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Questão 01 - Química - Módulo 4 - Composição dos sistemas - Desafio - BY NC 3.0BR

(UFJF-MG) A solda macia (ou solda branca) é uma solda comum à base de uma liga de estanho e chumbo em variadas proporções. Na eletroeletrônica, as soldas são mais usadas em forma de fios, com a liga estanho/chumbo de proporção 60/40, a qual possui ponto de fusão igual a 183 °C. Analisando o gráfico abaixo, que mostra o comportamento térmico dessa solda, assinale a afirmativa CORRETA:



( a )

A solda é constituída por substâncias com impurezas e com temperatura de ebulição constante. 

( b )

O fenômeno que ocorre na região B é a solidificação, e há três fases em equilíbrio.

( c )

A solda é constituída por uma mistura eutética, pois funde em temperatura constante. 

( d )

A solda é constituída por uma mistura azeotrópica, pois funde em temperatura constante. 

( e )

Na região D da curva, coexistem as fases líquida e gasosa, e a temperatura permanece constante.

Questão 01 - Biologia - Módulo 3 - As características da água e dos sais minerais - Desafio - BY NC 3.0BR

(PUC-RS) Para responder à questão, leia as informações e as afirmativas que seguem.

A água é o componente mais abundante do corpo humano, sendo responsável por aproximadamente 70% do peso total do corpo. Durante o exercício físico, o calor gerado pelo metabolismo aumenta a temperatura do corpo. O sistema nervoso detecta esse aumento de temperatura e desencadeia a liberação de suor, constituído principalmente de água. A água presente no suor carrega eletrólitos dissolvidos e esfria o corpo ao evaporar, por isso deve ser reposta para a manutenção da homeostase do organismo e para o funcionamento normal dos órgãos, dos tecidos e das células.

Sobre o metabolismo da água no corpo humano, considere as afirmativas:

I. O corpo, durante o exercício físico, perde água proveniente de fluidos extra e intracelulares.

II. A hiper-hidratação pode ser danosa para o corpo, já que pode ocorrer uma diluição excessiva dos eletrólitos se o rim não excretar o excesso de fluidos.

III. A ingestão de bebidas isotônicas tem como finalidade reduzir a queima de substâncias energéticas no organismo, provocando a diminuição da temperatura corporal.

Está/Estão correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)



( a )

I.

( b )

III.

( c )

I e II.

( d )

I e III.

( e )

II e III.

Questão 01 - Língua Inglesa - Módulo 4 - Text Comprehension – Global Warming - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Texto para as questão.

Frankentissue: printable cell technology

In November, researchers from the University of Wollongong in Australia announced a new bio-ink that is a step toward really printing living human tissue on an inkjet printer. It is like printing tissue dot-by-dot. A drop of bio-ink contains 10,000 to 30,000 cells. The focus of much of this research is the eventual production of tailored tissues suitable for surgery, like living Band-Aids, which could be printed on the inkjet. However, it is still nearly impossible to effectively replicate nature’s ingenious patterns on a home office accessory. Consider that the liver is a series of globules, the kidney a set of pyramids. Those kinds of structures demand 3D printers that can build them up, layer by layer. At the moment, skin and other flat tissues are most promising for the inkjet.

Disponível em: . Acesso em: 2 dez. 2012.

O texto relata perspectivas no campo da tecnologia para cirurgias em geral, e a mais promissora para este momento enfoca o(a)



( a )

uso de um produto natural com milhares de células para reparar tecidos humanos.

( b )

criação de uma impressora especial para traçar mapas cirúrgicos detalhados.

( c )

desenvolvimento de uma tinta para produzir pele e tecidos humanos finos.

( d )

reprodução de células em 3D para ajudar nas cirurgias de recuperação dos rins.

( e )

extração de glóbulos do fígado para serem reproduzidos em laboratório.

Questão 01 - Química - Setor A - Módulo 3 - Modelo atômico de Bohr e distribuição eletrônica - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(UFSC)

A tecnologia utilizada no sistema WEEDit para pulverização localizada é bastante inteligente. O sistema de sensores realiza a leitura da área, emitindo uma luz vermelha de alta intensidade para detectar plantas vivas indesejadas, conforme imagem acima. Um conjunto de sensores realiza leituras com uma frequência de 40 mil vezes por segundo. A clorofila das plantas responde à luz vermelha emitida pelo sensor absorvendo-a e emitindo luz NIR (infravermelho próximo) através da fluorescência, emissão que é detectada pelos sensores. Os sensores WEEDit identificam mesmo as menores emissões da clorofila e reagem acionando o conjunto de bicos referente à planta identificada, aplicando apenas o necessário, de acordo com o tamanho da planta.

Disponível em: . [Adaptado]. Acesso em: 25 out. 2017.

O modelo atômico de Bohr pode ser utilizado para explicar a absorção da luz vermelha pela clorofila e a emissão da luz NIR, considerando a luz como fótons, conforme figura A abaixo.

a) Reproduza a figura B e desenhe a posição do elétron depois que o fóton incidiu sobre o átomo (figura A). Explique o que ocorreu.

b) Reproduza a figura C e desenhe a energia absorvida do fóton incidente sendo liberada e a posição do elétron após essa liberação. Explique o que ocorreu.

c) A energia dos fótons de luz vermelha está associada com qual grandeza física?

Resposta:

a) O elétron, ao receber o fóton, fica excitado e salta para níveis mais energéticos, logo o elétron gira mais distante do núcleo. Este fenômeno é chamado de salto quântico.

b) O elétron, ao retornar para níveis menos energéticos, emite o fóton que recebeu. Esse fóton é captado pelo sensor da máquina.

c) A energia do fóton está relacionada com a grandeza frequência (f = 4 · 104 Hz) e com a constante de Planck (h = 6,62 · 10-34 J · s) determinada pela relação de Planck-Eisntein: E = h · J

Assim, a energia da luz vermelha de alta intensidade é:

E = h · J ~ E = 6,62 · 10-34 J · s · 4 · 104 Hz ~ E = 2,648 · 10-29 J

Questão 01 - Química - Setor A - Módulo 2 - Características atômicas - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Cotil-SP) Dentre todas as realizações da engenharia antiga, os aquedutos romanos estão entre as mais notáveis. Os canais eram cobertos com três materiais: alvenaria, canos de chumbo e tubos de terracota. Esses canais levavam água até as vilas onde os ricos e poderosos romanos bebiam água de canecas e jarras de chumbo, o que, argumentam alguns historiadores, teria enfraquecido a elite romana e, desse modo, contribuído para a derrota do império que eles dirigiam, pois pode ter ocorrido envenenamento causado por níveis crescentes de chumbo no corpo, que é tóxico para muitos órgãos e tecidos, incluindo coração, ossos e rins.

Os sintomas dessa contaminação incluem dor abdominal, confusão, dores de cabeça, irritabilidade, que podem resultar em ataques apopléticos, coma e morte.

Sabendo que n = nêutrons, p = prótons, e 5 elétrons, assinale a questão que corretamente aponta para as características químicas do chumbo:



( a )

A = 207, Z = 82, n = 290, p = 207, e = 82 

( b )

A = 82, Z = 207, n = 125, p = 82, e = 83 

( c )

A = 82, Z = 207, n = 290, p = 82, e = 207 

( d )

A = 207, Z = 82, n = 125, p = 82, e = 82

Questão 01 - Química - Setor A - Módulo 5 - Ligação iônica - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

A fosfatidilserina é um fosfolipídio aniônico cuja interação com cálcio livre regula processos de transdução celular e vem sendo estudada no desenvolvimento de biossensores nanométricos. A figura representa a estrutura da fosfatidilserina:

MEROLLI, A.; SANTIN, M. Role of phosphatidylserine in bone repair and its technological exploitation. Molecules, v. 14, 2009.

Com base nas informações do texto, a natureza da interação da fosfatidilserina com o cálcio livre é do tipo

Dado: número atômico do elemento cálcio: 20



( a )

iônica somente com o grupo aniônico fosfato, já que o cálcio livre é um cátion monovalente. 

( b )

iônica com o cátion amônio, porque o cálcio livre é representado como um ânion monovalente. 

( c )

iônica com os grupos aniônicos fosfato e carboxila, porque o cálcio em sua forma livre é um cátion divalente. 

( d )

covalente com qualquer dos grupos não carregados da fosfatidilserina, uma vez que estes podem doar elétrons ao cálcio livre para formar a ligação. 

( e )

covalente com qualquer grupo catiônico da fosfatidilserina, visto que o cálcio na sua forma livre poderá compartilhar seus elétrons com tais grupos.

Questão 01 - Química - Setor A - Módulo 5 - Ligação iônica - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Esquema para a questão

Considere a imagem, que apresenta algumas peças de um quebra-cabeça de cátions e ânions, para responder à questão:

(Ceeteps-SP) Leia o trecho do poema A Arte de Cozinhar, de Vânia Jesus

Mais um pouco de alecrim por favor e uma pitada de sal não ficava nada mal! Prova-se o gosto verificam-se os temperos, fazem-se poemas com ingredientes, agora uma batata, ora uma cenoura, junta-se coentros, um fio de azeite, depois o tomate, o lume acende-se e a magia acontece…

. Acesso em: 23.10.2018. Adaptado.

Na segunda linha, a autora faz referência a um tempero muito utilizado em nossas cozinhas.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, os números das peças do quebra-cabeça que representam a fórmula do principal componente desse tempero.



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Resposta:

O texto se refere ao sal de cozinha, que no caso é o cloreto de sódio (NaCℓ).

Analisando as peças do quebra-cabeça, para formar o NaCℓ, deve-se juntar as peças de número 3 (cátions) com as peças de número 4 (ânions).

Questão 01 - Química - Setor B - Módulo 1 - Símbolos e fórmulas químicas - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

O soro caseiro é um recurso importante no combate à desidratação e pode ser preparado da seguinte forma:

“Em um litro de água filtrada ou fervida, acrescentar uma colher de sopa bem cheia de açúcar (C12H22O11) e uma colher de café de sal (NaCℓ)”.

Admitindo todas as substâncias puras, responda:

a) Quais as substâncias citadas no preparo do soro caseiro? Responda utilizando fórmulas químicas.

b) Qual é o símbolo e o nome dos elementos químicos que formam as substâncias citadas no item a?

c) Qual é o número de átomos de cada elemento que pode ser encontrado no conjunto das fórmulas citadas no item a?

Resposta:

a) H2O – água, C12H22O11 – açúcar e NaCℓ – sal.

b) H – hidrogênio, O – oxigênio, C – carbono, Na – sódio e Cℓ – cloro.

c) 24 átomos de hidrogênio, 12 átomos de oxigênio, 12 átomos de carbono, 1 átomo de sódio e 1 átomo de cloro.

Questão 01 - Química - Setor B - Módulo 2 - Classificação, características e propriedades físicas de sistemas - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

ENEM

O ciclo da água é fundamental para a preservação da vida no planeta. As condições climáticas da Terra permitem que a água sofra mudanças de fase e a compreensão dessas transformações é fundamental para se entender o ciclo hidrológico. Numa dessas mudanças, a água ou a umidade da terra absorve o calor do sol e dos arredores. Quando já foi absorvido calor suficiente, algumas das moléculas do líquido podem ter energia necessária para começar a subir para a atmosfera.

Disponível em: http://www.keroagua.blogspot.com. Acesso em: 30 mar. 2009 (adaptado).

A transformação mencionada no texto é a



( a )

fusão.

( b )

liquefação.

( c )

evaporação.

( d )

solidificação.

( e )

condensação.

Questão 01 - Química - Setor B - Módulo 1 - Símbolos e fórmulas químicas - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Unicamp-SP) Na década de 1970, a imprensa veiculava uma propaganda sobre um fertilizante que dizia: “contém N, P, K, mais enxofre.” Pode-se afirmar que o fertilizante em questão continha em sua formulação, respectivamente, os elementos químicos



( a )

nitrogênio, fósforo, potássio e enxofre, cujo símbolo é S.

( b )

níquel, potássio, criptônio e enxofre, cujo símbolo é Ex.

( c )

nitrogênio, fósforo, potássio e enxofre, cujo símbolo é Ex.

( d )

níquel, potássio, cálcio e enxofre, cujo símbolo é S.

Questão 01 - Revisão - Exercícios - Química+ - BY NC 3.0BR

Um sólido de aspecto uniforme e densidade constante em toda extensão foi submetido a um aquecimento contínuo. Durante esse processo, não foi verificada alteração de temperatura durante a fusão, mas durante a ebulição houve aumento de temperatura.

A partir dessas informações, pode-se concluir que sólido 



( a )

é uma substância pura. 

( b )

é uma substância composta. 

( c )

é uma mistura azeotrópica 

( d )

é uma mistura eutética. 

( e )

é uma substância pouco solúvel em água.

Questão 01 - Geografia - Módulo 2 - Cartografia - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

ENEM - Um determinado município, representado na planta abaixo, dividido em regiões de A a I, com altitudes de terrenos indicadas por curvas de nível, precisa decidir pela localização das seguintes obras:

1. Instalação de um parque industrial. 2. Instalação de uma torre de transmissão e recepção.

Considerando impacto ambiental e adequação, as regiões onde deveriam ser, de preferência, instaladas indústrias e torres, são, respectivamente:



( a )

E e G. 

( b )

H e A. 

( c )

I e E. 

( d )

B e I.

( e )

E e F.

Resposta:

c

É mais adequado para fins comerciais que os parques industriais fiquem relativamente próximo a áreas urbanas e estradas; além disso, sua localização será mais eficiente em terrenos mais aplainados (I: terreno mais baixo e, originalmente, sem cobertura vegetal, próximo à rodovia e relativamente distante da cidade). Torres de transmissão de recepção, em decorrência de suas funções, devem ficar nas localidades com maior altitude em relação à região em que prestarão o serviço (E: ponto culminante do território apontado, com mais de 40 metros de altitude).

Questão 01 - Geografia - Módulo 4 - Fusos horários - Exercício - Prepare-se - BY NC 3.0BR

Na próxima aula, vamos estudar as estruturas que compõem o interior do planeta e a dinâmica de movimentos que geram fenômenos como tremores na sua superfície.

As forças da natureza sempre causaram espanto e curiosidade no ser humano. Leia o trecho a seguir, extraído do livro Cândido, do filósofo francês Voltaire (1694-1778). Nele, Voltaire descreve os horrores causados pelo grande terremoto que assolou Lisboa em 1755:

Mal haviam pisado na cidade, [o jovem Cândido e seu tutor, o Professor Pangloss] sentem a terra tremer sob seus pés; o mar levanta-se agitado no porto, e despedaça os navios ali ancorados. Turbilhões de chamas e de cinzas cobrem as ruas e as praças públicas; as casas desabam, os telhados são derrubados sobre os alicerces, e os alicerces se desfazem; trinta mil habitantes de todas as idades e sexos ficam esmagados sob as ruínas. “[…] — Qual será a razão suficiente deste fenômeno?, dizia Pangloss. — É o último dia do mundo!”, exclamava Cândido.

VOLTAIRE. Cândido. São Paulo: Martins Fontes, 1990. p. 21.

As tragédias devidas a abalos sísmicos são comuns. Mas você sabe por que eles acontecem? Alguns povos antigos respondiam a essa pergunta baseando-se em preceitos religiosos; outros criaram lendas sobre o assunto, como ocorreu no Japão, arquipélago sujeito a terremotos. Seu povo acreditava que, sob as ilhas, vivia Namazu, um peixe gigante que provocava calamidades na superfície ao se movimentar.

Com o tempo, porém, surgiram explicações científicas para os tremores. Atualmente, sempre que eles ocorrem, os meios de comunicação recorrem a elas para divulgar a notícia.

• Você sabe dizer o que realmente provoca os terremotos? Justifique sua resposta. 

Questão 01 - História - Módulo 4 - Baixa Idade Média - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

ENEM

A existência em Jerusalém de um hospital voltado para o alojamento e o cuidado dos peregrinos, assim como daqueles entre eles que estavam cansados ou doentes, fortaleceu o elo entre a obra de assistência e de caridade e a Terra Santa. Ao fazer, em 1113, do Hospital de Jerusalém um estabelecimento central da ordem, Pascoal II estimulava a filiação dos hospitalários do Ocidente a ele, sobretudo daqueles que estavam ligados à peregrinação na Terra Santa ou em outro lugar. A militarização do Hospital de Jerusalém não diminuiu a vocação caritativa primitiva, mas a fortaleceu.

DEMURGER, A. Os Cavaleiros de Cristo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002 (adaptado)

O acontecimento descrito vincula-se ao fenômeno ocidental do(a)



( a )

surgimento do monasticismo guerreiro, ocasionado pelas Cruzadas.

( b )

descentralização do poder eclesiástico, produzida pelo feudalismo.

( c )

alastramento da peste bubônica, provocado pela expansão comercial.

( d )

afirmação da fraternidade mendicante, estimulada pela reforma espiritual.

( e )

criação das faculdades de Medicina, promovida pelo renascimento urbano.

Questão 01 - Biologia - Setor A - Módulo 2 - Nutrição dos ecossistemas - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(Famerp-SP) - A fermentação lática e a respiração celular são reações bioquímicas que ocorrem em diferentes condições nas células musculares, gerando alguns produtos similares. Sobre essas reações, assinale a alternativa correta.



( a )

A fermentação ocorre na ausência de gás oxigênio e a respiração celular ocorre somente na presença desse gás. As duas reações geram energia, armazenada na forma de ATP. 

( b )

A fermentação ocorre na presença de gás carbônico e a respiração celular ocorre na ausência desse gás. As duas reações geram ATP, um tipo de energia. 

( c )

A fermentação ocorre na ausência de gás oxigênio e a respiração celular ocorre somente na presença desse gás. As duas reações absorvem energia da molécula de ATP.

( d )

A fermentação ocorre na presença de ácido lático e a respiração celular ocorre na ausência desse ácido. As duas reações liberam a mesma quantidade de energia na forma de ATP. 

( e )

A fermentação ocorre na presença de gás oxigênio e a respiração celular ocorre na ausência desse gás. As duas reações geram energia, armazenada na forma de ATP.

Resposta:

a

Questão 01 - Biologia - Módulo 1 - O método científico e a origem da vida - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UFRGS-RS) Numa experiência controlada o grupo controle tem por objeto



( a )

testar outras variantes do resultado previsto.

( b )

confirmar as conclusões obtidas com o grupo experimental.

( c )

desmentir as conclusões obtidas com o grupo experimental.

( d )

servir de referência padrão em face dos resultados fornecidos pelo grupo experimental.

( e )

testar a eficiência dos equipamentos usados na experiência.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Análise linguística - Módulo 1 - Fatores de textualidade - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

O fragmento seguinte aborda transformações sociais e culturais da segunda metade do século XX, relacionando- -as à Pop Art (corrente artística surgida nesse período).

O século XX mudou drasticamente a maneira como o mundo funciona. A tecnologia nunca tinha avançado tão rápido, e as coisas pareciam cada vez mais imediatas. E foi aí que surgiram os meios de comunicação em massa, e desde então o mundo nunca mais foi o mesmo. Rádio, televisão, cinema. Tudo estava se popularizando, e as pessoas estavam gostando disso, principalmente as pessoas na ponta de cima do processo: os “patrões”. Depois da queda de poder da religião — anunciada por Nietzsche: “Deus está morto” — e da explosão capitalista, as mídias industriais chegaram na hora certa para transformar as nações em massas.

A arte já não importava mais. Agora o dinheiro tomava as rédeas da produção cultural. E, como toda produção capitalista, ela se fazia em molde, em grande escala, naquilo que Theodor Adorno chamou de Indústria Cultural.

[...]

No meio dessas rupturas culturais e desenvolvimento técnico surge, no final da década de 1950, o movimento artístico chamado Pop Art. Agora que as massas estavam sendo atingidas, que a arte virou produto e que a reprodutibilidade técnica aflorou, os artistas dessa época deram início a obras que refletiam, parodiavam e criticavam o cenário mundial.

[...]

Como tudo virou produto, nada mais era único e individual. A comida era a mesma. O refrigerante era sempre igual. A novela que eu assisto é a mesma que meu amigo de outro estado vê. A padronização se distribuía para as massas (consumidoras), e dessa fábrica nem os seres humanos foram poupados. Elvis Presley e Marilyn Monroe não eram indivíduos; eram bens de consumo. [...]

SOARES, Alan. Pop Art: a industrialização da arte. Medium, 21 jul. 2017. Disponível em: https://medium.com/@alan_soares/pop-art-aindustrializa%C3%A7%C3%A3o-da-arte-22c267d63a3e. Acesso em: 13 mar. 2020.

No primeiro parágrafo, afirma-se que “as mídias industriais chegaram na hora certa para transformar as nações em massas”. Com base no fragmento como um todo e em outros conhecimentos do seu repertório cultural, explique sucintamente essa transformação.

Resposta:

No primeiro parágrafo, pode-se inferir que rádio, televisão e cinema são exemplos das chamadas “mídias industriais” . Compreendendo a massificação como a padronização dos hábitos (conforme sugerido no parágrafo final), pode-se deduzir que a popularização das mídias resultou em uma influência massiva sobre as populações, uniformizando comportamentos e limitando a individualidade de cada um.

Convém pedir aos alunos que, em um primeiro momento, indiquem exemplos de “mídias industriais” no texto; em seguida, você pode resgatar o que entendem por “massificação” e, se for o caso, ajudá-los a compreender o conceito; por fim, cabe pedir que grifem no texto uma passagem que exemplifique esse fenômeno.

Questão 01 - Física - Setor B - Módulo 4 - O estudo do movimento uniforme - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(IFRS) Uma partícula realizou um movimento unidimensional ao longo de um eixo OX e o comportamento da sua posição x em função do tempo t foi representado em um gráfico, ilustrado na figura a seguir.

Analise as seguintes afirmativas referentes ao movimento realizado por essa partícula:

I. Entre os instantes 3 s e 6 s a partícula realizou um movimento uniforme.

II. Entre os instantes 0 s e 3 s a partícula realizou um movimento acelerado.

III. Entre os instantes 3 s e 6 s a partícula estava em repouso.

IV. No instante 8 s a partícula estava na origem do eixo x.

Estão corretas apenas as afirmativas:



( a )

I e II. 

( b )

I e IV. 

( c )

II e III. 

( d )

III e IV.

Questão 01 - Química - Setor A - Módulo 2 - Características atômicas - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Em alguns tipos de reatores nucleares ocorre a utilização da denominada “água pesada”, como uma forma de moderar os processos altamente energéticos que ocorrem durante o seu funcionamento. A “água pesada” apresenta o mesmo aspecto que a água comum, no entanto, em nível molecular, ocorre a substituição dos dois átomos de hidrogênio da água por deutério. A tabela abaixo apresenta uma comparação das propriedades físicas da água comum e da “água pesada”.

Fonte: ÁGUA pesada, D2O. Química Nova Interativa. Disponível em: http://qnint.sbq.org.br/novo/index.php?hash=molecula.387. Acesso em: 25 fev. 2020.

a) Qual é a relação existente entre os átomos de hidrogênio e de deutério? O que se pode afirmar em relação às propriedades físicas e químicas desses átomos?

b) Como é possível explicar, em nível atômico, a diferença de densidade entre a água comum e a “água pesada”?

Resposta:

a) Os átomos de hidrogênio e de deutério são isótopos entre si. Esses átomos apresentam as mesmas propriedades químicas, uma vez que representam o mesmo elemento químico; no entanto, apresentam propriedades físicas ligeiramente diferentes.

b) O átomo de deutério é mais pesado do que o átomo de hidrogênio comum, o que se pode concluir devido ao seu maior número de massa, resultando assim na formação de moléculas de água mais pesadas e que, no conjunto macroscópico, acaba por apresentar maior densidade.

Questão 01 - Química - Setor A - Módulo 6 - Ligação covalente - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Em 1953, o pesquisador Stanley Miller elaborou um experimento para simular as condições atmosféricas que seriam possivelmente encontradas na atmosfera primitiva da Terra. A imagem a seguir traz uma representação do experimento mencionado:

Como representado na figura, a análise experimental de dados provenientes de estudos geológicos indicam que a atmosfera da Terra seria formada por substâncias gasosas simples, que, em teoria, já conteriam os átomos dos elementos químicos encontrados nas mais diversas formas de vida atualmente.

Com base no esquema indicado, preencha o quadro a seguir com as seguintes informações das substâncias indicadas na imagem:

Resposta:

Questão 01 - Química - Setor A - Módulo 4 - Tabela periódica e algumas propriedades periódicas - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

A tabela periódica apresentada na imagem a seguir é diferente da habitual. A sua elaboração foi baseada no risco de escassez de alguns elementos químicos, sendo a disponibilidade de cada um representada por diferentes áreas na imagem, formando assim o aspecto distorcido observado. Essa tabela foi desenvolvida pela EuChems (sigla em inglês para Sociedade Europeia de Química), em parceria com a Unesco (sigla em inglês para Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), devido à comemoração do Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos em 2019.

Fonte: Disponível em: https://www.euchems.eu/wp-content/uploads/2018/10/PORTUGUESE-Periodic-Table-Element-Scarcity.pdf. Acesso em: 26 mar. 2020.

a) Cite qual(is) elemento(s) abundante(s) e utilizado(s) em smartphones pode(m) ser classificado(s) como metal alcalino.

b) Considerando os elementos que apresentam risco de escassez nos próximos 100 anos, cite um que pode ser encontrado no estado gasoso à temperatura ambiente e um que apresente elevada condutibilidade elétrica.

Resposta:

a) Potássio (K)

b) Resposta pessoal: hélio (gás nobre) e prata (metal, elevada condutibilidade elétrica).

Outros metais podem ser citados nessa resposta.

Questão 01 - Química - Setor B - Módulo 1 - Símbolos e fórmulas químicas - Exercício - Prepare-se - BY NC 3.0BR

Podemos identificar as pessoas por suas características físicas, como cor de cabelo, cor dos olhos, estatura, etc. O mesmo se dá para substâncias químicas. A identificação de substâncias acontece pelo conhecimento de suas propriedades físicas. Para se preparar para o próximo módulo, sugerimos que você estude algumas dessas propriedades. Para isso, leia o item 1.4 do Capítulo 2, Unidade Notação química e composição da matéria do Caderno de Estudos 1, e pense na seguinte pergunta: por que a água congela quando colocamos no freezer, mas o etanol não?

Questão 01 - Química - Setor B - Módulo 2 - Classificação, características e propriedades físicas de sistemas - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP) Uma postagem de humor na internet trazia como título “Provas de que gatos são líquidos” e usava, como essas provas, fotos reais de gatos, como as reproduzidas aqui.

O efeito de humor causado na associação do título com as fotos baseia-se no fato de que líquidos

Note e adote: Considere temperatura e pressão ambientes.



( a )

metálicos, em repouso, formam uma superfície refletora de luz, como os pelos dos gatos.

( b )

têm volume constante e forma variável, propriedade que os gatos aparentam ter.

( c )

moleculares são muito viscosos, como aparentam ser os gatos em repouso.

( d )

são muito compressíveis, mantendo forma, mas ajustando o volume ao do recipiente, como os gatos aparentam ser.

( e )

moleculares são voláteis, necessitando estocagem em recipientes fechados, como os gatos aparentam ser.

Questão 01 - Química - Setor B - Módulo 3 - Separação de misturas de sistemas heterogêneos - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(UEL-PR)

Diz a lenda que, por volta de 2737 a.C., o imperador chinês Shen Nong, conhecido por suas iniciativas como cientista, lançou a ideia de que beber água fervida seria uma medida higiênica

Durante uma viagem, deixou cair, acidentalmente, algumas folhas de uma planta na água que estava sendo fervida. Ficou encantado com a mistura, bebeu-a e achou-a muito refrescante. O chá tinha sido criado. O hábito de tomar chá foi introduzido na Inglaterra pela portuguesa Catarina de Bragança, filha de D. João IV de Portugal, que se casou com Carlos II, da Inglaterra, em 1662.

(Disponível em: http://www.copacabanarunners.net/chas.html)

A preparação do chazinho nos dias frios pode ser um exemplo de um processo químico de separação de substâncias. Ao ser colocado um saquinho de chá em uma xícara com água quente, ocorre o processo de:



( a )

extração e dissolução de substâncias.

( b )

extração e destilação de substâncias.

( c )

destilação e sublimação de substâncias.

( d )

filtração e cristalização de substâncias.

( e )

cristalização e filtração de substâncias.

Questão 01 - Revisão - Exercícios - Física+ - BY NC 3.0BR

Indique como resposta a soma das alternativas corretas.

(UEM-PR) Considere quatro vetores não nulos de mesmo módulo, sendo vertical, cujo sentido é de baixo para cima, vertical, com sentido oposto de  , horizontal, com sentido contrário ao da escrita no Brasil, e um vetor com ângulo de 45° com os sentidos positivos de  e . Tomando como base esse enunciado e conhecimentos sobre vetores em geral, assinale o que for correto.

(01) A força peso tem direção e sentido de .

(02) A aceleração é uma grandeza vetorial.

(04)  +  =.

(08) O módulo do vetor  +  é igual a duas vezes o módulo de  .

(16) 

Resposta:

01 + 02 + 03

Questão 01 - Geografia - Módulo 1 - Noções espaciais - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

ENEM Leia o texto a seguir.

O jardim de caminhos que se bifurcam

(...) Uma lâmpada aclarava a plataforma, mas os rostos dos meninos ficavam na sombra. Um me perguntou: O senhor vai à casa do Dr. Stephen Albert? Sem aguardar resposta, outro disse: A casa fica longe daqui, mas o senhor não se perderá se tomar esse caminho à esquerda e se em cada encruzilhada do caminho dobrar à esquerda.

Adaptado. Borges, J. “Ficções”. Rio de Janeiro: Globo, 1997. p. 96.

Quanto à cena descrita, considere que

I. o sol nasce à direita dos meninos;

II. o senhor seguiu o conselho dos meninos, tendo encontrado duas encruzilhadas até a casa.

Concluiu-se que o senhor caminhou, respectivamente, nos sentidos:



( a )

oeste, sul e leste.

( b )

leste, sul e oeste.

( c )

oeste, norte e leste.

( d )

leste, norte e oeste.

( e )

leste, norte e sul.

Resposta:

Seguindo as orientações dadas (o sol nasce à direita dos meninos; seguir sempre à esquerda; passar por duas encruzilhadas perpendiculares), conclui-se que o senhor, ao dobrar à esquerda, caminhou no sentido oeste. Na primeira encruzilhada, ao dobrar à esquerda, caminhou no sentido sul e, na segunda encruzilhada, ao dobrar à esquerda novamente, caminhou no sentido leste. Observe o esquema abaixo:

Questão 01 - Geografia - Módulo 3 - Brasil: território e fronteiras - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

ENEM - 

Portadora de memória, a paisagem ajuda a construir os sentimentos de pertencimento; ela cria uma atmosfera que convém aos momentos fortes da vida, às festas, às comemorações.

CLAVAL, P. Terra dos homens: a geografia. São Paulo: Contexto, 2010 (adaptado).

No texto é apresentada uma forma de integração da paisagem geográfica com a vida social. Nesse sentido, a paisagem, além de existir como forma concreta, apresenta uma dimensão



( a )

política de apropriação efetiva do espaço. 

( b )

econômica de uso de recursos do espaço. 

( c )

privada de limitação sobre a utilização do espaço. 

( d )

natural de composição por elementos físicos do espaço. 

( e )

simbólica de relação subjetiva do indivíduo com o espaço.

Resposta:

e

O conceito de paisagem geográfica envolve a aparência do espaço. Caracteriza-se pelos elementos que podem ser visualizados, tanto naturais como de origem antrópica. Além da dimensão concreta, os elementos da paisagem carregam uma dimensão simbólica e cultural, uma vez que a percepção da paisagem é individual e carregada de elementos subjetivos. Duas pessoas que visualizam a mesma paisagem possivelmente não vão descrevê-la da mesma maneira.

Questão 01 - Geografia - Módulo 4 - Fusos horários - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Atualmente as Bolsas de Valores no mundo estão conectadas, permitindo que o mercado financeiro mundial funcione 24 horas por dia. As Bolsas de Valores estão articuladas, mesmo abrindo e fechando em diferentes horários, como ocorre com as Bolsas de Nova York (73° W), Londres (0°), Pequim (116° E) e São Paulo (46° W). Isso é resultado dos diferentes fusos horários existentes no planeta.

Considerando que as Bolsas de Valores começam a funcionar às 9 horas da manhã e que investidores que moram em Nova York, Londres e Pequim queiram aplicar recursos financeiros na Bolsa de São Paulo, pode-se afirmar que os Aula 11 horários em que eles devem consultar a abertura das atividades estão corretos na alternativa:



( a )

Nova York (6 horas), Londres (11 horas) e Pequim (19 horas). 

( b )

Nova York (7 horas), Londres (12 horas) e Pequim (20 horas). 

( c )

Nova York (8 horas), Londres (13 horas) e Pequim (21 horas). 

( d )

Nova York (9 horas), Londres (14 horas) e Pequim (22 horas). 

( e )

Nova York (10 horas), Londres (15 horas) e Pequim (23 horas).

Resposta:

b

Sabendo que fusos horários são variações horárias resultantes do movimento de rotação da Terra, sendo contados ao longo das longitudes, com alterações horárias de 15° em 15°, deslocamentos para leste, no sentido da rotação, aumentam a hora. Para oeste, diminuem a hora.

Sabendo que em São Paulo, 2o fuso brasileiro, são 9 horas, em Pequim, onze fusos (horas) a leste (9 + 11 = 20), serão 20 horas; em Londres, três fusos (horas) a leste (9 + 3 = 12), serão 12 horas; em Nova York, dois fusos (horas) a oeste (9 - 2 = 7), serão 7 horas.

Questão 01 - Geografia - Módulo 4 - Fusos horários - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Unifesp-SP) - Um congresso internacional, com sede em Roma, promoverá uma videoconferência no dia 20 de abril, às 14h00 do horário local, da qual participarão pesquisadores que estarão nessa cidade, em São Paulo, em Tóquio e em Mumbai. Observe o mapa e assinale a alternativa que indica o horário em que cada pesquisador deverá estar com seu computador “plugado” no evento.



( a )
São Paulo Tóquio Mumbai 9h00 18h00 22h00

 

( b )
São Paulo Tóquio Mumbai 10h00 22h00 18h00
( c )
São Paulo Tóquio Mumbai 10h00 23h00 18h00
( d )
São Paulo Tóquio Mumbai 9h00 22h00 19h00
( e )
São Paulo Tóquio Mumbai 10h00 19h00 22h00

Resposta:

b)

São Paulo Tóquio Mumbai 10h00 22h00 18h00

Questão 01 - Biologia - Setor A - Módulo 2 - Nutrição dos ecossistemas - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(PUC-SP) - Suponha que se queira manter animais aquáticos herbívoros em um aquário. Para garantir a sobrevivência desses animais durante certo tempo, seria aconselhável adicionar ao ambiente



( a )

plantas aquáticas e algas que, além de servirem de alimento para os animais, forneceriam oxigênio ao meio, caso esse fosse iluminado. 

( b )

plantas aquáticas e algas que, além de servirem de alimento para os animais, forneceriam oxigênio ao meio, mesmo que esse não fosse iluminado. 

( c )

fungos e bactérias que, além de servirem de alimento para os animais, forneceriam gás carbônico ao meio, caso esse fosse iluminado. 

( d )

fungos e bactérias que, além de servirem de alimento para os animais, forneceriam gás carbônico ao meio, mesmo que esse não fosse iluminado. 

( e )

zooplâncton que, além de servir de alimento para os animais, forneceria oxigênio ao meio, caso esse fosse iluminado.

Resposta:

a) plantas aquáticas e algas que, além de servirem de alimento para os animais, forneceriam oxigênio ao meio, caso esse fosse iluminado.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas