Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
Divulgando seus produtos na mídia, uma marca de automóveis utilitários compactos apregoa que o modelo X, movido a etanol, pode acelerar de 0 km/h a 100 km/h em 7,9 s.
Nessas condições, a aceleração escalar média desse modelo de veículo é aproximadamente:
Nota: É permitido o uso de calculadora.
12,7 m/s2
12,7 km/h2
12,7
5,7 km/h2
Professor: a finalidade deste exercício, além da aplicação do conceito, é operacionalizar uma unidade não usual de aceleração, mas bastante prática para o entendimento do conceito.
Isso significa que, em média, a velocidade do automóvel aumenta 12,7 km/h a cada segundo.
(IFRS) Uma partícula realizou um movimento unidimensional ao longo de um eixo OX e o comportamento da sua posição x em função do tempo t foi representado em um gráfico, ilustrado na figura a seguir.
Analise as seguintes afirmativas referentes ao movimento realizado por essa partícula:
I. Entre os instantes 3 s e 6 s a partícula realizou um movimento uniforme.
II. Entre os instantes 0 s e 3 s a partícula realizou um movimento acelerado.
III. Entre os instantes 3 s e 6 s a partícula estava em repouso.
IV. No instante 8 s a partícula estava na origem do eixo x.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I e II.
I e IV.
II e III.
III e IV.
(UFSC)
A tecnologia utilizada no sistema WEEDit para pulverização localizada é bastante inteligente. O sistema de sensores realiza a leitura da área, emitindo uma luz vermelha de alta intensidade para detectar plantas vivas indesejadas, conforme imagem acima. Um conjunto de sensores realiza leituras com uma frequência de 40 mil vezes por segundo. A clorofila das plantas responde à luz vermelha emitida pelo sensor absorvendo-a e emitindo luz NIR (infravermelho próximo) através da fluorescência, emissão que é detectada pelos sensores. Os sensores WEEDit identificam mesmo as menores emissões da clorofila e reagem acionando o conjunto de bicos referente à planta identificada, aplicando apenas o necessário, de acordo com o tamanho da planta.
Disponível em: . [Adaptado]. Acesso em: 25 out. 2017.
O modelo atômico de Bohr pode ser utilizado para explicar a absorção da luz vermelha pela clorofila e a emissão da luz NIR, considerando a luz como fótons, conforme figura A abaixo.
a) Reproduza a figura B e desenhe a posição do elétron depois que o fóton incidiu sobre o átomo (figura A). Explique o que ocorreu.
b) Reproduza a figura C e desenhe a energia absorvida do fóton incidente sendo liberada e a posição do elétron após essa liberação. Explique o que ocorreu.
c) A energia dos fótons de luz vermelha está associada com qual grandeza física?
a) O elétron, ao receber o fóton, fica excitado e salta para níveis mais energéticos, logo o elétron gira mais distante do núcleo. Este fenômeno é chamado de salto quântico.
b) O elétron, ao retornar para níveis menos energéticos, emite o fóton que recebeu. Esse fóton é captado pelo sensor da máquina.
c) A energia do fóton está relacionada com a grandeza frequência (f = 4 · 104 Hz) e com a constante de Planck (h = 6,62 · 10-34 J · s) determinada pela relação de Planck-Eisntein: E = h · J
Assim, a energia da luz vermelha de alta intensidade é:
E = h · J ~ E = 6,62 · 10-34 J · s · 4 · 104 Hz ~ E = 2,648 · 10-29 J
O soro caseiro é um recurso importante no combate à desidratação e pode ser preparado da seguinte forma:
“Em um litro de água filtrada ou fervida, acrescentar uma colher de sopa bem cheia de açúcar (C12H22O11) e uma colher de café de sal (NaCℓ)”.
Admitindo todas as substâncias puras, responda:
a) Quais as substâncias citadas no preparo do soro caseiro? Responda utilizando fórmulas químicas.
b) Qual é o símbolo e o nome dos elementos químicos que formam as substâncias citadas no item a?
c) Qual é o número de átomos de cada elemento que pode ser encontrado no conjunto das fórmulas citadas no item a?
a) H2O – água, C12H22O11 – açúcar e NaCℓ – sal.
b) H – hidrogênio, O – oxigênio, C – carbono, Na – sódio e Cℓ – cloro.
c) 24 átomos de hidrogênio, 12 átomos de oxigênio, 12 átomos de carbono, 1 átomo de sódio e 1 átomo de cloro.
Esquema para a questão
Considere a imagem, que apresenta algumas peças de um quebra-cabeça de cátions e ânions, para responder à questão:
(Ceeteps-SP) Leia o trecho do poema A Arte de Cozinhar, de Vânia Jesus
Mais um pouco de alecrim por favor e uma pitada de sal não ficava nada mal! Prova-se o gosto verificam-se os temperos, fazem-se poemas com ingredientes, agora uma batata, ora uma cenoura, junta-se coentros, um fio de azeite, depois o tomate, o lume acende-se e a magia acontece…
. Acesso em: 23.10.2018. Adaptado.
Na segunda linha, a autora faz referência a um tempero muito utilizado em nossas cozinhas.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, os números das peças do quebra-cabeça que representam a fórmula do principal componente desse tempero.
O texto se refere ao sal de cozinha, que no caso é o cloreto de sódio (NaCℓ).
Analisando as peças do quebra-cabeça, para formar o NaCℓ, deve-se juntar as peças de número 3 (cátions) com as peças de número 4 (ânions).
Em 1953, o pesquisador Stanley Miller elaborou um experimento para simular as condições atmosféricas que seriam possivelmente encontradas na atmosfera primitiva da Terra. A imagem a seguir traz uma representação do experimento mencionado:
Como representado na figura, a análise experimental de dados provenientes de estudos geológicos indicam que a atmosfera da Terra seria formada por substâncias gasosas simples, que, em teoria, já conteriam os átomos dos elementos químicos encontrados nas mais diversas formas de vida atualmente.
Com base no esquema indicado, preencha o quadro a seguir com as seguintes informações das substâncias indicadas na imagem:
(Unicamp-SP) Na década de 1970, a imprensa veiculava uma propaganda sobre um fertilizante que dizia: “contém N, P, K, mais enxofre.” Pode-se afirmar que o fertilizante em questão continha em sua formulação, respectivamente, os elementos químicos
nitrogênio, fósforo, potássio e enxofre, cujo símbolo é S.
níquel, potássio, criptônio e enxofre, cujo símbolo é Ex.
nitrogênio, fósforo, potássio e enxofre, cujo símbolo é Ex.
níquel, potássio, cálcio e enxofre, cujo símbolo é S.
ENEM
O ciclo da água é fundamental para a preservação da vida no planeta. As condições climáticas da Terra permitem que a água sofra mudanças de fase e a compreensão dessas transformações é fundamental para se entender o ciclo hidrológico. Numa dessas mudanças, a água ou a umidade da terra absorve o calor do sol e dos arredores. Quando já foi absorvido calor suficiente, algumas das moléculas do líquido podem ter energia necessária para começar a subir para a atmosfera.
Disponível em: http://www.keroagua.blogspot.com. Acesso em: 30 mar. 2009 (adaptado).
A transformação mencionada no texto é a
fusão.
liquefação.
evaporação.
solidificação.
condensação.
(Mack-SP) Leia os trechos a seguir.
De Tarkala à cidade de Gana, gastam-se três meses de marcha em um deserto árido. No país de Gana, o ouro nasce como plantas na areia, do mesmo modo que as cenouras. É colhido ao nascer do sol.
Ibn al-Fakih. Citado em: Alberto da Costa e Silva. Imagens da África: da Antiguidade ao século XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, p. 32.
[Gana] é a terra do ouro. (...) Toda a gente do Magreb sabe, e ninguém disto discrepa, que o rei de Gana possui em seu palácio um bloco de ouro pesando 30 arratéis (cerca de 14 kg). Esse bloco de ouro foi criado por Deus, sem ter sido fundido ao fogo ou trabalhado por instrumento. Foi, porém, furado de um lado ao outro, a fim de que nele pudesse ser amarrado o cavalo do rei. É algo curioso que não se encontra em nenhum outro lugar do mundo e que ninguém possui a não ser o rei, que disso se vangloria diante de todos os soberanos do Sudão
Al-Idrisi. Citado em: Alberto da Costa e Silva. Imagens da África: da Antiguidade ao século XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, p. 37.
Os trechos foram escritos por viajantes árabes ao observarem aspectos sobre o Reino de Gana, na África, durante a Idade Média europeia. Pela análise dos excertos, é correto afirmar que tal reino
causava espanto e admiração, tanto pelo desenvolvimento econômico como pelo poder teocrático politeísta do governante.
causava estranhamento em seus visitantes, tanto pela quantidade exagerada de metais preciosos disponíveis como pelo poder autoritário do governante.
provocava perplexidade nos viajantes, pois não compreendiam seu desenvolvimento em meio a um continente marcado pela inexistência de civilizações.
desenvolveu-se sustentado pela riqueza do ouro e pela crença monoteísta, fator que o desqualificava perante os viajantes que ali passavam.
impressionava seus visitantes, tanto pela opulência trazida pelo ouro como pela sua complexa organização política e social.
(Ceeteps-SP)
Durante o ciclo lunar de aproximadamente quatro semanas, observa-se uma mudança no diâmetro da Lua, quando a vemos de um mesmo local da superfície da Terra e sob a mesma altura no céu, relativamente ao horizonte.
A imagem apresenta uma montagem que permite a comparação desses diferentes tamanhos no decorrer de um ciclo completo.
Admitindo que:
• a metade esquerda da imagem corresponde ao maior diâmetro observável da Lua; e
• a metade direita da imagem corresponde ao menor diâmetro observável da Lua.
Podemos dizer que a parte esquerda e a parte direita da imagem correspondem, nesta ordem, ao momento em que a Lua se encontra em seu
apogeu e perigeu.
afélio e periélio.
periélio e afélio.
perigeu e afélio.
perigeu e apogeu.
O perigeu corresponde ao período em que a Lua está mais próxima à Terra e, por isso, aparenta ser maior do que em outros dias. Já o apogeu é o ponto em que a Lua está mais afastada da Terra; desse modo, aparece menor no céu
(IFCE)
O Sistema de Posicionamento Global (SIG) utiliza um conjunto de satélites na órbita da Terra que permite a orientação e a navegação terrestre, aquática e aérea. Existe o segmento espacial, composto por aproximadamente 24 satélites ativos, além do segmento terrestre, composto por antenas e aparelhos de recepção móveis ou acoplados a veículos, a exemplo dos drones que, por GPS (Global Positioning System, em inglês, ou Sistema de Posicionamento Global), fazem o trajeto de reconhecimento de áreas, registros de imagens e viabilizam o desenvolvimento de projetos ambientais e de planejamento. Não são informações possíveis de serem obtidas por meio do GPS:
altitude do relevo e hora precisa.
coordenadas geográficas (latitude e longitude).
rastreamento de veículos, principalmente de cargas.
definição do Horário de Verão e sua hora precisa de início.
rotas para veículos no trânsito urbano e em viagens, sendo necessário estar acoplado a mapas em algum SIG.
d
A alternativa d está incorreta, pois o GPS não determina o horário de verão, sendo responsabilidade dos governos dos países que utilizam esse sistema decidir se o horário de verão será aplicado.
Leia a reportagem abaixo.
Estamos abertos para negócios, não à venda, diz Groenlândia a Trump
Presidente americano discutiu com assessores a possibilidade de comprar o território dinamarquês
A Groenlândia disse que está aberta para negócios com os Estados Unidos, não à venda, após Donald Trump ter discutido com assessores a ideia de comprar a maior ilha do mundo para expandir a área americana.
Folha de S.Paulo, 16 ago. 2019. Disponível em: . Acesso em: 13 jul. 2020.
Apresente duas razões de ordem econômica e/ou geopolítica que justifiquem o interesse dos Estados Unidos pelo território destacado.
A Groenlândia apresenta parte expressiva de seu território na região ártica, que possui grandes reservas de gás natural e petróleo. A ilha citada desperta interesse estratégico do governo estadunidense, em consequência de sua localização geográfica, situada entre os oceanos Glacial Ártico e Atlântico, o que ampliaria a influência dos Estados Unidos na passagem de navios que circulam pela região.
Além disso, a aquisição da Groenlândia conteria os avanços da China, que tem ampliado sua influência econômica nessas áreas por meio de financiamento de alguns projetos na Groenlândia; e da Rússia, que tem expandido suas atividades militares com o objetivo de obter o controle sobre a região. Comprando a Groenlândia, o atual governo dos Estados Unidos dificulta ou barra a crescente presença dessas potências rivais na região ártica.
(UFRGS-RS) Numa experiência controlada o grupo controle tem por objeto
testar outras variantes do resultado previsto.
confirmar as conclusões obtidas com o grupo experimental.
desmentir as conclusões obtidas com o grupo experimental.
servir de referência padrão em face dos resultados fornecidos pelo grupo experimental.
testar a eficiência dos equipamentos usados na experiência.
Suponha que você esteja fazendo uma viagem de carro com sua mãe ao volante, em uma estrada de mão dupla, com uma só pista para cada sentido e sem uma barreira física para separar as pistas.
As faixas pintadas no centro da pista indicam os trechos em que a ultrapassagem é permitida (linhas tracejadas) ou proibida (linhas contínuas).
Suponha que seu veículo tenha 5 m de comprimento e que se mova a uma velocidade constante de 108 km/h. Logo adiante, sua mãe avista um caminhão com a faixa refletiva abaixo, que trafega a uma velocidade também constante e no valor máximo permitido naquela estrada.
Observando a linha tracejada em seu lado, ela pensa em ultrapassar o caminhão, sem acelerar.
Praticando uma direção defensiva, ela aciona a seta e inicia a ultrapassagem, quando a dianteira de seu veículo atinge a distância segura até a traseira do caminhão, dada pela regra dos 2 segundos.
Regra dos dois segundos Assim que o carro da frente passar por um ponto de referência fixo na margem da estrada (por exemplo, uma árvore, um poste ou uma placa), conte pausadamente: “um e dois”. Se seu veículo estiver a uma distância mínima (D) segura do primeiro, você deve passar pelo mesmo ponto de referência, assim que acabar sua contagem de dois segundos.
Suponha que ela termine o processo de ultrapassagem do caminhão quando a traseira do seu carro esteja à mesma distância segura da dianteira do caminhão.
Para que essa manobra tenha sucesso, determine a extensão da pista usada nessa ultrapassagem.
Vamos primeiro determinar a distância segura:
A velocidade do automóvel (A) é 108 km/h = 30 m/s. Logo, para essa velocidade, a distância segura é 60 m.
A velocidade do caminhão (C) é 90 km/h = 25 m/s.
Vamos determinar a distância total percorrida pelo automóvel para essa ultrapassagem, que corresponde ao comprimento da pista para essa manobra.
Vamos tomar pontos quaisquer pertencentes aos corpos. Por exemplo, um ponto na traseira do automóvel e um ponto na dianteira do caminhão. Observando a figura do início da ultrapassagem, as equações horárias dos movimentos desses pontos representativos dos corpos são, no SI:
Automóvel: SA = 0 + 30 · t
Caminhão: SC = 95 + 25 · t
Observe, na figura que ilustra o final da ultrapassagem, que: Assim, 30 · t = 95 + 25 · t + 60 5 · t = 155
Portanto, o tempo de ultrapassagem é t = 31s . Note que a distância total para a ultrapassagem, indicada por na figura, corresponde ao espaço s do automóvel em t = 31 s (fim da ultrapassagem). Logo,
(Uerj) A figura abaixo mostra dois barcos que se deslocam em um rio em sentidos opostos. Suas velocidades são constantes e a distância entre eles, no instante t, é igual a 500 m.
Nesse sistema, há três velocidades paralelas, cujos módulos, em relação às margens do rio, são:
Estime, em segundos, o tempo necessário para ocorrer o encontro dos barcos, a partir de t.
50 s
Nas próximas aulas, vamos desenvolver o conceito de aceleração vetorial. É recomendável que você assista ao vídeo “Aceleração vetorial”, procurando refletir sobre o seguinte questionamento:
Quando um corpo está sujeito a uma aceleração vetorial?
No Brasil, a quantidade de mortes decorrentes de acidentes por excesso de velocidade já é tratada como uma epidemia. Uma forma de profilaxia é a instalação de aparelhos que medem a velocidade dos automóveis e registram, por meio de fotografias, os veículos que trafegam acima do limite de velocidade permitido. O princípio de funcionamento desses aparelhos consiste na instalação de dois sensores no solo, de forma a registrar os instantes em que o veículo passa e, em caso de excesso de velocidade, fotografar o veículo quando ele passar sobre uma marca no solo, após o segundo sensor.
Considere que o dispositivo representado na figura esteja instalado em uma via com velocidade máxima permitida de 60 km/h.
No caso de um automóvel que trafega na velocidade máxima permitida, o tempo, em milissegundos, medido pelo dispositivo, é
8,3
12,5
30,0
45,0
75,0
Podemos identificar as pessoas por suas características físicas, como cor de cabelo, cor dos olhos, estatura, etc. O mesmo se dá para substâncias químicas. A identificação de substâncias acontece pelo conhecimento de suas propriedades físicas. Para se preparar para o próximo módulo, sugerimos que você estude algumas dessas propriedades. Para isso, leia o item 1.4 do Capítulo 2, Unidade Notação química e composição da matéria do Caderno de Estudos 1, e pense na seguinte pergunta: por que a água congela quando colocamos no freezer, mas o etanol não?
(Fuvest-SP) Uma postagem de humor na internet trazia como título “Provas de que gatos são líquidos” e usava, como essas provas, fotos reais de gatos, como as reproduzidas aqui.
O efeito de humor causado na associação do título com as fotos baseia-se no fato de que líquidos
Note e adote: Considere temperatura e pressão ambientes.
metálicos, em repouso, formam uma superfície refletora de luz, como os pelos dos gatos.
têm volume constante e forma variável, propriedade que os gatos aparentam ter.
moleculares são muito viscosos, como aparentam ser os gatos em repouso.
são muito compressíveis, mantendo forma, mas ajustando o volume ao do recipiente, como os gatos aparentam ser.
moleculares são voláteis, necessitando estocagem em recipientes fechados, como os gatos aparentam ser.
A tabela periódica apresentada na imagem a seguir é diferente da habitual. A sua elaboração foi baseada no risco de escassez de alguns elementos químicos, sendo a disponibilidade de cada um representada por diferentes áreas na imagem, formando assim o aspecto distorcido observado. Essa tabela foi desenvolvida pela EuChems (sigla em inglês para Sociedade Europeia de Química), em parceria com a Unesco (sigla em inglês para Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), devido à comemoração do Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos em 2019.
Fonte: Disponível em: https://www.euchems.eu/wp-content/uploads/2018/10/PORTUGUESE-Periodic-Table-Element-Scarcity.pdf. Acesso em: 26 mar. 2020.
a) Cite qual(is) elemento(s) abundante(s) e utilizado(s) em smartphones pode(m) ser classificado(s) como metal alcalino.
b) Considerando os elementos que apresentam risco de escassez nos próximos 100 anos, cite um que pode ser encontrado no estado gasoso à temperatura ambiente e um que apresente elevada condutibilidade elétrica.
a) Potássio (K)
b) Resposta pessoal: hélio (gás nobre) e prata (metal, elevada condutibilidade elétrica).
Outros metais podem ser citados nessa resposta.
A fosfatidilserina é um fosfolipídio aniônico cuja interação com cálcio livre regula processos de transdução celular e vem sendo estudada no desenvolvimento de biossensores nanométricos. A figura representa a estrutura da fosfatidilserina:
MEROLLI, A.; SANTIN, M. Role of phosphatidylserine in bone repair and its technological exploitation. Molecules, v. 14, 2009.
Com base nas informações do texto, a natureza da interação da fosfatidilserina com o cálcio livre é do tipo
Dado: número atômico do elemento cálcio: 20
iônica somente com o grupo aniônico fosfato, já que o cálcio livre é um cátion monovalente.
iônica com o cátion amônio, porque o cálcio livre é representado como um ânion monovalente.
iônica com os grupos aniônicos fosfato e carboxila, porque o cálcio em sua forma livre é um cátion divalente.
covalente com qualquer dos grupos não carregados da fosfatidilserina, uma vez que estes podem doar elétrons ao cálcio livre para formar a ligação.
covalente com qualquer grupo catiônico da fosfatidilserina, visto que o cálcio na sua forma livre poderá compartilhar seus elétrons com tais grupos.
(UEL-PR)
Diz a lenda que, por volta de 2737 a.C., o imperador chinês Shen Nong, conhecido por suas iniciativas como cientista, lançou a ideia de que beber água fervida seria uma medida higiênica
Durante uma viagem, deixou cair, acidentalmente, algumas folhas de uma planta na água que estava sendo fervida. Ficou encantado com a mistura, bebeu-a e achou-a muito refrescante. O chá tinha sido criado. O hábito de tomar chá foi introduzido na Inglaterra pela portuguesa Catarina de Bragança, filha de D. João IV de Portugal, que se casou com Carlos II, da Inglaterra, em 1662.
(Disponível em: http://www.copacabanarunners.net/chas.html)
A preparação do chazinho nos dias frios pode ser um exemplo de um processo químico de separação de substâncias. Ao ser colocado um saquinho de chá em uma xícara com água quente, ocorre o processo de:
extração e dissolução de substâncias.
extração e destilação de substâncias.
destilação e sublimação de substâncias.
filtração e cristalização de substâncias.
cristalização e filtração de substâncias.
Os escravos tornam-se propriedade nossa seja em virtude da lei civil, seja da lei comum dos povos; em virtude da lei civil, se qualquer pessoa de mais de vinte anos permitir a venda de si própria com a finalidade de lucrar conservando uma parte do preço da compra; e em virtude da lei comum dos povos, são nossos escravos aqueles que foram capturados na guerra e aqueles que são filhos de nossas escravas.
CARDOSO, C. F. Trabalho compulsório na Antiguidade. São Paulo: Graal, 2003.
A obra Institutas, do jurista Aelius Marcianus (século III d.C.), instrui sobre a escravidão na Roma Antiga. No direito e na sociedade romana desse período, os escravos compunham uma
mão de obra especializada protegida pela lei.
força de trabalho sem a presença de ex-cidadãos.
categoria de trabalhadores oriundos dos mesmos povos.
condição legal independente da origem étnica do indivíduo.
comunidade criada a partir do estabelecimento das leis escritas.
(UEL-PR)
A respeito do período conhecido como Idade Média, durante muito tempo, historiadores e literatos referiam-se a esses séculos como “Idade das Trevas”. Segundo a historiadora Nuncia S. de Oliveira, por mais que se tenha repensado essas ideias, elas ainda persistem na atualidade. Para a autora,
afinal, quantas vezes não ouvimos críticas àqueles que porventura têm um comportamento fora daqueles tidos como “civilizados” serem chamados de “bárbaros”? Quantas vezes não encontramos o adjetivo medieval ser usado para definir comportamentos violentos? Ou ainda, quem nunca ouviu alguém dizer “não vivemos mais na Idade Média” desejando exaltar a mudança de comportamentos para atitudes “inovadoras” ou “modernas”?
OLIVEIRA, N. S. O estudo da Idade Média em livros didáticos e suas implicações no Ensino de História. Cadernos de Aplicação. n. 1. v. 23. jan/jun. 2010, p. 101-125.
A respeito dessas afirmações que a autora cita, responda aos itens a seguir.
a) Por que se construiu a ideia de Idade Média como a autora coloca?
b) Pode-se ou não contestar essa noção sobre a Idade Média? Justifique sua resposta.
a) Os intelectuais do período do Renascimento ou Iluminismo se percebiam como conhecedores da razão contra o que denominavam misticismo, representado pelo poder da Igreja Católica. Dessa forma, alguns termos passaram a ser utilizados para marcar a diferenciação entre razão e não razão, que permanecem até os dias atuais.
b) Espera-se que os alunos apontem os conhecimentos técnicos, científicos e artísticos do período que mostrem a riqueza artística e cultural desenvolvida durante a Idade Média, para, dessa forma, desconstruir a ideia de “Idade das Trevas”
(UEFS-BA)
Uma empresa anunciou que a partir de 2018 celulares deverão ter um GPS (Sistema de Posicionamento Global) com precisão de até 30 centímetros. Essa situação vai ser benéfica principalmente para quando estamos sendo guiados em ruas que ficam lado a lado, caso de grandes avenidas em que existe uma pista local, uma expressa e uma central. Os GPS atuais raramente acertam em qual das três você está.
(https://tecnologia.uol.com.br, 08.10.2017. Adaptado.)
O funcionamento do GPS é possível devido ao emprego de
sensores de aerofotogrametria.
satélites naturais de precisão.
radares de sensoriamento remoto.
satélites globais de localização.
sensores de energia eletromagnética.
(UFPB)
O espaço geográfico ibero-americano foi constituído a partir do processo de colonização implantado no Novo Mundo por Espanha e Portugal, entre os séculos XV e XVI. Esse espaço foi, inicialmente, regulamentado por uma Bula Papal, que instituiu o Tratado de Tordesilhas, conforme o mapa ao lado. No caso específico do Brasil, o curso da história provocou nova organização desse espaço, resultando em uma dimensão territorial diferente da delimitação proposta originalmente.
Com base no exposto, no mapa e na literatura sobre o tema, é correto afirmar:
O território brasileiro mais do que dobrou o seu tamanho original ao longo de sua história. Esse ganho de terras, antes pertencentes à Espanha, deu-se a oeste da linha demarcatória do Tratado de Tordesilhas.
As terras situadas a leste da linha demarcatória do Tratado de Tordesilhas, pertencentes à Coroa espanhola, foram incorporadas legalmente ao território colonial lusitano no período da fusão dessas Coroas, sob a hegemonia da primeira.
A conquista das terras espanholas por Portugal, localizadas na parte oriental da linha do Tratado de Tordesilhas, foi oficializada pelo Tratado de Madri em 1750.
A divisão das terras coloniais, definida pelo Tratado de Tordesilhas, nunca foi respeitada, tendo em vista ter como marco divisor uma linha imaginária.
As terras espanholas, localizadas a leste da linha do Tratado de Tordesilhas, foram conquistadas pelos bandeirantes, a serviço de Portugal, multiplicando o domínio colonial lusitano.
As entradas e bandeiras, a pecuária, a exploração de recursos naturais e o desenvolvimento de lavouras são alguns dos fatores históricos que determinaram a expansão geoeconômica do território nacional. A expansão da economia foi acompanhada pela expansão do território da América portuguesa.
(FGV-SP) Leia o texto.
Sobrevoando o Oceano Ártico, a sensação era de estar diante de um espelho gigante, estilhaçado em milhões de pedacinhos. Em vez de vidro, placas de gelo quebradas, resquícios dos últimos dias de verão, refletiam de forma descontínua os raios de sol. Vistos do alto, de um helicóptero, os pedaços, já frágeis, ocupavam quilômetros de mar, mas, a cada minuto, ondas engoliam mais um trecho da cobertura branca. Diante dos nossos olhos a geleira que cerca o Polo Norte se desfazia, materializando números que, no dia 27 de agosto [2012], já haviam acionado o alarme sobre a situação. Este ano, foi registrado o recorde de derretimento da cobertura de gelo no oceano, desde que as medições começaram a ser feitas, em 1979.
www.ihu.unisinos.br/noticias/514247-artico-registra-recorde-de-degelo-e--aquece-disputa-internacional
Considerando as informações do texto e os conhecimentos sobre a região do Polo Norte, é correto afirmar que o crescente derretimento das geleiras árticas apresenta como uma de suas consequências geopolíticas
a tentativa de povos nativos da região, como os inuits (esquimós), de criar um Estado autônomo.
o retorno das divergências políticas entre os Estados Unidos e a Rússia, semelhante à época da Guerra Fria.
a disputa entre as potências econômicas sobre o petróleo e outros recursos naturais existentes na região.
a expressiva circulação de navios mercantes chineses na região, o que tem gerado protestos da Rússia e da Suécia.
a tentativa de criação de um Conselho de segurança do Ártico, composto pelo G8 mais a China e a Coreia do Sul.
(PUC-RS) Para responder à questão, leia as informações e as afirmativas que seguem.
A água é o componente mais abundante do corpo humano, sendo responsável por aproximadamente 70% do peso total do corpo. Durante o exercício físico, o calor gerado pelo metabolismo aumenta a temperatura do corpo. O sistema nervoso detecta esse aumento de temperatura e desencadeia a liberação de suor, constituído principalmente de água. A água presente no suor carrega eletrólitos dissolvidos e esfria o corpo ao evaporar, por isso deve ser reposta para a manutenção da homeostase do organismo e para o funcionamento normal dos órgãos, dos tecidos e das células.
Sobre o metabolismo da água no corpo humano, considere as afirmativas:
I. O corpo, durante o exercício físico, perde água proveniente de fluidos extra e intracelulares.
II. A hiper-hidratação pode ser danosa para o corpo, já que pode ocorrer uma diluição excessiva dos eletrólitos se o rim não excretar o excesso de fluidos.
III. A ingestão de bebidas isotônicas tem como finalidade reduzir a queima de substâncias energéticas no organismo, provocando a diminuição da temperatura corporal.
Está/Estão correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
I.
III.
I e II.
I e III.
II e III.
Por avião, a distância de Curitiba e Salvador é de aproximadamente 1 800 km. Devido a ventos favoráveis, partindo de Salvador com destino a Curitiba, um avião desenvolve, em relação à Terra, uma velocidade média 100 km/h superior à velocidade média da viagem em sentido contrário. Somados, o tempo de ida e o tempo de volta dessa viagem totalizam 4 h e 15 min.
Qual é a velocidade média do avião, em relação à Terra, de Curitiba a Salvador?
A velocidade média do avião de Curitiba a Salvador é v = 800 km/h.
(Unicamp-SP) Esteiras rolantes horizontais são frequentemente instaladas em grandes aeroportos para facilitar o deslocamento das pessoas em longos corredores. A figura a seguir mostra duas esteiras rolantes que se deslocam em sentidos opostos com velocidades constantes em relação ao piso em repouso ( e ) e de mesmo módulo, igual a 1,0 m/s. Em um mesmo instante, duas pessoas (representadas por A e B que se deslocavam com velocidade constante de módulo igual a vA = 1,5 m/s e vB = 0,5 m/s em relação ao piso e em sentidos contrários entram nas esteiras e continuam caminhando como anteriormente, como mostra a figura. As esteiras rolantes têm comprimento total de 120 m.
a) Calcule o tempo necessário para que a pessoa A chegue até a outra extremidade da esteira rolante.
b) Quanto tempo depois de entrarem nas esteiras as pessoas A e B passam uma pela outra?
a) Professor, não é necessário explicitar a regra do encadeamento para a resolução desse exercício.
Como a pessoa A se movimenta no mesmo sentido da esteira, sua velocidade em relação à Terra é igual à soma das duas velocidades:
O tempo necessário para§ que a pessoa chegue até a outra extremidade é:
b) Note que, no momento do encontro, a soma das distâncias percorridas pelas pessoas é 120 m.
dA + dB = 120 m
Em que d = v · t. Assim:
2,5 · t + 1,5 · t = 120 m
Logo: t = 30 s
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas