço do produto.

Como a receita após a cobrança de 50% de imposto deverá ser igual a P, então:

Ou seja, ele deverá reajustar o preço do produto em 100%.

b) Do enunciado, temos que:

O novo preço equivale ao preço inicial após sofrer um reajuste percentual de y, logo: Pf = P · (1 + y)   (I)

A receita obtida após o pagamento de uma alíquota percentual de x, relativa ao imposto deverá ser igual à receita atual, logo: Pf · (1 – x) = P   (II)

Substituindo (I) em (II) tem-se

Resposta:

Bloco 1 Questão 35 - FGV-SP 2021 - Economia - 1ª Fase

Pesquisadores cultivaram um calo vegetal em meio contendo uracila marcada radioativamente. Após alguns dias, as células do calo foram analisadas ao microscópio para identificação de estruturas celulares que continham polímeros com uracila radioativa. Os polímeros marcados foram encontrados em estruturas celulares como



( a )

núcleo, vacúolo, cloroplastos e lisossomos. 

( b )

núcleo, vacúolo e retículo endoplasmático agranular. 

( c )

núcleo, complexo golgiense e retículo endoplasmático agranular. 

( d )

nucléolo, mitocôndrias, cloroplastos e retículo endoplasmático granular. 

( e )

nucléolo, mitocôndrias, complexo golgiense e retículo endoplasmático granular.

Resposta:

A base nitrogenada uracila é exclusividade de nucleotídeos de RNA, por esse motivo pode ser encontrada no nucléolo, no cloroplasto, nas mitocôndrias e no retículo endoplasmático granular.

Geografia Questão 05 - FUVEST 2017 2ª fase - 3º dia

Analise o mapa.

a) Cite uma região brasileira que teve grande crescimento populacional no período indicado e explique dois fatores que levaram a esse crescimento.

b) O elevado crescimento em algumas áreas, no período representado no mapa, significa a reversão da tendência histórica de concentração populacional no país? Justifique sua resposta.

Resposta:

a) A Região Norte foi a que apresentou grande crescimento populacional no período indicado. Esse crescimento pode ser explicado pelos seguintes fatores: a migração provocada pelo avanço da fronteira agrícola e o investimento em novas infraestruturas, como a construção de hidrelétricas; e o crescimento natural da população dessa região, em que uma considerável parcela carece de informação e acesso a métodos contraceptivos, favorecendo o aumento da taxa de fecundidade.

b) Não. Apesar de o mapa indicar um grande crescimento da população nas regiões Centro-Oeste e Norte (crescimento relativo), historicamente houve forte concentração demográfica na faixa litorânea do território brasileiro (crescimento absoluto), fato que dificulta a reversão dessa tendência.

História Questão 05 - FUVEST 2024 - 2ª Fase - 2º dia

a) Que aspecto relativo à Guerra do Vietnã é apresentado nas imagens?

b) Identifique um elemento de cada imagem que revele a posição dos manifestantes diante da Guerra do Vietnã.

c) Cite duas razões que contribuíram para o fortalecimento da mobilização política exposta nas imagens.

Resposta:

a) As imagens mostram a intensa mobilização contra a Guerra, cada vez mais forte na medida em que o confronto se agravava. b) Na imagem da esquerda, o cartaz repudia a morte de maneira geral, não diferenciando amigos e inimigos.  Na imagem da direita, a manifestante denuncia a violência da repressão ao mesmo tempo em que afirma que não irá utilizar a força, através do gesto simbólico de oferecer uma flor ao soldado que vigia a manifestação. c) Dentre as razões para esse fortalecimento do engajamento político, o estudante poderia citar: a existência de uma forte mobilização da juventude na época (a Contracultura), que facilitou a articulação do movimento pacifista; a exibição da violência da guerra através dos meios de comunicação de massa, notadamente a televisão, criando um sentimento generalizado antiguerra; o apoio e a participação no movimento de artistas da nova cultura e até de celebridades, por exemplo, do mundo dos esportes.

 

História Questão 05 - FUVEST 2022 - 2ª Fase - 2º dia

À medida que a construção prosseguia, Rondon iniciava a segunda fase do seu projeto: a crucial exploração das terras da bacia amazônica onde hoje está situado o estado de Rondônia, pois a linha telegráfica atravessaria aquelas terras. Essa era a região que incendiava a imaginação de Rondon e seus oficiais, e também a de muitos brasileiros das cidades costeiras. Era o Brasil desconhecido. (...) Na verdade, o projeto do telégrafo parecia dar muito mais satisfação a Rondon pela chance de explorar aquelas terras do que pela construção da linha telegráfica (...) Rondon planejou uma expedição em 1907 para descobrir a nascente do rio Juruena e fazer contato com os indígenas conhecidos como nambikwara.

DIACON, Todd A. Rondon: o marechal da floresta. São Paulo: Companhia das Letras, 2006, p. 32-33.

a) Indique qual a importância da expansão da linha telegráfica no Brasil dessa época.

b) Explique o sentido da frase “Era o Brasil desconhecido”.

c) Caracterize a política indigenista desenvolvida por Cândido Rondon para “aquelas terras”.

Resposta:

a) A expansão da linha telegráfica permitia uma comunicação mais rápida entre as diferentes regiões do país, evidenciando, desse modo, um discurso de modernização, planejamento e integração que vinha sendo construído com o início da República. 

b) No início do século XX, o Brasil, além de um país pouco povoado, possuía uma grande parcela do seu território que ainda não havia sida mapeada ou explorada. Nesse sentido, as expedições promovidas pelo Mal. Cândido Rondon ajudaram a interiorizar a ocupação do país e conhecer mais as terras e recursos do interior, além de integrar essas regiões ao Estado.

c) Ao explorar o interior, Cândido Rondon buscou conciliar as novas descobertas com a preservação dos povos nativos e da biodiversidade da floresta. Ao longo da sua vida, ele atuou em favor dos povos indígenas e sempre buscou manter com essas populações relações amistosas e cordiais, sendo o primeiro diretor do Serviço de Proteção ao Índio (SPI) – órgão que deu origem à Funai –  e responsável pela criação do Parque Nacional do Xingu. 

Módulo Objetivo Questão 35 - FGV-SP 2024 - Administração

Texto para a questão.

A FORCE FOR PEACE

By Ngozi Okonjo-Iweala Diretora Geral of the World Trade Organization (WTO) 

1 To abandon the many benefits that come with international trade would be foolish. There are real problems with the current trading system, but the counterfactual scenario is almost certainly worse: it is difficult to believe that international security would be better served if leading powers had no economic interest in one another’s stability and prosperity and no shared institutions in which to engage. Trade between the United States and China benefits people and businesses in both countries enormously and ties the superpowers together, both bilaterally and in international forums, providing an incentive to cooperate where possible and avoid conflict.

2 Strategic competition is a reality of the modern world. But that world will become unlivable unless there is also strategic cooperation. The WTO’s ministerial meeting last summer offered hope that the two can go together. The agreements reached there had the support of all WTO members. They worked across geopolitical and policy fault lines, each perceiving a national interest in reinforcing the world trading system.

3 In the 75 years since the world first embraced multilateral cooperation on trade, the trading system has underpinned [sustentou, apoiou] rising – if still uneven – global prosperity. It has achieved its original goal of helping governments keep markets open in turbulent times. In the face of mighty [poderosos] shocks, from the global financial crisis to the pandemic, the world did not repeat the 1930s spiral of protectionism and depression, instead allowing cross-border demand and supply to be an engine for recovery.

4 Today, the multilateral trading system is part of the solution to major global challenges, from climate change to conflict to pandemic preparedness. And a reformed WTO, fit for the twenty-first century, is needed now more than ever, with rules that underpin the stability, predictability, and openness of the global trading system. In the past 15 years we have learned that unforeseen crises surely lie [ficam, situam-se] ahead and that without the stabilizing force of trade, the world will almost certainly be less able to weather [enfrentar, resistir] them.

Adapted from Foreign Affairs, July/August 2023.

In paragraph 2, “They” in the phrase “They worked across geopolitical and policy fault lines” most likely refers to which of the following?



( a )

Proponents of strategic competition and strategic cooperation. 

( b )

The WTO ministers and the agreements they reached last summer. 

( c )

The members of the WTO. 

( d )

Recently implemented WTO reforms. 

( e )

The members of the WTO who are working to remove the flaws in the world’s multilateral trading system.

Resposta:

They refere-se aos Membros da OMC.   “The agreements reached there had the support of all WTO members. They worked across geopolitical and policy fault lines, ...”                                                                                             

Questão 34 - FGV-SP 2017 Administração - 1º semestre - Módulo objetivo - Prova tipo A

THE FEMININE TOUCH

By Niki Wilson 

Slipper limpets, a type of sea snail [caracol], have evolved a reproductive strategy that makes the most of their size at different points in their lifetime. Smaller limpets are males, their tiny stature no barrier to producing energy-cheap sperm. Once larger, the limpets transition to females capable of investing energy into producing and sheltering multiple eggs.

The exact size at which this sex change occurs varies between individuals. The presence of other slipper limpets can trigger or delay the change, but the mechanism behind this social influence has been unclear. A new study from biologists Rachel Collin and Allan Carrillo-Baltodano at the Smithsonian Tropical Research Institute in Panama provides the first step in solving this puzzle.

The researchers hypothesized that slipper limpets affect each other either via a waterborne chemical cue, which is a prevalent mode of signaling among aquatic species, or via direct contact. They tested these possibilities in an experiment in which pairs of male limpets, one small and one large, were kept in plastic cups. In some cups the snails were free to touch each other, but in others a mesh screen separated the two, while still allowing water to flow between their compartments.

It turned out that when limpets were allowed to touch one another, the larger males grew more quickly and generally changed into females faster than large males in the partitioned cups. The smaller snails in the contact condition also delayed sex change longer than those partitioned. Physical touch between individuals, not chemical messages carried through the water, thus plays an important role in timing the sex transition.

“That was kind of a surprise,” says Collin, given that slipper limpets spend most of their lives stationary and filter-feeding. “What we don´t know is how that contact is facilitating transition.”

Adapted from Natural History March 2016.

According to the information in the article, which of the following happened in the experiment conducted by Rachel Collin and Allan Carrillo-Baltodano? 



( a )

Male slipper limpets of differing sizes were placed in cups of differing sizes. 

( b )

Some pairs of male slipper limpets were prevented from making any kind of physical contact with each other. 

( c )

Some pairs of male slipper limpets were placed in small cups and some were placed in large cups. 

( d )

Only certain pairs of male slipper limpets were allowed to use the same water. 

( e )

Rachel Collin and Allan Carrillo-Baltodano were more interested in the results of physical contact between male slipper limpets than in the results of nonphysical contact.

Resposta:

De acordo com as informações do texto, qual das seguintes afirmações aconteceu no experimento conduzido por Rachel Collin e Allan Carrillo-Baltodano?

B) Alguns pares de slipper limpet macho foram impedidos de fazer qualquer tipo de contato físico com o outro.

Lê-se em: “In some cups the snails were free to touch each other, but in others a mesh screen separated the two, while still allowing water to flow between their compartments.”

Questão 34 - UNESP 2021 - 1ª Fase - Prova de Conhecimentos Gerais – Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

De maneira que, assim como a natureza faz de feras homens, matando e comendo, assim também a graça faz de feras homens, doutrinando e ensinando. Ensinastes o gentio bárbaro e rude, e que cuidais que faz aquela doutrina? Mata nele a fereza, e introduz a humanidade; mata a ignorância, e introduz o conhecimento; mata a bruteza, e introduz a razão; mata a infidelidade, e introduz a fé; e deste modo, por uma conversão admirável, o que era fera fica homem, o que era gentio fica cristão, o que era despojo do pecado fica membro de Cristo e de S. Pedro. […] Tende-os [os escravos], cristãos, e tende muitos, mas tende-os de modo que eles ajudem a levar a vossa alma ao céu, e vós as suas. Isto é o que vos desejo, isto é o que vos aconselho, isto é o que vos procuro, isto é o que vos peço por amor de Deus e por amor de vós, e o que quisera que leváreis deste sermão metido na alma.

(Antônio Vieira. “Sermão do Espírito Santo” (1657). http://tupi.fflch.usp.br.)

O Sermão do Espírito Santo foi pregado pelo Padre Antônio Vieira em São Luís do Maranhão, em 1657, e recorre



( a )

a metáforas, para defender a liberdade de natureza de todos os animais criados por Deus. 

( b )

à ironia, para condenar a escravização de nativos e africanos nas lavouras de algodão. 

( c )

a antíteses, para reconhecer a escravização dos nativos como um caminho possível do trabalho missionário. 

( d )

à retórica barroca, para contestar a ideia de que os africanos e os nativos merecem a liberdade e a salvação. 

( e )

à retórica clássica, para acusar os proprietários de escravos de descuidar dos direitos humanos dos nativos.

Resposta:

O trecho do sermão do padre Vieira aborda a necessidade de converter os indígenas ao cristianismo, de modo que eles deixassem o caráter de brutos para adquirir humanidade. O texto se vale de antíteses como “feras / homens”, “fereza / humanidade”, “ignorância / conhecimento”, “bruteza / razão”, “infidelidade / fé” para instar a audiência presente na igreja a se engajar no projeto missionário jesuítico.

Questão 34 - FUVEST 2022 - 1ª Fase - V

Os funcionários de um salão de beleza compraram um presente no valor de R$ 200,00 para a recepcionista do estabelecimento. No momento da divisão igualitária do valor, dois deles desistiram de participar e, por causa disso, cada pessoa que ficou no grupo precisou pagar R$ 5,00 a mais que a quantia originalmente prevista. O valor pago por pessoa que permaneceu na divisão do custo do presente foi:



( a )

R$ 10,00 

( b )

R$ 15,00 

( c )

R$ 20,00 

( d )

R$ 25,00 

( e )

R$ 40,00

Resposta:

Seja “n” o número de funcionários do salão e “p” a quantia originalmente prevista a ser paga por cada funcionário. Assim, na situação inicial, tem-se:

Como dois funcionários desistiram de participar, os (n – 2) demais funcionários tiveram que pagar, em real, (p + 5) cada um. Logo,

O valor pago por cada pessoa que permaneceu na divisão do custo do presente foi de  (p + 5) = 20 + 5, ou seja, R$ 25,00.

Questão 34 - UNESP 2023 - 2ª Fase

Examine a imagem.

Monte Roraima

O Monte Roraima, localizado no Planalto Norte-Amazônico, é formado por relevos residuais interpenetrados pela depressão marginal norte-amazônica. Essa configuração, de terrenos altos, como montes e serras, e de terrenos baixos, como a depressão, é explicada pela 



( a )

movimentação horizontal de placas tectônicas com a ruptura do material rochoso. 

( b )

existência de formações rochosas com diferentes constituições. 

( c )

zona de metamorfismo promotora da dissolução das rochas. 

( d )

zona de expansão geradora de fissuras nas rochas. 

( e )

movimentação vertical das zonas de contato entre as placas tectônicas.

Resposta:

A presença de formas de relevo mais elevadas, como montes e serras, e mais baixas, como depressões, é resultado do processo de erosão diferencial das rochas, que são esculpidas e modeladas de diferentes maneiras por apresentarem diferentes constituições, além de estarem submetidas a diferentes condições climáticas ao longo do tempo geológico, formando o modelado terrestre.

Questão 34 - FUVEST 2023 - 1ª Fase - V

TEXTO PARA A QUESTÃO

From French electronic and Japanese indie to K-pop and Spanish jazz, it’s common for people to listen to songs they don’t necessarily understand. Not knowing the language of the lyrics, it seems, doesn’t stop people from liking—and sometimes even singing along to—a song. Unless the listener is looking up the dictionary meaning of the lyrics, then the dictionary meaning of the lyrics doesn’t make or break their appreciation of a song. But why?

“It’s a complicated answer,” said musicologist Lisa Decenteceo, adding that it all starts with what’s called “sound symbolism.” Sound symbolism refers to the study of the relationships between utterances and their meaning. This doesn’t have to do only with music. Marketers, for example, can tune into sound symbolism as part of their strategy in coming up with appealing brand names. In music as well as in branding, Decenteceo explained, there’s something about the appeal of words as sounds, beyond their meaning in a language. While things like culture and personal experiences affect people’s responses to different kinds of music, she explained there are certain musical techniques that are generally used to convey certain moods. One of which is scale. “Songs in a major scale usually have brighter, happier sounds, while minor scales usually have the slightly darker, melancholic feel,” explains Thea Tolentino, a music teacher.

The human brain is wired to respond to sound, she added. In a process called entrainment, the brain “synchronizes our breathing, our movement, even neural activities with the sounds we hear.” This is why fast-paced music is so popular for running, for example, or why some yoga teachers play rhythmic and melodic tracks in their classes. And there are also the things that accompany the words. “Elements of sound and music like pitch, melody, harmony, timbre, and amplitude have an affective, emotional, psychological, cognitive, and even physical impact on listeners. Music adds so much meaning and dimension to texts through a complex of these avenues,” said Decenteceo. What all these things do, she added, is liberate the words. “Song frees the voice from any burden of saying anything meaningful”. It’s important, then, to understand music as a discourse between musical elements. But all in all, Decenteceo said there’s value in whatever immediate appeal people find in the music they listen to, whether or not they understand the words. Music, after all, is the universal language.

Disponível em https://www.vice.com/. March, 2022. Adaptado.

De acordo com o texto, os aspectos físicos relacionados com elementos tanto do som quanto da música são



( a )

simbolismo e respiração. 

( b )

letra e idioma. 

( c )

timbre e amplitude. 

( d )

brilho e melodia. 

( e )

discurso e mensagem.

Resposta:

Lê-se no 3ºparágrafo: “Elements of sound and music like pitch, melody, harmony, timbre and amplitude have an affective, emotional, psychological, cognitive and even physical impact on listeners” 

Atenção aos cognatos (palavras parecidas com o português) no trecho acima. 

Questão 34 - FGV-SP 2012 Administração - 2º Semestre - Módulo objetivo - Prova Tipo A

THE SPECTER OF GENOCIDE

by Alex Perry

The woman had been trapped in her office for three days as fighting rocked the streets below and armed gangs roamed. Alexandra had survived on a package of cookies and two cans of soda. Finally, frantic that a promised rescue by a U.N. convoy did not materialize, she ran out of her building and into the dangerous streets, dashing two blocks to a nearby hotel. “This place is paradise,” she said to the staff, who took her in and provided her with water and some food, even though they were running low. “This place is paradise.”

On March 31, millions in the chic, sultry West African city of Abidjan, the center of power in lvory Coast, abandoned their wine bars, high-rise offices and four-lane highways. They barricaded their apartments and watched, terrified, as the battle for their nation swept into town. Forces allied with northerner Alassane Ouattara, who was elected President on Nov. 28, fought troops loyal to southerner Laurent Gbagbo, the incumbent, who delayed an election for five years, then refused to go when he lost.

Mediation went nowhere, and from March 28 to 30, militias supporting Ouattara captured most of the country. But the battle for Abidjan, a city of 5 million, was always going to be bloody. Gbagbo had surrounded himself with thousands of troops and heavy weapons — mortars, mounted machine guns and artillery — and was believed to be in a bunker under the presidential residence. Its food supplies already low, the city ran so short of water that even Gbagbo’s thugs were knocking on doors begging for a drink. Thirsty civilians braved gunfire to draw water from the city’s polluted lagoons.

Meanwhile, the specter of genocide hung in the air as Gbagbo’s state television urged patriots to defend the nation, broadcasting pictures of bodies in the streets. Northerners and southerners daubed one another’s doors with signs to indicate tribal affiliation, a guide to enmity. In the western town of Duékoué, 800 people died in two separate massacres, apparently one by each side. The U.N. estimated that a million people were displaced.

Gbagbo seemed to be counting on the world’s doing little to stop what sounded like an all-too-familiar African tragedy. As with other autocrats — Robert Mugabe in Zimbabwe, Muammar Gaddafi in Libya — the country would burn. The world would watch in horror but just as quickly turn away. And after all the killing, rape and destruction, Gbagbo would remain.

(Time — April 18, 2011)

Which of the following probably best describes the reason for the armed conflict in Ivory Coast?



( a )

The president of the country was not reelected but, even so, refused to leave office.

( b )

A losing candidate tried to force the country’s legitimate president to leave office.

( c )

A northern tribe and a southern tribe started fighting each other in order to determine which one would dominate the country.

( d )

The people decided to fight rather than accept the results of a fraudulent election.

( e )

Contrary to the will of the people, militants attempted to set up an Islamic republic.

Resposta:

A) O presidente do país não foi reeleito mas, mesmo assim, se recusava a deixar o cargo.

Lê-se em: “Forces allied with northerner Alassane Ouattara, who was elected President on Nov. 28, fought troops loyal to southerner Laurent Gbagbo, the incumbent, who delayed an election for fi ve years, then refused to go when he lost.”

Resposta: A

Questão 34 - UNESP 2024 - 1ª Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

O espaço urbano é onde proliferavam a pobreza e certa autonomia dos desqualificados sociais, bastante incômoda para as autoridades. Era justamente este o espaço social das mulheres pobres, livres, forras e escravizadas. Circulavam pelas fontes públicas, tanques, lavadouros, pontes, ruas e praças da cidade, onde era jogado o lixo das casas e o mato crescia a ponto de ocultar escravizados fugidos: o seu espaço social era justamente o ponto de interseção onde se alternavam e se sobrepunham as áreas de convívio das vizinhanças e dos forasteiros; a do fisco municipal e a do pequeno comércio clandestino; as margens da escravidão e do trabalho livre, o espaço do trabalho doméstico e o de sua extensão ou comercialização pelas ruas…

(Maria Odila Leite da Silva Dias. “Mulheres sem história”. In: Revista de História, 1983. Adaptado.)

Ao tratar de São Paulo do século XVIII, o excerto estabelece um paralelo entre a condição das mulheres no espaço urbano e



( a )

a situação de abandono das crianças pobres da colônia. 

( b )

a constituição de um padrão ideal de família burguesa. 

( c )

o prevalecimento dos interesses políticos da metrópole. 

( d )

a área de indefinição social, política ou econômica. 

( e )

os setores da sociedade defensores de propostas identitárias.

Resposta:

A partir da análise do excerto, pode-se identificar o espaço urbano da cidade de São Paulo, no século XVIII, como uma área de indefinição social, política e econômica. Nesse cenário, vale destacar que o foco da exploração colonial no mesmo período era a região das minas (atuais estados de MG, GO e MT), pois se vivia no Brasil o avanço da exploração de ouro e diamantes. São Paulo era uma pequena vila, uma região de passagem, com um pequeno comércio local e atividades agrícolas voltadas, principalmente, para a subsistência. Assim, evidenciam-se as indefinições sociais, administrativas e econômicas da localidade tratada no texto.

Química Questão 04 - FUVEST 2018 2ª fase - 3º Dia

Para investigar o efeito de diferentes poluentes na acidez da chuva ácida, foram realizados dois experimentos com os óxidos SO3 (g) e NO2 (g). No primeiro experimento, foram coletados 45 mL de SO3 em um frasco contendo água, que foi em seguida fechado e agitado, até que todo o óxido tivesse reagido. No segundo experimento, o mesmo procedimento foi realizado para o NO2. Em seguida, a solução resultante em cada um dos experimentos foi titulada com NaOH (aq) 0,1 mol/L, até sua neutralização.

As reações desses óxidos com água são representadas pelas equações químicas balanceadas:

H2O (ℓ) + SO3 (g) → H2SO4 (aq)

H2O (ℓ)+ 2 NO2 (g) → HNO2 (aq) + HNO3 (aq)

a) Determine o volume de NaOH (aq) utilizado na titulação do produto da reação entre SO3 e água. Mostre os cálculos. 

b) Esse volume é menor, maior ou igual ao utilizado no experimento com NO2 (g)? Justifique. 

c) Uma das reações descritas é de oxidorredução. Identifique qual é essa reação e preencha a tabela na folha de respostas, indicando os reagentes e produtos das semirreações de oxidação e de redução. 

Reação:

Note e adote: Considere os gases como Ideais e que a água comida nos frascos foi suficiente para a reação total com os óxidos. Volume de 1 mol de gás: 22,5 L, nas condições em que os experimentos foram realizados. 

Resposta:

a) Da soma das equações:

Na solução:

b) Da sequência de reações tem-se:

Da solução:

Portanto, o volume de NaOH (aq) empregado no experimento com SO3 (g) é maior que o empregado no experimento com NO2 (g)

c) Reação do tipo oxirredução:

semirreação de oxidação: 

semirreação redução: 

BLOCO 3 Questão 04 - FGV-SP 2023 - Direito - 1º Dia

Leia o trecho das letras das músicas a seguir, compostas, respectivamente, por Cartola e Cazuza/Roberto Frejat, antes de responder à pergunta.

A partir das duas composições, desenvolva uma reflexão sobre o conteúdo de cada uma das letras, que constituem pontos altos da história da música popular brasileira, seja através do samba – a primeira – seja por meio do rock – a segunda. Para interpretá-las, leve em consideração também o título. Desenvolva ainda uma comparação entre o sentido de ambas, tanto no que se aproximam quanto no que se distanciam.

Resposta:

A canção de Cartola apresenta um enunciador que assume uma postura sapiencial, marcada pela experiência que lhe permite aconselhar sua interlocutora, a qual é caracterizada como jovem e inexperiente, mas muito resoluta, pois se mostra determinada a partir. Em seus conselhos, o enunciador busca demovê-la da decisão, argumentando que o mundo é duro e mesquinho, capaz de destruir os sonhos e as ilusões juvenis. O título da canção é a metáfora “O mundo é um moinho”, o que associa à realidade a capacidade concreta de moer elementos abstratos.

Já a canção de Cazuza e Frejat apresenta uma enunciadora que reflete sobre sua situação, colocando-se como uma garota esperando um ônibus escolar, sozinha, fazendo considerações que a identificam como uma menina má, capaz de desconstruir estereótipos culturais associados à condição feminina, tais como a longa espera por um príncipe encantado. A imagem de inocência sugerida pelo contexto escolar contrasta com a liberdade de espírito da garota, que roga a deus por malandragem. Apesar de afirmar não conhecer a verdade, ela se diz poeta e sem o conhecimento sobre o amor, o que pode ser interpretado de duas maneiras. Na primeira, por ser inexperiente, a garota ainda não conhece a verdade desse sentimento sublime. Na segunda, por ser poeta, ela encara esse sentimento de maneira menos profunda, mais como inspiração para sua produção artística do que como expressão subjetiva fundamental. O título da canção, “Malandragem”, destaca o desejo da garota de ter habilidade e astúcia para continuar o jogo de aparências com que orienta a sua vida.

Em ambas as canções, infere-se a criação de personagens femininas fortes e resolutas, capazes de contrariar o contexto da cultura tradicional em nome de seus sonhos e intenções, mas isso se apresenta por meio de pontos de vista diferentes. Na canção de Cartola, o discurso é proferido por uma autoridade associada à maturidade e experiência de vida, que não se conforma com a ousadia da garota. Na canção de Cazuza e Frejat, é a própria garota que mostra os seus impulsos de querer seguir apenas as suas próprias vontades. 

BLOCO 5 Questão 05 - FGV-SP 2023 - Direito - 2º Dia

A QUESTÃO AMBIENTAL IGNORA AS FRONTEIRAS

O mecanismo natural do “efeito estufa”, graças ao qual a terra mantém sua temperatura em equilíbrio, é conhecido há mais de um século. Mas os efeitos das atividades humanas sobre o estado da atmosfera terrestre começaram a ser avaliados somente nas últimas décadas do século XX. A inquietação relativa às mudanças climáticas decorrentes da ação humana tem levado a uma tomada de consciência que exige políticas em escala planetária.

Sobre o tema, responda aos itens a seguir.

a) Represente graficamente o “efeito estufa”. Explique-o.

b) Indique duas mudanças climáticas decorrentes do “efeito estufa” que podem atingir escala planetária.

Resposta:

a) O efeito estufa é um fenômeno natural, em que diferentes gases presentes na atmosfera retêm parte do calor proveniente do Sol. Os principais gases desse fenômeno são: dióxido de carbono (CO²); metano (CH4); óxido nitroso (N²O); vapor de água; clorofluorcarbonos (CFCs) e hidrofluorcarbonetos (HFC), que são utilizados para substituir o CFC e possuem elevado potencial de efeito estufa. No entanto, o aumento da liberação de gases do efeito estufa na atmosfera promovido pela queima de combustíveis fósseis das fábricas e de veículos automotores tem intensificado o fenômeno e a retenção de calor proveniente do Sol.

Abaixo, a representação gráfica do efeito estufa:

b) O aumento da temperatura global pode interferir em diversos fenômenos atmosféricos e oceânicos, como os índices de precipitações, a incidência e intensidade dos ventos, a formação de ciclones e tornados, que se tornam mais frequentes e violentos, e os fluxos de correntes marinhas. Uma mudança climática decorrente do “efeito estufa” que pode atingir escala planetária é causada pelo aumento da temperatura dos oceanos, especialmente nas camadas superficiais. Esse aquecimento gera a expansão térmica da água, sendo um dos fatores responsáveis pela elevação nas águas oceânicas. Além disso, ocorre a acidificação dos oceanos devido à dissolução de CO². Esse processo se deve à reação entre a água (H²O) e o dióxido de carbono (CO²), formando o ácido carbônico (H²CO³), que se ioniza.

Bloco 3 Questão 4 - FGV-SP 2021 Administração - 2º Semestre

With respect to the living conditions of migrant workers, the information in the article most supports which of the following?



( a )

Migrant workers from India, Pakistan, and Nepal brought the Covid-19 virus to the Gulf region, where they infected other migrant workers with whom they shared dormitory rooms.

( b )

Because of one infected dormitory in a labor camp in Qatar, hundreds of other labor camps soon became infected.

( c )

Because their small dormitory rooms often hold at least four people crowded together, migrant workers in the Gulf states may easily be infected by the Covid-19 virus.

( d )

Even Singapore realized it had to provide better, more spacious dormitories for migrant workers when many died of the Covid-19 virus.

( e )

The Gulf states will have to enforce the total isolation and confinement of all migrant workers to stop the rapid spread of the Covid-19 virus.

História Questão 05 - FUVEST 2019 2ª fase - 2º Dia

As letras das canções abaixo fazem menção ao rei Haile Selassie (18921975), que governou a Etiópia entre 1916 e 1930, como regente, e entre 1930 e 1974, como imperador

Haile Selassie

(…) Rastafári Ele nasceu na Etiópia Descendente do rei Salomão Buscou verdade e as respostas Na Babilônia da escravidão

Foi reconhecido pelo povo Rude boys na população Foi condecorado o mais novo ras! Rastafári da libertação Haile Selassie ê! (…)

Natural Mystic. Álbum Salve Roots, 2016. Industrial Music

Selassie é a Capela

Haile Selassie é a Capela Poder da Trindade (Trindade, Trindade é Ele) Concentrese nessa direção Sirva o Deus vivo e viva (Deus vivo e vivo) Leve seus problemas para Selassie Ele é o único Rei dos Reis (Rei dos Reis, o Rei dos Reis é ele) Conquistando o Leão de Judá Triunfalmente, todos nós devemos cantar (todos devem cantar, todos devem cantar) (...)

Bob Marley. Álbum The complete Bob Marley e The Wailers (19671972) v.1, Jad Records, 1997. Tradução livre.

Com base nas canções e em seus conhecimentos, responda ao que se pede.

a) Explique a relação entre a descendência do rei Salomão atribuída a Selassie e a construção religiosa do culto à sua personalidade.

b) Selassie foi cultuado por afrodescendentes estabelecidos fora do continente africano, em um processo conhecido como “diáspora negra”. Explique esse processo.

c) No século XIX, a situação da Etiópia contrastava com a imensa maioria do continente africano. Explique tal situação.

Resposta:

a) A proclamada ascendência bíblica do imperador etíope Hailé Selassié resultou na atribuição de um caráter divino ao seu governo, e de poderes sobrenaturais à sua pessoa. Dessa forma, a autoridade do imperador era legitimada através da religião.

b) A diáspora negra foi a dispersão da população africana por todo o mundo, processo que teve como marco principal o tráfico negreiro em direção à América, responsável pela transferência forçada de milhões de africanos entre os séculos XVI e XIX.

c)No século XIX, a Etiópia permaneceu como um reino independente em meio à partilha do continente africano pelas potências imperialistas.

História Questão 05 - FUVEST 2020 - 2ª fase - 2º Dia

Observe a imagem e leia o texto.

Felipe Guamán Poma de Ayala, o autor da imagem, foi um cronista ameríndio de ascendência incaica que viveu no Peru entre 1534 e 1615. A imagem faz parte de sua Nueva Corónica y Buen Gobierno, finalizada no começo do século XVII e endereçada ao rei Felipe III, sendo acompanhada da seguinte legenda, traduzida do espanhol:

“Pobre dos índios, de seis animais que comem e a que temem os pobres dos índios deste reino: serpente, corregedor; tigre, espanhóis das cidades; leão, encomendero; cadela, padre da doutrina; gato, escrivão; rato, cacique principal. Estes ditos animais que não temem a Deus esfolam aos pobres índios deste reino, e não há remédio, pobre Jesus Cristo”.

a) Identifique a situação do Peru quando da elaboração da obra.

b) Descreva as estruturas de poder político e econômico que são comentadas na imagem e no texto que a acompanha.

c) Analise as tensões no mundo indígena sugeridas por texto e imagem.

Resposta:

a) Nos Séculos XVI e XVII, o Vice-Reino do Peru era uma colônia espanhola marcada pela exploração da mineração através da lógica do Pacto Colonial. A mão de obra indígena era sistematicamente utilizada pelos colonizadores como forma de auferir lucros para a metrópole.

b) Pode-se destacar a montagem de um aparato estatal com a transferência de diversas categorias de funcionários públicos, a organização de cidades que favoreciam a exploração metropolitana, a busca de cooptação da elites indígenas no processo de dominação, e o uso da Igreja como elemento-chave da construção cultural eurocêntrica.

c) Na imagem, a figura central do indígena de joelhos remete às tensões culturais em torno de valores cristãos europeus e as tradições culturais indígenas. Havia inúmeras tensões entre os indígenas, envolvendo convívios e confrontos com os europeus presentes no continente. Na legenda, a citação ao "pobre Jesus Cristo" mostra a visão irônica do autor em relação à opressão, que se delineava na exploração sistemática de mão de obra e alimentava resistências e embates entre colonos e colonizados.

História Questão 05 - FUVEST 2023 - 2ª Fase - 2º dia

“A Biblioteca de Alexandria cria um espaço abstrato do qual sábios de origens diversas vão poder apropriar-se. Esse espaço é o do helenismo, horizonte comum de textos, crenças, modelos intelectuais e tradições, que dependem, doravante, de tarefas coletivas – arquivar, editar, comentar, elaborar mapas, escrever a história, recensear. Poder-se-ia dizer que uma das chaves da cultura alexandrina é a relação paradoxal que ela mantém com a memória. A ausência de uma tradição e de uma memória locais explica talvez como a biblioteca, esse lugar de memória artificial, criado por uma política voluntarista, terá podido atrair e reter gregos de todas as origens.”

JACOB, Christian. “Ler para escrever: navegações alexandrinas”. In: BARATIN, Marc e JACOB, Christian. O poder das bibliotecas. Rio de Janeiro: Ed.UERJ, 2000, p.53-54. Adaptado.

Com base na leitura do texto, responda às questões:

a) O que foi o helenismo?

b) Cite dois exemplos que indicam a relação entre a cultura alexandrina e a memória.

c) Indique dois elementos que tornaram possível aos pensadores humanistas (séculos XIV-XVI) se apropriarem do patrimônio cultural clássico. 

Resposta:

a) O helenismo foi o movimento de disseminação da cultura grega em direção ao Oriente, do Egito ao vale do Indo. Nesse processo, a cultura grega foi preservada e, ao mesmo tempo, influenciada pelo contato com outras culturas.

b) O texto faz referência à preservação das tradições da cultura grega, além de caracterizar o espaço criado em Alexandria como um espaço “artificial”, cuja existência dependia da preservação de uma memória grega, bem como da escrita de uma história.

c) No contexto do Renascimento, os pensadores humanistas resgataram o patrimônio cultural clássico através da ampliação dos contatos com o mundo mediterrâneo, sobretudo árabe e bizantino, onde ocorreu a preservação da cultura greco-romana. Além disso, os humanistas promoveram a redescoberta de textos antigos preservados em bibliotecas de abadias ou mosteiros e durante muito tempo ignorados fora do campo restrito dos estudos teológicos. Por último, os candidatos poderiam observar que a retomada do interesse por assuntos gregos e romanos levou à valorização de um patrimônio material artístico e arquitetônico até então relegado a um segundo plano.

Módulo Objetivo Questão 35 - FGV-SP 2024 - Economia - 2º Dia

Uma pesquisa realizada pelo Centro de Prevenção e Controle de Doenças, nos Estados Unidos, em 2015, mostrou que o vapor gerado pelos cigarros eletrônicos também pode causar inflamações pulmonares. Substâncias como a acroleína, presente neste tipo de vape, são danosas às moléculas que mantêm as células endoteliais unidas.

Adaptado de: https://socesp.org.br/sala-de-imprensa/press-release/cigarros-eletronicos- devem-ser-combatidos-tanto-quanto-os-comuns-alerta-socesp/. Acesso em 25/07/2023. 

A acroleína é um aldeído insaturado com 3 átomos de carbonos em sua cadeia e é classificada como altamente venenosa.A fórmula molecular da acroleína é:



( a )

C3H6

( b )

C3H6O2 

( c )

C3H5

( d )

C3H4

( e )

C3H4O2

Resposta:

De acordo com a informação fornecida no enunciado “A acroleína é um aldeído insaturado com 3 átomos de carbono em sua cadeia”, podemos deduzir que sua fórmula estrutural é:

 = C3H4O

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas