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Atividade 1 - Projeto de Vida - Módulo 3 - Atividades - Plano de ação

Algumas vezes, temos o sentimento de que perdemos tempo na internet. Isso acontece com você? Que tipo de conteúdo produz essa sensação?

Resposta:

Respostas pessoais.

Atividade 1 - Descobrir – A transformação digital - Exercício - Spoiler do módulo

Você já parou para pensar em como a tecnologia transforma a sua vida? Escreva no espaço a seguir a primeira ideia que vem à sua cabeça!

Resposta:

Resposta pessoal.

Atividade 1 - Projeto de Vida - Módulo 3 - Atividades - Dependência e “fomo”: Desenvolvendo habilidades

Releia o trecho a seguir:

“Sabe quando você está em casa e começa a olhar o Instagram e, imediatamente, sente que deveria estar na rua, vendo uma exposição, levando sua afilhada para tomar sorvete, achando beleza nas esquinas pichadas de SP?”

Resposta:

a) Resposta pessoal.

É possível que os alunos usuários das redes sociais conheçam a sensação de que a vida dos outros, ou melhor, a vida que os outros expõem nas redes sociais, é melhor, mais divertida e mais produtiva. Quanto ao que produz essa sensação, são possíveis respostas como o tédio, a frustração, a inveja do outro, entre outras que se revelarem pertinentes.

b) Resposta pessoal.

Alguns alunos, exatamente por estarem imersos nessa realidade, podem achar que as sensações citadas são naturais. Recomendamos escuta ativa aos argumentos, sem julgamentos, mas estimulando os alunos a justificar seu posicionamento.

Atividade 1 - Matemática - Teste seus conhecimentos - Parte II - Unidade 1

(Saresp) O número formado por sete unidades de milhar mais três unidades é



( a )

73.

( b )

703.

( c )

7 003.

( d )

70 003.

Resposta:

7 000 + 3 = 7 003

Atividade 1 - Química - Ciência forense - Módulo 3 - Papiloscopia - Exercícios - Estudo orientado

As formações papilares encontradas nas pontas dos dedos são responsáveis pelos desenhos das impressões digitais, como pode ser observado na imagem seguinte.

O uso de impressões digitais para identificar pessoas tem como base três postulados: perenidade, imutabilidade e variabilidade.

Explique o significado de cada um deles. Se houver necessidade, faça pesquisas em sites confiáveis.

Resposta:

Perenidade: as formações papilares são formadas já no sexto mês de gestação e só desaparecem durante o processo de decomposição do corpo pós-morte.

Imutabilidade: os desenhos digitais não sofrem alterações durante a vida do indivíduo. Podem acontecer danificações temporárias provocadas por doença, acidente ou uso de produtos químicos; porém, eles voltam à forma inicial depois de um período de recuperação.

Variabilidade: não existem duas impressões digitais iguais, ou seja, ocorre variação de pessoa para pessoa e de dedo para dedo de uma mesma pessoa.

Atividade 1 - Química - Ciência forense - Módulo 2 - Tempo pós-morte - Exercícios - Aprimorando habilidades

(UEL-PR) Leia o texto a seguir.

Durante a vida e após a morte, o corpo humano serve de abrigo e alimento para diversos tipos de bactérias que produzem compostos químicos, como a cadaverina e a putrescina. Essas moléculas se formam da decomposição de proteínas, sendo responsáveis, em parte, pelo cheiro de fluidos corporais nos organismos vivos e que também estão associadas ao mau odor característico dos cadáveres no processo de putrefação.

(Adaptado de: http://qnint.sbq.org.br/novo/index.php?hash=molecula.248. Acesso em: 22 maio 2017.)

As fórmulas estruturais da cadaverina e da putrescina são apresentadas a seguir.

Com base nos conhecimentos sobre funções orgânicas e propriedades de compostos orgânicos, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a característica dessas moléculas.



( a )

Apresentam caráter ácido. 

( b )

Contêm grupo funcional amida. 

( c )

Possuem cadeia carbônica heterogênea. 

( d )

Pertencem às aminas primárias. 

( e )

Classificam-se como apolares.

Resposta:

a) Incorreta. As aminas apresentam caráter básico.

b) Incorreta. A cadaverina e a putrescina contêm o grupo funcional amina.

c) Incorreta. Possuem cadeia carbônica homogênea.

d) Correta. A cadaverina e a putrescina são aminas primárias, ou seja, apresentam carbono primário ligado ao átomo de nitrogênio (ou apenas um átomo de carbono ligado ao nitrogênio).

e) Incorreta. A cadaverina e a putrescina são classificadas como polares (vide a presença de dois grupos em cada uma delas).

Atividade 1 - Química - Ciência forense - Módulo 4 - Material genético - Exercícios - Estudo orientado

Na molécula de DNA, as duas fitas complementares estão unidas por ligações de hidrogênio entre as bases adenina e timina, guanina e citosina.

Utilizando as fórmulas estruturais das bases nitrogenadas abaixo, represente as ligações de hidrogênio entre elas.

Resposta:

Atividade 1 - Química - Ciência forense - Módulo 8 - Identificação de drogas de abuso - Exercícios - Estudo orientado

Drogas lícitas são pouco ameaçadoras para a sociedade. Você concorda com essa frase? Justifique sua resposta.

Resposta:

As drogas lícitas são prejudiciais à saúde dos usuários e também podem causar dependência, sendo, portanto, ameaçadoras para a sociedade.

Atividade 1 - Química - Ciência forense - Módulo 6 - Incêndios e explosões - Exercícios - Estudo orientado

(Unicamp-SP) Um acidente comum ocorre com bastante frequência na cozinha. Uma panela com óleo quente para fritura é esquecida sobre a chama de um fogão e, por um procedimento errado no momento da fritura, um pequeno incêndio aparece na superfície do óleo. A boa prática de combate a incêndios recomenda que se desligue a chama do fogão e se tampe a panela com um pano molhado.

Resposta:

a) O pano molhado atua tanto resfriando o sistema (energia de ativação) como “abafando” o fogo, ou seja, dificultando o contato do combustível com o comburente (gás oxigênio).

b) Ao se jogar a água líquida diretamente sobre a panela em chamas, esta irá vaporizar e, como não se mistura com o óleo, pode espalhar o óleo em pequenas gotas que entram em combustão em contato com o gás oxigênio, contribuindo para que o incêndio ocorra em outras áreas.

Atividade 1 - Química - Ciência forense - Módulo 9 - Adulterações - Exercícios - Estudo orientado

(Unicamp-SP) Após uma competição, a análise da urina de alguns nadadores mostrou a presença de furosemida (um diurético), sendo que a sua presença na urina pode indicar um possível caso de doping. Para justificar a branda punição que os nadadores receberam, um médico emitiu uma declaração à imprensa sobre os resultados das análises das urinas. Os itens a e b abaixo mostram trechos adaptados dessa declaração.

Resposta:

a) Não. O médico se referiu ao fato de a concentração de outras substâncias presentes na urina estar elevada. Se os atletas tivessem usado a furosamida, teriam urinado muito mais do que o normal e a urina estaria “diluída” em relação aos demais componentes.

b) O médico alegou que o pH estava bastante ácido nas quatro amostras de urina. Se fossem utilizadas substâncias dopantes (não a furosamida, que é um diurético), o caráter da urina seria básico, ou seja, o pH seria maior do que o comum.

Atividade 1 - Geografia - A produção do espaço urbano - Módulo 7 - Cidades resilientes - Exercícios - Estudo orientado

Observe os mapas a seguir.  

A respeito das informações contidas nos mapas, responda.

Resposta:

a) A observação dos mapas demonstra que algumas regiões do mundo são suscetíveis aos tremores de terra e possuem considerável população absoluta, como na Índia, na China e no Japão. Outras regiões, como o sul da Europa e algumas porções da América, também estão suscetíveis aos abalos sísmicos e possuem expressiva população absoluta.

b) A partir da observação dos mapas, não é possível determinar que países com maiores riscos de abalos sísmicos e com expressiva população absoluta registram mais mortes devido aos tremores de terra. Como exemplo, observa-se que o Japão, país suscetível aos terremotos, não registrou tantas mortes como em outros países como a China, Afeganistão, Índia e Haiti. Essa disparidade está relacionada à infraestrutura adaptada para melhor suportar os tremores de terra, menos presentes em países com baixo desenvolvimento econômico.

Atividade 1 - Geografia - A produção do espaço urbano - Módulo 6 - Mobilidade urbana - Exercícios - Aprimorando habilidades

Leia o texto e observe o gráfico a seguir. Na sequência, faça o que se pede.

O padrão de mobilidade da população brasileira vem passando por fortes modificações desde meados do século passado, reflexo principalmente do intenso e acelerado processo de urbanização e crescimento desordenado das cidades, além do uso cada vez mais intenso do transporte motorizado individual pela população.

CARVALHO, Carlos Henrique Ribeiro de (org.). Textos para discussão. Brasília/Rio de Janeiro: Ipea, 2016. p. 7. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/6664/1/td_2198.pdf. Acesso em: 22 mar. 2021.

 

 

Responda.

Resposta:

a) A urbanização brasileira ocorreu de forma acelerada e caótica na segunda metade do século XX, concentrada em algumas cidades do país, que cresceram rapidamente e sem o devido planejamento. Também houve baixo investimento em transporte público coletivo e excessiva priorização do transporte rodoviário, em detrimento dos outros modais, aspectos comuns do processo de urbanização do país que contribuíram para a formação de cidades com sérios problemas de mobilidade urbana.

b) A baixa qualidade do transporte público coletivo, associada à maior disponibilidade de crédito e à redução de impostos, que aumentaram o poder de compra da população, favoreceu a expansão da frota de veículos automotores no período apresentado.

Atividade 1 - Geografia - A produção do espaço urbano - Módulo 4 - Espaços segregados - Exercícios - Estudo orientado

A peça publicitária chamada “Favela”, produzida pela agência Leo Burnett e veiculada pelo Instituto Akatu, entrou na lista “The power of print” publicada pelo site Gunn Report, considerada um dos melhores anúncios impressos do mundo entre 1999 e 2013. Observe.

Resposta:

a) As favelas resultam da ocupação irregular de espaços públicos ou privados, sem qualquer tipo de planejamento e, portanto, são caracterizadas pela precariedade de infraestruturas urbanas e pelo predomínio de autoconstruções, que pode ser identificado no anúncio.

b) Resposta pessoal. A ocupação caótica do espaço das favelas pode ser evidenciada no fato de que, se o observador não ler o anúncio, dificilmente vai perceber que a imagem está de cabeça para baixo, pois a imagem correta das favelas, infelizmente, não é tão diferente da invertida. Também pode ser sinalizado o papel do Estado e da sociedade. O trecho da peça que diz “Seu descaso é tanto” refere-se ao fato de que a imagem está de cabeça para baixo, mas também indica que a sociedade (civil e o Estado) não olham para essas áreas.

Atividade 1 - Geografia - A produção do espaço urbano - Módulo 5 - Espaços autossegregados - Exercícios - Aprimorando habilidades

Leia os textos a seguir.  

Texto I

[…] o avanço dos condomínios fechados parece não ter limite na região metropolitana de Buenos Aires. Hoje já existem cerca de 600, que somam uma população de 150 mil habitantes em uma superfície de 500 km², equivalente a mais que o dobro da área ocupada pela cidade de Buenos Aires e apenas 1% de sua população metropolitana. […]

TELLA, Guillermo. Condomínios temáticos, um fenômeno em expansão em Buenos Aires. ArchDaily, 27 jan. 2015. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/761048/condominios-tematicos-um-fenomeno-em-expansao-em-buenos-aires. Acesso em: 15 mar. 2021.

Texto II

Camarotização. A gourmetização do espaço. […]

De comícios políticos à farra do Carnaval, quem está no camarote não quer ser qualquer um. […]

Mas, afinal, de festas a eventos públicos, por que o Brasil gosta tanto de segregar o espaço? Para Rosana Pinheiro-Machado, antropóloga e professora da Universidade de Oxford, a aversão à mistura é o resultado de anos de desigualdade social no país. “O que está por trás [da camarotização] é o desejo de distinção em uma sociedade colonizada como a nossa e marcada por uma grande estratificação social”, diz.

O Brasil sempre foi avesso e segregado. Apesar de ter a ideologia da mistura, na verdade sempre foi o pior dos apartheids”, diz a antropóloga brasileira. Para ela, o acesso das camadas mais pobres da população ao que antes era exclusivo dos mais ricos potencializou a camarotização. […]

ROSSI, Marina. Camarotização: por que o brasileiro gosta tanto de segregar o espaço? El País, 17 jan. 2015. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2015/01/17/politica/1421520137_687513.html. Acesso em: 15 mar. 2021.

Responda.

Resposta:

a) A expansão dos condomínios fechados está associada ao agravamento da pobreza e ao aprofundamento das desigualdades socioeconômicas nos países latino-americanos no âmbito das políticas neoliberais, contexto que favoreceu o aumento da violência e da insegurança nas cidades, determinando a maior procura por urbanizações fechadas por aqueles que podem pagar por elas.

b) Além do aumento da violência urbana, o processo de condominização em muitas cidades brasileiras também foi incentivado pelo aumento da procura por ambientes exclusivos para moradia, socialmente homogêneos e que reafirmam determinado status social. A procura por distinção social, processo conhecido como camarotização, é característica de sociedades como a brasileira, que apresenta elevada estratificação social desde o período colonial, e vai além da moradia, podendo ser observada também nos espaços de aeroportos, festas e eventos públicos.

Atividade 1 - Geografia - A produção do espaço urbano - Módulo 2 - Metropolização - Exercícios - Aprimorando habilidades

Observe os mapas abaixo.

Sobre o processo de crescimento da população brasileira, responda:

Resposta:

a) As duas principais metrópoles que registraram o maior crescimento populacional entre 1900 e 2000 foram São Paulo e Rio de Janeiro.

b) Os processos de industrialização e metropolização estão diretamente relacionados, pois a introdução de fábricas em determinada cidade ou região cria oportunidades de trabalho e renda, tornando-as atrativas para a população, que busca melhores condições de vida no país. Além disso, a atividade industrial também desenvolve outros setores relacionados ao terciário, como o comércio e a prestação de serviços. Historicamente, a maioria das atividades econômicas do país se concentraram na região Sudeste, especialmente no eixo Rio-São Paulo, cidades que se consolidaram como as principais metrópoles do país.

Atividade 1 - Projeto de Vida - Módulo 4 - Atividade - Plano de ação

Responda às seguintes questões acerca do vídeo.

Resposta:

a) Crianças foram convidadas para ler e memorizar trechos de comentários racistas copiados da internet e, em seguida, reproduzi-los para uma mulher negra sentada diante delas.

b) Eles se sentiram desconfortáveis, de modo geral, porque o texto era ofensivo e porque não se reconheciam nas falas.

c) Que crianças não são preconceituosas, o que indica que elas aprendem a agir de forma preconceituosa ao longo de seu desenvolvimento.

Atividade 1 - Descobrir – A transformação digital - Exercícios - Linguagens digitais

Você consegue ler a mensagem? Escreva no espaço abaixo o que conseguir decodificar!

Resposta:

Resposta pessoal.

Atividade 1 - Matemática - Teste seus conhecimentos - Parte II - Unidade 1

(Saresp) Observe atentamente as retas ordenadas a seguir:

A ordenação correta entre os números representados pelas letras x, y e z



( a )

x, y, z 

( b )

x, z, y 

( c )

y, x, z 

( d )

y, z, x

Resposta:

x = -2, y = 1 e z = 3. Logo, x < y < z.

Atividade 1 - Química - Ciência forense - Módulo 3 - Papiloscopia - Exercício - Experimentando

Revelação de impressão digital

Material:

• Pincel macio (dê preferência ao usado para maquiagem)

• Luvas de látex

• 1 faca ou tesoura de pontas arredondadas

• 1 pires

• 1 pedaço de carvão vegetal

• Fita adesiva transparente de 45 mm de largura

• 1 copo de vidro

• 1 recipiente pequeno (tamanho de copo de café)

• 2 folhas de papel brancas

Procedimento:

Etapa I – Preparar o pó revelador

• Utilizando luvas, raspem sobre um dos pires o pedaço de carvão com a faca ou a tesoura para obter um pó e armazenem-no em um recipiente.

Etapa II – Montar um catálogo com as impressões digitais dos integrantes do seu grupo

• Para facilitar, cataloguem na folha de papel apenas as impressões de um dos polegares. Para isso, basta colocar a digital do polegar sobre o pó de carvão e pressioná-la sobre o papel. Não se esqueçam de identificar as impressões com o nome dos integrantes.

Etapa III – Deixar a marca da impressão digital sobre o copo

• Lavem as mãos para retirar os resíduos de pó de carvão.

• Sem que os outros grupos vejam, escolham um integrante do seu grupo para marcar o copo com a impressão digital do polegar catalogada. Assegurem-se que o copo esteja completamente limpo, sem outras digitais.

Etapa IV – Identificar a quem pertence a marca da impressão digital

• Utilizando luvas, troquem os copos acompanhados dos catálogos entre os grupos.

• Pincelem levemente o pó de carvão na região da impressão e retirem o excesso. Cuidado para não danificar a marca.

• Cubram a impressão digital com a fita adesiva, tomando cuidado para não formar bolhas.

• Colem a fita com a impressão na folha de papel branca.

• Comparem a marca da impressão digital com o catálogo de digitais para descobrir o dono da impressão digital deixada no copo.

Fonte consultada: Química forense: experimentos de química forense adaptados para o ensino médio. PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Disponível em: https://issuu.com/matheusbelchior/docs/qui_mica_forense. Acesso em: 26 mar. 2021.

Resposta:

Sugerimos que essa atividade prática seja realizada depois das questões 1 e 2 da seção Aprimorando habilidades, em grupos de quatro alunos ou, caso a turma seja muito grande, em grupos de até seis alunos. Sugerimos que você organize previamente o material e, se possível, teste a atividade anteriormente. É importante orientar os alunos a tomar cuidado ao manusear a faca ou a tesoura.

É interessante criar um momento de troca de informações entre os grupos em que, utilizando os conhecimentos e as habilidades desenvolvidos nas questões 1 e 2, eles possam justificar a conclusão obtida no experimento, bem como verificar se identificaram corretamente a pessoa à qual pertencia a impressão digital do copo.

Caso não seja possível realizar a atividade prática em sala de aula, uma alternativa é trabalhar as questões 1 e 2 da seção Estudo orientado.

Atividade 1 - Química - Ciência forense - Módulo 4 - Material genético - Exercício - Experimentando

Extração de DNA

Material:

• 2 morangos

• 1 pilão pequeno

• 2 copos de vidro

• 1 colher de sobremesa

• Detergente líquido incolor

• Sal de cozinha

• Peneira de plástico

• Álcool etílico líquido 70% (de preferência gelado)

• 1 palito de madeira

Procedimento:

• Macere os morangos com o pilão em um copo de vidro (cuidado para não quebrar ou derrubar o copo).

• Adicione cerca de meio copo de água e mexa bem com uma colher.

• Adicione 2 colheres de detergente líquido e mexa bem.

• Adicione uma colher de sal e mexa bem.

• Filtre com a peneira de plástico e passe o líquido filtrado para outro copo de vidro.

• Adicione lentamente cerca de meio copo de álcool ao líquido coado.

• Aguarde a precipitação do DNA.

• Retire o precipitado com o palito de madeira.

• Aguarde o material secar e dissolva em cerca de 1/5 de água.

CAMPOS, M. e WASKO, A. P. Eletroforese de ácidos nucleicos: como montar seu próprio laboratório. Botucatu: Instituto de Biociência, Unesp, 2016.

Resposta:

A extração de DNA proposta no boxe Experimentando pode ser substituída pela questão 4 da seção Aprimorando habilidades. Para trabalhar essa questão, recomendamos orientar os alunos a assistir ao vídeo e discutir as questões propostas.

Para o trabalho com o experimento, apresentamos a seguir uma descrição mais detalhada sobre os objetivos de cada etapa do procedimento experimental. Recomendamos que, durante a execução do experimento, você proponha perguntas sobre o objetivo de cada etapa, permitindo uma troca de ideias e o levantamento de hipóteses da turma.

Caso opte por isso, você pode transformar cada afirmação abaixo em um questionamento, como exemplificado nos primeiros itens a seguir.

• Etapa de maceração dos morangos: é necessária para que a parede celular (no caso de células vegetais) e a membrana celular sejam rompidas, permitindo acesso ao DNA. (Por que é importante macerar os morangos para a extração do DNA?)

• Etapa de adição do detergente: é necessária para romper a membrana celular e a membrana nuclear, liberando seus conteúdos, incluindo o DNA. Como as membranas são compostas por lipídios (gorduras) e proteínas, o detergente age rompendo as membranas. (Qual é o papel do detergente na extração de DNA?)

• Etapa de adição do sal de cozinha: por ser composto majoritariamente de cloreto de sódio, ao ser dissolvido na água, dissocia-se liberando íons Na+, que neutralizam a carga negativa do DNA. Isso faz com que as moléculas de DNA não sofram mais repulsão entre si, o que favorece sua aglomeração.

• Etapa de adição de álcool hidratado: como o DNA não é solúvel em etanol, ele precipita. Pelo fato de ser menos denso que os demais constituintes celulares, o DNA aparece na superfície da mistura. Quanto mais gelado for o álcool, menos solúvel será o DNA.

Caso opte pelo experimento, depois que os alunos fizerem a tarefa (mais precisamente a questão 4 da seção Aprimorando habilidades), proponha uma discussão sobre diferenças e semelhanças entre o procedimento de extração feito e o do apresentado no vídeo.

Vale destacar que a extração apresentada no vídeo tem outras etapas, garantindo que o DNA extraído tenha um grau de pureza maior do que o extraído dos morangos. Apesar disso, ambas as técnicas possuem pontos em comum, como a maceração e o uso do etanol e do cloreto de sódio.

Atividade 1 - Química - Ciência forense - Módulo 3 - Papiloscopia - Exercícios - Aprimorando habilidades

As impressões digitais reproduzidas a seguir (A e B) foram originalmente encontradas nas paredes de uma casa. Como você classificaria cada uma delas de acordo com os tipos fundamentais apresentados?

Resposta:

Esta questão foi elaborada com o intuito de que o aluno possa resolvê-la utilizando apenas as informações da seção Fundamentos teóricos. Além disso, consideramos essa questão um complemento da teoria, pois explora as características das impressões digitais que as fazem únicas e exclusivas.

Atividade 1 - Química - Ciência forense - Módulo 1 - Introdução à ciência forense - Exercícios - Aprimorando habilidades

Você considera que os resultados experimentais em ciência forense devam ser exatos ou podem deixar algum tipo de dúvida? Justifique sua resposta.

Resposta:

A exatidão dos resultados é relativa, pois podem ser um indicativo da necessidade de mais análises químicas para uma ação mais conclusiva. Além disso, em alguns casos, a realização de poucas análises pode levar a condenações injustas que prejudicarão a pessoa por toda a vida.

Atividade 1 - Química - Ciência forense - Módulo 8 - Identificação de drogas de abuso - Exercícios - Aprimorando habilidades

De acordo com a Portaria n. 344/1988 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as substâncias listadas no tópico 2, “Drogas e seus efeitos”, do Fundamentos teóricos devem ser consideradas drogas ou entorpecentes? Justifique sua resposta.

Resposta:

De acordo com as definições da portaria, as substâncias listadas devem ser consideradas entorpecentes, pois podem causar dependência física e psíquica.

Atividade 1 - Química - Ciência forense - Módulo 5 - Materiais biológicos - Exercícios - Estudo orientado

Leia o texto a seguir.

Local de Crime

Aquele que comete um crime vai deixar alguma pista por onde passar. É por isso que as investigações têm, normalmente, como ponto de partida, a análise do local de crime. Naquele espaço físico (ou virtual) onde o delito tenha acontecido, certamente haverá registros ou vestígios, que após serem reunidos e analisados, ajudarão a esclarecer a verdade. É a justiça feita por meio da ciência. [...]

RAMOS, Danielle; FIGUEIREDO, Taynara. Local de crime. Perícia Federal, Brasília, ano XIII, n. 29, mar. 2012. Disponível em: https://apcf.org.br/wp-content/uploads/2020/06/Revista_APCF29.pdf. Acesso em: 8 abr. 2021.

Responda:

Resposta:

a) Não, o mais adequado seria os policiais imediatamente isolarem o local de crime para a preservação dos vestígios que devem ser analisados pelos peritos criminais. Além disso, ao realizar a busca sem o uso de luvas, os policiais contaminaram a arma e o local de crime, deixando-os comprometidos para uma investigação confiável.

b) Os peritos precisam estar devidamente equipados para evitar contaminação dos vestígios encontrados. Além disso, as amostras devem ser devidamente coletadas, armazenadas e registradas, garantindo assim a credibilidade delas.

Atividade 1 - Química - Ciência forense - Módulo 9 - Adulterações - Exercícios - Aprimorando habilidades

Os esteroides anabolizantes, naturais ou sintéticos, apresentam estrutura e funções fisiológicas semelhantes às da testosterona, um hormônio masculino importante, entre outros fatores, para o desenvolvimento de massa muscular. Nos casos de doping, os atletas podem fazer uso tanto de esteroides endógenos (produzidos pelo organismo) como dos sintéticos (também denominados esteroides de desenho), que, apesar de apresentarem estrutura química semelhante à dos esteroides naturais conhecidos, apresentam modificações destinadas a impedir sua detecção pelos exames antidoping. A seguir, são apresentadas as fórmulas estruturais da testosterona e de dois esteroides anabolizantes sintéticos.

Analise as informações apresentadas e responda aos itens a seguir.

Resposta:

a) A semelhança estrutural entre os compostos apresentados é a presença de três anéis de seis átomos de carbono e um anel de cinco átomos de carbono, conectados sempre da mesma maneira, como destacado a seguir:

b) Sim, esteroides sintéticos apresentam estruturas químicas parecidas e função similar à da testosterona. Desse modo, pode-se estimar que há uma conexão entre a estrutura dos compostos e sua ação fisiológica.

Atividade 1 - Geografia - A produção do espaço urbano - Módulo 6 - Mobilidade urbana - Exercícios - Estudo orientado

Leia os textos a seguir.  

Texto I

Segundo pesquisa do arquiteto Valério Augusto Soares de Medeiros, as cidades brasileiras estão entre as mais difíceis do mundo para as pessoas se deslocarem, por se assemelharem, em muitos casos, a verdadeiros labirintos com um padrão viário parecido com o de uma “colcha de retalhos”, como pode ser evidenciado a seguir na malha viária de Uberlândia (MG), considerada uma das mais complexas do país. Uberlândia é um dentre vários exemplos de cidades de médio porte do país que sofreram com o rápido crescimento demográfico e espacial e apresentam sérios problemas de mobilidade urbana na atualidade.  

 

 

Texto II

Em um cenário em que os problemas com o trânsito são evidentes, a tecnologia vem mudando o tom da conversa, passando a discutir e propor soluções para a mobilidade nas cidades. Aplicativos para smartphones, por exemplo, podem não só melhorar a experiência na estrada, mas também resolver problemas comuns do dia a dia, trazendo mais comodidade e qualidade de vida para motoristas e passageiros.

Uma das tecnologias que já faz parte da rotina dos motoristas são os aplicativos de GPS, que aparecem entre os favoritos dos usuários. Apps como o Waze não apenas mostram as melhores rotas disponíveis para um destino, como também funcionam de forma colaborativa. O app identifica vias congestionadas, apontando até mesmo o motivo da lentidão em determinado local — como um buraco na estrada ou uma colisão entre dois veículos, por exemplo, identificados por outros motoristas. Com isso, a ferramenta ajuda o motorista a escolher o caminho mais livre para seguir viagem com tranquilidade, com direito ao tempo estimado de cada uma das rotas.

ENTENDA como a tecnologia transforma a mobilidade nas cidades. NSC Total, 25 set. 2019. Disponível em: https://www.nsctotal.com.br/noticias/entenda-como-a-tecnologia-transforma-a-mobilidade-nas-cidades. Acesso em: 23 mar. 2021.

Considerando as informações apresentadas e os seus conhecimentos,

Resposta:

a) As cidades labirínticas são marcadas pela fragmentação do traçado urbano, com bairros e vias de circulação descontínuos e pouco interligados, os quais afetam a fluidez do tráfego e, consequentemente, a mobilidade da população.

b) Os aplicativos de GPS conduzem os motoristas a rotas alternativas, onde existe um fluxo menor de carros e que, normalmente, são pouco conhecidas em cidades muito labirínticas, ajudando a desafogar as principais vias de circulação, que costumam ficar congestionadas em horários de pico. Além disso, esses aplicativos emitem alertas sobre obras e acidentes que ajudam os motoristas a planejar melhor os seus trajetos.

Atividade 1 - Geografia - A produção do espaço urbano - Módulo 3 - Especulação imobiliária - Exercícios - Aprimorando habilidades

Em 2015, o déficit habitacional estimado no Brasil correspondia a 6,355 milhões de domicílios, dos quais 5,572 milhões, ou 87,7%, estavam localizados nas áreas urbanas e 783 mil unidades encontravam-se nas áreas rurais.  

 

Com base nas informações fornecidas e em seus conhecimentos, faça o que se pede.

Resposta:

a) As maiores taxas de déficit habitacional urbano ocorrem nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul. Já o déficit rural ocorre, principalmente, nas regiões Nordeste e Norte do país.

b) Em termos de localização do déficit habitacional, há diferenças entre as regiões brasileiras. Nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, o déficit habitacional nas áreas urbanas ultrapassa 90%. Já nas regiões Norte e Nordeste, ainda que o déficit habitacional urbano seja alto (mais de 70%), o espaço rural ainda tem peso relativamente alto na carência de moradia: na região Norte corresponde a 21,8%, e na região Nordeste, a 26,8%.

Atividade 1 - Geografia - A produção do espaço urbano - Módulo 4 - Espaços segregados - Exercícios - Aprimorando habilidades

Leia o excerto abaixo.  

[...] as cidades do futuro, em vez de feitas de vidro e aço, como fora previsto por gerações anteriores de urbanistas, serão construídas em grande parte de tijolo aparente, palha, plástico reciclado, blocos de cimento e restos de madeira. Em vez das cidades de luz arrojando-se aos céus, boa parte do mundo urbano do século XXI instala-se na miséria, cercada de poluição, excrementos e deterioração. [...]

DAVIS, Mike. Planeta Favela. São Paulo: Boitempo, 2006. p. 28-29.

Responda:

Resposta:

a) Ao contrário das otimistas previsões de urbanistas do passado, que acreditavam que as cidades do futuro seriam compostas por grandes prédios construídos com materiais adequados, como vidro e aço, o autor defende no texto que, na verdade, as cidades do futuro serão marcadas pela excessiva poluição e habitações precárias associadas à elevada pobreza de sua população.

b) Espaços urbanos degradados com muita miséria, poluição e carência de moradia são característicos de países em desenvolvimento, cujo processo de urbanização ocorreu em ritmo muito acelerado e envolvendo pessoas que incharam os principais centros urbanos, sem haver políticas habitacionais e de planejamento urbano. Além disso, as infraestruturas disponíveis ou construídas não foram suficientes para atender às necessidades da população após o rápido crescimento da demanda.

Atividade 1 - Geografia - A produção do espaço urbano - Módulo 1 - O fenômeno da urbanização - Exercícios - Aprimorando habilidades

Estima-se que menos de 5% da população mundial vivia em áreas urbanas antes do século XV. Em 1800, esse percentual passou para 7% e no começo do século XX já havia atingido 16%, chegando a 55% no atual contexto. Observe o gráfico.

Resposta:

a) Apesar de haver antigas evidências de espaços urbanos, a população urbana só passou a apresentar crescimento proporcionalmente maior do que a população rural – processo que caracteriza o fenômeno da urbanização – após a Primeira Revolução Industrial, no século XVIII.

b) A industrialização corresponde a um dos principais fatores influenciadores da urbanização mundial por estar associada ao aumento da oferta de empregos nas cidades e ao êxodo rural. A mecanização do campo e a concentração fundiária também são importantes fatores que estimularam o êxodo rural e a urbanização, assim como a terciarização da economia.

Atividade 1 - Geografia - A produção do espaço urbano - Módulo 2 - Metropolização - Exercícios - Estudo orientado

Leia o texto abaixo.  

Antes de qualquer análise da metropolização no Brasil, é importante uma reflexão a respeito do termo metrópole, em virtude da complexidade que ele envolve. Segundo a etimologia, metrópole significa cidade-mãe; a maioria das pessoas usam-na como sinônimo de grande cidade. Mas em Geografia a palavra tem significado preciso e só deve ser aplicada a cidades grandes, dotadas das seguintes características específicas:

1. um crescimento que expande a cidade, prolongando-a para fora de seu perímetro, e absorve aglomerados rurais e outras cidades. Estas, até então com vida autônoma, acabam comportando-se como parte integrante da metrópole. Com a expansão e a integração, desaparecem os limites físicos entre os diferentes núcleos urbanos – fenômeno chamado de conurbação;

2. a existência de um centro histórico onde se concentram atividades de serviços e a partir do qual surgem subcentros;

3. a dicotomia entre a existência da cidade como espaço edificado e a estrutura político-administrativa. Em outros termos: um único espaço edificado resultante da conurbação, porém com várias administrações político-administrativas autônomas, como, por exemplo, São Paulo e o ABCD (Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema). Cada uma dessas cidades tem seu centro administrativo municipal autônomo, e juntas formam uma conurbação.

4. fluxos de circulação de veículos com dois picos de maior intensidade, normalmente no período da manhã e no final da tarde, formando o chamado fluxo pendular, atravessando mais de uma cidade.

[...]

SCARLATO, Francisco C. População e urbanização brasileira. In: ROSS, Jurandyr L. S. (org.). Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2005. p. 432.

A partir da leitura do texto, responda:

Resposta:

a) Uma metrópole é uma cidade que possui elevada capacidade de influenciar e polarizar outras cidades, regiões ou países devido à sua importância econômica, política e social.

b) Entre as características das metrópoles, destacam-se:

• capacidade de influenciar e polarizar as áreas de seu entorno;

• ocorrência de conurbação com cidades vizinhas;

• existência de centros político-administrativos autônomos;

• intensos fluxos de veículos entre a metrópole e as cidades vizinhas, caracterizando as migrações pendulares.

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