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Questão 01 - Língua Inglesa - Módulo 3 - What did you use to do? - Exercícios - Developing skills - BY NC 3.0BR

ENEM

Viva la Vida

I used to rule the world Seas would rise when I gave the word Now in the morning and I sleep alone Sweep the streets I used to own I used to roll the dice Feel the fear in my enemy’s eyes Listen as the crowd would sing “Now the old king is dead! Long live the king!” One minute I held the key Next the walls were closed on me And I discovered that my castles stand Upon pillars of salt and pillars of sand […]

MARTIN, C. Viva la vida, Coldplay. In: Viva la vida or Death and all his friends. Parlophone, 2008.

Letras de músicas abordam temas que, de certa forma, podem ser reforçados pela repetição de trechos ou palavras. O fragmento da canção Viva la vida, por exemplo, permite conhecer o relato de alguém que



( a )

costumava ter o mundo aos seus pés e, de repente, se viu sem nada. 

( b )

almeja o título de rei e, por ele, tem enfrentado inúmeros inimigos. 

( c )

causa pouco temor a seus inimigos, embora tenha muito poder. 

( d )

limpava as ruas e, com seu esforço, tornou-se rei de seu povo. 

( e )

tinha a chave para todos os castelos nos quais desejava morar.

Resposta:

Há a expressão used to (indicando o que já foi e não é mais) em oposição a now. A canção é visivelmente sobre alguém que descobriu que seus “castelos estavam sobre pilares de sal e de areia”, ou seja, houve um efêmero período em que ela/ele se achava “rainha/ rei”, mas atualmente isso não existe mais.

Quando o Enem se aventura a usar textos poéticos (na maioria das vezes são letras de canções de sucesso), o texto deve ser interpretado com base no que o candidato tem à sua disposição, ou seja, as palavras. É praticamente como ler prosa, pois interpretações mais profundas costumam gerar polêmica por invadirem uma área subjetiva. Uma pessoa pode identificar em uma obra poética um sentimento ou uma mensagem que outro leitor não vê, e isso pode ser motivo para a anulação da questão. Por isso, as interpretações no Enem costumam ser tão objetivas quanto possível, embora isso possa parecer paradoxal.

Questão 01 - Biologia - Módulo 5 - Célula (parte II) - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Leia o trecho da notícia a seguir.

Por que sequenciar o genoma do novo coronavírus é importante

[...] O material genético do SARS-cov-2, mais especificamente, é formado por RNA – uma fita simples que contém a sequência de bases nitrogenadas que regulam suas atividades. Sequenciar o seu genoma, então, é literalmente descobrir a ordem em que cada base aparece nessa fita. São mais ou menos 29 mil bases no novo coronavírus.

O sequenciamento do vírus em um dos primeiros pacientes de Wuhan, epicentro do surto na China, foi o primeiro a ser completado, ainda no começo de janeiro de 2020. E os resultados permitiram concluir que o novo patógeno é bastante parecido com um outro coronavírus, responsável por causar a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS). Desde então, diversos outros sequenciamentos foram feitos – e mostraram algumas diferenças em relação ao modelo de Wuhan. E essas discrepâncias são essenciais para entendermos o caminho do vírus.

Sequenciamentos diferentes indicam que o SARS-cov-2 vem sofrendo mutações, formando “sub-grupos” do mesmo vírus. Segundo estimativas, isso vem acontecendo a uma frequência de uma mutação por mês, mais ou menos. Mas essas mudanças revelam também quais vírus são mais próximos uns dos outros e quais são mais distantes – permitindo que se construa uma “árvore genealógica” deles. E, cruzando isso com informações geográficas, é possível saber qual surto deu origem a qual. [...]

O sequenciamento brasileiro, por exemplo, revelou que o vírus que chegou aqui tem três mutações que o diferem do vírus de Wuhan. Ao mesmo tempo, seu código genético é muito próximo do encontrado no coronavírus da Alemanha – o que confirma a origem europeia do caso brasileiro. Usando essas informações, é possível mapear o espalhamento do vírus com muito mais eficácia do que tentando identificar qual pessoa passou a doença para outra. Além disso, acompanhar as mutações do vírus é importante para estudar possíveis vacinas ou métodos de diagnóstico. Isso porque mutações no código genético podem se traduzir em mudanças na atividade do vírus, como na sua estrutura ou na forma que infecta humanos (isso ainda não se verificou o caso do SARS-cov-2; as mutações até agora não tiveram consequências significativas). É o que acontece com a gripe, por exemplo – todos os anos, as vacinas têm que ser atualizadas porque o antígeno muda com muita frequência.

O inverso também funciona: voltando na linha do tempo e procurando pelos vírus com menos mutações entre si, é possível identificar com mais certeza o surgimento da doença em humanos – apesar de se saber que ela surgiu em Wuhan, ainda não está certo se houve um paciente 1 que passou a doença para outras pessoas e quando isso teria acontecido.

CARBINATTO, Bruno. Por que sequenciar o genoma do novo coronavírus é importante. Superinteressante, 25 mar. 2020. Disponível em: https://super.abril.com.br/ciencia/por-que-sequenciar-o-genomado-novo-coronavirus-e-importante/. Acesso em: 18 abr. 2020.

Ao final do ano de 2019, assistimos ao surgimento do novo coronavírus, o SARS-CoV-2, causador de uma síndrome respiratória. No mundo todo, pesquisadores iniciaram uma corrida científica para conhecer as características desse organismo, visando à compreensão da disseminação da doença, a busca de medicamentos adequados e de uma vacina.

O sequenciamento do genoma do vírus em tempo recorde mostra a vitalidade da Ciência brasileira. Com os conhecimentos desenvolvidos com o estudo deste módulo, podemos entender o que é gene e como sua expressão está relacionada às características do ser vivo.

Encontre no texto um erro sobre um dos principais conceitos estudados neste módulo. Como o texto pode ser corrigido para remover o erro?

Resposta:

Por que sequenciar o genoma do novo coronavírus é importante

[...] O material genético do SARS-cov-2, mais especificamente, é formado por RNA – uma fita simples que contém a sequência de bases nitrogenadas que regulam suas atividades. Sequenciar o seu genoma, então, é literalmente descobrir a ordem em que cada base aparece nessa fita. São mais ou menos 29 mil bases no novo coronavírus.

O sequenciamento do vírus em um dos primeiros pacientes de Wuhan, epicentro do surto na China, foi o primeiro a ser completado, ainda no começo de janeiro de 2020. E os resultados permitiram concluir que o novo patógeno é bastante parecido com um outro coronavírus, responsável por causar a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS). Desde então, diversos outros sequenciamentos foram feitos – e mostraram algumas diferenças em relação ao modelo de Wuhan. E essas discrepâncias são essenciais para entendermos o caminho do vírus.

Sequenciamentos diferentes indicam que o SARS-cov-2 vem sofrendo mutações, formando “sub-grupos” do mesmo vírus. Segundo estimativas, isso vem acontecendo a uma frequência de uma mutação por mês, mais ou menos. Mas essas mudanças revelam também quais vírus são mais próximos uns dos outros e quais são mais distantes – permitindo que se construa uma “árvore genealógica” deles. E, cruzando isso com informações geográficas, é possível saber qual surto deu origem a qual. [...]

O sequenciamento brasileiro, por exemplo, revelou que o vírus que chegou aqui tem três mutações que o diferem do vírus de Wuhan. Ao mesmo tempo, seu código genético é muito próximo do encontrado no coronavírus da Alemanha – o que confirma a origem europeia do caso brasileiro. Usando essas informações, é possível mapear o espalhamento do vírus com muito mais eficácia do que tentando identificar qual pessoa passou a doença para outra. Além disso, acompanhar as mutações do vírus é importante para estudar possíveis vacinas ou métodos de diagnóstico. Isso porque mutações no código genético podem se traduzir em mudanças na atividade do vírus, como na sua estrutura ou na forma que infecta humanos (isso ainda não se verificou o caso do SARS-cov-2; as mutações até agora não tiveram consequências significativas). É o que acontece com a gripe, por exemplo – todos os anos, as vacinas têm que ser atualizadas porque o antígeno muda com muita frequência.

O inverso também funciona: voltando na linha do tempo e procurando pelos vírus com menos mutações entre si, é possível identificar com mais certeza o surgimento da doença em humanos – apesar de se saber que ela surgiu em Wuhan, ainda não está certo se houve um paciente 1 que passou a doença para outras pessoas e quando isso teria acontecido.

CARBINATTO, Bruno. Por que sequenciar o genoma do novo coronavírus é importante. Superinteressante, 25 mar. 2020. Disponível em: https://super.abril.com.br/ciencia/por-que-sequenciar-o-genomado-novo-coronavirus-e-importante/. Acesso em: 18 abr. 2020.

Professor, os trechos sublinhados contêm erro conceitual, pois confundem o código genético com o genoma do vírus. No primeiro trecho, o correto seria: “Ao mesmo tempo, seu genoma é muito próximo do encontrado no coronavírus da Alemanha”. No segundo trecho, “Isso porque mutações no genoma do vírus podem se traduzir em mudanças na atividade do vírus”. O código genético é universal e degenerado, portanto não há mutações nesse código, mas sim mudanças no genoma viral que podem alterar suas características biológicas.

Sugerimos que a atividade seja desenvolvida em casa, se não houver tempo disponível para sua realização em sala de aula.

Questão 01 - Biologia - Módulo 4 - Célula (parte I) - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Unirio-RJ) Algumas pessoas, após constatarem que o feijão que prepararam ficou muito salgado, colocam pedaços de batatas para torná-lo menos salgado. Durante este procedimento, ocorre o seguinte processo no caldo do feijão:



( a )

O sal passa para a batata por osmose, diminuindo o gosto salgado.

( b )

O amido da batata, pela fervura, é transformado em glicose, “adoçando” o feijão.

( c )

O sal passa, por transporte ativo, para a batata, diminuindo o gosto salgado.

( d )

O amido da batata se dissolve, diminuindo o gosto salgado.

( e )

O sal se difunde pela batata, diminuindo sua concentração.

Resposta:

Alternativa e.

Como a intenção é retirar o sal do feijão e transferi-lo para os tecidos da batata, o processo que ocorre é difusão, e não osmose, que se refere unicamente à movimentação da água.

Questão 01 - Biologia - Módulo 6 - Célula (parte III) - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Leia o trecho da notícia a seguir.

Doenças lisossômicas

Os lisossomos, descritos por De Duve e Wattiaux em 1966, são organelas citoplasmáticas delimitadas por membranas próprias, que não contêm DNA ou ribossomos e se encontram presentes em todas as células eucarióticas. [...]

Os lisossomos possuem mais de 50 hidrolases ácidas, enzimas com atividade proteica particular, envolvidas na degradação de macromoléculas das células, incluindo proteínas, carboidratos, ácidos nucleicos e lipídios. [...]

Tais enzimas são sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso, transportadas para o complexo de Golgi, onde recebem marcadores que permitem o direcionamento das mesmas até o lisossomo. Algumas enzimas lisossômicas podem ser secretadas e endocitadas por outras células, fenômeno que é a base para algumas estratégias de tratamento deste grupo de doenças como a terapia de reposição enzimática e o transplante de medula óssea. [...]

BOY, Raquel; SCHWART, Ida. As doenças lisossômicas e tratamento das mucopolissacaridoses. Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto, Rio de Janeiro, v. 10, supl. 2, p. 61-72, ago. 2011. Disponível em: http://revista.hupe.uerj.br/ detalhe_artigo.asp?id=107. Acesso em: 16 abr. 2020.

Você saberia agora dizer que problemas podem ser advindos da falta de uma enzima do lisossomo? Como essa organela é responsável por processos de digestão, a falta de um único tipo de enzima pode ocasionar a formação de lisossomos cheios de inclusões não digeridas, que se acumulam

Na doença de Gaucher, por exemplo, há deficiência da enzima beta-glicocerebrosidase, que compromete o metabolismo lipídico, resultando em acúmulo de glicocerebrosídio nos macrófagos. Com isso, essas importantes células envolvidas com processos de defesa e de limpeza de células mortas e defeituosas não funcionam direito. A doença acarreta problemas no fígado e no baço e redução do número de plaquetas.

Segundo o texto, existem mais de 50 enzimas envolvidas na digestão intracelular nos lisossomos. Considerando a função dessas organelas, discuta com seus colegas quais as possíveis consequências que a ausência ou a produção de uma enzima lisossômica defeituosa poderiam provocar no organismo. Reflita, ainda, sobre por que a reposição de enzimas e o transplante de medula podem ser tratamentos para essas doenças.

Resposta:

Professor, os alunos devem relacionar que, como os lisossomos são responsáveis por processos de digestão, a falta de um único tipo de enzima pode fazer com que a digestão de determinada substância não ocorra, implicando o acúmulo de lisossomos cheios de inclusões não digeridas no interior das células, além do efeito cascata, que poderia prejudicar todo o organismo.

Questão 01 - Matemática - I - Módulo 1 - Introdução ao estudo de conjuntos - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Seja o conjunto A = {2, {3}, {2, 3}}. Assinale a alternativa correta.



( a )

{2} ∈ A

( b )

{3} ∉ A

( c )

2 ∈ A

( d )

A ∈ {2, 3}

( e )

{2, 3} ∉ A

Resposta:

Alternativa c.

Todas as alternativas trazem uma relação de pertinência entre elemento e o conjunto A. Os únicos elementos que pertencem ao conjunto A são 2, {3} e {2, 3}. Qualquer representação diferente dessas não é um elemento de A.

Questão 01 - História - Módulo 1 - Antiguidade – Cidadania e democracia - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

ENEM (PPL)

Mirem-se no exemplo Daquelas mulheres de Atenas Vivem pros seus maridos Orgulho e raça de Atenas.

BUARQUE, C.; BOAL, A. “Mulheres de Atenas”. In: Meus caros amigos, 1976. Disponível em: http://letras.terra.com.br. Acesso em: 4 dez. 2011 (fragmento).

Os versos da composição remetem à condição das mulheres na Grécia antiga, caracterizada, naquela época, em razão de



( a )

sua função pedagógica, exercida junto às crianças atenienses. 

( b )

sua importância na consolidação da democracia, pelo casamento. 

( c )

seu rebaixamento de status social frente aos homens. 

( d )

seu afastamento das funções domésticas em períodos de guerra. 

( e )

sua igualdade política em relação aos homens.

Resposta:

As mulheres atenienses não eram consideradas cidadãs nem exerciam a democracia ateniense, portanto estavam submetidas aos homens.

Questão 01 - História - Módulo 2 - Idade Média - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

ENEM

A casa de Deus, que acreditam una, está, portanto, dividida em três: uns oram, outros combatem, outros, enfim, trabalham. Essas três partes que coexistem não suportam ser separadas; os serviços prestados por uma são a condição das obras das outras duas; cada uma por sua vez encarrega-se de aliviar o conjunto [...] Assim a lei pode triunfar e o mundo gozar da paz.

ALDALBERON DE LAON. In: SPINOSA, F. Antologia de textos históricos medievais. Lisboa: Sá da Costa, 1981.

A ideologia apresentada por Aldalberon de Laon foi produzida durante a Idade Média. Um objetivo de tal ideologia e um processo que a ela se opôs estão indicados, respectivamente, em:



( a )

Justificar a dominação estamental / revoltas camponesas. 

( b )

Subverter a hierarquia social / centralização monárquica. 

( c )

Impedir a igualdade jurídica / revoluções burguesas. 

( d )

Controlar a exploração econômica / unificação monetária. 

( e )

Questionar a ordem divina / Reforma católica. 

Resposta:

A ideologia apresentada no texto tem como objetivo reforçar a divisão estamental da Idade Média – “uns oram, outros combatem, outros, enfim, trabalham”. E os movimentos que mais se opuseram a isso foram as revoltas camponesas.

Questão 01 - Física - Módulo 1 - Introdução à Cinemática - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

A figura abaixo representa a imagem de um satélite que registra o movimento de dois carros e um ônibus em uma rodovia e, com o auxílio de tecnologias avançadas, consegue verificar que as velocidades escalares, em módulo, dos veículos são: vA = 60 km/h, vB = 50 km/h e vC = 50 km/h.

Baseando-se nas informações dadas, é correto afirmar que: 



( a )

o carro A está em repouso em relação ao carro B. 

( b )

o carro A está em repouso em relação ao ônibus C. 

( c )

o carro B está em repouso em relação ao ônibus C. 

( d )

o ônibus C está em repouso em relação à rodovia. 

( e )

o carro B está em movimento em relação ao ônibus C.

Questão 01 - História - Módulo 3 - Europa Moderna: absolutismo, mercantilismo e Expansão Marítima - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Ibmec-RJ) Na opinião de Alexandre Delevre, a monarquia inglesa apresentava uma característica que a diferenciava das demais monarquias europeias:

Nas outras monarquias da Europa, procura-se ganhar a benevolência do rei; na Inglaterra, o rei procura ganhar a benevolência [da Câmara] dos Comuns.

Esta afirmativa é o resultado:



( a )

da grande afinidade e respeito mútuo entre o rei e o Parlamento, desde o século XII. 

( b )

de um processo político que marcou o século XVII, especialmente em decorrência da Revolução Gloriosa. 

( c )

do processo de desgaste do poder real, que chegou a ser abolido na Inglaterra após a morte da rainha Vitória. 

( d )

de uma prática política que, diferentemente do restante da Europa, não incluiu em nenhum momento a adoção do absolutismo como forma de governo. 

( e )

da decisão popular, ratificada pela Magna Carta, de não conceder ao rei poder algum além da simbólica chefia de Estado.

Resposta:

Alternativa a fala em século XII, enquanto o rei só passa a respeitar a Câmara dos Comuns depois da Revolução Gloriosa, em 1688, no final do século XVII. A alternativa c contém erro de datas, porque o poder real foi abolido na Inglaterra em 1640, e não na morte da rainha Vitória, no final do século XIX. O absolutismo existiu na Inglaterra antes do Parlamento; por isso, a alternativa d não está correta. A alternativa e está errada porque a monarquia tem poder, e não somente simbólico, na Inglaterra, até os dias atuais.

Questão 01 - Matemática - I - Módulo 2 - Aplicações de conjuntos - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Você conhece os grupos sanguíneos presentes no sangue humano? Leia o texto abaixo e descubra.

ONDE O SANGUE É PRODUZIDO? QUAIS SÃO OS GRUPOS SANGUÍNEOS?

O sangue é produzido na medula óssea dos ossos chatos (vértebras, costelas, quadris, crânio e externo). Nas crianças, o sangue também é produzido nos ossos longos, como o fêmur – que realizam a produção de sangue.

Os grupos sanguíneos identificados são o “A”, “B”, “O” e “AB”. No Brasil, existe a predominância do grupo O com fator RH positivo (O+ – 36%), seguido pelo grupo A com fator RH positivo (A+ – 34%), em seguida aparece o grupo B com RH positivo (B+ – 8%) e, por último, o grupo AB com fator RH positivo (AB+ – 2,5%).

Disponível em: http://www.saude.mt.gov.br/hemocentro/pagina/79/o-que-e-sangue-e-tipos- sanguineos. Acesso em: 18 ago. 2020.

Em uma instituição de doação de sangue, em seu estoque, constam 1400 bolsas de sangue, sendo 605 para o grupo sanguíneo com o antígeno A, 240 para o grupo sanguíneo com o antígeno B e 88 para o grupo sanguíneo com o antígeno AB. Determine a quantidade de bolsas de sangue do grupo sanguíneo com o antígeno O.

Resposta:

643 bolsas de sangue

Do enunciado, temos:

U = 1 400

n(A) = 605

n(B) = 240

 n(A ∩ B) = 88

 n(A ∪ B) = 605 + 240 - 88 = 757

Como U = 1 400, temos:

n(O) = 1 400 - 757 = 643

Portanto, o número de bolsas de sangue do grupo sanguíneo com o antígeno O é 643.

Questão 01 - Física - Módulo 2 - Movimento uniforme - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Um objeto realiza um movimento uniforme em determinado referencial. Suas posições variam com o tempo segundo os dados da tabela:

a) Determine o espaço inicial s0 e a velocidade escalar v do movimento.

b) O movimento é progressivo ou retrógrado?

c) Qual é a função horária do movimento?

 

Resposta:

a) s0 = 160 m v = -10 m/s

b) Retrógrado (v<0).

c) s = 160 - 10 . t

Questão 01 - Matemática - I - Módulo 5 - Introdução à função - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

A seção Para começar mostrou como funciona o cálculo do imposto de renda devido em 2020. Quando os valores do imposto devido estão muito próximos a determinado limite das faixas da alíquota pode ocorrer de uma pessoa que ganha um pouco a mais do que outra ter um imposto devido substancialmente maior. Vamos analisar isso na seguinte situação.

Considere que a pessoa A tem salário mensal de R$ 2.800,00 e o salário da pessoa B é de R$ 2.900,00, ambos já com os descontos do INSS. Responda às questões a seguir.

a) Qual é a diferença, após o desconto do INSS, entre o salário anual dessas duas pessoas?

b) Qual era o imposto devido antes das deduções legais da pessoa A?

c) Qual era o imposto devido antes das deduções legais da pessoa B?

d) Qual era a diferença entre o imposto devido antes das deduções legais entre essas duas pessoas?

Resolução

a) Como a diferença mensal é de R$ 100,00, a diferença anual é de R$ 1.200,00.

d) R$ 5.220,00 - R$ 2.520,00 = R$ 2.700,00

Portanto, a diferença é de R$ 2.700,00.

Questão 01 - Física - Módulo 4 - Movimento uniformemente variado - estudo gráfico - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UEL-PR) O desrespeito às leis de trânsito, principalmente àquelas relacionadas à velocidade permitida nas vias públicas, levou os órgãos regulamentares a utilizarem meios eletrônicos de fiscalização: os radares capazes de aferir a velocidade de um veículo e capturar sua imagem, comprovando a infração ao Código de Trânsito Brasileiro. Suponha que um motorista trafegue com seu carro à velocidade constante de 30 m/s em uma avenida cuja velocidade regulamentar seja de 60 km/h. A uma distância de 50 m, o motorista percebe a existência de um radar fotográfico e, bruscamente, inicia a frenagem com uma desaceleração de 5 m/s2. Sobre a ação do condutor, é correto afirmar que o veículo:



( a )

não terá sua imagem capturada, pois passa pelo radar com velocidade de 50 km/h.

( b )

não terá sua imagem capturada, pois passa pelo radar com velocidade de 60 km/h.

( c )

terá sua imagem capturada, pois passa pelo radar com velocidade de 64 km/h.

( d )

terá sua imagem capturada, pois passa pelo radar com velocidade de 66 km/h.

( e )

terá sua imagem capturada, pois passa pelo radar com velocidade de 72 km/h.

Questão 01 - Matemática - II - Módulo 2 - Razões e proporções - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

O carro Ford Galaxie 500 foi um dos maiores carros produzidos no Brasil. Uma miniatura desse carro foi produzida na escala 1 : 43. Sabendo que ela possui 12,4 cm de comprimento, quanto mede o comprimento, em metro, do Ford Galaxie 500 de 1967 em seu tamanho real?

Resposta:

Para resolver esse problema, basta aplicarmos o conceito de escala.

⇒  R = 533,2 cm =,332 m

Questão 01 - Geografia - Módulo 6 - Climas do mundo e biomas - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Pecados do mar de Aral

O mar de Aral está implantado entre o Cazaquistão e o Usbequistão e, durante milhares de anos, foi alimentado por dois rios – o Amu Darya e o Syr Darya. Sem escoamento, o nível das águas do mar era mantido graças a um equilíbrio natural entre o afluxo de água e a sua evaporação.

Durante séculos, o mar de Aral e os seus deltas asseguraram o sustento de uma miríade de povoados distribuídos ao longo da Rota da Seda, que unia a China à Europa. Estas antigas populações de tajiques, usbeques e cazaques e outros grupos étnicos prosperaram como agricultores, pescadores, pastores, mercadores e artesãos.

A situação alterou-se quando a República Soviética Socialista dos Usbeques passou a fazer parte do então frágil império soviético, na década de 1920, e Estaline decidiu transformar estas repúblicas da Ásia Central em gigantescas plantações de algodão. O clima árido desta zona do planeta está mal talhado para acolher uma cultura tão sedenta de água e os soviéticos desenvolveram um dos mais ambiciosos projetos de engenharia da história mundial, escavando à mão milhares de quilômetros de canais de irrigação para transvasar as águas do Amu Darya e do Syr Darya para o deserto circundante. [...]

Em 1987, o nível das águas baixou drasticamente, dividindo o mar em dois: um mar setentrional, localizado no Cazaquistão, e um mar meridional, nas fronteiras do Karakalpakstão. [...]

A única luz brilhante nesta triste saga é a recuperação recente do mar setentrional. Em 2005, após financiamento do Banco Mundial, os cazaques finalizaram a construção de uma barragem de 13 quilômetros na margem sul do mar setentrional, criando assim uma superfície de água totalmente distinta, alimentada pelo Syr Darya. Desde a construção da barragem que o mar setentrional tem recuperado mais depressa do que se previa. Mas a barragem separou o mar meridional das suas fontes de abastecimento de água, tornando o seu destino definitivo. [...]

Entre as décadas de 1920 e 1960, os funcionários costumavam citar o mais famoso climatologista da Rússia, Alexander Voeikov, que certa vez se referiu ao mar de Aral como “evaporador inútil” e “erro da natureza”. O senso comum soviético dessa época entendia que as culturas agrícolas valiam mais do que o peixe. [...]

SYNNOTT, Mark. Pecados do mar de Aral. National Geographic Portugal. Disponível em: . Acesso em: 9 jun. 2020.

O impacto ambiental relatado representa a capacidade das sociedades humanas de alterar a dinâmica e o equilíbrio de um ambiente. Para atender a demandas econômicas, alguns locais são desestruturados, inviabilizando a manutenção dos ecossistemas e prejudicando as próprias atividades econômicas.

Por isso, é fundamental conhecer as características de cada ambiente e, antes de qualquer tipo de intervenção, identificar os impactos que as atividades econômicas vão provocar e de que forma reduzir tais impactos.

Há real interesse em proteger ou regenerar ambientes ameaçados? Até que ponto governos, empresas e população estão dispostos a promover amplos debates sobre o uso sustentável dos recursos? Qual é a real dimensão das interferências humanas sobre os ambientes naturais? Até quando serão tomadas decisões baseadas no imediatismo e no lucro gerado pelas atividades econômicas? Estas são questões cada vez mais fundamentais para a humanidade.

Questão 01 - Língua Inglesa - Módulo 3 - What did you use to do? - Exercícios - Practice - BY NC 3.0BR

Mark the best option to complete the sentences.

a) Japanese TV shows are not something new. In the 70’s, kids _________ National Kid, a funny superhero who had a secret identity as a schoolteacher.

( ) used to watch ( ) was watching ( ) watch ( ) did watched ( ) usually watch

b) In 2002, when Brazil _________ the World Cup, my friends and I _____________ until the next morning

( ) used to win – would celebrate ( ) would win – used to celebrate ( ) won – celebrated ( ) won – used to celebrate ( ) won – would celebrate

c) My father _________ a cassette tape with songs that he repeated over and over in the car. I _________ him to play something else, but he _________ they were “classics”. It was very annoying.

( ) have – used to ask – didn’t use to say ( ) would have – asked – used to say ( ) did he have – did ask – would say ( ) used to have – would ask – said ( ) did he use to have – ask – used to say

d) Who _________ your favorite character in How I Met Your Mother?

( ) were ( ) used to be ( ) would they be ( ) didn’t it use to be ( ) did you use to be

Resposta:

a) used to watch

b) won – celebrated

c) used to have – would ask – said

d) used to be

Questão 01 - Biologia - Módulo 5 - Célula (parte II) - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UFPA) Em 1953, Watson e Crick decifraram que a estrutura da molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico) é uma dupla hélice, responsável pelas características dos organismos. Com os conhecimentos atuais, julgue as afirmativas sobre a molécula de DNA:

I. Na autoduplicação da molécula de DNA, cada filamento original serve de molde para a síntese de um novo filamento (duplicação semiconservativa).

II. A base nitrogenada adenina emparelha-se com a citosina, enquanto a timina emparelha-se com a guanina.

III. As bases nitrogenadas dos dois filamentos estão unidas por ligações denominadas pontes de hidrogênio.

Está ou estão corretas as afirmativas:



( a )

I somente.

( b )

II somente.

( c )

I e II.

( d )

I e III.

( e )

II e III.

Resposta:

Alternativa d.

O pareamento indicado no item II está errado; a adenina faz ligações de hidrogênio com a timina, e a citosina, com a guanina.

Questão 01 - Língua Inglesa - Módulo 3 - What did you use to do? - Exercícios - Developing skills: How to - BY NC 3.0BR

ENEN

A tira, definida como um segmento de história em quadrinhos, pode transmitir uma mensagem com efeito de humor. A presença desse efeito no diálogo entre Jon e Garfield acontece porque



( a )

Jon pensa que sua ex-namorada é maluca e que Garfield não sabia disso. 

( b )

Jodell é a única namorada maluca que Jon teve, e Garfield acha isso estranho. 

( c )

Garfield tem certeza de que a ex-namorada de Jon é sensata, o maluco é o amigo. 

( d )

Garfield conhece as ex-namoradas de Jon e considera mais de uma como maluca. 

( e )

Jon caracteriza a ex-namorada como maluca e não entende a cara de Garfield.

Questão 01 - História - Módulo 2 - Idade Média - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

(UEA-AM)

A Igreja, em torno de 1030, proclamou que, segundo o plano divino, os homens dividiam-se em três categorias: os que rezam, os que combatem, os que trabalham, e que a concórdia reside na troca de auxílios entre eles. Os trabalhadores mantêm, com sua atividade, os guerreiros, que os defendem, e os homens da Igreja, que os conduzem à salvação. Assim a Igreja defendia, de maneira lúcida, o sistema político baseado na senhoria.

DUBY, Georges. Arte e sociedade na Idade Média, 1997. Adaptado.

Segundo essa definição do universo social, feita pela Igreja cristã da Idade Média, a sociedade medieval era considerada:



( a )

injusta e imperfeita, na medida em que as atividades dos servos os protegiam dos riscos a que estavam submetidos os demais grupos sociais. 

( b )

perfeita, porque era sustentada pelas atividades econômicas da agricultura, do comércio e da indústria. 

( c )

sagrada, contendo três grupos sociais que deveriam contribuir para o congraçamento dos homens. 

( d )

dinâmica e mutável, na medida em que estava dividida entre três estamentos sociais distintos e rivais. 

( e )

guerreira, cabendo à Igreja e aos trabalhadores rurais a participação direta nas lutas e empreitadas militares dos cavaleiros.

Resposta:

Somente a alternativa c está correta. Na Europa medieval, prevaleceu o poder da Igreja católica, que organizou toda a vida social, econômica e cultural. A cultura era profundamente cristã, ancorada na ideia de teocentrismo. A sociedade era hierarquizada, estamental, com baixa mobilidade social. Havia três grupos sociais com funções bem definidas: o clero, oratores, tinha a função de cuidar da vida espiritual; a nobreza, belatores, fazia a defesa militar da sociedade; e os servos, laboratores, mantinham a sociedade com seu trabalho e o pagamento de pesados impostos. Dessa forma, a sociedade era concebida de maneira “trina” e sagrada. As demais alternativas estão incorretas.

Questão 01 - História - Módulo 1 - Antiguidade – Cidadania e democracia - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Futebol e alienação – O esporte mais popular do mundo pode ser o contrário de “ópio do povo”

O futebol geralmente leva a culpa pela alienação das pessoas, embora não haja pesquisa científica confirmando que a área do cérebro responsável pela preocupação com a posição do nosso time na tabela esteja roubando espaço do lobo cerebral da conscientização política. Por desígnio divino ou evolução da espécie, temos a capacidade de nos informar sobre vários assuntos.

Essa Eurocopa forneceu o cenário perfeito para quem gosta de chamar futebol de ópio do povo: uma competição esportiva disputada na França sacudida por protestos contra as reformas trabalhistas. Uma foto que parece ter sido tirada para ilustrar essa noção correu o mundo no domingo: separadas pela torre Eiffel, vemos uma multidão acompanhando a final da Euro em um telão e outra correndo da polícia em uma manifestação.

Mas o futebol serve para mais coisas além da simplificação política, graças a Deus ou aos bretões. Uma delas é nos dar esperanças em um mundo que parece cada vez mais regido pelo determinismo – de vez em quando, recebemos sinais de que o acaso e o improvável têm chance, afinal.

Foi a Eurocopa dos azarões: a Islândia roubou a cena, a Irlanda do Norte forneceu o hino (impossível tirar “Will Grigg is on fire” da cabeça) e Portugal, com seus seis empates no tempo regulamentar, levantou a taça debaixo dos bigodes dos anfitriões.

O gol do título foi de Éder, reserva nascido na Guiné- -Bissau, rejeitado pelos pais e criticado pela torcida – em maio assisti a um amistoso entre Portugal e Noruega no Estádio do Dragão; quando ele marcou um gol torcedores em redor gritaram “milagre”. Imagino o espanto deles agora, depois de constatar que raios podem cair duas vezes no mesmo lugar.

E o capitão Cristiano Ronaldo ainda dedicou o título a “todos os imigrantes”. Se você souber tirar as lições certas, futebol pode ser antônimo de alienação.

BRANCO, Arnaldo. Futebol e alienação. O Globo, 12 jul. 2016. Disponível em: https://oglobo.globo.com/esportes/ futebol-alienacao-19690400#ixzz6KBwC1a00. Acesso em: 17 jun. 2020.

O futebol é, muitas vezes, considerado um instrumento de alienação das massas. No título do texto, o autor levanta a hipótese de o futebol ser justamente o oposto disso. Se o futebol é o espetáculo de alienação, o estádio é o “circo” contemporâneo.

Até que ponto o futebol pode ser usado como instrumento de alienação? Em algum momento dos séculos XX e XXI o futebol foi usado politicamente para esse fim? Além dos exemplos apresentados no texto, há outros momentos em que um evento esportivo, não só ligado ao futebol, foi usado para manifestação de mobilização e luta política?

Resposta:

Converse com os alunos sobre a importância do papel do futebol. Aproveite para destacar que regimes autoritários como o fascismo italiano e a Ditadura Militar no Brasil usaram o futebol para estimular o nacionalismo e a identificação do povo com o governo. A série documental Memórias do ChumboO Futebol nos Tempos do Condor, com direção de Lúcio de Castro, lançada em 2012 pele canal ESPN apresenta a relação entre o futebol e as ditaduras militares da América do Sul. O episódio sobre o Brasil, disponível no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=JYPGMktWMnc), pode ser muito útil para ajudar o professor na condução dessa conversa. Além disso, os Jogos Olímpicos foram usados pela Alemanha nazista e durante a Guerra Fria pelos EUA e pela URSS.

Questão 01 - Física - Módulo 2 - Movimento uniforme - Exercícios resolvidos - BY NC 3.0BR

No mundo de hoje a acessibilidade é um direito e, para garanti-lo, são necessárias algumas adaptações, como as rampas em locais públicos, conforme mostra a figura.

Suponha que a rampa desenhada na figura tenha 6 m de comprimento. Se, sobre a rampa, um cadeirante mover sua cadeira com velocidade constante de 0,2 m/s, o tempo necessário para conseguir vencer o desnível do ponto mais baixo ao mais alto é, em segundos,



( a )

12. 

( b )

15. 

( c )

20. 

( d )

30. 

( e )

45.

Resposta:

Usando a equação horária do movimento uniforme, teremos:

s = s0 + v t

Δs = v t

6 = 0,2 t

t = 30 s

Questão 01 - Física - Módulo 1 - Introdução à Cinemática - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir.

Não dá para escapar do radar de velocidade média. Nós explicamos

Por ora, não haverá multas. Mas, assim que for homologado e regulamentado, vai ser difícil escapar da autuação por excesso de velocidade.

O prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB), anunciou que a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) passará a notificar motoristas que ultrapassarem a velocidade máxima ao longo de diferentes vias expressas.

A nova medição, chamada de velocidade média, ainda não foi regulamentada pelo Contran, então os avisos não têm peso de multa.

O órgão regulatório, no entanto, já tem estudos para normatizar essa nova forma de fiscalização – e não dá brechas para espertinhos.

Primeiro, é preciso entender como ocorre a fiscalização de velocidade. No Brasil há três principais tipos de radares: os estáticos (posicionados sobre tripés e, por isso, erroneamente chamados de móveis), portáteis (pistolas que são apontadas pelo agente aos veículos) e os fixos.

No entanto, sistemas de leitura automática de placas (LAP) cada vez mais rápidos permitiram a criação de mais um método de aferição, o de velocidade média.

Funciona assim: em um trecho de via expressa ou rodovia, um radar faz a leitura das placas de todos os veículos que passam por aquele ponto.

Alguns quilômetros adiante, outro radar faz a mesma checagem. Então, um computador efetua o cálculo de quanto tempo o automóvel demorou para percorrer aquele trecho em questão.

Em uma via com máxima de 60 km/h, por exemplo, um carro deverá passar por um trecho de 2 km em, no mínimo, 1,79 minuto (ou, aproximadamente, 107 segundos, já considerando a tolerância legal de 7 km/h). Se ele chegar ao segundo radar em um tempo menor do que isso, será autuado.

A grande sacada é que não há formas práticas ou legais para burlar esse sistema. A primeira (e mais óbvia) alternativa seria sair da via antes de passar pelo segundo radar.

Só que essa medição só ocorre em vias expressas e rodovias, e em trechos onde não há saídas ou comércios lindeiros. Outra opção é reduzir a velocidade após acelerar (como muita gente faz antes dos radares fixos) ou mesmo parar no acostamento.

Só que nas vias expressas onde há essa medição nem sempre há acostamento ou espaço de recuo – e, quando eles existem, só devem ser usados para emergências, sob pena de (outra) multa.

Andar devagar após acelerar seria a única alternativa, se não fosse pouco prática e complexa. Vamos supor, por exemplo, que um carro acelera a 80 km/h logo após entrar naquele mesmo trecho de 2 km. Se ele percorrer 1,5 km nessa velocidade, precisará percorrer os 500 metros finais a desanimadores 45,5 km/h – quase 15 km/h abaixo da velocidade máxima.

[...]

Em resumo: os frustrados motoristas metidos a piloto não terão outra alternativa senão seguir as leis de trânsito.

[...]

RIBEIRO, Rodrigo. Não dá para escapar do radar de velocidade média. Nós explicamos, 27 set. 2017. Quatro Rodas. Disponível em: https://quatrorodas.abril.com. br/noticias/nao-da-para-escapar-do-radar-de-velocidade-media-e-explicamoso-porque/. Acesso em: 22 abr. 2020.

As medidas públicas que visam reduzir a quantidade de acidentes nas vias brasileiras são de extrema importância. O avanço tecnológico permitiu desenvolver radares que registram, de forma mais precisa, a velocidade média dos veículos que circulam.

Com base no texto e em seu conhecimento, pense em novas medidas que possam ser tomadas a fim de reduzir o número de acidentes e aumentar a segurança nas vias brasileiras.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - Substantivos e artigos: nomear, especificar, generalizar - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

ENEM

MANDIOCA – mais um presente da Amazônia

Aipim, castelinha, macaxeira, maniva, maniveira. As designações de Manihot utilissima podem variar de região, no Brasil, mas uma delas deve ser levada em conta em todo o território nacional: pão-de-pobre – e por motivos óbvios. Rica em fécula, a mandioca – uma planta rústica e nativa da Amazônia disseminada no mundo inteiro, especialmente pelos colonizadores portugueses – é a base de sustento de muitos brasileiros e o único alimento disponível para mais de 600 milhões de pessoas em vários pontos do planeta, e em particular em algumas regiões da África. 

O melhor do Globo Rural. Fev. 2005 (fragmento).

De acordo com o texto, há no Brasil uma variedade de nomes para a Manihot utilissima, nome científico da mandioca. Esse fenômeno revela que



( a )

existem variedades regionais para nomear uma mesma espécie de planta. 

( b )

mandioca é nome específico para a espécie existente na região amazônica. 

( c )

“pão-de-pobre” é designação específica para a planta da região amazônica. 

( d )

os nomes designam espécies diferentes da planta, conforme a região. 

( e )

a planta é nomeada conforme as particularidades que apresenta.

Resposta:

A questão aborda a função do substantivo e seu uso do ponto de vista da variação linguística regional.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Estudo analítico do texto I - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP) Examine a capa da revista Superinteressante, publicada em julho de 2019.

a) Indique o duplo sentido presente na manchete da capa da revista, explicitando os elementos linguísticos utilizados.

b) Explique como a imagem e o texto se combinam na construção do sentido.

Resposta:

a) A presença de uma vírgula separando a palavra paranoia, aranoia termo que caracteriza determinados distúrbios psíquicos, sugere a presença do verbo para, associado ao vocativo ara noia. Como se trata de uma edição voltada para um circuito oia específico da psicologia e da psiquiatria, infere-se que se trata de uma estratégia de conscientização da necessidade de tratamento para as pessoas que sofrem desse tipo de doença.

b) A imagem de uma pessoa com cabelos revoltos e sentada em um sofá em situação de desalento e confusão emocional coaduna-se com a frase do texto que alerta para a necessidade de tratamento terapêutico como forma de enfrentar transtornos afetivos ou mentais.

Questão 01 - História - Módulo 3 - Europa Moderna: absolutismo, mercantilismo e Expansão Marítima - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Leia informações sobre alguns alimentos difundidos pelo mundo por causa das trocas comerciais no contexto da Expansão Marítima europeia.

GLOBALIZAÇÃO GASTRONÔMICA

As grandes navegações mexeram no cardápio da humanidade

VAIVÉM DE SABORES

A origem e o destino dos principais alimentos

PIMENTÃO

Originário da América, foi levado para a Espanha. Dali chegou à Hungria, onde passou a ser usado como matéria- -prima para a páprica. Também fez sucesso na Tailândia, na Coreia, na Índia e em vários países africanos.

BATATA

Era consumida nos Andes, onde hoje ficam o Equador e o Peru. Descoberta pelos espanhóis, foi plantada na Galícia, na península Ibérica e na Itália. Só depois se difundiu no resto da Europa e na Ásia.

MILHO

Veio da América Central e foi cultivado em Portugal. Logo estava nas mesas do sul da França e do norte da Itália, onde foi usado para fazer fubá. Depois de chegar à Ásia, tornou-se comum na culinária oriental.

TOMATE

Assim como a mandioca, o abacaxi e o mamão, partiu das Américas e acabou na Ásia, após passar pela Europa. Esses alimentos faziam tanto sucesso no Oriente que acabaram usados como moeda.

ABACATE

Ao lado do cacau e do feijão, é um alimento típico da América Central que conquistou o gosto europeu. O cacau, que entre os astecas era consumido salgado e com pimenta, passou a ser cozido com açúcar.

LARANJA

Muitas frutas de sabor e aroma exóticos para o paladar dos europeus foram descobertas na Ásia. É o caso da laranja e da manga, que, da península Ibérica, acabaram introduzidas no resto do continente e nas Américas.

UVA

Como o trigo e o azeite, tinham grande valor na região do Mediterrâneo. Tornaram-se os alimentos simbólicos para o cristianismo e se alastraram pelo mundo. Hoje, vinhos e pães são consumidos em todo lugar.

ESPECIARIAS

A noz-moscada, o cravo e o gengibre eram comprados na Indonésia. A primenta-do-reino vinha do sul da Índia e a canela, do Ceilão, atual Sri Lanka. Os produtos eram reunidos em Goa, de onde partiam rumo a Lisboa.

TONTON, Rafael. Globalização gastronômica. Aventuras na História, 23 out. 2017. Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/acervo/globalizacao- gastronomica-473343.phtml. Acesso em: 17 abr. 2020.

Você já refl etiu sobre como as tecnologias de navegação aprimoradas e desenvolvidas a partir do século XV causaram impactos na vida contemporânea? Além da globalização gastronômica, que outros efeitos podemos perceber?

Discuta o tema com seus colegas.

Resposta:

O objetivo desta Situação-problema é que os alunos percebam como o aprimoramento das técnicas de navegação trouxe profundas mudanças. As viagens marítimas tornaram-se mais comuns, possibilitando a circulação de pessoas, mercadorias, plantas e animais. As distâncias foram encurtadas, iniciando o processo de globalização que hoje vivemos de forma tão intensa.

Questão 01 - Física - Módulo 2 - Movimento uniforme - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Uma partícula descreve um movimento uniforme cuja função horária é s = -2 + 5 t, com s em metros e t em segundos. Nesse caso, podemos afirmar que a velocidade escalar da partícula é:



( a )

-2 m/s e o movimento é retrógrado. 

( b )

-2 m/s e o movimento é progressivo. 

( c )

5 m/s e o movimento é progressivo. 

( d )

5 m/s e o movimento é retrógrado. 

( e )

-2,5 m/s e o movimento é retrógrado.

Questão 01 - História - Módulo 6 - Sistema Colonial: América espanhola e inglesa - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

ENEM

O encontro entre o Velho e o Novo Mundo, que a descoberta de Colombo tornou possível, é de um tipo muito particular: é uma guerra – ou a Conquista –, como se dizia então. E um mistério continua: o resultado do combate. Por que a vitória fulgurante, se os habitantes da América eram tão superiores em número aos adversários e lutaram no próprio solo? Se nos limitarmos à conquista do México – a mais espetacular, já que a civilização mexicana é a mais brilhante do mundo pré-colombiano – como explicar que Cortez, liderando centenas de homens, tenha conseguido tomar o reino de Montezuma, que dispunha de centenas de milhares de guerreiros?

TODOROV, T. A conquista da América. São Paulo: Martins Fontes, 1991 (adaptado). 

No contexto da conquista, conforme análise apresentada no texto, uma estratégia para superar as disparidades levantadas foi:



( a )

implantar as missões cristãs entre as comunidades submetidas. 

( b )

utilizar a superioridade física dos mercenários africanos. 

( c )

explorar as rivalidades existentes entre os povos nativos. 

( d )

introduzir vetores para a disseminação de doenças epidêmicas. 

( e )

comprar terras para o enfraquecimento das teocracias autóctones.

Resposta:

Os espanhóis exploraram as divergências entre os ameríndios como aconteceu no Império Inca, quando Francisco Pizarro aproveitou-se da disputa pelo trono para dividir os súditos de Atahualpa e Huáscar.

Questão 01 - Geografia - Módulo 5 - Climatologia geográfica: bases conceituais - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Unesp) A distribuição da radiação solar pela superfície terrestre é o principal desencadeador de fenômenos atmosféricos. Nas regiões de maior latitude, a incidência de raios solares é



( a )

difusa, o que promove baixas temperaturas médias.

( b )

dispersa, o que promove áreas de baixa pressão.

( c )

concentrada, o que promove altas temperaturas médias.

( d )

variável, o que promove estações do ano bem definidas.

( e )

perpendicular, o que promove áreas de clima seco.

Resposta:

Alternativa a.

Nas regiões de maior latitude, a exemplo da zonas glaciais, entre 66° e 90° de latitude, a incidência de radiação solar é bastante difusa, é oblíqua, ou seja, inclinada em relação à superfície esférica do planeta. Assim, a radiação atravessa uma porção maior de atmosfera e o clima varia entre subpolar e polar, com baixas temperaturas, alta amplitude térmica anual, menor pluviosidade e elevada precipitação nival.

Questão 01 - Geografia - Módulo 6 - Climas do mundo e biomas - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Mackenzie-SP)

Está restrito a pequenos trechos, normalmente próximos a desertos, como na Califórnia, Estados Unidos; na região central do Chile; nos extremos norte e sul da África; e no sul da Europa. É caracterizado por verões quentes e secos – em função da expansão das massas de ar seco dos desertos vizinhos – e por invernos brandos e úmidos – período em que essas massas de ar recuam e ficam estacionárias nos desertos.

LUCCI, BRANCO e MENDONÇA. Território e Sociedade no Mundo Globalizado. São Paulo: Saraiva, 2014, p. 119.

Assinale a opção correspondente ao tipo de clima descrito.



( a )

Clima Temperado.

( b )

Clima Mediterrâneo.

( c )

Clima de Montanha.

( d )

Clima Tropical.

( e )

Clima Desértico.

Resposta:

Alternativa b.

O clima mediterrâneo caracteriza-se por apresentar verões quentes e secos e invernos amenos e úmidos. As alternativas incorretas são: a, porque o clima temperado apresenta quatro estações bem definidas; c, porque o clima de montanha apresenta baixas temperaturas e precipitação em forma de neve; d, porque o clima tropical apresenta verões e invernos quentes com chuvas concentradas no verão; e, porque o clima desértico apresenta elevadas médias térmicas, alta amplitude térmica diária e escassez pluviométrica.

Questão 01 - Matemática - II - Módulo 2 - Razões e proporções - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

ENEM

Numa atividade de treinamento realizada no Exército de um determinado país, três equipes – Alpha, Beta e Gama – foram designadas a percorrer diferentes caminhos, todos com os mesmos pontos de partida e de chegada.

• A equipe Alpha realizou seu percurso em 90 minutos com uma velocidade média de 6,0 km/h.

• A equipe Beta também percorreu sua trajetória em 90 minutos, mas sua velocidade média foi de 5,0 km/h.

• Com uma velocidade média de 6,5 km/h, a equipe Gama concluiu seu caminho em 60 minutos.

Com base nesses dados, foram comparadas as distâncias dBeta; dAlpha e dGama percorridas pelas três equipes.

A ordem das distâncias percorridas pelas equipes Alpha, Beta e Gama é



( a )

dGama 

( b )

dAlpha = dBeta 

( c )

dGama 

( d )

dBeta 

( e )

dGama 

Resposta:

Calculando a distância, em km, percorrida por cada equipe, temos:

Em consequência, vem dGama , dBeta , dAlpha.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas