Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
(Cefet-RJ) O café solúvel é obtido a partir do café comum dissolvido em água. A solução é congelada e, a seguir, diminui-se bruscamente a pressão. Com isso, a água passa direta e rapidamente para o estado gasoso, sendo eliminada do sistema por sucção. Com a remoção da água do sistema, por esse meio, resta o café em pó e seco. Identifique as mudanças de estado físico ocorridas neste processo:
solidificação e fusão.
vaporização e liquefação.
fusão e ebulição.
solidificação e sublimação.
(Uece) Nas Olimpíadas de Pequim, atletas brasileiros competiram e trouxeram medalhas para o nosso País. Para realizar atividades físicas dessa natureza, os atletas gastam muita energia. Assim, antes das competições, os atletas devem consumir preferencialmente alimentos ricos em:
Sais minerais.
Proteínas.
Carboidratos.
Vitaminas.
Os carboidratos, como o amido, após a digestão, fornecem glicose, que é a principal fonte de energia imediata para a realização de atividades físicas.
The Simple Present and the Present Progressive are two verb tenses we use to express ideas and events in the present. But how much do you remember about these tenses? Do the activities and fi nd out!
Use the words in the box to complete the descriptions of the functions of the verb tenses.
action • event • progress • true
a) We use the Simple Present to say that an ______________ or event is ______________ in the present.
b) We use the Present Progressive to say that an action or ______________ is in ______________ at the moment we are speaking.
a) action / true
b) event / progress
Por avião, a distância de Curitiba e Salvador é de aproximadamente 1 800 km. Devido a ventos favoráveis, partindo de Salvador com destino a Curitiba, um avião desenvolve, em relação à Terra, uma velocidade média 100 km/h superior à velocidade média da viagem em sentido contrário. Somados, o tempo de ida e o tempo de volta dessa viagem totalizam 4 h e 15 min.
Qual é a velocidade média do avião, em relação à Terra, de Curitiba a Salvador?
A velocidade média do avião de Curitiba a Salvador é v = 800 km/h.
Analise o diagrama de fases da água para responder às questões:
a) É possível encontrar água líquida em uma pressão abaixo de 0,006 atm?
b) É possível solidificar a água a uma temperatura de 50 °C apenas por aumento de pressão?
c) Uma amostra de gelo a 220 °C e 100 atm foi aquecida até 280 °C na mesma pressão. Descreva o que ocorre com essa amostra durante o aquecimento.
Sugerimos utilizar a questão 1 para explicar aos alunos como ler e interpretar as informações do diagrama de fases. Durante a leitura do gráfico, aproveite para comentar:
• Ponto triplo: condição de pressão e temperatura em que é possível encontrar os três estados físicos em equilíbrio.
• Temperatura crítica: temperatura em que acima dela não é possível liquefazer um gás apenas por aumento da pressão. Utilizando o conceito de temperatura crítica, é possível diferenciar vapor de gás:
• Vapor: substância no estado gasoso que está a uma temperatura abaixo de sua temperatura crítica.
• Gás: substância no estado gasoso que está a uma temperatura maior do que sua temperatura crítica.
a) Não, abaixo de 0,006 atm só é possível encontrar água nos estados sólido e gasoso.
b) Não, a 50 °C só é possível ter água líquida e água gasosa.
c) Inicialmente o gelo, que estava a -20 °C e 100 atm, começa a aquecer (seguindo o tracejado para a direita). Quando a amostra atinge a temperatura X, o gelo começa a derreter. Depois disso, a água líquida começa a aquecer. Quando sua temperatura atinge o valor Y, ocorre a ebulição. Após essa temperatura, o vapor é aquecido até 280 °C.
Nos grandes centros urbanos, a concentração de poluentes é bastante elevada, podendo provocar desconforto físico e problemas respiratórios. Sendo assim, o monitoramento da concentração desses poluentes por parte do governo é de fundamental importância para que medidas de promoção da saúde pública sejam tomadas.
O gráfico a seguir mostra a variação da concentração de dois poluentes atmosféricos (CO e NO2 ) ao longo do dia:
Fonte: Variação da concentração média de alguns poluentes ao longo do dia. Cãmara Municipal de Almada. Disponível em: http://www.m-almada.pt/portal/page/portal/AMBIENTE/AR/?amb=0eam biente_ar=13757892ecboui=13757892. Acesso em: 29 abr. 2020.
Analise o gráfico e responda às questões:
a) Qual é o poluente mais abundante ao meio-dia?
b) Descreva o comportamento da concentração de NO2 ao longo do dia.
c) Sabendo que o monóxido de carbono é produzido durante a queima de derivados do petróleo, proponha uma explicação que justifique as maiores concentrações dessa substância por volta das 8 h e das 19 h.
a) O poluente mais abundante ao meio-dia é o monóxido de carbono (CO).
b) A concentração de NO2 fica oscilando próximo a 10 μg/m3 até por volta das 5 h, quando começa a aumentar.
No período da manhã, por volta das 8 h, a concentração de NO2 chega ao maior valor do período (aproximadamente, 35 μg/m3 ), quando começa a diminuir, chegando até 15 μg/m3 , por volta das 13 h. Depois desse horário, a concentração começa a aumentar até alcançar o valor máximo do dia, por volta das 19 h.
c) O texto do enunciado do item c fornecem uma informação relevante: o monóxido de carbono é produzido durante a queima de derivados de petróleo.
A partir dessa informação, uma explicação possível para as maiores concentrações de CO serem às 8 h e às 19 h é a maior quantidade de veículos na rua durante esses dois períodos.
(Unicamp-SP) Esteiras rolantes horizontais são frequentemente instaladas em grandes aeroportos para facilitar o deslocamento das pessoas em longos corredores. A figura a seguir mostra duas esteiras rolantes que se deslocam em sentidos opostos com velocidades constantes em relação ao piso em repouso ( e ) e de mesmo módulo, igual a 1,0 m/s. Em um mesmo instante, duas pessoas (representadas por A e B que se deslocavam com velocidade constante de módulo igual a vA = 1,5 m/s e vB = 0,5 m/s em relação ao piso e em sentidos contrários entram nas esteiras e continuam caminhando como anteriormente, como mostra a figura. As esteiras rolantes têm comprimento total de 120 m.
a) Calcule o tempo necessário para que a pessoa A chegue até a outra extremidade da esteira rolante.
b) Quanto tempo depois de entrarem nas esteiras as pessoas A e B passam uma pela outra?
a) Professor, não é necessário explicitar a regra do encadeamento para a resolução desse exercício.
Como a pessoa A se movimenta no mesmo sentido da esteira, sua velocidade em relação à Terra é igual à soma das duas velocidades:
O tempo necessário para§ que a pessoa chegue até a outra extremidade é:
b) Note que, no momento do encontro, a soma das distâncias percorridas pelas pessoas é 120 m.
dA + dB = 120 m
Em que d = v · t. Assim:
2,5 · t + 1,5 · t = 120 m
Logo: t = 30 s
(Vunesp) Examine o cartum de Steinberg, publicado em seu Instagram em 06.04.2019.
Para o cartunista, a diferença entre estar ou não estar de dieta limita-se a um sentimento de
culpa.
euforia.
tristeza.
vazio.
satisfação.
Esaú e Jacó
Ora, aí está justamente a epígrafe do livro, se eu lhe quisesse pôr alguma, e não me ocorresse outra. Não é somente um meio de completar as pessoas da narração com as ideias que deixarem, mas ainda um par de lunetas para que o leitor do livro penetre o que for menos claro ou totalmente escuro.
Por outro lado, há proveito em irem as pessoas da minha história colaborando nela, ajudando o autor, por uma lei de solidariedade, espécie de troca de serviços, entre o enxadrista e os seus trabalhos.
Se aceitas a comparação, distinguirás o rei e a dama, o bispo e o cavalo, sem que o cavalo possa fazer de torre, nem a torre de peão. Há ainda a diferença da cor, branca e preta, mas esta não tira o poder da marcha de cada peça, e afinal umas e outras podem ganhar a partida, e assim vai o mundo.
ASSIS, M. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1964 (fragmento).
O fragmento do romance Esaú e Jacó mostra como o narrador concebe a leitura de um texto literário. Com base nesse trecho, tal leitura deve levar em conta:
o leitor como peça fundamental na construção dos sentidos.
a luneta como objeto que permite ler melhor.
o autor como único criador de significados.
o caráter de entretenimento da literatura.
a solidariedade de outros autores.
Considerando que as usinas hidrelétricas são as principais fontes de energia elétrica no Brasil e que a crise hídrica ocorrida entre os anos de 2014 e 2016 demonstrou que a escassez de água implica também falta de energia elétrica, visto que a água represada nos reservatórios é a que faz girar as turbinas das hidrelétricas em um processo que transforma a energia cinética em elétrica. Assim, como dependemos de um recurso natural finito para a obtenção de energia elétrica, a conscientização de um menor consumo energético é de extrema importância para a preservação desse recurso.
Pensando desse modo, uma forma de diminuir o consumo de eletricidade é a substituição de lâmpadas incandescentes (baixa eficiência) por lâmpadas fluorescentes ou LEDs (alta eficiência).
As imagens a seguir representam os componentes utilizados nas lâmpadas incandescentes e fluorescentes.
Com base na leitura do texto e na análise das imagens, responda aos itens:
a) Durante muitos anos, a lâmpada mais utilizada nas casas foi a incandescente. Explique por que o filamento de tungstênio foi o mais apropriado para esse tipo de lâmpada?
b) Analise a afirmação: “o descarte das lâmpadas fluorescentes pode ser feito do mesmo jeito que o das lâmpadas incandescentes”. Você concorda ou discorda dessa afirmação? Justifique sua resposta.
c) Para responder a este item, leia o texto a seguir e analise a imagem.
[...] Uma lâmpada incandescente comumente utilizada em residências é a lâmpada de 60 Watts. Em uma casa com 10 lâmpadas ligadas em uma média de 6 horas diárias, por um período de cinco anos, estas lâmpadas gastarão mais de 6 000 kWh, o que significa um grande consumo de energia elétrica.
As lâmpadas fluorescentes compactas de 15 ou 18 W substituem uma lâmpada incandescente de 60 W, porém com consumo em torno de 1 900 kWh, considerando os mesmos padrões, bastante econômico quando comparada à incandescente.
Lâmpadas de LED equivalentes a 60 W da incandescente e a 15 W da fluorescente necessitam apenas de 8 Watts para emitir luz, refletindo num gasto bem menor que as demais, cerca de 1 000 kWh. [...]
Fonte: SANTOS, T. S.; BATISTA, M. C.; POZZA, S. A.; ROSSI, L. S. Análise da eficiência energética, ambiental e econômica entre lâmpadas de LED e convencionais. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttextepid=S1413-41522015000400595. Acesso em: 4 maio 2020.
A imagem a seguir foi obtida por uma câmera de infravermelho, que registrou o calor emitido pelas lâmpadas incandescente, LED e fluorescente enquanto acesas.
Quanto mais para o azul estiver a cor, mais fria está a lâmpada; e quanto mais avermelhada a cor, mais quente está a lâmpada.
Da esquerda para a direita, respectivamente, lâmpadas incandescente, LED e fluorescente
Vamos imaginar que você precise escolher uma dessas lâmpadas para colocar em um ambiente fechado que possua um aparelho de ar-condicionado, pensando na eficiência energética e no calor gerado pelas lâmpadas, qual delas seria a melhor opção? Justifique sua resposta.
a) O tungstênio é o elemento químico da tabela periódica que forma a substância simples com a maior temperatura de fusão; assim, quando a corrente elétrica passa pelo filamento, ele aquece, fica incandescente e emite luz, porém não ocorre o derretimento do filamento.
b) Discordo da afirmação. As lâmpadas fluorescentes possuem em sua composição o elemento químico mercúrio. O mercúrio é altamente tóxico, e o descarte desse tipo de lâmpada deve ser feito em locais apropriados para ter o tratamento adequado. Se o descarte for feito em um aterro sanitário, sem nenhum tipo de tratamento, o solo e a água serão contaminados com esse metal pesado. A lâmpada incandescente não possui materiais tóxicos em sua composição, por isso o descarte e a reciclagem são possíveis.
c) Pela análise do texto, a lâmpada de LED é a melhor opção para iluminar o ambiente, pois possui uma eficiência energética maior, consumindo menor quantidade de energia para a mesma luminosidade.
Pela análise da figura, esse tipo de lâmpada emite menor quantidade de calor enquanto acesa. Ao emitir menor quantidade de calor, a temperatura ambiente não aumenta, diminuindo a utilização do ar-condicionado e poupando energia.
Os escravos tornam-se propriedade nossa seja em virtude da lei civil, seja da lei comum dos povos; em virtude da lei civil, se qualquer pessoa de mais de vinte anos permitir a venda de si própria com a finalidade de lucrar conservando uma parte do preço da compra; e em virtude da lei comum dos povos, são nossos escravos aqueles que foram capturados na guerra e aqueles que são filhos de nossas escravas.
CARDOSO, C. F. Trabalho compulsório na Antiguidade. São Paulo: Graal, 2003.
A obra Institutas, do jurista Aelius Marcianus (século III d.C.), instrui sobre a escravidão na Roma Antiga. No direito e na sociedade romana desse período, os escravos compunham uma
mão de obra especializada protegida pela lei.
força de trabalho sem a presença de ex-cidadãos.
categoria de trabalhadores oriundos dos mesmos povos.
condição legal independente da origem étnica do indivíduo.
comunidade criada a partir do estabelecimento das leis escritas.
(Ceeteps-SP)
Durante o ciclo lunar de aproximadamente quatro semanas, observa-se uma mudança no diâmetro da Lua, quando a vemos de um mesmo local da superfície da Terra e sob a mesma altura no céu, relativamente ao horizonte.
A imagem apresenta uma montagem que permite a comparação desses diferentes tamanhos no decorrer de um ciclo completo.
Admitindo que:
• a metade esquerda da imagem corresponde ao maior diâmetro observável da Lua; e
• a metade direita da imagem corresponde ao menor diâmetro observável da Lua.
Podemos dizer que a parte esquerda e a parte direita da imagem correspondem, nesta ordem, ao momento em que a Lua se encontra em seu
apogeu e perigeu.
afélio e periélio.
periélio e afélio.
perigeu e afélio.
perigeu e apogeu.
O perigeu corresponde ao período em que a Lua está mais próxima à Terra e, por isso, aparenta ser maior do que em outros dias. Já o apogeu é o ponto em que a Lua está mais afastada da Terra; desse modo, aparece menor no céu
(UEFS-BA)
Uma empresa anunciou que a partir de 2018 celulares deverão ter um GPS (Sistema de Posicionamento Global) com precisão de até 30 centímetros. Essa situação vai ser benéfica principalmente para quando estamos sendo guiados em ruas que ficam lado a lado, caso de grandes avenidas em que existe uma pista local, uma expressa e uma central. Os GPS atuais raramente acertam em qual das três você está.
(https://tecnologia.uol.com.br, 08.10.2017. Adaptado.)
O funcionamento do GPS é possível devido ao emprego de
sensores de aerofotogrametria.
satélites naturais de precisão.
radares de sensoriamento remoto.
satélites globais de localização.
sensores de energia eletromagnética.
(UFPB)
O espaço geográfico ibero-americano foi constituído a partir do processo de colonização implantado no Novo Mundo por Espanha e Portugal, entre os séculos XV e XVI. Esse espaço foi, inicialmente, regulamentado por uma Bula Papal, que instituiu o Tratado de Tordesilhas, conforme o mapa ao lado. No caso específico do Brasil, o curso da história provocou nova organização desse espaço, resultando em uma dimensão territorial diferente da delimitação proposta originalmente.
Com base no exposto, no mapa e na literatura sobre o tema, é correto afirmar:
O território brasileiro mais do que dobrou o seu tamanho original ao longo de sua história. Esse ganho de terras, antes pertencentes à Espanha, deu-se a oeste da linha demarcatória do Tratado de Tordesilhas.
As terras situadas a leste da linha demarcatória do Tratado de Tordesilhas, pertencentes à Coroa espanhola, foram incorporadas legalmente ao território colonial lusitano no período da fusão dessas Coroas, sob a hegemonia da primeira.
A conquista das terras espanholas por Portugal, localizadas na parte oriental da linha do Tratado de Tordesilhas, foi oficializada pelo Tratado de Madri em 1750.
A divisão das terras coloniais, definida pelo Tratado de Tordesilhas, nunca foi respeitada, tendo em vista ter como marco divisor uma linha imaginária.
As terras espanholas, localizadas a leste da linha do Tratado de Tordesilhas, foram conquistadas pelos bandeirantes, a serviço de Portugal, multiplicando o domínio colonial lusitano.
As entradas e bandeiras, a pecuária, a exploração de recursos naturais e o desenvolvimento de lavouras são alguns dos fatores históricos que determinaram a expansão geoeconômica do território nacional. A expansão da economia foi acompanhada pela expansão do território da América portuguesa.
Leia a reportagem abaixo.
Estamos abertos para negócios, não à venda, diz Groenlândia a Trump
Presidente americano discutiu com assessores a possibilidade de comprar o território dinamarquês
A Groenlândia disse que está aberta para negócios com os Estados Unidos, não à venda, após Donald Trump ter discutido com assessores a ideia de comprar a maior ilha do mundo para expandir a área americana.
Folha de S.Paulo, 16 ago. 2019. Disponível em: . Acesso em: 13 jul. 2020.
Apresente duas razões de ordem econômica e/ou geopolítica que justifiquem o interesse dos Estados Unidos pelo território destacado.
A Groenlândia apresenta parte expressiva de seu território na região ártica, que possui grandes reservas de gás natural e petróleo. A ilha citada desperta interesse estratégico do governo estadunidense, em consequência de sua localização geográfica, situada entre os oceanos Glacial Ártico e Atlântico, o que ampliaria a influência dos Estados Unidos na passagem de navios que circulam pela região.
Além disso, a aquisição da Groenlândia conteria os avanços da China, que tem ampliado sua influência econômica nessas áreas por meio de financiamento de alguns projetos na Groenlândia; e da Rússia, que tem expandido suas atividades militares com o objetivo de obter o controle sobre a região. Comprando a Groenlândia, o atual governo dos Estados Unidos dificulta ou barra a crescente presença dessas potências rivais na região ártica.
O texto a seguir é o resumo de um artigo científico que apresenta uma alternativa à produção de combustíveis fósseis (baseados em petróleo) para automóveis. O objetivo desta atividade é buscar textos científicos em fontes confiáveis e interpretá-los, compreendendo as informações apresentadas e sua importância para a sociedade.
Produção de álcool combustível a partir de carboidratos
Desde os primeiros momentos da indústria automobilística, o álcool tem sido considerado como um combustível viável. De fato, o primeiro modelo desenvolvido por Henry Ford tinha seu motor adaptado para funcionar tanto com álcool como gasolina. Entretanto, como a gasolina tornou-se mais barata e disponível que o álcool, este combustível deixou de ser considerado prioridade até as crises econômica de 1929 e do petróleo dos anos de 1970. Assim, inicialmente a produção de etanol foi justificada por aspectos políticos. Atualmente, a ênfase em redução da poluição e limitação do aquecimento global também têm sido fortes motivações para a continuidade de produção e uso desse combustível renovável. Embora no Brasil o uso de cana-de-açúcar para produção de álcool seja muito bem- -sucedido, outras matérias-primas devem ser consideradas futuramente, seja para possibilitar a produção em regiões sem vocação agrícola para aquela cultura, seja para inclusão de pequenos produtores usando materiais amiláceos [Figura 4] como mandioca e batata-doce, ou com a utilização de materiais lignocelulósicos [Figura 5] quando esta tornar-se uma realidade.
[...]
Glossário amiláceo: alimento fonte de amido. lignocelulósico: alimento fonte de celulose.
MACHADO, Cristina Maria Monteiro; ABREU, Frederique Rosa. Produção de álcool combustível a partir de carboidratos. Revista de política agrícola, ano XV, n. 3, jul./ago./set. 2006. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/63360/1/Paginas-de-pol-agr-03-20062-p.-64-78.pdf. Acesso em: 26 fev. 2020.
Como apresentado no texto, nessa forma de obtenção de energia são usados carboidratos ou celulose produzidos por plantas. Ou seja, os autores desse trabalho propõem a utilização de vegetais, como a mandioca, a batata-doce e as folhas de diversas plantas, para a produção do etanol, o álcool utilizado em carros. Para ler o texto completo, vamos realizar os procedimentos a seguir.
Procedimentos
1. Acesse um site confiável para busca de artigos científicos, como o Google Acadêmico (https://scholar.google.com.br/).
2. Na página do Google Acadêmico, insira o objeto da busca – no caso, “carboidratos combustíveis”.
3. Acesse o seguinte link que aparece como resultado dessa busca: www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/121716
4. Clique no botão “View/Open” ou “Visualizar/Abrir” no final da página e visualize o texto completo apresentado.
Discussão
Converse com os colegas e o professor sobre as vantagens de se utilizar outras fontes além da cana-de-açúcar para a produção de etanol.
Professor, com a proposta apresentada nesta seção, trabalhamos a habilidade EM13CNT303 da BNCC. Nessa habilidade, interpretaremos textos de divulgação científica que tratem de temáticas de Ciências da Natureza com o intuito de construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.
Além do desenvolvimento da competência que está ligada à capacidade procedimental, também trabalharemos o próprio conteúdo contemporâneo envolvido nos textos.
• Think about your routine. Answer these questions.
a) What do you do every morning?
b) What did you do yesterday morning?
c) Do you believe in any causes? What do you do in order to defend it (them)?
d) What did you do to defend that cause last year?
a) Personal answer. Possible answer: “I come to school.”
b) Personal answer. Possible answer: “I came to school.”
c) Personal answer.
d) Personal answer.
Suponha que você esteja fazendo uma viagem de carro com sua mãe ao volante, em uma estrada de mão dupla, com uma só pista para cada sentido e sem uma barreira física para separar as pistas.
As faixas pintadas no centro da pista indicam os trechos em que a ultrapassagem é permitida (linhas tracejadas) ou proibida (linhas contínuas).
Suponha que seu veículo tenha 5 m de comprimento e que se mova a uma velocidade constante de 108 km/h. Logo adiante, sua mãe avista um caminhão com a faixa refletiva abaixo, que trafega a uma velocidade também constante e no valor máximo permitido naquela estrada.
Observando a linha tracejada em seu lado, ela pensa em ultrapassar o caminhão, sem acelerar.
Praticando uma direção defensiva, ela aciona a seta e inicia a ultrapassagem, quando a dianteira de seu veículo atinge a distância segura até a traseira do caminhão, dada pela regra dos 2 segundos.
Regra dos dois segundos Assim que o carro da frente passar por um ponto de referência fixo na margem da estrada (por exemplo, uma árvore, um poste ou uma placa), conte pausadamente: “um e dois”. Se seu veículo estiver a uma distância mínima (D) segura do primeiro, você deve passar pelo mesmo ponto de referência, assim que acabar sua contagem de dois segundos.
Suponha que ela termine o processo de ultrapassagem do caminhão quando a traseira do seu carro esteja à mesma distância segura da dianteira do caminhão.
Para que essa manobra tenha sucesso, determine a extensão da pista usada nessa ultrapassagem.
Vamos primeiro determinar a distância segura:
A velocidade do automóvel (A) é 108 km/h = 30 m/s. Logo, para essa velocidade, a distância segura é 60 m.
A velocidade do caminhão (C) é 90 km/h = 25 m/s.
Vamos determinar a distância total percorrida pelo automóvel para essa ultrapassagem, que corresponde ao comprimento da pista para essa manobra.
Vamos tomar pontos quaisquer pertencentes aos corpos. Por exemplo, um ponto na traseira do automóvel e um ponto na dianteira do caminhão. Observando a figura do início da ultrapassagem, as equações horárias dos movimentos desses pontos representativos dos corpos são, no SI:
Automóvel: SA = 0 + 30 · t
Caminhão: SC = 95 + 25 · t
Observe, na figura que ilustra o final da ultrapassagem, que: Assim, 30 · t = 95 + 25 · t + 60 5 · t = 155
Portanto, o tempo de ultrapassagem é t = 31s . Note que a distância total para a ultrapassagem, indicada por na figura, corresponde ao espaço s do automóvel em t = 31 s (fim da ultrapassagem). Logo,
Consulte a tabela de solubilidade fornecida na seção Neste módulo e responda às questões a seguir:
a) Nos próximos módulos você estudará formas de separar diferentes sólidos. Uma delas é baseada na diferença de solubilidade, o que torna importante saber identificar, a partir do coeficiente de solubilidade, as substâncias mais e menos solúveis em um determinado solvente. Sendo assim, escreva a fórmula da substância mais solúvel e da menos solúvel em água.
b) Qual é a quantidade, em massa, máxima de Ca(NO3)2 que é possível dissolver em 25 mL de água a 25 °C? Dado: considere a densidade da água a 25 °C igual a 1 g/mL.
c) Em um béquer, foram adicionados 18 g de BaS em 200 mL de água a 25 °C. Após certo tempo em repouso, pode-se observar que parte da substância não se dissolveu e sedimentou, conforme ilustrado no esquema a seguir:
Qual é a massa de substância não dissolvida?
Dado: considere a densidade da água a 25 °C igual a 1 g/mL.
a) Substância mais solúvel: Ca(NO3)2 .
Substância menos solúvel: AgCℓ.
b) Utilizando a densidade, concluímos que 25 mL de água possui massa igual a 25 g. Sendo assim:
144 g de Ca(NO3)2 ———— 100 g de água
m ————25 g de água
m = 36 g
c) Considerando a densidade da água, concluímos que 200 mL de água possui massa igual a 200 g.
A partir do valor do coeficiente de solubilidade, é possível calcular a massa máxima de BaS dissolvida em 200 g de água.
8,94 g de BaS ———— 100 g de água
mdissolvida ———— 200 g de água
mdissolvida = 17,88 g
A massa de sal não dissolvida é:
m = madicionada – mdissolvida
m = 18 g – 17,88 g = 0,12 g
(ITA-SP) Considere o diagrama de fases hipotético representado esquematicamente na figura abaixo:
O que representam os pontos A, B, C, D e E?
A: Existência dos estados sólido e gasoso em equilíbrio.
B: Ponto triplo, existência dos estados sólido, líquido e gasoso em equilíbrio.
C: Existência dos estados sólido e líquido em equilíbrio.
D: Existência dos estados líquido e gasoso em equilíbrio.
E: Temperatura crítica.
(Uerj) A figura abaixo mostra dois barcos que se deslocam em um rio em sentidos opostos. Suas velocidades são constantes e a distância entre eles, no instante t, é igual a 500 m.
Nesse sistema, há três velocidades paralelas, cujos módulos, em relação às margens do rio, são:
Estime, em segundos, o tempo necessário para ocorrer o encontro dos barcos, a partir de t.
50 s
Considere que o vetor represente o campo elétrico em um ponto P do espaço.
Quando um corpo contendo uma quantidade de carga elétrica q é colocado em um campo elétrico, uma força de natureza elétrica r F será aplicada nesse corpo. A relação entre a força elétrica e o campo elétrico é dada pela seguinte equação vetorial:
Sabendo que C é o símbolo do coulomb (unidade de carga elétrica), represente o vetor força elétrica que atuará sobre o corpo de carga elétrica q, colocado no ponto P, nas seguintes circunstâncias:
a) q1 = 2C
b) q2 = -1C
c) q3 = -3C
(Uema)
Um noticiário de veiculação nacional apresentou uma matéria sobre racionamento de água. Na ocasião, o governador Geraldo Alckmin deu a seguinte declaração: Na maior estação de tratamento de São Paulo, a água do volume morto do sistema Cantareira começa a passar por uma série de processos químicos até se transformar em água potável.
Sabe-se que o completo tratamento de água compreende diferentes etapas que incluem processos químicos e físicos, conforme a ilustração a seguir.
Fonte: Racionamento de água no sistema Cantareira. Jornal Nacional. São Paulo. TV Globo, 15 maio 2014. Programa de TV (adaptado).
Fonte: HARTWIG, D. R.; SOUZA, E.; MOTA, R. N. Química Geral e Inorgânica. São Paulo: Scipione, 1999.
Com base nas informações contidas no texto e na ilustração, as etapas em que são adicionadas substâncias químicas correspondem às representadas em:
A e B.
A e C.
A e D.
B e C.
C e D.
(UEL-PR) Relacione as imagens às manifestações artísticas a seguir.
(A) Representa a natureza e o cotidiano, bem como a visão do homem na captação de formas simples.
(B) Ocupa espaços públicos, por meio de intervenções e performances artísticas, estabelecendo a relação entre arte e cidade.
(C) Utiliza a pintura para causar efeitos ilusórios por meio da perspectiva arquitetônica das cenas.
(D) Expressa o poder, respeitando as convenções, como a frontalidade e a indicação do lugar das personagens na composição.
Assinale a alternativa que contém a associação correta.
I-B, II-D, III-A, IV-C.
I-C, II-A, III-D, IV-B.
I-C, II-B, III-A, IV-D.
I-D, II-A, III-C, IV-B.
I-D, II-C, III-A, IV-B.
(UEPG-PR) Sobre as propriedades periódicas dos elementos químicos, assinale o que for correto.
01) A segunda energia de ionização é sempre menor que a primeira energia de ionização.
02) Dados dois elementos com a seguinte configuração dos níveis mais energéticos: A = 3s2 3p1 e B = 4s2 4p5, o que apresenta maior raio iônico e afinidade eletrônica é o elemento A.
04) A energia de ionização dos átomos tende a decrescer de cima para baixo no grupo, pois os elétrons mais externos ocupam uma camada mais afastada do núcleo e, portanto, estes se encontram menos fortemente ligados.
08) Os metais alcalinoterrosos são mais eletronegativos que os halogênios.
16) O Mg2+ apresenta menor raio iônico que o Ca2+, sendo Mg (Z = 12) e Ca (Z = 20).
04 + 16 = 20
(Mack-SP) Leia os trechos a seguir.
De Tarkala à cidade de Gana, gastam-se três meses de marcha em um deserto árido. No país de Gana, o ouro nasce como plantas na areia, do mesmo modo que as cenouras. É colhido ao nascer do sol.
Ibn al-Fakih. Citado em: Alberto da Costa e Silva. Imagens da África: da Antiguidade ao século XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, p. 32.
[Gana] é a terra do ouro. (...) Toda a gente do Magreb sabe, e ninguém disto discrepa, que o rei de Gana possui em seu palácio um bloco de ouro pesando 30 arratéis (cerca de 14 kg). Esse bloco de ouro foi criado por Deus, sem ter sido fundido ao fogo ou trabalhado por instrumento. Foi, porém, furado de um lado ao outro, a fim de que nele pudesse ser amarrado o cavalo do rei. É algo curioso que não se encontra em nenhum outro lugar do mundo e que ninguém possui a não ser o rei, que disso se vangloria diante de todos os soberanos do Sudão
Al-Idrisi. Citado em: Alberto da Costa e Silva. Imagens da África: da Antiguidade ao século XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, p. 37.
Os trechos foram escritos por viajantes árabes ao observarem aspectos sobre o Reino de Gana, na África, durante a Idade Média europeia. Pela análise dos excertos, é correto afirmar que tal reino
causava espanto e admiração, tanto pelo desenvolvimento econômico como pelo poder teocrático politeísta do governante.
causava estranhamento em seus visitantes, tanto pela quantidade exagerada de metais preciosos disponíveis como pelo poder autoritário do governante.
provocava perplexidade nos viajantes, pois não compreendiam seu desenvolvimento em meio a um continente marcado pela inexistência de civilizações.
desenvolveu-se sustentado pela riqueza do ouro e pela crença monoteísta, fator que o desqualificava perante os viajantes que ali passavam.
impressionava seus visitantes, tanto pela opulência trazida pelo ouro como pela sua complexa organização política e social.
(UEL-PR)
A respeito do período conhecido como Idade Média, durante muito tempo, historiadores e literatos referiam-se a esses séculos como “Idade das Trevas”. Segundo a historiadora Nuncia S. de Oliveira, por mais que se tenha repensado essas ideias, elas ainda persistem na atualidade. Para a autora,
afinal, quantas vezes não ouvimos críticas àqueles que porventura têm um comportamento fora daqueles tidos como “civilizados” serem chamados de “bárbaros”? Quantas vezes não encontramos o adjetivo medieval ser usado para definir comportamentos violentos? Ou ainda, quem nunca ouviu alguém dizer “não vivemos mais na Idade Média” desejando exaltar a mudança de comportamentos para atitudes “inovadoras” ou “modernas”?
OLIVEIRA, N. S. O estudo da Idade Média em livros didáticos e suas implicações no Ensino de História. Cadernos de Aplicação. n. 1. v. 23. jan/jun. 2010, p. 101-125.
A respeito dessas afirmações que a autora cita, responda aos itens a seguir.
a) Por que se construiu a ideia de Idade Média como a autora coloca?
b) Pode-se ou não contestar essa noção sobre a Idade Média? Justifique sua resposta.
a) Os intelectuais do período do Renascimento ou Iluminismo se percebiam como conhecedores da razão contra o que denominavam misticismo, representado pelo poder da Igreja Católica. Dessa forma, alguns termos passaram a ser utilizados para marcar a diferenciação entre razão e não razão, que permanecem até os dias atuais.
b) Espera-se que os alunos apontem os conhecimentos técnicos, científicos e artísticos do período que mostrem a riqueza artística e cultural desenvolvida durante a Idade Média, para, dessa forma, desconstruir a ideia de “Idade das Trevas”
(IFCE)
O Sistema de Posicionamento Global (SIG) utiliza um conjunto de satélites na órbita da Terra que permite a orientação e a navegação terrestre, aquática e aérea. Existe o segmento espacial, composto por aproximadamente 24 satélites ativos, além do segmento terrestre, composto por antenas e aparelhos de recepção móveis ou acoplados a veículos, a exemplo dos drones que, por GPS (Global Positioning System, em inglês, ou Sistema de Posicionamento Global), fazem o trajeto de reconhecimento de áreas, registros de imagens e viabilizam o desenvolvimento de projetos ambientais e de planejamento. Não são informações possíveis de serem obtidas por meio do GPS:
altitude do relevo e hora precisa.
coordenadas geográficas (latitude e longitude).
rastreamento de veículos, principalmente de cargas.
definição do Horário de Verão e sua hora precisa de início.
rotas para veículos no trânsito urbano e em viagens, sendo necessário estar acoplado a mapas em algum SIG.
d
A alternativa d está incorreta, pois o GPS não determina o horário de verão, sendo responsabilidade dos governos dos países que utilizam esse sistema decidir se o horário de verão será aplicado.
(FGV-SP) Leia o texto.
Sobrevoando o Oceano Ártico, a sensação era de estar diante de um espelho gigante, estilhaçado em milhões de pedacinhos. Em vez de vidro, placas de gelo quebradas, resquícios dos últimos dias de verão, refletiam de forma descontínua os raios de sol. Vistos do alto, de um helicóptero, os pedaços, já frágeis, ocupavam quilômetros de mar, mas, a cada minuto, ondas engoliam mais um trecho da cobertura branca. Diante dos nossos olhos a geleira que cerca o Polo Norte se desfazia, materializando números que, no dia 27 de agosto [2012], já haviam acionado o alarme sobre a situação. Este ano, foi registrado o recorde de derretimento da cobertura de gelo no oceano, desde que as medições começaram a ser feitas, em 1979.
www.ihu.unisinos.br/noticias/514247-artico-registra-recorde-de-degelo-e--aquece-disputa-internacional
Considerando as informações do texto e os conhecimentos sobre a região do Polo Norte, é correto afirmar que o crescente derretimento das geleiras árticas apresenta como uma de suas consequências geopolíticas
a tentativa de povos nativos da região, como os inuits (esquimós), de criar um Estado autônomo.
o retorno das divergências políticas entre os Estados Unidos e a Rússia, semelhante à época da Guerra Fria.
a disputa entre as potências econômicas sobre o petróleo e outros recursos naturais existentes na região.
a expressiva circulação de navios mercantes chineses na região, o que tem gerado protestos da Rússia e da Suécia.
a tentativa de criação de um Conselho de segurança do Ártico, composto pelo G8 mais a China e a Coreia do Sul.
(Unesp-SP) No campo da metalurgia é crescente o interesse nos processos de recuperação de metais, pois é considerável a economia de energia entre os processos de produção e de reciclagem, além da redução significativa do lixo metálico. E este é o caso de uma microempresa de reciclagem, na qual se desejava desenvolver um método para separar os metais de uma sucata, composta de aproximadamente 63% de estanho e 37% de chumbo, usando aquecimento. Entretanto, não se obteve êxito nesse procedimento de separação. Para investigar o problema, foram comparadas as curvas de aquecimento para cada um dos metais isoladamente com aquela da mistura, todas obtidas sob as mesmas condições de trabalho.
Considerando as informações das figuras, é correto afirmar que a sucata é constituída por uma
mistura eutética, pois funde a temperatura constante.
mistura azeotrópica, pois funde a temperatura constante.
substância pura, pois funde a temperatura constante.
suspensão coloidal que se decompõe pelo aquecimento.
substância contendo impurezas e com temperatura de ebulição constante.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas