Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 01 - Química - Módulo 1 - Conceitos fundamentais - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Cefet-RJ) O café solúvel é obtido a partir do café comum dissolvido em água. A solução é congelada e, a seguir, diminui-se bruscamente a pressão. Com isso, a água passa direta e rapidamente para o estado gasoso, sendo eliminada do sistema por sucção. Com a remoção da água do sistema, por esse meio, resta o café em pó e seco. Identifique as mudanças de estado físico ocorridas neste processo:



( a )

solidificação e fusão. 

( b )

vaporização e liquefação. 

( c )

fusão e ebulição. 

( d )

solidificação e sublimação.

Questão 01 - Biologia - Módulo 2 - Bioquímica II - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

(Uece) Nas Olimpíadas de Pequim, atletas brasileiros competiram e trouxeram medalhas para o nosso País. Para realizar atividades físicas dessa natureza, os atletas gastam muita energia. Assim, antes das competições, os atletas devem consumir preferencialmente alimentos ricos em:



( a )

Sais minerais. 

( b )

Proteínas. 

( c )

Carboidratos. 

( d )

Vitaminas.

Resposta:

Os carboidratos, como o amido, após a digestão, fornecem glicose, que é a principal fonte de energia imediata para a realização de atividades físicas.

Questão 01 - Língua Inglesa - Módulo 2 - What did they do? - Exercícios - Review - BY NC 3.0BR

The Simple Present and the Present Progressive are two verb tenses we use to express ideas and events in the present. But how much do you remember about these tenses? Do the activities and fi nd out!

Use the words in the box to complete the descriptions of the functions of the verb tenses.

action • event • progress • true

a) We use the Simple Present to say that an ______________ or event is ______________ in the present.

b) We use the Present Progressive to say that an action or ______________ is in ______________ at the moment we are speaking.

Resposta:

a) action / true

b) event / progress

Questão 01 - História - Módulo 4 - Mundo extraeuropeu - Desafio - BY NC 3.0BR

(Mack-SP) Leia os trechos a seguir.

De Tarkala à cidade de Gana, gastam-se três meses de marcha em um deserto árido. No país de Gana, o ouro nasce como plantas na areia, do mesmo modo que as cenouras. É colhido ao nascer do sol.

Ibn al-Fakih. Citado em: Alberto da Costa e Silva. Imagens da África: da Antiguidade ao século XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, p. 32.

[Gana] é a terra do ouro. (...) Toda a gente do Magreb sabe, e ninguém disto discrepa, que o rei de Gana possui em seu palácio um bloco de ouro pesando 30 arratéis (cerca de 14 kg). Esse bloco de ouro foi criado por Deus, sem ter sido fundido ao fogo ou trabalhado por instrumento. Foi, porém, furado de um lado ao outro, a fim de que nele pudesse ser amarrado o cavalo do rei. É algo curioso que não se encontra em nenhum outro lugar do mundo e que ninguém possui a não ser o rei, que disso se vangloria diante de todos os soberanos do Sudão

Al-Idrisi. Citado em: Alberto da Costa e Silva. Imagens da África: da Antiguidade ao século XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, p. 37.

Os trechos foram escritos por viajantes árabes ao observarem aspectos sobre o Reino de Gana, na África, durante a Idade Média europeia. Pela análise dos excertos, é correto afirmar que tal reino



( a )

causava espanto e admiração, tanto pelo desenvolvimento econômico como pelo poder teocrático politeísta do governante.

( b )

causava estranhamento em seus visitantes, tanto pela quantidade exagerada de metais preciosos disponíveis como pelo poder autoritário do governante. 

( c )

provocava perplexidade nos viajantes, pois não compreendiam seu desenvolvimento em meio a um continente marcado pela inexistência de civilizações. 

( d )

desenvolveu-se sustentado pela riqueza do ouro e pela crença monoteísta, fator que o desqualificava perante os viajantes que ali passavam.

( e )

impressionava seus visitantes, tanto pela opulência trazida pelo ouro como pela sua complexa organização política e social.

Questão 01 - Química - Módulo 2 - Diagrama de fases - Desafio - BY NC 3.0BR

(ITA-SP) Considere o diagrama de fases hipotético representado esquematicamente na figura abaixo:

O que representam os pontos A, B, C, D e E?

Resposta:

A: Existência dos estados sólido e gasoso em equilíbrio.

B: Ponto triplo, existência dos estados sólido, líquido e gasoso em equilíbrio.

C: Existência dos estados sólido e líquido em equilíbrio.

D: Existência dos estados líquido e gasoso em equilíbrio.

E: Temperatura crítica.

Questão 01 - Química - Módulo 2 - Diagrama de fases - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Analise o diagrama de fases da água para responder às questões:

a) É possível encontrar água líquida em uma pressão abaixo de 0,006 atm?

b) É possível solidificar a água a uma temperatura de 50 °C apenas por aumento de pressão?

c) Uma amostra de gelo a 220 °C e 100 atm foi aquecida até 280 °C na mesma pressão. Descreva o que ocorre com essa amostra durante o aquecimento.

Resposta:

Sugerimos utilizar a questão 1 para explicar aos alunos como ler e interpretar as informações do diagrama de fases. Durante a leitura do gráfico, aproveite para comentar:

• Ponto triplo: condição de pressão e temperatura em que é possível encontrar os três estados físicos em equilíbrio.

• Temperatura crítica: temperatura em que acima dela não é possível liquefazer um gás apenas por aumento da pressão. Utilizando o conceito de temperatura crítica, é possível diferenciar vapor de gás:

• Vapor: substância no estado gasoso que está a uma temperatura abaixo de sua temperatura crítica.

• Gás: substância no estado gasoso que está a uma temperatura maior do que sua temperatura crítica.

a) Não, abaixo de 0,006 atm só é possível encontrar água nos estados sólido e gasoso.

b) Não, a 50 °C só é possível ter água líquida e água gasosa.

c) Inicialmente o gelo, que estava a -20 °C e 100 atm, começa a aquecer (seguindo o tracejado para a direita). Quando a amostra atinge a temperatura X, o gelo começa a derreter. Depois disso, a água líquida começa a aquecer. Quando sua temperatura atinge o valor Y, ocorre a ebulição. Após essa temperatura, o vapor é aquecido até 280 °C.

Questão 01 - Revisão - Exercícios - Matemática B - BY NC 3.0BR

(Unifesp-SP) A tabela indica o quadro de medalhas dos seis países primeiros colocados nos jogos Pan-Americanos realizados na cidade de Lima, que terminaram em agosto de 2019. Essa edição marcou a conquista do maior número de medalhas pelo Brasil, desde sua primeira participação nos jogos.

Disponível em: www.uol.com.br. Acesso em: 23 set. 2020 (adaptado).

a) Admita um novo critério para a classificação dos países no quadro de medalhas, em que a medalha de bronze vale 1 ponto, a de prata vale 2 pontos e a de ouro vale 3 pontos, ordenando-se os países pelo total de pontos obtidos com suas medalhas. Por esse novo critério, Argentina, Brasil, Cuba e EUA passam a totalizar 200, 326, 191 e 621 pontos, respectivamente. Calcule a pontuação do México e do Canadá pelo novo critério, e compare a classificação desses seis países no critério atual com o novo critério.

b) Sabe-se que os jogos Pan-Americanos acontecem de quatro em quatro anos e que na edição do Rio de Janeiro, em 2007 o Brasil conquistou 157 medalhas. Considerando-se o total de medalhas conquistadas pelo Brasil nas últimas cinco edições desses jogos, que aconteceram no século XXI, a mediana e a moda são, ambas, iguais a 141, e a média é igual a 146,6. Determine a sequência crescente do total de medalhas conquistadas pelo Brasil nessas cinco edições dos jogos e calcule o desvio padrão entre o maior (em Lima) e o menor (em Santo Domingo) número de medalhas conquistadas.

Resposta:

a) México: 246; Canadá: 286. Pelo novo critério, Canadá e México trocam de posição, assim como Argentina e Cuba. Estados Unidos e Brasil permanecem na mesma posição.

b) Brasil: 123 medalhas em Santo Domingo. A sequência é: 123, 141, 141, 157, 171 medalhas. Desvio padrão = 24

Questão 01 - Língua Portuguesa - Literatura e Arte - Módulo 1 - Arte como linguagem - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Enem

O artista gráfico polonês Pawla Kuczynskiego nasceu em 1976 e recebeu diversos prêmios por suas ilustrações.

Nessa obra, ao abordar o trabalho infantil, Kuczynskiego usa sua arte para:



( a )

difundir a origem de marcantes diferenças sociais. 

( b )

estabelecer uma postura proativa da sociedade. 

( c )

provocar a reflexão sobre essa realidade.

( d )

propor alternativas para solucionar esse problema. 

( e )

retratar como a questão é enfrentada em vários países do mundo

Questão 01 - Matemática - Setor B - Módulo 3 - Grandezas proporcionais - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

ENEM Um ciclista quer montar um sistema de marchas usando dois discos dentados na parte traseira de sua bicicleta, chamados catracas. A coroa é o disco dentado que é movimentado pelos pedais da bicicleta, sendo que a corrente transmite esse movimento às catracas, que ficam posicionadas na roda traseira da bicicleta. As diferentes marchas ficam definidas pelos diferentes diâmetros das catracas, que são medidos conforme indicação na figura.

O ciclista já dispõe de uma catraca com 7 cm de diâmetro e pretende incluir uma segunda catraca, de modo que, à medida em que a corrente passe por ela, a bicicleta avance 50% a mais do que avançaria se a corrente passasse pela primeira catraca, a cada volta completa dos pedais.

O valor mais próximo da medida do diâmetro da segunda catraca, em centímetro e com uma casa decimal, é



( a )

2,3.

( b )

3,5.

( c )

4,7.

( d )

5,3.

( e )

10,5.

Questão 01 - Geografia - Módulo 1 - Noções espaciais - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

ENEM Leia o texto a seguir.

O jardim de caminhos que se bifurcam

(...) Uma lâmpada aclarava a plataforma, mas os rostos dos meninos ficavam na sombra. Um me perguntou: O senhor vai à casa do Dr. Stephen Albert? Sem aguardar resposta, outro disse: A casa fica longe daqui, mas o senhor não se perderá se tomar esse caminho à esquerda e se em cada encruzilhada do caminho dobrar à esquerda.

Adaptado. Borges, J. “Ficções”. Rio de Janeiro: Globo, 1997. p. 96.

Quanto à cena descrita, considere que

I. o sol nasce à direita dos meninos;

II. o senhor seguiu o conselho dos meninos, tendo encontrado duas encruzilhadas até a casa.

Concluiu-se que o senhor caminhou, respectivamente, nos sentidos:



( a )

oeste, sul e leste.

( b )

leste, sul e oeste.

( c )

oeste, norte e leste.

( d )

leste, norte e oeste.

( e )

leste, norte e sul.

Resposta:

Seguindo as orientações dadas (o sol nasce à direita dos meninos; seguir sempre à esquerda; passar por duas encruzilhadas perpendiculares), conclui-se que o senhor, ao dobrar à esquerda, caminhou no sentido oeste. Na primeira encruzilhada, ao dobrar à esquerda, caminhou no sentido sul e, na segunda encruzilhada, ao dobrar à esquerda novamente, caminhou no sentido leste. Observe o esquema abaixo:

Questão 01 - História - Módulo 3 - Alta Idade Média - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

ENEM

A ausência quase completa de fantasmas na Bíblia deve ter favorecido também a vontade de rejeição dos fantasmas pela cultura cristã. Várias passagens dos Evangelhos manifestam mesmo uma grande reticência com relação a um culto dos mortos: “Deixa os mortos sepultar os mortos”, diz Jesus (Mt 8:21), ou ainda: “Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos” (Mt 22:32). Por certo, numerosos mortos são ressuscitados por Jesus (e, mais tarde, por alguns de seus discípulos), mas tal milagre – o mais notório possível segundo as classificações posteriores dos hagiógrafos medievais – não é assimilável ao retorno de um fantasma. Ele prefigura a própria ressurreição do Cristo três dias depois de sua Paixão. Antecipa também a ressurreição universal dos mortos no fim dos tempos.

SCHMITT, J. C. Os vivos e os mortos na sociedade medieval. São Paulo: Cia. das Letras, 1999.

De acordo com o texto, a representação da morte ganhou novos significados nessa religião para



( a )

extinguir as formas de ritualismo funerário.

( b )

evitar a expressão de antigas crenças politeístas.

( c )

sacramentar a execução do exorcismo de infiéis.

( d )

enfraquecer a convicção na existência de demônios.

( e )

consagrar as práticas de contato mediúnico transcendental.

Questão 01 - Física - Módulo 2 - Composição de movimentos - Desafio - BY NC 3.0BR

(Uerj) A figura abaixo mostra dois barcos que se deslocam em um rio em sentidos opostos. Suas velocidades são constantes e a distância entre eles, no instante t, é igual a 500 m.

Nesse sistema, há três velocidades paralelas, cujos módulos, em relação às margens do rio, são:

Estime, em segundos, o tempo necessário para ocorrer o encontro dos barcos, a partir de t.

Resposta:

50 s

Questão 01 - Física - Módulo 4 - Um pouco mais acerca do movimento uniforme - Exercício - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Suponha que você esteja fazendo uma viagem de carro com sua mãe ao volante, em uma estrada de mão dupla, com uma só pista para cada sentido e sem uma barreira física para separar as pistas.

As faixas pintadas no centro da pista indicam os trechos em que a ultrapassagem é permitida (linhas tracejadas) ou proibida (linhas contínuas).

Suponha que seu veículo tenha 5 m de comprimento e que se mova a uma velocidade constante de 108 km/h. Logo adiante, sua mãe avista um caminhão com a faixa refletiva abaixo, que trafega a uma velocidade também constante e no valor máximo permitido naquela estrada.

Observando a linha tracejada em seu lado, ela pensa em ultrapassar o caminhão, sem acelerar.

Praticando uma direção defensiva, ela aciona a seta e inicia a ultrapassagem, quando a dianteira de seu veículo atinge a distância segura até a traseira do caminhão, dada pela regra dos 2 segundos.

Regra dos dois segundos Assim que o carro da frente passar por um ponto de referência fixo na margem da estrada (por exemplo, uma árvore, um poste ou uma placa), conte pausadamente: “um e dois”. Se seu veículo estiver a uma distância mínima (D) segura do primeiro, você deve passar pelo mesmo ponto de referência, assim que acabar sua contagem de dois segundos.

Suponha que ela termine o processo de ultrapassagem do caminhão quando a traseira do seu carro esteja à mesma distância segura da dianteira do caminhão.

Para que essa manobra tenha sucesso, determine a extensão da pista usada nessa ultrapassagem.

Resposta:

Vamos primeiro determinar a distância segura:

A velocidade do automóvel (A) é 108 km/h = 30 m/s. Logo, para essa velocidade, a distância segura é 60 m.

A velocidade do caminhão (C) é 90 km/h = 25 m/s.

Vamos determinar a distância total percorrida pelo automóvel para essa ultrapassagem, que corresponde ao comprimento da pista para essa manobra.

Vamos tomar pontos quaisquer pertencentes aos corpos. Por exemplo, um ponto na traseira do automóvel e um ponto na dianteira do caminhão. Observando a figura do início da ultrapassagem, as equações horárias dos movimentos desses pontos representativos dos corpos são, no SI:

Automóvel: SA = 0 + 30 · t

Caminhão:  SC = 95 + 25 · t

Observe, na figura que ilustra o final da ultrapassagem, que:  Assim, 30 · t = 95 + 25 · t + 60  5 · t = 155

Portanto, o tempo de ultrapassagem é t = 31s . Note que a distância total para a ultrapassagem, indicada por na figura, corresponde ao espaço s do automóvel em t = 31 s (fim da ultrapassagem). Logo,

Questão 01 - Revisão - Exercícios - Biologia A - BY NC 3.0BR

A interferência do homem no meio ambiente tem feito com que espécies de seres vivos desapareçam muito mais rapidamente do que em épocas anteriores. Vários mecanismos de proteção ao planeta têm sido discutidos por cientistas, organizações e governantes. Entre esses mecanismos, destaca-se o acordado na Convenção sobre a Diversidade Biológica durante a Rio 92, que afirma que a nação tem direito sobre a variedade de vida contida no seu território e o dever de conservá-la, utilizando-se dela de forma sustentável.

A dificuldade encontrada pelo Brasil em seguir o acordo da Convenção sobre a Diversidade Biológica decorre, entre outros fatores, do fato de a 



( a )

extinção de várias espécies ter ocorrido em larga escala. 

( b )

alta biodiversidade no país impedir a sua conservação. 

( c )

utilização de espécies nativas de forma sustentável ser utópica. 

( d )

grande extensão de nosso território dificultar a sua fiscalização. 

( e )

classificação taxonômica de novas espécies ocorrer de forma lenta.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Produção de texto - Módulo 2 - Gêneros textuais - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

É bom saber que os atletas mineiros, agora, podem contar com um centro de treinamento de ponta e adequado a diversas modalidades esportivas. Tenho um filho que sonha em ser atleta olímpico. Quem sabe ele não fará parte da equipe de atletismo? Parabéns pela reportagem.

RESENDE, L. Fantástica fábrica de atletas – Seção Fale com a Encontro. Encontro, n. 12, out. 2013.

A carta do leitor é recorrente em jornais e revistas. Nesse texto, um dos elementos constitutivos desse gênero é a



( a )

presença de elogio.

( b )

brevidade do conteúdo.

( c )

exploração de fatos corriqueiros.

( d )

ocorrência de frase interrogativa.

( e )

referência a uma matéria publicada.

Resposta:

Resposta Correta E.

Questão 01 - Biologia - Módulo 2 - Bioquímica II - Atividade prática - BY NC 3.0BR

O texto a seguir é o resumo de um artigo científico que apresenta uma alternativa à produção de combustíveis fósseis (baseados em petróleo) para automóveis. O objetivo desta atividade é buscar textos científicos em fontes confiáveis e interpretá-los, compreendendo as informações apresentadas e sua importância para a sociedade.

Produção de álcool combustível a partir de carboidratos

Desde os primeiros momentos da indústria automobilística, o álcool tem sido considerado como um combustível viável. De fato, o primeiro modelo desenvolvido por Henry Ford tinha seu motor adaptado para funcionar tanto com álcool como gasolina. Entretanto, como a gasolina tornou-se mais barata e disponível que o álcool, este combustível deixou de ser considerado prioridade até as crises econômica de 1929 e do petróleo dos anos de 1970. Assim, inicialmente a produção de etanol foi justificada por aspectos políticos. Atualmente, a ênfase em redução da poluição e limitação do aquecimento global também têm sido fortes motivações para a continuidade de produção e uso desse combustível renovável. Embora no Brasil o uso de cana-de-açúcar para produção de álcool seja muito bem- -sucedido, outras matérias-primas devem ser consideradas futuramente, seja para possibilitar a produção em regiões sem vocação agrícola para aquela cultura, seja para inclusão de pequenos produtores usando materiais amiláceos [Figura 4] como mandioca e batata-doce, ou com a utilização de materiais lignocelulósicos [Figura 5] quando esta tornar-se uma realidade.

[...]

Glossário amiláceo: alimento fonte de amido. lignocelulósico: alimento fonte de celulose.

MACHADO, Cristina Maria Monteiro; ABREU, Frederique Rosa. Produção de álcool combustível a partir de carboidratos. Revista de política agrícola, ano XV, n. 3, jul./ago./set. 2006. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/63360/1/Paginas-de-pol-agr-03-20062-p.-64-78.pdf. Acesso em: 26 fev. 2020.

Como apresentado no texto, nessa forma de obtenção de energia são usados carboidratos ou celulose produzidos por plantas. Ou seja, os autores desse trabalho propõem a utilização de vegetais, como a mandioca, a batata-doce e as folhas de diversas plantas, para a produção do etanol, o álcool utilizado em carros. Para ler o texto completo, vamos realizar os procedimentos a seguir.

Procedimentos

1. Acesse um site confiável para busca de artigos científicos, como o Google Acadêmico (https://scholar.google.com.br/).

2. Na página do Google Acadêmico, insira o objeto da busca – no caso, “carboidratos combustíveis”.

3. Acesse o seguinte link que aparece como resultado dessa busca: www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/121716

4. Clique no botão “View/Open” ou “Visualizar/Abrir” no final da página e visualize o texto completo apresentado.

Discussão

Converse com os colegas e o professor sobre as vantagens de se utilizar outras fontes além da cana-de-açúcar para a produção de etanol.

Resposta:

Professor, com a proposta apresentada nesta seção, trabalhamos a habilidade EM13CNT303 da BNCC. Nessa habilidade, interpretaremos textos de divulgação científica que tratem de temáticas de Ciências da Natureza com o intuito de construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.

Além do desenvolvimento da competência que está ligada à capacidade procedimental, também trabalharemos o próprio conteúdo contemporâneo envolvido nos textos.

Questão 01 - Língua Inglesa - Módulo 2 - What did they do? - Exercício - Getting started - BY NC 3.0BR

• Think about your routine. Answer these questions.

a) What do you do every morning?

b) What did you do yesterday morning?

c) Do you believe in any causes? What do you do in order to defend it (them)?

d) What did you do to defend that cause last year?

Resposta:

a) Personal answer. Possible answer: “I come to school.”

b) Personal answer. Possible answer: “I came to school.”

c) Personal answer.

d) Personal answer.

Questão 01 - História - Módulo 3 - A experiência da escravidão na Antiguidade - Desafio - BY NC 3.0BR

Os escravos tornam-se propriedade nossa seja em virtude da lei civil, seja da lei comum dos povos; em virtude da lei civil, se qualquer pessoa de mais de vinte anos permitir a venda de si própria com a finalidade de lucrar conservando uma parte do preço da compra; e em virtude da lei comum dos povos, são nossos escravos aqueles que foram capturados na guerra e aqueles que são filhos de nossas escravas.

CARDOSO, C. F. Trabalho compulsório na Antiguidade. São Paulo: Graal, 2003.

A obra Institutas, do jurista Aelius Marcianus (século III d.C.), instrui sobre a escravidão na Roma Antiga. No direito e na sociedade romana desse período, os escravos compunham uma



( a )

mão de obra especializada protegida pela lei. 

( b )

força de trabalho sem a presença de ex-cidadãos. 

( c )

categoria de trabalhadores oriundos dos mesmos povos. 

( d )

condição legal independente da origem étnica do indivíduo. 

( e )

comunidade criada a partir do estabelecimento das leis escritas.

Questão 01 - História - Módulo 5 - Cultura medieval - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UEL-PR)

A respeito do período conhecido como Idade Média, durante muito tempo, historiadores e literatos referiam-se a esses séculos como “Idade das Trevas”. Segundo a historiadora Nuncia S. de Oliveira, por mais que se tenha repensado essas ideias, elas ainda persistem na atualidade. Para a autora,

afinal, quantas vezes não ouvimos críticas àqueles que porventura têm um comportamento fora daqueles tidos como “civilizados” serem chamados de “bárbaros”? Quantas vezes não encontramos o adjetivo medieval ser usado para definir comportamentos violentos? Ou ainda, quem nunca ouviu alguém dizer “não vivemos mais na Idade Média” desejando exaltar a mudança de comportamentos para atitudes “inovadoras” ou “modernas”?

OLIVEIRA, N. S. O estudo da Idade Média em livros didáticos e suas implicações no Ensino de História. Cadernos de Aplicação. n. 1. v. 23. jan/jun. 2010, p. 101-125.

A respeito dessas afirmações que a autora cita, responda aos itens a seguir.

a) Por que se construiu a ideia de Idade Média como a autora coloca?

b) Pode-se ou não contestar essa noção sobre a Idade Média? Justifique sua resposta.

Resposta:

a) Os intelectuais do período do Renascimento ou Iluminismo se percebiam como conhecedores da razão contra o que denominavam misticismo, representado pelo poder da Igreja Católica. Dessa forma, alguns termos passaram a ser utilizados para marcar a diferenciação entre razão e não razão, que permanecem até os dias atuais.

b) Espera-se que os alunos apontem os conhecimentos técnicos, científicos e artísticos do período que mostrem a riqueza artística e cultural desenvolvida durante a Idade Média, para, dessa forma, desconstruir a ideia de “Idade das Trevas”

Questão 01 - Química - Módulo 3 - Coeficiente de solubilidade - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Consulte a tabela de solubilidade fornecida na seção Neste módulo e responda às questões a seguir:

a) Nos próximos módulos você estudará formas de separar diferentes sólidos. Uma delas é baseada na diferença de solubilidade, o que torna importante saber identificar, a partir do coeficiente de solubilidade, as substâncias mais e menos solúveis em um determinado solvente. Sendo assim, escreva a fórmula da substância mais solúvel e da menos solúvel em água.

b) Qual é a quantidade, em massa, máxima de Ca(NO3)2 que é possível dissolver em 25 mL de água a 25 °C? Dado: considere a densidade da água a 25 °C igual a 1 g/mL.

c) Em um béquer, foram adicionados 18 g de BaS em 200 mL de água a 25 °C. Após certo tempo em repouso, pode-se observar que parte da substância não se dissolveu e sedimentou, conforme ilustrado no esquema a seguir:

Qual é a massa de substância não dissolvida?

Dado: considere a densidade da água a 25 °C igual a 1 g/mL.

Resposta:

a) Substância mais solúvel: Ca(NO3)2 .

Substância menos solúvel: AgCℓ.

b) Utilizando a densidade, concluímos que 25 mL de água possui massa igual a 25 g. Sendo assim:

144 g de Ca(NO3)2  ———— 100 g de água

                            m ————25 g de água

m = 36 g

c) Considerando a densidade da água, concluímos que 200 mL de água possui massa igual a 200 g.

A partir do valor do coeficiente de solubilidade, é possível calcular a massa máxima de BaS dissolvida em 200 g de água.

8,94 g de BaS ———— 100 g de água

mdissolvida ———— 200 g de água

mdissolvida = 17,88 g

A massa de sal não dissolvida é:

m = madicionada – mdissolvida

m = 18 g – 17,88 g = 0,12 g

Questão 01 - Química - Módulo 1 - Análise de informações - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Nos grandes centros urbanos, a concentração de poluentes é bastante elevada, podendo provocar desconforto físico e problemas respiratórios. Sendo assim, o monitoramento da concentração desses poluentes por parte do governo é de fundamental importância para que medidas de promoção da saúde pública sejam tomadas.

O gráfico a seguir mostra a variação da concentração de dois poluentes atmosféricos (CO e NO2 ) ao longo do dia:

Fonte: Variação da concentração média de alguns poluentes ao longo do dia. Cãmara Municipal de Almada. Disponível em: http://www.m-almada.pt/portal/page/portal/AMBIENTE/AR/?amb=0eam biente_ar=13757892ecboui=13757892. Acesso em: 29 abr. 2020.

Analise o gráfico e responda às questões: 

a) Qual é o poluente mais abundante ao meio-dia?

b) Descreva o comportamento da concentração de NO2 ao longo do dia.

c) Sabendo que o monóxido de carbono é produzido durante a queima de derivados do petróleo, proponha uma explicação que justifique as maiores concentrações dessa substância por volta das 8 h e das 19 h.

Resposta:

a) O poluente mais abundante ao meio-dia é o monóxido de carbono (CO).

b) A concentração de NO2 fica oscilando próximo a 10 μg/m3 até por volta das 5 h, quando começa a aumentar.

No período da manhã, por volta das 8 h, a concentração de NO2 chega ao maior valor do período (aproximadamente, 35 μg/m3 ), quando começa a diminuir, chegando até 15 μg/m3 , por volta das 13 h. Depois desse horário, a concentração começa a aumentar até alcançar o valor máximo do dia, por volta das 19 h.

c) O texto do enunciado do item c fornecem uma informação relevante: o monóxido de carbono é produzido durante a queima de derivados de petróleo.

A partir dessa informação, uma explicação possível para as maiores concentrações de CO serem às 8 h e às 19 h é a maior quantidade de veículos na rua durante esses dois períodos.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Literatura e Arte - Módulo 2 - Gêneros literários clássicos - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia o texto.

Lembrança de morrer

Quando em meu peito rebentar-se a fibra

Que o espírito enlaça à dor vivente,

Não derramem por mim nem uma lágrima

Em pálpebra demente.

E nem desfolhem na matéria impura

A flor do vale que adormece ao vento:

Não quero que uma nota de alegria

Se cale por meu triste passamento.

Eu deixo a vida como deixa o tédio

Do deserto, o poento caminheiro

— Como as horas de um longo pesadelo

Que se desfaz ao dobre de um sineiro;

Como o desterro de minh’alma errante,

Onde fogo insensato a consumia:

Só levo uma saudade — é desses tempos

Que amorosa ilusão embelecia.

Só levo uma saudade — é dessas sombras

Que eu sentia velar nas noites minhas...

De ti, ó minha mãe, pobre coitada

Que por minha tristeza te definhas!

[...]

Descansem o meu leito solitário

a floresta dos homens esquecida,

À sombra de uma cruz, e escrevam nelas

— Foi poeta — sonhou — e amou na vida. —

Sombras do vale, noites da montanha

Que minh’alma cantou e amava tanto,

Protegei o meu corpo abandonado,

E no silêncio derramai-lhe canto!

Mas quando preludia ave d’aurora

E quando à meia-noite o céu repousa,

Arvoredos do bosque, abri os ramos...

Deixai a lua prantear-me a lousa!

AZEVEDO, Álvares de. Lira dos vinte anos. Cotia: Ateliê Editorial, 1999. p. 185.

Álvares de Azevedo (1831-1852) é um dos mais importantes poetas líricos brasileiros. Seu poema “Lembrança de morrer” manifesta características líricas na medida em que:



( a )

dialoga com elementos inanimados da natureza. 

( b )

inverte noções de valor relacionadas à vida e à morte. 

( c )

denuncia o tédio que assolava a juventude de seu tempo. 

( d )

expressa apego nacionalista a paisagens de sua terra natal. 

( e )

valoriza a primeira pessoa do discurso, expressando emoções pessoais.

Questão 01 - Matemática - Setor B - Módulo 4 - Porcentagem - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

ENEM A inclinação de uma rampa é calculada da seguinte maneira: para cada metro medido na horizontal, mede-se x centímetros na vertical. Diz-se, nesse caso, que a rampa tem inclinação de x%, como no exemplo da figura:

A figura apresenta um projeto de uma rampa de acesso a uma garagem residencial cuja base, situada 2 metros abaixo do nível da rua, tem 8 metros de comprimento.

Depois de projetada a rampa, o responsável pela obra foi informado de que as normas técnicas do município onde ela está localizada exigem que a inclinação máxima de uma rampa de acesso a uma garagem residencial seja de 20%. Se a rampa projetada tiver inclinação superior a 20%, o nível da garagem deverá ser alterado para diminuir o percentual de inclinação, mantendo o comprimento da base da rampa.

Para atender às normas técnicas do município, o nível da garagem deverá ser



( a )

elevado em 40 cm.

( b )

elevado em 50 cm.

( c )

mantido no mesmo nível.

( d )

rebaixado em 40 cm.

( e )

rebaixado em 50 cm.

Questão 01 - História - Módulo 4 - Baixa Idade Média - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

ENEM

A existência em Jerusalém de um hospital voltado para o alojamento e o cuidado dos peregrinos, assim como daqueles entre eles que estavam cansados ou doentes, fortaleceu o elo entre a obra de assistência e de caridade e a Terra Santa. Ao fazer, em 1113, do Hospital de Jerusalém um estabelecimento central da ordem, Pascoal II estimulava a filiação dos hospitalários do Ocidente a ele, sobretudo daqueles que estavam ligados à peregrinação na Terra Santa ou em outro lugar. A militarização do Hospital de Jerusalém não diminuiu a vocação caritativa primitiva, mas a fortaleceu.

DEMURGER, A. Os Cavaleiros de Cristo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002 (adaptado)

O acontecimento descrito vincula-se ao fenômeno ocidental do(a)



( a )

surgimento do monasticismo guerreiro, ocasionado pelas Cruzadas.

( b )

descentralização do poder eclesiástico, produzida pelo feudalismo.

( c )

alastramento da peste bubônica, provocado pela expansão comercial.

( d )

afirmação da fraternidade mendicante, estimulada pela reforma espiritual.

( e )

criação das faculdades de Medicina, promovida pelo renascimento urbano.

Questão 01 - História - Módulo 2 - Roma Antiga - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

ENEM

Durante a realeza, e nos primeiros anos republicanos, as leis eram transmitidas oralmente de uma geração para outra. A ausência de uma legislação escrita permitia aos patrícios manipular a justiça conforme seus interesses. Em 451 a.C., porém, os plebeus conseguiram eleger uma comissão de dez pessoas – os decênviros – para escrever as leis. Dois deles viajaram a Atenas, na Grécia, para estudar a legislação de Sólon.

COULANGES, F. A cidade antiga. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

A superação da tradição jurídica oral no mundo antigo, descrita no texto, esteve relacionada à



( a )

adoção do sufrágio universal masculino.

( b )

extensão da cidadania aos homens livres.

( c )

afirmação de instituições democráticas.

( d )

implantação de direitos sociais.

( e )

tripartição dos poderes políticos.

Questão 01 - História - Módulo 4 - Baixa Idade Média - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir a respeito do crescimento demográfico que a Europa vivenciou na Baixa Idade Média:

Entre o século XI e o início do século XIV, a população da Inglaterra teria passado de 1,5 para 3,7 milhões de habitantes; a do domínio italiano, de 5 para 10 milhões; a da França, de 6 para 15 milhões [...]. Esses dados são suficientes para indicar uma tendência clara: em três séculos (de fato, essencialmente entre 1050 e 1250), a população da Europa Ocidental dobra, ou mesmo triplica em certas regiões. Tal crescimento demográfico jamais havia sido alcançado na Europa desde a revolução neolítica e a invenção da agricultura, e não será mais observada até a Revolução Industrial. Trata-se, claramente, de um fato maior da história ocidental.

BASCHET, Jérôme. A civilização feudal: do ano mil à colonização da América. São Paulo: Globo, 2006. p. 101.

a) Aponte quais fatores explicariam tal crescimento populacional.

b) Cite duas repercussões da explosão demográfica.

 

Resposta:

a) O fim das invasões, a melhoria das técnicas agrícolas e a expansão das áreas agriculturáveis.

b) É possível citar a marginalização de parcelas significativas da população, o aumento das tensões sociais e o avanço militar em direção ao Oriente, dando início às Cruzadas.

Questão 01 - Física - Módulo 2 - Composição de movimentos - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Unicamp-SP) Esteiras rolantes horizontais são frequentemente instaladas em grandes aeroportos para facilitar o deslocamento das pessoas em longos corredores. A figura a seguir mostra duas esteiras rolantes que se deslocam em sentidos opostos com velocidades constantes em relação ao piso em repouso ( e ) e de mesmo módulo, igual a 1,0 m/s. Em um mesmo instante, duas pessoas (representadas por A e B que se deslocavam com velocidade constante de módulo igual a vA = 1,5 m/s e vB = 0,5 m/s em relação ao piso e em sentidos contrários entram nas esteiras e continuam caminhando como anteriormente, como mostra a figura. As esteiras rolantes têm comprimento total de 120 m.

a) Calcule o tempo necessário para que a pessoa A chegue até a outra extremidade da esteira rolante.

b) Quanto tempo depois de entrarem nas esteiras as pessoas A e B passam uma pela outra?

Resposta:

a) Professor, não é necessário explicitar a regra do encadeamento para a resolução desse exercício.

Como a pessoa A se movimenta no mesmo sentido da esteira, sua velocidade em relação à Terra é igual à soma das duas velocidades:

O tempo necessário para§ que a pessoa chegue até a outra extremidade é:

b) Note que, no momento do encontro, a soma das distâncias percorridas pelas pessoas é 120 m.

dA + dB = 120 m

Em que d = v · t. Assim:

2,5 · t + 1,5 · t = 120 m

Logo: t = 30 s

Questão 01 - Física - Módulo 3 - Ampliando o emprego do conceito de variação - Desafio - BY NC 3.0BR

Por avião, a distância de Curitiba e Salvador é de aproximadamente 1 800 km. Devido a ventos favoráveis, partindo de Salvador com destino a Curitiba, um avião desenvolve, em relação à Terra, uma velocidade média 100 km/h superior à velocidade média da viagem em sentido contrário. Somados, o tempo de ida e o tempo de volta dessa viagem totalizam 4 h e 15 min.

Qual é a velocidade média do avião, em relação à Terra, de Curitiba a Salvador?

Resposta:

A velocidade média do avião de Curitiba a Salvador é v = 800 km/h.

Questão 01 - Revisão - Exercícios - Biologia B - BY NC 3.0BR

As ideias da abiogênese: 



( a )

foram confirmadas por Redi e permanecem válidas. 

( b )

explicam a reprodução das bactérias e dos protozoários. 

( c )

tiveram sua falsidade demonstrada por Pasteur. 

( d )

são baseadas em experiências científicas inegáveis. 

( e )

surgiram com a descoberta dos microrganismos.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Produção de texto - Módulo 2 - Gêneros textuais - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

O exercício da crônica

Escrever prosa é uma arte ingrata. Eu digo prosa fiada, como faz um cronista; não a prosa de um ficcionista, na qual este é levado meio a tapas pelas personagens e situações que, azar dele, criou porque quis. Com um prosador cotidiano, a coisa fia mais fino. Senta-se diante de sua máquina, acende um cigarro, olha através da janela e busca fundo em sua imaginação um fato qualquer, de preferência colhido no noticiário matutino, ou da véspera, em que, com duas artimanhas peculiares, possa injetar um sangue novo.

MORAES, V. Para viver um grande amor: crônicas e poemas. São Paulo: Cia. das Letras, 1991.

Nesse trecho, Vinicius de Moraes exercita a crônica para pensá-la como gênero e prática. Do ponto de vista dele, cabe ao cronista



( a )

criar fatos com a imaginação.

( b )

reproduzir as notícias dos jornais.

( c )

escrever em linguagem coloquial.

( d )

construir personagens verossímeis.

( e )

ressignificar o cotidiano pela escrita.

Resposta:

Resposta Correta E.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas