Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
Recorrendo à reflexão de Michael Sandel sobre a busca obstinada por sucesso, defina a determinação heteronômica.
A determinação heteronômica foi a referência de Michael Sandel ao pensamento de Immanuel Kant, exemplificada pela necessidade de perseguir ou realizar algo em função de outra coisa. Porém, gera-se uma espécie de ciclo em cadeia no qual aquilo que se busca realizar exige que se realize outra coisa, que, por sua vez, exige que se realize outra e assim sucessivamente. Na determinação heteronômica, a fim de realizar um desejo, somos levados a uma rede de atividades nas quais precisamos trabalhar, mas, no fundo, o resultado é apenas a substituição de uma recompensa por outra, que passa a caracterizar as relações de trabalho.
Agora, vamos refletir sobre o que aprendemos e criar um projeto?
O Em ação deste Caderno vai propor uma reflexão sobre o uso das redes sociais, com base no que você aprendeu sobre o aprisionamento e o mundo das sombras da alegoria da caverna, de Platão. E então, vamos criar uma página, blog ou site de conteúdo relevante para compartilhar com quem você acha que precisa.
Depois de estudar a fundo a Alegoria da caverna, vocês vão conversar sobre como se sentem em relação ao uso das redes sociais. Algumas perguntas podem ajudá-los:
1. Vocês se sentem aprisionados, nas sombras?
2. Acreditam que são manipulados por informações veiculadas nas redes?
3. Usam as redes criticamente? Repassam informações duvidosas, sem relevância ou que podem ser prejudiciais a alguém?
4. Por que estão veiculando certas informações?
Ainda em sala, pensem em temas importantes para serem debatidos na escola ou que vocês acreditem serem importantes ou relevantes para a sociedade. Por exemplo, vocês podem falar sobre bullyng, racismo, violência contra a mulher, ou mesmo sobre a importância do uso consciente das redes sociais. São apenas exemplos, mas vocês devem definir, individualmente ou em grupos, caso os temas sejam coincidentes, um assunto para tratar em uma página, site ou blog.
Definam para quem vão escrever para pensar na linguagem e no conteúdo. Alguns temas mais sensíveis devem ser abordados com mais cuidado.
É importante sempre checar a informação que vão divulgar e conversar com pessoas especializadas no assunto.
Por fim, pensem em que plataforma essas informações serão veiculadas.
Compartilhem em sala suas motivações para a escolha do tema e o resultado. Teve muitas interações? As pessoas gostaram? Como vocês se sentiram?
Agora que sabemos mais sobre a necessidade da busca pela sustentabilidade, você e seus colegas estão convidados a criar um projeto com os seguintes objetivos:
• Difundir medidas que possam ser adotadas pelas famílias de sua comunidade que visem à economia de energia e água e à reutilização e reciclagem de materiais.
• Reduzir o consumo de produtos supérfluos.
• Conservar as áreas verdes da cidade.
Com isso em vista, forme grupos com quatro ou cinco integrantes e determine um representante para facilitar futuras interações entre os grupos.
Para o projeto, cada estudante deverá apresentar duas ações que possam ser adotadas nas residências ou em seu entorno, como ruas, praças e parques, ou mesmo em reservas e matas nas proximidades da cidade. Para melhor descrever as ações propostas e sua viabilidade de aplicação, todos devem realizar pesquisas sobre o tema. Para isso, procure fontes nos livros da biblioteca de sua escola e na internet, em que você vai encontrar vasta quantidade de conteúdos nos portais da Embrapa e em revistas on-line, como Ciência Hoje e Scientific American Brasil.
É importante que cada integrante do grupo escolha duas ações diferentes das escolhidas por outros membros do mesmo grupo. Ao fim dos projetos, é possível que a mesma ação tenha sido escolhida por alunos de grupos diferentes. Mas isso não será um problema, pois é possível tirar proveito dessa coincidência e realizar um cruzamento de dados obtidos na finalização do projeto, como será visto adiante. Nosso projeto será realizado em três momentos:
• Primeiro momento – individualmente
Cada aluno deve realizar sua pesquisa e produzir, com base na coleta de informações, um texto esquematizando os passos necessários para a efetivação da ação proposta. O texto deve informar qual é a ação a ser posta em prática, sua finalidade e sua viabilidade. Acrescente ao texto, se possível, imagens ilustrativas.
É importante que se tenha em mente, ao escolher uma ação, a necessidade de verificar a sua viabilidade. Se a ação escolhida for, por exemplo, a reciclagem de matérias por meio da coleta seletiva, será preciso contar com o apoio de cooperativas que realizam reciclagem de papéis, metais e plásticos. Até mesmo os tradicionais catadores, que trabalham recolhendo materiais, podem ser envolvidos efetivamente na ação. Afinal, de nada adianta separar materiais para reciclagem se eles forem parar nos caminhões de lixo e forem levados para lixões ou aterros sanitários.
• Segundo momento – em grupo
Reúna os dados obtidos individualmente em uma planilha ou tabela do grupo. Feito isso, os representantes de cada grupo devem se reunir para comparar os dados, procurando ações escolhidas mais de uma vez. Caso isso ocorra, devem-se cruzar os dados, buscando os mais comuns, para a montagem de uma planilha final, que deverá reunir os dados de todos os grupos.
Com todos os dados planificados, vamos produzir uma cartilha e um vídeo que possam ser veiculados pela internet ou, no caso da cartilha, impressa para distribuição.
A montagem da cartilha
A cartilha deve ter um pequeno texto introdutório apresentando seu objetivo e, em função da quantidade de ações que serão propostas, pode conter mais de uma página. Nela, devem ser apresentadas, de forma reduzida, todas as ações que serão propostas no vídeo. O uso de imagens na construção da cartilha pode contribuir esteticamente e facilitar a transmissão da ideia contida no texto.
Abaixo temos um exemplo de cartilha que fornece dicas de economia de água para inspirar sua produção.
A montagem do vídeo
O vídeo deve ser pensado de modo didático, como meio de veicular as propostas voltadas para a sustentabilidade nas redes sociais. Sejam criativos e cuidadosos, pois o vídeo vai levar seu trabalho e o nome de sua escola para todo o alcance das redes sociais.
Essa parte do projeto pode ser protagonizada pelos representantes de cada grupo ou por membros que tenham mais afinidades com a produção de vídeos. É importante que todos participem direta ou indiretamente da produção. Por isso, a representação do grupo pode ser feita rotativamente entre os membros. Na produção das imagens, sintam-se livres para usar quantos atores forem necessários, é até possível que todos os alunos que participaram do projeto apareçam nas imagens, cada um explicando suas ações propostas.
• Terceiro momento – apresentação
Compartilhe o vídeo e a cartilha finalizados com a turma toda, com as demais turmas da escola e com a comunidade. Eles serão de grande valia para nortear a escolha de ações que visem à sustentabilidade. Se possível, divulguem o vídeo e a cartilha nas redes sociais.
As formações papilares encontradas nas pontas dos dedos são responsáveis pelos desenhos das impressões digitais, como pode ser observado na imagem seguinte.
O uso de impressões digitais para identificar pessoas tem como base três postulados: perenidade, imutabilidade e variabilidade.
Explique o significado de cada um deles. Se houver necessidade, faça pesquisas em sites confiáveis.
Perenidade: as formações papilares são formadas já no sexto mês de gestação e só desaparecem durante o processo de decomposição do corpo pós-morte.
Imutabilidade: os desenhos digitais não sofrem alterações durante a vida do indivíduo. Podem acontecer danificações temporárias provocadas por doença, acidente ou uso de produtos químicos; porém, eles voltam à forma inicial depois de um período de recuperação.
Variabilidade: não existem duas impressões digitais iguais, ou seja, ocorre variação de pessoa para pessoa e de dedo para dedo de uma mesma pessoa.
(UEL-PR) Leia o texto a seguir.
Durante a vida e após a morte, o corpo humano serve de abrigo e alimento para diversos tipos de bactérias que produzem compostos químicos, como a cadaverina e a putrescina. Essas moléculas se formam da decomposição de proteínas, sendo responsáveis, em parte, pelo cheiro de fluidos corporais nos organismos vivos e que também estão associadas ao mau odor característico dos cadáveres no processo de putrefação.
(Adaptado de: http://qnint.sbq.org.br/novo/index.php?hash=molecula.248. Acesso em: 22 maio 2017.)
As fórmulas estruturais da cadaverina e da putrescina são apresentadas a seguir.
Com base nos conhecimentos sobre funções orgânicas e propriedades de compostos orgânicos, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a característica dessas moléculas.
Apresentam caráter ácido.
Contêm grupo funcional amida.
Possuem cadeia carbônica heterogênea.
Pertencem às aminas primárias.
Classificam-se como apolares.
a) Incorreta. As aminas apresentam caráter básico.
b) Incorreta. A cadaverina e a putrescina contêm o grupo funcional amina.
c) Incorreta. Possuem cadeia carbônica homogênea.
d) Correta. A cadaverina e a putrescina são aminas primárias, ou seja, apresentam carbono primário ligado ao átomo de nitrogênio (ou apenas um átomo de carbono ligado ao nitrogênio).
e) Incorreta. A cadaverina e a putrescina são classificadas como polares (vide a presença de dois grupos em cada uma delas).
Na molécula de DNA, as duas fitas complementares estão unidas por ligações de hidrogênio entre as bases adenina e timina, guanina e citosina.
Utilizando as fórmulas estruturais das bases nitrogenadas abaixo, represente as ligações de hidrogênio entre elas.
Drogas lícitas são pouco ameaçadoras para a sociedade. Você concorda com essa frase? Justifique sua resposta.
As drogas lícitas são prejudiciais à saúde dos usuários e também podem causar dependência, sendo, portanto, ameaçadoras para a sociedade.
(Unicamp-SP) Um acidente comum ocorre com bastante frequência na cozinha. Uma panela com óleo quente para fritura é esquecida sobre a chama de um fogão e, por um procedimento errado no momento da fritura, um pequeno incêndio aparece na superfície do óleo. A boa prática de combate a incêndios recomenda que se desligue a chama do fogão e se tampe a panela com um pano molhado.
a) O pano molhado atua tanto resfriando o sistema (energia de ativação) como “abafando” o fogo, ou seja, dificultando o contato do combustível com o comburente (gás oxigênio).
b) Ao se jogar a água líquida diretamente sobre a panela em chamas, esta irá vaporizar e, como não se mistura com o óleo, pode espalhar o óleo em pequenas gotas que entram em combustão em contato com o gás oxigênio, contribuindo para que o incêndio ocorra em outras áreas.
(Unicamp-SP) Após uma competição, a análise da urina de alguns nadadores mostrou a presença de furosemida (um diurético), sendo que a sua presença na urina pode indicar um possível caso de doping. Para justificar a branda punição que os nadadores receberam, um médico emitiu uma declaração à imprensa sobre os resultados das análises das urinas. Os itens a e b abaixo mostram trechos adaptados dessa declaração.
a) Não. O médico se referiu ao fato de a concentração de outras substâncias presentes na urina estar elevada. Se os atletas tivessem usado a furosamida, teriam urinado muito mais do que o normal e a urina estaria “diluída” em relação aos demais componentes.
b) O médico alegou que o pH estava bastante ácido nas quatro amostras de urina. Se fossem utilizadas substâncias dopantes (não a furosamida, que é um diurético), o caráter da urina seria básico, ou seja, o pH seria maior do que o comum.
Observe os mapas a seguir.
A respeito das informações contidas nos mapas, responda.
a) A observação dos mapas demonstra que algumas regiões do mundo são suscetíveis aos tremores de terra e possuem considerável população absoluta, como na Índia, na China e no Japão. Outras regiões, como o sul da Europa e algumas porções da América, também estão suscetíveis aos abalos sísmicos e possuem expressiva população absoluta.
b) A partir da observação dos mapas, não é possível determinar que países com maiores riscos de abalos sísmicos e com expressiva população absoluta registram mais mortes devido aos tremores de terra. Como exemplo, observa-se que o Japão, país suscetível aos terremotos, não registrou tantas mortes como em outros países como a China, Afeganistão, Índia e Haiti. Essa disparidade está relacionada à infraestrutura adaptada para melhor suportar os tremores de terra, menos presentes em países com baixo desenvolvimento econômico.
Leia o texto e observe o gráfico a seguir. Na sequência, faça o que se pede.
O padrão de mobilidade da população brasileira vem passando por fortes modificações desde meados do século passado, reflexo principalmente do intenso e acelerado processo de urbanização e crescimento desordenado das cidades, além do uso cada vez mais intenso do transporte motorizado individual pela população.
CARVALHO, Carlos Henrique Ribeiro de (org.). Textos para discussão. Brasília/Rio de Janeiro: Ipea, 2016. p. 7. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/6664/1/td_2198.pdf. Acesso em: 22 mar. 2021.
Responda.
a) A urbanização brasileira ocorreu de forma acelerada e caótica na segunda metade do século XX, concentrada em algumas cidades do país, que cresceram rapidamente e sem o devido planejamento. Também houve baixo investimento em transporte público coletivo e excessiva priorização do transporte rodoviário, em detrimento dos outros modais, aspectos comuns do processo de urbanização do país que contribuíram para a formação de cidades com sérios problemas de mobilidade urbana.
b) A baixa qualidade do transporte público coletivo, associada à maior disponibilidade de crédito e à redução de impostos, que aumentaram o poder de compra da população, favoreceu a expansão da frota de veículos automotores no período apresentado.
A peça publicitária chamada “Favela”, produzida pela agência Leo Burnett e veiculada pelo Instituto Akatu, entrou na lista “The power of print” publicada pelo site Gunn Report, considerada um dos melhores anúncios impressos do mundo entre 1999 e 2013. Observe.
a) As favelas resultam da ocupação irregular de espaços públicos ou privados, sem qualquer tipo de planejamento e, portanto, são caracterizadas pela precariedade de infraestruturas urbanas e pelo predomínio de autoconstruções, que pode ser identificado no anúncio.
b) Resposta pessoal. A ocupação caótica do espaço das favelas pode ser evidenciada no fato de que, se o observador não ler o anúncio, dificilmente vai perceber que a imagem está de cabeça para baixo, pois a imagem correta das favelas, infelizmente, não é tão diferente da invertida. Também pode ser sinalizado o papel do Estado e da sociedade. O trecho da peça que diz “Seu descaso é tanto” refere-se ao fato de que a imagem está de cabeça para baixo, mas também indica que a sociedade (civil e o Estado) não olham para essas áreas.
Leia os textos a seguir.
Texto I
[…] o avanço dos condomínios fechados parece não ter limite na região metropolitana de Buenos Aires. Hoje já existem cerca de 600, que somam uma população de 150 mil habitantes em uma superfície de 500 km², equivalente a mais que o dobro da área ocupada pela cidade de Buenos Aires e apenas 1% de sua população metropolitana. […]
TELLA, Guillermo. Condomínios temáticos, um fenômeno em expansão em Buenos Aires. ArchDaily, 27 jan. 2015. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/761048/condominios-tematicos-um-fenomeno-em-expansao-em-buenos-aires. Acesso em: 15 mar. 2021.
Texto II
Camarotização. A gourmetização do espaço. […]
De comícios políticos à farra do Carnaval, quem está no camarote não quer ser qualquer um. […]
Mas, afinal, de festas a eventos públicos, por que o Brasil gosta tanto de segregar o espaço? Para Rosana Pinheiro-Machado, antropóloga e professora da Universidade de Oxford, a aversão à mistura é o resultado de anos de desigualdade social no país. “O que está por trás [da camarotização] é o desejo de distinção em uma sociedade colonizada como a nossa e marcada por uma grande estratificação social”, diz.
“O Brasil sempre foi avesso e segregado. Apesar de ter a ideologia da mistura, na verdade sempre foi o pior dos apartheids”, diz a antropóloga brasileira. Para ela, o acesso das camadas mais pobres da população ao que antes era exclusivo dos mais ricos potencializou a camarotização. […]
ROSSI, Marina. Camarotização: por que o brasileiro gosta tanto de segregar o espaço? El País, 17 jan. 2015. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2015/01/17/politica/1421520137_687513.html. Acesso em: 15 mar. 2021.
Responda.
a) A expansão dos condomínios fechados está associada ao agravamento da pobreza e ao aprofundamento das desigualdades socioeconômicas nos países latino-americanos no âmbito das políticas neoliberais, contexto que favoreceu o aumento da violência e da insegurança nas cidades, determinando a maior procura por urbanizações fechadas por aqueles que podem pagar por elas.
b) Além do aumento da violência urbana, o processo de condominização em muitas cidades brasileiras também foi incentivado pelo aumento da procura por ambientes exclusivos para moradia, socialmente homogêneos e que reafirmam determinado status social. A procura por distinção social, processo conhecido como camarotização, é característica de sociedades como a brasileira, que apresenta elevada estratificação social desde o período colonial, e vai além da moradia, podendo ser observada também nos espaços de aeroportos, festas e eventos públicos.
Consulte o dicionário e explique a expressão “digital influencer” (influenciadora digital).
É um indivíduo que tem um público fiel e engajado em seus canais on-line, exercendo influência na tomada de decisão sobre consumo e estilos de vida de seus seguidores.
Por que, segundo a nutricionista Sophie Deram, dietas restritivas de emagrecimento não são eficazes?
Segundo a nutricionista, 95% das pessoas que fazem esse tipo de dieta voltam a engordar. E isso acontece porque essas dietas alteram o centro de apetite, no cérebro, desregulando-o e aumentando a vontade de comer.
Ao comparar a Filosofia a uma criança, como é possível explicar o processo de desenvolvimento, seja pessoal ou social, e por meio de quais caminhos esse processo acontece?
O crescimento se dá pelo caminho da curiosidade, da dúvida e das provocações. A Filosofia nasceu fazendo perguntas e questionando o que está posto, por isso é possível fazer essa relação com o desenvolvimento de uma criança.
Quais são as características da cosmogonia grega e como ela interferiu na formação da sociedade grega?
A cosmogonia grega tem como características o surgimento do cosmos a partir dos próprios deuses. Isso vai interferir na sociedade grega no sentido da formação de uma cultura politeísta e que fazia uso dos discursos míticos para a explicação da origem e do sentido do mundo e das coisas.
Revelação de impressão digital
Material:
• Pincel macio (dê preferência ao usado para maquiagem)
• Luvas de látex
• 1 faca ou tesoura de pontas arredondadas
• 1 pires
• 1 pedaço de carvão vegetal
• Fita adesiva transparente de 45 mm de largura
• 1 copo de vidro
• 1 recipiente pequeno (tamanho de copo de café)
• 2 folhas de papel brancas
Procedimento:
Etapa I – Preparar o pó revelador
• Utilizando luvas, raspem sobre um dos pires o pedaço de carvão com a faca ou a tesoura para obter um pó e armazenem-no em um recipiente.
Etapa II – Montar um catálogo com as impressões digitais dos integrantes do seu grupo
• Para facilitar, cataloguem na folha de papel apenas as impressões de um dos polegares. Para isso, basta colocar a digital do polegar sobre o pó de carvão e pressioná-la sobre o papel. Não se esqueçam de identificar as impressões com o nome dos integrantes.
Etapa III – Deixar a marca da impressão digital sobre o copo
• Lavem as mãos para retirar os resíduos de pó de carvão.
• Sem que os outros grupos vejam, escolham um integrante do seu grupo para marcar o copo com a impressão digital do polegar catalogada. Assegurem-se que o copo esteja completamente limpo, sem outras digitais.
Etapa IV – Identificar a quem pertence a marca da impressão digital
• Utilizando luvas, troquem os copos acompanhados dos catálogos entre os grupos.
• Pincelem levemente o pó de carvão na região da impressão e retirem o excesso. Cuidado para não danificar a marca.
• Cubram a impressão digital com a fita adesiva, tomando cuidado para não formar bolhas.
• Colem a fita com a impressão na folha de papel branca.
• Comparem a marca da impressão digital com o catálogo de digitais para descobrir o dono da impressão digital deixada no copo.
Fonte consultada: Química forense: experimentos de química forense adaptados para o ensino médio. PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Disponível em: https://issuu.com/matheusbelchior/docs/qui_mica_forense. Acesso em: 26 mar. 2021.
Sugerimos que essa atividade prática seja realizada depois das questões 1 e 2 da seção Aprimorando habilidades, em grupos de quatro alunos ou, caso a turma seja muito grande, em grupos de até seis alunos. Sugerimos que você organize previamente o material e, se possível, teste a atividade anteriormente. É importante orientar os alunos a tomar cuidado ao manusear a faca ou a tesoura.
É interessante criar um momento de troca de informações entre os grupos em que, utilizando os conhecimentos e as habilidades desenvolvidos nas questões 1 e 2, eles possam justificar a conclusão obtida no experimento, bem como verificar se identificaram corretamente a pessoa à qual pertencia a impressão digital do copo.
Caso não seja possível realizar a atividade prática em sala de aula, uma alternativa é trabalhar as questões 1 e 2 da seção Estudo orientado.
Extração de DNA
Material:
• 2 morangos
• 1 pilão pequeno
• 2 copos de vidro
• 1 colher de sobremesa
• Detergente líquido incolor
• Sal de cozinha
• Peneira de plástico
• Álcool etílico líquido 70% (de preferência gelado)
• 1 palito de madeira
Procedimento:
• Macere os morangos com o pilão em um copo de vidro (cuidado para não quebrar ou derrubar o copo).
• Adicione cerca de meio copo de água e mexa bem com uma colher.
• Adicione 2 colheres de detergente líquido e mexa bem.
• Adicione uma colher de sal e mexa bem.
• Filtre com a peneira de plástico e passe o líquido filtrado para outro copo de vidro.
• Adicione lentamente cerca de meio copo de álcool ao líquido coado.
• Aguarde a precipitação do DNA.
• Retire o precipitado com o palito de madeira.
• Aguarde o material secar e dissolva em cerca de 1/5 de água.
CAMPOS, M. e WASKO, A. P. Eletroforese de ácidos nucleicos: como montar seu próprio laboratório. Botucatu: Instituto de Biociência, Unesp, 2016.
A extração de DNA proposta no boxe Experimentando pode ser substituída pela questão 4 da seção Aprimorando habilidades. Para trabalhar essa questão, recomendamos orientar os alunos a assistir ao vídeo e discutir as questões propostas.
Para o trabalho com o experimento, apresentamos a seguir uma descrição mais detalhada sobre os objetivos de cada etapa do procedimento experimental. Recomendamos que, durante a execução do experimento, você proponha perguntas sobre o objetivo de cada etapa, permitindo uma troca de ideias e o levantamento de hipóteses da turma.
Caso opte por isso, você pode transformar cada afirmação abaixo em um questionamento, como exemplificado nos primeiros itens a seguir.
• Etapa de maceração dos morangos: é necessária para que a parede celular (no caso de células vegetais) e a membrana celular sejam rompidas, permitindo acesso ao DNA. (Por que é importante macerar os morangos para a extração do DNA?)
• Etapa de adição do detergente: é necessária para romper a membrana celular e a membrana nuclear, liberando seus conteúdos, incluindo o DNA. Como as membranas são compostas por lipídios (gorduras) e proteínas, o detergente age rompendo as membranas. (Qual é o papel do detergente na extração de DNA?)
• Etapa de adição do sal de cozinha: por ser composto majoritariamente de cloreto de sódio, ao ser dissolvido na água, dissocia-se liberando íons Na+, que neutralizam a carga negativa do DNA. Isso faz com que as moléculas de DNA não sofram mais repulsão entre si, o que favorece sua aglomeração.
• Etapa de adição de álcool hidratado: como o DNA não é solúvel em etanol, ele precipita. Pelo fato de ser menos denso que os demais constituintes celulares, o DNA aparece na superfície da mistura. Quanto mais gelado for o álcool, menos solúvel será o DNA.
Caso opte pelo experimento, depois que os alunos fizerem a tarefa (mais precisamente a questão 4 da seção Aprimorando habilidades), proponha uma discussão sobre diferenças e semelhanças entre o procedimento de extração feito e o do apresentado no vídeo.
Vale destacar que a extração apresentada no vídeo tem outras etapas, garantindo que o DNA extraído tenha um grau de pureza maior do que o extraído dos morangos. Apesar disso, ambas as técnicas possuem pontos em comum, como a maceração e o uso do etanol e do cloreto de sódio.
As impressões digitais reproduzidas a seguir (A e B) foram originalmente encontradas nas paredes de uma casa. Como você classificaria cada uma delas de acordo com os tipos fundamentais apresentados?
Esta questão foi elaborada com o intuito de que o aluno possa resolvê-la utilizando apenas as informações da seção Fundamentos teóricos. Além disso, consideramos essa questão um complemento da teoria, pois explora as características das impressões digitais que as fazem únicas e exclusivas.
Você considera que os resultados experimentais em ciência forense devam ser exatos ou podem deixar algum tipo de dúvida? Justifique sua resposta.
A exatidão dos resultados é relativa, pois podem ser um indicativo da necessidade de mais análises químicas para uma ação mais conclusiva. Além disso, em alguns casos, a realização de poucas análises pode levar a condenações injustas que prejudicarão a pessoa por toda a vida.
De acordo com a Portaria n. 344/1988 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as substâncias listadas no tópico 2, “Drogas e seus efeitos”, do Fundamentos teóricos devem ser consideradas drogas ou entorpecentes? Justifique sua resposta.
De acordo com as definições da portaria, as substâncias listadas devem ser consideradas entorpecentes, pois podem causar dependência física e psíquica.
Leia o texto a seguir.
Local de Crime
Aquele que comete um crime vai deixar alguma pista por onde passar. É por isso que as investigações têm, normalmente, como ponto de partida, a análise do local de crime. Naquele espaço físico (ou virtual) onde o delito tenha acontecido, certamente haverá registros ou vestígios, que após serem reunidos e analisados, ajudarão a esclarecer a verdade. É a justiça feita por meio da ciência. [...]
RAMOS, Danielle; FIGUEIREDO, Taynara. Local de crime. Perícia Federal, Brasília, ano XIII, n. 29, mar. 2012. Disponível em: https://apcf.org.br/wp-content/uploads/2020/06/Revista_APCF29.pdf. Acesso em: 8 abr. 2021.
Responda:
a) Não, o mais adequado seria os policiais imediatamente isolarem o local de crime para a preservação dos vestígios que devem ser analisados pelos peritos criminais. Além disso, ao realizar a busca sem o uso de luvas, os policiais contaminaram a arma e o local de crime, deixando-os comprometidos para uma investigação confiável.
b) Os peritos precisam estar devidamente equipados para evitar contaminação dos vestígios encontrados. Além disso, as amostras devem ser devidamente coletadas, armazenadas e registradas, garantindo assim a credibilidade delas.
Os esteroides anabolizantes, naturais ou sintéticos, apresentam estrutura e funções fisiológicas semelhantes às da testosterona, um hormônio masculino importante, entre outros fatores, para o desenvolvimento de massa muscular. Nos casos de doping, os atletas podem fazer uso tanto de esteroides endógenos (produzidos pelo organismo) como dos sintéticos (também denominados esteroides de desenho), que, apesar de apresentarem estrutura química semelhante à dos esteroides naturais conhecidos, apresentam modificações destinadas a impedir sua detecção pelos exames antidoping. A seguir, são apresentadas as fórmulas estruturais da testosterona e de dois esteroides anabolizantes sintéticos.
Analise as informações apresentadas e responda aos itens a seguir.
a) A semelhança estrutural entre os compostos apresentados é a presença de três anéis de seis átomos de carbono e um anel de cinco átomos de carbono, conectados sempre da mesma maneira, como destacado a seguir:
b) Sim, esteroides sintéticos apresentam estruturas químicas parecidas e função similar à da testosterona. Desse modo, pode-se estimar que há uma conexão entre a estrutura dos compostos e sua ação fisiológica.
Leia os textos a seguir.
Texto I
Segundo pesquisa do arquiteto Valério Augusto Soares de Medeiros, as cidades brasileiras estão entre as mais difíceis do mundo para as pessoas se deslocarem, por se assemelharem, em muitos casos, a verdadeiros labirintos com um padrão viário parecido com o de uma “colcha de retalhos”, como pode ser evidenciado a seguir na malha viária de Uberlândia (MG), considerada uma das mais complexas do país. Uberlândia é um dentre vários exemplos de cidades de médio porte do país que sofreram com o rápido crescimento demográfico e espacial e apresentam sérios problemas de mobilidade urbana na atualidade.
Texto II
Em um cenário em que os problemas com o trânsito são evidentes, a tecnologia vem mudando o tom da conversa, passando a discutir e propor soluções para a mobilidade nas cidades. Aplicativos para smartphones, por exemplo, podem não só melhorar a experiência na estrada, mas também resolver problemas comuns do dia a dia, trazendo mais comodidade e qualidade de vida para motoristas e passageiros.
Uma das tecnologias que já faz parte da rotina dos motoristas são os aplicativos de GPS, que aparecem entre os favoritos dos usuários. Apps como o Waze não apenas mostram as melhores rotas disponíveis para um destino, como também funcionam de forma colaborativa. O app identifica vias congestionadas, apontando até mesmo o motivo da lentidão em determinado local — como um buraco na estrada ou uma colisão entre dois veículos, por exemplo, identificados por outros motoristas. Com isso, a ferramenta ajuda o motorista a escolher o caminho mais livre para seguir viagem com tranquilidade, com direito ao tempo estimado de cada uma das rotas.
ENTENDA como a tecnologia transforma a mobilidade nas cidades. NSC Total, 25 set. 2019. Disponível em: https://www.nsctotal.com.br/noticias/entenda-como-a-tecnologia-transforma-a-mobilidade-nas-cidades. Acesso em: 23 mar. 2021.
Considerando as informações apresentadas e os seus conhecimentos,
a) As cidades labirínticas são marcadas pela fragmentação do traçado urbano, com bairros e vias de circulação descontínuos e pouco interligados, os quais afetam a fluidez do tráfego e, consequentemente, a mobilidade da população.
b) Os aplicativos de GPS conduzem os motoristas a rotas alternativas, onde existe um fluxo menor de carros e que, normalmente, são pouco conhecidas em cidades muito labirínticas, ajudando a desafogar as principais vias de circulação, que costumam ficar congestionadas em horários de pico. Além disso, esses aplicativos emitem alertas sobre obras e acidentes que ajudam os motoristas a planejar melhor os seus trajetos.
Em 2015, o déficit habitacional estimado no Brasil correspondia a 6,355 milhões de domicílios, dos quais 5,572 milhões, ou 87,7%, estavam localizados nas áreas urbanas e 783 mil unidades encontravam-se nas áreas rurais.
Com base nas informações fornecidas e em seus conhecimentos, faça o que se pede.
a) As maiores taxas de déficit habitacional urbano ocorrem nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul. Já o déficit rural ocorre, principalmente, nas regiões Nordeste e Norte do país.
b) Em termos de localização do déficit habitacional, há diferenças entre as regiões brasileiras. Nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, o déficit habitacional nas áreas urbanas ultrapassa 90%. Já nas regiões Norte e Nordeste, ainda que o déficit habitacional urbano seja alto (mais de 70%), o espaço rural ainda tem peso relativamente alto na carência de moradia: na região Norte corresponde a 21,8%, e na região Nordeste, a 26,8%.
Leia o excerto abaixo.
[...] as cidades do futuro, em vez de feitas de vidro e aço, como fora previsto por gerações anteriores de urbanistas, serão construídas em grande parte de tijolo aparente, palha, plástico reciclado, blocos de cimento e restos de madeira. Em vez das cidades de luz arrojando-se aos céus, boa parte do mundo urbano do século XXI instala-se na miséria, cercada de poluição, excrementos e deterioração. [...]
DAVIS, Mike. Planeta Favela. São Paulo: Boitempo, 2006. p. 28-29.
Responda:
a) Ao contrário das otimistas previsões de urbanistas do passado, que acreditavam que as cidades do futuro seriam compostas por grandes prédios construídos com materiais adequados, como vidro e aço, o autor defende no texto que, na verdade, as cidades do futuro serão marcadas pela excessiva poluição e habitações precárias associadas à elevada pobreza de sua população.
b) Espaços urbanos degradados com muita miséria, poluição e carência de moradia são característicos de países em desenvolvimento, cujo processo de urbanização ocorreu em ritmo muito acelerado e envolvendo pessoas que incharam os principais centros urbanos, sem haver políticas habitacionais e de planejamento urbano. Além disso, as infraestruturas disponíveis ou construídas não foram suficientes para atender às necessidades da população após o rápido crescimento da demanda.
(Enem)
A Em Forma é uma revista destinada às mulheres, às expectativas de consumo que podem ser produzidas ou que se encontram no horizonte de uma feminilidade urbana contemporânea impelida à disputa no mercado afetivo masculino (as mulheres da Em Forma são jovens e heterossexuais). A Em Forma tem como conteúdo central de suas reportagens dietas e séries de exercícios, fármacos para a pele e o cabelo, com fins de embelezamento do corpo e cuidados com a saúde, e reportagens com temas de autoajuda. Ela organiza-se em seções específicas: 1. Fitness; 2. Beleza; 3. Dieta e nutrição; 4. Bem-estar; e 5. Especial. Além dessas seções, apresenta sempre uma reportagem com a “Garota da capa” e outras minisseções que veiculam conteúdos similares aos das seções fixas.
ALBINO, B. S.; VAZ, A. F. O corpo e as técnicas para o embelezamento feminino. Movimento, n. 1, 2008 (adaptado).
Considerando-se as expectativas sobre as feminilidades produzidas pela mídia, na revista mencionada a prática de exercícios tem corroborado para a construção de uma feminilidade
plural, que prioriza a saúde, o bem-estar e a beleza.
hegemônica, que normatiza a heterossexualidade e a jovialidade.
heterogênea, prevendo a existência de corpos com diferentes formas.
padronizada, que privilegia a autonomia das mulheres sobre seu estilo de vida.
cristalizada, desconsiderando as expectativas de consumo na contemporaneidade.
Qual é o tema e o objetivo do podcast?
O tema é a experiência de cirurgia plástica feita por uma jovem estudante, chamada Alícia Keyt. O objetivo é ilustrar a questão da utilização de procedimentos estéticos por jovens.
(Enem)
Reprodução/Enem, 2016.
Nessa campanha publicitária, para estimular a economia de água, o leitor é incitado a
adotar práticas de consumo consciente.
alterar hábitos de higienização pessoal e residencial.
contrapor-se a formas indiretas de exportação de água.
optar por vestuário produzido com matéria-prima reciclável.
conscientizar produtores rurais sobre os custos de produção.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas