Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 01 - Língua Inglesa - Módulo 3 - Text Comprehension; Simple Present; Present Continuous; Simple Future; “going to” Future - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Texto para as questão.

aware: ciente; consciente breed: classe; raça to seek out: buscar; procurar to pick(ed): escolher; selecionar on one's way out: desaparecendo deal: transação; negócio the most bang for their buck: o melhor custo benefício buck (USA): dólar to sign(ed) up for: inscrever to roll(ed) one’s eyes: revirar os olhos; achar que algo é bobo worthy: merecedor; digno de trend: tendência

Com base no texto anterior, assinale a alternativa correta na questão.

O pronome their (ℓ. 2) refere-se a:



( a )

sustainable travel.

( b )

travelers.

( c )

planet.

( d )

impact.

( e )

one-thousand-year-old travelers.

Questão 01 - Língua Inglesa - Módulo 1 - Text Comprehension: Reading and Understanding Multiple Texts - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Observe este anúncio e analise as afirmações que se seguem:

Disponível em: www.rue21.com/store/sale. Acesso em: 18 fev. 2020.

Use as estratégias cognitivas: ATIVAR e INFERIR

I. A promoção durará apenas um dia. II. Os descontos poderão chegar a até 70%. III. Apenas produtos fora de linha estão em liquidação. IV. Novos modelos foram adicionados à lista. V. A liquidação vai valer tanto para as lojas físicas quanto para a loja virtual.

É correto apenas o que se afirma em:



( a )

I, II e V.

( b )

II, IV e V

( c )

I, II e IV.

( d )

I, III, IV e V.

( e )

I, IV e V

Resposta:

Professor: Pedir aos alunos que observem o texto e digam a que gênero ele pertence com base em seu conhecimento prévio. (É um anúncio). Onde esse tipo de texto pode ser encontrado? Pedir que circulem as palavras conhecidas e que ajudam a justificar seu gênero (stores, online, 70% OFF, clearance, etc.). Que outras características esse texto tem que reforçam a ideia de que é um anúncio? (As cores, é apelativo, curto, persuasivo, etc.). Com base nas palavras conhecidas, perguntar o que é oferecido, quais produtos e por quanto tempo.

Questão 01 - Matemática - Setor B - Módulo 3 - Grandezas proporcionais - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

ENEM Um ciclista quer montar um sistema de marchas usando dois discos dentados na parte traseira de sua bicicleta, chamados catracas. A coroa é o disco dentado que é movimentado pelos pedais da bicicleta, sendo que a corrente transmite esse movimento às catracas, que ficam posicionadas na roda traseira da bicicleta. As diferentes marchas ficam definidas pelos diferentes diâmetros das catracas, que são medidos conforme indicação na figura.

O ciclista já dispõe de uma catraca com 7 cm de diâmetro e pretende incluir uma segunda catraca, de modo que, à medida em que a corrente passe por ela, a bicicleta avance 50% a mais do que avançaria se a corrente passasse pela primeira catraca, a cada volta completa dos pedais.

O valor mais próximo da medida do diâmetro da segunda catraca, em centímetro e com uma casa decimal, é



( a )

2,3.

( b )

3,5.

( c )

4,7.

( d )

5,3.

( e )

10,5.

Questão 01 - Geografia - Módulo 2 - Cartografia - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

ENEM - Um determinado município, representado na planta abaixo, dividido em regiões de A a I, com altitudes de terrenos indicadas por curvas de nível, precisa decidir pela localização das seguintes obras:

1. Instalação de um parque industrial. 2. Instalação de uma torre de transmissão e recepção.

Considerando impacto ambiental e adequação, as regiões onde deveriam ser, de preferência, instaladas indústrias e torres, são, respectivamente:



( a )

E e G. 

( b )

H e A. 

( c )

I e E. 

( d )

B e I.

( e )

E e F.

Resposta:

c

É mais adequado para fins comerciais que os parques industriais fiquem relativamente próximo a áreas urbanas e estradas; além disso, sua localização será mais eficiente em terrenos mais aplainados (I: terreno mais baixo e, originalmente, sem cobertura vegetal, próximo à rodovia e relativamente distante da cidade). Torres de transmissão de recepção, em decorrência de suas funções, devem ficar nas localidades com maior altitude em relação à região em que prestarão o serviço (E: ponto culminante do território apontado, com mais de 40 metros de altitude).

Questão 01 - História - Módulo 4 - Baixa Idade Média - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir a respeito do crescimento demográfico que a Europa vivenciou na Baixa Idade Média:

Entre o século XI e o início do século XIV, a população da Inglaterra teria passado de 1,5 para 3,7 milhões de habitantes; a do domínio italiano, de 5 para 10 milhões; a da França, de 6 para 15 milhões [...]. Esses dados são suficientes para indicar uma tendência clara: em três séculos (de fato, essencialmente entre 1050 e 1250), a população da Europa Ocidental dobra, ou mesmo triplica em certas regiões. Tal crescimento demográfico jamais havia sido alcançado na Europa desde a revolução neolítica e a invenção da agricultura, e não será mais observada até a Revolução Industrial. Trata-se, claramente, de um fato maior da história ocidental.

BASCHET, Jérôme. A civilização feudal: do ano mil à colonização da América. São Paulo: Globo, 2006. p. 101.

a) Aponte quais fatores explicariam tal crescimento populacional.

b) Cite duas repercussões da explosão demográfica.

 

Resposta:

a) O fim das invasões, a melhoria das técnicas agrícolas e a expansão das áreas agriculturáveis.

b) É possível citar a marginalização de parcelas significativas da população, o aumento das tensões sociais e o avanço militar em direção ao Oriente, dando início às Cruzadas.

Questão 01 - Geografia - Módulo 4 - Fusos horários - Exercício - Prepare-se - BY NC 3.0BR

Na próxima aula, vamos estudar as estruturas que compõem o interior do planeta e a dinâmica de movimentos que geram fenômenos como tremores na sua superfície.

As forças da natureza sempre causaram espanto e curiosidade no ser humano. Leia o trecho a seguir, extraído do livro Cândido, do filósofo francês Voltaire (1694-1778). Nele, Voltaire descreve os horrores causados pelo grande terremoto que assolou Lisboa em 1755:

Mal haviam pisado na cidade, [o jovem Cândido e seu tutor, o Professor Pangloss] sentem a terra tremer sob seus pés; o mar levanta-se agitado no porto, e despedaça os navios ali ancorados. Turbilhões de chamas e de cinzas cobrem as ruas e as praças públicas; as casas desabam, os telhados são derrubados sobre os alicerces, e os alicerces se desfazem; trinta mil habitantes de todas as idades e sexos ficam esmagados sob as ruínas. “[…] — Qual será a razão suficiente deste fenômeno?, dizia Pangloss. — É o último dia do mundo!”, exclamava Cândido.

VOLTAIRE. Cândido. São Paulo: Martins Fontes, 1990. p. 21.

As tragédias devidas a abalos sísmicos são comuns. Mas você sabe por que eles acontecem? Alguns povos antigos respondiam a essa pergunta baseando-se em preceitos religiosos; outros criaram lendas sobre o assunto, como ocorreu no Japão, arquipélago sujeito a terremotos. Seu povo acreditava que, sob as ilhas, vivia Namazu, um peixe gigante que provocava calamidades na superfície ao se movimentar.

Com o tempo, porém, surgiram explicações científicas para os tremores. Atualmente, sempre que eles ocorrem, os meios de comunicação recorrem a elas para divulgar a notícia.

• Você sabe dizer o que realmente provoca os terremotos? Justifique sua resposta. 

Questão 01 - Geografia - Módulo 4 - Fusos horários - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Unifesp-SP) - Um congresso internacional, com sede em Roma, promoverá uma videoconferência no dia 20 de abril, às 14h00 do horário local, da qual participarão pesquisadores que estarão nessa cidade, em São Paulo, em Tóquio e em Mumbai. Observe o mapa e assinale a alternativa que indica o horário em que cada pesquisador deverá estar com seu computador “plugado” no evento.



( a )
São Paulo Tóquio Mumbai 9h00 18h00 22h00

 

( b )
São Paulo Tóquio Mumbai 10h00 22h00 18h00
( c )
São Paulo Tóquio Mumbai 10h00 23h00 18h00
( d )
São Paulo Tóquio Mumbai 9h00 22h00 19h00
( e )
São Paulo Tóquio Mumbai 10h00 19h00 22h00

Resposta:

b)

São Paulo Tóquio Mumbai 10h00 22h00 18h00

Questão 01 - Geografia - Módulo 1 - Noções espaciais - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

ENEM Leia o texto a seguir.

O jardim de caminhos que se bifurcam

(...) Uma lâmpada aclarava a plataforma, mas os rostos dos meninos ficavam na sombra. Um me perguntou: O senhor vai à casa do Dr. Stephen Albert? Sem aguardar resposta, outro disse: A casa fica longe daqui, mas o senhor não se perderá se tomar esse caminho à esquerda e se em cada encruzilhada do caminho dobrar à esquerda.

Adaptado. Borges, J. “Ficções”. Rio de Janeiro: Globo, 1997. p. 96.

Quanto à cena descrita, considere que

I. o sol nasce à direita dos meninos;

II. o senhor seguiu o conselho dos meninos, tendo encontrado duas encruzilhadas até a casa.

Concluiu-se que o senhor caminhou, respectivamente, nos sentidos:



( a )

oeste, sul e leste.

( b )

leste, sul e oeste.

( c )

oeste, norte e leste.

( d )

leste, norte e oeste.

( e )

leste, norte e sul.

Resposta:

Seguindo as orientações dadas (o sol nasce à direita dos meninos; seguir sempre à esquerda; passar por duas encruzilhadas perpendiculares), conclui-se que o senhor, ao dobrar à esquerda, caminhou no sentido oeste. Na primeira encruzilhada, ao dobrar à esquerda, caminhou no sentido sul e, na segunda encruzilhada, ao dobrar à esquerda novamente, caminhou no sentido leste. Observe o esquema abaixo:

Questão 01 - Biologia - Setor A - Módulo 2 - Nutrição dos ecossistemas - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(PUC-SP) - Suponha que se queira manter animais aquáticos herbívoros em um aquário. Para garantir a sobrevivência desses animais durante certo tempo, seria aconselhável adicionar ao ambiente



( a )

plantas aquáticas e algas que, além de servirem de alimento para os animais, forneceriam oxigênio ao meio, caso esse fosse iluminado. 

( b )

plantas aquáticas e algas que, além de servirem de alimento para os animais, forneceriam oxigênio ao meio, mesmo que esse não fosse iluminado. 

( c )

fungos e bactérias que, além de servirem de alimento para os animais, forneceriam gás carbônico ao meio, caso esse fosse iluminado. 

( d )

fungos e bactérias que, além de servirem de alimento para os animais, forneceriam gás carbônico ao meio, mesmo que esse não fosse iluminado. 

( e )

zooplâncton que, além de servir de alimento para os animais, forneceria oxigênio ao meio, caso esse fosse iluminado.

Resposta:

a) plantas aquáticas e algas que, além de servirem de alimento para os animais, forneceriam oxigênio ao meio, caso esse fosse iluminado.

Questão 01 - Biologia - Setor A - Módulo 5 - Ciclo do nitrogênio - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

ENEM - 

Uma grande virada na moderna história da agricultura ocorreu depois da Segunda Guerra Mundial. Após a guerra, os governos haviam se deparado com um enorme excedente de nitrato de amônio, ingrediente usado na fabricação de explosivos. A partir daí as fábricas de munição foram adaptadas para começar a produzir fertilizantes tendo como componente principal os nitratos.

SOUZA, F. A. Agricultura natural/orgânica como instrumento de fixação biológica e manutenção do nitrogênio no solo: um modelo sustentável de MDL. Disponível em: www.planetaorganico.com.br. Acesso em: 17 jul. 2015 (adaptado).

No ciclo natural do nitrogênio, o equivalente ao principal componente desses fertilizantes industriais é produzido na etapa de



( a )

nitratação. 

( b )

nitrosação. 

( c )

amonificação. 

( d )

desnitrificação. 

( e )

fixação biológica do N2.

Resposta:

a) nitratação

Questão 01 - Biologia - Setor A - Módulo 4 - Ciclo do carbono - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP) - A figura abaixo mostra alguns dos integrantes do ciclo do carbono e suas relações.

a) Complete a figura acima, indicando com setas os sentidos das linhas numeradas, de modo a representar a transferência de carbono entre os integrantes do ciclo.

b) Indique o(s) número(s) da(s) linha(s) cuja(s) seta(s) representa(m) a transferência de carbono na forma de molécula orgânica.

Resposta:

a)

b) Os números serão: 6, 7, 8, 9 e 10

Questão 01 - Biologia - Setor B - Módulo 3 - A importância da água e dos sais minerais - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Observe as imagens a seguir.

Os organismos pluricelulares têm grande quantidade de água no corpo. Apresente duas razões para justificar o alto teor de água nas células.

Resposta:

A água atua como solvente universal, permitindo a existência das células, que são constituídas a partir da mistura de substâncias químicas orgânicas no meio aquoso. A água é o principal meio de transporte de substâncias dentro e fora da célula e é fundamental para o equilíbrio térmico, por variar lentamente de temperatura.

Questão 01 - Física - Setor A - Módulo 4 - As tendências naturais de movimento dos corpos - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(Unesp-SP) Em uma operação de resgate, um helicóptero sobrevoa horizontalmente uma região levando pendurado um recipiente de 200 kg com mantimentos e materiais de primeiros socorros. O recipiente é transportado em movimento retilíneo e uniforme, sujeito às forças peso (), de resistência do ar horizontal () e tração (), exercida pelo cabo inextensível que o prende ao helicóptero.

Sabendo que o ângulo entre o cabo e a vertical vale θ, que sen θ = 0,6, cos θ = 0,8 e g = 10 m/s2, a intensidade da força de resistência do ar que atua sobre o recipiente vale, em N, 



( a )

500 

( b )

1 250 

( c )

1 500 

( d )

1 750 

( e )

2 000

Questão 01 - Física - Setor A - Módulo 4 - As tendências naturais de movimento dos corpos - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Observe a imagem a seguir, que representa várias pessoas dentro de um vagão de trem em repouso.

Após a entrada das pessoas e do fechamento das portas, o trem começa a movimentar-se em um trecho da linha que é retilíneo. Por um erro de cálculo do condutor, o trem inicia o movimento de forma muito brusca, aumentando sua velocidade com aceleração alta. Devido a esse movimento, as pessoas têm a impressão de serem jogadas para a parte traseira do trem. Qual é a explicação para essa impressão que as pessoas apresentam? 



( a )

O trem, ao acelerar, aplica força nas pessoas para trás. 

( b )

As pessoas são jogadas para a parte traseira do trem. 

( c )

O trem aplica uma força nas pessoas chamada força de inércia. 

( d )

O trem acelera e as pessoas tendem a permanecer em repouso em relação ao solo.​

( e )

A Terra atrai o corpo para o seu centro, fazendo ele tender a ficar em repouso.

Resposta:

a) Incorreta. O trem não aplica força nas pessoas.

b) Incorreta. Não há corpo algum aplicando força nas pessoas, logo, elas não foram jogadas.

c) Incorreta. Não existe força de inércia.

e) Incorreta. Não é o peso que faz o corpo tender a ficar em repouso.

Questão 01 - Química - Setor A - Módulo 2 - Características atômicas - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Em alguns tipos de reatores nucleares ocorre a utilização da denominada “água pesada”, como uma forma de moderar os processos altamente energéticos que ocorrem durante o seu funcionamento. A “água pesada” apresenta o mesmo aspecto que a água comum, no entanto, em nível molecular, ocorre a substituição dos dois átomos de hidrogênio da água por deutério. A tabela abaixo apresenta uma comparação das propriedades físicas da água comum e da “água pesada”.

Fonte: ÁGUA pesada, D2O. Química Nova Interativa. Disponível em: http://qnint.sbq.org.br/novo/index.php?hash=molecula.387. Acesso em: 25 fev. 2020.

a) Qual é a relação existente entre os átomos de hidrogênio e de deutério? O que se pode afirmar em relação às propriedades físicas e químicas desses átomos?

b) Como é possível explicar, em nível atômico, a diferença de densidade entre a água comum e a “água pesada”?

Resposta:

a) Os átomos de hidrogênio e de deutério são isótopos entre si. Esses átomos apresentam as mesmas propriedades químicas, uma vez que representam o mesmo elemento químico; no entanto, apresentam propriedades físicas ligeiramente diferentes.

b) O átomo de deutério é mais pesado do que o átomo de hidrogênio comum, o que se pode concluir devido ao seu maior número de massa, resultando assim na formação de moléculas de água mais pesadas e que, no conjunto macroscópico, acaba por apresentar maior densidade.

Questão 01 - Língua Inglesa - Módulo 2 - Text Comprehension; Referents and Determiners - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Texto para a questão.

step: passo; medida; providência to improve(ed): melhorar health: saúde sort: tipo; espécie whole: integral to increase(ed): aumentar source: fonte meal: refeição spike: aumento súbito; pico

(Fame-MG) The idea that summarizes the text is:



( a )

A study showed that obese and overweight adults who followed a weight loss program experienced a decrease in insulin levels.

( b )

Eating regularly may help reduce blood sugar levels, increase insulin sensitivity and reduce the risk of diabetes.

( c )

Reducing your intake of processed foods and focusing on foods with protective effects on health may help decrease the risk of diabetes.

( d )

Studies have shown that plenty of fiber consumption helps keep blood sugar and insulin levels low.

Questão 01 - Matemática - Setor B - Módulo 1 - Estatística: análise de dados - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Uma academia pesquisou o tempo médio diário em que cada aluno praticava atividades físicas. Os dados estão expressos em minutos, no quadro abaixo.

a) A variável é qualitativa ou quantitativa? Justifique.

b) Construa uma tabela de frequências indicando frequência absoluta, frequência relativa e porcentagem para cada observação.

Resposta:

a) A variável é quantitativa, pois ela indica um número, algo que foi medido.

b) 

Questão 01 - Matemática - Setor B - Módulo 1 - Estatística: análise de dados - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

ENEM O serviço de meteorologia de uma cidade emite relatórios diários com a previsão do tempo. De posse dessas informações, a prefeitura emite três tipos de alertas para a população:

• Alerta cinza: deverá ser emitido sempre que a previsão do tempo estimar que a temperatura será inferior a 10 °C e a umidade relativa do ar for inferior a 40%; 

• Alerta laranja: deverá ser emitido sempre que a previsão do tempo estimar que a temperatura deve variar entre 35 °C e 40 °C, e a umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 30%;

• Alerta vermelho: deverá ser emitido sempre que a previsão do tempo estimar que a temperatura será superior a 40 °C, e a umidade relativa do ar for inferior a 25%.

Um resumo da previsão do tempo nessa cidade, para um período de 15 dias, foi apresentado no gráfico.

Decorridos os 15 dias de validade desse relatório, um funcionário percebeu que, no período a que se refere o gráfico, foram emitidos os seguintes alertas: .

• Dia 1: alerta cinza;

• Dia 12: alerta laranja;

• Dia 13: alerta vermelho.

Em qual(is) desses dias o(s) aviso(s) foi(ram) emitido(s) corretamente?



( a )

1

( b )

12

( c )

1 e 12

( d )

1 e 13

( e )

1, 12 e 13

Questão 01 - História - Módulo 3 - Alta Idade Média - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

ENEM

A ausência quase completa de fantasmas na Bíblia deve ter favorecido também a vontade de rejeição dos fantasmas pela cultura cristã. Várias passagens dos Evangelhos manifestam mesmo uma grande reticência com relação a um culto dos mortos: “Deixa os mortos sepultar os mortos”, diz Jesus (Mt 8:21), ou ainda: “Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos” (Mt 22:32). Por certo, numerosos mortos são ressuscitados por Jesus (e, mais tarde, por alguns de seus discípulos), mas tal milagre – o mais notório possível segundo as classificações posteriores dos hagiógrafos medievais – não é assimilável ao retorno de um fantasma. Ele prefigura a própria ressurreição do Cristo três dias depois de sua Paixão. Antecipa também a ressurreição universal dos mortos no fim dos tempos.

SCHMITT, J. C. Os vivos e os mortos na sociedade medieval. São Paulo: Cia. das Letras, 1999.

De acordo com o texto, a representação da morte ganhou novos significados nessa religião para



( a )

extinguir as formas de ritualismo funerário.

( b )

evitar a expressão de antigas crenças politeístas.

( c )

sacramentar a execução do exorcismo de infiéis.

( d )

enfraquecer a convicção na existência de demônios.

( e )

consagrar as práticas de contato mediúnico transcendental.

Questão 01 - Geografia - Módulo 3 - Brasil: território e fronteiras - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

ENEM - 

Portadora de memória, a paisagem ajuda a construir os sentimentos de pertencimento; ela cria uma atmosfera que convém aos momentos fortes da vida, às festas, às comemorações.

CLAVAL, P. Terra dos homens: a geografia. São Paulo: Contexto, 2010 (adaptado).

No texto é apresentada uma forma de integração da paisagem geográfica com a vida social. Nesse sentido, a paisagem, além de existir como forma concreta, apresenta uma dimensão



( a )

política de apropriação efetiva do espaço. 

( b )

econômica de uso de recursos do espaço. 

( c )

privada de limitação sobre a utilização do espaço. 

( d )

natural de composição por elementos físicos do espaço. 

( e )

simbólica de relação subjetiva do indivíduo com o espaço.

Resposta:

e

O conceito de paisagem geográfica envolve a aparência do espaço. Caracteriza-se pelos elementos que podem ser visualizados, tanto naturais como de origem antrópica. Além da dimensão concreta, os elementos da paisagem carregam uma dimensão simbólica e cultural, uma vez que a percepção da paisagem é individual e carregada de elementos subjetivos. Duas pessoas que visualizam a mesma paisagem possivelmente não vão descrevê-la da mesma maneira.

Questão 01 - Geografia - Módulo 4 - Fusos horários - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Atualmente as Bolsas de Valores no mundo estão conectadas, permitindo que o mercado financeiro mundial funcione 24 horas por dia. As Bolsas de Valores estão articuladas, mesmo abrindo e fechando em diferentes horários, como ocorre com as Bolsas de Nova York (73° W), Londres (0°), Pequim (116° E) e São Paulo (46° W). Isso é resultado dos diferentes fusos horários existentes no planeta.

Considerando que as Bolsas de Valores começam a funcionar às 9 horas da manhã e que investidores que moram em Nova York, Londres e Pequim queiram aplicar recursos financeiros na Bolsa de São Paulo, pode-se afirmar que os Aula 11 horários em que eles devem consultar a abertura das atividades estão corretos na alternativa:



( a )

Nova York (6 horas), Londres (11 horas) e Pequim (19 horas). 

( b )

Nova York (7 horas), Londres (12 horas) e Pequim (20 horas). 

( c )

Nova York (8 horas), Londres (13 horas) e Pequim (21 horas). 

( d )

Nova York (9 horas), Londres (14 horas) e Pequim (22 horas). 

( e )

Nova York (10 horas), Londres (15 horas) e Pequim (23 horas).

Resposta:

b

Sabendo que fusos horários são variações horárias resultantes do movimento de rotação da Terra, sendo contados ao longo das longitudes, com alterações horárias de 15° em 15°, deslocamentos para leste, no sentido da rotação, aumentam a hora. Para oeste, diminuem a hora.

Sabendo que em São Paulo, 2o fuso brasileiro, são 9 horas, em Pequim, onze fusos (horas) a leste (9 + 11 = 20), serão 20 horas; em Londres, três fusos (horas) a leste (9 + 3 = 12), serão 12 horas; em Nova York, dois fusos (horas) a oeste (9 - 2 = 7), serão 7 horas.

Questão 01 - História - Módulo 4 - Baixa Idade Média - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

ENEM

A existência em Jerusalém de um hospital voltado para o alojamento e o cuidado dos peregrinos, assim como daqueles entre eles que estavam cansados ou doentes, fortaleceu o elo entre a obra de assistência e de caridade e a Terra Santa. Ao fazer, em 1113, do Hospital de Jerusalém um estabelecimento central da ordem, Pascoal II estimulava a filiação dos hospitalários do Ocidente a ele, sobretudo daqueles que estavam ligados à peregrinação na Terra Santa ou em outro lugar. A militarização do Hospital de Jerusalém não diminuiu a vocação caritativa primitiva, mas a fortaleceu.

DEMURGER, A. Os Cavaleiros de Cristo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002 (adaptado)

O acontecimento descrito vincula-se ao fenômeno ocidental do(a)



( a )

surgimento do monasticismo guerreiro, ocasionado pelas Cruzadas.

( b )

descentralização do poder eclesiástico, produzida pelo feudalismo.

( c )

alastramento da peste bubônica, provocado pela expansão comercial.

( d )

afirmação da fraternidade mendicante, estimulada pela reforma espiritual.

( e )

criação das faculdades de Medicina, promovida pelo renascimento urbano.

Questão 01 - Biologia - Setor A - Módulo 2 - Nutrição dos ecossistemas - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(Famerp-SP) - A fermentação lática e a respiração celular são reações bioquímicas que ocorrem em diferentes condições nas células musculares, gerando alguns produtos similares. Sobre essas reações, assinale a alternativa correta.



( a )

A fermentação ocorre na ausência de gás oxigênio e a respiração celular ocorre somente na presença desse gás. As duas reações geram energia, armazenada na forma de ATP. 

( b )

A fermentação ocorre na presença de gás carbônico e a respiração celular ocorre na ausência desse gás. As duas reações geram ATP, um tipo de energia. 

( c )

A fermentação ocorre na ausência de gás oxigênio e a respiração celular ocorre somente na presença desse gás. As duas reações absorvem energia da molécula de ATP.

( d )

A fermentação ocorre na presença de ácido lático e a respiração celular ocorre na ausência desse ácido. As duas reações liberam a mesma quantidade de energia na forma de ATP. 

( e )

A fermentação ocorre na presença de gás oxigênio e a respiração celular ocorre na ausência desse gás. As duas reações geram energia, armazenada na forma de ATP.

Resposta:

a

Questão 01 - Biologia - Setor A - Módulo 3 - Dinâmica dos ecossistemas e representações gráficas - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

ENEM - Ao percorrer o trajeto de uma cadeia alimentar, o carbono, elemento essencial e majoritário da matéria orgânica que compõe os indivíduos, ora se encontra em sua forma inorgânica, ora se encontra em sua forma orgânica. Em uma cadeia alimentar composta por fitoplâncton, zooplâncton, moluscos, crustáceos e peixes ocorre a transição desse elemento da forma inorgânica para a orgânica.

Em qual grupo de organismos ocorre essa transição?



( a )

Fitoplâncton. 

( b )

Zooplâncton. 

( c )

Moluscos. 

( d )

Crustáceos. 

( e )

Peixes.

Resposta:

a) Fitoplâncton.

Questão 01 - Biologia - Setor B - Módulo 4 - Os carboidratos e os lipídios - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(ENEM) As maiores riquezas que os conquistadores europeus levaram das Américas não foram metais ou pedras preciosas, mas sim produtos agrícolas, cujo cultivo trouxe benefícios econômicos e sociais muito maiores. Vários vegetais importantes na dieta humana, como tomate, cacau, abacate, abóbora, amendoim, feijão, baunilha, batata-doce e mandioca, surgiram no continente americano. As duas culturas de origem americana mais importantes no mundo atual são: um cereal (vegetal com espigas), domesticado originalmente no centro do México e um tubérculo (caule subterrâneo), oriundo dos Andes e considerado uma planta sagrada pelos incas.

a) Quais são esses dois vegetais e qual é o nutriente mais abundante neles?

b) Qual desses vegetais, mais bem adaptado a climas mais frios, se aclimatou rapidamente na Europa e se transformou no principal alimento dessa população? Esse vegetal também apresenta fibras vegetais. Qual a importância nutricional delas?

Resposta:

a) Os vegetais são o milho e a batata. O nutriente mais abundante neles é o amido, um tipo de polissacarídeo.

b) A batata. As fibras vegetais são estimuladoras mecânicas da digestão e regulam a absorção de carboidratos e de gorduras.

Questão 01 - Biologia - Setor A - Módulo 4 - Ciclo do carbono - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UFPB) - Em busca de uma sustentabilidade do planeta, procuram-se diferentes fontes de energia alternativas mais eficientes e menos poluentes, a exemplo da produção do etanol a partir da cana-de-açúcar. Essa produção de combustível está ligada diretamente a um dos ciclos biogeoquímicos, ilustrado na figura a seguir:

Com base nessa figura, julgue os itens a seguir:

( ) O ciclo representado é o do oxigênio. ( ) A letra C representa os decompositores. ( ) A transpiração está representada na etapa 4. ( ) A respiração está representada nas etapas 2 e 3. ( ) O acúmulo do carboidrato utilizado na produção de etanol está relacionado à etapa 1. 

Resposta:

F – V – F – V – V.

Questão 01 - Física - Setor B - Módulo 1 - Conceitos iniciais de Cinemática - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Suponha que, a partir de uma nave muito distante, você conseguisse observar a translação da Terra ao redor do Sol.

Considere ainda que, nessa observação, para você, a Terra executasse um movimento circular e uniforme e no sentido anti- -horário. Nessas condições, o vetor velocidade associado à Terra, ao longo da trajetória, teria a seguinte característica: 



( a )

Direção constante. 

( b )

Sentido horário. 

( c )

Intensidade constante. 

( d )

Direção, sentido e intensidade constantes. 

( e )

Intensidade negativa.

Questão 01 - Física - Setor A - Módulo 3 - O conceito de resultante e como obtê-la - Exercício - Prepare-se - BY NC 3.0BR

No próximo módulo, vamos estudar as tendências de movimento de um corpo. Para isso é importante que tenhamos em mente o que pensamos a respeito desse tema, ou seja, quais são os nossos saberes prévios. Então, para relembrá-los, produza um texto respondendo às seguintes perguntas:

1) Toda vez que um corpo está em movimento é necessário que haja forças nele aplicadas?

2) Existe relação entre a resultante em um corpo e o movimento que ele executa?

Destacamos que, para responder às perguntas, você não deve consultar livros, sites ou quaisquer informações além do seu saber pessoal prévio, mas se quiser debater com seus colegas, é uma ótima ideia. Boa atividade!

Questão 01 - Física - Setor A - Módulo 3 - O conceito de resultante e como obtê-la - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Uma pessoa segura um elástico e aplica força, fazendo com que ele se deforme.

As forças aplicadas no elástico são:

• uma tração (ou força elástica) na extremidade direita do elástico;

• uma tração (ou força elástica) na extremidade esquerda do elástico; 

• a força peso, no meio do elástico.

Caso sejam medidas as intensidades dessas forças, é possível observar e concluir que:

I. as intensidades das duas forças elásticas são iguais e valem 0,5 N;

II. as intensidades das duas forças elásticas são muito maiores que a do peso, que pode ser desprezada;

III. as duas forças elásticas apresentam mesma direção e sentido opostos.

Assinale a alternativa correta. 



( a )

A resultante das forças aplicadas no elástico é 0,5 N e o elástico está se deformando. 

( b )

A resultante das forças aplicadas no elástico é 1,0 N e o elástico está se deformando. 

( c )

A resultante das forças aplicadas no elástico é zero e o elástico está se deformando. 

( d )

A resultante das forças aplicadas no elástico é zero e o elástico não está se deformando. 

( e )

A resultante das forças aplicadas no elástico é 0,5 N e o elástico não está se deformando.

Resposta:

De acordo com o enunciado, podemos representar assim as forças aplicadas no elástico:

Como as duas forças apresentam mesma intensidade e direção, mas sentidos opostos, de acordo com a definição de resultante (), sua resultante é zero.

O elástico irá deformar mesmo assim, pois a resultante é equivalente a um sistema de forças apenas quanto ao seu efeito dinâmico, não tendo relações com a deformação, ou seja, com o efeito estático das forças.

Questão 01 - Química - Setor A - Módulo 2 - Características atômicas - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Cotil-SP) Dentre todas as realizações da engenharia antiga, os aquedutos romanos estão entre as mais notáveis. Os canais eram cobertos com três materiais: alvenaria, canos de chumbo e tubos de terracota. Esses canais levavam água até as vilas onde os ricos e poderosos romanos bebiam água de canecas e jarras de chumbo, o que, argumentam alguns historiadores, teria enfraquecido a elite romana e, desse modo, contribuído para a derrota do império que eles dirigiam, pois pode ter ocorrido envenenamento causado por níveis crescentes de chumbo no corpo, que é tóxico para muitos órgãos e tecidos, incluindo coração, ossos e rins.

Os sintomas dessa contaminação incluem dor abdominal, confusão, dores de cabeça, irritabilidade, que podem resultar em ataques apopléticos, coma e morte.

Sabendo que n = nêutrons, p = prótons, e 5 elétrons, assinale a questão que corretamente aponta para as características químicas do chumbo:



( a )

A = 207, Z = 82, n = 290, p = 207, e = 82 

( b )

A = 82, Z = 207, n = 125, p = 82, e = 83 

( c )

A = 82, Z = 207, n = 290, p = 82, e = 207 

( d )

A = 207, Z = 82, n = 125, p = 82, e = 82

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas