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Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Um texto de divulgação científica - Exercícios - Vamos jogar - BY NC 3.0BR

JOGO DA MEMÓRIA – PALAVRAS COM TIL

1. PARA JOGAR, FAÇA DUPLA COM O COLEGA ESCOLHIDO PELO PROFESSOR.

2. RECORTE AS CARTAS DO ANEXO ABAIXO E ORGANIZE-AS SOBRE A MESA, COM TODAS AS PALAVRAS VIRADAS PARA CIMA.

3. LEIA AS PALAVRAS E MEMORIZE A LOCALIZAÇÃO DE ALGUNS PARES.

4. SEM TIRAR AS CARTAS DO LUGAR, VIRE-AS PARA BAIXO.

5. INICIE O JOGO VIRANDO UMA CARTA E TENTANDO LEMBRAR ONDE ESTÁ O SEU PAR. SE ACERTAR, JOGUE MAIS UMA VEZ. SE ERRAR, PASSE A VEZ PARA O COLEGA.

6. GANHA QUEM TIVER MONTADO CORRETAMENTE O MAIOR NÚMERO DE PARES QUANDO AS CARTAS DA MESA ACABAREM.

Questão 01 - Química - Setor B - Aula 8 - Modelo atômico de Bohr e distribuição eletrônica - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Enem) Um fato corriqueiro ao se cozinhar arroz é o derramamento de parte da água de cozimento sobre a chama azul de fogo, mudando-a para uma chama amarela. Essa mudança de cor pode suscitar interpretações diversas, relacionadas às substâncias presentes na água de cozimento. Além do sal de cozinha (NaC), nela se encontram carboidratos, proteínas e sais minerais.

Cientificamente, sabe-se que essa mudança de cor da chama ocorre pela



( a )

reação do gás de cozinha com o sal, volatilizando gás cloro. 

( b )

emissão de fótons pelo sódio, excitado por causa da chama. 

( c )

produção de derivado amarelo, pela reação com o carboidrato. 

( d )

reação do gás de cozinha com a água, formando gás hidrogênio. 

( e )

excitação das moléculas de proteínas, com formação de luz amarela.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Uso das orações subordinadas adjetivas na construção de poemas (I) - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Em diversas construções de discurso, o uso das orações adjetivas pode ser um trunfo para desfazer ambiguidades e entraves comunicativos. Observe o exemplo a seguir.

Sentada no banco da cozinha, a filha viu a mãe com as compras do mercado.

● A dúvida que permeia a frase é: quem estava sentada no banco da cozinha, a filha ou a mãe? Com a ajuda de seu professor, desfaça essa ambiguidade, reescrevendo as orações.

Resposta:

A filha, que estava sentada no banco da cozinha, viu a mãe com as compras do mercado.

A filha viu a mãe, que estava sentada no banco da cozinha com as compras do mercado.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Um texto de divulgação científica - Exercícios - Observar imagem - BY NC 3.0BR

OBSERVE ESTAS FOTOS.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 6 - Receita de experimento científico - Exercícios - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

VOCÊ SABE O QUE É ARCO-ÍRIS?

Resposta:

Espera-se que os alunos respondam que arco-íris é um arco de várias cores que aparece no céu depois da chuva e quando há Sol.

Questão 01 - Química - Setor C - Aula 1 - Ionização e dissociação - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Os cinco frascos representados a seguir foram separados no laboratório de Química.

Destes, pode-se afirmar que são sistemas condutores de corrente elétrica apenas



( a )

II, III e IV. 

( b )

II, III e V

( c )

III, IV e V. 

( d )

III e IV.

( e )

III e V.

Resposta:

Ácidos conduzem corrente elétrica apenas quando dissolvidos em água, visto que são compostos moleculares. Compostos iônicos, como o NaC, conduzem corrente elétrica apenas quando dissolvidos ou fundidos.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Um texto de divulgação científica - Exercícios - Produção oral - BY NC 3.0BR

EM GRUPO DE QUATRO COLEGAS, VOCÊS APRESENTARÃO PARA A CLASSE O QUE APRENDERAM SOBRE OS SAPINHOS DOS ANDES EQUATORIAIS.

1. REÚNA-SE COM SEU GRUPO E ORGANIZE AS INFORMAÇÕES LIDAS SOBRE A DESCOBERTA DA NOVA ESPÉCIE DE SAPOS. COMO SE TRATA DE UMA PESQUISA CIENTÍFICA, VOCÊS DEVEM CONTAR:

• A INSTITUIÇÃO QUE FEZ A PESQUISA E O PAÍS ONDE ELA SE LOCALIZA;

• O NOME DO SAPINHO;

• A COLORAÇÃO DO CORPO DELE;

• O LOCAL EM QUE ELE VIVE;

• PARA QUE SERVE A GARRA MAIOR DESSA ESPÉCIE.

2. NÃO ACRESCENTE OU CRIE INFORMAÇÕES QUE NÃO ESTEJAM NO ARTIGO. FALE APENAS O QUE ESTÁ ESCRITO NO TEXTO.

3. DIVIDA AS FALAS ENTRE OS MEMBROS DO GRUPO, PARA QUE A APRESENTAÇÃO FIQUE ORGANIZADA.

4. PARA ENSAIAR, APRESENTE-SE ALGUMAS VEZES PARA SEU GRUPO. LEMBRE-SE DAS ATITUDES PARA UMA BOA EXPOSIÇÃO ORAL.

• FALE COM CLAREZA E UTILIZE UM TOM DE VOZ ADEQUADO, PARA QUE TODOS OUÇAM.

• PRONUNCIE AS PALAVRAS DEVAGAR E CORRETAMENTE.

• DESTAQUE BEM A SUA FALA, PARA PRENDER A ATENÇÃO DOS OUVINTES.

• RESPEITE A FALA DOS COLEGAS, OUVINDO-OS COM ATENÇÃO.

5. O PROFESSOR VAI ORGANIZAR A VEZ DE CADA GRUPO FALAR.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 6 - Uso das orações subordinadas adjetivas na construção de poemas (II) - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Leia o poema de Mario Quintana para responder à questão.

Se o poeta falar num gato

Se o poeta falar num gato, numa flor. num vento que anda por descampados e desvios e nunca chegou à cidade... se falar numa esquina mal e mal iluminada... numa antiga sacada... num jogo de dominó... se falar naqueles obedientes soldadinhos de chumbo que morriam de verdade... se falar na mão decepada no meio de uma escada de caracol... Se não falar em nada e disser simplesmente tralalá... Que importa? Todos os poemas são de amor!

QUINTANA, Mario. Se o poeta falar num gato. In: ______. Esconderijos do tempo. São Paulo: Globo, 2005. p. 39.

Mario Quintana (1906-1994) foi um escritor e poeta brasileiro que explorou o cotidiano em seus textos. Considerado o poeta das coisas simples e conhecido como mestre da palavra, recebeu em 1980 o prêmio Machado de Assis concedido pela Academia Brasileira de Letras.

Segundo o poema de Mario Quintana “Se o poeta falar num gato”, qual é a condição para a existência da poesia?

Resposta:

A condição é o amor.

A questão testa as habilidades interpretativas dos alunos, já que centra seu questionamento na decodificação de informações presentes no poema.

Questão 01 - Física - Módulo 5 - Cinemática vetorial - Exercícios resolvidos - BY NC 3.0BR

(Ucsal-BA) Uma partícula percorre a trajetória MNPQ, representada na figura abaixo.

Os instantes de passagem pelos diferentes pontos estão anotados na figura. Determine, nesses 2 s, em cm/s:

a) a velocidade escalar média da partícula.

Resolução

A partir da figura a seguir:

b) a velocidade vetorial média da partícula.

Resolução

Observe a imagem:

Questão 01 - Produção de Texto - Módulo 2 - O tipo textual narrativo - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Texto para a questão.

Durante briga em show de Maiara e Maraisa, cantora se irrita: “covarde”

Confusão envolveu homens e mulheres em show no Parque de Exposições. Vídeo mostra mulheres sendo agredidas por homens em Rio Branco.

Uma briga no show das cantoras Maiara e Maraisa interrompeu a apresentação da dupla na noite de sexta-feira (18), no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, em Rio Branco. Um vídeo, que viralizou nas redes sociais, mostra duas mulheres brigando e logo em seguida chegam dois homens e começam a bater nas mulheres.

Uma das cantoras se irritou e chamou os agressores de covarde. No vídeo, não é possível ver qual das duas se irrita com situação.

O G1 tentou contato com a assessoria de comunicação da dupla, por telefone e e-mail disponíveis no site oficial, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

O vídeo mostra uma briga generalizada entre mulheres, porém, logo depois chegam também dois homens que começam as agressões. As cantoras pararam o show e exigiram que os homens parassem as agressões e se retirassem do local.

[...]

Disponível em: http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2016/11/durante-briga-em-show-de -maiara-e-maraisa-cantora-se-irrita-covarde.html. Acesso em: 3 abr. 2020.

Sabe-se que a notícia possui a intenção de transmitir informações de forma didática a um leitor que é desconhecido do emissor. Avalie se o texto está de acordo, no que tange à questão estrutural, com o padrão de uma notícia. Justifique sua resposta.

Resposta:

O texto está de acordo com o padrão estrutural da notícia, já que possui linguagem objetiva e clara. Além disso, há respeito às regras gramaticais.

Questão 01 - Matemática - II - Módulo 6 - Quadriláteros - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Um fazendeiro resolveu plantar 4 diferentes tipos de grãos em uma área trapezoidal. A figura a seguir ilustra a situação.

O valor indicado por x vale:



( a )

42 m

( b )

45 m

( c )

50 m

( d )

55 m

( e )

60 m

Resposta:

A base média do trapézio maior mede, em metro, = 60. O segmento indicado por x é a base média de um trapézio menor cujas bases medem 40 m e 60 m. Logo, x =  = 50, ou seja, 50 m.

Questão 01 - Biologia - Módulo 1 - Bioquímica I - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

ENEM

Em uma área observa-se o seguinte regime pluviométrico:

Os anfíbios são seres que podem ocupar tanto ambientes aquáticos quanto terrestres. Entretanto, há espécies de anfíbios que passam todo o tempo na terra ou então na água. Apesar disso, a maioria das espécies terrestres depende de água para se reproduzir e o faz quando essa existe em abundância.

Os meses do ano em que, nessa área, esses anfíbios terrestres poderiam se reproduzir mais eficientemente são de:



( a )

setembro a dezembro. 

( b )

novembro a fevereiro. 

( c )

janeiro a abril. 

( d )

março a julho. 

( e )

maio a agosto.

Resposta:

Novembro a fevereiro são os meses de maior incidência de chuvas, facilitando a reprodução dos anfíbios.

Questão 01 - Língua Inglesa - Módulo 1 - Who are you? What do you do? - Exercícios - Reading practice: Vocabulary - BY NC 3.0BR

Match the words (as used in the article) to their respective meanings.

Resposta:

Questão 01 - Matemática - II - Módulo 6 - Quadriláteros - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Os ângulos do quadrilátero a seguir devem ser indicados em graus. Calcule a medida de cada um de seus ângulos internos.

 

Resposta:

A soma das medidas dos ângulos internos de qualquer quadrilátero é 360°, portanto:

5x - 6 + 2x + 11 + 3x - 8 + 2x + 3 = 360°

12x = 360°

x = 30°

Para descobrir as medidas dos ângulos, fazemos:

5x 2 6 → 5 ? 30° 2 6 5 144°

2x 1 11 → 2 ∙ 30° 1 11 5 71°

3x 2 8 → 3 ? 30° 2 8 5 82°

2x 1 3 → 2 ? 30° 1 3 5 63°

Questão 01 - Química - Módulo 6 - Tabela periódica II - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Entre os pares de átomos a seguir, indique o átomo que apresenta o maior raio atômico.

a) Li e Ba

b) Na e I

c) Na e Cℓ

d) Be e F

e) B e Br

Resposta:

a) Ba

b) I

c) Na

d) Be

e) Br

Oriente os alunos a consultar a tabela periódica para responder à questão. Enfatize a relação que existe entre o raio atômico, o número de camadas eletrônicas e a quantidade de prótons dos átomos.

Questão 01 - Matemática - Módulo 7 - Cálculo mental de adição - Exercícios (pg. 100 - 103) - BY NC 3.0BR

USANDO DUAS BARRAS CUISENAIRE, COMPONHA O NÚMERO 11 DE TODAS AS MANEIRAS POSSÍVEIS. VEJA O EXEMPLO NA PRIMEIRA LINHA DA MALHA A SEGUIR.

FAÇA OS REGISTROS COLORINDO NA MALHA A QUANTIDADE DE QUADRADINHOS QUE CORRESPONDEM ÀS BARRAS. DEPOIS, COMPLETE AS PARCELAS DAS ADIÇÕES E CALCULE A SOMA.

 

Resposta:

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - Uso das orações subordinadas substantivas reduzidas na construção textual - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Das vantagens de ser bobo

O bobo, por não se ocupar com ambições, tem tempo para ver, ouvir e tocar o mundo. O bobo é capaz de ficar sentado quase sem se mexer por duas horas. Se perguntado por que não faz alguma coisa, responde: “Estou fazendo. Estou pensando.”

Ser bobo às vezes oferece um mundo de saída porque os espertos só se lembram de sair por meio da esperteza, e o bobo tem originalidade, espontaneamente lhe vem a ideia.

O bobo tem oportunidade de ver coisas que os espertos não veem. Os espertos estão sempre tão atentos às espertezas alheias que se descontraem diante dos bobos, e estes os veem como simples pessoas humanas. O bobo ganha utilidade e sabedoria para viver. O bobo nunca parece ter tido vez. No entanto, muitas vezes, o bobo é um Dostoievski.

Há desvantagem, obviamente. Uma boba, por exemplo, confiou na palavra de um desconhecido para a compra de um ar refrigerado de segunda mão: ele disse que o aparelho era novo, praticamente sem uso porque se mudara para a Gávea onde é fresco. Vai a boba e compra o aparelho sem vê-lo sequer. Resultado: não funciona. Chamado um técnico, a opinião deste era de que o aparelho estava tão estragado que o conserto seria caríssimo: mais valia comprar outro. Mas, em contrapartida, a vantagem de ser bobo é ter boa-fé, não desconfiar, e portanto estar tranquilo. Enquanto o esperto não dorme à noite com medo de ser ludibriado. O esperto vence com úlcera no estômago. O bobo não percebe que venceu.

Aviso: não confundir bobos com burros. Desvantagem: pode receber uma punhalada de quem menos espera. É uma das tristezas que o bobo não prevê. César terminou dizendo a célebre frase: “Até tu, Brutus?”

Bobo não reclama. Em compensação, como exclama!

Os bobos, com todas as suas palhaçadas, devem estar todos no céu. Se Cristo tivesse sido esperto não teria morrido na cruz.

O bobo é sempre tão simpático que há espertos que se fazem passar por bobos. Ser bobo é uma criatividade e, como toda criação, é difícil. Por isso é que os espertos não conseguem passar por bobos. Os espertos ganham dos outros. Em compensação os bobos ganham a vida. Bem-aventurados os bobos porque sabem sem que ninguém desconfie. Aliás não se importam que saibam que eles sabem.

Há lugares que facilitam mais as pessoas serem bobas (não confundir bobo com burro, com tolo, com fútil). Minas Gerais, por exemplo, facilita ser bobo. Ah, quantos perdem por não nascer em Minas!

Bobo é Chagall, que põe vaca no espaço, voando por cima das casas. É quase impossível evitar o excesso de amor que o bobo provoca. É que só o bobo é capaz de excesso de amor. E só o amor faz o bobo.

LISPECTOR, Clarice. Todas as crônicas. Rio de Janeiro: Rocco, 2018.

A autora Clarice Lispector nasceu na Ucrânia, em 1920, e veio para o Brasil com sua família, que fugiu da perseguição aos judeus durante a Guerra Civil Russa. Viveu em Maceió, no Recife e no Rio de Janeiro. Sua obra de maior sucesso, A hora da estrela, conta a história da nordestina Macabéa.

Ainda em relação à crônica de Clarice Lispector “Das vantagens de ser bobo”, presente na seção anterior, responda à questão a seguir.

Em sua crônica, Clarice Lispector sai em defesa do bobo, mostrando que há inúmeras vantagens em ser assim, diferentemente do que pensa o senso comum. Entre as palavras abaixo, uma delas sintetiza uma forte característica apresentada ao longo do texto. Identifique-a.



( a )

Ingenuidade. 

( b )

Intolerância. 

( c )

Simplicidade. 

( d )

Carinho. 

( e )

Desleixo.

Resposta:

Questão sobre interpretação de texto e associação semântica de ideias.

Questão 01 - Química - Setor B - Aula 7 - Características atômicas, íons e semelhanças atômicas - Exercício - Extra! - BY NC 3.0BR

Considerando que as duas espécies químicas  são isoeletrônicas, encontre o número de nêutrons de A e o número atômico de B.

Resposta:

Se A3+ e B2- são isoeletrônicos, então:

3x = 2x + 10

x = 10

Substituindo x nas equações, temos:

Átomo B: número atômico = (2 . 10) + 8 = 28

Questão 01 - Química - Setor B - Aula 6 - Evolução dos modelos atômicos - Exercício - Extra! - BY NC 3.0BR

Se a massa de um elétron fosse igual a 1 kg, um átomo formado por 11 prótons, 12 nêutrons e 11 elétrons apresentaria qual massa? Considere que a massa de 1 próton é 2 000 vezes maior do que a massa de 1 elétron.

Resposta:

melétron = 1 kg

mpróton = 2 000 . melétron

mpróton = 2 000 kg Lembrando que: mpróton = mnêutron = 2 000 kg

O átomo da questão apresenta:

11 prótons ⇒ massa total de prótons = 11 . 2 000 kg = 22 000 kg

12 nêutrons ⇒ massa total de nêutrons = 12 . 2 000 kg = 24 000 kg

11 elétrons ⇒ massa total de elétrons = 11 . 1 kg = 11 kg

Massa do átomo = 22 000 + 24 000 + 11 = 46 011 kg

Questão 01 - Matemática - Módulo 7 - Cálculo mental de adição - Exercícios (pg. 105 - 106) - BY NC 3.0BR

PARA REALIZAR AS ADIÇÕES SEGUINTES, USE AS ESTRATÉGIAS QUE ESTUDOU:

A) 7 + 5 = 

B) 8 + 7 =

C) 16 + 9 =

D) 6 + 19 =

E) 27 + 8 =

F) 32 + 9 =

Resposta:

Exemplos de resolução:

A) 

B) 

C) 

D) 

E) 

F) 

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 6 - Uso das orações subordinadas adjetivas na construção de poemas (II) - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Classifique as orações subordinadas reduzidas destacadas.

a) Vimos uma senhora costurando seu vestido.

b) O garoto, a caminhar, é filho de um amigo.

c) O cão latindo não é da vizinhança.

d) Entreguei as frutas frescas compradas hoje de manhã.

e) Fui acordado pela minha mãe, assustada, na beira da cama.

Resposta:

a) Oração subordinada adjetiva restritiva reduzida de gerúndio.

b) Oração subordinada adjetiva explicativa reduzida de infinitivo.

c) Oração subordinada adjetiva restritiva reduzida de gerúndio.

d) Oração subordinada adjetiva restritiva reduzida de particípio.

e) Oração subordinada adjetiva explicativa reduzida de particípio.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 6 - Uso das orações subordinadas adjetivas na construção de poemas (II) - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia o poema a seguir e responda à questão.

Olhos verdes

Eles verdes são: E têm por usança Na cor esperança, E nas obras não. Camões, rimas. 

São uns olhos verdes, verdes, Uns olhos de verde-mar, Quando o tempo vai bonança; Uns olhos cor de esperança, Uns olhos por que morri; Que ai de mi! Nem já sei qual fiquei sendo Depois que os vi!

Como duas esmeraldas, Iguais na forma e na cor, Têm luz mais branda e mais forte, Diz uma – vida, outra – morte; Uma – loucura, outra – amor. Mas ai de mi! Nem já sei qual fiquei sendo Depois que os vi!

São verdes da cor do prado, Exprimem qualquer paixão, Tão facilmente se inflamam, Tão meigamente derramam Fogo e luz no coração; Mas ai de mi! Nem já sei qual fiquei sendo Depois que os vi! 

São uns olhos verdes, verdes, Que podem também brilhar; Não são de um verde embaçado, Mas verdes da cor do prado, Mas verdes da cor do mar. Mas ai de mi! Nem já sei qual fiquei sendo Depois que os vi!

Como se lê num espelho, Pude ler nos olhos seus! Os olhos mostram a alma, Que as ondas postas em calma Também refletem os céus; Mas ai de mi! Nem já sei qual fiquei sendo Depois que os vi!

Dizei vós, ó meus amigos, Se vos perguntam por mi, Que eu vivo só da lembrança De uns olhos cor de esperança, De uns olhos verdes que vi! Que ai de mi! Nem já sei qual fiquei sendo Depois que os vi!

Dizei vós: “Triste do bardo! Deixou-se de amor finar! Viu uns olhos verdes, verdes, Uns olhos da cor do mar: Eram verdes sem esp’rança, Davam amor sem amar!” Dizei-o vós, meus amigos, Que ai de mi! Não pertenço mais à vida Depois que os vi!

GONÇALVES DIAS. Olhos verdes. In: Cancioneiro do amor : os mais belos versos da poesia brasileira. 2. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1952.

No poema de Gonçalves Dias, o eu poético sinaliza seu estado de espírito: apaixonado. Contudo, um ar de mistério pode ser evidenciado a partir da descrição desse “eu” acerca do objeto de seu amor. O mistério construído no poema se dá, pois:



( a )

o eu poético ama incondicionalmente sua amada.

( b )

o eu poético não nomeia seu objeto amoroso.

( c )

o eu poético jamais viu a pessoa a quem ama.

( d )

o eu poético consegue detalhar precisamente sua amada.

( e )

o eu poético ironiza o ser em quem deposita seu amor.

Resposta:

Procura decodificar as informações presentes no poema.

Questão 01 - Matemática - Módulo 8 - A reta numérica - Exercícios (pg. 110 - 111) - BY NC 3.0BR

VAMOS EXPLORAR A RETA NUMÉRICA QUE CONSTRUÍMOS EM SALA.

A) QUAL É O PRIMEIRO NÚMERO QUE VOCÊ VAI REPRESENTAR NA RETA?

B) COMPLETE A RETA COM OS DEMAIS NÚMEROS. QUAL FOI O ÚLTIMO NÚMERO QUE VOCÊ COLOCOU NA RETA?

C) A RETA TERMINA NESSE NÚMERO?  POR QUÊ?

D) QUAIS NÚMEROS ESTÃO ANTES DO 5?

E) QUAIS NÚMEROS ESTÃO DEPOIS DO 7 NA RETA CONSTRUÍDA?

F) QUAIS NÚMEROS ESTÃO ENTRE O 3 E O 12?

G) QUAL NÚMERO VEM IMEDIATAMENTE ANTES DO 10?

H) QUAL NÚMERO VEM IMEDIATAMENTE DEPOIS DO 12?

I) QUAL NÚMERO VEM IMEDIATAMENTE ANTES DO 1? 

Resposta:

A) 0

B) 14

C) Não. Espera-se que os alunos já tenham a percepção de que a reta é infinita para a direita. É sempre possível colocar mais números

D) 0, 1, 2, 3 e 4.

E) 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14.

F) 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11.

G) 9

H) 13

I) 0

Questão 01 - Geografia - Módulo 1 - Conceitos geográficos fundamentais - Exercício - Gotas de saber: Homogeneização das paisagens - BY NC 3.0BR

Homogeneização das paisagens

[...] a mídia toma conta da homogeneização cultural das paisagens e das sociedades e cosmopolitiza o espaço. A mídia torna imitativo o regime alimentar, o estilo da moda, o gosto do consumo, exemplos clássicos da diversidade nas antigas civilizações, em hábitos uniformizados em escala planetária.

[...] Aniquila a paisagem como expressão do aniquilamento da cultura. E engendra uma era de espaço tenso.

MOREIRA, Ruy. Pensar e ser em Geografia. São Paulo: Contexto, 2007. p. 55-56.

No mundo atual, caracterizado pela rápida difusão e pela extensa abrangência dos fluxos de mercadorias e informações (televisão, cinema, internet, entre outras), é comum ouvirmos que estaria ocorrendo homogeneização ou padronização das paisagens. Você concorda? Converse com os colegas e o professor.

Questão 01 - Matemática - II - Módulo 3 - Grandezas proporcionais e regra de três - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Em cada caso a seguir, diga se as grandezas envolvidas são diretamente proporcionais (DP), inversamente proporcionais (IP) ou se não são direta nem inversamente proporcionais (DP/IP).

a) Distância percorrida por um carro e tempo gasto para percorrer essa distância em uma mesma velocidade.

b) Número de pedreiros e tempo gasto para que construam uma casa, supondo que todos possuam o mesmo desempenho.

c) Comprimento de um retângulo e seu perímetro, sendo que a largura é constante.

d) Número de pessoas em uma casa e número de dias necessários para consumir certa quantidade de alimento, supondo que todos apresentem a mesma taxa de consumo.

e) Medida do lado de um triângulo equilátero e sua área.

f) Comprimento da unha e número de dias para atingi-lo.

g) Velocidade de um ciclista e espaço percorrido por ele, quando o tempo para percorrer esse espaço é fixo.

h) Quantidade de cloro e volume de água contidos em uma mesma piscina.

i) Espaço percorrido por um objeto em queda livre e tempo que ele leva para atingir o solo.

Resposta:

a) DP

b) IP

c) ~DP/IP

d) IP

e) ~DP/IP

f) ~DP/IP

g) DP

h) DP

i) ~DP/IP

Questão 01 - Biologia - Módulo 1 - Bioquímica I - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Leia o trecho da notícia a seguir.

Falta de água potável no mundo aparece relacionada a 80% das mortes e doenças

[...] Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que cerca de 1,1 bilhão de pessoas em todo o mundo não têm acesso a água potável. Nos países em desenvolvimento, esse problema aparece relacionado a 80% das mortes e enfermidades. No século 20, o consumo da água multiplicou-se por seis – duas vezes a taxa do crescimento da população mundial. Um total de 26 países sofrem escassez crônica de água e a previsão é de que em 2025 serão 3,5 bilhões de pessoas em 52 países nessa situação.

A água doce, potável e de qualidade, está distribuída de forma desigual. O Brasil detém 53% da água doce da América Latina e 12% do total mundial, mas enfrenta problemas no que diz respeito à disponibilidade de tal recurso. Conforme aponta o relatório GEO Brasil Recursos Hídricos, divulgado no início deste mês pela Agência Nacional de Águas (ANA), há uma enorme discrepância em relação à distribuição geográfica e populacional da água no país: a Região Hidrográfica Amazônica abriga sozinha 74% da disponibilidade de água e é habitada por menos de 5% dos brasileiros.

[...]

FALTA de água potável no mundo aparece relacionada a 80% das mortes e doenças. Agência Nacional de águas, 14 mar. 2019. Disponível em: https://www.ana.gov.br/noticias-antigas/falta-de-a-gua-pota-vel-no-mundo-aparece.2019-03-14.1777251782. Acesso em: 24 fev. 2020.

A água potável equivale a apenas 0,02% do total de água existente no planeta. Assim, uma das preocupações atuais é a possibilidade de esgotamento das reservas de água que pode ser consumida pela população humana.

Como informa o texto, há previsão de que 52 países possam fi car sem água já em 2025, uma vez que, além da escassez, a distribuição da água é muito desigual entre os continentes.

Cientistas de todo o planeta buscam soluções para a iminente falta de água que pode atingir muitos países em breve. Nesse contexto, o que cada um de nós pode fazer?

Discuta com os colegas e o professor se há alguma forma de desperdício de água em sua escola e qual a solução para que esse desperdício seja evitado.

Resposta:

Professor, nesse momento da aula desenvolveremos a consciência socioambiental dos alunos, uma competência que permeia toda a BNCC. Se considerar possível, proponha um projeto para solucionar problemas pontuais de desperdício de água detectados no colégio, como lavar a calçada da escola com água potável.

Questão 01 - Língua Inglesa - Módulo 1 - Who are you? What do you do? - Exercícios - Reading practice: Grammar in context - BY NC 3.0BR

Circle the correct answer.

a) In the sentence “The setter is a critical player in volleyball” the verb is in the Simple Present/Present Progressive because the sentence expresses a temporary situation./a permanent situation.

b) In the sentence “He’s currently playing in Italy this year on a team called Civitanova” the verb is in the Simple Present/Present Progressive because the sentence expresses a permanent situation./ a temporary situation.

c) In the sentence “Volleyball players usually train six days a week” the verb is in the Simple Present/ Present Progressive because the action is happening now./habitual.

d) For permanent and habitual situations, we use the Simple Present./Present Progressive.

e) For temporary situations that are in progress at the moment of speaking, we use the Simple Present./Present Progressive.

Resposta:

a) In the sentence “The setter is a critical player in volleyball” the verb is in the /Present Progressive because the sentence expresses a temporary situation./.

b) In the sentence “He’s currently playing in Italy this year on a team called Civitanova” the verb is in the Simple Present/ because the sentence expresses a permanent situation./ .

c) In the sentence “Volleyball players usually train six days a week” the verb is in the / Present Progressive because the action is happening now./.

d) For permanent and habitual situations, we use the /Present Progressive.

e) For temporary situations that are in progress at the moment of speaking, we use the Simple Present./.

Questão 01 - Língua Inglesa - Módulo 1 - Who are you? What do you do? - Exercícios - Practice - BY NC 3.0BR

Fill in the blanks with the correct form of the Simple Present or the Present Progressive of the verbs in parentheses.

a) “What ______________ (the girls; do) right now?

“They ______________ (play) volleyball. The girl in the middle, Sarah,______________ (try) to hit the ball to the other side of the net.”

b) “Sarah ______________ (not; live) in this city. She is here now because she ______________ (visit) her grandparents. When school ______________ (start), she will go back home.”

c) “Sarah! Stop zapping all over the TV channels. What ______________ (you; try) to find?”

“The volleyball game, grandma. I ______________ (think) they ______________ (show) it now, but I ______________ (not; know) what channel.”

“If you ______________ (turn) to channel 1, you’ll find a list of the programs that are on right now.”

d) “Look. Some people ______________ (run) down the street. What ______________ (you; think) is happening?”

“I ______________ (not; know), but I ______________ (believe) we should close the window now!”

e) “Where ______________ (your brother; go)? Isn’t he sick? Isn’t he supposed to be in bed?”

“He ______________ (go) to his meditation meeting, dad. Remember? He ______________ (have) a meeting every Wednesday at this time, and he ______________ (not; want) to be absent just because he ______________ (feel) a little indisposed.”

Resposta:

a) are the girls doing / are playing / is trying

b) doesn’t live / is visiting / starts

c) are you trying / think / are showing / don’t know / turn

d) are running / do you think / don’t know / believe

e) is your brother going / is going / has / doesn’t want / feels/is feeling

O verbo feel é considerado, na norma-padrão da língua inglesa, um non-action verb (verbo de estado). Na linguagem coloquial, porém, ele é frequentemente usado no Present Progressive. Assim, a resposta feels é a formal, e is feeling a informal. Ambas são consideradas corretas.

Questão 01 - Química - Módulo 5 - Tabela periódica I - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Ifsul-RS) Para que nosso organismo funcione bem, é fundamental a presença de alguns metais, dentre eles: o sódio, o magnésio, o ferro, o zinco e o cálcio.



( a )

cromo, o ferro e o zinco são metais de transição interna. 

( b )

cálcio e o magnésio apresentam propriedades semelhantes. 

( c )

ferro apresenta seis elétrons no subnível mais afastado do núcleo. 

( d )

sódio e o magnésio são metais alcalinos e apresentam um elétron na camada de valência.

Resposta:

A alternativa a está incorreta, pois o cromo, o ferro e o zinco são metais de transição externa. A alternativa b é a correta, pois como o cálcio e o magnésio pertencem ao mesmo grupo da tabela periódica (grupo 2), apresentam propriedades semelhantes. A alternativa c está incorreta, pois o ferro apresenta dois elétrons no subnível mais afastado do núcleo. A alternativa d está incorreta, pois o sódio é um metal alcalino (grupo 1) e apresenta um elétron na camada de valência; já o magnésio é um metal alcalinoterroso (grupo 2) e apresenta dois elétrons na camada de valência.

Questão 01 - Geografia - Geral - Capítulo 3 - Sistema de fusos horários - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Vunesp/Santa Marcelina-SP)

Os fusos variam de 0h a + 12h a ________________ e de 0h a –12h a ________________ de Greenwich, onde, tanto às +12h quando às –12h se encontram no antimeridiano de Greenwich (________________ ), denominado linha internacional da mudança de data (LID). Entende-se que, a oeste de Greenwich, as horas estão ________________ em relação ao marco zero, e a leste, elas estão ________________ gerando a ideia de que nesse sistema horário o dia começa no extremo oriente.

(Paulo M. L. Menezes e Manoel C. Fernandes. Roteiro de cartografia, 2013. Adaptado.)

De acordo com conhecimentos acerca da rede geográfica e dos fusos horários, as lacunas do excerto são preenchidas, correta e respectivamente, por:



( a )

oeste, leste, 360º, adiantadas e atrasadas.

( b )

 leste, oeste, 360º, atrasadas e adiantadas. 

( c )

oeste, leste, 180º, atrasadas e adiantadas. 

( d )

leste, oeste, 180º, atrasadas e adiantadas. 

( e )

oeste, leste, 180º, adiantadas e atrasadas.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas